You are on page 1of 9

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMOZ

CONCURSO PBLICO
PROVA PARA CARGO DE:

PROFESSOR DE HISTRIA
* ATENO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOC CONCORRE * Neste Caderno de Questes, voc encontra: - 28 questes ESPECFICAS - 12 questes de DIDTICA GERAL * S inicie a prova aps a autorizao do Fiscal de Sala. * Durao da prova: 3 horas. O Candidato s poder retirar-se do recinto das provas aps 01 hora, contada a partir do seu efetivo incio. * O candidato s ter o direito de levar o caderno de prova aps 02:00 horas do incio dos trabalhos, e deixar apenas o Carto de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do incio dos trabalhos; NO ser permitido a anotao do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala no esto autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resoluo das questes; esta tarefa obrigao do candidato. * No permitido que os candidatos se comuniquem entre si. proibida tambm a utilizao de quaisquer equipamentos eletrnicos. * O candidato receber do Fiscal de Sala, 01 (hum) Carto de Respostas correspondente s questes objetivas. * Assine o seu Carto de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opo em cada questo. No deixe questo em branco, nem assinale mais de uma opo, para seu Carto no ter questes anuladas. * O seu Carto de Respostas pessoal e insubstituvel. Portanto, CUIDADO, no rasure, dobre ou amasse seu Carto de Respostas pois em hiptese alguma ele ser substitudo, salvo por erro do fiscal ou por falha de impresso. Confira seus dados, leia as instrues para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Carto de Respostas obrigatria. * O Gabarito desta prova estar disponvel no dia 14/01/2013, no site www.conpass.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questo, o candidato deve seguir as orientaes constantes da Clusula XI do Edital do Concurso Pblico n 001/2012 da PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMOZ de 28/09/2012. * Aps o trmino da prova, o candidato dever deixar a sala e em hiptese alguma poder permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

DATA: 13 DE JANEIRO DE 2013

www.pciconcursos.com.br

PARTE I PROFESSOR DE HISTRIA 01 A criao do ostracismo por Clstenes, por volta do sculo VI a. C., consistia: A) na defesa da elite euptrida em dar continuidade a tirania estabelecida na plis ateniense, assegurando, atravs da fora militar, o seu prestgio poltico. B) no dispositivo legal em defesa da democracia, tratando-se do exlio, por dez anos, de todo aquele que fosse considerado uma ameaa ao regime poltico estabelecido. C) na condenao jurdica dos governantes que destoassem dos interesses da aristocracia espartana, punindo-os com a perda dos direitos polticos e de suas propriedades. D) na votao de dez membros da assembleia grega, onde a maioria decidiria as condenaes de polticos acusados por corrupo. E) na filosofia poltica, na qual pregava o isolamento dos cidados atenienses defensores dos governos demagogos. 02

03 Observe a imagem e o texto a seguir:

Laocoonte e seus filhos cerca de 25 a.C. Laocoonte Eis uma das obras-primas mais admiradas de toda a Antiguidade. Os personagens fazem parte da semi-lendria guerra de Tria. Um dia, os gregos colocaram diante das muralhas um imenso cavalo de madeira e fingiram a retirada. O sacerdote troiano Laocoonte advertiu de que poderia ser um truque. No entanto, no lhe deram ateno e o cavalo foi recebido. noite, os soldados gregos saram do bojo do cavalo e dominaram Tria de surpresa. Como a deusa Atena estava do lado dos gregos, resolveu se vingar de Laocoonte por ter quase atrapalhado seus planos. Duas serpentes gigantescas saram do mar e envolveram Laocoonte e seus filhos. A escultura os imagina no momento mais doloroso de sua agonia. O homem, enlaado pelas serpentes, luta, contorce-se, curva-se. Mas, os filhos, ainda fracos e inexperientes, sem envergadura para a luta, so facilmente envolvidos pelas mesmas. Laocoonte consegue afastar o abrao compressor do rptil. Contudo, o sacerdote sente a impotncia em no poder auxiliar os filhos e o desespero demonstrado no seu semblante de lutador. Disponvil em: http://www.sampa.art.br/site/index.php?option=com_conte nt&view=article&id= 555:laocoonte&catid=47:biografias&Itemid=61. Acesso: 19 de nov. 2012. (Texto adaptado). De acordo com os textos visual e escrito, pode-se afirmar que tal obra: A) Aborda a participao do Imprio Macednico na guerra descrita, marcada pela imponncia da serpente sobre o sacerdote troiano e seus filhos. B) Apresenta caractersticas da arte micnica, tpicos da apresentao grandiosa e representao da violncia. C) Contextualiza o momento ureo do imperialismo ateniense, cujo qual, atravs da liderana da Liga de Delos, comandou a invaso grega a Troia e imps a fora dos deuses. D) Demonstra a principal caracterstica da cultura clssica grega, o humanismo, marcada por elementos de luxo e de grandiosidade, refletidos na obra pela importncia da lenda. E) Reflete caractersticas da cultura helenstica, cuja qual se caracterizou pela presena de elementos artsticos gregos e orientais, pelo monumentalismo e por componentes dos tempos de guerra.

