You are on page 1of 3

Em Teste

Decifre a no
Os aparelhos de ar condicionado so cada vez mais eficientes, mas a nova etiqueta energtica ainda no serve o consumidor. No d informao certa para o nosso vero

uper-eficientes, os aparelhos de ar condicionado so a soluo mais econmica para aquecer a nossa casa. Um aparelho destes pode gastar 5 vezes menos do que um radiador a leo. Pena que a etiqueta energtica no acompanhe o ritmo e ainda no se apresente ao melhor nvel. O consumo anual exibido continua a ser pouco realista para Portugal. Deciframos o significado de cada elemento da nova etiqueta e explicamos como aproveit-la ao mximo na hora de escolher. Para completar o servio, os nossos especialistas realizaram um teste com dois modelos, para comparar a eficincia. A antiga etiqueta do ar condicionado fixou diferentes escalas, definidas segundo a medio do ndice de eficincia energtica em potncia mxima. Na altura, o equipamento habitual era o ar condicionado convencional. Esta famlia de aparelhos trabalhava em modo on/off, regulado pelo termstato. Mas ao mesmo tempo o mercado foi invadido por uma nova tecnologia que se generalizou: o sistema inverter. Estes aparelhos regulam o funcionamento do compressor, de modo progressivo. Mais inteligentes, estes equipamentos so capazes de reduzir ou aumentar o consumo de energia consoante a exigncia do momento. Nos ltimos anos, o gil inverter evoluiu de forma notvel no campeonato da eficincia.

Currculo de preguia

Os aparelhos inverter que testmos, em 2005, exibiam um ndice de eficincia de 3,3. Na ltima prova de fogo, em 2011, a mdia disparou para 4,5 e os melhores chegaram aos 5,2. Contudo, a etiqueta no acompanhou a evoluo e ficou fora de moda num instante. A classe A foi definida em 3,2. Logo, os aparelhos inverter entravam vontade na classe A. Mais: nos nossos testes, os modelos inverter so mais eficientes quando funcionam a dois teros da capacidade do que na potncia mxima. Este um dado positivo: na verdade, apenas recorrem potncia mxima durante 20 a 30 minutos. Depois, a misso ser manter a temperatura e este modo corresponde a cargas parciais. Ora a antiga etiqueta no contemplava esta realidade. Nos testes, procurmos sempre indicar valores mais precisos. Desde 2005, conseguimos assim uma apreciao mais realista, quando na maioria dos casos, a informao do rtulo antigo era inadequada e incorreta, face ao uso real.

Nova etiqueta, novos pecados

A Comisso Europeia voltou carga. A nova etiqueta entrou em vigor em janeiro de 2013. O regulamento introduz agora duas escalas de eficincia, uma para o inverno e outra para o vero. O ndice passou a ser calculado de modo diferente: j tem em conta o funcionamento em carga parcial e os consumos adiciowww.deco.proteste.pt

16 Proteste 346 maio 2013

nova etiqueta
nais, como o stand-by, em modo off e quando o compressor no funciona. Todos entram no clculo dos ndices SEER (cenrio de vero) e SCOP (cenrio de inverno). Na nova etiqueta, a classificao mxima destes equipamentos pode agora ser de A+++. No aquecimento, o novo sistema usa 3 cenrios diferentes, que correspondem a 3 regies: temperaturas mais frias, as mdias e as mais quentes. Esta evoluo visa aproximar a etiqueta da realidade de cada pas, mas a mesma estratgia no considerada para o arrefecimento. Neste caso, apenas efetuam um clculo. Mas a verdade que os pases europeus vivem condies climticas bem distintas durante o vero. Logo, uma s estimativa pode ser enganadora. A boa notcia a medio dos consumos em stand-by.

Muita promessa, pouca utilidade

Testmos dois modelos, segundo os dois mtodos das etiquetas. Ambos tm 2,5 kW de capacidade de refrigerao (cerca de 9000 BTU/h), so inverter e esto

equipados com bomba de calor. Vislumbramos duas classes de energia (uma para arrefecer e outra para aquecer), em vez de uma (apenas para arrefecer). No caso do Daikin, o ndice de arrefecimento agora de 6,37, enquanto o velho foi de 4,39. Espelha bem esta mudana: o equipamento exatamente o mesmo, mas o rendimento declarado muito maior. A mensagem pode levar o consumidor a acreditar que os modelos atuais so muito melhores, mas no o caso. O modo de calcular o ndice bastante diferente e considera configuraes mais favorveis para o aparelho. Parte do clculo considera temperaturas exteriores de 20 e 25C. Nestas temperaturas, o aparelho consegue timas eficincias. Mas com 20C l fora o melhor ventilar e no ligar o ar condicionado. Para a eficincia de aquecimento, h tambm uma diferena, mas no to dramtica. O ndice exibido nos dois modelos em teste apenas se aplica ao clima mdio e o consumidor portugus fica a ver navios.

nova etiqueta pROMETEu, MAS NO CUMPRiu


A partir de janeiro de 2013, a etiqueta do ar condicionado foi renovada para refletir melhor o uso dos aparelhos. Prometia ser mais realista e adaptada ao clima da regio, mas continua a falhar.
Na loja, escolha o mais eficiente Equipamentos de classe A ou superior. Poupa energia e o ambiente.

Valor SEER indica o ndice de eficincia energtica sazonal em modo de arrefecimento. Reflete uma mdia dos consumos a diferentes temperaturas. Outros consumos entram no clculo: em stand-by, no modo off ou com o termstato desligado. Nvel sonoro Na nova verso, j podemos saber o nvel de rudo da unidade interior, ou seja, o tom da banda sonora que nos espera em casa.

