You are on page 1of 80

Conceitos de Geoprocessamento

3 edio

UFF Niteri-RJ 2008

Noes de Cartografia para Geoprocessamento

Autora: Profa. Dra. Angelica Carvalho Di Maio

UFF Niteri-RJ 2008

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

1- CARTOGRAFIA Cartografia a cincia e a arte de expressar graficamente o conhecimento humano da superfcie terrestre por meio de representaes grficas. Dentre as principais representaes cartogrficas destacam-se o globo , os mapas , as cartas topogrficas , as cartas temticas , e as plantas . As inovaes tecnolgicas e cientficas tm levado a uma reviso do conceito tradicional de cartografia, que passa a ser vista como a organizao, apresentao, comunicao e utilizao de geoinformao em forma grfica, digital ou tctil (Taylor, 1991).
HU UH HU UH HU UH HU UH HU UH U U U

O Problema Fundamental da Cartografia : Representao Grfica da Superfcie Terrestre


U

Para isso, necessrio o conhecimento de sua forma. Inicialmente, adotou-se a Terra com a Forma Plana, como o homem via o seu entorno; posteriormente, o interesse do homem pela terra crescia com a distncia dos lugares de comrcio e com o desenvolvimento das cincias chegou-se Forma Esfrica.

O desenvolvimento da Cartografia, desde pocas remotas at os dias atuais, acompanhou o prprio progresso da civilizao (Figura 1). A Cartografia deve ter surgido, no seu estgio mais elementar, com as populaes nmades da Antigidade, sob a forma de mapas itinerrios. Posteriormente, com o advento do comrcio entre os povos e o conseqente aparecimento dos primeiros exploradores e navegadores descobrindo novas terras e novas riquezas e ampliando o horizonte geogrfico conhecido, o homem sentiu necessidade de se localizar sobre a superfcie terrestre. Estabeleceu-se, ento, o marco inicial da cartografia como cincia. A evoluo da cartografia tambm foi incrementada pelas guerras, pelas descobertas cientficas, pelo desenvolvimento das artes e cincias, e pelos movimentos histricos, que possibilitaram e exigiram cada vez mais, maior preciso na representao grfica da superfcie terrestre. No sculo XX, a grande revoluo na cartografia foi determinada, principalmente, pelo emprego da aerofotogrametria e pela introduo da eletrnica no instrumental necessrio aos levantamentos. Hoje, a cartografia contempornea procura atender ao surto verificado em todos os ramos da atividade humana, tendo como objetivo uma produo em massa no menor tempo possvel e com preciso cada vez maior. Para isso, conta com tecnologias modernas como o sensoriamento remoto, o GPS (Global Positioning System), e os SIGs (Sistemas de Informao Geogrfica).

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Fontes: *Matsura, O.T. Atlas do Universo, Ed. Scipione, 1996, p.10

Figura 1 Ilustraes Evoluo dos conceitos sobre a forma da Terra

1.1

A Relao entre Cartografia e Geoprocessamento

(Cartografia para Geoprocessamento Julio Csar Lima DAlge -http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/)

A razo principal da relao interdisciplinar forte entre Cartografia e Geoprocessamento o espao geogrfico. A Cartografia preocupa-se em apresentar um modelo de representao de dados para os processos que ocorrem no espao geogrfico. O Geoprocessamento representa a rea do conhecimento que utiliza tcnicas matemticas e computacionais, fornecidas pelos Sistemas de Informao Geogrfica (SIG), para tratar os processos que ocorrem no espao geogrfico. Isso estabelece de forma clara a relao interdisciplinar entre Cartografia e Geoprocessamento.

2 - TIPOS DE LEVANTAMENTOS Os resultados dos diversos levantamentos possibilitam a elaborao de documentos cartogrficos, a partir do estabelecimento das correlaes espaciais e da observao dos fenmenos naturais e sociais que ocorrem na superfcie terrestre. Mapeamento - > Processo de construo de um documento cartogrfico, que tem seu incio na organizao sistmica dos dados e informaes provenientes de diversos levantamentos. Levantamento - > Caracteriza-se pela realizao de medidas e observaes, coleta de dados, e a seleo de documentos existentes, com o objetivo de elaborar uma informao cartogrfica. Exemplos: Levantamentos topogrfico, hidrogrfico, climatolgico. Para estas atividades utilizam-se equipamentos e tcnicas da Topografia como teodolito, estao total, nvel, e trena. Sendo que esses equipamentos esto sendo gradativamente substitudos e/ou complementados (dependendo do caso) pelo GPS (Figura 2). O GPS (Figura 3) um importante aliado nos servios que exigem informaes de posicionamento confiveis, dada a rapidez e segurana nos dados que fornece. 3

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Exemplos de aplicaes: locao de obras na construo civil, como estradas, barragens, pontes, tneis, etc.

Figura 2 - Constelao dos satlites do sistema GPS Fonte: http://www.garmin.com/aboutGPS


HU U

Alguns casos atendidos pelo GPS so impossveis atravs da Topografia, como o monitoramento contnuo de veculos (automveis, avies ou navios). Dentre muitas, outra grande vantagem do GPS a no necessidade de intervisibilidade entre as estaes em determinadas reas.

Figura 3 Aparelhos GPS

Sensoriamento Remoto - > Processo de medio e obteno de dados sobre um objeto ou fenmeno, ou mesmo alguma propriedade deste, atravs de sensores que no se encontram em contato fsico com o objeto ou fenmeno estudado. Princpio bsico: a transferncia de dados do objeto para o sensor feita atravs de ENERGIA ENERGIA ELETROMAGNTICA ou radiao eletromagntica (REM) (Figuras 4 e 5). A energia solar a base dos princpios que fundamentam essa tecnologia.

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Figura 4 Espectro eletromagntico

Figura 5 Comprimento de Onda Fonte:Batista,G; Dias,N. Curso de Introduo ao Sere, XII SBSR .

Aerolevantamento - > Realizao de observaes, ou coleta de dados com o emprego de equipamentos aerotransportados. Sistema suborbital (Avio) (Figura 6) Fotografias Areas (Figura 7)

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Figura 6 Vo Fotogramtrico

Figura 7 Fotografia area

Sistemas Orbitais (Landsat, Spot, CBERS, IKONOS, etc.) -> Imagens Orbitais A obteno de informaes a partir de dados de SR baseia-se no estudo das interaes entre a energia eletromagntica e os alvos da superfcie terrestre (Figuras 8 e 9).

Figura 8a - Sensoriamento Remoto Orbital

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Fonte:Batista,G; Dias,N. Curso Introduo ao Sere, XII SBSR.

de

Fonte: MIRANDA, E. E. de; COUTINHO, A. C. (Coord.). Brasil Visto do Espao. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satlite, 2004. Disponvel em: <http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br>. Acesso em: 2 nov. 2007.

Figura 8b Sensoriamento remoto orbital

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

3 - A BASE CARTOGRFICA DO PAS: A Carta Topogrfica Entender um mapa no apenas saber localizar geograficamente a partir das coordenadas um rio , uma cidade, uma estrada ou qualquer outro fenmeno em um mapa. compreender que o mapa a representao de um espao real, um modelo transmitido em linguagem cartogrfica que se utiliza de 3 elementos bsicos: sistema de signos, reduo e projeo. Entender mapas, portanto, significa dominar essa linguagem cartogrfica. entender o espao em uma representao bidimensional.
H H H H H H

A cartografia divide-se basicamente em dois ramos principais: o temtico e o topogrfico.


U

O ramo topogrfico trata os detalhes planialtimtricos, que incluem aspectos naturais e artificiais de uma rea tomada de uma superfcie planetria, possibilitando a determinao de altitudes atravs de curvas de nvel , a avaliao precisa de direes e distncias, e a localizao de detalhes, com grau de preciso compatvel com a escala. Produto: Carta topogrfica (Figura 9).
U H H

Figura 9 - Carta topogrfica inserida no SIG SPRING

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

O ramo temtico trata de temas ligados s diversas reas do conhecimento. Os produtos gerados constituem documentos cartogrficos em quaisquer escalas (Figuras 10 e 11), onde, sobre um fundo geogrfico bsico (extrado da cartografia topogrfica), so representados os fenmenos geogrficos, geolgicos, demogrficos, econmicos, agrcolas, etc., visando o estudo, a anlise e a pesquisa dos temas no seu aspecto espacial (Oliveira, 1988). Produto: Carta temtica, Mapa temtico.

Figura 10 Da Imagem ao Mapa Fonte: Atlas. Ed. Moderna

Figura 11 ArcView Fonte: http:// www.universia.com.br/mit/curso.jsp?menucurso


H

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

4- LOCALIZAO GEOGRFICA: Coordenadas Geogrficas Para que cada ponto da superfcie terrestre possa ser localizado, existe um sistema de linhas imaginrias ao redor do globo. Essas linhas so representadas nas cartas pelos meridianos e paralelos. Cada ponto na superfcie dado em termos de sua Latitude e Longitude , constituindo assim as coordenadas geogrficas. As coordenadas geogrficas baseiam-se em 2 linhas: o Equador e o Meridiano de Greenwich (Figura 12). Latitude: ngulo de arco norte-sul em relao ao Equador, ou seja, o arco contado sobre o meridiano do lugar e que vai do Equador at o local considerado. Varia de 0o a 90o, sendo convencionado + para Norte e para o Sul. Longitude: ngulo de arco leste-oeste do Meridiano Principal, ou seja, o arco contado ao longo do paralelo do ponto, que vai do Meridiano de Greenwich at o meridiano considerado. Varia de 0o a 180o, sendo convencionado para oeste e + para leste de Greenwich. Possuindo-se os ngulos de latitude e longitude de um local esto determinadas as coordenadas geogrficas do mesmo.
H H H H H H H H H H

EXEMPLO: As coordenadas geogrficas do Centro de Niteri (RJ) so: Lat.: 22 53 54S ou 22o 5354 Long.: 43o 06 42W ou 43o 0642

Sugesto: Site para consulta: http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imagesize=1024

Figura 12 - Meridianos e Paralelos, Longitudes e Latitudes

10

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

5- NOES SOBRE SISTEMAS DE PROJEES

Maior dificuldade em cartografia: Transferir tudo o que existe numa superfcie curva, que a Terra, para uma superfcie plana, que o mapa, considerando-se que uma figura esfrica no se desdobra em um plano, permanecendo, na planificao, deformaes. Como a esfera no se desenvolve sobre o plano, passou-se a utilizar superfcies intermedirias, ou auxiliares, que tenham a propriedade de se desenvolver. O cilindro (Figura 13), o cone e o plano constituem esses tipos de figuras.

A confeco de um mapa exige, antes de tudo, o estabelecimento de um mtodo segundo o qual a cada ponto da Terra corresponda um ponto no mapa e vice-versa. Projeo Cartogrfica um arranjo sistemtico de linhas, ou seja, um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode ser traado um mapa (Erwin Raisz, 1969). Como esse arranjo pode ser estabelecido segundo diferentes condies, cada conjunto de novas condies resultar em uma projeo diferente, existindo, ento, vrios sistemas de projeo. Propriedades dos Sistemas de Projeo No existe nenhuma projeo que elimine todos os tipos de deformaes advindas da transformao da esfera em um plano. As deformaes refletem-se nos ngulos, nos comprimentos e nas reas. Podemos obter representaes que conservam em VG ou ngulos, ou em distncias, ou reas, de modo que uma se mantenha em detrimento das outras duas. Propriedade refere-se ao elemento geomtrico que no sofreu deformao. Sistema Equidistante conserva as distncias em uma ou mais direes. Sistema Conforme conserva os ngulos, mantendo a verdadeira forma. Sistema Equivalente conserva as reas. A tabela a seguir mostra exemplos de projees e suas caractersticas: Projeo Classificao Albers Cnica Equivalente Aplicaes Caractersticas Mapeamentos temticos. Serve para mapear reas com Preserva reas. extenso predominantes leste-oeste. Mapas Mundi. Mapas em escalas pequenas. Trabalhos computacionais. Mapeamento das regies polares. Mapeamento da Lua, Marte e Mercrio. Cartas gerais e geogrficas. Cartas militares. Altera reas. Altera ngulos. Preserva ngulos. Oferece distores de escala. Preserva ngulos. 11

Cilndric a Cilndrica Equidista Equidistante nte Estereogr Plana fica Conforme Polar Cnica Lambert Conforme

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Cartas aeronuticas do mundo. Lambert Cnica Million Conforme Cilndrica Mercator Conforme Miller Cilndrica Cilndrica Conforme Cartas ao milionsimo. Cartas nuticas. Cartas geolgicas e magnticas. Mapas Mundi. Mapas Mundi. Mapas em escalas pequenas. Mapeamento bsico em escalas mdias e grandes. Cartas topogrficas. Preserva ngulos. Preserva ngulos. Altera ngulos. Altera reas. Preserva ngulos. Altera reas (mas as distores no ultrapassam 0,5%).

UTM

Fonte: Manual do Spring.

Figura 13 Projeo Cilndrica

Dicas SIG Para que os planos de informao sejam corretamente sobrepostos em um SIG, necessrio que eles apresentem a mesma projeo. Caso contrrio, deve ser feita a converso para uma projeo comum utilizando o prprio SIG ou um outro programa com esta rotina. Os SIG denominam de Geogrfica a projeo que utiliza como referncia o sistema de coordenadas geogrficas . A superfcie de referncia a esfera e a origem do sistema o cruzamento entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich. As coordenadas do hemisfrio norte e do hemisfrio oriental possuem valores positivos, enquanto as coordenadas do hemisfrio sul e do hemisfrio ocidental possuem valores negativos ( ESRI, 1999 ).
HU UH HU UH

Fonte: www.professores.uff.br/cristiane

12

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Projeo UTM - Universal Transversa de Mercator


H

http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/

Alm das coordenadas geogrficas, muitas cartas so construdas em coordenadas plano-retangulares, que correspondem matematicamente s coordenadas geogrficas da Terra. O sistema de coordenadas UTM divide a Terra em 60 fusos (Figura 14) que so numerados de 1 a 60, com incio no antimeridiano de Greenwich e contado no sentido oeste-leste. O mapeamento sistemtico do Brasil feito na projeo UTM (1:250 000, 1:100 000, 1:50 000). Relacionam-se, a seguir, suas principais caractersticas: a superfcie de projeo um cilindro transverso e a projeo conforme; o meridiano central pode ser representado em verdadeira grandeza; a escala aumenta com a distncia em relao ao meridiano central; a Terra dividida em 60 fusos ou zonas de 6o de amplitude na longitude. o cilindro transverso adotado como superfcie de projeo assume 60 posies diferentes j que seu eixo mantm-se sempre perpendicular ao meridiano central de cada fuso ou zona.

Figura 14 Fuso de Projeo UTM

Unidade 1 1 1

Extenso aproximada no Equador 111,11 km 1,85 km 30,86 m

13

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Dicas SIG Em um SIG, os sistemas de coordenadas utilizados para armazenamento e visualizao da componente grfica so o geogrfico e o cartesiano. Este ltimo corresponde ao sistema de coordenadas da projeo cartogrfica, dentre estes, o mais conhecido a UTM .
HU UH

Para que seja possvel a correta sobreposio entre os planos de informao, o sistema de coordenadas deve ser comum entre os planos, bem como as unidades das coordenadas que devem ser as mesmas. Caso contrrio, necessrio que se faa uma converso para um sistema e uma unidade comuns, utilizando o prprio SIG ou um outro sistema computacional que apresente esta rotina. Em geral, as coordenadas cartesianas apresentam-se em unidades mtricas quilmetro ou metro - enquanto as coordenadas geogrficas so expressas em graus decimais. Em um SIG, possvel definir apenas um nico fuso UTM para um plano de informao. Assim, para que um nico plano de informao contenha reas localizadas em mais de um fuso UTM, necessrio converter o sistema de coordenadas de todos os planos de informao para um nico sistema e assim uni-las em um nico plano. A seguir, esto descritos alguns procedimentos que podem ser adotados. Converter a projeo dos planos de informao para uma projeo comum, passando-se a adotar o sistema de coordenadas da respectiva projeo ou sistema de coordenadas geogrficas. Deslocar o meridiano central do fuso para que toda a rea em estudo pertena a um nico fuso. Com este procedimento, no ser possvel sobrepor os planos de informao com o fuso deslocado a outros planos de informao com fuso padro. Converter o fuso do plano de informao com a menor rea de interesse para o fuso do plano com maior rea de interesse. Como resultado, a rea de estudo ficar inserida em um nico fuso estendido. Este procedimento indicado quando a rea do fuso estendido no ultrapassar 30 ou, no mximo, 1 grau, pois o coeficiente de ampliao cresce demasiadamente aps transposio dos limites leste e oeste do fuso, gerando distores cartograficamente inadmissveis. Neste caso, recomenda-se utilizar um dos procedimentos anteriormente descritos.

