You are on page 1of 6

Consideraes legais sobre elaborao de um plano de contingncia para vazamentos de leos no Brasil

Legal concerns for the elaboration of a contingency plan for oil spills in Brazil
* Antnio Jos Plcido de Mello

As questes relacionadas aos Oceanos assumem importncia central para a vida na Terra. O monitoramento ambiental destas reas onde ocorrem atividades de prospeco, explorao e transporte de petrleo, com a finalidade de prevenir e minimizar acidentes com leo e gs, imperativo. necessria a elaborao de um Plano de Contingncia para derramamento de leo no mar nas diversas reas de explorao e produo, com participao conjunta dos operadores. Tal estratgia pode ser dividida em duas partes distintas: a primeira contendo a poltica documentada do plano e a segunda, o plano operacional. Fundamental uma boa cooperao entre todos os envolvidos na operao de resposta a acidentes. Palavras-chave: Plano de contingncia. Vazamentos. Leis. Meio ambiente.

Issues related to the oceans assume vital importance for life on Earth. Environmental monitoring of prospection, exploration and oil transport is imperative in order to prevent and minimize oil and gas accidents. It is necessary to elaborate a Contingency Plan for oil spilling in the sea in the various exploration and production areas, with the collaboration of platform operators. Such strategies may be organized in two parts: the first one containing the plans documented policy, and the second presenting the operational plan. A good cooperation among those involved in the accident response plan is critical.

Key words: Contingency Plan. Oil Spills. Law. Environment.

1 Introduo
As questes relacionadas aos Oceanos assumem importncia central para a vida na Terra . O entendimento da estrutura e dos processos oceanogrficos e suas interaes com atmosfera, biosfera e continente, so necessrios para o desenvolvimento dos pases costeiros. O mar a fonte de alimento, emprego, energia, lazer e divisas para a nao costeira. Os recursos do mar devero ser utilizados de forma sustentvel com base em conhecimentos cientficos e tecnolgicos (CASTRO FILHO et al., 2001). O transporte martimo e as demais operaes que os envolvem, alm de ser de grande importncia econmica, so tambm das mais perigosas (ARAJO et al., 2006).
*

Engenheiro agrnomo. Especializado em Engenharia de Segurana do Trabalho (UFPB). Professor do CEFET Campos.

CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

47

H sculos mercadorias cruzam longas distncias pelo mar. O transporte martimo , sem dvida, o mais barato e ecologicamente correto. Cerca de 95 % do comrcio mundial realizado por este tipo de transporte e sabe-se que os petroleiros carregam uma carga superior a 40 % de todo o comrcio martimo mundial (BRANDO, 2005). Em suas atividades de explorao, as plataformas de petrleo so instalaes bastante complexas e, por operarem distantes da costa e de socorros imediatos, necessitam de certo grau de autonomia, alm de outros meios de salvamento, o que requer um elevado nvel de coordenao (FREITAS et al., 2003). Os incidentes mais comuns que causam a contingncia so: incndios, rebelies, tsunamis, furaces, falta de energia, ataques de hackers, vazamentos qumicos, atentados terroristas, acidentes e erros humanos. Os Planos de Contingncia devem se concentrar nos incidentes de maior probabilidade e no nos catastrficos que, normalmente, so menos provveis de acontecer. O monitoramento ambiental destas reas, onde ocorrem atividades de prospeco, explorao e transporte de petrleo, com a finalidade de prevenir e minimizar acidentes com leo e gs, imperativo. Esta necessidade fica evidente na Portaria do MCT n. 552 de 08/12/1999 que define as diretrizes gerais de Plano Nacional de Cincia & Tecnologia do Setor de Petrleo e Gs Natural - CTPETRO - cujo objetivo final a elaborao de um Plano de Contingncia para derramamento de leo no mar nas diversas reas de explorao e produo offshore no Brasil, com participao conjunta dos operadores. Para elaborao de Planos de Contingncia faz-se necessrio o mapeamento das reas sensveis ao derramamento de leo, bem como modelos previsionais do movimento da mancha de leo, a partir de bancos de dados consistentes para incluir as diversas fases de monitoramento ambiental (CASTRO et al., 2003). O Plano de Contingncia um dos sistemas pelo qual uma empresa estabelece procedimentos padres seguidos por toda a estrutura organizacional no controle das causas dos sinistros e seus impactos. um plano personalizado em que se criam todas as hipteses acidentrias possveis de acontecer, baseadas nos riscos que se tm (BARCELLOS, 2004). O objetivo deste trabalho fazer um comentrio das premissas bsicas para elaborao do Plano de Contingncia para vazamentos de leos no Brasil, utilizando a legislao em vigor, e elucidar as exigncias necessrias a cumprir.

