You are on page 1of 26

A Teoria Geral da Administrao (TGA) o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administrao em geral, no se preocupando onde ela

a seja aplicada, se nas organizaes lucrativas ou no-lucrativas. A TGA trata do estudo da Administrao das organizaes.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 1

TEORIA CIENTIFICA - Frederick Winslow Taylor (1856-1917) Enfoque: em aumentar a eficincia da indstria por meio, inicialmente, da racionalizao do trabalho operrio. Taylor foi o inventor da administrao (gesto) cientfica e padroeiro do conceito da produo em massa. Objetivo: descobrir uma base cientfica ou objetiva para conceber e executar trabalhos. A sua ideia era eliminar o acaso ou a adivinhao no modo de execuo das atividades. Ao invs de os funcionrios ou funcionrias fazerem as tarefas sua maneira, Taylor queria encontrar o mtodo que fosse melhor para todos. Uma vez analisada a atividade, ela era redesenhada com base nos seu componentes, com incluso de mtodos, equipamentos e tempos padronizados, contando, inclusive, com tempo para descanso e atrasos inevitveis.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 2

O passo seguinte foi encontrar pessoas que eram fsica e psiquicamente capazes para a atividade. Uma vez encontradas, seriam treinadas. O resultado deveria ser maior produtividade um bolo econmico maior, do qual tanto a empresa como o trabalhador receberiam pores mais substanciais. Taylor foi aclamado pelo seu trabalho. Seus experimentos deram-lhe o ttulo de Pai da Administrao Cientfica. E outros comearam a usar os seu mtodos e a criar mtodos novos para aumentar a eficincia na indstria. Iniciou sua vida profissional como operrio, foi capataz, contramestre, chefe de oficina e depois se formou em engenharia.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 3

HENRY FORD(1863-1947) Henry Ford foi um dos principais responsveis pela produo em massa na indstria automvel. Construiu o seu primeiro carro em 1896 o modelo A e, percebendo o seu potencial comercial, formou uma empresa em 1903. Aps um ano, as vendas mensais atingiram os 600 carros. Em 1908 nasceu o modelo T, de que foram produzidas 15 milhes de unidades entre 1908 e 1927. Os primeiros investimentos no exterior foram em Frana (1908) e no Reino Unido (1911). Ford desenvolveu a produo em massa porque ela permitia que se produzisse carros a preos que as pessoas suportassem. Mas fixou-se rigidamente nessa poltica, manteve o estilo simples e inaltervel do modelo T, tornou-se dependente dele e acabou por perder terreno.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 4

No incio do sculo XX, Henry Ford tornou-se rico e famoso por fabricar automveis em uma linha de montagem. Cada um de seus funcionrios recebia uma tarefa especfica e repetitiva. Ford foi capaz de produzir um carro a cada 10 segundos, ainda que empregando trabalhadores com habilidades relativamente limitadas. Ford demonstrou que o trabalho pode ser realizado mais eficientemente se os funcionrios forem especializados em cada tarefa.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 5

TEORIA CLASSICA (Henry Fayol nasceu em Istambul e formou-se em Paris 1841 -1925)
Enfoque: preocupada em aumentar a eficincia da empresa por meio da sua organizao e da aplicao de princpios gerais da Administrao em bases cientficas. Fayol publicou um livro em 1916 Administrao Industrial e Geral - que enfatizava a administrao como o processo que garantia o desenvolvimento ordenado das atividades empresariais. Fayol tambm preocupou-se com aspectos da produo e fez uma abordagem mais ampla que a de Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) Taylor.

Para Fayol, "governar conduzir a empresa at a meta proposta, procurando obter o maior rendimento possvel de todos os recursos de que dispe. A organizao clssica do trabalho trouxe uma abordagem rgida e mecanicista, que considerava o homem sob um ponto de vista simplista do "homem econmico", como uma introduo mquina. A eficincia foi o objeto bsico perseguido por esta teoria, mostrando incompleta e parcial. So fatores importantes desta teoria: relao homem-mquina conceito de eficincia e eficcia racionalidade do trabalho estudo de tempos e movimentos definio das estruturas administrar segundo Fayol era: planejar, organizar, comandar e controlar. Prof. Cosme Sergio
(cosmesergio@gmail.com)
7

ADMINISTRAO ADMINISTRAO CENTFICA CLSSICA

Precursor Origem nfase

Frederick Taylor Cho de fbrica


Adoo de mtodos racionais e padronizados; mxima diviso de tarefas.

Henri Fayol Gerncia administrativa


Estrutura formal da empresa, adoo de princpios administrativos pelo alto escalo.