TTULO DO ORIGINAL EM INGLS: AMRICA LOVE IT OR LEAVE IT

AUGUSTO, Srgio e JAGUAR (Orgs.). O melhor do Pasquim. Rio de Janeiro: Ed. Desiderata, 2006. p. 144. A anlise abordada por Ziraldo, em uma das edies da Revista O Pasquim, destaca as frases de efeito da propaganda poltica no Brasil e nos Estados Unidos, surgidas na dcada de 1960. Alm delas, esses pases tiveram outras relaes nesse contexto, pois: A) a unio entre o governo norte-americano e os oficiais da alta patente do exrcito brasileiro, atravs do grupo da Escola Superior da Sorbonne, defensora da imposio de uma ditadura poltica, resultou na tomada do governo sob a liderana militar. B) governos norte-americanos apoiaram os chamados Regimes de fora, no s no Brasil, como tambm em outros pases da Amrica Latina, dentro da Doutrina de Segurana Nacional fortemente difundida pela potncia capitalista. C) demonstrava uma relao antagonista, na qual os Estados Unidos combatiam as ditaduras latinoamericanas, mesmo sendo estas de economia capitalista. D) o governo brasileiro, essencialmente ufanista, deixava claro sua oposio s aes polticas norte-americanas, declaradamente imperialistas. E) na economia, a dependncia econmica brasileira aos Estados Unidos fez com que centenas de empresas multinacionais atuassem no Brasil, principalmente nos setores ligados segurana nacional, como as indstrias pesada e blica, por exemplo.

www.pciconcursos.com.br

04 Luanda, 30 de Abril de 1974: MANIFESTO: Os democratas naturais ou radicados em Angola, que assinam o original do presente manifesto e delegam a sua representao na comisso designada no mesmo, com o objectivo de coordenar a actividade poltica de todos os seus correligionrios, manifestam o seu agradecimento Revoluo dos Cravos. E, ainda, afirmam a sua disposio de colaborar, dentro dos princpios gerais anunciados pela proclamao da Junta de Salvao Nacional com as reivindicaes que se seguem [...] Manifesto da Comisso Cvica de Apoio Junta de Salvao Nacional. 1974. (Texto adaptado). A Revoluo em destaque no manifesto refere-se: A) ao movimento de independncia das colnias alems na frica. B) a derrubada do governo autoritrio de Oliveira Salazar pelas guerrilhas civis portuguesas. C) ao movimento cultural e pacfico que, atravs das artes e da filosofia, lutava pela redemocratizao da Alemanha e das suas colnias africanas. D) a destituio da ditadura lusitana pelas Foras armadas nacionais. E) a ao desencadeada pela Organizao Revolucionria da Armada (ORA), representada por partidrios do Partido Comunista Portugus (PCP) contra o governo salazarista. 05 Dentre os fatores que acirraram os rumos para a ecloso da Guerra de Secesso nos Estados Unidos, no sculo XIX, incorreto afirmar: A) O trabalho escravo, fortemente empregado na atividade agrcola dos estados do sul, era considerado um entrave para o desenvolvimento econmico da economia nortista, predominantemente industrial e que ambicionava expandir seus mercados. B) A divergncia das vocaes econmicas entre os estados, onde os estados industriais desejavam implementar uma poltica econmica que protegesse a sua produo, atravs do aumento da tributao para importao de produtos industrializados e manufaturados no pas, o que desagradou os estados agrcolas, consumidores de tais produtos vindos da Europa. C) A rivalidade econmica, social e poltica entre estados do norte, predominantemente industrial, e os do sul, em que a atividade agrcola era mais forte eram comuns no pas. D) Com a vitria nas eleies garantindo a presidncia ao candidato de tendncias abolicionistas, Abraham Lincoln, as divergncias entre os territrios rivais se acirraram. E) A anexao de territrios ao sul da Amrica do Norte, liderados pelos estados nortistas dos Estados Unidos, resultou no embate poltico e retaliaes dos sulistas desse pas que questionaram as reas anexadas.

06 A imagem a seguir, tem no centro uma figura feminina, como um grande anjo, cuja qual avana em direo ao oeste americano iluminando a cena por onde passou. O canto esquerdo, onde vivem os ndios, permanece na escurido:

Esprito da fronteira, pintura de John Gast (1872) A partir da anlise dos dados anteriores, a obra descrita representa: A) A crena do progresso que incentivou a invaso do Imprio Brasileiro s antigas colnias espanholas. B) A expanso norte-americana atravs da justificativa ideolgica conhecida como Destino Manifesto. C) A f mexicana, cuja qual reagiu vitoriosamente contra as investidas norte-americanas em seus territrios. D) A propaganda poltica europeia com um discurso civilizador a favor da incurso dessas potncias aos pases americanos na neocolonizao. E) A aprovao, pelo Senado dos Estados Unidos, da Emenda Platt, dando direitos desse pas em invadir a ilha de Cuba, quando julgar necessrio. 07 No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Conscincia Negra, data em homenagem ao marco histrico: A) Das reinvindicaes a favor dos quilombolas na regio de Palmares. B) Da brutal represso contra os negros revoltosos durante o Levante dos Mals, na Bahia. C) Da morte do lder de um dos quilombos mais conhecidos na histria brasileira, conhecido como Zumbi dos Palmares. D) Do registro da liderana feminina, a negra Lusa Mahin, em uma das batalhas na Revolta dos Mals. E) Da ao dos bandeirantes, liderados por Domingos Jorge Velho, na destruio e massacre de irmandades negras, durante cultos religiosos realizados pelos escravos.

