You are on page 1of 4

Geografia - Chico ESTRUTURA GEOLOGICA Terra como um sistema dinmico, devido a duas fontes de energia: Energia do Sol, que

e interfere e movimenta toda a atmosfera - temperatura, vento, ciclo das guas. Energia do calor interno da Terra vulcanismo, terremoto, maremoto, cadeias de montanhas, tectnica de placas. Superfcie da Terra: Biosfera: seres vivos Litosfera: crosta terrestre que formada por minerais e rochas Hidrosfera: gua na forma gasosa, slida e liquida Atmosfera: nuvens, ventos, gases. Estrutura da Terra ncleo (2300 km), manto (2500 km) e crosta (30 70 km)

o o o

Fronteiras entre placas Divergente: Mar Vermelho Convergente: placa Sul-americana com a Nazca, Japo Transformantes/Deslizamento: falha de Santo Andr, na costa da Califrnia, no Caribe

Placas Tectnicas - Manto: ocorre as clulas de conveco. - A litosfera (crosta terrestre) formada por oito placas tectnicas principais e algumas pequenas placas secundrias que sustentam os continentes e oceanos do planeta. - Os limites entre placas apresentam-se como faixas de instabilidade tectnica e concentram quase todos os vulces em atividade. Tambm so reas de ocorrncia da maior parte dos grandes terremotos.

Eras Cenozica Mesozica

Paleozica

Perodos Quaternrio Tercirio Cretceo Jurssico Trissico Permiano Caronfero Devoniano Siluriano Ordoviciano Cambriano

Coluna Geolgica Incio, anos Eventos 1.000.000 60.000.000 130.000.000 Godwana 200.000.000 e 250.000.000 Laursia 290.000.000 350.000.000 Pangia 410.000.000 438.000.000 510.000.000 570.000.000 2.500.000.000 4.500.000.000

Eventos no Brasil Sedimentares Sedimentares Derramam. Basaltico Sedimentares

o Rochas sedimentares: resultam do desgaste das rochas gneas e metamrficas. Ex: arenito (solidificao da areia), calcrio, carvo mineral, varvito. o Rochas metamrficas: so aquelas que resultam da transformao que as rochas magmticas e as rochas sedimentares sofrem, principalmente em funo da temperatura e presso. Ex: mrmore (resultante da cristalizao do calcrio). Estrutura geolgica: (composio + tempo geolgico) Escudos cristalinos ou macios antigos compostos por rochas cristalinas (gneas/magmticas e metamrficas), constituindo estruturas resistentes e rgidas, bem antigas (Pr-Cambriano), originam relevos planlticos. Bacias sedimentares - rochas sedimentares, mais recentes Dobramentos modernos bem mais recentes (no ocorre no Brasil) Unidades do relevo em geral Relevo: Conjunto de formas variadas da superfcie da Terra. (composio + tempo geolgico + forma) Montanhas: montanhas resultantes de dobramentos, isso , fora interna (Alpes, Andes, Rochosas e Himalaia). Montanhas vulcnicas e constituidas por blocos falhados (serras da Mantiqueira e da Bocaina). Planaltos: so superfcies elevadas, com ondulaes suaves, delimitadas por escarpas que constituem declives e nos quais os processos de destruio superam os de construo. Predomina o processo erosivo. Depresso: reas da superfcie localizada em altitude inferior das regies prximas. Plancies: so reas de superfcie relativamente plana, formadas por rochas sedimentares e nas quais predominam os processos de decomposio e acmulo de sedimentos.

Proterozica Arquezica

Cristalinos: riquezas minerais Cristalinos: rea de desnudao

PrCambriano

Pangia 250 milhes de anos atrs

Litosfera pode ser dividida entre crosta continental e crosta ocenica. Minerais: so elementos ou compostos naturais slidos, que possuem uma composio qumica bem definida. ex: topzio, a calcita, o quartzo, diamante. Rochas: agregados de minerais. o Rochas gneas ou magmticas: so resultantes da solidificao do magma. Podem ser divididas entre dois grupos: - intrusivas/plutnicas quando o magma se solidifica no interior da crosta. Ex: granito - extrusiva/vulcnica quando o magma expelido pelo vulco. Ex: basalto

