You are on page 1of 8

Introduo As primeiras antenas foram criadas por Heinrich Hertz, em 1886.

Eram formadas por duas placas de metal conectadas a dois bastes metlicos. Estes dispositivos eram ligados a duas esferas, separadas entre si por uma distncia prdeterminada. Nas esferas era adaptada uma bobina, que gerava descargas por centelhamento, e as centelhas, ao atravessarem o espao entre esferas, produziam ondas eletromagnticas oscilatrias nos bastes [1]. Desde as primeiras antenas, no sculo XIX, at a atualidade, os princpios fsicos que regem o projeto e o desenvolvimento de antenas foram aprimorados. Basicamente a antenas so elementos irradiantes que quando ligadas a um transmissor, transforma impulsos eltricos em ondas magnticas. Quando ligadas a um receptor, tm papel inverso, recebem sinais eletromagnticos e transformam em impulsos eltricos que so amplificados e decodificados pelo aparelho receptor. O transmissor produz o sinal na forma de corrente alternada, ou seja, com rpida oscilao, indo e vindo ao longo de seu condutor. Ao oscilar na antena de transmisso, a corrente produz uma onda eletromagntica em sua volta, que se irradia pelo ar. Quando atinge uma antena receptora, a onda eletromagntica induz nela uma pequena corrente eltrica que se alterna para a frente e para trs ao longo da antena, acompanhando as oscilaes da onda. Essa corrente muito mais fraca do que a presente na antena transmissora, mas pode ser amplificada pelo aparelho receptor. A antena um elemento fundamental em sistemas de telecomunicaes, tanto na emisso, quanto na recepo de sinais eletromagnticos. Com ela possvel a comunicao de dados sem a existncia de cabos, que apresentam grandes custos quando comparados aos elementos irradiantes.

Aplicaes: telecomunicaes, processamento de sinal, telemetria, radar e prospeco ssmica.

OBJETIVO

3. Desenvolvimento 3.1Tipos de antenas 3.1.1 Antenas de rdio Existem basicamente dois tipos de antenas de rdio, as de frequncia modulada, chamadas de FM, e as de amplitude modulada, chamadas de AM. Antenas FM funcionam na faixa de 30 a 300Mhz, e altera-se a frequncia das ondas eletromagnticas emitidas. J as AM, operam na faixa de 535Khz a 1,75Mhz, so equipamentos caracterizados pela sua grande estrutura, e altera-se a amplitude de onda senoidal (tenso pico-a-pico). A rdio AM mais antiga do que a FM. As primeiras transmisses de rdio aconteceram em 1906 e a alocao de frequncias para a rdio AM ocorreu nos anos 1920. Nesta poca, as rdios e a capacidade dos equipamentos eletrnicos eram muito limitadas, por isso a rdio AM s captava baixas frequncias. Na amplitude modulada, a frequncia da onda eletromagntica permanece constante e a amplitude do sinal varia. Numa estao AM grande um amplificador amplifica o sinal para algo perto de 50 mil watts. Ento, a antena envia as ondas do rdio para o espao. Uma das desvantagens das antenas AM a alta susceptibilidade ao rudo. Ao contrrio das antenas AM, nos equipamentos de frequncia modulada temos uma variao na frequncia, enquanto a amplitude da onda permanece a mesma. Uma das desvantagens dos receptores FM de apresentarem uma caracterstica conhecida como efeito de captura. Esse efeito ocorre da seguinte maneira: se existirem dois ou mais sinais de FM emitidos na mesma frequncia, o receptor de FM ir responder ao sinal de maior potncia e ignorar os de menores.

3.1.2 Antenas de celulares Sua principal finalidade a cobertura de sinal em determinada rea. Ondas eletromagnticas so emitidas pelas antenas das operadoras e captadas pelos celulares, que possuem um dispositivo interno responsvel por captar estas ondas. O posicionamento das antenas de celular leva em considerao a topografia do terreno, pois obstculos, como morros, podem barrar o sinal emitido, portanto estudos so realizados para se determinar o local ideal em que a antena deve ser posicionada para que possua um alto nvel de cobertura.

3.1.3 Antenas de transmisso de televiso So equipamentos que captam ou transmitem ondas eletromagnticas UHF e VHF. O termo UHF vem do ingls Ultra High Frequency, esses equipamentos operam em faixas de 300Mhz a 3Ghz e so usados principalmente em transmisso de canais HDTV e redes wireless. J o termo VHF vem do ingls Very High Frequency, operam na faixa de 30MHz a 300MHz. Dentre os principais tipos de antenas de transmisso de televiso, destacam-se: Yagi Uda: so antenas de faixa estreita (operao monocanal); Log Peridica: do tipo faixa larga, indicada para operaes multicanal; Painel Dipolo DMO/ DOC: podem operar em faixa UHF e VHF e caracterizam-se sempre pela presena de um ou mais dipolos, que podem ser dos tipos DMO, dipolo de meia onda, DOC, dipolo de onda completa ou X, de dipolos cruzados; Painel H (Duplo Delta): utilizadas em sistemas que operam em medias e altas potncias na faixa VHF;

Superturnstile (Batwing): so antenas voltadas para instalao em topos de torres e operam na faixa VHF; Parablicas: compostas por uma superfcie parablica, operam na faixa UHF; Slot: transmitem sinas VHF e UHF em variadas gamas de potncia.

3.1.4 Antenas de intenet So antenas de internet que transmitem dados atravs da radiofrequncia, para os receptores dessa internet tambm necessria uma antena, num formato cncavo, feito de grades metlicas e com um guia direcional no centro dela. possvel saber a direo de uma antena emissora de internet via rdio olhando para uma receptora, pois essa estar apontada para a direo da antena. Essas antenas emitem sinais dentro da radiofrequncia, geralmente prximo de 5 GHz. Outras internets que trabalham com antenas, so a 3G e a 4G, que so dos dispositivos mveis (celulares e smartphones). A 3G possvel adaptar para o computador atravs do modem 3G. Os sinais de ambas as internet so transmitidos da mesma torre de sinal de celular, o que varia entre elas a tecnologia emprega, sendo a 4G mais rpida e estvel que a 3G, e no necessria uma antena para receber este sinal, a menos que o local que ir receber o sinal esteja muito distante, ento so utilizadas antenas chamadas Yagi.

Princpio de operao
o o o

Tipos de elementos irradiantes Princpio de operao (dipolo hertziano e monopolo de quarto-de-onda) Caractersticas de projeto (diagrama de irradiao, intensidade de irradiao, ganho diretivo e ganho de potncia)

dipolo anel helicoidal de abertura refletor parablico

figura4

Referncias

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Antena, Acesso em 07/2013

You might also like