www.pciconcursos.com.br

08 O CALENDRIO REVOLUCIONRIO Em 1792, com o intuito de acabar com qualquer herana religiosa, os revolucionrios instituram um novo calendrio, que substitua o cristo. Esse calendrio, com base no clima e nas estaes do ano da Frana, era dividido em doze meses, todos com trinta dias. Ao final do ano, sobravam cinco dias, chamados Dias sans-culottes. NEMI, Ana Lcia Lana (Org.). Para viver juntos: Histria. So Paulo: Edies SM, 2011. p. 208. Analisando do ponto de vista poltico, a figura dos sans-culottes representava: A) A burguesia francesa, cuja qual reclamava dos cargos tributrios e da excluso dos altos cargos de administrao pblica, com o objetivo poltico de ascender no poder. B) Todos os camponeses que eram obrigados a pagar tributos Igreja, ao governo e, ainda, aos proprietrios de terra, resqucios do feudalismo, criticado por esse grupo social. C) Os estratos sociais dos pequenos comerciantes, assalariados e desempregados das reas urbanas. D) Polticos populares, os quais defendiam medidas moderadas e crists no governo e a resoluo dos problemas das camadas mais pobres. E) Indivduos politicamente ativos de grupos sociais menos favorecidos, que com o tempo associaram-se com outros agitadores polticos radicais, independente de seus estratos sociais. 09 Observe a obra impressionista a seguir:

10 Dentre as caractersticas das Cmaras Municipais, durante o perodo colonial brasileiro, est: A) a subordinao ao governo-geral. B) a qualificao de capitania especial, mas sem um capito donatrio. C) a composio de polticos que estivessem ligados a atividades comerciais, os homens-bons. D) a renda utilizada publicamente provinha da receita da metrpole. E) a sua extino com a criao das capitanias hereditrias. 11 No sculo XIX, a economia maranhense atravessou uma forte crise, em grande parte decorrente da concorrncia do algodo norte-americano no mercado internacional. Alm disso, o estabelecimento da Lei dos Prefeitos que concedia ao governador o privilgio de nomear os prefeitos municipais causou outro tipo de atrito onde o mandonismo poltico acirrou as relaes do povo com as instituies governamentais. O contexto relatado no texto faz referncia: A) A desestabilizao da estrutura econmica e social vigente, facilitando a formao de quilombos, cujos quais ocasionaram a Revolta dos Mals. B) Ao embate poltico entre Maranho e o governo, transformando-se no conflito de propores maiores, a Confederao do Equador. C) A grave crise econmica que assolou a regio e resultou na Cabanagem. D) Ao impulso nos focos de tenso que resultaram na Balaiada. E) A falta de controle sobre pontos econmicos estratgicos da colnia, o que levou a independncia da provncia da Cisplatina. 12 Dentre a relao existente entre o processo de independncia do Brasil e de outros pases sul-americanos, correto afirmar: A) Enquanto nas colnias da Amrica espanhola houve longos conflitos na luta pela independncia, no Brasil, o processo ocorreu de maneira mais branda, por intermdio de uma transio completada por um herdeiro da Coroa portuguesa. B) A instaurao de um governo republicano foi caracterstico apenas das antigas colnias da Amrica espanhola, sob a preservao da unidade territorial estabelecida desde o perodo da colonizao dessa metrpole, tal como ocorreu no Brasil. C) Para o Brasil, a liderana do processo de independncia coube s elites locais em defesa dos seus interesses econmicos, diferente de algumas colnias hispnicas que lutaram pela emancipao de seus Estados nacionais atravs de grupos populares na busca por maior igualdade na estrutura social. D) O processo de independncia brasileira foi marcado pela manuteno da escravido, j nos demais Estados nacionais que se formaram na Amrica do Sul, o processo de abolio foi efetivado com a independncia dessas antigas colnias. E) Tanto nas antigas colnias hispnicas quanto na brasileira, a independncia garantiu certa participao popular nas decises polticas dos novos Estados de maneira indireta, atravs da escolha eleitoral do Poder Legislativo.

