You are on page 1of 3

UNIESP

Fichamento

Cincia Poltica
Prof Daniela Cristina de Oliveira

Livro: Elementos de Teoria Geral do Estado


Teoria Geral do Estado: Noo, Objeto e Mtodo

Joo Marcos Arrabal 1 Semestre - Direito Manh

So Paulo, 24 de agosto de 2007


Obra:

Dallari, Dalmo de Abreu Elementos de Teoria Geral do Estado


So Paulo, Editora Saraiva, 2007 Pgs. 1 a 8

Introduo - Teoria Geral do Estado: Noo, Objeto e Mtodo Fichamento:


Atualmente, para o preparo do profissional do Direito, muito importante conhecer bem as instituies e os problemas da sociedade contempornea, para uma correta compreenso do papel que representam, e as tcnicas para trabalhar com estas mesmas instituies. Conhecendo como esto organizadas; os mtodos para soluo dos problemas sociais, apesar de que este estudo escapa um pouco do mbito das matrias jurdicas. Estes so os objetos da Teoria Geral do Estado, que aprecia os aspectos jurdicos e no-jurdicos, estudando o Estado em sua totalidade. Pode-se dizer que esta uma disciplina de sntese, que sistematiza os conhecimentos jurdicos com o de outras reas, buscando seu aperfeioamento. Esta uma disciplina nova, surgida nos fins do sculo XIX. A partir de Maquiavel ocorreu uma revoluo nos estudos polticos, com o abandono dos fundamentos teolgicos, conjugando fatos de pocas diversas, chegando a generalizaes universais, criando assim a possibilidade de uma cincia poltica. No final do sculo XIX, ocorreu a criao da Teoria Geral do Estado, atravs de Georg Jellinek. Aps, foram intensificados os estudos sobre o Estado, notando-se, porm, que no ocorreu a uniformizao quanto ao nome da disciplina. No Brasil, os estudos relativos ao Estado foram primeiramente includos como parte inicial da disciplina Direito Pblico e Constitucional. Por deciso do governo federal, a partir de dezembro de 1994 o ensino da Teoria Geral do Estado continuou a ser obrigatrio, mas, o ato governamental menciona, entre as disciplinas fundamentais do curso jurdico, "Cincia Poltica (com Teoria do Estado)". O que a realidade mostra que, cada vez mais, no h possibilidade de desenvolver qualquer estudo ou pesquisa de Cincia Poltica sem considerar o Estado. Basta isso para se perceber que para a formao do jurista contemporneo o estudo da Teoria do Estado indispensvel. O Estado universalmente reconhecido como pessoa jurdica, que expressa sua vontade
2

atravs de determinadas pessoas ou determinados rgos. O poder do Estado , portanto, poder jurdico, sem perder seu carter poltico. Pode-se dizer que o objeto da Teoria Geral do Estado o estudo do Estado sob todos os aspectos. O que importante observar, porm, que o Estado, podendo ser abordado de diferentes perspectivas, apresenta-se como um objeto diverso, segundo o ponto de vista do observador. A Teoria Geral do Estado sempre o considera na totalidade de seus aspectos, apreciando-o como um conjunto de fatos integrados numa ordem e ligados a fundamentos e fins, em permanente movimento. Conforme o ngulo que esteja sendo enfocado haver um mtodo mais adequado, utilizando-se da induo, da deduo, e do mtodo analgico para estudos comparativos. Mas, os resultados obtidos devero ser integrados numa sntese, havendo, portanto, uma associao permanente de mtodos, assim como os prprios fenmenos esto sujeitos a uma interao causal, uma vez que a vida social est sempre submetida a um processo dialtico, o que faz da realidade social uma permanente criao.

Apreciao:
Em sua introduo ao livro Elementos de Teoria Geral do Estado, o autor procura demonstrar a importncia do estudo do Estado e de suas instituies para os profissionais da rea jurdica. Segundo ele, deve-se conhecer bem o funcionamento do Estado, para se encontrar solues adequadas para os problemas sociais. O Estado compe-se de um conjunto de elementos em diversas reas, interligados em constante movimento. Assim, este estudo deve ser feito atravs de uma anlise, considerando-se as diversas disciplinas alm da rea jurdica, para se obter uma sntese geral que possibilite uma melhor compreenso de seu funcionamento. Esta uma disciplina nova, surgida no final do sculo XIX e pelas diretrizes do Ministrio da Educao, tanto a Cincia Poltica quanto a Teoria Geral do Estado so indispensveis para os cursos de Direito, apesar de fugir um pouco do campo das matrias jurdicas.

You might also like