You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLNICAS COMISSO DE RESIDNCIA MDICA/COREME PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR

RESIDNCIA MDICA 2013

MEDICINA INTENSIVA
14/04/2013
S ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES
1. 2.
Este caderno consta de 25 questes objetivas de Anestesiologia, Cirurgia Geral e Clnica Mdica.

Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele est completo ou se apresenta imperfeies grficas que possam gerar dvidas. Se houver algum defeito dessa natureza, pea ao aplicador de prova para entregar-lhe outro exemplar. No permitida a consulta a pessoas, livros, dicionrios, apostilas ou a qualquer outro tipo de material. Cada questo apresenta quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma a correta. Preencha no carto-resposta a letra correspondente resposta assinalada na prova. Transfira as respostas para o carto, observando atentamente a numerao das questes. No carto, as respostas devem ser marcadas com caneta esferogrfica de tinta PRETA , preenchendo-se integralmente o alvolo, rigorosamente dentro dos seus limites e sem rasuras.

3. 4.

5. 6.

7. Esta prova tem a durao de quatro horas , incluindo o tempo destinado coleta de impresso digital, s instrues e transcrio para o carto-resposta. 8. Voc s poder retirar-se definitivamente da sala e do prdio aps terem decorridas uma hora e trinta minutos de prova e poder levar o caderno de prova somente a partir das 15h30min , desde que permanea em sala at esse momento. 9. AO TERMINAR, DEVOLVA O CARTO-RESPOSTA AO APLICADOR DE PROVA.

UFG/FM

CONCURSO PBLICO

COREME SUPLEMENTAR/2013

QUESTO 01 H pacientes em que a manipulao da via area pode apresentar complicaes por dificuldade na ventilao sob mscara e/ou na intubao orotraqueal. Desse modo, h fator preditivo de ventilao e/ou intubao difcil no seguinte caso: (A) paciente em que, na posio sentada, com a boca totalmente aberta, visualiza-se o palato mole sem a vula ou os pilares amigdalianos. (B) paciente que, com a cabea em extenso, apresenta distncia entre o bordo inferior do mento e a proeminncia da cartilagem tireoide maior do que 6 cm (trs dedos mdios). (C) paciente que, com a boca em sua mxima abertura, apresenta distncia entre os dentes incisivos maior que 4 cm. (D) paciente em que, na posio sentada, com a boca totalmente aberta, h visualizao de qualquer parte da epiglote durante o teste de Mallampatti. QUESTO 02 A principal indicao para sedao aliviar o medo e a ansiedade, controlar estados confusionais agudos, manter a via area artificial, manter estado de imobilidade, promover amnsia para procedimentos diagnsticos ou teraputicos. A avaliao da sedao pode ser feita por meio de exame fsico, utilizao de escalas e monitorizao no invasiva pelo ndice bispectral (BIS). Nesse processo, (A) o estado clnico de inconscincia corresponde ao valor do BIS em 70. (B) a sedao mnima ou ansilise limita a resposta do paciente aos estmulos dolorosos. (C) o nvel clnico 3 na escala de Ramsay corresponde a um paciente dormindo, resposta discreta ao estmulo ttil ou auditivo. (D) a sedao nvel 4 na escala de Ramsay permite responsividade normal ao estmulo verbal. QUESTO 03 Durante craniotomias em posio sentada, a embolia area pode ser uma complicao. No diagnstico desta complicao, (A) a ecocardiografia transesofgica um mtodo sensvel para sua deteco. (B) a queda da presso arterial e a hipofonese de bulhas cardacas so sinais precoces de sua ocorrncia. (C) o aumento na concentrao expirada de CO2 caracterstica de sua ocorrncia. (D) a diminuio do dbito cardaco com a queda abrupta do CO2 expirado descarta sua ocorrncia.

