You are on page 1of 170

Curso Mtodo Vestibulares

Apostila de Redao
Dicas para escrever melhor

ORGANIZADOR: JOS NERES

CURSO MTODO VESTIBULARES

INCIO DE CONVERSA

Vamos comear de um modo diferente. Vamos iniciar nosso trabalho lendo algumas da famosas Prolas dos Vestibulares, que so facilmente encontradas em vrias pginas da Internet. Vamos torcer para que durante o ano vocs no consigam escrever nada parecido. A situao triste, mesmo assim, divirta-se!

Algumas perlas da redao do vestibular 2003 da Unicamp - Universidade de Campinas. Tema: A mudana indubitvel, mas progresso uma questo controversa. Por isso todas falam de evoluo, mudana, progresso... "A mudana sempre ocorreu e sempre vai ocorrer. Ela ocorre para os seres vivos, mortos, para o concreto, para o abstrato (idias)." "Desde o seu surgimento o homem galopou pela escala orgnica, tendo seu crebro como montaria, pois anda a frente das demais espcies, dominando-as a seu favor." "As mudanas ocorrem devagarosamente." "Dificilmente vamos encontrar mudanas ou progressos que so positivamente bons para ambas as partes." "Pode-se notar que o homem s conseguiu ir para diferentes lugares do mundo a partir dos primatas, que desenvolveram a roda, tendo como conseqncia a possibilidade de conhecer culturas variadas." "Desde a priori aos tempos remotos..." "Antigamente ao bater uma carroa na outra dificilmente algum morria, hoje aps a evoluo, milhares morrem em acidentes de carro." "O homem progrediu as custas de outros, como Frankstein, que deu vida a uma criatura,

CURSO MTODO VESTIBULARES adquiriu a evoluo mas no teve bom xito com o monstro criado. J que este monstro no tinha noo da sua fora e deformao." "Pode at ser por acidente. Tropeamos no progresso, caimos na mudana e levantamos na evoluo." "Tudo vem dos seres vivos, at os seres no-vivos." "E o Homo Sapiens continua seu progresso: desmatando, poluindo e usando desinfetantes, s para dar cheirinho no seu banheiro." "Eu, particularmente, desenvolvi uma cabacidade de raciocnio e argumentao incrveis." "Como diz o ditado: duro agradar a pobres e troianos." "Todos os seres evoluem, cada um com a sua evoluo, pois somos todos individualistas." "O homem tem a capacidade infinita de evoluir, mas no sabe utiliz-la de forma segura e promscua." "Os prprios seres humanos somos mudanas ambulantes." "A falta de considerao para com a natureza ocorre devido a falta de maturidade da cabea e dos pensamentos humanos." "Somos a prpria imagem da evoluo refletida no espelho do progresso." "O mundo est reagindo as reaes que o homem est fazendo." "Sonhamos com um mundo melhor, visto que o dinossauro cedeu lugar ao cachorro, gato..." "Os aminocidos foram os primeiros habitantes da terra..." "Fazendo uma comparao das proezas do coelho que se reproduz em grande quantidade, os humanos j venceram com maior nmero populacional."

"Segundo a terceira lei de Newton, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." "A cultura mudou, os costumes mudaram, at os dentes dos nossos bisavs eram diferentes, temos dentes a menos." "Aps cinco anos de sua introduo sociedade, havia concludo dois cursos superiores e penetrado na vida poltica." "O macaco descendente do homem." "FMI, gente que nunca veio aqui e nem sabe o que sofrer..."

CURSO MTODO VESTIBULARES

"O filsofo Nich do incio do sculo j observava que a evoluo gerrica teria que ser de forma moderada..." "Porm o mundo anda em progresso as grandes maioridades das veze vezes." s." "Os maias, por exemplo, pouco se sabe sobre essa civilizao, muitos acreditam que eles chegaram a tal ponto evolutivo que transcenderam. Ou mesmo as civilizaes dos cristais que ocuparam o planeta h muito tempo atrs e que obtinham todos os seus poderes po dos cristais." "Ainda no se sabe alcerto qual foi..." "Estamos no apse do mundo digital." "Tivemos uma longa conversa de cinco minutos..." "Hoje sou antropfago..." "Anafaquisto, um pas que derrubou as torres e que tem como deus um tal de Bil Bilack..."

VAMOS AGORA FALAR DE ALGO MAIS SRIO


quase chegada a hora do vestibular e, novamente, a agrura da deciso de toda uma vida escolar atravs de apenas um grupo de provas comea a atormentar a vida dos estudantes. Isso normal. Novamente vamos ouvir falar que redao um monstro de sete cabeas, que escrever muito difcil, que saber elaborar um bom texto um dom divino, etc.etc. etc... Nossa idia tirar todas essas lendas sobre redao de sua cabea. possvel sim ser um bom redator sem s ter sido agraciado com os presentes dos deuses. No decorrer deste ano, iramos estudar os modos de como escrever um texto eficiente, sem, no entanto, precisar decorar receitas ou frmulas prontas. Antes de passarmos para as aulas prticas, bom sempre sempre lembrar que to importante quanto escrever saber ler os textos alheios, pois atravs da leitura que iremos descortinar o

CURSO MTODO VESTIBULARES

universo das idias dos outros. Como h uma grande carncia de gnios no mundo atual, sempre bom que nos apoiemos naquilo que os os mais experientes nos deixaram como herana cultural, sem, contudo, fazer de nossos textos meras imitaes do que j lemos em outras pginas. Nosso cronograma de trabalho repleto de texto dos mais variados autores, dos mais variados estilos, tudo isso para para que voc possa entrar em contato com alguns dos mais significativos pensadores de nossa lngua.

SOBRE O ATO DE ESCREVER


Jos Neres

Para a maioria das pessoas oficialmente alfabetizadas, o ato de escrever equivale a um terrvel castigo. A folha em branco toma a dimenso de um monstro implacvel e invencvel. No pensamento, as idias at que fluem normalmente, organizam-se organizam em blocos mais ou menos harmnicos e se alinham sem maiores problemas. Mas na hora de pass-las pass para o papel... na hora de pr as idia no papel que o verdadeiro drama tem incio. O que parecia mentalmente organizado desmorona e, como num passe de mgica, tudo se torna sem nexo. Os pensamentos tropeam nas palavras escritas e as mos teimam em no obedecer s ordens do crebro. A angstia de no conseguir traduzir as idias em sinais escritos costuma, grande parte das vezes, desestimular a quem no est acostumado com as artimanhas da mais v das lutas, conforme disse Drummond: Lutar com palavras a luta mais v, no entanto lutamos mos com elas mal rompe a manh. Deve-se, Deve se, ento, como receita o grande poeta mineiro, aceitar o combate. Com o tempo, se a pessoa no se entregar ao desnimo e ao imperativo da desistncia, perceber que normal perder o fio do raciocnio durante a elabo elaborao rao de um texto. Poucos so os que conseguem ir da introduo concluso sem que a linha do pensamento sofra qualquer interferncia interna ou externa. Ver a escrita como um terrvel desafio a forma mais simplista de propagar a antiga idia de que escrever crever um dom recebido apenas pelos iluminados. Restando, ento, aos

CURSO MTODO VESTIBULARES

outros pobres mortais apenas a tarefa de ler o que os gnios escreveram. Ora, se escrever fosse unicamente um dom, de nada adiantaria estudar, para nada serviriam os anos e mais anos que passamos diante de livros, na ingente busca de um aprimoramento intelectual. Mais do que uma questo de ddiva divina, escrever uma constante tarefa de prtica e de aperfeioamento. De nada adianta ficar lendo manuais de como escrever bem, se a pessoa no estabelece para si um programa de treinamento que busque melhorar a expresso escrita. Alm disso, no se pode esquecer tambm de que a leitura tem uma importncia vital para quem almeja dominar as palavras no papel. Sem ler, ningum consegue ter idias e argumentos para desenvolver. A leitura (em todos os nveis) uma espcie de me da escrita, uma vez que a partir dela que o homem armazena conhecimento para fundamentar as prprias teses ou mesmo para compreender as motivaes alheias. Escrever um desafio? Claro que sim. Mas a velha expresso eu no sei escrever deveria ser substituda por outra bem mais coerente: eu no estou acostumado a escrever. Afinal, no se pode gostar daquilo que no se conhece direito. Para sair vitoriosa desse desafio, cada pessoa deve tomar conscincia de que a prtica constante e sistematizada o caminho mais curto para perder o medo de enfrentar uma folha em branco.
1

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Temos a seguir, algumas das perguntas mais freqentes por parte daqueles que desejam ingressar em um curso superior e que temem os desafios impostos pela famigerada redao. Claro que nem todas as dvidas esto elencadas no questionrio abaixo, ento voc ter o direito (e at mesmo o dever) de tambm expor seus questionamentos.

01. VERDADE QUE MAIS FCIL FAZER DISSERTAO QUE NARRAO OU DESCRIO? RESPOSTA: No existe essa histria de dizer que um tipo de texto mais fcil que outro. O que pode acontecer algum estar mais treinado em uma forma ou outra de escrever. Na

NERES, Jos. Estratgia para matar um leitor em formao. So Lus: Carajs, 2005. pg. 71-73

CURSO MTODO VESTIBULARES

verdade, nada fcil. Tudo (tudo mesmo) depende do esforo de cada indivduo na tentativa de tira o melhor de si em cada situao.

02. PARA FAZER UMA DISSERTAO PRECISO ESTAR BEM INFORMADO? RESPOSTA: Sem dvida alguma! Estar informado um dos requisitos bsicos para quem pretende dissertar, pois, para que se desenvolva coerentemente um raciocnio, preciso que se esteja seguro daquilo que est sendo defendido. Ler jornais e revistas, assistir aos noticirios e analisar criticamente a realidade devem ser tarefas do cotidiano, uma vez que serviro de alicerce para outras informaes que surgiro com o tempo.

03. TODA

DISSERTAO

DEVE

APRESENTAR

OBRIGATORIAMENTE

TRS

PARGRAFOS? RESPOSTA: Obrigatoriamente trs pargrafos?!? Isso no existe. O que ocorre que sempre foi sugerido aos vestibulandos o nmero MNIMO de trs blocos para que as idias ficassem organizadas em introduo, desenvolvimento e concluso. O que no significa, em hiptese nenhuma que um texto no possa ser trabalhado em um nmero maior de pargrafos. O candidato jamais deve ficar preso s pseudo-regras de escrita. Deve, sim, lutar para conseguir coordenar seus pensamentos de um modo prtico, lgico e coerente.

04. EU POSSO ME INCLUIR EM MEUS TEXTOS? RESPOSTA: A est um assunto bastante melindroso! Antigamente, pedia-se que todo texto dissertativo mantivesse seu tom de impessoalidade, isto , que o redator no deixasse que o leitor identificasse a voz do autor nas possveis crticas constantes do texto. Mais

recentemente, j se encontra defensores do uso de verbos na primeira pessoa do plural, o que deixa entrever um certo grau de subjetividade. O que todos desaconselham veementemente o uso do pronome Eu em dissertaes, por deixar o texto com uma aparncia pouco crtica, principalmente quando aparece seguido do verbo achar, que , por sinal, deve ser abolido de seu vocabulrio.

05. QUAL O TIPO DE VOCABULRIO MAIS ADEQUADO PARA UMA DISSERTAO?

CURSO MTODO VESTIBULARES

RESPOSTA: J demos uma pequena dica sobre isso no tpico anterior, mas nunca demais complementar uma idias com mais alguns detalhes. Algumas pessoas acreditam que o sucesso de uma redao est no uso de palavras difceis e de termos pomposos. Mera iluso! Quem vai ler um texto escrito para concurso no est interessado em saber se o vocabulrio rico, mas sim se as palavras foram empregadas adequadamente e se conseguem traduzir com lgica o pensamento do candidato sobre o assunto. Portanto, sempre bom fugir da tentao de mostrar erudio. O melhor mesmo usar palavras simples, sem cair, porm no simplismo e na vulgaridade.

06. EM TEMAS POLMICOS, DEVO DEFENDER UMA IDIA OU FICAR EM CIMA DO MURO? RESPOSTA: Os chamados temas polmicos (aborto, pena de morte, incesto, eutansia...) geralmente pedem um posicionamento crtico por parte do redator. O fato de tomar ou no um partido fica aqum do fato de saber argumentar sobre o ponto de vista adotado. O candidato pode pender para ou lado ou para o outro, mas sempre deve ter em mente que, ao defender suas idias, deve ser coerente do comeo ao final do texto, evitar contradies e jamais escrever movido apenas pela emoo e pelo chamado achismo, ou seja, pelo que acha que deve ser. Quanto ao ficar sobre o muro, h temas que devem ser analisados sob os dois aspectos, o positivo e o negativo e outros que pedem uma tomada de posio, ento, antes de escrever, importante prestar ateno no tipo de tema a ser trabalhado.

07. QUANTAS LINHAS DEVE TER UM TEXTO DISSERTATIVO? RESPOSTA: A rigor, no h um nmero determinado de linhas, o que h a recomendao quanto ao nmero mnimo (geralmente 20) de linhas. sempre bom ler com ateno o Manual do Vestibulando, pois cada universidade tem seus prprios critrios sobre esse assunto.

08. POSSO FAZER CITAES EM MEUS TEXTOS RESPOSTA: No s pode como deve! Contudo as citaes devem estar contextualizadas, ou seja, no se deve citar apenas para alcanar um determinado nmero de linhas. Ao recorrer a trechos de outrem, sempre bom fazer algumas reflexes, como por exemplo: a relevncia do

CURSO MTODO VESTIBULARES

autor citado para o assunto; a adequao do trecho ao tema; a capacidade do redator em desenvolver a idia constante na citao. importante tambm que se diga o autor da citao e que se faa alguns comentrios a respeito do fragmento utilizado.

09. POSSO FAZER MEU TEXTO EM FORMA DE POESIA? RESPOSTA: Nem pensar!!! As universidades querem analisar o seu grau de coerncia e de atualizao sobre determinado assunto. No interessa para ela o fato de voc ter ou no alguma veleidade literria. Geralmente, os prprios manuais j trazem a informao de que o texto deve ser escrito em PROSA.

10. O QUE ACONTECE SE EU FUGIR AO TEMA PROPOSTO? RESPOSTA: Infelizmente voc estar eliminado. Este , por sinal, um dos poucos casos em que a redao automaticamente anulada, pois se o autor no conseguiu captar a essncia do que lhe foi pedido, no conseguir elaborar um texto lgico sobre o assunto. Alguns candidatos, quando percebem que j esto fora do tema, costumam concluir seus texto da seguinte forma: De acordo com tudo o que foi visto acima, podemos concluir que..., o que no engana os professores mais experientes.

11. QUANTOS ARGUMENTOS DEVO USAR EM MINHA DISSERTAO? RESPOSTA: No h um limite numrico para o nmero de argumentos utilizados em uma dissertao, contudo sempre bom ter em vista o fato de que temos um espao limitado (limitadssimo, na verdade) para o desenvolvimento das idias. Por isso, no aconselhamos um acmulo de argumentos. melhor trabalhar coerentemente alguns poucos argumentos, que tocar apenas superficialmente em uma grande quantidade de idias fragmentadas.

12. PODE HAVER DISSERTAO NO CRTICA? RESPOSTA: H a chamada dissertao expositiva, aquela em que, como o prprio nome j indica, temos apenas a exposio de fatos, sem que se precise defender uma idia em si. Porm tal tipo de texto geralmente pobre e no chega a alcanar os verdadeiros objetivos de uma dissertao, que discutir um assunto de forma clara, coesa, coerente e lgica.

CURSO MTODO VESTIBULARES 13. QUE FAZER PARA NO FUGIR AO TEMA?

10

RESPOSTA: Fugir ao tema pode ser uma demonstrao de insegurana ou de excesso de confiana. No primeiro caso, o candidato acredita que nada sabe e que est perdido diante de um tema aparentemente desconhecido, por isso comea a atirar em todas as direes, sem analisar conscientemente os fatos que est expondo em seu texto. No outro caso, temos um candidato que acredita que j sabe tudo e que o tema proposto moleza. Ele comea a escrever compulsivamente, confiante no fato de que, pelo menos primeira vista, domina o assunto. Quando chega ao meio do texto, percebe que as idias esto escasseando e o texto no anda mais. A soluo recorrer a argumentaes desligadas do contexto. Para que no se fuja ao tema, de primordial importncia a elaborao de um plano de trabalho, ou seja, de um esquema em que o redator fique sabendo desde o princpio quais sero as idias que aparecero em todas as partes do texto.

14. O QUE NUNCA DEVO FAZER EM UM TEXTO DISSERTATIVO? RESPOSTA: melhor perguntar sobre o que deve ser EVITADO em um texto dissertativo. Em primeiro lugar, devemos evitar um vocabulrio muito erudito e cheio de palavras difceis, bem como tambm um palavreado chulo e cheio de frases de duplo sentido. As grias e os termos tcnicos tambm devem ser banidos (a menos que o tema exija comentrios sobre tal vocabulrio). sempre importante tambm ser racional, evitando

defender um tema movido por fortes emoes. Temas como poltica e religio sempre trazem um forte impacto ideolgico, o que pode trazer srias conseqncias para a coerncia e para a informatividade do texto.

15. POSSO USAR LETRA DE FORMA NA MINHA REDAO? RESPOSTA: Embora o Manual do Vestibulando na fale a esse respeito, o normal e escrever a redao em letra cursiva, principalmente porque, s vezes, a chamada letra de forma no deixa que o leitor distinga as maisculas das minsculas.

16. LETRA FEIA REPROVA O CANDIDATO? RESPOSTA: No. De forma algumas. O que pode reprovar a letra ilegvel, ou seja aquela que no se deixa ser lida. Uma letra feia, porm legvel, tem o mesmo valor que uma letra

CURSO MTODO VESTIBULARES

11

bonita. No entanto, uma letra muito bonita e cheia de curvas pode dificultar a leitura do texto. Portanto, o importante no inovar no tipo de letra a ser usada na redao.

17. QUANTAS LINHAS DEVE TER A MINHA REDAO? RESPOSTA: No se aconselha que o texto seja muito longo, ou muito curto. Normalmente, o modelo ENEM pede um mnimo de 07 (sete!!!!) linhas. Mas no se deve limitar ao mnimo, pois o ato de contar quantas linhas faltam para que cheguemos ao mnimo especificado costuma levar o candidato a uma tenso desnecessria. O candidato no deve, porm, ficar muito entusiasmado com a aparente facilidade do tema e escrever mais do que o espao reservado na folha oficial de redao. O ideal uma redao que se aproxime das 25 linhas ou um pouquinho mais

18. O QUE ACONTECE SE EU FUGIR AO TEMA PROPOSTO? RESPOSTA: Infelizmente, quando algum foge ao tema proposto est automaticamente eliminado, pois sua redao no poder receber uma nota por um texto que, na prtica, no foi escrito.

19. QUAIS SO OS TIPOS DE TEXTOS EXIGIDOS PARA O VESTIBULAR. RESPOSTA: Atualmente, seguindo o modelo ENEM, a nica tipologia exigida a dissertativa, porm h universidades e faculdades que tambm pedem outros tipos, como narrao, carta...

20. O QUE MAIS FCIL, FAZER UMA NARRAO OU UM DISSERTAO? RESPOSTA: Isso depende muito do estilo de cada candidato. Como j foi dito antes, alguns se sentem bem mais vontade escrevendo um texto narrativo; outros, por sua vez, preferem redigir textos dissertativos. O importante que voc esteja preparado para elaborar qualquer tipo de texto.

21. O QUE TEXTO EM PROSA? RESPOSTA: Texto em prosa justamente aquele que voc est acostumado a redigir na escola e no dia-a-dia, ou seja, aquele escrito seguindo o alinhamento das margens e levando a

CURSO MTODO VESTIBULARES

12

as palavras at o limite das linhas. O que no se deve fazer em vestibular o texto em verso, isto , aquele em forma de poema.

22. EXISTE ALGUMA PALAVRA QUE EU NO DEVO USAR EM MINHA REDAO? RESPOSTA: O texto narrativo mais livre, porm, caso voc escolha o tema dissertativo, evite usar palavras que expressem pobreza vocabular, como COISA, NEGCIO, ETC, E OUTRAS COISAS MAIS... Evite tambm a primeira pessoa do singular (EU) e idias muito subjetivas, como, por exemplo, PARA MIM, NO MEU PONTO DE VISTA, EU ACHO, ACHAMOS... e outras que tenham valor semelhante. A menos que o tema pea, no use tambm grias e palavras de baixo calo. Lembre-se. O vocabulrio usado deve ser simples, porm elegante

23. DEVO USAR UM TTULO EM MINHA REDAO? RESPOSTA: Atualmente, algumas universidades j exigem que o candidato crie um ttulo para seus textos, portanto no se esquea de pr um em sua redao. O ttulo deve ter relao direta com o tema e com o prprio texto escrito, pois a partir dele que o leitor ir fazer sua idia inicial sobre o contedo da redao. Um bom ttulo muito importante para que a leitura seja agradvel.

24. NO CASO DE ESCREVER UMA NARRAO, POSSO ME BASEAR EM UM FATO VERDICO? RESPOSTA: Pode sim. Agora, mais importante que o fato de ser ou no baseado em um caso real a sua criatividade ao narrar a histria. Nada de contar um caso desinteressante. Voc deve valorizar cada detalhe do texto, sem cair na narrativa repetitiva e enfadonha. O leitor deve ficar preso a seu texto da primeira at a ltima linha, para s ento ter certeza do desfecho.

25. POSSO CITAR ALGUM EM MINHA DISSERTAO? RESPOSTA Se for pertinente, pode e deve. Mas s cite pessoas que tenham um certo respaldo para servir de confirmao s suas informaes. Nada de citar pessoas apenas por citar. To importante quanto usar uma citao de algum ter certeza de que a citao est correta e saber se ela se encaixa no tema abordado.

CURSO MTODO VESTIBULARES

13

26. QUAL O NMERO MNIMO DE PARGRAFOS DE DEVA HAVER EM UM TEXTO DISSERTATIVO? RESPOSTA: Por uma questo de lgica, o texto dissertativo deve ter no mnimo TRS pargrafos, uma vez que trs tambm so as partes de uma dissertao: introduo, desenvolvimento e concluso. Por outro lado, tambm bom observar que o uso de um nmero exagerado de pargrafos pode ser prejudicial ao texto, por along-lo alm do nmero de linhas reservado para a confeco do texto.

27. COMO EVITAR A REPETIO DE PALAVRAS? RESPOSTA: Na maioria dos casos, a repetio de palavras se d por duas razes: distrao e pobreza vocabular. O primeiro tem uma fcil soluo. Basta, ao acabar de redigir, reler o texto e detectar os pontos problemticos, substituindo as palavras repetidas por termos equivalentes. O outro problema mais srio, pois no depende de um momento de redao para vestibular, mas sim de uma srie de fatores, como falta de leitura e vcios de linguagem. Este ltimo no tem soluo a curto tempo.

28.

O QUE MAIS IMPORTANTE, OS ASPECTOS GRAMATICAIS OU AS IDIAS

CONTIDAS NO TEXTO? RESPOSTA: Durante muito tempo, corrigir redao significava apenas encontrar as falhas gramaticais de quem redigiu o texto. Hoje os critrios so outros. D-se um grande valor s idias contidas no texto, coeso e coerncia gramatical. Contudo, sem uma apresentao decente (do ponto de vista esttico e gramatical) qualquer texto, por mais coerente que seja e por mais coeso que esteja, dever, inevitavelmente perder alguns pontos. Logo importante no deixar de lado os aspectos gramaticais, principalmente ortografia, pontuao e acentuao grfica.

29. POSSO USAR CORRETIVO LQUIDO EM MINHA REDAO. RESPOSTA: De jeito nenhum. Evite ao mximo borra e/ou rasurar sua prova. Marcas de corretivo lquido ou rasuras de borracha nunca so bem vistas pela banca de correo das provas.

CURSO MTODO VESTIBULARES

14

PARECE PIADA, MAS NO ...

O texto abaixo passa, primeira vista, a impresso de que foi elaborado apenas para servir de exemplo para uma apostila de redao. Mas, infelizmente, a histria bem diferente. Ele foi escrito por um aluno pr-universitrio que recebeu como tema a seguinte frase: Futebol: pio para enganar a fome de justia social. O texto foi transcrito tal e qual estava no original.

COPA DO MUNDO

Em tempos atuais de nossa atualidade. A Copa do mundo, um dos grandes esportes nacionais, ou seja, internacionais de todos os tempos, naes e culturas neolatinas. Um esporte que, isto , arrecadam muito dinheiro. Em benefcios esportistas (um jogador de futebol ganha mais que um presidente da Repblica). A Inglaterra, quer dizer, inventou o futebol que era chamado entre os padres ingleses. No sculo XIX soccer depois chamado gol. Um tipo de esporte que se desenvolveu na Inglaterra, mas expandiu-se: no Brasil. O Brasil em 1950. Na final da copa do mundo (Brasil X Uruguai) o Brasil foi derrotado 1x0; no final do 2 tempo. O Brasil foi tetra campeo mundial, em 1958l, 1960, 1970 e 1994. Tendo um dos maiores campees mundiais Joo Lobo Zagalo tendo o currculo 4 vezes campeo mundial. A grande conseqncia a fome que prejudica vrios setores da nossa populao subdesenvolvidos, nas reas urbanas e rurais de todos os estados brasileiros. A nossa justia, ou seja, tendo o custo de vida com um dos maiores ndices de analfabetismo. Sem contar um governo descentralizado. Pel O Rei do futebol marcando um total de 1.297 gols. Sendo 1.200 gols nos campeonatos regionais: paulista e brasileiro. E fora do pas no time chamado Cosmo nos Estados Unidos... Um dos maiores artilheiros do Brasil com 97 gols, vem depois o 2 artilheiro do Brasil Zico chamado Galinho de Ouro com 67 gols e depois vem Romrio com 58 gols.

CURSO MTODO VESTIBULARES

15

Edson Arantes do Nascimento. O Atleta do Sculo. 2

Como fazer uma boa redao


Dominar a arte da escrita um trabalho que exige prtica e dedicao. No entanto, conhecer seu lado terico muito importante. Aqui voc encontra um resumo desta teoria. Aplique-a em seu trabalho, mas no se esquea: voc precisar fazer a sua parte, isto , escrever. SIMPLICIDADE Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domnio, prefira frases curtas. Amarre as frases, organizando as idias. Cuidado para no mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentao. CLAREZA O segredo est em no deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que voc quer dizer. Evidencie todo o contedo da sua escrita. Lembre-se: voc est comunicando a sua opinio, falando de suas idias, narrando um fato. O mais importante fazer-se entender. OBJETIVIDADE Voc tem que expressar o mximo de contedo com o menor nmero de palavras possveis. Por isso no repita idias, no use palavras demais ou outras coisas que s para aumentem as linhas. Concentre-se no que realmente necessrio para o texto. A pesquisa prvia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar. UNIDADE
2

Esta redao no inventada, ela foi escrita realmente por um aluno que sonhava com uma vaga na Universidade.

CURSO MTODO VESTIBULARES

16

No esquea, o texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Voc deve traar uma linha coerente do comeo ao final do texto. No pode perder de vista essa trajetria. Por isso, muita ateno no que escreve para no se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessrio um dos caminhos para no se perder. Para no errar, use a seguinte ordem: introduo, argumentao e concluso da idia. COERNCIA A coerncia entre todas as partes partes de seu texto, fator primordial para se escrever bem. necessrio que elas formem um todo. Para isso, necessrio estabelecer uma ordem para as idias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqncias. EXEMPLOS Obedecer uma ordem cronolgica um maneira de se acertar sempre, apesar de no ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. interessante. As metforas tambm enriquecem a redao. NFASE Procure chamar a ateno para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no incio da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa concluso so essencial para mostrar a importncia do assunto escolhido. Remeter o leitor idia inicial uma boa maneira de fechar o texto.

LEIA E RELEIA (Escrever no coisa do outro mundo) Lembre-se, Lembre se, fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. te Mesmo com todos os cuidados, pode ser que voc no consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se

CURSO MTODO VESTIBULARES

17

os perodos no ficaram longos, obscuros. Veja se voc no repetiu palavras e idias. medida que voc rel o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuao. No se apegue ao escrito. Refaa se for preciso. No tenha preguia, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessrias. No computador, esta tarefa se torna mais fcil. Faa sempre uma cpia do texto original. Assim voc se sentir vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poder voltar atrs. (http://www.planetaeducacao.com.br/estudante/atividades/redacao.asp)

UMA DIFCIL ESCOLHA


Normalmente, as universidades oferecem mais de uma tipologia textual como sugesto para a prova de redao. Cabe ao candidato optar por uma ou por outra. Como as opes mais comuns so narrao e dissertao, deixamos algumas dicas para voc. Lembre-se de que, atualmente, no Maranho, as Universidades esto pedindo apenas textos dissertativos, mas, fora de nosso Estado, outros tipos de textos continuam sendo exigidos.

Se Voc Escolher o Tema Dissertativo

Defenda suas idias de forma coerente, sem usar as expresses para mim, eu acho, no meu ponto de vista... Evite escrever movido por emoes fortes. Temas polmicos sobre poltica e religio costumam levar o redator a envolver-se de forma emocional. Cuidado. Antes de comear a escrever, leia com ateno o tema proposto e certifique-se de que seus conhecimentos sobre o assunto sero suficientes para o desenvolvimento do texto. Faa uma introduo que d uma idia geral do tema, mas sem esgot-lo completamente. A introduo deve servir como aperitivo para o restante do texto. Desenvolva sua redao de modo lgico e claro, evitando o uso de palavras desconhecidas e de termos exticos.

CURSO MTODO VESTIBULARES Conclua seu texto de forma clara, sem apelar para o sentimentalismo excessivo. Faa uma reviso gramatical antes de entregar o texto ao fiscal.

18

Se Voc Escolher o Tema Narrativo

Apresente personagens, tempo, espao e ao de modo a despertar no leitor o gosto por sua histria. Se possvel, use dilogos. Eles tornam mais leve a narrativa. Crie personagens interessantes, que fujam ao padro de expectativa do leitor. Mesmo sem pedir uma linguagem padro, o texto narrativo no despreza a forma gramatical, portanto, cuidado com ortografia, pontuao, acentuao... As personagens podem ter uma linguagem prxima oral, mas somente se for algo fundamental para o desenrolar do enredo. Nada de tentar inovar

Qualquer que Seja a sua Escolha

Faa sempre um rascunho antes de passar o texto para a forma definitiva. Evite borres No use borracha e/ou corretivo lquido Use um vocabulrio rico, mas sem ostentao Saia do convencional sem tentar ser inovador em demasia Preocupe-se com a esttica do texto. Assine a folha somente no local indicado No amasse nem rasure a folha de redao e... Boa Sorte

LEMBRE-SE: Escrever bem no sinnimo de usar palavras difceis.

CURSO MTODO VESTIBULARES

19

A ESTTICA DO TEXTO

As questes estticas sempre so polmicas. Para alguns professores, o que importa de verdade o contedo do texto; outros, porm, so partidrios de que o candidato tambm no pode descuidar da parte grfica da redao. De um modo ou de outro, sempre bom ter em mente que um presente apenas razovel pode ser valorizado por uma embalagem bem chamativa e que, da mesma forma, um produto valioso pode ser menosprezado por no apresentar um invlucro agradvel vista. No se trata, claro, de afirmar que o continente seja mais importante que o contedo, mas de deixar bem claro que um pode ajudar o outro. Mesmo que no queiramos admitir, nosso primeiro contato com os aspectos exteriores de algo. A beleza sempre atrai e a essncia de alguma coisa ou de algum mais facilmente buscado quando o contato inicial foi satisfatrio. Desse modo, muito mais agradvel ler um texto bem escrito e que tenha sido escrita com uma letra bonita, com margens regulares, sem borres e/ou rasuras que enfrentar alguns garranchos escritos de qualquer maneira. Uma forma ou outra no alteraro o que est escrito. Pode at ser que o texto que no seja to agradvel vista traga mais informao que o outro bem arrumadinho, mas, como nos diz o velho e sbio adgio popular, a primeira impresso a que fica. Temos, a seguir, algumas dicas e observaes para que seu texto tenha uma aparncia mais agradvel e para que as pessoas fiquem cativadas pelos aspectos exteriores de seus escritos. No se pode esquecer, no entanto, de que de nada servir um extremo capricho nos aspectos grficos, se o contedo no estiver suficientemente elaborado para prender o leitor. O mais importante o equilbrio entre o visual e as idias defendidas.

CURSO MTODO VESTIBULARES

20

O FANTASMA DA REDAO*
Jos Neres

Todos os anos, mal se aproxima a data do vestibular, um antigo fantasma chamado Prova de Redao volta a freqentar o sono daqueles que aspiram a uma vaga em um curso superior. Fica ento uma dvida: se tal visita to incmoda j esperada, por que no fazer algo para tornar o horrendo fantasma apenas mais uma prova de um dia de concurso? Em primeiro lugar, a falta de hbito de escrever e de questionar a realidade o principal fator de manuteno da idia de que redigir uma tarefa desagradvel, complexa, cansativa e traumatizante. Algumas pessoas chegam inclusive a acreditar na falsa idia de que somente os iluminados por foras superiores so capazes de produzir bons textos. A falta de prtica e uma certa dose de preguia mental (no que diz respeito ao questionamento crtico dos assuntos do cotidiano) levam o vestibulando a interpretar o seu medo de escrever como algo muito natural. E, sendo tal medo algo normal e comum maioria, pouco resta a fazer. mais fcil acomodarse s evidncias sobrenadantes das dificuldades de redigir, que enfrentar o desconhecido mundo da escrita. O excesso de teoria sobre as chamadas tcnicas de redao outro item que desmotiva o vestibulando. Se algum resolver preocupar-se com todas as regrinhas ensinadas para a confeco do texto ideal, fatalmente desistir de escrever em um curto intervalo de tempo. So tantas as questinculas, que seguir uma implica desrespeitar a vrias outras. Detalhes insignificantes so incutidos na mente do aluno como se fossem verdades incontestes. Desse modo, argumentos, idias e criatividade acabam sendo trucidados em nome de uma forma esttica considerada padro. Para alguns, infelizmente, a aparncia do texto escrito tem muito mais valor que seu possvel contedo. A falta de leitura tambm contribui para que o ato de escrever seja visto como quase tortura para muitos e privilgio para bem poucos. H no mercado uma ampla bibliografia comprovando que o mal maior do vestibulando no o uso inadequado das normas
Texto publicado inicialmente no jornal O Imparcial, no dia 11 de junho de 2001. Parte do livro Estratgias para matar um leitor em formao, So Lus, Carajs, 2005.
*

CURSO MTODO VESTIBULARES

21

gramaticais, mas sim a m concatenao concatenao das idias, o que pode, em parte, ser creditado a problemas de leitura e de interpretao de textos. H tambm o estudante viciado em ler apenas resumos de obras, nunca lendo os livros indicados pelas universidades. Sem leitura crtica e sem um trabalho balho consistente com as idias acerca do que foi lido fica muito mais difcil defender os prprios pensamentos atravs da exposio escrita. Enquanto o estudante estiver mais preocupado com a quantidade de linhas que com as idias defendidas, estiver preterindo preterindo o texto original em prol de resumos e estiver com medo de redigir, a redao continuar sendo um eterno fantasma a atormentar sua vida.

