You are on page 1of 4

Domingo, 03 de fevereiro 2013

Rm 14.12
Assim, pois, cada um de ns dar contas de si mesmo a Deus.

GESTO DE SI MESMO
Gesto uma palavra que est no vocabulrio de qualquer administrador. arte e cincia: ARTE por que fazer com que as pessoas sejam mais eficazes do que elas podem ser. CINCIA por que voc precisa saber como elas podem ser mais eficazes. (Metodologia). Existem quatro pilares bsicos da gesto na administrao, que devem ser aplicados: a. Planejar (Na administrao uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar o caminho e construir um referencial de futuro) b. Organizar (Pr em ordem, arrumar, pr em ordem aquilo que j existe. Instituir padres ou mtodos pelos quais devemos nos orientar.) c. Dirigir e (Ter a direo de; administrar; governar) d. Controlar (dominar, ter poder sobre; ser senhor de si - No banho com a mo, verificamos se a temperatura a desejada, se no, alteramos a quantidade de gua e verificamos novamente repetindo a ao at estarmos satisfeitos) Enquanto as cincias desenvolvem esses princpios para se auto sustentarem, a Palavra de Deus nos d apenas neste trecho um detalhe importante para nossa observncia: cada um de ns dar contas de si mesmo.

Domingo, 03 de fevereiro 2013

Muitas das nossas aes so livres. Sem nenhum preparo para sua realizao. Seguimos os passos de nossos pais. A letra de uma msica popular traz bem essa reflexo: Marvin, agora s voc e no vai adiantar chorar, a vida pra valer. Poucos foram os que ensinaram seus filhos a serem responsveis por si mesmo. Da mesma forma que olhamos para a horizonte e pouco enxergamos de sua extravagante organizao, assim vivemos a vida. Tomado pelos sentimentos, vivemos desapercebidos da nossa responsabilidade pessoal. 1. Como homem ou mulher (sexo) respeito pela vida; progenitores 2. Como nascidos na mesma nao, lngua, cultura etc. 3. Como seres inteligentes e angustiantes acerca das necessidades intrnsecas. Portanto, gerir a si mesmo tem um significado que excede os limites normais de nossa compreenso. Isto aponta para a existncia de Deus. Vemos que Jesus Cristo se tornou a LUZ do mundo. Luz que Deus nos deu para verificar a nossa volta e ver o que est nele. Ver a realidade: 1Jo 5.19 ...o mundo inteiro jaz no maligno. Essa a realidade um mundo que tem prazer em viver nas trevas, e no sabe para onde vai porque as trevas lhes cegaram os olhos, 1Jo 2.11. Diante dessa realidade percebida o que fazer? O mundo inteiro jaz (est sepultado; encoberto) no maligno. Sofre as influncias do pecado e do Mal.

Domingo, 03 de fevereiro 2013

No toa que vivemos a angustia da vida e muitos buscam uma satisfao longe de seus compromissos, pois eles os alertam para os valores da vida. um contraste provocado pelo pecado. a. Substitui-se o amor pela indiferena, frieza, egosmo (amor exagerado pelos prprios interesses) b. O compartilhar/repartir pelo individualismo/ c. A comunho pela desunio Portanto, preciso enxergar o mundo. Ver a realidade e perguntar: O que fazer? Em Isaas 38.1 Deus traz uma revelao avassaladora para o Rei (Dcimo terceiro de Jud): Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaas, filho de Amoz, e lhe disse: assim diz o SENHOR: pe em ordem a tua casa, porque morrers e no vivers. Como vimos, organizar uma palavra que aparece nas linhas e entre linhas da Bblia. o padro de Deus que nos chama a ateno. A organizao aqui determina o que queremos. A importncia que damos vida. Como nos vemos responsvel pela bem mais precioso que temos. A ordem de nossa casa (interior) deve ser singular. 1 Cor 6.19 Acaso, no sabeis que o vosso corpo santurio do esprito santo, que est em vs, o qual tendes da parte de Deus? Por isso, 1 Ts 4.4 Que cada um de vs saiba possuir o prprio corpo em santificao e honra. Como desenvolver esses princpios na vida da gente? Mt 7.24 todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica ser comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Veja que precisamos pr em ordem nosso interior. Nossa mente, nosso foco e nossa responsabilidade. Isso significa entender

Domingo, 03 de fevereiro 2013

o padro de Deus: Is 1.18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim (como corante), se tornaro como a l. por isso que Paulo traz uma receita bastante atual para nossos dias. Precisamos ser responsveis pela que somos. Imagine se Deus lhe dissesse: Te dei inteligncia, sade, numerosas capacidades, e o que voc fez com tudo isso? Entretanto Lucas afirma que prestaremos conta, Lc 16.2. Paulo tambm. Muitas pessoas acham mais fcil administrar as dores alheias do que lidar com as prprias tristezas, com os prprios conflitos e angstias. Gerir a si mesmo no caminho para a eternidade uma arte combinada com a ao do Esprito Santo de Deus. Manter-se no caminho para a eternidade uma cincia prescrita pelo Senhor para permanecer no caminho. A cincia, o mtodo utilizado: a cruz do calvrio se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me Mc 8.34.

You might also like