2 Plano de contingncia
Nas dcadas de sessenta e setenta ocorreram os grandes derrames de leo no mar, destacando-se o Torrey Canyon no litoral das ilhas Scillys, no Reino Unido, em 1967, e o Amoco Cadiz, litoral do Canal da Mancha, em 1973. Estes derrames de leo foram respectivamente stimo e quarto colocados em quantidades derramadas, mas a

48

VRTICES, v. 7, n. 1/3, jan./dez. 2005

localizao destes repercutiu de forma muito mais intensa por serem pertencentes ao litoral europeu (SOUZA; NBREGA, 2005). A repercusso destes graves acidentes fez com que se iniciassem as discusses de uma conveno de preveno poluio do meio hdrico marinho. A partir de 2 de outubro de 1983, entra em vigor a Conveno Internacional para Preveno da Poluio por navios MARPOL 73/78. uma combinao de dois tratados adotados, em 1973 e 1978, instrumento dinmico e amplo com o objetivo de prevenir a poluio do meio ambiente causado por descargas de substncias nocivas ou de efluentes contendo tais substncias em contraveno a conveno. De acordo com Segurana (2005) a Norma Regulamentadora NR-29, Segurana e Sade no Trabalho Porturio, criada pela Portaria n. 53, de 17/12/1997, relata que cabe administrao do porto, ao rgo Gestor de Mo-de-obra (OGMO) e aos empregadores, a elaborao do Plano de Controle de Emergncia (PCE) contendo aes coordenadas a serem seguidas nas seguintes situaes: a) b) c) d) incndio ou exploso; vazamento de produtos perigosos; queda de homem no mar; condies adversas de tempo que afetem a segurana das operaes porturias; e) poluio ou acidente ambiental; f ) socorro a acidentados.

Devem ser previstos os recursos necessrios, bem como linhas de atuao conjunta e organizada. Tambm recomendvel o estabelecimento de uma periodicidade de treinamentos simulados com efetiva participao. O plano de ao para combate s emergncias e acidentes ambientais est previsto em legislao, como na lei n. 9966/00, para os casos de poluio por substncias nocivas ou perigosas em guas jurisdicionais brasileiras. A elaborao do Plano de Emergncias tambm exigida pelo processo de licenciamento ambiental regulamentada pela Resoluo 237/97, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A lei n. 9966, de 28 de abril de 2000, regulamentada pelo Decreto-Lei 4136, de 20 de fevereiro de 2002, tambm chamada Lei do leo e dispe sobre a preveno, o controle e a fiscalizao da poluio causada por lanamento de leo e outras substncias nocivas ou perigosas em guas sob jurisdio nacional. Faz meno a planos de emergncias individuais para combate poluio por leo e substncias nocivas ou perigosas, tanto o Plano de emergncia individual para incidentes de poluio por leo (PEI), ora regulamentado, como o Plano Nacional de Contingncia (PNC) e o Plano de rea, ainda em fase de regulamentao, restringem-se exclusivamente poluio por leo. Assim, o contedo mnimo do Plano de Emergncia Individual para Incidentes

CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

49

de Poluio por leo (PEI) foi aprovado por meio da resoluo CONAMA n. 293, de 12 de Dezembro de 2001. Dispe sobre contedo mnimo do Plano de Emergncia Individual para incidentes de poluio por leos originados em portos organizados, instalaes porturias ou terminais, dutos, plataformas, bem como suas respectivas instalaes de apoio e orienta sua elaborao. Contm trs anexos, cujos principais aspectos so: No anexo I, relata que o plano dever estar disponvel na instalao para pronto emprego, estabelecendo o seu contedo mnimo, cuja estrutura dever ser, obrigatoriamente, seguida. O PEI dever ser elaborado observando, obrigatoriamente, o seguinte contedo mnimo (CONAMA, 2001): 1 Identificao da instalao 2 Cenrios acidentais 3 Informaes e procedimentos para resposta 3.1 Sistemas de alerta de derramamento de leo 3.2 Comunicao do incidente 3.3 Estrutura organizacional de resposta 3.4 Equipamentos e materiais de resposta 3.5 Procedimentos operacionais de resposta 3.5.1 Procedimentos para interrupo da descarga de leo 3.5.2 Procedimentos para conteno do derramamento de leo 3.5.3 Procedimentos para proteo de reas vulnerveis 3.5.4 Procedimentos para monitoramento da mancha de leo derramado 3.5.5 Procedimentos para recolhimento do leo derramado 3.5.6 Procedimentos para disperso mecnica e qumica do leo derramado 3.5.7 Procedimentos para limpeza das reas atingidas 3.5.8 Procedimentos para coleta e disposio dos resduos gerados 3.5.9 Procedimentos para deslocamento dos recursos 3.5.10 Procedimentos para obteno e atualizao de informaes relevantes 3.5.11 Procedimentos para registros das aes de resposta 3.5.12 Procedimentos para proteo das populaes 3.5.13 Procedimentos para proteo da fauna. No anexo II, as instrues apresentam as informaes referenciais para elaborao do PEI, que dever ser apresentado para anlise e aprovao pelo rgo ambiental competente, acompanhado desse anexo, devendo ser mantida uma cpia arquivada na instalao, como documento de consulta a ser atualizado sempre que o PEI sofrer alteraes. Esse documento dever conter as seguintes informaes referenciais (CONAMA, 2001):

