You are on page 1of 24

Universidade Federal de So Paulo COREMU Residncia Multiprofissional

RESIDNCIA EM PSICOLOGIA 2013 PROVA OBJETIVA


Nome do Candidato N.Inscrio

INSTRUES Verifique se este caderno de prova contm um total de 60 questes, numeradas de 1 a 60. Se o caderno estiver incompleto, solicite outro ao fiscal da sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta correta. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher UMA resposta. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu. VOC DEVE Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo a que voc est respondendo. Verificar, no caderno de prova, qual a letra (A, B, C, D, E) da resposta que voc escolheu. Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS fazendo um trao no quadrinho que aparece abaixo dessa letra. ATENO Marque as respostas com caneta esferogrfica azul ou preta. Marque apenas uma letra para cada questo: mais de uma letra assinalada implicar na anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de aparelhos eletrnicos. Voc ter 5h (cinco horas) para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas e a folha pautada do CASO CLNICO.

"Direitos autorais reservados. Proibida a reproduo, ainda que parcial, sem autorizao prvia".

edudata

1. O Sistema nico de Sade (SUS) constitudo pelo conjunto das aes e de servios
de sade sob gesto pblica. Est organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas e atua em todo o territrio nacional, com direo nica em cada esfera de governo. O SUS, porm, no uma estrutura que atua isolada na promoo dos direitos bsicos de cidadania, mas insere-se no contexto das polticas sociais. Assinale a alternativa abaixo que melhor represente a interface do SUS com as demais Polticas Sociais. (A) (B) (C) (D) (E) Abrange, alm da Sade, a Educao, a Previdncia e a Assistncia Social. Abrange, alm da Sade, o fundo de garantia e licena maternidade. Abrange, hospitais primrios, AMA, UBS e CAPS. Abrange, alm da previdncia, planos de capitalizao e direitos. Abrange, os direitos e deveres da populao no mbito social.

2. No ano de 2006 os gestores estaduais, em conjunto com o Ministrio da Sade,


estabeleceram o Pacto pela Sade. As trs dimenses do Pacto pela Sade so: (A) Pacto pelo Parto Humanizado, Pacto pela Vida e Pacto pela Previdncia. (B) Pacto em Defesa do SUS, Pacto pela Vida e Pacto de Gesto. (C) Pacto pelo Humaniza SUS, Pacto pela Comunidade e Pacto pelo Ministrio Pblico. (D) Pacto em Defesa dos Excludos, Pacto do Cuidado Prioritrio aos Idosos e Pacto pela Vida. (E) Pacto em Defesa das Crianas, Pacto do Cuidado Prioritrio aos Idosos e Pacto pela Vida. A instituio do Pacto pela Vida representa mudanas fundamentais na reforma incremental do SUS. O Pacto pela Vida de 2006 definiu seis prioridades. Quais so elas? (A) Sade do idoso, controle do cncer de colo de tero e de mama, reduo da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de respostas s doenas emergentes e endemias, com nfase na dengue, hansenase, tuberculose, malria e influenza, promoo da sade e fortalecimento da ateno bsica. (B) Sade do idoso, controle do cncer de vulva e de pele, reduo da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade preventiva das pandemias, com nfase na malria, HIV, tuberculose, caxumba, propaganda curativa da sade e da ateno bsica. (C) Sade do idoso, controle do cncer intestinal e de pele, reduo da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade humanitria, com nfase na doena de Chagas, HIV, poliomielite, caxumba, propaganda curativa da sade e do AMA. (D) Sade da criana, controle do cncer de vulva e de pele, reduo da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade preventiva das pandemias, com nfase na malria, HIV, tuberculose, caxumba, propaganda curativa da sade e da ateno bsica. (E) Sade da criana, controle do cncer intestinal e de pele, reduo da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade humanitria, com nfase na doena de Chagas, HIV, poliomielite, caxumba, propaganda reabilitadora da sade e do AMA. 2 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

3.