QUESTO 04 Os dois efeitos colaterais mais relevantes no uso clnico dos bloqueadores neuromusculares (BNM) so o bloqueio autonmico e a liberao de histamina. No bloqueio autonmico, (A) o efeito colateral estar ausente se a margem de segurana for igual ou menor que 1. (B) a intensidade das respostas autonmicas reduzida pela injeo lenta do BNM. (C) o pancurnio bloqueia os receptores muscarnicos vagais e apresenta ao bloqueadora ganglionar importante. (D) o vecurnio no tem ao sobre os gnglios autonmicos nem sobre os receptores muscarnicos cardacos e no causa liberao de histamina. QUESTO 05 A hipotermia (T central < 36C) ocorre com grande frequncia durante o procedimento anestsico-cirrgico, podendo ser intencional ou inadvertida. A hipotermia intraoperatria (A) promove alteraes na farmacocintica e na farmacodinmica dos bloqueadores neuromusculares, opioides e hipnticos endovenosos e no nos agentes inalatrios. (B) deve ser monitorada em pacientes submetidos anestesia geral a partir de duas horas de procedimento. (C) pode proporcionar infeces da ferida cirrgica, prolongando a hospitalizao e aumentando substancialmente os custos. (D) promove alteraes na farmacocintica dos anestsicos locais, tornando a ropivacana mais cardiotxica que a bupivacana. QUESTO 06 Em anestesia, em unidade de terapia intensiva, para controle da via area, (A) a mscara larngea pode ser usada durante a reanimao (parada cardiorrespiratria) de pacientes com intubao difcil. (B) a traqueofibroscopia contraindicada em pacientes com estenose subgltica. (C) a intubao retrgrada uma boa opo para intubao traqueal, nos casos de bcio com desvio importante da traqueia. (D) o uso de estilete com iluminao dispensa a anestesia das regies inervadas pelos ramos do nervo vago, para realizao da intubao em paciente acordado.

medicina_intensiva

UFG/FM

CONCURSO PBLICO

COREME SUPLEMENTAR/2013

QUESTO 07 Na utilizao da oximetria de pulso para monitorizar um paciente, deve-se considerar como fator que interfere na sua medida o uso de: (A) anestsicos halogenados. (B) adrenalina. (C) propofol. (D) bloqueadores neuromusculares despolarizantes. QUESTO 08 A sndrome de angstia respiratria do adulto (SARA) uma complicao grave de algumas patologias. Sabe-se que pacientes portadores dessa sndrome beneficiam-se com o uso de (A) PEEP. (B) hidratao liberal. (C) diminuio da dose dos analgsicos. (D) analpticos respiratrios. QUESTO 09 Transfuso sangunea pode ser de grande necessidade em um paciente grave, em choque. Nessa condio, a melhor maneira de se avaliar a necessidade de transfuso sangunea em um paciente a utilizao de (A) oximetria de pulso. (B) anlise dos gases arteriais. (C) presso arterial mdia. (D) saturao de oxignio no sangue venoso central. QUESTO 10 Na sndrome de compartimento abdominal (SCA), (A) o edema retroperitoneal ps-cirrgico fator de baixo risco. (B) a pancreatite aguda fator de baixo risco. (C) a ressuscitao volmica agressiva com cristaloides, mais de 6 litros em 6 horas, favorece o seu desenvolvimento. (D) o hiperperistaltismo intestinal contribui para o seu desenvolvimento. QUESTO 11 A ventilao no invasiva contraindicada em (A) ps-operatrio imediato de esofagoplastia. (B) ps-operatrio imediato de lobectomia pulmonar. (C) laparotomia supraumbilical. (D) toracofrenolaparotomia.

QUESTO 12 No manejo volmico de um paciente em ps-operatrio imediato de cirurgia abdominal, adequado o seguinte procedimento: (A) uso de volume entre 50-60 ml/kg, em 24 horas, considerando o balano peroperatrio equilibrado. (B) uso de volume entre 30-50 ml/kg, em 24 horas, independente do balano peroperatrio. (C) manuteno de infuso de fluidos at que o volume urinrio esteja em torno de 50 a 100 ml/h. (D) indicao semelhante de infuso de coloides e cristaloides. QUESTO 13
Paciente obeso, 75 anos, entra no servio de um grande hospital geral, encaminhado da unidade primria de atendimento, com queixa de que h seis dias apresenta dor abdominal intensa, distenso abdominal e vmitos. H dois dias apresenta dispneia e diminuio do volume urinrio. Os exames complementares mostram amilasemia de 1340 UI, DHL de 760, leuccitos totais de 22.500 com neutrofilia e desvio a esquerda (1350 bastes). Realizou, hoje, tomografia computadorizada dinmica que revelou a presena de necrose pancretica maior que 50% e coleo lquida no espao pararrenal anterior.

