You are on page 1of 10

PARTE III

ALTIMETRIA
1- CONCEITO Altimetria a parte da Topografia que trata dos mtodos e instrumentos empregados no estudo e na representao do relevo do solo. 2- REFERENCIA DE NVEL Qualquer medida realizada deve ser referenciada a uma superfcie de comparao, no caso, denominada referncia de nvel (RN). Esta referncia pode ser um plano arbitrrio ou o nvel mdio do mar 3- ALTITUDE/ COTA/ DESNVEL Trs so os elementos ntos fundamentais a serem considerados em altimetria, a saber: ALTITUDE, COTA, DESNVEL, conforme fig figura abaixo.

Altitude a distncia vertical desde um ponto considerado na superfcie topogrfica, at o nvel mdio do mar. Esta distncia ncia tambm denominada de nvel verdadeiro. Cota a distncia vertical ical desde um ponto considerado na superfcie topogrfica, at um plano arbitrrio, tido como base para relacionar todos os ponto.s de um levantamento. Usa Usa-se para cota a denominao de nvel aparente por estar relacionado a um plano arbitrrio. Desnvel a distncia vertical existente entre dois ou mais pontos na superfcie topogrfica considerada.

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

4- MTODOS DE NIVELAMENTO Nivelamento a operao topogrfica que consiste na determinao rminao da diferena de nvel entre dois ou mais pontos do te terreno. Esta operao realizada empregando empregando-se se mtodos e instrumentos adequados, uma vez que as diferenas de nvel podem ser det determinadas inadas diretamente, com emprego de instrumentos de medies chamados amados nveis, ou indiretamente, quer com base em resolues trigonomtricas, quer com base em princpios baromtricos.

4.1- INSTRUMENTOS DE NIVELAMENTO De um modo geral, os instrumentos nos trabalhos de nivelamento so denominados nveis. Associada aos nveis, veis, nota nota-se se tambm a presena de miras, utilizadas nas operaes de nivelamento. NVEIS - Os nveis, de acordo com o plano de visada, podem ser classificados em duas categorias: nvel cujo plano de visada sempre horizontal (NVEL DE LUNETA) e nvel cujo ujo plano de visada tem movimento ascendente ou descendente em relao ao plano horizontal (TEODOLITOS)

Teodolito

Nvel de luneta

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

MIRAS - Miras so rguas graduadas pelo sistema mtrico decimal e aplicadas em topografia para a medida de distncia v verticais icais e das horizontais. A mira mais utilizada nas operaes normais de nivelamento mira de encaixe.

MIRA 4.2- TIPOS DE NIVELAMENTO Classificam-se se estes mtodos na ordem decrescente da preciso dos resultados em: Nivelamento geomtrico geomtrico; Nivelamento trigonomtrico; Nivelamento baromtrico.

4.2.1-NIVELAMENTO NIVELAMENTO GEOMTRICO

Este tipo de nivelamento pode ser dividido em dois grupos: Nivelamento Simples e Composto, conforme o nivelamento se efetue a par partir ir de uma s estao ou tiver que empregar vrias estaes. 1- Nivelamento simples Diz-se se que o nivelamento geomtrico simples quando possvel visar, de uma nica estao do nvel, a mira colocada sucessivamente em todos os pontos do te terreno a nivelar. Sejam os pontos A, B e C cujos perfis dos alinhamentos AB e BC esto representados na figura abaixo.

Instala-se o nvel vel em uma posio qualquer N, com a condio de ser possvel visar a mira M colocada na vertical e sucessivamente nos pontos A, B e C. A primeira visada, feita no ponto 3

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

A, incio do nivelamento e de cota conhecida ou arbitrria, chamada visada de r (RA ) e as seguintes visadas de vante (VB e Vc ) sendo a ltima Vc visada de vante de mudana, reservando-se para as visadas entre a inicial e a ltima a designao de visada de vante intermediria. Conhecida a cota de A, seja por se tratar de um ponto nivelado anteriormente ou por arbitramento, chama-se "altura do instrumento" ou plano "plano de referncia" (AI) a soma da cota deste ponto com a leitura da mira RA, isto :
AI = CA + RA e da CB = AI - VB

Cc = AI - V c 2- Nivelamento Composto O nivelamento composto consiste em uma srie de nivelamentos simples, articulados cada um com o anterior. Sempre que o relevo do terreno for acidentado, de modo que a diferena de nvel entre dois pontos ultrapasse a altura da mira, para no ocasionar um erro inadmissvel, ter que ser realizado um nivelamento composto.

Conhecida ou arbitrada a cota CA do ponto inicial A, calcula-se as cotas dos demais pontos: AI1 = CA+RA AI2 = CB + RB AI3 = CD + RD CB = AI1 - VB CC = AI2 - VC CE = AI3 - VE CD = AI3 - VD CF = AI3 - VF

4.2.2- NIVELAMENTO TRIGONOMTRICO o mtodo de nivelamento que consiste na medio da diferena de nvel entre pontos do terreno, indiretamente, a partir da determinao do ngulo vertical (ou zenital), da direo que os unem e da distncia entre eles, fundamentando-se na relao trigonomtrica entre o ngulo e a distncia medida, levando-se em considerao a altura do centro do limbo vertical do teodolito ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado. (conforme NBR 13.133/94-ABNT).