4. Quais as estratgias que constituem a regionalizao no Sistema nico de Sade?


(A) O direito aos cuidados paliativos, aperfeioar as desigualdades sociais e territoriais, promover a centralizao, racionalizar os gastos, aperfeioar os recursos e potencializar o processo de hierarquizao. O direito aos cuidados paliativos, otimizar as desigualdades regionais e territoriais, promover a desintegralidade, racionalizar os gastos, aperfeioar os recursos e potencializar o processo de hierarquizao. O direito sade, otimizar as desigualdades regionais e territoriais, promover a desintegralidade, racionalizar os gastos, aperfeioar os recursos e potencializar o processo de hierarquizao. O direito da famlia, otimizar as entregas de medicaes, promover a desintegralidade, equidade e centralizao da poltica local, aperfeioar os recursos locais e potencializar o processo de hierarquizao. O direito sade, reduzir desigualdades sociais e territoriais, promover a equidade e a integralidade da ateno, racionalizar os gastos e potencializar o processo de descentralizao.

(B)

(C)

(D)

(E)

5. Segundo a CARTA DOS DIREITOS DOS USURIOS DA SADE, Portaria MS n 675,


de 30 de maro de 2006, o 1 Princpio diz: Todo cidado tem direito a ser atendido com ordem e organizao. Assinale a alternativa que reflete aes baseadas no 1 principio da referida portaria. (A) (B) (C) (D) (E) Seus parentes tambm tm o direito de receber informaes sobre seu estado. Deve haver uma fila organizada por senhas com prioridade de idade e sexo. Quem estiver em estado grave e/ou maior sofrimento precisa ser atendido primeiro Todos tem direito a um atendimento sem preconceito de raa, cor, idade e sem barulho. Quem est cuidando de voc deve respeitar seu corpo, sua intimidade, sua cultura, sua religio e deve organizar os atendimentos por crachs.

6. De acordo com a OMS (2002) Cuidado Paliativo a abordagem que promove a


qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenas que ameaam a continuidade da vida, atravs de preveno e alvio do sofrimento.... Dentro dessa perspectiva correto afirmar que: (A) Os cuidados paliativos se resumem apenas aos cuidados dispensados fase final da vida, quando no h mais nada a fazer. (B) Uma vez que o paciente est fora de possibilidades teraputicas no h a necessidade de suporte de uma equipe competente e de conhecimento cientfico. (C) Deve-se retardar ao mximo a abordagem paliativa, pois indica que no h mais medicamentos, procedimentos e abordagens indicados para o doente. (D) O cuidado paliativo requer a identificao precoce, avaliao e tratamento impecvel da dor e de outros problemas de natureza fsica, psicossocial e espiritual. (E) Cuidados paliativos so indicados para pacientes que no se adaptam s mudanas de vida impostas pela doena ou para famlias que tem dificuldades no enfrentamento desta condio de ameaa vida. UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 3

7. Qual das alternativas abaixo contm as diretrizes para a ateno integral e humanizada
ao recm nascido grave ou potencialmente grave segundo os princpios do SUS? (A) Promoo de equilbrio, centralizao da assistncia, ateno humanizada, estmulo psicomotor com a participao dos familiares e protagonismo da me e do pai nos cuidados ao recm nascido. (B) Promoo de independncia funcional, orientao quanto ao aleitamento materno, ateno humanizada e estmulo neuropsicomotor com a participao dos familiares. (C) Promoo de equilbrio, centralizao da assistncia, trabalho multiprofissional, ateno humanizada e estmulo psicomotor com a participao dos familiares. (D) Promoo da equidade, integralidade da assistncia, ateno humanizada; e estmulo participao e ao protagonismo da me e do pai nos cuidados ao recm nascido. (E) Promoo de transparncia quanto ao servio pblico, programa da sade da famlia e aleitamento materno, integralidade da assistncia e ateno humanizada.

8. A Poltica de Humanizao se constri a partir de Princpios, Mtodos, Diretrizes e


Dispositivos. Como foco de interveno a PNH engloba duas vertentes: o trabalhador e o usurio da sade. Dessa maneira, as metas de implementao de aes devem ter como base as diretrizes da Poltica que podem ser apontadas, basicamente, como: (A) Classificao de Risco, Ambiente Acolhedor, Clnica Hegemnica, Cogesto, Direito a Acompanhante com refeio e Visita Aberta. (B) Acolhimento, Direito Acompanhante, Valorizao do Trabalho, Clnica Ampliada, Ambincia, Visita Aberta e Cogesto. (C) Ouvidoria, Valorizao do Trabalhador da Sade, Equipe Multiprofissional, Clnica Ampliada, Colegiado Gestor, Acolhimento e Refeio para acompanhante. (D) Ambincia, Equipe Posso Ajudar?, Ouvidoria, Acolhimento e Classificao de Risco, Grupos de Cogesto, Direito Acompanhante para incapaz e Clnica Ampliada. (E) Direito Acompanhante, Grupo de Trabalho de Humanizao, Clnica Hegemnica, Cogesto, Acolhimento, Ambincia e Equipe Interdisciplinar.

