You are on page 1of 20

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


EDITAL N 01/2013 EDITAL PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS TCNICO-ESPECIALIZADOS PARA PRESTAO DE SERVIOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DO PROGRAMA DE EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS, NAS MODALIDADES PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E DISTNCIA DA ESCOLA DE EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS

PREMBULO

Considerando a Lei Estadual n 15.608/2007, em mbito do governo Estadual, que estabelece normas sobre licitaes, contratos administrativos e convnios; Considerando o Decreto n. 4.507/2009 que dispe sobre o Regulamento do Credenciamento de pessoas fsicas ou jurdicas no Estado do Paran; Considerando o Decreto n 7.462/2013, que estabelece e regulamenta a concesso da Gratificao pela Realizao de Trabalho Relevante - GRTR, da Gratificao pelo Exerccio de Encargos de Auxiliar ou Professor GEEP, e do pagamento por meio de Recibo de Pagamento a Autnomo RPA, no mbito da Escola de Governo do Estado do Paran.

A SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS, CNPJ: 40.245.920/0001-94, com sede no Palcio das Araucrias - Rua Jacy Loureiro de Campos S/N - 2 andar - 80530-915 - Curitiba - PR, por meio da ESCOLA DE EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS - ESEDH, torna pblico que esto abertas as inscries para credenciamento de profissionais tcnico-especializados, para integrar o Banco de Profissionais, conforme art. 5 do Decreto 7.462/2013 (vide Anexo I), para o Programa de Educao em Direitos Humanos, na forma estabelecida neste Edital.

1. OBJETO 1.1.1 Este edital tem como objeto o credenciamento de profissionais tcnico-especializados, servidores pblicos estaduais e profissionais autnomos, para a prestao de servios, conforme art. 5 do Decreto 7.462/2013, ao Programa de Educao em Direitos Humanos, da ESEDH, na forma estabelecida neste ato convocatrio, de acordo com as modalidades de ensino presencial, semipresencial e distncia, e os eixos de atuao da ESEDH, conforme especificado no ANEXO II. 1.1.2 A participao de profissionais tcnico-especializados neste Credenciamento implicar na aceitao integral e irrestrita das condies estabelecidas neste Edital. 1.1.3 Este edital e seus anexos ficaro disponveis no endereo eletrnico

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


http://www.esedh.pr.gov.br/, durante o perodo de vigncia. 1.2 O processo de Credenciamento ser elaborado e conduzido pela Comisso de Credenciamento, constituda pela Resoluo n. 215/2013, desta Secretaria de Estado da Justia, Cidadania e Direitos Humanos, e todas as suas decises devem ser registradas no processo individual do candidato. 1.3 As inscries para este Edital devero ser feitas de duas formas, diretamente na sede da Escola de Educao Direitos Humanos (ESEDH), Rua Almirante Tamandar, 1133, Alto da XV, CEP: 80.045-170, Curitiba/PR, no horrio comercial e/ou por via postal, sendo neste ltimo caso considerada, para efeitos da verificao da tempestividade, a data da postagem do requerimento de inscrio. 1.4 O credenciamento no estabelece obrigao da Escola de Educao em Direitos Humanos de efetuar qualquer contratao, constituindo apenas cadastro de prestadores de servios aptos a atenderem s demandas, quando evidenciadas, sendo que as contrataes propriamente ditas sero realizadas mediante a abertura de procedimento administrativo autnomo para anlise da viabilidade de contratao direta por inexigibilidade de licitao (art. 33, inciso II, e art. 21, inciso VI, da Lei Estadual n 15.608/2007). 1.5 tambm assegurado ESEDH o direito de cancelar, no todo ou em parte, este Edital de Credenciamento, mediante justificativa, sem que caiba, em decorrncia dessa medida, qualquer indenizao ou compensao aos participantes. 1.6 Esto impossibilitados de participar deste processo servidores pblicos estaduais que tenham sido condenados em processo administrativo ou disciplinar. 1.7 Todo e qualquer esclarecimento com relao a este Edital dever ser feito somente por meio da formularizao de protocolo, junto a ESEDH.

2. ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO 2.1. As etapas seguintes caracterizaro o processo de credenciamento, em carter classificatrio e eliminatrio: 2.1.1. Inscrio; 2.1.2 Anlise documental para homologao da inscrio; 2.1.3. Anlise de Currculo; 2.1.4. Anlise do Plano de Trabalho escrito. 2.1.5. Recursos; 2.1.6 Resultado Final; 2.1.7 Alinhamento Institucional e Pedaggico promovido pela ESEDH/PR.

