You are on page 1of 28

FAG Motion Guard CONCEPT6

Sistema Automtico de Lubrificao simples e multiponto Manual de Instrues

Instrues de segurana e smbolos

Alta segurana dos produtos

Nossos produtos correspondem posio da pesquisa e do desenvolvimento. Na correta interpretao do armazenamento, manuseio correto e conforme determinado e instalao, bem como manuteno dos produtos conforme indicado, os mesmos no representam perigo imediato. A definio dos smbolos de advertncia e perigo seguem ANSI Z535.62006. As instrues e smbolos usados, tem o seguinte significado: A no observncia pode causar morte ou ferimentos graves! A no observncia pode causar ferimentos pequenos ou leves!

Significado das instrues e smbolos


Aviso Cuidado

Observao

A no observncia pode causar danos ou falhas no funcionamento no produto ou nos arredores da construo! A seguir esto informaes adicionais ou mais abrangentes, que devem ser observadas! Nmeros em crculos so nmeros do item. Este manual de instruo o manual de instruo original de acordo com Diretrizes de Mquinas 2006/42/EC.

Manual de instrues original

Schaeffler Technologies

BA 10

FAG Motion Guard CONCEPT6


Pgina

Caractersticas

Escopo de fornecimento ............................................................ 3 Acessrios, necessrio .............................................................. 3 Conexes .................................................................................. 4 Operao .................................................................................. 4 Condies do meio ambiente..................................................... 5 Regulamentaes legais ............................................................ 5

Advertncias de construo e segurana

Utilizao .................................................................................. 6 Responsveis ............................................................................ 6 Pessoal qualificado ................................................................... 6 Equipamento de proteo.......................................................... 6 Falha......................................................................................... 6 Montagem................................................................................. 7 Colocao em funcionamento.................................................... 10 Funcionamento ......................................................................... 15 Falha......................................................................................... 20 Dados tcnicos.......................................................................... 21 Declarao de conformidade CE................................................. 24

BA 10

Schaeffler Technologies

FAG Motion Guard CONCEPT6

Caractersticas

O lubrificador FAG Motion Guard CONCEPT6 abastece um ponto de lubrificao com lubrificante. A presso mxima de 25 bar. O lubrificante fornecido por um cartucho de lubrificante substituvel (Unidade LC). Este manual de instrues deve estar sempre completo e legvel! Pessoas que usam o lubrificador devem ter este manual de instrues disponvel e observar as informaes! O escopo de fornecimento mostra Figura 1.

Escopo de fornecimento

Unidade de acionamento Manual de instrues

Figura 1 Escopo de fornecimento Observao!

Verificar a entrega e fazer a reclamao de danos reconhecidamente provocados pelo transporte transportadora! Defeitos devem ser comunicados imediatamente Schaeffler Technologies AG & Co. KG! A Schaeffler Technologies AG & Co. KG no assume nenhuma responsabilidade por defeitos reclamados posteriormente! Encomendar acessrios separadamente, Figura 2.

Acessrios, necessrio

Suporte, escantilho de perfurao, parafusos Tampa para LC250 LC250, 250 cm3 Tampa para LC500 LC500, 500 cm3 Conjunto de pilhas, 0 C at +60 C Conjunto de pilhas, 20 C at +60 C

Figura 2 Acessrios

Schaeffler Technologies

BA 10

00016E25

00016E24

FAG Motion Guard CONCEPT6

Conexes

A sada de graxa do lubrificador tem roscas externas e internas, podendo assim ser parafusado diretamente no ponto de distribuio ou no distribuidor. Informaes sobre o distribuidor, vide BA 12, FAG Motion Guard C6-MP-DISTRIBUTOR. Uma conexo atravs de conectores e tubulao de lubrificante tambm possvel, Figura 3.
00016DF6

Sada de graxa Rosca externa Rosca interna Ponto de lubrificao Conector Tubulao de lubrificantes Distribuidor

Figura 3 Conexes

Operao

A vida til e quantidade de lubrificante so ajustadas no lubrificador atravs de 2 teclas, Figura 4. Os ajustes so visveis na tela de LC. Se o lubrificador trabalha ou no corretamente indicado por um LED verde ou vermelho.
00016DF7