Fonte: www.professores.uff.br/cristiane

Datum Para caracterizar um datum utiliza-se uma superfcie de referncia posicionada em relao Terra real. Trata-se, portanto, de um modelo matemtico que substitui a Terra real nas aplicaes cartogrficas. 14

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Um datum planimtrico ou horizontal estabelecido a partir de parmetros como a latitude e a longitude de um ponto inicial, azimute, e duas constantes necessrias para definir o elipside de referncia. Assim, forma-se a base para o clculo dos levantamentos de controle horizontal. Os mapas mais antigos do Brasil adotavam o datum planimtrico Crrego Alegre. Mais recentemente, o datum planimtrico SAD-69 passou a ser utilizado como referncia. Modernamente, com o advento das medies GPS, tem sido comum o emprego do datum planimtrico global WGS-84. Desde fevereiro de 2005, o Brasil possui um novo referencial geodsico, chamado SIRGAS2000 (Sistema de Referncia Geocntrico para as Amricas) - Elipside GRS 80. ( www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/sirgas ).
H H

Crrego Alegre Latitude: 19o 45' 41.34" S S Longitude: 48o 06' 07.08" W W

SAD 69 Latitude: 19o 45' 41.6527" Longitude: 48o 06' 04.0639"

Um dos problemas tpicos na criao da base de dados de um SIG no Brasil tem sido a coexistncia de dois sistemas geodsicos de referncia: Crrego Alegre e SAD-69. Algumas cartas topogrficas referem-se a Crrego Alegre, que o antigo datum planimtrico brasileiro, enquanto outras utilizam como referncia o SAD-69, que o atual datum planimtrico. Os usurios de SIG j esto relativamente acostumados a conviver com escolhas de projeo e seleo de datum sempre que precisam realizar entrada ou importao de dados, mas costumam ignorar que as coordenadas geogrficas - na verdade, geodsicas - so definidas sobre a superfcie de referncia do datum selecionado e que, portanto, variam de um para outro datum.

O sistema GPS adota o elipside como modelo matemtico para desenvolver os clculos necessrios ao posicionamento e determinao dessas coordenadas. O elipside de referncia utilizado pelo sistema GPS o WGS-84. No Brasil, existem hoje dois sistemas Geodsicos. Um adota como superfcie de referncia o elipside SAD 69 para todos os trabalhos de mapeamento realizados no pas, embora tambm sejam encontrados mapas e cartas do territrio nacional que utilizam o datum Crrego Alegre. Sendo assim, importante que se conhea o sistema de referncia a ser configurado no receptor GPS, mas recomenda-se adotar sempre o WGS-84 quando o objetivo for levantamento. Legalmente, o outro sistema geodsico de referncia o SIRGAS 2000 (Sistema de Referencial Geocntrico para as Amricas), em vigor desde 2005. Este sistema compatvel 15

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

com os dados GPS (WGS84). O perodo de transio de 10 anos e a adoo definitiva ser em 2014.

Dicas SIG Longitude de origem: Trata-se de um meridiano de referncia escolhido para posicionar o eixo y do sistema de coordenadas planas ou de projeo. A definio da longitude de origem depende da projeo utilizada pelo usurio. A longitude de origem para a projeo UTM corresponde ao meridiano central de um fuso ou zona (a cada 6 define-se um fuso), ou seja, o meridiano central de uma carta ao milionsimo.
U U U U

Para saber a longitude de origem, o usurio deve localizar a rea de interesse e verificar a que fuso ela pertence. O meridiano central corresponder longitude de origem. Manaus (AM), por exemplo, situada a cerca de 3S e 60W, encontra-se no fuso que vai de 60W a 66W; sua longitude de origem, portanto, 63W. No caso da projeo de Gauss, usada em cartas topogrficas antigas no Brasil, a longitude de origem equivale aos limites das cartas ao milionsimo.

Latitude de origem: Corresponde a um paralelo de referncia escolhido para posicionar o eixo x do sistema de coordenadas planas ou de projeo. A latitude de origem costuma ser o Equador para a maior parte das projees. Nas cartas ao milionsimo, que usam a projeo cnica conforme a de Lambert, adota-se sempre o paralelo superior de cada carta como latitude de origem.
U U

Modelos de Elipside Para fins prticos, aproxima-se a Terra por um elipside de revoluo, que um slido gerado pela rotao de uma elipse em torno do eixo dos plos (eixo menor). Estudos geodsicos apresentam valores levemente diferentes para os elementos do elipside, medidos nos vrios pontos da Terra. Assim, cada regio deve adotar como referncia o elipside mais indicado. O elipside de Hayford utilizado pelo datum Crrego Alegre e o elipside de referncia 1967, ou seja, o da Unio Astronmica Internacional, utilizado pelo Datum SAD69.

Nota: A diferena dos valores das coordenadas de SAD69 para o SIRGAS2000 , em mdia, de 65 metros no terreno (i.e., significativa em escalas > 1:325.000).

16

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Dicas SIG Na preparao de uma base cartogrfica para uso em um SIG, comum encontrar documentos cartogrficos e imagens de sensoriamento remoto referenciados a diferentes data. Apesar da origem das coordenadas dos sistemas Crrego Alegre e SAD-69 serem prximos, a utilizao de bases referenciadas a estes dois data em um mesmo projeto pode inferir erros da ordem de 10 a 80 m ( RIPSA, 2000 ). Dependendo da escala e do objetivo do trabalho, este erro no deve ser ignorado. Assim, caso a base de dados apresente data distintos, necessrio fazer a converso para um datum comum, utilizando o prprio SIG ou um outro sistema computacional que apresente esta rotina. O mesmo cuidado deve ser adotado ao se levantar dados com GPS. necessrio que o datum seja devidamente configurado para o sistema de interesse do mapeamento.
HU UH

Fonte: www.professores.uff.br/cristiane

6 - ORIENTAO Entre outras finalidades, as cartas servem para orientao no terreno. O termo orientao tem origem no termo oriente, tomado como referncia na Antigidade e correspondente posio do nascer do Sol. O primeiro contato relativo orientao est associado aos pontos cardeais (Figura 15). Estando a mo direita indicando o nascer do Sol, estaremos de frente para o norte, tendo o oeste esquerda e o sul nas costas. Nos dias atuais, tornou-se usual o uso do norte como referencial de orientao. A informao mnima que um mapa deve ter a indicao do norte. Normalmente, o norte est indicado para o topo da folha. Isto no impede, porm, que o mapa esteja orientado em outra direo. No caso de haver indicao simultnea de dois sistemas de coordenadas sobre a carta coordenadas geogrficas e coordenadas UTM, pode haver a indicao de mais de um norte (Figura 16): Norte geogrfico verdadeiro (NG) ou (NV) corresponde orientao do eixo de rotao da Terra. Norte magntico (NM) indica a direo do plo norte magntico. a direo apontada pela agulha da bssola (Figura 17). Norte da quadrcula (NQ) indica o norte da grade de coordenadas UTM. A nica linha desta grade que aponta para o norte verdadeiro ou geogrfico a que coincide com o meridiano central do fuso.

Figura 15 Rosa dos Ventos Fonte: www.uff.br/geoden

17

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Figura 16 Diagrama com a indicao do norte na carta topogrfica.

Figura 17 - Bssola

7 - ESCALA A representao da superfcie terrestre sob a forma de carta implica na representao de uma superfcie muito grande sobre outra de dimenses bastante reduzidas. Da decorrem 2 problemas: 1) determinados detalhes no permitem uma reduo pronunciada, pois se tornariam imperceptveis. Soluo: Conveno Cartogrfica 2) necessidade de reduzirmos as propores dos acidentes a representar a fim de que seja possvel represent-los dentro das dimenses que foram estabelecidas para a carta. Soluo: Escala O que traar uma planta do terreno? traar, no papel, uma figura semelhante do terreno levantado, onde os ngulos mantm-se em VG, e as distncias reduzidas numa proporo constante. Assim, podemos definir escala como uma relao constante entre uma medida na carta e a mesma dimenso no terreno. Esta relao traduzida por uma frao em que o numerador (invariavelmente a unidade) representa uma distncia no mapa, e o denominador, a distncia correspondente no terreno. Exemplo: 1/25.000, 1:25.000. Qualquer medida linear na carta no terreno 25.000 vezes maior. Se considerarmos como unidade o centmetro, teremos que 1 cm na carta corresponde a 25.000 cm no terreno, ou 250 m. Escala Numrica Escala = medida sobre a carta = medida grfica (d) medida sobre o terreno = medida real (D) E=1=d N D iD=d x N iRegra de trs 18

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Escala Grfica A escala grfica representada por um segmento de reta graduado, pode ser uma linha ou uma barra subdividida em partes denominadas de tales. Cada talo apresenta a relao de seu comprimento com o correspondente no terreno. O talo deve ser preferencialmente um nmero inteiro.

Figura 18 - Exemplos de Escalas Grficas Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/representacao.html

Preciso Grfica a menor grandeza medida no terreno, capaz de ser representada em desenho na mencionada Escala. A experincia demonstrou que o menor comprimento grfico que se pode representar em um desenho de 1/5 de milmetro ou 0,2 mm, sendo este o erro admissvel. Fixado esse limite prtico, pode-se determinar o erro tolervel nas medies cujo desenho deve ser feito em determinada escala. O erro de medio permitido ser calculado da seguinte forma: e=0,0002m x N O erro tolervel, portanto, varia na razo direta do denominador da escala e inversa da escala, ou seja, quanto menor for a escala, maior ser o erro admissvel. Os acidentes cujas dimenses forem menores do que os valores dos erros de tolerncia no sero representados graficamente. Em muitos casos, necessrio utilizar-se convenes cartogrficas, cujos smbolos iro ocupar no desenho dimenses independentes da escala.

19

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Dicas SIG Em um SIG, um plano de informao, desde que georreferenciado, pode ser exibido e manipulado em qualquer escala, inclusive maiores do que o seu original. Porm, o usurio deve ficar atento, pois a inexistncia de limite tcnico no o habilita a manusear planos de informao em escalas muito ampliadas em relao ao original e em diferentes escalas. Como o erro cartogrfico funo direta da escala do mapa, a ampliao da escala provoca igualmente a ampliao dos erros associados escala do mapa. Desta forma, antes de iniciar a manipulao de mapa em formato digital, fundamental que o usurio tome conhecimento da escala do original e do mtodo utilizado na elaborao do mapeamento. No caso de um arquivo em formato raster, a resoluo espacial uma boa dica da escala adequada s suas anlises.
Fonte: www.professores.uff.br/cristiane

8 - ARTICULAO DAS CARTAS ndice de Nomenclatura do Mapeamento Sistemtico Nacional Este ndice tem origem nas folhas ao Milionsimo e se aplica denominao de todas as folhas de cartas do mapeamento sistemtico (escalas de 1:1.000.000 a 1:25.000). Para escalas maiores que 1:25.000 ainda no existem normas que regulamentem o cdigo de nomenclatura. O que ocorre na maioria das vezes que os rgos produtores de cartas ou plantas nessas escalas adotam seu prprio sistema de articulao de folhas, o que dificulta a interligao de documentos produzidos por fontes diferentes.
( http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/representacao.html )
H H

A distribuio geogrfica das folhas ao Milionsimo foi obtida com a diviso de um modelo esfrico da Terra em 60 fusos de amplitude 6 numerados a partir do fuso 180 W 174 W no sentido Oeste-Leste. Cada fuso est subdividido a partir da linha do Equador em 21 zonas de 4 de amplitude para o Norte e 21 para o Sul. Uma folha ao Milionsimo pode ser acessada por um conjunto de trs caracteres: 1. Letra N ou S Indica se a folha est ao Norte ou ao Sul do Equador. 2. Letras de A at U Cada letra se associa a um intervalo de 4 de latitude se desenvolvendo a Norte e a Sul do Equador e indica a latitude limite da folha. A faixa compreendida entre as latitudes 8 e 4 Norte recebe a letra B e passa pelo extremo norte do Brasil.

3. Nmeros de 1 a 60 Indicam o nmero de cada fuso que contm a folha. O Brasil coberto por oito fusos; do fuso 18 que passa por parte do Acre e do Amazonas ao fuso 25 que cobre parte do Nordeste e Fernando de Noronha.

20

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

4. A carta 1:1.000.000 subdividida em 4 cartas 1:500.000, que so identificadas pelas letras V, X, Y ou Z, sendo que a carta V a do canto superior esquerdo e a seqncia obedece o sentido horrio.

5. Da mesma forma, a carta 1:500.000 subdividida em 4 cartas 1:250.000, identificadas pelas letras A, B, C ou D. 6. Assim, a carta 1:250.000 subdividida em 6 cartas 1:100.000 identificadas pelos algarismos romanos de I a VI.

7. A subdiviso da carta 1:100.000 em 4 cartas 1:50.000 que recebem como identificao os nmeros 1, 2, 3 ou 4. 8. A carta 1:50.000 subdividida em 4 cartas 1:25.000, que so identificadas pelas siglas NO (noroeste), NE (nordeste), SO (sudoeste) ou SE (sudeste). A conveno permite localizar uma carta no globo terrestre por meio de sua nomenclatura.

Figura 19 Articulao das folhas 1:1.000.000

21

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

9 - REPRESENTAO DE FATOS GEOGRFICOS EM CARTOGRAFIA

1) Representao do Relevo Terrestre (altimetria) A representao do relevo pode ser feita por vrios mtodos (sombreamento, pontos cotados ou curvas de nvel), sendo o mais usual o das curvas de nvel, uma vez que este fornece ao usurio, em qualquer parte da carta, um valor aproximado da altitude. As curvas de nvel constituem linhas imaginrias do terreno, materializadas na carta por linhas que ligam os pontos de mesma cota, em relao a uma superfcie de referncia (NMM).

Fonte: www.ibge.gov.br/.../elementos_representa cao.html


H

Fonte: Adaptao de ANDERSON, P.S. 2002 http://lilt.ilstu.edu/psanders/cartografia Figura 20 Curvas de Nvel

As curvas de nvel indicam se o terreno plano, ondulado, montanhoso, ngreme ou de declive suave. Elas so eqidistantes, isto , a distncia vertical o desnvel entre as curvas constante e varia de acordo com a escala da carta. A eqidistncia alterada quando se representa rea predominantemente plana como a Amaznia, onde pequenas altitudes so de grande importncia, ou quando o detalhe muito escarpado e a representao de todas as curvas dificultaria a leitura. ESCALA 1:25.000 1:50.000 1:100.000 1:250.000 1:500.000 1:1.000.000 EQIDISTNCIA 10 m 20 m 50 m 100 m 100 m 100 m
H

CURVAS MESTRAS 50 m 100 m 250 m 500 m 500 m 500 m

Fonte: Apostila de GPS. Miguel Gorgulho

Datum vertical O datum vertical ou altimtrico refere-se superfcie de referncia usada para definir as altitudes de pontos da superfcie terrestre. Na prtica a determinao do datum vertical envolve um margrafo ou uma rede de margrafos para a medio do nvel mdio dos mares. 22

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

No Brasil, o ponto de referncia para o datum vertical o margrafo de Imbituba, em Santa Catarina. 2) Representao Planimtrica (convenes) Em cima da base cartogrfica, assenta-se todo um conjunto de variados detalhes representando elementos naturais e artificiais. Os primeiros correspondem aos aspectos hidrogrficos (Figura 21), de vegetao e de solo, e os outros aos aspectos decorrentes da ocupao humana, como o sistema virio, localidades, aeroportos, igrejas, escolas, barragem, ponte, etc. (Figuras 22 e 23).

