You are on page 1of 30

CIRCULAR N.

128 AGOSTO/2003

ISSN 0100-3356

SUGESTO DE ADUBAO E CALAGEM PARA CULTURAS DE INTERESSE ECONMICO NO ESTADO DO PARAN

Coordenao: Edson Lima de Oliveira

INSTITUTO AGRONMICO DO PARAN - LONDRINA - PR

INSTITUTO AGRONMICO DO PARAN


VINCULADO A SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO Rodovia Celso Garcia Cid, km 375 - Fone: (43) 3376-2000 - Fax: (43) 3376-2101 Caixa Postal 481 - 86001-970 - LONDRINA-PARAN-BRASIL

Visite o site do IAPAR: http://www.iapar.br

PRODUO Coordenao Grfica: Mrcio Rosa de Oliveira Arte-final: Slvio Czar Boralli / Capa: Tadeu K. Sakiyama Impresso na rea de Reprodues Grficas Todos os direitos reservados ao Instituto Agronmico do Paran. proibida a reproduo total ou parcial desta obra sem autorizao prvia do IAPAR.

S947

Sugesto de adubao e calagem para culturas de interesse econmico no Estado do Paran / coordenao Edson Lima de Oliveira. - Londrina: IAPAR, 2003. 30 p. (IAPAR. Circular, n 128) Inclui bibliografia. ISSN 0100-3356 I. Adubao Paran. 2. Calagem dos solos Paran.

3. Agricultura - Paran. I. Oliveira, Edson Lima de. II. Instituto Agronmico do Paran. III. Srie. CDU 631.8(816.2) 633(816.2)

SUMRIO Pg.
INTRODUO.. ALGODO.. ARROZ DE SEQUEIRO ARROZ IRRIGADO CAF
CALAGEM E ADUBAO DO SUBSTRATO PARA PREPARO DE MUDAS CALAGEM E ADUBAO DE PLANTIO COVA/SULCO ADUBAO DE FORMAO CALAGEM E ADUBAO PARA CAFEEIRO EM PRODUO AVALIAO COM MICRONUTRIENTES

05 06 08 09 11
11 11 13 14 16

FEIJO FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO (MA, PSSEGO E AMEIXA) MANDIOCA MILHO MORANGO (CULTIVAR DOVER) PASTAGENS TRIGO REFERNCIAS ..

17 19 21 22 24 25 27 29

INTRODUO
O emprego de fertilizantes e corretivos para a produo agrcola uma tomada de deciso complexa no processo produtivo, devido no s a interao entre o ambiente e.a cultura em explorao, mas por se tratar de um dos componentes mais elevados dos custos variveis. A recomendao de fertilizantes e corretivos atravs da anlise de solos baseia-se fundamentalmente no conhecimento da relao existente entre a disponibilidade de um determinado nutriente no solo, medida por extrator qumico, e a resposta da planta aplicao deste nutriente. A partir deste conhecimento possvel estabelecer classes de teores do nutriente no solo para as quais se determina quantidade do nutriente a ser, aplicada para uma determinada cultura, visando a obteno da mxima eficincia econmica da atividade. Este trabalho contm sugestes bsicas para recomendao de fertilizantes e calagem para as principais espcies de interesse econmico cultivadas no estado do Paran. Ele resultado de uma condensao e atualizao de informaes esparsas publicadas pelo IAPAR em boletins, circulares tcnicas ou informes de pesquisa relacionados culturas especficas ou divulgadas atravs de artigos cientficos. Salientamos, no entanto, que estas informaes devem nortear a recomendao de adubao, mas no devem ser utilizadas isoladamente. A deciso final sobre a utilizao de fertilizantes e corretivos para uma cultura deve, tambm, levar em considerao informaes complementares sobre as condies gerais de uso da rea em estudo, prestadas pelos produtores aos agentes da assistncia, para que os benefcios de uma recomendao criteriosa de fertilizantes e corretivos possam ser otimizados