9. Os cuidados paliativos baseiam-se em conhecimento cientfico inerente s vrias especialidades e possibilidades de interveno clnica e teraputica. O trabalho de uma equipe de cuidados paliativos regido pelos princpios de: I. Reafirmar a vida e ver a morte como um processo natural. II. Oferecer um sistema de suporte que auxilie o paciente a viver to ativamente quanto possvel, at a sua morte. III. Oferecer um sistema de suporte que auxilie a famlia e entes queridos a sentiremse amparados durante todo o processo da doena. Assinale a alternativa correta: (A) Apenas a alternativa II est correta. (B) A alternativa II e III esto corretas. (C) Todas as alternativas esto erradas. (D) Apenas a alternativa III est correta. (E) Todas as alternativas esto corretas.
4 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

10. um instrumento que possibilita a vinculao dos procedimentos executados no mbito do Sistema nico de Sade (SUS) ao usurio, ao profissional que os realizou e tambm unidade de sade onde foram realizados:
(A) (B) (C) (D) (E) Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade. Sistema de Informao de Agravos de Notificao. Carto Nacional de Sade. Sistema de Informaes sobre Mortalidade. Sistema de Informaes Ambulatoriais.

Todas as questes de Lngua Portuguesa abaixo foram elaboradas a partir do texto O que devemos aos jovens, da escritora brasileira Lya Luft e publicado na revista VEJA, Edio 2143 / 16 de dezembro de 2009. (Disponvel em http://veja.abril.com.br/161209/devemos-jovens-p-026.shtml).

11. Leia o texto e escolha a alternativa que preenche adequadamente o espao em


branco, de acordo com as normas ortogrficas da Lngua Portuguesa: Fiquei surpresa quando uma entrevistadora disse que em meus textos falo dos jovens como arrogantes (...). Lido com palavras a vida toda, foram uma de minhas primeiras paixes e ainda me seduzem pelo misto de comunicao e confuso que causam, como nesse caso, e por sua beleza, riqueza e ambiguidade. Escrevo repetidamente sobre juventude e infncia, famlia e educao, cuidado e negligncia. Sobre nossa falha __________________amorosa, interesse e ateno. (A) (B) (C) (D) (E) quanto autoridade. quanto a autoridade. quanto h autoridade. sobre h autoridade. sobre autoridade.

UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 5

12. Assinale a alternativa cuja grafia das palavras em negrito est de acordo com as normas ortogrficas da Lngua Portuguesa. (...)Tenho refletido muito sobre quanto deve ser difcil para a juventude esta poca em que ns, adultos e velhos, damos aos jovens tantos maus exemplos, correndo desvairadamente atrs de mitos bobos, desperdiando nosso tempo com coisas desimportantes, negligenciando a famlia, exagerando nos compromissos, sempre caindo de cansados e sem vontade ou pacincia de escutar ou de falar. Penso, sobretudo no desastre da educao: nem mesmo um exame de Enem tranquilo conseguimos lhes oferecer. A _________ _________ de jovens inscritos, quase a metade deles, no se deve a __________ ou outras dificuldades, mas ao desnimo e descrena.(...)
(A) (B) (C) (D) (E) A macissa ausncia de jovens inscritos, quase a metade deles, atrasos ou outras dificuldades, mas ao desnimo e descrena. A macissa ausencia de jovens inscritos, quase a metade deles, atrasos ou outras dificuldades, mas ao desnimo e descrena. A macia ausncia de jovens inscritos, quase a metade deles, atrasos ou outras dificuldades, mas ao desnimo e descrena. A macia ausncia de jovens inscritos, quase a metade deles, atrazos ou outras dificuldades, mas ao desnimo e descrena. A mascia ausencia de jovens inscritos, quase a metade deles, atrazos ou outras dificuldades, mas ao desnimo e descrena. no se deve a no se deve a no se deve a no se deve a no se deve a