Obs.: Conveno Cartogrfica e Legenda Conveno Cartogrfica simbologia convencional

Figura 21 - Hidrografia

Legenda significado classificatrio, ex.: uso do solo Lgica

Figura 22 Sistema Virio Figura 23 - Aeroporto

10 - A SEMIOLOGIA GRFICA uma proposta no mundo das imagens que permite transformar mapas feitos para ler em mapas para ver. Com excees muito raras, as representaes grficas sob quaisquer de suas formas (diagramas, mapas, etc.) so concebidas como ilustraes que no condizem com regras da linguagem visual. O ponto de partida da semiologia grfica no admitir um mapa ou um grfico como sendo mera ilustrao. Tanto no processo de construo grfica como no de sua apresentao, o autor deve obedecer s propriedades especficas da percepo visual. Passa-se, assim, ao domnio do raciocnio lgico (Martinelli, 1996). No h convenes; fazer esta Cartografia significa mostrar a diversidade pela diversidade visual; a ordem pela ordem visual e a proporo pela proporo visual. Transgredir esta regra bsica significaria realizar uma comunicao enganosa (Martinelli, 1990). A eficcia de uma representao grfica pode ser conseguida, principalmente, observando-se duas etapas na sua construo:

23

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

1- Definir as caractersticas do tema. Os elementos que constituem o tema podem ser diferentes entre si, ou podem estar unidos por uma relao de ordem, ou podem exprimir quantidades; isto permite distinguir 3 nveis de organizao: o nvel diferencial (#), o nvel ordenado(O) e o nvel quantitativo(Q). 2- Escolher dentre as variveis visuais disponveis qual ou quais representariam melhor aquele tema. As variveis visuais so exploradas pela variao de tamanho, valor, granulao, cor, orientao e forma. Nem todas as variveis visuais admitem todos os nveis de organizao, e esta condio uma das fontes de erros nas representaes grficas. O quadro a seguir (Figura 24) resume a questo das relaes fundamentais (O, Q, # , = ) e sua organizao em relao s variveis visuais, e que aspectos estas assumem nas diferentes implantaes.

Figura 24 Quadro das variveis visuais

11- INTEGRAO DE DADOS DE DIVERSAS FONTES: O Sensoriamento Remoto, A Questo da Correo Geomtrica e do Registro de Imagens As imagens produzidas por sensores remotos, sejam elas fotografias areas ou imagens de satlite, apresentam uma srie de distores espaciais, no possuindo, portanto, preciso cartogrfica quanto ao posicionamento dos objetos, superfcies ou fenmenos nelas representados. Erros geomtricos resultam das seguintes causas: -rotao da Terra -curvatura da Terra -movimento do espelho de imageamento -variaes da altitude, posio e velocidade da plataforma -distoro topogrfica Freqentemente, a informao extrada da imagem de sensoriamento remoto precisa ser integrada com outros tipos de informao, representados na forma de mapas, especialmente quando se trabalha com sistemas de informao geogrfica, nos quais as imagens de sensoriamento remoto so uma das principais fontes de dados. Por outro lado, 24

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

os dados contidos em uma imagem de satlite precisam ser apresentados na forma de um mapa, com uma grade de coordenadas geogrficas de referncia traada sobre a mesma. O registro de uma imagem compreende uma transformao geomtrica que relaciona coordenadas de imagem (linha, coluna) com coordenadas de um sistema de referncia (Figura 25). Outros termos comuns para a designao do procedimento de registro so geocodificao e georreferenciamento. importante, contudo, fazer uma distino clara entre registro e correo geomtrica. - O processo de correo geomtrica de imagens elimina as distores geomtricas sistemticas introduzidas na etapa de aquisio das imagens; - O registro apenas usa transformaes geomtricas simples - usualmente transformaes polinomiais - para estabelecer um mapeamento entre coordenadas de imagem e coordenadas geogrficas. Por isso, sugere-se que o registro seja sempre utilizado como uma tcnica que busca refinar a qualidade geomtrica de imagens com correo geomtrica de sistema. O registro uma operao necessria para se fazer a integrao de uma imagem base de dados existente num SIG. H muitos anos, os projetos na rea de sensoriamento remoto pressupem que as imagens possam ser integradas aos dados extrados de mapas existentes ou s medies de certas grandezas feitas diretamente no terreno. O registro tambm importante para se combinar imagens de sensores diferentes sobre uma mesma rea ou para se realizar estudos multitemporais, caso em que se usam imagens tomadas em pocas distintas.

Fonte: Inpe (www.inpe.br) Figura 25 Registro de Imagens

25

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CARDOSO, J. A Construo de Grficos e Linguagem Visual. Histria: Questes & Debate, Curitiba 5(8):3758, 1984 ESRI. What is Arc GIS? Disponvel em: http://www.esri.com. Acesso em: maro/2004. GORGULHO, M. Apostila de GPS. Disponvel em: http://www.epamig.br/geosolos/MN_GEO/GPS.php MARTINELLI, M. A Cartografia do Meio Ambiente: A Cartografia do Tudo? In: X Encontro Nacional de Gegrafos.(Mesa Redonda: Cartografia do Meio Ambiente) Pernambuco, RE, 14-19 julho de 1996. MARTINELLI, M. Orientao Semiolgica para as Representaes da Geografia: Mapas e Diagramas. Orientao, No 8, p.53-69, USP, So Paulo, 1990. OLIVEIRA, C. Curso de Cartografia Moderna. Rio de Janeiro, IBGE, 1988. RAISZ, E. Cartografia Geral. Rio de janeiro, Ed. Cientfica, 1969. RIPSA. Conceitos Bsicos de Sistemas de Informao Geogrfica e Cartografia aplicados Sade. Org: Carvalho, M.S; Pina, M.F; Santos, S.M. Braslia: Organizao Panamericana da Sade, Ministrio da Sade, 2000. TAYLOR,D.R.F. Geographical Information Systems: the microcumputer and modern cartography. Oxford, England, Pergamon Press, 1991, 251.

BIBLIOGRAFIA
ALBUQUERQUE, Paulo Csar Gurgel & SANTOS, Cludia Cristina dos. GPS Para Iniciantes. INPE-9602PUD/124. IBGE Noes bsicas de cartografia - manuais tcnicos em geocincias n.8 - nova edio, 1999 ______ Noes bsicas de cartografia - caderno de exerccios - manuais tcnicos em geocincias n.8 - nova edio, 1999 MARTINELLIi, M. Grficos e Mapas: Construa-os Voc Mesmo. So Paulo, Ed. Moderna, 1998. ROCHA, C.H.B. Geoprocessamento: Tecnologia Transdisciplinar. Juiz de Fora, MG, Ed do Autor, 2000, 220 p

STIOS PARA CONSULTA


GEODEN Profa. Angelica Di Maio www.uff.br/geoden www.professores.uff.br/cristiane
H

Coordenadas Geogrficas http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imagesize=1024 IBGE http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php http://www.ibge.gov.br

EMPRAPA http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/ http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/


H

Google http://maps.google.com/ http://earth.google.com/


H H

26

Sensoriamento Remoto

Autores: Profa. Dra. Angelica Carvalho Di Maio Prof. Dr. Ivan de Oliveira Pires

UFF Niteri-RJ 2008

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

1- SENSORIAMENTO REMOTO

Conjunto de tecnologias que permite a aquisio de informaes sobre objetos ou fenmenos na superfcie, atravs da utilizao de sensores, sem que haja contato fsico entre eles. Princpio bsico: a transferncia de dados do objeto para o sensor feita atravs de ENERGIA ELETROMAGNTICA ou radiao eletromagntica (REM). A energia solar a base dos princpios que fundamentam essa tecnologia, sem, contudo, ser a nica.

2- O ESPECTRO ELETROMAGNTICO A obteno de informaes a partir de dados de SR baseia-se no estudo das interaes entre a energia eletromagntica e os alvos da superfcie terrestre. As caractersticas particulares de como cada alvo ABSORVE, REFLETE ou EMITE radiao ao longo do espectro eletromagntico definem as faixas espectrais mais adequadas obteno de informaes sobre determinado objeto. - A radiao com comprimentos de onda inferiores a 0,3 m (raios gama, raios X e radiao ultravioleta) no praticamente transmitida pela atmosfera. - A regio entre 0,38 m e 3,0 m corresponde poro refletida do espectro. Esta subdivide-se em 3 regies: visvel (0,38 - 0,72m), infravermelho prximo (0,72 1,3m) e infravermelho mdio (1,3 -3,0m). Os sensores termais operam entre 7 e 15m (infravermelho termal ou emissivo). Na regio das microondas, os sistemas sensores operam numa regio do espectro caracterizada por ondas de 1 mm e 1m. A REM, nesta faixa, tem sido utilizada em SR pois sua pouca atenuao pela atmosfera ou pelas nuvens propicia um excelente meio de uso de sensores de microondas (radar) em quaisquer condies meteorolgicas.

Sugesto de stio: www.geocities.com/heartland/meadows/8277/espectro.htm

3- BANDAS ESPECTRAIS Ondas de Rdio Estas ondas eletromagnticas tm freqncias relativamente baixas e, conseqentemente, maiores comprimentos de onda, indo de aproximadamente alguns centmetros a algumas centenas de metros (comunicao a longa distncia). Microondas Nesta faixa de comprimentos de onda, pode-se construir dispositivos capazes de produzir feixes de REM altamente concentrados, chamados radares, que podem ser usados como meio de sondagem de maneira semelhante ao uso de um sonar na gua.

28

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Infravermelho Este tipo de radiao engloba radiao de comprimentos de onda de 0,75 m a 1,0 mm. Uma das caractersticas da radiao infravermelha sua facial absoro pela maioria das substncias, nelas produzindo um efeito de aquecimento. Deve-se notar que a energia emitida pelos corpos aquecidos situa-se principalmente nesta faixa. Visvel A radiao visvel pode ser definida como aquela capaz de produzir a sensao de viso para o olho humano normal. Esta radiao indo desde o violeta at o vermelho tem somente uma pequena variao de comprimento de onda, que vai de 380 a 750 nm aproximadamente. Este tipo de radiao pode ser produzido por luminescncia ou por corpos muito quentes. Ultravioleta Engloba uma extensa faixa do espectro. Serve para deteco de minerais por luminescncia, e de poluio marinha. A forte atenuao atmosfrica apresentase como obstculo.

4- INTERAO

Interao da Radiao Solar e a Atmosfera Terrestre Radiao 26% Refletida pelas nuvens RETORNA AO ESPAO 11% Dispersa por partculas 16% Absorvida por gases e vapor dgua 53% Perdida na radiao global (Rg)

47% Chega superfcie Terrestre 19% Raios solares diretos 26% Raios solares difusos Principais barreiras radiao solar que dificultam a operao dos sistemas sensores Refrao Passagem do meio menos denso para o meio mais denso concentrao de gases que compem a atmosfera bastante variada. Absoro Por gases e CO2 Total no Ultravioleta ou parcial (em todo o espectro) Espalhamento Por partculas dispersas e nuvens As nuvens impedem a passagem da radiao solar.

Este comportamento por qualquer tipo de matria seletivo em relao ao comprimento de onda e especfico para cada tipo de matria, dependendo basicamente de sua estrutura atmica e molecular. Torna-se possvel, assim, em princpio, a identificao de um objeto por um sensor, mediante o registro de sua assinatura espectral. Reflexo Um dos processos de maior relevncia na interao da REM com a superfcie dos alvos o da reflexo, pois a maior parte das informaes obtida por meio da anlise da energia refletida pelos alvos.

29

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Reflectncia () Razo entre o fluxo refletido e o fluxo incidente numa superfcie, ou ainda, a capacidade de um alvo refletir REM ao longo do espectro eletromagntico. Para os propsitos do SR, so importantes as mudanas introduzidas nas caractersticas espectrais do fluxo refletido. O conhecimento dos espectros de reflectncia fundamental para a escolha dos melhores canais ou faixas espectrais onde algumas caractersticas dos alvos sejam realadas e para a interpretao de imagem. 5- NVEL DE AQUISIO DE DADOS A altitude do sensor em relao superfcie imageada um fator de grande interferncia, no s na intensidade e qualidade do sinal, mas tambm nas formas de registros e anlise dos dados. A altitude do sensor em relao ao alvo, ou seja, a distncia alvo-sensor, define o que se convencionou chamar de nvel de aquisio de dados. Existem basicamente 3 nveis de coleta de dados por SR: terrestre, areo ou suborbital e orbital. No nvel terrestre, os sistemas sensores podem, ainda, ser instalados em mastros, colocados em barcos, fixados em bias ou fixados dentro de laboratrios. No nvel areo ou suborbital, geralmente, utiliza-se como plataforma de coleta de dados aeronaves, e, para o nvel orbital, empregam-se os satlites no-tripulados e bales. 1 - Nvel de laboratrio / campo: Trabalha-se com pores reduzidas dos alvos e estuda-se seu comportamento espectral, quase sem interferncia de fatores ambientais. A rea analisada por este mtodo reduzida e pode-se obter a curva espectral do objeto a partir de radimetros. A medida que um sensor colocado mais distante do objeto de interesse, sua caracterizao espectral torna-se mais complexa, pois em laboratrio possvel fixar variveis. 6- PRINCIPAIS REMOTO CARACTERSTICAS DAS IMAGENS SENSOARIAMENTO

Imagens de Sensoriamento Remoto Uma imagem digital pode ser vista como uma matriz de dimenses composta de n linhas por m colunas, na qual cada clula (pixel) dessa matriz possui um valor numrico correspondente ao valor de brilho proporcional reflectncia do alvo na respectiva posio e que varia do branco ao preto. Imagens Multiespectrais: So aquelas adquiridas em diferentes pores do espetro eletromagntico simultaneamente. Caractersticas das imagens: Estrutura: As imagens de Sensoriamento Remoto so constitudas por um arranjo de elementos sob a forma de uma malha ou grid; Cada cela (pixel) desse grid tem sua localizao definida em um sistema de coordenadas do tipo linha e coluna, representadas por X e Y, e um atributo numrico Z, que indica o nvel de cinza dessa cela, conhecido como DN, de digital number (varia de preto ao branco); O DN de um pixel corresponde mdia da intensidade da energia refletida ou emitida pelos diferentes materiais presentes nesse pixel; Uma imagem digital pode ento ser vista como uma matriz, de dimenses X linhas por Y colunas, com cada elemento possuindo um atributo Z (nvel de cinza). 30

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Resoluo a habilidade de um sistema de sensoriamento remoto para produzir uma imagem ntida e bem definida. As caractersticas dos sistemas sensores so expressas em funo de quatro domnios de resoluo: espectral, espacial ou geomtrica, temporal e radiomtrica.

Banda 1 0,45-0,52 m (azul)

Banda 2 0,52-0,59 m (verde)

Mapeamento de guas costeiras; Diferenciao entre solo e vegetao; Diferenciao entre vegetao confera e decdua Banda 3 0,63-0,69 m (vermelho)

Mapeamento de vegetao; Qualidade dgua

Banda 4 0,77-0,89 m (infravermelho prximo)

Absoro de clorofila; Diferenciao de espcies vegetais; reas urbanas, uso do solo; Agricultura; Qualidade dgua

Delineamento de corpos dgua; Mapeamento geomorfolgico; Mapeamento geolgico; reas de queimadas; reas midas; Agricultura; Vegetao

Aplicaes das bandas da Cmara CCD do satlite CBERS http://www.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/educasere/ 31

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

7- ALGUNS SISTEMAS SENSORES E RESOLUES Resoluo Espacial Representa a capacidade do sistema sensor de enxergar objetos na superfcie terrestre: quanto menor o objeto passvel de ser visto, maior sua resoluo. Resoluo Temporal - Diz respeito freqncia com que as imagens de uma mesma rea so obtidas. Resoluo Radiomtrica a capacidade do detector de perceber diferenas do sinal recebido e dada pelo nmero de nveis digitais representando nveis de cinza. Quanto maior for o nmero de nveis, maior ser tambm a resoluo radiomtrica. Representa a capacidade de discriminar entre diferentes intensidades de sinal ou nmeros digitais em que a informao encontra-se registrada.

