You are on page 1of 10

A CINCIA DO DIREITO: UMA BREVE ABORDAGEM

Raquel Fabiana Lopes Sparemberger Pretendemos com este texto fazer uma breve abordagem a respeito da cincia do Direito, enfocando tanto aspectos relacionados com a sua conceituao como com a sua problemtica. Ainda que se possa discutir se o Direito constitui uma cincia prpria, efetiva (a chamada cincia do Direito), a verdade que poucos so os autores que ousam desafiar a viso dominante do Direito como cincia e suas principais conseqncias, especialmente aps o advento da obra Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen, em que o autor se esmerou em demonstrar, como expoente do positivismo jurdico, a pureza jurdica do Direito em seu aspecto tipicamente cientfico1. Nesse sentido, num primeiro momento, faz-se necessria a abordagem de como se d a construo do conhecimento, ou seja, a construo da cincia, j que ela advm do conhecimento. Como observa Agostinho Ramalho Marques Netto, conhecer trazer para o sujeito algo que se pe como objeto. a operao imanente pela qual a um sujeito pensante se representa um objeto (1982, p. 12). A construo do conhecimento se d numa relao de conjuno entre o objeto e o que pensou intelectualmente a respeito dele o sujeito que o observou. O conhecimento fato e no podemos duvidar de sua existncia. Podemos indagar sobre sua validade, objetividade e preciso, porque diversas

Todavia, sabemos que o surgimento do positivismo anterior s discusses metodolgicas de Hans Kelsen. Conforme Corra, o positivismo jurdico a teoria que veio contrapor-se doutrina do Direito natural. Para esta nova matriz metodolgica de explicao dos fundamentos do Direito, a cincia jurdica tem por objeto o conhecimento do conjunto de normas formadas pelo Direito vigente, positivo. No intuito de separar o Direito da moral e da poltica, pregam seus seguidores que o jurista deve limitar sua anlise ao Direito estabelecido pelo Estado ou pelos fatos sociais, abstendo-se de qualquer valorao tico-poltica, isolando o mundo das normas de sua realidade social: o objeto de estudo do Direito o sistema de normas coercitivas fora de seu contexto concreto (1999, p. 89-90).

87

so as formas de adquiri-lo. O conhecimento pode ser religioso, filosfico, histrico, poltico, sociolgico, cientfico etc. Nesse sentido, possvel afirmar que no existe um nico tipo de conhecimento que possa ter um sentido unvoco no mundo. Diversos so os autores que abordam a relao existente entre sujeito e objeto. Todavia existem correntes que levantam essa problemtica da relao sujeito-objeto, divergindo entre si quanto construo do conhecimento. No que concerne a essa relao entre sujeito e objeto existem duas correntes que discutem a problemtica. A corrente empirista2 parte da idia de que o conhecimento s se adquire porque nasce do objeto e ao sujeito cabe somente registr-lo e descrev-lo, ou seja, ele partiria do real (objeto) para o racional (sujeito). O objeto seria algo transparente, invisvel, se apresentaria ao sujeito como ele , e a este caberia somente saber ver e assim construir o conhecimento. O conhecimento para o empirista uma descrio do objeto, tanto mais exata quanto melhor apontar as suas caractersticas. A corrente racionalista3 , ao contrrio da anterior, coloca seu fundamento de validade no sujeito e o objeto somente um ponto de referncia, quando no ignorado. Essa corrente tem algumas semelhanas com o positivismo lgico, pois esse trabalha ou confere razo uma importncia mais alta, bem afastada do objeto, que no h como confundi-los. Dentro do racionalismo encontramos o idealismo, que seria o extremo dessa postura, pois para um idealista o conhecimento nasce e se esgota no sujeito, como idia pura (cf. Marques Netto, 1982, p.5). A problemtica sobre o conhecimento e a divergncia existente entre essas duas correntes, emprica e racional, faz com que busquemos entender dentro da relao sujeito-objeto a construo do termo cincia , que o objeto de tal abordagem.

No empirismo, a escola mais conhecida e radical a do positivismo, representada pelo pensador francs Augusto Comte (1798-1857). Essa escola afirma que o conhecimento cientfico nasce do objeto. neste que repousa a verdade cientfica, apresentando-se ao sujeito como de fato na realidade (cf. Nunes, l996, p. l5). Em posio exatamente oposta ao empirismo e positivismo est a escola racionalista. O conhecido filsofo francs Descartes (1596-1650), da famosa frase Penso, logo existo, considerado o fundador do racionalismo moderno (cf. Nunes, 1996, p. 16).