Tela de LC Tecla MODE SAVE Tecla ON/OFF SELECT LED verde LED vermelho

Figura 4 Indicaes, operao

BA 10

Schaeffler Technologies

Condies ambientais

Se a tampa foi fixada corretamente, o lubrificador est protegido contra poeira e respingos de gua. Substncias ambientais podem ser agressivas para anis de vedao e plsticos. Somente em temperatura de operao acontece um fornecimento homogneo de lubrificante e uma formao de presso at no mximo 25 bar. Proteger o distribuidor contra ambiente qumico agressivo! Utilizar o lubrificador na faixa de temperatura de 20 C at +60 C. Armazenar o lubrificador seco, isento de poeira e protegido da luz solar na faixa de temperatura de +15 C at +25 C. O prazo de validade da unidade de acionamento limitado pela vida til da pilha de reserva. A pilha de reserva aps aprox. 10 anos est descarregada por auto-descarga e deve ser substituda pelo fabricante. A pilha de reserva interna descarrega ainda com mais rapidez, quando tampo e disco de cobertura so removidos do acionamento e um conjunto de pilhas no estiver sendo usado ou o conjunto de pilhas existente estiver vazio, Figura 5. Ao armazenar, deixar o tampo e o disco de cobertura na unidade de acionamento, remover somente imediatamente antes da montagem!

Temperatura de operao Mancal Prazo de validade da unidade de acionamento

Tampo Disco de cobertura Unidade de acionamento

Figura 5 Unidade de acionamento Prazo de validade da unidade LC Prazo de validade do conjunto de pilhas O prazo de validade mximo de uma unidade LC de 2 anos, observar da data de enchimento do lubrificante.

O prazo de validade mximo para o conjunto de pilhas de 1 ano, observar a data de fabricao. As informaes nestas instrues estavam atualizadas quando foi concluda sua elaborao. Das figuras e descries nenhuma reclamao pode ser feita sobre lubrificadores j fornecidos. A Schaeffler Technologies AG & Co. KG no assume nenhuma responsabilidade por danos e falhas de funcionamento provocados por uso inapropriado e/ou alteraes no autorizadas no lubrificador ou unidade LC!

Regulamentaes legais

Schaeffler Technologies

BA 10

00016DF8

FAG Motion Guard CONCEPT6

Advertncias de construo e segurana Utilizao

O lubrificador lubrifica um ponto de lubrificao. Locais caractersticos de aplicao so pontos de lubrificao de rolamentos de esferas, de rolos e mancais de deslizamento, correntes de distribuio e de transporte, guias, engrenagens abertas e vedaes. Operador e responsvel pela segurana so pessoas responsveis. considerado operador qualquer pessoa fsica ou jurdica que use o lubrificador ou sob cuja ordem seja usado o lubrificador. Somente pessoas qualificadas devem operar o lubrificador. Pessoal qualificado: est autorizado pelo responsvel de segurana para a utilizao do lubrificador tem todos os conhecimentos necessrios est familiarizado com os avisos de segurana leu e compreendeu o manual de instrues. Os equipamentos de proteo devem proteger o pessoal contra danos sade. Sempre usar culos de proteo quando trabalhar com o lubrificador! Observar a falha no lubrificador e evitar possveis danos materiais atravs de medidas apropriadas. No modifique o lubrificador! Manter o lubrificante longe dos olhos, pele e roupas! Tenha ateno s folhas de dados de segurana das graxas! Ao executar trabalhos nas mquinas e sistemas, observar as instrues de segurana e as instrues de uso do fabricante!

Responsveis

Pessoal qualificado

Equipamento de proteo
Cuidado

Falha
Cuidado

Aviso

BA 10

Schaeffler Technologies

Montagem

Se o lubrificador no for fixado diretamente no ponto de lubrificao, primeiro determinar o comprimento mximo da tubulao de lubrificantes e ento selecionar o local de montagem de acordo. O comprimento mximo da tubulao de lubrificantes depende de: graxa utilizada temperatura ambiente.