O valor SCOP indica o coeficiente de desempenho em modo deaquecimento durante o inverno. Este calculado em funo de trs cenrios. Tem em conta o clima de cada regio. Na nova etiqueta Portugal aparece pintado de rosa

Etiqueta antiga O mesmo modelo, mas rotulado pela etiqueta light antiga

www.deco.proteste.pt

maio 2013 346 Proteste 17

Em Teste
O vero nacional no perdoa
O nosso teste visou calcular o ndice de arrefecimento e o coeficiente de desempenho a aquecer. As medies segundo o novo mtodo confirmam as elevadas eficincias. Este cenrio explica-se pelas diferentes temperaturas em jogo. O teste considera 35C, 30C, 25C e 20C. Ora esta situao bem mais favorvel para os aparelhos do que uma s medio a 35C. Por isso, os novos ndices elevados no surpreendem. Para agravar o cenrio, os valores medidos a 20C e 25C tm um peso enorme no ndice de arrefecimento total. Num ano, o clculo considera que os aparelhos funcionam 2602 horas para arrefecimento. Destas, 1906 h correspondem a temperaturas iguais ou inferiores a 25C, ou seja, 73% do horrio de trabalho com uma temperatura abaixo de 25C. Mas este no representativo das condies reais do vero portugus, onde dias consecutivos acima dos 30C so frequentes e so estes que nos obrigam a usar o ar condicionado. Assim, o ndice SEER exibido na etiqueta no representa o funcionamento real do aparelho em regies onde o vero mais quente. O sol quando nasce para todos, mas o vero no igual em toda a Europa. Pena que os pais da nova etiqueta energtica se tenham esquecido deste sinal da me-natureza. Por isso, recomendamos cuidado ao observar as estimativas do consumo para o arrefecimento. O valor estimado na etiqueta ser certamente inferior ao real e que ir suar na fatura.

Inverno a trs cores

j testmos a NOVA ETIQUETA


Avalimos os modelos pela primeira vez com os ensaios da nova etiqueta. Ambos so muito eficientes. No arrefecimento, revelam o desempenho mximo com 25C (exterior) e metade da carga. Mas tambm se portam bem com 30C l fora. Em potncia mxima, o desempenho diminui. A aquecer, atingem o pico de eficincia aos 7C.

Mitsubishi Electric MSZ-SF25VE/MUZ-SF25VE


Preo 1020,90

Ao nvel da poupana de energia, traz o econo cool. Vem artilhado com i-save: o ambiente preferido memorizado para operaes posteriores. Baixo consumo em stand-by. Ao nvel da distribuio e da temperatura, este modelo revela um desempenho melhor do que o Daikin. O mesmo sucesso repete-se na prova de rudo: as unidades interior e exterior so mais silenciosas.

Na desumidificao, o desempenho no to brilhante. Extrai menos de 1 litro de gua por hora.

Daikin FTXS25K/RXS25K
Preo 1081,17 Inclui uma funo boost e anuncia um filtro de titnio fotocataltico. Destaca-se por incluir o olho inteligente: muda a temperatura se no detetar ningum pelo sensor de infravermelhos na sala por mais de 20 minutos. Com um maior nmero de opes, este modelo consegue uma maior pontuao na versatilidade.

Menos capacidade de aquecimento. Stand-by muito voraz: 5,7 Watts. Reduzi-lo s ao alcance do instalador.

Para o inverno, a etiqueta j assume que as condies so diferentes em Portugal e na Alemanha. Os consumidores poderiam, em teoria, encontrar o aparelho ideal para um clima mais agradvel ou um inverno mais rigoroso. Tal aconteceria se o rtulo apresentasse todos os valores. Contudo, nos dois aparelhos testados, a etiqueta s declara valores para o clima mdio, descrito como o equivalente a Estrasburgo, em Frana. Neste cenrio, 19% do horrio de servio do ar condicionado prestado abaixo dos 0C, o que, Medimos este mais uma vez, ignora os consumo em pases do sul. A nova etistand-by. O valor mais queta permite ao fabrielevado um abuso cante indicar apenas o e prova que a nova cenrio mdio, o que deetiqueta no resolveu ceciona os portugueses todos os problemas que decidem investir no equipamento. Prepare-se. Entra na loja e ao olhar para o mapa encontra a cor da nossa regio e depara com Portugal transformado numa X, em vez do desempenho estimado. Apenas temos acesso a uma informao sobre outros pases, totalmente intil, exceto se decidirmos emigrar j hoje para os pases onde acontecem essas mdias-maravilha de desempenho. Mas decidimos ir mais longe e medimos os valores para obter dados teis num cenrio idntico ao nosso inverno. No clculo realizado para considerar o clima mais quente, os valores obtidos so muito mais realistas. Os novos ndices de desempenho tambm consideram o consumo quando o aparelho no est a aquecer, nem a arrefecer. Estes nmeros no podem ser desprezados. Se duvida, tome nota: com o termstato desligado, medimos um gasto de 26 W num modelo. O facto de os consumos em stand-by serem medidos positivo, mas o modo como so considerados no clculo nem por isso. No nosso teste, um dos aparelhos recebe a classe energtica A++, mas ainda consome 5,7 Watts em stand-by. Mas a Comisso Europeia no deveria permitir que um modelo gaste 5,7 Watts quando outros conseguem marcas at 0,5 Watts.

0,5 a 5,7 watts

18 Proteste 346 maio 2013

www.deco.proteste.pt

You might also like