You are on page 1of 52

FACULDADES SO FRANCISCO

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM CINCIAS BIOLGICAS

LUCIANE DA COSTA BASTOS

O TRABALHO ESCOLAR E A AVALIAO NO ENSINO FUNDAMENTAL

COLATINA - ES

2012

FACULDADE SO FRANCISCO
CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM CINCIAS BIOLGICAS

LUCIANE DA COSTA BASTOS

O TRABALHO ESCOLAR E AAVALIAO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada ao Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Cincias Biolgicas, pela Faculdade So Francisco.

COLATINA -ES 2012

RESUMO

Este estudo trata-se de uma anlise sobretrabalho escolar eavaliao no Ensino Fundamental. O objetivo registrar e divulgar as formas atuais de avaliao e questionar a validade educacional das mesmas para o cidado/profissional do futuro. A reflexo requer consideraes sobre os conceitos de cidadania, globalizao e evoluo socioculturais; pois sero os paradigmas encontrados pelos alunos no futuro. Este estudo permitiu mostrar que a avaliao, fator preponderante no ensino, seja ele em qual nvel for, deve ser voltada para a auto-avaliao, numa ao consciente, onde o aluno queira saber como est e buscar sua melhoria e compreenso dos contedos e que seja uma avaliao democrtica, discutvel e no punitiva, sem objetivos obscuros de aprovar ou reprovar. Assim as escolas estaro cumprindo o seu papel de transmitir conhecimentos, motivar a aprendizagem, capacitar os alunos para exercerem seus papis com conscincia de cidadania e profissionalismo. Em termos de Escola Pblica do Estado do Esprito Santo e suapoltica de avaliao, pode-se concluir que, embora exista um processo de avaliao comum a todas as escolas, existem diversas formas de interpret-los e adotar critrios. Para que o enfoque terico fosse direcionado realidade, efetuou-se um levantamento de opinio sobre o processo avaliatrio com 10 (dez) professoresde 1 a 4 sries do ensino fundamentalde uma escola pblica de ensino fundamental da cidade de Pancas - ES. A opo metodolgica que pareceu acessvel e ao mesmo tempo mais ampla foi o questionrio, aplicadona escola mencionada, de 1 a 4 sries, de forma a fornecer umretrato mais fidedigno da situao atual.

4 Pode-se afirmar que, na verdade, fala-se muito mais sobre a avaliao do que em realidade se pratica, ou que dela se tiram decises de natureza poltica, mas, ao mesmo tempo, o conhecimento sobre o assunto progride porque existem coletas de dados, experimentao.

SUMRIO

5 1. INTRODUO................................................................................................................ 04 2. REVISO DE LITERATURA......................................................................................... 06 2.1. Educao nos novos paradigmas sociais................................................................... 2.1.2. Escola e sociedade........................................................................................... 2.1.3. Escola e oportunidades.................................................................................... 2.3. Participao comunitria e conhecimento da avaliao............................................ 2.5. A avaliao em uma escola de Pancas.................................................................. 06 12 16 21 25 2.1.1. Famlia e sociedade.......................................................................................... 09

2.2. Avaliao educacional possibilidades de conceituao.......................................... 20 2.4. A avaliao como aprendizagem de cidadania.......................................................... 23

3. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO................................................................... 31 3.1. Fundamentao.......................................................................................................... 31 3.2. Os instrumentos de pesquisa...................................................................................... 33 3.2.1. O questionrio.................................................................................................. 33 3.2.2. A sistemtica da organizao dos dados coletados......................................... 34 3.3. Forma de aplicao.................................................................................................... 34 3.4. Tratamento dos dados................................................................................................ 35 4. CONCLUSES................................................................................................................ 5. BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................. ANEXOS.............................................................................................................................. 43 46 49

1. INTRODUO

Um ensino de qualidade pressupe a existncia de algumas posies indispensveis ao projeto poltico pedaggico da escola. Neste sentido, em todos os Estados,a escola dever contar com recursos humanos, fsicos e materiais que auxiliem o professor no desenvolvimento do currculo, contando com os instrumentos necessrios apropriao do saber cientfico e tecnolgico pelos alunos, indispensveis compreenso da realidade, bem como insero na modernidade. A avaliao coloca em xeque a atuao de todo o sistema educacional, pois quase sempre ela exercida como elemento de disciplinamento e coero,tornando-se fator de medo, de traumas e de autoritarismo por parte do professor. A avaliao se d numa relao interativa, isto , entre sujeitos: o professor e o aluno. Assim, se fala do docente atravs de medidas que valorizem sua atuao. A valorizao do magistrio passa por sua vez pela competncia profissional da educao, para que se possa exigir remunerao digna, uma vez que a qualidade de ensino relacionase com a qualidade do professor. A qualidade do professor reporta a dois problemas que precisam ser discutidos e superados: de um lado a m formao na origem, e de outro a rpida desatualizao, por falta de uma atualizao sistemtica. Desse modo fundamental que o professor da escola pblica assuma o compromisso com a atualizao constante, pois nenhum aluno, por tese e por direito, pode ter seu aproveitamento prejudicado pela incompetncia do professor.

7 A ausncia de clareza sobre os fundamentos da ao pedaggica certamente tem dificultado a percepo de que a avaliao conseqncia do processo de ensinar e aprender. Ela est sempre subordinada aquisio do conhecimento, colocado como verdade pronta e imutvel da qual a avaliao juzo final. Usa-se a avaliao para medir a capacidade do aluno em reter essas verdades. Desta forma, usa-se a pedagogia da repetio ou da reproduo que orienta a ao docente, uma vez que o professor s consegue descobrir o que o aluno foi capaz de gravar na repetio. O mito est em o professor s aceitar aquilo que observvel. Alm disso, apesar do discurso progressista, a avaliao continua tradicional. Pretende-se mostrar que o desafio est na percepo de que o conhecimento uma produo do homem, e que sua apropriao se dar num processo de interao mediado pelo professor. O desafio ainda a mudana, cuja dificuldade est na dicotomia entre a teoria e a prtica. No entanto, estas distores no devem servir de motivo condicionante e impeditivo do avano pretendido pela mudana. Estas distores devem servir como ponto de partida, para que o professor construa sua competncia. Desta forma a pretenso desta pesquisa se orienta no objetivo de destacar o papel da famlia, sociedade e a escola no processo ensino-aprendizagem e avaliatrio, considerando as transformaes de cada uma em confronto com a realidade tcnica e tecnolgica do desenvolvimento do mundo atual. objetivo geral deste trabalho analisar a avaliao dentro do processo ensinoaprendizagem, sendo objetivos especficos: - Mostrar a avaliao comoum desafio, sobretudo quando nos devemos afastar de paradigmas que no mais permitem lidar com os problemas atuais, o que se fazem necessrios novas conceituaes e posicionamentos. - Relacionar a avaliao com participao, como processo ativo, crtico, criativo, conjunto, solidrio e transformador. - Ressaltar a importncia da Superviso Escolar para melhoria do processo de avaliao. Para que o enfoque terico fosse direcionado realidade, efetuou-se um levantamento de opinio sobre o processo avaliatrio com 10 (dez) professoresde 1 a 4 sries do ensino fundamental de uma escola pblica.

8 A opo metodolgica que pareceu acessvel e ao mesmo tempo mais ampla foi o questionrio, aplicadona escola mencionada, de 1 a 4 sries, de forma a fornecer um retrato mais fidedigno da situao atual.

2. REVISO DE LITERATURA

2.1. Educao nos novos paradigmas sociais

Em 2000, Hofmann, em sua primeira obra - Avaliao: Mito & desafio. Uma perspectiva construtivateve como objetivo, desvelar os fantasmas da prtica tradicional, os alicerces tericos que nos levam a exercer tal prtica, bem como desencadear a tomada de conscincia dos educadores e administradores em geral sobre o significado da manuteno da avaliao classificatria na construo de uma escola libertadora. Nesta poca, a escola, atravs de seus representantes: pais, alunos e Conselho Escolar, reuniram muitas vezes para discutir e debater esse assunto e concluram que a principal causa de evaso e repetncia na Escola (de 1 a 4 sries do ensino fundamental) era justamente a Avaliao Classificatria. Sentindo e querendo mudanas, procurou-se aprofundar e fundamentar teoricamente em vrios autores que tratam desse assunto. L-se em Andreola (2000): Este deveria ser nosso desafio maior de intelectuais e de pesquisadores deste fim de sculo e de milnio: reinventar um conhecimento que tenha feies de beleza; reconstruir uma cincia que tenha sabor de vida e cheiro de gente, num sculo necrfilo, que se especializa na cincia e na arte da morte, da guerra e da destruio (Andreola, 2000: 41).

As tentativas nesta direo ampliam-se gradativamente ao longo dos ltiu-se anos. H muitos e muitos personagens fazendo parte desta histria, acreditando que preciso trabalhar por uma escola que respeite o educando de todas as idades, que o acolha em suas desesperanas e desperte-lhe confiana no futuro. No se pode, de maneira alguma, conviver com este fantasma de falta de concluso do curso de EnsinoFundamental, principalmente, pois este dficit educacional uma causa cujo efeito tem descaracterizado a atribuio da escola e levado a admitir a falncia do Ensino Pblico. claro que esse modelo s refora a sociedade burguesa na sua constante luta por garantir um processo de acesso mo-de-obra qualificada barata, mantendo-se numa situao privilegiada dentro de nosso modo de produo capitalista. No se pode considerar como competente uma escola que no d conta sequer do alunado que recebe, promovendo muitos alunos categoria de repetentes e evadidos. O papel das escolas em uma estrutura capitalista behaviarista produzir trabalhadores que alimentam um sistema econmico desigual. (Kaufman, 2000: 94) O caminho para o desenvolvimento uma educao igualitria, que acolha os filhos desta gerao no futuro, conscientes do seu papel numa possvel transformao. Se a criana desde logo for considerada como tendo um futuro impossvel, no ter nem um tempo justo para provar o quanto se pode contar com ela. Democratizao do ensino tambm dar um ensino de qualidade, consciente do dever para com a sociedade que freqenta a escola pblica. E para que se possa preocupar com essa qualidade, preciso ter uma avaliao diagnstica, que vise a verificao dos contedos no apropriados, a fim de torn-los teis ao aluno e no aquela costumeira farsa de avaliar para nada, onde se verifica apenas os erros e no a aprendizagem do educando. Desta forma, no existe a preocupao mnima necessria com a promoo do aluno. Deve-se ter o compromisso de manter na escola esse aluno ingressante, porm lhe favorecendo de fato o acesso ao saber e, por conseguinte, o acesso a outros graus de ensino.

10 Uma outra questo que tem afastado o processo de democratizao a falta de modernidade educacional. exatamente neste ponto que este trabalho prope estratgias, visando materializao de uma nova postura pedaggica.