88

1 - O SIGNIFICADO DO TERMO CINCIA


O termo cincia, na acepo vulgar, indica conhecimento, j que deriva da palavra latina scientia, oriunda de scire, ou seja, saber. O vocbulo cincia, em todos os autores por ns estudados, significa conhecimento, saber, possui um sentido dos mais variados e define todos os ramos do saber. Para Trcio Sampaio Ferraz Junior o termo cincia no unvoco, se verdade que com ele designamos um tipo especfico de conhecimento; no h, entretanto, um critrio nico que determine a extenso, a natureza e os caracteres deste conhecimento; tem fundamentos filosficos que ultrapassam a prtica cientfica, mesmo quando esta prtica pretende ser ela prpria usada como critrio (1986, p. 9). Dessa forma a expresso utilizada pelo autor, de que a cincia no possui sentido unvoco, evidencia que composta de elementos e de enunciados que visam a transmitir informaes verdadeiras sobre tudo o que existe, existiu ou existir. O conhecimento cientfico quer, na verdade, que essas constataes e enunciados tornem-se descritivos, comprovando assim a existncia desses dados. O conhecimento cientfico se constitui, nesse sentido, num corpo sistemtico de enunciados verdadeiros. Como no se limita a constatar o que existiu e o que existe, mas tambm o que existir, o conhecimento cientfico possui um manifesto sentido operacional, constituindo-se num sistema de previses, bem como de reproduo e inferncia dos fenmenos que descreve (cf. Ferraz Junior, 1986, p. 17).

2 - O PROBLEMA DA CINCIA DO DIREITO


Segundo Angel La Torre (1978, p. 123), se a cincia , em primeiro lugar, conhecimento de novos fatos da realidade, cabe perguntar que fatos, que realidade o jurista investiga. So os fatos e a realidade legais, isto , o direito positivo vigente num dado momento e num dado pas? Mas esse direito mutvel e efmero. A problemtica da cincia do Direito reside justamente na questo do seu mtodo e de seu objeto de conhecimento, pois para alguns juristas a cincia do Direito uma atividade intelectual que tem por objeto o conhecimento racional e sistemtico dos fenmenos jurdicos, enquadrando-se ento num 89

conhecimento unvoco e no variado. este, portanto, o conceito de cincia do Direito que se encontra nos mais variados manuais estudados, ou seja, de uma cincia dogmtica, esttica, chamada dogmtica jurdica. Por possuir essas caractersticas, seu papel seria somente avaliar o que est contido basicamente nas leis e nos cdigos. No de natureza crtica, isto , no penetra no plano da discusso quanto convenincia social das normas jurdicas. Nesse sentido, ao operar no plano da cincia do Direito, o cientista tosomente cogita dos juzos de constataes, a fim de converter as determinaes contidas no conjunto normativo. irrelevante qualquer constatao sobre o valor de justia, mantendo-se alheia a valores. Apenas define e sistematiza o conjunto de normas que o Estado impe sociedade. A partir disso se pode questionar como uma cincia como o Direito pode permanecer alheia a valores, se o princpio fundamental dessa rea do saber trabalhar com questes humanas, que so variveis, jamais estticas ou vinculadas norma posta. Se a cincia conhecimento ela mutvel, mesmo que se trabalhe com conceitos que digam que deve ser descritiva. Para que se concretize numa verdadeira cincia, temos de trabalhar ento com normas descritveis, mas que estejam sempre preparadas para possveis modificaes de acordo com o progresso social que envolve o Direito. Nesse sentido, o que mais intriga a maioria dos juristas como a cincia se constitui, se h divergncias sobre a sua real existncia (mtodo e objeto). A dificuldade surge no aspecto da existncia de uma cincia autnoma do Direito, o que traz discusso se os fenmenos jurdicos podem ser ou no objeto de reflexo e anlise sob os diversos pontos de vista de outros ramos do saber (cf. La Torre, 1978, p.124). A discusso sobre a existncia de uma cincia do Direito muito antiga. Os romanos a qualificam como Iurisprudentia e a definiram como cincia porque nasceu e se desenvolveu com a filosofia grega, que permitiu cincia analisar e gerenciar seus materiais. Mesmo assim havia uma incerteza quanto doutrina jurdica e sua prtica, pois havia dvidas se poderia chamar-se cincia uma doutrina que era incapaz de decidir com certeza os problemas a ela submetidos. Dessa forma, somente no sculo passado, quando houve um assombroso progresso da maioria das cincias, foi possvel conhecer melhor os 90

