You are on page 1of 26

ESTRATGIA COMPETITIVA E LOGSTICA: AS DIFERENAS ENTRE GOIS E MATO GROSSO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO.

ESTRATEGIA COMPETITIVA Y LOGSTICA: LAS DIFERENCIAS ENTRE GOIS Y MATO GROSSO EN LA INDUSTRIA DEL ETANOL Autor: Wanderson R. Z. Da Silva - Universidade Federal do Rio de Janeiro Email: wandrzs@hotmail.com Resumo Nos ltimos anos o Centro-Oeste tem aumentado expressivamente a sua produo de etanol: Gois est em um dos eixos de expanso produtiva paulista e seu circuito tem se modernizado, reflexo disto que, em 2011/2012 sua produo cresceu aproximadamente 36 % em relao de 2008/2009. J Mato Grosso passa por uma reestruturao de suas antigas usinas, procurando se ajustar ao paradigma modernizado da produo de etanol, de acordo com UNICA (2013) sua produo de 2011/2012 retraiu cerca de 11% em relao de 2008/2009. Aliada a esta situao, estes estados tm sofrido atualmente perdas em competitividade no momento do transporte que afetam o crescimento goiano e, da mesma forma, contribuem para a retrao mato-grossense. Tanto em Gois quanto em Mato Grosso grande parte do transporte realizada pelo modal rodovirio, inclusive para longas distncias; e at mesmo para curtas distncias, o uso desse modal enfrenta outro problema que a precariedade das estradas existentes. Portanto esses aspectos tornam essa dependncia do modal rodovirio um grande gargalo logstico a ser superado, para acelerar este processo de reestruturao deste espao regional. Resultados preliminares j demonstram uma dinmica muito intensa nessas regies relacionada aos grandes projetos logsticos de nvel nacional que anunciam aumentar a competitividade dessas reas, tanto interna quanto externamente, em um curto espao de tempo. Resumen En los ltimos aos, la regin Centro-Oeste ha aumentado significativamente su produccin de etanol: Gois est en uno de los ejes de la expansin productiva de So Paulo y su circuito ha sido modernizado reflejo de ello es que en 2011/2012 la produccin aument un 36% en comparacin con 2008/2009. Mato Grosso ya pasando por una reestructuracin de sus plantas viejas, buscando adaptarse a la produccin de etanol paradigma modernizada, la produccin de 2011/2012 atrajo alrededor del 11% con respecto a 2008/2009. Junto a esto, estos estados actualmente han sufrido prdidas de competitividad en el transporte que afectan
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

el crecimiento y Gois, as mismo contribuir a la retraccin mato-grossense. En Gois y Mato Grosso gran parte del transporte se realiza por carretera, incluso para largas distancias, e incluso para distancias cortas, el uso de este modo se enfrenta a otro problema que es la precariedad de las carreteras existentes. Por lo tanto estos aspectos hacen de esta dependencia en el transporte por carretera un importante cuello de botella logstica que hay que superar para acelerar este proceso de reestructuracin del espacio regional. Los resultados preliminares muestran ya una dinmica muy intensa en estas regiones relacionadas con grandes proyectos de logstica en todo el pas que se anuncian para aumentar la competitividad de estas reas, tanto a nivel interno como externo, en un corto tiempo.
Palavras-chave: Etanol, Transporte, Competitividade, Logstica, Desenvolvimento Regional. Palabras clave: Etanol, Transporte, Logstica y Competitividad, Desarrollo Regional.

Eixo de inscrio do trabalho: 6. Modernizao da Agropecuria e Reestruturao Produtiva 1.0 Introduo A logstica possui um papel de grande importncia no que se refere competitividade e no setor sucroenergtico no diferente. Pequenas e grandes empresas esto atuando de forma agressiva no mercado globalizado, criando alternativas estratgicas e agressivas na busca da competitividade, buscando a todo custo posicionar-se estrategicamente como organizaes eficientes no mercado em que operam. (Carrera, 2006). Diante disso este trabalho se prope a analisar as estratgias competitivas, em termos de logstica, das empresas e dos seus respectivos estados a fim de torn-los competitivos em seus habituais e futuros mercados e ainda quais so os impactos das aes dos agentes e da distribuio desses objetos tcnicos na reestruturao do espao agrrio, tendo as redes logsticas como vetores de desenvolvimento Local/Regional. Para isso, foi analisado tanto o que j existe em termos de Logstica quanto s novas possibilidades - os novos projetos logsticos em Gois e Mato Grosso - que visam conferir a eficincia e fluidez necessrias produo e escoamento de etanol. Foram utilizados dados secundrios obtidos em diferentes instituies, como o SIDRA-IBGE, UNICA, CONAB, UDOP e ESALQ, buscando, atravs da sistematizao deles, identificar os principais atores envolvidos e os projetos logsticos atuais e como estes esto distribudos no espao. Tambm foram utilizados dados primrios obtidos em trabalho de campo nas regies pelo grupo de pesquisa Ncleo de Estudos Geoambientais (NUCLAMB-UFRJ) em Gois nos primeiros semestres de 2011 e 2013 e em Mato Grosso no
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

segundo semestre de 2011, para entender como os atores se relacionam dentro do circuito e como estes se relacionam com a reorganizao do espao regional. A problemtica ser discutida a partir dos conceitos de Vantagem competitiva (PORTER, M. 1989) Logstica (CASTILHO, 2007), Circuito espacial da produo (CASTILLO & FREDERICO, 2010b) e Espao (SANTOS, 2006) Desenvolvimento (VASCONCELLOS e GARCIA, 1998.). 2.0 Redes logsticas e desenvolvimento territorial O processo de integrao do espao econmico mundial e o dinamismo comercial advindo disso provocaram um aumento substancial na intensidade e na velocidade dos fluxos materiais e imateriais nas diversas escalas geogrficas. Por tanto a reestruturao espacial produtiva no campo, fruto desta modernizao da agricultura, vem promovendo uma interao rural-urbana cada vez mais intensa por meio de fatores tcnicos e normativos, tpicos do meio tcnico-cientfico-informacional, difusos pelo territrio, que associado evoluo dos transportes possibilitou o aperfeioamento das atividades econmicas e a especializao produtiva dos lugares, principalmente reas com grande aptido agrcola (SANTOS, H. 2012 p.01) e proporcionaram a organizao das atividades e relaes produtivas em redes cada vez mais densas que facilitam o processo de desterritorializao e reterritorializao das atividades produtivas em novas reas. No paradigma produtivo atual, ambos estes processos evidenciam o papel central da circulao nos circuitos produtivos e afirmam o papel ativo do espao geogrfico na organizao destes, isso significa dizer, que estamos diante da reafirmao dos Circuitos espaciais da produo (CASTILLO & FREDERICO, 2010b p. 463),
A noo de circuito espacial produtivo enfatiza, a um s tempo, a centralidade da circulao (circuito) no encadeamento das diversas etapas da produo; a condio do espao (espacial) como varivel ativa na reproduo social; e o enfoque centrado no ramo, ou seja, na atividade produtiva dominante (produtivo)