Fig. 1 Imagens de uma rea no Estado do Rio de Janeiro, obtidas nas sete bandas do sensor TM do Landsata-5 Fonte: http://www.ltid.inpe.br/dsr/mauricio/sensores.htm

32

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Tabela 1 -Caractersticas espectrais e espaciais do sensor ETM+ DO LANDSAT-7 Banda FAIXA ESPECTRAL REGIO DO RESOLUO ESPECTRO ESPACIAL Nm (m x m) m 1 450 520 0,45 0,52 Azul 30 2 0,53 0,61 Verde 30 530 610 3 630 690 0,63 0,69 Vermelho 30 4 780 900 0,76 0,90 IV/Prximo 30 5 1550 1750 1,55 1,75 IV/Mdio 30 6 10400 12500 10,4 12,5 IV/Termal 120 7 2,08 2,35 IV/Mdio 30 2090 2350 8 (PAN) 520 - 900 0,52 0,90 VIS/IVPrximo 15 Tabela 2 -Caractersticas do Satlite SPOT SATLITE SENSOR BANDA

FAIXA RESOLUO ESPECTRAL (metro) (M) SPOT 3 HRV X1 0,5 0,59 20 X2 0,61 0,68 20 X3 0,79 0,89 20 PAN 0,51 0,73 10 SPOT 4* HRV X1 0,5 0,59 20 X2 0,61 0,68 20 X3 0,78 0,89 20 PAN 0,61 0,68 10 SWIR 1,68- 1,75 20 SPOT 5* HRV X1 0,5 0,59 10 X2 0,61 0,68 10 X3 0,78 0,89 10 2- PAN 0,48 0,71 5 - 2,5 SWIR 1,68- 1,75 20 *Vegetation 3 bandas (BGR) no visvel 1 no IR (1,58-1,75M)

Tabela 3 - Caractersticas do Sensor do Satlite IKONOS Resoluo Resoluo Faixa de Espectral Sensor Espacial varredura (m x m) m Pancromtico 0.45-0.90 0.45-0.52 0.52-0.60 Multiespectral 0.63-0.69 0.76-0.90 4 4 1100 km 1100 km 1 4 4 1100 km 1100 km 1100 km

Resoluo Radiomtrica 11 bits (2048 nveis) 11 bits (2048 nveis) 11 bits (2048 nveis) 11 bits (2048 nveis) 11 bits (2048 nveis)

33

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Tabela 4 - Satlite CBERS Caractersticas do Sensores CCD, IR-MSS e WFI SENSOR FAIXA RESOLUO VARREDURA NO ESPECTRAL(m) ESPACIAL TERRENO (km) (m x m) CCD 0,45 - 0,52 0,52 0,59 19,5 113 0,63 0,69 0,77 0,73 0,51 0,73 (PAN) IR-MSS 0,50 1,10 1,55 1,75 77,8 120 2,08 2,35 10,04 12,05 WFI 0,63 0,69 0,77 0,89 256 890 O satlite CBERS-2B, lanado em setembro de 2007, foi construdo para dar continuidade ao programa de imageamento do Pas, e praticamente idntico aos CBERS-1 e 2. Algumas melhorias foram introduzidas, a principal delas quanto carga til, com a substituio do imageador IRMSS por uma Cmera Pancromtica de Alta Resoluo (HRC). Caractersticas da Cmera Pancromtica de Alta Resoluo - HRC Banda espectral Campo de Visada Resoluo espacial Largura da faixa imageada Resoluo temporal Taxa de dados da imagem Quantizao 0,50 - 0,80 m (pancromtica) 2,1 2,7 x 2,7 m 27 km (nadir) 130 dias na operao proposta 432 Mbit/s (antes da compresso) 8 bits

Sensor do RADARSAT um radar de alta tecnologia. A obteno de imagens por parte deste satlite no se encontra dependente das condies climticas, nomeadamente da nebulosidade, como acontece com a maioria dos satlites de deteco remota com sensores pticos (Tabela).

34

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

TABELA 6 Caractersticas do Sensor SAR Sensor Resoluo Modo de Resoluo Espectral Operao Espacial 5.3 GHz ou (5.6cm) 5.3 GHz 5.3 GHz 5.3 GHz 5.3 GHz 5.3 GHz 5.3 GHz 5.3 GHz Standard Wide-1 Wide-2 Fine resolution ScanSAR Narrow ScanSAR Wide Extended (H) Extended (L) 25 x 28 m 48-30 x 28 m 32-25 x 28 m 11-9 x 9 m 50 x 50 m 100 x 100 m 22-19 x 28 m 63-28 x 28 m

Faixa de Varredura 100 km 165 km 150 km 45 km 305 km 510 km 75 km 170 km

ngulo de incidncia (Graus) 20-49 20-31 31-39 37-48 20-40 20-49 50-60 10-23

SAR SAR Syntethic Aperture Radar Opera na banda C

8- COMPORTAMENTO ESPECTRAL Para que possamos extrair informaes a partir de dados de sensoriamento remoto fundamental o conhecimento do comportamento espectral dos objetos da superfcie da terra e dos fatores que interferem neste comportamento. O CEA resulta das interaes entre a REM incidente sobre o objeto e as propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do objeto. O conhecimento do CEA no importante apenas para a extrao de informaes de imagens obtidas pelos sensores, tambm importante na prpria definio de novos sensores. Quando selecionamos, por exemplo, a melhor seleo de canais para uma composio colorida, temos que conhecer o comportamento espectral do alvo de nosso interesse, pois, sem conhec-lo, corremos o risco de desprezar FAIXAS ESPECTRAIS DE GRANDE SIGNIFICNCIA NA SUA DISCRIMINAO. A maior fonte de REM o Sol. A Terra tambm uma grande fonte desta energia. A Terra uma grande fonte de REM termal, que emitida, em grande quantidade, durante a noite. Durante este percurso (Sol/atmosfera/Terra) acontecem alguns fenmenos j conhecidos por ns, como: - a cor azul do cu: resultado do espalhamento, pela atmosfera, da radiao eletromagntica na faixa do azul; - a cor avermelhada do cu ao amanhecer e no poente: resultado do espalhamento, pela atmosfera, da radiao eletromagntica na faixa do vermelho; 35

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

- a cor branca das nuvens: resultado do espalhamento, pela atmosfera, de todos os tipos de REM. A quantidade de energia refletida por um alvo ir definir o seu comportamento espectral e esta informao ser captada por um sensor, que o equipamento responsvel por essa deteco. Para que possamos extrair informaes a partir de dados de sensoriamento remoto, fundamental o conhecimento de comportamento espectral dos objetos da superfcie terrestre e dos fatores que interferem neste comportamento (ex.: atmosfera). Por exemplo: - A vegetao possui a cor verde porque ela reflete a REM (ou comprimento de onda) na faixa do verde; - O mar possui a cor azul-esverdeada porque reflete o azul e um pouco do verde. EXEMPLO: Sistema TM Bandas Faixa espectral (m) 1 0,45 0,52 (azul)

2 3

Aplicaes mapeamento de guas costeiras diferenciao entre solo e vegetao diferenciao entre vegetao confera decdua 0,52 0,60 (verde) mapeamento de vegetao qualidade da gua 0,63 0,69 (vermelho) absoro de clorofila diferenciao de espcies vegetais reas urbanas e uso do solo agricultura qualidade da gua 0,76 0,90 delineamento de corpos dgua (infravermelho mapeamento geomorfolgico prximo) mapeamento geolgico reas de queimadas agricultura vegetao 1,55 1,75 uso do solo (infravermelho mdio) medidas de unidade da vegetao diferenciao entre nuvem e neve agricultura vegetao 10,40 12,50 mapeamento de estresse trmico em plantas correntes marinhas (infravermelho termal) propriedade termal do solo outros mapeamentos trmicos 2,08 2,35 identificao de minerais mapeamento hidrotermal (infravermelho mdio)

36

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

9- COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ALVOS O comportamento espectral de alvos pode ser definido pela forma como diferentes alvos interagem com a radiao eletromagntica. Algumas absorvem, refletem ou transmitem a radiao em propores que variam com o comprimento de onda, de acordo com as suas caractersticas fsicas, biolgicas e qumicas.

Fig.2 Assinatura Espectral

A figura acima mostra trs tipos de alvos gua, solo, e vegetao, que, em uma faixa do espectro eletromagntico compreendida entre 0,4 a 2,6 m, apresentam diferentes formas e intensidade de reflectncia. Graas a isso, podemos discriminar e identificar os diferentes alvos existentes na natureza. Estes objetos da superfcie refletem, absorvem e transmitem radiao eletromagntica em propores que variam com o comprimento de onda, de acordo com as suas caractersticas bio-fisico-qumicas. No espectro eletromagntico, a absoro de energia caracterizada por uma diminuio relativa na porcentagem de reflectncia em certas faixas de comprimento de onda, denominadas bandas de absoro. Vegetao a) At 0,7 m - a reflectncia baixa (< 0,2), dominando a absoro da radiao incidente pelos pigmentos da planta em 0,48 m (caratenides) e em 0,62 m (clorofila). Em 0,56 m h um pequeno aumento do coeficiente de reflectncia; b) Entre 0,7 m e 1,3 m regio dominada pela alta reflectncia da vegetao (0,3 < < 0,4), devido interferncia da estrutura celular; 37

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

c) Entre 1,3 m e 2,5 m, a reflectncia da vegetao dominada pelo contedo de gua nas folhas (correspondem tambm s bandas de absoro atmosfrica).

Solos Regies Espectrais 0,57 m Regies do espectro mais adequadas ao estudo de propriedade fsicoqumica. Propriedades Monitoramento de matria orgnica em solos sem cobertura vegetal Monitoramento do contedo de compostos de ferro frrico Monitoramento do contedo de compostos de ferro ferroso Monitoramento de umidade do solo

0,7 m e 0,9 m

1,0 m 2,2 m

gua a) A gua em estado lquido apresenta baixa reflectncia entre 0,38 m e 0,70 m, absorvendo toda a radiao acima de 0,7 m (Figura 3); b) A gua em forma de nuvens apresenta altssima reflectncia (0,70 m) entre 0,38 m e 2,5 m, com absoro ampla em torno de 1,0 m, com absoro ampla em torno de 1,0 m, 1,3 m e 2 m; c) A gua em forma de neve apresenta elevada reflectncia (maior do que as nuvens) entre 0,7 m e 1,2 m. De 1,2 m a 1,4 m a reflectncia decresce com um gradiente altssimo (de 0,8 a 0,2) atingindo valores de inferiores a 0,1 em 1,5 m. Entre 1,5 m e 2,0 m h um aumento de reflectncia da neve (mximo em aproximadamente 1,5 m quando atinge um valor de = 0,2). Em 2,0 m a reflectncia aproxima-se de zero para aumentar at 0,2 em torno de 2,25 m.

Fig.3 Capacidade da gua em refletir Fonte: http://www.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/educasere/

Asfalto a) b) c) d) Reflectncia baixa e decrescente entre 0,3 m e 0,4 m; Reflectncia crescente entre 0,4 m e 0,6 m; Reflectncia de 0,2 entre 0,6 m e 1,0 m; Reflectncia crescente at 1,3 m.

38

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Concreto a) Aumento da reflectncia com o comprimento de onda; b) Apresentando feies amplas entre 0,38 m, entre 0,64 m e 0,8 m e em 1,1 m.

Comportamento Espectral de reas urbanas As reas urbanas so caracterizadas por uma aparncia heterognea, causada pelo fato da variao interna dessas reas ser muito grande, devido sua prpria natureza. As reas residenciais, por exemplo, so formadas por materiais variados tais como: concreto, asfalto vidro, ferro e vegetao. H que se considerar ainda a influncia das sombras causadas por edificaes altas. Por isso, a resposta espectral de cidades s pode ser descrita de uma forma generalizada. A regio do vermelho do espectro visvel a que mostra um contrate maior entre a rea construda e a vegetao. Composio Colorida (Divino Figueiredo/Conceitos Bsicos de Sensoriamento Remoto) Trata-se de um dos artifcios de maior utilidade na interpretao das informaes do SR. Ela fundamental para uma boa identificao e discriminao dos alvos terrestres. O olho humano capaz de discriminar mais facilmente matizes de cores do que tons de cinza. A composio colorida produzida na tela do computador, ou em outro dispositivo qualquer, atribuindo-se as cores primrias (vermelha, verde e azul) a trs bandas espectrais quaisquer. Este artifcio tambm conhecido como composio RGB (do ingls: Red, Green, Blue). Associando, por exemplo, a banda 3 cor vermelha (R), a banda 4 cor verde (G) e a banda 5 cor azul (B), produz-se uma composio colorida representada por 345 (RGB) (Figura 4). A formao das cores na imagem pode ser considerada similar ao trabalho de um pintor que tenha sua disposio 3 latas de tinta, uma de cada uma das cores acima. Com estas latas de tinta pintamos a imagem. A imagem pintada pixel a pixel. Os pixels so pintados individualmente usando um pouco de tinta de cada lata. A quantidade de tinta de cada cor determinada pelo nvel de cinza do pixel na banda associada cor. Se o nvel de cinza for 0 em uma banda, significa que nenhuma tinta deve ser utilizada da correspondente cor. Pixels que tm nvel de cinza igual a 0 nas 3 bandas ficam completamente sem tinta, portanto em cor preta (ou sem cor). Se o nvel de cinza em uma banda for mximo, digamos 255, significa que se deve utilizar o mximo de tinta da cor correspondente. Pixels que tm o mximo valor de nvel de cinza nas 3 bandas ficam, na imagem, em cor branca intensa. Pixels que tm o mesmo nvel de cinza nas 3 bandas ficam em tons da cor cinza, (no confundir nvel de cinza, que o valor digital do pixel, com a cor cinza que estamos agora utilizando). Neste caso de valores iguais dos nveis de cinza, o tom da cor cinza ser mais escuro para valores menores e mais claro para valores maiores. A ttulo de ilustrao, suponhamos que na composio 345 (RGB), um determinado pixel tivesse os seguintes nveis de cinza: banda 3 = 180, banda 4 = 70 e banda 5 = 10. Este pixel teria um tom de cor mais puxado para o vermelho do que para o azul, uma vez que o valor 180 determina que se utilize muito mais tinta da cor vermelha (R) do que da cor azul (B), que corresponde ao valor 10 da banda 5 que est associada a esta cor. O olho humano no consegue distinguir, na tela do computador, um nico pixel de uma imagem em resoluo plena, mas, embora pintados individualmente, eles formam, no conjunto, a imagem colorida. A quantidade total de cores possveis de uma imagem no computador depende da faixa de valores dos nveis de cinza. Em uma imagem LANDSAT, 39

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

por exemplo, onde a faixa de 0 a 255, tem-se 256 nveis de cinza, neste caso, portanto, a quantidade de cores discretas na imagem 256 X 256 X 256 = 16.777.216. So 256 quantidades diferentes de tinta que se pode tirar de cada lata que podem ser combinadas entre si.Como os nveis de cinza de cada banda representam a assinatura espectral dos alvos, as coloraes que as feies terrestres recebem nas imagens representam valioso meio de reconhecimento e de obteno de informaes, de modo indireto.

Fig. 4 Combinao das cores RGB e a Composio Colorida Fonte: http://omnis.if.ufrj.br/~coelho/DI/texto.html

10- SISTEMA MUNDIAL DE REFERNCIA (World Reference System) O Sistema Mundial de Referncia, composto pelo nmero da rbita e pelo nmero do ponto, utilizado para localizar a imagem da rea de interesse para estudo. O nmero da rbita se refere rbita base a que pertence a cena, da rea de interesse, no Sistema Mundial de Referncia, e o numero do ponto associado a uma latitude padro representada em um Mapa ndice. As imagens LANDSAT/TM podem ser adquiridas da seguinte forma: Cena inteira cobre uma rea de 185 x 185 Km. Quadrante representa um quarto da cena inteira cobre uma rea de 90 x 90 km Subquadrante representa um quarto do quadrante cobre uma rea de 46 x 46km

40

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Fig. 5 - Mapa do sistema mundial de referncia. Fonte: http://www.ltid.inpe.br/selper/frame.html

41

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Fig.6 - Rodap de uma imagem TM Fonte: http://www.ltid.inpe.br/selper/frame.html

1 Data da passagem do satlite; 2 Tipo de projeo; 3 - Tipo de processamento geomtrico; 4 Tipo de efemrides; 5 rea imageada; 6 rbita e ponto; 7 Tipo de processamento; 8 Coordenadas: C coordenadas do centro da imagem; N coordenadas do Nadir; 9 Sensor; 10 Satlite; 11 Banda; 12 ngulo de elevao do sol; 13 ngulo de azimute solar; 14 Orientao do satlite; 15, 16 Parmetros de processamento; 17 Qualidade de gravao; 18 Nmero de rbitas; 19 Data de processamento; 20 Escala de nvel de cinza.

