You are on page 1of 13

MODELAGEM MATEMTICA: POR ENTRE AS TRAMAS DO VESTURIO Camila Fogaa de Oliveira Universidade Tecnolgica Federal do Paran ca_fogaca@yahoo.com.

br Emerson Tortola Universidade Estadual de Londrina emersontortola@hotmail.com


Resumo: No presente trabalho apresentamos uma proposta de ensino, para as disciplinas de Matemtica do curso de Tecnologia de Design de Moda, em que a Modelagem Matemtica se apresenta como uma alternativa pedaggica que pode possibilitar o estudo de contedos matemticos a partir de situaes como a do vesturio. Tal proposta emergiu da prpria unidade curricular do curso denominada Materiais Txteis. Pautado no arcabouo terico sobre Modelagem Matemtica e sobre a construo do conhecimento matemtico, este trabalho aponta uma proposta de atividade envolvendo o encolhimento em tecidos. Palavras-chave: Modelagem Matemtica; Wittgenstein; Design de Moda.

Introduo O modelo didtico vigente para a atividade matemtica na sala de aula, em muitas situaes, no oportuniza ao estudante uma participao no processo de reconstruo de conhecimento, o considerando como pronto e acabado. Em contraposio a este quadro, nosso trabalho se insere na perspectiva que entende a atividade matemtica como uma construo humana com significados prprios. Neste trabalho apresentamos a Modelagem Matemtica como alternativa pedaggica que pode contribuir para a aprendizagem de conceitos matemticos para o curso de Tecnologia de Design de Moda da Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR) campus Apucarana1 e permite o estudo de problemas no essencialmente matemticos, de modo a possibilitar a relao entre matemtica e vesturio. O curso Tecnologia de Design de Moda iniciou suas atividades no Campus de Apucarana no ano de 2007 e busca atender s necessidades de qualificao de profissionais atuantes no setor do vesturio que atuam na regio. A capacitao de seus profissionais ou a contratao deles torna-se fato relevante na busca da qualidade exigida (UTFPR, 2011, p.18).
1 A motivao para este trabalho veio da necessidade da autora em estabelecer relaes entre o curso de Tecnologia de Design de Moda e matemtica, j que ministra disciplinas de Estatstica e Matemtica Aplicada neste mesmo curso.

O ensino de matemtica para o curso de Design de Moda pode contribuir para que o preparo da demanda ocorra de forma adequada, de modo que o educando construa competncias necessrias para a anlise crtica da realidade que faz parte. A Modelagem Matemtica, nesse sentido, pode possibilitar o estudo de contedos matemticos a partir de situaes como a do vesturio. Inicialmente apresentamos uma caracterizao sobre Modelagem Matemtica e construo do conhecimento matemtico segundo a perspectiva wittgensteiniana. Em seguida, apresentamos uma proposta de atividade de Modelagem Matemtica que envolve o vesturio e a matemtica. Modelagem Matemtica na perspectiva da Educao Matemtica Para compreendermos o que significa o termo Modelagem Matemtica convm explicitarmos o significado do termo modelo matemtico.
Um modelo matemtico constitui uma ferramenta para compreender e determinar o comportamento de uma situao-problema, bem como validar hipteses e elaborar estratgias para a interveno nesta situao. Um modelo matemtico, expresso por meio de uma linguagem ou uma estrutura matemtica, permite a realizao de previses sobre uma situao-problema em estudo. Sua formulao no tem um fim em si mesmo, mas visa resolver algum problema. (OLIVEIRA, 2011, p.29)

Considerando esta perspectiva, um modelo matemtico pode ser expresso por meio de uma representao matemtica, como um grfico, uma tabela, uma equao algbrica, etc. e permite a compreenso de uma situao que no da rea especfica da matemtica. De modo geral, podemos dizer que a Modelagem Matemtica um processo dinmico que envolve a obteno de um modelo matemtico. Segundo Barbosa (2003), a Modelagem Matemtica um ambiente de aprendizagem no qual os alunos so convidados a indagar e/ou investigar, por meio da matemtica, situaes oriundas de outras reas da realidade. Nesse sentido, trata-se de uma atividade que permite a discusso de situaes que no da rea especfica da matemtica. Uma atividade de Modelagem Matemtica, segundo Almeida (2010), pode ser descrita:
em termos de uma situao inicial (problemtica), de uma situao final desejada (que representa uma soluo para a situao inicial) e de um conjunto de procedimentos e conceitos necessrios para passar da situao inicial para a final. Nesse sentido, realidade (origem da situao inicial) e Matemtica (rea

em que os conceitos e os procedimentos esto fundamentados) so domnios diferentes que passam a se integrar, e, em diferentes momentos, conhecimentos matemticos e no matemticos so acionados e/ou produzidos e integrados. A esta situao inicial problemtica a literatura costuma se referir como situaoproblema; situao final desejada associada, de modo geral, uma representao matemtica, um modelo matemtico (ALMEIDA, 2010, p.399).

