You are on page 1of 7

Anotaes do Aluno

Aula N 5 Percia como Prova


Objetivos da aula:
O objetivo principal desta aula consiste em uma incurso no campo do Direito para que possamos identificar a percia como meio de prova. Tenha uma tima aula!

1. Percia como Prova Judicial


Prova do latim proba, de probare (demonstrar, reconhecer, formar juzo de) termo entendido, no sentido jurdico, como demonstrao que se faz, pelos meios legais, da existncia ou veracidade de um fato material ou de um ato jurdico, em virtude da qual se pode concluir por sua existncia ou se firma a certeza a respeito da existncia do fato ou do ato demonstrado1. Para Greco Filho2, prova todo elemento que pode levar o conhecimento de um fato a algum e, no processo, meio destinado a convencer o juiz a respeito da verdade de uma situao de fato. Ainda segundo o autor, a finalidade da prova o convencimento do juiz e, quando no processo, promover na mente do juiz a transcrio definitiva da certeza relativa em convico. Mendona3, em referncia a alguns autores, afirma ser a prova meio pelo qual o esprito humano se apodera da verdade; sua eficcia ser tanto maior quanto mais clara, mais plena e mais seguramente ela incutir no esprito a crena de estarmos na posse da verdade. Para Santos, a verdade sobre o fato precisa aparecer para que um direito possa realizar-se ou tornar-se efetivo. Mas, a verdade em sua mxima expresso determinada pela prova, sem o que estaria burlada a segurana oferecida pela sociedade aos indivduos seus

Percia Contbil

36

Aula 05 - Percia como Prova

Anotaes do Aluno

componentes4 . Em sua opinio, prova a soma dos fatos produtores da convico, apurados no processo. Meios de prova so os processos de captar nas fontes probatrias os elementos formadores da prova, isto , produtores da convico da existncia ou inexistncia do fato5. Resumindo as consideraes acima, a prova consiste na demonstrao da existncia ou no, da veracidade ou no do que estiver sendo argumentado como base, sobre a qual se pretende aplicar o direito que se defende ou que se contesta. No sentido processual, designa tambm os meios indicados em lei para realizao dessa demonstrao para concluso ou produo da certeza, que pode ser absoluta ou relativa. Claro est, tambm, que o objeto da prova o elenco de fatos referidos no processo e considerados hbeis para serem submetidos atividade probatria. A prova pode originar-se da afirmao ou da negao de fatos contestados, cuja demonstrao propiciar a certeza de uma ou outra. Desse modo, constitui, em matria processual, a prpria alma do processo ou a luz que vem esclarecer a dvida a respeito dos direitos disputados. Segundo Greco Filho6, a prova classifica-se por vrios critrios: a) Quanto ao objeto, pode ser: direta: destinada a demonstrar o prprio fato principal da demanda; geralmente preparada pelos prprios interessados; indireta: destinada demonstrao de fatos secundrios ou circunstanciais, dos quais se pode extrair a convico da existncia do fato principal. b) Quanto ao sujeito que emana, a prova pode ser: pessoal: consiste em depoimentos de testemunhas e das partes; real: consiste em objetos ou coisas. c) Quanto preparao, a prova pode ser: casual ou simples: preparada ou produzida no curso da demanda ou, por medida acauteladora, como preparatria dela. pr-constituda: previamente criada com a finalidade probatria em futura demanda hipottica.

37

Aula 05 - Percia como Prova

Percia Contbil

Anotaes do Aluno

Feitas essas consideraes e cumpridos os meios para apurao da prova, necessrio que se proceda sua apreciao e sua valorizao, presentes na figura do juiz. o juiz o detentor da deciso, a ele conferido o poder de aceitar e apreciar a prova. O juiz formar livremente o seu convencimento considerando: a) que s pode admitir prova que se inclua nos meios de prova judicialmente permitidos; b) exame e anlise das provas, comparando-as, mostrando o valor, as falhas e a imprestabilidade de cada uma e a indicao dos meios e os motivos de sua convico. Na Legislao Brasileira, por influncia das Ordenaes Filipinas, as provas admitidas esto computadas do artigo 342 ao 443 do Cdigo de Processo Civil (lei n 5869, de 11 de janeiro de 1973) e contemplam: depoimento pessoal (do artigo 342 ao 347); confisso (do artigo 348 ao 354); exibio de documento ou coisa (do artigo 355 ao 363); documento (do artigo 364 ao 399); testemunha (do artigo 400 ao 419); percia (do artigo 420 ao 439); inspeo judicial (do artigo 440 ao 443)

