You are on page 1of 8

Vida e Morte para os Yorubs

Os yorub, como os demais grupos africanos, crem na existncia ativa dos antepassados. A morte no representa simplesmente um fim da vida humana, mas a vida terrestre se prolonga em direo vida alm-tmulo, exatamente em algum dos nove espaos do run, o domnio dos seres desprovidos do m. Assim, a morte no representa uma extino, mas mudana de uma vida para outra. Os antepassados ou ancestrais so denominados k run e gbagb, ou ainda pelo ttulo de s, usado para reverenciar os ancestrais nos ritos de pd, dos candombls do Brasil. Um antepassado algum de quem uma pessoa descende, seja atravs do pai ou da me, em qualquer perodo do tempo, e que o ser vivente conserva relaes filiais afetuosas. Somente alcanaro a condio de ancestral com merecimento de culto aqueles que atingiram uma idade avanada, com uma vida de boa qualidade e trabalho expressivo para a sociedade, alm de terem deixado bons filhos. Para os yorub, um casamento sem filho algo mal sucedido. Na verdade, seu sistema de valores tem por base trs coisas: Ow (Dinheiro), Omo (Filhos) e k (Vida longa). A Vida Longa considerada a mais importante porque proporciona a oportunidade que pode tornar possvel as duas outras. So esses e toda a linhagem de geraes passadas que, depois da morte se transformam, para seus familiares. Embora os ancestrais compreendam membros masculinos e femininos das geraes anteriores, os ancestrais masculinos so os mais importantes. Ao seguirem para o run, os ancestrais so libertos de todas as restries impostas pela terra, dessa forma, adquirem potencialidades que podem ser usadas para beneficiar seus familiares que ainda esto na terra. Por essa razo, necessrio mant-los num estado de paz e contentamento. Quando dissemos que existe um culto ao ancestral, queremos dizer que o que existe de fato uma manifestao de relacionamento familiar indestrutvel entre o familiar que partiu e seus descendentes que aqui ficaram. A palavra culto ento colocada tem o significado de homenagem que melhor expressa o nosso entendimento sobre o assunto. O encaminhamento do esprito, depois dos rituais realizados, corresponde a passar de volta pelo porto do Onbod em direo a Oldmar, para receber o julgamento de seus atos na terra. De acordo com o run ao qual foi destinado, continuar a exercer suas funes familiares, agora de modo mais poderoso sobre seus descendentes que a ele continuam a se referir como Bb mi(Meu pai), ou y mi(Minha me). Esta forma salienta o amor e a afeio que caracterizam as relaes de ambos. Trazendo ao exemplo: "Eu vou falar com o esprito de meu pai", mas sim, "Eu vou falar com o meu pai", numa comprovao de que eles continuam a ter o ttulo de relacionamento que tinham enquanto chefes de famlia. O fim da vida na terra envolve a questo a respeito do que se transforma o homem aps a vida atual.

Toda religio encara isto: Nascimento, Vida e Morte( b, y, ti Ik), o Ps- Vida (Iy Lbn K), o Julgamento Divino (dj ti Olrun) e o possvel retorno em outra vida, sucessivamente (tnwa).