Diversos pesquisadores e educadores apontam o uso de atividades de Modelagem Matemtica em sala de aula, visto que tais atividades visam relacionar a matemtica escolar com questes extra-matemticas. Na figura 1, sugerimos uma sequncia de procedimentos para conduzir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemtica.

Fonte: ALMEIDA apud FERRUZZI (2003, p.38). Figura 1 Etapas sugeridas para se realizar um processo de Modelagem Matemtica.

A partir de uma situao-problema, define-se o problema a ser estudado. Os dados so selecionados, por meio de simplificaes e formulao de hipteses, de modo a manter as caractersticas do problema. Muitas vezes, o problema no parece diretamente associado a uma linguagem matemtica, e faz-se necessrio substituir a linguagem do problema para uma linguagem matemtica adequada. Por meio de contedos matemticos, procura-se uma soluo para o problema, de acordo com a hiptese definida. A partir da interpretao

desta soluo para o problema, verifica-se se o modelo ou no vlido para o problema. Caso no seja vlido, inicia-se o processo novamente; caso seja vlido, o mesmo pode ser utilizado para fazer previses, analisar e explicar a situao-problema proposta inicialmente. (OLIVEIRA, 2011) Considerando que a Modelagem Matemtica trata-se de um procedimento criativo e interpretativo que deve incorporar as caractersticas essenciais do objeto ou fenmeno que pretende representar (ALMEIDA e FERRUZZI, 2009), nosso trabalho se encaminha com o intuito de identificar conceitos matemticos a partir de uma situao-problema prpria de uma disciplina do curso de Tecnologia em Design da Moda. Construo do conhecimento matemtico Ludwig Wittgenstein um dos filsofos cujo pensamento pode ser dividido em duas fases: a do primeiro Wittgenstein, cuja obra central o Tractatus LogicoPhilosophicus, e a do segundo Wittgenstein, cuja obra principal as Investigaes Filosficas. Segundo Cavassane (2009, p.73), a segunda fase do pensamento wittgensteiniano caracteriza-se principalmente por uma forte crtica tradio filosfica, crtica essa que abarca inclusive a filosofia de sua primeira fase. Nosso estudo est marcado pelo pensamento do segundo Wittgenstein. De acordo com Vilela (2007), para Wittgenstein, os significados se constituem e se transformam em seus usos em diferentes contextos, e, desse modo, os significados no esto fora da linguagem, no mundo externo ou numa estrutura mental universal e necessria, mas no uso da linguagem. nesse sentido que no uso da linguagem que a matemtica adquire significado. Wittgenstein coloca que as palavras s adquirem significados dentro de um jogo de linguagem. Segundo Gottschalk (2004, p.318), a palavra jogo vem ressaltar as diversas atividades com as quais a linguagem se vincula. A expresso jogos de linguagem utilizada por Wittgenstein
enfatiza o papel que nossas formas de vida tm na utilizao de nossas palavras. Todo jogo de linguagem envolve uma gramtica dos usos, as quais esto ancoradas em uma prxis, em uma forma de vida. Nesse sentido, o elo semntico entre a linguagem e a realidade no dado apenas pelas regras que governam a linguagem, mas pelos prprios jogos de linguagem, pois as regras s tm sentido contra o pano de fundo de um determinado jogo de linguagem. Por conseguinte, os jogos de linguagem tm primazia sobre as regras. Com o conceito de jogo de linguagem Wittgenstein esclarece como atribumos significado s nossas palavras. (GOTTSCHALK, 2004, p.318)