Comprimento da tubulao de lubrificantes

rea de aplicao, graxa padro rea de aplicao, graxa de baixa temperatura No permitida, fora do mbito das especificaes

Figura 6 Temperatura de funcionamento, comprimento da tubulao de lubrificantes Exemplos

Determinar o comprimento mximo da tubulao de lubrificantes, Figura 6: A temperatura de funcionamento +5 C. Se com +5 C se vai para a direita, para a graxa padro resulta um comprimento de no mximo 3 m e para a graxa de baixa temperatura um comprimento de no mximo 5 m. Determinar a temperatura de funcionamento: Comprimento da tubulao de lubrificantes 4 m. Se com 4 m se vai para cima, com graxa padro resulta uma temperatura de funcionamento de no mnimo +10 C e para graxa de temperatura baixa de no mnimo 5 C. No comprimento da tubulao de lubrificantes de 5 m podem ser usadas as seguintes graxas: Graxa padro: +15 C at +60 C. Graxa de baixa temperatura: 0 C at +15 C. A Schaeffler Technologies AG & Co. KG no assume qualquer garantia para aplicaes fora do mbito das especificaes, Figura 6! Caso a aplicao no se insira no mbito das especificaes, entrar impreterivelmente em contato com o servio de apoio ao cliente da Schaeffler!

Temperatura de funcionamento da graxa

Schaeffler Technologies

BA 10

0001689A

FAG Motion Guard CONCEPT6

Material necessrio

Para a montagem necessrio o seguinte material: conectores tubulao de lubrificantes suporte cartucho de graxa (400 g) para pr-lubrificao da tubulao de lubrificantes unidade de acionamento conjunto de pilhas unidade LC tampa. Se necessrio, encomendar acessrios, vide tabela, Pgina 22. Utilizar exclusivamente unidades LC e tubulaes de lubrificantes da Schaeffler Technologies AG & Co. KG! Sempre usar uma nova unidade LC e novo conjunto de baterias! Montar lubrificador: Coloque a unidade LC na tampa e retire a capa, Figura 7. Pressionar a unidade LC sobre a tampa, at que o lubrificante sair da abertura de sada. Soltar o tampo e remover o disco de cobertura. Inserir o conjunto de pilhas. Coloque a unidade LC com a tampa sobre a unidade de acionamento de forma a que a palheta engate e as estruturas dentadas engrenem umas nas outras. Girar a tampa no sentido horrio at que o fechamento tipo baioneta fique engatado.

Montagem

Tampa Palhetas, 4 peas Unidade LC Capa Abertura de sada Tampo Disco de cobertura Estrutura dentada Unidade de acionamento Conjunto de pilhas

Figura 7 Montagem

BA 10

Schaeffler Technologies

00016E1B

Fixao

Observao!

Se o lubrificador no puder ser fixado diretamente no ponto de lubrificao, fixar o lubrificador no transportador e conectar ao ponto de lubrificao atravs da tubulao de lubrificantes: Lubrificar o ponto de lubrificao e tubulao de lubrificantes. Parafusar o suporte no lubrificador, usar arruelas e parafusos de cabea sextavada (M616). Torque mximo 3 Nm. Preparar furos para trs parafusos de fixao de acordo com o escantilho de perfurao em anexo. Fixar o lubrificador com o suporte em um transportador do sistema, Figura 8. Parafusar o conector G1/8 (acessrio) na sada de graxa do lubrificador. Torque mximo 2 Nm. Conectar o lubrificador com a tubulao de lubrificantes (81,5 mm), comprimento mximo Figura 6, Pgina 7. Posicionar a tubulao de lubrificantes para o ponto de lubrificao, raio mnimo de flexo 40 mm. Parafusar o conector no ponto de lubrificao. Conectar a tubulao de lubrificantes com o conector. O conector para o ponto de lubrificao no fornecido pela Schaeffler Technologies AG & Co. KG! Engraxar o ponto de lubrificao e tubulao de lubrificantes com o mesmo lubrificante, que se encontra na unidade LC! imprescindvel observar o respectivo torque mximo, o comprimento mximo da tubulao de lubrificantes e o raio mnimo de flexo!

Parafusos de cabea sextavada M625 para fixao em parede de metal Parafusos de cabea sextavada M616 para lubrificador e suporte Distncia 45 mm, horizontal Distncia 141,5 mm, vertical Distncia 143 mm, do transportador

