You are on page 1of 15

CONCURSO DE PROVAS E TTULOS PARA CONCESSO DO TTULO DE ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA E SEU RESPECTIVO REGISTRO Setembro/2010

PSICOPEDAGOGIA

LEIA AS INSTRUES ABAIXO


1. 2. Voc recebeu o CADERNO DE PROVA composto por 40 questes objetivas e 4 discursivas. O CARTO-RESPOSTA, que ser entregue pelo fiscal durante a prova, destinado s respostas das questes objetivas expostas neste caderno. Quando o CARTO-RESPOSTA estiver em suas mos, confira-o para saber se est em ordem e se corresponde ao seu nome. Em caso de dvidas, solicite orientao ao fiscal. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondente s respostas certas deve ser feita utilizando caneta esferogrfica azul ou preta, cobrindo a letra e preenchendo todo o espao do campo. Marcaes com caneta hidrogrfica, tinteiro e outras podero acarretar prejuzo para o candidato. A leitora tica sensvel s marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, tomando cuidado para no ultrapassar o espao determinado, conforme exemplo abaixo:

3.

4.

A transcrio das marcaes de inteira responsabilidade do candidato. 5. 6. Tenha cuidado para NO DANIFICAR o CARTO-RESPOSTA, pois o mesmo no poder ser substitudo. Para cada uma das questes objetivas so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras: A, B, C, D e E, com apenas uma que responde ao quesito proposto. O candidato deve assinalar UMA RESPOSTA. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. Reserve, no mnimo, os 20 minutos finais para preencher o CARTO-RESPOSTA. No ser concedido tempo adicional para o preenchimento. O candidato poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova, aps 1 hora do seu incio (sem levar este caderno). O candidato somente poder levar consigo o caderno de prova, aps 4 horas do incio da prova.

7.

8.

9.

10. terminantemente proibido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no CARTO-RESPOSTA da prova objetiva. 11. A durao total das provas objetiva e discursiva de 4 horas e 30 minutos, incluindo o tempo destinado ao preenchimento do CARTO-RESPOSTA. 12. SER ELIMINADO o candidato que: a) utilizar, durante a realizao das provas, qualquer aparelho eletrnico de comunicao. Se voc estiver com calculadora ou agenda eletrnica, bip, pager, telefone celular, walkman, relgio com calculadora ou qualquer outro equipamento deste tipo, desligue-o; b) ausentar-se da sala em que se realizam as provas levando consigo o CARTO-RESPOSTA e/ou o CADERNO DE PROVA (antes do tempo estabelecido) e c) recusar-se a entregar o material para o fiscal quando terminar o tempo estabelecido.
ATENO: AO TERMINAR SUA PROVA, NO ESQUEA DE ENTREGAR AO FISCAL O CARTO-RESPOSTA ASSINADO E AS FOLHAS DE TEXTO DEFINITIVO.

BOA PROVA

www.quadrix.org.br

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 2

A avaliao assistida de habilidades cognitivas considerada um procedimento processual, dinmico e interativo, sendo, portanto, extremamente til para identificar no apenas as dificuldades, mas tambm dimensionar recursos possveis do funcionamento cognitivo. Nela fornecida ajuda educacional temporria e ajustvel s necessidades individuais da criana. A partir desse procedimento, algumas crianas conseguem melhorar seu desempenho, enquanto outras demandam apoio intensivo e prolongado. correto afirmar que: A) a avaliao assistida tem, entre seus fundamentos bsicos, os conceitos de equilibrao e acomodao de Piaget. B) a avaliao assistida tem, entre seus fundamentos bsicos, os conceitos de estgio do espelho e personalismo de Wallon. C) a avaliao assistida tem, entre seus fundamentos bsicos, os conceitos de aprendizagem mediada e de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky. D) a avaliao assistida tem como fundamentos todos os conceitos expressos nas alternativas A, B e C. E) a avaliao assistida no se fundamenta em nenhum dos trs autores mencionados nos itens A, B e C.

Considere a histria da Psicopedagogia. I. Para entender a Psicopedagogia no Brasil, fundamental compreender como essa rea se desenvolveu na Argentina, sendo que os profissionais desse pas foram fortemente influenciados por autores estadunidenses. II. A Psicopedagogia no nasceu na Argentina. III. O enfoque orgnico foi o primeiro a orientar mdicos, educadores e terapeutas na definio de dificuldades de aprendizagem e exerce, atualmente, influncia decisiva nas prticas preventivas em Psicopedagogia. Esto corretas as afirmaes: A) I e III, somente. B) III, somente. C) I, somente. D) II, somente. E) I e II, somente.

5
Com relao Epistemologia Gentica de Piaget, correto afirmar que: A) trata-se de uma perspectiva ambientalista. B) trata-se de uma teoria baseada na hereditariedade do conhecimento. C) ela considera a modelagem do conhecimento. D) trata-se de uma perspectiva interacionista, uma vez que reforos e punio interagem para determinar os comportamentos. E) ela concebe o conhecimento como resultado da ao que se passa entre um sujeito e um objeto.