Enfoque

Produo
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

Gerncia
8

Teoria das Relaes Humanas: proposta por Mayo e Lewin e outros, a partir da Experincia de Hawthorne. Deu nfase ao homem social e ao clima psicolgico do trabalho. As expectativas dos empregados, as suas necessidades psicolgicas, a organizao informal e a rede no convencional de comunicao passam a ser componentes principais de estudos de administrao. A liderana passa a substituir a autoridade hierrquica formal. Ao superestimar os aspectos informais e emocionais da organizao, dentro de uma viso romntica e ingnua de trabalho, essa teoria mostrou-se incompleta e parcialista, reforando apenas aspectos organizacionais omitidos na Teoria Clssica.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 9

Teoria Clssica
* Trata a organizao como uma mquina. * Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. * Autoridade centralizada. * Linhas claras de autoridade. * Especializao e competncia tcnica. * Acentuada diviso do trabalho * Confiana nas regras e nos regulamentos. * Clara separao entre linha e staff

Teoria das Relaes Humanas


* Trata a organizao como grupo de pessoas. * Enfatiza as pessoas. * Inspirada em sistemas de psicologia * Delegao plena de autoridade. * Autonomia do emprego. * nfase nas relaes humanas entre as pessoas. * Confiana nas pessoas. * Dinmica grupal e interpessoal
10

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

LIDERANA
a influncia interpessoal exercida numa situao e dirigida por meio do processo de comunicao humana consecuo de um ou diversos objetivos especficos. dada em funo das necessidades existentes em uma determinada situao e consiste numa relao entre um indivduo e um grupo. O lder (natural) corresponde ao indivduo percebido pelo grupo como possuidor dos meios para a satisfao de suas necessidades (do grupo).

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

11

Estilos de Liderana Autocrata / Diretivo

Orientado para resultados. Decidido, eficiente, rpido, objetivo, assume riscos. Valoriza resultados, cumprimento de metas. Sob a influncia deste estilo o grupo age como ser dependente de uma orientao constante.

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

12

Estilos de Liderana Democrata / apoiador

Orientado para idias; criativo, entusiasmado, estimulante e persuasivo. Valoriza o reconhecimento e promove o Esprito de Equipe / time.

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

13

Estilos de Liderana liberal ou Laissez -faire

Significa literalmente deixar fazer, deixar ir, deixar passar. Neste tipo de liderana a equipe atingiu a maturidade e no mais precisa de superviso extrema de seu lder. Os liderados ficam mais livres para por seus projetos em prtica.

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

14

Liderana Situacional
O Lder completo

O verdadeiro lder assume as trs posies, de acordo com a situao em que esta envolvido. Liderar uma questo de bom senso, de saber posicionar-se na medida certa em relao as pessoas e circunstncias.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

15

Teoria da Burocracia: pretendeu dar as bases de um modelo ideal de organizao que pudesse ser copiado e aplicado s empresas, qualquer que fosse o seu ramo de atividade. Weber descreveu as caractersticas mais importantes da organizao burocrtica ou racional, baseandose na estrutura militar. Apesar de representar um passo frente da organizao formal proposta pela Teoria Clssica, a organizao burocrtica, ideal e terica mostrou-se carente da flexibilidade s inovaes necessrias e imprescindveis a uma sociedade moderna em processo de acelerada mudana.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 16

Vantagens da burocracia
As vantagens da burocracia, para Weber, so: 1. Racionalidade em relao ao alcance dos objetivos da organizao; 2. Preciso na definio do cargo e na operao, pelo conhecimento exato dos deveres; 3. Rapidez nas decises, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papis tramitam atravs de canais preestabelecidos.

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

17

Disfunes (defeitos) da burocracia 1 Internalizao das regras e apego aos regulamentos existe quando: cumprir as normas passa a ser mais importante que atingir os objetivos. A atividade-meio passa a ser o resultado a ser alcanado. O funcionrio se torna um especialista em normas; 2 Excesso de formalismo e papelrio a necessidade de documentar todas as comunicaes conduz tendncia ao excesso de papelrio; 3 Resistncia a mudanas como tudo padronizado e previsto com antecipao, o funcionrio se acostuma a uma estabilidade, proporcionando-lhe segurana a respeito de seu trabalho. Qualquer mudana tende a ser interpretada como algo que desconhece, tornando-se indesejvel.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 18

Disfunes (defeitos) da burocracia 4 A base do processo decisorial quem toma decises aquele que ocupa o posto hierrquico mais alto, mesmo que nada saiba sobre o tema. A co-gesto passa longe... 5 Superconformidade s rotinas com o tempo, as regras tendem a se tornar absolutas, sagradas, conduzindo a uma rigidez no comportamento do burocrata que restringe-se ao desempenho mnimo. Perde iniciativa, criatividade e inovao. 6 Dificuldade no atendimento a clientes todos os clientes so atendidos de forma padronizada, seguindo normas e rotinas internas, fazendo com que o pblico se irrite com a pouca ateno e o descaso. A burocracia fechase em si mesma.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 19

