You are on page 1of 21

CENTRO UNIVERSITARIO DE JARAGU DO SUL UNERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E ARTES CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

VENTILADORES

JARAGU DO SUL

NOVEMBRO/2006 EMERSON SOUZA GIUSON DALMAR GAEDTKE WANDERLEI CARDOSO

VENTILADORES

TRABALHO DE MAQUINAS DE FLUXO CURSO DE ENGENHARIA MECNICA/UNERJ PROFESSOR: PROF. MARCO PICANO

JARAGU DO SUL NOVEMBRO/2006

SUMRIO 1.0 Conceito de Ventilador e Sistema...............................................................................4 1.1 Variveis envolvidas (Funcionamento)...................................................................4 1.2 Curvas do Ventilador e Sistema...............................................................................4 1.3 Ponto de Operao.................................................................................................5 2.0 Tipos de Ventiladores.................................................................................................6 3.0 Rudo e Ventiladores.........................................................................................................7 3.1 Critrios para Minimizar o Rudo nos Ventiladores:................................................7 4.0 Aerodinmica dos Ventiladores:......................................................................................8 5.0 Procedimentos de Clculo:..............................................................................................11 6.0 Critrios de projeto..........................................................................................................12 6.1 Ventiladores Axiais:....................................................................................................12 6.2 Ventiladores Radiais:................................................................................................13 6.2 Leis dos Ventiladores:.................................................................................................14 7.0 BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................21

1.0 Conceito de Ventilador e Sistema.


Ventiladores so mquinas utilizadas para movimentar gases, transformando energia mecnica do rotor em energia cintica do fluido. Sistema o local onde o ventilador esta instalado, compreende todo o espao por onde o fluido escoa.

1.1 Variveis envolvidas (Funcionamento).


O ventilador gera uma vazo (m3/s) e uma conseqente presso (Pa) no fluido. Ele faz essa passagem da energia do eixo para o fluido com uma determinada eficincia (%), consumindo nesse processo uma certa potncia (kW) da fonte de energia. O fluido impulsionado pelo ventilador percorre um determinado caminho compreendido pelo sistema, esse caminho por sua vez possui uma perda de carga (Pa), quanto maior essa perda de carga mais difcil impulsionar o fluido. O fluido impulsionado geralmente ser o ar, possuindo uma massa especfica (Kg/m^3) que varia conforme temperatura e altitude. Na condio padro o ar possui: Potncia = Presso(Pa)*Vazo(m^3/s)/Eficincia(0 a1)

1.2 Curvas do Ventilador e Sistema.


Um ventilador funcionando em um ambiente com alta perda de carga gera sobre o fluido uma vazo menor se operando num ambiente com perda de carga baixa. Assim a vazo e presso gerada pelo ventilador dependem da caracterstica de perda de carga no sistema. Conforme vamos variando a perda de carga do sistema vamos conseguindo vazes e presses diferentes que so ento plotadas em um grfico, a chamada curva caracterstica do ventilador:

Quando o sistema totalmente fechado o Ventilador s gera presso, vazo igual a zero. Para um sistema totalmente aberto a vazo do fludo a mxima possvel que o ventilador pode gerar, todos os pontos intermedirios so pontos possveis de operao quando a perda de carga do sistema esta entre 0 e a mxima (bloqueio total da vazo). Assim o sistema tambm possui sua curva caracterstica:

Embora no variamos as condies geomtricas do sistema, a perda de carga do fluido que escoa nesse varia conforme a sua velocidade ou Vazo. A relao entre perda de carga (Pa) do fluido e a Vazo desse (m^3/s) chamada Resistncia do Sistema (Ns^2/m^8). Presso(Pa)= Resistncia(Ns^2/m^8)*Vazo(m^3/s)^2 A Resistncia varia conforma varia as condies fsicas do meio, geometria, temperatura e o tipo de fluido que escoa nesse.

1.3 Ponto de Operao.


A presso e vazo gerada pelo ventilador ser ento o ponto de encontro entre a curva do ventilador e a curva do sistema:

O ponto de operao ideal o que fica um pouco a esquerda da maior eficincia (regio mais estvel).

2.0 Tipos de Ventiladores.


Os ventiladores so divididos em Radiais e Axiais: - Ventilador Radial: O ventilador Centrfugo tambm conhecido como Radial opera segundo o princpio da fora centrfuga. O ar que fica entre as ps do rotor tende a centrifugar radialmente como qualquer outro material sob rotao. So divididos em: - Radial p curvada para Trs: Mais eficiente e de menor rudo entre os Radiais. - Radial p Reta: Menos eficiente, prprio para altas presses e de mais baixo custo. - Radial p para Frente: Tambm conhecido como sirocco, o menor dos Radiais, eficincia menor que o de ps para trs, opera em rotaes mais baixas. - Ventilador Axial: Deslocam o ar paralelamente ao eixo por impulso. Indicados para gerar grandes vazes com pequena presso. Apresentam uma regio de instabilidade caracterstica:

- Axial Propulsor (Propeller): Geram grandes vazes com baixa presso. - Tubo Axial: Trabalha com presses maiores e um rendimento maior que o Axial Propulsor. Apresenta um Tubo Axial ao seu redor.