2
Qual dos aspectos abaixo no pode ser considerado fator etiolgico da hiperatividade? A) Hereditariedade. B) Intoxicao por chumbo. C) Epilepsia. D) Disfuno do centro de ateno do crebro. E) Inteligncia.

6
Qual das caractersticas abaixo pode ser considerada um atributo da teoria das Inteligncias Mltiplas de Gardner? A) Adota o fator G para explicar todas as capacidades intelectuais. B) No permite aproximaes com a Teoria Trirquica de Sternberg. C) A inteligncia considerada um potencial biopsicolgico. D) Prope que as mltiplas inteligncias so totalmente independentes. E) Prope que as mltiplas inteligncias so equivalentes a estilos de aprendizagem.

3
Com relao dimenso epistemolgica Psicopedagogia o que incorreto afirmar? da

A) A Psicologia e a Pedagogia no so suficientes para apreender o objeto da Psicopedagogia. B) Multiplas reas cientficas (p.ex. Psicologia Social, Neuropsicologia, Epistemologia e Psicologia Gentica) fornecem subsdios para refletir cientificamente e operar no campo psicopedaggico. C) A Psicopedagogia recorre Filosofia, Neurologia, Sociologia, Lingustica, Psicanlise e s Prticas Alternativas (TVP, aromaterapia, cromoterapia, Florais de Bach, Reiki, etc.) para compreender e intervir no processo de aprendizagem e em suas variveis. D) Os profissionais da Psicopedagogia sustentam a sua prtica em pressupostos tericos distintos. E) O campo de conhecimento da Psicopedagogia est, ainda, em fase de organizao.

7
A Psicopedagogia, enquanto rea de atuao, de conhecimento e de pesquisa, caracteriza-se: I. Pela interdisciplinaridade. II. Por ter como objeto a aprendizagem humana. III. Por adotar uma configurao clnica. IV. Por ter, entre outras, uma funo preventiva. V. Pela preocupao em produzir conhecimento cientfico. Est correto o que se afirma em: A) todos os itens. B) I, II, IV e V, apenas. C) I, II, III e V, apenas. D) II, III e IV, apenas. E) II, apenas.
Pgina 3

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

10

Um profissional contratado por uma instituio escolar para implantar uma interveno em Psicopedagogia que tem como meta reestruturar o currculo com base na Teoria das Inteligncias Mltiplas. Assim, como o profissional deve atuar? A) Avaliar no contexto as mltiplas inteligncias como um pr-requisito para desenvolver o currculo em colaborao com equipe escolar. B) Aplicar a Escala de Inteligncia Wechsler para Crianas (WISC) e, a partir do resultado, reestruturar o currculo em um trabalho interdisciplinar. C) Aplicar testes padronizados de desempenho escolar e, com base neles, criar disciplinas especficas que enfoquem os contedos que os alunos tm maior defasagem. D) No apressar o rio. As inteligncias mltiplas se manifestaro espontaneamente na escola. Basta que os professores estejam atentos e, quando elas se manifestarem, devem fazer adequaes em suas disciplinas tradicionais. E) Organizar o currculo para promover as capacidades lgico-matemticas e lingusticas, uma vez que elas constituem a base de todas as formas de inteligncia.

O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal pode ser considerado fundamental para a prtica profissional em Psicopedagogia porque: I. Explicita a natureza social da aprendizagem e do desenvolvimento humano. II. Prov os profissionais de um instrumento atravs do qual se pode entender o curso interno do desenvolvimento. III. Abre a possibilidade de desenvolvimento, de superao do dficit orgnico para pessoas com deficincia. IV. Evidencia o papel fundamental da mediao social no desenvolvimento de potenciais. Est correto o que se afirma em: A) B) C) D) E) I, II e IV, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas. todos os itens. I, apenas.

11
Com base no estado atual da arte das pesquisas sobre alfabetizao, uma atuao profissional em Psicopedagogia deve: A) orientar as escolas a usarem somente o mtodo global para ensinar leitura e escrita, especialmente no caso de crianas de nveis econmicos menos favorecidos. B) alertar as escolas para que no trabalhem com conscincia fonolgica em sala de aula, uma vez que isso no promove ganhos na capacidade leitora das crianas. C) aconselhar os professores a introduzirem atividades de conscincia fonolgica e de ensino dos sons das letras em sala de aula. D) evitar o uso de atividades relacionadas conscincia fonolgica com estudantes com distrbios da linguagem escrita. E) propor que a escola apresente a escrita aos estudantes por meio de textos, incentivando o aluno a deduzir o sentido das palavras que ele no conhece a partir das que ele conhece, ou seja, a partir do contexto.