Pode se dize ento os circuitos espaciais da produo deslocam a competitividade das empresas para o espao geogrfico, a medida que este, formado por um conjunto indissocivel, solidrio e tambm contraditrio, de sistemas de objetos e sistemas de aes (SANTOS, M. 1996 p. 51) regula o uso do territrio e o acesso aos bens materiais e imateriais resultantes dessa articulao, gerando uma a dinmica seletiva dos fluxos no territrio que favorece a competitividade de atores evolvidos.
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Diante disso a logstica, entendida por CASTILHO (2008) como a expresso geogrfica da circulao corporativa, cabe o papel de racionalizao e ordenamento dos fluxos garantindo eficincia e fluidez territorial necessria ao escoamento da produo (logstica funcional) que permite a conexo eficiente com as redes de circulao globais e, tambm, segundo MONIE (2003), o papel de articular os fluxos dentro de um dinmico sistema de interaes entre os agentes, integrando-os territorialmente (logstica territorial) e agregando valor a esses fluxos ao movimentar os recursos econmicos, sociais, polticos e culturas localizados, a servio das redes materiais e imateriais que qualificam a competitividade regional (MONIE, 2003 p. 78), pois seja a logstica funcional ou territorial, deve proporcionar vantagem competitiva, por meio de so eles o menor custo de transporte e a diferenciao do produto, segundo PORTER (1989 p. 48),
a vantagem competitiva se divide em dois tipos: Menor custo (capacidade de projetar, produzir e comercializar de forma mais eficiente que os outros competidores) e diferenciao (proporcionar um valor excepcional e superior em termos de qualidade do produto) A vantagem competitiva de qualquer dos dois tipos se traduz em produtividade superior a dos concorrentes.

Diante disso a logstica parte da premissa de racionalizar estes fluxos, reduzindo os custos produtivos, proporcionando eficincia no escoamento, mas tambm nas interaes entre os agentes em seus respectivos territrios e promovem a diferenciao a partir do momento que essas redes logsticas que agregam valor a esses fluxos, materializando-os no territrio. Proporcionando, assim, a coerncia necessria ao processo produtivo para alcanar o desenvolvimento desses lugares, pois nas palavras de VASCONCELLOS e GARCIA, (1998, p. 205),

O desenvolvimento, em qualquer concepo, deve resultar do crescimento econmico acompanhado de melhoria na qualidade de vida, ou seja, deve incluir as alteraes da composio do produto e a alocao de recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econmico e social.

Essa coerncia surge a partir do momento que, de acordo com SILVA (2003), a logstica passa a extrapolar os limites do intrafirma e adquire uma dimenso territorial articulada atravs das redes, de forma aberta e transversal permitindo a participao de novos atores
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

voltados para operao, gesto e controle logstico, estimulando a economia da circulao (SILVA, 2003) e por meio do territrio se vinculam as polticas pblicas de desenvolvimento e portanto como diz MACHADO (2006) que desenvolvimento regional vai depender, ento, do grau de cobertura pelas redes logsticas do territrio, a medida que pela mobilizao dos atores locais voltada para a definio de polticas publicas integradas, por aes em prol do crescimento da atividade logstica, e afinal, por uma participao expressiva na gerao de riqueza, emprego e trabalho MONIE (2011 p.164) transformando assim a atividade logstica em um vetor de desenvolvimento.

3.0 Concentrao, reconcentrao e desconcentrao:

A forma como a produo se organiza espacialmente definem a organizao dos fixos e fluxos nos sistemas de interaes, ou seja, o padro de concentrao/desconcentrao ou territorializao/desterritorializao refletem no ordenamento de tais fluxos e na alocao de recursos tcnicos e infraestruturais para estruturao das redes logsticas. Portanto o processo de concentrao e reconcentrao da atividade canavieira no Brasil de suma importncia para entender a construo histrica deste sistema de interaes e funcionalidade logstica. A produo de acar e lcool no Brasil desde o perodo colonial esteve concentrada na regio litornea do Nordeste do Brasil, por questes de proximidade com o mercado europeu, reduzindo o tempo e o custo de transporte. No sculo XVII, So Paulo passou a competir com o Nordeste na produo de cana-de-acar pela grande disponibilidade de terras agricultveis e pela proximidade com o Rio de Janeiro, via de escoamento porturio na poca, j na dcada de 30, como afirma TSUKADA (2011) o centro-sul reduziu os custos de produo de forma que o custo do transporte para a fosse praticamente anulado, com isso o Nordeste ficou em desvantagem e a hegemonia do setor mudou de eixo. Com a criao do Instituto do Acar e do lcool - IAA, em 1933, organizou-se as bases para o aumento da produo alcooleira nacional por meio de financiamentos de destilarias anexas s usinas de acar. Em 23 de setembro de 1938, o decreto-lei n 737, estendeu a mistura de 5% de lcool gasolina produzida no pas, com a implantao da primeira refinaria nacional de petrleo (NOVACANA, 20121), com isso So Paulo ganhou em proximidade do mercado de consumo recm-criado e, ainda, com a fixao de preos para
Fonte: Historia da cana - disponvel em: http://www.biodieselbr.com/proalcool/historia/proalcool-industriasucroalcooeira.htm
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)
1

a atividade aucareira, o estado obteve elevadas taxas de lucro, uma vez que os preos eram balizados a partir dos custos das reas mais distantes do centro de consumo, e a partir da comeou a modernizar sua atividade produtiva, pois os excedentes passaram a ser investidos no setor agroindustrial. Junto a isso, com o destaque, nas dcadas posteriores, do centro-sul nas relaes comerciais, o aumento populacional e a concentrao industrial reduziu a importncia de Nordeste que ainda reproduzia as relaes arcaicas de produo. O sistema produtivo de etanol passou por vrios perodos de estruturao e reestruturao do setor marcado por forte regulao e protecionismo estatal. Entre eles, o do Programa Nacional do lcool - PROALCOOL foi de grande importncia para o setor j que atravs do IAA controlava a oferta do produto por meio de um sistema de cotas de produo e, como j mencionado, estabelecia os preos de mercado. Essa poltica ao mesmo tempo em que viabilizava a estabilidade do setor com Estado subsidiando a modernizao e o avano da produo da cana-de-acar, permitiu o deslocamento dos polos de produo agroindustriais para outros estados do Centro-Sul do pas (Paran, Minas Gerais, Gois e Mato Grosso). So Paulo, segundo TSUKADA (2011) teve em suas as polticas como Plano de Desenvolvimento do Oeste do Estado de So Paulo, (PRO-OESTE) atravs do Programa de Expanso da Atividade Canavieira para Produo de Combustvel do Estado de So Paulo (PROCANA) dentro do estado de So Paulo garantiram a consolidao da produo de acar e lcool. Essas polticas foram as bases dessa consolidao produtiva em So Paulo, medida que estas procuravam resolver os problemas de expanso e modernizao do parque industrial do etanol que, e diante da conjuntura sociopoltica e socioeconmica do perodo, as principais instituies de pesquisa e desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, e tambm o setor MetalMecnico, com destaque para os fabricantes de equipamentos de base do ramo como a Dedini e a Zanini, ficaram concentradas no estado de So Paulo. Em Mato Grosso, onde h registro da atividade canavieira no estado desde o sculo XVIII, baseado na produo de acar para escoamento por meio da Bacia do Paraguai/Prata, mas somente entre 1970 e 1980 com os incentivos fiscais e do Prolcool, o setor expandiu na regio, quando foi modernizado e reorientado para a produo de etanol. Da mesma forma Gois, tambm neste mesmo perodo, teve os incentivos do governo federal como indutor da produo sucroalcooleira atravs de polticas pblicas como o Programa de Desenvolvimento das reas do Cerrado (POLOCENTRO), que visava alterar a base tcnica agropecuria investindo em pesquisa, por meio da Embrapa, e desenvolvendo tecnologias para plantio em solos de baixa fertilidade, como o do cerrado, para estimular o avano da fronteira agrcola
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

