You are on page 1of 11

1

CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios

Elaborado por Profa. Elaine

Apostila de HORTICULTURA

Nome:__________________________________________________________ Curso:__________________________________________________________

CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

CONSIDERAES TERICAS
I) A FORMAO DO SOLO
No comeo no havia terra, era tudo um imenso bloco de pedra. Durante milhes de anos ele recebeu muita chuva, vento, calor e frio. O calor e o frio rachavam a pedra; a gua e o vento lixavam os pedaos quebrados. Eles foram sendo partidos e decompostos cada vez mais e se transformando em areia grossa, areia fina e nas argilas. Areias e argilas permaneceram em cima da rocha ainda no decomposta ou foram levadas pelo vento e pela gua para outros locais. Mas isso ainda no era solo; comeou a ser quando apareceram os primeiros seres vivos no incio muito pequenos, quase invisveis; depois um pouco maiores, at chegarem ao tamanho de rvores e animais. Eles nascem, vivem e morrem, aumentando no cho a quantidade de matria orgnica, onde se desenvolvem microorganismos que a decompem. A decomposio da matria orgnica produz cidos e outras substncias que alteram as areias e argilas, por meio de reaes qumicas, e as transformam numa massa de terra com muitas substncias, j ento cheia de vida isto o solo. O tempo foi passando; a matria orgnica e os seres vivos ficaram na camada de cima (que por isso mais escura), as areias e argilas foram levadas para baixo, pela chuva, e no fundo ficou a parte da rocha que no chegou a ser transformada a rocha-me. A camada superior do terreno, com mais ou menos 30 centmetros de profundidade, chamada de solo agrcola. a camada mais frtil, com matria orgnica, pequenos vegetais e animais teis plantao, como minhocas e outros seres que s podem ser vistos atravs de microscpio.

II) OS TRS COMPONENTES DO SOLO:


O solo no apenas formado por terra e matria orgnica; elas so sua parte slida. H tambm a parte lquida, a gua, com muitas substncias dissolvidas que servem de alimento para as plantas, absorvidas pelas suas razes. E a parte gasosa, o ar, onde existe o oxignio para as razes respirarem e muitos outros componentes, entre os quais o gs carbnico indispensvel no processo da fotossntese. No meio de tudo isso desenvolve-se uma fantstica vida: bilhes de microorganismos bactrias, fungos, actinomicetos, algas, que fazem do solo um organismo vivo.

III) A ESTRUTURA E A TEXTURA DO SOLO

CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

3 A areia e a argila, a parte mineral do solo, encontram-se no terreno em proporo varivel e em certa disposio. Esses minerais podem estar soltos, grudados uns aos outros, reunidos em forma de torres, etc. A proporo em que eles se encontram determina a textura do solo, e a disposio determina a estrutura caractersticas muito importantes, porque delas depende as propriedades fsicas e qumicas do solo, que condicionam a sua fertilidade.

Importncia da argila: O gro de argila muito pequeno inferior a 2


milsimos de milmetro, invisvel a olho nu. Mas a argila um mineral importantssimo para as plantas porque ela que fornece seu alimento: primeiro, retm os nutrientes, que ficam grudados na superfcie de cada gro, no sendo por isso lavados pela gua da chuva que entra no solo; depois, vai repassando-as aos poucos para as razes das plantas, na velocidade em que elas precisam. Essa propriedade chamase capacidade de troca de ctions, e mais conhecida pelas iniciais CTC. A CTC a capacidade que certo solo tem, por meio da argila (e tambm da matria orgnica) de ceder nutrientes (a maioria deles chamada de ctions por possurem carga eltrica positiva) s plantas.

Importncia da areia: A areia no tem a mesma capacidade de


armazenar e ceder nutrientes s plantas, mas tem a funo de deixar o solo solto e leve, para que as razes, o ar e a gua possam penetrar com facilidade e para que a gua em excesso seja escoada para no encharcar o solo. Diz-se que um solo arenoso ou argiloso conforme predomine nele areia ou argila; e areno-argiloso se esses minerais ocorrerem em quantidades aproximadamente iguais.