9
Leias as assertivas. I. O momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que d origem s formas puramente humanas de inteligncia prtica e abstrata, acontece quando a fala e a atividade prtica, ento duas linhas completamente independentes de desenvolvimento, convergem. II. A verdadeira essncia da memria humana est no fato de os seres humanos serem capazes de lembrar ativamente com a ajuda de signos. Poderse-ia dizer que a caracterstica bsica do comportamento humano em geral que os prprios homens influenciam sua relao com o ambiente e, atravs desse ambiente, pessoalmente modificam seu comportamento, colocando-o sob seu controle. III. O conhecimento no procede nem da experincia nica dos objetos nem de uma programao inata pr-formada no sujeito, mas de uma interao entre ambos, que resulta em construes sucessivas com elaboraes constantes de estruturas novas graas a um processo de equilibraes majorantes, que corrigem e completam as formas precedentes de equilbrio. Os autores das trs frases so: A) B) C) D) E) I. Piaget; II. Piaget; III. Vygotsky. I. Freud; II. Vygotsky; III. Piaget. I. Wallon; II. Freud; III. Vygotsky. I. Wallon; II. Piaget; III. Vygotsky. I. Vygotsky; II. Vygotsky; III. Piaget.

12
Crianas com problemas dificuldades relativas: de leitura apresentam I. Ao desconhecimento ou pouca familiaridade com os smbolos grficos. II. falta de fluncia. III. velocidade de leitura lenta ou, s vezes, muito rpida, mas com omisses, alteraes etc. IV. compreenso. Est incorreto o que se afirma em: A) B) C) D) E) III, apenas. I e III, apenas. III, apenas. II e IV, apenas nenhum item.
Pgina 4

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro


13

16

No que se refere etiologia dos problemas de aprendizagem, correto afirmar que: A) a capacidade intelectual do indivduo sempre a principal causa das dificuldades de aprendizagem. B) tanto os fatores externos, abrangendo, pelo menos, os problemas de ensino (absentesmo, troca de professores, mtodos inadequados etc.) e as caractersticas do meio familiar (estilos parentais etc.), quanto os fatores internos (capacidade intelectual, dificuldades emocionais etc.) podem causar problemas de aprendizagem. C) eles so decorrentes exclusivamente de uma disfuno cerebral mnima. D) eles esto associados, na maioria das vezes, desestruturao familiar. E) eles no tm natureza biopsicossocial.

Para discernir o construtivismo do no construtivismo, fundamental considerar que: I. O construtivismo valoriza as aes, enquanto operaes do sujeito cognoscente. II. O construtivismo valoriza a transmisso do conhecimento. III. No construtivismo, o conhecimento concebido como um tornar-se antes de um ser. IV. O construtivismo produto de uma ao espontnea ou apenas desencadeada, mas nunca induzida. Est correto o que se afirma em: A) I, II e III, apenas. B) II, III e IV, apenas. C) I, III e IV, apenas. D) II e IV, apenas. E) todas as afirmativas.

14
As condies de sade da criana devem ser alvo de uma ateno especial no mbito da Psicopedagogia, uma vez que: I. Desconforto respiratrio pode contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem. II. O sono, mais especificamente seus distrbios, pode afetar negativamente a aprendizagem. III. Quadros clnicos (por exemplo, epilepsia) podem estar associados s dificuldades de aprendizagem. IV. O uso de psicofrmacos sempre recomendvel para crianas com dificuldades de aprendizagem. V. H sempre um correlato biolgico para as dificuldades de aprendizagem. Est correto o que se afirma em A) B) C) D) E) IV e V, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e V, apenas. II e III, apenas. todos os itens.

17
Quanto s implicaes do desenvolvimento afetivo e emocional na aprendizagem, correto afirmar que: A) O grupo operativo, mais especificamente o brincar operativo, no processo de aprendizagem no adequado para a formao de vnculos de confiana, para o estabelecimento de uma relao protetora, resistente e pouco frustradora. B) O mundo simblico pessoal no deve ter espao em sala de aula, devido a questes ticas. C) A nossa ateno no tem relao com nossos afetos. D) O corpo que aprende o mesmo que sente todos os afetos (sentimentos e emoes). E) O desejo do outro no relevante para nos tornarmos desejantes.

15
H uma srie de conceitos da Psicanlise que podem contribuir para a Psicopedagogia. Dentre eles, mencionam-se: I. O mecanismo de defesa denominado autoeficcia. II. O processo sublimao. III. A organizao inconsciente do psiquismo. IV. O perodo de latncia. Est incorreto o que se afirma em: A) B) C) D) E) II e IV, apenas. III e IV II e III. todos os itens. I, apenas.

18
Uma atuao tica em Psicopedagogia pressupe: I. Respeitar o Cdigo de tica independentemente da abordagem particular do profissional. II. Possuir formao adequada para o exerccio profissional. III. Atualizao tcnico-cientfica a respeito da aprendizagem humana. IV. Respeitar normas de publicao cientfica. Est correto o que se afirma em A) B) C) D) E) IV e V, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e V, apenas. II e III, apenas. todos os itens.

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 5


19

22

Com relao ao campo de atuao da Psicopedagogia, incorreto afirmar que: A) o trabalho psicopedaggico nunca ter um carter assistencial. B) historicamente, a psicopedagogia nasceu para atender a patologia da aprendizagem. C) o campo de atuao refere-se no s ao espao fsico onde se d o trabalho. D) ele pode estar relacionado rea de sade e s empresas. E) a ao preventiva em Psicopedagogia tem como pressuposto o fato de muitas dificuldades de aprendizagem serem decorrentes de prticas educacionais inadequadas nas instituies, incluindo a famlia.

