You are on page 1of 6

ANEMIAS Diminuio da Hemoglobina no sangue, abaixo dos limites normais para idade, sexo e raa.

Uma classificao til para o diagnstico diferencial baseia-se no VCM (Volume Corpuscular Mdio - tamanho das hemcias): Alimentao pobre em ferro; Verminose; Perda sangnea crnica (neoplasia de intestino, mioma, lceras); Parasitas sugadores.

ANEMIAS MICROCTICAS (VCM < NORMAL)

Anemia Ferropriva

Deficincia de Cobre Deficincia de Piridoxina Infeces prolongadas; Neoplasias; Anemia de Doenas Crnicas Doenas Inflamatrias Crnicas. Insuficincia Renal Crnica Traumatismos e cirurgias; Intoxicao por warfarina; Perda Sangnea Aguda Intoxicao por samambaia (Hemorragia) em bovinos; Coagulopatias. Leucemias; Doenas da Medula ssea Hipoplasia (intoxicao por (geralmente associada benzeno, inseticidas, diminuio dos leuccitos e irradiao, intoxicao plaquetas tambm) estrognica no co). Hemoparasitos (Anaplasma, Babesia, Hemobartonela); Anemia Infecciosa Eqina; Anemias Hemolticas Txicas (Intoxicao por (com policromasia, chumbo, azul de metileno, eritroblastos, reticulcitos toxinas bacterianas e veneno elevados e ictercia) de cobras); Imunes (Materno-fetal no RN e auto-imune em ces); Hereditrias. Hipotiroidismo Anemia Megaloblstica Deficincia de cido flico (alimentar ou malabsoro); Deficincia de Vitamina B12 (Anemia Perniciosa em cavalos); Deficincia de Cobalto em ruminantes; Medicamentos.

ANEMIAS NORMOCTICAS (VCM DENTRO DO NORMAL)

ANEMIAS MACROCTICAS (VCM > NORMAL)

Hepatopatias Anemias Hemolticas Hipotiroidismo Tambm podem se manifestar como macrocticas. Tambm pode se manifestar como macroctica.

Leucograma Avalia o nmero absoluto e relativo dos leuccitos, em condies fisiolgicas e patolgicas. Fisiolgica: (sem desvio para esquerda)* Atuao da adrenalina: condies de stress, excitao, medo ou exerccio intenso, coleta de sangue difcil. Aps alimentao. Patolgica: (com desvio para esquerda)* Infeces bacterianas; Trauma; Hemorragias; Corticosterides; Intoxicaes exgenas (venenos); Intoxicaes endgenas (cetoacidose diabtica, anxia, choque); Doena inflamatria em atividade. Infeces virais; Ps-vacinao; Leucemias; Parasitismo; Alergia (asma, urticria, atopia); Neoplasias. Infeces bacterianas graves; Toxemia por bactrias gram negativas; Hipoplasia da medula ssea por agentes qumicos ou drogas; Neutropenia cclica. Infeces Virais; Condies de stress; Corticosterides.

LEUCOCITOSE (aumento do n de leuccitos)

Neutrofilia (aumento do n de neutrfilos) *desvio para esquerda: desvio para a imaturidade, com presena de bastes.

Linfocitose (aumento do n de linfcitos) Eosinofilia (aumento do n de eosinfilos) LEUCOPENIA (Diminuio do n de leuccitos)

Neutropenia (diminuio do n de neutrfilos) Linfopenia (diminuio do n de linfcitos)

Eosinopenia (diminuio do n de eosinfilos)

Condies de stress; Corticosterides

PLAQUETAS Geralmente a alterao observada a plaquetopenia, ou diminuio do n de plaquetas. Que pode ser causada por: Falsa plaquetopenia por coleta de sangue acidentada. Infeces: Septicemia, CID, Viroses, Erlichiose, Anemia Infecciosa Eqina. Toxicidade estrognica em ces. Imune: por droga ou idioptica. Hipoplasia da medula ssea. Leucemias e linfomas. Esplenomegalia.