Figura 8 Fixao

Schaeffler Technologies

BA 10

00016E21

FAG Motion Guard CONCEPT6

Colocao em funcionamento

Cuidado

Aps a montagem determinada a durao da lubrificao, depois feito o ajuste do lubrificador. Ento, uma lubrificao inicial realizada. Com isto o lubrificador est pronto para operar. Antes da colocao em funcionamento, verificar se o lubrificador no est danificado! Certificar-se de que o lubrificador e, se necessrio, as peas de conexo e tubulao de lubrificao estejam montados corretamente! A durao da lubrificao depende da quantidade de lubrificante necessria para o ponto de lubrificao. determinar a durao da lubrificao de acordo com a Tabela ou usar o software FAG Motion Guard SELECT MANAGER em www.schaeffler-iam.com
Quantidade mdia de lubrificante em cm3, indicada para cada 100 horas de operao para cada unidade LC Durao da LC250250 cm3) lubrificao Dias Semanas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 1 041,7 520,8 347,2 260,4 208,3 173,6 148,8 130,2 115,7 104,2 94,7 86,6 80,1 74,4 69,4 65,1 61,3 57,9 54,8 52,1 49,6 47,3 45,3 43,4 41,7 40,1 38,6 37,2 35,9 34,7 148,8 74,4 49,6 37,2 29,8 24,8 21,3 18,6 16,5 14,9 13,5 12,4 11,4 10,6 9,9 9,3 8,8 8,3 7,8 7,4 7,1 6,8 6,5 6,2 LC500500 cm3) Meses 34,3 17,1 11,4 8,6 6,9 5,7 4,9 4,3 3,8 3,4 3,1 2,9 2,6 2,4 2,3 2,1 2 1,9 1,8 1,7 1,6 1,6 1,5 1,4 Dias 2 083,3 1 041,7 694,4 520,8 416,7 347,2 297,6 260,4 231,5 208,3 189,4 173,6 160,3 148,8 138,9 130,2 122,5 115,7 109,6 104,2 99,2 94,7 90,6 86,8 83,3 80,1 77,2 74,4 71,8 69,4 Semanas 297,6 148,8 99,2 74,4 59,5 49,6 42,5 37,2 33,1 29,8 27,1 24,8 22,9 21,3 19,8 18,6 17,5 16,5 15,7 14,9 14,2 13,5 12,9 12,4 Meses 68,5 34,3 22,8 17,1 13,7 11,4 9,8 8,6 7,6 6,9 6,2 5,7

Determinar a durao da lubrificao

Durao da lubrificao

10

BA 10

Schaeffler Technologies

Exemplo LC250

O fabricante do sistema define que com 15 cm3 por 100 horas de funcionamento deve ser feita lubrificao. Na coluna semanas, em durao de lubrificao 9 est o valor 16,5 cm3. Este valor o valor mais baixo sobre 15 cm3. Se a lubrificao ajustada no lubrificador, inserir na configurao 9 semanas. Em 10 semanas a lubrificao de 14,9 cm3. Como o desvio para 15 cm3 est abaixo de 1%, consultar o fabricante se com este ajuste pode ser feita lubrificao. Na coluna semanas, em durao de lubrificao 19 est o valor 15,7 cm3. Este valor o valor mais baixo sobre 15 cm3. Se a lubrificao ajustada no lubrificador, inserir na configurao 19 semanas. Em 20 semanas a lubrificao de 14,9 cm3. Como o desvio para 15 cm3 est abaixo de 1%, consultar o fabricante se com este ajuste pode ser feita lubrificao. A lubrificao ativada pelo controle eletrnico do lubrificador. O volume de lubrificao fornecido pelo equipamento com um impulso de lubrificao sempre 0,5 cm3. Se uma quantidade maior deve ser lubrificada, o equipamento lubrifica atravs de vrios impulsos de lubrificao. A durao mnima de desligamento entre dois impulsos de lubrificao de: 30 segundos. Se aps um impulso de lubrificao no se esperou tempo suficiente para o prximo impulso de lubrificao, a presso no sistema de lubrificao pode aumentar acima da presso permitida!

LC500

Lubrificao Volume de lubrificao

Durao mnima de desligamento

Cuidado

Schaeffler Technologies

BA 10

11

FAG Motion Guard CONCEPT6

Configurao

A durao da lubrificao ajustada no lubrificador durante a configurao, Figura 10, Pgina 13. Com as teclas MODE SAVE e ON/OFF SELECT o lubrificador configurado, Figura 9, Pgina 12. Aps o ligamento e aps acionamento (t 4 s) da tecla MODE SAVE o menu de configurao ativado. Ao trabalhar no menu de configurao, a reao depende de por quanto tempo a tecla acionada, Figura 9. Acionamento curto, mais curto do que 4 segundos: seleo neste ponto de configurao. Acionamento longo, mais longo do que 4 segundos: valores so armazenados e mudana para o prximo ponto de configurao. No menu de configurao, a reao depende de por quanto tempo a tecla acionada, Figura 9. Acionamento curto, mais curto do que 4 segundos: ajustar o valor. Acionamento longo, mais longo do que 4 segundos: valores no so armazenados e retorno ao ponto de configurao anterior.