3.0 Rudo e Ventiladores.


Relao do Rudo (db) com a eficincia do ventilador:

Maior a eficincia menor o rudo.

Relao de Rudo com Presso e Vazo.

Nota-se que o rudo cresce 2*mais com a presso do que com a vazo.

3.1 Critrios para Minimizar o Rudo nos Ventiladores:

-Tipo do Ventilador: Se possvel usar um axial de perfil aerodinmico com as maiores eficincias e presses menores ou ento um Radial P para Trs. -Sistema: Dimensionar o sistema para a menor perda de carga possvel, isso significara reduo da presso no ponto de operao. -Determinar a mnima vazo necessria, para o maior DT possvel, nesse ponto obteremos por conseqncia a menor presso. -Dimensionar o ventilador geometricamente para a vazo mnima e para operar com a maior eficincia possvel.

4.0 Aerodinmica dos Ventiladores:


- Ventilador Radial P Reta: Menos aerodinmico dos ventiladores, devido bidirecionalidade o ventilador tem que possuir suas ps alinhadas radialmente dando a simetria funcional nas duas direes de giro. A relao de dimetros Di/De deve estar na faixa de 0.55 a 0.85, no havendo nessa um ponto ideal por si. Fixado o Dimetro externo quanto menor essa reao maior o volume de ar centrifugado e maiores so as presses e vazes: A eficincia maior quanto menor for a relao de dimetros:

Com base do grfico acima poderamos preferir utilizar Dimetro interno o menor possvel. O problema nessa utilizao a relao entre as reas de entrada axial do ar e a rea de entrada radial do ar. A rea de entrada radial deve ser menor que a entrada de rea axial, isso para evitar a descompresso do ar, queda de velocidade, e o conseqente fenmeno de separao do fluxo:

Se a relao: (rea de Entrada Axial) / (rea de Entrada radial) >= 1, no for igual a 1 deve ser a maior possvel , devido a dificuldades em se conseguir a vazo necessria quando a relao de dimetros for elevada (menos ar captado quando o Dimetro Interno estiver muito prximo do Externo).

Quanto maior a largura da p maior o volume de ar captado, aumentando a vazo embora a presso mxima fique constante. Isso positivo uma vez que poderamos conseguir mais vazes com presso menores, o problema esta no aumento demasiado na rea de entrada radial em relao a axial causando o refluxo do ar. - Ventilador Radial P Para Traz: Mais eficiente e de menor Rudo nos Radiais, funciona em um s sentido de rotao. Existe nos Radial p para Traz uma relao ideal de dimetros (aproximadamente 0,7) que nos confere as maiores vazes e presses, sendo a eficincia constante em 44%.

A relao de reas vale o mesmo que o Radial P Reta. O principal ngulo o de sada da p, ou o ngulo no Dimetro externo entre a normal da p e a Tangente do dimetro externo. Esse ngulo deve estar entre 25 a 35. Com o aumento do ngulo a presso mxima permanece cte, ocasionando um aumento s na vazo, presso mxima cte. (Obs: O deslocamento do ponto de operao causa tambm um aumento na presso de operao).

- Ventilador Axial: Os ventiladores axiais possuem 4 perfis principais, 2 Perfis circulares e 2 Perfis planos. Perfis Circulares: Perfis Planos:

Os Ventiladores Axiais com exceo do Perfil KPL = 2 ou Perfil de chapa (Eficincia mxima de 35%) possuem as maiores eficincias em torno de 53%. Quanto ao n de ps a eficincia permanece constante junto com a vazo mxima (lembrando que com o deslocamento do ponto de operao a um aumento de vazo tambm). Com o aumento do nmero de ps a um aumento proporcional de presso.

Variando a Proporo da Relao de Dimetros: Fixando um dimetro externo referencial e variando o dimetro interno. Por questes Geomtricas quanto menor o dimetro Interno menor o nmero de ps.

10

Quando se quer Presso em um ventilador Axial convm faz-lo com uma relao de dimetros alta (dimetro interno maior), com um conseqente levado nmero de ps. Se variarmos o raio da p, quanto menor for o raio, mais reta a p, menor a presso mxima gerada. A vazo mxima no se altera.