Moas ao piano, Auguste Renoir,1892. A primeira obra-prima encomendada a Renoir pelo Estado francs retrata um mundo ideal, povoado de jovens graciosas. O desenho impressionista firme e leve define claramente as figuras, dando livre curso ao lirismo da paleta de cores. O tema abordado pelo artista pode ser relacionado com: A) Pela crise de oligarquias rurais, pois mesmo com a queda de prestgio econmico e de poder, tais grupos sociais buscavam refletir uma viso positiva do seu padro de vida. B) O contraste da vida francesa, de um lado uma viso positiva das mulheres que tinham acesso educao erudita, quando na verdade a mulher estava voltada apenas para funes domsticas. C) O contexto histrico burgus, marcado pela ascenso econmica, ostentao de luxo e ideais de padres de elegncia e comportamento. D) A fuga de temas voltados para a vida urbana, pois o artista propunha uma viso oposta de classes urbanizadas, como a burguesia. E) Modelos de comportamento tpicos da chamada Belle poque, enfocando a calma da vida provinciana e camponesa na Frana.

www.pciconcursos.com.br

13 Analise a fotografia a seguir, produzida na cidade de Johanesburgo, frica do Sul:

16 A Frente Sandinista de Libertao Nacional tinha forte inspirao: A) Socialista. B) Anarquista. C) Capitalista. D) Oligrquica. E) Conservadora das Foras Armadas. 17 Analise as afirmativas a seguir referentes ao contexto poltico e econmico aps a Segunda Guerra Mundial: I Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o saldo devastador de mortos, feridos e de destruies, as naes mundiais preocuparam-se com futuros conflitos e, a partir dessas preocupaes, foi criado um mecanismo de controle internacional, chamada Organizao das Naes Unidas (ONU). Reunindo representaes de cada nao mundial, a ONU tinha como objetivo manter a paz no mundo, garantir a defesa dos direitos humanos e a igualdade entre os diferentes povos, sendo ditada democraticamente por todos os pases envolvidos nessa organizao. II O governo dos Estados Unidos lanou um audacioso programa econmico de investimentos e de recuperao, cuja principal meta era atender aos pases arrasados pela guerra, conhecido como Plano Marshall. Concebido para recuperar a economia das regies fortemente abaladas pela guerra e para combater a influncia do socialismo na Europa Ocidental, tal plano concedeu aos pases beneficiados emprstimos e auxlios diversos a juros muito baixos. O plano contribuiu para criar uma enorme simpatia pelos Estados Unidos, at mesmo por parte de pases sob influncia sovitica. III A conferncia de Potsdam, realizada no ps-guerra, estabeleceu que o territrio alemo e a cidade de Berlim seriam divididos em quatro zonas: britnica, francesa, norte-americana e sovitica. Essa diviso em quatro zonas administrativas durou algumas dcadas. Quando do movimento pela derrubada do muro de Berlim, as zonas controladas pelos pases ocidentais fundiram-se formando a Repblica Democrtica da Alemanha (RDA), tambm conhecida como Alemanha Ocidental. J na zona controlada pela Unio Sovitica, formou-se a Repblica Federal Alem (RFA), tambm chamada de Alemanha Oriental. A sequncia da(s) afirmativa(s) correta(s) (so): A) nenhuma das afirmativas est correta. B) a afirmativa I. C) as afirmativas II e III. D) a afirmativa II. E) as afirmativas I e III. 18 Fez parte da sistemtica da poltica econmica mercantilista: A) O conjunto de princpios e prticas econmicas adotados pelos Estados europeus e orientais, antecedendo o sistema capitalista. B) O conjunto de medidas e prticas econmicas foi posto em prtica no mesmo padro entre os pases expansionistas como garantia de pleno funcionamento. C) Prticas econmicas que corroborassem para derrocada do pacto colonial, a fim de cortar gastos pblicos. D) O comercialismo e a produo manufatureira foram combatidos pelo mercantilismo, pois o acmulo de riquezas era voltado para o metalismo e explorao colonial. E) A busca pela manuteno da balana comercial favorvel como uma das prticas adotadas pelos Estados modernos.

Baleado pelas costas: sob o olhar de um policial, o corpo de um negro assassinado em Shaperville (Revista Veja, Maro de 1960). O contexto em que essa foto foi produzida remete: A) A represso a manifestao de cidados negros ocorrida na regio contra o regime do Apartheid, incentivados pelas lideranas do Congresso Nacional Africano (CNA). B) A luta da populao negra a favor do movimento Apartheid. C) Ao movimento de contestao priso perptua do lder da populao negra sul-africana, Nelson Mandela. D) A guerra civil iniciada por grupos negros que atacaram violentamente postos policiais e governistas da regio. E) A punio violenta das autoridades greve de mineradores negros durante o trabalho nas minas. 14 Em junho de 1991, Boris Yeltsin foi eleito presidente da Rssia, uma das repblicas soviticas. Em dezembro, Yeltsin e os presidentes da Ucrnia e da Bielorrssia declararam o fim da Unio Sovitica. Ainda nessa mesma conjuntura: A) Governos envolvidos no fim da Unio Sovitica organizaram um golpe de Estado junto com as Foras Armadas dos seus pases. B) Foi designada uma junta de governo centralizado para substituir o presidente da Unio Sovitica. C) A Rssia organizou o acrnimo, sob sua liderana, de pases em forte desenvolvimento composto pelo Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul (Brics). D) Foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI). E) Foi lanado programas de reestruturao econmica e de abertura poltica, denominadas, respectivamente, perestroika e glasnost. 15 O conjunto de leis conhecido como Pacote de Abril, lanado no governo de Ernesto Geisel, em 1977, teve como medidas, exceto: A) O fechamento do Congresso Nacional. B) Uma distenso poltica com a eleio do senado federal por meio do voto popular. C) A realizao da reforma do sistema judicirio. D) A garantia de o presidente governar por meio de decreto. E) A manuteno de eleies indiretas para governador.