Segundo esta perspectiva, consideramos que o conhecimento no se trata de uma verdade absoluta e que o mesmo se altera de acordo com os padres de certeza que as sociedades estabelecem. Padres que so vlidos em uma determinada sociedade no so vlidos necessariamente para outras. (FORQUIN apud CALDEIRA, 2009). No ensino e a aprendizagem da Matemtica, o papel do professor seria o de ensinar significados a partir do seu uso, que no caso de uma atividade de Modelagem Matemtica seria o de ensinar os conceitos a partir de uma situao-problema. Faz-se importante que o professor e o estudante compreendam que os mesmos so capazes de produzir conhecimento novo a partir do seu prprio conhecimento. Proposta de atividade de Modelagem Matemtica para o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Em termos gerais, o curso de Tecnologia de Design de Moda tem como objetivo propiciar ao mercado de trabalho profissionais com capacidade para elaborar e gerenciar projetos para a indstria de confeco do vesturio, considerando fatores estticos, simblicos, ergonmicos e produtivos (UTFPR, 2011, p.20). Diante deste objetivo, a motivao para este estudo veio da necessidade de atividades para as disciplinas de Matemtica deste mesmo curso que promovam o enlace entre matemtica e vesturio. A Modelagem Matemtica como alternativa pedaggica pode contribuir para a aprendizagem de conceitos matemticos para o curso de Tecnologia de Design de Moda e permite o estudo de problemas no essencialmente matemticos, possibilitando a relao entre matemtica e vesturio. Para definirmos o problema a ser estudado, convm estabelecer primeiramente uma situao inicial problemtica. Considerando a matriz curricular do curso superior de Tecnologia em Design de Moda da UTFPR, campus Apucarana, e mais especificamente, a unidade curricular, Materiais Txteis, definimos a situao inicial problemtica Encolhimento de Tecidos. Prever os efeitos gerados pelo encolhimento em tecidos se faz importante para o controle da modelagem de tecidos. A partir desta situao inicial problemtica, define-se o problema a ser investigado: Determinar uma tabela de medidas masculina, considerando a taxa de encolhimento de tecidos no desenvolvimento da modelagem da cala jeans.

O jeans resulta do entrelaamento de fios de trama (transversal) e de urdume (longitudinal). No processo de confeco da cala jeans convm destacar, dentre os acabamentos que so utilizados, o acabamento final do tecido. de grande relevncia a estabilidade dimensional do tecido, ou seja, o impedimento do encolhimento de modo que o tecido mantenha os parmetros ideais para a confeco (WOLSKI, 2006). Segundo Chataignier (apud WOLSKI, 2006, p.35):
O tecido encolhe mais ou menos, de acordo com a sua construo ou armao, que pode ou no deixar espaos considerveis entre urdume e trama, fazendo com que esses elementos se movam com facilidade; o algodo ralo, por exemplo, como o das antigas fraldas, forros de roupas ou fardos, encolhem muito, uma vez que h espao entre urdume e trama.

Nesse sentido, importante conhecer as caractersticas do tecido em que se pretende utilizar e as propriedades do acabamento. A escolha do tecido para o desenvolvimento de um produto depende no s do modelista, mas tambm da adequao do tecido ao modelo em que se pretende produzir (WOLSKI, 2006). Segundo Wolski (2006, p.23), uma modelagem mal elaborada e a falta de padro na numerao acarretam em danos e perdas futuras de clientes e possveis compradores. Deve ser feito o teste de encolhimento em tecidos, imediatamente antes que o tecido seja cortado e colocado em produo, para que em apenas um pedao de pano, se descubram possveis problemas como mudana de cor, encolhimento ou esgaramento (CHATAIGNIER apud WOLSKI, 2006). nesse sentido que muitos fornecedores de tecidos, como o de jeans, disponibilizam uma metragem do tecido a fim de divulgar qualidade e acabamento dos tecidos (WOLSKI, 2006). Este teste de encolhimento consiste em cortar um quadrado do tecido a ser utilizado e anotar as medidas da trama e do urdume e submet-lo a lavagem. Aps lavagem e secagem, realiza-se a medio na trama e no urdume de modo que se obtenha o percentual de encolhimento tanto na largura e no comprimento. Estes percentuais devem ser considerados no desenvolvimento dos moldes. (WOLSKI, 2006; TREPTOW apud WOLSKI, 2006). Tendo em vista estes aspectos, nosso intuito est em desenvolver uma tabela de medidas para a cala jeans para a empresa X, permitindo controle da modelagem e a padronizao de produtos. A proposta de atividade deste estudo est baseada no trabalho de (WOLSKI, 2006, p.59).

