You are on page 1of 3

JUEUS TEVE UMA DAS PRIMEIRAS COMUNAS JUDAICAS DO REINO

Deambulando hoje por terras do nosso concelho, chegamos a Jueus, aldeia serrana do Guardo situada, nas palavras sbias do Sr. Manuel Marques Ferreira Esperana (nado e criado na terra), na vertente sul do Picoto do Caramulinho, numa concha resguardada por quatro cabeos estratgicos: nascente, cabeo do Portejo; sul, cabeo do Moinho; poente, cabeo do Serpo e norte, com o cabeo do Outeiro Grande. Os seus limites geogrficos do Guardo so os seguintes: do nascente, parte com as freguesias de Casteles, de Santiago de Besteiros e de Silvares; do sul, com a freguesia do Barreiro de Besteiros; do poente, com a aldeia da Malhapo de Cima, freguesia do Mosteirinho; do norte, com o cume da Serra de Almofala, freguesia de S. Joo do Monte, partindo tambm com a Bezerreira, freguesia de Varzielas. Como diz o povo, um homem numa hora calca em seis freguesias.

Outrora Jueus situava-se fora do termo do Guardo, como atestam as fontes. O monarca D. Afonso II ter feito doao do couto do Guardo ao seu fsico judeu mestre Amberto e mulher, Dona Ausenda. O Gardon situava-se no lugar do Miradoiro (no Caramulo). Chamava-se assim devido ao seu valor estratgico, ao tempo da reconquista. O casal judeu fundaria ali as povoaes do Caselho e Jueus. Na altura, o povoamento da aldeia de Jueus data do incio do sculo XIII, sendo colonizada por judeus. Passado algum tempo, o mdico Amberto arrendaria e posteriormente venderia ao tenente de Besteiros, Dom Ferdinandus Johannis, o couto do Guardo. Este por sua vez prosseguiria o povoamento da pvoa de Jueus, Popula de Judeis, como herdade do rei, situada fora dos limites do couto do Guardo. Nas inquiries gerais de 1258 depreende-se que j se encontraria organizada em comuna (uma das

primeiras do reino) e a ela se referem nestes termos: Audivit dicere quod popula de Judeis est facta extra terminos qui continentur in carta de Gardone.

Desde muito cedo que a presena judaica da dispora no atual territrio de Tondela est atestada na memria escrita das chancelarias rgias na Baixa Idade Mdia. O primeiro testemunho que se conhece desta minoria remete-nos, pois, para o reinado de D. Afonso II. Na altura do reinado de D. Afonso III (1248-1279), como refere Jos Leite de Vasconcelos (Etnografia Portuguesa vol. IV), para alm da comuna de Jueus (Guardo), haveria apenas mais duas comunas no reino, a saber Torres Vedras e a de Faro. Este ilustre estudioso destacaria em especial a comuna de Jueus (Miradoiro), pelo seu separatismo geogrfico, que originou uma estrutura administrativa apartada, organizada exclusivamente para os judeus.

O pioneirismo desta comuna beir do reino um marco importante na medida em que s no reinado de D. Dinis (1279-1325) surgiriam as comunas de Belmonte, Coimbra, vora, Lisboa, Santarm, Bragana, assim como outras mais nos reinados seguintes. J o historiador Alexandre Herculano se referia existncia desta pvoa de Jueus inteiramente composta de judeus como circunstncia curiosa, que insinua quanto a raa hebraica se havia introduzido nos sculos XI e XII entre a gente crist. (Alexandre Herculano, Histria de Portugal, vol. II). Como indica Incio Steinhardt, no seu livro Razes dos Judeus em Portugal, o reino cristo seguia assim a tradio dos muulmanos peninsulares que geralmente permitiam s minorias seguir as suas prprias prticas comunitrias.. A comunidade de Jueus estaria dotada de rgos administrativos e judiciais autnomos (paralelos aos da sociedade crist). Estava sob proteo rgia e sob a sua exclusiva dependncia. Por necessidades comunais, esta teria sinagoga, tribunal, mikv, escola e cemitrio privativo. O nome das comunas medievais deriva do seu carcter associativo ou comunitrio. Para haver comuna era preciso existirem pelo menos dez vares adultos judeus, conforme exigncia do minyan (qurum), nmero tido como necessrio para se realizar uma assembleia litrgica na sinagoga (Lcia Liba Mucznik, Dicionrio do Judasmo Portugus).

Reala-se que o rei D. Afonso II legislou sobre as comunas judaicas, atestando assim a sua tolerncia aos seguidores da Lei de Moiss e certificando a sua importncia econmica e cultural pelo facto de serem os elementos mais instrudos e avanados do seu tempo. Refira-se que as comunas seriam totalmente extintas com os ditos de expulso e converso de D. Manuel I, aplicados em 1496/97. Em tempos antigos, a fixao dos judeus neste povoado teria sido possvel pela via romana, da qual ainda hoje existem vestgios na localidade. Esta via serviria de ligao entre o interior e o litoral e nela passaria tambm a rota de Compostela. A reminiscncia da herana judaica e crist-nova, embora tnue, encontra-se igualmente em marcas de cruciformes e nas ranhuras para as mezuzs. Apesar de difcil identificao, de crer que os banhos rituais mikv, assim como a antiga escola rabnica, conhecida por tradio oral como a casa da aula ou dalm, se tenham localizado no centro da aldeia. As razes judaicas das gentes de Jueus esto, de igual modo, presentes no fentipo de alguns dos seus atuais habitantes. Tais vestgios, a par da beleza rude e genuna da paisagem e da arquitetura popular e ancestral, conferem a Jueus um estatuto turstico e cultural acrescido que pode potenciar a captao de visitantes, nomeadamente sefarditas (judeus de origem ibrica), ao fazer parte, juntamente com outras freguesias do concelho ainda em inventariao e estudo, da Rede Nacional de Judiarias. Jorge Humberto Santos Gomes Seminrio Folha de Tondela N 1869 (III Srie - Ano 108) 06 de Abril de 2013

You might also like