(CARRIJO, 2008). Apesar dessa desconcentrao da produo pela regio centro-oeste, esses localidades permaneceram com uma produtividade muito reduzida e grande capacidade ociosa quando foram reorientadas para o a produo de lcool e o mercado prioritrio ficou sendo as regies de maior expanso dos veculos bicombustveis em So Paulo e no Rio de Janeiro e, portanto aquelas regies ficaram isoladas deste mercado em ascenso. Porm, como o governo subsidiava toda a produo no havia necessidade de se preocupar com a competitividade do produto, diante disso, a integrao logstica dessas novas regies produtoras com o mercado consumidor do sudeste foi baseada em rodovias de penetrao (TSUKADA, 2011) mesmo sendo o uso deste modal de transporte considerado inadequado para longas distncias e para o tipo de produto transportado, sendo este de baixo valor agregado, mas os usineiros no precisavam se preocupar com competitividade do processo de circulao dessa produo, pois como afirma TSUKADA (2011) citando RUAS (1996 p.161) o governo se comprometia a cobrir 90% do custo do transporte em terra, armazenagem no porto e a estiva, alm de assumir os possveis prejuzos se o preo de exportao ficasse abaixo do preo do mercado interno. Diante disso, nota-se que o processo de regionalizao da produo de sucroalcooleira no Brasil, passou por vrios momentos diferenciados de acordo com a conjuntura poltica econmica do pas, no entanto ficou evidenciado o papel das polticas publicas no reordenamento territorial da produo. No entanto, todo esse processo teve como grande beneficiado o estado de So Paulo que despontou no setor, tendo grande produtividade e baixo custo de produo e, portanto concentrou alm da produo agrcola e industrial, a pesquisa tecnolgica, o setor de maquinrio de base agroindustrial e um amplo mercado consumidor de etanol do Brasil a partir da fabricao e ampliao da frota de veculos bicombustveis, foram fatores importantes para o desenvolvimento dessa regio em que se consolidou o setor sucroalcooleiro. 3.1 A desconcentrao agroindustrial: Um novo cenrio regional Entender como se deu o processo de concentrao da agroindstria canavieira em So Paulo de grande importncia, para compreender o processo atual de expanso do setor no Brasil, visto como afirma CASTILHO (2010) citando SANTOS (1986, 1996),
o espao geogrfico pode ser compreendido como uma acumulao desigual de tempos e, pois os aspectos da internacionalizao do capital do capital atual devem
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

ser relacionados s heranas espaciais de cada pais [lugar ou regio], articulando as relaes de produo do passado as atuais.

Isso pode ser verificado com permanncia de So Paulo como estado hegemnico no setor mesmo com o enfraquecimento da tutela estatal e extino do IAA a partir da dcada de 90, em que houve uma desregulamentao do setor sucroenergtico, e este passou a ser orientado por uma poltica neoliberal, e as usinas novamente regidas pelas leis do mercado internacional. Como corrobora MONIE (2003 p.57), a globalizao reativa a competio entre os territrios para a captao de fluxos de bens, capitais e informaes que circulam em volumes cada vez maiores no espao econmico mundial e este processo de insero dos espaos regionais e locais neste novo paradigma poltico-econmico ocorre de forma desigual de acordo com a capacidade diferenciada dos lugares de dispor espacialmente infraestruturas para captar e fazer circular os fluxos materiais e imateriais, situao que se tornou necessria para a qualificao do espao regional. Como afirma PAULILHO (2000, p.26-27), analisar a combinao complexa do espao global e das localidades significa penetrar em um jogo de relaes, formas, organizaes e infraestruturas, em seus distintos nveis de interao e contradio posto isso, a anlise da formao da economia regional deve ser contextualizada seletivamente, nos diversos nveis escalares, pelo capital hegemnico levando em considerao a diversidade de definies sociopolticas e socioeconmicas que diferenciam os lugares, principalmente, nos espaos hegemnicos de tempos e fluxos acelerados em que a eficincia produtiva e logstica tem modificado essas estruturas organizacionais e reorganizando territrios produtivos em favor da competitividade regional. Neste paradigma o crescimento econmico de So Paulo, nos ltimos anos aliado a diversificao da produo industrial e agrcola, da urbanizao e consequente ampliao da oferta de servios para o setor, se desenvolveu economicamente estabelecendo conexes, vnculos logsticos entre as diferentes etapas do circuito produtivo dispersas no estado, agregando valor a produo e fortalecendo a economia da circulao, por meio da articulao entre centros logsticos integrados e plataformas multimodais, armazns e portos secos que interligam os diversos prestadores e operadores de servios logsticos aos outros agentes do circuito. Contudo, com o crescimento econmico e intensificao do processo de urbanizao nestas reas, os fatores repulsivos ao setor sucroalcooleiro foram surgindo e ocasionando a reduo das taxas de lucro por conta do encarecimento da mo de obra agrcola e industrial, a valorizao do preo da terra e a legislao ambiental mais rgida, principalmente contra o uso
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

de agroqumicos. Diante disso, o setor comeou a se expandir novamente em reas de cerrado buscando vantagens competitivas que proporcionem maior competitividade s empresas. A partir da comeam a se estabelecer novas reas produtoras de cana-de-acar no centro-sul de Gois e mais recentemente no sudeste de Mato Grosso, reas que foram escolhidas visando mecanizao do plantio e colheita, ou seja, j enquadradas no paradigma moderno de produo. Enquanto isso, reas que reproduziam a forma tradicional de produo e entraram e decadncia, sem o apoio do IAA, como o caso do Sudoeste Mato-Grossense que vem perdendo espao no cenrio produtivo nacional em virtude da baixa produtividade tanto agrcola quanto industrial e srias limitaes ambientais que impedem a expanso das reas de cana-de-acar como a proximidade com a rea de proteo do bioma pantanal e o Zoneamento Agroecolgico no estado esta deficincia fica ainda mais evidente na comparao entre a produo Goiana que est na nova rea de expanso, (ver tabela 1) que est em continuo crescimento enquanto aquela se manteve praticamente constante. Tabela 1: Evoluo da produo de cana de etanol em Gois e Mato Grosso. 2005 a 2012

Portanto, com essa nova lgica as diferenas tcnicas de uma regio para outra permitem a diferenciao entre o novo (moderno) e velho (obsoleto) e o velho em processo de mudana (reestruturao), no entanto, no significa dizer que um processo puramente tcnico, mas sim um processo de construo histrica de acumulao e diferenciao espacial, como afirma SANTOS (1996, p. 177)
[...] Os objetos preexistentes vem-se envelhecidos pela apario dos objetos tecnicamente mais avanados, dotados de qualidade operacional superior [...] esta [a competitividade] induz a um uso acelerado, e rapidamente substitudo, de novos-novos-novos objetos, de novas-novas-novas formas de organizao. Esse resultado imperativo da competitividade faz com que equipamentos e lugares se tornem rapidamente envelhecidos e sejam declarados incapazes ou insuficientes para fornecer novos esforos teis.

