You are on page 1of 3

Ficha Informativa 6 11 Ano FILOSOFIA A Argumentao Quando usamos a argumentao?

No nosso quotidiano usamos constantemente a linguagem: das conversas entre amigos s intervenes nas aulas, das pequenas mensagens SMS aos trabalhos escolares, a lngua o instrumento permanentemente usado. E se verdade que a maior parte desses actos de comunicao tem um carcter informativo, no menos verdade que um bom nmero deles tem um carcter argumentativo. Quando queremos defender um ponto de vista, quando apresentamos a nossa opinio, quando propomos uma soluo para um problema ou quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso, temos que argumentar. Na verdade, pensando bem, argumentamos muito e muito frequentemente. Por vezes enfrentamos a oposio dos outros e ento temos que argumentar ainda melhor para os convencer. E argumentar bem um acto de inteligncia que, para ser eficaz, tem as suas regras.

O que argumentar?
Argumentar , pois, expressar uma convico, um ponto de vista, que desenvolvido e explicado de forma a persuadir o ouvinte/leitor. Para isso, necessrio que apresentemos um raciocnio coerente e convincente, baseado na verdade, e que influencie o outro, levando-o a pensar/agir em conformidade com os nossos objectivos.

Argumentar o mesmo que persuadir?


Argumentar persuadir racionalmente, mas nem toda a persuaso racional. H a persuaso emocional, muito usada, por exemplo, em publicidade. (Quando um anncio publicitrio nos convence a comprar um determinado produto, no pelas qualidades desse produto que responde a necessidades nossas, mas porque, ao associar essa marca a um determinado padro de vida, nos leva a crer que adquirindo aquele artigo passaremos a usufruir desse padro de vida). A diferena entre a persuaso racional e a emocional reside no facto de, na primeira, se fazer apelo razo, enquanto na segunda, se apelar a desejos, sentimentos, medos, emoes, frustraes.

O que um texto argumentativo?


O texto argumentativo , ento, o que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor, ao qual se apresenta um ponto de vista - uma tese - cuja veracidade se demonstra e prova. Como? Comeando por apresentar a tese, a partir da qual se desenvolve o raciocnio, a argumentao, constituda por um conjunto de argumentos logicamente encadeados, sustentados em provas e, normalmente, ilustrados e credibilizados por exemplos. E o que um argumento? Argumento uma quantidade de informao ou de dados organizados as premissas que sustentam o ponto de vista e conduzem concluso da veracidad da tese que se pretende defender.

Quando temos que construir um texto argumentativo?


Na vida escolar, na vida profissional, e no exerccio da nossa cidadania, precisamos, com

frequncia, de elaborar textos argumentativos. A dissertao, o comentrio, a exposio escrita, mas tambm um simples artigo de opinio ou uma crtica de cinema ou de msica exigem a elaborao de um texto argumentativo bem estruturado, segundo um esquema lgico. Do mesmo modo, a interveno num debate ou numa reunio, uma campanha para a associao de estudantes, um discurso poltico ou uma alegao judicial obrigam a uma construo argumentativa muito cuidada.

Como se constri um texto argumentativo? Qual a estrutura?