Pode-se colocar como meta para a qualidade do professor a capacidade de elaborar projeto pedaggico prprio. (Demo, 1997: 88). Cabendo aos professores o compromisso de serem pesquisadores, Demo (1997) coloca com eficcia que professor deve ser a imagem viva do aprender, saber pensar, informar-se e refazer todos os dias o seu posicionamento. Uma pedagogia moderna exige do professor um novo procedimento que aspire a um aluno cidado.

Por isso, precisou-se acabar com as provas mal elaboradas e avaliaes quantitativas que resultam na insatisfao do aluno e na evaso escolar, comprometendo a eficincia do professor que, no conseguindo atingir objetivos propostos, manifesta o processo de sua pedagogia e sua didtica. Diante disso, o professor precisa, assim, ser avaliado, no s o aluno . (Demo, 1997: 89)

O temeroso que a escola vem perdendo gradativamente o sentido crtico necessrio vida que se enfrenta hoje. As crianas e osjovens que freqentam as escolas no vivem a escola. Para muitos, a escola no est para ser respondida ou descoberta no seu dia-a-dia, ou mesmo para lhes auxiliar a enfrent-la. Escola escola, a vida diferente; para eles concepo de escola para memorizao de fatos que no adquirem significado algum ao longo de sua vida, fatos transmitidos, memorizados, esquecidos.

Sem desconsiderar que h causas, fora da escola, que condicionam as dificuldades e insucessos dos alunos, preciso verificar tambm, dentro da escola, como esta vem tratando as suas dificuldades e produzindo os seus fracassos. Reconhece-se que tambm na escola, por mecanismos mais ou menos explcitos, h uma prtica discriminatria que acentua um processo de seleo e manuteno da hierarquia social. A, situa-se o processo de avaliao da aprendizagem que reflete e um reflexo da dinmica escolar. (Souza, 2000: 103).

11

Contrariamente, qualidade numa perspectiva mediadora da avaliao significa desenvolvimento mximo possvel, um permanente vir a ser, sem limites prestabelecidos, embora com objetivos claramente delineados, desencadeadores da ao educativa. No se trata aqui, como muitos compreendem, de no delinear ou padronizar pontos de chegada. No h como no repetirque ensinar no pura transferncia mecnica do perfil do contedo que o professor faz ao aluno, passivo e dcil. Como no h tambm como no repetir que, partir do saber que os educandos tenham, no significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pr-se o caminho irse, deslocar-se de um ponto a outro e no ficar, permanecer . (Freire, 1997: 70-71).

2.1.1. Famlia e sociedade

A famlia a base da sociedade, contribuindo para a formao da personalidade do ser humano. Cada sociedade est vivendo de acordo com seus princpios morais, religiosos, ticos, econmicos e educacionais. Os grupos sociais integram-se formando uma complexidade de relaes sociais, dentro das pequenas comunidades, at chegar s grandes e num elo transformar-se na sociedade brasileira. Recebem as influncias do mundo inteiro, visto o sculo atual ser a era da tecnologia e cincia, onde as comunicaes transformam o mundo numa aldeia global. De acordo com Freire (1997), cada famlia vive sua realidade, sofrendo as influncias diretas do mundo, atravs do contato com o mesmo diariamente, atravs do rdio, jornais e televiso. A famlia atual modificou-se profundamente, como tambm a sociedade. A era industrial e tecnolgica fez a famlia sofrer transformaes radicais em seu relacionamento do lar, como a diminuio do nmero de filhos; mulheres integradas ao campo profissional e disputado com os homens, nas reas de atuao, os mesmos cargos ao mesmo tempo emque os filhos so criados em creches, com babs, com os video-games e sem os pais.

12 Vive-se um momento em que a vida financeira difcil, problemtica na cultura inflacionria, induzindo as pessoas a trabalharem e produzirem mais. Outro fator preponderante o fato de pais e filhos desestruturados para a compreenso, o amor, o carinho, devido ao desencontro, falta de tempo, falta de dilogo e de amor. Na verdade estou-se vivendo a cultura do ter e o esquecimento do ser, em detrimento aos valores humanos fundamentais; a robotizao do ser humano que traz como conseqncias o avano do alcoolismo, sexo livre, AIDS, prostituio e marginalidade, jovens revoltados e sem perspectivas de futuro ou compromisso com a prpria formao pessoal. Resulta tambm no avano do desquite e divrcio, causando a formao da nova famlia, com as mulheres na chefia, mes desesperadas profissionalmente, tendo que arcar com as despesas da famlia e sem recursos financeiros para tal responsabilidade. o momento de instabilidade nos casamentos e nas relaes conjugais, que resulta no aumento das famlias pobres, desestruturadas, problemticas, dependendo de planos governamentais, sociais, para a soluo de seus problemas; na desproporo das relaes entre pessoas e alteraes na estrutura social, com a disperso da famlia nos divertimentos, interesses e atividades. Outro fator o crescimento da classe trabalhadora, onde os rendimentos econmicos tornam-se resultado do trabalho individual, gerando uma crise total na famlia moderna: separaes; desajustes na convivncia diria; falta de preparao do marido para entender a promoo profissional da mulher, causando distrbio srios no relacionamento pais e filhos, propaganda desenfreada no sexo, erotismo e convite desestruturao pessoal na sociedade atual, e a diviso na educao dos filhos com os grupos intermedirios sociais: igrejas, escolas, associaes, entre outros. Naverdade tudo isso gera a permisso da infiltrao das influncias externas no seio da famlia, sem condies de crticas e autocrtica, para educar os filhos de forma satisfatria. A famlia, hoje, tem a crescente necessidade de ser reeducada para sua funo na sociedade, pois continuar sendo a base da mesma. E se o Pas quiser realmente desenvolver-se, atendendo a todos os brasileiros em suas necessidades bsicas e fundamentais, como cidados e seres humanos, ter em primeiro lugar que resgatar a famlia. S assim que a escola poder realmente cumprir sua funo educadora e de preparao do indivduo para o exerccio pleno da cidadania, vivendo na sociedade em condies igualitrias com os demais e sendo preparado profissionalmente.

13 Com a famlia desestruturada e o poder aquisitivo cada vez menor, a populao vai tomando outro rumo em relao aos valores scio-culturais, vo se avultando os problemas sociais. O problema social hoje do Brasil to dramtico, que no consegue entender que um Pas to rico tenha quarenta milhes vivendo em total misria. Como um Pas, com tanta extenso de terras frteis, no produza alimentos para todos os seus habitantes? E com tanta riqueza natural, meios de produo, possa permitir que as pessoas estejam em uma situao to dramtica e sem perspectiva nenhuma? A escola, hoje, entende que precisa sair de sua estrutura antiga, deixar de ser apenas o centro de repasse do saber elaborado e mudar toda a sua postura, transformandose numa agenciadora de aes para a transformao social de sua comunidade. A escola cidad , hoje, aquela que dever abrir seu espao para reeducao das massas populares, da famlia e da sociedade. A famlia tambm precisa ser auxiliada em mbito geral, atravs de aes tais como uma poltica governamental voltada para a justa distribuio da riqueza nacional, diminuindo a crescente diferena financeira das classes ricas e pobres; poltica salarial justa, com salrios dignos, a fim de que a famlia possa cumprir sua funo procriadora, mantenedora e educadora de seus filhos, alm da redefinio de poltica econmica do Pas voltadas para os interesses e necessidades bsicas do povo brasileiro e verbas maiores destinadas a programas de habitao popular, sade, alimentao, estudos, trabalho para as classes trabalhadoras, sem esquecer do homem ao campo e as pequenas comunidades urbanas, com as condies de produo e meios financeiros de sobrevivncia, impedindo que os grandes centros urbanos sofram problemas de infraestrutura e habitao, cada vez mais com pessoas desqualificadas e candidatas a viverem no desemprego, subemprego, marginalidade, prostituio, toxicomania, fome, misria, violncia e toda sorte de problemas existentes nos grandes centros: poluio, falta de transporte e moradia, falta geral de infra-estrutura para sobrevivncia digna e verdadeira. S atravs do trabalho intenso da Escola, Igreja, Governo, Indstrias, sociedade em geral, que se pode proporcionar s famlias as condies de uma vida digna a qualquer ser humano.

14 Seja a conscientizao dos meios de comunicao em geral, no sentido de resgatar a famlia no seio da sociedade, redefinindo idias e posies diante dos valores e preceitos morais, sociais, religiosos e educacionais, seja atravs das escolas com todo o material, dependncias, mobilirios, assistncia social, recursos humanos preparados e eficientes, programas e currculos, renovados, mtodos e tcnicas atualizados e aplicveis favoravelmente s classes populares, no sentido do resgate das famlias ao saber, a educao escolar, a preparao para convivncia na sociedade. A famlia brasileira, em seus aspectos gerais, necessita de amplo apoio integrado, com programas de apoio de todos os setores comunitrios: Escola, Igrejas, rgos Governamentais, Entidade Financeira, Associaes, Empresas Privadas, buscando solues e auxlio imediato nos aspectos da sade, educao, nutrio, habilitao, vida familiar e planejamento familiar. A escola, integrada aos demais rgos, tem o seu papel fundamental em interagir plenamente aos assuntos sociais e envolver-se em um trabalho comunitrio, possibilitando condies de preparao, instruo, resgate das famlias; atravs de encontros, palestras, cursos especficos nos assuntos mais necessitados, montagem de salas-oficinas para ensinar os jovens e adultos em trabalhos artesanais, cursos de alfabetizao para jovens e adultos, cursos s adolescentes e mes sobre todos os assuntos necessrios vida prtica. Hoje, a escola precisa despertar para entender a realidade que a cerca e tornar-se til para as famlias, onde as mesmas precisam utilizar-se dela, para reaprenderem aspectos significativos e perceberem a importncia da vida escolar em uma comunidade. ... por este caminho vai-se inventando um Brasil de populaes rurais, em Brasil de migrantes sem terra, um Brasil desses a quem denominou-se setores populares... e tambm na arte, no vesturio, na habilitao e no ganho de vida est em movimento esse desafio epistemolgico para nossa produo cientfica. (Freire, 1999: 88/89). 2.1.2. Escola e sociedade