3. DA INSCRIO 3.1 As inscries sero realizadas no perodo de 18/07/2013 09/08/2013 exclusivamente pelo site http://www.esedh.pr.gov.br/, no link cadastro de instrutores. Com o cadastro impresso e assinado e cpias de documentos comprobatrios, conforme ANEXO III, toda a documentao

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


deve ser encaminhada, conforme item 1.3 deste edital. A inscrio do profissional tcnicoespecializado realizada na sede da ESEDH poder ser por meio de procurador oficialmente constitudo para este fim. 3.2 Ser permitida a inscrio para, no mximo quatro temas, com apresentao em formato de plano de trabalho, constante no ANEXO IV; 3.3. A documentao necessria dever estar com o prazo de validade atualizado e no sendo permitida a apresentao de protocolos em substituio aos documentos exigidos. 3.4. Aps a finalizao da inscrio no ser permitida a alterao de dados, salvo em relao a situaes legais. 3.5. As informaes prestadas no ato da inscrio sero de inteira responsabilidade do Profissional tcnico-especializado, sendo que a ESEDH reserva-se ao direito de excluir deste processo de credenciamento aquele que no preencher os dados solicitados de forma completa e correta ou deixar de apresentar qualquer documento constante no ANEXO III deste edital. 3.6. Os documentos constantes nos processos das inscries indeferidas permanecero na ESEDH pelo prazo de 30 dias para retirada pelo candidato, aps este prazo sero incinerados.

4. DA ANLISE DOCUMENTAL E HOMOLOGAO DAS INSCRIES 4.1 A Comisso de Credenciamento realizar a conferncia dos documentos necessrios, conforme ANEXO III, e providenciar deferimento ou no do candidato. Aps, ser gerado o Termo de Homologao das inscries e divulgado no Dirio Oficial do Estado do Paran, alm dos portais da ESEDH, SEJU/PR e DEPEN/PR, para amplo conhecimento. 4.2 Esta etapa eliminatria. 4.3 Os casos deferidos participaro automaticamente da etapa posterior.

5. DA ANLISE DE CURRCULO 5.1 A anlise de currculo ser conduzida pela Comisso de Credenciamento que trata o item 1.2 do Prembulo. 5.2 Esta etapa consiste na anlise em relao formao e experincia profissional e docente, de acordo com critrios estabelecidos no ANEXO V, integrante deste Edital, e tem carter classificatrio e eliminatrio. 5.3 No decorrer da anlise de currculo, se constatada qualquer irregularidade, o candidato ser automaticamente desclassificado. 5.4. Sero classificados os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 6,0 pontos, considerando a mdia dos pontos do critrio formao e experincia profissional.

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


6. ANLISE DO PLANO DE TRABALHO ESCRITO

6.1 Os membros da Comisso de Credenciamento, sero responsveis pela anlise dos Planos de Trabalho, obedecendo aos critrios de pontuao estabelecidos no ANEXO VI do presente Edital. 6.6 O candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0, estar apto para etapa posterior.

7. DO RECURSO 7.1 O resultado provisrio ser publicado por meio de Edital no Dirio Oficial do Estado do Paran, e divulgado nos portais da ESEDH, SEJU/PR e DEPEN/PR, para amplo conhecimento. 7.2 O candidato que se sentir prejudicado pela classificao poder interpor recurso perante a Comisso de Credenciamento, de duas formas, por meio de protocolo no local em que realizou sua inscrio para a seleo ou por meio eletrnico, com documento formal datado, assinado e digitalizado e enviado para espen@depen.pr.gov.br. 7.3 O recurso dever ser interposto em at 05 (cinco) dias teis, contados da publicao do resultado no Dirio Oficial do Estado. 7.4 Os recursos apresentados em locais diferentes ao da inscrio e fora do prazo estipulado sero automaticamente descartados e no sero apreciados pela Comisso de

Credenciamento.

8. DO RESULTADO FINAL 8.1 O resultado final das 02 (duas) etapas eliminatrias e classificatrias, anlise de currculo e anlise do plano de trabalho escrito, ser calculado com base na frmula abaixo :

Pontos do Currculo + Pontos do Plano de Trabalho Escrito 2

8.2 Para fins de classificao, sero atribudos pontos de 0 (zero) a 10,0 (dez), nas etapas da Anlise do Currculo e Anlise do Plano de Trabalho. 8.3 A nota final mnima para classificao no processo de seleo de 6,0 (seis) pontos. 8.4 O candidato que no obtiver a nota final mnima estar, automaticamente, desclassificado do Processo de Seleo. 8.5 Julgados os recursos, o resultado final ser publicado por meio de Edital no Dirio Oficial do Estado do Paran, e divulgado nos portais da ESEDH, SEJU/PR e DEPEN/PR, para amplo conhecimento. 8.6 A partir do resultado publicado, os profissionais credenciados sero inseridos no Banco de Profissionais aptos para prestar servios, conforme art. 5 do Decreto 7.462/2013, da ESEDH,

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


quando demandados; 8.7 O resultado da pontuao final servir para posicionar o candidato em ordem de convocao por rodzio para prestar servios, conforme art. 5 do Decreto 7.462/2013. Em caso de empate, a Coordenao de cada curso adotar como critrio de desempate a maior idade do prestador de servio.