A apresentao visual da redao


1.1 .O aluno deve preencher corretamente todos os itens do cabealho com letra legvel. 1.2.Centralizar o ttulo na primeira linha, sem aspas e sem grifo. O ttulo pode apresentar interrogao desde que o texto responda pergunta. a linha entre o titulo e o texto, para ento 1.3. Pular uma iniciar a redao. 1.4. Fazer pargrafos distando mais ou menos trs centmetros da margem e mant-los mant alinhados. 1.5. No ultrapassar as margens (direita e esquerda) e tambm no deixar de atingi atingi-las. 1.6. Evitar rasuras e borres. Caso o aluno erre, ele dever anular o erro com um trao apenas. . 1.7. Apresentar letra legvel, tanto de frma quanto cursiva. 1.8. Distinguir bem as maisculas das minsculas.

CURSO MTODO VESTIBULARES

22

1.9. Evitar exceder xceder o nmero de linhas pautadas ou pedidas como limites mximos e mnimos. Ficar aproximadamente entre cinco linhas aqum ou alm dos limites. 1.10. Escrever apenas com caneta preta ou azul. O rascunho ou o esboo das idias podem ser feitos a lpis pis e rasurados. O texto no ser corrigido em caso de utilizao de lpis ou caneta vermelha, verde etc. na redao definitiva. OBSERVAES: Nmeros se escrever por extenso at o n 10. Do n 11 em diante devem devem-se usar A) Idade - deve-se algarismos; B) Datas, horas e distncias sempre em algarismos: 10h30min, 12h, 10m, 16m30cm, 10km (m, h, km, I, g, kg). Palavras Estrangeiras As que estiverem incorporadas aos hbitos lingsticos devem vir sem aspas: marketing, merchandising, ndising, software, dark, punk, status, offlce-boy, offlce boy, hippie, show etc.

(FONTE:www.portrasdasletras.com.br)

Conselhos para melhorar a sua redao Prof. Hlio Consolaro

Diante dos exames vestibulares, oferecemos alguns procedimentos para que o estudante faa um bom texto na prova de redao.

CURSO MTODO VESTIBULARES

23

1. Pense no que voc quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construo das sentenas. 2. Corte palavras sempre que possvel. Use a voz ativa, evite a passiva. 3. Evite termos estrangeiros e jarges. 4. Evite o uso excessivo de advrbios. 5. Seja cauteloso ao utilizar as conjunes "como", "entretanto", "no entanto" e "porm". Quase sempre so dispensveis. 6. Tente fazer com que os dilogos escritos (em caso de narrao) paream uma conversa. Uso do gerndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o problema vaise pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro... 7. Adjetivos que no informam so dispensveis. Por exemplo: luxuosa manso. Toda manso luxuosa. 8. Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz perodos longos. Prefira frases curtas. Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdo-los no parece que seja certo. 9. Evite clichs (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: subir os degraus da glria, "fazer das tripas corao", "encerrar com chave de ouro", silncio mortal", "calorosos aplausos", "mais alta estima". 10. Verbo "fazer", no sentido de tempo, no usado no plural. errado escrever: "Fazem alguns anos que no leio um livro". O certo Faz alguns livros que no leio um livro. 11. Cuidado com redundncias. errado escrever, por exemplo: "H cinco anos atrs". Corte o "h" ou dispense o "atrs". O certo H cinco anos...

CURSO MTODO VESTIBULARES

24

12. S com a leitura intensiva se aprende a usar vrgulas corretamente. As regras sobre o assunto so insuficientes. 13. Leia os bons autores e faa como eles: trate a vrgula com bons modos. 14. Nas citaes, use se aspas , coloque a vrgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: O que escrito sem esforo geralmente lido sem prazer., disse Samuel Johnson. 15. Leia muito, leia sempre, leia o que lhe parea agradvel. Escreva dirios, cartas, e-mails, e mails, crnicas, poesias, redaes, qualquer texto. S escrevendo, se aprende a escrever

Vamos comear nossos trabalhos com algumas informaes sobre o que podemos ou no fazer em nossas dissertaes: S VEZES

CASOS Usar letra de forma Incluir-se nos textos Fugir ao tema proposto Usar grias Exemplificar os argumentos Escrever movido por emoes fortes

SIM

NO

CURSO MTODO VESTIBULARES Rasurar a folha de redao Usar um borro Usar corretivo lquido Usar uma citao nos textos Usar dados estatsticos Usar palavras incomuns Levar o tema para o campo pessoal Pr ttulo no texto Pedir outra folha de redao Entregar a redao a lpis Contradizer-me Usar informaes dos textos dados para leitura Usar dados que eu conhea, mas que no estejam nos textos Identificar-me Defender cegamente ideologias polticas e/ou religiosas

25

1 A LETRA Sua letra no precisa se bonita, mas deve, obrigatoriamente, ser legvel. De nada adianta um traado cheio de volteios e de curvas, se isso pode inclusive atrapalhar o processo da continuidade da leitura. Observe os seguintes detalhes: Sobre a letra i devemos pr um pingo, jamais uma bolinha ou outro sinal qualquer; A cedilha deve ficar ligada letra c, para evitar que seja confundida com outro sinal diacrtico qualquer; No devemos encher as letras de detalhes, eles podem dificultar a leitura; Tomemos um cuidado especial com m e n, algumas pessoas costumam escrev-los de cabea para baixo.

2 AS MARGENS E OS RECUOS Algumas pessoas descuidam das margens do texto. Na verdade, so elas que do uma aparncia de equilbrio. Mas devemos chegar neurose de ficar contando cada espao de margens, com medo de que alguma parte fique milmetros para fora ou para dentro dos outros. Outro cuidado importante com relao aos

CURSO MTODO VESTIBULARES

26

recuos de pargrafos, que devem ser, na medida do possvel, regulares, mas que no tm uma regra definitiva. O medo de errar leva muitas pessoas a incorrerem no erro do ponto inicial, isto , marcar o incio io de cada pargrafo com um ponto. Evite isso, por mais que voc esteja nervoso ou nervosa, impossvel no saber a distncia lgica entre a linha e o incio do pargrafo.

3 BORRES E RASURAS Nada pior que tentar apagar uma palavra e deixar na folha aquela indelvel marca de borracha ou de corretivo. Pior ainda riscar a palavra com bastante fora. No caso de um erro ortogrfico ou do uso de uma palavra inadequada o melhor a fazer agir discretamente e elimina a falha de um modo que s deixe o leito leitor descobrir o problema durante a leitura e nunca antes dela. H diversos modos de fazer isso: riscando a(s) palavra(s) com um ou dois traos bem finos, pr a(s) palavra(s) entre parnteses e risca risca-la levemente, tentar corrigir o(s) vocbulo(s) com pequenos retoques. O mais importante no deixar o erro sem uma correo. Quem for ler a redao ficar mais feliz ao saber que ele foi remendado que ao saber que as incorrees ficaram in natura.

cane que voc ir usar 4 A CANETA Por incrvel que parea, at mesmo o tipo de caneta em sua aprova ser importante. Quanto mais simples, melhor. As mais sofisticadas costumam trazer problemas na hora da prova. No caso do vestibular as melhores canetas so sempre as mais simples. No adianta levar aquela caneta importada, importad ou aquela folheada a ouro. O mais importante levar uma que escreva e que no falhe na hora mais importante da nossa vida. No dia da prova, leve pelo menos duas canetas da mesma marca e da mesma cor, paras prevenir o possvel caso de alguma falhar.

5 A FOLHA DE REDAO Cada instituio de ensino tem seu modelo de folha de redao. Normalmente, ela nica, intransfervel e insubstituvel, ou seja, voc no ter direito a outra em caso de rasura ou de qualquer outra avaria. H sempre um local especificado especi para pr seu nome e no se pode desenhar ou identificar a folha.

CURSO MTODO VESTIBULARES

27

6 O TTULO Isso tambm varia de instituio para instituio. Algumas exigem que o candidato crie um ttulo, outras probem terminantemente que isso seja feito. Para evitar maiores problemas, sempre bom recorrer a uma leitura do Manual do Vestibulando. No caso de obrigatoriedade do ttulo, facultativo o uso de uma linha em branco entre este e o texto. Algumas pessoas, por razes estticas preferem o espao em branco. Importante tambm no alongar muito o ttulo, para no cansar o leitor, bem como evitar usar as primeiras palavras do texto como ttulo.

7 A LIMPEZA Parece bvio, mas algumas palavras devem ser ditas com relao limpeza da folha de resposta das questes objetivas e da redao. Alm de evitar os j comentados borres, necessrio tambm cuidar da limpeza das mos e evitar que o suor manche o papel. Em casos assim, um leno pode ser de grande utilidade para o candidato que no queira arriscar tudo em um pequeno detalhe tcnico.

DA INTERNET: 30 dicas para escrever bem:


1. Deve evitar ao mx. a utiliz. de abrev., etc. 2. desnecessrio fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prtica advm de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisstico. 3. Anule aliteraes altamente abusivas. 4. no esquea as maisculas no inicio das frases. 5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz. 6. O uso de parntesis (mesmo quando for relevante) desnecessrio. 7. Estrangeirismos esto out; palavras de origem portuguesa esto in. 8. Evite o emprego de gria. Ningum merece isso, mesmo que parea maneiro, valeu? 9. Nunca use palavras de baixo calo, porra! Elas podem transformar o seu texto numa merda. 10. Nunca generalize: generalizar um erro em todas as situaes. 11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetio da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

CURSO MTODO VESTIBULARES

28

12. No abuse das citaes. Como costuma dizer um amigo meu: Quem cita os outros no tem idias prprias. 13. Frases incompletas podem causar 14. No seja redundante, no preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto , basta mencionar cada argumento uma s vez, ou por outras palavras, no repita a mesma idia vrias vezes. 15. Seja mais ou menos especfico. 16. Frases com apenas uma palavra? Jamais! 17. A voz passiva deve ser evitada. 18. Utilize a pontuao corretamente o ponto e a vrgula especialmente ser que ningum mais sabe utilizar o ponto de interrogao 19. Quem precisa de perguntas retricas? 20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas. 21. Exagerar cem milhes de vezes pior do que a moderao. 22. Evite mesclises. Repita comigo: mesclises: evit-las-ei! 23. Analogias na escrita so to teis quanto chifres numa galinha. 24. No abuse das exclamaes! Nunca! O seu texto fica horrvel! 25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreenso da idia nelas contida e, por conterem mais que uma idia central, o que nem sempre torna o seu contedo acessvel, foram, desta forma, o pobre leitor a separ-la nos seus diversos componentes de forma a torn-las compreensveis, o que no deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hbito que devemos estimular atravs do uso de frases mais curtas. 26. Cuidado com a hortografia, para no estrupar a lnga portuguza. 27. Seja incisivo e coerente, ou no. 28. No fique escrevendo no gerndio. Voc vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigidade - e esquisito, vai estar ficando com a sensao de que as coisas ainda esto acontecendo. 29. Outra barbaridade que tu deves evitar usar muitas expresses que acabem por denunciar a regio onde tu moras, carajo! 30. No permita que seu texto acabe por rimar, porque seno ningum ir agentar, j que insuportvel o mesmo final escutar o tempo todo sem parar.

CURSO MTODO VESTIBULARES

29

NOES DE DESCRIO

NOO BSICA: Descrever pintar com palavras uma imagem qualquer, que pode ser uma cena, uma roupa, uma pessoa, um quadro... No existe uma tcnica perfeita para descrever. O mais importante passar para o leitor a sensao de que est vendo no texto aquilo que o escritor imaginou ou viu. Nem toda descrio parte arte da realidade observada. Em alguns casos, a imaginao do escritor entra em ao e o papel se torna uma das formas mais eficientes para exteriorizar o que se imagina. Outras vezes, no entanto, o texto descritivo pautado no real. Em casos assim, a responsabilidade ponsabilidade do escritor redobrada, pois o leitor ir querer ver nas palavras o que estaria na imagem descrita. Temos a seguir a descrio de uma das cenas mais divulgadas h alguns anos. Temos a reproduo de uma fotografia nacionalmente conhecida e o que sobre ela escreveu o escritor Roberto Pompeu de Toledo, um dos mais renomados articulistas da Revista Veja. Compare.

CURSO MTODO VESTIBULARES

30

Repare-se se bem no rosto do comandante Dale Robbin Hersh, estampado nas fotos dos jornais e nos noticirios da TV, na semana passada. Hersh o americano detido no aeroporto de Guarulhos, depois de fazer um gesto obsceno enquanto posava para a foto a que os americanos so agora obrigados ao desembarcar. No alto do crnio ele exibe uma calva que convida irresistivelmente ao adjetivo de rigor "luzidia". Nas laterais o cabelo bem aparado. Os olhos so pequenos, protegidos por culos de aro fino. E, para vingar-se se da falta de plos mais acima, cultiva um bigode, no qual os fios brancos j travam acirrada disputa com os negros pela maioria. No todo, esse homem de 53 anos exibe um ar srio. Mais do que srio, circunspeto. Como que foi soltar aquele dedo bobo? Supe-se Supe em Mr. Hersh um americano de manual, t temente a Deus, bom pai e bom vizinho, exmio piloto tambm no comando da mquina de aparar grama em sua casa de subrbio. Como pde escapar-lhe escapar o gesto semvergonha? Como vai se explicar em casa? De que forma encaixar em sua figura sisuda aquele dedo mdio insolentemente ereto, como a vingar, com a fria estupradora da potncia, a pretenso reciprocidade de um pas que, entre outras atraes, e no a menor, presenteia os estrangeiros com as delcias do turismo sexual? (Roberto Pompeu de Toledo, Revista Veja, V 21 de janeiro de 2004) Como se pode ver, o texto do jornalista traz as mesmas informaes que uma pessoa teria se no conhecesse a foto. Algumas informaes que no aparecem na imagem servem para dar maior brilho ao texto. Desse modo, importante ter ter em mente que no basta ter o material para descrever, essencial que se tenha tambm um certo estilo que prenda o leitor e o faa visualizar o mesmo que o escritor viu ou imaginou. Mas tambm no se pode deixar de lado que todo texto obrigatoriamente obrigatoriamente carregado de ideologias e que sempre se descreve aquilo que nos interessa, como pode ser facilmente notado no texto acima transcrito. Alguns escritores prezam bastante pela descrio, outros fazem dela apenas um complemento para a narrao ou para a dissertao. Voc ter a seguir um outro texto, que fragmento de um conhecido romance. Observe como o escritor trabalhou os elementos descritivos.

Num banco de pau tosco, que existia do lado de fora, junto parede e perto da venda, um homem, de cala e camisa de zuarte, chinelos de couro cru, esperava, havia j uma boa hora, para falar com o vendeiro. Era um portugus de seus trinta e cinco a quarenta anos, alto, espadado, barbas speras, cabelos pretos e maltratados caindo caindo-lhe sobre a testa, por debaixo baixo de um chapu de feltro ordinrio: pescoo de touro e cara de

CURSO MTODO VESTIBULARES

31

Hrcules, na qual os olhos todavia, humildes como os olhos de um boi de canga, exprimiam tranqila bondade. (Alusio Azevedo, O Cortio) Veja agora como, em poucas linhas, o mesmo escritor descreve a personagem Leocdia:

Junto dela ps-se a trabalhar a Leocdia, mulher de um ferreiro chamado Bruno, portuguesa pequena e socada, de carnes duras, com uma fama terrvel de leviana entre as suas vizinhas. (Alusio Azevedo, O Cortio) Continuando esta parte sobre a descrio, vamos ler um fragmento das Cartas Chilenas. Nele, voc poder comprovar que a descrio no uma exclusividade da prosa, podendo tambm aparecer em forma de versos.

Ora pois, doce amigo, vou pint-lo Da sorte que o topei a vez primeira; Nem esta digresso motiva tdio Como aquelas que so dos fins alheias, - Que o gesto, mais o traje nas pessoas Faz o mesmo que fazem os letreiros Nas frentes enfeitadas dos livrinhos, Que do, do que eles tratam, boa idia. Tem pesado semblante, a cor baa. - O corpo de estatura um tanto esbelta Feies compridas e olhadura feia, Tem grossas sobrancelhas, testa curta, Nariz direito e grande, fala pouco Em rouco, baixo som de mau falsete - Sem ser velho, j tem cabelo ruo E cobre este defeito e fria calva fora de polvilho, que lhe deita. Ainda me parece que o estou vendo No gordo rocinante escarranchado - As longas calas pelo umbigo atadas, Amarelo colete e sobre tudo Vestida uma vermelha e justa farda De cada bolso da fardeta, pendem Listadas pontas de dois brancos lenos; - Na cabea vazia se atravessa Um chapu desmarcado, nem sei como Sustenta o pobre s do lao o peso.

CURSO MTODO VESTIBULARES

32

Podemos notar tambm que h descries engraadas. Como o caso da composio Dona Gigi, um grande sucesso do grupo de Funk Os Caadores. A msica, mesmo no sendo um primor, tocou bastante nas rdio de todo o Brasil no incio do ano de 2006. Vejamos a letra, que um bom exemplo de descrio:

Dona Gigi
Waguinho

Mulher feia tudo bem neguinho Agora feia, fedorenta e mentirosa A no neguinho, a eu vou ter que zoar Se me v agarrado com ela Separa que briga, t ligado! Ela quer um carinho gostoso Um bico dois soco e trs cruzado! T com pena leva ela pra casa Porque nem de graa eu quero essa mulher! Caadores esto na pista pra dizer como ela ... Caolha, nariz de tomada, sem bunda, perneta, Corpo de minhoca, banguela, orelhuda, tem unha incravada, Com peito caido e um caroo nas costas... Ih gente! capina, despenca, Cai fora, vai embora , Se no vai danar, Chamei 2 guerreiros, Bispo macedo, com padre quevedo pra te exorcizar... Oi, vaza! Fede mais que um urubu, Canho! vou falar bem curto e grosso contigo, hein... J falei pra vaza! Coisa igual nunca se viu... Oh vai pra puxa... tu feia! Vejamos tambm uma descrio que Moacyr Scliar faz da protagonista do livro A Mulher que escreveu a Bblia:

No havia ali nenhuma simetria, naquela face, nem mesmo a temvel simetria do focinho do tigre; eu buscava em vo alguma harmonia. No era a grande harmonia das esferas que eu pretendia, um pequeno astro harmnico j me seria suficiente, mas nem isso eu obtinha, porque havia um conflito naquele rosto, a boca destoando do nariz, as

CURSO MTODO VESTIBULARES

33

orelhas destoando entre si. E os olhos, que poderiam salvar tudo, eram estrbicos, um deles mirando, desconsolado, o espelho, o outro com o olhar perdido, fitando desamparado o infinito, talvez para no ter de enxergar a cruel imagem. (...) Resumindo, era isso que eu via: a) assimetria flagrante; b) carncia de harmonia; c) estrabismo (ainda que moderado); d) excesso de sinais. Falta dizer que conjunto era emoldurado (emoldurado! Essa boa, emoldurado! Emoldurado como um lindo quadro emoldurado! Emoldurado! Por uns secos e opacos cabelos, capazes de humilhar qualquer cabeleireiro. (SCLIAR, Moacyr. A mulher que escreveu a Bblia. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. pg. 17-18)

Outro exemplo interessante de descrio o livro Estao Carandiru, de Druzio Varela. Nele, o autor descreve com detalhes o ambiente penitencirio e faz boas descries dos presos.

O CASARO

A Deteno um presdio velho e mal conservado. Os pavilhes so prdios cinzentos de cinco andares (contando o trreo como primeiro), quadrados, com um ptio interno, central, e a rea externa com a quadra e o campinho de futebol. As celas ficam de ambos os lados de um corredor universalmente chamado de galeria que faz a volta completa no andar, de modo que as de dentro, lado I, t~em janelas que do para o ptio interno e as outras para a face externa do prdio, lado E. Paredes altas separam os pavilhes, e um longo caminho asfaltado, amplo, conhecido como Radial, por analogia movimentada avenida da zona leste da cidade, faz a ligao entre eles. (VARELA, Druzio. Estao Carandiru. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. pg. 13.)

CONSELHO PRTICO: Um bom exerccio para treinar a habilidade de descrever pegar uma foto de algum ou de uma paisagem e tentar reproduzi-la com palavras escritas. No comeo parecer ser difcil, mas depois a prtica constante far com que voc consiga descrever tudo o que quiser com ou sem detalhes.

CURSO MTODO VESTIBULARES

34

NOES DE NARRAO

CONCEITO BSICO: Narrar contar uma histria real ou imaginria, fazer com que o leitor compreenda o desenrolar de uma ao interligando aes e preencheu os espaos que ficam no desenrolar de qualquer texto. Todas as vezes que contamos uma histria, estamos fazendo uma narrao. J faz parte do ser humano narrar fragmentos de sua histria e/ou da histria alheia. Mas para que o texto, oral ou escrito, fique mais atraente, so necessrios alguns elementos importantes, como os a seguir:

ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA obrigatoriamente, os grandes narradores costumam trazer em seus textos alguns elementos que servem de guia para quem deseja entrar para o mundo da fico. Os elementos so os seguintes:

a)

Personagens
texto.

os elementos que praticam a ao narrativa. So elas as

responsveis pelos sentimentos de simpatia ou de antipatia do leitor pelo enredo do

b)

Tempo o quando ocorre a histria. Pode ser determinado cronologicamente ou


ser vago, depende da intencionalidade do escritor. s vezes essencial que o leitor saiba a poca em que acontecem os fatos. Em outros casos, a atemporalidade pode ser uma marca narrativa, mas, de um modo ou de outro, o leitor acaba sabendo que a histria no est solta no tempo. Os escritores menos experimentados costumam narrar

CURSO MTODO VESTIBULARES

35

de forma linear (comeo meio fim), os mais maduros variam a forma de seqenciar as aes das personagens. c)

Espao o onde os fatos fatos acontecem. Podem ser bastante amplos ou extremamente
limitados. Quanto sua determinao ou no, depende muito do tipo de narrativa e do estilo do escritor. A leitura dos grandes autores mostra que a abordagem espacial pode ser fsica ou psicolgica. N No o primeiro caso, o lugar palpvel o que guia o deslocar das personagens. No outro, a memria predomina sobre a realidade circundante.

d)

Ao tudo o que acontece com as personagens. Muitas vezes a ao se confundo


com o prprio enredo do texto.

e)

Foco narrativo rativo diz respeito ao como a histria vir ser contada: em primeira
ou em terceira pessoa, ou seja, com um narrador mais distanciado ou participante dos fatos narrados.

f)

Narrador aquele que conta a histria. Pode fazer parte da mesma (narrador (narradorpersonagem), agem), ou ficar distanciado do envolvimento com os fatos narrados. Pode tambm ter domnio de tudo o que acontece (narrador onisciente) ou ter conhecimento igual aos dos leitores (narrador sem oniscincia)

Vamos identificar cada um dos elementos citados acima acima na historieta abaixo:

AO: _______________________________________________________________ PERSONAGENS: ______________________________________________________

CURSO MTODO VESTIBULARES NARRADOR: __________________________________________________________ DISCURSO: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ESPAO: _____________________________________________________________ TEMPO: ______________________________________________________________

36

AO: _______________________________________________________________ PERSONAGENS: ______________________________________________________ NARRADOR: __________________________________________________________ DISCURSO: _____________________________________________ ___________________________________________________________ ESPAO: _____________________________________________________________ TEMPO: ______________________________________________________________

ESTRUTURA DO TEXTO NARRATIVO

As narraes costumam, desde tempos imemoriais, seguir uma estrutura mais ou menos padronizada, mas que pode ser facilmente modificada pelos grandes escritores. Normalmente, o que se encontra nos livros de fico a seqncia :

CURSO MTODO VESTIBULARES

37
COMPLICAO DO ENREDO, algo acontece para tirar a paz das personagens.

APRESENTAO de personagens, do espao, do tempo e da prpria ao a ser desenrolada.

CLIMAX o momento de total suspense, quando o leitor no pode parar de ler o texto

PERIPCIAS so os acontecimentos que levaro as personagens a complicarem ainda mais suas aes

DESFECHO, o fim da histria, que pode ser aberto ou fechado, dependendo do autor

ATIVIDADE PRTICA

Como atividade, leia o texto abaixo localize cada uma de suas partes.

Cidade de Deus
Rubem Fonseca

O nome dele Joo Romeiro, mas conhecido como Zinho na Cidade de Deus, uma favela em Jacarepagu, onde comanda o trfico de drogas. Ela Soraia Gonalves, uma mulher dcil e calada. Soraia soube que Zinho era traficante dois meses depois de estarem morando juntos num condomnio de classe mdia alta da Barra da Tijuca. Voc se importa?, Zinho perguntou, e ela respondeu que havia tido na vida dela um homem metido a direito que no

CURSO MTODO VESTIBULARES

38

passava de um canalha. No condomnio Zinho conhecido como vendedor de uma firma de importao. Quando chega uma partida grande de droga na favela Zinho some durante alguns dias. Para justificar sua ausncia Soraia diz, para as vizinhas que encontra no playground ou na piscina, que o marido est viajando pela firma. A polcia anda atrs dele, mas sabe apenas o seu apelido, e que ele branco. Zinho nunca foi preso. Hoje noite Zinho chegou em casa depois de passar trs dias distribuindo, pelos seus pontos, cocana enviada pelo seu fornecedor em Puerto Suarez e maconha que veio de Pernambuco. Foram para a cama. Zinho era rpido e rude e depois de usar a mulher virava as costas para ela e dormia. Soraia era calada e sem iniciativa, mas Zinho queria ela assim, gostava de ser obedecido na cama como era obedecido na Cidade de Deus. Antes de voc dormir posso te perguntar uma coisa? Pergunta logo, estou cansado e quero dormir, amorzinho. "Voc seria capaz de matar uma pessoa por mim?" Amorzinho, eu mato um cara porque ele me roubou cinco gramas, no vou matar um sujeito que voc pediu? Diz quem o cara. aqui do condomnio? No. De onde ? Mora na Taquara. O que foi que ele te fez? Nada. Ele um menino de sete anos. Voc j matou um menino de sete anos? J mandei furar a bala as palmas das mos de dois merdinhas que sumiram com uns papelotes, pra servir de exemplo, mas acho que eles tinham dez anos. Por que voc quer matar um moleque de sete anos? Para fazer a me dele sofrer. Ela me humilhou. Tirou o meu namorado, fez pouco de mim, dizia para todo mundo que eu era burra. Depois casou com ele. Ela loura, tem olhos azuis e se acha o mximo. Voc quer se vingar porque ela tirou o seu namorado? Voc ainda gosta desse vadio, isso? Gosto s de voc, Zinho, voc tudo para mim. Esse nojento do Rodrigo no vale nada, s sinto desprezo por ele. Quero fazer a mulher sofrer porque ela me humilhou, me chamou de burra, ria na frente dos outros.

CURSO MTODO VESTIBULARES Posso matar esse safado.

39

Ela nem gosta dele. Quero fazer essa mulher sofrer muito. Morte de filho deixa a me desesperada. Est bem. Voc sabe onde o menino mora? Sei. Vou mandar pegar o moleque e levar para a Cidade de Deus. Mas no faz o garoto padecer muito. Se essa vaca souber que o filho morreu sofrendo melhor, no ? Me d o endereo. Amanh mando fazer o servio, a Taquara perto da minha base. De manh bem cedo Zinho saiu de carro e foi para a Cidade de Deus. Ficou fora dois dias. Quando voltou, levou Soraia para a cama e ela docilmente obedeceu a todas as suas ordens, Antes de ele dormir, ela perguntou, voc fez aquilo que eu pedi? Fao o que prometo, amorzinho. Mandei meu pessoal pegar o menino quando ele ia para o colgio e levar para a Cidade de Deus. De madrugada quebraram os braos e as pernas do moleque, estrangularam, cortaram ele todo e depois jogaram na porta da casa da me. Esquece essa droga, no quero mais ouvir falar nesse assunto", disse Zinho. Sim, eu j esqueci. Zinho virou as costas para Soraia e dormiu. Zinho tinha um sono pesado. Soraia ficou acordada ouvindo Zinho roncar. Depois levantou-se e pegou um retrato de Rodrigo que mantinha escondido num lugar que Zinho nunca descobriria. Sempre que Soraia olhava o retrato do antigo namorado, durante aqueles anos todos, seus olhos se enchiam de lgrimas. Mas nesse dia as lgrimas foram mais abundantes. Amor da minha vida, ela disse, apertando o retrato de Rodrigo de encontro ao seu corao sobressaltado. (Rubem Fonseca , Histrias de amor, com pequenas adaptaes)

Agora complete os espaos abaixo com as informaes que so pedidas:

AO: _______________________________________________________________ PERSONAGENS: ______________________________________________________ NARRADOR: __________________________________________________________ DISCURSO: ___________________________________________________________

CURSO MTODO VESTIBULARES ESPAO: _____________________________________________________________ TEMPO: ______________________________________________________________ COMPLICAO _______________________________________________________ CLMAX ______________________________________________________________

40

TIPOS DE NARRATIVAS
Quando se fala em narrativa para vestibular, pensa-se logo em um texto bastante curto, o que natural, pois o espao para criao relativamente pequeno e no d para escrever muito em um intervalo de tempo to reduzido, ainda mais com um tema imposto e a presso de uma prova. Os textos narrativos mais conhecidos so: a)

Romance geralmente uma narrativa bastante longa, com muitas personagens e um


espao de tempo amplo e, principalmente, com vrios sub-ncleos temticos que convergem para um mesmo ponto. Como exemplos temos: Dom Casmurro (de Machado de Assis), O Mulato (de Alusio Azevedo) e O Ateneu (de Raul Pompia)

b)

Novela

texto tambm com muitas personagens em sem limite de tempo e de

espao, mas em que os ncleos temticos se sucedem de forma mais dinmica. Como exemplos temos: A Morte e a Morte de Quincas Berro Dgua (de Jorge Amado), Uma Tarde, Outra Tarde (de Josu Montello) c)

Conto

uma narrativa mais curta, com poucas personagens, tempo e espao

reduzidos. O texto lido anteriormente (Cidade de Deus) um conto. Como se trata de algo bastante sinttico, s h espao para um ncleo narrativo. d)

Fbula Um texto geralmente curto, que traz animais como personagens. As mais
conhecidas so as Esopo e as de La Fontaine. No Brasil, dois grandes fabulistas so Monteiro Lobato e Millr Fernandes.

CURSO MTODO VESTIBULARES

41

e)

Aplogo

texto muito parecido com a fbula, a principal diferena que as

personagens so objetos, no animais. Nos dois casos, h sempre uma idia de uma lio de moral.

UMA FBULA DE ESOPO O Fazendeiro, seu Filho e o Burro


"Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada, encontraram umas moas salientes, que riram e zombaram deles: - J viram que bobos? Andando a p, quando deviam montar no burro? O fazendeiro, ento, ordenou ao filho: - Monte no burro, pois no devemos parecer ridculos. O filho assim o fez. Da a pouco, passaram por uma aldeia. porta de uma estalagem estavam uns velhos que comentaram: - Ali vai um exemplo da gerao moderna: o rapaz, muito bem refestelado no animal, enquanto o velho pai caminha, com suas pernas fatigadas. - Talvez eles tenham razo, meu filho, disse o pai. Ficaria melhor se eu montasse e voc fosse a p. Trocaram ento as posies. Alguns quilometros adiante, encontraram camponesas passeando, as quais disseram: -A crueldade de alguns pais para com os filhos tremenda! Aquele preguioso, muito bem instalado no burro, enquanto o pobre filho gasta as pernas. - Suba na garupa, meu filho. No quero parecer cruel, pediu o pai. Assim, ambos montados no burro, entraram no mercado da cidade. - Oh!! Gritaram outros fazendeiros que se encontravam l. Pobre burro, maltratado, carregando uma dupla carga! No se trata um animal desta maneira. Os dois precisavam ser presos. Deviam carregar o burro s costas, em vez de este carreg-los. O fazendeiro e o filho saltaram do animal e carregaram-no. Quando atravessavam uma ponte, o burro, que no estava se sentindo confortvel, comeou a escoicear com tanta energia que os dois caram na gua." (Quem a todos quer ouvir, de ningum ouvido)

NARRATIVAS EM PROSA x NARRATIVAS EM VERSO

CURSO MTODO VESTIBULARES

42

Normalmente, os textos narrativos so escritos em prosa. Mas tambm possvel encontrar textos narrativos que apaream em verso. bom lembrar que na antiguidade, todas as histrias eram escritas em versos e s no sculo XVIII a prosa comeou a dominar o terreno dos textos narrativos. As grandes epopias, como A Ilada, A Odissia (de Homero), Os Lusadas (de Cames), O Paraso Perdido (de Jonh Milton) e a Divina Comdia (de Dante) foram escritas em forma de poemas. Na atualidade, os texto de cordel tambm so bons exemplos de narrativas em versos. A narrao em prosa a mais conhecida de todos. O texto se divide em pargrafos e o desenrolar do enredo mais claro, como ocorre em O Abridor de Latas transcrito a seguir. Quando se trata de uma narrativa em prosa, os recursos usados pelos poetas podem deixar o texto mais esttico, mas tambm podem dificultar a leitura de uma pessoa menos acostumada a esse estilo. o que acontece nas duas letras de msica, que sero estudas logo depois.

EXEMPLO DE NARRATIVA EM PROSA

O Abridor de Latas
Millr Fernandes

Pela primeira vez no Brasil um conto escrito inteiramente em cmera lenta.

Quando esta histria se inicia j se passaram quinhentos anos, tal a lentido com que ela narrada. Esto sentadas beira de uma estrada trs tartarugas jovens, com 800 anos cada uma, uma tartaruga velha com 1.200 anos, e uma tartaruga bem pequenininha ainda, com apenas 85 anos. As cinco tartarugas esto sentadas, dizia eu. E dizia-o muito bem pois elas esto sentadas mesmo. Vinte e oito anos depois do comeo desta histria a tartaruga mais velha abriu a boca e disse: - Que tal se fizssemos alguma coisa para quebrar a monotonia dessa vida?

