You are on page 1of 7

Ligas metlicas so materiais com propriedades metlicas que contm dois ou mais elementos qumicos sendo que pelo

menos um deles metal. Na maior parte das vezes recorre-se s ligas metlicas para dar aos metais determinadas propriedades mecnicas, trmicas, eltricas, magnticas ou anticorrosivas. Os metais utilizados pela indstria raramente apresentam todas as caractersticas desejadas para uma aplicao especfica. Caso seja muito quebradio, ou muito mole, ou pouco resistente oxidao, busca-se obter uma liga com outro elemento que resulte num material de maior resistncia mecnica, durao ou outra qualidade desejvel. Por apresentarem propriedades e caractersticas fsicas mais satisfatrias que as de seus componentes, as ligas metlicas tm importncia primordial na indstria metalrgica. O procedimento mais freqente na preparao de ligas metlicas consiste em fundir, em primeiro lugar, o metal cujo ponto de fuso mais elevado, acrescentando-se em seguida os demais componentes. Tambm possvel inverter a ordem ou fundir os componentes simultaneamente. O mtodo de fuso mais simples o do cadinho, utilizado em pequenas fundies. Quando necessrio obter grandes quantidades de liga, usam-se fornos eltricos de diferentes tipos, como os de arco e de induo de baixa ou alta freqncia. A preparao de algumas ligas metlicas consiste no prprio processo de obteno do metal, j que alguns minrios j contm os elementos necessrios liga que se deseja obter. Um exemplo disso o bronze (liga de cobre e estanho), primeira liga utilizada pelo homem, h mais de cinco milnios. Os homens primitivos fabricavam bronze pela simples fundio do minrio de cobre, que j continha estanho. Ligas metlicas mais comuns no cotidiano:

As ligas metlicas podem ser classificadas em basicamente dois tipos de ligas; ligas ferrosas e ligas no ferrosas.

Ligas Ferrosas
O ferro o constituinte principal. Essas ligas so importantes como materiais de construo em engenharia. As ligas ferrosas so extremamente versteis, no sentido em que elas podem ser adaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecnicas e fsicas. A desvantagem dessas ligas que elas so muito suscetveis corroso. Aos: so ligas ferro-carbono que podem conter concentraes apreciveis de outros elementos de liga. As propriedades mecnicas so sensveis ao teor de carbono, que normalmente inferior a 1%. 1. Aos com baixo teor de carbono, essas ligas contem geralmente menos que 0,25% de C. como consequncia essas ligas so moles e fracas, porm possuem uma ductilidade e uma tenacidade excepcionais; alm disso, so usinveis soldveis e, dentre todos os tipos de ao, so os mais baratos de serem produzidos. Aplicaes tpicas para este tipo de liga incluem os componentes de carcaas de automveis e chapas usadas em tubulaes, edificaes e latas estanhadas. 2. Aos com mdio teor de carbono: esses aos possuem concentraes de carbono aproximadamente de 0,25 e 0,60%p de carbono. As maiores aplicaes destas ligas se encontram em rodas de trens, engrenagens, virabrequins e outras peas de alta resistncia que exigem uma combinao de elevada resistncia, resistncia abraso e tenacidade. 3. Aos com alto teor de carbono: esses aos apresentam em mdia uma concentrao de carbono e 0,60 a 1,4%p. so mais duros, mais resistentes e, porem, os menos dcteis dentre todos os aos de carbono. Esses aos so usados geralmente como ferramentas de corte, bem como para a fabricao de facas, laminas de serras para metais, molas e arames com alta resistncia.

Liga no ferrosa
So ligas que no possuem como constituinte principal o elemento ferro. Ligas de cobre: o cobre, quando no se encontra na forma de ligas, to mole e dctil que muito difcil de ser usinado. As ligas de cobre mais comuns so os lates, onde o zinco, na forma de uma impureza substitucional, o elemento de liga predominante. Ligas de cobre-zinco com concentraes aproximadamente de 35%p de zinco so relativamente moles, dcteis e facilmente submetidos deformao plstica a frio. As ligas de lato que possuem um maior teor de zinco so mais duras e mais resistentes. Os bronzes so ligas de cobre com vrios outros elementos, incluindo o estanho, alumnio, o silcio e o nquel. Essas ligas so relativamente mais resistentes do que os lates, porm ainda possui um elevado nvel de resistncia a corroso. Alguns outros exemplos de ligas no ferrosas so as ligas de alumnio, que so caracterizadas por uma densidade relativamente baixa, condutividade eltrica e trmica elevada, e uma resistncia corroso em alguns ambientes comuns, com a atmosfera ambiente.

Liga de magnsio caracterizada pela baixa densidade do magnsio que a mais baixa dentre todos os metais estruturais; dessa forma suas ligas so usadas onde um peso leve considerado importante, como por exemplo, em componentes de aeronave.

