You are on page 1of 5

Questes Potenciais de Prova Direito Penal Emerson Castelo Branco

2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito Penal DIREITO PENAL - QUESTES POTENCIAIS DE PROVA! 1. Aplicao da Lei Penal: princpios da legalidade e da anterioridade; a lei penal no tempo e no espao; tempo e lugar do crime; lei penal excepcional, especial e temporria; territorialidade e extraterritorialidade da lei penal.

NOCAUTE DA BANCA PARTE 1 1. A lei penal no pode retroagir. A lei penal retroagir quando trouxer algum benefcio para o agente no caso concreto. 2. O princpio de que a lei retroage para beneficiar o acusado restringe-se s normas de carter penal. 3. Abolitio criminis. Verifica-se sempre que lei posterior deixa de considerar uma conduta como sendo criminosa. 4. A lei penal mais benfica possui extra-atividade (retroatividade e ultraatividade). Assim, sempre retroagir quando for mais benfica. Quando for malfica, jamais retroagir. 5. A irretroatividade no atinge somente as penas, como tambm as medidas de segurana. 6. A lei penal mais benfica pode ser aplicada se estiver ainda no perodo de vacatio legis? No. Durante o perodo de vacatio legis, a Lei no comeou ainda a vigorar. 7. Pode haver combinao de leis penais favorveis para beneficiar o ru? No. Corrente majoritria 8. Smula 711 do Supremo Tribunal Federal: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. 9. De acordo com o art. 4. do CP: Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Adotada teoria da atividade. 10. O art. 3. do CP estabelece: A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. 11. A ultratividade ocorrer sempre, ainda que prejudique o acusado.
Prof. Emerson Castelo Branco 2

Direito Penal

12. Lei excepcional aquela que vigora por tempo indeterminado, enquanto durar a situao excepcional. Ex.: guerra. Lei temporria aquela que surge para vigorar por tempo previamente estabelecido, isto , com comeo e com fim pr-fixado. So leis autorrevogveis (intermitentes). 13. A lei penal mais benfica possui ultratividade para beneficiar o ru. Porm, essa ultratividade um pouco diferente da ultratividade das leis temporrias e excepcionais, porque nestas haver ultratividade ainda que esta seja prejudicial ao ru. 14. O princpio da territorialidade a regra geral. 15. Elementos do territrio nacional: a) o solo ocupado pela nao; b) os rios, os lagos e os mares interiores e sucessivos; c) os golfos, as baas e os portos; d) a faixa de mar exterior, que corre ao largo da costa e que constitui o mar territorial; e)a parte que o direito atribui a cada Estado sobre os rios, lagos e mares fronteirios; f) os navios nacionais; g) o espao areo correspondente ao territrio; h) as aeronaves nacionais. 16. Territrio brasileiro por equiparao (art. 5., 1., do CP): So duas as situaes: a) embarcaes e aeronaves brasileiras de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde estiverem; b) embarcaes e aeronaves brasileiras, de propriedade privada, que estiverem navegando em alto-mar ou sobrevoando guas internacionais. 17. O Brasil adotou a territorialidade, segundo o qual a lei penal brasileira, em regra, aplica-se ao crime cometido no territrio nacional, mas excepcionalmente pode ser aplicada a lei estrangeira. 18. Princpio do pavilho ou da bandeira: Consideram-se as embarcaes e aeronaves como extenses do territrio do pas em que se acham matriculadas, quando estiverem em alto-mar ou no espao areo correspondente. No sero consideradas extenso do territrio brasileiro as nacionais que ingressarem no mar territorial estrangeiro ou o sobrevoarem. 19. No tocante aos navios de guerra e s aeronaves militares, so considerados parte do territrio nacional, mesmo quando em Estado estrangeiro. O mesmo ocorre com os navios e aeronaves militares de outra nao presentes no territrio brasileiro.

Prof. Emerson Castelo Branco

Direito Penal

20. Princpio da defesa (real, ou de proteo) Aplica-se a lei penal brasileira, independentemente de fronteiras, se o bem jurdico for de proteo especial. Situaes: crimes contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; contra a administrao pblica, por quem est a seu servio. 21. Da nacionalidade (ou da personalidade) Aplica-se a lei nacional do autor do crime, qualquer que tenha sido o local de sua prtica (princpio da personalidade ativa). o caso da responsabilidade penal de um brasileiro que comete um crime no exterior e se refugia no Brasil. Como no possvel extradio, para evitar impunidade, a soluo aplicar a lei brasileira. E ainda quando o crime cometido por estrangeiro contra brasileiro, fora do Brasil, desde que atendidas certas condies (princpio da personalidade passiva). 22. Da justia penal universal o direito de punir determinados delitos, mesmo que praticados fora do territrio nacional, face gravidade do mesmo, desde que existam tratados e convenes internacionais estabelecendo dessa maneira, como os crimes de genocdio e de trfico ilcito de drogas. 23. Da representao A lei penal aplica-se aos crimes cometidos no estrangeiro em aeronaves e embarcaes privadas, desde que no julgados no local do crime. Exemplo: em uma aeronave privada brasileira, sobrevoando territrio de um determinado pas, um estrangeiro pratica crime contra outro. Se o governo estrangeiro no possuir interesse em punir o criminoso, o Brasil ser o juzo competente, em face da bandeira ostentada pela aeronave. 24. Extraterritorialidade Incondicionada: so as hipteses previstas no inciso I do art. 7.. Diz-se incondicionada, porque no se subordina a qualquer condio para atingir um crime cometido fora do territrio nacional. 25. Condicionada: so as hipteses do inciso II e do 3.. Nesses casos, a lei nacional s se aplica ao crime cometido no estrangeiro se satisfeitas as condies indicadas no 2. e nas alneas a e b do 3.. 26. Lugar do crime. Art. 6. do CP: Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se

Prof. Emerson Castelo Branco

Direito Penal produziu ou devia produzir-se o resultado. Adotada teoria ubiquidade (ou mista)

Prof. Emerson Castelo Branco

You might also like