A pesquisa ser realizada no sudoeste do Paran na cidade de Quedas do Iguau, em uma empresa com 46 funcionrios que produz aproximadamente 765 peas por dia. O nome da empresa no ser citado por motivo de sigilo profissional, sendo nomeada como empresa X. A empresa dividida em duas sedes, uma em Quedas do Iguau que fabrica marca prpria e outra em So Jorge DOeste que facciona, ou seja, terceiriza produtos. Apesar de a empresa ser de pequeno porte ela terceiriza seus servios para grandes empresas como C&A e Renner. Portanto necessita de uma boa qualidade para atender sua clientela. Desde que comeou a confeccionar a marca prpria a empresa vm tendo problemas nas medidas finais da pea que no condiziam com a numerao das peas produzidas depois de lavadas. A empresa ainda no possui uma tabela de medidas prprias e as modelagens bases so copiadas das empresas para qual faccionam. Com as anlises dos processos desenvolvidos pela empresa foi detectado que os erros que anteriormente se acredita que fossem na modelagem, na realidade eram erros na margem de encolhimentos aplicados a pea.

Com o intuito de melhorar a qualidade da pea, Wolski (2006) realizou um relatrio com os principais tipos de tecido utilizados pela empresa e retirou uma amostragem de cada tecido analisado. Dessa amostragem retirou quatro amostras de cada tecido, com medidas de 20 cm na trama e de 20 cm no urdume. Cada amostra foi submetida a quatro tipos de lavagens, observando diferentes taxas de encolhimento, conforme mostra o quadro a seguir.

Fonte: WOLSKI (2006, p. 60-62) Quadro 1 Porcentagem de encolhimento em tecidos.

Fonte: WOLSKI (2006, p. 60-62) Quadro 1 Porcentagem de encolhimento em tecidos (continuao).

A exatido das medidas uma das principais caractersticas que definem um bom molde. Para que o modelista desenvolva seus moldes com qualidade importante dispor de materiais que facilitem e agilizem seu trabalho.
necessrio que a empresa realize pesquisas para conhecer o seu consumidor, adaptando as tabelas de medidas utilizadas na construo dos moldes a fim de satisfazer a clientela e obter sucesso nas vendas (HEIRICH, 2007, p.7).

Cabe salientar que no Brasil no h um padro de medidas para o setor de vesturio e que para o desenvolvimento de uma modelagem de qualidade, a empresa primeiramente deve conhecer seu pblico-alvo.
Voc encontrar diferentes tabelas de medidas. De pas para pas, essas tabelas podem variar de acordo com o tipo fsico da populao. No Brasil, no existe um padro de tamanho obrigatrio para o vesturio, ocorrendo diferenas de

tamanho entre as confeces. Assim, as grifes determinam suas prprias tabelas de tamanho, direcionadas ao seu pblico-alvo. O correto seria existir uma tabela-padro oficial para as medidas fundamentais e auxiliares e outra da empresa, de acordo com sua segmentao de mercado (com caractersticas de seu pblico-alvo, adaptando as medidas complementares ao seu prprio padro). Entretanto, a falta de padronizao de medidas no Brasil comea a ser resolvida. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro) recebeu do Comit Brasileiro de Txteis e Vesturio, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), a solicitao para edio de uma norma que fixar um prazo para as confeces brasileiras se adequarem ao Novo Regulamento Tcnico de Etiquetagem de Produtos Txteis. (HEIRICH, 2007, p.14).

A nova norma exige que as etiquetas afixadas nas roupas contenham tambm informaes a respeito dos tamanhos das roupas, tomando como base a medida de referncia-padro. Firmando convnio com a ABNT, a ABRAVEST criou o Selo de Qualidade para o fornecimento de um certificado s empresas que produzem suas peas de acordo com a portaria. Segundo Turci (2011),
a etiqueta das roupas est mudando e passa a ter o desenho e as medidas do corpo humano, como altura, trax e barriga. As roupas infantis j esto comeando a chegar s lojas com a nova etiqueta. As masculinas devem mudar em maro e as femininas, no fim do ano que vem. Para facilitar, durante dois anos, as novas etiquetas tero as medidas do corpo e tambm o padro antigo.