2. A Percia Contbil como Prova Judicial


Aula 05 - Percia como Prova
Sob a tica do Cdigo de Processo Civil, a percia ocorre quando o juiz admite o pedido das partes, que a ela recorrem para obter informaes tcnicas adicionais ou melhor qualificadas sobre determinado assunto. Dessa maneira, destaca-se a percia como instrumento que se reveste da legalidade que lhe outorgada pelo juiz. A percia no tem a mesma conotao das outras provas, eis que at mesmo no pode ser considerada como uma prova, mas como uma interpretao da prova dada por um especialista.7

Percia Contbil

38

Anotaes do Aluno

Para Santos8 , ora a percia ter por finalidade a percepo de fatos, isto , a sua verificao, sua acertao, ora a apreciao dos fatos. Ainda para ele, na maior parte dos casos as duas atribuies se conjugam, realizandose a percia no s para verificao dos fatos como tambm para sua apreciao. Conclui, afirmando que a percia consiste no meio pelo qual, no processo, pessoas entendidas e sob compromisso verificam fatos interessantes causa, transmitindo ao juiz o respectivo parecer [sic]. A posio de Mattirrolo, quando define que a percia o testemunho de uma ou mais pessoas peritas para o conhecimento de um fato, cuja existncia no pode ser averiguada ou juridicamente apreciada sem o concurso de especiais conhecimentos cientficos ou tcnicos9 , criticada por Santos quando afirma que a definio de Mattirrolo peca por dar lugar a que se confunda o depoimento com o parecer, a testemunha com o perito 10 Sob esse mesmo aspecto, Malatesta aponta alguns pontos distintivos existentes entre testemunho e percia: Esta (espcie de testemunha) tem por objeto a percepo das coisas no perceptveis pelo comum dos homens primeira e fundamental diferena entre a percia e o testemunho comum. O perito uma testemunha nomeada depois do fato (post factum), ao passo que a testemunha comum uma testemunha casual do fato (in factum) e, por conseguinte, o perito uma testemunha substituvel enquanto a testemunha comum no o 11 . Santos menciona, de maneira lgica e sensata, que acertado seria se apenas se sustentasse que o perito no fonte de prova. Realmente, o perito, diversamente da testemunha, no fonte de prova, como tal considerada a coisa material de onde se tira o conhecimento (a testemunha, a parte, a coisa ou a pessoa objeto da vistoria ou do exame). Fonte de prova seria a pessoa, coisa ou lugar objeto da percia12. Em consonncia, Oliveira Neto et alii citam que a percia um dos meios utilizados em juzo para se provar a existncia de fatos alegados

39

Aula 05 - Percia como Prova

Percia Contbil

Anotaes do Aluno

ou contestados pelas partes, devendo sempre ser desenvolvida por especialista da rea relativa questo discutida nos autos [...]. A percia, em suas diversas modalidades, tem papel relevante no mbito da justia, por ser um dos meios de transformar os fatos alegados em certeza jurdica13 . A essas consideraes, Brandimiller harmoniosamente expe que o mais importante para os que praticam a percia judicial imbuir-se de que a funo da prova pericial, para a qual contribuem o perito e os assistentes, apresentar para o juzo todos os elementos e consideraes tcnicas relevantes para a apreciao dos fatos controversos e para o julgamento da ao14. Indiscutivelmente, os fatos, cuja verificao dependa dos conhecimentos especiais que o juiz no tem, so os objetos da percia. No quaisquer fatos, mas os influentes, relevantes, concludentes, alm de controvertidos, so passveis de prova em juzo.15 Assim, os fatos, objetos da percia, sero aqueles que no podem ser averiguados por meio do conhecimento ordinrio, ou seja, que o juiz no pode obter mediante outros meios de prova, tais como confisso, testemunho e documentos. Ao juiz, segundo Santos16 , concedida pela lei processual, a faculdade de resolver, com a mais ampla liberdade, quanto admisso da prova pericial. Mas essa liberdade deve ser entendida e utilizada dentro de certos limites. Este autor conclui que a liberdade do juiz, no tocante admisso, se condiciona utilidade da percia. O momento da proposio da percia, segundo Santos, via de regra, aquele antes da concluso para o despacho saneador[17]. Poder o autor formular o pedido de percia na prpria inicial e o ru na contestao.