www.pciconcursos.com.br

19 Em um relato sobre a situao dos envolvidos na Coluna Prestes, Loureno Moreira Lima escreveu: [...] os animais desapareceram, dia a dia [...]. Dentro de pouco tempo [...] a coluna estava a p e sem recursos, alimentando-se de palmitos e de poucos bois que lhes restavam para as montadas, sem ter sequer um pouco de sal para temperar a carne. Essa marcha era feita, muitas vezes, com gua pelo peito e, em certas ocasies, a nado, quando se deparava com algum corixo. [...] Quando a coluna chegou Bolvia, vi muitos companheiros embrulhados em trapos, de cobertores, que mal lhes cobriam as vergonhas [...]. LIMA, Loureno Moreira. A Coluna Prestes: marchas e combates (1945). In: SOUZA, Claudia Morais de; MACHADO, Ana Claudia. Movimentos sociais no Brasil contemporneo. So Paulo: Loyola, 1997. p. 96. Com base no relato e na trajetria do movimento, o desfecho da Coluna: A) foi um total fracasso, pois diferente dos seus objetivos, os governo federal, atravs da forte represso ao movimento, conseguiu manter a estrutura poltica do seu poder. B) deu-se de maneira inesperada, visto que Vargas decretou a ilegalidade do movimento e autorizou a priso dos envolvidos, mesmo fora do Brasil. C) foi frustrada, pois mesmo com a unio dos integrantes, o movimento no teve condies financeiras de avanar e propagar suas reinvindicaes pelo Brasil. D) ocorreu com a mudana de posio de um dos seus principais lderes, Lus Carlos Prestes, que abandonou a Coluna em favor do Comunismo, antecipando o fim do movimento. E) aconteceu com a entrega das armas e o exlio dos envolvidos, em sua maioria, na Bolvia. 20 Os fencios habitavam a costa do atual Lbano, uma estreita faixa de terra, comprimida entre o mar e as montanhas. A geografia do seu territrio tinha como caracterstica um litoral cortado por ilhas, com presena de diversos portos. No foi caracterstica dessa civilizao: A) A ausncia do cultivo, da caa e da pesca, pois as trocas comerciais arrecadavam os suprimentos de subsistncia necessrios para sociedade. B) A presena de poderosas cidades fencias, fortalecidas pelo crescimento do comrcio e artesanato, as quais dominaram territrios e estenderam suas rotas comerciais por todo o Mediterrneo. C) Nas trocas comerciais foi comum, inicialmente, a prtica do escambo e, posteriormente, o surgimento das primeiras moedas, cujas quais se tornaram eficientes instrumentos facilitadores do comrcio e do smbolo de riqueza. D) A ausncia de um Estado unificado, tal como ocorreu no Egito, por exemplo, j que era comum cada cidade ter um Estado independente. E) A criao de cdigos e smbolos, resultando no desenvolvimento de um sistema de escrita, a fim de facilitar a comunicao dessa sociedade, principalmente no trabalho e na administrao dos negcios.

21 Dentre as particularidades da colonizao inglesa na Amrica, entre os sculos XVII e XVIII, est: A) A falta de uma mquina poltico-administrativa autnoma, pela presena de governadores em cada colnia nomeados pela Coroa, mesmo que nas atividades socioeconmicas no houvesse interferncia da metrpole. B) O impulso da colonizao pela iniciativa privada, por meio das companhias de comrcio, onde em muitas reas os ingleses se dedicaram caa, a pesca e extrao de madeiras, dispersando a colonizao por um longo perodo. C) A dificuldade em manter o domnio dos territrios entre Canad e Golfo do Mxico, perdidos, posteriormente, para os franceses. D) O fluxo migratrio ocorrido nas Treze colnias reuniu apenas colonos advindos da burguesia puritana inglesa, com relao ao povoamento das colnias do norte e do centro. E) A relao comercial lucrativa para os colonos envolvidos nessa atividade, estabelecida entre as colnias inglesas do norte e do centro e o exterior, chamado de comrcio triangular. 22 O documento ingls produzido pelo Parlamento em 1628, durante o reinado de Carlos I, que dentre suas prescries proibia a Coroa de criar novos impostos sem a prvia aprovao dos parlamentares, foi: A) A Petio de Direitos. B) Declarao da Revoluo Puritana. C) Atos do Commonwealth. D) Declarao dos Direitos do Cidado. E) Atos de Tolerncia. 23 Foi uma forte marca do feudalismo a combinao de instituies romanas e tradies germnicas. Com base nessas caractersticas, analise as afirmativas a seguir: I O colonato se desenvolveu desde o sculo III, quando a crise econmica se agravou no Imprio Romano. Por iniciativa prpria ou estimulados pelo governo, trabalhadores livres fixaram-se nas grandes propriedades, na condio de colonos. Desse modo perdiam a autonomia, pois no podiam deixar a propriedade, mas ganhavam um mnimo de proteo e garantiam a subsistncia, ainda que de maneira precria. Nos sculos seguintes, a insegurana gerada pelas invases reforou essas prticas. II O beneficium fazia parte da tradio germnica que foi incorporada pelas prticas feudais, e consistia na concesso do direito de usar a terra em troca de servios e tributos. III O comitatus era uma instituio de tradio romana que ligava chefes militares a populao pobre por meio de obrigaes mtuas de servios e lealdade, reconhecendo esse grupo submisso como servos. O juramento de fidelidade entre esses chefes e subordinados originou relaes de suserania e vassalagem, tpicas da poca feudal. A sequncia de(as) afirmativa(s) correta(s) (so): A) as afirmativas I e II. B) as afirmativas II e III. C) a afirmativa III. D) todas as afirmativas esto corretas. E) a afirmativa II.