Ik - Morte
visto como um agente criado por Olodumar para remover as pessoas cujo tempo na Terra tenha terminado. A morte denominada Ik, e trata -se de um personagem masculino. Sua lgica para as pessoas mais velhas e que dadas certas condies, devem viver at uma idade avanada. Por isso , quando uma pessoa jovem morre, o fato considerado tragdia, por outro lado, a morte de uma pessoa idosa ocasio para se alegrar. Sobre isto, costuma-se dizer: Ik K pani, ay I'o npa ni - "a morte no mata, so os excessos que matam". O od yk mji revela, em um de seus tn, que a morte comeou a matar depois que sua me foi espancada e morta na praa do mercado: _____"No dia em que a me da morte foi espancada No mercado de Ejgbmekn A morte ouviu E gritou alto, enfurecida A morte fez do elefante a esposa de seu cavalo Ele fez do bfalo sua corda Fez do escorpio o seu esporo bem firme pronto para a luta"______ Posteriormente, a morte foi subjugado depois que seus inimigos conseguiram que ela comesse o que era proibido comer, segundo o conceito do w, visto anteriormente,s conhecido atravs do jogo de if. Neste relato, a esposa de Ik, Oljngbd, que revela este segredo: ____"Ns consultamos If para Oljngbd Mulher de Ik Ela foi chamada cedo, pela manh Eles perguntaram o que seu marido no podia comer Que o tornasse capaz de matar outros filhos de pessoas ao redor? Ela disse que a Morte, seu marido, no podia comer ratos Eles perguntaram o que aconteceria se ele comesse ratos? Ela disse que as mos da morte tremeriam sem parar Ela disse que a Morte, seu marido, no podia comer peixe Eles perguntaram o que aconteceria se ele comesse o peixe? Ela disse que os ps da Morte tremeriam sem parar Ela disse que a morte, seu marido, no podia comer ovo de pata Eles perguntaram o que aconteceria se ele comesse ovo de pata? Ela disse que a morte vomitaria sem parar"._____ A concluso deste od que foram dados morte todos os alimentos proibidos, o que a fez acalmar e impedir a sua tarefa que estava sendo feita sem qualquer critrio, ou seja, a Morte foi subjulgada apenas depois que seus inimigos conseguiram que ele comesse o que era proibido comer. Verificamos novamente a importncia do respeito s coisas proibidas, w, cujo conhecimento s possvel atravs do sistema de if.

Devemos registrar que, no processo de divinizao de if, ocorrendo a cada deste od, ir revelar vitria de qualquer pessoa sobre a morte. Embora a morte seja inevitvel, e imprevisvel, vimos que ele pode sofrer alteraes atravs da interveno de Orunmyil ou de qualquer outro Orix junto a Olodumar, e isto previsto em outro mito, quando Ex consegue subornar o filho de Ik, que revela o modo pelo qual Ik matava com o uso de uma clava a fonte indispensvel de seu poder. Sem essa clava , Ik tornava-se impotente. Ex foi ajudado pr Ajp, a tartaruga, que conseguiu o que desejava, conforme o dito: Ajp gb rk I'ow Ik - "A tartaruga tirou a clava das mos de Ik". Posteriormente, fez um pacto com Orunmyil, com a condio dele ajud-lo a recobrar a sua clava; em troca, Ik s levaria aqueles que no se colocarem sob a proteo de Orunmyil ou aqueles que estivessem com a data j determinada para o fim de suas vidas na terra. Isto reflete a necessidade de um constante acompanhamento da situao de uma pessoa atravs do jogo. Da o provrbio: Arn I'a w, a Ki Wo Ik - "A doena pode ser curada a morte no pode ser remediada". E ainda o od Ir-sn - oso revela: ____"Se Ik no chegar, adoremos Oxum Se Ik no chegar, adoremos Orix Se ik realmente chegar, no adianta Ik receber sacrifcio"____

sink - Ritos Funerrios


A circunstncia que cerca a morte de uma pessoa, a idade, condio social e o seu relacionamento religioso so fatores importantes que impem a forma dos rios funerrios. No Brasil, para os indicados das religies de etnia yorub, os ritos so denominados ss - retorno s origens. O falecimento de um indicado marcado pela retirada, com o corpo j no atade do elemento central de sua iniciao, o os. Trata-se de uma retirada simblica de algo, agora abstrato, juntamente com alguns fios de cabelo do alto da cabea, no lugar onde foi colocado o os. Outros elementos so utilizados neste ritual: efun (P branco); eyin (ovo); i eiyel (sangue de pombo); acass (Pudim de milho branco enrolado em folha verde); w (algodo), com o qual tudo recolhido e despachado . Posteriormente , o jogo do ob tudo confirmar . Em alguns casos, o ritual feito em cima de um igb, uma meia cabea. O manipulador deste ritual deve ser sempre uma pessoa com or mais antigo que o falecido, ou , pelo menos com a mesma expresso religiosa. Aps o enterro iniciada uma seqncia de cerimnias noturnas, idnticas e dirias, que duram sete dias, sendo que, no sexto dia, devero ser feitos os sacrifcios propiciatrios e o Er gn - "Carrego do Morto". No ltimo dia, denominado "arremate", cantar - se com o dia claro. Somente no ritual de ss, o pd realizado noite, com exceo do ltimo dia, quando feito de dia. Durante todo o ss, os toques so feitos em cima do igb, uma meia cabea, ou do akrgb, uma cabaa inteira.