Com isso, as diferenas regionais do setor no Brasil so frutos dessas mudanas tcnicas que se constituram historicamente e desta desconcentrao em curso, constituem um mosaico
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

tcnico-produtivo, em que se encontram reas em obsolescncia: so as que no acompanham a modernidade, perderam a capacidade polarizadora; (como no Rio de janeiro, em que o setor est quase extinto) e em processo de reestruturao: que esto tentando se enquadrar nesta nova lgica competitiva como Sudoeste Mato-Grossense mas que apresentam srias limitaes produtivas. Tm-se, ainda, as reas modernas de expanso recente: aquelas que esto sendo inseridas na nova lgica vigente de expanso agrcola e industrial (como o Sudeste Mato-Grossense e o Centro-Sul Goiano) e o Oeste paulista, regio de produo consolidada, que concentra todas as etapas da cadeia produtiva moderna de produo de etanol e agregao de valor. Apesar da desconcentrao agrcola e industrial em curso delinear os contornos de uma reorganizao regional da produo sucroalcooleira no Brasil, So Paulo no perdeu sua hegemonia frente ao setor, muito pelo contrrio, ele o centraliza cada vez mais, visto que, as instituies de pesquisa e desenvolvimento, indstrias de base do setor, o saber-fazer (knowhow) especializado e a demanda de consumo de etanol ainda esto ali localizados. Estas regies se articulam atravs das infraestruturas logsticas e so dinamizadas pelos fluxos com os centros urbanos. Em ambos os estados, foram verificados dois tipos de relaes, que se diferenciam na qualidade dos fluxos: uma entre o campo e a cidade prxima, geralmente fluxo de trabalhadores, alguns agroqumicos e maquinrio agrcola comercializado localmente; e a outra relao existe entre o campo e a cidade distante no caso cidades do estado de So Paulo tais como Piracicaba, Campinas, Sertozinho e Paulnia de fluxos de servios especializados, maquinrio agrcola de preciso e industrial de alta tecnologia e de mercadorias acabadas. Portanto So Paulo se torna um n central dessa rede de fluxos interregionais demonstrando que os processos de reestruturao e desconcentrao espacial acentuaram os vnculos de complexidade este estado.
4.0 Comparao entre a logstica de Gois e Mato Grosso: A busca por competitividade.

Diferente de So Paulo onde a cadeia produtiva do setor sucroenergtico (pesquisa e desenvolvimento tecnolgico, indstria de base, disponibilidade de matria prima, insumos e atividade agroindustrial consolidada e amplo mercado de consumo) est completa, e utilizada logstica como um instrumento garantir mobilidade dos recursos entre os diversos atores constantes no territrio, colaborando para o seu desenvolvimento territorial. Gois e Mato Grosso se diferenciam desta realidade, pois concentram apenas uma etapa da cadeia
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

10

produtiva (a produo), a logstica voltada para o escoamento eficiente da produo, faz com que a interao com So Paulo seja muito mais intensa que com as cidades prximas e pouco estimula o desenvolvimento dessas regies. Diante disso, para essas reas dependentes da regio consolidada e distantes do mercado de consumo, a exigncia de eficincia do transporte passa pela esteira da competitividade em que a busca pela reduo dos custos operacionais e do aumento da flexibilidade dos transportes e velocidade dos fluxos de mercadorias buscam comprimir o espao-tempo (Harvey, 1993) para garantir a acessibilidade desses setores em seus respectivos mercados com o menor preo e no tempo certo. Atualmente em ambos os estados (Gois e Mato Grosso) concentram apenas a etapa industrial e agrcola do circuito produtivo do etanol e, portanto praticamente todos os insumos agrcolas e industriais tem que ser transportados de So Paulo por meio de rodovias. Na rea agrcola, as usinas utilizam as variedades de cana-de-acar vindas em sua maioria do Instituto Agronmico de Campinas - IAC, do Centro de Tecnologia Canavieira - CTC em Piracicaba e tambm das variedades da Universidade Federal de So Carlos - UFSCar. O maquinrio agrcola revendido localmente nestas regies, mas a maioria destes insumos agrcolas utilizados nas lavouras de cana-de-acar vem diretamente das empresas localizadas em So Paulo, pois a usina adquire um pacote tecnolgico, de grande porte para uso em terras prprias e arrendadas para reduzir os custos do transporte e eliminar custos embutidos por terceiros na composio do preo do insumo comercializado na regio. Todos os maquinrios industriais precisam ser trazidos diretamente da Dedine localizada So Paulo, inclusive no perodo de entressafra quando toda a usina desmontada para manuteno, os maquinrios que no podem receber manuteno no local so postos em carrocerias de caminho e transportadas at a fbrica da Dedine e depois retornam pela mesma via. Estas situaes, alm de configurarem fatores negativos no que concerne a competitividade, pois eleva os custos de produo com o transporte de insumos pelo modal rodovirio a distncias considerveis; dificulta o crescimento econmico do entorno, pois pouco dinamiza o comrcio local. No entanto, apesar de ser um fator de desvantagem competitividade para ambas as regies, esse quadro ainda mais prejudicial para o sudoeste de Mato Grosso, do que para a regio centro-sul goiana, pois aquele est mais distante de So Paulo. Entre a rea agrcola e a Industrial, a logstica um problema grave, pois a cana-deacar tem um tempo de decomposio curto, significa que, logo depois de colhida ela comea a reduzir o seu teor de sacarose, diminuindo sua produtividade. Por isso, necessita de
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

11

um transporte rpido motivo pelo qual aps a colheita no h armazenamento de cana cortada diretamente para as moendas, e isso exige um fluxo constante de matria prima que tem como fator limitador as pssimas condies das estradas no entorno das usinas, sendo este um problema recorrente em quase todas as usinas da regio. Este problema torna a proximidade geogrfica entre a usina e seus canaviais uma estratgia logstica necessria, (ver tabela 2), pois quanto menor a distncia, menor o tempo e o custo do transporte e maior so os ganhos em produtividade.

