You are on page 1of 3

Hoje em dia um dos grandes problemas na sociedade so as DSTs (Doenas Sexualmente Transmissveis), nas pginas a seguir vamos conhecer

profundamente as mais comuns dessas doenas. O que so doenas sexualmente transmissveis (DSTs)? As DSTs so doenas transmitidas por meio da relao sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetrao. Ao contrrio do que muita gente pensa, as DSTs so doenas graves que podem causar disfunes sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebs prematuros com problemas de sade, deficincia fsica ou mental, alguns tipos de cncer e at a morte. Uma pessoa com DST tambm tem mais chance de pegar outras DST, inclusive a aids. Quem pode pegar uma doena sexualmente transmissvel?

Quem tem relaes sexuais sem camisinha; Quem tem parceiro que mantm relaes sexuais com outras pessoas sem camisinha; Pessoas que usam drogas injetveis e compartilham seringas; Pessoas que tm parceiros que usem drogas injetveis, compartilhando seringas; Pessoas que recebem transfuso de sangue no testado; Qualquer um - casados, solteiros, jovens, adultos, ricos ou pobres - pode pegar DST.

Quais os principais sinais?

Feridas (lceras): aparecem nos rgo genitais ou em qualquer parte do corpo. Podem doer ou no. Corrimentos: aparecem no homem e na mulher no canal da uretra, vagina ou nus. Podem ser esbranquiados, esverdeados ou amarelados como pus. Alguns tm cheiro forte e ruim. Tem gente que

sente dor ao urinar ou durante a relao sexual. Nas mulheres, quando o corrimento pouco, s visto em exames ginecolgicos.

Verrugas: so como caroos; podem parecer uma couve-flor quando a doena est em estgio avanado. Em geral no di, mas pode ocorrer irritao ou coceiras.

Quais os principais sintomas?

Ardncia ou coceira: mais sentidas ao urinar ou nas relaes sexuais. H pessoas que sentem as duas coisas, outras somente uma e muitas pessoas no sentem nada e, sem saber, transmitem DST para seus parceiros. Dor e mal-estar: embaixo do umbigo, na parte baixa da barriga, ao urinar, ao evacuar ou nas relaes sexuais.

Como tratar uma doena sexualmente transmissvel?


Faa apenas o tratamento indicado por um profissional de sade, no aceite indicaes de vizinhos, parentes, funcionrios de farmcias etc. Siga a receita e tome os remdios na quantidade certa e nas horas certas. Continue o tratamento at o fim, mesmo que no haja mais sinal ou sintoma da doena. Todos os parceiros de quem est com DST devem ser conscientizados e fazer o tratamento, seno o problema continua. Deve-se evitar relaes sexuais durante o tratamento. Em ltimo caso, use sempre camisinha. Pea tambm para fazer o teste da aids. melhor sempre se prevenir.

Servios que atendem casos de DST So servios de sade que pertencem ao Sistema nico de Sade (SUS) e que contam com profissionais de sade capacitados na Abordagem Sindrmica das DSTs, podendo ou no contar com estrutura laboratorial, promovendo a assistncia clnica e o tratamento adequado, a preveno, o fornecimento de preservativos e aconselhamento para testagem para o HIV. Concluso As doenas sexualmente transmissveis so transmitidas por meio da relao sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetrao.

You might also like