You are on page 1of 11

Psiclogo inFormao ano 14, n, 14 jan./dez.

2010

Copyright 2010 Instituto Metodista de Ensino Superior CNPJ 44.351.146/0001-57

A tcnica de grupos-operativos luz de Pichon-Rivire e Henri Wallon Pichon Rivires Operative Groups technique and Henri Walons approach
Alice Beatriz B. Izique Bastos*

Resumo

Este artigo tem como objetivo esclarecer sobre a tcnica de grupos operativos e a sua conexo com a atuao do psiclogo e tambm do psicopedagogo, voltados para a promoo de sade, caracterizandose como possibilidade de interveno em diferentes processos de aprendizagem. Procurarei articular ainda as concepes de PichonRivire sobre os grupos operativos, com os principais pressupostos da teoria de Henri Wallon sobre o papel fundamental das interaes e dos grupos na formao da pessoa. Palavras-chave: grupos operativos; promoo de sade; aprendizagem.

Abstract

This article aims to shed light on the technique of operative groups and their connection with the psychologist and also psychopedagogists, aimed at promoting health, characterized as the possibility of intervention in different learning processes. Still seek to articulate the ideas of Pichon-Rivire on the operative groups, with the main assumptions of the theory of Henri Wallon on the role of interactions and the formation of groups of people. Keywords: operative groups; health promotion; learning.

A tcnica dos grupos operativos comeou a ser sistematizada por Pichon-Rivire, mdico psiquiatra, a partir de uma experincia no hospital de Las Mercedes, em Buenos Aires, por ocasio de
* Doutora em psicologia da educao pela Universidade de So Paulo, professora e supervisora do curso de ps-graduao em psicopedagogia da Universidade Metodista de So Paulo e da Universidade Gama Filho, pesquisadora do Ncleo de Psicanlise e Educao coordenado por Leny Mrech.
Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

A tcnica de grupos-operativos...

161

uma greve de enfermeiras. Esta greve inviabilizaria o atendimento aos pacientes portadores de doenas mentais no que diz respeito medicao e aos cuidados de uma maneira geral. Diante da falta do pessoal de enfermagem, Pichon-Rivire prope, para os pacientes menos comprometidos, uma assistncia para com os mais comprometidos. A experincia foi muito produtiva para ambos os pacientes, os cuidadores e os cuidados, na medida em que houve uma maior identificao entre eles e pde-se estabelecer uma parceria de trabalho, uma troca de posies e lugares, trazendo como resultado uma melhor integrao. Pichon-Rivire comeou a trabalhar com grupos na medida em que observava a influncia do grupo familiar em seus pacientes. Sua prtica psiquitrica esteve subsidiada principalmente pela psicanlise e pela psicologia social, sendo ele o fundador tanto da Escola Psicanaltica Argentina (1940) como do Instituto Argentino de Estudos Sociais (1953). Para o autor, o objeto de formao do profissional deve instrumentar o sujeito para uma prtica de transformao de si, dos outros e do contexto em que esto inseridos. Defende ainda a ideia de que aprendizagem sinnimo de mudana, na medida em que deve haver uma relao dialtica entre sujeito e objeto e no uma viso unilateral, estereotipada e cristalizada. A aprendizagem centrada nos processos grupais coloca em evidncia a possibilidade de uma nova elaborao de conhecimento, de integrao e de questionamentos acerca de si e dos outros. A aprendizagem um processo contnuo em que comunicao e interao so indissociveis, na medida em que aprendemos a partir da relao com os outros. A tcnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crtica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dvidas e para as novas inquietaes. Para Gayotto [1992]1, a psicologia social estuda o sujeito contextualizado, a partir de suas interaes, no inter-jogo entre a vida psquica e a estrutura social. A constituio do sujeito marcada por
1

Texto didtico elaborado para o curso de especializao em coordenao de grupos operativos do Instituto Pichon-Rivire.

Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

162

Alice Beatriz B. Izique Bastos

uma contradio interna: ele precisa, para satisfazer as suas necessidades, entrar em contato com o outro, vincular-se a ele e interagir com o mundo externo. Deste sistema de relaes vinculares emerge o sujeito, sujeito predominantemente social, inserido numa cultura, numa trama complexa, por meio da qual internalizar vnculos e relaes sociais que vo constituir seu psiquismo. Henri Wallon (1968) tambm d grande nfase ao meio social e s interaes com o meio. Ressalta que as relaes do homem com o meio so de transformaes mtuas e as circunstncias sociais de sua existncia influenciam fortemente a evoluo humana. O meio compreendido como o complemento indispensvel do ser humano. Para este autor, as interaes so fundamentais tanto para a construo do sujeito como do conhecimento, e ocorrem ao longo do desenvolvimento de acordo com as condies orgnicas, motoras, afetivas, intelectuais e socioculturais. Pode-se perceber que as interaes, desde o nascimento, so as molas propulsoras para a evoluo do psiquismo e responsveis pela constituio do sujeito e de seu conhecimento. Na teoria walloniana, a criana compreendida como um ser social que, por meio das relaes que vai estabelecendo com as pessoas, com os objetos, com o espao e com o tempo, gradativamente vai diferenciando-se do outro, constituindo-se como sujeito e construindo sua identidade. Portanto, por meio da interao que se d a construo do eu, que condio fundamental para a construo do conhecimento (BASTOS, 1995). Neste sentido, podemos dizer que h uma rede de interaes entre os indivduos. A partir destas interaes, o sujeito pode referenciar-se no outro, encontrar-se com o outro, diferenciar-se do outro, opor-se a ele e, assim, transformar e ser transformado por este. A palavra interao pressupe a ao que se exerce com duas ou mais pessoas, nos remetendo, portanto, a uma ao recproca. A ao de interagir uma ao social, na medida em que envolve mais de um sujeito, em que a ao de cada um dirigida para o outro ou decorrente da ao deste. Neste sentido, pode-se dizer que as aes so reciprocamente orientadas e dependentes entre si. A reciprocidade nas interaes possibilita a partilha de significados, de conhecimentos e de valores, configurando-se, assim, no
Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

A tcnica de grupos-operativos...

163

contexto social e cultural dos diferentes grupos. Atravs do partilhar de significados das diferentes interaes que se estrutura o social e o cultural. neste contexto que o sujeito interage construindo-se socialmente e, ao mesmo tempo em que se constri, participa ativamente da construo social (WALLON, 1968). Ainda acompanhando as ideias de Henri Wallon sobre a importncia dos grupos na evoluo psquica, podemos ressaltar a relevncia do processo de construo da pessoa, na qual se realiza a conquista fundamental da diferenciao eu-outro. O eu e o outro so considerados pares antagnicos, apesar de interdependentes, e podem ser compreendidos em estreita conexo, sendo que se constituem conjuntamente. O eu, para se constituir, precisa diferenciarse do outro, libertar-se gradualmente do sincretismo e adquirir a noo do prprio corpo, para, s assim, processar a conscincia de si (WALLON, 1975). Segundo Wallon (1975), a criana aos poucos, passa a se colocar a questo do seu eu em relao aos outros, e a partir das relaes que estabelece com a sua famlia pode construir uma referncia de conjunto, no qual tem um lugar e um papel especfico. Dentro da constelao familiar, aprende a se situar em relao aos outros irmos, aos pais, como um elemento fixo e, aos poucos, toma conscincia da estrutura familiar. Alm da famlia, outros grupos comeam a fazer parte de nossas vidas. A escola tambm fundamental para a evoluo psquica da criana na medida em que um meio diversificado que oferece novas oportunidades de convivncia para ela que ainda tem como nica referncia a famlia. A escola tambm um meio para a constituio dos grupos que so os iniciadores das prticas sociais.
O grupo aparece tambm como objeto privilegiado na elaborao do conhecimento pela significao histrica: pelo fato de nos havermos constitudo como sujeitos, em uma trajetria de experincias grupais, ou seja, pelo lugar importante das relaes com os outros (o processo de interao) na constituio de nossa subjetividade, de nosso psiquismo (GAYOTO, [1992]).

Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

164

Alice Beatriz B. Izique Bastos

Wallon (1979), ao estudar a influncia dos grupos na evoluo do sujeito, afirma que estes, alm de serem importantes para a aprendizagem social da criana, tambm o so para o desenvolvimento de sua personalidade e para a conscincia de si prpria. Na sua insero no grupo, a criana depara-se com duas exigncias bsicas: identificar-se com o grupo na sua totalidade, com os interesses e aspiraes de seus integrantes, e diferenciar-se dos outros, assumindo um papel determinado. Dessa forma, a vivncia em grupo contribui de forma decisiva para que a diferenciao eu-outro seja estabelecida e para a construo da personalidade. Na concepo de Pichon-Rivire, o grupo apresenta-se como instrumento de transformao da realidade, e seus integrantes passam a estabelecer relaes grupais que vo se constituindo, na medida em que comeam a partilhar objetivos comuns, a ter uma participao criativa e crtica e a poder perceber como interagem e se vinculam. Para Pichon-Rivire (1988), a teoria do vnculo tem um carter social na medida em que compreende que sempre h figuras internalizadas presentes na relao, quando duas pessoas se relacionam, ou seja, uma estrutura triangular. O vnculo bi-corporal e tripessoal, isto , em todo vnculo h uma presena sensorial corprea dos dois, mas h um personagem que est interferindo sempre em toda relao humana, que o terceiro. Neste sentido, vnculo uma estrutura psquica complexa. O circuito vincular tem direo e sentido, tendo um porqu e um para qu. Quando somos internalizados pelo outro e internalizamos o outro dentro de ns, podemos identificar o estabelecimento do vnculo de mtua representao interna. O vnculo uma estrutura complexa de relao que vai sendo internalizada e que possibilita ao sujeito construir uma forma de interpretar a realidade prpria de cada um. Na vivncia com os outros ns nos constitumos por meio de uma histria vincular que vai se tecendo nessa relao. A psicologia social privilegia o grupo como unidade de interao; neste sentido, o grupo operativo considerado como uma estrutura operativa que possibilita aos integrantes meios para que eles entendam como se relacionam com os outros (GAYOTTO, [1992]).
Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

A tcnica de grupos-operativos...

165

A tcnica do grupo operativo pressupe a tarefa explcita (aprendizagem, diagnstico ou tratamento), a tarefa implcita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que so os elementos fixos (o tempo, a durao, a frequncia, a funo do coordenador e do observador). Para Pichon-Rivire (1998), o processo grupal se caracteriza por uma dialtica na medida em que permeado por contradies, sendo que sua tarefa principal justamente analisar essas contradies. O autor utiliza uma representao para mostrar o movimento de estruturao, desestruturao e reestruturao de um grupo, que o cone invertido. O cone invertido um instrumento que visualiza uma representao grfica em que esto includos seis vetores de anlise articulados entre si, que possibilitam verificar os efeitos da mudana. Visca (1987, p. 39) esclarece sobre os vetores de anlise do cone invertido:
Em poucas palavras, a pertena consiste na sensao de sentir-se parte, a cooperao consiste nas aes com o outro e a pertinncia na eficcia com que se realizam as aes. Por outro lado, a comunicao pode ser caracterizada como o processo de intercmbio de informao, que pode ser entendido desde o ponto de vista da teoria da comunicao ou a partir da teoria psicanaltica, etc.; a aprendizagem, como a preenso instrumental da realidade e a tel palavra de origem grega, tomada de Moreno , como a distncia afetiva (positiva-negativa).