13. Dando continuidade ao texto O que devemos aos jovens a autora escreve a frase que est contida nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa cuja frase est com a pontuao correta. (A) De modo que: tratando dos jovens e de suas frustraes, falo sobre ns, adultos, pais, professores, autoridades, e em quanto lhe somos devedores. (B) De modo que tratando dos jovens e de suas frustraes falo sobre ns adultos, pais, professores, autoridades e em quanto lhe somos devedores. (C) De modo que: tratando dos jovens, e de suas, frustraes falo sobre ns adultos pais professores autoridades e em quanto lhe somos devedores. (D) De modo, que, tratando dos jovens e de suas frustraes: falo sobre ns, adultos, pais, professores, autoridades, e em quanto lhe somos devedores. (E) De modo que, tratando dos jovens e de suas frustraes, falo sobre ns, adultos, pais, professores, autoridades, e em quanto lhe somos devedores. 14. Assinale a alternativa que descreve o significado mais adequado da palavra mazelas
segundo o sentido pretendido pela autora: (...) Ento, quando falo em dificuldades ou mazelas da juventude, de ns que estou, melancolicamente, falando. (...). (A) (B) (C) (D) (E) Tudo que irresponsvel e irreverente. Tudo que proibido e perigoso. Tudo que alegre e recomendvel. Tudo que aflige ou molesta. Tudo que correto e seguro.

6 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

15. A orao contida nas alternativas abaixo a sequncia do texto abaixo. Assinale a alternativa que apresenta a pontuao correta aps a palavra destacada em negrito.
(...) Quero deixar claro que nem todos esto paralisados, pois muitas famlias saudveis criam em casa um ambiente de confiana e afeto, de alegria. Muitas escolas conseguem impor a disciplina essencial para que qualquer organizao ou procedimento funcione, e nem todos os polticos e governantes so corruptos. Mas quero tambm declarar que aqueles que o so j bastam para tirar o fervor e matar o otimismo de qualquer um. (A) (B) (C) (D) (E) Assim no acho que todos os jovens sejam arrogantes. Assim: no acho que todos os jovens sejam arrogantes. Assim, no acho que todos os jovens sejam arrogantes. Assim; no acho que todos os jovens sejam arrogantes. Assim - no acho que todos os jovens sejam arrogantes.

16.

Assinale a alternativa que apresenta a correta concordncia verbal para a orao extrada do texto O que devemos aos jovens. (A) Os escndalos pblicos que nos ltimos anos se repete e se acumula so para deixar qualquer jovem desencantado. Os escndalos pblicos que nos ltimos anos se repete e se acumulo para deixar qualquer jovem desencantado. Os escndalos pblicos que nos ltimos anos se repetem e se acumulam para deixar qualquer jovem desencantado. Os escndalos pblicos que nos ltimos anos se repetem e se acumulam so para deixar qualquer jovem desencantado. Os escndalos pblicos que nos ltimos anos se repetem e se acumulo so para deixar qualquer jovem desencantado.

(B) (C) (D) (E)

17. Qual a grafia correta da palavra que preenche o espao em branco na frase abaixo?
(...) que todos os jovens sejam arrogantes, todas as crianas ______________, todas as famlias disfuncionais. Um pouco da doce onipotncia da juventude faz parte, pois os jovens precisam romper laos, transformar vnculos (no cuspir em cima deles) para se tornar adultos lanados a uma vida muito difcil, na qual reinam a competitividade, os modelos negativos, os problemas de mercado de trabalho, as universidades decadentes e uma sensao de bandalheira geral.(...) (A) (B) (C) (D) (E) mau-educadas mal-educadas m-educadas mau educadas ms educadas UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 7

18.

Na frase abaixo, preencha os espaos em branco com as palavras escritas corretamente.

(...) estudar para qu? Trabalhar para qu? Pior que isso: ser honesto ______, se nossos_______ lderes se portam de maneira to________ e, ano aps ano, a impunidade continua reinando neste pas que tenta ser ufanista (...) (A) (B) (C) (D) (E) para que, pretensos, vergonhoza para qu, pretensos, vergonhosa para qu, pretenos, vergonhoza para qu, pretnsos, vergonhosa para que, pretenssos, vergonhosa

19.