05

ALGODO
Antonio Costa Calagem: Aplicar calcrio quando a saturao por bases, indicada pela anlise do solo, for inferior a 60%, usando o ndice de 70% para clculo da quantidade de corretivo a ser aplicada. Reavaliar a necessidade de calagem a cada trs anos. Nitrognio: a adubao nitrogenada deve ser parcelada, aplicando-se parte da dose na semeadura, at 20 kg ha-1, e o restante em cobertura. O parcelamento poder ser realizado em uma nica cobertura na fase de desenvolvimento da cultura correspondendo aos estdios B1 (quando o primeiro boto floral se torna visvel) e B3 (boto floral do terceiro ramo frutfero se torna visvel), aplicando-se de 20 a 60 kg ha-1 de N. Em solos cultivados sucessivamente e adubados freqentemente com fsforo e potssio, bem como em rotaes e sucesses de culturas que incluam gramneas como milho, trigo e aveia preta, deve-se usar a dose mais alta de nitrognio. O nitrognio pode ser aplicado em menores quantidades quando o algodoeiro for cultivado em rotao e sucesso de culturas com leguminosas. Complementarmente, o nitrognio pode ser aplicado em pulverizaes foliares, em concentraes de uria que no ultrapassem a 5%, juntamente com as aplicaes para controle de pragas.

06

A recomendao de potssio acima dever ser aplicada por ocasio da semeadura. Nos solos de textura arenosa recomenda-se, para as classes baixa e mdia de teores de potssio no solo, aplicao de 20 a 40 kgha-1 de K2O em cobertura no solo, na fase de desenvolvimento da cultura correspondendo aos estdios B1 e B3, juntamente com o nitrognio. Enxofre: em solos arenosos ou pobres em matria orgnica e em solos freqentemente adubados com frmulas de fertilizantes concentradas, recomend-se a aplicao de 20 a 40 kg ha-1 de S. A aplicao poder ser efetuada no sulco de plantio ou em cobertura de solo, juntamente com a aplicao do nitrognio. Boro: em solos arenosos corrigidos com uso constante de fertilizantes formulados ou com baixos teores de matria orgnica pode-se aplicar 1,0 a l,5kg ha-1 de B, por ocasio do plantio.

07

ARROZ DE SEQUEIRO
Antonio Costa Calagem: Aplicar calcrio para elevar a porcentagem de saturao por bases a 50%. No aplicar mais do que 3,0 t ha-1. Reavaliar a necessidade de calagem a cada trs anos. Nitrognio: A adubao nitrogenada deve ser parcelada, aplicando-se 10 kg ha-1 de nitrognio por ocasio da implantao da cultura e 30 kg ha-1 de nitrognio no perodo compreendido entre perfilhamento e incio do primrdio floral. Caso as plantas apresentem nessa fase um desenvolvimento vegetativo vigoroso e colorao verde intensa, essa adubao de cobertura pode ser dispensada.

08

ARROZ IRRIGADO
Antonio Costa

Calagem: Aplicar calcrio para elevar a porcentagem de saturao por bases a 50%. Em sistemas em que o arroz irrigado cultivado em rotao com cultivos de sequeiro, deve-se fazer a correo da rea segundo as exigncias dessas culturas. Reavaliar a necessidade de calagem a cada trs anos. Nitrognio: A adubao nitrogenada deve ser parcelada, aplicando-se 20 kg ha-1 de nitrognio na semeadura e o restante no perodo compreendido entre perfilhamento e incio do primrdio floral. A aplicao, de nitrognio em cobertura deve considerar, dentre vrios fatores o porte do cultivar e o manejo da gua de irrigao, conforme descrito na tabela abaixo.

Evitar o emprego de fertilizantes nitrogenados na forma ntrica. Quando o arroz cultivado em vrzea mida pode-se utilizar tanto a forma ntrica como a amoniacal ou uria. Se for vivel economicamente, drenar o terreno antes da aplicao das coberturas nitrogenadas e inundar a rea logo aps a aplicao do fertilizante.

09

10

CAF
Jlio Csar Dias Chaves

SUBSTRATO PARA PREPARO DE MUDAS


Calagem: Multiplicar o teor de H + Al (cmolc dm-3) encontrado na anlise de solo por 0,5. O valor encontrado equivale a kg de calcrio a ser aplicado por metro cbico de solo. Observar que o valor obtido para calcrio com PRNT de 100%.

Adubao fosfatada e potssica: Aplicar 500 g de P2O5 e 420 g de K2O por metro cbico de solo argiloso e 400 g de P2O5 e 210 g de K2O por metro cbico de solo arenoso.

PLANTIO COVA/SULCO
Calagem: A quantidade de calcrio determinada com base nos teores de clcio e magnsio do solo, conforme tabela abaixo.