www.pciconcursos.com.br

24 Analise o documento a seguir escrito por Leon Tolstoi: Guerra e paz: Imaginemos dois homens dispostos a bater-se em duelo espada de acordo com todas as regras da esgrima. [...] De sbito, um deles, ao sentir-se ferido e ao compreender que se no trata de uma brincadeira, pois a prpria vida que est em risco, joga fora a espada e, deitando a mo ao primeiro porrete que lhe aparece, pe-se a riscar* com ele. Suponhamos porm que esse duelista que com tanta oportunidade empregou o melhor meio e o mais simples para conseguir os seus fins, animado pela tradio cavalheiresca, procura ocultar a verdade e insiste em dizer que venceu seu rival com todas as regras. [...] O esgrimista que exige que o combate decorre de acordo com todas as regras do duelo o francs; o adversrio que jogou fora a espada e sacou o porrete o russo. [...] O incndio das cidades e das aldeias, a retirada aps as batalhas, o golpe de Borodino e a nova retirada, os acontecimentos de Moscou, [...] tudo isto estava margem das regras ordinrias e das tradies blicas.
*Riscar: Lutar; provocar.

25 Foi objetivo da poltica externa francesa na Guerra Franco-Prussiana, por volta de 1870 e 1871: A) Anexar ducados situados ao norte do territrio prussiano, os quais faziam fronteira com a Frana. B) Prejudicar o processo de unificao dos Estados Germnicos. C) Apoiar a ustria na separao administrativa contra o domnio do imprio prussiano. D) Unir a populao francesa para retomada de territrios franceses importantes dominados pela Prssia, como no caso da Alscia-Lorena. E) Abalar o poder poltico da Prssia que dominava regies reivindicadas pela Itlia que estava em processo de unificao nacional e era aliado francs. 26 A base do governo de Juscelino Kubitschek era o Plano de Metas, que defendia a modernizao acelerada da economia, com aumento significativo do nvel de industrializao e forte crescimento da economia no decorrer da dcada de 1950. Na prtica, esse projeto: A) Possibilitou a diminuio das desigualdades sociais com o aumento do consumo de gneros industriais por todas as classes sociais. B) Garantiu a acelerao da modernizao industrial e a criao de empregos, mantendo, consequentemente, o equilbrio da inflao no pas. C) Favoreceu a entrada de empresas estrangeiras no Brasil com foco principal na indstria de bens durveis. D) Permitiu a distribuio do crescimento econmico para outras regies brasileiras, com destaque para o Nordeste, que consolidou seu desenvolvimento com a criao da Superintendncia para o desenvolvimento do Nordeste. E) Representou a entrada exclusiva de capital estrangeiro advindo dos Estados Unidos, dentro da poltica externa do Macartismo. 27 Em meio turbulncia provocada pela Grande Depresso, no incio da dcada de 1930, a Unio Sovitica no sofreu os efeitos dessa crise mundial e entrou em uma fase de industrializao extremamente rpida e intensa. Essa expanso ocorreu em razo: A) Da poltica econmica marcada pela estipulao de metas, atravs dos Planos quinquenais. B) Da produo industrial voltada para o mercado externo do Oriente. C) Da poltica econmica de recuperao, em moldes capitalistas, conhecido como Nova Poltica Econmica. D) Do expansionismo russo sobre o leste europeu. E) De programas de transao econmica para alavancar a produo e o consumo, atravs da indstria e da coletivizao da terra.

