You are on page 1of 19

Factores neuromusculares:

- Potencial de Aco - Grupo Motor

- Fuso Neuromuscular (FNM)


- rgo Tendinoso de Golgi (OTG) - Reflexo Miottico,

- Reflexo Miottico Inverso.

Potencial de aco
Os axnios das clulas nervosas estendem-se do encfalo e da espinal medula para as fibras do msculo esqueltico. O SN controla as contraces dos msculos esquelticos atravs de sinais elctricos, chamados potenciais de aco. Os potenciais de aco so transmitidos ao longo dos neurnios at s fibras musculares.
Seeley, Stephens & Tate (2007)

Potencial de aco
O potencial de membrana em repouso resulta de uma diferena de carga atravs da membrana celular; o potencial de aco, que a reverso desta carga, estimula a resposta das clulas musculares.

O SN controla as contraces musculares enviando potenciais de aco ao longo dos axnios


para as clulas musculares, estimulando a potenciais de aco. O potencial de aco ocorre de acordo com o princpio do tudo ou nada
Seeley, Stephens & Tate (2007)

- Modelo mecnico do msculo


Relao fora-comprimento descreve a variao da quantidade de fora que produzida
por um msculo / fibra muscular em funo do seu estado de comprimento.
Correia (1999)

- Modelo mecnico do msculo


Relao fora-velocidade a fora desenvolvida pelo msculo diminui com o aumento da
velocidade de encurtamento.
Correia (1999)

Clulas satlite
Para alm das fibras musculares, o msculo esqueltico apresenta tambm clulas satlite Estas clulas so consideradas como clulas potencialmente capazes de se diferenciarem em micitos O contedo muscular em clulas satlite entendido como uma fonte de reserva para a

capacidade de regenerao ou para o aumento do volume do msculo


Correia (1999)

Grupo Motor
Uma unidade motora corresponde ao conjunto de um motoneurnio e todas as fibras musculares que enerva. a unidade funcional atravs da qual o SN promove uma contraco muscular. O conjunto de unidades motoras de um msculo designa-se por grupo motor.

Correia (1999)

Grupo Motor
Existem 2 tipos de unidades motoras: unidades motoras tnicas e fsicas. As UM tnicas so constitudas por motoneurnios de menores dimenses, com limiares mais baixos, que excitam as fibras musculares lentas do tipo I. As UM fsicas apresentam motoneurnios de grandes dimenses, com limiar mais elevados, e so constitudas por fibras musculares rpidas tipo II.
Correia (1999)

Grupo Motor
O aumento de unidades motoras solicitadas aumenta a intensidade da contraco Princpio do tamanho o recrutamento dos motoneurnios de um grupo motor faz-se segundo o princpio do tamanho (princpio de Henneman).

Correia (1999)

Fuso Neuromuscular (FNM)


Constitudo por fibras musculares especializadas, localiza-se no interior do msculo, paralelamente s fibras musculares, sendo sensvel ao alongamento do msculo. Quando o msculo alongado, o FNM estimulado e informa a medula atravs de dois tipos de fibras sensitivas: as fibras Ia e II. Estas fibras so as nicas fibras que terminam monossinapticamente nos Motoneurnios , sobre os quais tm aco excitatria.

Fuso Neuromuscular

rgo Tendinoso de Golgi

Fuso Neuromuscular (FNM)


Fibras Ia mais espessas, com grande velocidade de conduo, informam sobre o grau de estiramento do msculo
informao de carcter esttico e sobre a velocidade a que esse estiramento se realiza informao de carcter dinmico. Fibras II apresentam dimetro inferior s fibras Ia e respondem ao estiramento lentamente, mas de forma duradoira. Informam apenas sobre o grau de estiramento, ou seja, sobre a posio do msculo. Desta forma, o FNM d informao ao SNC sobre o grau e a velocidade do estiramento muscular, estando na base de um reflexo fundamental na regulao da actividade motora o Reflexo Miottico.

Reflexo Miottico
Tendncia reflexa para a contraco de um msculo aps ter sofrido um estiramento. Sendo um reflexo monossinptico, permite que uma resposta rpida do msculo, evitando estiramentos no desejados e representando uma tendncia para manter o comprimento de repouso do msculo.

Reflexo Miottico e o treino de flexibilidade


O treino de flexibilidade pressupe o amplo alongamento do msculo, mas o alongamento desencadeia por via

reflexa tendncia para a contraco que por seu lado um factor limitativo do alongamento do msculo.

por isso fundamental considerar o reflexo miottico nas suas diferentes nuances, no sentido de melhor controlar a sua influncia negativa no alongamento. Para isso, torna-se fundamental distinguir dois tipos de reflexo miottico: reflexo miottico dinmico e reflexo miottico esttico.

Reflexo Miottico e o treino de flexibilidade

Reflexo Miottico Dinmico produzido por um alongamento dinmico potente do msculo. Quando o msculo
subitamente estirado, um forte sinal imediatamente transmitido medula pelas fibras Ia.

Reflexo Miottico Esttico Embora o reflexo de estiramento dinmico termine uma fraco de segundo aps o
msculo ter sido estirado, um reflexo de estiramento esttico mais fraco continua por um perodo de tempo mais
dilatado. Esse reflexo est relacionado com a informao fornecida pelas fibras II e continua a determinar contraco muscular durante o perodo em que o msculo mantido com comprimento excessivo.

Reflexo Miottico e o treino de flexibilidade


Esta duplicidade de comportamento do reflexo miottico deve ser entendida, porque depende do tipo de alongamento que se induz no msculo. Se a mobilizao segmentar for rpida e intensa, vai desencadear o reflexo miottico dinmico, traduzido por uma contraco rpida e potente. Se a mobilizao for efectuada lentamente, o

reflexo miottico desencadeia-se de uma forma mais progressiva e com um carcter tnico.

rgo Tendinoso de Golgi


um pequeno corpsculo que se localiza no tendo, perto da terminao das fibras musculares. Estes receptores funcionam como pequenos dinammetros e, para alm de uma possvel funo protectora, so detectores muito sensveis da tenso desenvolvida em pores localizadas do msculo.

Esto ligados medula por fibras sensitivas semelhantes s fibras Ia do FNM, as fibras Ib. Na medula,
no apresentam terminaes monossinpticas sobre os motoneurnios alfa.

Fuso Neuromuscular

rgo Tendinoso de Golgi

Reflexo Miottico Inverso


O OTG estimulado pelo estiramento do tendo, que fundamentalmente consequncia de contraces musculares potentes. D origem a um reflexo cuja resposta oposta ao reflexo miottico e, por isso mesmo, se designa por reflexo miottico inverso; sempre que o msculo fortemente contrado, este reflexo leva a uma tendncia para o seu relaxamento, o que funciona como um mecanismo protector para o aparelho locomotor em geral e para o

aparelho msculo-tendinoso em particular.

Para alm da sua funo protectora, o rgo tendinoso de Golgi um detector muito sensvel da tenso desenvolvida em pores localizadas do msculo, originando um sistema de feedback contnuo que regula a tenso

muscular, tal como o fuso neuromuscular regula o comprimento do msculo.

You might also like