50

VRTICES, v. 7, n. 1/3, jan./dez. 2005

1 Introduo 1.1 Caractersticas 1.2 Principais operaes 2 Identificao e avaliao dos riscos 2.1 Identificao dos riscos por fonte 2.2 Hipteses acidentais 2.2.1 Descarga do pior caso 3 Anlise de vulnerabilidade 4 Treinamento de pessoal e exerccios de resposta 5 Referncias bibliogrficas 6 Responsveis Tcnicos pela elaborao do Plano de Emergncias Individual 7 Responsveis Tcnicos pela execuo do Plano de Emergncia Individual. O anexo III, relata as instrues que apresentam os critrios para o dimensionamento da capacidade mnima de resposta das instalaes. Esse documento dever observar a seguinte formatao (CONAMA, 2001): 1 Dimensionamento da capacidade de resposta 2 Capacidade de resposta 2.1 Barreiras flutuantes (para todas as instalaes, exceto plataformas offshore) 2.2 Recolhedores 2.3 Dispersantes qumicos 2.4 Disperso mecnica 2.5 Armazenamento temporrio 2.6 Absorventes 3 Recursos materiais para plataformas.

3 Concluso
A preocupao cada vez maior com a poluio do meio hdrico torna necessria a elaborao do Plano de Contingncia. No Brasil, as regulamentaes pertinentes so a NR 29, Lei n. 9966/00, a Resoluo 237/97 do CONAMA e MARPOL 73/78. Um Plano de Contingncia pode ser dividido em duas partes distintas: a primeira contm a poltica documentada do plano e a segunda parte apresenta o plano operacional. Para a sua adequada implementao fundamental uma boa cooperao entre todos os envolvidos na operao de resposta a acidentes, bem como na preparao e no treinamento do pessoal envolvido.

CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

51

Referncias
ARAUJO, G. M. et al. Sistema de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional OHSAS 18001 e ISM Code. Rio de Janeiro: CVG, 2006. BARCELLOS, P. Revista Proteo, n. 149, maio de 2004, p. 34-52. BRANDO, M. V. L. Anotaes de aulas da disciplina Plano de Contingncia e Salvatagem no Curso de MBA em Segurana, Meio Ambiente e Sade Ocupacional na Unigranrio, 2005. CASTRO, A. F. et al. Desenvolvimento de um banco de dados Geogrficos em um ambiente SIG e suas aplicaes na elaborao de mapas de sensibilidade ambiental ao derramamento de leo em reas costeiras. Anais XI SBBR, Belo Horizonte, 05-10 de abril , 2003. p. 1533-1540. CASTRO FILHO, B. M. et al. Documento bsico para poltica nacional de Cincia & Poltica do mar. CNPq. 2001. 52p CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. (CONAMA) n. 237 de 19 de dezembro de 1997. CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. (CONAMA) n. 293 de 12 de dezembro de 2001. FREITAS, C. M. et al. Acidentes de Trabalho em Plataformas na Bacia de Campos. Curso Tcnico de Segurana do Trabalho. CEFET Campos. 2003. SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO. 57 ed. So Paulo: Atlas, 2005. SOUZA, A. B.; NOBREGA, J. S. W. Sistemas de Gesto de SMS aplicado na indstria Naval e Offshore. Rio de Janeiro: Publit, 2005.

52

VRTICES, v. 7, n. 1/3, jan./dez. 2005

You might also like