You are on page 1of 7

REPARO DAS ENGRENAGENS REDUTORAS E ELEVADORAS DO SISTEMA DE PROPULSO DA FRAGATA CONSTITUIO CT(EN) Otavio H. Paiva. M.

Fontes, MSc Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Email: ohfontes@yahoo.com.br CMG(EN) Ivan Taveira Martins, MSc Escola de Guerra Naval Email: ivan.taveira@gmail.com CC(EN) Victor Eduardo Deiana Antunes Diretoria de Engenharia Naval Email: victor.antunes@oi.com.br CC(EN) Rogrio Corra Borges, MSc Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Email: borges.rc@uol.com.br RESUMO Este artigo tem como objetivo descrever de forma clara e sucinta o reparo realizado nas engrenagens das caixas redutoras e elevadoras do sistema de propulso da Fragata Constituio (Frigate MK10). O problema foi detectado em novembro do ano de 2004, a partir da constatao de uma contaminao por gua salgada. Alm disso, todos os componentes do sistema de lubrificao, ou seja, bombas de leo, vlvulas, caixas de engrenagem, redes e outros acessrios, tambm foram seriamente contaminados. O carter inovador e empreendedor deste reparo residiram principalmente no fato de esta ter sido a primeira vez na Marinha do Brasil que se realizou um servio desta magnitude. ABSTRACT This article has the objective of describing the repair, in a concise way, accomplished in the reduction and elevating gears of the propulsion system of Frigate Constituio (MK10). The problem was detected in November 2004, starting with the verification of a contamination by seawater. Besides, all the components of the lubrication system (oil bombs, valves, gearboxes, pipes and accessories) were also contaminated seriously. The innovative character of this repair stands mainly in the fact that it was the first time, in the Brazilian Navy, that such a service, with that great magnitude, was carried out. 1. INTRODUO Aps ter sido detectada contaminao por gua salgada das engrenagens redutoras e elevadoras do sistema de propulso da Fragata Constituio e de todos os seus acessrios pertinentes ao sistema de propulso, definiu-se pela desmontagem e retirada de todas as engrenagens das caixas redutoras e elevadoras, pois estas deveriam ter seus dentes retificados nas instalaes da emprersa RENK ZANINI. O reparo realizado teve como objetivo restabelecer a qualidade do dentado, de acordo com a norma DIN 3962 (Norma DIN 3962), considerando ainda que a Fragata possui um perfil de emprego anti-submarino,

devendo portanto ser um navio silencioso. O fator preponderante para a escolha dessa linha de ao, residiu no fato de se tratar uma soluo definitiva, com grande possibilidade de sucesso e do ponto de vista da confiabilidade futura ser a mais favorvel, por no impor limitao operacional aos equipamentos alm de certamente reduzir a assinatura acstica, o que de fato ocorreu. 2. DESCRIO DA AVARIA Aps inspeo inicial foi constatado pelos tcnicos do AMRJ uma grave contaminao por gua salgada das engrenagens redutoras e elevadoras do sistema de propulso da Fragata Constituio. Todas as engrenagens, mancais de sustentao e escora, embreagens sncronas SSS Clutch, auxiliares das caixas (catracas, bombas, etc.), redes de leo lubrificantes e seus acessrios e as auxiliares associadas as turbinas a gs foram contaminados. As figuras 1 e 4 mostram de forma geral o estado dos dentados:

Figura 1 Engrenagem redutora de bombordo.

Figura 2 Engrenagem redutora de boreste.

Figura 3 Engrenagem elevadora de boreste.

Figura 4 Engrenagem elevadora de bombordo. Em funo da gravidade do problema observado, decidiu-se pela remoo de todas as vinte e quatro engrenagens de bordo para retfica de seus dentes a fim de remover completamente os pitting de corroso observados, alm do reparo de todos os demais componentes do sistema. 3. CARACTERSTICAS DO SISTEMA DE PROPULSO DE UMA FRAGATA CLASSE NITERI O sistema de propulso das Fragatas Classe Niteri dotado de duas linhas de eixo propulsores (Vosper Thornicroft, 1971), com dois mancais de sustentao externos e dois internos para cada linha de eixo. Cada linha de eixo pode ser acionada, alternativamente, por uma turbina a gs Rolls Royce Olympus ou por dois motores diesel MTU 16V956. Este tipo de propulso chamado CODOG (Combined Diesel or Gas). A potncia dos acionadores, quer oriunda da turbina a gs, quer oriunda dos motores diesel, sofre uma alterao da velocidade para que se possa acionar a linha de eixo, de tal sorte que: a reduo de velocidade da turbina a gs efetuada em uma caixa de engrenagens redutoras como pode ser visto nas figura 1 e 2; e a multiplicao de velocidade dos motores efetuada em uma segunda caixa de engrenagens (caixa elevadora) como pode ser visto nas figura 3 e 4.