15 A escola, hoje, entende que precisa sair de sua estrutura antiga, considerar as diferentes formaes dos nossos alunos, entender como se d o conhecimento nos diferentes estgios de desenvolvimento da criana e do jovem, e perceber-se em contnuo processo de conhecimento nessas questes, sujeito igualmente de tal processo. Construtivismo significa isto: a idia de que nada, a rigor, est pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento no dado em nenhuma instncia, como algo terminado. Ele se constitui pela interao do indivduo com o meio fsico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relaes sociais, e se constitui por fora de sua ao e no por qualquer dotao prvia, na bagagem hereditria ou no meio, de tal modo que pode-se afirmar que antes da ao no h psiquismo nem conscincia e muito menos, pensamento. (Becker, 2000: 88/89). A escola tem suas mltiplas aes, no sentido de desenvolver todas as potencialidades de cada ser humano e prepar-lo para ocupar o seu lugar na sociedade. E tambm a escola tem o papel de promover a sociabilidade de cada ser humano. A escola o centro dirio de alunos e professores, convivendo horas em uma sala de aula, com os mais variados tipos de alunos, oriundos das vrias camadas sociais e nveis de cultura diferenciados. conflitos e opresses. A escola ento, precisa adequar suas aes didtico-pedaggicas, no sentido de despertar no aluno o esprito de companheirismo, o relacionamento humano com os colegas,o esprito esportivo, alm de exercitar a liderana nata; a cortesia e educao no trato com as pessoas grupo social, despertando em cada um o senso de responsabilidade, honestidade, lealdade, sinceridade, altrusmo, f e esperana, orientando-os a ter e usar uma linguagem social adequada; participao nas atividades sem inibies, de forma que possam superar os traumas, bloqueios psicolgicos e dramas interiores. A escola tambm tem o papel fundamental de formar o aluno para viver em sociedade, fazendo o mesmo entender que h uma vida l fora a ser vivida, que os anos passam e de repente, cada ser humano est colocando no mundo do trabalho, da sociedade geral e sua sociabilidade precisa ser altamente desenvolvida, a fim de que realmente possa: - engrenar-se s normas e leis no campo profissional; Cada aluno precisa desenvolver a sua sociabilidade, a fim de que se prepare para enfrentar a sociedade l fora, com todos os seus contrastes,

16 - respeitar as leis do trabalho, do trnsito, dos regulamentos internos, das associaes, dos clubes, das igrejas, escolas e todos os grupos componentes da sociedade; - relacionar-se de forma adequada a qualquer ambiente, situao vivida, acontecimento, dentro das relaes sociais; - viver em harmonia consigo mesmo, buscando o equilbrio interior, a fim de que possa ser um adulto ajustado, feliz em sua vida em sociedade. Cultura no seria entendida apenas como aquilo que est condenado dentro dos livros e dentro de um museu. Cultura seria, tambm, os gestos das pessoas se esforando nos grupos e no trabalho. Cultura seria o que se d sentido nas relaes humanas. (Freire, 1999:89/90). Em maio de 1934, Loureno Filho, fazendo a apresentao dosresultados obtidos sobre o levantamento do ensino depois da Revoluo de 1930, dizia: O que mais impressiona no s a taxa de criana em idade escolar fora das escolas. Para oito milhes de crianas nessas condies, no foi surpresa saber que pouco mais de dois milhes esto arroladas nas escolas. A taxa de crianas que termina o ensino fundamental no atinge 65%. (Loureno Filho, 2000: 59)

Passados cinquenta anos, sabe-se que a situao no diferenciou muito daquela que Loureno Filho denunciava. Constata-se que para cada 1000 crianas que se matriculam na 1 srie do ensino fundamental, somente 438 chegam 2 srie, 397 4 srie e 180 na 8 srie. Esses so dados do MEC levantados sobre o ensino doem 1974/1978. No Brasil, no decorrer dos anos, observa-se pelos altos ndices de evaso e repetncia que os programas educativos dos governos e rgos de educao no tm conseguido sucesso. A escola em questo enfoca diversos aspectos sobre o assunto com os quais concorda-se plenamente e observa-se em nvel de nosso Municpio, a veracidade das idias, tais como os seguintes tpicos:

17 - A evaso da primeira e segunda srie faz com que os alunos aprendam apenas alguns rudimentos de alfabetizao e, com o passar dos tempos, fora da escola, esses so esquecidos, tornando a pessoa totalmente analfabeta, engrossando ainda mais o contigente de analfabetos no Brasil. - O sistema de ensino est implantado de tal maneira, que propicia as condies para evaso e repetncia,visto no haver ao efetiva dos educadores para combater o problema. - Pode-se constatar que h seletividade social dentro da escola. Tudo est estruturado no ambiente escolar para atender alunos com poderes aquisitivos razoveis, trazendo de seu ambiente familiar uma srie de valores, considerados importantes para a sociedade. Observa-se que a prtica pedaggica da escola no est incorporada a realidade do aluno e seu meio social e os educadores, no sabem como trabalhar com eficcia para atender hoje a realidade que o cerca.

Sem desconsiderar que h causas fora de escola, que condicionam as dificuldades e insucessos dos alunos, preciso verificar tambm, dentro da escola, como est se tratando as suas dificuldades e produzindo os seus fracassos. Reconhece-se que tambm na escola, por mecanismo mais ou menos explcitos, h uma prtica discriminatria que acentua um processo de soluo e manuteno da hierarquia social. A situa-se o processo de avaliao da aprendizagem que reflete e um reflexo da dinmica escola. (Souza, 2000: 103). A colocao dos autores aponta vrios fatores, que vo de encontro com a realidade do processo pedaggico de 1 a 4 sries do ensino fundamental de uma escola pblica , evidenciando o fenmeno da evaso escolar como decorrente em grande parte de provas mal elaboradas e avaliaes quantitativas que resultam na insatisfao do aluno e na evaso escolar, comprometendo a eficincia do professor que, no conseguindo atingir objetivos propostos, manifesta o fracasso de sua pedagogia e da didtica. Constata-se que a avaliao quantitativa e mtodos tradicionais de ensino so as maiores causas de evaso e repetncia escolar na referida escola mineira.

18 Enfrentando o problema da evaso e da repetncia, juntos, escolas e comunidade, esto estudando a introduo de novas metodologias e fazendo uma conscientizao com os pais, buscando sadas fora da escola, para enfrentar o problema da evaso e repetncia. Isso chama a ateno para a necessidade de um aprofundamento da formao do professor na sua atuao profissional. E tambm vrias atividades esto sendo desencadeadas como: formao de grupos de estudos nas escolas e inter-escolas, reunies com os pais, seminrios sobre educao e outros. Os professores esto mobilizados a usarem mais os laboratrios, bibliotecas, aulas prticas e buscam novas metodologias, inclusive propondo novas formas de avaliao. Vrias escolas esto dinamizando o trabalho de orientao educacional em relao evaso escolar, reunindo os pais e as associaes com observao direta nas escolas de pais e comunidades. A educao, portanto, se levada a esta melhora do conhecimento, coma interao entre todos os elementos ligados a este conhecimento, com certeza a conduzir a uma articulao que sugere um repensar sobre os cursos de formao de professor. Sugere igualmente a necessidade de anlise dos contedos, procurando a articulao do aprender, do analisar e do discutir as vrias opes existentes, que permitam chegar a algumas alternativas de novas idias que possam ser colocadas em prtica dentro da viabilidade do contexto em que se encontra essa escola. Concluindo,pode-se dizer que na medida em que se quer mudar, com certeza a escola mudar, se todos os integrantes do processo encararem a situao como um desafio criatividade, habilidades, iniciativas e predisposio pessoal. S assim a escola ser cidad e participativa do contexto social, primando pela qualidade educacional.

2.1.3. Escolas e oportunidades

No Brasil atualmente, a escola pblica atravessa grande crise ela refletindo a sociedade que a est, com total desestruturao social, poltica, econmica e familiar.

19 O povo brasileiro vive momentos de instabilidade poltica e econmica, desgovernos, erros, corrupo, mquina administrativa emperrada dos altos nveis, enfim, um quadro poltico que traz conseqncias graves, no campo social, que por sua vez recai sobre a escola atual. Observou-se que a estruturao escolar foi montada para atender alunos de uma classe mdia para alta, professores formados para atender alunos de nvel bom e timo, programas educacionais especficos para essa clientela e de repente percebe-se que a massa popular chegou escola pblica. A pobreza e a misria atingiram quarenta milhes de brasileiros e hoje, a escola e sua estrutura esto insuficientes para conviver com a nova clientela escolar. E diante da nova realidade, v-se que a escola hoje passa pela reflexo das prticas pedaggicas nela desenvolvidas. A Constituio Brasileira de 2001 consolida o direito educao: Art. 205 A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 206 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I igualdade de condies para acesso e permanncia na escola. A lei existe para garantir o acesso e permanncia na escola, de todos os alunos em idade escolar, da mesma forma obrigatria, dos 7 aos 14 anos de idade a todos os brasileiros. A lei existe, mas a realidade est bem distante de ter condies de atend-la. Sabe-se que anos 1977/88, no Estado do Esprito Santo, de cada grupo de 100 alunos que ingressaram na 1 srie em 1977, somente 9 deles concluram a 3 srie do ensino mdio em 1997. No Brasil, de cada 100 alunos que ingressam neste sistema, apenas 12 alunos concluem a 3 srie do ensino mdio. A evaso e a repetncia so os mecanismos complicadores da progresso dos alunos na escola atual. Se legalmente a escola feita para todos os brasileiros, ento precisa dar oportunidades a todos os alunos, independente de sua classe social. A constituio de 2001, em seu artigo 208, item VII dispe.

20 Atendimento ao educando no ensino fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico, escolar transporte, alimentao e assistncia sade.

A lei, neste item, coloca o auxlio total para o aluno carente conseguir estudar. Ento, a escola dever dar oportunidade ao aluno ingressar e permanecer nela, atendendo suas necessidades fundamentais, visto que sua estrutura familiar no satisfatria. A escola precisa dar oportunidade do jovem preparar-se culturalmente para ser cidado do amanh, ou haver maior progresso na misria, fome, desemprego, subemprego alcoolismo, drogas, prostituio, etc. E diante da nova conjuntura faz-se necessrio uma reflexo das prticas pedaggicas desenvolvidas pela escola. A escola, hoje, tem que se conscientizar de sua nova posio diante da sociedade atual, no pode mais viver alienada de sua comunidade e meio social. Precisa entender-se como uma fonte de ao para resgatar os cidados em seus direitos de brasileiros, pois ela amola mestra que auxiliar a grande maioria a sair deste estado social miservel que vive, onde cada pessoa ter que se auto-esforar para construir sua prpria histria e ocupar um lugar digno, em uma sociedade mais justa e igualitria. Entende-se que h muitos aspectos em que a escola ter que se reposicionar, tais como: construir realmente o conhecimento para o aluno caminhar em progresso na rea escola, desenvolvendo novas metodologias, de acordo com a realidade de cada educando, tendo assim uma nova concepo do progresso avaliativo. Todos os professores devero ser sensibilizados para uma avaliao democrtica e conhecer a realidade social de cada aluno, trabalhando em conjunto a Escola, a Famlia e a Comunidade. Perceber todas as deficincias e dificuldades dos professores em suas prticas pedaggicas: mtodos, tcnicas didticas, manejo da sala, formas de avaliao, conhecimento da realidade social dos alunos assumindo o comprometimento com a comunidade escolar, engajando-se com a comunidade no novo processo educativo. Repensar a avaliao em conjunto com todos os professores da escola, em suas respectivas reas de atuao, buscar a qualidade do ensino e na melhoria da qualidade de vida do aluno. Entender que apenas testes ou provas elaborados s pressas, sem conscincia, apenas para preencher uma nota bimestral, precisam ser abolidas.