TOLSTOI, Leon. Guerra e paz. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1973. v. 2. p. 1.116-1.117. Diante do contexto da expanso do Imprio Napolenico, no incio do sculo XIX, podemos afirmar que o documento transcrito anteriormente faz referncia: A) Ao decreto francs, com a finalidade de bloquear o comrcio dos pases europeus com a Inglaterra, imposto violentamente Rssia, visto que a tecnologia blica e a preparao militar da Frana era superior ao pas do leste europeu. B) A invaso francesa ao pas russo, o qual no aderiu ao Bloqueio continental, levando o czar e sua famlia a fugir da Rssia, abrigando-se em pases aliados, como a ustria-Hungria, atitude incomum na tradio czarista. C) A ao russa da ttica da terra arrasada contra a invaso do exrcito francs ao seu territrio, empreendida de forma positiva, pois as tropas lideradas por Napoleo no conseguiram enfrentar as dificuldades encontradas no pas russo. D) A ocupao dos franceses na Rssia que mesmo com grande saldo de mortos nas tropas de Napoleo, conseguiu destituir o czar, temporariamente, a partir de acordos diplomticos entre os dois pases, uma ao indita no pas. E) As batalhas ocorridas nos territrios russos, com a aliana militar belga, inglesa e russa, marcando no somente o fim da expanso de Napoleo Bonaparte na Europa, como tambm a abdicao do mesmo ao cargo de imperador da Frana.

www.pciconcursos.com.br

28 Sobre o contexto poltico que antecedeu o governo nazista na Alemanha, incorreto afirmar: A) No final da dcada de 1920, a poltica liberal em alta no pas, no garantiu planos de financiamento para um processo de recuperao econmica, aprofundando a crise e a oposio ao governo republicano. B) A Parlamento alemo, formado durante o ps-guerra, contribuiu para fundao de uma Repblica e teve que aceitar a paz estabelecida pelo Tratado de Versalhes. C) Movimentos ultranacionalistas de extrema direita recorreriam ao terror e ao assassinato de comunistas e membros do governo republicano, como meio de declarar sua oposio a Repblica de Weimar e ao Comunismo. D) Diante do quadro de crise econmica e social, o projeto poltico de extrema direita, representado principalmente pelo Partido Nazista, contou com o financiamento de capitais privados que apoiaram a ascenso do nazismo. E) Com a quebra da Bolsa de Nova York em 1929, a Alemanha agravou sua crise econmica elevando a insatisfao de todas as camadas sociais do pas poltica adotada pelo governo.

31 - A professora Anglica socializa na reunio pedaggica mensal experincias bem sucedidas com seus alunos destacando a importncia do planejamento de ensino, com base no Projeto Poltico Pedaggico PPP escolar, construdo/avaliado coletivamente na tendncia crtica. Nessa perspectiva o plano de ensino : A) um registro da prtica de ensino sempre improvisada conforme as necessidades e ritmos dos alunos B) um instrumento para guiar um trabalho real baseado em reflexes e decises com certa racionalidade e flexibilidade C) reduzido ao preenchimento de formulrios que so anexados ao PPP escolar D) ao detalhamento de princpios postos no PPP que asseguram a articulao da escola com as exigncias do contexto social E) todas as respostas esto corretas 32 - A funo educativa da escola pblica contempornea deve ser concretizada: A) pela reconstruo dos conhecimentos, preparao dos alunos para pensar criticamente e agir democraticamente numa sociedade no-democrtica B) pela oferta de uma educao compensatria que atenda todas as crianas das classes populares C) pela assimilao dos saberes do senso comum, preparao dos alunos para pensar criticamente e agir numa sociedade democrtica D) pela anulao da discriminao, compensando as consequncias individuais da desigualdade social E) pela lgica da homogeneidade e classificao prematura dos alunos que manifestam interesse pelos estudos 33 - A teoria e a prtica didticas necessitam de um corpo de conhecimentos sobre os processos de aprendizagem que cumpra duas condies fundamentais. Uma delas abranger, de forma integral e com tendncia holstica, as diferentes manifestaes, processos e tipos ou classes de aprendizagem. A segunda condio : A) considerar as dificuldades de aprendizagem das crianas e analisar as suas limitaes em laboratrios, encaminhando-as para salas especiais B) identificar os diferentes tipos de aprendizagem para organizao de turmas homogneas, conforme o nvel de rendimento dos estudantes C) reconhecer que a teoria didtica no exige, para a regulao intencional dos fenmenos de aprendizagem, um corpo explicativo completo e integral D) manter-se apegado ao real, sendo capaz de explicar a complexidade dos fenmenos e processos de aprendizagem na aula, em condies normais da vida cotidiana E) nenhuma resposta est correta

PARTE II DIDTICA GERAL 29 - A didtica tem como objeto de estudo o processo de ensino e o trabalho docente como uma das modalidades: A) da educao bsica que inclui o ensino especial B) da organizao escolar que visa a manuteno da sociedade vigente C) gerais da prtica educativa permeada pelos conhecimentos, perpassados pela neutralidade cientfica D) especficas da prtica educativa mais ampla que ocorre na sociedade E) dos conhecimentos pedaggicos, dissociados das tcnicas e do contexto social 30 - Ao especificar as tarefas da escola pblica democrtica, na viso crtica da educao, os estudiosos contemporneos destacam a necessidade da oferta de interaes educativas que favoream aquisio de ferramentas conceituais necessrias para a interpretao da realidade e tomada de decises.Nessa direo a democratizao do ensino deve se sustentar pelos princpios: A) da espontaneidade e eficcia B) da neutralidade e diversidade C) da espontaneidade e da participao D) do voto direto para os dirigentes escolares E) da igualdade e da diversidade