20
Uma atuao em Psicopedagogia institucional permite: I. Trabalhar a relao professor-aluno. II. Redefinir prticas pedaggicas. III. Investigar as condies em que se d a aprendizagem escolar. IV. Realizar uma espcie de assessoria para os demais educadores da escola (professores, coordenadores etc.). Est correto o que se afirma em A) B) C) D) E) I, apenas. I, II e III, apenas. II, apenas. I e III, apenas. todos os itens.

O termo Inteligncia Aprisionada, utilizado por Alicia Fernandez, traz um conceito importante para o campo da Psicopedagogia. Observe as afirmaes e depois responda. I. Muitas crianas apresentam a criatividade encapsulada, sendo necessria interveno psicopedaggica para libert-la. II. A famlia desestruturada em seus laos afetivos torna-se um componente significativo para a produo dos problemas de aprendizagem. preciso identificar as causas da no-aprendizagem e libertar o aprendente para esse processo. III. A inteligncia aprisionada muitas vezes expressa mais um evitar pensar do que um problema de aprendizagem. IV. O psicopedagogo, diante de uma criana portadora de dificuldades de aprendizagem, dever canalizar seus esforos na interveno junto a ela, nas oficinas psicopedaggicas, para poder atravs do processo de estimulao, libertar o potencial criativo aprisionado. Est (o) correta (s): A) todas as afirmaes. B) apenas duas das afirmaes, incluindo a I. C) apenas duas das afirmaes, incluindo a II. D) apenas uma das afirmaes. E) nenhuma das afirmaes.

23
Sobre a fundamentao terica e o campo de atuao da Psicopedagogia Institucional, marque a alternativa incorreta. A) Pode-se dizer que o trabalho desenvolvido nas organizaes pelo psicopedagogo se desenvolve com base na anlise de sua estrutura, representada pelo organograma e relaes hierrquicas estabelecidas atravs dele. B) Na sua atuao, o psicopedagogo desenvolve seu trabalho de forma a orientar e questionar as condutas. Desta maneira poder auxiliar os sujeitos a repensarem suas prticas, crenas, pensamentos, valores e relaes que mantm com a instituio e seus membros. C) No campo de atuao, o psicopedagogo dever manifestar um comportamento tico tal que no o permita transitar pela organizao durante o seu funcionamento, para que no interfira no bom andamento das rotinas e para que mantenha a neutralidade de suas observaes. As dinmicas realizadas devero ser previamente agendadas com a diretoria, que dever autorizar e tomar cincia de todas as aes desenvolvidas pelo psicopedagogo. D) O psicopedagogo institucional tem como funo principal, na instituio, conhecer e compreender o seu funcionamento. Para tal, levanta dados e informaes, alm de realizar entrevistas para descobrir a queixa institucional que representa o problema a pesquisar. E) O objeto de estudo a instituio, seja ela uma escola, um hospital, uma empresa ou outro. A atuao ampla e no se limita s escolas. O que importa ter pessoas que se relacionam, ensinam e aprendem.
Pgina 6

21
Sobre os Fundamentos da Psicopedagogia e seu objeto de estudo, assinale a alternativa que melhor define essa rea do conhecimento. A) rea do conhecimento que surge para atuar com crianas portadoras de dificuldades de aprendizagem. B) uma rea interdisciplinar que rene conhecimentos de vrias cincias e ramos do conhecimento, buscando a compreenso, de forma integrada, do processo de ensino-aprendizagem. C) rea do conhecimento que surge da demanda Clnica e Institucional para diagnosticar problemas no mbito da aprendizagem e modificar esse processo. D) A Psicopedagogia, apesar do crescimento observado na ltima dcada, ainda no conseguiu delimitar seus fundamentos. Promove uma integrao de conceitos ainda muito confusa, o que compromete a definio de seu objeto de estudo. E) A Psicopedagogia procura, por meio de sua atuao, melhorar a relao do sujeito com a aprendizagem dentro do ambiente escolar.

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro


24

A psicopedagogia traz contribuies de vrias correntes epistemolgicas. As afirmaes abaixo se referem s contribuies que Vygotsky traz para a relao professor aluno no processo de aprendizagem. Assinale a alternativa correta. A) Atravs do processo de assimilao e acomodao, a criana poder incorporar novas aprendizagens ao conhecimento previamente adquirido, com auxlio do professor. B) Enfocando o ambiente social, Vygotsky prioriza a liberdade de ao, onde o professor deve deixar a criana construir a sua aprendizagem, respeitando a sua cultura e interferindo o menos possvel nesse processo. C) Na Teoria Scio-Histrica de Vygotsky, o aluno j traz em si o seu conhecimento, sendo o professor um auxiliar do aluno, um facilitador, pois o aluno j traz o saber que ele precisa. Cabe ao professor apenas trazer conscincia, organizar e completar o contedo. D) O professor deve ser o mediador que cria situaes novas entre o desenvolvimento real e o potencial do aluno. aquele que detendo mais experincia, funciona intervindo e mediando a relao do aluno com o conhecimento. Ele est sempre, em seu esforo, atuando de forma explcita, provocando avanos que no ocorreriam espontaneamente. E) Dentro de uma perspectiva dialtica, a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigostky traz uma viso ambientalista. Esse pensamento, de grande contribuio para a psicopedagogia, influenciou a postura do professor em sala de aula, tendo o mesmo que promover um ambiente estimulante e com boas relaes afetivas para que ocorra a aprendizagem.