9.0. ALINHAMENTO INSTITUCIONAL E PEDAGGICO PROMOVIO PELA ESEDH/PR

9.1 Todos os credenciados passaro por alinhamento institucional e pedaggico, que ser organizado a partir do nmero de credenciados e temticas contempladas.

10. FORMALIZAO DA CONTRATAO DE SERVIOS 10.1. A oficializao da prestao de servio dar-se- por meio de instrumento contratual ou equivalente e obedecer aos critrios seguintes: 10.1.1. Organizao da demanda ser realizada pela Coordenao de cada curso. 10.1.2. Disponibilidade de atendimento imediato ou conforme agenda. 10.1.2.3 Quando houver demanda, o prestador de servios poder atualizar sua documentao, se necessrio, e, em seguida, ser instaurado procedimento administrativo de contratao do profissional via inexigibilidade de licitao (art. 33, inciso II, e art. 21, inciso VI, da Lei n. 15.608/2007). 10.1.2.4 Assinado o contrato de prestao de servios, tal implica tambm na obrigatoriedade de o contratado disponibilizar ESEDH o material utilizado nas demandas, para alimentao de repositrio. 10.1.2.4 A realizao deste trabalho nos processos formativos da ESEDH no gera qualquer vnculo empregatcio nem demais responsabilidades constantes na legislao trabalhista (DECRETO-LEI N. 5.452, DE 1 DE MAIO DE 1943).

11. ACOMPANHAMENTO E AVALIAO DA PRESTAO DE SERVIOS 11.1. A ESEDH, objetivando a garantia da qualidade do resultado efetivo aos seus alunos, realizar o acompanhamento e avaliao da prestao deste servio pelo contratado em todo desenvolvimento do programa e/ou projeto em que foi contemplado. 11.2. A continuidade do credenciamento e a solicitao para nova prestao de servios dependero da avaliao do profissional, atravs de formulrio prprio respondido pelos alunos atendidos na demanda.

12. VIGNCIA DO CREDENCIAMENTO 12.1. Os Profissionais tcnicos especializados tero seus cadastros vlidos por 12 (doze) meses, a partir da data de publicao do resultado final, independentemente do nmero de contratos celebrados para atendimento demanda da ESEDH.

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


12.2. O edital de seleo ser atualizado semestralmente.

13. SITUAO DE DESCREDENCIAMENTO 13.1. O profissional poder ser descredenciado, assegurado contraditrio e ampla defesa, quando houver situaes tais como: a) descumprimento ou violao, no todo ou em parte, das normas contidas no edital de credenciamento ou no instrumento de contratao da prestao de servios; b) recebimento de 3 (trs) avaliaes inferiores ao mnimo de 60% (sessenta por cento), seguidas ou intercaladas, por parte dos alunos e coordenadores; c) desistncia do servio para o qual foi contratado em detrimento de outro a ser prestado a outro projeto da escola, por sua vontade, salvo por justificativa devidamente reconhecida pela contratante; d) apresentao, a qualquer tempo, na vigncia do respectivo instrumento contratual, de documentos que contenham informaes inverdicas; e) indiscrio e falta de sigilo sobre particularidades da SEJU/ESEDH e dos seus alunos; f) descumprimento de 15 minutos como prazo mnimo para estar presente no local onde realizar sua atividade; g) negligncia no zelo pelos equipamentos, material didtico, estrutura fsica do local e bens patrimoniais disponibilizados pela ESEDH para a realizao do trabalho contratado, quer seja nas suas instalaes, quer seja em estruturas de parceiros; h) entrega e/ou divulgao de material promocional de sua empresa e/ou de seus servios particulares, durante os contatos mantidos em nome da ESEDH, sem autorizao expressa dessa; i) utilizao de qualquer material desenvolvido pela ESEDH para seus produtos e programas particulares sem prvia autorizao da contratante; k) cobrana aos alunos de qualquer honorrio profissional, complementar ou no, relativo aos trabalhos executados conforme contrato com a ESEDH; l) comercializao de produtos relacionados ou no ao trabalho contratado, no recinto onde estiver atuando junto ao aluno da Escola, sem prvia autorizao quando for o caso de interesse e beneficio para as partes; m) afastamento da prestao do servio contratado, mesmo temporariamente, sem razo fundamentada ou notificao prvia e formalizao de substituies; n) designao ou substituio de outro profissional, credenciado ou no, para executar o servio pelo qual foi contratado pela Escola, no todo ou em parte, sem prvia autorizao; o) utilizao da logomarca da SEJU/ESEDH como referncia para a realizao de servios no contratados diretamente ou em parceria com a Escola; p) articulao de parcerias ou definio de programas e projetos com clientes em nome da Escola sem a prvia autorizao ou credenciamento; q) uso de estratgias para pressionar, incitar, desabonar, seja por qualquer motivo, o aluno, o