considerada uma conduta adequada para esse caso: (A) uso de aminoglicosdeo endovenoso associado a cefalosporina de primeira gerao, com a finalidade de diminuir a incidncia de infeco da necrose pancretica. (B) repetio da tomografia computadorizada de abdome, pois a necrose pancretica s visvel a partir do dcimo dia de doena. (C) encaminhamento para a tomografia a fim de se puncionar a coleo, enviar o material para colorao pelo Gram e, se houver presena de bactrias corveis, indicar tratamento cirrgico. (D) manuteno do paciente em uso de imipenen e suporte nutricional, de preferncia enteral, contraindicando-se, no momento, o tratamento cirrgico. QUESTO 14 Em pacientes que do entrada na unidade de emergncia de um hospital com hemorragia digestiva baixa, (A) a realizao de colonoscopia beneficia imediatamente aqueles que apresentarem instabilidade hemodinmica devido ao sangramento. (B) o sangramento por doena diverticular dos clons, na arteriografia, detectvel na fase venosa. (C) as ectasias vasculares do clon acometem em geral indivduos com menos de 40 anos de idade. (D) o uso crnico de anti-inflamatrios no hormonais aumenta o risco de sangramento diverticular.

medicina_intensiva

UFG/FM

CONCURSO PBLICO

COREME SUPLEMENTAR/2013

QUESTO 15
Um paciente de 80 anos, internado na unidade coronariana de um hospital geral h cinco dias aps um episdio de arritmia cardaca acompanhada de diminuio do dbito cardaco, subitamente apresenta quadro de dor abdominal e distenso abdominal difusa. Cerca de 24 horas depois sofreu parada cardaca no revertida por manobras usuais.

QUESTO 17
Paciente portador de DPOC, em ventilao mecnica h uma semana, com quadro clnico estvel, mantendo uma saturao de oxignio de 97%, FiO2 de 30% e j em processo de desmame. Subitamente apresenta uma queda brusca da saturao de oxignio e da presso arterial. Ao exame fsico apresenta murmrio vesicular abolido e abaulamento de hemitrax direito.

Na necropsia, qual o achado mais provvel? (A) reas de necrose em todo o intestino, intercaladas com reas sem necrose. (B) Presena de necrose do intestino, desde o ngulo de Treitz at a metade direita do clon transverso. (C) Artria mesentrica superior ocluda na sua origem por um trombo. (D) Presena de intestino delgado muito espessado, de colorao arroxeada, com presena de sangue vivo na cavidade abdominal. QUESTO 16
Paciente com 58 anos, atendido no pronto-socorro, vtima de acidente automobilstico ocorrido h 40 minutos. Apresentava-se confuso, com rebaixamento importante do nvel de conscincia, com disfonia e intonao nasal, e fratura de rbita direita e mandbula. A presso arterial era de 100 por 60 mmHg e a frequncia cardaca de 130 bpm. A saturao perifrica de oxignio era de 85%. Havia sinal de trauma torcico, com hematoma em hemitrax direito.

Qual conduta deve ser adotada imediatamente? (A) Solicitar RX de trax. (B) Solicitar parecer do servio de cirurgia torcica. (C) Realizar puno pleural com agulha grossa. (D) Retirar o paciente da ventilao mecnica e ventilar com ambu. QUESTO 18
JHA, do sexo masculino, 42 anos, admitido no pronto-socorro com queixa de tontura e um episdio de sncope h um dia aps se levantar da cama para ir ao banheiro, com melhora rpida e espontnea. Informa ser hipertenso e ter doena de Chagas. Refere uso regular de digoxina 0,25mg/dia, carvedilol 25mg/dia, enalapril 40 mg/dia e amiodarona 100 mg/dia. Faz acompanhamento cardiolgico h dois anos. Na ltima consulta, h uma semana, foram acrescentadas as duas primeiras medicaes. Nega outras queixas cardiovasculares. Ao exame fsico apresentava regular estado geral, corado, hidratado, afebril, eupneico e aciantico. Pulmes com MMV fisiolgico e sem rudos adventcios. Ritmo cardaco irregular com FC: 45 bpm e PA: 120x80 mmHg. Traz ecocardiograma com FE de 55%, ilustrado a seguir.