Tabela 2. Distncia mdia entre o Canavial e a Usina em Gois e Mato Grosso em 2010
Distncia mdia entre o Canavial e a Usina em porcentagem at 20KM Gois Mato Grosso 55,50 56,00 de 20 a 40KM 32,00 27,00 Acima de 40KM 12,50 17,00

Estado

Elaborao: Wanderson silva

Fonte: Conab/Suinf

Analisando esta tabela, sendo os valores ate 20 km, o ideal; de 20 a 40 km, razovel e; acima de 40 km, ruim, percebe-se que Gois leva uma ligeira vantagem neste quesito, pois tem menos lavouras localizadas acima de 40 KM, apesar disso, esta situao evidencia que a pssima condio de conservao das estradas no entorno um grande fator de desvantagem competitiva para ambas as regies, pois se as estradas no entorno estivessem em bom estado de conservao as usinas poderia transportar cana cortada a aproximadamente 120 km de distncia com os mesmos custos que so praticados atualmente em apenas 30km. Com relao ao Armazenamento, tanto Gois quanto Mato Grosso, pode ser considerado eficiente e competitivo neste sentido. Com capacidade de armazenar aproximadamente 70% do total produzido nestes estados, em termos de comparao, So Paulo possui capacidade de armazenamento de apenas 55% do total de etanol produzido no estado, entretanto conforme aumentar a quantidade produzida nestas regies, que atualmente nem se comparam com a produo paulista, portanto pode se verificar que, se o sistema de armazenagem no acompanhar este aumento a eficincia do armazenamento deve ser reduzida tambm.
Tabela 3. Capacidade Media de Armazenagem de etanol em m

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

12

Capacidade mdia de armazenagem de etanol em m Estado Total Gos Mato Grosso 1530000 530000 Por unidade 41000 58900 produo/armazenagem 70% 64% Fonte: Conab/Suif

Elaborao: Wanderson Silva

O sistema de armazenamento desses dois estados trs inmeras vantagens competitivas, pois como o acondicionamento feito dentro da prpria usina evita custos com transporte e proporciona ganhos comerciais com a estocagem do produto para comercializao na entressafra. O segundo que a estrutura formada por bases primrias e secundrias de armazenamento de etanol em fluxo de escoamento (descritas na Figura 1) tambm proporcionam ganhos logsticos considerveis uma vez que, as bases primrias esto localizadas prximas das reas de produo e as bases secundrias esto localizadas prximas s reas de consumo. E em terceiro lugar as tecnologias de informao do acondicionamento, que permitem aferir a condio do etanol armazenado de hora em hora e saber qual tanque deve ser escoado primeiro como de forma a garantir a qualidade do etanol e evitar perdas. 4.1 A infraestrutura atual e a projetada para o escoamento de etanol: As diferenas entre Gois e Mato Grosso em termos de infraestrutura logstica. Atualmente o sistema de escoamento do etanol de modo ideal, levando em considerao menor custo, tempo e distncia em funo desse produto de baixo valor agregado, seria dado da seguinte maneira de acordo com Figueiredo (2005) e Xavier (2005) (ver figura 1): Os fluxos primrios: para uma base primria, por transporte rodovirio ou ferrovirio dependendo da distncia, onde pode ser distribudo localmente ou ser transportado, por fluxo de transferncia para uma base secundria por meio de ferrovia ou dutovia, sendo este ultima mais indicado pelo baixo custo operacional e de manuteno para longas distncias. O fluxo primrio tambm pode ser transportado diretamente dos tanques da usina para uma base secundria, tambm por ferrovia ou dutovia ou, ainda, integrao inter/multimodal. Da base secundria, que est prximo aos centros de consumo, o fluxo de entrega para o qual o transporte adequado o rodovirio pela flexibilidade exigida para a distribuio do produto nos postos de abastecimento.
Figura 1. Estrutura de fluxos para escoamento de etanol

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

13

Como as infraestruturas no esto distribudas de forma homognea no espao, em funo das disponibilidades tcnicas, financeiras e normativas constantes em seus respectivos territrios, Gois e Mato Grosso se aproximam e se distanciam em certos aspectos de uma logstica de transporte competitiva. Frente a isso os agentes buscam estratgias diferenciadas e novas solues em logstica para atender seus interesses e garantir a competitividade dos seus produtos em seus respectivos mercados de consumo. 4.1.1 Infraestrutura de escoamento em Mato Grosso Atualmente seu mercado a regio Norte do Brasil em funo da baixa competitividade do etanol mato-grossense com relao ao goiano e o mineiro no mercado de consumo paulista, tendo o custo logstico um dos fatores que contribui em grande parte para isso. Por tanto o estado teria que dispor de modais de transporte mais adequados a longas distncias e ao produto transportado, sendo o Dutovirio o mais indicado neste caso, enquanto Mato Grosso paga cerca de R$ 0,17 pelo litro do etanol somente no frete rodovirio, tanto para So Paulo quanto para norte do Brasil, com o etanolduto o custo ficaria em torno de R$ 0,05 o litro (LESSA, 2012), aproximadamente o Preo que Gois pratica com o uso do Poliduto da Refinaria do Planalto Paulista (Replan) que vai de Senador Canedo (GO) at Paulnia (SP) A Logstica de transporte para escoamento de etanol em Mato Grosso atualmente, em que, da rea produtora, o combustvel transportado em direo base coletora de Cuiab, para distribuio no mercado interno por meio de rodovias. Para exportao se utiliza da intermodalidade, percorrendo 1200 km pela BR-364 at o terminal hidrovirio de Porto Velho e dali levado para abastecer da regio Norte. Alm dos custos com o transporte rodovirio

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

14

que elevado, o estado ainda sofre com as atuais condies dessa estrada, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte2 (DNIT, 2013), a pista ainda simples, apesar de j estar saturada com o intenso transito de veculos pesados, e com muitos trechos esburacados que faz com a uma viagem de aproximadamente 13h, se transforme em uma viagem de 16h. Futuramente o estado ter mais duas alternativas para sanar este gargalo logstico, estas voltadas para acessibilidade do mercado da regio sudeste, atravs da instalao do transporte ferrovirio, com a Malha Norte da ALL, que ligar Rondonpolis, e futuramente Cuiab, ao Alto Araguaia e que complementar a Ferro Norte que segue at Santa F do Sul em So Paulo. Figura 2. Traado Previsto da Ferronorte em Mato Grosso

Alm disso, a regio possui vrios estudos e projetos focados na constituio do modal dutovirio que no saem do papel, entre eles o que se inicia no alto Taquari-MT, passando por Campo Grande-MS at chegar ao Porto de Paranagu- PR, outro estudo seria o projeto pretende conectar Alto Taquari a Santos, passando pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (bases de Costa Rica e Paranaba), Minas Gerais e So Paulo (bases de So

Disponvel em: http://www1.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

15

Jos do Rio Preto e Paulnia), com capacidade de transportar 4 milhes de m/ano (REIS,
2008). Porm o projeto mais rentvel planejado para regio seria o de conectar o Alto Taquari

- MT a Jata-GO, onde est em construo com previso para operao em 2015 o Etanolduto projeto da Empresa Logum Logstica. Figura 3. Logstica atual e prevista para escoamento de etanol em Mato Grosso