CURSO MTODO VESTIBULARES

43

- Formidvel disse a tartaruguinha mais nova, 12 anos depois vamos fazer um pique-nique? Vinte e cinco anos depois as tartarugas se decidiram a realizar o pique-nique. Quarenta anos depois, tendo comprado algumas dezenas de latas de sardinha e vrias dzias de refrigerante, elas partiram. Oitenta anos depois chegaram a um lugar mais ou menos aconselhvel para um pique-nique. - Ah disse a tartaruguinha, 8 anos depois excelente local este! Sete anos depois todas as tartarugas tinham concordado. Quinze anos se passaram e, rapidamente elas tinham arrumado tudo para o convescote. Mas, sbito, trs anos depois, elas perceberam que faltava o abridor de latas para as sardinhas. Discutiram e, ao fim de vinte anos, chegaram concluso de que a tartaruga menor devia ir buscar o abridor de latas. - Est bem concordou a tartaruguinha, trs anos depois mas s vou se vocs prometerem que no tocam em nada enquanto eu no voltar. Dois anos depois as tartarugas concordaram imediatamente que no tocariam em nada, nem no po nem nos doces. E a tartaruguinha partiu. Passaram-se cinqenta anos e a tartaruga no apareceu. As outras continuavam esperando. Mais 17 anos e nada. Mais 8 anos e nada ainda. Afinal uma das tartaruguinhas murmurou: - Ela est demorando muito. Vamos comer alguma coisa enquanto ela no vem? As outras concordaram, rapidamente, dois anos depois. E esperaram mais 17 anos. A outra tartaruga disse: - J estou com muita fome. Vamos comer s um pedacinho de doce que ela nem notar. As outras tartarugas hesitaram um pouco mas, 15 anos depois, acharam que deviam esperar pela outra. E se passou mais um sculo nessa espera. Afinal a tartaruga mais velha no pde mesmo e disse: - Ora, vamos comer mesmo s uns docinhos enquanto ela no vem.

CURSO MTODO VESTIBULARES

44

Como um raio as tartarugas caram sobre os doces seis meses depois. E justamente quando iam morder o doce ouviram um barulho no mato por detrs delas e a tartaruguinha mais jovem apareceu: - Ah, murmurou ela eu sabia, eu sabia que vocs no cumpririam o prometido e por isso fiquei escondida atrs da rvore. Agora no vou buscar mais o abridor, pronto! Fim (30 anos depois)
MORAL: APRESSADO NO COME NEM CRU.

EXEMPLO DE NARRATIVA EM VERSO PROBLEMA SOCIAL Guar/Fernandinho Se eu pudesse dar um toque em meu destino No seria um peregrino nesse imenso mundo co Nem o bom menino que vendeu limo Trabalhou na feira pra comprar seu po No aprendia as maldades que essa vida tem Mataria a minha fome sem ter que lesar ningum Juro que nem conhecia a famosa funabem Onde foi a minha morada desde os tempos de nenm ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem Se eu pudesse tocar em meu destino Hoje eu seria algum Seria eu um intelectual Mas como no tive chance de ter estudado em colgio legal Muitos me chamam de pivete Mas poucos me deram um apoio moral Se eu pudesse eu no seria um problema social AO: _______________________________________________________________ PERSONAGENS: ______________________________________________________ NARRADOR: __________________________________________________________

CURSO MTODO VESTIBULARES DISCURSO: ___________________________________________________________ ESPAO: _____________________________________________________________ TEMPO: ______________________________________________________________

45

OUTRO EXEMPLO CIDADO


(Lcio Barbosa) T vendo aquele edifcio moo ajudei a levantar Foi um tempo de aflio eram quatro conduo duas pra ir duas pra voltar Hoje depois dele pronto olho pra cima e fico tonto mas me chega um cidado E me diz desconfiado tu t a admirado ou t querendo roubar Meu domingo t perdido vou pra casa entristecido d vontade de beber E pra aumentar o meu tdio eu nem posso olhar pro prdio que eu ajudei a fazer T vendo aquele colgio moo eu tambm trabalhei l L eu quase me arrebento pus a massa fiz cimento ajudei a rebocar Minha filha inocente vem pra mim toda contente pai vou me matricular Mas me diz um cidado criana de p no cho aqui no pode estudar Esta dor doeu mais forte por que, que eu deixei o norte eu me pus a me dizer L a seca castigava mas o pouco que eu plantava tinha direito a comer T vendo aquela igreja moo onde o padre diz amm

CURSO MTODO VESTIBULARES Pus o sino e o badalo enchi minha mo de calo l eu trabalhei tambm L sim valeu a pena tem quermesse tem novena e o padre me deixa entrar Foi l que cristo me disse rapaz deixe de tolice no se deixe amedrontar Fui eu quem criei a terra enchi o rio fiz a serra no deixei nada faltar Hoje o homem criou asas e na maioria das casas eu tambm no posso entrar AO: _______________________________________________________________ PERSONAGENS: ______________________________________________________ NARRADOR: __________________________________________________________ DISCURSO: ___________________________________________________________ ESPAO: _____________________________________________________________ TEMPO: ______________________________________________________________

46

SOBRE A COMPOSIO DE UM TEXTO NARRATIVO


Escrever um texto narrativo pode, primeira vista, ser uma tarefa fcil. Basta inventar uma histria, pr algumas personagens e dar um final que agrade ao leitor. Mas, na prtica, no bem assim. Elaborar uma narrao exige pacincia e cuidado esttico. Muitas vezes, reescrever mais importante que escrever, pois as falhas vo sendo corrigidas e o estilo se torna mais apurado. o que acontece, por exemplo, com o escritor piauiense O. G. Rego de Carvalho, que admite que:

Tive 17 contos recusados, que me lembre, mas fazendo uma estatstica melhor, acho que tive umas 30 recusas, porque eu escrevi muito dos 16 aos 19 anos. (...) Essas cousas, to importantes na vida do escritor, no me desanimaram. Ao contrrio, a cada recusa, mais eu

CURSO MTODO VESTIBULARES

47

aprimorava, aprimorava o meu texto, aprimorava a histria, procurava fazer um enredo mais interessante, mais aceitvel. Eu burilava as frases, procurava sugerir mais do que dizer, dar uma conotao potica ao que eu escrevia, at que, em 1949, com 19 anos, tive um conto aceito, chamado Um Filho. (O. G. Rego de Carvalho. Como e por que me fiz escritor) Muitos outros escritores de primeira linha deram , e do, depoimentos a respeito das dificuldades que sentiam ao escrever seus textos ficcionais. Leia agora o que disse sobre o ato de escrever o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade:

Como Comecei a Escrever


Carlos Drummond de Andrade

A por volta de 1910 no havia rdio nem televiso, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana, aos domingos. As notcias do mundo vinham pelo jornal, trs dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. No dava para ler o papel transformado em mingau. Papai era assinante da "Gazeta de Notcias", e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de domingo. Tentava decifrar o mistrio das letras em redor das figuras, e mame me ajudava nisso. Quando fui para a escola pblica, j tinha a noo vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar. Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exerccios de redao. Cada um de ns tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expresso contido nos sinais reunidos em palavras. Da por diante as experincias foram-se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a literatura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ningum falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmo, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, j rapaz, tive a sorte de conhecer outros rapazes que tambm gostavam de ler e escrever. Ento, comeou uma fase muito boa de troca de experincias e impresses. Na mesa do caf-sentado (pois tomava-se caf sentado nos

CURSO MTODO VESTIBULARES

48

bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles tambm sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentrios. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que no desfrutam desse tipo de amizade crtica.

Muitas vezes, somos levados a pensar que as narrativas nascem de formas estapafrdias. Acreditamos que os escritores so pessoas tocadas pela mo divina e s por isso conseguem produzir obras de elevado nvel. No entanto, a prtica de leitura nos permite perceber que o que existe na verdade o trabalho incessante de seleo daquilo que pode ser transformado em obra de arte. No se trata de ser iluminado, mas de usar a iluminao natural para compor textos que poderiam ser escritos por qualquer pessoa com lucidez suficiente para no deixar escapar nenhuma das oportunidades que o dia-a-dia nos oferece. O escritor mineiro Fernando Sabino ilustra muito bem as palavras acima em um de seus textos.

Como comecei a escrever


Fernando Sabino

Quando eu tinha 10 anos, ao narrar a um amigo uma histria que havia lido, inventei para ela um fim diferente, que me parecia melhor. Resolvi ento escrever as minhas prprias histrias. Durante o meu curso de ginsio, fui estimulado pelo fato de ser sempre dos melhores em portugus e dos piores em matemtica o que, para mim, significava que eu tinha jeito para escritor. Naquela poca os programas de rdio faziam tanto sucesso quanto os de televiso hoje em dia, e uma revista semanal do Rio, especializada em rdio, mantinha um concurso permanente de crnicas sob o titulo "O Que Pensam Os Rdio-Ouvintes". Eu tinha 12, 13 anos, e no pensava grande coisa, mas minha irm Berenice me animava a concorrer, passando mquina as minhas crnicas e mandando-as para o concurso. Mandava vrias por semana, e era natural que volta e meia uma fosse premiada. Passei a escrever contos policiais, influenciado pelas minhas leituras do gnero. Meu autor predileto era Edgar Wallace. Pouco depois passaria a viver sob a influncia do livro mais sensacional que j li na

CURSO MTODO VESTIBULARES

49

minha vida, que foi o Winnetou de Karl May, cujas aventuras procurava imitar nos meus escritos. A partir dos 14 anos comecei a escrever histrias "mais srias", com pretenso literria. Muito me ajudou, neste incio de carreira,ter aprendido datilografia na velha mquina Remington do escritrio de meu pai. E a mania que passei a ter de estudar gramtica e conhecer bem a lngua me foi bastante til. Mas nada se pode comparar ajuda que recebi nesta primeira fase dos escritores de minha terra Guilhermino Csar, Joo Etienne filho e Murilo Rubio -- e, um pouco mais tarde, de Marques Rebelo e Mrio de Andrade, por ocasio da publicao do meu primeiro livro, aos 18 anos. De tudo, o mais precioso minha formao, todavia, talvez tenha sido a amizade que me ligou desde ento e pela vida afora a Hlio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos, tendo como inspirao comum o culto Literatura.

Texto extrado do livro "Para Gostar de Ler - Volume 4 - Crnicas", Editora tica So Paulo, 1980, pg. 8.

VINTE E UMA COISAS QUE APRENDI COMO ESCRITOR


Moacyr Scliar APRENDI que escrever basicamente contar histrias, e que os melhores livros de fico que li eram aqueles que tinham uma histria para contar. APRENDI que o ato de escrever uma seqela do ato de ler. preciso captar com os olhos as imagens das letras, guard-las no reservatrio que temos em nossa mente e utiliz-las para compor depois as nossas prprias palavras. APRENDI que, quando se comea, plagiar no faz mal nenhum. Copiei descaradamente muitos escritores, Monteiro Lobato, Viriato Correa e outros. No se incomodaram com isto. E copiar me fez muito bem. APRENDI que, quando se comea a escrever, sempre se autobiogrfico, o que - de novo - no prejudica. Mas os escritores que ficam sempre na autobiografia, que s olham para o prprio umbigo, acabam se tornando chatos.

CURSO MTODO VESTIBULARES APRENDI que, para aprender a escrever, tinha de escrever. No adiantava s ficar falando de como bonito ( ... ) APRENDI que uma boa idia pode ocorrer a qualquer momento: conversando com algum, comendo, caminhando, lendo (e, segundo Agatha Christie, lavando pratos). APRENDI que uma boa idia realmente boa quando no nos abandona, quando nos persegue sem cessar. O grande teste para uma idia tentar se livrar dela. Se veio para ficar, se resiste ao sono, ao cansao, ao cotidiano, porque merece ateno.

50

APRENDI que aeroportos e bares so grandes lugares para se escrever. O bar, por razes bvias; o aeroporto, porque neles a vida como que est em suspenso. Nada como uma existncia provisria para despertar a inspirao literria. APRENDI que as costas do talo de cheque um bom lugar para anotar idias ( por isso que escritor tem de ganhar a grana suficiente para abrir uma conte bancria). O guardanapo do restaurante tambm serve, desde que seja de papel e no de pano. (...) APRENDI que o computador um grande avano no trabalho de escrever, mas tem um nico inconveniente: elimina os originais, os riscos, os borres, e portanto a histria do texto, a qual - como toda histria - pode nos ensinar muito. APRENDI que a mancha grfica representada pelo texto impresso diz muito sobre este mesmo texto. As linhas no podem estar cheias de palavras; o espao vazio to eloqente quanto o espao preenchido pela escrita. O texto precisa respirar, e quando respira, fica graficamente bonito. Um texto bonito um texto bom. APRENDI a rasgar e jogar fora. Quando um texto no bom, ele no bom - ponto. Por causa da auto-comiserao ( a nossa vida que est ali!) temos a tentao de preserv-lo, esperando que, de forma misteriosa, melhore por si. Iluso. preciso ter a coragem de se desfazer. A cesta de papel uma grande amiga do escritor. (...) APRENDI a no ter pressa de publicar. J se ouviu falar de muitos escritores batendo aflitos, porta de editores. O que mais raro, muito mais raro, so os leitores batendo porta do escritor. APRENDI a no reler meus livros. Um livro tem existncia autnoma, boa e m. No precisa do olhar de quem o escreveu para sobreviver. APRENDI que, para um escritor, um livro como um filho, mas que

CURSO MTODO VESTIBULARES preciso diferenciar entre filhos e livros. APRENDI que terminar um livro se acompanha de uma sensao de vazio, mas que o vazio tambm faz parte da vida de quem escreve. APRENDI que h uma diferena entre literatura e vida literria, entre literatura e poltica literria. Escrever um vcio solitrio.

51

APRENDI a diferenciar entre o verdadeiro crtico e o falso crtico. O falso crtico no est falando do que leu. Est falando dos seus prprios problemas. APRENDI que, para um escritor, frio na barriga ou plos do brao arrepiados so um bom sinal: um livro vem vindo a. Veja agora os depoimentos de outros escritores com relao ao trabalho com as palavras: Escrevo sobre aquilo que no sei para ficar sabendo. Tenho a impresso de que tudo que a gente escreve, consciente ou inconscientemente sempre uma catarse... uma forma de recuperao do sentido da vida. (Fernando Sabino) - Gosto de escrever, quando mais me sinto eu, me percebo inteiro do jeito que sou (...) O diabo que a gente nunca escreve o que quer, pois cada um escreve do jeito que pode. (Airtom Monte) - Na verdade o que vem primeiro no a idia, nem a histria, ou os personagens. O que vem primeiro a angstia(...)Vem aquela angstia, aquela necessidade compulsiva ... Eu tenho de escrever uma pea (...) todo o meu teatro ope o homem ao sistema social. (Dias Gomes) - s vezes eu passava noites em claro, escrevendo, simplesmente porque no podia parar de escrever. (Moacyr Scliar) - Eu gosto mesmo de escrever fico e fico que eu vou escrever. (Marilene Felinto) - Escrevo quando me d vontade, isto : quando a inspirao vem(...) Se o que quero dizer uma determinada coisa, e eu a direi ao preo que for, mesmo desrespeitando regras de gramtica. (Octvio de Faria) - Todo artista produz para externar suas paixes, seus recalques, seus conflitos ntimos. Ento como que pode ser imparcial ? (...) Pessoas que escrevem, como as que pintam ou representam, so pessoas

CURSO MTODO VESTIBULARES

52

complicadas, parciais, cheiade personalismos e de preferncias como as demais pessoas do mundo (Rachel de Queiroz)

TIPOS DE DISCURSO
Um escritor pode mostrar os pensamentos e as falas das personagens atravs de trs tipos de discurso, a saber: direto, indireto ou indireto livre. 1. DISCURSO DIRETO Quando o narrador e as personagens tm direito de fala, cada um de sua vez, sem atropelos e com marcao de passagem de uma fala para outra.

Vlson chegou mansamente e perguntou para Saul: - Voc quer ir ao cinema comigo? Saul respondeu espantado: - Sinto muito, j tenho compromisso para este final de semana.

2. DISCURSO INDIRETO Quando o narrador sintetiza com suas palavras aquilo que seria dito pelas personagens. Geralmente o texto constitudo de vrios perodos compostos por subordinao, com oraes substantivas evidenciadas pelo uso da conjuno integrante.

Vlson chegou mansamente e perguntou se Saul queria ir ao cinema com ele. Saul, espantado, respondeu que sentia muito, mas j estava com compromisso marcado para aquele final de semana.

3. DISCURSO INDIRETO LIVRE aquele em que no possvel definir com exatido quem est falando. As falas podem tanto ser do narrador quanto das personagens, ou ainda serem apenas reflexos dos pensamentos de algum deles.

Convidar ou no Saul para ir ao cinema? E se ele j tivesse compromisso para o fim de semana. Decepo. Resolveu arriscar.

CURSO MTODO VESTIBULARES

53

PRTICA

Observe o tipo de discurso utilizado pelo cronista Stanislaw Ponte Preta, no texto a seguir:

Vamos Acabar Com Esta Folga


Stanislaw Ponte Preta (Srgio Porto)

O negcio aconteceu num caf. Tinha uma poro de sujeitos, sentados nesse caf, tomando umas e outras. Havia brasileiros, portugueses, franceses, argelinos, alemes, o diabo. De repente, um alemo forte pra cachorro levantou e gritou que no via homem pra ele ali dentro. Houve a surpresa inicial, motivada pela provocao e logo um turco, to forte como o alemo, levantou-se de l e perguntou: Isso comigo? Pode ser com voc tambm respondeu o alemo. A ento o turco avanou para o alemo e levou uma traulitada to segura que caiu no cho. Vai da o alemo repetiu que no havia homem ali dentro pra ele. Queimou-se ento um portugus que era maior ainda do que o turco. Queimouse e no conversou. Partiu para cima do alemo e no teve outra sorte. Levou um murro debaixo dos queixos e caiu sem sentidos. O alemo limpou as mos, deu mais um gole no chope e fez ver aos presentes que o que dizia era certo. No havia homem para ele ali naquele caf. Levantouse ento um ingls troncudo pra cachorro e tambm entrou bem. E depois do ingls foi a vez de um francs, depois de um noruegus etc. etc. At que, l do canto do caf levantou-se um brasileiro magrinho, cheio de picardia para perguntar, como os outros: Isso comigo? O alemo voltou a dizer que podia ser. Ento o brasileiro deu um sorriso cheio de bossa e veio vindo gingando assim pro lado do alemo. Parou perto, balanou o corpo e... pimba! O alemo deu-lhe uma porrada na cabea com tanta fora que quase desmonta o brasileiro. Como, minha senhora? Qual o fim da histria? Pois a histria termina a, madame. Termina a que pros brasileiros perderem essa mania de pisar macio e pensar que so mais malandros do que os outros.

CURSO MTODO VESTIBULARES DICAS IMPORTANTES:

54

Tente sempre dar mais vida a suas personagens

atravs da elaborao de dilogos e de situaes verossmeis. Procure adequar o modo de falar das personagens a

sua situao scio-econmica. Leia sempre os grandes ficcionista, observando

sempre quais so os seus passos na criao do enredo das histrias. er leve na criao de seus textos, evitando tornar o texto um emaranhado de Procure ser situaes sem sentido. (da Internet)

A CRNICA
CONCEITO BSICO: Crnica deriva da palavra Cronus (tempo), por isso tida como um tipo de texto que busca representar os acontecimentos de uma poca. O bom cronista est sempre atento aos acontecimentos acontecimentos circundantes e no titubeia em transformar um fato corriqueiro em uma obra de arte. Tecnicamente, a crnica segue os mesmos passos de um texto narrativo. A grande diferena est no fato de ser uma produo necessariamente ligada aos acontecimentos de nosso cotidiano. O Brasil pode ser orgulhar de ter alguns dos mais importantes cronistas do mundo. o caso de Rubem Braga, Fernando Sabino, Loureno Diafria, Stanislaw Ponte Preta e outros outros de grande talento.

UM EXEMPLO DE CRNICA

CURSO MTODO VESTIBULARES

55

A LTIMA CRNICA
Fernando Sabino A caminho de casa, entro num botequim da Gvea para tomar um caf junto ao balco. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com xito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisrio no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diria algo de seu disperso contedo humano, fruto da convivncia, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episdico. Nesta perseguio do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criana ou num acidente domstico, tornome simples espectador e perco a noo do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabea e tomo meu caf, enquanto o verso do poeta se repete na lembrana: "assim eu quereria o meu ltimo poema". No sou poeta e estou sem assunto. Lano ento um ltimo olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crnica. Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das ltimas mesas de mrmore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na conteno de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presena de uma negrinha de seus trs anos, lao na cabea, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou tambm mesa: mal ousa balanar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Trs seres esquivos que compem em torno mesa a instituio tradicional da famlia, clula da sociedade. Vejo, porm, que se preparam para algo mais que matar a fome. Passo a observ-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garom, inclinando-se para trs na cadeira, e aponta no balco um pedao de bolo sob a redoma. A me limita-se a ficar olhando imvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovao do garom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atend-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presena ali. A meu lado o garom encaminha a ordem do fregus. O homem atrs do balco apanha a poro do bolo com a mo, larga-o no pratinho -- um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular. A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garom deixou sua frente. Por que no comea a comer? Vejo que os trs, pai, me e filha, obedecem em torno mesa um discreto ritual. A me remexe na bolsa de plstico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fsforos, e espera. A filha aguarda tambm, atenta como um animalzinho. Ningum mais os observa alm de mim.

CURSO MTODO VESTIBULARES

56

So trs velinhas brancas, minsculas, que a me espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fsforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mrmore e sopra com fora, apagando as chamas. Imediatamente pe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "parabns pra voc, parabns pra voc..." Depois a me recolhe as velas, torna a guard-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mos sfregas e pe-se a com-lo. A mulher est olhando para ela com ternura ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebrao. D comigo de sbito, a observ-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido vacila, ameaa abaixar a cabea, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso. Assim eu quereria minha ltima crnica: que fosse pura como esse sorriso.

COMENTRIO: Um acontecimento aparentemente banal d margens para que o escritor no apenas mostre o fato, mas que tambm faa uma denncia social a seu modo. A linguagem acessvel, com um vocabulrio bastante simples. Qualquer pessoa, de qualquer nvel social pode compreender a mensagem inserida nas entrelinhas da crnica, pois, sendo inicialmente um texto jornalstico, ela no tem a inteno de ser difcil, mas sim de mostrar um pouco de uma realidade que no observada por todos da mesma forma.

Para concluir esta parte sobre crnica, vamos ler um belssimo texto de Vincius de Morais, mais conhecido no mundo literrio como poeta, mas que tambm nos deixou maravilhosas pginas de prosa, como o texto a seguir. Observe bem o senso lrico do autor e e sua sensibilidade para tratar de um tema to belo.

Para Viver Um Grande Amor


Vinicius de Moraes

Para viver um grande amor, preciso muita concentrao e muito siso, muita seriedade e pouco riso para viver um grande amor. Para viver um grande amor, mister ser um homem de uma s mulher; pois ser de muitas, poxa! de colher... no tem nenhum valor.

CURSO MTODO VESTIBULARES

57

Para viver um grande amor, primeiro preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro seja l como for. H que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada para viver um grande amor. Para viver um grande amor, vos digo, preciso ateno como o "velho amigo", que porque s vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. preciso muitssimo cuidado com quem quer que no esteja apaixonado, pois quem no est, est sempre preparado pra chatear o grande amor. Para viver um amor, na realidade, h que compenetrar-se da verdade de que no existe amor sem fidelidade para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizvel liberdade que traz um s amor. Para viver um grande amor, il faut alm de fiel, ser bem conhecedor de arte culinria e de jud para viver um grande amor. Para viver um grande amor perfeito, no basta ser apenas bom sujeito; preciso tambm ter muito peito peito de remador. preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viva tambm, amortalhada no seu finado amor. muito necessrio ter em vista um crdito de rosas no florista muito mais, muito mais que na modista! para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, de amor, de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor... Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camares, sopinhas, molhos, strogonoffs comidinhas para depois do amor. E o que h de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor? Para viver um grande amor muito, muito importante viver sempre junto e at ser, se possvel, um s defunto pra no morrer de dor. preciso um cuidado permanente no s com o corpo mas tambm com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente e esfria um pouco o amor. H que ser bem corts sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia para viver um grande amor. preciso saber tomar usque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermevel ao diz-que-diz-que que no quer nada com o amor. Mas tudo isso no adianta nada, se nesta selva oscura e desvairada no se souber achar a bem-amada para viver um grande amor.

CURSO MTODO VESTIBULARES

58

Texto extrado do livro "Para Viver Um Grande Amor", Jos Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1984, pg. 130.

O cronista um escritor crnico


Affonso Romano de SantAnna

O primeiro texto que publiquei em jornal foi uma crnica. Devia ter eu l uns 16 ou 17 anos. E a fui tomando gosto. Dos jornais de Juiz de Fora, passei para os jornais e revistas de Belo Horizonte e depois para a imprensa do Rio e So Paulo. Fiz de tudo (ou quase tudo) em jornal: de reprter policial a crtico literrio. Mas foi somente quando me chamaram para substituir Drummond no Jornal do Brasil, em 1984, que passei a fazer crnica sistematicamente. Virei um escritor crnico. O que um cronista? Lus Fernando Verssimo diz que o cronista como uma galinha, bota seu ovo regularmente. Carlos Eduardo Novaes diz que crnicas so como laranjas, podem ser doces ou azedas e ser consumidas em gomos ou pedaos, na poltrona de casa ou espremidas na sala de aula. J andei dizendo que o cronista um estilita. No confundam, por enquanto, com estilista. Estilita era o santo que ficava anos e anos em cima de uma coluna, no deserto, meditando e pregando. So Simeo passou trinta anos assim, exposto ao sol e chuva. Claro que de tanto purificar seu estilo diariamente o cronista estilita acaba virando um estilista. O cronista isso: fica pregando l em cima de sua coluna no jornal. Por isto, h uma certa confuso entre colunista e cronista, assim como h outra confuso entre articulista e cronista. O articulista escreve textos expositivos e defende temas e idias. O cronista o mais livre dos redatores de um jornal. Ele pode ser subjetivo. Pode (e deve) falar na primeira pessoa sem envergonhar-se. Seu "eu", como o do poeta, um eu de utilidade pblica. Que tipo de crnica escrevo? De vrios tipos. Conto casos, fao descries, anoto momentos lricos, fao crticas sociais. Uma das funes da crnica interferir no cotidiano. Claro que essas que interferem mais cruamente em assuntos momentosos tendem a perder sua atualidade quando publicadas em livro. No tem importncia. O cronista crnico, ligado ao tempo, deve estar encharcado, doente de seu tempo e ao mesmo tempo pairar acima dele.

CURSO MTODO VESTIBULARES

59

DICAS IMPORTANTES:

1. 2. 3.

Tudo pode servir de tema para uma crnica. Evite palavras difceis, pois um cronista deve sempre prezar pela clareza de suas idias. A defesa da idia no precisa ser direta e evidente. nas entrelinhas que um cronista demonstra todo o seu potencial de observao e de argumentao.

4.

Evite a repetio de idias. O importante a essncia do texto.

LENDO UM CONTO

Para concluir o estudo do texto narrativo, vamos ler um conto de talo Calvino, um dos mais importantes escritores do sculo XX. Note que por traz de um enredo aparentemente simples, podemos encontrar muitas informaes de carter histrico e ideolgico. Veja tambm como um tema bastante complexo pode ser trabalhado de forma bastante simples e didtica.

A OVELHA NEGRA
talo Calvino

Havia um pas onde todos eram ladres. noite, cada habitante saa, com a gazua e a lanterna, e ia arrombar a casa do vizinho. Voltava de madrugada, carregado, e encontrava sua casa roubada. E assim todos viviam em paz e sem prejuzo, pois um roubava o outro, e este, um terceiro, e assim por diante, at que se chegava ao ltimo, que roubava o primeiro. O comrcio naquele pas s era praticado como trapaa, tanto por quem vendia, como por quem comprava. O governo era uma associao de delinqentes, vivendo custa dos sditos, e os sditos por sua vez s se preocupavam em fraudar o governo. Assim a vida prosseguia sem tropeos, e no havia ricos nem pobres. Ora, no se sabe como, ocorre que no pas apareceu um homem honesto. noite, em vez de sair com um saco e a lanterna, ficava em casa fumando e lendo romances. Vinham os ladres, viam a luz acesa e no subiam.

CURSO MTODO VESTIBULARES

60

Essa situao durou algum tempo: depois foi preciso faz-lo compreender que, se quisesse viver sem fazer nada, no era essa uma boa razo para no deixar os outros fazerem. Cada noite que ele passava em casa era uma famlia que no comia no dia seguinte. Diante desses argumentos, o homem honesto no tinha o que objetar, tambm comeou a sair de noite para voltar de madrugada, mas no ia roubar. Era honesto, no havia nada a fazer. Andava at a ponte e ficava vendo passar a gua embaixo. Voltava para casa, e a encontrava roubada. Em menos de uma semana o homem honesto ficou sem um tosto, sem o que comer, com a casa vazia. Mas ata a tudo bem, porque era culpa sua; o problema era que seu comportamento criava uma grande confuso. Ela deixava que lhe roubassem tudo, ao mesmo tempo, no roubava ningum; assim, sempre havia algum que, voltado para casa de madrugada, achava a casa intacta: a casa que o homem honesto deveria ter roubado. O fato que, pouco depois, os que no eram roubados acabaram ficando mais ricos que os outros e passaram a no querer mais roubar. E, alm disso, os que vinham para roubar a casa do homem honesto, sempre a encontravam vazia; assim, iam ficando pobres. Enquanto isso, os que tinham se tornado ricos pegaram o costume, eles tambm, de ir de noite at ponte, para ver a gua que passava embaixo. Isso aumentou a confuso, pois muitos outros ficaram ricos e muitos outros ficaram pobres. Ora, os ricos perceberam que, indo de noite at a ponte, mais tarde ficariam pobres. E pensaram: Paguemos aos pobres para irem roubar para ns. Fizeram-se os contratos, estabeleceram-se os salrios, as percentagens: naturalmente, continuavam a ser ladres e procuram enganar-se uns aos outros. Mas, como acontece, os ricos tornavam-se cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Havia ricos to ricos que no precisavam mais roubar e que mandavam roubar para continuaram a ser ricos. Mas, se paravam de roubar, ficam pobres porque os pobres os roubavam. Ento pagaram aos mais pobres dos pobres para defenderem as suas coisas contra os outros pobres, e assim instituram a polcia e construram as prises. Dessa forma, j poucos anos depois do episdio do homem honesto, no se falava mais de roubar ou de ser roubado, mas s de ricos ou de pobres, e no entanto todos continuavam a ser pobres. Honesto s tinha havido aquele sujeito, e morrera logo, de fome.

CURSO MTODO VESTIBULARES

61

NOES DE DISSERTAO

Para comear, vamos ler um artigo da escritora gacha Lya Luft. Observemos como ela trata um assunto bastante comum com uma outra viso. Depois vamos entrar em contato com co o que alguns leitores falaram sobre o texto.

BALEIAS NO ME EMOCIONAM
Lya Luft
(Revista Veja, 25 de agosto de 2004)

Hoje quero falar de gente e bichos. De notcias que freqentemente aparecem sobre baleias encalhadas e pingins perdidos em alguma praia. No sei se me aborrece ou me inquieta ver tantas pessoas acorrendo, torcendo, chorando, porque uma baleia morre encalhada. ada. Mas certamente no me emociona. Sei que no vo me achar muito simptica, mas eu no sou sempre simptica. Alis, se no gosto de grosseria nem de vulgaridade, tambm desconfio dos eternos bonzinhos, dos politicamente corretos, dos sempre sorridentes ou gentis. Prefiro o olho no olho, a clareza e a sinceridade desde que no machuque s pelo prazer de magoar ou por ressentimento. No gosto de ver bicho sofrendo: sempre curti animais, fui criada com eles. Na casa onde nasci e cresci, tive at uma cor coruja, uja, chamada, sabe Deus por qu, Sebastio. Era branca, enorme, com aqueles olhos que reviravam. Fugiu da gaiola especialmente construda para ela, quase do tamanho de um pequeno quarto, e por muitos dias eu a procurei no topo das rvores, doda de saudade. saudade Na ilha improvvel que havia no mnimo lago do jardim que se estendia atrs da casa, viveu a certa altura da minha infncia um casal de veadinhos, dos quais um tambm fugiu. O outro morreu pouco depois. Segundo o jardineiro,

CURSO MTODO VESTIBULARES

62

morreu de saudade do fujo minha primeira viso infantil de um amor romeue-julieta. Tive uma gata chamada Adelaide, nome da personagem sofredora de uma novela de rdio que fazia suspirar minha av, e que meu irmo pequeno matou (a gata), nunca entendi como uma das primeiras tragdias de que tive conhecimento. De modo que animais fazem parte de minha histria, com muitas aventuras, divertimento e alguma emoo. Mas voltemos s baleias encalhadas: pessoas torcem as mos, chegam mquinas variadas para iar os bichos, aplicam-se lenis molhados, abrem-se manchetes em jornais e as televises mostram tudo em horrio nobre. O pblico, presente ou em casa, acompanha como se fosse algum da famlia e, quando o fim chega, lamentado quase com psames e orao. Confesso que no consigo me comover da mesma forma: pouca sensibilidade, uma alma de gelos nrdicos, quem sabe? Mesmo os que no me apreciam, no creiam nisso. No que eu ache que sofrimento de animal no valha a pena, a solidariedade, o dinheiro. Mas eu preferia que tudo isso fosse gasto com eles depois de no haver mais crianas enfiando a cara no vidro de meu carro para pedir trocados, adultos famintos dormindo em bancos de praa, famlias morando embaixo de pontes ou adolescentes morrendo drogados nas caladas. Tenho certeza de que um mendigo morto na beira da praia causaria menos comoo do que uma baleia. Nenhum Greenpeace defensor de seres humanos se moveria. Nenhuma manchete seria estampada. Uma ambulncia talvez levasse horas para chegar, o corpo coberto por um jornal, quem sabe uma vela acesa. Curiosidade, rostos virados, um sentimentozinho de culpa, possivelmente irritao: cad as autoridades, ningum toma providncia? Diante de um morto humano, ou de um candidato a morto na calada, a gente se protege com uma armadura. De modo que (perdo) vejo sem entusiasmo as campanhas em favor dos animais pelo menos enquanto se deletarem to facilmente homens e mulheres. COMENTRIOS DOS LEITORES
Num tempo em que a hipocrisia e a mdia, de mos dadas, ditam nosso modo de agir e pensar, fico muito feliz ao ler o ltimo artigo de Lya Luft ("Baleias no me emocionam", Ponto de vista, 25 de agosto). Ns nos sensibilizamos com aquilo que no nos causa esforo. Como nos sensibilizar com um mendigo na calada quando poderamos t-lo auxiliado? Melhor pensar nas baleias, coitadinhas. Como tambm so coitadinhos aqueles que passam fome na frica, nunca os famintos de nossas ruas. Passo, a partir de hoje, a ler seus textos com outros olhos. A senhora ganhou meu respeito e minha admirao.
Gilberto Carlos Nunes

Braslia, DF

Estou decepcionada com o Ponto de vista escrito por Lya Luft. No esperava um texto to frio de uma escritora que havia demonstrado tanta sensibilidade anteriormente.