I - Estrutura do texto / Progresso temtica 1. Introduo: Pargrafo inicial no qual se apresenta a proposio (tese, opinio, declarao). Deve ser apresentada de modo afirmativo, claro e bem definido, sem referir ainda quaisquer razes ou provas. 2. Desenvolvimento: Anlise/explicitao da proposio apresentada; apresentao dos argumentos que provam a verdade da proposio: factos, exemplos, citaes, testemunhos, dados estatsticos. 3. Concluso: Pargrafo final, no qual se conclui com uma sntese da demonstrao feita no desenvolvimento. II - Escolha e ordenao dos argumentos Para uma correcta construo argumentativa, fundamental a escolha dos argumentos que suportam a demonstrao da verdade da tese. Eles devem ser pertinentes e coerentes, apresentados de forma lgica e articulada. Assim deve-se: encontrar os argumentos adequados; recorrer, sempre que possvel e desejvel, exemplificao, citao, analogia, s relaes causa-efeito; organizar os argumentos por ordem crescente de importncia, do menos para o mais importante. III - Adequao do texto ao objectivo e ao destinatrio A construo de um texto argumentativo deve ter em conta a sua finalidade e tambm o leitor/ouvinte ao qual se destina (para informar, convencer, emocionar). Deve, pois: usar um registo adequado situao e ao destinatrio; utilizar referncias de contedo que o destinatrio possui, de forma a que este o possa interpretar correctamente. IV - Articulao e progresso do discurso O texto deve apresentar-se como um todo coeso e articulado, atravs do estabelecimento de uma rede de relaes lgicas entre as palavras, as frases, os perodos e os pargrafos que o constituem. Deve, alm disso, recorrer a processos de substituio, usando palavras ou expresses no lugar de outras usadas anteriormente. Deve igualmente corresponder construo de um raciocnio que se vai desenvolvendo gradualmente. Estas caractersticas so conseguidas atravs da correcta utilizao e combinao dos elementos lingusticos do texto: correcta estruturao e ordenao das frases; uso correcto dos conectores do discurso; respeito pelas regras de concordncia; uso adequado dos pronomes que evitam as repeties do nome; utilizao de um vocabulrio variado, com recurso a sinnimos, antnimos, hipernimos e hipnimos. A progresso e articulao do texto conseguida sobretudo atravs do uso de conectores ou articuladores do discurso que vo fazendo progredir o texto de uma forma coerente e articulada. Conectores do discurso Vimos que, para cumprir o seu objectivo - persuadir - o texto argumentativo deve apresentar-se como

uma construo lgica, na qual o raciocnio apresentado de forma progressiva e articulada. Para isso, fundamental uma boa utilizao dos articuladores ou conectores do discurso - advrbios, locues adverbiais, conjunes, locues conjuncionais e mesmo oraes completas. Alguns desses articuladores, utilizados em qualquer tipo de texto, so recorrentes no texto argumentativo.

Articuladores Argumentativos
para reiterar, reafirmar - retomando a questo, penso que, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender para concordar, provar, exprimir certeza - efectivamente, com efeito, sem dvida, na verdade, certamente, de certo, com toda a certeza, evidentemente, evidente que, obviamente, bvio que para refutar,manifestar oposio, restringir ideias - no entanto, mas, todavia, contudo, porm, apesar de em sentido contrrio,refutando, peto contrrio, ao contrrio por outro lado, com a ressalva de para exemplificar por exemplo, como se pode ver, assim, tome-se como exemplo, o caso de, o que acontece com para explicitar significa isto que, explicitando melhor, no se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto , por outras palavras para concluir finalmente, enfim, em concluso, concluindo, para terminar, em suma, por conseguinte, por consequncia para estabelecer conexes de tempo ento, aps, depois, antes, anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, at que, a princpio, por fim para referenciar espao aqui, ali, l, acol, alm, naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, esquerda, direita, ao centro, no meio, mais adiante para indicar ordem em primeiro lugar, primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, comeando por, antes de mais, por ltimo, por fim para estabelecer conexes de causa porque, visto que, dado que, uma vez que para estabelecer conexes de consequncia de tal modo que, deforma que, tanto que, e por isso para expressar condio, hiptese se, a menos que, a no ser que, desde que, supondo que, se por hiptese, admitindo que, excepto se, se por acaso para estabelecer conexes de fim para que, para, com o fim de, afim de que, com o intuito de para estabelecer relaes aditivas e, ora, e tambm, e ainda para estabelecer relaes disjuntivas ou, ou ento, seja... seja, quer...quer para expressar, semelhana e comparao - do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razo, igualmente, assim como

Professora: Rosa Sousa

You might also like