A percia ser de natureza contbil, e nesse caso denominada de percia contbil, sempre que o assunto a ser esclarecido se referir matria ligada s cincias contbeis.

40

Aula 05 - Percia como Prova

Percia Contbil

Um e outro, ou ambos conjuntamente, quando no o tenham feito num desses atos, podero requer-la por petio at o momento da concluso dos autos para a prolao do despacho saneador18 . Observa-se, porm, que o momento em que se faz necessria a realizao da percia aquele indicado pelo juiz, em conformidade com as circunstncias e as convenincias lgicas na seqncia em que ocorrem os atos judicirios.

Anotaes do Aluno

Sntese
Voc fez uma breve incurso no campo do Direito para reconhecer a percia como meio de prova. Na prxima aula estudaremos os requisitos do perito. No perca!

Referncias
BRANDIMILLER, Primo A. Percia Judicial: em Acidentes e Doenas do Trabalho. So Paulo, Editora SENAC, 1996. GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro. 11 ed., So Paulo, Saraiva, 1996, vol. II. MENDONA, Jos. A Prova Civil. Rio de Janeiro, Livraria Jacintho, 1940. OLIVEIRA NETO, Calos Elmano & MERCANDALE, Iolanda. Roteiro Prtico de Percia Contbil Judicial: Legislao, Modelos e ndices Oficiais. So Paulo, Editora Oliveira Mendes, 1998 PRADO, Luiz Regis. Falso Testemunho e Falsa Percia. 2 ed., So Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1994, PRUNES, Jos Luiz Ferreira. A Prova Pericial no Processo Trabalhista. 2 ed., So Paulo, LTR, 1995, p. 29. SANTOS, Moacyr Amaral. Prova Judiciria no Civil e Comercial. 2 ed., So Paulo, Max Limonad, 1955. SILVA, De Plcido e, Vocabulrio Jurdico. 15 ed., Rio de Janeiro, Editora Forense, 1999.

41

Aula 05 - Percia como Prova

Percia Contbil

Anotaes do Aluno

Notas
SILVA, De Plcido e, Vocabulrio Jurdico. 15 ed., Rio de Janeiro, Editora Forense, 1999, p. 656. 2 GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro. 11 ed., So Paulo, Saraiva, 1996, vol.I, pp. 193-4 3 MENDONA, Jos. A Prova Civil. Rio de Janeiro, Livraria Jacintho, 1940, p. 44. 4 SANTOS, Moacyr Amaral. Prova Judiciria no Civil e Comercial. 2 ed., So Paulo, Max Limonad, 1952, vol. I, p.16. 5 Id., id., vol. II, p. 33. 6 GRECO FILHO, op. cit., pp.194-95. 7 PRUNES, Jos Luiz Ferreira. A Prova Pericial no Processo Trabalhista. 2 ed.,
1

42

Aula 05 - Percia como Prova

Percia Contbil

So Paulo, LTR, 1995, p. 29. 8 SANTOS, Moacyr Amaral, op. cit., pp. 28-36. 9 Apud SANTOS, Moacyr Amaral, op. cit., p. 35. 10 Id., ib., p. 35. 11 Apud PRADO, Luiz Regis. Falso Testemunho e Falsa Percia. 2 ed., So Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1994, pp. 86-7. 12 SANTOS, Moacyr Amaral, op. cit., p. 32. 13 OLIVEIRA NETO, Carlos Elmano et. alii, op. cit., p. 1. 14 BRANDIMILLER, Primo A. Percia Judicial: em Acidentes e Doenas do Trabalho. So Paulo, Editora SENAC, 1996, p. 44. 15 SANTOS, Moacyr Amaral, op. cit., p. 140. 16 Id., ib., p. 210. 17 Por despacho saneador entende-se a deciso ou deliberao tomada pelo juiz, a respeito do processo que lhe vai s mos aps a contestao, em virtude da qual expurga o mesmo de todas as irregularidades e vcios, para que prossiga livre de qualquer nulidade. E assim chegue audincia de instruo e julgamento. (SILVA, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico. 15 ed., Rio de Janeiro, Editora Forense, 1999, p. 260.) 18 SANTOS, Moacyr Amaral, op. cit., p. 199.

You might also like