A mudana, que o objetivo primordial de todo grupo operativo, envolve todo um processo gradativo, no qual os integrantes do grupo passam a assumir diferentes papis e posies frente tarefa grupal. O momento da pr-tarefa caracterizado pelas resistncias dos integrantes do grupo ao contato com os outros e consigo mesmo, na medida em que o novo, o grupo, gera ansiedade e medo, medo de perder o prprio referencial, de se deparar com algo que possa surpreender e por sua vez suspender suas velhas e cmodas certezas a cerca de si e do mundo. A partir do momento em que possvel elaborar as ansiedades bsicas, romper com as estereotipias, abrir-se para o novo e o desconhecido, pode-se dizer que o grupo est na tarefa.
Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

166

Alice Beatriz B. Izique Bastos

A tarefa a trajetria que o grupo percorre para atingir seus objetivos, ela est relacionada ao modo como cada integrante interage a partir de suas prprias necessidades. Compartilhar essas necessidades em torno dos objetivos comuns do grupo pressupe flexibilidade, descentramento e perspectiva de abertura para o novo. Quando o grupo aprende a problematizar as dificuldades que emergem no momento da realizao de seus objetivos, podemos dizer que ele entrou em tarefa, pois a elaborao de um projeto comum j possvel e este grupo pode passar a operar um projeto de mudanas. Para Abduch (1999),
Cada integrante do grupo comparece com sua histria pessoal consciente e inconsciente, isto , com sua verticalidade. Na medida em que se constituem em grupo passam a compartilhar necessidades em funo de objetivos comuns e criam uma nova histria, a horizontalidade do grupo, que no simplesmente a somatria de suas verticalidades pois h uma construo coletiva resultante da interao de aspectos de sua verticalidade, gerando uma histria prpria, inovadora que d ao grupo sua especificidade e identidade grupal.

No trabalho com os grupos temos que caminhar no sentido da explicitao do implcito em que predominam as resistncias mudana representadas tanto pelo medo da perda do referencial como do ataque em que uma situao nova passa a ser vivida como perigosa. justamente a explicitao do implcito que faz o grupo caminhar em direo tarefa como no movimento de uma espiral dialtica. A tcnica de grupo operativo prope a presena e interveno de um coordenador, que indaga e problematiza, estabelecendo algumas articulaes entre as falas e os integrantes, sempre direcionando o grupo para a tarefa comum; e um observador que registra o que ocorre na reunio, resgata a histria do grupo e depois analisa com o coordenador os pontos emergentes, o movimento do grupo em torno da tarefa e os papis desempenhados pelos integrantes. Em relao aos papis no grupo, podemos dizer que alguns so fixos, como o papel do coordenador e do observador, enquanto outros emergem no decorrer do processo, articulando-se com as necessidades e com as expectativas tanto individuais quanto grupais,
Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

A tcnica de grupos-operativos...

167

podendo alternar-se. O porta-voz o integrante que explicita o que est implcito, colaborando com a tarefa. O bode-expiatrio aparece quando explicita algo no tem a aceitao do grupo. J o lder de mudana surge no momento em que o que foi explicitado pelo portavoz aceito pelo grupo contribuindo para o movimento dialtico grupal (GAYOTTO, [1992]). Os encontros no tm, necessariamente, um direcionamento para temas especficos. As pessoas falam livremente, estabelecem interaes umas com as outras e partilham experincias comuns. No grupo, no espao de formaes de vnculos, de identificaes e de diferenciaes, trabalha-se com a subjetividade e com a singularidade de cada um de seus integrantes. Os grupos caracterizam-se por ser um espao de escuta, em que o coordenador indaga, pontua, problematiza as falas para dar oportunidade para seus integrantes pensarem, falarem de si e poderem elaborar melhor suas prprias questes. Neste sentido, podemos dizer que os grupos operativos tm um carter teraputico apesar de que nem todos os grupos teraputicos podem denominar-se de grupos operativos. No grupo, a escuta tambm pode ser provocativa, na medida em que o coordenador problematiza, levanta questes, prope cortes e rupturas nas falas. Alm de escutar, ele devolve o que escuta para os integrantes, tentando surpreend-los, desestabiliz-los, faz-los escutar sua prpria fala, podendo com isso, provocar novas perspectivas e descobertas (BASTOS, 2009). O exerccio da escuta possibilita torn-la cada vez mais apu rada, auxiliando os coordenadores de grupos nas suas pontuaes, sinalizaes, na leitura do implcito, do latente, favorecendo desta forma a elaborao de conflitos, a transformao de modos de posicionamento frente ao prprio sofrimento, possibilitando insights e transformaes significativas. Kupfer (2004), ao investigar o papel da escuta nas instituies, nos diz que toda instituio est estruturada como uma linguagem e que, portanto, est sujeita s leis de funcionamento da linguagem. Estabelece uma conexo entre a escuta de grupos na instituio com a escuta de um paciente em anlise, ressaltando que podemos ler os discursos como se l o discurso de um sujeito em anlise. No que nosso objetivo seja o de psicanalisar as pessoas da instituio, mas
Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