CURSO MTODO VESTIBULARES

63

Sou defensora dos animais e acredito que os seres humanos tm uma idia terrivelmente equivocada de que so prioridade na Terra. Somos apenas elementos que compem a vida no planeta. Acredito que a humanidade responsvel pelas maiores tragdias do nosso planeta,
Frida Frick

desde

baleias

encalhadas

at

misria

brasileira

de

todos

os

dias.

Cascais, Portugal

interessante como certos "intelectuais" brasileiros gastam seu tempo em criticar os defensores de animais. E sempre o mesmo argumento: a vida da espcie humana mais importante que a vida de qualquer outra espcie animal. Esse tipo de pensamento Peter Singer definiu como "specisism". Em vez de criticar os que fazem, da prxima vez que uma criana faminta aparecer na janela do seu carro com ar-condicionado, faa como os protetores de animais: pegue esse ser e leve para sua casa, d de comer e trate-o com amor e carinho. Austin, Texas, EUA

Lane Azevedo Clayton

Quando Lya Luft prope que s voltemos nossa ateno para os direitos animais depois que tivermos resolvido os problemas humanos, ela prope a negligncia perptua dos animais. Isso porque nunca chegar o dia em que todos os problemas humanos estaro
Regina Rheda

resolvidos. Gainesville, Flrida, EUA

Um estudo feito nos EUA mostra uma relao entre crueldade com seres humanos e com animais muitos serial killers comearam matando animais. Os adolescentes responsveis pelos recentes tiroteios em colgios americanos tm em comum um passado de violncia contra animais.
Cristina Nishida

Nagano, Japo

Como podemos ver, h os mais diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto. Cada pessoa pode manifestar-se de formas diferentes das outras, sem que necessariamente algum tenha que estar errado. Saber argumentar o foco principal de um trabalho dissertativo. E isso que vamos estudar a seguir.

CURSO MTODO VESTIBULARES

64

CONCEITO BSICO: Dissertar significa defender um ponto de vista com relao a um tema proposto, ou seja, o escritor deve demonstrar suas idias de modo a deixar claro que se posiciona contra ou a favor de determinado assunto.

Normalmente, os alunos preferem a dissertao narrao. H vrios motivos para que isso acontea. Como j estudamos anteriormente, escrever um texto narrativo exige uma boa dose de criatividade e um certo domnio tcnico da formao do enredo. J para elaborar um texto dissertativo, o primordial que se esteja bem informado acerca do(s) assunto(s) discutido(s). a dissertao exige um vocabulrio teoricamente mais rico que o da narrao, ao mesmo tempo em que os aspectos gramaticais so tratados de forma mais rigorosa.

A ESTRUTURA DA DISSERTAO

Um texto dissertativo deve, obrigatoriamente, estar interligado. Cada argumento tem que ser usado tendo-se em vista o conjunto harmnico das idias discutidas. As partes de um texto dissertativo so: INTRODUO Exposio gral do tpico defendido 1 pargrafo breve

DESENVOLVIMENTO A defesa da idia, com argumentos e exemplificao. X pargrafos

CONCLUSO enceramento que pode trazer questionamentos ou sugestes 1 pargrafo breve

CURSO MTODO VESTIBULARES

65

ATIVIDADE PRTICA leia o texto dissertativo a seguir, observando cada uma das partes do texto. bom tambm prestar ateno para os elementos que fazem a coeso entre os pargrafos.

SEMPRE LEIA O ORIGINAL


Stephen Kanitz

Uma greve geral dos professores alguns anos atrs teve uma conseqncia interessante. Reintroduziu, para milhares de estudantes, o valor esquecido das bibliotecas. Os melhores alunos readquiriram uma competncia essencial para o mundo moderno - voltaram a aprender sozinhos, como antigamente. Muitos descobriram que alguns professores nem fazem tanta falta assim. Descobriram tambm que nas bibliotecas esto os livros originais, as obras que seus professores usavam para dar as aulas, os grandes clssicos, os autores que fizeram suas cincias famosas. Muitos professores se limitam a elaborar resumos malfeitos dos grandes livros. Quantas vezes voc j assistiu a uma aula em que o professor parecia estar lendo o material? Seria bem mais motivador e eficiente deixar que os prprios alunos lessem os livros. Os professores serviriam para tirar as dvidas, que fatalmente surgiriam. Hoje, muitas bibliotecas vivem vazias. Pergunte a seu filho quantos livros ele tomou emprestado da biblioteca neste ano. Alguns nem sabero onde ela fica. Talvez devssemos pensar em construir mais bibliotecas antes de contratar mais professores. Um professor universitrio, ganhando 4.000 reais por ms ao longo de trinta anos (mais os cerca de vinte da aposentadoria), permitiria ao Estado comprar em torno de 130.000 livros, o suficiente para criar 130 bibliotecas. Seiscentos professores poderiam financiar 5.000 bibliotecas de 10.000 livros cada uma, uma por municpio do pas. Universidades so, por definio, elitistas, para a alegria dos cursinhos. Bibliotecas so democrticas, aceitam todas as classes sociais e etnias. Aceitam curiosos de todas as idades, sete dias por semana, doze meses por ano. Bibliotecas permitem ao aluno depender menos do professor e o ajudam a confiar mais em si. Nunca esqueo minha primeira visita a uma grande biblioteca, e a sensao de pegar nas mos um livro escrito pelo prprio Einstein, e logo em seguida o de clculo de Newton. Na poca, eu queria ser fsico nuclear. Infelizmente, livros nunca entram em greve para alertar sobre o total abandono em que se encontram nem protestam contra a enorme falta de bibliotecas no Brasil. Visitei no ano passado uma escola secundria de Phillips Exeter, numa cidade americana de 30.000 habitantes, no desconhecido Estado de New Hampshire. Os alunos me mostraram com orgulho a biblioteca da escola, de NOVE andares, com mais de 145.000 obras. A Biblioteca Mrio de Andrade, da cidade de So Paulo, tem 350.000. A bibliotecria americana ganhava mais do que

CURSO MTODO VESTIBULARES

66

alguns dos professores, ao contrrio do que ocorre no Brasil, o que demonstra o enorme valor que se d s bibliotecas nos Estados Unidos. No quero parecer injusto com os milhares de professores que incentivam os alunos a ler livros e a freqentar bibliotecas. Nem quero que sejam substitudos, pois so na realidade facilitadores do aprendizado, motivam e estimulam os alunos a estudar, como acontece com a maioria dos professores do primrio e do colegial. Mas estes esto ficando cada vez mais raros, a ponto de se tornarem assunto de filme, como ocorre em Sociedade dos Poetas Mortos, com Robin Williams. Na prxima aula em que seu professor fizer o resumo de um livro s, ou lhe entregar uma apostila mal escrita, levante-se discretamente e v direto para a biblioteca. Pegue um livro original de qualquer rea, sente-se numa cadeira confortvel e leia, como se fazia 500 anos atrs. Voc ter um relato apaixonado, aguado, com os melhores argumentos possveis, de um brilhante pensador. Voc vai ler algum que tinha de convencer toda a humanidade a mudar uma forma de pensar. Um autor destemido e corajoso que estava colocando sua reputao, e muitas vezes seu pescoo, em risco. Algum que estava escrevendo apaixonadamente para convencer uma pessoa bastante especial: voc.
Stephen Kanitz foi professor universitrio por trinta anos (www.kanitz.com.br) Revista Veja, Editora Abril, edio 1802, ano 36, n 19 de 14 de maio de 2003, pgina 20

ARGUMENTOS E PROGRESSO DE IDIAS


To importante quanto ter conhecimento sobre o que se vai escrever, ter poder de argumentao para convencer os leitores de que nossas idias so lgicas e devem ser levadas a srio. Para que isso ocorra, ser necessrio que o escritor trabalhe seu poder de raciocnio e que haja uma espcie de progresso temtica no decorrer do texto, caso contrrio, teremos o que chamamos de circunlquio, ou seja, idias repetidas com palavras diferentes, o que altamente prejudicial ao entendimento global dos argumentos.

A seguir, iremos ler um texto de autoria do senador Cristovam Buarque. O escritor, de modo bastante claro discute um tema que sempre lembrado nas rodas de conversa. Mas, no

CURSO MTODO VESTIBULARES

67

lugar de repetir frmulas feitas, prefere, em um tom bastante coloquial, contrariar o senso comum e discutir seu ponto de vista com relao problemtica escolhida para o debate de idias.

A Internacionalizao do Mundo
Cristovam Buarque Durante debate em uma Universidade, nos Estados Unidos, fui questionado sobre o que pensava da internacionalizao da Amaznia. O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e no de um brasileiro. Foi a primeira vez que um debatedor determinou a tica humanista como o ponto de partida para uma resposta minha. De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalizao da Amaznia. Por mais que nossos governos no tenham o devido cuidado com esse patrimnio, ele nosso. Respondi que, como humanista, sentindo o risco da degradao ambiental que sofre a Amaznia, podia imaginar a sua internacionalizao, como tambm de tudo o mais que tem importncia para a Humanidade. Se a Amaznia, sob uma tica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos tambm as reservas de petrleo do mundo inteiro. O petrleo to importante para o bem-estar bem estar da humanidade quanto a Amaznia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se sentem no direito de aumentar ou diminuir a extrao de petrleo e subir ou no o seu preo. Os ricos do mundo, no direito de queimar esse imenso patrimnio da Humanidade. Da mesma forma, o capital capital financeiro dos pases ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amaznia uma reserva para todos os seres humanos, ela no pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um pas. Queimar a Amaznia to grave quanto o desemprego provocado pelas decises dec arbitrrias dos especuladores globais. No podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar pases inteiros na volpia da especulao. Antes mesmo da Amaznia, eu gostaria de ver a internacionalizao de todos os grandes museus do mundo mundo. . O Louvre no deve pertencer apenas Frana. Cada museu do mundo guardio das mais belas peas produzidas pelo gnio humano. No se pode deixar esse patrimnio cultural, como o patrimnio natural amaznico, seja manipulado e destrudo pelo gosto de um proprietrio ou de um pas. No faz muito, um milionrio japons, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado. Durante o encontro em que recebi a pergunta, as Naes Unidas reuniam o Frum do Milnio, mas alguns presidentes de pases tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu disse que Nova York, como sede das Naes Unidas, deveria ser internacionalizada. Pelo

CURSO MTODO VESTIBULARES

68

menos Manhatan deveria pertencer pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Braslia, , Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua histria do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amaznia, pelo risco de deix-la deix nas mos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. At porque eles j demonstraram que so capazes d de usar essas armas, provocando uma destruio milhares de vezes maior do que as lamentveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os atuais candidatos presidncia dos EUA tm defendido a idia de internacionalizar as reservas florestais florestais do mundo em troca da dvida. Comecemos usando essa dvida para garantir que cada criana do mundo tenha possibilidade de ir escola. Internacionalizemos as crianas tratando-as, as, todas elas, no importando o pais onde nasceram, como patrimnio que merece ece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amaznia. Quando os dirigentes tratarem as crianas pobres do mundo como um patrimnio da Humanidade, eles no deixaro que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalizao do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amaznia seja nossa. S nossa. Vejamos agora uma caso em que a argumentao no se sustenta. Embora tecnicamente bem escri escrito, to, o texto abaixo, de autoria do jornalista Diogo Mainardi, no encontra sustentao no que diz respeito ao poder de argumentao. O HINO S ATRAPALHA Diogo Mainardi

Os jogadores brasileiros cantaram direitinho o Hino Nacional. O esforo para memoriz-lo lo os atordoou. Tanto que s conseguiram ganhar da Turquia graas a um gol roubado. Compare o hino turco com o brasileiro. O turco tem apenas oito versos. Encontram-se se temas comuns a outros hinos, como sacrifcio, liberdade, sangue, bandeira e herosmo, ma mas eles aparecem de maneira simples, direta. O hino brasileiro o oposto: longo demais, rebuscado demais, palavroso demais, com seus vinte e tantos adjetivos. Perde Perde-se em redundncias, em construes em ordem inversa, em ridculas prosopopias. Roque Jnior r entende como as margens plcidas do Ipiranga podem ouvir um brado retumbante? Edmlson sabe a diferena entre um lbaro, uma flmula e uma bandeira? Juninho Paulista j viu um cu risonho em nosso impvido colosso? natural que, com essas porcarias na c cabea, eles acabem tropeando na bola.

CURSO MTODO VESTIBULARES

69

O hino chins tambm melhor que o brasileiro. "Com o nosso sangue e a nossa carne, construamos outra Grande Muralha." Tem onze versos, sendo que a maioria repete "avante, avante, avante" e "marchar, marchar, marchar". marcha Dos adversrios do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, s a Costa Rica possui um hino espalhafatoso e adjetivado como o nosso: "Nobre ptria tua formosa bandeira, abaixo do lmpido azul de teu cu, branca e pura descansa a paz, na luta tenaz de fecundo ecundo labor". Mas os costa costa-riquenhos riquenhos levam uma vantagem sobre ns: seu hino mais curto e, portanto, menos pattico. O hino brasileiro foi composto por Francisco Manuel da Silva em 1831. S em 1922, porm, ganhou uma letra oficial, de autoria de um poet poeta justamente esquecido chamado Joaquim Osrio Duque Estrada. Ou seja, o hino ficou 91 anos sem ter uma letra. Proponho um retorno a esses velhos tempos. Vamos abolir a letra do nosso hino. Foi o que fez a Espanha depois do fim da ditadura franquista: eliminou nou a letra do hino e manteve apenas a msica. Hoje em dia, os jogadores espanhis se limitam a cantarolar: "L-lal-lal-lal". "L lal". Fica bem mais fcil jogar bola desse jeito. Podemos tambm imitar a Alemanha, que cortou partes de seu hino, em particular as que recordavam os sonhos de supremacia dos nazistas. O problema, nesse caso, saber qual estrofe salvar do hino brasileiro. A que comea com "Brasil, um sonho intenso, um raio vvido" ou a que comea com "Deitado eternamente em bero esplndido"? Outra sada trocar de hino. J tentamos faz faz-lo lo no passado. Depois da proclamao da Repblica, nossos chefes militares armaram um concurso para escolher um novo hino, porque o velho evocava o imprio. O vencedor se caracterizou pela mais escandalosa tentativa de remoo histrica: "Ns nem cremos que escravos outrora tenha havido em to nobre pas". Isso no Brasil, um dos ltimos lugares do mundo a abolir a escravido. Ainda bem que Deodoro da Fonseca se recusou a adot adot-lo lo como novo Hino Nacional, relegando-o relegando mera condio de hino da proclamao da Repblica. Esquea o hino, Cafu. Tire a mo do peito, Ronaldinho Gacho. A partir de agora, pensem apenas em cobrir a zaga e em chutar direito para o gol.

SOBRE A TCNICA DISSERTATIVA Leia abaixo as recomendaes de uma pgina da Internet sobre a tcnica de escrever um texto dissertativo

1. Passo: Estudo da tese. Em todas as propostas de redao, o vestibulando recebe uma tese ou uma orientao, que traz com detalhes o que proposto para a constru construo o da redao. necessrio fazer um estudo dessa proposta, tentando extrair a palavra chave e o tema principal que deve ser trabalhado.

CURSO MTODO VESTIBULARES 2. Passo: Introduo

70

Aps extrair da orientao sua idia bsica, voc ir iniciar o seu primeiro pargrafo. Para isso, faa uma afirmao pessoal em torno do assunto, evidenciando sua opinio sobre a tese. Para se tornar mais simples a introduo do assunto podem ser usadas expresses do tipo inadmissvel, vergonhoso, inevitvel, inaceitvel e assim por diante. Aps inserir o assunto, partimos ento para a anlise da conseqncia imediata causada pelo assunto tratado. Nesse caso, tente relacionar conseqncias de carter mais social. 3. Passo: Desenvolvimento O desenvolvimento elaborado em no mximo trs pargrafos. No segundo pargrafo da redao, vamos contestar a tese, tentando buscar o porqu de haver tal problema ou tal situao. No terceiro pargrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradio com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparao pode-se iniciar com Enquanto.... O quarto pargrafo trabalha a exemplificao, que torna o texto muito mais rico e interessante. Por isso importante sempre ler jornais e revistas, para que tenha algum assunto para usar como exemplo. 4. Passo: Concluso Agora que j foram trabalhados os quatro pargrafos (introduo + desenvolvimento) podemos partir para a concluso. Concluir um texto simples e importantssimo. Se voc trabalhou bem o tema e tem bastante informao sobre o assunto, ser ainda mais simples. Na concluso, que o ltimo pargrafo, tentamos fazer sugestes, citaes e uma sntese geral, objetiva, do assunto tratado durante o texto. Tipos de Introduo

CURSO MTODO VESTIBULARES

71

A introduo da dissertao traz ao leitor o tema a ser discutido alm de, muitas vezes, trazer sob qual ngulo a questo ser discutida. Dessa forma, ela quem provoca no leitor o primeiro impacto, ela a apresentao de seu texto e, portanto deve ser muito bem trabalhada, o que no to difcil, pois h vrias boas maneiras de comear uma dissertao. As formas abaixo so algumas possveis, mas, certamente, no so as nicas. Vale ainda salientar que a introduo s deve ser feita aps estar concludo o "Projeto de Texto". Roteiro Como em toda introduo, o tema deve estar presente. Alm disso, neste tipo apresentado ao leitor o roteiro de discusso que ser seguido durante o desenvolvimento. Para exemplificao, suponhamos o tema: A questo do menor no Brasil Uma possvel introduo seria: Para se analisar a questo da violncia contra o menor no Brasil essencial que se discutam suas causas e suas conseqncias. 0 principal defeito em uma redao que utiliza este tipo de introduo seguir outro roteiro que no seja o nela citado. Hiptese (hipo) tese Este tipo de introduo traz o ponto de vista a ser defendido, ou seja, a tese que se pretende provar durante o desenvolvimento. Evidentemente a tese ser retomada e no copiada - na concluso. Vejamos um exemplo para o mesmo tema:

CURSO MTODO VESTIBULARES

72

A questo da violncia contra o menor tem origem na misria - a principal responsvel pela desagregao familiar. 0 principal risco desse tipo de introduo no ser capaz de realmente comprovar a tese apresentada. Perguntas Esta introduo constitui-se de uma srie de perguntas sobre o tema. Exemplo: possvel imaginar o Brasil como um pais desenvolvido e com justia social enquanto existir tanta violncia contra o menor? O principal problema neste tipo de introduo no responder, ou responder de forma ineficaz, as perguntas feitas. Alm disso, por ser uma forma bastante simples de comear um texto, s vezes no consegue atrair suficientemente a ateno do leitor. Histrica Esta introduo traa um rpido panorama histrico da questo, servindo muitas vezes de contraponto ao presente. s crianas nunca foi dada a importncia devida. Em Canudos e em Palmares no foram poupadas. Na Candelria ou na praa da S continuam no sendo. Deve-se tomar o cuidado de se escolher fatos histricos conhecidos e significativos para o desenvolvimento que se pretende dar ao texto. Compararo - por semelhana ou oposio Procura-se neste tipo de introduo mostrar como o tema, ou aspectos dele, se assemelham - ou se opem - a outros.

CURSO MTODO VESTIBULARES

73

comum encontrar crianas de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na Frana, nos EUA ou na Inglaterra - pases desenvolvidos - nessa idade as crianas esto na escola e no submetidas a violncia das ruas. bastante importante que a comparao seja adequada e sirva a algum propsito bem claro - no caso, mostrar o subdesenvolvimento brasileiro na questo do menor. Definio Parte da definio do significado do tema, ou de uma parte dele. Menor: o mais pequeno, de segundo plano, inferior, aquele que no atingiu a maioridade. O uso da palavra menor para se referir s crianas no Brasil j demonstra como so tratadas: em segundo plano. Vale perceber que h, muitas vezes, mais de uma maneira de se definir algo e, portanto a escolha da definio mais adequada dependera do ponto de vista a ser defendido. Contestao Contesta uma idia ou uma citao conhecida. O Brasil o pas do futuro. A criana o futuro do pas. Ora, se a criana no Brasil passa fome, submetida s mais diversas formas de violncia fsica, no tem escola, nem sade, como pode ser esse o pais do futuro? Ou ser que a criana no o futuro do pas? Repare como esse tipo de introduo pode ser bastante atraente, uma vez que desfazer clichs atrai mais a ateno do que us-los. Narrao Trata-se de contar um pequeno fato de relevncia como ponto de partida para a anlise do tema.

CURSO MTODO VESTIBULARES

74

Sentar numa frigideira com leo quente foi o castigo imposto ao pequeno D., de um ano e meio, pelo pai, alcolatra. Temendo ser preso, ele levou a criana a um hospital uma semana depois. A mulher, tambm vitima de espancamentos, o denunciou polcia. O agressor fugiu. Cuidado, ao fazer este tipo de introduo, para no cometer o erro de contar um fato sem relevncia, ou transformar toda sua dissertao em uma narrativa. Estatstica Consiste em se apresentar dados estatsticos relativos questo a ser tratada. Quarenta mil crianas morreram hoje no mundo, vtimas de doenas comuns combinadas com a desnutrio. Para cada criana que morreu hoje, muitas outras vivem com a sade debilitada. Entre os sobreviventes, metade nunca colocar os ps em uma sala de aula. Isso no uma catstrofe futura. Isso aconteceu ontem, est acontecendo hoje. E ir acontecer amanh, exceto se o mundo decidir proteger suas crianas. Veja que o dado estatstico, muitas vezes, no diz nada por si s. E necessrio que ele aparea acompanhado de uma anlise criteriosa. Mista Procura fundir vrias formas de introduo. Veja como o exemplo dado em contestao traz tambm a introduo com perguntas. Vejamos um outro possvel exemplo. Crianas mortas em frente a Igreja da Candelria. Denncias de meninas se prostituindo nas cidades e nos campos. Garotos vendendo balas nas esquinas. No possvel imaginar o Brasil um pas desenvolvido e com justia social enquanto perdurar to triste quadro.

CURSO MTODO VESTIBULARES

75

QUE EVITAR EM UM TEXTO?


Embora no exista uma frmula mgica para escrever uma redao para vestibular, h sempre alguns casos que podem ser evitados. Veja os casos mais significativos a seguir:

1. Vcios de linguagem
So alteraes defeituosas que sofre a lngua em sua pronncia e escrita devidas ignorncia do povo ou ao descaso de alguns escritores. So devidas, em grande parte, suposta idia da afinidade de forma ou pensamento. Os vcios de linguagem so: barbarismo, barbarismo, anfibologia, cacofonia, eco, arcasmo, vulgarismo, estrangeirismo, solecismo, obscuridade, hiato, coliso, neologismo, preciosismo, pleonasmo. BARBARISMO: o vcio de linguagem que consiste em usar uma palavra errada quanto grafia, pronncia, significao, nificao, flexo ou formao. Assim sendo, divide divide-se se em: grfico, ortopico, prosdico, semntico, morfolgico e mrfico.

Grficos: hontem, proesa, conssessiva, aza, por: ontem, proeza, concessiva e asa. Ortopicos: interesse, carramancho, subcistir, por: por: interesse, caramancho, subsistir.

Prosdicos: pegada, rbrica, filntropo, por: pegada, rubrica, filantropo. Semnticos: Trfico (por trfego) indgena (como sinnimo de ndio, em vez de autctone).

Morfolgicos: cidades, uma telefonema, proporam, reavi, reavi, deteu, por: cidados, um telefonema, propuseram, reouve, deteve.

CURSO MTODO VESTIBULARES

76

Mrficos: antidiluviano, filmeteca, monolinear, por: antediluviano, filmoteca, unlinear.

OBS.: Diversos autores consideram barbarismo palavras, expresses e construes estrangeiras, mas, nesta apostila, elas sero consideradas "estrangeirismos."

AMBIGIDADE OU ANFIBOLOGIA: o vcio de lnguagem que consiste em usar diversas palavras na frase de maneira a causar duplo sentido na sua interpretao. Ex.: No se convence, enfim, o pai, o filho, amado. O chefe discutiu com o empregado e estragou seu dia. (nos dois casos, no se sabe qual dos dois autor, ou paciente).

CACOFONIA: Vcio de linguagem caracterizado pelo encontro ou repetio de fonemas ou slabas que produzem efeito desagradvel ao ouvido. Constituem cacofonias:

A coliso. Ex.: Meu Deus no seja j.

O eco Ex.: Vicente mente constantemente.

o hiato Ex.: Ela iria aula hoje, se no chovesse

CURSO MTODO VESTIBULARES

77

O cacfato
o

Ex.: Tem uma mo machucada: A aliterao - Ex.: Pede o Papa paz ao povo. O antnimo a "eufonia".

ECO: Espcie de cacofonia que consiste na seqncia de sons voclicos, idnticos, ou na proximidade de palavras que tm a mesma terminao. Tambm se chama assonncia. Ex.: possvel a aprovao da transao sem conciso e sem associao. De repente, o presidente ficou extremamente doente com dor de dente. Na poesia, a "rima" uma forma normal de eco. So expressivas as repeties voclicas a curto intervalo que visam musicalidade ou imitao de sons da natureza (harmonia imitativa); "Tbios flautins finssimos gritavam" (Bilac). ARCASMO: Palavras, expresses, construes ou maneira de dizer que deixaram de ser usadas ou passaram a ter emprego diverso. Na lngua viva contempornea: asinha (por depressa), assi (por assim) entonces (por ento), vosmec (por voc), geolho (por joelho), arreio (o qual perdeu a significao antiga de enfeite), catar (perdeu a significao antiga de olhar), faria-te um favor (no se coloca mais o pronome pessoal tono depois de forma verbal do futuro do indicativo), etc.

VULGARISMO: o uso lingstico popular em contraposio s doutrinas da linguagem culta da mesma regio. O vulgarismo pode ser fontico, morfolgico e sinttico.

CURSO MTODO VESTIBULARES

78

Fontico:
o

A queda dos erres finais: anda, com, etc. A vocalizao do "L" final nas slabas.

Ex.: mel = meu , sal = sa etc.


o

A monotongao dos ditongos.

Ex.: estoura = estra, roubar = robar.


o

A intercalao de uma vogal para desfazer um grupo consonantal.

Ex.: advogado = adevogado, rtmo = rtimo, psicologia = pissicologia.

Morfolgico e sinttico:
o o o o

Temos a simplificao das flexes nominais e verbais. Ex.: Os aluno, dois quilo, os hom brigou. Tambm o emprego dos pronomes pessoais do caso reto em lugar do oblquo. Ex.: vi ela, olha eu, gente, etc.

ESTRANGEIRISMO: Todo e qualquer emprego de palavras, expresses e construes estrangeiras em nosso idioma recebe denominao de estrangeirismo. Classificam-se em: francesismo, italianismo, espanholismo, anglicismo (ingls), germanismo (alemo), eslavismo (russo, polao, etc.), arabismo, hebrasmo, grecismo, latinismo, tupinismo (tupi-guarani), americanismo (lnguas da Amrica) etc... O estrangeirismo pode ser morfolgico ou sinttico.

CURSO MTODO VESTIBULARES

79

Estrangeirismos morfolgicos:

Francesismo: abajur, chefe, carn, matin etc... Italianismos: ravioli, pizza, cicerone, minestra, madona etc... Espanholismos: camarilha, guitarra, quadrilha etc... Anglicanismos: futebol, telex, bofe, ringue, sanduche breque. Germanismos: chope, cerveja, gs, touca etc... Eslavismos: gravata, estepe etc... Arabismos: alface, tarimba, aougue, bazar etc... Hebrasmos: amm, sbado etc... Grecismos: batismo, farmcia, o limpo, bispo etc... Latinismos: index, bis, memorandum, quo vadis etc... Tupinismos: mirim, pipoca, peteca, caipira etc... Americanismos: canoa, chocolate, mate, mandioca etc... Orientalismos: ch, xcara, pagode, kamikaze etc... Africanismos: macumba, fuxicar, cochilar, samba etc... Estrangeirismos Sintticos: Exemplos: Saltar aos olhos (francesismo); Pedro mais velho de mim. (italianismo); O jogo resultou admirvel. (espanholismo); Porcentagem (anglicanismo), guerra fria (anglicanismo) etc... SOLECISMOS: So os erros que atentam contra as normas de concordncia, de regncia ou de colocao. Exemplos:

Solecimos de regncia:

Ontem assistimos o filme (por: Ontem assistimos ao filme).

CURSO MTODO VESTIBULARES Cheguei no Brasil em 1923 (por: Cheguei ao Brasil em 1923). Pedro visava o posto de chefe (correto: Pedro visava ao posto de chefe).

80

Solecismo de concordncia:

Haviam muitas pessoas na festa (correto: Havia muitas pessoas na festa) O pessoal j saram? (correto: O pessoal j saiu?).

Solecismo de colocao:

Foi Joo quem avisou-me (correto: Foi Joo quem me avisou). Me empresta o lpis (Correto: Empresta-me o lpis). OBSCURIDADE: Vcio de linguagem que consiste em construir a frase de tal modo que o sentido se torne obscuro, embaraado, ininteligvel. Em um texto, as principais causas da obscuridade so: o abuso do arcasmo e o neologismo, o provincianismo, o estrangeirismo, a elipse, a snquise (hiprbato vicioso), o parntese extenso, o acmulo de oraes intercaladas (ou incidentes) as circunlocues, a extenso exagerada da frase, as palavras rebuscadas, as construes intrincadas e a m pontuao. Ex.: Foi evitada uma efuso de sangue intil (Em vez de efuso intil de sangue). NEOLOGISMO: Palavra, expresso ou construo recentemente criadas ou introduzidas na lngua. Costumam-se classificar os neologismos em:

Extrnsecos: que compreendem os estrangeirismos.

CURSO MTODO VESTIBULARES

81

Intrnsecos: (ou vernculos), que so formados com os recursos da prpria lngua. Podem ser de origem culta ou popular.

Os neologismos de origem culta subdividem-se em:

Cientficos ou tcnicos: aeromoa, penicilina, telespectador, taxmetro (reduo: txi), fonemtica, televiso, comunista, etc...

Literrios ou artsticos: olhicerleo, sesquiorelhal, paredro (= pessoa importante, prcer), vesperal, festival, recital, concretismo, modernismo etc... OBS.: Os neologismos populares so constitudos pelos termos de gria. "Manjar" (entender, saber do assunto), "a pampa", legal (excelente), Zico, biruta, transa, psicodlico etc...

PRECIOSISMO: Expresso rebuscada. Usa-se com prejuzo da naturalidade do estilo. o que o povo chama de "falar difcil", "estar gastando". Ex.: "O fulvo e voluptoso Raj celeste derramar alm os fugitivos esplendores da sua magnificncia astral e rendilhara dalto e de leve as nuvens da delicadeza, arquitetural, decorativa, dos estilos manuelinos." OBS.: O preciosismo tambm pode ser chamado de PROLEXIDADE.

PLEONASMO: Emprego inconsciente ou voluntrio de palavras ou expresses involuntrias, desnecessrias, por j estar sua significao contida em outras da mesma frase. O pleonasmo, como vcio de linguagem, contm uma repetio intil e desnecessria dos elementos.

CURSO MTODO VESTIBULARES Exemplos:

82

Voltou a estudar novamente. Ele reincidiu na mesma falta de novo. Primeiro subiu para cima, depois em seguida entrou nas nuvens. O navio naufragou e foi ao fundo. Neste caso, tambm se chama perissologia ou tautologia.
FONTE:http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/gramatica/vicios_linguagem.htm

2. Frases-feitas
Um outro defeito que deve ser evitado nos textos dissertativos (e em quaisquer outros) o uso de expresses j vulgarizadas pelo uso excessivo. No se trata de um caso de erro gramatical, mas sim de uma questo de criatividade. Se todo mundo usa as mesmas frases, os textos ficaro sem originalidade. Veja a seguir algumas frases que devem ser evitadas a todo custo: Arrebentar a boca do balo Silencio sepulcral A vida uma caixinha de surpresas No Brasil, o rico cada dia fica mais rico e o pobre fica cada vez mais pobre. Caso haja pena de morte no Brasil, somente negros e pobres iro morrer. Vitria esmagadora. Somente Jesus cristo salvar o nosso povo desta crise. Cair pelas tabelas Esmagadora maioria Chover no m olhado Botar pra quebrar Passar em brancas nuvens Ver o sol nascer quadrado Segurar com unhas e dentes Ficar literalmente arrasado

CURSO MTODO VESTIBULARES Dizer cobras e lagartos Estar com a bola toda Agradar a gregos e troianos Nem mesmo Jesus Cristo agradou a todos

83

3. Vcios de raciocnio
Como o nome j indica, trata-se de uma falha na articulao das idias. A mais comum de todas a que traz generalizaes com vestes de verdade absoluta, ou seja, o escritor sai de um ou de vrios casos particulares e cria uma espcie de regra que ele tenta impor como sendo verdade universal. Vejamos alguns casos: Mulher no sabe dirigir. Toda loira burra. Todo poltico corrupto. Todo homem safado. Os cariocas so malandros Os baianos so preguiosos

Agora vamos ler e comentar algumas redaes de alunos aprovados. Aproveitaremos para ver o que deve ou no ser feito em nossos prximos textos:

REDAO 01

NOME: LUCIANA PAULINO MAGAZONI (ESCOLA PARTICULAR) SO PAULO / SP HISTRIA (1A OPO) Globalizao X excluso

CURSO MTODO VESTIBULARES

84

Se h anos perguntssemos acerca das expectativas da populao para o mundo no ano 2000, no seria rdua tarefa depararmo-nos com as mais fantasiosas projees: o mundo seria um desenho animado futurista. Robs conviveriam com os humanos, desempenhariam tarefas domsticas impecavelmente e at arrumariam a gola das camisas dos patres antes que estes se dirigissem ao trabalho. Hoje, s portas do terceiro milnio, a constatao da misria e das desigualdades sociais, polticas e tecnolgicas entre povos e naes faz-nos crer que as projees do passado se distanciam da realidade.