Como ficou claro durante a descrio e localizao dos novos projetos logsticos no estado de Mato Grosso, estes esto concentrados na parte Sudeste de Mato Grosso e com isso novas usinas esto se instalando naquela rea nos moldes da produo moderna, estando ento, voltadas para o abastecimento da regio Sudeste do Brasil, pois tem se investido maciamente em eficincia logstica para escoar a produo competitivamente, ao contrrio da regio em reestruturao que continua voltada para atender o Norte do Brasil. 3.1.2 Infraestrutura de escoamento em Gois Em Gois, para distribuio interna, h grande dependncia do modal rodovirio pela flexibilidade e pela disponibilidade de rodovias que cortam as reas produtoras de etanol da regio. As principais rodovias (ver figura 5) utilizadas para transporte de etanol da regio so: a BRs 364 e 452, de acordo com o DNIT (2013), alterna entre trechos em boas condies de
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

16

conservao e trechos de pssimas condies com muitos buracos, em alguns trechos h obras de recapeamento da Operao Tapa Buraco; e as BRs 153 e 060 no geral apresentam boas ou razoveis condies de conservao e grande parte dos trechos j se encontram duplicados ou em fase de duplicao. Atualmente as exportaes do estado tm sido feitas por meio de integrao rodo-dutoviria, onde o combustvel transportado por rodovia at a base coletora de Senador Canedo-Go, onde escoam por modal dutovirio at Paulnia para ser distribudo em So Paulo. Duas novas alternativas so: um novo etanolduto com previso de termino em 2015 que ligara jata e Quirinpolis at Paulnia (ver figura 5). Outra o escoamento atravs do Terminal hidrovirio de So Simo-Go, que navega pela hidrovia Tiet- Paran, at Anhembi-SP (ver figura 4) e de l, o combustvel ser transportado por um alcoolduto at a Replan (Refinaria do Planalto), em Paulnia (regio de Campinas), e de l, ser distribudo em So Paulo ou ser transportado para os portos de So Sebastio-SP e Ilha Dgua - RJ para ser exportado.3
Figura 4. Integrao multimodal do terminal hidrovirio de So Simo para transporte de etanol

A terceira alternativa o transporte Ferrovirio, atravs da ferrovia Norte-Sul (ver figura 6) que, Segundo a VALEC4 (2012), permitir acessibilidade ao mercado Norte do Brasil por meio dos 13 Ptios Multimodais que esto sendo construdos em pontos estratgicos ao longo do percurso da Norte-Sul vo proporcionar a articulao entre o sistema fluvial da Bacia
Relatrio Final do Mapeamento Etapa 1 do Plano Estadual de Logstica de Cargas do RJ Volume 2/2, 2011 p.123 Disponvel em: http://download.rj.gov.br/documentos/10112/157768/DLFE-58548.pdf/Relatorio_MapeamentoVol2.pdf 4 Disponvel em: http://www.valec.gov.br/FerroviasFNSPalmas.php
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)
3

17

Amaznica. Quando estiver concluda, Gois ganhar uma opo logstica competitiva voltada para essa regio em relao a Mato Grosso. Hoje Gois s consegue adentrar nos mercados da regio Norte do Brasil com um alto valor do frete rodovirio (240 R$/m. 1000 Km) enquanto Mato Grosso consegue um valor mais competitivo (180 R$/m.1000 Km) por meio da integrao rodo-hidroviaria, com o Transporte Ferrovirio/hidrovirio diminuir em at 30% o valor do frete, colocando Gois na disputa pelo mercado desta regio com Mato Grosso. Figura 5. Logstica atual e prevista para escoamento de etanol em Gois

4.2 Competitividade e logstica diferenciada Junto com a noo de mundo globalizado, surge a crena implcita de que as regies estariam se tornando homogneas, quando na verdade se tem uma correlao de foras, pois na mesma medida que as novas tecnologias homogenezam; as condies espaciais e as relaes de poder construdas ao longo do tempo heterogenezam e reforam a caracterizao regional. Atualmente as atividades econmicas e os circuitos produtivos instalados, se adaptam as assimetrias regionais e repensam suas estratgias de desenvolvimento, como, por exemplo, a estratgia logstica mais adequada, seja ela funcional ou territorial. O paradigma da competitividade que rege a economia moderna capitalista que objetiva reduzir os custos e a
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

18

aumentar a capacidade das empresas em responder as demandas do mercado de forma mais rpida que seus concorrentes. Nestas reas de expanso da produo de etanol so desta forma, organizadas pelas grandes empresas que possuem uma rede poder (PAULILHO, 2000) capaz de reorganizar as aes produtivas nos lugares, tornando-os adaptados s suas necessidades produzindo um territrio de fluxos e um sistema de relaes organizadas espacialmente que reconfiguram a regio para competir inter-regionalmente de modo eficiente. Ao analisar as opes logsticas de Mato Grosso e Gois que estes espaos rurais, cada vez mais determinados por centros de consumo cada vez mais distantes, do mesmo modo que as empresas esto inseridas numa lgica competitiva que se materializa no territrio, ento esses territrios produtivos competitivos e altamente tecnificados estruturam regies que competem por, entre outros, a alocao e localizao de infraestruturas logsticas para produo, armazenamento e escoamento de etanol, tais infraestruturas so consideradas estratgicas para adquirir vantagem competitiva para as regies, pois sua gesto eficiente dos fluxos permite reduzir o custo do transporte e promover a diferenciao do produto, garantindo acessibilidade aos seus respectivos mercados de consumo e, para transpor as barreiras geogrficas existentes entre a etapa industrial do circuito (localizadas nestas novas reas) e outras etapas do circuito espacial produtivo (localizadas em So Paulo - como instituies de planejamento e gesto, empresas de consultoria, fornecedores de insumos agrcolas, industriais e tecnolgicos), e por isso estes estados seus municpios tem investindo cada vez mais em infraestruturas logsticas e informacionais para escoamento eficiente de etanol. Tendo em vista esta realidade, Mato Grosso tem no transporte rodovirio sua nica via de escoamento para a regio sudeste e Gois tem o modal dutovirio sua principal via de escoamento, tendo ainda o apoio do modal hidrovirio, esse quadro inviabiliza a competio do etanol vindo do Sudoeste mato-grossense em direo a Paulnia-SP. Ficando mais evidente ao comparar os custos de frete por modal no Grfico 1 abaixo.