MODE SAVE

ON/OFF SELECT

t 4 s: Seleo t 4 s: Alterar valores t 4 s: Salto para o prximo ponto, armazenar valores t 4 s: Retornar ao ponto anterior, excluir ltima alterao

Figura 9 Teclas Limite de tempo

Se durante a configurao por 3 minutos nenhuma tecla acionada, o modo de configurao encerrado. Alteraes so assumidas at este ponto.

12

BA 10

Schaeffler Technologies

00016E27

Ajustar a lubrificao no lubrificador

A durao da lubrificao ajustada atravs de duas teclas no lubrificador. Executar todas as etapas de acordo com Figura 10: : Reposio do PIN para 00 atravs da seguinte combinao de teclas: 2x MODE SAVE > 2x ON/OFF SELECT > MODE SAVE. Indicao na tela apaga durante um breve momento e reaparece novamente. : Ajustar a durao da lubrificao, vide Tabela Durao da lubrificao, Pgina 10. , e : Estes ajustes s so eficazes com o distribuidor conectado, vide BA 12, FAG Motion Guard C6-MP-DISTRIBUTOR.

Lubrificador desligado Indicao do ajuste do tempo e reposio do PIN Entrada do PIN, primeiro dgito Entrada do PIN, segundo dgito Selecionar o volume da unidade LC Ajustar Month (meses), Weeks (semanas) ou Days (dias) Alterar para Days (dias) ou Weeks (semanas) Ajustar as sadas Ativar a sada 1 Ativar a sada 2 Alterar o PIN, primeiro dgito (s ao realizar a primeira configurao ou aps a reposio do PIN) Alterar o PIN, segundo dgito (s ao realizar a primeira configurao ou aps a reposio do PIN) Configurao concluda
00016E28

Figura 10 Menu de configurao

Schaeffler Technologies

BA 10

13

FAG Motion Guard CONCEPT6

Ligar o lubrificador

O lubrificador ligado por meio de uma tecla: Pressionar a tecla ON/OFF SELECT e manter pressionada por mais de 4 segundos. Ativar lubrificao adicional, vide Pgina 16. Verificar, se o LED verde no lubrificador acende ou pisca e o volume restante indicado, Figura 11. Se o LED vermelho acende ou pisca, h um erro, vide Pgina 20.

LED verde Volume restante LED vermelho Cdigo de erro

Figura 11 Lubrificador, ligado

Na primeira colocao em funcionamento, o sistema de bombeamento na unidade de acionamento est abastecido com aprox. 5 cm3 de graxa universal! Aps aproximadamente dez impulsos de lubrificao, o sistema de bombeamento abastecido com graxa da unidade LC! Caso a graxa universal no seja apropriada para o ponto de lubrificao, antes da primeira colocao em funcionamento ativar dez vezes o modo de impulso e eliminar a graxa universal!

14

BA 10

Schaeffler Technologies

00016DF9

Funcionamento
Ligar

Controlar regularmente o lubrificador em funcionamento e, se necessrio, ativar lubrificao adicional. Ligar o lubrificador: Acionar a tecla ON/OFF SELECT (t 4 s). Verificar, se o LED verde no lubrificador acende ou pisca e o volume restante indicado. Desligar o lubrificador: Acionar a tecla ON/OFF SELECT (t 4 s). Verificar se o LED verde no lubrificador apaga. Todos os ajustes ficam registrados aps o desligamento. Aps o ligamento, a lubrificao tem continuao no ponto em que foi parado. A tela indica se o lubrificador est ligado ou desligado, Figura 12. Com o lubrificador ligado so indicados: ajustes e condio de operao ou mensagens de erro.

