You are on page 1of 4

POLICIA MILITAR DO PARANA COMANDO DO POLICIAMENTO DO INTERIOR QUARTO BATALHO DE POLICIA MILITAR PELOTO ROTAM ESTAGIO DE CAPACITAO PARA

INCLUSO NA ROTAM RONDA TATICO MOTORIZADA DISCIPLINA TECNICA POLICIAL MILITAR Treinamento Realstico Da sala de aula para as ruas Rodrigo Victor da Paixo - Cap PM Publicado na Revista dos Aspirantes 2000. Quando se trata de educao profissionalizante, ou ensino para adultos em geral, importante observar os objetivos educacionais daquele treinamento, isto , o resultado final que se espera obter. Na conduo de um treinamento, o instrutor trabalha diferentes estruturas mentais dos alunos, de acordo com o assunto, o nvel dos alunos e, principalmente, a atividade que estes desenvolvero com base nos conhecimentos que esto adquirindo. Essas estruturas podem ser, entre outras, a anlise, a sntese, a interpretao, e a mais importante para ns, policiais, a aplicao. A aplicao , na verdade, a meta final de praticamente todo o processo de ensino-aprendizagem, pois consiste no uso do conhecimento, ou melhor, do contedo explorado, a uma situao ou atividade prtica, real. Na atividade policial, a aplicao deve ser a principal preocupao do instrutor. O contedo terico puro tem pouco valor na maioria das situaes crticas vividas constantemente pelo policial nas ruas. Isto porque o policial exigido a empregar o seu conhecimento em condies desfavorveis, sob stress, em tempo comprimido. Esta capacidade de julgamento, de decidir em situaes crticas (quando se est com uma arma em punho, e vidas, esto em jogo, toda situao crtica), tem demonstrado ser mais importante at do que o conhecimento de tcnicas e a disponibilidade de meios. Nos incidentes de uso da fora por policiais, a maior parte dos erros provocada no pela falta de habilidade do policial, mas pela seleo incorreta dos meios ou pela escolha do momento inoportuno para se agir.

Olhando, a grosso modo, cada ocorrncia enfrentada pelo policial uma pequena crise. A doutrina de gerenciamento de crises do FBI traz as seguintes observaes: As caractersticas da crise causam stress; O stress reduz a capacidade de raciocnio; O GE uma tarefa complexa de resoluo de problema." O stress o maior inimigo do policial. Quando falamos em stress, referimo-nos ao nervosismo, a tenso, a descarga de adrenalina que ocorre no corpo humano diante de uma situao de perigo. As mos tremem, os msculos travam, os olhos turvam e voc v as coisas do fundo do tnel. E isso no vergonha... uma reao natural do organismo.Portanto, preciso fazer com que o policial seja capaz de reagir adequadamente mesmo em condies adversas. No possvel lutar contra o stress . Mas possvel aprender a conviver com ele. Um dos mais respeitados instrutores de tiro policial do mundo, Massad Ayoob, desenvolveu uma doutrina, denominada Stress Fire (tiro sob stress), que a todo momento leva em conta a condio de tenso do policial em uma situao real. Ayoob verificou que as doutrinas de treinamento de tiro geralmente implicavam na reteno de uma infinidade de detalhes, os quais eram totalmente ignorados pelos policiais nas ocasies em que estes se viam envolvidos em um confronto armado. Diante disto, Ayoob desenvolve seu treinamento levando o aluno a enfrentar situaes que procuram simular o stress de um confronto armado. Desta forma, quando o policial sai s ruas, ele j est pelo menos um pouco habituado tenso, e seu desempenho grandemente satisfatrio. "Projete-se no mundo real, ao invs da artificialidade do stand de tiro... e determine o que funciona para voc nas ruas, onde vidas humanas, ao invs de trofus, esto em jogo." (FBI) A doutrina do Stress Fire no se aplica apenas ao treinamento de tiro policial. Em mais de seis anos como instrutor de tcnica policial, digamos assim, avanada, pude constatar que o aproveitamento de um treinamento prtico, com simulaes de situaes reais, supera enormemente o aprendizado terico.

O homem aprende: 10% do que v; 30% do que ouve; 50% do que ouve e v; 70% do que ouve v e repete; 90% do que v, ouve, repete e faz. Portanto, para unir o contedo realidade, o treinamento deve incorporar o que vrios policiais aprenderam da maneira mais difcil; deve, tambm, ser constantemente revisto, atualizado e adaptado s situaes que tm ocorrido nas ruas. Tcnicas que parecem simples e eficientes em um ambiente artificial de treinamento podem ser praticamente impossveis de executar num encontro em que o policial experimenta altos nveis de stress. Nos cursos de Operaes Especiais e outros que tivemos a oportunidade de coordenar, procuramos empregar esses princpios, a fim de proporcionar ao policial a chance de desenvolver no s a habilidade tcnica, como tambm a capacidade de julgamento em condies de tenso. Os artifcios utilizados para simular situaes de stress so vrios: privao do sono, reduo da alimentao, compresso de tempo em todas as atividades, exausto fsica e outros. Quando se v uma turma de policiais comendo em dois minutos, correndo pra l e pra c e passando noites em claro, preciso ver o que h por trs das aparncias: estas atividades so apenas mecanismos para simular o stress de uma ocorrncia policial. E como diz um velho ditado do "Mais vale sofrer no treinamento que morrer no combate." REFERNCIAS: FAULKNER, Samuel D., and DANAHER, Larry P. Controlling Subjects: Realistic Training vs. Magic Bullets. www.fbi.gov. Notas: AYOOB, Massad. Stress Fire I - Gunfighting for police. Concord, NH, Police Bookshelf, 1984. MONTEIRO, Roberto Chagas. Manual de Gerenciamento de Crises. nosso meio:

Academia Nacional de Qualidade Gois: Programa da qualidade no setor pblico, 2000.

Polcia.

*O autor Capito da Polcia Militar do Estado de Gois, ex-comandante do GATE e lotado na Sup. de Segurana do Governador. Atualmente est no Haiti a Servio da ONU em misso de Paz. instrutor de vrios cursos de especializao da PM e tambm o instrutor-chefe das disciplinas operacionais da Self Defense - Centro de Formao de Vigilantes. (Este artigo assunto de uma das aulas de Tcnica Operacional da Self Defense).

You might also like