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


parceiro ou a prpria ESEDH; r) atuao em desacordo com os princpios do respeito e da moral individual, social e profissional, da tica e das relaes interpessoais, consubstanciados nos objetivos, misso e finalidade da ESEDH. s) sofrer processo administrativo com condenao durante o perodo de vigncia do contrato. 13.2. O profissional poder requerer seu descredenciamento e/ou seu afastamento ESEDH finda a execuo do trabalho contratado ou antes de seu incio com a antecedncia suficiente para substituio.

14. VALOR, FORMA E CONDIES DE PAGAMENTO 14.1. Os honorrios correspondentes aos servios prestados tero o pagamento estabelecido conforme Anexo nico do Decreto n 7.462/2013 (vide ANEXO I), que estabelece valores por hora aula referente a cada tipo de titulao e a sua natureza. 14.2 Os honorrios correspondentes s atividades previstas no art. 5 do Decreto 7.462/2013 realizadas por servidores pblicos em regime de trabalho por planto sero instrudos mediante apresentao da escala de servio; 14.3. O pagamento dos honorrios pelos servios prestados ser efetuado via depsito bancrio ao profissional, mediante assinatura das guias de GRTR/GEEP ou RPA e lista de frequncia; 14.4. Quando o credenciado for convidado a prestar servios em localidades em que houver a necessidade de deslocamentos, os honorrios e as despesas com transporte, alimentao, hospedagem e passagens ocorrero conforme registro no projeto do curso.

15. DISPOSIES FINAIS 15.1. No caso da ESEDH tomar conhecimento de fatos que possam caracterizar irregularidade adotar as providncias cabveis e deliberar, junto com as reas envolvidas, sobre a continuidade do credenciamento ou no. 15.2. A ESEDH poder, a qualquer tempo, excluir, incluir ou alterar as reas de conhecimento, sem que isso represente novo processo de credenciamento, desde que o motivo seja adequar o instrumento de credenciamento ao atendimento da demanda do plano de cursos e eventos da ESEDH. 15.3 Na realizao de eventos de grande porte como Seminrios, Congressos, Encontros, Conferncias etc., dispensa-se o credenciamento tendo em vista que so financiados via seleo por edital de instituies como CAPES, MJ, Fundao Araucria, entre outras. 15.3 Enquanto esta seleo no se efetivar, a ESEDH reserva-se ao direito de usufruir de seu Banco de Instrutores j existente. 15.4. parte integrante deste Edital, os ANEXOS: I DECRETO N 7.462/2013; II- EIXOS DE ATUAO, AREAS DE CONHECIMENTO E TEMAS;

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


III DOCUMENTOS NECESSRIOS; IV MODELO DE PLANO DE TRABALHO; V- TABELA DE CRITRIOS DE PONTUAO PARA ANLISE DE CURRCULO; VI - TABELA DE CRITRIOS DE PONTUAO PARA ANLISE DO PLANO DE TRABALHO ESCRITO; 15.5 O presente edital e seus anexos estaro disponveis no portal da ESEDH, no site: http://www.esedh.pr.gov.br/ a partir de sua publicao, durante o tempo da vigncia do mesmo. 15.6 Demais situaes sero resolvidas no mbito da SEJU/PR ou ESEDH/PR; 15.7 Fica eleito o foro da Comarca de Curitiba para dirimir quaisquer litgios decorrentes deste instrumento, renunciando-se expressamente a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. 15.8 O presente Edital entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba/PR, 16 de Julho de 2013.