E) Percebemos nos tempos atuais uma mudana significativa em relao medicalizao dos problemas de aprendizagem. H consenso dos profissionais envolvidos no processo ensinoaprendizagem, em relao ao enfoque no sujeito biopsicossocial quando o tema abordado se refere problemas de aprendizagem.

26
Na segunda metade do sculo XX, a Epistemologia Gentica de Jean Piaget traz contribuies significativas para a evoluo da psicopedagogia. Em relao ao Mtodo Clnico desenvolvido por este autor, observe as afirmaes e responda. I. Foi adaptado por Piaget para conhecer as gneses das estruturas lgicas do pensamento da criana. II. O Mtodo Clnico permite que a criana fale normalmente, manifestando por completo seu conhecimento. As manifestaes espontneas so, portanto, captadas pelo pesquisador, que no deve interferir nesse processo. III. No uso do Mtodo Clnico o psicopedagogo intervm no processo educativo durante as conversas com a criana, buscando investigar tambm, o seu desenvolvimento psicolgico. Est (o) correta (s): A) todas as afirmaes. B) apenas duas das afirmaes, incluindo a I. C) apenas duas das afirmaes, incluindo a II. D) apenas a afirmao III. E) nenhuma das afirmaes.

25
Sobre a Histria da Psicopedagogia no Brasil e as tendncias atuais, assinale a alternativa incorreta. A) Apesar de ser uma rea relativamente nova existe no Brasil h aproximadamente 40 anos tem despertado a ateno de muitos profissionais que trabalham no processo ensino-aprendizagem. B) No final do sculo XIX, a psicologia em busca de reconhecimento cientfico, que no tardou, fez uma aproximao com a medicina e a biologia que contribuiu para a viso inatista dos problemas de aprendizagem. C) Os interesses capitalistas interferiram de maneira significativa no tratamento dos problemas de aprendizagem, sendo os indivduos com dificuldades de aprendizagem considerados como portadores de anomalias neurolgicas herdadas. a medicalizao dos problemas de aprendizagem. D) O sculo XX foi marcado por grandes avanos em relao compreenso dos problemas de aprendizagem, tendo nomes como o da mdica italiana Maria Montessori, em grande destaque.

27
Piaget conceitua a inteligncia dentro de um esquema composto por trs instncias: assimilao, esquemas de ao e acomodao. Baseado nesse modelo, incorreto afirmar que: A) o processo de acomodao consiste na capacidade de modificar os esquemas de assimilao, visando alcanar a adaptao. B) a assimilao constitui na incorporao de novos elementos estrutura mental. C) esquemas de ao so experincias que podem ser generalizadas ou transpostas de uma ao para a outra. D) quem possibilita o processo de acomodao a herana gentica, que para Piaget um fator determinante do desenvolvimento da inteligncia. Por isso, o nome Epistemologia Gentica. E) os esquemas de ao so iniciativas tomadas pelo sujeito frente a uma nova situao que resultar em novos esquemas e, assim, sucessivamente.

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 7


28

Ao observar o comportamento de um determinado sujeito, um pesquisador anotou a seguinte frase dita por ele: Voc pode desligar a chuva? Pensando na Teoria Piagetiana, podemos afirmar que: A) provavelmente essa fala de uma adolescente que estava em pleno desenvolvimento de sua criatividade, conseguindo realizar ricas abstraes a partir de um estmulo concreto, nesse caso, a chuva. B) a fala em questo de uma criana de aproximadamente 8 anos que est no estgio sensrio-motor, onde se observa ainda a plogicidade da ao infantil. C) a fala de uma criana de aproximadamente 5 anos onde ainda h predomnio do raciocnio transdutivo, ou seja, que vai do particular para o particular. D) a criana em questo possui 4 anos e apresenta o pensamento dedutivo, por isso conseguiu fazer uma correlao entre o chuveiro e a chuva. Esse aspecto mostra o franco desenvolvimento da lgica matemtica. E) por estar na fase da fantasia, a criana que est nos primeiros anos de vida consegue realizar a descentrao de si mesma e criar novos pensamentos que possibilitam o desenvolvimento do raciocnio lgico nos estgios futuros.

B) O hipocampo quem toma a atitude de permitir ou no que o estmulo se fixe na memria de longo prazo. Assim, as informaes que tem maior importncia afetiva sero mais facilmente fixadas na memria. C) o lobo occipital que acessamos quando vasculhamos nossa memria procura de informaes. A velocidade da busca depender da motivao que o estmulo oferece ao sujeito. D) Quando assiste aula, a criana recebe as informaes de todo o tipo: visuais, auditivas etc. Sem uma dessas vias em pleno funcionamento, podero surgir problemas de aprendizagem, necessitando que o professor tenha, para com esse aluno, uma ateno especial em sala de aula. E) Aprender um ato desejante. Quando a criana apresenta problemas emocionais, deixa de ter interesse na aprendizagem, manifestando queda na ateno concentrada. A criana aparenta estar no mundo da lua, quando se desliga da aula para refletir sobre suas questes emocionais.

