You are on page 1of 5

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA - CEUT FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS, SADE, EXATAS E JURDICAS DE TERESINA COORDENAO DO CURSO DE BACHARELADO

EM NUTRIO DISCIPLINA: TICA E EXERCCIO PROFISSIONAL PROFESSORA: LINDINALVA VIEIRA DOS SANTOS

O QUE TICA Segundo Scrates, Aristteles e Plato

TERESINA PI SETEMBRO / 2013

FRANCISCO AUGUSTO FERREIRA DE CASTRO

O QUE TICA Segundo Scrates, Aristteles e Plato

TERESINA PI SETEMBRO / 2013

A tica de Aristteles

Aristteles o criador da disciplina filosfica da tica. Em sua tica Aristteles preocupase acima de tudo, com o bem humano. Esse bem, segundo ele, determinado por dois fatores: 1) Um fator bastante constante, a natureza humana, que se constitui de uma srie de elementos corporais ligados a uma dinmica por ele chamada de alma (psych, donde se origina o adjetivo psquico). 2) Um segundo fator varivel, o conjunto de circunstncias concretas, chamadas pelos gregos de ocasio. Para Aristteles, enquanto a politica tem como finalidade o bem coletivo a tica tem por finalidade o bem pessoal. A tica uma cincia muito pouco exata, uma vez que se ocupa de assuntos passveis de modificao. A tica se d na relao com o outro. Para determinar o bem que caracteriza a atividade prpria dos humanos, Aristteles analisa as distintas funes do composto humano. A primeira delas a vida. Mas a vida comum aos homens, aos animais e s plantas. A segunda funo sentir. Mas sentir comum aos humanos e aos animais. A terceira funo a razo. E esta que distingue os seres humanos de todos os viventes inferiores. Portanto, a razo a principal caracterstica do ser humano. E sua principal atividade deve consistir em viver conforme a razo. A razo deve dirigir e regular todos os atos humanos. E nisso consiste essencialmente a vida virtuosa. E, para o filsofo, o fim ltimo de uma vida virtuosa ser feliz. Portanto, a felicidade tem que ser o correto desempenho do que lhes prprio: o uso correto da razo.

A tica de Plato

A ideia principal demonstrar que a vida na sua essncia pautada na tica tal como concebida pelos gregos, e que tal afirmao continua vigente, devendo-se honrar crenas e valores, aproximando-se o discurso da ao. A tica uma caracterstica da ao humana, um elemento muito importante na produo da realidade social, toda pessoa humana possui um senso tico, uma espcie de conscincia moral, e por isso est sempre avaliando e julgando as aes. Para Plato a tica est relacionada com a Filosofia poltica, sendo essa o terreno prprio para a vida moral. Assim ele busca um estado ideal utpico, uma pessoa que conhea a essncia geral do bem saber que s pode ser feliz se agir demonstrando a adoo de condutas tidas como adequadas. Plato no reafirma que simplesmente o conhecimento uma condio suficiente da aret = excelncia na participao cvica, ele argumenta que h elementos no cognitivos presentes ao desaprovar a unidade da aret, pois diferentes desejos requerem diferentes tipos de educao moral; reafirma ainda que no processo educativo um dos objetivos descobrir os principais talentos de cada indivduo.

As principais qualidades morais citadas por este filsofo seriam: a sabedoria, a coragem, a temperana e a justia que desempenham a sua funo no comportamento tico em relao ao bem comum e a coletividade. Descreve que o grande e maior dos males, realizar atos injustos, podendo o bem ser ensinado, pois a virtude est na opinio correta e no atingir a verdade (todos podem apreender o Bem). Afirma que cada indivduo tem o poder de atingir o que verdadeiro, belo e bom. E desta forma, como a inteno do bem maior a sabedoria, a alma corporifica-se em sua procura rumo infinidade do conhecimento. Segundo Plato o bem no mera existncia, mas est alm da existncia em dignidade e poder. O bem de Plato na realidade o bem do mundo, para onde direciona todas as almas e todos os homens, o transcendental, o bem que est alm do ser e que os indivduos almejam e buscam alcanar.

A tica de Scrates

Uma das figuras mais emblemticas da filosofia ocidental, Scrates um divisor de guas para a filosofia antiga. Isto porque situava o seu pensamento e especulaes na natureza humana e suas implicaes tico-sociais e no na cosmoviso das coisas e da natureza. Scrates no deixou obras escritas, razo pela qual tudo o que sabemos a seu respeito tem origem no trabalho dos outros. Estima-se que tenha nascido em Atenas por volta do ano 469 a. C., tendo sido condenado morte pelos juzes desta cidade no ano de 399 a. C. Scrates erigiu uma linha de pensamento autnoma e originria que se voltava contra o despotismo das palavras, interagindo e reagindo ao movimento dos sofistas, muito em voga nesse perodo da histria grega. Seu mtodo maiutico era baseado na ironia e no dilogo, tendo como finalidade uma parturio de ideias. Logo, para Scrates, todo erro fruto da ignorncia e toda virtude conhecimento. Da a importncia de reconhecer que a maior luta humana deve ser pela educao e que a maior das virtudes a de saber que nada se sabe. A tica socrtica reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ao. Essa tica tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento a base do agir tico. Ao contrrio de fomentar a desordem e o caos, a filosofia de Scrates prima pela submisso, ou seja, pelo primado da tica do coletivo sobre a tica do individual. Neste sentido, para esse pensador, a obedincia lei era o limite entre a civilizao e a barbrie. Segundo ele, onde residem as ideias de ordem e coeso, pode-se dizer garantida a existncia e manuteno do corpo social. Trata-se da tica do respeito s leis, e, portanto, coletividade. A abnegao pela causa da educao dos homens e pelo bem da coletividade levou Scrates a se curvar ante o desvario decisrio dos homens de seu tempo. Acusado de estar corrompendo a juventude e de cultuar outros deuses, foi condenado a beber cicuta pelo tribunal ateniense. Scrates resignou-se injustia de seus acusadores, em respeito lei a que todos regiam em Atenas.

Para esse proeminente filsofo grego, o homem enquanto integrado ao modo poltico de vida deve zelar pelo respeito absoluto s leis comuns a todos, mesmo em detrimento da prpria vida. O ato de descumprimento da sentena imposta pela cidade representava para Scrates a derrogao de um princpio bsico do governo das leis, qual seja a eficcia. Segundo Scrates, com a eficcia das leis comprometida, a desordem social reinaria como princpio. Assim, so muitas as lies trazidas pela tica socrtica: o conhecimento como virtude; a educao como forma de conhecer a si mesmo e, por consequncia, conhecer melhor o mundo para alcanar a felicidade; a primazia do coletivo sobre o individual e, a obedincia s leis para garantir a ordem e a vida em sociedade. Sbias ideias. Se os agentes polticos e a sociedade em geral pensassem assim, teramos, com certeza, um pas mais justo e solidrio.

You might also like