A conduta imediata a ser tomada : (A) reposio de volume com soluo cristaloide at estabilizao hemodinmica. Caso no ocorra resposta clnica imediata, deve-se iniciar o tratamento com drogas vasoativas. (B) realizao de tomografia de crnio e trax para avaliao de possveis leses traumticas cranioenceflicas e torcicas que justificariam a instabilidade hemodinmica do paciente. (C) minimizao do risco de insulto secundrio, assegurando a perveidade das vias areas adequadamente, pois se trata de paciente com possvel leso traumtica de laringe. (D) avaliao do nvel de conscincia pela Escala de Coma de Glasgow (ECG), sendo tambm fundamental a avaliao de resposta motora e padro pupilar.

Nesse caso, o diagnstico eletrocardiogrfico e a conduta mais adequada na admisso do paciente so, respectivamente, (A) ritmo de fluter atrial e implantar marcapasso definitivo e manter as medicaes em uso. (B) ritmo de fibrilao atrial de baixa resposta e implantar marcapasso provisrio e retirar a digoxina, o carvedilol e a amiodarona. (C) ritmo de fluter atrial e implantar marcapasso provisrio e retirar a digoxina, o carvedilol e a amiodarona. (D) ritmo de fibrilao atrial de baixa resposta e implantar marcapasso definitivo e manter as medicaes em uso.

medicina_intensiva

UFG/FM

CONCURSO PBLICO

COREME SUPLEMENTAR/2013

QUESTO 19
JAN, do sexo masculino, 65 anos, procurou assistncia mdica com queixa de febre h dois dias. Refere ainda tosse com expectorao amarelada, hiporexia e dor na parede lateral D do trax, que piora com a respirao. Nega tabagismo. Nega internao recente. Informa ter hipertenso arterial sistmica. Est em uso de anlodipina 10mg/dia. Ao exame encontrava-se em regular estado geral, corado, hidratado, dispneico com FR: 32 irpm, febril (39C), boa perfuso perifrica. Pulmes com diminuio do murmrio vesicular no 1/3 inferior do hemitrax D associado a estertores crepitantes no mesmo hemitrax. RCR a 2T, FC: 88 bpm, PA 130x80 mmHg. Foi realizado RX de trax que evidenciou velamento do 1/3 inferior do hemitrax D e condensao peri-hilar a D. Foi realizado toracocentese que evidenciou no lquido pleural: ph: 7,3, DHL: 300, glicose: 70, protenas: 4, leuccitos: 500. Foram colhidos a seguir exames sricos que apresentaram os seguites resultados: DHL: 400 e protenas totais: 6.

QUESTO 21 FBN, 52 anos, do sexo masculino, vem ao pronto-socorro com queixa de dor precordial sbita h 10 minutos, tipo ardor, sem irradiao, desencadeada durante esforo fsico. Relata ser hipertenso, diabtico e tabagista de longa data. Nega episdio semelhante anteriormente. Foi realizado o ECG ilustrado a seguir.

Nesse caso, o diagnstico e a conduta mais adequados so, respectivamente, (A) infarto agudo do miocrdio com supradesnivelamento do segmento ST e cateterismo cardaco imediatamente. (B) infarto agudo do miocrdio sem supradesnivelamento do segmento ST e tromboltico imediatamente. (C) angina instvel e tromboltico imediatamente. (D) angina instvel e tratamento medicamentoso sem tromboltico. QUESTO 22
Um homem de 35 anos procurou o servio mdico com histria de ter diagnosticado hepatite B crnica h trs anos, ao doar sangue. Desde ento tem estado assintomtico. H cerca de um ms iniciou com fadiga, astenia, mal-estar e aumento progressivo do volume abdominal. Nega outras comorbidades. etilista social. Nega uso de medicaes ou chs de ervas. Os antecedentes familiares so negativos, exceto por um tio que faleceu por cncer de fgado. No exame fsico o paciente apresentava-se ictrico ++/4, com ascite moderada, ginecomastia e aranhas vasculares no tronco. Nos exames laboratoriais: HBsAg +, HBeAg +, Alfafetoprotena: 40 ng/ml (VN < 10 ng/ml), Anti-HBc (IgM) +, TGO: 540 U/L, TGP: 620 U/L , Bilirrubina Total 7,0 mg/dl, Albumina: 2,8 g/L, Relao Normatizada Internacional (RNI): 2,0 Creatinina: 1,3 mg/dL , Hemoglobina: 10 g/dL , Leuccitos: 3000 cels/mm3 , Plaquetas: 20.000 cels/mm3 HBV DNA: 1.324.000 IU/mL (limite inferior de deteco = 30 IU/mL) Ultrassonografia de abdome com Doppler evidenciou um fgado cirrtico, com um ndulo de 4,5 cm, alm de moderada ascite, circulao colateral perieplnica e esplenomegalia.