Maria Tereza Uille Gomes, Secretria de Estado da Justia, Cidadania e Direitos Humanos

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


ANEXO I Decreto N 7.462 - 04 de Maro de 2013 Smula: Estabelece e regulamenta a Concesso da Gratificao pela Realizao de Trabalho Relevante GRTR, da Gratificao pelo Exerccio de Encargos de Auxiliar ou Professor GEEP e do pagamento por meio de recibo de pagamento a autnomo RPA, no mbito da Escola de Governo do Paran, da Secretaria de Estado da Previdncia, e d outras providncias. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARAN, no uso das atribuies que lhe confere o art. 87, incisos V e VI da Constituio Estadual, com fulcro no Decreto 3.764/2004, no Decreto n. 3.686/2004, e no Artigo 172, Incisos VI e IX da Lei n. 6.174/1970, DECRETA: Art. 1 A Gratificao pela Realizao de Trabalho Relevante GRTR ser destinada ao servidor pblico estatutrio do Poder Executivo Estadual, incluindo o ocupante de cargo de provimento em comisso,que desempenhar atividades no mbito das polticas de capacitao das instituies pblicas do Estado do Paran, inclusive aquelas desenvolvidas em parceria com a Escola de Governo e Centros Formadores, em cursos e demais eventos de cunho tcnico pedaggico,presenciais, semipresenciais e a distncia, de formao, aperfeioamento e desenvolvimento dos servidores, realizados durante o seu horrio de expediente. 1 O valor da GRTR, observados os requisitos mnimos exigidos dos profissionais, est definido at os limites fixados no Anexo I deste Decreto, de acordo com as seguintes atividades e grupos de valores: I - Atividade de Instruo, com valores fixados no Grupo I; II - Atividade de Palestrante, com valores fixados no Grupo III; III - Atividades de Orientao, com valores fixados no Grupo VI; IV - Atividades de Monitoria, Tutoria e Planejamento Instrucional para educao a distncia, com valores fixados no Grupo VIII, e de traduo simultnea, para lngua estrangeira e para lngua de sinais, com valores fixados no Grupo X. 2 A liberao do servidor para desempenhar as atividades elencadas no 1. deste Artigo, referentes aos itens I e III, durante o horrio de expediente, limita-se ao mximo de 40 horas no perodo de um ms para ocupantes de cargos de 40 horas semanais, e de 20 horas no perodo de um ms para os ocupantes de cargos de 20 horas semanais. 3 A realizao de horas trabalhadas acima do limite estabelecido ser admitida em casos excepcionais, previamente justificadas em projeto e com a anuncia formal do Secretrio de Estado da pasta qual o servidor est vinculado. Art.2 A Gratificao pelo Exerccio de Encargo de Auxiliar ou Professor de Curso Regularmente Institudo GEEP, a ser concedida em folha de pagamento, destinada ao servidor pblico estatutrio do Poder Executivo Estadual, incluindo o ocupante de cargo de provimento em comisso, que desempenhar atividades no mbito das polticas de capacitao das Instituies Pblicas do Estado do Paran, inclusive aquelas desenvolvidas em parceria

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


com a Escola de Governo e Centros Formadores, em cursos e demais eventos de cunho tcnico pedaggico,presenciais, semipresenciais e a distncia, de formao, aperfeioamento e desenvolvimento dos servidores, realizados fora do seu horrio de expediente. Pargrafo nico. O valor da GEEP, observados os requisitos mnimos exigidos dos profissionais, est definido at os limites fixados no Anexo I deste Decreto, de acordo com as seguintes atividades e grupos de valores: I - Atividade de Instruo, com valores fixados no Grupo II; II - Atividade de Palestrante, com valores fixados no Grupo IV; III - Atividades de Monitoria, Tutoria e Planejamento Instrucional para educao a distncia e de traduo simultnea, com valores fixados no Grupo IX; IV - Atividades de Orientao, com valores fixados no Grupo VI; Art. 3 Para efeitos deste Decreto, os servidores pblicos estatutrios e os ocupantes de cargo de provimento em comisso de outro poder ou esfera de governo, que desempenharem atividades no mbito das Polticas de Capacitao das Instituies Pblicas do Estado do Paran, sero equiparados a profissionais externos, observados os requisitos mnimos exigidos dos profissionais. Art. 4 Ser remunerada por meio de recibo de pagamento a autnomo - RPA a pessoa fsica, no integrante do poder executivo estadual, que prestar servios para o desenvolvimento de atividades no mbito das polticas de capacitao das instituies pblicas do Estado do Paran, inclusive aquelas desenvolvidas em parceria com a Escola de Governo e Centros Formadores, em cursos e demais eventos de cunho tcnico pedaggico, presenciais, semipresenciais e a distncia, de formao, aperfeioamento e desenvolvimento dos servidores pblicos, observados os requisitos mnimos exigidos dos profissionais, ser remunerada at os limites fixados no Anexo a este Decreto, de acordo com as seguintes atividades e grupos de valores: I - Atividade de Instruo, com valores fixados no Grupo II; II - Atividade de Palestrante, com valores fixados no Grupo IV; III - Atividade de Conteudista, com valores fixados no Grupo V; IV - Atividades de Orientao, com valores fixados no Grupo VII; V - Atividades de Monitoria, Tutoria e Planejamento Instrucional para educao a distncia e traduo simultnea, com valores fixados no Grupo IX e XI, respectivamente; 1 Os pagamentos por meio de RPA so realizados pela secretaria ou pela instituio estadual contratante. 2 A atividade de instruo desenvolvida por policiais civis ou militares, no mbito de suas instituies, ser regulamentada por legislao especfica. 3 Quando a atividade de instruo, em qualquer das modalidades, realizar-se na Escola de Governo ou nos Centros Formadores, que fazem parte da rede integrada das Escolas de Governo, o pagamento do policial civil ou militar ser feito por RPA, no limite dos