aspectos da realidade social, possibilitando assim a certeza de estarmos adquirindo um conhecimento que permitiu investigar a lei e dar a ela um carter mais cientfico (cf. La Torre, 1978, p. 128-31). Nesse sentido, H. J. Von Kirchmann (1961, p.54), refere-se ao fato de que, estando a cincia jurdica vinculada legislao e variando esta segundo a vontade do legislador, a obra do jurista efmera, depende do capricho daquele e no pode seriamente pretender descobrir nada de real e permanente. Isso torna impossvel estabelecer leis gerais. O que H. J. Von Kirchmann quer dizer-nos que todas as cincias tm leis e as leis so a sua finalidade suprema. Todas as cincias em todos os tempos tm, alm das leis verdadeiras, outras falsas. Mas a falsidade destas no exerce qualquer influncia sobre o seu objeto (1961, p. 54). O que diferente do Direito, pois nesse ocorrem fatores imprevisveis, dados novos, a influncia da vontade do legislador bastante forte, por isso difcil acatar a cientificidade do Direito.

3 - A CINCIA DO DIREITO
Se considerarmos cincia qualquer tipo de conhecimento racional que engloba dados da realidade natural, social ou cultural, no teremos problemas para falar de uma cincia jurdica, visto que essa estuda dados da realidade, embora de forma racional. Suponhamos, no entanto, que exista uma cincia e que a sua utilizao seja lcita. Assim, poderemos entend-la ento como arbitrria, nada progressiva, distante da realidade social e tomaramos como exemplo a cincia jurdica, pois seu problema reside a: a cincia jurdica, por ser cincia, arbitrria e nada progressiva? Segundo Angel La Torre (1978, p. 141), um dos maiores problemas da cincia do Direito a sua arbitrariedade, por ser constituda de leis arbitrrias que se modificam com o tempo, pois uma mera palavra do legislador converte bibliotecas inteiras em lixo, ou seja, uma mudana na legislao torna inteis a maioria dos manuais de Direito. No podemos exagerar esse feito, pois um ordenamento jurdico num todo no se modifica, mas evolui. Assim, o que muda so algumas normas, o que ocorre na verdade um progresso, uma evoluo da cincia jurdica quando se busca atender a dados da realidade social. 91

Temos de ter presente que se a cincia jurdica arbitrria porque o legislador fica preso doutrina tradicional, com mtodos, sistemas e conceitos, e que esse, mesmo querendo realizar inovaes, se prende a tcnicas habituais de determinada poca histrica. Por isso uma cincia jurdica, mesmo entendida no modesto sentido de ordenao de conceitos e mtodos de anlise de normas legais, no se improvisa, mas adquire-se atravs de uma educao especializada que transmite seus mtodos e suas rotinas de gerao para gerao. Hoje, por mais radicais que sejam as mudanas, o jurista continua utilizando tcnicas e hbitos da tradio doutrinria, j que o progresso social da cincia jurdica discutvel. Se considerarmos como objeto da cincia jurdica apenas o conhecimento do Direito, esse progresso duvidoso. Nesse sentido, na realidade, quando se fala de progresso da cincia jurdica, teria que se pensar especialmente na forma como, graas ao desenvolvimento desses mtodos de anlise, o jurista capaz de enfrentar novos problemas e realidades partindo de um Direito que inevitavelmente vai ficando ultrapassado pela evoluo social (La Torre, 1978, p. 146). A resoluo de tal problema est em sabermos se existe ou no um progresso social da cincia do Direito e que importncia tem o jurista na existncia desse progresso. Tal constatao se d atravs da prpria evoluo dos homens e de suas realidades e atravs dessas que o Direito, ou o conhecimento do Direito (j que cincia conhecimento) poder realmente se caracterizar como progresso social, regulando e controlando a vida da comunidade. Quando nos propomos a estudar a cincia jurdica, a primeira anlise feita de que o Direito no pode ser algo diverso, ou que no faz parte da realidade social. Ele precisa, isto sim, fazer parte da realidade social global, deve ser cincia medida que conhecimento, pois o jurista deve integrar-se na construo desse progresso que o Direito persegue. Cabe a pergunta: o jurista tambm persegue esse progresso social, faz dele cincia jurdica, ou ela deve ser pura, livre de qualquer influncia ideolgica? Buscamos a concepo de cincia jurdica e para que isso ocorra necessrio examinarmos qual o seu verdadeiro mtodo e objeto. 92