Arenoso ou argiloso: O solo arenoso em geral solto e deixa as razes, o ar e a gua penetrar com facilidade. Entretanto, solo muito arenoso tem baixa CTC (j que tem pouca argila) e no consegue reter a umidade quase toda escoa. Por isso um solo arenoso precisa receber adubo e gua com maior freqncia que um argiloso; mas o mais importante que receba matria orgnica para se tornar mais consistente, e aumentar a capacidade de troca de ctions e reter mais gua. O solo muito argiloso costuma ser mais compacto: o ar circula com dificuldade e muitas vezes a produo baixa. Tambm nesse caso convm colocar matria orgnica, o que torna mais leve, fofo e produtivo. Concluses:
1) Os solos mais produtivos e fceis de manejar so os que contm cerca de 20% de argila e 5% de matria orgnica (os 75% restantes compe-se de areia). 2) Os solos argilosos no devem ser trabalhados por mquinas quando estiverem midos, porque acabam sendo amassados pelo peso das mquinas e dos implementos e no voltam forma original, tornando-se compactados.

CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

4 3) Os solos arenosos tem maior resistncia eroso causada pala gua da chuva; ela no escorrer pala superfcie, o que causaria eroso. Mas so mais susceptveis que os argilosos eroso 4) causada pelo vento, que arrasta as partculas soltas da superfcie; solos arenosos, portanto, precisam mais da proteo de quebraventos que os argilosos.

A estrutura: Para classificar um solo segundo sua estrutura, preciso


saber qual a forma, o tamanho e outras caractersticas dos pequenos torres. Isso no muito simples, mas para efeito prtico basta saber que um solo bem estruturado formado por grumos, que so torrezinhos de areia e argila misturados e colados por matria orgnica. Porm, no basta a existncia de matria orgnica que cole os agregados do solo (esse o nome tcnico dos torrezinhos); preciso que a matria orgnica seja digerida pelos seres vivos da terra, desde os maiores, como formigas (elas tambm so teis), centopias e minhocas, at os microscpicos, como fungos e bactrias. O produto dessa digesto uma cola, chamada bacteriana, que torna os torres estveis e resistentes ao da gua, no desmanchando facilmente.

Melhorando a estrutura: A estrutura do solo pode ser melhorada ou piorada pelo agricultor, dependendo da forma como ele maneja o solo e as culturas. Por exemplo, arao feita em terreno muito seco ou muito mido pode causar prejuzo estrutura por longo tempo, transformando os torres em p ou amassando e compactando o solo; a estrutura tambm pode ser prejudicada se certas monoculturas forem mantidas por vrios anos no terreno. Ao contrrio, a rotao de culturas, principalmente quando nela entra uma leguminosa, melhora muito a estrutura do solo. Boa estrutura a que mantm no terreno pequenos canais, chamados poros, por onde circulam o ar e a gua, e as razes penetram. Os poros se mantm quando os grumos so estveis e o solo no fica solto, no se esfarinha. Quando isso acontecer, a correo pode ser feita incorporando-se matria orgnica ao terreno com a proteo da superfcie do solo e, s vezes, por meio de calagem, porque o clcio (elemento presente em grande quantidade nos calcrios), em propores adequadas, tem o poder de juntar os gros de argila, dando incio agregao das partculas minerais. IV) O SOLO VIVO Os microengenheiros da vida impressionante o nmero de
seres vivos que existem no terreno: em uma pequena poro de terra pode haver bilhes de bactrias e fungos teis agricultura. Somandose seu peso ao dos insetos, minhocas e outros pequenos organismos, chega-se a 2,3 e at 10 toneladas por hectare. Portanto, h mais vida sob a superfcie da Terra do que em cima dela. Sem a existncia desses seres, no haveria agricultura, no haveria vida. Seu trabalho variado:
CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

5 os pequenos tneis construdos pelas larvas e insetos, besouros, minhocas e formigas servem para o ar circular e a gua e as razes das plantas penetrarem. Alm disso, esses animais e microorganismos trituram e decompem a matria orgnica, tornando seus macro e micronutrientes disponveis para as razes das plantas. Fazem mais; fabricam o hmus, que melhora a estrutura do solo, produzem substncias que ajudam as culturas a crescer e a se defender de pragas e doenas e alguns desses seres tem ainda a funo de colar os agregados do solo, formados pelos minerais. Assim os agregados se tornam resistentes ao do vento e da chuva. Essas so algumas das atividades fsicas e biolgicas exercidas por esses organismos. Mas eles tambm participam da qumica do solo, produzindo cidos que dissolvem os nutrientes que fazem parte dos minerais do terreno, como o fsforo e o potssio, e os tornam absorvveis pelas plantas. At mesmo o nitrognio os microorganismos conseguem retirar do ar e dar s plantas. Por isso o ar deve circular nos macroporos. Como j foi dito anteriormente, em apenas uma grama do solo h bilhes de microorganismos vivos. Os mais numerosos e mais ativos so as bactrias, os fungos e os actinomicetos.