Principais ligas metlicas


As ligas dividem-se em dois grandes grupos: ferrosas e no-ferrosas. Entre as primeiras, mais importantes sob o ponto de vista do volume de produo e da diversidade de propriedades, figuram os diversos tipos de ao, enquanto as no-ferrosas se caracterizam por suas propriedades especficas, como leveza ou resistncia corroso. Ligas base de ferro: O ao comum constitudo de ferro e uma proporo de carbono, em geral inferior a 1,8%. A partir do ao comum se produzem materiais como o ao inoxidvel, que contm nquel, titnio e cromo, e os aos especiais, com maiores concentraes desses e de outros elementos, de acordo com a aplicao a que se destinem. Outro tipo de ligas metlicas de ferro so as de ferro-nquel, com quarenta a cinqenta por cento de nquel, que se caracterizam pelo coeficiente de dilatao muito baixo. Ao: Formado pela mistura de aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traos de silcio, enxofre e oxignio. usado em peas metlicas que sofrem elevada trao, pois mais resistente trao do que o ferro puro. O ao uma liga usada para produzir outras ligas metlicas. Ao Inox: Formado por 74% de ao, 18% de cromo e 8% de nquel. Por ser praticamente inoxidvel, usado em talheres, peas de carro, brocas, utenslios de cozinha e decorao. Ligas base de cobre: Entre as ligas de cobre se incluem algumas de uso muito freqente, como o lato, formado de cobre e zinco, e o bronze, de cobre com um mximo de dez por cento de estanho. As ligas no-ferrosas base de cobre ocupam o segundo lugar em volume de produo, depois das ligas de ferro. Lato: Mistura de 95 a 55% de cobre e de 5 a 45% de zinco. Devido a sua alta flexibilidade, ele usado para produzir instrumentos musicais de sopro, como trompete, flauta, saxofone etc., alm de tambm ser aplicado em peas de mquinas, produo de tubos, armas e torneiras. Bronze: Formado por 67% de cobre e 33% de estanho. Sua principal propriedade resistncia ao desgaste, sendo muito usado para produzir sinos, medalhas, moedas e esttuas. Ligas base de alumnio: Tambm comuns, as ligas de alumnio podem ser usadas em fundio, caso das que contm silcio. Entre as ligas forjadas de alumnio, que contm cerca de quatro por cento de cobre e 0,6% de magnsio, ou um por cento de silcio e um por cento de magnsio, se inclui o duralumnio, liga endurecvel por envelhecimento. Magnlio: Mistura de 90% de alumnio e 10% de magnsio. Por ser bastante leve, usado em peas de avies e de automveis.

Ligas de chumbo e estanho: A solda a mais conhecida das ligas base de estanho e contm quarenta a cinqenta por cento desse metal. O chumbo duro, liga de chumbo com 10 a 13% de antimnio, se usa na fabricao de placas de bateria. Solda: Formada por 67% de chumbo e 33% de estanho, ela usada em solda de contatos eltricos porque possui baixo ponto de fuso. Ligas de mangans: Chamam-se ligas de mangans aquelas que combinam esse metal com cobre e nquel e apresentam coeficiente de dilatao trmica inusitadamente alto. Ao Hadfield: um tipo de ao desenvolvido por sir robert hadfield,metalurgista ingls no ano de1882. um ao de alta liga para suportar fortes desgastes por impacto produzido nos equipamentos de minerao,de construo movimentao de terra,etc. Ligas de metais preciosos: Entre as muitas ligas de metais preciosos que constituem o material bsico da joalheria, podem-se mencionar a alpaca, de prata, cobre, nquel e zinco; a prata de lei, combinada com cobre; e as ligas de ouro, com diversos metais, que conferem ao metal resistncia ao desgaste. O ouro puro tem 24 quilates, e as ligas, valores proporcionalmente inferiores. Amlgama: Muito usada em obturaes nos dentes, a amalgama formada pela mistura de 70% de prata, 18% de estanho, 10% de cobre e 2% de mercrio. Ela bastante resistente oxidao (corroso) e bem malevel, podendo ser moldada no dente do paciente. Ouro 18 quilates: Liga formada por 75% de ouro, 13% de prata e 12% de cobre. Sua vantagem em relao ao ouro puro que esse metal macio e pode ser facilmente riscado. Alm disso, a liga mantm as propriedades desejadas do ouro, como brilho, dureza adequada para a joia e durabilidade. Liga wood (liga de Bismuto ou de metal fusvel): Formado por 50% de bismuto, 27% de chumbo,13% de estanho e 10% de cdmio. Sua principal caracterstica a baixa temperatura de fuso (em torno de 68C). Essa propriedade importante porque, graas a ela, essa liga pode ser usada em fusveis eltricos, sendo que quando a intensidade da corrente eltrica muito alta, a temperatura aumenta e o fusvel se funde, interrompendo a passagem da corrente eltrica e impedindo que o equipamento eltrico seja queimado. A liga wood utilizada principalmente em resistncias de chuveiros e de ferros eltricos.