A palavra ufanista na frase (...) e, ano aps ano, a impunidade continua reinando neste pas que tenta ser ufanista (...) significa: (A) (B) (C) (D) (E) Ter orgulho exacerbado pelo pas em que nasceu; ser patriota. Ser honesto e honrado. Ter sentimento de vergonha do pas em que nasceu. Ter satisfao sobre algo que visto como honrvel. Ter atitude ou opinio desfavorvel sobre o pas de origem.

20. Assinale a alternativa cuja grafia das palavras em negrito est de acordo com as normas da lngua portuguesa.
(...) Tenho sete netos e netas. A idade deles vai de 6 a 21 anos. Todos so motivo de alegria e ___________, todos ____________, com seu ________ particular de ser, qualquer dedicao, esforo, parceria e amor da famlia. No tenho nenhuma viso negativa da juventude, muito menos da infncia. Acho, sim, que ns, os adultos, somos seus grandes devedores, pelo mundo que lhes estamos legando. (A) (B) (C) (D) (E) Todos so motivo de alegria e esperana, todos compensam, particular de ser, Todos so motivo de alegria e esperana, todos compenam, particular de ser, Todos so motivo de alegria e esperanssa, todos compensam, particular de ser, Todos so motivo de alegria e esperana, todos compenso, particular de ser, Todos so motivo de alegria e esperana, todos compensam, particular de ser, com seu geito com seu jeito com seu geito com seu jeito com seu jeito

8 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

21. Para Bleger, a psicologia institucional :


(A) (B) (C) (D) (E) Um campo de aplicao da psicologia nos fenmenos que nele tem lugar. Um campo de investigao dos fenmenos psicolgicos que nele tem lugar. Um campo de aplicao da psicanlise nos fenmenos que nele tem lugar. Anlise do comportamento dos indivduos que trabalham na instituio. Um campo de aplicao da psicologia das organizaes.

22. Entre as condies do enquadramento, Bleger prope o estrito controle e limitao


da informao. Tal condio diz respeito a: I. Controle dos traos de onipotncia do prprio psicanalista II. O estudo cientfico dos problemas para transmitir o conhecimento num dado momento III. Estabelecimento de relaes especficas e claras com o grupo IV. Observao estrita do segredo profissional e da lealdade ao grupo V. Garantir que a informao no ultrapasse o que realmente se conhece ou se deduz cientificamente So corretas as alternativas: (A) I, III e V (B) I, II e V (C) I, II e III (D) II, III e IV (E) III, IV e V

23. Segundo Simonetti, a interpretao sob transferncia consiste em:


(A) (B) (C) (D) O psiclogo identificar o lugar em que o paciente o colocou e usar essa informao para decidir como vai responder. O psiclogo usar a contra-transferncia como forma de ter acesso aos contedos inconscientes do paciente. O psiclogo esclarecer ao paciente que o que ele est vivenciando na situao atual uma repetio de seus relacionamentos infantis. O psiclogo contra-transferir para o paciente os seus prprios conflitos e relacionamentos infantis, o que interfere no modo como interpreta os contedos do paciente. O psiclogo interpretar os sonhos e fantasias do paciente a partir de seus prprios referenciais tericos e simblicos.

(E)

24. Pseudociese (gravidez psicolgica), bem como ataques de pnico ou dores crnicas
podem, segundo Simonetti, ser sintomas indicativos de: (A) Psicose (B) Histeria (C) Psicose puerperal (D) Transtorno obsessivo compulsivo (E) Transtorno bipolar UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 9

25. Segundo Sterian, numa situao em que um paciente idoso chega ao pronto-socorro
desmaiado, acompanhado pela filha que pede, angustiada, atendimento para seu pai: (A) O sujeito na urgncia o pai, mas o sujeito da urgncia a filha. (B) O sujeito na emergncia o pai, mas o sujeito da urgncia a filha. (C) O sujeito da urgncia o pai, mas o sujeito na urgncia a filha. (D) O sujeito da emergncia o pai, mas o sujeito na emergncia a fillha. (E) O sujeito na urgncia o pai, mas o sujeito da emergncia a fillha.