Somente no ltimo dia os atabaques so utilizados. Todos os presentes se vestem de branco, aso k, cobrindo toda a parte de cima do corpo at o pescoo. No pulo amarra-se uma tira de palha da costa (ko) e nas plpebras, passa-se um pouco de efun, p branco, assim como tambm na nuca, fronte e peito. ____ ss , meus respeitos ____ ss, ss o ____ (As escravas sadam os mais antigos) Os cnticos so acompanhados de danas individuais em frente a um igb, colocado no cho, onde so depositadas moedas recebidas de todos os presentes, passadas antes em volta de suas cabeas . o " pagamento" de proteo para as pessoas no irem com a alma do morto. Os cnticos so efetuados na modalidade Ketu e em duas outras etnias: Jje e Angola - Congo, pois gn existe em toda nao de Candombl, no tem bandeira, muda de nome, mas um s. Quando, em vida, a pessoa morta teve seus assentamentos, d Orix, acompanhados por quartinhas cheias de gua , smbolo de vida ativa. Agora, sua quartinhas sero esvaziadas e emborcadas, como smbolo da vida que partiu. o jogo que ir definir o que ir no carrego do morto e o que poder ficar como ojbo da casa, ou seja, a permanncia dos assentados e outros smbolos como elementos de culto e adorao. H um aspecto nos ritos de ss que devemos observar e que est ligado ao Orix Oxssi . Aps os cnticos iniciais, feita uma srie de reverncias a Ode rl, um outro nome dado a Oxssi, e ancestral mticos dos candombls da nao Ketu no Brasil. Relacionado ao fato, vamos transcrever trechos de uma citao feita pela Iyalorix - Stella de Oxssi e posteriormente pr Oba Ka Kanf, ambos pertences ao Candombl do Ax Op Afonj em Salvador Bahia: ______"Uma outra denominao dada ao rito de ss jj, que significa a viglia do caador. Conta a tradio que Oduleke criou uma menina e que deu o nome de Oy. J crescida, se tornou mulher inteligente e altiva conhecendo todos os segredos da caa e artes de magia. Quando Odukele faleceu, Oy lhe prestou uma homenagem. Reuniu os seus pertences, colocando-os numa grande trouxa e, durante 7 dias, danou e cantou em homenagem ao pai adotivo. Ao final dos 7 dias, um grande cortejo foi depositar a grande trouxa aos ps de uma rvore sagrada. A este carrego foi dado o nome de jj e que deu nome tambm ao ritual. A princpio era praticado apenas pelos caadores e, com o tempo, se entendeu a todas as pessoas recebendo o nome de ss".______ Uma das seqncias das cantigas em louvor a Oxssi nos fala sobre isto: ______" O nascimento que nos trouxe o mundo Ode rl nos trouxe ao mundo"_____ O ritual de ss, descrito em parte dedicado exclusivamente as pessoas iniciadas. Em fins do sculo passado, os descendentes de africanos no Brasil faziam esse ritual indistintamente. Em outra exposio de Oba Ka Kanf sobre o assunto, destacamos o trecho:

_____"Os psames eram dados com um tabuleiro de akaraj, panela com kuru, abara, acass etc. Estas comidas ficavam em volta do corpo, na sala, e pertencia ao morto ou morta. Quando chegava um visitante, ele fazia a saudao. "E K se o" e servia usando uma folha de mamona passada no fogo onde estavam sendo feitas as comidas, e comia. Depois jogava a folha num balaio e ia danar em volta do corpo para pagar a comida que comera. Porque, geralmente, naquele tempo, o ss era feito em qualquer casa. Nos dias de hoje, feito somente nos terreiros".____ Entre os yorub, quando morre uma pessoa, o corpo envolvido imediatamente numa mortalha branca. Antes ele banhado. Se for uma mulher, o cabelo devidamente penteado, e se for homem, algumas vezes inteiramente raspado. A condio de estar devidamente limpo para ser bem recebido na morada de seus ancestrais. Em algumas religies, um pouco do cabelo, das unhas dos dedos dos ps e das mos do falecido cortado e guardado para "2 enterro", que ocorrer dias ou semanas depois. Conhecedores da maneira de preservar o corpo, o mesmo pode ficar dois ou mais dias sem exalar mal cheiro e recebendo as honras devidas. Os sacrifcios efetuados objetivam fortalecer o esprito, igualmente os alimentos e oferendas fortalecer o esprito, igualmente os alimentos e oferendas, que so colocados aos ps do morto como forma dele no sentir fome durante a jornada terra dos ancestrais. Os parentes e amigos chegam para cantar, danar e comer. Antes do pr do sol a dana pra e o corpo envolvido em roupas pesadas e bonitas, tudo conduzido em procisso solene at a sepultura. H o costume de se mandar recados para os antepassados que se foram antes, numa prova da crena no alm e no poder dos antepassados. Todo este conjunto de situaes objetivas no perde o vnculo com os familiares e que a vida l continue do mesmo modo que a vida na Terra. Em outros tempos, as sepulturas eram cavadas no interior da casa, mas o costume passou. Vrios dias aps o funeral, h um outro rito conhecido como ffa gn k wo l - "Trazer o esprito falecido para a casa" . Um santurio construdo no canto da casa, onde so feitos os pedidos e oferendas, numa conversa ntima familiar. Este vnculo fortalece a condio deles tudo verem o que est acontecendo na Terra. Quando se diz Bab mim sn o - "Meu pai, no durma", trata-se de um apelo ao falecido para ficar atento s coisas da Terra. Em outras palavras, h uma comunho constante e um apelo vigilncia.

dj Ti Olrun - O Julgamento Divino


H um lugar definido, fora desta terra, para onde os falecidos vo. O nome utilizado para este lugar run que, num sentido geral, significa Cu, o lugar onde Olodumar, os Orixs e os espritos diversos habitam. A denominao de todos esses habitantes do run Ara run, cuja principal diferena entre eles e os araiy (habitantes da terra) a de que aqueles no necessitam do m, a respirao, para sobreviver, no dizer de J. E dos Santos - "o run todo espao abstrato paralelo ao aiy" . Outros alegam que o run muito longe, sendo por isso que o recm-morto tem que adquirir

energia, consumido a comida e a bebida oferecidas durante a s cerimnias fnebres, antes da ida para a longa viagem. Para uma concluso lgica da localizao do run, devemos nos fixar no seguinte: se Olodumar a origem desta alma que continua a viver depois da morte, ela forosamente ir regressar sua origem. O run dividido em outros tantos espaos para acomodar todos os tipos de espritos. So em nmero de nove, segundo as tradies, embora tenhamos conseguido relacionar apenas oito, com denominaes diversas e condizentes com suas finalidades: - run Rere- o bom lugar para aqueles que foram bons durante a vida, - run lf- o local de paz e tranquilidade, - run FunFun- run do branco e da pureza, - run Bab Eni- o run do pai das pessoas, - run Aff- o espao da aragem, local de correo, onde os espritos permanecem e tudo corrigido, e l ficaro at serem reencarnados - run sl ou sl- local onde so realizados os julgamentos, - run pdi - o run dos "cacos", do lixo celestial, das coisas quebradas, impossveis de reparar e de serem restitudas vida terrestre atravs da reencarnao - run Burk- o mau espao, quente como pimenta e destinado s pessoas ms. Alguns dos run relacionados se equivalem pela finalidade que possuem, os mortos so encaminhados a um desses espaos aps o fator decisivo do julgamento divino, pois, na realidade, o julgamento ocorre durante todo o tempo de vida da pessoa na terra. As divindades contrrias ao mal acompanham as pessoas em sua vida diria e do a sua punio. O juzo final fica a cargo de Olodumar, decidindo quais so os bons e quais so os maus, e os encaminham para os respectivos run. O julgamento baseado nos atos praticados na terra e devidamente registrados no or in, que retorna para Oldmar. A maneira como feito julgamento pode ser entendida atravs do seguinte provrbio: ____"Todas as coisas que fazemos na terra Damos conta, de joelhos no cu"_____ Somente quando se absolvido por Olodumar que se tem a oportunidade de reunir-se com seus ancestrais, podendo-se reencarnar e renascer dentro da mesma famlia. Se algum porm condenado vai para o run pdi, onde ir sofrer com maus. Quando finalmente for libertado, no ter oportunidade de viver uma vida normal e ser condenado a errar, por lugares solitrios, comendo alimentos intragveis. Isto lembrado em trechos de palavras de despedida a uma pessoa que morreu: ____"No coma centopias No coma vermes Coma as coisas boas que ele comem no cu Coma com ele"____