Desligar

Tela

Ligado Desligado

Figura 12 Condio de operao LED Significado No lado frontal do lubrificador existem dois LEDs.
LED Verde Verde Vermelho Verde e vermelho Sinal Piscando Aceso continuamente Piscando Piscando Significado Sem erro Lubrificao Erro Substituir imediatamente a unidade LC

Schaeffler Technologies

BA 10

15

000175A9

FAG Motion Guard CONCEPT6

Controle Verifique regularmente: estanqueidade e condio do lubrificador, conexes e tubulaes volumes restantes do lubrificante posio e fixao de todos os componentes! Lubrificao adicional Uma lubrificao adicional ativada manualmente. A cada lubrificao adicional ativado um impulso de lubrificao e o ponto de lubrificao engraxado com 0,5 cm3: Verificar se o LED verde acende continuamente. Ento no momento nenhuma lubrificao adicional possvel. Se o LED verde piscar, uma lubrificao adicional possvel. Para isto, acionar as duas teclas simultaneamente por no mnimo 4 segundos, Figura 13. Na maioria dos casos, a lubrificao adicional ativada imediatamente. Uma exceo quando o lubrificador ativa vrios impulsos de lubrificao quase numa sucesso direta. Neste caso, se durante uma pausa de lubrificao as duas teclas forem acionadas simultaneamente por no mnimo 4 segundos, isto ser armazenado pelo lubrificador. Ao final da pausa, muitas vezes um impulso de lubrificao adicional ativado tantas vezes como acionado, mas no superior a cinco vezes.

Lubrificador ligado Acionar as duas teclas simultaneamente

Figura 13 Lubrificao adicional Tempo restante

Aps a lubrificao adicional ou uma parada longa da mquina (finais de semana, frias coletivas), calcular novamente o tempo restante, vide Pgina 18. Aqui pode ser usado o software FAG Motion Guard Select Manager, www.schaeffler-iam.com Lubrificao adicional s possvel em uma temperatura ambiente acima de 0 C! Observar o tempo restante reduzido pela lubrificao adicional, no plano de lubrificao e de manuteno!

16

BA 10

Schaeffler Technologies

00016DFB

Converso

O lubrificador pode ser convertido de 250 cm3 para 500 cm3 ou vice-versa. A unidade de acionamento em si idntica nos dois tamanhos. Os dois tamanhos diferenciam-se somente pela tampa e unidade LC, vide Tabela, Pgina 22. Aps a converso, configurar novamente o lubrificador indicando o volume alterado! Se a temperatura cair para um valor entre 0 C e 19 C, o smbolo do cristal de gelo pisca, Figura 14. Abaixo de 0 C uma lubrificao adicional no possvel!

Temperatura de desativao Observao!

Cristal de gelo piscando sinaliza 0 C at 19 C

Figura 14 Indicao de frio Se a temperatura cair abaixo de 20 C, o lubrificador desliga. O smbolo do cristal de gelo acende permanentemente, a quantidade restante continua sendo indicada. Abaixo de 20 C o ponto de lubrificao no lubrificado! Podero ocorrer danos, caso as medidas adequadas no sejam tomadas! Religamento

O lubrificador liga automaticamente assim que a temperatura subir acima de 20 C.

Schaeffler Technologies

BA 10

17

00016E29

FAG Motion Guard CONCEPT6

Tempo restante

Aps uma lubrificao adicional ou aps um longo perodo de parada, determinar ou calcular o tempo restante e registrar no plano de manuteno. A durao da lubrificao est ajustada para 8 meses. A mquina temporariamente desligada aps 2 meses, a tela indica como quantidade restante 75%. Aps 25% de durao da lubrificao, 25% de lubrificante foi usado, no sendo necessrio fazer o clculo de acordo com a frmula. Aps a colocao em funcionamento, fazer o registro no plano de manuteno, que a unidade LC deve ser trocada 6 meses depois. O tempo restante pode ser calculado por meio desta frmula.

Determinao do tempo restante

Clculo do tempo restante

RLZ dias, semanas, meses, dependendo do TD Tempo restante SZ dias, semanas, meses Durao da lubrificao, ajustado no lubrificador RV % Vol. Quantidade restante.

Exemplo de clculo

O ponto de lubrificao lubrificado dentro de 100 horas com 1,6 cm3. O lubrificador com LC250 est ajustado para uma durao de lubrificao de 22 meses. Aps 11 meses e com um volume restante de 48% o sistema e assim tambm o lubrificador so desligados por algumas semanas. Quando se deve substituir a unidade LC a partir da nova ativao do sistema? De acordo com a frmula, a unidade LC e o conjunto de pilhas devem ser substitudos aps 10,56. No plano de manuteno, prever a substituio aps 10 meses e 2 semanas.

18

BA 10

Schaeffler Technologies

Substituio da unidade LC

Observao!