A comunidade cientfica tem caminhado a passos largos em direo a importantssimas descobertas nas ltimas dcadas. A concretizao do projeto Genoma deflagra infinitos avanos desde os primeiros estudos mendelianos e aponta para uma transformao ideolgica, ao passo que pe em pauta temas polmicos como a seleo artificial e at mesmo melhoramento intraespecfico. O desenvolvimento e o uso de satlites de ponta criaram o fenmeno da simultaneidade, e, aparentemente, os meios de comunicao e redes como a Internet colocam o homem sob a condio de cidado do mundo. Apesar de todos esses pontos, que evidentemente convergem com as ditas projees futuristas, h questes centrais: A quem se destina essa tecnologia? Quem dela usufrui? Quem a manipula? De quem o poder? Seria em demasia ingnuo acreditar que a populao mundial goza das mesmas condies de vida e que todas essas conquistas humanas so acessadas de forma igualitria. Estabelece-se uma dialtica, e um abismo se entrepe ante o desenvolvimento e a excluso, a riqueza e a marginalizao. So milhes de famintos pelo mundo, pessoas que sequer sentaram-se em bancos escolares e que, submetidos a condies subumanas, no podem exercer sua cidadania e reivindicar o que lhes de direito. A mesma relao se estende a pases, tendo em vista que h a supremacia de uma minoria que explora as demais naes poltica e economicamente. inegvel que movimentos xenfobos apontam para a marginalizao de dadas etnias, culturas e religies. O regionalismo evidente na formao dos denominados blocos econmicos entre os pases divide o mundo em ricos e pobres, e a excluso inerente a esse atroz processo. Globalizao? Inexistncia de fronteiras? As respostas a essas indagaes requerem ponderaes. Sem sermos maniquestas, impossvel afirmar que a humanidade evolui e ultrapassa barreiras. Enquanto descaso governamental, excluso social e penria coexistirem com a tecnologia e a dita modernidade, homens continuaro se degladiando pelo poder, e este ser local. COMENTRIOS______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

CURSO MTODO VESTIBULARES

85

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ______________________________________________

REDAO 02

NOME: BRBARA SILVEIRA FALLEIROS (ESCOLA PARTICULAR) CAMPINAS / SP LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO (D) (1A OPO)

Um paradoxo da modernidade: eliminao de fronteiras, criao de fronteiras Aldous Huxley, quando escreveu Admirvel mundo novo, talvez no imaginasse estar criando a brilhante anteviso de uma sociedade tecnolgica que se formaria quase cinqenta anos antes do que ele previa em seu livro. Ao descrever uma realidade futurista baseada no quase absoluto controle do conhecimento cientfico, formou personagens sem aquilo que Nietzsche chamava de vida vermelha viva, sem a essncia, pessoas fabricadas numa produo em srie, massificadas, iguais. Quando nos vemos hoje diante da eliminao de fronteiras, sejam elas cientficas, como em Admirvel mundo novo, ou de ordem geogrfica ou econmica, somos inclinados a pensar: estariam as fronteiras que separam o individual do coletivo tambm sendo eliminadas, e ns, caminhando para um futuro de igualdade? Temos um mundo baseado no controle de conhecimentos tecnolgicos. O progresso cientfico fez as informaes chegarem a qualquer lugar do mundo em instantes, com a formao de redes como a Internet. A fabricao da vida est a

CURSO MTODO VESTIBULARES

86

um passo de ser controlada, com experincias genticas como a que envolveu a ovelha Dolly, o Projeto Genoma ou o tero artificial criado na Universidade de Tquio. A uniformizao da cultura outro fruto do mundo globalizado. As empresas multinacionais, que dominam as relaes econmicas, contribuem para isso. Palavras e expresses da lngua inglesa esto to incorporadas ao nosso vocabulrio que nem percebemos o quo estranho dizer vamos teclar, ou isso eu deleitei. O McDonalds realmente o maior smbolo dessa uniformizao cultural. Ele est instalado l, em frente s pirmides egpcias, com sua filial ocidentalizada exatamente igual a qualquer outra em New York. Essa padronizao se percebe em tantos outros aspectos, e o mundo se torna cada vez mais americano, na fala, nas roupas, no mecanismo de pensamento. O que tem sido feito com a cultura nos faz achar normal a exibio, em um programa de tev, de uma mulher e seu cotidiano dentro de uma casa, como se paredes de vidros fossem a prpria transgresso dos limites pblico-privado. Mas temos, por outro lado, pessoas isoladas em apartamentos quaisquer de megalpoles, buscando criar uma identidade, real ou no, diante de uma tela de computador. Diante de personalidades virtuais, que se criam e desfazem. A sim tudo privado, porque, frente a uma realidade to ampla, a essncia no se expande e essas pessoas permanecem sozinhas. Tambm quando nos deparamos com casos como o de um shopping, com um processo na justia para impedir pessoas pobres de transitarem dentro dele, temos o mais claro exemplo de que as verdadeiras fronteiras a serem eliminadas so as nicas que so mantidas. Diversas pesquisas mostram que o ndice de desigualdade social e a precariedade na distribuio igualitria de renda aumentaram nas ltimas dcadas. Enquanto no Japo se tem o lixo tecnolgico, nos pases subdesenvolvidos crianas procuram nos lixes restos de comida. E o bicho continua sendo um homem. A tecnologia capaz de mandar pessoas para morar no espao incapaz de fornecer sade, alimentao e educao de qualidade para todos. Pessoas ainda morrem de fome, porque a tecnologia no para elas. A eliminao de fronteiras, bem ou mal, direcionada. E para manter, paradoxalmente, tudo como antes.

Comentrios ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

CURSO MTODO VESTIBULARES

87

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _________________________________

REDAO 03

NOME: EZIEL PERCINO DA SILVA (ESCOLA PBLICA) JUNDIA / SP PEDAGOGIA (D) (1A OPO) A articulao dos novos modelos estruturais (globalizao), o desenvolvimento de novas tcnicas de comunicao e a nova configurao mundial (ps-guerra fria), geraram um modelo de domnio muito sutil em que a ausncia do respeito e da conscincia sobre o outro e, ainda, o sentimento de verdade unilateral sobre o espao existencial, so fatores determinantes. Se, por um lado, a dissoluo de fronteiras significa uma aproximao entre os diversos valores, por outro, assimila de maneira quase frentica a lgica do dominador, em que a parte superior manipula a histria e as suas complexas elaboraes segundo os seus interesses. Sendo a humanidade multifactica, uma lgica de domnio torna-se elemento constitutivo insuportvel, gerando confrontos. Se valorizarmos a percepo desta lgica, a crena numa tica universal ou seja, um conjunto de valores que sirva para todos os povos de todas as pocas apresentar-se- vulnervel, pois a multiplicidade ser mais visvel, impossibilitando um nico julgamento. Ou seja, ficar ntida a distncia entre a cosmoviso do dominador e a do dominado. Por exemplo, atualmente observamos no plano geopoltico a superao das fronteiras. Mas esta realidade , na verdade, a representao de uma realidade embutida: a legitimao da lgica capitalista. A sociedade de mercado e consumo, moldada segundo as aspiraes dos pases ricos, apresenta-se como nica configurao histrica vivel, produzindo conexes ticas que se estendem muito alm dos relacionamentos econmicos e/ou polticos. a dominao de uma cultura sobre a outra, alimentada pelo fator ideolgico. Estamos muito acostumados a ver o mundo com os nossos olhos ocidentais. Desrespeitamos as fronteiras, julgamos a histria e seus movimentos, estabelecemos conceitos e at mesmo fazemos guerras segundo os

CURSO MTODO VESTIBULARES

88

olhos que temos. Queremos que a nossa verdade seja a verdade do mundo todo. Foi desta forma que os colonizadores ocuparam a Amrica, desconsiderando que os povos nativos tinham uma outra bagagem tica, viam o mundo e a vida de uma outra forma. Foram desta forma as Cruzadas, as guerras religiosas. Acabar com as fronteiras sempre significou construir o mundo conforme a lgica do dominador. E a lgica do dominador sempre criar uma fronteira entre ele e o dominado. Desta forma, torna-se imprescindvel a tomada de uma atitude proftica sobre o nosso tempo. Temos que resgatar a expresso unidade na multiplicidade. Ou seja, interao e dilogo entre os povos sem desrespeito s diferenas. Que a aproximao entre os valores (queda de fronteiras) no signifique a imposio de um valor sobre os outros (construo de fronteiras). A valorizao dos nossos vrios sistemas existenciais e a noabsolutizao de um sobre o outro uma exigncia urgente que nos far perceber a grandeza e a amplitude de tudo o que a humanidade e produz. Comentrios ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _______________________________

PRTICA

Temos a seguir alguns trechos de redaes que contm problemas gramaticais, de coeso, de coerncia, de argumentao ou de qualquer outro aspecto. Vamos comentar cada um deles e ver o que poderia ser feito para melhor-los.

TRECHO 01

CURSO MTODO VESTIBULARES

89

Mesmo o Brasil, sendo um pas subdesenvolvido, a sua populao mal conscientizada, agravando o problema da gua. Juntamente a populao, setores de extrema importncia para a sociedade tambm favorecem de forma siginificativa para o extermnio desse recurso. TEMA: O desperdcio da gua no mundo

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 02 Pura mascarao da realidade, o carnaval, faz as pessoas esquecerem dos seus problemas, dos seus direitos e deveres como cidades. TEMA: Carnaval como mascaramento da realidade

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 03 Quem rouba s tnis das crianas? Quem rouba sua bola? So os menores. A lei acaba deixando sem recursos a maioria, que so as vtimas.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

CURSO MTODO VESTIBULARES

90

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 04 A televiso forma e modifica idias, influencia no comportamento das pessoas e as convense a comprar produtos por ela oferecidos.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 05 Enfim, assistir televiso de ser considerado um lazer como outro qualquer, e no uma obrigao, como escovar dente. Existem variados meios de comunicao que podem proporcionar as mesmas coisas, e muitas, e muitas vezes, com maior preciso. Alm do mas, melhor viver do que assistir vida, e melhor ainda, ir s comprar do que imaginar-se indo. TEMA: Televiso

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 06

CURSO MTODO VESTIBULARES

91

O homem promoveu alta tecnologia, mas no sabe utilizar de forma a oferecer a informao, a educao, a cultura e a cidadania. TEMA: A televiso como meio de comunicao

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 07 Atualmente, a tecnologia tambm uma forma de fazer com que essas mesmas informaes possam chegar com a mesma facilidade todas as classes da sociedade, onde quer que estejam. TEMA: A televiso

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 08 O que se tem notado atualmente o aumento do nmero de graduados no mercado, e, esse nmero tende a aumentar com a existncia de um mercado que cada dia cobra mais. O mercado busca competncia, e para tal feito, ele no ir absorver aqueles que apenas possuem um curso superior, mas sim aquele que tendo ou no um diploma, so sinnimos de inteligncia, responsabilidade e fora de vontade.

CURSO MTODO VESTIBULARES

92

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 09 A populao de Pao do Lumiar e So Jos de Ribamar so obrigados a passar por situaes desagradveis quase todos os dias; sofrem com a lotao e demora dos nibus. Sem opo, ou por pressa mesmo, acabam recorrendo ao transporte alternativo. TEMA: transporte alternativo.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 10 Acho que com est idia de que por causa da televiso os jovens no lem, no se est falando mal da televiso. Geralmente est se querendo falar dos jovens, porque se deixam levar pelo que se passa na televiso.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

CURSO MTODO VESTIBULARES

93

TRECHO 11

Enquanto todas as atenes estam voltadas para a guerra dos estados Unidos com o Iraque, o povo brasileiro sofre com uma guerra: Governo contra o crime organizado.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

TRECHO 12

H vrias formas de atacar esse problema. A principal que a sociedade e a famlia se conscientizem e estimulem seus idosos, oferecendo-lhes oportunidades de expor seus

conhecimentos adquiridos durante suas vidas. Caso contrrio ele tende a aumentar e desde j preciso encar-lo de frente. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________

Veja agora algumas falhas de alunos de anos anteriores (as de vocs se houver viro nas apostilas posteriores)

Olhos azis

CURSO MTODO VESTIBULARES Possua um feitio traissoeiro Totalmente favor Esquisofrenias Iam a igreja Vivem poucas familias onde a maioria vive da roa biblia ...um casal que se encontram juntinhos Cabelos castanhos caidos no rosto... Uma postura sempre muito seria... Sempre bem arrumada com um sorriso no rosto. Nos ultimos anos... O chapeu

94

Essa familia tinha pessoas que eram muito religiosas. Onde a religio para eles vinha em primeiro lugar. Pessoas muito espontaneas As melhores impresses possiveis Todos aparentam serem boas pessoas... Tranquila Aparenta uns trinta e cinco quarenta anos... Certo animal tm como caracteristica principal... Quem ver at se impreciona Como caracteristica meio que apeladora, carrega em sua mo uma belissima rosa vermelha. Tem plos bem macio... Talvz Bastante semelhante a me... E por ultimo o caula, o mis mimado por todos e o mais bagunceiro. Nem toda famlia perfeita, mais essa parece ser uma das poucas exees. E Nina com seus doze anos j prostitua-se. ... assistindo desenho animado... Uma cinta que parecei desnecessrio

CURSO MTODO VESTIBULARES J que nm o pai nm a me obtiam beleza extraordinria... Seus filhos eram muito obdientes ... disperta o carinho e a simpatia de todos. Os seus pelos finos e macios passam a sensao de aconchego... Famlia adequada e de exmplo para o mundo atual .Todo dia de domingo a famlia Fulano arruma-se para ira a missa.

95

COESO E COERNCIA

CONCEITOS BSICOS: Um bom texto deve estar coeso e ser coerente. COESO uma idia mais gramatical que semntica. Ela conseguida atravs do uso adequado dos pronomes, das conjunes, dos advrbios, dos artigos e dos numerais. Mas, infelizmente, ter um texto totalmente coeso no equivale a ter um texto excelente, pois h muitos outros fatores que interagem para que a articulao textual fique perfeita. Por outro lado, quando falamos de COERNCIA, o mais importante no mais o fator gramatical, mas sim a organizao das idias e a ausncia de situaes contraditrias.

CURSO MTODO VESTIBULARES

96

sempre bom lembrar que o que realmente faz de um texto um Texto a sua coerncia. Sem ela o que teremos um amontoado de palavras alinhadas, sem tessitura e sem sentido lgico. Logo abaixo, teremos um caso bem significativo em que a presena da coeso no salvou a coerncia textual. Veja como as idias ficam conflitantes e sem sentido... o texto foi tirado do livro A Coerncia Textual, de autoria dos professores Ingedore Koch e Lus Carlos Travaglia.

Era meia-noite. O sol brilhava. Pssaros cantavam pulando de galho em galho. O homem cego, sentado mesa de roupo, esperava que lhe servisse o desjejum. Enquanto esperava, passava a mo na faca sobre a mesa, como se a acariciasse tendo idias, enquanto olhava fixamente a esposa a sua frente. Esta, que lia o jornal, absorta em seus pensamentos, de repente comeou a chorar, pois o telegrama lhe trazia a notcia de que seu irmo se enforcara em um p de alface. O cego, pelado, com a mo no bolso, buscava consol-la e calado dizia: a terra uma bola quadrada que gira parada em torno do sol. Ela se queixa de que ele ficou impassvel porque no o irmo dele que vai receber as honrarias. Ele se agasta, olha-a com desdm, agarra a faca, passa manteiga na torrada e lhe oferece, num gesto de amor. Nem precisamos comentar a leitura, pois fica claro que as partes do texto no se encaixam perfeitamente no que diz respeito significao, embora do ponto de vista gramatical no apresentem problemas que possam desvirtuar o autor.

TAREFA: Como tarefa, leia os dois textos e identifique neles os elementos que fazem a coeso, bem como buscar possveis incoerncias (se houver).

TEXTO 01

OS PATOLGICOS
por Millr Fernandes

Uma bela pata, das antigas, que acreditava na prole e na responsabilidade familiar (1), acabando de dar luz uma maravilhosa ninhada de sete patinhos, e preocupadssima com sua educao rpida - e ecltica - num mundo em que a competio verdadeiramente patolgica (2), levou-os, certa manh, beira do

CURSO MTODO VESTIBULARES

97

regato para que eles iniciassem suas aulas de natao, prtica fundamental espcie. - Vejam s, amados filhinhos! - disse a pata, depois de verificar, com uma das patas, se a temperatura da gua estava adequada. - Reparem bem na maneira correta e elegante de entrar na gua (3). Dizendo isso, atirou-se na correnteza, pousando levemente flor das guas. E ficou boiando, esperando, bobamente feliz, que os filhos a acompanhassem (4). Mas os patinhos, em vez de acompanhar a me, numa natural compulso biossociolgica, permaneceram na margem onde estavam dando risadinhas e virando a cara, numa atitude estranha e desrespeitosa (5). A me, furiosa, recorreu sua autoridade moral, e berrou para que eles a acompanhassem. Ao que o mais atrevido dos patinhos (6), naturalmente feito porta voz dos outros, dirigiu-se a ela da seguinte maneira: - Me, voc deve ser mesmo uma velha supremamente idiota supondo que ns vamos arriscar nossas vidas to tenras da maneira tola porque voc est arriscando a sua. Que voc no tenha aprendido nada atravs da existncia e no saiba o risco que corre se atirando num elemento to estranho e imprevisvel, ou est se arriscando simplesmente porque lhe resta muito pouco de vida, isso l com voc. Mas ns, os jovens, sabemos mais; no nos atemos nem filosofia do absolutismo biossocial, nem s besteiras do condicionamento total. Pois se verdade que, devido lei natural desconhecida para ns - nos recusamos a testla sem salva-vidas, pois pode ser coisa absolutamente individual -, voc flutua confortavelmente (apesar do seu peso, gorda como est), isso pode no acontecer conosco. Nos atirarmos gua pode nos ser fatal. Portanto, madame, esteja certa de que s agiremos no sentido de experincias aquticas a partir de um conhecimento mais profundo - o duplo sentido involuntrio - do lquido elemento. No momento, porm, dispensamos a sua orientao e permanecemos em terra. Tchau, bela! Terminando, o patinho lder, seguido dos irmos, saiu correndo veloz e alegremente em direo granja. Mas, quando iam atravessando a estrada, os sete foram esmagados por um caminho.
MORAL: QUASE SEMPRE A GENTE EVITA O PERIGO ERRADO.
Notas 1 Famlia nuclear. 2 Perdo! 3 No existe maneira correta de entrar na gua. No existe maneira correta de fazer coisa nenhuma. 4 h!

CURSO MTODO VESTIBULARES


5 Muito na dos sobrinhos do Tio Patinhas. 6 Um lder?

98

TEXTO 02

SNOOKER
Millr Fernandes

Certa vez eu jogava uma partida de sinuca e s havia a bola sete na mesa. De modo que mastiguei-a lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refirome refeio que havia pedido ao garom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo bola. Em seguida sa montado nela e a gua, de que estou falando agora, chegou calmamente fazenda de minha me. Fui encontr-la morta na mesa, meu irmo comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedao: "Obrigado" disse eu, "j comi galinha no almoo". Logo em seguida chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abrao. Fazia calor. Da a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me que estava na corda secando, quando comeou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa. No tive remdio seno esmag-la com o p. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira. Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua av, esclareo. Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto , nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado nossa frente Malaquias fura o corao com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue vermelho do porco enche a bacia. Nos bons tempos passevamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretoria adentro arrebentando a porta e parou resfolegante junto do juiz plido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias.
[In Millr Fernandes.Trinta anos de mim mesmo. So Paulo: Abril Cultural, 1973.]

CURSO MTODO VESTIBULARES

99

E.C.T
(Nando Reis, Marisa Monte, Carlinhos Brown)

Tava com cara que carimba postais Que por descuido abriu uma carta que voltou Levou um susto que lhe abriu a boca Esse recado veio pra mim, no pro senhor Recebo craque colante, dinheiro parco embrulhado Em papel carbono e barbante E at cabelo cortado, retrato de 3x4 Pra batizado distante Mas, isso aqui, meu senhor, uma carta de amor Levo o mundo e no vou l Levo o mundo e no vou l Levo o mundo e no vou l Levo o mundo e no vou... Mas esse cara tem a lngua solta A minha carta ele musicou Tava em casa, a vitamina pronta Ouvindo no rdio a minha carta de amor Dizendo: eu caso contente, papel passado e presente Desembrulhado o vestido Eu volto logo, me espera No brigue nunca comigo Eu quero ver nosso filho O professor me ensinou fazer uma carta de amor Leve o mundo que eu vou j

CURSO MTODO VESTIBULARES

100

TEMAS DE REDAO

Colocamos a seguir alguns temas de redaes dos ltimos vestibulares. O objetivo simplesmente dar um contato mais prximo com a forma com que as universidades pedem a redao aos candidatos a uma vaga no curso superior. Vamos analisar cada uma delas e dar sugestes para a elaborao de textos.

01. aborto

Proposta de redao Com base em leitura, inclusive do artigo abaixo, redija uma dissertao de 30 linhas sobre o tema: "Aborto: uma questo policial, poltica, religiosa, social ou pessoal?" Algumas consideraes sobre a questo do aborto Regina Soares Jurkewcz Quando falamos sobre o aborto, a primeira pergunta que nos ocorre se somos contra ou a favor. No nestes termos que quero abordar a questo. O ato abortivo quase sempre acontece acompanhado por muito sofrimento. As mulheres que o praticam, experimentam vazio, remorso, tristeza, ainda que conscientemente tenham encontrado no aborto uma soluo imediata e uma espcie de alvio. Portanto, a questo que se coloca no a de ser contra ou a favor do aborto, mas de examinar as circunstncias em que o mesmo acontece e o que pode ser feito para diminuir o sofrimento de tantas mulheres.

CURSO MTODO VESTIBULARES

101

Estou aqui representando as Catlicas pelo Direito de Decidir, ou seja um grande nmero de mulheres, que so catlicas e exercem o direito de decidir sobre sua vida sexual e reprodutiva. Gostaria de fazer essa reflexo, levando em conta 3 aspctos: 1. Dados da realidade 2. O que diz a Igreja Catlica sobre o aborto 3. O que propomos. 1. Dados da realidade: A prtica do aborto no Brasil proibida por lei, exceto em duas situaes: estupro e risco de vida da gestante. Porm, os hospitais no esto preparados, para atender mulheres que se enquadrem em uma dessas situaes. Em So Paulo, apenas o Hospital do Jabaquara tem implantado um programa de "aborto legal", que atende com dignidade mulheres vtimas de estupro ou com risco de vida, mediante a apresentao de um boletim de ocorrncia e com no mximo 12 semanas de idade gestacional. Atualmente estes servios comeam a se expandir para outros estados. As pesquisas pblicas apontam que a nvel mundial, cerca de 150 mil mulheres morrem anualmente por prtica de abortos clandestinos, incompletos. No Brasil, a mdia de morte materna de 156 mulheres para cada 100 mil nascimentos. O aborto considerado uma das principais causas de mortalidade materna. Cerca de 60% dos leitos de ginecologia no Brasil so ocupados por mulheres com sequelas de aborto. O nmero de abortos enorme, porm no h dados estatsticos claros, devido a clandestinidade com que praticado. Um estudo divulgado pela Organizao Mundial da Sade revelou que cerca de 45 milhes de abortos so realizados anualmente. Entre esses abortos, em mdia 20 milhes so realizados em condies inseguras e ilegais, causando a morte de mais de 70 mil mulheres por ano. nos pases do terceiro mundo que se do 50% dos abortos realizados no mundo.

CURSO MTODO VESTIBULARES

102

As mulheres com boas condies sociais e econmicas, procuram as clnicas particulares, enquanto as mulheres pobres recorrem s aborteiras, chs, agulhas de croch, etc.. o que muitas vezes traz como consequncia infeces e at mesmo risco de vida. Os mtodos anticoncepcionais no so acessveis todas as mulheres, seja por questo econmica ou cultural. Muitas vezes, os homens "no gostam de usar camisinha". A "famlia ideal" com boas condies econmicas, sociais, psicolgicas e afetivas, que tranquilamente planeja o nascimento dos filhos, est longe do nosso cotidiano. A realidade mostra que no Brasil, 25% das famlias mantida por mulheres, ou seja h muitas mulheres sozinhas, sem companheiro, com os filhos para criar. Esse o nosso cotidiano, isso o que vemos nas periferias das grandes cidades e nos lugares pobres do meio rural. necessrio entender a prtica do aborto dentro desse contexto, que o da maioria da populao brasileira. No existe "o aborto em si", a esta realidade conectam-se questes relativas educao sexual, conscincia de direitos reprodutivos e tambm questes de ordem econmica e cultural. 2. O que diz a Igreja Catlica sobre o aborto: Quando a Igreja Catlica fala da defesa incondicional da vida, parece-nos que este princpio sempre foi parte de seu pensamento, de forma contnua, imutvel. De fato os estudos histricos vo nos mostrar que no bem assim. Nos primeiros 6 sculos do Cristianismo, a preocupao central da Igreja e do Estado era com a constituio do casamento monogmico como regra para toda a sociedade. A prtica do aborto revelava que um casal se uniu sexualmente, sem desejar a procriao. Os casos de adultrio eram punidos mais duramente do que os casos de homicdio. Portanto, nos primeiros sculos do Cristianismo a punio do aborto se referia ao adultrio que este aborto revelava. Pode-se dizer que a afirmao do casamento monogmico como nica unio legtima, era mais importante como fundamento social do que a proteo da vida. A Igreja historicamente no tem tido o mesmo rigor de defesa da vida em outras questes que no o aborto. Por exemplo:

CURSO MTODO VESTIBULARES

103

. A Igreja defende a legitimidade da "guerra justa" em casos de tirania irremovvel de outra forma (princpio do mal menor). . Em alguns pases, aceita a pena de morte. . A Igreja patrocinou a Inquisio, com a eliminao fsica de pessoas tidas como hereges da f. . Na colonizao, a Igreja tolerou e participou do genocdio em relao aos ndios, abenoou a escravido dos mesgros que foram maltratados as vezes at a morte. Por que a Igreja Catlica to intransigente em sua defesa da vida na questo do aborto? Seria uma reafirmao do androcentrismo... medo da autonomia das mulheres? Nos primeiros sculos, os telogos mais importantes da poca, argumentavam que o aborto no era um homicdio durante as primeiras etapas da gravidez. Os escritos de S. Agostinho expressavam a posio geral da Igreja, que por um lado, condenava o controle da natalidade e o aborto - porque destruiam a conexo entre o ato conjungal e a procriao - e por outro lado, no entendiam o aborto como homicdio. S. Agostinho escreve: "A grande interrogao sobre a alma no se decide apressadamente com juzos no discutidos e opinies imprudentes; de acordo com a lei, o aborto no considerado um homicdio, porque ainda no se pode dizer que exista uma alma viva em um corpo que carece de sensao uma vez que ainda no se formou a carne e no est dotada de sentidos". A discusso teolgica se dava em torno do momento em que o feto passaria a ser uma pessoa, porque somente a partir desse momento o aborto seria considerado um homicdio. No havia consenso sobre o momento da "hominizao". Para alguns ela ocorria no momento da concepo, mas a maioria dos telogos aceitava a teoria da "hominizao tardia", que ocorria 40 dias depois da concepo para os homens, e 80 dias depois da concepo para as mulheres. A idia da hominizao tardia, baseava-se no conceito de hilomorfismo, que veio de Aristteles. Segundo esse conceito, o ser humano uma unidade formada de corpo e alma, e no pode haver alma em um corpo que ainda no est formado.

CURSO MTODO VESTIBULARES

104

Durante o perodo medieval prevaleceu a teoria de Toms de Aquino, que afirmava que s haveria aborto pecaminoso quando o feto estivesse totalmente formado. Os "Catlogos Penitenciais" da poca evidenciavam o dissenso, pois as punies variavam, sendo mais ou menos rgidas de acordo com as diferentes concepes. A teoria da hominizao tardia foi predominante at o sculo XIX, quando ento, o Papa Pio IX, em 1869, declara que o aborto pecado em qualquer situao e em qualquer momento que se realize. Pela primeira vez Papa e telogos coincidem e rechaam a teoria da hominizao tardia. No sculo XX o dissenso interno voltou. Quando a encclica Humanae Vitae foi publicada, em 1968, as questes de sexualidade e contracepo no encontraram acordo entre telogos catlicos e episcopados, que reagiram aos ensinamentos do Papa Paulo VI. Os bispos belgas afirmaram que: "Segundo a doutrina tradicional, h que reconhecer que a ltima regra prtica ditada pela conscincia devidamente esclarecida segundo o conjunto de critrios que se expem na Gaudium et Spes (n.50, &2, n.51, &3), e que o juzo sobre a oportunidade de uma nova transmisso da vida pertence, em ltima instncia, aos esposos, que devem decidir sobre a questo, na presena de Deus". Atualmente h telogos e religiosos(as) que fazem a defesa da validade moral de um ato abortivo. Daniel Maguire, formado em Roma, professor de teologia moral afirma: "A anticoncepo no somente lcita, como pode ser moralmente obrigatria. Da mesma forma, a opo por um aborto - uma opo que, ironicamente, faz-se mais necessria quando se proibe a anticoncepo artificial - e, em muitas circunstncias, uma opo moral para as mulheres". Tambm a Irm Ivone Gebara, em 1993 assumiu uma posio de concordncia com a liberalizao da legislao em vigor com relao ao aborto. Portanto, observamos contradies e diversidade de opinies na Igreja Catlica sobre a compreenso do aborto enquanto ato pecaminoso e homicida. Atualmente, o conceito teolgico

CURSO MTODO VESTIBULARES

105

de proteger o embrio desde o momento da concepo mantido, no entanto a doutrina do Vaticano sobre o aborto no se inclui entre os temas sobre os quais o Papa se declara infalvel; matria de legislao eclesistica relacionada com a penitncia, portanto, pode ser discutida pelos/as catlicos/as. 3. O que propomos: . Que se leve em conta a fala, a vida e a prtica das mulheres para elaborar um pensamento que realmente se refira vida delas e no simplesmente ignorar tudo e defender o princpio absoluto "ns defendemos a vida"... e pronto. . Acreditamos que mulheres e homens so dotados de capacidade e valores ticos suficientes para tomar decises srias e responsveis em relao aos seus direitos reprodutivos e ao aborto. . As mulheres no vo abortar mais se os servios de sade pblica em relao ao aborto forem implementados... pois trata-se de uma experincia de sofrimento. Na Holanda o aborto permitido e sua incidncia de 0,5% em cem mulheres. No Brasil a incidncia do aborto de 3,5% em cem mulheres. . As mulheres no abortam sozinhas.. o homem que abandona uma mulher grvida, est abortando antes mesmo que a mulher. . Ns, catlicas, queremos diminuir o peso da culpa que recai sobre os ombros das mulheres e afirmar sua autonomia para decidirem sobre seu prprio corpo e os filhos que desejam ter. . Queremos que o Estado oferea educao sexual e oferea servios de sade relativos vida reprodutiva de homens e mulheres e proporcione o acesso aos mtodos anticonceptivos.

Tema 02 - A Importncia da gua

CURSO MTODO VESTIBULARES

106

A gua existe no universo h muitos e muitos milhes de anos, mas em estado slido, como gelo, ou em estado gasoso, como vapor. O nico planeta conhecido em que se encontra gua no estado lquido o planeta Terra. E a gua justamente o elemento vital que diferencia o nosso planeta dos outros. Foi na gua dos oceanos que, h mais de 3 bilhes de anos, surgiram as primeiras formas de vida. Esses organismos foram se desenvolvendo, se desenvolvendo e, durante muito tempo, a gua foi o nico ambiente no qual podia haver vida. Somente h 360 milhes de anos, mais ou menos, que apareceu um ser capaz de viver tanto na gua quanto na terra. Depois surgiram os dinossauros, depois os mamferos, e somente h 4 milhes de anos surgiram os primeiros seres humanos. Tudo isso nos mostra como a gua importante em nossas vidas, os seres vivos tm seus organismos compostos por 2/3 de gua, e o homem, ou qualquer outro animal, resiste a at trinta dias sem alimento, mas no suporta mais do que alguns poucos dias sem gua. Apesar de estarmos acostumados a imagens de gigantescos mares e oceanos, e de sabermos que 2/3 da superfcie da Terra so cobertos por gua, quase toda a gua existente em nosso planeta, salgada, ou seja, no boa para o consumo humano ou animal, sendo tambm imprpria para a lavoura. Portanto os seres humanos, os animais e as plantas necessitam de gua doce para viver. Apenas 3% da gua existente doce, alm disso, apenas 1/3 dessa gua doce no est debaixo da terra, nos lenis freticos, ou congelada nos plos em forma de geleiras, calotas polares e icebergs. No caso da gua, este 1/3 igual a 40 quintilhes de litros, mas toda essa gua est em constante movimento, evaporando-se dos oceanos, rios e lagos, transformando-se em vapor e formando as nuvens na atmosfera. Quando o vapor se condensa, a gua volta para a Terra em forma de chuva, granizo ou neve, este o ciclo da gua, que acontece por causa da influncia do sol e da gravidade.

CURSO MTODO VESTIBULARES

107

Parte da gua que cai sobre a terra se distribui pela superfcie, e assim so formados os lagos, os rios e os riachos, e a parte da gua que cai e se infiltra no solo vai ser absorvida pelas plantas ou vai alimentar os lenis freticos, ou seja, lenis subterrneos de gua que alimentam nascentes e poos. Voc Sabia? 75 % do planeta Terra composto de gua e 75 % do nosso corpo tambm. tam Apenas uma coincidncia? (Artigo da Campanha da Fraternidade de 2004 - Igreja Catlica)

Proposta de redao Leia o texto acima, veja a figura e redija uma dissertao de 30 linhas sobre o tema: "Haver um dia em que o homem beber as guas de suas lgrimas para matar a sua sede." Passar a limpo na folha de redao. Pr ttulo.

CURSO MTODO VESTIBULARES Tema 03 Celibato e pedofilia

108

Aps ler os textos abaixo e interpretar a figura, redija texto dissertativo de 30 linhas sobre o tema que os norteia. Entrevista concedida Folha da Regio, 5/5/2002. Leia a entrevista toda O padre Luigi Favero, da direo das Faculdades e Colgio Salesiano em Araatuba FR - A doutrina do celibato pode influenciar na ocorrncia de casos de pedofilia ou de relacionamentos afetivos envolvendo padres? Favero - As estatsticas dizem que a grande maioria dos abusos sexuais acontecem dentro das famlias. Infelizmente, cometidos pelos prprios pais. Ento, o problema no o celibato. O problema realmente deve ser desvios na personalidade. Depois, tambm tem o mistrio do pecado humano, em que todos ns podemos errar. O problema a natureza humana que limitada e falha. FR - A Igreja pune de alguma forma os padres que cometem abusos sexuais? Favero - A prpria sociedade condena isso porque um desvio grave. A Igreja no juiz, ela me. Quando algum erra, a Igreja nunca coloca um dedo para julgar. A Igreja no est aqui para julgar nem condenar algum, e sim para ajudar. Mas claro que a pedofilia uma coisa muito grave. um problema que entra tambm na questo da liberdade sexual.