31
Leia as afirmaes que fazem um paralelo entre o superego (instncia psquica segundo a Teoria Freudiana) e a psicopedagogia. I. Atravs da adequada estruturao do superego, a criana nos primeiros anos de vida se manifesta como ser desejante, sem censura. No h limites entre o real e o imaginrio. Cabe ao professor em sala de aula realizar, nessa fase, atividades ldicas e de faz-de-conta para promover a amplitude mental e a oralidade. II. Atravs do contato com seus cuidadores inicialmente, e depois com outros grupos sociais, a criana consegue incorporar para si valores, crenas e a moral, valorizados dentro de sua cultura. Isso tem sido feito, nos tempos atuais, com freqncia pelas figuras de afeto possibilitando a boa estruturao do superego. III. Observa-se atualmente que as crianas no esto respeitando os limites dentro das salas de aula, o que tem interferido na atuao dos professores. Isso pode ocorrer por falhas na estruturao do superego que dificulta a criana adquirir conscincia das atitudes socialmente aceitas e do reconhecimento do outro nos relacionamentos. Est(o) correta(s): A) todas as afirmaes. B) apenas duas das afirmaes, incluindo a I. C) apenas duas das afirmaes, incluindo a II. D) apenas a afirmao III. E) nenhuma das afirmaes.

29
Em uma sala de aula de segundo ano do ensino fundamental, com 25 crianas, da faixa etria de 7 anos, foram identificadas duas que apresentavam comportamento egocntrico e de dependncia da professora. No dividiam brinquedos e objetos pessoais, alm de s realizar as atividades quando juntas da professora. Ambas no manifestavam dificuldades na aprendizagem. A psicopedagoga convocou os pais da criana para uma conversa e realizou o encaminhamento dela ao psiclogo que, aps a realizao da avaliao, deveria realizar orientaes tambm escola para que a mesma pudesse aprender a lidar com o aluno. Baseado nas teorias que entremeiam a prxis psicopedaggica, assinale a abordagem que permeou a observao da professora e da psicopedagoga da escola em relao ao comportamento do aluno. A) B) C) D) E) Psicolingustica. Neuropsicologia. Psicanlise. Gestalterapia. Nenhuma delas.

30
Sobre o papel das emoes nas funes cerebrais, assinale a alternativa incorreta. A) O processo de memria, importante para a aprendizagem escolar, sofre interferncia direta do sistema lmbico.

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 8


32

34

Segundo Winnicott, a psicoterapia se efetua na sobreposio de duas reas do brincar, a do paciente e a do terapeuta. A psicoterapia trata de duas pessoas que brincam juntas. Dentro desta perspectiva, leia as afirmaes abaixo. I. O brincar contribui para o processo de avaliao diagnstica, pois seu maior objetivo trazer para a criana o prazer de aprender na escola. II. Os jogos constituem a principal ferramenta de avaliao e interveno do psicopedagogo. nele que se fundamenta o seu trabalho. III. As brincadeiras ampliam o universo teraputico. Desenvolvem os aspectos cognitivos, as habilidades mentais, alm de constituir em uma ferramenta muito til no processo de avaliao diagnstica. Ao brincar, o sujeito revela pensamentos, aes e atitudes, que talvez no pudessem ser observados em outras entrevistas. Est(o) correta(s): A) todas as afirmaes. B) apenas duas das afirmaes, incluindo a I. C) apenas duas das afirmaes, incluindo a II. D) apenas a afirmao III. E) nenhuma das afirmaes.

So comorbidades da dislexia que podem estar presentes em pacientes dislxicos, exceto: A) B) C) D) E) disortografia. disgrafia. discalculia. disfagia. desateno.

35
Sobre o trabalho desenvolvido por Fuerstein, incorreto afirmar que: A) desenvolveu um procedimento muito detalhado e especfico, que visa desencadear no aprendiz a necessidade de perceber a intencionalidade da ao do mediador, estabelecendo relaes com a situao vivida e construindo significados para ela. B) uma das crticas ao trabalho de Fuerstein foi de que o seu mtodo no produzia, em seus sujeitos, independncia na ao junto ao meio. C) o mediador tambm deve considerar que a experincia deve transcender a ao vivida e que deve ter um significado, principalmente de ordem afetiva, para o aprendiz. D) cabe ao mediador fazer perguntas pontuais, detonadoras de reflexo, que denomina de estilo interrogatrio. E) no PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental), proposto por Fuerstein, o mediador organiza a relao psicopedaggica atravs de um mtodo clnico, de perguntas pontuais.