www.pciconcursos.com.br

34 - As teorias psicolgicas de aprendizagem contribuem com a didtica, enquanto prtica educativa, ao descrever e explicar como se produz a aprendizagem, e tambm as relaes entre a aprendizagem, o desenvolvimento e o contexto fsico, social e histrico em que o indivduo vive. Pretendem, portanto, explicar: A) e intervir por meio de diagnstico para classificar os estudantes, favorecendo a organizao de turmas e a melhoria do rendimento escolar B) a normatividade didtica carregada de ideais psicolgicos que potenciam determinada forma de ser, de sentir e de agir do professor C) o real, o j construdo, como aprendem aqui e agora os seres humanos D) e avaliar o quociente de inteligncia dos alunos, a fim de favorecer a distribuio dos alunos em turmas homogneas e favorecer o sucesso escolar de todos E) os modos induzidos espontaneamente pela tendncia dominante na sociedade e a melhor forma de encaminhar os alunos para o mercado de trabalho 35 - O professor Joaquim tem como preocupao fundamental e exclusiva: seguir o programa do livro-texto para abordar os contedos, pelo medo de perda de tempo do estudante e a importncia atribuda verticalizao dos conhecimentos no 5 ano do Ensino Fundamental. Essa postura do professor caracteriza a tendncia pedaggica: A) problematizadora que considera os conhecimentos prvios dos alunos, suas necessidades e interesses B) libertadora que considera a anlise dos diferentes mbitos da realidade que rodeiam os alunos e a organizao dos contedos de forma racional e eficaz, produzindo a evoluo dos mesmos C) libertria que favorece a formao de conceitos cientficos de maneira mais racional e sistemtica D) que perde de vista o problema e o objetivo de provocar a reconstituio do conhecimento com que o aluno chega nessa etapa do ensino E) tradicional que favorece as proposies da cultura pblica, internalizados pelo aluno, como ferramenta e instrumento de anlise e formas de conceber a realidade 36 - O professor Mrcio, ao dirigir e estimular o processo de ensino em funo da aprendizagem significativa dos alunos utiliza intencionalmente um conjunto de aes, passos, condies externas e procedimentos, estabelecendo uma conversao com a classe. Essa postura do professor caracteriza: A) o mtodo de elaborao conjunta B) o mtodo clnico C) atitudes espontanestas D) o recurso de ensino independente E) um dos meios de ensino indireto 37 - A professora Maria considera que a capacidade dos alunos em assimilar/ressignificar os contedos estudados, a motivao para o estudo e os critrios de valorizao dos temas e projetos no so iguais para todos os alunos. Nessa perspectiva a professora deve desenvolver a sua prtica pedaggica, tendo clareza da importncia em considerar: A) diversidade B) a homogeneidade C) a neutralidade cientfica dos contedos D) a formao de turmas homogneas, conforme o rendimento escolar E) as particularidades por serem desfavorveis a ao pedaggica

38 - A professora Carmem utiliza o estudo dirigido na realizao das atividades que o aluno leva para casa, objetivando uma boa consolidao dos conhecimentos. As tarefas que desenvolvem habilidades e aprofundamento dos contedos trabalhados em sala de aula devem ser retomados na aula seguinte, combinadas com a explicao da professora o que caracteriza: A) uma tcnica de trabalho que refora os saberes do senso comum B) uma tcnica de trabalho que garante sucesso aos alunos interessados C) o diagnstico para a formao de turmas interessadas D) um procedimento de ensino necessrio apropriao de saberes cientficos E) o diagnstico para a formao de turmas de excelncia 39 - A professora Margarida sempre inicia o ano letivo fazendo um levantamento das dificuldades e possibilidades de aprendizagem dos alunos, a fim de obter informaes sobre os seus conhecimentos prvios. Nessa direo oportuniza, em vrias ocasies, atividades que favorecem a expresso de seus pensamentos, com base em leituras e produes textuais, tendo como principais instrumentos para a avaliao mediadora: A) a prova escrita e oral que favorecem a redistribuio dos alunos, de forma homognea B) a observao e o registro que subsidiam o necessrio planejamento C) a observao e a verificao da aprendizagem de forma classificatria D) a manuteno dos comportamentos desejveis e deslocamento dos indisciplinados E) a experimentao e o exerccio oral que identificam e classificam os alunos fortes e fracos 40 - A professora Francisca desenvolve suas aes com base na Pedagogia da Autonomia, defendida por Paulo Freire. Privilegia o planejamento e a avaliao mediadora que do sentido s aes cotidianas escolares e recebe a adeso dos seus pares a fim de que reconheam a importncia: A) da improvisao e das condutas docentes rotineiras B) do repensar coletivo sobre a funo da escola e dos saberes docentes C) do arbtrio que refora as condutas estereotipadas e o disciplinamento D) dos objetivos compartilhados e descontextualizados. E) da avaliao que permite homogeneizao das turmas e o avano de todos os alunos

www.pciconcursos.com.br

You might also like