Tema 04 A corrupo no Brasil

INSTRUO: Leia a seguinte pardia de Millr Fernandes.

CURSO MTODO VESTIBULARES


in: Bundas, ano 1, n 4, 6 a 12 de julho de 1999, p. 5.

109

PROPOSIO A maioria dos brasileiros condena a corrupo, considerando-a a culpada dos principais males que atingem o pas, mas h tambm quem afirme que uma "doena sem remdio" ou que faz parte da natureza de nossa sociedade. Nesse contexto, o cartum de Millr Fernandes, parodiando um gnero de publicidade oficial, oficial, convoca sarcasticamente os jovens a participar da corrupo em todos os setores da vida nacional. Posicionando-se se como algum que pensa em seu futuro e sabe que pode encontrar no caminho a corrupo, manifeste sua opinio sobre o assunto, escrevendo evendo uma redao, de gnero dissertativo, sobre o tema:
O JOVEM ANTE A CORRUPO: UM INIMIGO A COMBATER OU UM DADO A ACEITAR?

Tema 05 Diversidade cultural e tolerncia Leia a reportagem toda (abaixo) e redija um texto dissertativo em prosa, de 30 linhas, sobre a diversidade cultural e a tolerncia no Brasil. (Reportagem de O Estado de So Paulo, 7/10/2001.)

CURSO MTODO VESTIBULARES Falem, senhores imigrantes

110

Uma tese de doutorado na USP d vez, voz e rosto a dez comunidades de imigrantes at ento pouco estudadas em So Paulo MOACIR ASSUNO Qual a verdadeira face dos estrangeiros que ajudaram a construir a cidade? Para responder a isso, a historiadora Sonia Maria de Freitas pesquisou a trajetria de dez comunidades que vieram para o Pas a partir do fim do sculo 19 e depois das duas guerras mundiais. Menos expressivos numericamente que italianos e japoneses, povos mais estudados por historiadores e socilogos, eles abandonaram seus pases, em muitos casos ocupados militarmente, e fugiram da guerra e da fome, instalando-se em So Paulo. Com suas tradies, hbitos e costumes, colaboraram para tornar a cidade um multifacetado mosaico cultural. Dados do Memorial do Imigrante, onde trabalha a professora, informam que 70 povos imigraram para o Brasil. Em sua tese de doutorado, defendida recentemente na Universidade de So Paulo (USP), Sonia dissecou a trajetria de armnios, que fugiam do primeiro genocdio do sculo 20, em 1915, no qual o nmero de mortos chegou a 1,5 milho; russos contrrios ao comunismo, que tentavam escapar da Revoluo de 1917; poloneses, lituanos, hngaros e ucranianos, que fugiam da dominao sovitica. Tambm foram pesquisados chineses; japoneses de Okinawa, que vivem no arquiplago ao sul do pas e diferem da populao da ilha principal; italianos do Monte San Gicomo e Sanza, tambm diferentes dos demais patrcios, e espanhis. O trabalho indito, intitulado Falam os Imigrantes... Memria e Diversidade Cultural em So Paulo, permitiu que essas comunidades ganhassem voz e rosto. A face dos imigrantes, ento, se revela ou loira de olhos azuis ou com traos orientais. A contribuio desses povos cultura nacional variou de aspectos arquitetnicos, artsticos e culturais em igrejas de todas as crenas culinria.

CURSO MTODO VESTIBULARES

111

No Brasil, os estrangeiros descobriram o valor da tolerncia, escassa na Europa e na sia da poca, em que o fantasma da guerra rondava os pases, num turbilho de violncia e fome. Depois de 1945, a maior parte deles sobrevivia, a duras penas, nos campos de displaced person (pessoa deslocada). Rivais na Europa, lituanos e ucranianos - oprimidos pelos russos passaram a conviver pacificamente no mesmo bairro, a Vila Zelina, zona leste. No Trememb, zona norte, poloneses e alemes, tambm inimigos, se tornaram vizinhos e amigos. Durante a 2. Guerra, a Alemanha de Hitler invadira e ocupara a Polnia. "O que nos separava na Europa nos unia no Brasil", afirma o arquiteto polons e professor da Universidade de So Paulo (USP) Witold Snitrowic. Em outro pas, diz ele, um encontro entre um compatriota de Gdansk, cidade que viu nascer o sindicato Solidariedade de Lech Walesa, e um alemo de Danzig, que vinham a ser o mesmo local, anteriormente ocupado pelos germnicos, acabaria em briga. "Aqui, eles se cumprimentariam como conterrneos." Adaptao - A vida dos imigrantes teve lances curiosos de adaptao. O arenque, peixe tpico de regies frias, foi substitudo pela sardinha. Nativo de regies tropicais e subtropicais, o palmito virou o sucessor natural do cogumelo no pastel pierogi, de origem polonesa. O mesmo ocorreu, de acordo com o jornalista Saul Galvo, crtico gastronmico do Jornal da Tarde, com o quibe. Feito de carne de carneiro nos pases rabes, passou a ser produzido com carne de vaca no Brasil. Para aprender a nova lngua, o filho de okinawanos Kioshi Teruya, de 70 anos, escrevia palavras em portugus no dorso da mo. Enquanto trabalhava no arado em Promisso, interior de So Paulo, gravava as palavras, retiradas de jornais que comprava aos montes. "No me conformava quando no aprendia pelo menos cinco palavras novas por dia", diz. A lituana Elena Vidmontas, de 89 anos, inventou outro mtodo peculiar: lia dois livros, emprestados por vizinhos italianos, ao mesmo tempo. Com isso, a imigrante, que sabia apenas rudimentos da lngua falada no Brasil, foi 'alfabetizada' por Machado de Assis, Monteiro Lobato e Olavo Bilac. "Desenvolvi um vocabulrio muito culto para uma imigrante."

CURSO MTODO VESTIBULARES

112

O polons Szot Kazimierz, cujo nome foi mudado para Casimiro, viveu, pouco antes de vir para o Brasil, uma situao curiosa: dias depois do fim da 2. Guerra, reencontrou em uma estao de trem na Alemanha um ex-soldado que o havia agredido pelo simples fato de ele no entender a ordem de tirar as mos do bolso, forma de se proteger do frio. Assustado, o oficial se ajoelhou, pedindo perdo. "Falei que no era to animal como eles haviam sido conosco durante o conflito e ele podia seguir tranqilo", conta, ainda com forte sotaque. Arquitetura - As comunidades tambm deixaram legados na arquitetura, embora s e a Liberdade conserve as caractersticas de bairro de imigrantes, com as luminrias tpicas, as torii, construes em forma de pagode e praas com tanques de carpas. Na Vila Zelina, a Praa Repblica Lituana conserva a Igreja So Jos, com vitrais do santo nacional, So Casimiro, onde h missas na lngua natal aos domingos e uma rplica do monumento independncia da Litunia, que ficou 51 anos sob domnio sovitico. Em frente do templo de arquitetura lituana, projetado e construdo pelo escritrio do arquiteto Ramos de Azevedo, uma cruz com smbolos pagos como sis e flores relembra as religies antigas do povo, antes da introduo do cristianismo. No caso da Vila Zelina, a aglomerao de lituanos, depois seguidos por russos e ucranianos, no foi acidental. O dono dos terrenos, Cludio Monteiro Soares, doou comunidade a rea em que foi erguida a igreja, em 1935. Catlicos, os lituanos, que tinham comeado a chegar nove anos antes, compraram os lotes para ficar prximos de seu templo. Hoje, de acordo com o padre Petras Ruksys, o Pedrinho, a maioria da comunidade composta por brasileiros. "Anteriormente, faziam-se trs missas em lituano e uma em portugus. Agora o contrrio." Escondida em meio aos prdios da Liberdade, a Catedral Ortodoxa de So Nicolau, nome do mais importante cone (equivalente a santo) russo, um tesouro da comunidade. Com cpula dourada, paredes brancas e estilo arquitetnico dos Montes Urais, o templo dirigido pelo padre Konstatin Bussyguin tem cones medievais, trazidos pelos imigrantes. Vtimas de perseguio religiosa por parte do regime sovitico, os refugiados da Rssia encontraram no Brasil um porto seguro.

CURSO MTODO VESTIBULARES

113

O curioso que o refgio russo, onde tambm h missas na lngua natal aos domingos, fica na Rua Tamandar, em pleno corao da Liberdade. Em outro pas, talvez isso fosse encarado como provocao. Os russos, rivais histricos da China, potncia socialista contrria a Moscou, combateram os japoneses na guerra da Coria, em 1904. No Brasil, porm, as diferenas so amainadas. Ningum ouse, entretanto, ter idias xenfobas a respeito dos estrangeiros radicados no Pas. Embora mantenham sua lngua, tradies e cultura, eles se consideram to brasileiros quanto os nativos. "O amor pelo Brasil no abafa o amor pela terra natal. Os dois coexistem tranqilamente", defende a hngara Eva Tirczka Piller, de 68 anos. O apreo pelo Pas que a acolheu to forte que a lituana Elena recorda como o momento de maior emoo de sua vida o dia em que se naturalizou brasileira. "Quando pisei na Avenida Paulista, senti que aquele solo tambm era meu. Nunca me senti to feliz." OBS: Uma boa sugesto para continuar a pensar sobre o tema assistir ao filme Casamento Grego

Tema 07 Fome Zero

Proposta de redao (Ufsm 2001 - adaptado) raro encontrar algum que no tenha dado uma esmola numa determinada esquina ou semforo. No entanto, esse gesto provoca polmica, o que se comprova por opinies como as que seguem. - "A esmola tola e ociosa diante do tamanho da tragdia social do Brasil." - "A esmola reproduz a cultura do favor, que est na raiz do paternalismo brasileiro, mas, numa sociedade injusta como a nossa, preciso ter uma certa dose de generosidade." - "A esmola um sinal de que as pessoas ainda no endureceram inteiramente diante da misria."

CURSO MTODO VESTIBULARES

114

- "A esmola pode servir para que as crianas continuem na rua e aprofundem sua marginalizao social". Todas as pessoas, em s conscincia, ficam indignadas com a fome que assola o mundo e tambm o Brasil. Estatsticas do conta de que um tero da populao brasileira mal nutrida, 9% das crianas morrem antes de completar um ano de vida. Herbert de Souza, o Betinho, afirmou que "Quando uma pessoa chega a no ter o que comer porque tudo o mais j lhe foi negado ." a morte em vida. Instaura-se, dessa forma, uma grande contradio, pois sendo o Brasil o quinto pas em extenso territorial com 8,5 milhes O BRASIL QUE COME AJUDANDO O BRASIL QUE TEM FOME. (Slogan do Fome Zero). Considerando as opinies expostas e o programa Fome Zero, redija um texto dissertativoargumentativo de 30 linhas, em portugus padro, defendendo o SEU ponto de vista a respeito do tema. Acrescente dados, exemplos, testemunhos ou outras informaes que voc julgar relevantes para defender SUA posio. D um ttulo ao texto. Orientao do prof. Hlio Consolaro Esquema: 1.. - Tese (at 1/5 das linhas) 2.. - Argumento 1 3.. - Argumento 2 4.. - Fato-exemplo 5.. - Concluso (at 1/5 das linhas) Tema 08 Homossexualidade

CURSO MTODO VESTIBULARES

115

Na sociedade moderna, freqentemente vm surgindo situaes inusitadas, que fogem s regras e tradio, assinalando mudanas cada vez mais rpidas nas estruturas, nas relaes e nos valores sociais. Em 2003, a homossexualidade esteve presente nas discusses dirias: Manoel Carlos, autor da novela Mulheres Apaixonadas, exibida pela Rede Globo, comps duas personagens femininas que so namoradas. A Parada Gay, na Avenida Paulista, contou com muito mais pessoas, alm das que se declaram gays. Incidentes, como o do casal de namorados proibido de se beijar num shopping paulista, polemizam ainda mais os valores sociais. Em pas vizinho, Argentina, homossexuais j podem casar-se. No possvel, portanto, ignorar situaes to relevantes, que mexem com valores, conceitos, direitos e sentimentos das pessoas. Leia os textos seguintes e elabore uma dissertao em prosa, na qual exponha e fundamente seu ponto de vista sobre o tema: A SOCIEDADE E A HOMOSSEXUALIDADE NOS DIAS ATUAIS. A fora do arco-ris Os gays j foram considerados criminosos - e julgados por isso. A Inglaterra do sculo XIX enforcou dezenas deles. Na mesma poca, as autoridades russas mandavam o

muzhelozhstvo(que quer dizer "homem que dorme com homem") passar at cinco anos na Sibria. A Alemanha nazista deu aos homossexuais o mesmo tratamento reservado aos judeus. Num dos mais famosos julgamentos da histria, ocorrido em 1895, o escritor irlands Oscar Wilde foi acusado de sodomia e comportamento indecente. Diante do juiz, definiu a atrao fsica entre dois homens como o "amor que no ousa dizer o nome". Wilde acabou condenado e sentenciado a dois anos de priso e trabalhos forados.

CURSO MTODO VESTIBULARES

116

Numa fase seguinte, os homossexuais passaram a ser tratados no mais como criminosos, mas como doentes, "portadores de uma anomalia" que podia conduzi-los depresso e ao suicdio, donos de uma propenso especial prtica de crimes. Somente h pouco mais de dez anos a Organizao Mundial da Sade retirou o homossexualismo da Classificao Internacional de Doenas. Atualmente, os especialistas j no discutem o que leva algum ao homossexualismo. Trata-se de uma mistura de fatores, resultado de influncias biolgicas, psicolgicas e socioculturais, sem peso maior para uma ou para outra - nunca uma determinao gentica ou uma opo racional. Evoluiu a conceituao, eliminaram-se os empecilhos, mas continua ser difcil assumir a homossexualidade. (...) Apesar do preconceito, o panorama se tornou menos hostil aos gays em funo de uma srie de vitrias computadas aqui e ali. (...) Mesmo no Brasil, onde a legislao no das mais avan-adas, os gays registram diversas conquistas. (...) A deciso mais famosa ocorreu em janeiro do ano passado, aps a morte da cantora Cssia Eller. A Justia carioca resolveu que Chico, o filho da cantora, poderia ficar provisoriamente com a companheira dela, Maria Eugnia Vieira Martins, que viveu com Cssia durante catorze anos. "A questo da homossexualidade no tem importncia", escreveu o juiz na sentena. "O essencial foi assegurar o interesse superior de Chico." O respeito aos gays e a seus direitos produz um efeito imediato na vida deles, mas tambm inocula na sociedade uma preocupao crescente em respeitar as diferenas individuais, no apenas de ordem sexual, mas de classe social e cor, por exemplo. (Camila Antunes, Veja, 25.06.2003.) Vaticano lana campanha mundial contra unio civil homossexual

CURSO MTODO VESTIBULARES

117

O Vaticano lanou hoje uma campanha mundial contra a legalizao da unio civil homossexual e pediu aos polticos catlicos de todo o mundo que se pronunciem de forma "clara e incisiva" contra as leis que favorecem casamentos gays. A campanha foi lanada atravs de um documento oficial, de 11 pginas, divulgado hoje com o ttulo "Consideraes sobre os projetos de reconhecimento legal das unies entre pessoas homossexuais" e preparado pelo cardeal alemo Joseph Ratzinger, prefeito da Congregao para a Doutrina da F. O documento, aprovado em maro passado pelo papa Joo Paulo II, estabelece que reconhecer legalmente as unies civis homossexuais ou equipar-las ao matrimnio "significa no apenas aprovar um comportamento desviado e convert-lo em modelo para a sociedade atual, como tambm afetar os valores fundamentais que pertencem ao patrimnio comum da humanidade". Para o Vaticano, a "homossexualidade um fenmeno moral e social inquietante", que se torna cada vez mais preocupante nos pases nos quais j se concedeu ou se tem a inteno de conceder o reconhecimento legal s unies homossexuais". (Folha Online, 31.07.2003.) Gays realizam manifestao contra Vaticano no centro de SP A Associao do Orgulho GLBT (Gays, Lsbicas, Bissexuais e Transgneros) de So Paulo realiza no incio desta tarde, no centro da cidade, um protesto contra o documento emitido pelo Vaticano, na semana passada, que condena o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os manifestantes esto reunidos na frente da Catedral da S. O objetivo da associao conversar com os fiis aps a celebrao da missa das 12h. No h estimativa de pblico.

CURSO MTODO VESTIBULARES

118

O grupo de homossexuais Ao Direta, do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), tambm participa do ato. Segundo o lder do movimento, Leandro Paixo, a postura da Igreja Catlica uma volta "caa s bruxas". "Ns lutamos pela aprovao de unio dos homossexuais. Os mesmos direitos que os casais heterossexuais tm, os homossexuais tambm devem ter", disse. Representantes da catedral disseram que a igreja respeita qualquer manifestao e que os homossexuais tm direito de protestar. (Folha Online, 05.08.2003.) Protesto gay atrai trs mil pessoas em So Paulo Milhares de pessoas lotaram neste domingo a praa de alimentao do shopping Frei Caneca para assistir ao "beijao" coletivo organizado por grupos gays em protesto contra o preconceito sofrido por um casal gay na semana passada. Um casal de homossexuais foi expulso do shopping aps um beijo na boca. (O Globo. 03.08.2003.) Veto a unio gay vira bandeira eleitoral de Bush Os republicanos no pouparam crticas deciso da Suprema Corte de Massachusetts, que considerou inconstitucional o dispositivo que probe o casamento de homossexuais, mas no escondem sua satisfao: o tema agora promete ser o divisor de guas da prxima campanha presidencial, na qual George W. Bush, candidato reeleio, vai posar como defensor da famlia e da moral. "O casamento uma instituio sagrada entre um homem e uma mulher. E vou trabalhar com os lderes do Congresso

CURSO MTODO VESTIBULARES

119

para fazer o que for legalmente necessrio para defender a santidade do casamento", afirmou Bush, que est na Gr-Bretanha, em visita oficial. Em Washington, o lder da maioria na Cmara, o republicano Tom Delay, do Texas, anunciou que vai acelerar a votao de uma emenda constitucional que define o casamento "apenas como a unio de um homem e uma mulher", proposta por Marilyn Musgrave, republicana do Colorado. Segundo Delay, essa a nica forma de "dar um jeito no judicirio desgarrado de Massachusetts". (O Estado de S.Paulo, 20.11.2003.) Tema 09 O negro no Brasil (Mackenzie - 1998)

Todos os dias, entre nove e dez horas da manh, pode se ver sair a fila de negros a serem punidos; vo eles presos pelo brao, de dois em dois, e conduzidos sob escolta da polcia at o local designado pelo castigo, pois existem em todas as praas mais freqentadas da cidade pelourinhos erguidos com o intuito de exibir os castigados, que so em seguida devolvidos priso. A o carrasco recebe o direito de pataca por cem chicotadas aplicadas. De regresso priso, a vtima submetida a uma segunda prova, no menos dolorosa: a lavagem das chagas com vinagre e pimenta, operao sanitria destinada a evitar a infeco do ferimento. JEAN BAPTISTE DEBRET. Viagem Pitoresca e Histrica ao Brasil, de 1816 at 1831. Trechos de uma entrevista Entrevista concedida em 16 de junho de 1995 pelo professor Milton Santos, ento titular da cadeira de Geografia Humana da USP, ao reprter Maurcio Stycer, da Folha de So de Paulo. Ex-professor da Sorbone (Paris), Columbia (Nova York) e Dar-es-Salaam (Tanznia), Santos, 69, hoje uma das mais respeitadas figuras de sua rea no mundo. Em 1994, recebeu no Frana o prmio Vautrin Lud, o Nobel de Geografia.

CURSO MTODO VESTIBULARES

120

O prmio concedido a partir da indicao de 50 universidades espalhadas pelo mundo. Uma comisso internacional escolhe, entre os mais votados, o premiado. Santos negro, casado com uma francesa e pai de dois filhos. Folha O senhor j viveu na Frana, nos EUA, no Canad, na Tanznia. Qual a especificidade do racismo brasileiro? Santos Aqui natural os negros serem tratados de forma subalterna. Voc no tem como reclamar. Se voc protesta, visto como algum que est perturbando o "clima agradvel" que possa existir nesse ou naquele lugar (...) Folha O senhor maltratado? Santos Olhado com desconfiana. Parece que isso faz parte do ethos (carter peculiar a determinado povo). A grande aspirao do negro brasileiro ser tratado como um homem comum. (...) Folha Diversos negros bem-sucedidos que entrevistei tendem a considerar que a chave do sucesso o esforo pessoal. O que o senhor acha? Santos Acho um enorme equvoco. Quando dizem isso, fazem um enorme mal comunidade negra. Fica parecendo que para ficar milionrio basta fazer esforo e que a questo pode ser tratada na base do voluntarismo. Neste finaldo sculo 20, quando a referncia tem um papel evidente que certas formas de esforo so importantes e devem ser mostradas. Mas importante mostrar tambm o mecanismo social que leva a isso. (Racismo Cordial: Folha do So Paulo/ Datafolha. Editora tica, 1995.) A partir da relao entre os textos apresentados, faa uma dissertao a tinta, com aproximadamente 30 linhas. D um ttulo.

Tema 10 O culto da beleza fsica

CURSO MTODO VESTIBULARES

121

O culto da beleza fsica Leia os textos e faa sua dissertao em prosa, em torno de 30 linhas, sobre o culto da beleza fsica. vlido, no vlido, mais ou menos ou outra coisa? E a moda vem de longe... 1. "O bem-estar, dizem os especialistas, resultado do equilbrio do nosso corpo. Quando estamos em harmonia, todas as partes do corpo funcionam direitinho e isso traz resultados positivos em nosso dia-a-dia, no trabalho, nas conquistas, na nossa personalidade, enfim. Uma mulher, por exemplo, jamais poder se sentir bem estando insatisfeita com a sua aparncia. Como algum pode se apaixonar se reprova a sua prpria imagem no espelho?" (Revista Mais Vida, agosto de 1995) 2. "(...) nunca a beleza foi to imperativa quanto hoje - obrigatrio ser lindo, magro, saudvel. (...) Por que tal obsesso pela beleza nos dias que ocorrem? Necessidade de afeto, medo da velhice e busca de novas oportunidades profissionais so as expresses-chave para explicar como se chegou a tal situao." (Veja, agosto de 1995) 3. "O imprio da vaidade: 'Em tempos de ditadura da beleza, o corpo massacrado pela indstria e pelo comrcio, que vivem de nossa insegurana, impotncia e angstia. Criou-se uma tirania que no suporta quando um cidado tenta ser feliz como gosta e como pode, mesmo que seja comendo uma pizza.'" (Paulo Moreira Leite) 4. "Os cabelos moda hippie de algumas mulheres do uma impresso desagradvel de relaxamento, as roupas manchadas, as unhas maltratadas e os ps geralmente sujos causam em muitos homens certa averso. Esquecem-se essas mulheres de que poderiam embelezar o mundo e encantar os olhos e coraes masculinos. Os homens de sensibilidade sentem necessidade de estar sempre em contato com a beleza e a harmonia, e quando isso no acontece

CURSO MTODO VESTIBULARES

122

no seu dia-a-dia, tornam-se mentalmente esgotados, nervosos, 'enfossados' e infelizes. A beleza, feminilidade e delicadeza da mulher representam um paliativo na vida atribulada do homem atual." (Dlson Kamel e Jos Guilherme Kamel, A Cincia da Beleza) 5. "O filsofo grego Plato fez eco a Pitgoras, ao dizer que o belo residia no tamanho apropriado das partes, que se ajustavam de forma harmoniosa no todo, criando assim o equilbrio. Esse ideal estaria personificado em Helena, piv da Guerra de Tria (...). De to deslumbrante, Helena foi elevada categoria de semideusa no clebre poema pico Ilada, de Omero. Sabe-se que a beleza da rainha egpcia, esposa do fara Amenfis IV, que viveu catorze sculos antes de Cristo, tambm se amparava no equilbrio das formas. O busto com sua imagem, hoje exposto no Museu Egpcio de Berlim, mostra que tinha o semblante perfeitamente simtrico e perfil bem delineado, alm de maas do rosto salientes e lbios carnudos - detalhes que remetem ao conceito atual de beleza feminina. A doutrina grega da beleza comportava, ainda, um outro conceito importante - o da luminosidade. Em Homero, pode-se ler que 'belas so as armas dos heris, porque so ornadas e resplandecentes; bela a luz do sol e da lua, e belo o homem de olhos brilhantes'. A luminosidade se tornaria, assim, um ideal a ser perseguido, principalmente na pintura renascentista. (...) A escultura Davi, de Michelangelo, um dos exemplos mais perfeitos da aplicao da proporo urea. Foi no sculo XVIII que nasceu a disciplina filosfica que leva o nome de esttica e que se ocupa do belo e da arte. Na segunda metade do sculo seguinte, as explicaes sobre a natureza da beleza tomaram um rumo inesperado com as teorias do naturalista ingls Charles Darwin. Em seu livro A Origem das Espcies, de 1859, ele a definiu como um fator biolgico necessrio reproduo dos animais. Hoje, psiclogos evolucionistas defendem suas teorias sobre a beleza calcados na premissa darwiniana de que ela serve para assegurar a sobrevivncia da espcie humana. A preferncia dos homens por mulheres jovens, de quadris largos e cintura fina - atributos ligados fertilidade - seria uma forma de garantir a gerao de filhos saudveis. J as mulheres se sentiriam atrados por homens altos e fortes, porque esses seriam atributos de bons provedores e de defensores da prole em qualquer circunstncia.

CURSO MTODO VESTIBULARES

123

Muitos estudiosos vo frente nessa teoria e afirmam que atualmente, mais do que nunca, a aparncia fsica levada em conta no apenas no terreno do amor e do sexo, mas em todos os relacionamentos pessoais." (Veja, maio de 2004.)

REDAO - ENEM 1998 O Que O Que (...) Viver e no ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz Eu sei que a vida devia ser bem melhor e ser Mas isso no impede que eu repita bonita, bonita e bonita (...) Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)

CURSO MTODO VESTIBULARES

124

Redija um texto dissertativo, sobre o tema Viver e Aprender, no qual voc exponha suas idias de forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da lngua, sem se remeter a nenhuma expresso do texto motivador O Que O Que . D um ttulo sua redao, que dever ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Carto-Resposta. Voc poder utilizar a ltima pgina deste Caderno de Questes para rascunho

TEMA ENEM 1999

O encontro Vem ser cidado reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Cu-PR. Eles foram trocar experincias sobre o chamado protagonismo juvenil.

CURSO MTODO VESTIBULARES

125

O termo pode at parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem no precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista. (Adaptado de Para quem se revolta a quer agir, Folha de So Paulo, 16/11/1998) Depoimento de jovens participantes do encontro: Eu no sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade est nua e crua (...) No d para passar e ver uma criana na rua e achar que no problema seu. ( E.M.O.S. 16 anos, Minas Gerais) A maior dica querer fazer. Se voc acomodado, fica esperando cair no colo, no vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro voc precisa se interessar. (C.S. Jr., 16 anos, Paran) Ser cidado no s conhecer os seus direitos. participar, ser dinmico na sua escola, no seu bairro. (H.A., 19 anos, Amazonas) Com base na leitura dos quadrinhos, redija um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre o tema CIDADANIA E PARTICIPAO SOCIAL. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formao. Depois de selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opinies apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ao social. A redao dever ser apresentada a tinta na cor azul ou preta e desenvolvida na folha grampeada ao carto-resposta. Voc poder utilizar a ltima pgina deste caderno de questes para rascunho.

TEMA ENEM 2000

CURSO MTODO VESTIBULARES

126

" dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito sade, alimentao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, crueldade e opresso. Artigo 227, Constituio da Repblica Federativa do Brasil. (...) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves com Rua Jos Teixeira, na Praia do Canto, rea nobre de Vitria. A.J., 13 anos, morador de Cariacica, tenta ganhar algum trocado vendendo balas para os motoristas. (...) Venho para a rua desde os 12 anos. No gosto de trabalhar aqui, mas no tem outro jeito. Quero ser mecnico. A Gazeta, Vitria (ES), 9 de junho de 2000. Entender a infncia marginal significa entender porque um menino vai para a rua e no escola. Essa , em essncia, a diferena entre o garoto que est dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa a diferena entre um pas desenvolvido e um pas de Terceiro Mundo. Gilberto Dimenstein. O cidado de papel. So Paulo, tica, 2000. 19a. edio.

CURSO MTODO VESTIBULARES

127

Com base na leitura da charge, do artigo da Constituio, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidado de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Direitos da criana e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexes feitas ao longo de sua formao. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a soluo do problema discutido em seu texto. Observaes: Lembre-se de que a situao de produo de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da lngua. Espera-se que o seu texto tenha mais do que 15 (quinze) linhas.

TEMA Bonnie nasceu nesses dias em que a morte rondou-nos com sua brutal e irredutvel presena. Em sua ovina, alva e simblica inocncia, ela surgiu na TV e nos jornais, ao lado da me, Dolly. Nenhuma das duas suspeita de onde veio e para onde ir. No se indagam, no formulam, no tm angstias: so apenas ovelhas, vivero e morrero. Para os humanos, contudo, Dolly e Bonnie so mais do que dois lmpidos e pacficos animais. So um novo episdio do ancestral duelo que a humanidade trava contra a natureza. Um ensaio divino da razo, uma esperana, possivelmente v, de que um dia o destino humano completese e triunfe sobre a me criadora. At l, porm, continuar a conviver com a morte, esse defeito irrevogvel da criao,,. (Gonalves M.A., Domingueira, Folha de So Paulo, 26/4/98, pg. 1-9). Ita

CURSO MTODO VESTIBULARES Instrues para Redao Redija uma dissertao ( em prosa, de aproximadamente 25 linhas) sobre "A relao do

128

brasileiro com o trabalho". Os excertos abaixo podero servir de subsdio para a elaborao de sua redao. No os copie. ( D um ttulo ao seu texto. A redao final deve ser feita com letra legvel, tinta.) 1. Aos 9 anos comecei a tentar trabalhar. Ajudava um vizinho que fazia doce de banana e de mamo para vender na feira. Na hora de lavar aqueles tachos enormes de cobre, os filhos e os netos dele achavam feio fazer trabalho de mulher _ arear a panela, com areia mesmo, porque Bombril vim conhecer s aqui no Rio. Eu ganhava aquele dinheirinho para a merenda. Tambm quebrei pedra _ , pedra mesmo. L no serto no tinha mquina para fazer concreto, era tudo na mo. Os homens gritavam fogo na hora de estourar a pedreira e todo o mundo da vila se escondia debaixo das camas. Quando acabava o estouro, a gente corria com cesto ou lata para pegar os pedaos de pedra, trazia para o quintal, quebrava tudo com a mo e esperava o medidor que vinha pesar as latas. ( Veja, Especial Mulher, _ set/ 1994) 2. Nos ofcios urbanos reinavam o mesmo amor ao ganho fcil e a infixidez que tanto caracterizam, no Brasil, os trabalhos rurais. Espelhava bem essas condies o fato, notado por algum, em fins da era colonial, de que nas tendas de comerciantes se distribuam as coisas mais disparatadas deste mundo, e era to fcil comprarem-se ferraduras a um boticrio como vomitrios a um ferreiro. Poucos indivduos sabiam dedicar-se a vida inteira a um s mister sem se deixarem atrair por outro negcio aparentemente lucrativo. E ainda mais raros seriam os casos em que um mesmo ofcio perdurava na mesma famlia por mais de uma gerao, como acontecia normalmente em terras onde a estratificao social alcanara maior grau de estabilidade. ( Holanda, Srgio Buarque de, Razes do Brasil, Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1978) 3. Muito diferente da concepo anglo-sax que equaciona trabalho ( work) com agir e fazer, de acordo com sua concepo original. Entre ns, porm, perdura a tradio catlica romana e no a tradio reformadora de Calvino, que transformou o trabalho como castigo numa ao destinada salvao. Para ns, brasileiros, que no nos formamos nessa tradio calvinista,

CURSO MTODO VESTIBULARES

129

achamos que o trabalho um horror. ( Da Matta, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de janeiro, Rocco, 1984) 4. Os executivos esto desfrutando cada vez menos o perodo de frias. o que aponta uma pesquisa feita pelo grupo Catho, especializado em Recursos Humanos, com 1.356 profissionais em todo o pas. Os resultados revelam que o descanso tradicional de 30 dias j virou utopia para muitos: 57,5% dos entrevistados tiraram frias de apenas duas semanas ou menos nos ltimos 12 meses. Outros 21% no tiraram um dia sequer. Gerentes, supervisores e profissionais especializados _ como advogados, contadores e engenheiros _ so os que menos do pausa no trabalho durante o ano. ( Folha de So Paulo, 17/5/98) ------------------------------------------------------------------------------------

TEMA DE REDAO TEXTO I: "A cincia no deve ser limitada por conceitos ticos. O cientista tem de gozar de plena liberdade para levar a cabo suas pesquisas e experimentos, no cabendo sociedade julgar moralmente o seu trabalho. A cincia eticamente neutra, cabendo comunidade usar de maneira justa o resultado da reflexo cientfica. O terico dividiu o tomo; os estados criaram as armas nucleares". TEXTO II: "Compete sociedade vigiar o cientista. Est a nica forma de coibir pesquisas que possam transgredir as normas ticas que preservam a coeso social das comunidades. Progresso no significa o avano cientfico em detrimento da tica; o verdadeiro avano da civilizao consiste em respeitar as coordenadas da moralidade". ENTENDA O TEMA O primeiro texto defende que a pesquisa cientfica no deve ser policiada pela tica; o segundo, pelo contrrio, coloca a Moral acima do progresso cientfico. Redija sobre: "A moral e a cincia so contraditrias?".

CURSO MTODO VESTIBULARES ------------------------------------------------------------------------------------TEMAS DE REDAO: Texto 1: "O homem contemporneo vem perdendo a linearidade da linguagem escrita em

130

funo da onipresente ditadura das artes e tcnicas visuais. A televiso impera em todos os lares, onde pouco se l e quase no mais se dialoga. A 'telinha' a dona das atenes gerais e os atores e apresentadores so os novos olimpianos". Texto 2: "As novelas da televiso so, hoje, o que foram os 'folhetins' do sculo XIX: o divertimento das classes semi-letradas e semi-cultas das diversas sociedades que formam a comunidade mundial" Texto 3: "A televiso a mquina de fazer loucos" (Stanislau Ponte Preta, notvel humorista brasileiro) Leia os textos acima e deles extraia um tema e, em seguida, redija.