21 Os professores precisam avaliar toda a prtica escolar e pensar seriamente em novos mecanismos para avaliar o seu aluno, como tambm o resultado do seu trabalho, o sucesso ou fracasso de seus mtodos e tcnicas com as turmas, o manejo de sala com alunos-problema, carentes, trabalhadores, com sade precria, etc.. Tornar uma escola que se preocupe com a permanncia dos alunos de qualquer origem social, sem preconceitos, entendendo que o direito deve ser de todos e que o ensino ministrado deve abranger a todos, buscando alternativas de se ensinar, aplicar mtodos, avaliar, reeducar, sendo criativa, atuante, participativa e envolvendo-se com a comunidade, onde est inserida de forma a conscientizar o corpo docente da necessidade de compreenderem que sua atuao na escola deve ser repensada, diante da nova realidade social que se apresenta. Assim, devem ter participao social, envolvimento com a comunidade, entrosamento com os pais, busca de solues dos problemas, entendimento pessoal com o ser humano que est para aprender, descoberta de um novo relacionamento humano dentro do ambiente escolar, compreenso de sua posio estratgica na ao global de resgate das classes populares ao saber. Deve haver uma conscientizao geral de que a escola existe para o sucesso e no para o fracasso, existe para ensinar e resgatar o saber, existe para fazer o aluno permanecer, aprender de fato, ser avaliado com grande responsabilidade, como regra geral, mostrando eficcia escolar. O educador est na escola para levar o aluno ao sucesso, realizao pessoal e realmente entender a importncia da escola para a formao de sua personalidade e sua cidadania plena e a escola precisa acabar com a avaliao permissiva, condescendente, facilitadora, que descomprometeo professor e o aluno de sua responsabilidade, podendo desenvolver e implementar aes conjuntas, tais como: - uma discusso ampla com todos os professores, alunos e pais, sobre a realidade escolar atual, em todos os aspectos e nveis, e o levantamento de todos os problemas dentro do contexto geral escolar; buscando a formao de grupos de estudos por rea; - montando projetos de ao para atuarem de forma especfica em todos os nveis e a elaborao de programas e contedos; - mtodos de ensino; - modos de avaliao; - mecanismos de observao direta dos alunos;

22 -modos de praticarem a interdisciplinaridade; - trabalhos a serem desenvolvidos com a comunidade; - encontros com os pais; reunies pedaggicas; - cursos aos pais; - projetos de recuperao dos alunos com deficincias na aprendizagem; - troca de experincias no manejo de sala de aula; - elaborao de atividades variadas com alunos; - formas variadas de avaliao do aproveitamento escolar; e, - anlise dos resultados obtidos no decorrer do bimestre letivo. Proporcionar cursos aos professores sobre atualizao em avaliao, nova didtica na maneira de trabalho docente, enfim, uma tomada de conscincia geral sobre a nova maneira de se trabalhar para mudar a escola atual, alm de fazer reunies bimestrais com os pais, para uma troca de idias sobre os assuntos gerais da escola, busca em conjunto com os pais e professores para a soluo de problemas surgidos comalunos que apresentam distrbios em qualquer aspecto: fsico, mental, emocional, comportamental, etc.. Outras atividades devem ser planejadas, tais como: as excurses com alunos, em locais tursticos, para vivenciarem a teoria escolar, palestras, filmes, vdeo sobre assunto como: sexo, drogas, alcoolismo, adolescncia e gravidez, AIDS, relacionamento familiar, vida conjugal, namoro, etc. e a promoo de comemoraes com atividades especficas: jogos, danas, ginsticas, poesias, jograis, pratos tpicos, exposies de trabalhos, feira de cincias, com participao de pais, alunos, professores, equipe pedaggica e direo.

2.2. Avaliao educacional possibilidades de conceituao A avaliao, na ltima dcada, viveu o momento de mudana de paradigma, bastando lembrar, como mostra Kaufman (2000), que a psicometria, na sua origem, se baseou na teoria da inteligncia e a construo dos testes partiu de um modelo comportamental de aprendizagem, enquanto atualmente a avaliao procura se estruturar com base na compreenso das teorias da aprendizagem.

23 Examinando-se a evoluo histrica, observa-se que o seu trabalho inicial partiu de uma concepo de inteligncia com uma caracterstica inata e fixa no ser humano, e da possibilidade de medi-la por intermdio de instrumentos especialmente construdos para esse fim (Vianna, 2000). A avaliao moderna, com vistas a fornecer elementos para a orientao da aprendizagem, parte do princpio de que o indivduo pode desenvolver e aumentar a sua capacidade de aprender, pois a mesma vem sofrendo uma transformao radical com a mudana da cultura da prova, para a cultura da avaliao. Seus objetivos, antes restritos ao rendimento do aluno, buscam outras dimenses como as de auxiliar o ensino e orientar a aprendizagem, obter informaes sobre o aluno, o professor e a instituio educacional, e servir como um instrumento para certificar a capacitao do aluno. A avaliao sempre um desafio, sobretudo quando nos deve-se afastar de paradigmas que no mais permitem lidar com os problemas atuais, novas conceituaes e posicionamentos se fazem necessrios. Nessa abordagem crtico-humanista, pensou-se a avaliao cognitiva articulada com a qualidade de ensino, em busca de um aprimoramento do processo, compreendendo contedos significativos, integrados e dinmicos. No paradigma que acreditou-se, a avaliao vem estreitamente relacionada com participao, entendida como processo ativo, crtico, criativo, conjunto, solidrio e transformador. Em uma perspectiva inovadora, a avaliao cognitiva vem enlaada condio existencial do aluno, numa relao dialtica cognitiva afetiva, promovendo a aprendizagem como construo do conhecimento, constituindo-se em atividade produtiva, crtica e criativa, viabilizada, fundamentalmente pelo dilogo e pela utilizao de objetivos bem elaborados. Os objetivos do ensino devem, portanto, responder e representar comportamentos na rea motora, afetiva e cognitiva. Ao construir um instrumento de medida, o professor selecionar as questes que meam esses objetivos com preciso e eficincia, pois para cada categoria de objetivos haver tipos mais adequados de medida. Como os objetivos de ensino variam, evidente que mudaro tambm as formas de medir esses objetivos. Na realidade, o importante : que tipo de instrumento melhor para medir o que se pretende medir? O critrio para determinar se o instrumento de medida bom ou mal a adequao aos objetivos que pretende medir.

24 Conforme observa Azanha (1999), no existe nenhuma garantia de que ao final de um ano letivo, o professor tenha condies de avaliar se seus alunos esto ou no aptos a serem encaminhados para a prxima srie. Fica evidente nos depoimentos que os alfabetizadores apesar de no concordarem com os critrios de avaliao definidos no regimento padro, realizam uma prtica de avaliao escolar que, segundo Luckesi (1999), estipula a funo classificatria do ato de avaliar com base no julgamento comparativo do aluno no grupo. Almeida (2000) completa, dizendo que as classificaes so registradas em notas e, por isso, podem ser somadas e divididas. Portanto, no constitui recurso para repensar a prtica pedaggica, mas exclusivamente um meio para estratific-la. Parece que os fatores mencionados,segundo Almeida (2000): podem alterar os critrios de julgamento da classificao, reduzindo ou aumentando o grau de exigncia, de acordo com o que o professor j prev como resultado final. Nesses casos, fica descaracterizada a objetividade na avaliao, que pode estar sendo minada por critrios subjetivos, perpassados por diferentes juzos de valor ou pr-juzos (sociais, econmicos, raciais, etc). (Almeida, 2000: 12)

2.3. Participao comunitria e conhecimento da avaliao Na sociedade brasileira de hoje, um dos grandes problemas sociais diz respeito aa participao da comunidade no processo de avaliao. Os cidados convivem com as indecises governamentais, com uma estrutura econmica capitalista, que visa o lucro acima de tudo e os dramas sociais para cada brasileiro, no so melhorados, pois, na lei selvagem deste capitalismo moderno, no h espao para se resolver problemas financeiros da classe menos favorecida. Assim, o subemprego, o salrio irrisrio, faz parte do jogo capitalista, em manter-se como classe dominante, na eterna luta de oprimidos e opressores, dominados e dominadores, pobres e ricos. Desta forma, tem-se que entender a comunidade onde est inserida a escola, pois ela faz parte de um contexto mais amplo, gerador das distores gerais encontradas.

25 A comunidade comea a participar da escola, no momento em que procura a mesma, para matricular seus filhos. E esta, cobra da escola a sua qualidade de ensino, o aproveitamento dos alunos, a reduo de repetncia, o bom atendimento aos alunos, as boas maneiras dos professores, a exigncia pela ordem e respeito, enfim, a escola o alvo de pais, alunos, polticos e imprensas. Assim, todo o trabalho didtico-pedaggico questionado pela comunidade, principalmente quando h problemas com alunos, no sentido da disciplina e da reprovao ou desistncia forada de alunos-problemas, que consistem os casos raros de adaptao ao ambiente escolar. A comunidade, por sua vez, precisa entender que sua ao, apenas de cobrar resultados da escola, precisa ser repensada, e que uma nova postura precisa ser tomada, atualmente os alunos possuem mais problemas, pois so frutos de uma sociedade desigual e desumana, os pais, tambm enfrentam srios problemas na educao de seus filhos e na prpria relao familiar. A famlia sofreu profundas modificaes na sociedade atual, onde os cnjuges trabalham fora, os filhos ficam com babs, em creches, ou com irmos mais velhos. A televiso o ponto de encontro noturno com a famlia, onde a mesma penetra nos lares nem sempre com programas de bom exemplo aos jovens, e o dilogo familiar, bem como o entendimento mtuo e o relacionamento humano e fraterno, foram substitudos apenas pelo silncio, pois no se pode deixar de assistir filmes, novelas, comerciais... o que s contribui para dificultar o papel dos pais na educao de seus filhos. A dificuldade que a escola atual est enfrentando para agradar o aluno, despertar o seu interesse pelos estudos, fazer com que ele entenda a necessidade de aprender, est de certa forma relacionada com a dificuldade dos pais entenderem os seus filhos e despertarem neles um esprito crtico e criativo diante da nova realidade social. Ento, faz-se necessrio uma unio entre escola e comunidade, pais e professores, para que em conjunto, busquem solues para os problemas educacionais dos jovens. A escola ter que ser aberta, democrtica, participativa, dotada de mecanismos especficos, para atender sua comunidade, seja ela como for, com todas as suas limitaes e restries. Os pais precisaro encontrar na escola, o ponto de apoio para serem auxiliados na sua difcil tarefa de educar os filhos.