As bactrias so essenciais para a agricultura e para a vida em geral na terra: transformam o nitrognio da matria orgnica em nitrognio mineral, que pode assim ser absorvido pelas plantas: fazem o mesmo papel em relao ao enxofre e retiram nitrognio do ar, fornecendo-o s razes. Alm disso, so elas que conseguem transformar a celulose das palhas na cola que une os minerais do terreno, a cola bacteriana, to importante na formao dos grumos. Em uma grama de solo pode haver at 4 bilhes de bactrias. Os fungos, embora responsveis por vrias doenas de plantas, em sua grande maioria benfico e muito eficiente na decomposio da matria orgnica, conseguindo trabalhar em solos cidos, substituindo as bactrias que vivem com dificuldade onde a acidez elevada. Uma grama de solo pode conter vrios milhes de fungos. Os fungos tambm se associam s razes das plantas: como no so capazes de fabricar seu prprio alimento, retiram-no das razes, introduzindo nelas filamentos que sugam um pouco da seiva; em troca, lanam outros filamentos em direo matria orgnica mais prxima e retiram dela os nutrientes, que injetam diretamente nas razes da planta hospedeira. Essa associao, que beneficia a ambos, tem o nome de micorriza.
Entre a bactria e o fungo existe o actinomiceto, ser unicelular como as bactrias, mas com o corpo ramificado como os fungos. Do bem em solos midos e arejados, mas suportam a seca mais facilmente que as bactrias. No toleram, porm, solo cido, onde so substitudos pelos fungos. Pode haver 30 milhes de actinomicetos em uma grama de solo.
CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

6 Bactrias, fungos e actinomicetos trabalham num sistema de revezamento: trocam de posio conforme variam a umidade e a acidez do solo. Entre os diversos microorganismos existentes no solo destacam-se tambm as algas. Como certas bactrias, retiram tambm nitrognio do ar que guardam em seus corpos; quando morrem, deixam esses nutrientes na terra e eles so logo transformados pelos outros microorganismos em alimentos para as plantas. Alm disso, as algas mantm o terreno mido porque conseguem absorver gua em quantidade dez vezes maior que seu prprio volume. Assim, as culturas que crescem em solos com algas so mais resistentes seca. Outro papel importante desempenhado pelas algas que elas envolvem os grumos do solo, tornando-os mais resistentes eroso.

Animais do solo
Dos animais do solo, as minhocas so as mais importantes. Elas constroem redes de canais que arejam o terreno (os macroporos) e depositam anualmente dezenas de toneladas de esterco por hectare. Esse esterco mais rico que o solo que as minhocas engoliram: contm mais matria orgnica, maior quantidade de nutrientes, menor acidez e maior capacidade de troca de ctions (capacidade de reter nutrientes nos gros e de ced-los s razes das plantas conforme suas necessidades). Alm das minhocas, h uma infinidade de pequenos animais no solo, como insetos. Eles do incio decomposio da matria orgnica, cortando-a em pequenos pedaos, facilitando o trabalho para os microorganismos.

V) MATRIA ORGNICA
A superfcie do solo coberta por vegetao um verdadeiro depsito de materiais orgnicos folhas, caules, estercos, razes, insetos mortos que esto sendo decompostos. So dois os processos em que isso ocorre: a) Mineralizao: o que ocorre com os materiais de fcil decomposio como as plantas jovens, os adubos verdes, as partes mais tenras dos vegetais, o esterco fresco e o esterco lquido. b) Humificao: as partes mais velhas ou mais endurecidas dos vegetais, assim como a palha, o esterco bem curtido, o composto orgnico, so materiais de decomposio mais difcil e lenta, e contribuem diretamente para a formao do hmus. Em terreno fofo, arejado , bem drenado e com pH maior ou igual a 5,5, forma-se hmus rico, benfico ao solo pois produz grumos estveis conferindo boa estrutura e resistncia eroso. Em terrenos cidos (pH <4), compactados ou encharcados, ou em climas muito frios h a formao de outro tipo de hmus prejudicial ao solo; nessas condies os microorganismos encontram dificuldade para se multiplicar e decompor a matria orgnica.
CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