11

12

13

CAFEEIRO EM PRODUO
Calagem: O mtodo para quantificar a necessidade de calcrio (NC) do saturao por bases para elevao do V % = 60 % , ou seja: NC = [ (V2 - V1) x T]/PRNT O calcrio deve ser aplicado conforme o sistema de plantio. As doses no devem ser muito altas em uma nica aplicao. Admite-se que a quantidade de calcrio para aplicao de uma s vez em solo arenoso no deva ultrapassar 1,2 t ha-1 (0,12 kg/m2) e em solo argiloso 2,0 t/ha (0,20 kg/m2). Se a necessidade for muito alta e levar por hiptese 3 anos para a aplicao total, deve-se realizar nova amostragem de solo antes da terceira aplicao com o objetivo de reavaliar a necessidade de calcrio. A forma de fornecimento tambm deve ser modificada. Em sistemas de plantio tradicional e medianamente adensado, o calcrio deve ser calculado e aplicado em rea parcial (na zona de maior influncia do. sistema radicular das plantas). Neste caso deve-se calcular a rea ocupada por uma planta e multiplica-la pelo nmero de plantas ha-1 para se chegar rea efetiva de calagem. Com isso, as quantidades diminuem significativamente. Se houver interesse em cultivo intercalar , o calcrio poder ser aplicado em rea total. A rea do cafeeiro em sistema tradicional pode ser calculada, da seguinte forma: A = R2 e no sistema medianamente adensado com adensamento na linha: A = C , onde R o raio da "saia" do cafeeiro; 0 o dimetro da saia e C a distncia entre as plantas na linha. Assim, uma lavoura espaada de 4,0 m x 2,5 m que tenha um raio (R) de "saia" igual a 1,1 m ter rea (A) = 3,80 m2 . Outra lavoura espaada de 2,5 m x 1,0 m que tenha um dimetro () de "saia" igual a 1,9 m, ter rea (A) = 1,9 x 1,0 = 1,9 m2. Nos sistemas adensado e superadensado o calcrio deve ser aplicado em rea total. Em sntese, a calagem para produzir melhores efeitos, necessitar ser aplicada em doses pequenas e anualmente, utilizando-se a mesma tecnologia de aplicao dos fertilizantes. Par se conhecer a dose de calcrio por planta, basta multiplicar a quantidade por m2 e multiplicar pela rea ocupada pela planta.; aps, multiplica-se a quantidade de cada planta pelo nmero total de plantas por rea, para se saber quanto ser utilizado por hectare, por exemplo. 14

Nitrognio e enxofre: Estas adubaes no levam em conta a anlise de solo. A necessidade de adubo (NA) composta pela necessidade do nutriente para vegetao (AV) e frutificao (AF) e o aproveitamento do nutriente (AN), conforme a frmula: NA = (AV + AF) x 100/AN. Em relao ao enxofre, deve-se tomar o cuidado de utilizar sempre que possvel os fertilizantes superfosfato simples e sulfato de amnio que contm quantidades significativas do nutriente. Complementar, se necessrio, com gesso. .

15

Os ndices 1,20; 1,15 e 1,10 utilizados para compor a adubao final para os teores mais baixos de P e K extravel do solo refere-se a adubao corretiva. Esta adubao serve para adicionar uma quantidade extra de fertilizante, no sentido de colocar o teor do nutriente em uma faixa mais elevada. NA significa no adubar.

MICRONUTRIENTES

A aplicao de zinco deve ser feita preferencialmente atravs da pulverizao foliar no perodo de outubro a fevereiro. Geralmente duas a trs aplicaes de soluo com sulfato de zinco a 0,5 % (5 g dm-3) so suficientes; se misturado ao cobre, elevar a concentrao para 0,8 % (8 g dm-3). O cobre deve tambm ser aplicado atravs de pulverizaes foliares. Os fungicidas para controlar algumas doenas, no tm permitido que ocorra deficincia deste nutriente; oxicloreto de cobre a 0,8 a 1,0 % pode ser aplicado junto com outros micronutrientes. Sugere-se que se faa anualmente (ms de janeiro) anlise foliar para se avaliar o estado nutricional do cafeeiro. Com esta anlise possvel tomar decises de suspender, diminuir ou aumentar a dose de qualquer nutriente nos parcelamentos futuros, dependendo da carga pendente e do estado geral da lavoura. 16

FEIJO
Mauro Sanches Parra Calagem: Aplicar calcrio quando a saturao por bases, indicada pela anlise do solo, for inferior a 60%, usando o ndice de 70% para clculo da quantidade de corretivo a ser aplicada. Nitrognio: Aplicar 15 a 20 kg ha-1 de N no sulco de semeadura e de 30 a 60 kg ha-1 em cobertura aos 15 a 25 dias aps a emergncia das plantas. As doses maiores so recomendadas para solos com maiores probabilidades de resposta adubao nitrogenada e lavouras que apresentem alto potencial produtivo. Para solos manejados sob condies que proporcionem adequado suprimento de N sugere-se as menores doses ou at mesmo a omisso da adubao em cobertura.