Transformao do relevo: foras endgenas e foras exgenas. Foras Endgenas (internas) oOrognese: O movimento orogentico relativamente rpido e, quando se manifesta, geralmente deforma, dobrando e falhando as camadas rochosas. Os terremotos so os movimentos orogenticos mais rpidos de que se tem conta. Associados ao vulcanismo, correspondem a sinais anteriores ou posteriores de um tectonismo orogentico mais amplo. A orognese propriamente dita a elevao de uma vasta rea dando origem a grandes cadeias de montanhas. Assim, os terremotos e o vulcanismo andino so sinais posteriores ao levantamento da grande cadeia de montanhas que so os Andes. Ao contrrio, o vulcanismo e os sismos da faixa que vai de Java ao Japo so sinais precursores de uma grande cadeia de montanhas que se elevar naquela rea. o Epirognese: Os movimentos epirogenticos caracterizam-se por serem lentos, abrangerem reas continentais e no terem competncia para deformar (no produzem falhas ou dobras) as estruturas rochosas. O movimento epirogentico no est associado nem ao vulcanismo, nem aos sismos. Ao contrrio, de ocorrncia mais comum em reas relativamente estveis da crosta terrestre. Foras Exgenas (externas) o Ao das guas: eroso fluvial, marinha e glacial o Ao dos ventos: o Intemperismo: o conjunto de processos fsicos, qumicos e biolgicos - fsico: amplitude trmica, ex: no deserto, desintegrao mecnica. - qumico: principalmente em reas de clima mido - qumico-biolgico: microorganismos, secretando substncias que misturam com gua.

Grande estruturas do geolgicas do Brasil


Escudos cristalinos 36% Bacias Sedimentares 64%

Unidades do relevo brasileiro


Conforme Jurandyr Ross: para essa classificao do relevo brasileiro Ross considerou a estrutura geolgica, o relevo, o clima e a ao de agentes externos e o nvel altimtrico. O relevo brasileiro apresenta as seguintes caractersticas: Relevo bastante antigo. Altitudes modestas (8% do territrio com mais de 800 m). Ausncia de movimentos orogenticos recentes (dobramentos ou/e falhamento). Enrugamentos pr-cambrianos que atuam sobre os escudos, formando montanhas, hoje reduzidas pela eroso. Forte ao do intemperismo.

Planaltos: compreende a maior parte do territrio, sendo a grande maioria considerada vestgios de antigas formaes erodidas. Os planaltos so chamados de formas residuais (de resduo, ou seja, do que ficou do relevo erodido). So reas onde o processo de eroso predomina sobre o de acumulao de sedimentos. Ao contrrio do que sugere o nome, apresentam superfcies irregulares formadas por serras, morros e chapadas. Planaltos so relevos em destruio. Depresses: tambm exibem predomnio de processos erosivos, mas caracterizam-se por superfcies suavemente inclinadas e bastante aplainadas. Plancies: reas onde a deposio de sedimentos predominante e realiza-se, essencialmente, pela ao das guas dos rios, dos lagos ou do mar. Ficam ao lado e abaixo do planalto. Plancies so relevos em construo. Estruturas do relevo brasileiro mais importantes: Chapada: uma formao rochosa acima de 600 metros que possui uma poro plana na parte superior. A causa pela qual a superfcie da chapada seja plana a eroso. Naturalmente so terrenos de superfcie bastante plana, cuja a altitude se destaca das reas ao redor. Tipo uma mesa.No Brasil, existem chapadas na regio Centro-Oeste e no Nordeste. As chapadas do Centro-Oeste, como a dos Parecis e dos Guimares, so divisores de guas entre as Bacias Amaznicas, Platina, do rio So Francisco e do Tocantins. No Nordeste, Chapada do Araripe e Chapada Diamantina.

Morro: um acidente geogrfico constitudo por pequena elevao de terreno com declive suave. Mares de Morros e Morro do testemunho.

Unidades do relevo do Estado de So Paulo


Inselberg: do alemo, monte ilha, o resto de relevo saliente em meio a uma paisagem de plancie semi-rida, oriunda de uma longa histria erosiva relacionada a processos secos. Exemplo: no Mato Grosso o Morro de Santo Antnio do Leveger, prximo a Cuiab Escarpa: uma ladeira ou monte muito ngreme. Falsia: abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nvel do mar e encontram-se permanentemente sob a ao erosiva do mar. Graben e Horst: so formas de relevo associadas s falhas tectnicas. Exemplos: Graben (Vale do Paraba) e Horst (Serra do Mar) I. Plancie Litornea ou Costeira II. Planalto Atlntico III. Depresso Perifrica IV. Zona das Cuestas V. Planalto Ocidental Paulista - Unidade I: a Plancie Litornea ou Costeira teve seu processo de formao fundamentado na deposio de materiais (detritos e sedimentos). - Unidade II: o Planalto Atlntico apareceu devido ao soerguimento dos escudos cristalinos, no perodo Pr-cambriano. - Unidade III: a Depresso Perifrica foi esculpida, por eroso regressiva, principalmente sobre sedimentos da borda da Bacia Sedimentar do Paran (Planalto Ocidental Paulista), mas tambm em contato com o relevo de terrenos cristalinos (Planalto Atlntico). - Unidade IV: Encosta escarpada que separa a Depresso Perifrica Paulista do Planalto Ocidental. - Unidade V: formou-se pela sobreposio de camadas de arenito e basalto, inclinadas de forma decrescente na direo ocidental(oeste).

You might also like