7 A matria orgnica, seja ela verde, morta (palhadas), esterco curtido, compostagem ou outras, quando incorporada ao solo, favorece o aumento da produo ao melhorar as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. No caso das caractersticas fsicas, ela age da seguinte maneira: 1) Melhorando sua estrutura: o hmus ou, na falta dele, os produtos da decomposio da palha, que so os cidos poliurnicos, junta-se com a argila, formando pequenos torres, os grumos, estveis e resistentes eroso; por isso melhor acrescentar palha ao esterco do que adubar com esterco puro. 2) Arejando solos argilosos e agregando os arenosos: os solos argilosos ficam mais soltos e mais fceis de serem trabalhados, porque os grumos formados pala matria orgnica deixam a terra menos pegajosa e com poros entre os gros. Solos arenosos, por sua vez, so beneficiados com a unio das partculas, no ficando excessivamente soltos e sujeitos eroso. 3) Aumentando a capacidade de reteno de gua: a matria orgnica age como uma esponja: consegue armazenar uma quantidade de gua quatro a seis vezes maior que seu prprio peso, reduzindo os efeitos da seca e os gastos com a irrigao. 4) Mantendo mais constante a temperatura: a matria orgnica m condutora de calor, ou isolante; com isso, a temperatura do solo no sobe muito. Isso importante porque altas temperaturas prejudicam a maioria das plantas cultivadas, secando-as ou fazendo-as gastar muita energia ao absorver gua. Em relao s caractersticas qumicas, a matria orgnica age da seguinte forma: 1) Armazenando nutrientes: ela tem cargas eltricas negativas, atraindo com isso certos nutrientes que tem cargas positivas como clcio, magnsio e potssio, que ficam protegidos da lavagem pela gua da chuva e da irrigao. 2) Dissolvendo calcrios e fosfatos: os cidos formados na decomposio da matria orgnica (carbnico, ntrico, sulfrico, ctrico e outros) atacam aqueles corretivos, liberando clcio, fsforo e outros nutrientes para o solo e para as plantas. 3) Associando-se a micronutrientes: a matria orgnica liga-se ao ferro, mangans, zinco e cobre, protegendo e liberando aos poucos esses micronutrientes para as plantas medida que elas precisam. As ligaes da matria orgnica com esses elementos so tambm conhecidas como quelato. No caso das caractersticas biolgicas, a atividade positiva da matria orgnica se d assim: 1) Aumentando a vida no solo: ela alimento e energia para os organismos vivos da terra, mantendo-a fofa e arejada, possibilitando o desenvolvimento dos pequenos seres que decompem os restos vegetais e animais. 2) Favorecendo os rizbios: um caso singular de microorganismo uma bactria chamada rizbio, que, entrando nas razes de leguminosas CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios 7
R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

8 (como feijo, ervilha, adubos verdes e outras), d a elas o nitrognio que retira do ar, aumentando muito a produo. 3) Aumentando a resistncia das plantas s pragas e doenas: as descobertas nesse campo so novas, mas j indicam que a matria orgnica produz substncias que aceleram o crescimento das plantas e outras que funcionam como antibiticos. Dependendo do tipo de matria orgnica a decomposio pode ser rpida ou lenta: Adubos verdes, chorumes, tem decomposio rpida e age mais depressa como fornecedor de nutrientes para os organismos do solo e para as plantas. Mas vale lembrar que o uso desses elementos pelos seres vivos do solo muito intenso durante o primeiro ms de aplicao, e nesse tempo no sobra nada para as plantas. Por isso, preciso esperar de 30 a 60 dias para plantar num terreno em que foi incorporado adubo verde. Adubo orgnico de decomposio lenta (composto orgnico, palha, esterco curtido), assim como as partes mais velhas dos vegetais, formadores de hmus, ao contrrio, tem menor efeito nutritivo imediato. Entretanto, sua funo principal agregar o solo, melhorar sua estrutura, ser reserva de nutrientes para as plantas e armazenar gua. So efeitos mais demorados, porm mais duradouros.