10

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


valores estabelecidos no Grupo I, quando em horrio de expediente; e nos limites dos valores estabelecidos no Grupo II, quando fora do horrio de expediente. 4 Ficam vedadas as concesses de GRTR E GEEP aos servidores do Poder Executivo estadual e aos detentores de cargos comissionados que atuam na Escola de Governo, nos Centros Formadores, ou em setores de secretarias ou outras instituies estaduais responsveis pela organizao de eventos, para as seguintes atividades: coordenao, auxiliar de ensino, assessoria, monitoria, sistematizao ou apoio operacional a cursos de capacitao inicial ou continuada, em quaisquer modalidades. 5 Os profissionais sem vnculo com o Poder Executivo Estadual, convidados para participar como membros componentes de Cmara Tcnica da Escola de Governo do Paran, sero remunerados, conforme valores fixados no Grupo VIII do Anexo I deste Decreto, sendo efetuado o pagamento aps comprovada a sua participao, e limitado este valor ao mximo de quatro reunies mensais, independentemente do nmero de Cmaras Tcnicas para as quais o profissional for convidado. 6 Se o recurso for oriundo de outras fontes, que no a do Tesouro do Estado, o pagamento ao docente, servidor estatutrio do Poder Executivo Estadual, ou ao detentor de cargo comissionado, ser efetuado por meio de recibo de pagamento a autnomo RPA, mas com valores fixados nos grupos I, III, VI, VIII e X. Art.5 Para os fins do disposto neste Decreto, considera-se: I - Instrutor: responsvel pela conduo do processo de ensino - aprendizagem de disciplinas, ministrando aulas nas modalidades presencial e semipresencial; II - Palestrante: responsvel por apresentar um determinado tema, num evento de curta durao, e num perodo mximo de 4 horas. III Conteudista: responsvel pela elaborao de materiais didticos

pedaggicos e reviso do contedo programtico, a serem utilizados em cursos nas modalidades presencial, semipresencial ou a distncia; IV - Orientador: responsvel pela orientao de trabalho monogrfico ao final de curso de especializao, ou de dissertao de mestrado, em cursos realizados pelos Centros Formadores e respectivas instituies parceiras at o limite de 4 orientaes por profissional e por curso; V - Tutor: responsvel pelo atendimento dos alunos nos cursos semipresenciais e a distncia, no que se refere ao acompanhamento, esclarecimento de dvidas e de contedo das disciplinas aos alunos regularmente inscritos, com formao e experincia em tutoria, domnio da ferramenta de EaD, domnio do contedo, formao e conhecimento que lhe deem condies para avaliar o aluno, bem como proporcionar apoio pedaggico e operacional; VI - Planejador Instrucional: responsvel pelo planejamento visual, formatao de material instrucional e desenvolvimento de cursos no ambiente virtual de aprendizagem, observados os parmetros, normas e sistemas tecnolgicos adotados.