Aplicaes
De aplicao em quase todos os campos, as ligas metlicas podem tambm ser classificadas em funo de seu uso. Assim, as de antifrico destinam-se a suavizar o atrito entre peas de maquinaria, e as fusveis -- entre elas as ligas Newton, Rose, Darcet e Wood, que contm propores variveis de bismuto, chumbo, estanho e cdmio -- so empregadas como elementos trmicos de segurana. As ligas resistentes corroso e oxidao so fundamentais para a construo naval, em que se usa muito a liga Monel, de nquel com pequena percentagem de cobre e ferro.

Liga metlica Lato Bronze Ao Ao inoxidvel Ao -Nquel Ao-Tungstnio Alnico Amlgama Ouro 18 quilates Prata de lei Electron Liga de magnsio

Componentes Cobre e Zinco Cobre e Estanho Ferro e carbono Ao e Cromo Ao e Nquel Ao e Tungstnio Ao, alumnio, nquel e cobalto Mercrio, prata e estanho Ouro e cobre Prata e cobre Mg, alumnio, mangans, zinco

Caracterstica resistente corroso resistente corroso resistente corroso resistente corroso resistncia mecnica alta dureza propriedades magnticas restaurao de dentes alta ductibilidade e maleabilidade aumento da dureza resistncia mecnica e trmica

Uso navios, tubos moedas, sinos navios, utenslios domsticos talheres, utenslios domsticos canhes, material de blindagem brocas, pontas de caneta fabricao de ims

jias utenslios domsticos, ornamentos peas muito leves

As ligas magnticas -- como o permali e o ticonal, constitudos de ferro, nquel, cobalto e titnio -- mantm suas propriedades permanentemente e representaram um grande avano na comunicao por cabo submarino. Finalmente, as ligas refratrias, de grande resistncia corroso, ao calor e a radiaes, so utilizadas como material de construo em usinas nucleares e na indstria aeroespacial.

Importncia na indstria
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria no empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relao ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produo. As indstrias automobilsticas, aeronuticas, navais, blicas e de construo civil so as principais responsveis pelo consumo de metal em grande escala. So tambm representativos os setores de eletrnica e comunicaes, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importncia capital para a economia contempornea. Ligas metlicas so materiais de propriedade semelhantes s dos metais e que contm pelo menos um metal em sua composio. H ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silcio, arsnio, antimnio) e de metais e no-metais (carbono, fsforo). interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades so tais como diminuio ou aumento do ponto de fuso, aumento da dureza, aumento da resistncia mecnica.

Processos
As ligas metlicas podem ser obtidas por diversos processos: Processos da fuso Fundem-se quantidades adequadas dos componentes da liga, a fim de que estes se misturem perfeitamente no estado lquido. A fuso feita em cadinhos de ferro, de ao ou de grafite, em fornos de revrbero ou em fornos eltricos. A massa fundida, homognea, resfriada lentamente em formas apropriadas. So tomadas precaues especiais para evitar a separao dos componentes da liga durante o resfriamento, para evitar a oxidao dos metais fundidos, para minimizar as perdas dos componentes volteis, etc. Esse processo tambm pode ser efetuado na superfcie de um corpo. Assim, mergulhando-se folhas de ferro em estanho fundido, forma-se na sua superfcie uma liga de ferro e estanho. Obtm-se, assim, a folha-de-flandres, tambm chamada lata. Compresso O processo de compresso consiste em submeterem-se misturas em propores adequadas dos componentes a altssimas presses. Esse processo de importncia na preparao de ligas de alto ponto de fuso e quelas cujos componentes so imiscveis no estado lquido. Processo Eletroltico O processo eletroltico consiste na eletrlise de uma mistura apropriada de sais, com o fim de se efetuar deposio simultnea de dois ou mais metais sobre ctodos Processo de Metalurgia Associada O processo de metalurgia associada consiste na obteno de uma liga constituda de dois ou mais metais, submetendo-se ao mesmo processo metalrgico uma mistura de seus minrios.e etcs Oxidao A maioria dos metais tende a se oxidar quanto expostos ao ar, especialmente em ambientes midos. Entre os vrios procedimentos empregados para evitar ou retardar a oxidao, os mais comuns so a aplicao de pinturas protetoras, a formao de ligas com outros elementos que reduzam ou eliminem tal propenso e a conexo a plos eltricos que impeam a ocorrncia do fenmeno. interessante o caso do alumnio, que, em presena do oxignio, forma uma delgada pelcula de xido que detm a oxidao.

You might also like