4 - A CINCIA DO DIREITO MTODO E OBJETO


Para que possamos enfocar aspectos relacionados com o objeto e o mtodo da cincia jurdica, uma primeira proposta pode ser a seguinte: a cincia tem por objeto o conhecimento do conjunto de normas que constituem o Direito vigente ou positivo (La Torre, 1978, p. 152). O jurista, ao utilizar esse objeto de conhecimento, deve buscar e desenvolver seus conceitos, sua metodologia, utilizando-se somente da lei. Nessa tica, o jurista deve limitar-se ao Direito assim como ele nos posto, estabelecido, no podendo adentrar e envolver-se em questes ticas ou valorativas, ou ainda ater-se a questes sociais ou, especificamente, a normas que se prendam realidade social. O direito normativo/dogmtico e somente esse seu objeto de estudo. Diante disso, o jurista no precisa ser indiferente ao que diz respeito a valores ticos, morais e sociais. Ele pode criticar o Direito positivo e esforar-se para modific-lo, alcanando assim sua reforma e estruturao de algumas normas quando achar necessrio. Entretanto, agindo assim, ele estar fora de seu campo de atuao como cientista do Direito. Para Angel La Torre, um jurista analisa objetivamente leis, ainda que se esforce para que o Direito de seu pas se ajuste aos conceitos ticos mais perfeitos, tal como ele os concebe. A atitude positivista no pressupe e tampouco nega a importncia dos estudos da sociologia jurdica, isto , das indagaes sobre a atuao do Direito na realidade social, mas simplesmente afasta da cincia jurdica e da anlise das normas este tipo de considerao (1978, p. 152). Isso significa que o objeto do Direito nessa concepo pode e deve ser estudado como algo diverso/separado dos fenmenos sociais. Nesse sentido J. Austin, em sua jurisprudncia analtica, nos diz que se deve distinguir o Direito positivo de outros tipos de normas, como os usos sociais ou outros preceitos independentes daquele que se considera o nico e verdadeiro Direito (1954, p. 10). Para esse autor a cincia jurdica deve ocupar-se s das leis positivas, sem preocupar-se se so boas ou ms. 93

Depois de buscarmos entender a problemtica que envolve a cientificidade ou no da cincia do Direito, abordando aspectos desde a construo do conceito de conhecimento e de cincia e sua vinculao com o Direito, procuraremos enfocar alguns aspectos relacionados com Cincia jurdica de acordo com Hans Kelsen.

HANS KELSEN E A CINCIA DO DIREITO


O conceito de cincia jurdica apresentado por Hans Kelsen o de uma cincia purificada de qualquer valor, tanto social como tico ou moral. Tal postura tornou-se algo realmente polmico e bastante discutido, porm so poucos os que ousam desafiar essas premissas com competncia e clareza de afirmaes. Nesse sentido, partimos da idia de quais so ou devem ser os mtodos de estudo do Direito. Hans Kelsen parte do mesmo ponto dos demais positivistas tradicionais, ou seja, a anlise do Direito deve fazer-se independentemente de qualquer juzo de valor tico, poltico, e de qualquer referncia realidade social em que atua. O Direito um fenmeno autnomo, cujo conhecimento o objeto da cincia jurdica como atividade intelectual distinta da tica e das cincias sociais. A autonomia da cincia jurdica requer que ela se liberte das contaminaes ideolgicas que, de forma mais ou menos consciente, tm perturbado o estudo do Direito. Hans Kelsen parte de uma concepo de cincia que est fundada na objetividade, exatido e neutralidade de suas proposies, que vo descrever o objeto dado. Seu objetivo purificar a cincia jurdica de todos os elementos estranhos, fixando como seu nico objeto o conhecimento do que o Direito, sem tentar justific-lo nem coloc-lo sob pontos de vista alheios a ele. Ou seja, uma teoria consciente da legalidade especfica de seu objeto (cf. 1994, p.1-3). Para constituir uma cincia to purificada e limpa, sem quaisquer impurezas, o fundamental para Hans Kelsen que o Direito se resuma exclusivamente norma. Cabe, portanto, cincia jurdica transformar essas normas em regras, criar a forma lgica do jurdico. Aqui o objeto a norma e no o fato. Todos os fatos devero obedecer ao que a lei ordena. Por isso 94