11- INTERPRETAO DE IMAGENS Uma imagem orbital contm muitos DADOS. Para esses dados tornarem-se INFORMAO, necessrio a interpretao dos dados a partir das diferentes reas do CONHECIMENTO. Interpretar imagens identificar objetos nelas representados e dar um significado a esses objetos, assim, quando identificamos uma represa, uma mancha urbana ou uma mata, estamos fazendo a sua interpretao. As imagens obtidas por sensores remotos, qualquer que seja seu processo de formao, registram a energia proveniente dos objetos da superfcie observada. Independente da resoluo e escala, as imagens apresentam os elementos bsicos de reconhecimento que so: 42

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

O Texto abaixo foi baseado em: http://www.tamoio.dmz.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/educasere/

Padro

Fig. 7 - Imagem do Sensor AVIRIS apresentando dois padres de drenagem diferente

Este conceito de padro indica que um alvo no dado de sensoriamento remoto apresenta uma organizao peculiar que o distingue de todos os outros. Tonalidade e Cor

Fig. 8 - Padro tpico de reas agrcolas, imagem LANDSAT-TM

A tonalidade refere-se intensidade de energia eletromagntica refletida por um tipo de alvo na superfcie terrestre, em uma determinada banda do espectro eletromagntico, em outras palavras, a tonalidade est estreitamente relacionada com o comportamento espectral das diferentes coberturas da superfcie terrestre. Em uma imagem de satlite, estas diferentes quantidades de energia refletida pelos alvos so associadas a tons de cinza, isto , quanto mais energia um alvo reflete mais energia chega ao sensor a bordo do satlite. Assim, este alvo ser associado a um tom de cinza claro. Se, ao contrrio, o alvo na superfcie da terra reflete pouca energia, menos energia chegar ao sensor. Assim, este alvo ser associado a tons de cinza mais escuros. 43

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

O olho humano mais sensvel a cores que a tons de cinza. As cores que podemos ver so fruto da reflexo seletiva dos alvos existentes na superfcie terrestre, nas distintas bandas do espectro eletromagntico. Assim, para facilitar a interpretao visual dos dados de sensoriamento, so associadas cores aos tons de cinza.

Fig. 9 - Imagem LANDSAT /TM do encontro das guas dos rios Solimes (azul claro) e Negro (preto) formando o rio Amazonas

Forma e Tamanho

Fig. 10 - Imagem IKONOS com forma caracterstica de sistema virio

Fig. 11 - Imagem CBERS apresentando audes, no estado do cear com tamanhos diferentes. O aude grande o aude de Ors.

Textura

Fig. 12 - Imagens do sensor AVIRIS apresentando duas texturas distintas.

a qualidade que se refere aparente rugosidade ou suavidade de um alvo em uma imagem de sensoriamento remoto. 44

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Fig. 13 - Texturas

Sombra

Fig. 14 - Imagem CBERS apresentando a nuvem em branco e a sombra da nuvem em preto, esta ltima confunde-se com a tonalidade preta da gua do aude que est na poro inferior da imagem.

O sistema visual humano possui uma notvel capacidade de reconhecer padres. Contudo, ele dificilmente capaz de processar o enorme volume de dados e informaes presentes em uma imagem. Vrios tipos de degradaes e distores oriundas do processo de aquisio das imagens dificultam ainda mais esta atividade pelo olho humano. A funo primordial do processamento digital de imagens de SR a de fornecer ferramentas para facilitar a identificao e a extrao das informaes sobre fenmenos ou objetos do mundo real contidas nas imagens. Ou ainda, transformar a imagem de tal modo que as informaes radiomtricas contidas nelas sejam mais facilmente discriminveis pelo analista. As tcnicas computacionais tentam simular a capacidade do sistema visual humano em reconhecer padres espectrais nos dados remotamente sensoriados. A grande vantagem do 45

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

uso do computador no reconhecimento de padres em relao interpretao visual, que eles so capazes de processar um grande volume de informaes. Com relao terminologia da classificao da imagem no computador, so encontradas na literatura vrias expresses sobre esse procedimento, como classificao automtica, classificao digital, anlise digital, interpretao digital, tratamento digital, etc. A CLASSIFICAO AUTOMTICA DE IMAGENS DE SR CONSISTE NA ASSOCIAO DE CADA PIXEL DA IMAGEM A UM RTULO, OU SEJA, CONSISTE NA ROTULAO (IDENTIFICAO) AUTOMTICA DE TODOS OS PIXELS CONTIDOS EM DETERMINADA CENA EM CLASSES TEMTICAS, SEGUNDO A OCUPAO DO SOLO. A informao espectral de uma cena pode ser representada por uma imagem espectral, na qual cada pixel tem coordenadas espaciais x, y (linha e coluna) e uma espectral L (atributo numrico), que representa a radincia do alvo em todas as bandas espectrais, ou seja para uma imagem de K bandas, existem K nveis de cinza associados a cada pixel, sendo um para cada banda espectral. Quando esse tipo de operao realizada para todos os pixels da imagem de uma determinada rea, o resultado pode vir a ser um mapa temtico digital, claro que aps essa imagem ter sido reorganizada para se ajustar a uma determinada projeo cartogrfica. 12- PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS As tcnicas voltadas para a anlise de dados multidimensionais, adquiridos por diversos tipos de sensores, recebem o nome de processamento digital de imagens, ou seja, a manipulao de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a sada do processo so imagens. Usa-se para melhorar o aspecto visual de certas feies estruturais para o analista humano e para fornecer outros subsdios para a sua interpretao, inclusive gerando produtos que possam ser posteriormente submetidos a outros processamentos. Um dos principais objetivos do Sensoriamento Remoto (SR) o de servir de fonte de dados para a identificao dos diferentes materiais ou alvos existentes na superfcie terrestre. Esses alvos sejam eles tipos de vegetao, padres de uso do solo, rochas, gua, etc. Esta identificao possvel devido ao fato dos diferentes materiais, ou mesmo dos mesmos em estgios diferentes, terem comportamentos especficos ao longo do espectro eletromagntico. Pr-Processamento Consiste na preparao dos dados de satlites para a classificao. Nesta fase empregam-se tcnicas visando melhorar a qualidade dos dados, por exemplo: remoo de rudos, realce de imagens, correo geomtrica e registro, etc. Realce A tcnica de realce de contraste tem por objetivo melhorar a qualidade das imagens sob os critrios subjetivos do olho humano. normalmente utilizada como uma etapa de prprocessamento para sistemas de reconhecimento de padres. O contraste entre dois objetos pode ser definido como a razo entre os seus nveis de cinza mdios. A manipulao do contraste consiste numa transferncia radiomtrica em cada pixel, com o objetivo de aumentar 46

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

a discriminao visual entre os objetos presentes na imagem. Realiza-se a operao ponto a ponto, independentemente da vizinhana. A escolha do mapeamento direto adequado , em geral, essencialmente emprica. Entretanto, um exame prvio do histograma da imagem pode ser til. O histograma de uma imagem descreve a distribuio estatstica dos nveis de cinza em termos do nmero de amostras (pixels) com cada nvel. A distribuio pode tambm ser dada em termos da percentagem do nmero total de pixels na imagem. Pode ser estabelecida uma analogia entre o histograma de uma imagem e a funo densidade de probabilidade, que um modelo matemtico da distribuio de tons de cinza de uma classe de imagens.

Fig. 15 Distribuio do nvel de cinza nas imagens Fonte: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/introducao_pro.html

Correo geomtrica e do registro de imagens As imagens produzidas por sensores remotos, sejam elas fotografias areas ou imagens de satlite, apresentam uma srie de distores espaciais, no possuindo, portanto, preciso cartogrfica quanto ao posicionamento dos objetos, superfcies ou fenmenos nelas representados. Erros geomtricos resultam das seguintes causas: rotao e curvatura da Terra, movimento do espelho de imageamento, variaes da altitude, posio e velocidade da plataforma, distoro topogrfica. Freqentemente, a informao extrada da imagem de sensoriamento remoto precisa ser integrada com outros tipos de informao, representados na forma de mapas, especialmente quando se trabalha com sistemas geogrficos de informao, nos quais as imagens de sensoriamento remoto so uma das principais fontes de dados. Por outro lado, os dados contidos em uma imagem de satlite precisam ser apresentados na forma de um mapa, com uma grade de coordenadas geogrficas de referncia traada sobre a mesma. O registro de uma imagem compreende uma transformao geomtrica que relaciona coordenadas de imagem (linha, coluna) com coordenadas de um sistema de referncia. Outros termos comuns para a designao do procedimento de registro so geocodificao e georreferenciamento. importante, contudo, fazer uma distino clara entre registro e correo geomtrica. O processo de correo geomtrica de imagens elimina as distores geomtricas sistemticas introduzidas na etapa de aquisio das imagens; O registro apenas usa transformaes geomtricas simples - usualmente transformaes polinomiais - para estabelecer um mapeamento entre coordenadas de imagem 47

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

e coordenadas geogrficas. Por isso, sugere-se que o registro seja sempre utilizado como uma tcnica que busca refinar a qualidade geomtrica de imagens com correo geomtrica de sistema.

13- ANLISE AMBIENTAL Toda ao de planejamento, ordenao ou monitoramento do espao deve incluir a anlise dos diferentes componentes do ambiente, incluindo o meio fsico-bitico, a ocupao humana e seus inter-relacionamentos. Assim, podemse apontar algumas dimenses dos problemas ligados aos estudos ambientais, onde grande o impacto do uso da tecnologia e dos recursos de SR. Por exemplo o mapeamento multitemtico para subsidiar diagnsticos, avaliaes e prognsticos ambientais bem como o ordenamento territorial. importante destacar que o critrio espectral no suficiente para discriminar, por exemplo, entre classes de uso da terra (uso cultural da terra) em funo da hierarquizao da informao, ou escala geogrfica de anlise da mxima generalizao ao mximo detalhamento. Resoluo espacial; Mtodos de classificao digital X interpretao visual X elementos de reconhecimento; Resoluo temporal impactos/mudanas de curto, mdio e longo prazos.

48

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

14- EXEMPLOS DE APLICAO DE TECNOLOGIAS DE AQUISIO DE DADOS PARA OS DIFERENTES ESTUDOS E ESCALAS
TECNOLOGIAS NVEL GLOBAL (ESCALA 1:25.000.000 a 1:1.000.000) Geopoltica Levantamento de Recursos Ambientais Geolgicos Camada de Oznio Mudanas Climticas (efeito estufa, elevao do nvel do mar) Desmatamento Desertificao NVEL REGIONAL OU NACIONAL (1:250.000 a 1:100.000) Zoneamentos (planejamentos, monitoramentos e gesto ambiental) Florestais (desmatamentos e reflorestamentos) Agricultura (previses de safra) Mapas geolgicos INTERMUNICIPAL (1:100.000 a 1:50.000) Gesto de Bacias Hidrogrficas Transporte Planejamentos Hidrolgicos Planejamentos Energticos Planejamentos Florestais e Agrcolas Geolgicos, etc. MUNICIPAL (1:50.000 a 1:10.000) Gesto Ambiental de Municpios (Planos Diretores, Planejamento Urbano) Anlise Ambiental (Zoneamentos, EIA/RIMA) Projetos de Engenharia (Saneamento, gua, Transportes) Regularizao Fundiria Agricultura (Projetos de Irrigao) Geologia, entre outras... LOCAL (1:10.000 a 1:2.000) Gesto de Municpios (Planos Diretores, Planejamento Urbano e Cadastro Urbano IPTU) Anlise Ambiental (Zoneamentos, EIA/RIMA) Projetos de Engenharia (Saneamento, gua, Transportes) Redes de Concessionrias de Servios Pblicos (Telefonia, etc.) Agricultura de Preciso Florestas Geologia e Geotectnica Fenmenos Ambientais Especficos LOCAL EM DETALHE (1:2.000 a 1:250) Aplicaes Imobilirias Projetos de Engenharia (construo civil, projetos paisagsticos, estudos de trfego, sinalizao, desapropriao) Redes de Concessionrias EIA Agricultura de Preciso Estudos Ambientais de fenmenos especficos e outras...

Sensoriamento Remoto

Sensoriamento Remoto e Fotogrametria/Levantamento Geodsico GPS

Sensoriamento Remoto, Fotogrametria e GPS

Sensoriamento Remoto e Fotogrametria

Satlites de Alta Resoluo (Ikonos, Quick Bird), Radares, Fotogrametria, GPS e Topografia Convencional

Satlites de Alta Resoluo (Ikonos, Quick Bird), Radares, Fotogrametria, GPS Topogrfico e Topografia Convencional

49

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

BIBLIOGRAFIA
CROSTA, A. Processamento Digital Aplicado Interpretao de Imagens de Sensoriamento Remoto. UNICAMP. 1993. FLORENZANO, T. G. Imagens de satlites para estudos ambientais, INPE, Oficina de textos, 2002. IBGE. Introduo ao Processamento Digital de Imagens. Manuais Tcnicos em Geocincias n. 9. 2001. INPE. SPRING: Sistema de processamento de informaes georreferenciadas.. Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/spring/. MOREIRA, M. A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologia de Aplicao. INPE, So Jos dos Campos. NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento remoto: princpios e aplicaes. Ed. Bluncher Ltda, SP, 1989.

50

Sistema de Informaes Geogrficas (SIG)

Autora: Profa. Dra. Cristiane Nunes Francisco

UFF Niteri-RJ 2008

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

1- SISTEMAS DE INFORMAO GEOGRFICA E GEOPROCESSAMENTO At o advento da informtica, a manipulao de dados geogrficos era feita atravs de mapas e outros documentos impressos ou desenhados em uma base em papel. Esta caracterstica impunha algumas limitaes, como (1) na anlise combinada de mapas oriundos de diversas fontes, temas e escalas e (2) na atualizao dos dados, neste caso, era necessria a reimpresso/redesenho em outra base. A partir da metade do sculo XX, os dados geogrficos passam a serem tratados por um conjunto de tcnicas matemticas e computacionais denominadas de Geoprocessamento. Para Cmara et al. (2005), uma nova cincia estaria surgindo, denominada de Cincia da Geoinformao, que teria como objetivo o estudo e a implementao de diferentes formas de representao computacional do espao geogrfico, pois, trabalhar com a geoinformao significa, antes de mais nada, utilizar computadores como instrumentos de representao de dados espacialmente referenciados. Este tema bastante controverso, pois h outros que consideram o Geoprocessamento como a automatizao de processos de tratamento e manipulao de dados geogrficos que antes eram feitos manualmente. Os Sistemas de Informao Geogrfica (SIG) correspondem s ferramentas computacionais de Geoprocessamento, que permitem a realizao de anlises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados (Cmara et al., 2005). Para Aronoff (1989), os SIG, projetados para a entrada, o gerenciamento (armazenamento e recuperao), a anlise e a sada de dados, devem ser utilizados em estudos nos quais a localizao geogrfica seja uma questo fundamental na anlise, apresentando, assim, potencial para serem utilizados nas mais diversas aplicaes (Tabela 1). Burrough (1986) considera que estes sistemas no apresentam apenas a funo de manipulao de dados geogrficos, mas, dentro de um SIG, os dados estruturados representam um modelo do mundo real (Figura 1).
Finalidade Projetos Planejamento territorial Modelagem Gesto Banco de Dados Tabela 1: Exemplos de aplicaes dos SIG. Objetivo Exemplos de aplicao Definio das caractersticas do projeto Delimitao de zoneamentos e estabelecimento de normas e diretrizes de uso Estudo de processos e comportamento Projeto de loteamentos Projeto de irrigao Planos de manejo de unidades de conservao Planos diretores municipais Modelagem de processos hidrolgicos

Gesto de servios de utilidade Gerenciamento de rede abastecimento pblica Armazenamento e recuperao de dados Cadastro urbano e rural Mapeamento de riscos ou potenciais

Avaliao de riscos e Identificao de locais potenciais susceptveis ocorrncia de um determinado evento Monitoramento

Logstico

Acompanhamento da evoluo Monitoramento da cobertura florestal dos fenmenos espaciais Monitoramento da expanso urbana atravs de mapeamentos sucessivos no tempo Identificao de locais e rotas Definio da melhor rota Identificao de locais para implantao ideais de empreendimento econmico

52

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Mundo Real

Universo de Representao

Universo de Implementao

Universo Matemtico

Figura 1: Representao do mundo real no ambiente computacional.