Nosso intuito neste estudo est na construo de uma tabela de medidas masculina para a empresa X de determinado tecido e tipo de lavagem. Definindo como variveis o tamanho do corpo de um homem em que uma pea de vesturio deve servir exatamente (em centmetros) e suas respectivas numeraes, podemos construir, tomando como base o documento (ABNT/CB17, 2011), a tabela abaixo:
Tabela 1 Vestibilidade para homens de tamanho de corpo tipo normal

Medidas (cm) Permetro da Cintura Permetro do Quadril Comprimento Interno da Cala Comprimento Total

Tamanho 36 72 88 79 38 76 92 80 40 80 96 81 42 84 82 44 88 83 46 92 84 48 96 85

100 104 108 112

107 108 109 110 111 112 113

A tabela 1 no considera a porcentagem de encolhimento de tecidos. Deste modo, faz-se necessrio que a Empresa X acrescente a porcentagem de encolhimento na tabela 1

para que as medidas finais de suas peas estejam correspondentes com as respectivas numeraes das peas produzidas depois de lavadas. Cabe aqui salientar que os resultados da pesquisa de Wolski (2006) no contemplam uma tabela de medidas de cada modelo da empresa. Assim, de maneira simplista, vamos considerar um tipo de tecido e um tipo de lavagem em nossas consideraes. Considerando o tecido Ly. Santo Amaro e a lavagem Super Stone podemos construir uma nova tabela de medidas, de acordo com o encolhimento na trama (6,55%) e no urdume (9%) do tecido. Cabe salientar que para construir a tabela 2 devemos acrescentar a porcentagem de 6,55% na trama e 9% no urdume da tabela 1.
Tabela 2 Vestibilidade para homens de tamanho de corpo tipo normal considerando taxa de encolhimento

Medidas (cm) Permetro da Cintura

Tamanho 36 38 40 42 44 46 98,026 48 102,288

76,716 80,978 85,24

89,502 93,764

Permetro do Quadril 93,764 98,026 102,288 106,55 110,812 115,074 119,336 Comprimento Interno 86,11 Comprimento Total 87,2 88,29 89,38 119,9 90,47 120,99 91,56 122,08 92,65 123,17

116,63 117,72 118,81

Wolski (2006) em sua pesquisa salientou que a empresa X considerava taxa de encolhimento de 2% em todos os tecidos e lavagens, o que no condizia com a realidade. Em suas anlises mostrou diferentes taxas de encolhimento para diferentes tipos de tecidos e lavagens, estabelecendo que, segundo perspectiva wittgensteiniana, o significado da tabela de medidas s tem sentido a partir do uso das taxas de encolhimento na modelagem das peas especficas pela empresa X. Tendo em vista as consideraes descritas, verificase a importncia da utilizao correta da taxa de encolhimento e aplicao desta taxa na modelagem de um produto. Esta perspectiva vinda da filosofia de Wittgenstein sugere uma concepo de ensino e aprendizagem em que o papel do professor seria o de ensinar significados por meio do uso que se faz deles em seus respectivos contextos lingsticos (GOTTSCHALK, 2008). Embora os jogos de linguagem apresentem similaridades e aproximaes, ou seja, apresentem semelhanas de famlia, os mesmos podem ser ensinados por meio de

atividades de Modelagem Matemtica, visto que tais atividades permitem que os significados s adquiram sentido sob o pano de fundo de um determinado jogo de linguagem. Algumas Consideraes A Modelagem Matemtica pode contribuir para a aprendizagem de conceitos matemticos para o curso de Tecnologia de Design de Moda e pode possibilitar o estudo de situaes-problemas no essencialmente matemticas, como o da taxa de encolhimento, estabelecendo uma relao entre matemtica e vesturio. O papel do professor neste tipo de atividade seria o de ensinar significados a partir de uma situao-problema. Neste caso, as hipteses e as simplificaes adotadas pelo modelador s tm sentido sob o pano de fundo do jogo de linguagem que participam. Para concretizar as ideias, consideremos esta mesma situao-problema de encolhimento em tecidos. No existe uma tabela prpria para o encolhimento dos tecidos, visto que cada tecido, de acordo com o tipo de entrelaamento, o tipo de fibra e a qualidade do fio, possui uma taxa de encolhimento. A existncia desta tabela de medidas s tem sentido para o modelista na medida em que seu uso faz manifesto. Embora possam apresentar semelhanas de famlia, o uso de cada tabela depende do contexto em que foram abordados, da situao-problema proposta, das ferramentas matemticas disponveis. Faz-se importante que o professor e o estudante compreendam que os mesmos so capazes de produzir conhecimento novo a partir do seu prprio conhecimento. No que diz respeito s ferramentas matemticas que esta atividade de Modelagem Matemtica propicia, podemos destacar: - Para se construir um quadrado para determinar a taxa de encolhimento de um tecido necessrio o uso correto de instrumentos como os esquadros. Segundo Wolski (2006), toda modelagem comea rigorosamente a partir de um ngulo de 90. O par de esquadros pode ser usado para traar linhas perpendiculares e linhas paralelas e, tambm fornece o risco do fio do tecido para que a modelagem seja desenvolvida com qualidade. - Esta atividade de Modelagem Matemtica contribuiu para o estudo de conceitos como regra de trs e porcentagem necessrios para a vivncia acadmica do curso de

