You are on page 1of 1

Editorial

Normas de Publicao e a Qualidade da Produo Cientfica

O estabelecimento de padres de publicao ao fundamental em qualquer rea do conhecimento, pois permite padronizar a comunicao entre os cientistas e estabelece parmetros de qualidade da produo acadmica. Por estes motivos que as normas de publicao so atualizadas periodicamente, de forma a atender as mudanas que um campo do conhecimento sofre em determinado perodo, alm de possibilitar uma comunicao clara, considerando as necessidades impostas pelo desenvolvimento social e tecnolgico. No presente nmero atualizamos as normas de publicao da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa adotando a sexta edio do manual de publicao da APA (APA, 2010). Ainda que possa parecer estranho, principalmente para aquele que se inicia na tarefa de redao cientfica, um conjunto de padres de publicao vai muito alm de uma lista de regras de como se formatar um arquivo, inserir uma citao ou montar uma lista de referncias. Padres de publicao definem o que aceito tanto no concernente a forma quanto a contedo. No caso especfico dos padres da APA, a normalizao explicita uma epistemologia, com princpios de linguagem, estrutura de narrativa, alcance de concluses, uso de citaes, entre outras caractersticas peculiares rea (Madigan, Johnson, & Linton, 1995). Uma tarefa fundamental, de qualquer contribuio a PTP, que siga rigorosamente as normas, pois as mesmas so a base para a qualidade do contedo. De maneira geral, a forma de um manuscrito est diretamente relacionada qualidade do seu contedo e, consequentemente, a sua relevncia como contribuio para a psicologia. A literatura sobre a normalizao da APA abundante. Alm do prprio manual possvel encontrar vrios outros textos, publicados em livros ou peridicos, que discutem o estilo APA de publicao. Entre estes destaco temas como a elaborao de relatos de pesquisa emprica (Bem, 2003), revises de literatura (Bem, 1995) e da redao cientfica no padro APA (Trzesniak & Koller, 2009). Estas publicaes discutem erros comuns na elaborao de manuscritos que seguem a normalizao APA, como um tratamento ensastico em uma reviso de literatura ou a descrio demasiadamente detalhada de estudos empricos na reviso de um artigo. Em geral, o que se espera de uma reviso de literatura que ela defina claramente um problema e toda a descrio feita seja econmica no sentido de dar subsdio para o problema central do texto, realizando uma avaliao explcita da literatura publicada. J no caso do artigo emprico esperado que os estudos revisados conduzam o leitor para a mesma linha argumentativa objeto do manuscrito, evitando descries excessivas do mtodo ou dos resultados e que no sejam relevantes para o argumento principal.

Vrios so os elementos relativos normalizao da publicao em psicologia e no funo deste editorial esgotar a questo. Considera-se relevante chamar a ateno dos interessados em enviar contribuies para a Revista de que a normalizao muito mais do que uma lista de regras de formatao de arquivos, mas sim uma forma ampla de se compreender como deve ser conduzida a veiculao do conhecimento em psicologia. Estamos convictos de que os padres de publicao garantem qualidade na veiculao de informaes cientficas, contribuindo para sua relevncia e aumentado seu impacto. Por estes motivos definimos por adotar de forma integral o manual da APA, remetendo o leitor diretamente para este documento como guia para elaborao de manuscritos para PTP, simplificando as normas da Revista. Tomamos o cuidado de remeter o leitor para documento suplementar com diretrizes de adequao das normas da APA, no que se refere ao uso de expresses estatsticas e nmeros, para redao em lngua portuguesa. Os outros raros problemas de inconsistncia entre as normas da APA e a redao em lngua portuguesa sero resolvidos caso a caso. Portanto, convidamos aos interessados em submeter contribuies que busquem seguir de forma atenta e cuidadosa os padres de publicao da sexta edio do manual de publicao da APA antes de submeter seus manuscritos. Isto aumenta consideravelmente as chances de aceitao do seu trabalho. Ronaldo Pilati Editor-Chefe

Referncias
APA. (2010). Publication manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA. Bem, D. J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118(2), 172-177. Bem, D. J. (2003). Writing the empirical journal article. In J. M. Darley, M. P. Zanna & H. L. Roediger III (Eds.), The compleat academic: A practical guide for the beginning social scientist (pp. 171-204). Washington, DC: APA. Madigan, R., Johnson, S., & Linton, P. (1995). The language of psychology. American Psychologist, 50(6), 428-436. Trzesniak, P., & Koller, S. H. (2009). A redao cientfica apresentada por editores. In A. A. Z. P. Sabadini, M. I. C. Sampaio & S. H. Koller (Eds.), Publicar em psicologia: Um enfoque para a revista cientfica (pp. 19-34). So Paulo: Casa do Psiclogo.

You might also like