Fonte: Adaptado de Cmara et al. (2005).

As mltiplas operaes apresentadas por um SIG podem ser classificadas em trs grupos, de acordo com o fim a que se destinam (adaptado INPE, 2004): Gerenciamento de banco de dados geogrficos armazenamento, integrao e recuperao de dados georreferenciados de diferentes fontes, formatos e temas dispostos em um nico banco de dados. Anlises espaciais a partir de um banco de dados geogrficos, so efetuados combinaes e cruzamentos de dados por meio de operaes geomtricas e topolgicas cujo resultado a gerao de novos dados. Produo cartogrfica entrada, converso e edio de dados, bem como de acabamento visando apresentao final por forma impressa ou meio digital. Diferentemente dos sistemas de informao, os sistemas aplicativos utilizados em geoprocessamento no apresentam funes de banco de dados, mas desempenham tarefas especficas sobre a base de dados (Rodrigues, 1990). Dentre estes sistemas, podemos destacar: CAD (Computer Aided Design - projeto auxiliado por computador) facilitam a elaborao de projetos de engenharia e arquitetura. Na cartografia digital, so empregados para a digitalizao das bases cartogrficas atravs da vetorizao de um documento cartogrfico, em formato raster, diretamente na tela ou de um documento impresso com auxlio de uma mesa digitalizadora. Estes sistemas apresentam recursos para apresentao com comandos sofisticados de edio grfica, exibio e impresso. Processamento Digital de Imagens (PDI) executam operaes de tratamento de imagens de sensoriamento remoto com auxlio da anlise estatstica, visando melhoria da sua qualidade para extrao de informaes pelo analista humano. Dentre as operaes disponveis, podem ser destacadas as tcnicas de realce, as filtragens, as operaes algbricas, a transformao por componentes principais e classificao. Modelos Numricos de Terreno (MNT) geram uma superfcie contnua representando a distribuio espacial de uma grandeza atravs da interpolao de pontos amostrais ou isolinhas.

53

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

2- DADOS GEOGRFICOS Os dados geogrficos descrevem os objetos do mundo real, com base (1) na localizao geogrfica - posio em relao a um sistema de coordenadas; (2) nos relacionamentos espaciais ou topolgicos - relaes espaciais entre objetos; e (3) em atributos temticos propriedades medidas ou observadas dos objetos (Barbosa, 1997). Em um SIG, os dados geogrficos so estruturados em planos de informao, tambm denominados de camadas. Os planos de informao, quando geograficamente referenciados (georreferenciados), ou seja, referenciados ao sistema de coordenadas terrestres (topogrficas, geogrficas ou planas), podem ser sobrepostos e representam o modelo do mundo real (Figura 2). Para que ocorra a correta sobreposio entre os planos de informao, necessrio que possuam projeo cartogrfica, sistema de coordenadas e sistema geodsico (datum) comuns e tenham sido gerados em escalas aproximadas.

Figura 2: Estrutura de dados dispostos em camadas.


Fonte: ESRI (2004)

Os planos de informao so compostos por uma coleo de elementos geogrficos, denominados tambm entes ou entidades espaciais ou objetos, relacionados a um nico tema ou uma classe de informao. Conceitualmente, em uma nica camada no devem existir elementos que se sobreponham espacialmente, pois, como a camada contm elementos de um nico tema, no correto que um elemento pertena a duas classes do mesmo tema simultaneamente. Por exemplo, um elemento no pode pertencer a ambas as classes, floresta e rea urbana, em um mapa de uso e cobertura do solo. No entanto, h excees, como no caso do mapeamento de unidades de conservao, em que podem estar presentes unidades sobrepostas. Os elementos geogrficos representam e descrevem os eventos e os fenmenos do mundo real atravs de duas componentes (Figura 3): - Grfica ou espacial descreve (1) a localizao registrada pelo sistema de coordenadas geogrficas, sistema de coordenadas da projeo ou sistema de coordenadas com uma origem local; (2) a geometria que fornece informaes sobre rea, permetro e forma; (3) a topologia que possibilita estabelecer as relaes espaciais entre os elementos geogrficos.

54

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

- No-grfica ou no-espacial ou alfanumrica descreve os atributos temticos e temporais dos elementos geogrficos, representados em forma de tabela estruturada ou de um banco de dados convencional.

Figura 3: Estrutura dos dados em um SIG.

A componente alfanumrica relaciona-se com a componente grfica atravs de identificadores comuns, denominados geocdigos. A organizao dos atributos feita de acordo com tcnicas convencionais de banco de dados. A maioria dos SIG utiliza o modelo relacional, baseado na estruturao dos dados em tabelas onde cada linha ou registro corresponde a um elemento geogrfico representado graficamente no plano de informao. As colunas ou campos correspondem aos atributos dos elementos.

3- MODELO GEOMTRICO DA COMPONENTE GRFICA Os modelos geomtricos para a representao da componente grfica no ambiente digital so vetorial e matricial, tambm denominado de raster. As operaes dos SIG, para serem eficientemente executadas, requerem que os planos de informao estejam representados em um determinado modelo. Em geral, estes sistemas suportam os dois modelos geomtricos. 3.1 Modelo Vetorial Na estrutura vetorial, a localizao e a feio geomtrica do elemento so armazenadas e representadas por vrtices definidos por um par de coordenadas. Dependendo da sua forma e 55

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

da escala cartogrfica, os elementos podem ser expressos pelas seguintes feies geomtricas (Figura 4): Pontos representados por um vrtice, ou seja, por apenas um par de coordenadas, definindo a localizao de objetos que no apresentam rea nem comprimento. Exemplos: hospital representado em uma escala intermediria, cidade em uma escala pequena, epicentro de um terremoto, etc. Linhas poligonais ou arcos representados por, no mnimo, dois vrtices conectados, gerando polgonos abertos que expressam elementos que possuem comprimento. Exemplos: estradas, rios, etc. Polgonos - representados por, no mnimo, trs vrtices conectados, sendo que o primeiro vrtice possui coordenadas idnticas ao do ltimo, gerando, assim, polgonos fechados que definem elementos geogrficos com rea e permetro. Exemplos: limites poltico-administrativos (municpios, estados), classes de mapas temticos (uso e cobertura do solo, pedologia), etc.

Figura 4: Representao geomtrica dos elementos geogrficos.


Fonte: ESRI (2004)

Os elementos geogrficos em um plano de informao podem ser compostos por um ou mais elementos grficos. Os rios de uma bacia hidrogrfica, por exemplo, formados por um conjunto de linhas poligonais, podem estar agrupados e armazenados como um nico elemento. Um outro exemplo refere-se aos limites municipais; os municpios compostos por partes insular e continental so representados por um conjunto de polgonos agrupados formando um nico elemento. H outros casos em que o elemento representado por um polgono e outro(s) contido(s) dentro deste, formando buracos, representando, por exemplo, um corpo dgua no interior de uma mancha urbana (Figura 5).

56

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

(A)

(B) (A) Rios agrupados por bacia compondo um nico elemento geogrfico formado por mais de uma linha. (B) Municpio formado por mais de um polgono formando um nico elemento geogrfico. (C) Lagoa formada por um buraco em vrios elementos geogrficos.

(C)

Figura 5: Formao dos elementos geogrficos.

As feies geomtricas (ponto, linha e polgono), utilizadas para representao dos elementos, bem como a sua estrutura de armazenamento, estabelecem as relaes espaciais entre os elementos geogrficos, ou seja, relaes espaciais existentes entre si e entre os outros elementos, denominadas de relaes topolgicas (Burrough, 1998). As relaes espaciais so percebidas intuitivamente pelo leitor: ao analisar um mapa, por exemplo, os elementos que fazem fronteiras com outros elementos so facilmente identificados. Entretanto, como os sistemas computacionais no so capazes de perceber estas relaes, para processamento de anlises espaciais nos SIG, h necessidade de que estas sejam definidas explicitamente nos arquivos digitais que armazenam as feies geomtricas dos elementos. A estrutura de armazenamento dos dados vetoriais pode ser topolgica ou do tipo spaghetti (RIPSA, 2000). Na estrutura topolgica (Figura 6), os relacionamentos espaciais entre os elementos geogrficos, representados por ns, arcos e polgonos, esto armazenados em tabelas. Os ns so entidades unidimensionais que representam o vrtice inicial e o final dos arcos, alm das feies pontuais. Os arcos correspondem a entidades unidimensionais, iniciados e finalizados por um n, podendo representar o limite de um polgono ou uma feio linear. Os polgonos, que representam feies de regio, so definidos por arcos que compem o seu permetro. A topologia permite estabelecer as seguintes relaes entre os elementos: Pertinncia / Contingncia os arcos definem os limites dos polgonos fechados delimitando uma rea; Conectividade os arcos so conectados com outros a partir de ns, permitindo a identificao de rotas e de redes, como rios e estradas; Contigidade os arcos comuns definem a adjacncia entre polgonos.

57

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Figura 6: Topologia de polgonos, arcos e ns.


Fonte: UNBC GIS LAB (2005)

Na estrutura spaghetti, as coordenadas das feies so armazenadas linha a linha, resultando em arquivos contendo uma lista de coordenadas. A simplicidade desta estrutura limita a sua utilizao em anlises espaciais, j que pode gerar incongruncias como as listadas na Figura 7.
02

04

04

# #

#
03

#
01

Estrutura topolgica (1) arcos sem contigidade (2) polgonos abertos sem rea (3) arcos sem conectividade devido ao cruzamento de dois arcos sem presena de n (4) polgonos adjacentes com sobreposio ou "buracos"

Estrutura spaghetti

Figura 7: Comparao entre a estrutura topolgica e spaghetti.


Fonte: Adaptado UNBC GIS LAB (2005)

58

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

3.2 Modelo Matricial No modelo matricial, tambm denominado raster, o terreno representado por uma matriz M(i, j), composta por i colunas e j linhas, que definem clulas, denominadas de pixels (picture cell), ao se cruzarem (Figura 8). Cada pixel apresenta um valor referente ao atributo, alm dos valores que definem o nmero da coluna e o nmero da linha, correspondendo, quando o arquivo est georreferenciado, s coordenadas x e y, respectivamente.

Figura 8: Modelo de representao matricial.

Neste tipo de representao, a superfcie concebida como contnua, onde cada pixel representa uma rea no terreno, definindo a resoluo espacial. Em dois documentos visualizados na mesma escala, o de maior resoluo espacial apresenta pixels de menor tamanho e discrimina objetos de menor tamanho no terreno. Por exemplo, um arquivo com a resoluo espacial de 1 m possui maior resoluo do que um de 20 m, pois o primeiro discrimina objetos com tamanho de at 1 m, enquanto o segundo de at 20 m (Figura 9). As medidas de rea e distncia sero mais exatas nos documentos de maior resoluo, mas, por sua vez, eles demandam mais espao para o seu armazenamento.

Figura 9: Imagens IKONOS (1m) e SPOT (20 m).

59

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

O modelo raster adequado para armazenar e manipular imagens de sensoriamento remoto, ou seja, imagens da superfcie terrestre geradas a partir da deteco e do registro, por um sensor transportado em um veculo areo ou orbital, da radiao eletromagntica refletida ou emitida por uma rea da superfcie terrestre. Os atributos dos pixels representam um valor proporcional energia eletromagntica refletida ou emitida pela superfcie terrestre. Para identificao e classificao dos elementos geogrficos, necessrio recorrer s tcnicas de processamento digital de imagem e de interpretao visual. 3.3 Modelo Vetorial x Modelo Matricial A eficincia na execuo das operaes de manipulao e tratamento dos dados em um SIG depende do modelo geomtrico utilizado para sua representao, conforme pode ser observado na Tabela 2.
Tabela 2: Funes do SIG de acordo com o modelo geomtrico.
Fonte: Adaptado Cmara et al. (2005).

Funo Relaes espaciais entre objetos Ligao com banco de dados Anlise, Simulao e Modelagem

Representao Vetorial Relacionamentos topolgicos entre objetos disponveis Facilita associar atributos a elementos grficos Representao indireta de fenmenos contnuos lgebra de mapas limitada

Algoritmos

Problemas com erros geomtricos

Representao Matricial Relacionamentos espaciais devem ser inferidos Associa atributos apenas a classes do mapa Representa melhor fenmenos com variao contnua no espao Simulao e modelagem mais fceis Processamento mais rpido e eficiente.

O modelo vetorial permite que os relacionamentos topolgicos estejam disponveis junto aos objetos, j no modelo matricial eles devem ser inseridos no banco de dados. Esta propriedade possibilita que os arquivos vetoriais sejam mais adequados execuo de consultas espaciais. A associao entre o atributo e a componente grfica tambm mais adequada ao vetorial, j que neste modelo um elemento identificado como nico, enquanto no raster esse definido por um conjunto de pixels que possuem um atributo comum. Assim, operaes de consultas aos atributos so mais adequadas de serem executadas nos arquivos vetoriais. Por outro lado, a representao da superfcie por pixels permite que os fenmenos contnuos sejam adequadamente representados no modelo matricial. No modelo vetorial, para cada variao do fenmeno, h necessidade de criao de um novo elemento. Por isso, o modelo matricial utilizado nas imagens de sensoriamento remoto. A representao contnua da superfcie facilita a realizao de simulao e modelagem com o uso de modelos numricos de terrenos (MNT). Por exemplo, possvel fazer modelagem hidrolgica. Este tipo de representao tambm facilita as operaes algbricas entre camadas (operaes com matrizes), correspondendo a operaes algbricas entre os pixels de camadas sobrepostas corretamente, ou seja, georreferenciadas e com mesma resoluo espacial. Este processamento utilizado na elaborao de mapas de susceptibilidade (potencial/risco); o valor obtido por cada pixel, aps as operaes algbricas, pode ser classificado em nveis de susceptibilidade (baixo, mdio, alto).

60

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

4- MODELAGEM DE DADOS EM SIG Ao se adotar o SIG como a ferramenta de tratamento e anlise de dados em um projeto, o primeiro passo a ser efetuado gerar um modelo de anlise que represente o objeto de estudo e que seja baseado no objetivo do projeto. Este modelo deve conter as seguintes componentes: a base de dados, os tipos de processamento e os resultados alcanados em cada etapa. Para definio da base de dados necessrio estabelecer as variveis que compem o objeto de estudo e necessrias para alcanar o objetivo do trabalho, por isso fundamental que o pesquisador tenha conhecimento profundo do comportamento do fenmeno que est estudando. Por exemplo, caso o objetivo seja delimitar as reas sujeitas a enchentes, devem ser coletadas as variveis que influenciam na ocorrncia deste evento, como hidrografia, uso e cobertura do solo, altimetria, etc. Estas variveis so representadas por planos de informao e, para que sejam corretamente sobrepostos, devem ser conhecidos o sistema de coordenadas, a projeo cartogrfica e o datum, e a escala de coleta dos dados deve ser prxima. Nesta etapa, assim, tambm devem ser determinados: as propriedades cartogrficas dos dados (escala, projeo, datum), o modelo geomtrico de representao (vetor ou raster), a unidade territorial de integrao dos dados ou anlise de dados (bacia hidrogrfica, municpios, etc.), as fontes disponveis de dados e os mtodos de coleta. O processamento dos dados corresponde s operaes de tratamento e de anlise dos dados. O tratamento destina-se montagem e preparao da base de dados, consistindo em operaes como: converso dos dados para o formato digital (digitalizao), adequao da base de dados s propriedades cartogrficas, construo das tabelas de atributos, e especificao dos geocdigos. Com a base de dados construda, o processamento seguinte consiste em operaes de anlise que se destinam a atingir o objetivo do projeto propriamente dito. Algumas destas operaes esto descritas no prximo item. Durante o processamento dos dados, sero gerados resultados intermedirios e, sobre estes, sero executadas novas operaes at atingir-se o resultado final. Tanto os produtos intermedirios quanto o final devem ser definidos no modelo de anlise. Uma boa dica para a gerao do modelo de anlise constru-lo com base em um fluxograma. A Figura 10 representa um modelo de anlise de dados cujo objetivo a identificao de reas urbanizveis a partir do mapeamento da legislao ambiental e urbanstica. Neste estudo, foram consideradas como restries legais urbanizao:

Figura 10: Modelo de anlise para o mapeamento das restries legais ocupao urbana.