Moda. E permitiu a construo e anlise de dados representados em tabelas prprias do campo da Estatstica. Ao longo desse trabalho, a importncia da aplicao da atividade de Modelagem Matemtica pode ser evidenciada, uma vez que permite a interdisciplinaridade entre os contedos desenvolvidos pelas disciplinas que constam na grade curricular do curso de Design de Moda da Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR) campus Apucarana. Neste trabalho, mais do que apresentar concluses, apresentamos uma proposta. E de fato, um encaminhamento experimental como deste trabalho sero desenvolvidas para um posterior trabalho de pesquisa. Referncias ABNT/CB17, PROJETO 17:000.000XX. Vesturio Referenciais de medidas do corpo humano Vestibilidade para homens de tamanhos de corpo tipo normal, atltico e especial, 2011. ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; FERRUZZI, Elaine Cristina. Uma Aproximao Socioepistemolgica para a Modelagem Matemtica. Alexandria Revista de Educao em Cincia e Tecnologia, v.2, n.2, p.117-134, jul.2009. ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Um olhar semitico sobre modelos e modelagem: metforas como foco de anlise. Zetetik, Campinas, v.18, Nmero Temtico 2010, p.387414, 2010. BARBOSA, J. C. What is Mathematical Modelling? In: LAMON, S. J. et al. (eds.) Mathematical Modelling: a way of life. Chichester: Ellis Horwood, 2003. p. 227-234. CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem Matemtica: um outro olhar. Alexandria Revista de Educao em Cincia e Tecnologia, v.2, n.2, p.33-54, jul.2009. CAVASSANE, Ricardo Peraa. A natureza da crtica do segundo Wittgenstein tradio filosfica. Anais do 4 Encontro de Pesquisa na Graduao em Filosofia da Unesp. Vol. 2, n 1, 2009. FERRUZZI, Elaine Cristina. Modelagem matemtica como estratgia de ensino e aprendizagem do clculo diferencial e integral nos cursos superiores de tecnologia. 2003. Florianpolis, Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo e Sistemas) UFSC, Santa Catarina. GOTTSCHALK, C. M. C. A Natureza do Conhecimento Matemtico sob a Perspectiva de Wittgenstein: algumas implicaes educacionais. Cad. Hist. Fil. Ci., Campinas, Srie 3, v. 14, n. 2, p. 305-334, jul.-dez. 2004.

GOTTSCHALK, C. M. C. A Construo e Transmisso do Conhecimento Matemtico sob uma Perspectiva Wittgensteiniana. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 28, n. 74, p. 75-96, jan./abr. 2008. HEIRICH, Daiane Pletsch. Modelagem: ferramenta competitiva para a indstria da moda . Porto Alegre: SEBRAE/RS: FEEVALE, 2007. OLIVEIRA, Camila Fogaa de. Modelagem Matemtica do Crescimento Populacional: Um olhar luz da Socioepistemologia . 2011. 141p. Dissertao (Mestrado em Ensino de Cincias e Educao Matemtica) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. TURCI, Fbio. Indstria brasileira de vesturio adota novo padro de medidas em 2012. Jornal Hoje - Edio do dia 29/11/2011. UTFPR, Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda - Projeto PolticoPedaggico. Campus Apucarana UTFPR, Apucarana, 2011. VILELA, Denise Silva. Matemticas nos usos e jogo de linguagem: ampliando concepes na Educao Matemtica. 2007. Campinas, Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Unicamp, So Paulo. WOLSKI, Vanessa Cristina. Estudo sobre a influncia do encolhimento de tecido no desenvolvimento da modelagem da cala jeans. 2006. Trabalho de Concluso de Curso (Curso Tecnologia do Vesturio) Faculdade Educacional de Dois Vizinhos UNISEP, Dois Vizinhos, 2006.

You might also like