You are on page 1of 6

Evoluo EVOLUO

1. (Fatec-SP) Analise o texto abaixo: Em todo animal que no tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso freqente e repetido de um rgo qualquer fortalece, pouco a pouco, esse rgo, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma fora proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal rgo enfraquece-o aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por faz-lo desaparecer. (Filosofia zoolgica, 1809.) O texto acima deve ser atribudo a: a) Darwin, para explicar a seleo natural. b) Lamarck, para explicar o criacionismo. c) Mendel, para explicar a gentica. d) Darwin, para explicar o evolucionismo. X e) Lamarck, para explicar o evolucionismo. 2. (UFPI) Evoluo um processo biolgico apresentado por um (uma): a) clula. b) tecido. c) rgo. d) organismo. X e) populao. 3. (MACK-SP) As teorias da "transmisso hereditria dos caracteres adquiridos" e da "seleo natural" foram propostas, respectivamente, por: a) Darwin e Lamarck X b) Lamarck e Darwin c) Darwin e Weissman d) Weissman e Darwin e) Lamarck e Mendel 4. (UFBA) O grande livro de Charles Darwin A origem das espcies foi o documento mais importante do sculo XIX. Ele mudou permanentemente a viso do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas de vida que hoje habitam a superfcie da Terra so resultado dos mesmos processos (...). (MADDOX, p. 223) A mudana de viso referida no texto teve como fundamento, poca de Darwin, evidncias concretas e interpretaes que incluem: (01) a descoberta de fsseis de animais e vegetais, que evidenciavam a constncia das espcies ao longo do tempo. X (02) as variaes e as semelhanas observadas entre os tentilhes das ilhas Galpagos, sugerindo a existncia de um ancestral comum. (04) as contribuies dos estudos da hereditariedade, que dissociavam o comportamento dos genes da transmisso dos caracteres.

Evoluo

(08) a independncia dos mecanismos evolutivos em relao aos fatores biticos e abiticos do meio ambiente. X (16) o reconhecimento do papel da competio como um mecanismo que propicia caminhos evolutivos diferenciados. (32) a ocorrncia de alteraes na molcula da hereditariedade como mecanismo de origem de novas espcies. D como resposta a soma dos nmeros associados s proposies corretas. 18 5. (UEL-PR) Em relao evoluo biolgica, considere os fatores abaixo: I Seleo natural. II Adaptao ao meio. III Lei do uso e desuso. IV Herana dos caracteres adquiridos. V Recombinao gnica e mutao. Quais desses fatores Darwin considerou quando elaborou a teoria da evoluo das espcies? X a) Apenas I e II. b) Apenas I e V. c) Apenas II e III. d) Apenas III e IV. e) Apenas IV e V. 6. (PUC-PR) Examine as duas frases: 1) De tanto esticar o pescoo para comer as folhas das rvores, as girafas foram ficando com o pescoo mais longo. 2) Entre as girafas podemos notar uma variabilidade no tamanho do pescoo, o que permite a atuao da seleo natural. Pode-se considerar: a) as duas frases lamarckianas. b) as duas frases darwinianas. X c) a primeira frase lamarckiana e a segunda darwiniana. d) a primeira frase darwiniana e a segunda lamarckiana. e) ambas neodarwinianas. 7. (Fuvest-SP) Uma idia comum s teorias da evoluo propostas por Darwin e por Lamarck que a adaptao resulta: a) do sucesso reprodutivo diferencial. b) de uso e desuso de estruturas anatmicas. X c) da interao entre os organismos e seus ambientes. d) da manuteno das melhores combinaes gnicas. e) de mutaes gnicas induzidas pelo ambiente.

Evoluo

8. (PUC-SP) Analise as frases abaixo, relacionadas com evidncias do processo evolutivo: I. As asas de um morcego, as nadadeiras anteriores de uma baleia e as patas dianteiras de um cavalo so estruturas homlogas, pois tm diferente origem embrionria. II. As asas de uma andorinha e as asas de uma liblula so estruturas anlogas, pois tm a mesma origem embrionria. Pode-se considerar que: X a) as frases I e II so incorretas. b) apenas a frase I incorreta, pois as estruturas em questo so anlogas. c) apenas a frase II incorreta, pois as estruturas em questo so homlogas. d) apenas a frase I incorreta, pois as estruturas homlogas tm a mesma origem embrionria. e) as frases I e II so corretas. 9. (MACK-SP) Sabe-se que a freqncia de um gene, para um dado carter dominante numa populao em equilbrio constituda de 8 000 indivduos, 0,20. O nmero esperado de indivduos com a caracterstica dominante nessa populao de: a) 2 560. b) 2 880. c) 6 400 X d) 1 600. e) 3 200. 8000 100% x 20% x = 1600 10. (Unimar-SP) Em uma populao de 1 000 indivduos, em equilbrio de Hardy-Weinberg, que apresenta uma freqncia de indivduos com o gentipo cc de 9%, sendo o gene C o alelo de c e ambos se encontrando em cromossomos autossmicos, as freqncias das classes genotpicas CC, Cc e cc sero respectivamente: a) 50%, 41% e 9%. b) 79%%, 12% e 9%. c) 70%, 21% e 9%. X d) 49%, 42% e 9%. e) 61%, 30% e 9%. q2 = 9%, portanto q = 0,3 e p = 0,7 f(CC) = p2 = (0,7)2 = 0,49 = 49% f(Cc) = 2 (0,7) (0,3) = 0,42 = 42% f(cc) = q2 = (0,3)2 = 0,09 = 9%

