You are on page 1of 7

1 - Um objeto que executa um movimento harmnico simples leva 0,25 s para se deslocar de um ponto de velocidade nula para o ponto

seguinte do mesmo tipo. A distncia entre esses pontos 36 cm. Calcule (a) o perodo. (b) a frequncia e (c) a amplitude do movimento.

2 - Um corpo de 0,12 kg executa um movimento harmnico simples de amplitude 8,5 cm e perodo 0,20 s. (a) Qual o modulo da fora mxima que age sobre o corpo? (b) Se as oscilaes so produzidas por uma mola, qual a constante elstica da mola?

3 - Qual a acelerao mxima de uma plataforma que oscila com uma amplitude de 2,20 cm e uma frequncia de 6,60 Hz?

4 - Do ponto de vista das oscilaes verticais, um automvel pode ser considerado como estando apoiado em quatro molas iguais. As molas de um carro so ajustadas de tal forma que as oscilaes tm uma frequncia de 3,00 Hz. (a) Qual a constante elstica de cada mola se a massa do carro 1450 Kg e est igualmente distribuda pelas molas? (b) Qual a frequncia de oscilao se cinco passageiros pesando, em mdia, 73,0 Kg, entram no carro e a distribuio de massa continua uniforme

5 - Em um barbeador eltrico, a lmina se move para a frente e para trs, ao longo de uma distncia de 2,0 mm, em um movimento harmnico simples com uma frequncia de 120 Hz. Determine (a) a amplitude, (b) a velocidade mxima da lmina e (c) o modulo da acelerao mxima da lmina.

6 - Uma partcula com massa de 1,00 x 10 -20 Kg descreve um movimento harmnico simples com um perodo de 1,00 x 10 -5 s e uma velocidade mxima de 1,00 x 10 3 m/s. Calcule (a) a frequncia angular e (b) o deslocamento mximo da partcula.

7 - Um alto falante produz um som musical atravs das oscilaes de um diafragma cuja amplitude limitada a 1,00 m. (a) Para que frequncia o modulo a da acelerao do diafragma igual a g? (b) Para frequncias maiores, a maior ou menor que g?

8 - Qual a constante de fase do oscilador harmnico cuja funo posio x(t) aparece na Fig. 15-28 se a funo posio da forma x = xm cos(t + )? A escala do eixo vertical definida por xs = 6,0 cm.

9 - A funo x = (6,0 m) cos [(3 rad/s) t + /3 rad] descreve o movimento harmnico simples de um corpo. No instante t = 2,0 s, qual (a) o deslocamento, (b) a velocidade, (c) a acelerao e (d) a fase do movimento? Qual tambm (e) a frequncia e (f) o perodo do movimento?

10 - Um sistema oscilatrio massa-mola oscilante leva 0,75 s para comear a repetir seu movimento. Determine (a) o perodo, (b) a frequncia em hertz e (c) a frequncia angular em radianos por segundo.

11 - Na Fig. 15-29, duas molas iguais, de constante elstica 7580 N/m, esto ligadas a um bloco de massa 0,245 Kg. Qual a frequncia de oscilao no piso sem atrito?

12 - Qual a constante de fase do oscilador harmnico cuja funo velocidade v(t) aparece na Fig 15-30 se a funo posio x(t) dada na forma x = xm cos(t + )? A escala do eixo vertical definida por vs = 4,0 cm/s.

13 Um oscilador formado por um bloco com uma massa de 0,500 kg ligado a uma mola. Quando posto em oscilao com uma amplitude de 35,0 cm, o oscilador repete o movimento a cada 0,500 s. Determine (a) o perodo, (b) a frequncia, (c) a frequncia angular, (d) a constante elstica, (e) a velocidade mxima e (f) o modulo da fora mxima que a mola exerce sobre o bloco.

14 Um oscilador harmnico simples formado por um bloco de massa 2,00 kg preso a uma mola de constante elstica 100 N/m. Em t = 1,00 s, a posio e a velocidade do bloco so x = 0,129 m e v = 3,415 m/s. (a) Qual amplitude das oscilaes? Qual era (b) a posio e (c) a velocidade do bloco em t = 0 s?

16 Duas partculas executam movimentos harmnicos simples de mesma amplitude e frequncia ao longo de retas paralelas prximas. Elas passam uma pela outra movendo-se em sentidos opostos, toda vez que seu deslocamento metade da amplitude. Qual a diferena de fase entre elas?

17 Um oscilador formado por um bloco preso a uma mola (k = 400 N/m). Em um certo instante t, a posio (medida a partir da posio de equilbrio do sistema), a velocidade e a acelerao do bloco so x = 0,100 m, v = 13,6 m/s e a = - 123 m/s2 . Calcule (a) a frequncia de oscilao, (b) a massa do bloco e (c) a amplitude do movimento.

19 Um bloco est apoiado em um mbolo que se move verticalmente em um movimento harmnico simples. (a) Se o MHS tem um perodo de 1,0 s, para que valor da amplitude do movimento o bloco e o mbolo se separam? (b) Se o mbolo se move com uma amplitude de 5,0 cm, qual a maior frequncia para a qual o bloco e o mbolo permanecem continuamente em contato?

20 A Fig, 15-31 um grfico parcial da funo posio x(t) de um oscilador harmnico simples com uma frequncia angular de 1,20 rad/s; a Fig 15-31b um grfico parcial da funo velocidade v(t) correspondente. As escalas dos eixos verticais so definidas por xs = 5,0 cm e vs = 5,0 cm/s. Qual a constante de fase do MHS se a funo posio x(t) dada na forma x = xm cos(t + )?

21 Na Fig 15-29, duas molas esto presas a um bloco que pode oscilar em um piso sem atrito. Se a mola da esquerda removida, o bloco oscila com uma frequncia de 30 Hz. Se a mola removida a da direita, o bloco oscila com uma frequncia de 45 Hz. Com que frequncia o bloco oscila se as duas molas esto presentes?

22 A Fig. 15-32 mostra o bloco 1, de massa 0,200 Kg, deslizando para a direita, em uma superfcie elevada, com uma velocidade de 8,00 m/s. O bloco sofre uma coliso elstica com o bloco 2, inicialmente em repouso, que est preso a uma mola de constante elstica 1208,5 N/m. (Suponha que a mola no afeta a coliso.) Aps a coliso, o bloco 2 inicia um MHS com um perodo de 0,140 s e o bloco 1 desliza para fora da extremidade oposta da superfcie elevada, indo cair a uma distncia horizontal d dessa superfcie, depois de descer uma distncia h = 4,90 m. Qual o valor de d?

You might also like