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

Onde D pode ser obtido diretamente (uso da trena) ou indiretamente (uso da taqueometria) D=g.(FS-FI).cos2 Exemplo prtico 1 Calcule a diferena de nvel entre os vrtices A e B, sabendo-se se que a distncia horizontal que os separa 72,50m, e o teodolito instalado com uma altura de 1,62m, visou-se se uma mira em B a uma altura de 2,35m e o ngulo vertical lido foi 178 17. Soluo: hB = hA + DAB tan ga + Aa - Fm hB - hA = 72,50 tan g (178o17' ) + 1,62 - 2,35 hB - hA = -2,903m Conhecendo-se a cota de A (hA), pode pode-se determinar a cota de B (hB) Admitindo-se hA=10,00m, calcule hB Como , hB - hA = -2,903m Tem-se que hB = 10,00 - 2,903m hB = 7,097m

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

Exemplo prtico 2 Com base nos dados da tabela abaixo, calcule as cotas dos vrtices 2 e 3 considerando a cota do vrtice 1, ou seja, C1=10,000m.
Estaes V1 V2 P.Vante V2 V3 FS 3,128 2,210 Leitura da Mira (m) FM FI 2,870 2,612 2,000 1,790 ngulo Vertical () 1530 1010 Altura do Aparelho (m) 1,45 1,50 Cotas (m) h2=? h3=?

Soluo: 1- Calcula-se primeiramente as distncias D1 e D2 pela frmula da taqueometria. D=g.(FS-FI).cos2 D1=47,915m D2=40,691m 2- Aplica-se, ento, a frmula do desnvel entre dois pontos. hB = hA + D AB tan ga + Aa - Fm h2=21,868m h3=28,665m 4.2.3- VERIFICAO DE UM NIVELAMENTO, ERROS E DISTRIBUIO -Contra-Nivelamento A verificao do nivelamento realizada atravs de um novo nivelamento, dito contra-nivelamento, que pode ser efetuado no mesmo sentido ou em sentido contrrio ao nivelamento. Quando se trata de uma poligonal aberta, obrigatrio a execuo de um contranivelamento para verificao da preciso do nivelamento. Numa poligonal fechada a soma algbrica das diferenas de nvel parciais deve ser nula, o que constitui uma verificao, tanto do nivelamento propriamente dito, como dos clculos da caderneta. C F - C I = R - vante(mudana) = 0 A admissibilidade do erro de fechamento determinada por :

Eadm = k e m n em que e m o erro mdio admitido por Km de nivelamento, n a extenso total da poligonal em km e k um coeficiente varivel entre 1 e 2,5, funo da preciso requerida pela destinao do nivelamento.
O erro distribudo proporcionalmente entre todas as estaes do nivelamento, isto , nas visadas r, que vo modificando sucessivamente as alturas dos planos paralelos ou degraus do nivelamento.

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

5- REPRESENTAO DO RELEVO A representao do relevo pode ser feita empregando um dos seguintes processos mais usados no levantamento topogrfico: 5.1- Processo do desenho do perfil; 5.2- Processo dos pontos cotados; 5.3- Processo das curvas de nvel; Qualquer que seja o processo usado, dever satisfazer s seguintes condies: a) Realar de maneira mais expressiva possvel as formas do terreno. b) Permitir determinar com preciso a cota ou altitude de um ponto qualquer do terreno, localizado na planta. c) Exprimir declives e permitir a sua determinao.

5.1- Processo do desenho do Perfil


Quando se realiza um trabalho de nivelamento, com a finalidade de conhecer apenas as particularidades do relevo, em seo longitudinal ou transversal, representam-se os elementos altimtricos obtidos (diferena de nvel, cotas ou altitudes) por meio do desenho do perfil das sees levantadas no terreno. PERFIL - a representao no plano vertical das diferenas de nvel, cotas ou altitudes, obtidas em um nivelamento. A unio desses elementos, por linhas retas ou curvas, constitui a representao grfica do perfil do terreno estudado. Assim, o desenho de um perfil representa, pois, a interseo do terreno com planos verticais que passam pelos alinhamentos medidos no terreno. Para a representao grfica do perfil, os dados do levantamento so colocados em um sistema de eixos ortogonais. As cotas so colocadas nas ordenadas (eixo y) e as distncias horizontais nas abscissas (eixo x). Como o terreno, geralmente, apresenta predominncia nos valores das distncias horizontais(dh) sobre as verticais (dn) e desejando-se salientar bem as condies de elevaes e depresses, prefere-se usar duas escalas no desenho de um perfil, sendo que a escala vertical ser 10 vezes maior que a escala horizontal. Isto , se a escala adotada para as distncias horizontais de: 1/1000, para as diferenas de nvel dever ser usada a escala de 1/100; dh = 1/500, dn = l/50; dh = 1/2000, dn = 1/200 etc.