DA TELA PARA O PAPEL

CURSO MTODO VESTIBULARES

131

Muitas pessoas podem pensar na Stima Arte apenas como entretenimento, como forma de passar o tempo, mas o cinema pode ser um valioso aliado no estudo de redao. Assim como os livros, os filmes tambm so feitos baseados em temticas que podem ou no estar vinculadas nossa realidade. Temos a seguir uma relao de filmes que podem servir de incentivo reflexo sobre temas polmicos. A lista , logicamente, incompleta, mas serve para dar uma viso panormica de alguns temas que podem ser abordados em vestibulares. Os filmes nacionais vm seguidos da indicao (BR)

SISTEMA PENAL E PENA DE MORTE espera de um Milagre Culpado por Suspeita Hurricane O Furao Amistad Memrias do Crcere (BR) O Silncio dos Inocentes Um sonho de liberdade Carandiru (BR) Quer

RELACIONAMENTO FAMILIAR Pequeno Dicionrio Amoroso (BR) Perdas e Danos Traio (BR) De olhos bem Fechados Eu o Filme (BR) A Partilha (BR) Os Normais (BR) Um Amor para recordar O Filho da Noiva Bicho de sete cabeas (BR)

CURSO MTODO VESTIBULARES A Corrente do bem Baixio das Bestas (BR)

132

DOGMAS RELIGIOSOS O Padre Dogma Estigmata O ltimo Portal A ltima Tentao de Cristo A Misso Rainha Margot Por um Fio O Pagador de Promessas (BR) O Auto da Compadecida (BR) Seven O exorcista Em nome de Deus

BRASIL Central do Brasil (BR) Pixote A Lei do mais Fraco (BR) Quem matou Pixote? (BR) O Que isso, Companheiro? (BR) Lamarca (BR) Cidade de Deus (BR) Cronicamente Invivel (BR) Uma onda no ar (BR) Olga (BR) O ano em que meus pais saram de frias

TICA

CURSO MTODO VESTIBULARES O Homem Bicentenrio Matrix O Professor Aloprado Patch Adans O Amor Contagioso O Todo-Poderoso Um ato de coragem Inteligncia Artificial A Ilha Jogos Mortais O Albergue Avatar

133

VIDA APS A MORTE Espritos Possudos Ghost O outro lado da vida Sexto Sentido O Mistrio da Liblula Os Outros Falando com os Mortos Amor alm da Vida

HOMOSSEXUALISMO O Eclipse da Paixo Assunto de Meninas A Lei do Desejo M Educao

SISTEMA EDUCACIONAL A Sociedade dos Poetas Mortos Mudana de Hbito II

CURSO MTODO VESTIBULARES Meu Mestre, Minha Vida O Substituto Professor, Profisso Perigo O Sorriso da Monalisa Encontrando Forrester Escritores da Liberdade

134

SOCIALISMO / EXPLORAO HUMANA Germinal Formiguinha Z A Revoluo dos Bichos

TEXTOS PARA DISCUSSO

DE OLHINHO FECHADO (Dalton Trevisan)

No sbado, com dor de cabea, no fui para o emprego. Fiquei deitada quietinha no quarto escuro. A minha filha de cinco anos chegou da escola e entrou no quarto. Sentou-se no canto da cama: Me, eu tenho uma coisa pra te contar. Pela voz chorosa e trmula, senti logo um aperto no corao. Sou viva. Tinha um namorado, Joo, quer passava os fins de semana comigo. No sbado, depois do almoo, eu saa para o trabalho. Deixava-o cuidando da menina. Da ela contou que o Joo sentava-se no sof e ligava a tev. Punha-a no colo e ficava passando as mos pelo seu corpo. Primeiro sobre a roupa e depois por baixo. O tempo todo gemia e falava bobagem. Mandava que tirasse o vestidinho e se deitasse no sof. Olhava-a de longe e vinha aos poucos se chegando. Beijava e babava o seu rosto. Acariciando e lambendo o corpo, baixavalhe a calcinha.

CURSO MTODO VESTIBULARES

135

Para no apanhar Se voc no deixa, eu te rasgo todinha! E no grite que eu te mato! A coitadinha fechava os olhos e chorava. Sentia alguma coisa no meio das pernas, mas no tinha coragem de ver o que era. O Joo dizia que estava com muito calor e queria tomar banho. Entrava com ela debaixo do chuveiro e a esfregava devagarinho. Depois a vez dela, o que no era fcil, de olhinho meio fechado. Isso desde antes do Papai Noel. Ai, sim, tantos meses... ele jurou que matava direitinho as duas, se a guria me contasse. Com a faca de ponta ali na gaveta da cozinha. O que ela podia? Uma criana, cinco aninhos, j pensou? S obedecer e chorar. E sentia as lgrimas quentes que rolavam sob as plpebras descidas. S agora, que briguei com ele e que no vem mais aqui, a pobrinha achou coragem de me dizer tudo. Bem ela pedia todo sbado que a professora a deixasse ficar na escola, mas no era atendida. Da perguntei por que nunca ela gritou para chamar a vizinha. Ele podia at acabar comigo, respondeu. E eu ia deixar que matasse a minha mezinha?

Tema geral: Tipologia textual: Crticas sociais: Tcnica:

Abuso de drogas na adolescncia


Orientadora: Profa. Maria do Carmo Barros de Melo Autores: Guilherme Cardoso Parreiras Ryan Jefferson Villar Gonalves Co-autores: Andr Rodrigues de Mattos Paixo Bernardo Lus Fornaciari Ramos Helosa Helena Gonalves de Moura Ricardo Theotnio Nunes de Andrade

CURSO MTODO VESTIBULARES Rodrigo Domingues Caixeta Roger Claudson Vieira Reis Vincius Bicalho Rodrigues

136

Por que os adolescentes usam drogas? O uso de substncias que alteram o estado mental para fins mdicos, sociais, culturais e religiosos relatado h muito tempo. Atualmente o fcil acesso a vrios tipos de drogas vem contribuindo para o aumento do uso de tais substncias por adolescentes O adolescente em nossa sociedade usa drogas por diversos motivos: aspirao da condio de adulto (a droga vista como smbolo de maturidade); independncia do domnio parental (a droga vista como facilitadora do processo); aceitao pelo grupo de amigos; reduo do estresse; fuga e rebelio contra o sistema; busca pelos limites das suas capacidades cognitivas. Mais de 90% dos adolescentes j experimentaram drogas, na forma de lcool ou maconha, em alguma poca de sua vida. Os esforos para conter seu uso devem ser voltados para a preveno, uma vez que mais fcil resistir s presses para usar drogas do que interromper seu uso. Um dado alarmante que vem acometendo a sociedade o crescente consumo de drogas entre crianas escolares. Este fato parece estar ligado ao aumento do nmero de crianas vivendo nas ruas e pelo recrutamento destas crianas para trabalho no trfico de drogas. Por que os adolescentes se tornam usurios de drogas? O uso continuado de uma droga depois que ela experimentada geralmente sugerem problemas graves que podem estar motivando ou complicando o uso da mesma. Por exemplo, o uso de drogas mais comum entre adolescentes deprimidos assim como entre aqueles que susceptveis a um comportamento problemtico. Na avaliao de um adolescente que descoberto abusando de drogas, devem ser considerados os seguintes aspectos: o tipo de droga usada; as circunstncias do uso;

CURSO MTODO VESTIBULARES a freqncia e o momento do uso; a personalidade pr-mrbida; o estado funcional geral do adolescente; o uso pelo mesmo de veculo motorizado. Como pais e amigos podem reconhecer um usurio de drogas e ajud-lo?

137

Alteraes abruptas de comportamento do adolescente, agressividade, irritabilidade e queda no rendimento escolar so os primeiros sinais do uso abusivo de drogas. Tambm pode ocorrer: acidentes freqentes; episdios de doenas mal definidas, apresentando tosse, rinite e falta de ar; dores abdominais e nuseas; alteraes do sono e apetite, levando a emagrecimento; mudana no grupo de amigos; manifestao de opinies extremas quando o assunto drogas; cultura do uso de drogas, como o uso de camisetas, adesivos, msicas; aumento do tempo recluso dentro do prprio quarto; desaparecimento de objetos pessoais e da casa; cheiro freqente de incenso. O importante estar atento a tais mudanas e na possibilidade de estarem associadas ao uso de drogas. A melhor maneira de se descobrir se um adolescente esta fazendo uso de tais substncias ainda com uma conversa franca sobre o assunto, com tato, bom censo e tranqilidade. Tal atitude pode ser o suficiente para alertar os jovens sobre o perigo das drogas e o abandono do seu uso. Entretanto acompanhamento especializado e at possveis internaes podem ser necessrios em situaes de maior gravidade. Seqelas psicossociais Os jovens podem se envolver em furtos, roubos, trfico de drogas ou prostituio como meio de adquirir dinheiro para manuteno de seu vcio. Alm disso, h uma diminuio do aproveitamento escolar, da capacidade de manter o emprego e de dirigir veculos motorizados. Nos usurios crnicos de maconha comum uma sndrome de desmotivao na qual o adolescente perde o interesse em atividades apropriadas para a idade. Preveno O modelo ideal de preveno visa adiar o mximo possvel o evento da experimentao, tornar

CURSO MTODO VESTIBULARES

138

seu uso limitado em quantidade, em situaes e evitar seu uso durante a conduo de veculos motorizados. Os esforos devem ser baseados em informaes objetivas e realistas sobre as complicaes mdicas do uso de drogas, alm de estratgias que ensinam os adolescentes mais jovens a resistir presso dos mais velhos para experimentar drogas, uma vez que as tcnicas de amedrontao se mostraram falhas. Classificao O usurio de drogas, de uma maneira geral, pode ser "rotulado" de acordo com a freqncia em que faz uso destas substncias: -usurio experimentador: aquele que, como o prprio nome diz, fez uso de maneira isolada da substncia psicoativa e por determinada razo no tornou a utiliza-la. -usurio ocasional: o tipo de usurio que utiliza a droga de uma maneira intermitente, geralmente em festas ou situaes especiais. -usurio habitual: o consumo da substncia passa a fazer parte da rotina diria do usurio. A maioria das suas atividades esta ligada ao uso da droga ou a tem como atividade principal. -usurio dependente: a substncia psicoativa tem interferncia direta na vida do usurio. Este no consegue ficar sem a substncia, entrando em crise de abstinncia se ficar certo perodo de tempo sem utilizar a droga.

Tratamento O tratamento agudo individual para cada tipo de droga, j o crnico baseado em esquemas de internao e acompanhamento ambulatorial. O aspecto mais importante deste tratamento consiste na avaliao mdica continuada aps a desintoxicao e o oferecimento de sistemas de apoio psicossocial apropriados ao nvel de desenvolvimento dos pacientes. Tipos de drogas 1) Opiceos: Seu uso vem diminuindo nos ltimos tempos, embora a magnitude e a variedade de seqelas mdicas justifiquem uma ateno continuada. Seu principal efeito se reproduz como euforia e analgesia. Geralmente administrada por meio de inalao (efeito aps 30 minutos), subcutnea (efeito dentro de minutos) e intravenosa (efeito imediato). Aps um perodo de 8 horas ou mais de abstinncia, o indivduo sofre, durante um perodo de 24-36 horas uma srie de alteraes fisiolgicas, a sndrome de abstinncia. A principal causa

CURSO MTODO VESTIBULARES

139

de morte por opiide a sndrome de overdose, caracterizada por uma reao aguda de estupor ou coma, convulses, depresso respiratria, cianose e edema pulmonar. 2) Alucingenos Fenciclidina (poeira-de-anjo): geralmente feita em laboratrios domsticos, causa clicas, diarria e vmitos. Geralmente est disponvel em forma de comprimidos, lquido ou p e pode ser usado associado a cigarros ("baseados"). Cogumelos: Causam euforia e alucinaes, sendo estes efeitos geralmente autolimitados. Usurios inexperientes podem ingerir acidentalmente cogumelos com outros efeitos txicos e at mesmo fatais. 3) Substncias volteis Constitui uma prtica antiga entre os adolescentes (ter). Hoje em dia comum devido ao fcil acesso e ao baixo custo (cola de sapateiro, freons, aguarrs, refil de isqueiro de gs butano e gasolina). As complicaes so relacionadas toxicidade qumica, ao mtodo de administrao e ao ambiente em que usado. Cola de sapateiro: princpio ativo - tolueno; causa relaxamento e alucinaes agradveis por at 2 horas, podem ocorrer tolerncia e dependncia fsica. Gasolina: euforia, nusea, perda da conscincia, excitao violenta e coma. Laqus, desodorantes e lubrificantes: podem levar a arritmias e morte ps-inalao. Lana-perfume e lol: euforizantes, potencializadores da sensibilidade musical e afrodisacos. 4) Maconha Muito popular, obtida a partir da planta Cannabis sativa e seu princpio ativo o THC. Quando inalada faz efeito em 10 minutos; se por via oral o efeito se d em 1 hora. Aps o uso surge euforia, alterao da percepo, da memria e apetite. O uso crnico est associado a dificuldades de concentrao. 5) Cocana Hoje em dia mais acessvel devido ao menor custo e maior disponibilidade.Tem meia-vida de 1 hora porm, administrada a cada 15 minutos. Pode ser inalada (pura ou no) ou fumada associada ao tabaco (efeitos exacerbados). Seu uso causa grande euforia , com agitao motora e alteraes comportamentais. Grandes doses podem levar a overdose. O tratamento visa a terapia de apoio intensivo e as manifestaes agudas da intoxicao.

CURSO MTODO VESTIBULARES 6) Tabagismo

140

A taxa de fumantes entre as mulheres vem crescendo devido ao seu efeito emagrecedor. Alm disso, causa tosse crnica, aumenta a produo de muco e a sibilncia, elevando a mortalidade e morbidade pr-natal. Quando combinado ao uso de contraceptivos orais, est associada maior mortalidade por infarto do miocrdio. Tabaco sem fumaa (fumo de mascar): pode levar a leses, principalmente na prega mucobucal mandibular e estas podem se malignizar. 7) lcool Seu uso vem aumentado na ltima dcada e constitui uma ameaa s atividades normais dos adolescentes, bem como s vidas das pessoas colocadas em perigo por motoristas bbados. O uso crnico pode culminar em cirrose e cncer heptico. Sndrome de abstinncia (aps uso dirio por semanas): ocorre 8 horas aps a ltima dose e dura at 48 horas, gera ansiedade, tremor, insnia e irritabilidade.

8) Esterides anabolizantes Prevalente no sexo masculino, seu uso est baseado na busca por melhor desempenho atltico. Efeitos fsicos adversos: anormalidades do fgado (carcinoma), efeitos endcrinos, do crescimento (devido acelerao do fechamento epifisrio), entre outros. Alm disso, podem ocorrer efeitos psicolgicos como depresso, mania, flutuaes do humor, alteraes da libido e dio incontrolvel.

LER NO SERVE PARA NADA Diogo Mainardi Como tornar o Brasil uma nao letrada? o ttulo de um documento de Ottaviano Carlo De Fiore, secretrio do Livro e Leitura. Honestamente, eu nem sabia que o Ministrio da Cultura tinha um secretrio do Livro e Leitura. Mas tem. Sua principal tarefa acompanhar, avaliar e sugerir alternativas para as polticas do livro, da leitura e da biblioteca. Foi exatamente o que Ottaviano Carlo De Fiore tentou fazer em seu documento, estudando maneiras de aumentar o interesse por livros no Brasil. Cito um trecho: fundamental que nos meios de massa, polticos, estrelas, sindicalistas, professores, religiosos, jornalistas (atravs de depoimentos, conselhos,

CURSO MTODO VESTIBULARES

141

testemunhos) propaguem contnua e perenemente a necessidade, a importncia e o prazer da leitura, assim como a ascenso social e o poder pessoal que o hbito de ler confere s pessoas. Minha experincia, ao contrrio do que afirma o documento de Ottaviano Carlo De Fiore, que o hbito da leitura constitui o maior obstculo para a ascenso social e o poder pessoal no Brasil. No um acaso que aqueles que vivem de livros os escritores se encontrem no patamar mais baixo de nossa escala social. contraproducente tentar convencer os poderosos a prestar depoimentos sobre a importncia dos livros em suas carreiras, simplesmente porque mentira, e todo mundo sabe que mentira. D uma olhada nas pessoas de sucesso que aparecem nas pginas desta revista. fcil perceber que nenhuma delas precisou ler para subir na vida. A melhor receita para o sucesso, no Brasil, o analfabetismo.

RU CONFESSO
Tim Maia Venho lhe dizer se algo andou errado Eu fui o culpado, rogo seu perdo Venho lhe seguir, vim pedir desculpas Foi por minha culpa a separao Devo admitir que sou ru confesso E por isso eu peo, peo pra voltar Longe de voc j no sou mais nada Veja uma parada viver sem te ver Longe de voc j no sou mais nada Veja uma parada viver sem te ver Perto de voc eu consigo tudo Eu j penso tudo peo pra voltar

ANOREXIA NERVOSA Druzio Varela

CURSO MTODO VESTIBULARES


Anorexia nervosa

142

Anorexia nervosa um distrbio alimentar resultado da preocupao exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquitricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se v obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade fsica, jejua, jejua, vomita, toma laxantes e diurticos. um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidncia esteja aumentando tambm em homens. s vezes, os pacientes anorxicos chegam rapidamente caquexia, um grau extremo da desnutrio e o ndice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.

Sintomas

Perda exagerada de peso em curto espao de tempo sem nenhuma justificativa. Nos casos mais graves, o ndice de massa corprea chega a ser inferior a 17; Recusa em participar das refeies familiares. Os anorxicos alegam que j comeram e que no esto mais com fome; Preocupao exagerada com o valor calrico dos alimentos. Esses pacientes chegam a ingerir apenas 200kcal por dia; Interrupo do ciclo menstrual (amenorria) e regresso das caractersticas femininas; Atividade fsica intensa e exagerada; Depresso, sndrome do pnico, comportamentos obsessivo-compulsivos; Viso distorcida do prprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso; Pele extremamente seca e coberta por lanugo (plos parecidos com a barba de milho).

Causas

Diversos fatores favorecem o aparecimento da doena: predisposio gentica, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como smbolo de beleza e elegncia, a presso da famlia e do grupo social e a existncia de alteraes neuroqumicas cerebrais, especialmente nas concentraes de serotonina e noradrenalina.

Recomendaes

CURSO MTODO VESTIBULARES Algumas profisses so consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jqueis, atletas olmpicos, precisam estar atentos para a presso que sofrem para reduzir o peso corporal;

143

A faixa etria est baixando nos casos de anorexia. A famlia precisa observar especialmente as meninas que disfaram o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeies em casa; s vezes, os familiares s se do conta do que est acontecendo quando, por acaso, surpreendem a paciente com pouca roupa e vem seu corpo esqueltico, transformado em pele e osso. Nesse caso, urgente procurar atendimento mdico especializado; O ideal de beleza que a sociedade e os meios de comunicao impem est associado magreza absoluta. preciso olhar para esses apelos com esprito critico e bom senso e no se deixar levar pela mensagem enganosa que possam expressar; Se o paciente anorxico estiver correndo risco por causa da caquexia e dos distrbios psiquitricos deve ser internado num hospital para tratamento mdico.

Tratamento

A reintroduo dos alimentos deve ser gradativa. Caso contrrio provocaria grande sobrecarga cardaca. s vezes, necessria a internao hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas. No h medicao especfica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento de pacientes anorxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

Operrio em Construo
Vincius de Moraes Era ele que erguia casas Onde antes s havia cho. Como um pssaro sem asas Ele subia com as asas Que lhe brotavam da mo. Mas tudo desconhecia De sua grande misso: Nao sabia por exemplo Que a casa de um homem e' um templo Um templo sem religio Como tampouco sabia Que a casa quer ele fazia Sendo a sua liberdade Era a sua escravido. De fato como podia Um operrio em construo Compreender porque um tijolo

CURSO MTODO VESTIBULARES Valia mais do que um po? Tijolos ele empilhava Com p, cimento e esquadria Quanto ao po, ele o comia Mas fosse comer tijolo! E assim o operrio ia Com suor e com cimento Erguendo uma casa aqui Adiante um apartamento Alem uma igreja, frente Um quartel e uma priso: Priso de que sofreria No fosse eventualmente Um operrio em construo. Mas ele desconhecia Esse fato extraordinrio: Que o operrio faz a coisa E a coisa faz o operrio. De forma que, certo dia `A mesa, ao cortar o po O operrio foi tomado De uma sbita emoo Ao constatar assombrado Que tudo naquela mesa - Garrafa, prato, faco Era ele quem fazia Ele, um humilde operrio Um operrio em construo. Olhou em torno: a gamela Banco, enxerga, caldeiro Vidro, parede, janela Casa, cidade, nao! Tudo, tudo o que existia Era ele quem os fazia Ele, um humilde operrio Um operrio que sabia Exercer a profisso. Ah, homens de pensamento No sabereis nunca o quanto Aquele humilde operrio Soube naquele momento Naquela casa vazia Que ele mesmo levantara Um mundo novo nascia De que sequer suspeitava. O operrio emocionado Olhou sua prpria mo Sua rude mo de operrio De operrio em construo E olhando bem para ela Teve um segundo a impresso De que no havia no mundo Coisa que fosse mais bela. Foi dentro dessa compreenso Desse instante solitrio Que, tal sua construo Cresceu tambm o operrio Cresceu em alto e profundo Em largo e no corao E como tudo que cresce Ele no cresceu em vo Pois alem do que sabia - Exercer a profisso O operrio adquiriu Uma nova dimenso: A dimenso da poesia. E um fato novo se viu Que a todos admirava: O que o operrio dizia Outro operrio escutava. E foi assim que o operrio Do edifcio em construo Que sempre dizia "sim" Comeam a dizer "no" E aprendeu a notar coisas A que no dava ateno: Notou que sua marmita Era o prato do patro Que sua cerveja preta Era o usque do patro Que seu macaco de zuarte Era o terno do patro Que o casebre onde morava Era a manso do patro Que seus dois ps andarilhos Eram as rodas do patro Que a dureza do seu dia Era a noite do patro Que sua imensa fadiga Era amiga do patro.

144

CURSO MTODO VESTIBULARES - Dar-te-ei todo esse poder E a sua satisfao Porque a mim me foi entregue E dou-o a quem quiser. Dou-te tempo de lazer Dou-te tempo de mulher Portanto, tudo o que ver Ser teu se me adorares E, ainda mais, se abandonares O que te faz dizer no. Disse e fitou o operrio Que olhava e refletia Mas o que via o operrio O patro nunca veria O operrio via casas E dentro das estruturas Via coisas, objetos Produtos, manufaturas. Via tudo o que fazia O lucro do seu patro E em cada coisa que via Misteriosamente havia A marca de sua mo. E o operrio disse: No! - Loucura! - gritou o patro No vs o que te dou eu? - Mentira! - disse o operrio No podes dar-me o que e' meu. E um grande silncio fez-se Dentro do seu corao Um silncio de martrios Um silncio de priso. Um silncio povoado De pedidos de perdo Um silencio apavorado Com o medo em solido Um silncio de torturas E gritos de maldio Um silncio de fraturas A se arrastarem no cho E o operrio ouviu a voz De todos os seus irmos Os seus irmos que morreram Por outros que vivero

145

E o operrio disse: No! E o operrio fez-se forte Na sua resoluo Como era de se esperar As bocas da delao Comearam a dizer coisas Aos ouvidos do patro Mas o patro no queria Nenhuma preocupao. - "Convenam-no" do contrrio Disse ele sobre o operrio E ao dizer isto sorria. Dia seguinte o operrio Ao sair da construo Viu-se sbito cercado Dos homens da delao E sofreu por destinado Sua primeira agresso Teve seu rosto cuspido Teve seu brao quebrado Mas quando foi perguntado O operrio disse: No! Em vo sofrera o operrio Sua primeira agresso Muitas outras seguiram Muitas outras seguiro Porem, por imprescindvel Ao edifcio em construo Seu trabalho prosseguia E todo o seu sofrimento Misturava-se ao cimento Da construo que crescia. Sentindo que a violncia No dobraria o operrio Um dia tentou o patro Dobra-lo de modo contrrio De sorte que o foi levando Ao alto da construo E num momento de tempo Mostrou-lhe toda a regio E apontando-a ao operrio Fez-lhe esta declarao:

CURSO MTODO VESTIBULARES Uma esperana sincera Cresceu no seu corao E dentro da tarde mansa Agigantou-se a razo De um homem pobre e esquecido Razo porem que fizera Em operrio construdo O operrio em construo

146

POLCIA BRITNICA ALERTA PARA RISCO DE PEDOFILIA ONLINE


Por Michael Holden LONDRES (Reuters) - Duas horas depois de conhecer uma "menina de 12 anos" em uma sala de chat da Internet, o pedfilo predatrio j a havia convidado para um encontro sexual. Ele no sabia, entretanto, que a "menina" em questo era um investigador da polcia britnica trabalhando sob disfarce. Detetives de uma unidade especializada de Londres disseram que o caso perturbador ilustra os riscos que as crianas enfrentam quando navegam na Internet. "Famlias daro computadores como presentes de Natal, crianas vo us-los... e as crianas estaro vulnerveis, a menos que suas atividades sejam devidamente monitoradas", disse o detetive superintendente Alastair Jeffrey na quarta-feira. As dimenses da questo ficam claras se levarmos em conta os nmeros produzidos pelo Comando de Investigao de Abusos contra a Criana (Caic), que ele dirige, em Londres, o qual emprega seis investigadores que operam com identidades falsas online --10 por cento dos policiais envolvidos nesse tipo de trabalho no Reino Unido. A despeito de ser a maior e a mais bem equipada unidade online de proteo a crianas no pas, Jeffrey disse que seu comando poderia gerar trabalho suficiente para ocupar todos os 425 policiais encarregados de combater pedofilia e abusos contra crianas na capital britnica. Nos ltimos sete meses, o Caic deteve 22 homens, entre os quais 14 suspeitos identificados pelo trabalho de um mesmo investigador online. Os detetives afirmam que os pedfilos se concentram em sites de redes sociais, que se tornaram uma das grandes atraes da Internet nos ltimos anos e permitem que usurios criem pginas pessoais, troquem fotos e vdeos, e ouam msica.

CURSO MTODO VESTIBULARES

147

" para esses sites que os pedfilos vo, sabedores de que neles possvel procurar e encontrar crianas pequenas", disse o detetive inspetor Brian Ward. Ainda que os grandes sites disponham de medidas de segurana, os pedfilos usualmente conseguem evit-las. Quando conquistam a confiana da criana, os homens entram em contato privado com elas por meio de servios de mensagens instantneas como os do Yahoo! e MSN. Jeffrey diz que 31 por cento das pessoas com idade entre nove e 19 anos haviam recebido mensagens de contedo sexual enquanto usavam a Internet, mas apenas 7 por cento dos pais sabiam disso.

A IMPLOSO DA MENTIRA
Affonso Romano de SantAnna

Mentiram - me. Mentiram - me ontem e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma completamente. E mentem de maneira to pungente que acho que mentem sinceramente. Mentem, sobretudo impunemente. No mentem tristes, alegremente mentem. Mentem to nacionalmente que acho que mentindo histria afora,vo enganar a morte eternamente. Mentem, mentem e calam, mas as frases falam e desfilam de tal modo nuas que mesmo o cego pode ver a verdade em trapos pelas ruas. Sei que a verdade difcil e para alguns cara e escura,

CURSO MTODO VESTIBULARES mas no se chega verdade pela mentira nem democracia pela ditadura. Evidentemente crer que uma flor nasceu em Hiroshima e em Auschwitz havia um circo permanentemente. Mentem, mentem caricaturalmente, mentem como a careca mente ao pente, mentem como a dentadura mente ao dente mentem como a carroa besta em frente, mentem como a doena ao doente, mentem como o espelho transparente mentem deslavadamente como nenhuma lavadeira mente ao ver a ndoa sobre o rio mentem com a cara limpa e na mo o sangue quente, mentem ardentemente como doente nos seus instantes de febre, mentem fabulosamente como o caador que quer passar gato por lebre e nessa pilha de mentiras a caa que caa o caador e assim cada qual mente indubitavelmente. Mentem partidariamente, mentem incrivelmente, mentem tropicalmente, mentem hereditariamente, mentem, mentem e de tanto mentir to bravamente constroem um pas de mentiras diariamente.

148

CURSO MTODO VESTIBULARES

149

METROSSEXUAIS DE XANGAI SO OS CAMPEES NA FRENTE DO ESPELHO


Chineses gastam, em mdia, oito minutos do dia s para se admirar

PEQUIM Embora os italianos tenham fama de mais belos do mundo, no so eles os mais vaidosos. Esse terreno vem sendo ocupado por outro biotipo fsico. Os homens chineses, cujas caractersticas so bem distintas dos latinos, avanam no terreno dos metrossexuais e j so considerados, de acordo com uma pesquisa, os campees mundiais na frente do espelho. Os chineses gastam, em mdia, oito minutos por dia s para se admirar no espelho, em especial os que vivem em reas urbanas. Os novos metrossexuais do planeta no poupam o bolso na hora de tentar dar um toque na aparncia. Eles chegam a gastar 80 Iuans (cerca de US$ 10) por ms em produtos de beleza, informa a agncia de notcias Xinhua. Pesquisa A pesquisa estudou homens entre 18 e 60 anos em sete grandes cidades chinesas e foi realizada pelo Horizon Research Consultancy Group em parceria com uma companhia de moda e mdia de Xangai. O chins no mais um povo que s curte o corpo atravs das artes marciais, como revelava os filmes das dcadas de 1970 e 1980. Os moradores de Pequim e de Xangai, principais cidades do pas, ficaram empatados na avaliao sobre quem seria o mais vaidoso. Nesses dois centros, os homens vo e vem na frente do espelho. 17 minutos Os habitantes da capital chinesa vo s compras para cuidar do corpo com mais freqncia. Eles gastam mais em cosmticos, numa mdia de 119 Iuans por ms, ou US$ 148,7. Os homens de Xangai, por sua vez, no desembolsam tanto, porm, eles passam mais tempo na frente do espelho: cerca de 17 minutos por dia ou mais de uma hora a cada quatro dias.

CURSO MTODO VESTIBULARES

150

O VERBO FOR
Joo Ubaldo Ribeiro

Vestibular de verdade era no meu tempo. J estou chegando, ou j cheguei, altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo; meu e dos outros coroas. Acho inadmissvel e mesmo chocante (no sentido antigo) um coroa no ser reacionrio. Somos uma fora histrica de grande valor. Se no agssemos com o vigor necessrio - evidentemente o condizente com a nossa condio provecta -, tudo sairia fora de controle, mais do que j est. O vestibular, claro, jamais voltar ao que era outrora e talvez at desaparea, mas julgo necessrio falar do antigo s novas geraes e lembr-lo s minhas coevas (ao dicionrio outra vez; domingo, dia de exerccio). O vestibular de Direito a que me submeti, na velha Faculdade de Direito da Bahia, tinha s quatro matrias: portugus, latim, francs ou ingls e sociologia, sendo que esta no constava dos currculos do curso secundrio e a gente tinha de se virar por fora. Nada de cruzinhas, mltipla escolha ou matrias que no interessassem diretamente carreira. Tudo escrito to ruibarbosianamente quanto possvel, com citaes decoradas, preferivelmente. Os textos em latim eram As Catilinrias ou a Eneida, dos quais at hoje sei o comecinho. Havia provas escritas e orais. A escrita j dava nervosismo, da oral muitos nunca se recuperaram inteiramente, pela vida afora. Tirava-se o ponto (sorteava-se o assunto) e partia-se para o martrio, insupervel por qualquer esporte radical desta juventude de hoje. A oral de latim era particularmente espetacular, porque se juntava uma multido, para assistir performance do saudoso mestre de Direito Romano Evandro Baltazar de Silveira. Franzino, sempre de colete e olhar vulpino (dicionrio, dicionrio), o mestre no perdoava. - Traduza a quousque tandem, Catilina, patientia nostra - dizia ele ao entanguido vestibulando. - "Catilina, quanta pacincia tens?" - retrucava o infeliz.

CURSO MTODO VESTIBULARES

151

Era o bastante para o mestre se levantar, pr as mos sobre o estmago, olhar para a platia como quem pede solidariedade e dar uma carreirinha em direo porta da sala. - Ai, minha barriga! - exclamava ele. - Deus, oh Deus, que fiz eu para ouvir tamanha asnice? Que pecados cometi, que ofensas Vos dirigi? Salvai essa alma de alimria. Senhor meu Pai! Pode-se imaginar o resto do exame. Um amigo meu, que por sinal passou, chegou a enfiar, sem sentir, as unhas nas palmas das mos, quando o mestre sentiu duas dores de barriga seguidas, na sua prova oral. Comigo, a coisa foi um pouco melhor, eu falava um latinzinho e ele me deu seis, nota do mais alto coturno em seu elenco. O maior pblico das provas orais era o que j tinha ouvido falar alguma coisa do candidato e vinha v-lo "dar um show". Eu dei show de portugus e ingls. O de portugus at que foi moleza, em certo sentido. O professor Jos Lima, de p e tomando um cafezinho, me dirigiu as seguintes palavras aladas: - Dou-lhe dez, se o senhor me disser qual o sujeito da primeira orao do Hino Nacional! - As margens plcidas - respondi instantaneamente e o mestre quase deixa cair a xcara. - Por que no indeterminado, "ouviram, etc."? - Porque o "as" de "as margens plcidas" no craseado. Quem ouviu foram as margens plcidas. uma anstrofe, entre as muitas que existem no hino. "Nem teme quem te adora a prpria morte": sujeito: "quem te adora." Se pusermos na ordem direta... - Chega! - berrou ele. - Dez! V para a glria! A Bahia ser sempre a Bahia! Quis o irnico destino, uns anos mais tarde, que eu fosse professor da Escola de Administrao da Universidade Federal da Bahia e me designassem para a banca de portugus, com prova oral e tudo. Eu tinha fama de professor carrasco, que at hoje considero injustssima, e ficava muito incomodado com aqueles rapazes e moas plidos e trmulos diante de mim. Uma bela vez, chegou um sem o menor sinal de nervosismo, muito elegante, palet, gravata e abotoaduras vistosas. A prova oral era bestssima. Mandava-se o candidato ler umas dez linhas em voz alta (sim, porque alguns no sabiam ler) e depois se perguntava o que queria dizer uma palavra trivial ou outra, qual era o plural de outra e assim por diante. Esse mal sabia ler, mas no perdia a pose. No acertou a

CURSO MTODO VESTIBULARES

152

responder nada. Ento, eu, carrasco fictcio, peguei no texto uma frase em que a palavra "for" tanto podia ser do verbo "ser" quanto do verbo "ir". Pronto, pensei. Se ele distinguir qual o verbo, considero-o um gnio, dou quatro, ele passa e seja o que Deus quiser. - Esse "for" a, que verbo esse? Ele considerou a frase longamente, como se eu estivesse pedindo que resolvesse a quadratura do crculo, depois ajeitou as abotoaduras e me encarou sorridente. - Verbo for. - Verbo o qu? - Verbo for. - Conjugue a o presente do indicativo desse verbo. - Eu fonho, tu fes, ele fe - recitou ele, impvido. - Ns fomos, vs fondes, eles fem. No, dessa vez ele no passou. Mas, se perseverou, deve ter acabado passando e hoje h de estar num posto qualquer do Ministrio da Administrao ou na equipe econmica, ou ainda aposentado como maraj, ou as trs coisas. Vestibular, no meu tempo, era muito mais divertido do que hoje e, nos dias que correm, devidamente diplomado, ele deve estar fondo para quebrar. Fes tu? Com quase toda a certeza, no. Eu tampouco fonho. Mas ele fe.