17

18

FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO (MAA, PSSEGO E AMEIXA)


Marcos Antonio Pavan Calagem: aplicar calcrio para elevar a saturao de bases do solo (V) para 70% quando esta for inferior a 60%. Adubao nitrogenada, fosfatada e potssica: A adubao destas espcies baseada nos teores de fsforo e potssio no sblo e no tecido vegetal, bem como na perspectiva de produo e orientada para diferentes fases do ciclo da planta.

19

20

MANDIOCA
Mrio Takahashi Calagem: Aplicar calcrio quando a saturao por bases for inferior a 60%, tomando-se este ndice como referncia para o clculo da quantidade de corretivo a ser utilizada. Nitrognio: Aplicar 40 kg ha-1 de nitrognio 40 a 60 dias aps a brotao das mudas. Em solos arenosos, a aplicao do nitrognio poder ser feita totalmente em cobertura. Em solos argilosos alm desta forma possvel o parcelamento, aplicando-se metade da dose no sulco de plantio e o restante em cobertura.

21

MILHO
Edson Lima de Oliveira

Calagem: Aplicar calcrio quando a saturao por bases, indicada pela anlise do solo, for inferior a 60%, usando o ndice de 70% para clculo da quantidade de corretivo a ser aplicada. Nitrognio: Na safra normal, aplicar 20 - 40 kg ha-1 de N no sulco de plantio e de 60 a 120 kg ha-1 em cobertura dependendo da cultura de inverno e do potencial produo da lavoura. Caso o milho seja cultivado em sucesso a leguminosas ou nabo forrageiro a adubao tanto de base quanto de cobertura pode ser diminuda, a critrio do responsvel pelo projeto. Na safrinha, aplicar 15 kg ha-1 de N no sulco de plantio e de 30 e 45 kg ha-1 em cobertura para milho cultivado, respectivamente, em sucesso a soja e milho. Caso haja necessidade operacional de reduzir a quantidade de N no plantio de ambas as safras, adicionar a diferena por ocasio da adubao nitrogenada em cobertura.

22

23

MORANGO (CULTIVAR DOVER)


Marcos Antonio Pavan Calagem: Utilizar o ndice de 60% da capacidade de troca de ctions do solo como referncia para a determinao da necessidade de calagem.

24

PASTAGENS
Felipe Marun Os procedimentos para adubao e calagem, alm de variveis definidas pela anlise de solo, consideram ainda as espcies utilizadas conforme os grupos descritos abaixo: Grupo I - Capineiras de napier, Guatemala, cana, alfafa. Grupo II - colonio, coastcross, tifton, estrela. Grupo III - braquirias humidcolas, brizanta; andropogon, hermartria. Calagem: Recomenda-se a elevao da saturao por bases do solo cultivado com as espcies do grupo I e II para 70% e para 50% para as espcies do grupo III. Nitrognio: Aplicar 100 kg ha-1 de N em cobertura para o grupo I, 80 kg para o grupo II e 60 kg para o grupo III. A aplicao de N deve ser parcelada entre 2 a 4 vezes dependendo da dose empregada. Quando a pastagem estiver em formao, a primeira aplicao dever ser feita entre 30 e 60 dias aps o plantio.

25

Enxofre: Recomenda-se a aplicao de S em dose equivalente a 40% da quantidade de P2O5 utilizada no estabelecimento e na manuteno da pastagem, quando os fertilizantes utilizados no fornecerem este nutriente. Adubao orgnica: recomendvel a aplicao de 25 t ha-1 ano-1 de esterco para as espcies do grupo I quando utilizadas em capineiras.

26

TRIGO
Antonio Costa Calagem: Aplicar calcrio quando a porcentagem em saturao por bases for inferior a 50%, calculando a quantidade do corretivo para atingir 60% em saturao por bases. Usar as cultivares indicadas de acordo com a rea de abrangncia geogrfica. Nitrognio: a adubao nitrogenada dever ser parcelada aplicando-se parte na semeadura e o restante em cobertura. O aumento da dose de N no sulco sugerida, pois os resultados de pesquisa indicam que a aplicao do nitrognio deve ser realizada nas fases iniciais do desenvolvimento da cultura. A aplicao de cobertura dever ser feita no perfilhamento, a lano, independente da cultura anterior, visando complementar a adubao realizada no sulco de semeadura, conforme indicado na tabela abaixo. Doses maiores de N devem ser aplicadas quando se pretende obter altas produtividades, em cultivares resistentes ou moderadamente resistentes ao acamamento e com alto potencial de rendimento.