Teoria Estruturalista: apresenta um desdobramento da Teoria da Burocracia (e uma leve aproximao Teoria das Relaes Humanas) e uma viso mais crtica da organizao, segundo Etzione. Os estruturalistas concebem a sociedade moderna como uma sociedade de organizaes. Uma organizao deve ser interpretada como a sntese da organizao formal e informal. Dentro de uma organizao encontramos os objetivos organizacionais (maior lucro, maior eficincia, crescimento, consolidao dos negcios, etc.) em conflito com os objetivos individuais dos participantes (maiores salrios, melhor horrio de trabalho, auto-realizao, prestgio, segurana pessoal, etc.). Desse conflito resultam os dilemas e tenses que caracterizam as organizaes. Todavia, esta teoria aponta mais os problemas e aspectos crticos das organizaes do que propriamente as solues.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 20

ESCOLA SISTMICA - A Abordagem Sistmica da administrao uma decorrncia da Teoria Geral dos Sistemas desenvolvida por Von Bertalanffy e que se espalhou por todas as cincias, influenciando notadamente a administrao.

Modelo mecnico inspirado na Fsica Modelo orgnico inspirado na Biologia Modelo sistmico Novo enfoque Sistema um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitrio com determinado objetivo e efetuam determinada funo.
(OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organizao & Mtodos. : Atlas, 2002)
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com) 21

SISTEMAS ASPECTOS BSICOS


Objetivos Entradas Processo de transformao Sadas Controles e avaliaes Retroalimentao
Objetivos

Entradas

Processo de transformao

Sadas Controles e Avaliaes

Feedback

Retroalimentao

Ambiente do sistema

(OLIVEIRA, Djalma P. R. - 2002)

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

22

SISTEMAS ASPECTOS BSICOS


Ambiente do sistema
Conjunto de fatores que no pertencem ao sistema, mas: Qualquer alterao nos fatores externos pode influenciar o sistema. Qualquer alterao no sistema pode influenciar os fatores externos.

Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)

23

SISTEMAS CLASSIFICAO QUANTO INTERAO


Sistemas fechados Sem intercmbio com o ambiente externo No existem sistemas totalmente fechados Sadas invariveis Sistemas abertos (dinmicos) Tm intercmbio com o ambiente externo So influenciados e influenciam o ambiente pelas entradas e sadas Adaptam-se paraProf. sobreviver Cosme Sergio
(cosmesergio@gmail.com)

24

SISTEMAS E A ORGANIZAO Organizaes so classificadas como sistemas abertos


Eqifinalidade: explica que o sistema pode chegar ao mesmo estado final, por
diversas maneiras, mesmo comeando de estados primitivos diferentes; logo, a equifinalidade definida como um aspecto dos sistemas abertos, na qual o estado final ser modificado se as condies inicias ou o curso do processo forem alterados.

Entropia: significa que partes do sistema perdem sua integrao e comunicao


entre si, fazendo com que o sistema se decomponha, perca energia e informao e degenere. Se a entropia um processo pelo qual um sistema tende exausto, desorganizao, desintegrao e, por fim morte, para sobreviver o sistema precisa abrir-se a reabastecer-se de energia e de informao para manter a sua estrutura.

Homeostase:(homeostasia) um equilbrio dinmico obtido atravs da autoregulao, ou seja, atravs do autocontrole. a capacidade que tem o sistema de manter certas variveis dentro de limites, mesmo quando os estmulos do meio externo foram essas variveis a assumir valores que ultrapassam os limites da normalidade. A homeostase obtida atravs de dispositivos de retroao (feedback), que so basicamente sistemas de comunicao que reagem ativamente a uma entrada de Prof. Cosme Sergio informao. 25 (cosmesergio@gmail.com)

Informao como meio de ordenao Adaptaes da organizao Ambiente Ambiente Ambiente Sistema Sistema Ambiente Sistema Sistema Portanto, o Moderno Enfoque de Sistemas procura desenvolver: uma tcnica para lidar com a amplitude das empresas; um enfoque interativo do todo, o qual no permite a anlise em separado das partes do todo, em virtude das intrincadas inter-relaes das partes entre si e com o todo, as quais no podem ser tratadas fora do contexto do todo; o estudo das relaes entre os elementos componentes, em preferncia ao estudo dos elementos entre si, destacando-se o processo e as possibilidades de transio, especificados em funo dos seus arranjos Prof. Cosme Sergio 26 (cosmesergio@gmail.com) estruturais e da sua dinmica

SISTEMAS E A ORGANIZAO

You might also like