33
Definida como um distrbio ou transtorno de aprendizagem na rea da leitura, escrita e soletrao, a dislexia, segundo a Associao Brasileira de Dislexia, o distrbio de maior incidncia nas salas de aula. Leia as afirmaes e marque a alternativa incorreta. A) No se pode afirmar que uma criana na fase prescolar seja dislxica. Se houver sinais j na prescola de dificuldades de memorizao/sequencializao alfabtica e/ou numrica, esta dever ser includa em Grupo de Risco, sendo acompanhada pela equipe multidisciplinar. B) H uma dificuldade na converso grafema-fonema e vice-versa, que dificulta o processo de leitura e escrita. Apesar disso, todos os portadores apresentam uma boa conscincia fonolgica que facilita o prognstico quando o tratamento iniciado na mais tenra idade. C) O diagnstico de excluso e o Teste WISC-III freqentemente utilizado pelos psiclogos para afastar a possibilidade de Atraso Mental. D) Na anamnese com os pais dever ser levantado o histrico familiar do sujeito, dados os fortes indcios de seu carter hereditrio. E) Assim como o diagnstico, o tratamento multidisciplinar e envolve, principalmente, a famlia e a escola no apoio ao portador.

36
O trecho a seguir revela as influncias de um importante terico para a aprendizagem: A afetividade e a inteligncia caminham juntas desde o primeiro ano de vida da criana. Esse perodo denominado Impulsiva Emocional marcado pelas relaes emocionais do beb com o ambiente. A afetividade d lugar ao desenvolvimento cognitivo quando a criana comea a construir a realidade por meio do que chamou de Inteligncia Prtica ou Das Situaes. interessante que a escola considere os nveis do desenvolvimento cognitivo da criana e suas necessidades afetivas a fim de melhor orientar suas aes educativas. Assinale o terico responsvel por essas idias. A) Freud. B) Piaget. C) Wallon. D) Vygotsky. E) Winnicot.

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 9


37

39

Em uma sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental uma criana apresentou os seguintes sintomas: agitao psicomotora; dificuldade em se concentrar em atividades que exigem esforo mental prolongado; perde coisas ou objetos com freqncia; est sempre a mil, atrapalhando o bom andamento da aula. Leia as hipteses diagnsticas abaixo. I. Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade. II. Transtorno de Ansiedade. III. Lacunas no desenvolvimento da coordenao motora ampla. IV. Privao de momentos ldicos fora da escola. V. Existncia de possveis conflitos domiciliares. Como psicopedagogo responsvel por fazer o encaminhamento, quais as hipteses diagnsticas possveis voc interrogaria? A) Alternativa I. B) Alternativas I e II. C) Alternativas I, II e III. D) Alternativas I, II, IV e V. E) Todas as alternativas so possveis.

Jorge Visca traz algumas Tcnicas Projetivas Psicopedaggicas que podem ser utilizadas no processo teraputico junto ao sujeito. Leia as afirmaes abaixo e depois responda. I. Durante a aplicao das Tcnicas Projetivas fundamental captar as relaes de cada estmulo dado, seja verbal ou grfico. II. Muitas Tcnicas Projetivas utilizadas com fins avaliativos se baseiam em grafismo dirigido e, por essa razo, no sofrem interferncia do desenvolvimento da escrita pela criana. III. O importante na avaliao dos Testes Projetivos a viso integrada do que projetado pelo sujeito. Como ele pensa, age e sente em cada momento ou lugar em sua vida. IV. O Teste Projetivo Famlia Educativa foi proposto por Jorge Visca e tem como objetivo pesquisar as relaes de aprendizagem dentro da famlia, ou seja, o Modelo de Aprendizagem que os diferentes membros possuem e transmitem. Esto corretas: A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) III e IV, apenas. D) I, III e IV, apenas. E) todas.

38
Gardner vislumbra uma educao escolar diferente da atual, onde a escola deveria desenvolver as vrias inteligncias dos alunos. Baseado nesse pressuposto, assinale a alternativa incorreta em relao ao pensamento do autor. A) A inteligncia um conjunto de habilidades que interagem e so passveis de serem medidas com Testes Psicolgicos para esse fim. B) As combinaes entre as inteligncias, por ns realizadas, so nicas para cada um de ns. Isso distingue um sujeito do outro. C) Para resolver um problema de fsica, so necessrias competncias lingsticas, espaciais e matemticas. Esse exemplo ilustra essa teoria. D) Existem pelo menos oito inteligncias: lingstica, lgico-matemtica, musical, espacial, corporalcinestsica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. E) As mltiplas inteligncias podem ser desenvolvidas ao longo de toda nossa vida, mediante fatores biolgicos, culturais, sociais e tecnolgicos.