61

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

- Declividade do terreno o Cdigo Florestal e a Lei de Parcelamento do Solo restringem ocupao de acordo com a declividade. Esta foi gerada atravs do MNT elaborado com base nas curvas de nvel. - Mata Atlntica o projeto de lei da Mata Atlntica restringe ocupao de acordo com os estgios sucesso. Para identificar estas reas, foram utilizadas imagens de sensoriamento remoto. - Hidrografia o Cdigo Florestal considera como reas de preservao permanente aquelas localizadas prximas aos rios. Para definio destes locais, foram construdas reas de proximidade em torno dos cursos dgua. - Unidades de conservao a presena de unidades restringe ocupao e o uso do solo de acordo com a sua categoria. - Plano diretor municipal no zoneamento municipal so estabelecidas as reas destinadas preservao e outras onde no h restrio ocupao. Estes dados, representados em planos de informao, foram cruzados, obtendo como resultado a delimitao das reas com restries legais ocupao e daquelas onde a ausncia de uma das variveis indica que a urbanizao legal (Figura 11).

De

2,5

Km
Obs. Devido escala, no est representada APA de Tamoios

Plano Diretor Municipal Zona de Preservao Zona Rural Zona Urbana Outros

Domnio da Unio Parque Nacional da Bocaina Reserva Indgena Decreto Mata Atlntica Mata Atlntica Primria ou Secundria

APP Manguezal Faixa marginal

Parcelamento do Solo e Cdigo Florestal rea com declividade acima de 30%

Figura 11: Mapa de Restries Legais ao Uso e Ocupao do Solo Angra dos Reis

5- OPERAES DE ANLISE DE DADOS DE UM SIG A quantidade de operaes que um SIG pode executar numerosa, podendo ser classificadas em trs grupos. No grupo relacionado produo cartogrfica esto inseridas operaes de entrada, converso e edio de dados, bem como aquelas destinadas ao acabamento visando apresentao final de forma impressa ou digital. No grupo das operaes relacionadas ao gerenciamento de banco de dados geogrficos esto inseridas as operaes de montagem, preparao e recuperao de dados. O grupo de operaes 62

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

relacionadas anlise espacial dos dados gera novas informaes a partir da base de dados existente. Abaixo sero apresentadas as principais operaes presentes no SIG. 5.1 Associao entre plano de informao e tabela de atributos A associao entre um plano de informao e uma tabela de atributos feita a partir de um campo comum entre eles (Figura 12). Esta associao possibilita que, na seleo de elementos, sejam conjuntamente selecionados a componente grfica e os atributos da tabela vinculados aos elementos selecionados. (Caderno de exerccios - Mdulo IV: Montagem da Base de Dados)

Figura 12: Associao entre a camada e tabela de atributos.

Duas camadas tambm podem ser diretamente vinculadas, a partir da associao entre elementos geogrficos de uma camada aos de outra camada, tendo como base a localizao destes elementos. Quando o vnculo espacial estabelecido entre duas camadas do tipo ponto ou do tipo linha, o critrio para a associao a distncia entre os elementos de cada camada. Caso uma das camadas seja do tipo polgono, a pertinncia ou a interseo entre os elementos geogrficos analisada. No vnculo espacial estabelecido pela distncia pode haver a opo de que seja calculada a distncia entre os dois elementos como um atributo a ser acrescentado tabela. Esta operao apropriada para calcular a menor distncia entre dois elementos pertencentes a duas camadas distintas. 5.2 Consulta por atributos Operaes de consultas visam recuperao da informao a partir da formulao de condies. Em um banco de dados geogrficos, como no caso dos SIG, as condies podem ser estabelecidas com base nos atributos ou na localizao dos elementos geogrficos (consulta espacial). Como resultado das consultas, elementos geogrficos so selecionados e, 63

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

sobre eles, outras operaes podem ser executadas, como: novas consultas, criao de uma nova camada apenas com os elementos selecionados, cruzamento de camadas, etc. (Caderno de exerccios - Mdulo VI: Consulta por atributos) As consultas por atributos so baseadas em expresses compostas por campos da tabela, operadores e os valores de atributos, do tipo: [campo] <operador> valor. Geralmente, os SIG utilizam SQL (Structured Query Language), linguagem de programao utilizada para acessar e gerenciar banco de dados. Nesta linguagem, os operadores utilizados so: = (igual), <> (diferente), => (maior e igual), <= (menor e igual), > (maior), < (menor) e LIKE (como). Caso a consulta seja composta por mais de uma expresso, um dos seguintes operadores lgicos utilizado para unir as duas expresses (Figura 13): -AND (interseo) - os elementos, para serem selecionados, devem atender as condies de ambas as expresses; -OR (unio) - os elementos, para serem selecionados, devem atender apenas a condio de uma expresso; -NOT (negao) - os elementos, para serem selecionados, no devem atender a condio da expresso precedida por este operador.

Figura 13: Operao de consulta aos atributos.

5.3 Consulta espacial As consultas espaciais so formuladas a partir de condies baseadas na localizao, na forma e nas relaes topolgicas dos elementos geogrficos (Figura 14): - Proximidade seleo de elementos tendo como base a distncia entre eles.

64

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

- Adjacncia ou vizinhana seleo de elementos com base na existncia de limites comuns entre elementos. Com esta condio, possvel selecionar linhas ou polgonos que apresentam vrtices comuns. - Pertinncia estabelecida pela condio de elementos estarem contidos em polgonos ou de polgonos conterem elementos. - Interceptao ou interseo - estabelecida pela condio de elementos (linhas e polgonos) cruzarem com outros elementos. - Geometria definida pela existncia de elementos que apresentam geometria idntica.

Figura 14: Condies de seleo por localizao

5.4. Elaborao de cartogramas Esta operao destina-se ao estabelecimento de uma representao grfica comum (cor, tipo, smbolo, padro e tamanho) dos elementos geogrficos a partir da classificao dos atributos, ou seja, os atributos pertencentes a uma mesma classe apresentam a mesma representao grfica (Caderno de exerccios - Mdulo VIII: Elaborao de Cartogramas). O nmero de classes, o tipo de classificador e a representao grfica dos elementos so definidos pelo usurio. Os tipos de classificadores mais comuns so (Figura 15):

65

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

- Quantil as classes possuem o mesmo nmero de elementos. A partir da definio do nmero de classes, os intervalos so estipulados definindo o nmero de elementos de cada classe, obtido atravs da diviso entre o nmero total de elementos e nmero de classes. - Intervalos iguais / Passos iguais as classes devem possuir o mesmo intervalo, calculado pela subtrao entre o valor mximo e valor mnimo do atributo a ser classificado e, posteriormente, dividindo este valor pelo nmero de classes. - Desvio padro as classes so determinadas com base na soma e na subtrao do desvio padro da mdia do atributo a ser classificado, gerando, assim, respectivamente, as classes acima da mdia e as classes abaixo da mdia. - Quebras naturais classes so estabelecidas utilizando o algoritmo denominado Otimizao de Jenks para classificar os atributos. Este algoritmo agrupa os atributos baseado no menor erro possvel, definido pela soma dos desvios absolutos da classe mediana ou, alternativamente, a soma dos desvios quadrados da classe mdia (ESRI, 2004). - Valor nico - utilizado para dados qualitativos. Os atributos com mesmo valor so inseridos na mesma classe.
Intervalos iguais
(Valor mx valor mn) / nmero de classes = (97-77) / 3 = 6

Taxa de Alfabetizao 77 - 83 % 84 - 90 % 91 - 97 % Quantil


N de elementos / nmero de classes =

91 / 3 = 30 Taxa de Alfabetizao
77 - 88% 89 - 92% 93 - 97%

Quebras naturais Taxa de Alfabetizao

77 - 85% 86 - 90% 91 - 97%

Desvio Padro
DP =Desvio padro < -3 DP -3 - -2 DP -2 - -1 DP -1 - 0 DP Mdia 0 - 1 DP 1 - 2 DP

Figura 15: Mapas de demografia do Rio de Janeiro segundo vrios classificadores.

Dependendo da distribuio dos dados, um determinado tipo de classificador adequado. No caso de dados que apresentam uma tendncia de distribuio uniforme em todos os intervalos, a classificao utilizando intervalos iguais ou quantil apropriada. No 66

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

caso de dados intervalos fixos, como, por exemplo, porcentagens e temperaturas, o classificador intervalos iguais pode ser uma boa opo. Para dados com distribuio no uniforme, os classificadores por quebras naturais e desvio-padro so as melhores opes. No caso deste tipo de distribuio, a classificao feita pelos classificadores - quantil e intervalos iguais - pode resultar em interpretaes incorretas, j que estes podem agrupar em uma mesma classe elementos com valores de muito grande amplitude entre si e separar elementos com menor amplitude entre si. 5.5 Clculo de medidas Lineares e de rea Uma das operaes bsicas de um SIG o clculo de medidas lineares e de rea, desde que a base de dados esteja em uma estrutura topolgica e corretamente georreferenciada (Caderno de exerccios - Mdulo V: Clculo de Atributos). Podem ser calculados: a distncia entre elementos geogrficos, a extenso de feies lineares, e a rea e o permetro de feies poligonais. Com base nestas medidas outros clculos podem ser feitos, como densidade por rea, indicadores de fragmentao e da geometria de bacias hidrogrficas. 5.6 Cruzamento de planos de informao Uma das funes mais relevantes em um SIG o cruzamento de planos de informao, o que gera um novo plano com as feies grficas originadas do cruzamento das camadas envolvidas e com os atributos de um ou de todos os planos cruzados (Caderno de exerccios - Mdulo VII: Cruzamento de Temas). Os cruzamentos podem ser dos seguintes tipos (Figura 16): - Interseo - a partir do cruzamento de duas ou mais camadas, gerado um novo plano com a rea de abrangncia correspondendo interseo das camadas cruzadas. Os atributos podem ser de todos ou apenas de um plano cruzado. - Unio a partir do cruzamento de duas ou mais camadas, gerado um novo plano com rea de abrangncia correspondendo unio das camadas cruzadas. Os atributos podem ser de todos ou apenas de um plano cruzado. - Diferena - a partir do cruzamento de duas ou mais camadas, gerado um novo plano com rea de abrangncia correspondendo diferena entre as camadas cruzadas. Os atributos podem ser de todos ou apenas de um plano cruzado.

Interseo conservam-se os atributos das duas camadas sobrepostas e a interseo da rea das duas camadas. Unio conservam-se os atributos das duas camadas sobrepostas e a unio da rea das duas camadas.
Figura 16: Cruzamento de planos de informao.

67

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

5.7 Criao de reas de proximidade Esta funo gera polgonos buffer no entorno de elementos a partir de uma distncia definida pelo usurio ou de um atributo de distncia vinculado aos elementos (Caderno de exerccios - Mdulo VII: Cruzamento de Temas e Criao de Buffers). Na primeira opo, ou seja, quando um valor nico de distncia especificado, sero criados um ou mais polgonos com a distncia igual no entorno dos elementos (ponto ou linha) ou do seu permetro (polgono). Na segunda opo, o atributo vinculado aos elementos estabelece a distncia para gerao dos polgonos; neste caso, o buffer a ser construdo no entorno de cada elemento variar segundo este valor (Figura 17). No caso de polgonos, tambm pode haver a opo de construo do buffer no entorno externo ou interno.

Figura 17: Opes na construo de buffers.

5.8 Agregao de dados Esta funo gera uma nova camada a partir da agregao espacial de elementos com base em um atributo comum. Assim, a partir de uma camada com elementos com menor agregao espacial, uma nova camada pode ser gerada com elementos apresentando maior agregao, por exemplo: municpios podem ser agregados em microrregies. Da mesma forma, os atributos podem ser tratados, ou seja, uma nova tabela pode ser construda a partir da agregao de registros com base em um atributo comum. A agregao dos registros pode ocorrer a partir de medidas estatsticas como mdia, moda, varincia, desvio-padro e soma (Figura 18).

68

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Figura 18: Agregao de municpios gerando uma nova camada a partir do campo regies de governo.

5.9 Tabela de Pontos Uma tabela de pontos, denominada tambm como tabela de eventos, contm as coordenadas de eventos, que podem ser mapeados e representados graficamente atravs de pontos. As coordenadas podem ser obtidas atravs de um sistema de posicionamento por satlite, como o GPS. Caderno de exerccios - Mdulo X: Tabela de Pontos) 5.10 Geocodificao por endereo Esta operao consiste no mapeamento de eventos atravs da atribuio de coordenadas aos seus endereos, possibilitando que cada evento seja representado na tela por um ponto. Para executar esta operao, so necessrias uma base de ruas e uma lista de endereos. A base de ruas deve ser constituda pelos eixos de logradouros segmentados por quadras trechados. Como atributos, cada trecho deve possuir o nome do logradouro, a numerao inicial e final, par e mpar. A lista de eventos deve estar em uma tabela endereo formada pelo nome e complemento em campos separados. Para o ideal funcionamento desta operao, necessrio que o nome do logradouro que conste na base de ruas seja idntico ao relacionado na tabela, caso contrrio, o endereo no ser encontrado automaticamente, sendo necessria interveno do usurio para localizao do endereo. Sugere-se que no sejam utilizados acentos e cedilha nos endereos, j que a chance de erro aumenta. (Caderno de exerccios - Mdulo IX: Geocodificao por endereo)

69

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

6- MODELOS NUMRICOS DE TERRENOS Os modelos numricos de terrenos (MNT), tambm denominados modelos digitais de terreno (MDT), representam a distribuio espacial da magnitude (grandeza) de um fenmeno atravs de uma representao matemtica computacional gerada a partir da interpolao, ou seja, processo de medida para determinao de valores mdios com base em valores fixos existentes (Felgueiras, 2005). A primeira etapa para a gerao de MNT corresponde ao levantamento dos valores da magnitude, que podem estar representados por curvas de isovalores (isolinhas) ou pontos tridimensionais, compostos pelas coordenadas (x,y) e pelo valor da magnitude (z), que correspondem a pontos de coleta dos dados. A etapa seguinte corresponde modelagem propriamente dita e consiste na interpolao dos valores de magnitude, resultando em uma grade regular ou triangular, dependendo do interpolador utilizado (Figura 19). A primeira grade corresponde a uma matriz (raster) com espaamento fixo, onde cada ponto da grade apresenta um valor estimado a partir da interpolao das amostras. A grade triangular formada a partir da conexo entre as amostras utilizando, em geral, a triangulao de Delaunay, representada por uma estrutura vetorial do tipo arco-n.

Figura 19: Modelo Numrico de Terreno: (A) grade regular e (B) grade triangular.