4. DESMONTAGEM E RETIRADA DE BORDO DAS ENGRENAGENS Todo o dimensionamento da estrutura interna ao navio para manobra de peso de retirada da roda principal da engrenagem redutora (aproximadamente 4500 kg e 2100 mm de dimetro). As 24 (vinte e quatro) engrenagens foram retiradas para reparo, sendo seis para cada redutora e seis para cada elevadora. 5. REPARO DAS ENGRENAGENS E ACESSRIOS As engrenagens foram entregues a empresa RENK ZANINI com o propsito de retificar os flancos dos dentes. Em mdia foram retirados aproximadamente 0,3 mm nos flancos eliminado assim os pitting de corroso. Esta espessura mdia de material retirada aumentaria a folga entre os flancos dos dentes, mas no viria a comprometer o desempenho das caixas redutoras e elevadoras, uma vez que estas no operam nos dois sentidos (nos dois flancos dos dentes). Alm disso, a retifica dos dentes garantiu uma maior qualidade do dentado (grau 3 e 4 - Norma DIN 3962). Durante o reparo das engrenagens, parmetros como acabamento superficial dos flancos dos dentes das engrenagens, hlice, envolvente e passo foram determinados, de acordo com a referncia (RENK ZANINI, 2006). Alm de sofrerem retfica do dentado, as engrenagens tambm foram balanceadas dinamicamente. Obviamente, alm do reparo das engrenagens ocorreu em paralelo o reparo de todos os componentes do sistema. Um ponto extremamente importante foi a limpeza da caixa da redutora como pode ser visto na figura 5:

Figura 5 Caixa da redutora. 6. INSTALAO A BORDO A fase de instalao a bordo foi a mais crtica e meticulosa, devido aos diversos cuidados que deveriam ser observados, tais como: manobras de peso com as engrenagens, montagem e ajustagem das engrenagens, montagem e ajustagem dos mancais de sustentao e escora , flushing do sistema de leo lubrificante, alinhamento redutoralinha de eixo.

As figuras 6 a 9 mostram a seqncia de embarque da roda principal pela cesariana aberta no costado do navio, e a figura 10 o embarque da carcaa da caixa redutora:

Figura 6 Embarque da roda principal de bombordo.

Figura 7 Embarque da roda principal de bombordo.

Figura 8 Embarque da roda principal de bombordo.

Figura 9 Posicionamento da roda principal em seu jazente.

Figura 10 Embarque da caixa da redutora de bombordo. A montagem das engrenagens das caixas redutoras e elevadoras e a ajustagem dos mancais foram realizadas em conjunto pelos tcnicos do AMRJ e da RENK ZANINI. Contato entre dentes, folgas de ajustagem entre os dentes, ajustagem dos mancais de sustentao alm de distribuio axial das folgas dos mancais de escora foram alguns dos parmetros considerados nesta fase do reparo. O flushing do sistema de leo lubrificante dividiu-se em trs etapas: na primeira apenas as redes de leo lubrificante e acessrios; na segunda o leo foi comunicado para as caixas redutoras e elevadoras, porm todos os mancais foram isolados; e por ltimo o leo foi comunicado tambm para todos os mancais. Foram gastos aproximadamente 25 (vinte e cinco dias) para o flushing de cada bordo. Em relao ao alinhamento da redutora com as linhas de eixo, cabe lembrar que alm das engrenagens das redutoras foram retiradas de bordo para tratamento e limpeza as carcaas das caixas redutoras. No hove qualquer alterao do jazente das caixas redutoras, o que implica dizer que no houve alterao no alinhamento do conjunto. O nico cuidado tomado durante o reparo das engrenagens diz respeito a retfica dos colos dos mancais. Como retirou-se na mdia 0,5 mm no dimetro dos colos, esta medida foi compensada na altura do metal patente dos mancais.

7. PROVAS DE CAIS E MAR Durante as provas de cais e mar os principais parmetros observados foram as temperaturas dos mancais de sustentao das redutoras e elevadoras e o nvel de rudo e vibrao. Iso10816 Em mdia, as temperaturas dos mancais tanto das elevadora quanto das redutoras no passaram de 55 C. Apenas os mancais dos pinhes primrios apresentaram temperaturas prximas a 60C. De acordo com a norma ISO 10816, os nveis de rudo e vibrao ficaram num patamar baixo. Quando esses resultados foram comparados com outros navios da classse, a Fragata Contituio possui as redutoras mais silenciosas. 8. CONCLUSES O objetivo aqui proposto foi o de apresentar de forma qualitativa os resultados obtidos no reparo das engrenagens redutoras e elevadoras da Fragata Constituio. O carter empreendedor do reparo refere-se a dois pontos: pela primeira vez executou-se um servio dessa natureza em uma redutora do tipo CODOG, capaz de transmitir at 28.000 BHP; e, todo o reparo foi executado por uma empresa nacional, a RENK ZANINI, com mo-deobra prpria e em conjunto com os engenheiros, tcnicos e operrios da Marinha do Brasil. 9. REFERNCIAS Vosper Thornicroft (1971) Mk10 Frigates Machinery specification for AntiSubmarine and General Purpose Frigates, Reino Unido. RENK ZANINI (2006) DATA-BOOK Engrenagens Redutoras e Elevadoras da Fragata Constituio, Brasil. Norma DIN 3962 (2000) Toleranzen fr Stirnradverzahnungen, Alemanha. David Brown Gear Industries Limited (1971) Main Gearing Handbook for MK 10 Frigate, Reino Unido. Norma ISO 10816 (1998) Mechanical vibration - Evaluation of machine vibration by measurements on non-rotating parts, Genebra, Sua.

You might also like