Substituir imediatamente a unidade LC vazia. Com a unidade LC vazia os LEDs vermelho e verde piscam simultaneamente, Figura 15. Use apenas unidades LC da FAG de tamanhos compatveis novas e completamente cheias! Sempre inserir um conjunto de pilhas novas! Substituir a unidade LC e o conjunto de pilhas somente em um ambiente seco! Elimine os componentes usados de acordo com as prescries em vigor!

LED verde LED vermelho Unidade LC vazia

Figura 15 Substituir a unidade LC

Substituir a unidade LC: Girar a tampa no sentido horrio e remov-la. Retire a unidade LC vazia, a indicao LC apresentada na tela e o LED vermelho pisca. Inserir o conjunto de pilhas novo. Coloque a unidade LC na tampa e retire a capa, Figura 7, Pgina 8. Pressionar a unidade LC sobre a tampa, at o lubrificante sair da abertura de sada. Coloque a unidade LC com a tampa sobre a unidade de acionamento de forma a que a palheta engate e as estruturas dentadas engrenem umas nas outras. Girar a tampa no sentido horrio at que o fechamento tipo baioneta fique engatado. O controle na unidade de acionamento reconhece automaticamente que a unidade LC foi substituda. A tela apresenta -- se o equipamento tiver sido desligado previamente ou 99%Vol., se estava ligado antes da substituio. O lubrificador continua trabalhando com os ajustes anteriores aps o ligamento. Nunca utilizar uma unidade LC parcialmente vazia! O nvel de enchimento de uma unidade LC no reconhecido pelo equipamento! Quando a unidade LC inserida, o controle programado de forma que sempre 99%Vol. indicado! Aps a insero de uma unidade LC parcialmente vazia, um nvel de enchimento incorreto indicado!

Schaeffler Technologies

BA 10

19

00016E2A

FAG Motion Guard CONCEPT6

Falha

Erros so indicados na tela. O lubrificador permanece desligado, at que o erro seja eliminado e indicao de erro tiver sido confirmada. Se a mensagem de erro E0, E2, E3 ou E5 indicada, um distribuidor est conectado, vide BA 12, FAG Motion Guard C6-MP-DISTRIBUTOR. Em um erro o LED vermelho pisca: fazer a leitura do cdigo de erro, comparar com a Tabela localizar o erro eliminar erro confirmar a mensagem de erro acionando (t 4 s) da tecla ON/OFF SELECT. Localizar possveis causas atravs da Tabela e eliminar o erro.
Indicao Erro na tela E1 Lubrificador foi desligado Causa possvel Presso alta demais, causando excesso de corrente do motor, a sada est obstruda Conjunto de pilhas vazio E4 Sistema de lubrificao foi desligado O sistema de lubrificao no detecta a unidade LC O acionamento do lubrificador est defeituoso Falta a unidade LC Reparao Eliminar a obstruo, confirmar o erro acionando (t 4 s) da tecla ON/OFF SELECT Inserir novo conjunto de pilhas e nova unidade LC Substituir unidade de acionamento Montar a nova unidade LC, inserir novo conjunto de pilhas Inserir conjunto de pilhas novo

Eliminar a falha

Mensagens de erro Erro, causa, reparao

LC

Lo

Sem alimentao Falta o conjunto de tenso de pilhas ou um conjunto de pilhas vazio foi inserido

Se o erro no puder ser eliminado, entrar em contato com o servio de apoio ao cliente da Schaeffler Technologies AG & Co. KG.

20

BA 10

Schaeffler Technologies

Dados tcnicos
Lubrificador

Dados tcnicos do lubrificador, vide Tabela. Acessrios, vide Tabela, Pgina 22, e Figura 17, Pgina 23.
Descrio Volumes da unidade LC Comprimento Dimetro Peso Peso com a unidade LC Vida til Quantidade de lubrificante por impulso de lubrificao Presso de servio1) Lubrificantes1) Temperatura de funcionamento Alimentao de tenso 0 C at +60 C 20 C at +60 C Rosca de conexo do lubrificador Dimetro da tubulao de lubrificantes Comprimento da tubula de lubrificantes1)
1)

CONCEPT6 250 250 cm3 210 mm 92 mm aprox. 1,3 kg aprox. 1,5 kg 1 dia at 24 meses 0,5 cm3

CONCEPT6 500 500 cm3 260 mm 92 mm aprox. 1,4 kg aprox. 1,8 kg 1 dia at 12 meses

mximo 25 bar Graxas at a classe de consistncia NLGI 2 20 C at +60 C 3V Conjunto de pilhas, Alkali-Mangan, no carregveis Conjunto de pilhas, ltio, no carregveis G3/8 externa, G1/8 interna 81,5 mm, dimetro interno 5 mm mximo 5 m

A combinao destes valores mximos s possvel em temperaturas +20 C, Figura 6, Pgina 7.