PLAQUETOPENIA

Interpretao: O hemograma contempla diversas provas efetuadas, com a finalidade de avaliar quantitativa e qualitativamente os componentes celulares do sangue. Os itens avaliados incluem: hemcias, hemoglobina, hematcrito, ndices hematimtricos, leuccitos totais, contagem diferencial de leuccitos, plaquetas, exame microscpico de esfregao de sangue corado e contagem de reticulcitos no caso de anemias. A anlise quantitativa das hemcias, leuccitos totais, plaquetas e a avaliao dos ndices hematimtricos so hoje realizados por meio de equipamentos automatizados, especificamente veterinrio que combinam diferentes mtodos de avaliao de alta tecnologia e preciso capacidade de anlise das diferentes espcies animais, permitindo resultados mais precisos. A utilizao desses equipamentos permite tambm a avaliao de ndices hematolgicos e a visualizao em histogramas que demonstram a distribuio dos diferentes elementos analisados. Essa caracterstica possibilita a identificao de alguns parmetros antes impossveis de serem avaliados ou que eram analisados subjetivamente, com a visualizao do esfregao em lmina. Entre esses parmetros, temos o ndice de anisocitose (RDW), a identificao de populaes mistas de clulas, a anisocitose plaquetria e alertas para possveis alteraes presentes na amostra examinada. ndices Hematimtricos Volume Globular Mdio VGM Avalia a mdia do tamanho (volume) das hemcias, que podem estar em seu tamanho normal, quando so ditas normocticas, diminudas (microcticas) ou aumentadas (macrocticas). O achado de microcitose comum em anemias por deficincia de ferro e nas doenas crnicas. O aparecimento de macrocitose pode estar associado presena de um grande nmero de reticulcitos e deficincia de vitamina B12 e de cido flico.

Concentrao da Hemoglobina Globular Mdia (CHGM) a avaliao da hemoglobina encontrada em 100 mL de hemcias. Esse ndice permite a avaliao do grau de saturao de hemoglobina no eritrcito. A saturao da hemoglobina normal indica a presena de hemcias ditas normocrmicas. Quando diminuda, teremos hemcias denominadas hipocrmicas. Os eritrcitos no podem ser produzidos com o contedo de hemoglobina elevado, uma vez que o CHGM elevado fisiologicamente impossvel, uma hipercromia sempre ir representar um artefato. Hemoglobina livre, lipemia e corpsculos de Heinz, so as causas mais comuns. RDW (Red Cell Distribution Width) A variao do tamanho das hemcias analisada eletronicamente pela variao de pulsos obtidos durante a leitura. A anlise dessa variao permite a obteno desse novo ndice, que representa a amplitude de distribuio dos glbulos vermelhos, servindo como um ndice de anisocitose, que se altera precocemente na deficincia de ferro, mesmo antes da alterao de outros parmetros, como a alterao do VGM e a diminuio da hemoglobina. Alteraes da Cor (Caractersticas Tintoriais) A colorao das hemcias reflete a concentrao da hemoglobina e pode ser ocasionada: ou pela diminuio da concentrao de hemoglobina e conseqente reduo da cor que leva chamada hipocromia;ou pela presena de clulas com diferentes concentraes de hemoglobina chamada de anisocromia; ou pela presena de um grande nmero de reticulcitos que caracteristicamente tm uma cor azulada, que, junto com a cor normal, produz a chamada policromasia. POIQUILOCITOSE Variao das formas das hemcias : ELIPTCITOS/ OVALCIOTS Hemcias elpticas e ovaladas, que ocorrem em gatos com leucemia linfoblastica e desordens mieloproliferativas, lipidose heptica e em ces com mielofribosis, sndrome mielodisplasica, e glomerulonefrites. ESFERCITOS (somente ces) Hemcia pequena de forma esfrica e hipercorada que aparece nas anemias hemolticas auto-imunes. DACRICITOS Hemcias em forma de lgrima. Ocorrem em ces e gatos com desordens mieloproliferativas e glomerulonefrites. CODCITOS Clulas em forma de alvo. Ocorre um excesso de membrana, fazendo com que a hemoglobina se distribua em um anel perifrico, com uma zona densa central. Encontradas nas anemias hemolticas auto-imunes e nas ferroprivas. EXCENTRCITOS Hemcias com a hemoglobina deslocada para um de seus plos. Causado em geral por danos oxidativos, como os corpsculos de Heinz.