comenta Eugeny Pashukanis: Esta teoria no intenta en absoluto examinar el derecho, la forma jurdica como forma histrica, pues no trata de estudiar la realidad en forma alguna. Por esto, para emplear una expresin vulgar, no hay gran cosa que se pueda sacar ah (1976, p. 60). Obviamente, para enfocarmos toda a problemtica que envolve a Teoria Pura do Direito, ou mais especificamente a cincia do Direito, precisaramos aprofundar todos os elementos at aqui apresentados no que concerne a esse tema. Entretanto, optamos somente em fornecer pequenas noes do que cincia do Direito e como tal tema entendido/abordado por alguns autores por ns estudados. Entre os autores estudados, Luiz Alberto Warat (l985, p. 137) questiona essa viso positivista e tenta trabalhar com a desconstruo do modelo kelseniano de cincia, fazendo perceber atravs de um contradiscurso que a viso positivista abordada por Kelsen, ou a viso de cincia jurdica como uma cincia dogmtica do Direito, no pode mais ter fora de sistema normativo, pois se apresenta como um corpo confuso de regras, cheias de defeitos e insuficientes para satisfazer s necessidades reais da sociedade moderna. Para esse autor, o termo/palavra Direito somente um preceito obrigatrio que organiza e conforma a sociedade. Por isso, preciso deslocar a idia de uma cincia rigorosa e objetiva e estabelecer o carter imaginrio das verdades, para que possamos compreender que atravs do gnero cientfico nunca se poder efetivar a crtica sociedade e reconhecer o homem com seus anseios. No contexto dessa discusso uma questo certa: a partir da segunda metade do sculo XX a cincia do Direito firmou-se como uma cincia dogmtica do Direito, apesar de persistirem opinies e crticas contrrias a esse dogmatismo. De qualquer forma, o que se est discutindo e muito na rea jurdica a respeito dessa concepo dogmtica de cincia a sua relao com a hermenutica como teoria da interpretao, ou a busca de mtodos de interpretao que possibilitem uma adequao/readequao da dogmtica realidade social.

95

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AUSTIN, J. The province of jurisprudence determined. Nova Iorque : The Noanday Press, 1954. CORRA, Darcsio. A construo da cidadania: reflexes histrico-polticas. Iju : Editora UNIJU, 1999. DINIZ, Maria Helena. Compndio de introduo cincia do Direito. So Paulo : Saraiva, 1985. FERRAZ JUNIOR, Trcio Sampaio. A cincia do Direito. 2.ed. So Paulo : Atlas, 1986. FRIEDE, Reis. Cincia do Direito, norma, interpretao e hermenutica jurdica. Rio de Janeiro : Forense Universitria, 1997. KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito. Trad. de Joo Baptista Machado. 3.ed. So Paulo : Martins Fontes, 1994. KIRCHMANN. H. J. von. La jurisprudencia no es ciencia. Trad. e prefcio de A. Truyol. 2.ed. Madrid : Instituto de Estudios Polticos, 1961. LA TORRE, Angel. Introduo ao Direito. Coimbra : Almedina, 1978. NUNES, Luiz Antonio. Manual de introduo ao estudo do Direito. So Paulo : Saraiva, 1996. MARQUES NETTO, Agostinho Ramalho. A cincia do Direito: conceito, objeto, mtodo. Rio de Janeiro : Forense, 1982. PASUKANIS, Eugeny B. Teoria general del derecho y el marxismo. Trad. de Fabi Hoyos. Medellin : La Pulga, 1976. WARAT, Luiz Alberto. A cincia jurdica e seus dois maridos. Santa Cruz do Sul : Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1985.

96

You might also like