26. Um psiclogo solicitado pelo mdico para atender um determinado paciente internado em uma das enfermarias de um hospital geral. O pedido de interconsulta faz referncia a delrio e alucinaes, que sugerem um quadro de psicose. Segundo Simonetti, o psiclogo, nesse caso deve: I. Atender o paciente e verificar se os sintomas realmente existem II. No atender, se for constatada uma causa orgnica III. Verificar se a medicao pode estar provocando efeitos colaterais. IV. No atender o paciente e sugerir avaliao psiquitrica. V. Atender o paciente e pedir avaliao psiquitrica. As respostas corretas so: (A) III e V (B) II e IV (C) I e III (D) I e V (E) I, III e V 27. O psiclogo chamado para atender um paciente de 58 anos que est dando trabalho equipe da enfermaria em que est internado. Ele deve passar por uma cirurgia de transplante de fgado mas, embora haja indicao de transfuso de sangue, ele se recusa a receb-la por motivos religiosos. Nesse caso, segundo Simonetti, as melhores condutas por parte do psiclogo : I. Ouvir o paciente, criando condies para que o paciente perceba que ele est colocando sua vida em risco e que ele deve aceitar a transfuso de sangue. II. Investigar sintomas de depresso, antecedentes de psicose e comportamento suicida no paciente e orientar a famlia quanto ao melhor modo de trat-los. III. Ouvir o paciente, reconhecendo a sua verdade como vlida e significativa em seu universo cultural e psicolgico e ajud-lo a resolver o impasse no sentido de suportar as conseqncias de sua deciso, seja qual for. IV. Reconhecer essa situao no apenas como psicolgica, mas como campo da biotica, que implica muitos outros profissionais em seu manejo: mdicos, assistentes sociais, religiosos, advogados e administradores hospitalares. So corretas as alternativas: (A) I e II (B) I e III (C) II e IV (D) III e IV (E) I e IV
10 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

28. Entre os objetivos da Psicologia Hospitalar, segundo Simonetti, esto:


I. II. III. IV. V. (A) (B) (C) (D) (E) Promoo da auto-cura do paciente. A subjetividade. Levar o paciente ao auto-conhecimento e psicoterapia. Ajudar o paciente a lidar com os aspectos psicolgicos que cercam a doena. Ajudar o sujeito a fazer a travessia da experincia do adoecimento;

II, IV e V I, III, IV e V I, III e V III e IV III, IV e V

29.

A partir das transformaes sociopolticas ocorridas aps a 2a. Grande Guerra Mundial revelou-se a internacionalizao dos direitos humanos consubstanciada na Declarao Universal dos Direitos Humanos. Dentre outras transformaes, concretizaram-se conhecidas experincias de reforma psiquitrica. Em relao a estas experincias, relacione os pases com as denominaes de reforma psiquitrica neles ocorridas: I. Itlia; II. Inglaterra; III. Frana; N. Comunidades Teraputicas; O. Psicoterapia Institucional; P. Psiquiatria Democrtica;

(A) (B) (C) (D) (E)

(I P); (II O); (III N) (I O); (II P); (III - N) (I N); (II O): (III P) (I O); (II N); (III P) (I P); (II N); (III O)

UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 11

30. Marcelo relatou que sentia que o tempo passava arrastado. Queixava-se de estar sentindo o corpo pesado e que no conseguia fazer as atividades rotineiras. Cabisbaixo relatou ter perdido a alegria e a vontade de viver, no sentindo prazer em coisa alguma. No conseguia prestar ateno em nada com dificuldade de pensar e raciocinar. Sentia-se triste, confessou que s vezes pensava em se matar, em acabar com sua vida, para acabar com o sofrimento intenso que sentia. Relatou que esta ideia passava vrias vezes por seu pensamento. Sentia-se muito perdido aps o falecimento de sua jovem esposa, aptico dizia: agora no vejo mais graa em nada, a vida perdeu o sentido, no tenho mais nada.... Casos como este chegam constantemente ao planto realizado no CAPS e indicam um desenho de rede necessrio para o trabalho em sade mental. Assinale abaixo, o desenho de rede de aes de sade mental consonante com o indicado pelo Ministrio da Sade (2004) para a estrutura de servio mais adequada para o atendimento de casos semelhantes. (A) A sade mental deve ser entendida, como um campo de interveno tambm para as equipes da Sade da Famlia, pois tm a potencialidade de atuar no espao social e estabelecer vnculos de compromisso e corresponsabilidade com a populao. (B) O CAPS, no papel de servio especializado, deve responsabilizar por esta demanda, passando a atuar na centralizao desse cuidado, ficando mais perto do usurio. (C) O plantonista do CAPS que recebeu esse caso deve encaminh-lo ao psiquiatra para que inicie rapidamente a medicalizao deste quadro para a remisso destes sintomas relatados pelo usurio. (D) O usurio deve ser encaminhado para uma consulta no Pronto Atendimento mais prximo para que se inicie o cuidado para estes sintomas indicados por ele nos relatos. (E) Deve-se verificar a necessidade de manter o usurio em regime de internao para observao destes sintomas e afastamento de suas atividades de trabalho at que os sintomas relatados cessem ou diminuam. 31. De acordo com o texto DESINSTITUCIONALIZAO, UMA OUTRA VIA (Rotelli, 2001), a experincia de reforma psiquitrica em alguns pases europeus e tambm nos Estados Unidos, tem caractersticas distintas. Assinale a afirmativa abaixo que representa corretamente esta anlise. (A) Nos Estados Unidos, a desinstitucionalizao, se deu com a desospitalizao, poltica de altas hospitalares, reduo de leitos e estruturao de um sistema de sade pblico acessvel a todos. (B) Todas as reformas psiquitricas na Europa superaram a internao nos manicmios atravs da criao de servios na comunidade. (C) A poltica de desospitalizao norte-americana foi acompanhada por reduo no perodo das internaes e por um aumento complementar de altas e assistncia na comunidade. (D) A desinstitucionalizao praticada somente como desospitalizao produziu o abandono da populao psiquitrica e se preocupou em estruturar uma ampla rede de ateno psicossocial. (E) A experincia italiana de desinstitucionalizao um exemplo, nas sociedades industriais, que busca abolir a internao nos Hospitais Psiquitricos, por superar a internao atravs da criao de servios na comunidade.
12 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

32.

Sobre os pressupostos da experincia de reforma psiquitrica italiana e da desinstitucionalizao ocorrida em Trieste,relatadas por Rotelli (2001), leia atentamente as afirmativas de 1 a 5 abaixo e assinale a alternativa correta: I. II. III. IV. V. Os servios territoriais ou de comunidade convivem com a internao e no a substituem, ao contrrio, confirmam sua necessidade. A desinstitucionalizao descarta a necessidade de internao ao construir servios territoriais inteiramente substitutivos. Todas as reformas psiquitricas que ocorreram na Europa superaram a internao nos manicmios atravs da criao de servios na comunidade. Os hospitais psiquitricos foram reorganizados segundo a lgica do "revolving door", j que comearam a funcionar outras estruturas para internao. O trabalho liderado por Basaglia na Itlia defendia as tcnicas de interveno e o saber especfico sobre o que era considerado como doena mental.

(A) (B) (C) (D) (E)

Somente a afirmativa III est correta As afirmativas II e III esto corretas As afirmativas III e IV esto corretas As afirmativas II e V esto corretas Somente a afirmativa II est correta

33. Para Foucault (2001) a loucura uma produo muito recente em nossa sociedade, constituda a partir de um momento histrico bem definido. Sobre as ideias deste autor, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em meados do sculo XVII houve uma brusca mudana social, a loucura que antes podia ser experimentada livremente, foi confiscada e seu mundo tornou-se o mundo da excluso. A medicina interferiu no problema da possesso de 1560 a 1640, a pedido dos Parlamentos e da hierarquia catlica. Em meados do sculo XVII, em toda Europa, criou-se instituies para internao coletiva, destinadas a cuidar de loucos e de indivduos invlidos. Entre 1680 e 1740, a medicina trabalhou, a pedido da Igreja catlica e do governo contra as perseguies do final do reinado de Luis XIV, protegendo o que se constituiu como loucura. O internamento e a excluso do louco ocorreram independentes da constituio racional da sociedade ocidental e do que ela reconhece como conduta adequada para seus indivduos.

II. III. IV.

V.