ACANTCITOS Hemcias pequenas com projees irregulares. Aparecem no aumento de colesterol srico, doenas hepticas, hemangiossarcoma, coagulao intravascular disseminada e glomerulonefrite. ESQUISTCIOTOS Fragmentos de hemcias de tamanhos diferentes e com formas bizarras. Observados em ces com microangiopatias, coagulao intravascular disseminada, anemias ferroprivas severas e glomerulonefrites. Incluses e Outras Variaes das Hemcias As incluses que podem ser observadas nas hemcias esto relacionadas a diferentes patologias e so conseqncia do aumento, de parasitas ou de defeitos da eritropoiese. Dependem, tambm, da capacidade do bao de retirar da circulao as hemcias malformadas. Outras alteraes tambm podem ser observadas, como a presena de eritroblastos e a formao de rouleaux. CORPSCULOS DE HOWELL JOLLY Corpsculo de incluso pequeno, basfilo, restos nucleares de mitoses anmalas. So observados em animais esplenectomizados e quando em tratamento com vincristina e glicocorticides. So encontrados em pequeno nmero em gatos e cavalos normais. PONTILHADO BASFILO Granulaes variveis em nmero e tamanho, de cor azulada, agregados de ribossomos remanescentes. Podem ser encontradas em caso de intoxicao. Ocorrem tambm nas anemias regenerativas em ruminantes. CORPSCULOS DE HEINZ Precipitados de hemoglobina desnaturada que podem ser encontrados aderidos membrana das hemcias, em pacientes com anemia hemolticas por algumas droga, na deficincia da glicose-6-fosfato hidrogenase e pela ingesto de cebola. Para melhor visualizao, necessrio colorao especial com azul de cresil brilhante.. SRIE BRANCA A contagem global e diferencial de leuccitos e suas alteraes quantitativas e qualitativas so as principais informaes fornecidas na anlise da srie branca. A contagem diferencial de grande importncia, podendo definir perfis patolgicos, e fornecida pela anlise conjunta dos equipamentos automatizados e pela leitura do esfregao corado, que avalia as diferentes formas leucocitrias e as expressa de forma percentualmente (relativa) e em mm3 (absoluta). A anlise das alteraes morfolgicas dos leuccitos tambm realizada por observao microscpica do esfregao corado. Os leuccitos podem ser divididos em granulcitos (mielcito, metamielcito, basto, neutrfilos, eosinfilos e basfilos), moncitos e linfcitos. Alteraes Morfolgicas dos Leuccitos Corpsculos de Dhle

So incluses remanescentes de ribossomas livres que permaneceram aps um estgio de desenvolvimento mais precoce. Podem ser encontrados com freqncia em infeces bacterianas, traumas e queimaduras. Neutrfilos com granulaes txicas So grnulos que se mantm no citoplasma por um estmulo granulocitopoese durante processos infecciosos persistentes Pelger-Het uma alterao hereditria autossmica rara, que se caracteriza pelo achado de neutrfilos hiposegmentados, sem que no entanto ocorra alterao da funo da clula. Ocorre em ces e gatos. Os neutrfilos aparecem na periferia com discreta segmentao (bilobulados) ou mesmo sem segmentao (como bastes). Como no leva a alteraes funcionais, no apresenta repercusses clnicas. Seu diagnstico assume importncia para evitar sua interpretao como um desvio esquerda. Pode tambm ser encontrada nos eosinfilos. Existe, ainda, um quadro chamado de pseudo-Pelger-Het, no qual essa alterao pode ser adquirida, sendo causada por reaes a drogas e em alguns casos de mielodisplasias. Chediak-Higashi Doena autossmica reconhecida em gatos persas ou com ancestrais persas, em que os neutrfilos apresentam um corpsculo rseo. Esses animais possuem a funo plaquetria defeituosa e por isso possuem uma pequena tendncia a sangramentos. Plaquetas A avaliao das plaquetas pode ser feita de forma quantitativa, expressa em mm3, e de modo qualitativo, pela avaliao das caractersticas analisadas no esfregao corado, o que permite a identificao de alteraes morfolgicas das plaquetas. A utilizao de equipamentos automatizados, alm de fornecer contagens mais precisas, permite que se obtenham informaes em relao presena de anisocitose e grumos plaquetrios, e tambm de ndices plaquetrios, que em sua maioria ainda no esto liberados para uso clnico. Entre eles o que comea a ser utilizados o MPV (Mean Platelet Volume), considerado um ndice de anisocitose plaquetria. Entretanto, ainda faltam maiores dados de correlao clnica. As alteraes quantitativas podem ser tanto o aumento da quantidade de plaquetas, chamada trombocitose, quanto diminuio, denominada trombocitopenia.

You might also like