You are on page 1of 7

p Nome: Professor: Turma: Data:

Usando o editor de textos vi


1. Objetivos y Identi car os modos de edio do vi; y Aprender os comandos mais utilizados do vi; y Fazer procura e procura/substituio de textos. 2. Recursos Necessrios y Equipamento com o sistema operacional Linux ou Unix j instalado;

VIM x VI O VIM (vi improved) traz muitas evolues em relao ao antigo VI. Entre as principais, esto a possibilidade de usar os modos visuais para edio de texto, e utilizar as teclas de movimento, pois o VI obrigava a usar seus comandos. Por exemplo, para as teclas End, Home, PageUp e PageDown, temos que usar $, 0, Ctrl + b e Crtl + f. As teclas de setas tambm no funcionam como esperado, bem como o Backspace e o Delete. Carregando o editor de textos vi A. No terminal Konsole, faa um backup do arquivo /etc/syslog.conf, a ser utilizado nessa prtica: [#cp /etc/syslog.conf /etc/syslog.conf.backup
1

B. No terminal Konsole, carregue o editor de textos vi, abrindo o arquivo /etc/syslog.conf.backup [#vi /etc/syslog.conf.backup Um pouco antes de comear Existem dois modos de edio no vi, os quais so modo de edio e modo de comandos. Ambos so alternados teclando-se <Esc>.

Portanto iremos iniciar pelo modo de comandos, onde iremos procurar um texto, mostrar linhas, excluir linhas etc... E em seguida, iremos realmente editar um texto utilizando o modo de edio. Modo de Comando Uma vez que um arquivo aberto no vi, o modo de comando ativado. A partir dele ser possvel: y Emitir comandos de edio; y Mover o cursor para uma posio diferente do arquivo; y Executar comandos ex; y Executar um shell do Linux; y Salvar ou sair da verso atual do arquivo. Utilizando o modo de comandos do vi OBS: O vi (assim como o vim) case-sensitive, portanto existem diferenas do K para o k.

A. Para navegar atravs do arquivo, utilize as setas. Para cima, para baixo, direito e esquerdo. B. Para fazer os mesmos movimentos das setas de uma forma mais prtica, utilize as seguintes teclas do teclado: Pressione o j: Para descer o cursor. Pressione o k: Para subir o cursor. Pressione o h: Para levar o cursor para a esquerda. Pressione o l: Para levar o cursor para a direita. Para subir e descer pginas como o Page-Down e Page-Up, utilize os comandos: Ctrl-f : Para andar uma pgina. Ctrl-b: Para voltar uma pgina. Ctrl-g: Mostra informaes do arquivo, posio atual do cursor e o nmero total de linhas. Comandos de Movimento: Os comandos de movimento tambm so usados para alterar e excluir. Se o comando for precedido por um nmero, o mesmo ser repetido n (nmero) vezes.
Tecla h j k l Barra de espao w W b B Funo Move o cursor para o caractere esquerda. Move o cursor para a linha abaixo. Move o cursor para a linha acima. Move o cursor para o caractere direita. Direita. Move cursor para incio da prxima palavra (Ignora pontuao). Move cursor para incio da prxima palavra (No ignora pontuao). Move cursor para incio da palavra anterior (Ignora pontuao). Move cursor para incio da palavra anterior (No ignora pontuao).

Excluindo caracteres/linhas A. Para excluir caracteres, posicione o cursor sobre qualquer palavra e pressione a tecla <x>. Voc ver para cada x pressionado, uma letra ser excluda. B. Para apagar uma linha, digite duas vezes a letra d. Ex.: dd. C. Ainda no texto do syslog.conf.backup, delete algumas palavras, pressionando dw.