Se variarmos a largura da p, quanto maior for a largura maior a presso mxima, sendo a vazo mxima constante (comportamento oposto ao radial).

5.0 Procedimentos de Clculo:


Clculo para a escolha do Tipo de Ventilador (Radial ou axial):

n: rotao (rpm) da mquina

11

Vs: volume de ar a ser transportado [m3 / s] p: presso esttica a ser gerada pelo ventilador [Pa] : Densidade do ar [kg/m3]. <0,5: Radial. =(0,5 a 0,8): Radial ou Axial. >0,8: Axial. Vs e Dp so referentes ao ponto de operao do Ventilador. Para determinar DP precisamos saber a vazo de operao e a resistncia do circuito: Dp = R*Vs^2

6.0 Critrios de projeto


6.1 Ventiladores Axiais:
O ventilador axial devera sempre possuir um invlucro ao seu redor, direcionador de ar, com um gap at a extremidade da p de 5 a 10mm. Para Rotaes baixas at 1800 RPM prefervel os perfis de arco de crculo (1 e 2) , para rotaes maiores perfis mais planos com menos curvatura (3 e 4).

12

O ngulo de ataque para forma circular de at 36, para perfis planos ataque de at 30. Relao de Dimetros (0.55 a 0.85), quanto maior a relao maior o nmero de ps e maior a presso gerada. Observar arredondamento do cubo para um melhor fluxo de ar, j a sua largura, na entrada do ar deve ser a menor possvel, sendo indiferente na sada.

A rea ao redor do Ventilador axial to importante quanto sua hlice:

Ruim

Melhor

Correto

6.2 Ventiladores Radiais:


So especialmente adequados para mais baixas rotaes onde so exigidas vazes menores e presses maiores. Sempre preferir o uso de Radiais p para Trs, p Reta s quando bidirecionais. ngulo da p, para Radial p para Trs, deve estar entre 25 e 35, conseguindo-se rendimentos at 48% ,os de p reta o Rendimento no mximo de 20%. O ar ao entrar no ventilador desviado do sentido axial para o sentido radial. Tal mudana de direo pode levar separao do fluxo:

F1

F0 13 0

Isso ocorre, quando a rea da seo transversal (F0) da entrada axial for menor que a entrada radial (F1). F1/F0 <= 1. O nmero de ps nos ventiladores Radiais mais crtico que nos axiais devendo ser respeitado o nmero timo do clculo. A distncia entre a parede de separao e o ventilador deve ser a menor possvel (no maior que 8mm) para evitar o refluxo de ar (Vedar o mximo possvel a entrada de ar do ventilador da sada de ar do Ventilador). A relao de Dimetros deve estar entre 0,55 a 0,85. Sendo tima para os de P para Traz em 0,7. -Sobre a forma da p:
O ganho com essa construo muito pequeno, complica o clculo, alm de tornar a construo mais difcel.

Perfil retangular normal:

6.2 Leis dos Ventiladores:


A primeira lei dos ventiladores tem por objetivo a determinao da nova curva caracterstica (presso total x vazo) quando a rotao do ventilador varia (nI nII), mas o peso especfico padro se mantm (I = II). Assim, se a rotao varia, variaro a vazo, a presso total e a potncia. As relaes de similaridade determinaro os novos valores destas grandezas. A nova vazo ser:

Q II = Q I n II nI
E a nova relao para a presso total resultar da similaridade para a altura de elevao. Da similaridade sabemos que:

14

n H II = H I II nI (p 2p1)II

ou ainda,

Logo, usando a definio de altura de elevao e lembrando que I = II = ,

V 2 2 V12 V 2 2 V12 2 p p II 2 1 I I n II + = + nI 2g 2g

( p 2p1)II

2 V 22 V 22 V12 2 V1 ( p p ) II 2 1 I I n II II I n II + = + + nI nI 2g 2g 2g 2g

Assim, recorrendo-se definio de presso total e relao de similaridade para a vazo, chegaremos a:

n ( ptotal) II = ( ptotal) I II n I
Para a potncia, teremos:

n N II = N I II nI

A representao grfica da 1a Lei dos Ventiladores est mostrada na curva caracterstica da figura abaixo. Considere o ponto de operao de referncia, sobre a curva caracterstica para a rotao nI e a curva de eficincia 2. Se a rotao aumenta para nII (nII>nI), o deslocamento ocorrer com uma eficincia constante 2 para o ponto II. A vazo QII, a presso total ptotalII e a potncia NII sero calculadas pelas relaes acima apresentadas. Da mesma forma ocorrer se a rotao diminuir de nI para nIII.