tnwa - Reencarnao
H diferentes caminhos para os antepassados voltarem terra, e um dos mais comuns que a alma seja reencarnada e nascida como um neto, bisneto, bisneta, etc... de um filho ou filha dos antigos pais, ou seja, processo de ida e vinda se d entre

o meio familiar do qual era oriundo. A isto dado o nome de tnwa (Reencarnao), aquele ou aquela que volta novamente. O mundo, segundo os yorub, o melhor lugar onde vivemos. Isso contrrio ao ponto de vista de algumas tradies religiosas, que consideram o mundo um lugar de sofrimento e dor. Existe um forte desejo por parte do ser vivo, em ver reencarnados seus pais logo depois da morte deles. Da a expresso Bab / y y tt y o - "Que seu pai ou sua me venha logo". Este desejo observado quando do nascimento, b, de uma criana; aos trs meses de idade, um Babala consultado para saber qual o antepassado que foi reencarnado, se a linhagem paterna ou materna. Esse ritual conhecido como Mim or omo - "Conhecendo o or da criana" ou Gbgb or omo - "Ouvindo o or da criana". verificado o seu Orix, seus ew, tabus, e o tipo de esprito encarnado (bk etc.) A partir deste conhecimento, um determinado nomes passar a fazer parte de seu nome civil para lembrar constantemente criana a sua origem. A reencarnao de um ancestral conhecida pelo nome de Yya omo - "Voltar a ser criana ou tornar a encarnar". Ao se constatar o fato, o nome da criana poder ser alusivo ao fato. Alguns nomes yorub evidenciam isto e relacionamos alguns: Babtnd - o pia voltou, ou seja um ancestral de linhagem paterna, ytnd - a me voltou, Babjd - papai acordou e chegou yb - a me retornou Omotnd - a criana voltou de novo. Nesta viso da concepo yorub sobre a reencarnao devemos salientar que , apesar de uma criana ser chamada de Babtnd, o esprito do antepassado ainda continua a viver no mundo espiritual, onde invocado de tempos em tempos. Em face disso, alguns entendem que, na verdade, h uma reencarnao parcial. Os vivos ficam satisfeitos ao verem parte de seus ancestrais nos filhos recm-nascidos, mas, ao mesmo tempo, so felizes por saberem que eles se acham no mundo espiritual , onde tm maior potencialidade no auxlio de seus familiares na terra. color="#996633"> Na tradio do culto Xang h um fato sugestivo sobre este assunto. Baynn vista como a irm mais velha de Xang, que governou Oy como regente, depois da abdicao ineficaz de Dada jak, irmo mais velho de Xang, governante ineficaz para poca. A palavra Baynn uma concentrao da expresso Bab yn mi, "Papai escolheu-me", refere-se crena de que o ancestral masculino escolheu-a para retornar vida na forma corporal de Baynn. Sendo assim, esta seria a razo da coroa de bzios que usa, um smbolo de continuidade em termos de reencarnao. Sobre o assunto, Verger faz referncia a L. Frobenius quando diz: ____ "A religio dos yorub torna-se gradualmente homognea, e sua atual uniformidade o resultado de uma longa evoluo e da confluncia de muitas correntes provindas de muitas fontes. Seu sistema religioso se baseia na concepo de que cada ser humano um representante do deus ancestral. A descendncia atravs da linha masculina. Temos os membros da mesma famlia, so a posteridade do mesmo deus. Assim famlia so a posteridade do mesmo deus. Assim que eles morrem, retornam a esta divindade e cada criana recm-nascida representa o novo

nascimento de um membro falecido da mesma famlia. O Orix o agente da procriao que decide sobre a apario de toda criana."

You might also like