26 Entende-se que a comunidade auxiliar muito a escola, no sentido de fazer o aluno permanecer na mesma e tambm aprender o suficiente para a sua promoo satisfatria, no momento em que ele sentir e entender a sua importncia como agente transformador da comunidade. A escola no pode continuar alienada dos problemas sociais e o seu papel restrito de repassar o saber elaborado, tem que acabar. O papel da escola continuar um corpo estranho, onde a evaso e a repetncia continuaro sendo os cruciais problemas escolares, principalmente numa regio, onde os problemas scio-econmicos-familiares so excessivos se a mesma no mudar sua filosofia existencial. Concluindo, pode-se dizer que atualmente a famlia pouco participa da escola, mas, cobra dela aquilo que no consegue fazer. A complexidade da vida moderna, a sociedade de consumo, gerando lutas de classe, a busca de melhores condies de vida, a luta da subsistncia da famlia, leva pai e me a buscar muitas vezes mais de um emprego, numa sobrecarga de tempo e esforo e prejuzo a sade e a vida. Para que os filhos no fiquem ociosos, candidatos delinqncia so enviados escola, que passa a ser o agente da educao no lugar dos pais. A verdade que os pais no participam, a comunidade se afasta, e as cobranas so tantas que a escola acaba sobrecarregada no desempenho de tantas funes, onde termina por se mostrar incapaz e inadequada. Entende-se tambm que o professor, como qualquer agente social, tambm est perpassado por essas condies. Ele precisa rever sua prtica pedaggica, questionar o seu saber, aguar a sua capacidade de livre arbtrio e mudar radicalmente para que possa atingir um novo modo de ser. Trabalhar para que seu ensinar seja eficiente, contribuindo para a competncia de seus alunos. A educao, antes de se preocupar com a formao elaborada deve desenvolver o esprito de cidadania, que o que ser abordado no item 2.4.

2.4. A avaliao como aprendizagem de cidadania

27 (...) Quando falou-se em avaliao pode-se nos remeter imediatamente ao nosso pas, sociedade em que vive-se, escola a que pertence-se, nossa famlia e, tambm, a ns mesmos. Avaliar no uma simples tarefa conclusiva, mas contedo necessrio ao desenvolvimento de um pensamento fundado em princpios ticos; avaliar um aprendizado de cidadania. claro que o Brasil precisa ser avaliado pelos brasileiros e reavaliado sempre, pelos brasileiros. As ltimas dcadas testemunharam o fracasso de um projeto poltico que no inclua o povo; o fracasso de um modelo de desenvolvimento que no dava espao ao coletiva e formao de sujeitos construdos para a no sujeio. Era um Brasil que no se avaliava enquanto nao, porque no sabia faz-lo. A sociedade brasileira precisa pensar os seus rumos e para isso necessrio aprender a fazer aavaliao de seus erros, alm de assumir seus acertos referenciais. Pensar e querer uma escolainserida no nosso tempo e que aponte para alm dele, pensar e querer uma escola cidad formadora de alunos capazes de viver o exerccio da cidadania. (...) Ento vai-se avaliar a avaliao. Talvez, a nossa primeira tarefa seja perguntar ao professor o que avaliar. Ser a avaliao um instrumento destinado a medir o conhecimento dos alunos? Ser um instrumento formal e cristalizado que serve para legitimar a atribuio das notas nos boletins escolares? Afinal, para que serve a avaliao e quando ela necessria? preciso que o professor pense sobre isso e tenha clareza sobre esse conceito. Avaliar, antes de ser a anlise de uma questo pontual, uma sntese e, assim, precisa ser pensada como totalidade, que abarca do incio ao fim uma etapa determinada. Na escola, a avaliao s tem sentido se for para o aluno um aprendizado, para que nela e na vida, ele se avalie e se auto-avalie sempre e se construa dessa maneira. (...) Quem estabeleceu que, em definitivo, que a avaliao tarefa restrita do professor? Talvez tenha sido o ato institucional que estabeleceu que o aluno deve ser o passivo aprendiz de seus mestres. No difcil perceber que avaliao arbitrria, pois sempre deixar de considerar um aspecto da realidade que deveria ter sido considerado.Pois a realidade sempre mais rica do que aquilo que captou-se dela, mas, mesmo assim, preciso que a avaliao seja feita. por isso que avaliar uma constante busca, um contnuo desejo de abarcar a realidade, que sempre mais rica.

28 De outra forma, se avaliar no um mero instrumento para lanar notas, mas, antes, um aprendizado para o cotidiano de qualquer pessoa; se o professor sozinho no capaz de avaliar e, principalmente, ao faz-lo, corre o risco de ensinar aos alunos que a avaliao ato de autoridade; ento, preciso trocar o segredo pela transparncia. Conforme afirma Almeida (1999):

necessrio que a avaliao se torne mais e mais uma ao coletiva em que professor e aluno, juntos, perguntem e respondam, digam o que certo e o que errado, juntos digam sim e no, juntos reprovem-se, recuperem-se e aprovem-se, juntos. preciso conceber a avaliao como espao de argumentao, como processo tico de racionalizao. (Almeida, 1999:15).

2.5. A avaliao em uma escola

No existe possibilidade real de separar o processo educativo, do ambiente onde se insere a escola e das pessoas nela envolvidas direta ou indiretamente. O processo educativo deve transformar-se em instrumento a servio da elaborao, discusso e concretizao de uma nova ordem social. Com efeito, o Estado do Esprito Santo impe-se, conseqentemente a um trabalho pedaggico questionador, crtico e descobridor. Para que uma escola seja de qualidade renovadora, deve, numa viso globalizadora, transcendental, buscar a renovao do homem e do social, de forma participativa, onde pais, professores, alunos e funcionrios se empenhem nas decises a respeito de um processo que no pertence apenas a escola,mas que influencia a todos. A Proposta Pedaggica mineira prope utilizar a escola como instrumento de trabalho participativo, tendo como finalidade uma escola de qualidade, uma instituio a servio da dignificao do homem, ainda um ambiente de ideias renovadoras, instrumento para garantia a prioridade dos direitos educacionais da famlia com um todo. Segundo o documento, o professor o autor da ao pedaggica e precisa ser respeitado como sujeito de deciso e ter sua vontade prpria.

29 O professor deve ficar livre para escolher instrumentos e caminhos, e o Estado deve dar a liberdade para que haja pluralidade de ideias e ter o direito de avaliar suas consequncias. O Estado deve verificar qual a escola est colaborando mais para a construo da cidadania. Construindo a Escola Cidad, procura ajudar a todos quantos trabalham no interior da escola, ou ao seu redor, a descobrir e entender realidades emergentes, originadas mais na bondade e da intuio paciente dos docentes do que das incurses salvacionistas dos planos de governo, sempre efmeros e descontnuos. (Gadotti, 1997: 67). A partir de 2000, o governo mineiro acreditou que com a Escola Cidad, poderia acabar com o analfabetismo at 2000 e educar melhor os cidados que freqentam a escola. A Secretaria de Estado de Educao do Esprito Santo norteou em 2000 sua poltica educacional em quatro princpios que so: a) consolidao da gesto com a escolha democrtica de seus dirigentes, b) estabelecimento de comunicao direta da Secretaria com as escolhas e dessa comunidade: a escola precisa ser posta a servio da participao e da democracia, c) Projeto Poltico Pedaggico da Escola: garantindo a continuidade administrativa e, d) sistema de avaliao permanente do desempenho escolar incluindo professores, alunos, administrao, funcionrios, pais, associaes locais e poder pblico, visando melhoria dos servios que a escola presta comunidade. Hoje na escola h mais cuidado com a memria pedaggica, e no final de cada ano so guardados os documentos administrativos, tendo mais cuidado com a prpria produo escolar. A comunidade deve ter acesso e observar o que foi feito em anos anteriores, pela escola e seus alunos. A escola precisa ser a memria pedaggica da comunidade onde est inscrita. preciso tornar pblico a produo docente e discente. Para a escola, mostrar a comunidade que importante, precisa tornar pblica a sua produo, que fica escondida nos cadernos dos alunos.

30 Tudo que o aluno produz precisa ser mostrado aos colegas de classe e aos pais pois para cada um tem uma significao muito grande mostrar aquilo que fez e aprendeu. A escola s ser necessria e significativa, quando divulgar o que faz e mostrar sua competncia e o seu valor. A escola uma instituio que faz parte de um processo mais amplo da sociedade, com seus interesses e polticas e suas prticas so de interesse relevante para a sociedade. A escola tem suas normas e sistemas de valores que unificam as aes de todos, cujo trabalho organizado dentro de um sistema explicitado para a organizao e conduo da educao. Tambm, em cada escola h o cotidiano, o permanente e o premente.

Enfim, tem-se como condio bsica da escola projetada - a escola da nossa utopia pedaggica - a escola vivida, aquela que encontrou-se historicamente e que, em processo e coletivamente, procurou-se transformar. (Gadotti, 1997: 26)

O projeto pedaggico de cada escola pressupe linhas de ao prprias, com a participao de todos e sem receber leis ou normas, impostas mesma e que esteja fora de sua realidade. E, tambm deve haver, a participao comunitria para sua elaborao e execuo. A escola cidad formada de um indivduo autnomo, que saiba pensar, agir, decidir e ter condies prprias de exercer a sua cidadania. Uma sociedade autnoma uma sociedade cujos cidados tem a capacidade para controlar-se, dirigir-se e assim viverem em harmonia, onde cada um deve promover e facilitar a autonomia individual. A escola est hoje limitada em suas perspectivas de liberdade e autonomia, devido prpria tradio burocrtica. A autonomia da escola preocupao da maioria dos sistemas educativos atuais. Cresce hoje no mundo o desejo de autonomia, da afirmao de cada local e regio, de cada lngua. O grande fenmeno da atualidade o multiculturismo. Na educao h barreiras para incorporao s novas tendncias mundiais, devido burocracia que resiste s mudanas. necessrio buscar uma sada para a melhoria do desempenho de nosso sistema educacional.

31 Numa perspectiva utpica, fundada na crtica (denncia e anncio) que mais forte do que as ideologias, porque no tem nada a esconder.(Construindo Escola Cidad, l994: 19). A qualidade a questo essencial da escola na atualidade e esta ser adquirida com o projeto pedaggico das prprias escolas, de acordo com a realidade, pois grandes projetos vindo do governo so impessoais e fora da realidade de cada uma delas. Cada escola conhece sua comunidade, seus problemas, seus ideais, interesses e necessidades. Cada escola precisa saber respeitar as caractersticas tnicas e culturais da sua comunidade. assim que se pode construir uma escola cidad no Paran. Essa escola j est construda no envolvimento concreto de muitos educadores, pais, alunos e funcionrios. So escolas onde as crianas esto sentindo prazer em rir, em estudar. Essa escola no ser abandonada pelas crianas.(Construindo a Escola Cidad, 2000: 23). Gadotti em seu documento Escola Cidad - uma aula sobre a autonomia da escola, diz: A escola que est perdendo a sua autonomia tambm est perdendo a sua capacidade de educar para a liberdade. (Gadotti, 1997: 27) Segundo Gadotti (1997), a escola no ideal de Scrates, deveria instituir-se toda em torno da autonomia, atravs do dilogo, onde o discpulo deve descobrir a verdade. O tema da autonomia pedaggica foi associado ao tema da autogesto social a partir dos anos 60, era uma forma de repensar a prtica social, um movimento essencialmente poltico, um movimento de rebeldia contra doutrinas mecanicistas. Nos anos 70, Michel Lobrot, assentou as bases de uma Pedagogia institucional, que toma a autogesto pedaggica como alavanca da autogesto social. A pedagogia auto-gestionria procura fazer na escola o que a autogesto faz na empresa, ou pelo menos, procura formar um espao de liberdade e de autonomia para que a escola, a partir da autogesto, possa representar uma contribuio significativa na transformao das relaes sociais na mesma direo.