DN

DH Conforme a natureza do trabalho que se realiza, h necessidade do nivelamento longitudinal e transversal do terreno, a fim de obter os perfis transversal e longitudinal, que 7

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

fornecero os dados necessrios ao futuro traado das curvas de nvel e outros relacionados com o projeto. Chama-se perfil longitudinal o obtido por meio do nivelamento ao longo do eixo de caminhamento, referente poligonal bsica lanada no terreno, e, transversal, o resultante dos dados do nivelamento das sees que atravessam aquele eixo, conforme se v na figura abaixo;
Eixo transversal

2 1 3

Eixo longitudinal

O nivelamento das sees transversais deve ser perfeitamente amarrado ao eixo longitudinal. O desenho de um perfil, de preferncia, deve ser realizado em papel milimetrado, transparente ou opaco.

5.2- Processo dos pontos cotados ( Plano Cotado)


Consiste apenas em colocar ao lado dos pontos topogrficos representados na planta, o nmero que indica a cota ou altitude de cada ponto. Neste processo, todos os pontos relativos ao permetro, bem como os que caracterizam os acidentes internos da propriedade levantada, devero ser devidamente cotados: da o nome do processo. Com este processo, pode-se obter com grande preciso a cota de um determinado ponto, porm a visualizao do relevo em geral dificultada. Constitui este processo o elemento bsico para o traado das curvas de nvel por interpolao numrica. A figura abaixo mostra um exemplo de desenho por pontos cotados, com elementos representativos da altimetria do terreno.

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

5.3- Processo das Curvas de Nvel


Curva de nvel uma curva plana, irregular e fechada, so linhas que ligam pontos, na superfcie do terreno, que tm a mesma cota (mesma altitude). uma forma de representao grfica de extrema importncia. Fcil explicar por qu. A planimetria possui uma forma de representao grfica perfeita, que a planta (projeo horizontal). Nela, os ngulos, aparecem com sua verdadeira abertura e as distncias exatas, naturalmente reduzidas pela escala do desenho. Enquanto isso, a altimetria s conta com a representao grfica em perfil (tambm chamado de vista lateral, vista em elevao, corte etc.). Mas o perfil s representa a altimetria de uma linha (seja reta, curva ou quebrada) mas no de uma rea. Ento a viso geral fica altamente prejudicada, pois precisaramos de um nmero imenso de perfis do mesmo terreno em posies e direes diferentes, para temos uma viso panormica e nunca poderamos visualiz-los todos ao mesmo tempo. Ora, as curvas de nvel sero representadas na planta abrangendo uma rea, o que permite ao usurio experimentado uma viso imaginativa geral da sinuosidade do terreno. Qualquer tcnico experiente, observando uma planta com curvas de nvel, capaz de visualizar os vales, grotas, espiges, divisores de gua pluviais, terrenos mais ngremes ou menos inclinados, terrenos mais sinuosos (acidentados) e menos irregulares, elevaes etc. por um simples e cuidadoso exame. Vejam as armas que ele passa a possuir ento para imaginar projetos conscientes e adaptados ao terreno em que sero implantados. Bem, vamos a alguns exemplos de terrenos representados por curva de nvel. As vezes, apelamos ao exagero para explicar melhor. o que acontece na figura abaixo. Supondo um terreno que parece na vista em elevao, cortado por planos horizontais eqidistantes; o valor E chamado de intervalo entre as curvas de nvel, no caso 20m. O valor da eqidistncia vertical depende do rigor com que se pretende representar o relevo do terreno e tambm da escala usada no desenho.

UFPI - TOPOGRAFIA P/AGRONOMIA

Prof Acilayne Freitas

Na planta aparecem recem desenhados os traos de corte de cada plano com a superfcie do terreno: so exatamente as curvas de nvel com intervalos de 20m que representam o terreno. Os pontos realmente definidos so as intersees com o eixo AB da planta, pois os traados das curvas so por pura imaginao, j que no temos informaes sobre eles. Para melhor visualizar o entendimento do relevo na planta, devem devem-se se representar com traos mais fortes as curvas mestras, que so, geralmente mltiplas de 5 ou de 10m. As demais curvas vas so chamadas de intermedirias.

5.3.2- Declividade do Terreno


A declividade de um terreno medida por: tga = E /D , onde E a eqidistncia natural entre as curvas de nvel e D o afastamento natural entre duas curvas de nvel consecutivas (figura abaixo). A linha de maior declive dada pela menor distncia entre as duas curvas. Assim, quanto menor for o afastamento das curvas representativa do acidente, tanto maior ser a declividade do terreno entre elas compreendid compreendido.

10

You might also like