Linhas Tecla 0 $ ^ + H M L nH nL nG G :n Funo Move o cursor para a primeira posio da linha atual Move o cursor para a ltima posio da linha atual Primeiro caractere no branco da linha atual Primeiro caractere da prxima linha Primeiro caracter da linha anterior Primeira linha da tela Linha do meio da tela ltima linha da tela n linhas depois da linha superior da tela n linhas antes da ltima linha da tela Move para linha de nmero n Move para a ltima linha no arquivo Move para a linha nmero n

Copiando e colando A. Para copiar uma linha, digite yy B. Para colar a linha copiada, digite p. C. Para fazer cpia de blocos, veja a prxima sesso.
Telas Tecla Ctrl-F Ctrl-B Ctrl-D Ctrl-U Ctrl-E z. zRola a tela para frente. Rola a tela para trs. Rola meia tela para baixo. Rola meia tela para cima. Mostra mais uma linha na parte inferior. Reposiciona a linha com o cursor para o meio da tela. Reposiciona a linha com o cursor para a parte inferior da tela. Funo

Alguns comandos do editor vi OBS: Alguns comandos do vi precedem o caractere dois pontos ( : ) seguido do comando e a execuo com <Enter>. A. Para utilizarmos o modo de comandos do vi, pressione a tecla : . B. Ser mostrado no canto inferior o comando digitado :
4

C. Portanto, como exemplo, para irmos a primeira linha do arquivo /etc/syslog.conf.backup, digite no modo de comandos :0 e tecle <Enter>. D. Para irmos para a ltima linha, digite :$ e tecle <Enter>. E. Para ir a uma linha do texto em espec co, digite :linha. Exemplo: :10 F. Para numerar as linhas, digite :set number. G. Para retirar a numerao de linhas: digite :set nonumber H. Para copiarmos e colarmos um bloco (mais de uma linha), copie por exemplo, as 3 linhas de baixo digitando :y3 I. Para copiar o ltimo comando feito, digite . (ponto).

Localizar e localizar/substituir textos


Insero de texto Tecla a A i l o O Esc Tab Backspace Ctrl-J Funo Insere texto depois do cursor Insere texto ao m da linha Insere texto antes do cursor Insere texto no incio da linha Insere uma linha abaixo da linha atual Insere uma linha acima da linha atual Passa para o modo de comando Insere uma tabulao Move para trs um caractere Move para baixo uma linha

A. Para procurarmos a palavra warn digite :/warn B. Para procuramos e substituirmos uma nica ocorrncia, utilizaremos a regexp (Regular Expression) s/string1/string2/ . Onde string1 a string que queremos procurar e string2 o novo texto a ser trocado caso string1 seja localizado. C. Para exemplificarmos, digite o seguinte comando :s/warn/ifsp/ e a primeira palavra que contiver warn, ser trocado por ifsp. D. Para procuramos e substituirmos todas as ocorrncias encontradas, digite :s/log/ifsp/g e todas as palavras que contiverem log sero trocadas por ifsp.

Utilizando o modo de edio do vi OBS: Sempre que quiser sair da edio e ir para o modo de comandos, tecle <Esc>. Exemplo: Quando voc estiver editando algo e em seguida precisar subir uma pgina para editar algum texto na pgina acima, digite: Para sair do modo de edio. <ESC> Crtl-b Para voltar uma pgina. i Para inserir um texto.

A. Para inserirmos um texto digite i. B. Para inserir um texto a outra palavra tecle ESC e na outra palavra digite a. C. Para inserirmos um texto abaixo de uma linha, digite o. D. Para inserirmos um texto acima de uma linha, digite O. E. Para inserimos um texto no final da linha, digite A. F. Para inserirmos um texto no incio da linha, digite I.

Quais so os comandos necessrios para substituirmos todas as palavras que contenham ifsp para linux ? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Comandos para salvar e sair do vi :wq Grava o arquivo e sai do vi. :q Sai do editor somente se no ocorreram mudanas no arquivo. :q! Sai do editor ignorando qualquer mudana feita. Qual a forma mais segura de salvar um arquivo salvando todas as mudanas feitas? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

Concluso O que o vi? Podemos encontr-lo em qualquer distribuio Linux ou Unix? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Podemos editar arquivos ASCII e Binrio no vi? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Qual a diferena entre o modo de comandos e o modo de edio ? Como podemos alternamos entre eles? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Quais foram as suas principais dificuldades ao utilizar o editor vi? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

You might also like