Dimetro Comprimento Rosca de conexo do lubrificador

Figura 16 Lubrificador

Schaeffler Technologies

BA 10

21

00016E2B

FAG Motion Guard CONCEPT6

Acessrios Componentes e cdigo de pedido

Acessrios, vide Tabela, e Figura 17, Pgina 23.


Componente LC250 com 250 cm3 lubrificante especial Arcanol MULTITOP LC250 com 250 cm3 outras graxas Arcanol ou graxas especiais LC500 com 500 cm3 lubrificante especial Arcanol MULTITOP LC500 com 500 cm3 outras graxas Arcanol ou graxas especiais Tampa para a LC250 em plstico transparente Tampa para LC250 em alumnio (para lubrificantes base de steres) Tampa para LC500 em plstico transparente Tampa para LC500 em alumnio (para lubrificantes base de steres) Conjunto de pilhas, 0 C at +60 C Conjunto de pilhas, 20 C at +60 C Suporte Conector reto G1/8,6 pea, inclusive tampo de vedao, 4 pea Conector angular G1/8,6 pea, inclusive tampo de vedao, 4 pea Niple de reduo Cdigo de pedido ARCALUB-C6.LC250-MULTITOP Sob consulta ARCALUB-C6.LC500-MULTITOP Sob consulta ARCALUB-C6.CAP-250 Sob consulta ARCALUB-C6.CAP-500 Sob consulta ARCALUB-C6.BATTERY ARCALUB-C6.BATTERY-LT ARCALUB-C6.HOLDER ARCALUB-C6.JOINT-MP-0-SET ARCALUB-C6.JOINT-MP-90-SET ARCALUB-C6.NIPPLE-G3/8-G1/4

Tubulao de lubrificantes 5 m, 81,5 mm, ARCALUB-C6.TUBE-5M dimetro interno 5 mm Cartucho de graxa (400 g) para pr-lubrificao: abastecido com Arcanol MULTITOP abastecido com outros lubrificantes

ARCANOL-MULTITOP-400G Sob consulta

Utilizar somente acessrios FAG originais! Cuidado

22

BA 10

Schaeffler Technologies

LC250 LC500 Tampa para LC250 Tampa para LC500 Conjunto de pilhas, 0 C at +60 C Conjunto de pilhas, 20 C at +60 C Suporte, escantilho de perfurao, parafusos Conector, reto Conector, angular Niple de reduo Tubulao de lubrificantes Cartucho de graxa

Figura 17 Acessrios Servios Lubrificadores vazios podem ser enviados para a Schaeffler Technologies AG & Co. KG, para: eliminar ecologicamente os componentes usados substituir a unidade LC ajustar as quantidades desejadas de lubrificantes.

Schaeffler Technologies

BA 10

23

00016E26

FAG Motion Guard CONCEPT6

Declarao de conformidade CE

Declarao de conformidade para o lubrificador FAG Motion Guard CONCEPT6.

Figura 18 Declarao de conformidade

24

BA 10

Schaeffler Technologies

00017FFC

MATNR 032821379-0000 / BA 10 / 01 / BR-D / 2012081 / Printed in Germany by hofmann

Schaeffler Technologies AG & Co. KG Postfach 1260 97419 Schweinfurt Alemanha Georg-Schfer-Strae 30 97421 Schweinfurt Alemanha Tel. Fax E-Mail +49 2407 9149-99 +49 2407 9149-59 support.is@schaeffler.com

Todos os dados foram elaborados e verificados cuidadosamente. Todavia, no nos responsabilizamos por eventuais erros ou omisses. Reservamo-nos o direito de introduzir modificaes tcnicas. Schaeffler Technologies AG & Co. KG Edio: 2012, agosto Qualquer reproduo, mesmo parcial, somente poder ser efetuada com o nosso consentimento. BA 10 BR-D

Internet www.schaeffler.com/services

You might also like