Os diagnsticos e a conduta mais apropriados, nesse caso, so: (A) pneumonia, derrame pleural tipo transudato e antibioticoterapia. (B) pneumonia, derrame pleural tipo exsudato no complicado e antibioticoterapia. (C) pneumonia, derrame pleural tipo exsudato no complicado e drenagem torcica. (D) pneumonia, derrame pleural tipo empiema, antibioticoterapia e drenagem torcica. QUESTO 20
JPL, 35 anos, do sexo masculino, procura avaliao mdica com queixa de fraqueza, mal-estar e tontura. Informa ter Lpus eritematoso sistmico. Relata uso h dois anos de hidroxicloroquina 400mg/dia e prednisona 20mg/dia. Viajou e est h duas semanas sem as medicaes. Ao exame apresentava regular estado geral, rash malar bilateral, pulmes com murmrio vesicular preservado, sem rudos adventcios, RCR a 2T, FC: 100 bpm e PA 80x60 mmg. Foi colhida glicemia capilar: 50 mg/dL.

Nesse caso, a alterao eletroltica mais esperada na doena atual : (A) hiponatremia. (B) hipernatremia. (C) hipocalemia. (D) hipocalcemia.

Neste caso, (A) o tratamento deve ser iniciado imediatamente com Peginterferon. (B) o tratamento especfico do VHB deve ser iniciado com anlogo nucleosdeo. (C) a presea de disfuno renal contraindica o uso de Entecavir. (D) a presena de ndulo heptico contraindica a realizao de transplante.

medicina_intensiva

UFG/FM

CONCURSO PBLICO

COREME SUPLEMENTAR/2013

QUESTO 23
PFM, 32 anos, do sexo masculino, trabalhador rural, levado ao pronto-socorro com quadro de confuso mental, salivao excessiva, lacrimejamento, liberao de esfncter vesical, dispneico, pulmes com roncos e sibilos difusos, taquicrdico, com dilatao das pupilas. Estava em tratamento de depresso. Familiar no sabe informar a medicao em uso. Foi feito o diagnstico de intoxicao exgena.

Qual a provvel causa da intoxicao? (A) Piretroide (B) Paraquat (C) Carbamatos (D) Antidepressivo tricclico QUESTO 24
Mulher de 38 anos de idade chega ao consultrio de clnica mdica com histria de dispepsia h vrios meses (no sabe precisar), fazendo uso por contra prpria de anticidos com melhora parcial do quadro. H uma semana vem percebendo parestesia de membros superiores e dor ocasional, alm de fraqueza e indisposio para o trabalho. O hemograma mostrou hemoglobina de 11,0 e pleocaricitos em sangue perifrico.

Qual a principal hiptese diagnstica? (A) Anemia ferropriva (B) Anemia hemoltica (C) Anemia falciforme (D) Anemia perniciosa QUESTO 25 Os sinais de hipertenso intracraniana no so sensveis nem especficos. Os resultados fsicos associados com elevao da PIC tornam-se aparentes apenas quando a hipertenso intracraniana se tornou suficientemente alta para causar dano cerebral. Esses sinais que compem a trade de Cushing so: (A) hipotenso arterial, taquicardia reflexa e alterao na funo respiratria. (B) midrase, taquicardia reflexa e alterao na funo respiratria. (C) miose, bradicardia reflexa e hipotenso. (D) hipertenso arterial, bradicardia reflexa e alterao na funo respiratria.

medicina_intensiva

You might also like