You are on page 1of 8

REFORMA NO CDIGO PENAL

Guilherme Frederico Lima Nomura* RESUMO: Por meio deste, deseja mostrar alguns aspectos sobre a nova lei que reformou o cdigo penal no aspecto sobre os crimes sexuais, alguns aspectos polmicos que surgem com a nova lei e outros que posteriormente vo surgindo, apesar de ser uma lei muito nova e recente os estudos sobre a mesma so de grande valia, pois surge de um problema muito srio que enfrenta o nosso pas que corresponde explorao sexual infantil que tomou propores inaceitveis e de uma hediondez incomparvel para qualquer civilizao j conhecida. Palavras-chave: Crimes sexuais. Explorao infantil. Equilbrio Social. Punio. Humanizao.

1- INTRODUO

LEI N12.015 de 07 de agosto de 2009. CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL Estupro
Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos:
o

O autor Aluno de Direito do 4 ano nas Faculdade Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente.

Pena - recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. 2o Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. (NR)

O artigo 214 foi revogado, passando assim o 213 englobar tanto o artigo 213 e 214 em apenas um, podendo ser vtima de estupro tanto mulheres como homens, pois o tipo penal expresso em se referir a algum e no to somente falar em mulher. Vale ressaltar que o artigo 213 aplicado apenas para maiores de 14, pois o artigo 224 tambm foi revogado, passando a punir a conduta de manter relaes com menores de 14 anos para o artigo 217-A, que trs em seu tipo penal:

Estupro de vulnervel
Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. 1 Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. 2 (VETADO) 3 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos.
o o o

4 Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

Percebendo assim, que a lei deu um tratamento mais severo para quem comete esse tipo de delito.

Qualificadoras pelo resultado

As qualificadoras pelo resultado (leso grave ou morte), que estavam previstas no artigo 223, do Cdigo Penal, foram deslocadas para os pargrafos dos artigos 213 e 217-A, tornando a redao mais tcnica. A qualificadora pelo resultado morte teve a pena mxima aumentada de 25 para 30 anos (213, 2), enquanto idnticas qualificadoras do estupro de vulnervel (art. 217-A, 3 e 4) tiveram penas fixadas em patamares mais elevados (recluso de 10 a 20 anos para a hiptese de leso grave e recluso de 12 a 30 anos para a hiptese de morte da vtima). Alm disso, alterou-se a redao da qualificadora pelo resultado leso corporal de natureza grave, substituindo-se a expresso "violncia", contida no artigo 223, pela expresso "conduta" (artigos 213, 1 e 217-A, 3). Essa modificao torna o tipo mais abrangente e permite a sua aplicao na hiptese de as leses graves decorrerem de grave ameaa (a ttulo de exemplo, a vtima, aterrorizada pelas ameaas, pode sofrer um enfarte que lhe acarrete paralisia de parte do corpo), o que no era possvel antes da nova lei.

Ao penal

O artigo 225 do Cdigo Penal foi completamente reformulado, abolindo-se a ao penal privada. Doravante, a ao penal , em regra, pblica condicionada representao do ofendido ou de seu representante legal. Sob outro aspecto, ser de ao pblica incondicionada se a vtima menor de 18 anos ou pessoa vulnervel, assim considerada a doente mental ou aquela que no pode oferecer resistncia. Assim, qualquer que seja o crime sexual, a titularidade para promover a ao penal sempre do Estado, por meio do Ministrio Pblico.

Hediondez

A Lei n. 12.015/09 deu nova redao ao artigo 1, V, da Lei n. 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos), deixando claro que o estupro simples (213, "caput",) tambm hediondo. A previso legal faz cessar a divergncia que existia a respeito, pois ora se entendia que todas as formas de estupro eram hediondas (STF, HC 93674 / SP, Relator Min. Ricardo Lewandowski, j. 07/10/2008, 1 Turma), ora se sustentava que apenas as formas qualificadas pela leso grave ou morte eram assim consideradas (STJ, HC 9937/RJ, rel. Min. Fernando Gonalves, j. 14.12.99, 6 Turma).

Alm disso, o estupro de vulnervel (art. 217-A), em todas as suas formas (simples e qualificadas), foi includo no rol dos crimes hediondos (art. 1, VI, da Lei 8.072/90).

Revogao do artigo 224 do Cdigo Penal

A revogao do artigo 224 do Cdigo Penal, no alterou a situao dos rus que j foram processados e/ou condenados pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor mediante o emprego de violncia presumida, pois as hipteses elencadas no aludido dispositivo passaram a constituir elementos do estupro de vulnervel (art. 217-A), com pena mais severa. No tendo a conduta sido extirpada do ordenamento jurdico, mas, ao contrrio, tendo sido tratada com mais rigor, no pode retroagir para beneficiar os autores dessa conduta.