E SEU NVEL DE CORRUPO, COMO VAI?


Millr Fernandes

Dizem por a que todo homem tem seu preo. H quem v mais longe afirmando que alguns homens so vendidos a preo de banana. Sempre esperei, na vida, o dia da Grande Corrupo, e confesso, decepcionado, que ele nunca veio. A mim s me oferecem causas meritrias, oportunidades de sacrifcio, salvaes da Ptria ou pura e frontalmente a hedionda tarefa de lutar... contra a corrupo. Enquanto eu procuro desesperadamente uma oportunidade, as pessoas e entidades agem comigo de tal forma que s vezes chego a duvidar de que a corrupo exista. Mas, falar em corrupo, como anda a sua? Vendendo sade ou combalida e atrofiada como a minha? Responda com muito cuidado s perguntas

CURSO MTODO VESTIBULARES

153

abaixo e depois conclua sobre sua prpria personalidade: voc um corrupto total ou um idiota completo? (No h meio-termo.) Conte 10 pontos para cada resposta certa (voc quem decide qual a certa) e verifique depois o grau de sua corruptibilidade. Nota: Se voc roubar neste teste, porque sua corrupo mesmo absolutamente incorruptvel.

A) Voc descobre que o chefe do seu departamento est com um caso complicado com a secretria do outro chefe em frente. Voc: 1) Finge que no viu nada. 2) Diz secretria que ou tambm est nessa ou vai botar a boca no mundo. 3) Oferece o seu stio ao chefe pra ele passar o fim de semana. 4) Bota a boca no mundo. 5) Insinua ao chefe que h a perigosa hiptese de a mulher dele vir a saber (e enquanto isso pe a promoo embaixo do nariz dele pra ele assinar).

B) Voc acha que a Lei e a Ordem uma mstica social maravilhosa para: 1) Impor a lei e a ordem. 2) Acabar com a grita dos descontentes. 3) Grandes oportunidades de ganhar algum por fora. 4) Dividir o bolo entre os ntimos sem ningum de fora piar.

C) A primeira vez em que voc ouviu falar do escndalo de Watergate voc disse: 1) Isso que pas! 2) Como que o governo americano permite uma imprensa dessas? Isso desmoraliza um pas! 3) Eu no compraria um carro usado desse Nixon. 4) Isso jamais aconteceria entre ns. 5) Quanto tero levado esses caras pra se arriscarem dessa maneira?

D) Voc, como representante oficial da fiscalizao, comparece apresentao de contas, em dinheiro, no Instituto dos Cegos. Fica surpreendido com o alto volume das arrecadaes e em certo momento: 1 ) Diz : "Estou surpreendido com a miserabilidade dos donativos". E tenta enrustir algum. 2) Diz: "Como representante do fisco sou obrigado a reter 30% de tudo porque esta arrecadao totalmente ilegal". 3) Diz: "Teria sido at uma boa arrecadao se metade das notas no fossem falsas". 4) Disfara bem a voz e diz, entredentes: "Todos quietinhos a, seus Homeros de uma figa: Isto um assalto!"

E) Voc se demite do cargo de maneira irrevogvel por insuportveis presses morais e absoluta impossibilidade de compactuar com a presente poltica da firma. Eles prometem

CURSO MTODO VESTIBULARES

154

triplicar o seu salrio. Voc: 1) Recusa, indignado, por pensarem que tudo uma questo de dinheiro. S ficar se eles derem tambm as trs viagens anuais Europa a que todos os diretores tm direito. E participao nos lucros retidos da companhia. 2) Diz que, evidentemente, isso e uma prova moral de que eles esto de acordo com voc. O dinheiro, a definitivo como demonstrao de confiana na sua gesto. 3) Pede para pensar 5 minutos antes de dar a resposta. 4) Explica que tem mulher e filhos e no pode manter um pedido de demisso feito, afinal de contas, por motivos to irrelevantes.

F) H uma diferena fundamental entre fraudar e evitar o imposto de renda. Quando voc descobriu isso, voc: 1) Ficou indignado com as possibilidades de os poderosos usarem tudo a seu favor. Como que se pode escamotear um ordenado? 2) Comeou a estudar furiosamente a legislao para descobrir todos os furos. 3) Tinha 11 anos de idade e estava terminando o curso primrio. 4) Nunca mais pagou um tosto de imposto.

G) Voc d uma nota de 10 pra pagar o jornal, no jornaleiro velhinho da banca da esquina, e percebe que ele lhe deu 50 como troco. Voc imediatamente: 1) Corrige o erro do velhinho? 2) Reclama chateado aproveitando a gagace do vendedor: "P, eu lhe dei uma nota de 100?" 3) Chega em casa e manda todos os seus filhos comprarem vrios jornais? 4) Bota o dinheiro no bolso e fica fregus?

H) Voc teve que fazer um trabalho na rua, no pde almoar, comeu um sanduche. Voc apresenta a conta na companhia: 1) Um sanduche 3 cruzeiros. 2) Almoo 32 cruzeiros. 3) Almoo com o representante da A&F Ltda. 79 cruzeiros. 4) Despesas gerais 143 cruzeiros.

I) Quando o desfalque dado pelo auditor geral (8.000.000 pratas) chega a seus ouvidos voc murmura: 1) "Idiota, se deixar apanhar assim". 2) "Ser que eles vo descobrir tambm os meus 10.000?". 3) "Se ele tivesse me dado 10% eu tinha feito o negcio de maneira que ningum nunca ia descobrir". 4) "Eu fiz bem em no entrar no negcio". Conselho de amigo: Quando algum, na rua, gritar "Pega ladro!", finge que no com voc.

CURSO MTODO VESTIBULARES

155

INTERNET: OPORTUNIDADE OU AMEAA?


Em 1994, os primeiros servidores da Internet, uma rede internacional de computadores, comearam a operar no Brasil. Em 1999, mais de cinco milhes de brasileiros usaram a Internet no dia-a-dia. At o ano 2003, calcula-se que mais de 20 milhes de brasileiros sero usurios dessa rede (poca, 20/12/99, pginas 98-99). A Internet representa a maior revoluo em comunicao pessoal desde a televiso. J influencia quase todos os aspectos das nossas vidas. De educao a esportes, de negcios a namoro, e de lazer a louvor, a Internet se tornou uma parte importante da vida de milhes de pessoas.

Como que o servo de Deus deve encarar este novo meio de comunicao? Algumas pessoas o consideram uma ferramenta do Diabo. Outros vem a Internet como uma oportunidade para comunicar com outras pessoas, at sobre os assuntos mais importantes, os que vm da palavra do Senhor. O propsito deste artigo tentar colocar em perspectiva a Internet, considerando alguns princpios bblicos que devemos lembrar quando avaliamos e usamos essa rede internacional.

O que a Internet?
Computadores transmitem mensagens por fios. Dentro de um computador, as mensagens so transmitidas do teclado para o processador, e do processador para outros dispositivos, tais como o monitor e as unidades de armazenagem (discos, fitas, etc.). A Internet nada mais do que uma extenso desta comunicao, em que vrios computadores so usados para comunicar, um com o outro, transmitindo qualquer tipo de informao que pode ser armazenada eletronicamente. Palavras, sons e imagens (fotografias e vdeos) podem ser transmitidos por uma simples ligao telefnica. A Internet meramente um meio de comunicao.

A Internet facilita a comunicao

CURSO MTODO VESTIBULARES

156

Qualquer coisa boa que pode ser comunicada entre seres humanos vai longe com grande facilidade pela Internet. Ela serve como ferramenta poderosa para manter contato entre parentes e amigos separados por grandes distncias. til na pesquisa educacional, profissional e at religiosa, pois oferece acesso rpido a muitos textos e imagens de todos os cantos do mundo. Este artigo que voc est lendo apareceu na Internet antes de ser distribudo pelo correio na edio tradicional do boletim. Notcias de qualquer lugar no mundo chegam em poucos instantes, permitindo um contato maior entre pessoas.

A capacidade de se comunicar com palavras um presente que Deus deu aos homens desde a criao do primeiro casal. Tudo que a Bblia fala sobre o uso da lngua deve ser aplicado comunicao pela Internet. "Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu prximo, porque somos membros uns dos outros. . . . No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificao, conforme a necessidade, e, assim, transmita graa aos que ouvem" (Efsios 4:25,29). "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar; tardio para se irar.... Se algum supe ser religioso, deixando de refrear a lngua, antes, enganando o prprio corao, a sua religio v." (Tiago 1:19,26).

Sabemos que a lngua difcil de controlar e que ela facilmente machuca outras pessoas (Tiago 3:1-12). A Internet apresenta uma tentao enorme para quem no aprendeu segurar a lngua. Qualquer mensagem, mesmo mentiras, fofocas, e falsas acusaes, pode chegar ao outro lado do mundo em meros segundos. E, pior que a conversa particular ou por telefone, neste ponto a Internet facilita a comunicao a centenas ou milhares de pessoas em poucos instantes.

Alguns perigos da Internet


Qualquer coisa que o homem pode imprimir no papel pode ser colocada na Internet. Pesquisas, literatura, notcias, etc. se encontram na Internet. Mas, h alguns perigos neste aspecto da rede.

CURSO MTODO VESTIBULARES

157

Qualquer pessoa pode colocar suas idias na Internet. No passado, a comunicao de idias ao pblico era privilgio das poucas pessoas com influncia ou recursos para imprimir suas publicaes ou produzir programas de televiso ou rdio. Hoje, qualquer pessoa pode comunicar pela Internet, mesmo as pessoas que no tm nenhum conhecimento dos assuntos tratados. (Veja Atos 17:11).

A censura da Internet praticamente impossvel. Com mais de 3,5 milhes de sites (locais onde pessoas podem procurar informaes) e 200 milhes de usurios no mundo inteiro, cada um capaz de colocar suas idias na frente de outras pessoas (poca, 20/12/99, pgina 93), no existe governo capaz de controlar o contedo da Internet. Esse fato tem seu lado bom, em saber que ningum pode suprimir artigos como este. Mas, ao mesmo tempo, h muitas coisas erradas facilmente disponveis na rede. H milhares de sites que incentivam inimizade, violncia, imoralidade, rebelio, adorao ao Diabo, etc. Correio eletrnico (e-mail) e sites de bate-papo podem ser usados por pessoas maldosas com intenes impuras ou criminosas.

A disponibilidade de muitas informaes, quase de graa, convida o usurio a ficar viciado na rede. Tempo que deveria ser usado para orar, estudar a Bblia, louvar ao Senhor, estar com a famlia e com outras pessoas acaba sendo gasto na frente de uma tela de 14 polegadas.

A Internet pode contribuir solido. Parece engraado! Uma ferramenta que abre portas de comunicao com o mundo inteiro acaba, muitas vezes, criando mais isolao e solido. Na segurana do prprio lar, uma pessoa pode se comunicar com muitos sem ter contato pessoal com ningum. Deus nos criou como seres sociais, precisando de contato com outras pessoas. Por isso, ele nos deu o casamento, a famlia e a igreja. Ns precisamos de outras pessoas. Uso descontrolado da Internet rouba as pessoas deste contato essencial com outros.

Sugestes para o uso da Internet

CURSO MTODO VESTIBULARES

158

A melhor sugesto sobre o uso da Internet foi feita mais de 1.900 anos antes dela! Paulo, um dos apstolos do Senhor, disse: "Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Filipenses 4:8). Seria bom se tivesse como colar este versculo do lado do monitor de cada computador no mundo. Este mandamento de Deus exige uma preocupao da nossa parte quando assistimos televiso, escutamos msica ou entramos na Internet. Mas, de todos esses meios de comunicao, a Internet que exige mais cuidado. Algumas sugestes:

Pais devem sempre supervisionar o uso da Internet por crianas e jovens. Imagine uma banca de jornais com milhares de revistas pornogrficas, livros que incentivam a adorao de Satans, e outros que ensinam como conseguir armas e fazer bombas, junto com uma locadora de vdeos igualmente maus. Agora, imagine a seguinte placa na frente deste comrcio: "Entrada franca para pessoas de qualquer idade. Toda a nossa mercadoria de graa. Fique vontade e leve o que quiser!" Infelizmente, a Internet, mal-usada, pode ser exatamente assim. Pesquisas mostram que qualquer pessoa, at uma criana, pode acessar textos, imagens e conversas absolutamente horrveis, sem pagar nada. Existem programas para facilitar os esforos dos pais a controlar o acesso dos filhos aos sites inapropriados, mas no h garantia que sempre conseguem identificar e bloquear as coisas erradas. Uma boa regra de no deixar os filhos usar a Internet se no tiver um dos pais presente supervisionando.

Qualquer usurio deve controlar seu tempo na rede, nunca deixando de fazer as coisas mais importantes. Enquanto a Internet oferece coisas que podem ajudar no estudo da Bblia, ningum deve se enganar pensando que tempo navegando de um site para outro tempo investido no estudo das Escrituras. Clique em "desconectar" e abra a sua Bblia! "Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios e sim como sbios, remindo o tempo, porque os dias so maus" (Efsios 5:15-16).

CURSO MTODO VESTIBULARES

159

Mantenha o computador de sua famlia num lugar aberto e acessvel. "E no sejais cmplices nas obras infrutferas das trevas; antes, porm, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o s referir vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas, porque tudo que se manifesta luz" (Efsios 5:11-13). Se um televisor no quarto de jovens ou crianas perigoso, imagine o perigo muitas vezes maior de um computador, ligado Internet, no quarto de algum que ainda no tem maturidade para se controlar. Esta sugesto no aplica somente aos jovens. Muitos casamentos j foram estragados pelo acesso fcil pornografia na rede, ou pela facilidade de comear um caso extra-conjugal pelo e-mail.

Continue se comunicando com sua famlia. No deixe as maravilhas da tecnologia roubarem sua famlia do precioso dom de comunicao que Deus deu para todos ns. Desligue o sistema de som, o televisor, e o computador e fale com sua famlia. Ensine seus filhos; oua a sua esposa ou o seu marido; ore com sua famlia; estude a Bblia juntos. 3.500 anos atrs, Deus pediu que os pais falassem com os filhos sobre a palavra dele "assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te" (Deuteronmio 6:7). Este conselho bom para hoje, tambm.

Concluso
Deus criou a comunicao humana para o nosso bem. Desde Gnesis 3, o Diabo tem pervertido este dom de Deus para envolver o homem no pecado. A Internet um meio de comunicao. Pode ser pervertido pelos servos de Satans, ou bem empregado pelos servos de Deus.

por Dennis Allan

CURSO MTODO VESTIBULARES

160

Jovens carentes descobrem benefcios da internet


DANIELLE CHEVRAND da Fundao Banco do Brasil

Jovens do bairro de So Pedro, periferia de Teresina, capital do Piau, esto trocando o vcio das drogas por um outro, de alto valor cultural. O que os entorpece agora so os 21 computadores da estao digital montada no bairro, em julho deste ano, pela Fundao Banco do Brasil, em parceria com a ONG Movimento pela Paz na Periferia, a Secretaria de Administrao de Teresina e o Movimento Meninos e Meninas de Rua. Se antes os meninos entravam na sala, emprestada pela Secretaria de Administrao da cidade, para roubar aparelhos de videocassete e at ventiladores para sustentar o vcio, hoje eles vivem uma realidade bem contrria: invadem a sala para aprender informtica. O bairro de So Pedro foi o primeiro do Brasil a receber uma escola do Programa de Incluso Digital da FBB. Hoje, 10 estaes digitais j oferecem cursos e servios de informtica a crianas e adultos. As salas tm de 10 a 30 computadores. Na ltima quarta-feira, dia 24, mais uma estao foi inaugurada, em Benevides, no Par. A nossa meta ter at o fim deste ano 50 estaes funcionando nas regies Norte e Nordeste e em bairros carentes de So Paulo, Belo Horizonte e Braslia. No ano que vem, outras 100 sero implantadas. Com isto, facilitaremos a vida de pessoas que nunca teriam oportunidade de usar um computador e muito menos a internet, e hoje aprendem a pagar uma conta, a tirar um CPF, ou emitir uma certido pela web. Aes que obrigariam estas pessoas at a fazerem viagens de suas comunidades, no interior, para as capitais. Pela internet, os agricultores vo poder buscar e estudar novas tcnicas de plantio ou mesmo requisitar visitas de tcnicos da Embrapa. Para os jovens, alm do conhecimento, vai aumentar sua competitividade no mercado de trabalho, explicou Germana Macena, coordenadora do Programa de Incluso Digital da FBB. A excluso digital um dos problemas mais graves do Brasil. Segundo o Relatrio de Desenvolvimento Humano produzido e divulgado pela ONU em 2004, o Brasil ocupa a 72a colocao no grupo de pases com mdio ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), com uma taxa de apenas 82,2 usurios de internet por grupo de mil indivduos.

CURSO MTODO VESTIBULARES

161

Para cobrir esta demanda, aes como a da FBB tm feito a diferena. Segundo Germana, a Fundao emprega, em mdia, 40 mil reais para montar uma escola digital com computadores novos. Por seis meses, os gastos com internet e bolsas para os monitores so financiados pela entidade. Depois desse tempo, a escola tem de passar a se auto-sustentar, mas continua sendo permanentemente vistoriada pela Fundao. Para instalar o centro, a FBB procura fazer parcerias com organizaes locais prefeituras ou empresas , que fornecem o espao para as salas e arcam com gastos com eletricidade, gua e impostos. So estas organizaes que escolhem os programas que vo usar em seus computadores. Podem optar por softwares proprietrios que exigem o pagamento pelo uso, como, por exemplo, os programas da Microsoft , ou pelo software livre que pode ser manipulado de acordo com os interesses dos usurios. Uma vez que opte pelo software proprietrio, a entidade deve se comprometer a pagar as licenas de uso. O assunto auto-sustentabilidade tratado desde o primeiro encontro com a entidade disposta a ser parceira da Fundao. Ento, ao longo dos seis meses em que a FBB ajuda a financiar o programa, monitores de todas as escolas fazem encontros para elaborar a melhor forma de manter suas salas. Uns contam com o apoio de cooperativas de artesos, outros fazem acordos com empresas ou com prefeituras. At autorizamos que, para ajudar nas despesas da estao, seja cobrada uma taxa simblica proporcional ao valor que o usurio possa pagar, desde que nunca se impea o acesso de quem no tem dinheiro, contou Germana. Mesmo recente, o Programa de Inclusa Digital da FBB j tem gerado resultados satisfatrios. A coordenadora observa que, depois de certo tempo, a comunidade realmente entende a importncia das estaes e por isso Germana no teme que um dia elas se tornem fonte de renda para aproveitadores. Eu vejo que a comunidade se apropria das estaes, que elas passam a ficar acima de qualquer questo poltica ou partidria. A partir da, a prpria comunidade protege aquele lugar. Mesmo assim, se a Fundao notar que h alguma irregularidade, os computadores so transferidos para outra comunidade, pondera Germana Macena.
Um novo vcio

A estao de Teresina um bom exemplo de como isso funciona. E bem. Os prprios

CURSO MTODO VESTIBULARES

162

moradores conseguiram estabelecer uma parceria com uma empresa de nibus para transportar gratuitamente a crianada das comunidades distantes at as salas de aula. Hoje, os 21 computadores ligados internet servem de laboratrio para 300 crianas, que so divididas em 15 turmas. Nelas, as crianas aprendem as ferramentas do programa Open Office um software livre semelhante ao Office da Microsoft e da internet e podem fazer ainda uma introduo ao sistema operacional Linux. Quatro meses depois de inaugurada a estao, os meninos que ainda pertencem s gangues de traficantes das regies mais violentas do bairro de So Marcos Prainha, Buriti dos Lopes e So Pedro de Cima aprenderam a ter respeito pelo espao, muito graas liderana de Francisco do Nascimento Jnior. Nascido e criado em So Marcos, em sua juventude humilde ele foi engraxate, zelador, vendedor, ajudante de mecnico e chegou a pedir esmolas nas ruas. Sem dinheiro at mesmo para se alimentar, mas com muita vontade de aprender histria para poder ensin-la aos outros, Jnior pediu para cursar gratuitamente um pr-vestibular do Sesc de Teresina, com a promessa de pagar o estudo quando entrasse na universidade. No sei como eu passei para o curso de histria da Faculdade Federal do Piau. Dormi dois dias com o jornal que trazia o resultado do vestibular debaixo do brao para garantir que meu nome no sairia dali. Naqueles dias, decidi que passaria a vida ajudando as pessoas, conta o ento calouro que hoje tambm cursa cincias sociais e teologia. Agora, aos 33 anos, Jnior coordena a ONG Movimento pela Paz na Periferia, que criou h dois anos para promover a incluso social por meio de oficinas de rap, grafite e dana de rua. E por experincia prpria confirma que a opo pelas drogas se d por falta de acesso a diverso, lazer, cultura e comida. Quando encontram computadores da estao implantada pela FBB, os jovens preenchem esse vcuo , ele assegura. Muitos jovens que viviam pelas ruas me contam que esto viciados nas salas e nos programinhas de bate-papo. Eles adoram ficar conversando e navegando na internet. Hoje, conseguimos dar cursos de informtica que custariam mais de 150 reais. No futuro, estes aprendizes estaro disseminando seus conhecimentos em informtica para outras geraes, sonha Francisco Nascimento Jnior.

CURSO MTODO VESTIBULARES

163

MULHERES APRENDEM O DIREITO DE TER DIREITO


Francisca Pereira de Melo, a Chiquinha, 22, nasceu em So Lus (MA) e empregada domstica em So Jos dos Campos (91 km a nordeste de So Paulo). Quando tinha 18 anos, sua patroa falou de um curso chamado Promotoras Legais Populares, sobre direitos da mulher. "Fiquei interessada porque era um curso para mulheres, e a gente no v muito disso por a", diz. Aps participar de encontros semanais durante um ano, Chiquinha aprendeu assuntos que nem sabia que existia. "Descobri que as mulheres tm direito a licena-maternidade, por exemplo." Com o novo conhecimento, ela passou a ajudar outras pessoas, como a sua cunhada, quando esta se separou do marido, orientando-a sobre os rgos que deveria procurar e os direitos que possua. Chiquinha uma entre as mais de mil mulheres que j passaram pelo projeto, uma das iniciativas no-governamentais brasileiras que pretendem difundir o conhecimento do direito pela educao popular. Trata-se de programas fornecem informaes, divulgam campanhas de conscientizao e at propem aes judiciais. H tambm grupos que atuam internacionalmente pela efetivao de direitos em territrio nacional. O que todas tm em comum o ideal de ensinar s pessoas que elas tm direitos e, se no os conhecem, muito difcil lutar por eles. O curso de promotoras legais populares gira em torno dos problemas enfrentados pelas alunas no dia-a-dia, como questes sobre sade da mulher, violncia domstica e direitos trabalhistas, que so abordadas de maneira multidisciplinar, com aulas ministradas por mdicos, socilogos, psiclogos, assistentes sociais, advogados e juzes. "Algumas mulheres usam o conhecimento adquirido no trabalho que j realizavam, outras passam a atuar em suas comunidades", diz Alcione Massula, uma das coordenadoras do curso em So Jos dos Campos, onde ocorre h sete anos. Ela diz que as alunas que passam a atuar em suas comunidades ajudam outras mulheres a procurar os rgos especficos para os problemas que possuem. O CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educao Popular), em So Paulo, desenvolve um projeto de que homens e mulheres podem participar. Chamado "Escola de Lideranas", o curso busca formar pessoas com uma viso crtica da realidade na periferia.

CURSO MTODO VESTIBULARES

164

Ailton Alves da Silva, 40, ex-marceneiro e hoje assessor parlamentar do deputado estadual Simo Pedro (PT), conheceu o trabalho do CDHEP h dez anos. Silva conta que, em 1980, mudou-se da Vila Mariana para o Parque Rondon, no Capo Redondo (zona sul). O contato com uma realidade to diferente o motivou a procurar a associao de moradores para tentar ajudar as pessoas. Foi nesse perodo que ele se interessou pelas atividades que a ONG fazia com comunidades do bairro, dando orientao jurdica e formando pessoas para lidar com as dificuldades do local. "Tivemos muitas conquistas no bairro onde eu moro. A regularizao do loteamento no Parque Rondon, que era clandestino, um dos exemplos. Cada morador tem hoje um lote desmembrado", diz Silva. No incio dos anos 80, ele e outras 179 pessoas compraram lotes em um terreno que era irregular. Apesar de cada uma ter seu terreno, para a prefeitura a rea era uma nica gleba. A garantia do acesso Justia tambm est presente em outra iniciativa difusora de direitos da populao. "Conhecer para reivindicar" a idia da campanha "O Brasil Tem Fome de Direitos", desenvolvida pela Fase (Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional), que atua em vrias regies do pas, como a Amaznia e o serto baiano, com projetos de economia solidria e desenvolvimento sustentvel. Sandra Mayrink Veiga, coordenadora da Fase, conta que a campanha consiste em exigir que sejam cumpridos direitos constitucionais, como educao, sade, trabalho, moradia, lazer e segurana. Por meio da formao de uma rede de parcerias entre entidades, movimentos sociais e at personalidades famosas, a campanha divulga panfletos e vdeos e promove debates em escolas, rdios e TVs locais. Desde o lanamento, em junho, a campanha foi adotada por 465 cidades e 1.237 instituies. "O trabalho das fortalece a democracia. No d para deixar a coisa pblica sob a responsabilidade exclusiva do Estado", diz Virgnia Feix, da Themis, organizao que gere o curso de promotoras legais populares em Porto Alegre. Esse o caso do Instituto Pro Bono, que tem na advocacia com responsabilidade social o ponto de partida de suas atividades. A advocacia "pro bono" tem origem nos EUA e a atividade realizada de maneira voluntria, para pessoas que no podem pagar por esse tipo de servio. Coordenador do Instituto Pro Bono, Marcos Fuchs afirma que a entidade conta com o trabalho de 150 advogados e j atendeu cerca de cem organizaes, como a Amar

CURSO MTODO VESTIBULARES

165

(Associao de Mes e Amigos da Criana e Adolescente em Risco). "No tnhamos dinheiro para arcar com essa despesa", diz Conceio Paganele, presidente da Amar. Como a prtica da advocacia gratuita proibida no Brasil, o Instituto Pro Bono teve problemas com a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) em 2001, ano de sua fundao. A autorizao veio em 2002, mas restringe-se a So Paulo e ao atendimento de pessoas jurdicas. No Estado, o atendimento a pessoas fsicas feito por organizaes governamentais ou, em convnio com elas, por instituies de ensino, como a USP, por meio do Departamento Jurdico 11 de Agosto. Quando o Estado deixa de cumprir direitos previstos na Constituio, a alternativa buscar o auxlio nas cortes internacionais, fazendo a chamada advocacia internacional dos direitos humanos. A ONG Justia Global, que publica relatrios sobre violaes de direitos humanos nas mais diversas reas, desenvolve esse trabalho. Quando se esgotam os meios de proteo no Brasil ou quando h uma demora injustificada na ao do Poder Judicirio, a entidade envia denncias ONU (Organizao das Naes Unidas) e OEA (Organizao dos Estados Americanos). A entidade j enviou denncias sobre violncia rural contra de trabalhadores sem-terra, sobre a situao das comunidades quilombolas e sobre o direito de mes adotivas de obter licena-maternidade. Andressa Caldas, diretora jurdica da Justia Global, afirma que muitas vezes o trabalho de defesa dos direitos humanos arriscado. "Cada novo relatrio provoca uma reao adversa", diz. Ou seja, longo o caminho pela difuso da Justia _falta direito para quem luta por eles.

TEXTOS FUNCIONAIS

s vezes, o redator no precisa de muito conhecimento e/ou de muito talento para confeccionar alguns tipos de textos. o caso da elaborao de textos funcionais, ou seja, escritos que tm uma finalidade documental e que geralmente segue regras. Como esta

CURSO MTODO VESTIBULARES

166

apostila voltada para estudantes do Ensino Mdio, iremos abordar apenas dois tipos bsicos que podero ser pedidos em situaes especficas: requerimento e procurao. A teoria aqui estudada, bem como os exemplos foram tirados do site portrasdasletras

REQUERIMENTO

um documento no qual o interessado, depois de se identificar e se qualificar, faz sua solicitao autoridade competente. S usado ao se dirigir ao servio pblico. Possui caractersticas prprias, como: aps o vocativo, deixam-se aproximadamente dez linhas ou espaos e o corpo, espao destinado ao despacho da autoridade competente, finalizando com pedido de deferimento solicitao, data, aps exposio." (Cleuza G. Gimenes Cesca, in Comunicaco Dirigida na Empresa.) H tericos, como Teobaldo de Andrade, que defendem a dispensa do pedido de deferimento, argumentam que ningum faz uma solicitao para pedir indeferimento: "Nestes termos, pede deferimento" ou "N. termos, p. deferimento" ou "N.T./P.D./ ou "N.T./A.D." O requerimento um instrumento do cidado, nele se faz a solicitao de um direito que a pessoa, grupo de pessoas ou empresa considera t-lo. No h necessidade de ser datilografado, pode ser manuscrito. O famoso abaixo-assinado, muito usado pelo povo e por organismos populares, um requerimento de carter coletivo. Como nele vo muitas assinaturas, o espaamento entre as partes do requerimento pode ser menor. Mas, cuidado! No assine nada em branco, exija que o texto do abaixo assinado esteja expresso na folha em que voc for colocar sua assinatura. Antigamente ele era feito em papel almao (com ou sem pauta), sua redao era uma iniciativa do requerente, por isso o cidado semiletrado pagava uma taxa a um escritrio

CURSO MTODO VESTIBULARES

167

para redigi-lo. Hoje, com o programa de desburocratizao, as reparties fornecem modelos e at formulrios a serem preenchidos.
Modelo 1:

Exmo. Sr. Secretrio de Esportes da Prefeitura de So Lus do Maranho

A indstria Laticnios Sousa Maia, localizada na rua Accia n 500, Bairro So Joo, nesta cidade, inscrita no C.G.C. 48.784.943/0001-08 e Inscrio Estadual n 244.152.262, vem requerer a V.Exa. a cesso do Ginsio Costa Rodrigues, para a realizao do 1 Campeonato Esportivo Interno de seus funcionrios, nos dias 16 e 17 de maro prximo, das 8 s 18 horas, em virtude de no possuir espao fsico adequado.

Nestes termos, pede deferimento.

So Lus, 22 de maio de 2011.

Assinatura

CURSO MTODO VESTIBULARES


Modelo 2

168

Exmo. Sr. Prefeito Municipal de So Lus do Maranho

Ns, abaixo-assinados, moradores do Conjunto Habitacional Mtodo Vestibulares, vimos requerer de V.Exa. o asfaltamento das ruas do conjunto habitacional com urgncia, pois em dias secos a poeira invade as casas, prejudicando a sade das pessoas, e em dias chuvosos, suas vias pblicas ficam intransitveis, at mesmo para os nibus da empresa que serve comunidade.

Nestes termos, pedimos deferimento.

So Lus, 29 de dezembro de 2006

Assinatura: Endereo: Assinatura: Endereo: (sucessivamente)

CURSO MTODO VESTIBULARES

169

PROCURAO

A Procurao um documento que d poderes para uma pessoa representar outra em situaes permitidas por lei. Alguns tipos s so vlidos se registrados em cartrio, mas h casos em que uma procurao redigida pelo prprio solicitante acaba produzindo um bom efeito. Vejamos a seguir um modelo bastante simples.

PROCURAO

Eu, Antnio da Silva Esprito Santo, brasileiro, engenheiro casado, residente e domiciliado em So Lus do Maranho, Rua dos Amores, n 26, Centro, portador do RG n xxxxxxxxx e do CPF n XXXXXXXXXX declaro e constituo como meu bastante procurador o senhor Jernimo Sousa Oliveira, brasileiro, estudante, residente e domiciliado na rua das Verdades, n 04, portador do RG n XXXXXXXX e do CPF n XXXXXXXXXXX, como meu bastante procurador, com o fim nico e especfico de representar-me perante a Universidade Federal do Acre para efetuar minha inscrio no vestibular 2007, no curso de Filosofia, podendo o mesmo assinar quaisquer documentos necessrios para o bom cumprimento de seu dever, podendo inclusive substabelecer a presente procurao.

So Lus, 28 de outubro de 2006.

Assinatura

CURSO MTODO VESTIBULARES

170

BIBLIOGRAFIA

Alm dos muitos sites visitados para recolher os textos que compem esta apostila, principalmente o www.portrasdasletras.com.br, recorri tambm aos seguintes livros que vo relacionados a seguir.

ALMEIDA, Sonia. Aula de redao: uma viagem transdisciplinar. So Lus: Fundao Sousndrade, 2004. BASTOS, Lcia Kotschitz. Coeso e coerncia em narrativas escolares. So Paulo: Martins Fontes, 1994 BASTOS, Lcia Kotschitz e MATTOS, Maria Augusta. A produo escrita e a gramtica. So Paulo: Martins Fontes, 1992. CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUSA, Jsus Barbosa. Produo de textos e uso da linguagem. So Paulo, 1998. FAULSTICH, Enilde L. Como ler, escrever e redigir um texto. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. KOCH, Ingedore G. Villaa e Travaglia, Luiz Carlos. Texto e coerncia. So Paulo: Cortez, 2002. _________ e __________.. A coerncia Textual. So Paulo: Cortez, 2002. _________. A Coeso textual. So Paulo: Cortez, 2002. MACHADO, Irene A. Literatura e Redao. So Paulo: Scipione, 1994. MOTTA, Mirta Piris da. Los textos en el aula. Asuncin. 2001. NERES, Jos. Estratgias para matar um leitor em formao. So Lus: Carajs, 2005. SAVIOLI, Francisco Plato e FIORIN Jos Lus. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo, tica, 1999. VAL, Maria da Graa Costa. Redao e textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1999.

You might also like