Evoluo

11. (UFPI) Numa certa populao de africanos, 9% nascem com anemia falciforme. Qual o percentual da populao que possui a vantagem heterozigtica? a) 9% b) 19% X c) 42% d) 81% e) 91% 12. (UFSE) Em uma populao em equilbrio de Hardy-Weinberg, a freqncia de certo alelo recessivo 0,60. A freqncia esperada desse alelo aps duas geraes : X a) 0,60. b) 0,36. c) 0,30. d) 0,20. e) 0,15. 13. (UFSM-RS) Os fatores evolutivos responsveis pelo aumento da variabilidade gentica das populaes so: a) seleo natural e deriva gnica. X b) mutao e recombinao. c) seleo e mutao. d) seleo e recombinao. e) deriva e recombinao. 14. (UFR-RJ) reas com alta incidncia malria 85% de indivduos siclmicos 15% de indivduos normais. de reas com baixa incidncia de malria 40% de indivduos siclmicos 60% de indivduos normais.

Observando os dados dos quadros acima, pode-se afirmar que as diferenas entre as porcentagens de indivduos que possuem anemia falciforme decorrem da: a) irradiao adaptativa. X b) seleo natural. c) convergncia adaptativa. d) seleo artificial. e) sobreposio de nicho.

Evoluo

15. (Puccamp-SP) Nmeros iguais de duas variedades de plantas da mesma espcie (I e II) foram introduzidos em determinado ambiente. Depois de diversas geraes, verificou-se que a variedade I tornara-se mais abundante. Com base nesses dados, correto afirmar que: a) I no foi submetida ao da seleo natural e, por isso, pde aumentar em nmero. b) I sofreu mutaes vantajosas, induzidas pelo ambiente, tornando-se mais resistente. X c) I apresentou maior capacidade de adaptao ao meio, o que aumentou suas chances de sobreviver e de deixar descendentes. d) II possua maior nmero de alelos recessivos que freqentemente levam letalidade. e) II, atravs de um processo de convergncia adaptativa, transformou-se progressivamente em I. 16. (UFLA-MG) Na bovinocultura comum observar que alguns antibiticos de uso contnuo tornam-se ineficientes aps algum tempo. Utilizando os seus conhecimentos de evoluo, qual a razo mais provvel para esse fato? a) O antibitico atuou como agente mutagnico fazendo com que surgissem bactrias resistentes. b) Apareceram espontaneamente bactrias resistentes a antibiticos. c) Ocorreram cruzamentos entre bactrias de espcies diferentes. X d) O antibitico atuou como agente seletivo possibilitando apenas a reproduo de bactrias com certo nvel de resistncia. e) O ambiente alterou a constituio gentica das bactrias. 17. (Vunesp-SP) Trs populaes de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma regio e pertencentes a uma mesma espcie, foram isoladas geograficamente. Aps vrios anos, com o desaparecimento da barreira geogrfica, verificou-se que o cruzamento dos indivduos da populao X com os da populao Y produzia hbridos estreis. O cruzamento dos indivduos da populao X com os da populao Z produzia descendentes frteis, e o dos indivduos da populao Y com os da populao Z no produzia descendentes. A anlise desses resultados permite concluir que: a) X, Y e Z continuaram pertencendo mesma espcie. b) X, Y e Z formaram trs espcies diferentes. c) X e Z tornaram-se espcies diferentes e Y continuou a pertencer mesma espcie. X d) X e Z continuaram a pertencer mesma espcie e Y tornou-se uma espcie diferente. e) X e Y continuaram a pertencer mesma espcie e Z tornou-se uma espcie diferente. 18. (ENC-MEC) Uma ilha ocenica, rica em vegetao, foi invadida por representantes de um vertebrado herbvoro, que se adaptaram muito bem

Evoluo

s condies encontradas e povoaram toda a ilha. Esta, aps certo tempo, foi dividida em duas por um fenmeno geolgico. Os animais continuaram vivendo bem e se reproduzindo em cada uma das novas ilhas mas, depois de muitos anos, verificou-se que os indivduos das duas ilhas haviam perdido a capacidade e produzirem descendentes frteis, quando intercruzados. Esse texto exemplifica um caso de: a) diferenciao morfolgica. b) convergncia adaptativa. X c) especiao. d) seleo natural. e) radiao adaptativa. 19. (Vunesp-SP) Correlacione os fenmenos enumerados com os algarismos arbicos 1, 2, 3 e 4 s definies ou aos conceitos expressos nas afirmativas de I a IV. 1: Evoluo. 2: Mutao. 3: Adaptao. 4: Especiao. I Modificaes nas freqncias gnicas das populaes atravs do tempo, orientadas pela seleo natural. II Modificao ao acaso nos genes ou cromossomos, acarretando variao gentica. III Modificaes de estruturas e funes em um grupo, que favorecem sua sobrevivncia. IV Determinada pelo isolamento reprodutivo, que pode ter como causa o isolamento geogrfico. A alternativa correta : a) I-4; II-2; III-3; IV-1. b) I-3; II-1; III-2; IV-4. c) I-2; II-3; III-4; IV-1. X d) I-1; II-2; III-3; IV-4. e) I-1; II-3; III-4; IV-2. 20. (UFMG) Uma populao de formigas foi dividida pela passagem de um rio em seu territrio. As duas populaes formadas ficaram isoladas durante muito tempo. Reunidas em laboratrio, observou-se que no mais conseguiam se entrecruzar. Pode-se concluir que essas populaes constituem, agora, diferentes: a) classes. c) famlias. e) ordens. X b) espcies. d) gneros.

You might also like