You are on page 1of 14

DE QUE FORMA A EVOLUO NA LEGISLAO E NA JURISPRUDNCIA BRASILEIRA TEM CONTRIBUDO PARA A AFIRMAO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DOS TRANSEXUAIS

Aluna: Ahgia E. Arcanjo Gomes Orientador: Prof. Adriano Pedra

Faculdade de Direito de Vitria - FDV

PONTOS ABORDADOS:
Problemtica abordada: Est o Direito (legislao e jurisprudncia) evoluindo de forma contribuir efetiva concretizao da Dignidade da Pessoa Humana dos Transexuais? Definio do que transexual e exposio do que se trata a doena. Os transexuais como objetos da afirmao da dignidade da pessoa humana. Anlise das jurisprudncias encontradas, sendo esta realizada pela anlise dos julgados mais antigos at os mais recentes encontrados pertinentes ao tema.

SEXUALIDADE, SEXO E IDENTIDADE DE GNERO


A formao da Sexualidade e os critrios utilizados pela medicina, psicologia e antropologia para defini-la. Diferena entre sexualidade e sexo. O sentido conotativo pluridimensional da palavra sexo:

Sexo gentico, sexo gondico, sexo somtico, sexo legal ou civil, sexo de criao e sexo psicossocial.
Identidade de gnero: manifestao do conjunto de sexualidade e sexo do individuo. Subjetividade de manifestao.

O papel de gnero: o modo como o individuo representa sua identidade de gnero. Manifestao se d por fatores intrnsecos e sentimentais. A desarmonia entre o papel de gnero desempenhado pelo indivduo e os elementos formadores da sexualidade deste como fator inicial para desenvolvimento de disforias de gnero, tais como homossexualismo, bissexualismo, intersexualismo, travestismo e transexualismo. Transexualismo: definio, diferenciao de outros tipos de disforia de gnero.

TRANSEXUALISMO: DEFINIO PELA OMS E CLASSIFICAO NA CID-10.


Transexualismo: definio pela OMS: Caracterizado como sendo transtorno de personalidade e de comportamento.
Conceituao pela CID-10: F64-0.: Transtorno de identidade Sexual, que se manifesta com o desejo de viver e de ser aceito como um membro do sexo oposto. Geralmente esse transtorno vem acompanhado por uma sensao de desconforto e at de impropriedade com o sexo anatmico.

Para que o diagnstico seja feito, a identidade transexual deve estar presente pelo menos 2 anos e no deve estar associado a outros transtornos mentais.

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA


Definio por Ingo Sarlet: Qualidade intrnseca e distintiva que cada ser humano possui de ser respeitado e considerado por parte do Estado e da comunidade. Condio que assegura a cada pessoa contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano.

Dever do Estado de propiciar meios para existncia de cada individuo de maneira levar uma vida saudvel e para que cada individuo possa se envolver participao ativa e co-resposvel nos destinos da prpria existncia, bem como possuir sua incluso no meio social.

PAUSA: COMO SE SENTEM OS TRANSEXUAIS E QUAL O PAPEL DO ESTADO NESSA QUESTO?


Como visto, os transexuais apresentam uma disforia entre o papel de gnero que representam e os fatores que formam o seu sexo. Dessa desarmonia, surge a urgncia de adequar a psique ao sexo biolgico e fisiolgico, para que possam ter uma vida normal. Necessidade de incluso social: os transexuais no possuem, no quadro sociolgico atual, totais meios para se inserirem socialmente e viverem de maneira normal Papel do Estado: Conforme conceituao de Dignidade da Pessoa Humana, conclui-se que encontram-se os transexuais como alvo afirmao deste Direito Fundamental, sendo que dever essencial do Estado propiciar meios para que esta afirmao ocorra.

EVOLUO DA JURISPRUDNCIA E DA LEGISLAO BRASILEIRA: A POSSIBILIDADE DE REALIZAO DA CIRURGIA TRANSGENITAL.

Da proibio da realizao da cirurgia: entendimento como violao ao corpo humano. Punvel penalmente.

Leading case: Roberto Farina. Condenao por leses corporais graves. Posterior absolvio por ausncia de dolo e estrito cumprimento do dever profissional. Surgimento do projeto de lei 70-B, ainda em trmite no congresso.

Projeto de Lei 70-B: prope a regulamentao da situao do transexual, permitindo a cirurgia transgenital, a possibilidade de mudana de prenome e a necessidade de que conste na averbao do individuo o gnero que passar a possuir, devendo o antigo registro ser cancelado e passando a valer somente o novo. Resoluo 14.82/97 do Conselho Federal de Medicina. (posterior alterao pelas Resolues1652/2002 e 1955/2010). Incluso da cirurgia nos procedimentos custeados pelo SUS deciso do TRF 4- AP Civel: 2001.71.00.0262799/RS.

EVOLUO DA JURISPRUDNCIA E DA LEGISLAO BRASILEIRA: DA POSSIBILIDADE DE MUDANA DE PRENOME E GNERO. Inexistncia de Alteraes legais referentes possibilidade de modificao de prenome e gnero, ficando cargo das jurisprudncias as decises concernentes questo.

You might also like