32 No campo pedaggico, a autogesto um tema inseparvel de uma certa compreenso da sociedade. A Pedagogia Institucional prope a auto-gesto como forma de funcionamento da instituio escolar, para quebrar a relao da dependncia psicolgica adulto-criana, gerada pela famlia, que a escola tradicional refora nas relaes autoritrias verticais, entre professores e alunos e acaba servindo relao capitalista do trabalho entre patres e empregados. Melchior (2000) exps suas idias no IX Encontro da Associao Nacional de Profissionais de Administrao da Educao, na USP, e apresentou um quadro realista da situao da escola pblica. Para Melchior (2000), a autonomia da escola, pode ser vista nas perspectivas de autonomia filosfica: valores transformados em fins e objetivos; pode tambm ser vista como autonomia poltica: autonomia frente poltica educacional,ou ainda a autonomia administrativa: onde se d a operacionalizao dos objetivos poltico-pedaggicos. Tambm com a autonomia pedaggica, tendo direitos de definir o currculo da escola; e a autonomia didtica, analisando e escolhendo as atividades do ensinoaprendizagem. Se cada escola tivesse autonomia poltica, cairia por terra a prpria noo de sistema escolar como um todo articulado. Seria mais lgico pensarmos na necessidade de participao das escolas na elaborao de uma poltica da educao. (Melchior, 2000: 66) Entende-se que a escola, autnoma e cidad, aquela que se apresenta com as caractersticas de ser confivel comunidade onde est localizada, alm de ter capacidade de autogovernar e criar relaes de envolvimento com a sociedade. aquela que consegue derrubar relaes autoritrias em seu meio, e praticar a intercomplementaridade com outras escolas, tendo o intercmbio com a sociedade. Esta escola deve ter parceria com outras escolas e a sociedade para se criar o novo e projetar uma outra sociedade, buscar o novo e dar nova funo social escola, tornando os educadores agenciadores da mudana. a educao para a cidadania: com os conselhos escolares auxiliando neste processo e democratizando as decises.

33 Nesta escola, d-se a abertura de canais administrao, fim das decises de gabinete com a democratizao das informaes, e a transparncia na administrao, de forma que se possa informar a populao sobre todo mecanismo escolar e fazer os pais e sociedade participarem com gosto das decises escolares. a escola que tem no Conselho Escolar: pais, professores, alunos, membros da comunidade: rgo mais importante e tem condies de deliberar sobre o currculo, calendrio escolar, formao de classes, perodos, horrios, atividades culturais, funcionamento geral da mesma, atendendo as necessidades de cada regio, incorporando prticas realidade local. A escola cidad e autnoma, antes de tudo, democrtica em sua deciso, e no acesso e permanncia do aluno; tem um carter social comunitrio e espao para elaborao da cultura. A escola cidad deve valorizar a dedicao exclusiva do professor, onde o mesmo teria suas aulas e um horrio de espao para elaborao das atividades. A escola autnoma cultiva a curiosidade, a paixo pelo estudo, o gosto pela leitura e pela produo de textos, escritos ou no, aprendizagem criativa e no mecnica. A escola autnoma procura unir-se ao mundo exterior pelos espaos sociais do trabalho, das profisses, das mltiplas atividades humanas. Cada escola fruto do desenvolvimento de suas contradies. A escola hoje precisa ter qualidade para garantir a permanncia do aluno e seu sucesso. E as escolas conhecem de perto a comunidade, e seus projetos podem dar respostas concretas a problemas concretos de cada uma delas, podendo respeitar peculiaridades ticas e culturais de cada regio e a prpria comunidade avaliar de perto os resultados. A escola cidad ningum largar, pois ningum abandona o que gosta, e se as crianas sentem prazer em ir, estudar tero tambm prazer em concluir a cultura elaborada.

34

3. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO

Na busca da compreenso sobre a sistemtica avaliao dentro dos novos paradigmas da educao, optou-se por caminhos metodolgicos que, ao mesmo tempo emque informassem a situao atual adotada pelas escolas, fornecessem um quadro das concepes e sugestes por parte dos questionados.

3.1. Fundamentao

A opo metodolgica que pareceu acessvel e ao mesmo tempo mais ampla foi o questionrio, aplicado a 10 (dez) professores de 1 a 4 sries do ensino fundamental de uma escola pblica , de forma a fornecer um retrato mais fidedigno da situao atual. Ainda refletindo sobre o mtodo, analisaram-se pareceres de diversos autores, tais como Ludke e Andr (1999) que afirmam:

o pesquisador no se abriga, como se queria anteriormente, em uma posio de neutralidade cientfica, pois est implicado necessariamente nos fenmenos que conhece e nas conseqncias desse conhecimento que ajudou a estabelecer. (Ludke e Andr, 1999: 05)

Neste sentido entende-se que a realidade pesquisada uma somatria de insumos, variveis e produto que interagem ao mesmo tempo e assim o mtodo essencialmente quantitativo deixa passar o sentido educacional, fragmenta o objetivo proposto no estudo, que compreender a viso geral sobre a situao real da avaliao. Conforme explica Teixeira (1997: 51), existe uma diferena conceitual fundamental entre compreender e explicar.

35 SantAnna (1999: 36), esclarece que compreender tomar objeto a ser investigado na sua inteno total, ver o modo peculiar especfico do objeto existir. Explicar tom-lo na sua relao causal. Neste estudo a pretenso explicar e compreender, pois a anlise nada mais que um processo onde se verifica, explica e compreende, um determinado fato ou situao, mas tudo isso deve ser coerente com o processo de educao que um processo dinmico, complexo e em constante mudana, assim optou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa. respostas obtidas. A pesquisa bibliogrfica tem como objetivo (...) recolher, selecionar, analisar e interpretar as condies tericas j existentes sobre determinado assunto. (Cervo, 2002:23). Para Cervo, a pesquisa exploratria: uma abordagem adotada para a busca de maiores informaes sobre determinado assunto de estudo. Possui um planejamento flexvel para possibilitar a considerao dos mais diversos aspectos de um problema. (Cervo, 2002:23). Em geral, estas abordagens contam com levantamento bibliogrfico, entrevistas com pessoas vinculadas ao tema em questo e anlise das

A adoo da abordagem quantitativa foi adotada para viabilizar a anlise, pois: a anlise um processo de tratamento do objeto seja ele um objeto material, um conceito, uma idia, um texto, etc, do qual este objeto decomposto em suas partes constitutivas, tornando-se simples aquilo que era composto e complexo. (Severino, 2000:182)

Primeiramente buscou-se uma abordagem quantitativa para verificarse a escola estaria avaliando de forma similar, dentro de um mesmo conceito, com as mesmas concepes e valores. Optou-se tambm e principalmente por uma abordagem qualitativa, onde procurou-se agrupar as respostas anlogas.

36 Considerando as especificidades das cincias humanas, o estudo do comportamento humano e social deve ocorrer atravs de metodologia prpria,uma vez que o emprego de modelos estritamente experimentais, por estarem baseados em um simplismo conceitual que no apreende um campo cientfico especfico, pode conduzir a generalizaes errneas e dissimular, com o pretexto de um modelo nico, o controle ideolgico das pesquisas. (Chizzotti, 2001: 69). Assim, Ludke e Andr (1999) explicam:

As questes novas vinham, por um lado, de uma curiosidade investigativa despertada por problemas revelados pela prtica educacional. Por outro lado, elas foram fortemente influenciados por uma nova atitude de pesquisa, que coloca o investigador no meio da era investigada, participando dela e tomando partido na trama da pea.(Ludke e Andr, 1999: 9) Desta forma, pretende-se inserir no contexto Avaliao, de tal forma que se possa interpretar as respostas e, atravs da dialtica, transferir a outros as concepes resultantes. Para SantAnna (1999: 36), nesta abordagem de pesquisa no h problemas a serem investigados, mas sim dvidas que devem ser interrogadas. Essas dvidas situam-se numa regio de inqurito, na qual se localiza o fenmeno e que se constituir como trajetria de pesquisa. Tendo o pesquisador como seu principal instrumento e o ambiente natural como sua fonte direta de dados, a pesquisa qualitativa pressupe os termos de uma determinada unidade escolhida, como neste caso, a avaliao educacional.

3.2. Os instrumentos de pesquisa

Para facilitar a compreenso das formas de avaliao, concepes e crticas sobre a mesma, organizou-se o roteiro do questionrio para a coleta de informaes a serem fornecidas pela direo e/ou coordenao da escola envolvida (Anexo).

37 3.2.1. O questionrio

A primeira preocupao foi entrar em contato telefnico com a direo da escola, para informar sobre o questionrio e verificar a viabilidade ou no das respostas,esclarecendo assim os objetivos e procedimentos do envio do mesmo. Em seguida, elaborou-se e enviou-se pelo correio o questionrio acompanhado de um ofcio reforando assim os esclarecimentos (Anexo II). A escolha da escola foi feita de forma aleatria, onde o requisito bsico que deveria ser uma Escola Estadual de Ensino Fundamental. Assim, com a escola escolhida, cuja direo mostrou interesse e disponibilidade para as respostas, iniciou-se o processo. O questionrio (via correio) foi a forma mais vivel, pois atingia diversos professores ao mesmo tempo, assim conseguiu-se com facilidade as informaes dos mesmos. Os questionrios foram enviados no perodo de maio do ano em curso, cujas respostas levaram um perodo de at 30 dias para retorno, em datas variadas 3.2.2. A sistemtica da organizao dos dados coletados A primeira providncia foi organizar por respostas recebidas. Em seguida passou-se a formar quadros-sntese de acordo com a categorizao do contedo, permitindo assim uma anlise das respostas, de forma a chegar a tpicos maiores, geradores dos temas centrais. Baseando-se em uma anlise inicial, conseguiu-se identificar como temas: 1) como o sistema geral da avaliao nas escolas estaduais do Esprito Santo - ES; 2) o parecer da diretoria sobre o sistema como se d o processo e 3) pontos de vistas de como os respondentes acham que deveria ser a avaliao para o ensino fundamental. Desta forma, acreditou-se que sepde ter em mos resultados abrangentes sobre a situao estudada, bem como de outras variveis que interferem no processo de avaliao. Considerando-se o questionrio como instrumento de coleta de dados, o qual foipreenchido pelos informantes, elaborou-se sua estrutura com perguntas fechadas e abertas, para que as mesmas possibilitassem maior liberdade ao responder.

38

3.3. Forma de aplicao

Optou-se por enviar o questionrio para que os professores da escola pudessem responder com calma, totalizando 10 respondentes. Os esclarecimentos iniciais foram feitos por telefone e tambm por carta anexo ao questionrio.