15

= 1,2 kgf/m3
Log. Presso total [mH2O, inH2O, etc]

3 II 2 1

III

nII

nI nIII
Log. Vazo [m3/h, m3/s, cfm, etc]

A 2a lei dos ventiladores tem por objetivo a determinao da nova curva caracterstica (presso total x vazo) quando o peso especfico do fluido de trabalho diferente do padro (I II) mas a vazo constante a referncia no procedimento (QI = QII). Note ento que se a vazo deve ser constante, a relao de similaridade para a vazo estabelece que a rotao tambm constante (nI = nII):

Q n II = n I II Q I
Da mesma forma, se a rotao constante, tambm o a altura de elevao:

H II = H I
Logo, usando a definio de altura de elevao,

2 2 V 2 V 2 p 2p1 p 2p1 V V1 2 1 2 + = + 2g 2g II I
II
ou ainda,

16

( p 2p1)II
II

2 V 22 V 2 p 2 p1 I II I + = + 2g 2g I

Na curva caracterstica a presso total expressa em comprimento de coluna de gua. Assim, para compatibilizar a unidade, tem-se:

II I V 22 V 22 ( p p ) 1 ( ) p p 1 2 1 2 1 II II I I + = + II II 2g I I 2g H 2O H 2 O
Ou ainda:

II I V 2 2 V 2 2 p p p p 1 II 1 I 2 1 I 2 1 II + = + H 2O 2g II H 2O H 2O 2g I H 2O

II I V 22 V 22 ( p p ) ( p p ) II I II [ccH2O] 2 1 II + [ccH2O] = 2 1 I + H 2 O 2g H 2 O 2g H 2 O H 2 O I
Para a potncia teremos:

II = N II N I I
A representao grfica da 2a Lei dos Ventiladores est mostrada na curva caracterstica da figura abaixo. A determinao dos novos pontos de operao (II>I) ou III<I) ocorre como se a curva caracterstica se deslocasse sobre o eixo vertical (vazoconstante). A eficincia, consequentemente, no se mantm (2 1) ou (2 3).

17

3
Log. Presso total [mH2O, inH2O, etc]

II I= 1,2 kgf/m3

II

2 1

I
III

III

nI

nI

nI

Log. Vazo [m3/h, m3/s, cfm, etc]

A 3a lei dos ventiladores tem por objetivo a determinao da nova curva caracterstica (presso total x vazo) quando o peso especfico do fluido de trabalho diferente do padro (I II) mas a presso total constante a referncia no procedimento (ptotalI [ccH2O] = ptotalII [ccH2O]). Ento,

V 22 V 22 p p p p I 2 1 II II I II 2 1I + = + 2 g 2 g H 2O H 2O H 2O H 2O

Assim,

2 2 V1 V1 I II I = H II HI II 2g 2g
ou,

( )

( )

2 (H I C1Q2 I ) I = (H II C1Q II ) II

(H I C1Q2 I ) = II I (H II C1Q2 II )

18

Entretanto, das relaes de similaridade sabemos que:

H I = H II = 2 C2 Q2 Q I II
Logo,

= II I Q2 II ( C 2 C1)
e, finalmente,

Q2 I ( C 2 C1)

Q II = Q I

I II

A vazo varia com a raiz quadrada do inverso do peso especfico

n II = n I
Finalmente a potncia:

I II
3

II n II II I 2 , N II = N I = NI n I I I II
I N II = N I II
A representao grfica da 3a Lei dos Ventiladores est mostrada na curva caracterstica da figura abaixo. A determinao dos novos pontos de operao (II>I) ou III<I) ocorre como se a curva caracterstica se deslocasse sobre o eixo horizontal (presso constante). A eficincia, consequentemente, no se mantm (2 1) ou (2 3), assim como mudam tambm a rotao e a potncia.

19

3 2
Log. Presso total [mH2O, inH2O, etc]

II I= 1,2 kgf/m3

1 I

III

III

II

nIII

nII nI

Log. Vazo [m3/h, m3/s, cfm, etc]

20

7.0 BIBLIOGRAFIA
Ventilao Industrial, C. A. Clezar. A. C.Ribeiro Nogueira., Ed. Da UFSC., 1999 Instalaes de Ar Condicionado, H. Creder. Ed. LTC. S.A., 2 Edio, 1985. Industrial Ventilation Workbook, D.Jeff Burton. Carr Printing, 1997. Material PUCRS - Sistemas de Ventilao Industrial Ventiladores OTAM www.otam.com.br Ventiladores VentiSilva Ltda. www.ventisilva.com.br/Index.htm Ventiladores Pfaudler www.pfaudler.com.br/torin.htm Ventiladores e artigos tcnicos www.howden.com/library/technicalinfo.html Fabricante Canadence www.leaderfan.com Ventiladores Industrias www.fansandblowers.com Penn Ventilation www.pennvent.com

21

You might also like