27

Micronutrientes: em trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Paran, no tm sido constatadas respostas do trigo a micronutrientes.

28

REFERNCIAS
CHAVES, J. C. D. Manejo do solo: adubao e calagem, antes e aps . a implantao da lavoura cafeeira. Londrina : IAPAR, 2002. 36p. (IAPAR. Circular, 20). COSTA, A. Correo do solo e adubao do algodoeiro. In: INSTITUTO AGRONMICO DO PARAN, Londrina. Recomendaes para a cultura do algodoeiro no Paran. Londrina, 1993. p. 29-36. (IAPAR. Informe da Pesquisa, 107). COSTA, A. Correo do solo e adubao. In: INSTITUTO AGRONMICO DO PARAN, Londrina. Arroz irrigado: prticas de cultivo. Londrina : IAPAR, 2001. p. 180-189. (IAPAR.. Circular, 119).
" * \

COSTA, A.; PIRES, J. R. Avaliao de mtodos de recomendao de calagem para o algodoeiro em dois latossolos do Paran. In: REUNIO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO, 20., Piracicaba, SP, 1992. Anais..., Piracicaba : SBCS, 1992. p. 370-371. FAGRIA, N. G. Manejo da calagem e adubao do arroz. In: BRESEGHELLO, Flvio; STONE, Luis Fernando. (Ed.), Tecnologia para arroz de terras altas. Santo Antnio de Gois : Embrapa-Arroz e Feijo, 1988. p. 59-66. INSTITUTO AGRONMICO DO PARAN, Londrina, PR. Informaes tcnicas para cultura do trigo no Paran - 2002. Londrina, 2002. 180p. (IAPAR, Circular, 122). MUZILLI, O.; OLIVEIRA, E. L de Nutrio e adubao. In: INSTITUTO . AGRONMICO DO PARAN, Londrina. O milho no Paran. Londrina : IAPAR, 1982. p. 83-104. (IAPAR. Circular, 29.). MUZILLI, O.; PARRA, M. S. Como adubar milho e feijo sem usar tabelas de adubao. Londrina : IAPAR, 1982. 17p. (IAPAR. Circular, 28). OLIVEIRA, E. L. de; COSTA, A.; PARRA, M. S. Interpretao do Pextravel pelo mtodo Mehlich-1 e recomendao de adubao fosfatada para milho. Arquivos de Biologia e Tecnologia, Curitiba, 37:3753, 1994. OLIVEIRA, E. L. de; PARRA, M. S.; COSTA, A. Resposta da cultura do milho, em um latossolo vermelho-escuro lico, calagem. Revista Brasileira de Cincia do Solo, Campinas, v. 21, n. 1, p. 65-70, 1997. 29

PARRA, M. S. Adubao e calagem. In: INSTITUTO AGRONMICO DO PARAN, Londrina. Feijo: tecnologia de produo. Londrina, 2000. p. 21-28. (IAPAR. Informe da Pesquisa, 135). PARRA, M. S. Nutrio e adubao. In: FUNDAO INSTITUTO AGRONMICO DO PARAN, Londrina. O feijo no Paran. Londrina, 1989. p. 79-100. (IAPAR. Circular, 63). PERRUZO, G. Recomendaes de adubao e de calagem para a cultura de trigo no sistema de plantio direto. In: CUNHA, G.; BACALTCHUK, R. (Org.). Tecnologia para produzir trigo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre : Assemblia Legislativa. Comisso de Agricultura, Pecuria e Cooperativismo; Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2000. p. 182-203. ROSOLEM. C. A. Calagem e adubao mineral. In: ARAJO, Ricardo S. de; RAVA, Carlos A.; STONE, Luis F.; ZIMERMANN, Maria Jos de O. (Coord.). Cultura do feijoeiro comum no Brasil. Piracicaba: Potafs, 1996. p. 353-416. SILVA, N. M. da. Nutrio mineral e adubao do algodoeiro no Brasil. In: CIA, Edivaldo; FREIRE, Eleusio Curvelo; SANTOS, Walter Jorge dos. (Ed.). Cultura do algodoeiro. Piracicaba : Potafs, 1999. p. 5792. VAHL, L. C. Fertilidade de solos de vrzea. In: GOMES, A. da S.; PAULETTO, E. A. (Ed.). Manejo do solo e da gua em solos de vrzea. Pelotas : Embrapa Clima Temperado, 1999. p. 119-162.

30

You might also like