11

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


VII - Monitor: responsvel operacional e pelo acesso tecnolgico nas telessalas, com um importante papel na recepo, motivao e socializao dos alunos quando reunidos nas telessalas, embora no se envolva nas questes de contedo e de avaliao. (grifo nosso) Art.6 As Gratificaes de que trata o presente Decreto so concedidas por meio de ato do Secretrio de Estado da Administrao e da Previdncia, aps anlise da Diretoria de Recursos Humanos e da Escola de Governo, e so inacumulveis com gratificaes da mesma natureza. Art.7 O pagamento das gratificaes previstas no presente Decreto efetuado de acordo com os critrios tcnicos e financeiros estabelecidos nos projetos previamente aprovados pelas entidades contratantes, comprovados por meio de documentao especfica e de acordo com a legislao pertinente. 1 Os documentos que devem compor o processo pertinente, cujos modelos estaro definidos em Resoluo complementar da SEAP, so os seguintes: I - Proposta de concesso da GRTR e GEEP; II - Termo de anuncia da unidade de origem do servidor, firmado pelo superior hierrquico, liberando-o para as atividades previstas no projeto; III - Declarao firmada pelo servidor de que est de acordo quanto ao horrio, local de realizao do trabalho, metodologia, carga horria e valor da remunerao, bem como de que cede os direitos patrimoniais relativos ao material instrucional, o qual no infringe nenhum dispositivo da Lei n. 9.610/98 (direitos autorais), podendo a Escola de Governo do Estado e demais Centros Formadores utiliz-los em outros eventos que venham a promover, participar ou colaborar. IV - Projeto especfico sobre o evento de capacitao, compreendendo: nome do evento, justificativa, objetivos, data, carga horria, modalidade, local de realizao, nmero de participantes, disciplinas, ementas, nome e titulao dos instrutores; V - Minicurrculo do instrutor, cpia de sua ltima titulao e dossi funcional; VI - Lista de frequncia presencial ou relatrio informatizado ou similar da atividade, quando se tratar de instrutoria a distncia. 2 Ficam dispensados de apresentao da documentao comprobatria das competncias requeridas (minicurrculo e cpia da ltima titulao), aqueles profissionais que j possuem cadastro atualizado e homologado pela Escola de Governo do Paran. Art.8 A cada ano, contados a partir da assinatura do presente Decreto, a Escola de Governo, em conjunto com os Centros Formadores, poder propor um reajuste a todos os Grupos de valores, com base nos valores praticados no mercado. Art. 9 Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, ficando revogado o Decreto n. 5.246 de 17 de agosto de 2005, o Artigo 4. do Decreto n. 3.686 de 5 de outubro de 2004, e demais disposies em contrrio. Curitiba, em 4 de maro de 2013, 192 da Independncia e 125 da Repblica.

12

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH

Carlos Alberto Richa Governador do Estado Reinhold Stephanes Chefe da Casa Civil Dinorah Botto Portugal Nogara Secretria de Estado da Administrao e da Previdncia

13

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH

ANEXO II EIXOS DE ATUAO E AREAS DE CONHECIMENTO*

EIXO DE ATUAO Educao em Direitos Humanos

AREAS DE CONHECIMENTO Cincias Sociais Aplicadas Cincias Humanas Lingustica, Letras e Artes

TEMAS Contedos referenciais para a educao em direitos humanos Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos Plano Nacional de Direitos Humanos (1,2,3) Estatuto do Servidor Pblico do Paran Sade Mental e Trabalho Preveno a Violncia Enfrentamento as drogas Relaes interpessoais, tica e postura profissional Gesto do Conhecimento na Administrao Pblica Formas de Resoluo de Conflitos nas relaes de Consumo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor Formas de Atuao na Defesa do Consumidor A fiscalizao nas relaes de consumo Atendimento ao pblico Planejamento Estratgico Indicadores de Qualidade e Resultados Gesto de Contratos e Convnios Oramento Pblico e Fundos Educao a Distncia Desenvolvimento de materiais didticos e multimiditicos

Cincias Exatas Cincias Biolgicas Engenharias Cincias da Sade Cincias Sociais Aplicadas Cincias Humanas Lingustica, Letras e Artes

Gesto Pblica e Desenvolvimento

14

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


Procedimentos e Processos Administrativos Redao Oficial Elaborao de Projetos e Mobilizao de Recursos Conselhos de Direito Educao do Consumidor Legislao na rea de Defesa da Mulher, Deficientes, Idoso, Drogas, Consumidor, Criana e Adolescente, Vitimas e testemunhas e LGBT Libras Idiomas Estrutura Organizacional SEJU/DEPEN/Unidades Penais Direito Penal Prticas de Tratamento Penal nas Unidades Penais do Paran Prticas de Atendimento na Execuo Penal em Meio Aberto Plano Diretor do Sistema Penal Nacional e Estadual Lei de Execuo Penal Estatuto Penitencirio Prticas de Segurana nas Unidades Penais do Paran Crime Organizado Inteligncia e Contra Inteligncia Sistema de Informaes Penitencirias Escolarizao e Qualificao de Apenados Prticas de Gesto e Procedimentos Administrativos nas Unidades Penais do Paran Assistncia Religiosa nos Estabelecimentos Penais Assistncias s famlias de presos e servidores Prticas Jurdicas no Sistema Penal Prticas e Orientaes Tcnicas da rea da Sade nas Unidades Penais do Paran CNPQ no link:

Cincias Exatas Cincias Biolgicas Engenharias Cincias da Sade Cincias Sociais Aplicadas Cincias Humanas Lingustica, Letras e Artes

Gesto Penal e Tratamento Penal

*referncia

ao

Parmetro

do

http://memoria.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm , onde possvel verificar o detalhamento das reas. Acesso em 07/05/2013.