3.4. Tratamento dos dados

Buscando realizar uma anlise mais fidedigna procurou-se classificar as respostas dentro de trs categorias interpretativas, que so: a) os que seguem risca o sistema de avaliao educacional sugerido pelo Estado; b) os que fizeram as suas adaptaes conforme pblico-alvo, opinies de professores e pais, etc; e, c) os que no se preocupam em sistematizar as avaliaes tendo uma postura laissez-fire. Nas transcries das respostas procurou-se ser fiel aos contedos, considerando a importncia da contextualidade como um todo. De um modo quantitativo pode-se dizer que 70% dos professores est seguindo as normas e regras sugeridas pela nova L.D.B. e reforadas pela Secretaria Estadual de Educao quanto avaliao qualitativa; 20% dos professores avalia revelia das novas diretrizes, escolhendo os critrios a serem adotados na avaliao e 10% segue as normas regulamentadoras da L.D.B. e S.E.E., porm com algumas adaptaes. Observando as respostas dos professores da escola sobre o sistema de avaliao adotado na escola, pode-se observar claramente os trs posicionamentos:

O sistema de avaliao na minha escola com pesos e medidas. Foi construda sob orientaes oficiais, ou seja, normas, pareceres e leis da educao e mais recentemente adequado nova L.D.B.

39

No meio-termo encontrou-se aqueles professoresque responderam: Na nossa escola adotado o sistema de avaliao diagnstica, onde o aluno avaliado diariamente em tudo que faz. E tambm encontrou-se respostas como: A avaliao contnua,obedecendo L.D.B. Existem aquelas que procuram ter uma postura essencialmente tcnica, deixando vencer-se por frmulas manejveis, como:

o sistema de avaliao adotado pela Escola onde trabalho Avaliao Diagnstica com Recuperao Paralela dos Contedos. Em termos tcnicos esta escola est de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais. como afirma Barreto in Melchior (2000: 45) as medidas efetuadas num processo de avaliao podem apenas oferecer subsdios para o ato de julgar, que prerrogativa do avaliador. Tambm surgiram respostas que mostraram no haver obrigatoriamente um sistema padronizado para a escola, pois encontrou-se: No gosto do fato de que h umsistema de avaliao adotado na escola, fica a critrio do professor. Ele quem escolhe a melhor forma de avaliar, sem prejudicar os alunos. ou ainda: Na minha escola prevalece a autonomia pelo professor, porm este est sempre preocupado com a qualidade e a quantidade.

40 Assim, pode-se notar que realmente a forma de avaliao educacional no est padronizada nas escolas pblicas do Esprito Santo e a sua concepo e importncia considerada em nveis diversos. Neste sentido lembrou-se Popham (1999: 89): Avaliar significa julgar qualidade comparando-a com critrios e padres previamente definidos. Verificou-se, atravs das respostas,que a grande maioria aceita as determinaes recebidas, sem questionar sua validez no processo educativo. As respostas sobre a questo n 2, sobre como a escolha do sistema de avaliao, nos mostram que quantitativamente, 70% baseou-se nos PCNs Parmetros Curriculares Nacionais; 20% em discusses e participao de pais e professores e 10% deixaram revelia de cada professor. Conforme se pode observar nas respostas abaixo: A avaliao educativa planejada pela equipe pedaggica, direo e professores. ou ainda: Em reunies pedaggicas, aos poucos foi-se chegando a uma linha norteadora, tendo a participao de professores, direo e equipe pedaggica. Feita pela Equipe Pedaggica, direo e alguns professores. Nestas respostas, o que se pode notar que a grande maioria no pensou na importncia da participao de representantes de pais e alunos nas decises sobre o critrio de avaliao. Na maioria dos casos no houve sequer a participao de todos os professores, apenas um grupo tomou decises e oficializou um sistema de avaliao para todos. Luckesi (1999), explica que a avaliao um ato amoroso no sentido de que a avaliao por si, um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Ento questionou-se: como ficam os alunos da escola acima, onde sequer todos os professores participaram da escolha dos parmetros da avaliao? Noutro grupo de respostas encontrou-se:

41 A escolha deste sistema foi determinada atravs de um acmulo de experincias propostas pelo corpo docente em reunies, com trocas de experincias e na tentativa de tornar abrangente toda a vivncia escolar do aluno e a comunidade do qual faz parte. Atravs de reunies com os pais, funcionrios e equipe pedaggica.

Neste grupo encontrou-se maior democracia, participao dos pais e at mesmo dos funcionrios, vindo de encontro com o pensamento de Almeida (1999), quando afirma que: necessrio que a avaliao se torne mais e mais uma ao coletiva em que professor e aluno juntos perguntem e respondam, digam o que certo e o que errado, juntos digam sim e no, juntos reprovem-se, recuperem-se e aprovem-se, juntos. preciso conceber a avaliao como espao de argumentao, como processo tico de racionalizao. (Almeida, 1999: 67)

Tambm encontrou-se uma minoria que respondeu: Este sistema nos foi passado pela Secretaria da Educao. ou ento: No sei, quando entrei na escola h trs anos atrs esse sistema de avaliao j existia...

e tambm No houve parada para decises, ficando a escolha do sistema a critrio do professor.

42 O que dizer de uma escola que no parou para definir a avaliao? Mas como definiu seus objetivos, suas diretrizes no planejamento anual? E a outra escola, que em trs anos no modificou seu sistema de avaliao? Mais uma vez parafraseou-se Almeida (1999), quando afirma que:

Quem estabeleceu, em definitivo, que a avaliao tarefa restrita do professor? Talvez tenha sido o mesmo ato institucional que estabeleceu que o aluno deve ser o passivo aprendiz de seus mestres. o acmulo de arbitrariedade no nosso tempo ser o professor o nico responsvel pela avaliao de um processo individual, dentro de uma interao grupal. (Almeida, 1999: 67)

Faz-se necessrio, antes de qualquer avaliao, que o professor se autoavalie, que ele se veja no seu tempo, que ele se informe sobre a sociedade da informao e se veja na velocidade das mudanas de todo dia. A terceira questo pessoal, solicitando o parecer do respondente sobre o sistema de avaliao adotado. Novamente na anlise quantitativa pode-se constatar que 75% dos respondentes ainda esto com uma postura alienada, otimista e irreal. Basta ver pelas respostas abaixo:

Foi timo, pois d a oportunidade do aluno recuperar o contedo e tambm sua nota. O sistema de avaliao bom, pois nos d a possibilidade de acompanharmos nossos alunos passo a passo, e assim podendo recuper-lo sempre que estes apresentarem dificuldade. Eu acho que conveniente, pois atravs de avaliaes escritas, no existe um todo do aluno, mas sim apenas um momento, o qual no poder ser o ideal. Bom timo, pois d oportunidade do aluno recuperar o contedo e tambm sua nota.

43 Pode-se observar no cotidiano das escolas bsicas que a avaliao um dos aspectos mais complexos da prtica pedaggica. Costa (1999: 37) explica que os problemas comeam com a falta de clareza conceitual da avaliao pelos professores que confundem, usualmente o ato de medir com o de avaliar. Nesta questo, um segundo grupo mostra uma tendncia negativista em relao ao atual sistema de avaliao, conforme se pode observar nas respostas: Um sistema arcaico, pois a avaliao no pode ser isolada, formal e segmentada. O sistema est muito superado apesar da autonomia dada aos professores, especificamente do Ensino Fundamental pois o Ensino Mdio ainda se adota a Semana do Provo com o valor do teste pr-estabelecido. Quanto ao vnculo nota, no sou favorvel, pois o aluno estuda s para passar. E a mdia no corresponde a um bom conhecimento (valor 5,0). O sistema adotado compromete o professor a um envolvimento estrutural do sistema ficando em sintonia permanente e alm disso caracterizam uma segurana e determinao no comportamento do aluno dando-lhe liberdade e responsabilidade naquilo que proposto em sua caminhada escolar. Eu acho muito vlido, porm deve ser constantemente estudado e revisto. bom, embora seja um sistema que ir exigir mais do professor, pois ele deve ficar atento a todo momento para perceber as mudanas e o desenvolvimento do seu alunado. E neste grupo encontrou-se a opinio de Souza (2000) quando afirma que: Avaliao um termo bem mais abrangente que medida. Avaliao inclui descries qualitativas e/ou quantitativas do comportamento do aluno e mais julgamento de valor quanto desejabilidade do comportamento. (Souza, 2000: 38)

44 A 4 questo referente pergunta como deveria ser a avaliao para o Ensino Fundamental, quantitativamente 60% acreditam que deveria ser como est atualmente; 20% acham que deve ser cumulativa, diria e contnua; e 20% acham que deve-se aprimorar, verificar como o conhecimento est se incorporando, prevalecendo a construo do conhecimento. Analisando qualitativamente notou-se que a tendncia maior foi aceitar a avaliao como est sendo feita, porm a maioria acrescentou que o professor deve discutir mais sobre o processo, justamente com os alunos e a partir da construir critrios mais claros e definidos. Tambm afirmam que ainda existe muita disperso entre o ideal e a prtica da avaliao por parte de alguns professores. Outros acentuaram que o sistema bom, mas preciso que o professor tenha tica e postura. H alguns professores que afirmaram que o sistema atual bom, porm deveria ser menos arbitrrio e menos seletista, caracterizando e envolvendo uma avaliao da vida do aluno como um todo e no s sua passagem pela escola. Ou ento: O aluno deveria ser avaliado num todo. Procurando deixar de lado, um pouco, a questo de notas somente atravs de provas, e sim atravs de conceitos, oralidade, interao com o grupo, etc. Assim, o envolvimento simultneo da comunidade que atua, da comunidade que estuda e da comunidade que decide, , talvez, um dos mais contundentes no momento crtico atual, de luta contra a repetncia e a evaso escolar no ensino fundamental e, de um modo geral, contra o empobrecimento da educao. (Costa, 2001: 39).

Mais uma vez encontrou-se em Luckesi (1999), o reforo paraa opinio que: O ato de avaliar, por sua constituio mesma, no se destina a um julgamento definitivo sobre alguma coisa, pessoa ou situao, pois no um ato seletivo. A avaliao se destina ao diagnstico e, por isso mesmo, incluso; destina-se melhoria do ciclo de vida. Deste modo, por si, um ato amoroso.(Luckesi, 1999 97) Por ltimo, deixou-se em aberto uma questo para que os questionados colocassem sugestes e pareceres sobre a avaliao.