VI) ADUBAO ORGNICA


Para se obter maior rendimento das culturas utilizando matria orgnica, preciso saber manej-la. Turfa. um fssil (material de origem orgnica, formado durante muito tempo para produzir 30 centmetros de turfa so necessrios de 100 a 500 anos). Pode ser usada como matria-prima para fazer composto orgnico, como cama de estbulos, e tambm revestir canaletas por onde escorre a urina dos animais, absorvendo esse rico fertilizante. Nos dois ltimos casos, para cada 100 quilos de peso vivo de animais so necessrios 100 quilos de turfa. Esterco. Deve ser recolhido nos estbulos, baias ou mangueiras por material absorvente as camas - que cobrem o cho (turfa, palha, serragem e outros), para aproveitar a urina e porque a decomposio da cama melhora a estrutura do solo ( material de decomposio lenta). O esterco s deve ser usado depois de curtido, o que leva alguns meses; esterco fresco pode queimar as plantas. Composto. um adubo preparado com esterco e resduos orgnicos variados (tudo o que se imaginar: capim e grama cortados, folhas, cascas, lixo de cozinha, restos de culturas, resduos da fabricao de farinhas, etc.). Coloca-se o material em camadas alternadas em uma pilha, at a altura de 2 metros: cobre-se a pilha com palha ou plstico e deixa-se fermentar por cerca de quatro meses. Ao final desse tempo, o material estar homogneo (no ser possvel distinguir as camadas originais), de cor escura e com consistncia de terra. Como sua
CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

9 preparao trabalhosa, o composto indicado para hortas e pequenos pomares, nas doses de 2 a 4 quilos por metro quadrado de canteiro, trs vezes por ano. Biofertilizante. o resduo (um caldo grosso) do biodigestor. O material original geralmente esterco, mas tambm se pode alimentar o aparelho com outros produtos orgnicos. aplicado nas culturas por meio de um carro-tanque, que espalha o biofertilizante (como se as estivesse irrigando). Cama de aves. a mistura do esterco desses animais com o material usado para absorv-lo capim, samambaia, leguminosas, palha, serragem e outros. Como geralmente ela fica alguns meses recebendo os dejetos, h tempo suficiente para que ocorra a fermentao, ou curtio, podendo ser levada ao solo logo aps ser recolhida. Como a cama forma placas endurecidas, deve ser triturada antes de usada como adubo. recomendado o uso em hortas de 2 quilos por metro quadrado de canteiro, trs vezes ao ano. Vinhaa. Tambm conhecida como restilo, vinhoto, calda e garapo, um subproduto da fabricao do lcool. distribuda na lavoura por caminhes-tanque ou por asperso, diluda. As recomendaes em relao s doses so de 50 a 100 metros cbicos por hectare. Restos de cultura. Uma plantao de milho que produza 5 toneladas de gros por hectare fornecer, nessa rea, 10 toneladas de resduos(colmos e palhas), que contero mais de 50 quilos de nitrognio, quase 10 quilos de fsforo e cerca de 150 quilos de potssio, alm de micronutrientes e matria orgnica adubo bom e de graa. Todos os restos de cultura devem retornar ao solo ou deixados sobre a superfcie nesse caso, alm de adubo, funcionaro como cobertura morta, protegendo o terreno da eroso, evitando o aquecimento exagerado e mantendo a sua umidade.

VII) A DIETA NATURAL DAS PLANTAS


As razes s absorvem os macro e micronutrientes se eles se encontrarem no solo na medida certa. O excesso de nutrientes to prejudicial para as colheitas quanto a falta deles. Quem menos fornece nutrientes para a planta a terra. Nisso ela perde do ar e da gua, que do o carbono, o oxignio e o hidrognio. Esses nutrientes representam quase 95% dos elementos presentes nos vegetais. Para que os vegetais os recebam fundamental que o solo seja poroso, fofo, no compactado, com bom teor de matria orgnica e de umidade. Assim, o ar e a gua circularo por ele com quase tudo o que a planta precisa para crescer. O que falta , entretanto, tambm indispensvel so os macro e micronutrientes, sem os quais a planta no se desenvolve. Eles so componentes naturais do solo, mas nem sempre ocorrem em quantidade suficiente para os vegetais, principalmente em terrenos cultivados; por isso usa-se adubo mineral e/ou orgnico para suprir sua falta ou desprend-los dos minerais da terra, colocando-os disposio das plantas. CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios 9
R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