15

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


ANEXO III

DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA INSCRIO E ANLISE DOCUMENTAL a) Inscrio impressa, assinada e datada, constante no site da ESEDH; b) Cpia da Carteira de Identidade (RG); c) Cpia da inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); d) Cpia do comprovante de endereo; e) Cpia do PIS/PASEP; f) Dados bancrios; g) Cpia autenticada do diploma e histrico escolar da ltima titulao; h) Cpia de documentos de comprovao da experincia profissional; i) Cpia documentos de comprovao da experincia docente; j) Cpia documentos de comprovao da participao em cursos e eventos; l) Cpia documentos de comprovao de publicaes; m) Plano de Trabalho, devidamente preenchido conforme modelo ANEXO IV.

16

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


IV- MODELO DE PLANO DE TRABALHO

Identificao do candidato: TEMA INTRODUO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS PBLICO-ALVO CARGA-HORRIA METODOLOGIA RECURSOS AVALIAO REFERNCIAS *Obs. Deve ser considerado, a critrio do inscrito, o pblico-alvo para demandas do DEDHIC, PROCON e DEPEN.

17

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


V TABELA DE CRITRIOS PARA PONTUAO DA ANLISE DE CURRCULO CRITRIOS VALOR MXIMO DOS PONTOS ITENS Valor Mximo dos Itens 6,0 pontos Valor de cada especificidade Ser considerado apenas um curso Ser considerado apenas um curso Ser considerado apenas um curso Ser considerado apenas um curso Cada evento de 16 horas equivale a 0,5 pontos Cada publicao equivale a 0,5 pontos Cada 20 horas equivale a 1,0 pontos Cada ano equivale a 1,0 crditos Cada 20 horas equivale a 1,0 pontos

Doutorado na rea de conhecimento inscrita

Mestrado na rea de conhecimento inscrita Curso de PsGraduao em qualquer rea, com carga horria mnima de 360 horas Curso de Graduao na rea de conhecimento inscrita Participao em eventos nos ltimos 02 anos.

5,0 pontos

4,0 pontos

FORMAO

10,0 PONTOS

3,5 pontos

2,5 pontos

Publicaes Experincia como docente/instrutor em processos formativos de servidores pblicos, em instituies pblicas Experincia Profissional na rea tcnicaoperacional Experincia como docente/instrutor em processos formativos em instituies privadas Experincia profissional em processos formativos na modalidade de educao distncia, nas diversas funes

1,0 pontos

5,0 pontos

4,0 pontos

EXPERINCIA PROFISSIONAL

10,0 PONTOS

3,0 pontos

2,0 pontos

Cada ano equivale a 1,0 pontos

18

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH


VI - TABELA DE CRITRIOS PARA PONTUAO NO PLANO DE TRABALHO ESCRITO

CRITRIOS

VALOR MXIMO DOS PONTOS

ITENS

Valor Mximo do Item 40 pontos 35 pontos 30 pontos 20 pontos 15 pontos

PLANO DE TRABALHO

100 PONTOS

Demonstra domnio dos principais conceitos e referncias sobre o tema. Define uma ordem coerente de plano de aula e desenvolvimento A metodologia contempla a aplicao adequada de recursos multimiditicos Indica referncias atualizadas e compatveis com o contedo proposto Apresenta adequada forma de avaliao

19

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Departamento de Execuo Penal -DEPEN Escola de Educao em Direitos Humanos - ESEDH

Observaes: Os documentos, abaixo relacionados, estaro disponveis no endereo eletrnico

www.esedh.pr.gov.br para consultas:

Declarao Universal dos Direitos Humanos - 1948; Regras Mnimas para o Tratamento de Prisioneiros - 1977; ONU - Objetivos de Desenvolvimento do Milnio ODM 2000; Constituio Federal 1988; Cdigo Penal Brasileiro 1940; Lei de Execuo Penal 7.210/1984; Plano Diretor do Sistema Penitencirio Nacional Programa Nacional de Direitos Humanos PNDH 3 Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos/ Contedos referncias para educao em direitos humanos -2003 Plano Diretor do Sistema Penal do Paran -2011-2014 Estatuto Penitencirio do Paran - 1995 Plano Estadual de Educao no Sistema Prisional do Paran 2012 Administrao Penitenciria: Uma abordagem de Direitos Humanos- Manual para servidores penitencirios de Andrew Coyle. 2002 Contedos Referenciais para a Educao em Direitos Humanos Estatuto do Servidor Pblico do Paran - 1970 Cadernos do DEPEN - 2011 Cdigo de Defesa do Consumidor acompanhado de Legislao Estadual; Decreto Federal n 2.181/97 (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor)

Demais

referncias

podem -

ser

consultadas

tambm -

nos

endereos

eletrnicos -

http://www.justica.pr.gov.br/ https://www.depen.pr.gov.br/

http://www.procon.pr.gov.br/

http://www.codic.pr.gov.br/

20

You might also like