40
O processo de alfabetizao uma etapa importante para o desenvolvimento no s cognitivo, mas tambm psicossocial. a partir desse processo que o sujeito amplia as possibilidades de conhecimento e tambm de registro de suas percepes. Leia as afirmaes sobre esse processo e depois responda. I. Representa, do ponto de vista emocional, um grande passo para a independncia das figuras de afeto. Caso a relao de apego no seja bem estabelecida, a criana poder se recusar a ler e/ou escrever. II. Fase em que realizado o diagnstico de dislexia com maior preciso pelos profissionais da equipe multidisciplinar, pois a criana j apresenta faixa etria entre 6 e 7 anos e poder mostrar claramente sua resposta aos estmulos recebidos. III. A ansiedade dos pais poder bloquear o processo de aprendizagem. preciso que no haja cobranas para que o processo possa se desenvolver da maneira mais natural possvel. Est correto o que se afirma na(s) questo(es): A) I, apenas. B) I e II, apenas. C) II, apenas. D) I e III, apenas. E) III, apenas.

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 10

PROVA DISCURSIVA

1. Ao receber as Folhas de Texto Definitivo para as respostas das questes discursivas, verifique imediatamente se o nmero de seqncia (canto superior direito) confere com o nmero impresso no seu CARTO-RESPOSTA. 2. A prova discursiva dever ser manuscrita, em letra legvel, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul; no sero permitidas interferncias e/ou participao de outras pessoas. 3. As Folhas de Texto Definitivo da prova discursiva no podero ser assinadas, rubricadas ou conter, em outro local, que no o apropriado, qualquer palavra ou marca que possibilite a identificao do(a) candidato(a). Portanto, a deteco de qualquer marca identificadora, no espao destinado transcrio do texto definitivo, acarretar a anulao da prova. 4. As Folhas de Texto Definitivo sero os nicos documentos vlidos para avaliao da prova. As folhas para rascunho no caderno de prova de preenchimento facultativo e no valer para tal finalidade. 5. A resposta de cada questo dever ter extenso mxima de 30 linhas.

QUESTES
1 Leia o texto abaixo. A Organizao das Naes Unidas (ONU), em relatrio sobre produo e consumo de psicotrpicos, assinala que a produo de metilfenidato (Ritalina) chegou a quase 38 toneladas no ano de 2006. A fabricao mundial de todos os outros psicoestimulantes, todas as anfetaminas e seus derivados somados, no alcanou 34 toneladas no mesmo ano. Percebe-se um aumento expressivo na produo da Ritalina ao longo do tempo, sendo que, em 1990, foram produzidas 2,8 toneladas. Em 2000, pouco mais de uma dcada depois, foram fabricadas 16 toneladas. Assim, o crescimento da produo mundial representa uma aumento de mais de 1200%. O Brasil tem seguido a tendncia mundial de consumo de Ritalina. Em 2000, foram consumidos 23kg de metilfenidato. Seis anos depois, foram fabricados 226kg desse psicofrmaco no pas, sendo que 91kg foram importados.
(Fonte: ORTEGA, F. et al. A Ritalina no Brasil: produes, discursos e prticas. Interface (Botucatu). 2010. Disponvel em http://www.scielo.br. Acesso em 2 de agosto de 2010.)

Analise o texto considerando: 1. A avaliao da criana em relao hiperatividade. 2. O tratamento da hiperatividade. 3. O uso de medicamentos em crianas hiperativas. ______________________________________________________________________________________________ 2 O consumo de drogas por parte de adolescentes e, at mesmo, crianas tem sido um desafio constante para as intervenes em Psicopedagogia Institucional. Os profissionais so desafiados tanto no que diz respeito ao conhecimento terico-prtico, quanto no que se refere aos aspectos ticos relacionados atuao. Analise os aspectos ticos envolvidos na atuao em Psicopedagogia, quando se trata do consumo de drogas na escola. ____________________________________________________________________________________________ 3 Qual a importncia dos jogos para a Clnica Psicopedaggica? Responda a questo com recursos terico-prticos, ilustrando com um jogo utilizado em sua prtica profissional. ____________________________________________________________________________________________ 4 Monte uma proposta de avaliao psicopedaggica, com hiptese diagnstica para o paciente descrito abaixo. necessrio citar os instrumentos que sero utilizados, justificando o seu uso a partir das informaes fornecidas. O processo de avaliao dever ter, no mnimo, 8 sesses. M.S. uma criana que cursa o segundo ano do ensino fundamental. repetente e os motivos de sua reteno foram as dificuldades na leitura e escrita. Estuda no perodo da tarde, sendo cuidado pela av materna no perodo da manh. O histrico de doenas nada tem de relevante. Sua sade fsica est totalmente preservada. Seu comportamento de retrao nos primeiros contatos, havendo queixas na escola de isolamento social desde o incio do ano. Em relao dinmica familiar, possui uma irm de dois anos, tendo perdido o av materno h um ano aproximadamente. Os pais trabalham o dia todo e mantm contato com M.S. no perodo da noite e finais de semana.

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 11

FOLHA RASCUNHO Q 1

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________


10

_____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

20

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

30

______________________________________________________________________________________________

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 12

FOLHA RASCUNHO Q 2

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________


10

_____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

20

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

30

______________________________________________________________________________________________

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 13

FOLHA RASCUNHO Q 3

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________


10

_____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

20

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

30

______________________________________________________________________________________________

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 14

FOLHA RASCUNHO Q 4

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________


10

_____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

20

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

30

______________________________________________________________________________________________

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu respectivo registro

Pgina 15

You might also like