Derrogao do artigo 9 da Lei n. 8.072/90

O artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos prev que as penas dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor so acrescidas de metade, estando a vtima em qualquer das hipteses referidas no artigo 224 do Cdigo Penal. Com a revogao deste dispositivo, as hipteses ali contempladas passaram a ser elementares do estupro de vulnervel e no mais podero

caracterizar, ao mesmo tempo, causas de aumento de pena desse mesmo delito, sob pena de incorrer no indevido "bis in idem". O aumento previsto no artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos tambm no ser aplicvel ao artigo 213 porque, para a caracterizao deste delito, a vtima no pode estar em nenhuma das hipteses do antigo 224 do CP, pois, se estiver, o crime ser o do artigo 217-A. Logo, houve a derrogao (revogao parcial) do artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos, que continua sendo aplicado apenas aos crimes patrimoniais nele elencados.

Fatos pretritos

A derrogao do artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos beneficiaria aqueles que praticaram delitos contra pessoas enumeradas no revogado artigo 224? Cremos que em parte. A fragilidade da vtima, em razo de ser ela menor de 14 anos ou portadora de doena mental, continua sendo tutelada pelo Direito Penal, tanto que a pena mnima do artigo 217-A, "caput" passou a ser de 08 anos. Portanto, o legislador compensou a retirada da causa de aumento de pena prevista na Lei dos Crimes Hediondos, com um aumento na pena cominada. Destarte, aquele que foi condenado por estupro ou atentado violento ao pudor contra criana ou portador de doena mental e teve a pena acrescida por conta do artigo 9 da Lei dos Crimes Hediondos, no ter direito ao cancelamento puro e simples desse acrscimo.

Entretanto, cotejando-se as penas anteriores e atuais (tomemos a mnima cominada para facilitar o raciocnio), constata-se que o estupro simples tinha pena de 06 anos; o qualificado pela leso grave, de 08 anos, e o qualificado pela morte, de 12 anos. Aplicando-se o aumento de metade por conta do artigo 9 da Lei n. 8.072/90, chegaramos s penas de 09, 12 e 18 anos, respectivamente. Por outro lado, no estupro de vulnervel, onde j se considera a menoridade ou deficincia mental da vtima, as penas mnimas so de 08, 10 e 12 anos, respectivamente. Assim, a lei nova mais benfica e deve retroagir para alcanar os fatos anteriores, inclusive os j transitados em julgado, no para cancelar o aumento de pena, mas fazer a correo da pena nos limites estabelecidos pela nova lei. A ttulo de exemplo, se algum foi condenado por estupro (art. 213, "caput") pena de 09 anos (mnima de 06 anos, acrescida de metade pelo fato de a vtima ser menor de 14 anos), ter direito de ver a pena reduzida para 08 anos, que o mnimo cominado para o estupro de vulnervel.

No ocorre a abolitio criminis

Motivo pelo qual, a conduta de manter ato libidinoso diverso da conjuno carnal continua sendo crime, mais com nome jris diferenciado pois agora foi revogado o dispositivo que trata sobre o atentado violento ao pudor. Nova lei mais benfica Assim, antes a lei punia o agente que cometia estupro e outro ato libidinoso diverso da conjuno carnal, com a nova lei em vigor, passar o sujeito a responder por crime, que seja ele estupro e ainda aqueles que estiverem sendo

processados ou investigados pelo crime de estupro e atentado, ser beneficiado pelo retroatividade penal, conforme disposto no artigo 2 do Cdigo Penal.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Consolidao das leis do trabalho.. Consolidao das leis do trabalho (1943). Consolidao das leis do trabalho. CLT Saraiva e constituio federal: mini. 4. ed., atual e aum. So Paulo: Saraiva, 2006. 748 p. (Legislao brasileira) ISBN 85-02-05540-2. CAPEZ, Fernando; ROSA, Mrcio Fernando Elias; SANTOS, Marisa Ferreira dos; CHIMENTI, Ricardo Cunha. Curso de Direito Constitucional. 5, ed. Saraiva, So Paulo. 2008. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 16. edio, ed. Saraiva, So Paulo. 2009. MORAES, Alexandre. de. Direito Constitucional. 23 ed. Atlas. 2008. MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo Penal. 18 ed. Atlas. 2008. NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais penais comentadas. 4 ed. RT. 2006. PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 5 ed. RT. 2005.

You might also like