10

Macronutrientes so o nitrognio(N), o fsforo(P), o potssio(K), o magnsio(Mg), o enxofre(S) e o clcio(Ca), exigidos em grande quantidade pelas plantas. Micronutrientes so o boro(B), o cloro(Cl), o cobre(Cu), o ferrro(Fe), o mangans(Mn), o molibdnio(Mo), o zinco(Zn), o vandio(Va), o sdio(Na), e o silcio(Si) que embora exigidos em menor proporo, so tambm fundamentais ao bom desenvolvimento da planta.
Juntamente com a anlise de solo, sintomas de deficincias minerais apresentados pelas plantas ajudam o agricultor a conhecer o estado do terreno: SINTOMAS GERAIS Planta fraca, folhas uniformemente amareladas, as mais velhas murchas Planta raqutica, maturao tardia dos frutos, gros chochos, folhas escuras, s vezes arroxeadas Manchas brancas, amarelas ou pardas na folha e secamento das margens; caules finos e fracos Folhas novas deformadas, a ponta no cresce, manchas amarelas nas margens e entre as nervuras; razes fracas Cor de gema de ovo ou arroxeada as nervuras das folhas velhas, que se curvam e so facilmente destacadas Folhas novas plidas, s vezes com manchas secas e tons arroxeados no perodo Folhas do pice deformadas; morte da gema apical da planta, onde podem aparecer brotos em leque; enegrecimento da cabea ou no interior das hortalias Folhas do pice murchas, sem manchas ou descolorao; dificuldade de o caule se manter ereto Folhas pequenas, s vezes retorcidas, com manchas amareladas; encurtamento dos entrens da planta; tufo de folhas nas pontas dos ramos FALTA O ELEMENTO Nitrognio Fsforo Potssio Clcio

Magnsio Enxofre Boro

Cobre Zinco

Mas cuidado: muitas vezes, sintomas semelhantes so devidos a


outros fatores, como doenas ou dificuldade de desenvolvimento da raiz. CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios 10
R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

11

VIII) CALAGEM, A CURA DA ACIDEZ DO SOLO


Os solos brasileiros em sua maioria so cidos. So trs as caractersticas do solo cido: ele tem alto teor de alumnio, elemento txico para os vegetais; contm baixos nveis de clcio e magnsio, nutrientes muito importantes para o desenvolvimento das razes; e nele a maioria dos macro e micronutrientes no absorvida pelas culturas. A unidade de medida da acidez representada pelas letras pH (potencial de hidrognio). Se o pH for menor que 5, a acidez do terreno considerada alta e precisa ser corrigida; pH entre 5 e 6 significa acidez mdia; e o pH 6,5, que indica uma ligeira acidez, o mais favorvel para a maioria das culturas nessa faixa, a planta absorve melhor os macro e micronutrientes. raro o pH igual a 7, que indica solo neutro(nem cido, nem alcalino), e mais raro ainda o pH superior a 7, caracterstica do terreno alcalino, to indesejvel quanto o cido. A maneira mais simples de diminuir a acidez do solo, ou seja, elevar o pH, aproveitando melhor o adubo, incorporar calcrio ao terreno. O calcrio tambm conhecido como corretivo. A anlise de solo vai indicar a quantidade necessria para a correo da acidez. O melhor aplicar o corretivo 3 meses antes do plantio; assim seus efeitos sero sentidos desde o incio da cultura. O PRNT (poder relativo de neutralizao total) deve ser observado nas informaes que devem acompanhar o calcrio adquirido, para o clculo seguro da quantidade a ser usada (quanto maior a porcentagem, melhor). Alm disso h trs tipos de calcrio que diferem nos teores de clcio e magnsio que contm: o calctico (menos de 5% de magnsio), o magnesiano (de 5 a 12% de magnsio) e o dolomtico com elevado teor de magnsio (acima de 12%). O mais conveniente para as plantas que o solo receba o calcrio dolomtico, pois o magnsio um macronutriente importante.

CPEA Centro Paulista de Estudos Agropecurios R.Pindorama, n 7 Jd. Pindorama Embu CEP 06844-540 Tel : 42418503 Email cpeasp@agrocursos.org.br Visite nosso site : www.agrocursos.org.br

11

You might also like