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

19

Grfico 1.Custos mdios (em R$/m.1000Km) de frete em direo a Paulnia


Fonte: SIFRECA/ANTT/ANTAQ/ANP Elaborao: Wanderson Silva

No entanto Mato Grosso alterou a sua estratgia logstica modificando seu mercado consumidor, j na dcada de 90 deixou de ser a regio Sudeste, e passou a ser a regio Norte do Brasil, integrando os modais rodovirio e hidrovirio, e com isso, consegue superar o etanol Goiano que atualmente pelo modal rodovirio no tem condies de competir com o etanol mato-grossense nesta regio. Como mostra o custos dos fretes constantes no Grfico 2 abaixo.
Grfico 2. Custos mdios (em R$/m.1000Km) de frete para a regio Norte
Fonte: SIFRECA/ANTT/ANTAQ/ANP Elaborao: Wanderson Silva

Portanto, esta situao atual no absoluta, visto que a busca por competitividade regional no cessa, em funo disso as regies se alteram, se reorganizam, se reestruturam fazem uso da sua capacidade de resposta s dinmicas mercadolgicas para garantir a acessibilidade de novos mercados como o caso da Regio Sudeste de Mato Grosso que comeou a se organizar em funo das novas opes logsticas planejadas e em construo VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

20

dutovias e ferrovias - que tem atrado o setor para a regio, com usinas j modernizadas e sem as limitaes produtivas que existem na regio tradicional, da mesma forma, a regio central de Gois que tem conhecido um avano significativo da produo de cana e instalao de usinas. Com o trmino das obras da ferrovia Norte-sul poder novamente disputar o mercado da regio Norte com Mato Grosso. 5.0 - A grande vantagem competitiva de Gois sobre Mato Grosso: A estruturao e dinamizao do espao regional. Nesta disputa competitiviva interregional, o dinamismo regional um fator de extrema relavancia para competitividade. Este dinamismo, estimula o desenvolvimento dessas reas em funao de uma atividade produtiva dominante e as atividades que lhe so correlatas ou complementares, ou seja, a forma comos os recursos territoriais constituidos por especifidades histricas dos locais se relacionam afetam a forma como as regies se inserem no mercado. Esta configurao organizacional, necessita de uma logistica capaz de alimentar este sistema de trocas mobilizando, entre os atores, os recursos sociais, politicos, econmicos e tecnolgicos e isto constitui-se vantagem estratgica das empresas e das regies. Dentro desta lgica, So Paulo atualmente o estado da arte do setor sucroenergtico por concentrar geograficamente todas as etapas do circuito espacial produtivo, e possuir uma logistica territorial capaz de integrar as atividades economicas distribuidas no territrio e assim estimular o desenvolvimento local/regional. Diferentemente do que ocorre em Mato Grosso e do que vem ocorrendo em Gois onde a logstica ainda est em uma etapa de simplesmente ser eficiente, escoar a produo e no necessita articular os distintos setores da economia local, reflexo disso que nas rea s de cana-de-acar, dessemelhante das reas da cultura de soja, a atividade sucroalcooleira pouco dinamiza as cidades do centro-oeste, pois se relaciona
muito mais com So Paulo do que com aquelas, em parte pela ausncia, nestes lugares, de condies tcnicas, tecnologias, sociais e principalmente polticas que comportem as outras atividades do circuito, como pesquisa e desenvolvimento, indstria de base e fornecimento de servios em geral, inclusive logsticos. A maior vantagem para esses municipios que a atividade sucroalcooleira

promove grande arrecadao de divisas principalmente com o recolhimento de Imposto Sobre Servios ISS, pois as usinas demandam muitos servios especializados e, mesmo que grande parte desses impostos irem tambm para municipios Paulistas, pois as empresas que fornecem o servio esto localizadas em So Paulo.

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

21

Portanto a aglomerao geogrfica das atividades economicas, de pesquisa e de servios de apoio a atividade industrial localizada nestas regies e o desenvolvimento de uma logistica territorial capaz de mobilizar estes recursos so necessrias para o fortalecimento economico desses espaos. Diante disso, analisando o processo histrico de formao e consolidao do setor em So Paulo, podemos perceber o papel das polticas pblicas das vrias esferas de governo para a concentrao dessas atividades ao subsidiar a indstria e tambm a rea agrcola. E, neste sentido, Gois sa na frente com relao a Mato Grosso, uma vez que este ainda investe apenas em polticas para constituio de uma logistica funcional, fruto do processo de desterritorializaao produtiva. Enquanto isso, Gois ascente para a prxima etapa, em que as polticas pblicas esto voltadas para a valorizao dos fluxos territoriais, reconcentrando as atividades produtivas e agregando valor a produo visando o desenvolvimento a partir da atividade dominante, reunindo num subespao atividades e servios que se correlacionam reciprocamente, demonstrando que a proximidade geografica ainda um fator importante para a competitividade, como diz MONIE (2011) ao citar BOSCHERINI & POMA (2000) A reestruturao do capitalismo estimulou fenomenos de reterritoializao que fizeram emergir espaos produtivos cuja competitividade alimenta-se dos efeitos da proximidade geografia e institucional. Para tanto, dois so os principais vetores de desenvolvimento de uma logstica endgena que mobilize os recursos existentes no territrio goiano, primeira a criao da plataforma logstica de Anpolis, a outra os Complexos Industriais Integrados - CII, sendo o de Rio Verde-GO voltado para a atividade Canavieira e a agroindustria de etanol De acordo com a Secretaria de Estado de Gesto e Planejamento de Gois (SEGPLAN-GO, 2012), a Plataforma logstica multimodal, atua como terminal alfandegado pblico, destinado armazenagem e movimentao de mercadorias. Relacionando polos de servios e administrativos a infraestruturas: como centro de carga rodoviria, pela acessibilidade rodoviria existente no entorno a plataforma est localizada no principal entroncamento rodovirio da regio - e um terminal de carga ferroviria para permitir o aproveitamento das novas estruturas ferrovirias do estado, as ferrovias Centro-Atlntica e Norte-Sul. Este empreendimento parte da premissa de aproximar e integrar os modais de transporte ao comando logstico dos fluxos que circulam atravs dela, desta forma a plataforma multimodal territorializa os fluxos que circulam nas redes, agregando valor e dinamizando as economias locais/regionais. Assim, indo de encontro ao modelo excludente
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

22

em que empresas possuem canais prprios de circulao, que pouco contribui para uma logstica permissiva a participao, de forma transversal, dos agentes pblicos e privados vinculados ao desenvolvimento econmico de participar ativamente no desenho das redes de circulao na sua rea de abrangncia. (SILVA, 2003 p.89) Dentro de uma poltica estatal baseada no aproveitamento das vantagens comparativas e competitivas locais, que faz parte do Programa de Ao Integrada de Desenvolvimento (PAI), oss CIIs vo associar infraestrutura industrial, informacional e logstica que facilitem a integrao entre empresas de ramos semelhantes sejam pequenas, mdias e/ou grandes empresas a rodovias e ferrovias e com isso interligando cidades menos competitivas com outras mais competitivas. Para isso, os CIIs, integram operadores logsticos, centros de distribuio, centros industriais produtivos, instituies de pesquisa e financeiras e, as esferas de poder governamentais. Garantindo um sistema de trocas constante atravs dos crculos de cooperao institucional buscando dinamizar e territorializar esses sistemas de interaes e, com isso, estimula o crescimento econmico pela proximidade geogrfica e institucional de atividades correlatas e pela articulao logstica de atores. Portanto a CII - Rio Verde permite uma organizao o processo produtivo de maneira que se alcancem os menores custos de produo ao mesmo tempo em que se incrementam os bens e servios para agregar valor ao produto. Por isso a interconexo entre estes atores exige uma logstica capaz captar tais recursos no territrio, ou seja, uma logstica aberta e transversal que se fundamente na mobilizao produtiva dos territrios. (MONIE, 2003 p.66) Com essa nova poltica vinculada ao desenvolvimento territorial, Gois estaria deixando de lado o modelo de logstica estritamente funcional, e iniciando a busca por competitividade atravs de uma logstica territorial, de forma semelhante o que aconteceu em So Paulo, num processo de desenvolvimento que integra, modifica e enquadra as relaes entre o rural e o urbano nestas regies nos moldes do novo espao econmico mundial. 6.0 Consideraes finais O circuito espacial produtivo do setor sucroenergtico do Brasil, apresenta realidades distintas de acordo com a formao socioespacial que as distintas regies produtoras apresentaram ao longo do tempo e por isso a forma de organizar a logstica tambm so diferenciadas de uma regio para outra. O processo de concentrao e desconcentrao do

