You are on page 1of 2

ESCOLA GOMES EANES DE AZURARA- MANGUALDE

FICHA DE REGISTO DE LEITURA MODELO PORTUGUS


I- IDENTIFICAO DO LIVRO

Indicar TTULO:
AUTOR(ES): (do texto e das ilustraes) ..
N DE EDIO (exceto

de for a primeira) ..

COLEO: (indicar o n) LOCAL DA PUBLICAO: ....... EDITORA............. ANO DE PUBLICAO .ISBN

II- INFORMAES ADICIONAIS

Referir 1. Gnero de livro / tipo de textos


(Exemplos: livro de contos / lendas /fbulas, romance jovem, dirio, livro de aventuras, de viagens, biografia, texto dramtico, poesia, antologia, lbum de banda desenhada, livro informativo, de cincias, de histria, pequena enciclopdia, etc..)

2. Nmero de pginas e diviso em captulos; 3. Existncia de: a-ndice b- prefcio, posfcio, c-nota(s), d- dedicatria, etc.. e- biografias resumida(s), f-bibliografia(s), ou biobibliografia(s), g- sinopse h- opinies e excertos de notcias sobre a obra, etc..
Nota- indicar sempre o stio onde se encontram: a(s) pgina(s), caso apaream no interior do livro); na contracapa, e/ou nas badanas da capa e da contracapa.

III- ATIVIDADES DE EXPRESSO ESCRITA Notas: escolher obrigatoriamente uma das actividades a ou b e uma das outras atividades de 1 a11; as actividades C e D no so obrigatrias; mnimo 10 a 15 linhas cada.
ATENO: Identificar as atividades selecionadas

Atividade obrigatria (escolher uma)

Vocabulrio novo: lista de palavras desconhecidas com o registo das respetivas definies e sinnimos encontrados no dicionrio. (Nota: indicar a(s) pgina(s) onde ocorre a palavra) Recursos expressivos: transcrio de excertos (frases, pequenas passagens) em que foram recursos expressivos (adjetivao, comparaes, enumeraes, metforas, etc.

utilizados

expresses idiomticas, etc..) (Nota: idem)

Prof. Carlos Albano (adaptado)

Atividade obrigatria (escolher uma)

a) Identificao das personagens principais e secundrias; b) Localizao no espao e no tempo da ao ou das aes
(Nota: do livro todo ou de um captulo ou um episdio, em particular.)

2 3

Sequncia ordenada e resumida dos acontecimentos tal como ocorrem na narrativa


(Nota: de uma parte da histria, se for o caso, ou do episdio, num captulo ou na totalidade).

Parte do livro que apreciaste mais e/ ou o momento da ao que gostarias de ter vivido, justificando a tua escolha. Podes, por exemplo, imaginar que fizeste uma viagem para dentro da histria e contar o que ests a viver/ presenciar. Resumo de uma passagem da narrativa do ponto de vista de uma das personagens; pode ser, por exemplo, um monlogo, uma pgina de dirio, uma carta, etc. (redigido na 1 pessoa) Apreciao crtica de uma personagem Poder ser a sua breve descrio e uma reflexo sobre o seu papel na histria, explicar por exemplo porque gostarias ou no de a conhecer; comparar com algum conhecido; ou ento imaginar uma conversa, um dilogo com essa personagem, ou uma carta / ou mail - mostrando que compreendeste a sua participao na histria. Crtica ao livro Pode ser apenas uma apreciao ou apresentar justificao para a opinio dada. Experimenta por exemplo escrever um postal ou mail a um amigo, fazendo uma apreciao positiva sobre o livro e recomendando-o. Entrevista imaginria ao(s) autor(s) do livro (autor do texto ou ilustrador); Carta ou pgina de um dirio dou autores (falando por exemplo de como se lembraram de contar a histria, inventar tal personagem ou local) Notcia ou um artigo sobre o livro, informando sobre a sua publicao, dando algumas informaes sobre a obra e o seu autor e/ ou ilustrador. Descrio de uma ilustrao do livro.
Atividades facultativas

Ilustrao de uma parte da histria; desenhar uma personagem; desenhar outra capa. a) Lista bibliogrfica de outros textos/ livros do(s) autor(es) transcritos no manual da disciplina; dos livros do(s) autor(es) existentes na BE; b) compilao anotada de stios da web sobre o(s) autor(es)

Prof. Carlos Albano (adaptado)

You might also like