168

Alice Beatriz B. Izique Bastos

o de aplicar as regras de funcionamento da linguagem e buscar brechas, espaos, para fazer com que possam emergir falas de sujeitos, que buscam operar rachaduras no que est cristalizado, uma vez que os discursos institucionais tendem a produzir repeties para preservar o igual. Neste sentido, o psiclogo pode operar como auxiliar de produo de tais emergncias. J o psicopedagogo, segundo Rubinstein (2003, p. 73-74), precisa tecer uma relao entre a constituio do sujeito e o modo singular de aprender:
O conhecimento a respeito da constituio do sujeito contribui para fazer as possveis relaes entre o modo peculiar de aprender, isto , de se relacionar com o saber e o conhecer, com as experincias de natureza consciente e inconsciente da criana com os adultos significativos. Ou seja, pensar no sujeito da aprendizagem no olhar isoladamente para o modo como ele aprende, mas tambm considerar sua histria com esses adultos, o deslocamento de suas posies diante do saber.

Para finalizar, gostaria de ressaltar que, para Pichon-Rivire, sade mental e aprendizagem so sinnimos na medida em que h uma apropriao ativa da realidade que integra uma experincia nova e um estilo prprio de aprender. Neste sentido, acredito que a tcnica de grupos operativos, e os pressupostos que a subsidiam, possa auxiliar o psiclogo e o psicopedagogo no sentido de poder (re)pensar o papel da aprendizagem numa nova tica, a importncia da coordenao e da atuao em grupos em direo promoo de sade e, consequentemente, s possibilidades de mudana de seus integrantes diante das respectivas dificuldades e conflitos.

Referncias
ABDUCH, C. Grupos Operativos com Adolescentes. In: BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. rea de Sade do Adolescente e do Jovem. Cadernos, juventude, sade e desenvolvimento. v, 1 Braslia, DF, ago. 1999.v. 1. BASTOS, A. B. B. Interaes e desenvolvimento no contexto social da creche luz de Henri Wallon. 1995.Dissertao (Mestrado) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1995.
Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

A tcnica de grupos-operativos...

169

______. A escuta psicanaltica e a educao. Revista Psiclogo inFormao, So Bernardo do Campo, ano 13, n. 13, p.91-98, jan./dez. 2009. GAYOTTO, M. L. Conceitos bsicos que facilitam a compreenso do incio de um grupo. Artigo referente ao curso de especializao em Coordenao de grupos operativos do Instituto Pichon-Rivire. [S.l.: s.n.], 1992. (xerocopiado) KUPFER, M. C. O que toca /a Psicologia Escolar. In: ______.Psicologia escolar; em busca de novos rumos. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004. PICHON-RIVIRE, E. Teoria do vnculo. So Paulo: Martins Fontes, 1988. ______. O processo grupal. So Paulo: Martins Fontes, 1998. RUBINSTEIN, E. R. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003. WALLON, H. A Evoluo Psicolgica da criana. Lisboa: Edies 70, 1968. ______. Objetivos e mtodos da psicologia. Lisboa: Estampa, maio 1975. ______. Psicologia e Educao da Infncia. Lisboa: Estampa, maio 1979. WEREBE, M. J. G.; NADEL-BRULFERT, J. (Org.). Henri Wallon. So Paulo: tica, 1986. (Grandes cientistas sociais, 52). VISCA, J. Clnica psicopedaggica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987.

Psiclogo
inFormao, ano 14, n. 14, jan./dez. 2010

You might also like