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

23

setor ao longo dos anos mostra o papel das polticas pblicas no reordenamento territorial, incentivando a modernizao e a competitividade regional, pois segundo FAJARDO ( 2008 p.49 ),
as empresas podem ser entendidas sob uma a lgica territorial na medida em que atuam em determinadas reas, constroem seus territrios, no apenas atuando de forma regionalizada, mas organizando-se em redes onde estabelecem tambm uma parcela de diviso do trabalho, colaborando para o arranjo territorial (local e regional) e para a definio (temporal) de uma certa dinmica que resulta numa ao no espao.

Tendo isto em vista, para a forma como se deu a desconcentrao agroindustrial do setor sucroenergtico, onde os principais atores da cadeia produtiva e o principal centro consumidor permaneceram em So Paulo, a logstica tende a ser funcional a medida que s necessria para fazer um tunelamento entre a reas produtora e a rea consumidora e fornecedora de insumos, nesta lgica as redes (informacionais e logsticas) se tornam ainda mais hegemnicas medida que pouco se relaciona com outros setores econmicos locais. Por outro lado seguindo, a proximidade geogrfica entre as atividades que se correlacionam produo, marketing, planejamento, pesquisa - criando redes de valor agregado, portanto uma logstica vinculada ao territrio, capaz de relacionar estes diversos atores evolvidos integra o espao rural s novas concepes da organizao da produo capitalista medida que dinamiza e articula o campo, com as agroindustriais, tradings agrcolas, Estado e outros agentes socioeconmicos caracterizando uma nova territorialidade econmica, de contexto regional, que modificam as estruturas desses espaos.

7.0 Referncias Bibliogrficas


BECKER, Bertha. Logstica: Uma nova racionalidade no ordenamento do territrio? Anais 3 simpsio de geografia urbana, Rio de janeiro. 1993 CARRERA, M. A. A competitividade atravs da estratgia logstica um estudo de caso sobre a DHL e FEDEX. Disponvel em: http://administradores.com.br/_resources/files/_modules/academics/ academics_940_201002281825307201.pdf CARRIJO, Ed Licys de Oliveira. A expanso da fronteira agrcola no estado de Gois: setor sucroalcooleiro. 2008. 99 f. Dissertao (Mestrado) Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Gois, 2008. CASTILHO, R. FREDERICO, S. Espao geogrfico, produo e movimento: uma reflexo sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade & Natureza, Uberlndia: 461-474, dez. 2010
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

24

CASTILHO, R. Regio competitiva e circuito espacial produtivo: A expanso do setor sucroalcooleiro no territrio brasileiro. Unicamp, 2009 DIAS, Leila Christina - Redes, Sociedades e territrios Santa Cruz do sul: EDUNISC,2005 FERREIRA, Enas Rente; BRAY, Silvio Carlos. s influncias do Pr-lcool e do Pr-Oeste nas transformaes das reas canavieiras do Estado de So Paulo. Geografia, Rio Claro, v. 9, n. 17/ 18, p. 101-113 out. 1984. GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Secretaria de Estado e Transportes. Mapeamento do Sistema Logstico de Cargas do Estado do Rio de Janeiro e de Sistemas Logsticos Concorrentes / Complementares, com Modelagem e Definio de Demanda .Relatrio Final do Mapeamento Vol 2, 2012 HARVEY, David. Condio Ps-Moderna. So Paulo: Loyola, 1993. LESSA, Vivian. reas degradadas incorporadas ao plantio da cana contribuiriam para a produo do etanol. 2012. disponvel em: http://www.agrodebate.com.br/_conteudo/20 12/10/noticias/4340-reasdegradas-incorporadas-ao-plantio-da-cana-contribuiriam-para-a- producao-do-etanol.html MACHADO, Lia Osrio. COELHO, Maria Clia e TAVARES, Maria. Redes de distribuio de energia e desenvolvimento regional na Amaznia Oriental. Novos Cadernos NAEA v. 9, n. 2, p. 99134, dez. 2006 MONI, Frdric. Planejamento territorial, modernizao porturia e logstica: O impasse das polticas pblicas no Brasil e no Rio de janeiro. In MONI, Frdric e SILVA, Gerardo A mobilizao produtiva dos territrios: Instituies e logstica do desenvolvimento local, DP&A editora, 2003 MONI, Frdric. Dinmicas produtivas, logstica e desenvolvimento territorial. In. VIDEIRA, Sandra, COSTA, Pierre, FARJADO, Srgio. Geografia econmica: releituras contemporneas. Rio de janeiro, Letra Capital. 2011 PORTER, Michael. A vantagem competitiva das naes, Rio de janeiro: Editora Campos,1989 REIS, Rogrio. Transporte dutovirio: a opo da indstria para alcanar o mundo. Revista Opinies, 2008. Disponvel em: http://www.revistaopinioes.com.br/aa/materia.php?id=123 SAHOP. SECRETARIA DE ASENTAMIENTOS HUMANOS Y OBRAS PBLICAS. Glosario de trminos sobre asentamientos humanos. Mxico D.F., SAHOP, 1978. 175 p. SANTOS, Henrique e VALE, Ana Modernizao da agricultura e novas relaes campo-cidade no atual perodo da globalizao: algumas anlises a partir do agronegcio cafeeiro no municpio de Alfenas MG In 3 jornada cientifica da geografia, a universidade chega a periferia: geografia diante das complexidades contemporneas. Minas Gerais: UNIFAL, set. 2012 SANTOS, Milton. A Natureza do Espao: Tcnica e Tempo, Razo e Emoo, So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2006. SILVA, Gerardo. Logstica e territrio: implicaes para as polticas pblicas de desenvolvimento. In MONI, Frdric e SILVA, Gerardo A mobilizao produtiva dos territrios: Instituies e logstica do desenvolvimento local, DP&A editora, 2003
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

25

SILVA, William F. da O avano do setor sucroenergtico no Cerrado.Gois: UFG, 2011 VASCONCELOS, Marco Antonio; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de economia. So Paulo: Saraiva, 1998 FARJADO, Srgio. Ao territorial corporativa no espao rural In. VIDEIRA, Sandra, COSTA, Pierre, FARJADO, Srgio. Geografia econmica: releituras contemporneas. Rio de janeiro, Letra Capital. 2011 TSUKADA, Claudia. Os efeitos da expanso do setor sucroalcooleiro sobre o desenvolvimento de municpios da Regio Administrativa de Marlia-SP / Presidente Prudente: UNESP [s.n], 2011

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

26

You might also like