Os MNT podem ser aplicados para representar espacialmente dados hidrometeorolgicos, geofsicos, geoqumicos, altimtricos, etc. Estes ltimos so denominados de modelos digitais de elevao (MDE) e com eles possvel: calcular o volume e a rea da superfcie; traar perfil e seo transversal do terreno; gerar curva de nvel; elaborar mapas de declividade, orientao de vertentes, sombreamento e visibilidade; e visualizar em perspectiva tridimensional. 70

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

7- LEVANTAMENTO DE DADOS GEOGRFICOS O levantamento de dados geogrficos ser aqui apresentado de acordo com a natureza dos dados e est dividido em planialtimtrico, ambiental e populacional. Os levantamentos planialtimtricos determinam a posio do objeto em relao localizao (x,y) e altura ou altitude (z). Os mtodos de levantamento podem ser divididos nos seguintes grupos (adaptado Rodrigues, 1990): Topogrficos - so baseados na medio de distncias e ngulos e na aplicao de relaes trigonomtricas, atravs de equipamentos analgicos e, mais recentemente, por estaes totais. So utilizados em levantamentos com extenso de at 30 km, onde a curvatura da Terra no necessita ser considerada. Geodsicos - so similares aos topogrficos, porm, destinados a levantamentos de maiores extenses, onde a curvatura da Terra deve ser considerada. A determinao da localizao planimtrica dos pontos pode ser feita por triangulao, poligonao ou trilaterao, e a altitude atravs de nivelamento geodsico. Aerofotogramtricos - utilizam fotografias areas para determinao da posio dos objetos. Estes no prescindem dos dados levantados pelos mtodos anteriores, pois necessrio ter pontos de controle com coordenadas conhecidas para a transformao dos pontos das fotos em valores das coordenadas. Posicionamento por satlites - fundamentam-se na utilizao de rastreadores geodsicos que recebem ondas eletromagnticas emitidas de posies conhecidas, permitindo a determinao da posio do objeto na superfcie terrestre. So exemplos deste levantamento aqueles realizados com o auxlio de sistema de posicionamento por satlites artificiais, como o GPS e o GLONASS. Sistemas de varredura - baseiam-se na emisso de um pulso de energia em direo superfcie terrestre a partir de um sensor a bordo de uma aeronave. Ao atingir a superfcie, parte do sinal emitido refletida na direo do sensor, que mede a intensidade do sinal de retorno e o tempo decorrido entre a emisso e a captao. Um destes sistemas denominado como LIDAR - Light Detection And Ranging - e consiste na utilizao de um pulso de laser disparado na direo da superfcie. De forma semelhante funciona a interferometria por radar, que consiste na interao de pulsos refletidos pelo terreno e recebidos por antenas instaladas no sensor e operando conjuntamente na plataforma de vo. O sinal refletido pelo terreno chega em tempos diferentes nas duas antenas; conhecendo-se esta diferena, dados sobre a altura do terreno so obtidos. A misso espacial liderada pela NASA, em fevereiro de 2000, conhecida como Shuttle Radar Topographic Mission (SRTM), coletou dados altimtricos de mais de 80% da superfcie terrestre utilizando um radar a bordo do nibus espacial Endeavour, fazendo uso da tcnica de interferometria. Os dados adquiridos possuem resoluo espacial de 30m, no entanto, so distribudos com resoluo de 90m. Dados do territrio brasileiro podem ser adquiridos gratuitamente no stio da EMBRAPA (http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/download/index.htm). Os levantamentos de dados ambientais coletam a distribuio espacial de eventos da superfcie terrestre de forma contnua e qualitativa, como os mapas de pedologia e a aptido agrcola, ou de forma pontual e quantitativa, como os dados pluviomtricos.

71

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Nos levantamentos ambientais contnuos, os dados podem ser coletados diretamente em campo ou remotamente. Neste ltimo caso, a coleta feita por sensores que registram a energia emitida ou refletida pelo alvo de forma contnua na superfcie, gerando imagens e possibilitando a coleta de dados de reas extensas e de difcil acesso. Os dados coletados, quando interpretados visualmente ou processados digitalmente, fornecem as feies espaciais e os atributos qualitativos. Devido possibilidade de coleta temporal constante, possvel fazer o monitoramento de fenmenos espaciais, como, por exemplo, o monitoramento do uso e cobertura do solo. Estes levantamentos podem dar origem a outras informaes ambientais, como: pedologia, geologia, etc. Os levantamentos ambientais pontuais baseiam-se na coleta de dados a partir de estaes localizadas em campo ou na coleta direta em campo, e visam medir a magnitude do fenmeno. A possibilidade dos dados serem enviados por estaes telemtricas reduz a quantidade de visitas a campo. Nestes levantamentos, podem ser obtidas sries histricas de dados, permitindo o monitoramento do fenmeno estudado. As estaes hidrometeorolgicas so exemplos deste tipo de levantamento. Os levantamentos populacionais coletam dados sobre a freqncia de ocorrncias (contagem) e os atributos dos indivduos que compem a populao. Estes levantamentos podem ser feitos por amostragem, nos quais parte representativa da populao levantada, ou por censo, onde todo universo levantado. Os mtodos de levantamento podem ser por observao ou por entrevistas. As pesquisas domiciliares demogrficas e socioeconmicas so exemplos dos mtodos baseados em entrevistas, onde os atributos so obtidos atravs da aplicao de questionrios.

72

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

BIBLIOGRAFIA
ARONOFF, S. Geographic Information Systems: A Management Perspective. WDL Publications. 1995. BARBOSA, C. C.F. lgebra de mapas e suas aplicaes em sensoriamento remoto e geoprocessamento. de Mestrado. So Jos dos Campos, SP, 1997. Dissertao (Mestrado em Sensoriamento Remoto). INPE. BURROUGH, P.A.; MCDONNELL, R.A. Principles of Geographical Information Systems. Oxford University Press. 1998 CMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M.V. Introduo Cincia da Geoinformao. Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/livros.html. Acesso em: maro de 2005. ESRI. What is Arc GIS? Disponvel em: http://www.esri.com. Acesso em: maro/2004. FELGUEIRAS, C.A. Modelagem Numrica de Terreno. In: Introduo Cincia da Geoinformao. Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/livros.html. Acesso em: maro de 2005. INPE. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. SPRING verso 4.1. So Paulo: INPE, 2004. Disponvel em http://www.inpe.br. RIPSA. Conceitos Bsicos de Sistemas de Informao Geogrfica e Cartografia aplicados Sade. Org: Carvalho, M.S; Pina, M.F; Santos, S.M. Braslia: Organizao Panamericana da Sade, Ministrio da Sade, 2000. RODRIGUES, M. Introduo ao Geoprocessamento. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE GEOPROCESSAMENTO, 1990, So Paulo. Anais. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1990, 1-26p. UNBC GIS LAB. Introduction to Geographic Information System. Lecture 3b. Canada: University of Northern British Columbia. Disponvel em: http://www.gis.unbc.ca/courses/geog300/lectures/lect6/index.php. Acesso em: agosto/2005. XAVIER-DA-SILVA, J. et al. Geoprocessamento e SGIs. In: CURSO DE ESPECIALIZAO EM GEOPROCESSAMENTO, unidades didticas 12 a 19, volume 1. Rio de Janeiro: LAGEOP /UFRJ, 2002. 2 CDROM.

73

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

STIOS DE GEOPROCESSAMENTO
por Marcus Vincius Alves de Carvalho >>AQUISIO DE DADOS VETORIAIS<< PortalGeo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Apresenta SIGWeb que possibilita o download gratuito de dados geogrficos da Cidade do Rio de Janeiro no formato ESRI Shapefile - .shp, softwares, etc. http://portalgeo.rio.rj.gov.br/ HidroWeb da Agncia Nacional de guas (ANA) Possibilita o download de arquivos no formato ESRI Shapefile - .shp sobre as bacias hidrogrficas brasileiras. http://hidroweb.ana.gov.br/ Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) do IBAMA Possibilita o download de variados dados ambientais no formato ESRI Shapefile .shp. http://siscom.ibama.gov.br/shapes/ Download Geocincias do IBGE Vasto acervo de informaes georreferenciadas para download. Os dados esto no formato ESRI Shapefile - shp, DWG, raster, PDF, entre outros. Disponibiliza tambm, softwares gratuitos para visualizao dos dados. ftp://geoftp.ibge.gov.br/ Mapas Interativos do IBGE Alm de apresentar os diferentes temas geogrficos, possibilita o download dos mesmos (no todos) no formato ESRI Shapefile - .shp. http://mapas.ibge.gov.br/ Mapas SOS Mata Atlntica SIG Web com diversas informaes sobre o Bioma Mata Atlntica. Possibilita o download de arquivos no formato ESRI Shapefile - shp, mediante o aceite da solicitao. http://mapas.sosma.gov.br/ DataDownloads do Ministrio do Meio Ambiente (MMA) Seo de Downloads do MMA. Possibilita o download de variados arquivos no formato ESRI Shapefile - shp. 74

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

http://mapas.mma.gov.br/i3geo/datadownload.htm GeoSNIC - Ministrio das Cidades Sistema Nacional de Informaes das Cidades. SIG Web que possibilita o download de arquivos no formato ESRI Shapefile - shp e em forma de tabelas. Dispe de um vasto acervo de informaes sobre os municpios brasileiros. http://www2.cidades.gov.br/geosnic Comunidade Virtual SPRING Possui atendimento on-line, material de apoio, tutoriais, acervo de dados vetoriais, fruns e enquetes. http://www.comunidadespring.com.br/ GEO Portal da EMBRAPA Solos (CNPS) Apresenta um bom acervo. Permite o download dos dados no formato ESRI Shapefile (.shp) e PDF. Dispe de SIG Web para visualizao dos dados. http://mapoteca.cnps.embrapa.br/ >>AQUISIO DE DADOS MATRICIAIS (IMAGENS)<< Catlogo de Imagens do INPE Download de imagens dos satlites CBERS 2 e 2B, LANDSAT 1 a 7. Para tanto, basta o cadastramento gratuito no stio. http://www.obt.inpe.br/catalogo/ Global LandCover Facility Possui um vasto acervo de imagens LANDSAT, MDE do SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), etc. http://glcfapp.umiacs.umd.edu/ GeoCover da NASA Download gratuito de mosaicos de imagens do satlite LANDSAT no formato MrSID (.sid). MrSID uma tecnologia de imagem que permite reduo do tamanho de arquivos. https://zulu.ssc.nasa.gov/mrsid/ Brasil em Relevo da EMBRAPA Monitoramento por Satlite (CNPM) Disponibiliza gratuitamente o Modelo Digital de Elevao (MDE) do SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) j tratado e dividido segundo a articulao do mapeamento sistemtica do IBGE na escala 1/250.000 http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/download/index.htm >>AQUISIO DE INFORMAES<< Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Portal oficial do INPE. O INPE um rgo do Governo Federal vinculado ao Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT). Caracteriza-se como referncia a nvel nacional e internacional na rea de pesquisas espaciais. http://www.inpe.br/

75

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

SIDRA (Sistema IBGE de Recuperao Automtica) Banco de Dados Agregados. Dispe de um rico acervo de informaes sobre a realidade do pas. Faz uso de informaes do Censo Populacional, Levantamento Sistemtico da Produo Agrcola, Contagem da Populao, PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, entre outras. Permite a realizao de consultas simples e avanadas. Possibilita ainda a apresentao dos dados consultados sobre a forma de tabelas e mapas temticos. http://www.sidra.ibge.gov.br/ Geoprocessamento UFF Pgina elaborada pela Profa. Dra. Cristiane Nunes Francisco, do Departamento de Anlise Geoambiental da UFF. O stio apresenta estudos dirigidos, treinamento prtico em TerraView, indicaes bibliogrficas e Web sobre geotecnologias, material didtico, entre outros. http://www.professores.uff.br/cristiane Armazm de Dados da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) Rene um vasto acervo de informaes sobre a Cidade do Rio de Janeiro, permitindo o download das mesmas, sobre a forma de PDFs, tabelas, imagens, etc. http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/ Programa CBERS (Satlite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) Consrcio do governo brasileiro com o governo chins para a criao de satlites para o monitoramento e estudo dos recursos naturais. http://www.cbers.inpe.br/ i3Geo do Ministrio do Meio Ambiente (MMA) SIG Web que apresenta um vasto acervo de informaes fsico-ambientais. http://mapas.mma.gov.br/i3geo Informaes sobre o Satlite LANDSAT (em portugus) http://www.dgi.inpe.br/html/landsat.htm CD Brasil Visto do Espao EMBRAPA/CNPM Apresenta mosaicos de imagens dos satlites LANDSAT 5 e 7 que cobrem todo o Brasil. As imagens esto no formato JPEG. http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br Monitoramento de Focos de Queimadas - Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos (CPTEC) do INPE http://www.cptec.inpe.br/queimadas/ MMA Geoprocessamento Seo de Geoprocessamento do Ministrio do Meio Ambiente. Indica fontes de dados, softwares gratuitos, entre outros. http://mapas.mma.gov.br/ Satlites - EMBRAPA Monitoramento por Satlite (CNPM) Apresenta diversas informaes sobre vrios satlites, seus respectivos sensores e produtos por eles gerados. http://www.sat.cnpm.embrapa.br/ 76

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

Atlas do Amazonas - Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA) SIG Web com diversas informaes sobre o estado do Amazonas e da Floresta Amaznica compreendida nesta rea. http://siglab.inpa.gov.br/atlasamazonas IBGE Cidades@ Informaes sobre os municpios brasileiros. Permite a exportao das informaes consultadas. http://www.ibge.gov.br/cidadesat/ IBGE Pases@ Informaes sobre os pases. http://www.ibge.gov.br/paisesat Google Maps Stio que possibilita a localizao (visual e/ou pelo endereo) de pontos de interesse no globo terrestre. Utiliza imagens de sensores orbitais e suborbitais e arquivos vetoriais. http://maps.google.com.br/ Google Earth Software (do tipo globo virtual) que permite voar para qualquer lugar na Terra e observar imagens orbitais de sensoriamento remoto (orbital e suborbital), modelos digitais de elevao, edificaes em 3D e at mesmo explorar galxias. Permite: pesquisar endereos, localizar servios e empresas, traar rotas, criar e compartilhar mapas personalizados. O Google Earth est disponvel em duas verses, uma gratuita e a outra paga (Professional possui mais recursos). http://earth.google.com.br/ Secretaria de Urbanismo e Controle Urbano da Prefeitura Municipal de NiteriRJ Apresenta SIGWeb sobre a organizao urbana do municpio. http://www.urbanismo.niteroi.rj.gov.br/ Geo.NET Portal sobre geotecnologias. Disponibiliza material para download (manuais, tutoriais, softwares gratuitos, etc.), possui fruns, enquetes, etc. http://www.geoprocessamento.net/ Geoprocessamento Teoria e Aplicaes - INPE Srie de livros editada pelos pesquisadores do INPE, Gilberto Cmara, Antnio Miguel Monteiro, e Clodoveu Davis. Os livros esto no formato PDF. http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/ MundoGeo Portal de geotecnologias que dispe de fruns, enquetes, newsletter, debates, etc. Apresenta uma boa variedade de notcias referentes rea de geotecnologias. http://www.mundogeo.com.br/

77

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

>>SOFTWARES GRATUITOS DE GEOPROCESSAMENTO<< GEOLIVRE O portal das geotecnologias livres http://www.geolivre.org.br/ SPRING Sistema de Processamento de Informaes Georreferenciadas SIG desenvolvido pela Diviso de Processamento de Imagens (DPI) do INPE. http://www.dpi.inpe.br/spring/ TerraView Aplicativo geogrfico desenvolvido pela Diviso de Processamento de Imagens (DPI) do INPE a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib. http://www.dpi.inpe.br/terraview/ JUMP (JAVA Unified Mapping Platform) http://www.jump-project.org/ TerraSIG Aplicativo geogrfico elaborado a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib. http://www.cidades.gov.br/ EduSPRING 5.0 - SPRING para a Educao (Projeto GEOIDEA: Geotecnologia como instrumento da Incluso Digital e Educao Ambiental - UFF) Customizao do software SPRING a fim de servir de apoio no processo de ensino-aprendizagem nas aulas do ensino bsico. http://www.uff.br/geoden/ TerraView Poltica Social Aplicativo geogrfico desenvolvido pela Diviso de Processamento de Imagens (DPI) do INPE a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib. http://www.centrodametropole.org.br/t_transf_terraview.html MapServer MapSercer um ambiente de desenvolvimento de Cdigo Aberto para construo de aplicativos espaciais na Internet. Destaca-se na apresentao de dados espaciais (mapas, imagens e dados vetoriais) na web. http://mapserver.gis.umn.edu/ QUANTUM GIS (qGIS) http://qgis.institutoecos.org.br/ GRASS GIS http://grass.itc.it/ gvSIG gvSIG uma boa ferramenta para o gerenciamento de informaes geogrficas. Sua aparncia lembra o ArcView GIS 3.x. O software est disponvel no idioma espanhol. http://www.gvsig.gva.es/

78

SIG APLICADO AO ORDENAMENTO TERRITORIAL MUNICIPAL Programa Nacional de Capacitao das Cidades - MCidades /UFF

>>PROJETOS EDUCACIONAIS QUE UTILIZAM GEOPROCESSAMENTO<< Projeto de Pesquisa e Extenso GEODEN: Geotecnologias Digitais no Ensino UFF Projeto coordenado pela Profa. Dra. Angelica Carvalho Di Maio do Departamento de Anlise Geoambiental da UFF. http://www.uff.br/geoden/ Projeto Educa SeRe III do INPE - elaborao de Carta Imagem para o Ensino de Sensoriamento Remoto Projeto do INPE que trabalha a insero do Sensoriamento Remoto nas aulas do ensino bsico. http://www.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/educasere/

79

You might also like