45 Houve 40% de absteno, onde no colocaram nenhuma sugesto, mas 60% deixaram registrados seus pensamentos, tais como:

Trabalhar cada vez mais com tcnicas e mtodos que permitam alcanar os objetivos de forma global. O aluno deve se sentir um sujeito ativo de sua histria. Padronizar em todas as escolas a avaliao somativa ou cumulativa. oferea aos educadores oportunidades de participarem de encontros e seminrios mais vezes para que esta mudana acontea na prtica. montar estruturas em que os profissionais da Educao tivessem um espao mais amplo de reflexo, capacitao, recursos dos quais se pudesse exigir maior comprometimento e responsabilidade. Precisou-se conscientizar a comunidade educativa e lutar para criar uma nova mentalidade frente avaliao. A escola oportunize momentos para discusso, com leituras atualizadas, para o corpo docente de forma que os mesmos avanos no pensamento sobre avaliao. Trabalhar com diversos tipos de textos atuais, dramatizaes, teatros, concurso de poesias e de redao, questes que os alunos gostam. Ficar mais do que 50 minutos com os alunos em sala, simplesmente conversando, batendo papo, para caracterizar melhor seu comportamento. Teria que ser feito um trabalho com as famlias, principalmente no sentido de responsabilidade e conscientizao, ou seja: envolver os pais com a educao de seus filhos. Tcnicos livres avaliando o aluno com objetivo de uma educao integral, conhecimento, participao, relacionamento social, etc. Pesquisa junto aos pais, alunos e comunidades. Tcnicas livres.

46 Desta forma, pode-se observar que a insatisfao ainda est presente entre os professores. O Brasil precisa ser avaliadoe reavaliado sempre pelos brasileiros.

4. CONCLUSES

Este estudo pretendeu realizar um levantamento terico e prtico sobre o sistema de avaliao no Estado do Esprito Santo, especificamente de 1 a 4 sries do ensino fundamental de uma escola pblica. Quanto ao primeiro objetivo, de acordo com o suporte terico e, mais, com o trabalho de campo e dados obtidos pela fala dos sujeitos, podem ser apontadas as seguintes concluses: A maioria dos entrevistados mostra que no existe um sistema padronizado de avaliao, inclusive dentro da prpria escola, pois a maioria afirmou que para o ensino noturno existem diferentes formas para avaliar. Num quadro geral, o que se pretende no primeiro objetivo foi alcanado, pois atravs da ou-setra deu para sentir que existe uma grande distncia entre as normas apresentadas no PCN e as executadas no campo. Os professores mostraram-se reticentes em termos de avaliao, o que demonstra que os mesmos no esto aptos a fazerem mudanas nos paradigmas, aceitando os sistemas existentes na escola; no questionam ao menos como foi que a escola adotou, quais critrios, entre outras alternativas. Quanto ao segundo objetivo, notadamente a diferena entre a realidade e o discurso ainda est acentuada. Por sua vez, os professores no quiseram discutir mais sobre avaliao, tanto que houve grande nmero de abstenes na questo que trata das sugestes.

47 O que planejado, controlado e avaliado tem como referncia a posio de onde o aluno deveria estar e no de onde est de fato. o conhecimento prescritivo em que qualquer outro saber desqualificado, reduzindo a postura do aluno cultura do silncio. Da por que boa parte destes alunos no faz perguntas e no busca na escola um espao para conectar e enriquecer sua realidade vivencial. Naturalmente pde-se perceber que alguns alunos tentam furar o cerco, mas so rigidamente detidos principalmente com agresses que atacam a auto-estima e alguns poucos resistem mesmo assim. Como afirma a poeta Ceclia Meireles, o vento o mesmo,mas sua resposta diferente em cada folha. De maneira geral, ao final destas sries o aluno tem sua frente dois mundos: um real, contraditrio e ao qual pertence, e outro imaginrio e estereotipado, que fixa fora do tempo e do espao valores absolutizados que emanam das relaes estabelecidas na escola. Esta, sim, alicerada uma atitude de conformismo que apenas ir se reverter custa de muito sofrimento social, externado por votaes equivocadas, relaes de servido e sentimentos de impotncia diante de questes estruturais e conjunturais. Com relao pesquisa,pde-se verificar que no existe uma padronizao em termos de formas e critrios de avaliao e embora a maioria dos professores explique que esto sendo norteados a adotarem uma postura de autonomia, falta uma fundamentao e principalmente uma conscientizao da importncia da avaliao para o bom desenvolvimento do aluno. O fracasso escolar no Brasil, segundo Penna Firme (2000), foi causado em sua maioria pelo processo avaliativo, mas no quere-se culpar o professor. Preferiu-se acusar o processo, porm, preciso deixar claro que o professor, em geral, no foi capacitado como avaliador na sua formao acadmica, nem na sua prtica profissional. Todo professor deveria entender de avaliao como entende de ensino, mas isso no acontece, infelizmente. Portanto, antes de julgar o docente no seu papel de avaliador, preciso ensinar-lhe o que no aprendeu. Acreditou-se que nenhum professor mal intencionado, mal formado, apenas. Os caminhos mais avanados da avaliao so os que priorizam a participao autntica dos atores envolvidos no processo.

48 A propsito, foi Penna Firme (2000) quem disse, entre suas histrias: H cinco variveis-chave absolutamente crticas no uso da avaliao. So elas, por ordem de importncia: gente, gente, gente, gente e gente. Vale ressaltar o esforo que o Brasil vem fazendo no que se refere a regulamentar e pr em prticaa nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao/ LDB (Brasil, Lei n 9394/96), para os que tm se utilizado daqueles aspectos que apontam para a flexibilidade na composio de programas educacionais, cursos, propostas pedaggicas e decises administrativas que se proponham a assegurar s crianas e aos jovens o direito de aprender! Apesar das determinaes das gerncias educacionais (SEE, SUPERINTENDNCIAS), ainda grande o nmero de professores que utilizam a avaliao como instrumentoque se destina a um julgamento definitivo, ao invs de t-la como um instrumento integrativo e inclusivo. Tomando as palavras de Luckesi, a avaliao uma meta a ser trabalhada, que, com o tempo se transformar em realidade, por meio de nossa ao. Somos responsveis por esse processo. A avaliao um ato amoroso

49

50

BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Clia Schimidt de. A seletividade escolar e as relaes sociais no cotidiano da escola. Cuiab: UFMT/ INEP, 2000. ALMEIDA, Custdio S. de. Avaliao como aprendizagem de cidadania. In: Revista da Educao. Braslia: AEC, jan/mar de 1999. ANDREOLA, Balduino A. Dinmica de grupo: jogo da vida e didtica do futuro. Petrpolis/RJ: Vozes, 2000. AZANHA, J. M. P. Educao: alguns escritos. So Paulo: Melhoramentos, 1997. _____. Educao: Temas Polmicos. So Paulo: Martins Fontes, 1999. BECKER, Fernando. Da ao operao: O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre: Palmarica, 2000. CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2000. CHIZZOTTI, A. Avaliao do Ensino Superior. So Paulo: Cincia e Cultura, 2001. COSTA, Marly de Abreu. Qualidade de ensino e a escola pblica de tempo integral em questo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. (Tese de doutorado). DEMO, Pedro. Pesquisa participante: mito e realidade. Braslia: UNB/Inep, 1997. FREIRE, J. B. Educao de corpo inteiro. So Paulo: Scipione, 1999. FREIRE, Madalena. O que um grupo?. In: GROSSI, Esther (org.). Paixo de Aprender. Petrpolis: Vozes, 1997. GADOTTI, Moacyr. Escola cidad: uma aula sobre autonomia da escola. So Paulo: Cortez, 1997. GOVERNO DO ESTADO do Esprito Santo SEED Construindo a Escola Cidad, 1997. GOMES DA COSTA, A. C. Infncia Juventude e Poltica Social no Brasil. In: GOMES DA COSTA, Antonio Carlos; AMARAL e SILVA, Antonio Fernando; RIVERA, Deodato; MORAWS, Edson Sdade; CURY, Munyr. Brasil criana urgente. A Lei 8069/90 . So Paulo: Columbus Cultural, 2001. INTERDISCIPLINARIDADE e filosofia. Revista de Cincias Humanas, U. F. Paraba, Jan.-mar. 2003. KAUFMAN, Ana Maria. Leitura; a escrita e a escola. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. LOURENO FILHO. Nova tabuada e noes de matemtica. So Paulo: Melhoramentos, 2000.

51 LUCKESI, C. C. Avaliao da aprendizagem: estudos e preposies. So Paulo: Cortez, 1999. _____. Avaliao Educacional Escolar: para alm do autoritarismo. In: Revista da Associao Nacional de Educao. So Paulo: Melhoramentos, 1999. _____. Avaliao educacional escolar: para alm do autoritarismo. Revista da ABT, Rio de Janeiro: Tecnologia Educacional, 2000. _____. Verificao ou Avaliao, o que pratica a escola? In: Idias8. A construo do projeto de ensino e a avaliao. Minas Gerais: FDT, 2001. LUDKE, Neuza e ANDR, Marli. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1999. MELCHIOR, J. C. de. A questo da autonomia da escola. So Paulo: Fe-USP, 2000. (mimeo). PENNA FIRME, Thereza. Avaliao de Docentes e do Ensino. U.F.R.J. e Fundao CESGRANRIO. Braslia, 2000. PETEROSSI, Helena G. & FAZENDA, Ivani C. A. Anotaes sobre metodologia e prtica de ensino na escola de ensino fundamental. So Paulo: Loyola, 1999. POPHAM, W. J. Manual de avaliao: regras prticas para o avaliador educacional. Petrpolis: Vozes, 1999. SANTANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar? Critrio e instrumento. Petrpolis: Vozes, 1999. SAVIANI, Demerval. Ensino Pblico e Algumas Falas sobre Universidade. So Paulo: Cortez, 2000. _____. Escola e Democracia. 27. ed.So Paulo: Cortez, 2000. SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAO. Avaliao escolar: um comportamento tico. Vitria - ES, 2000. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez, 2000. SOUZA, C. P. de. org.Avaliao do rendimento escolar. Campinas: Papirus, 2000. SOUZA, Sandra Ktia L. Revisando a teoria da avaliao da aprendizagem. In: Avaliao do Rendimento Escolar. Campinas: Papirus, 2000. TEIXEIRA, M. A. R. M. Professores: ao e formao: a busca de uma nova profissionalidade. (Tese de Mestrado). So Paulo: PUC, 1997. VIANNA, H. M. Avaliao educacional: algumas idias precursoras.Educao e Seleo, 1999(a). _____. Introduo avaliao educacional. So Paulo: Ibrasa, 1999 (b).

52

ANEXO

QUESTIONRIO AOS PROFESSORES


Pesquisasobre o Processo de Avaliao elaborada com o objetivo de

complementao de monografia de Ps-Graduao Lato Sensu em educao ambiental. Poder ser respondida por mais de um professor e pela direo da escola. Caros Professores, muito importante a fidedignidade das respostas do questionrio enviado, pois atravs de estudos e pesquisas que se pode mudar, ressaltar, propagar alguns conceitos. Assim, agradece-se a seriedade com que esto apoiando nossa pesquisa.

1) Qual o sistema de avaliao adotado na sua escola? 2) Como se deu a escolha deste sistema? 3) Qual o seu parecer sobre o sistema adotado? 4) Como deveria ser a avaliao para o Ensino Fundamental? 5) Sugestes e pareceres

You might also like