(A) (B) (C) (D) (E)

As afirmativas I, II e III esto corretas. As afirmativas I, II, III e IV esto corretas. Somente as afirmativas I e II esto corretas. Somente as afirmativas II e IV esto corretas. Somente as afirmativas III e V esto corretas. UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 13

34. Na clnica peripattica (Lancetti, 2006) as experincias de atendimento so realizadas fora do consultrio, em movimento, nos diferentes espaos disponveis nos territrios e lugares de circulao das pessoas envolvidas; so destinadas s pessoas que no se adaptam aos protocolos clnicos tradicionais, ou quando os dispositivos psiquitricos, pedaggicos, psicolgicos ou psicanalticos no funcionam. Nesta forma de trabalho:
(A) (B) (C) (D) O setting a montagem, o cenrio, ou a situao mvel feita de percursos e transposies de tempos e espaos institucionais. A considerao sobre a natureza do setting teraputico secundria s experincias de trabalho Utilizam-se amplamente os recursos clnicos psicodramticos, como o aquecimento especfico para a montagem de cenas em espaos do territrio. A potncia teraputica localiza-se na relao transferencial, especialmente nas projees da figura paterna nos espaos pblicos e em intervenes tcnicas voltadas para espaos transicionais. O trabalho do psiclogo est direcionado para o atendimento de pacientes aps o surto psictico e usurios de drogas em abstinncia.

(E)

35.

Sobre a atuao dos agentes comunitrios de sade junto ao trabalho em sade mental correto afirmar que: (A) Trabalham com redes de sociabilidade familiar semelhantes s das famlias abastadas, mesmo em bairros de periferia urbana. Os agentes comunitrios so parte integrante da equipe sanitria, lidam com os casos de maior risco e seu trabalho deve seguir a lgica dos saberes cientficos. Os agentes comunitrios de sade podem ser considerados peas importantes do trabalho sanitrio, pois ajudam a desenvolver as comunidades. Os agentes comunitrios desenvolvem um tipo de trabalho (trabalho afetivo) de potencialidade teraputica com capacidade de incidir nos processos de produo de subjetividade. Os agentes comunitrios de sade, de maneira geral, apesar de fazerem parte da equipe de sade, no possuem qualificao que permita atender ou participar do atendimento a usurios de drogas, psicticos ou de intervir numa situao de urgncia.

(B) (C) (D)

(E)

14 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

36.

A pesquisa Avaliar CAPS, (Grigolo,T.;Delgado,P.G.; Schmidt., M.B., 2008) apontou como um dos desafios destes servios a construo e debate sobre a clnica da ateno psicossocial que tem com ferramentas importantes o Projeto Teraputico Singular (PTS) e o Terapeuta de Referncia (TR). Sobre estas podemos afirmar que: (A) Os Projetos Teraputicos Singulares no se aplicam aos casos com demandas judiciais e os Tcnicos de Referncia acompanham as internaes em hospitais psiquitricos, e, para ambos a proviso quanto superviso clnico-institucional insuficiente. A maioria dos Tcnicos de Referncia acompanham os casos de internaes em hospitais psiquitricos e de baixa adeso dos familiares ao tratamento proposto pelo servio. Na clnica da ateno psicossocial, os servios tem se organizado de forma a estabelecer os Tcnicos de Referncia individualmente e sempre em bases territoriais. Os Projetos Teraputicos Singulares devem incluir necessariamente projetos de gerao de renda. Na prtica, o Projeto Teraputico Singular um instrumento para que a discusso clnica acontea na equipe com usurios e familiares. Tem em vista o acompanhamento qualificado da trajetria de cuidado e de vida de cada usurio e uma avaliao constante das estratgias teraputicas utilizadas.

(B)

(C)

(D) (E)

37. A principal causa do humor deprimido, segundo Winnicott, :


(A) (B) (C) (D) (E) a falncia de ideais narcsicos uma frgil estrutura egica uma insuficiente conscincia de si a percepo, em si mesmo, de uma nova experincia de destrutividade o conflito edipiano e a culpa dele resultante

38. O conceito de normatividade vital, de Canguilhem, indica um critrio de normalidade no relacionado adequao a normas, mas capacidade do organismo em criar novas normas de funcionamento. Entende-se disto que:
(A) (B) (C) (D) (E) a normatividade vital definida por dados objetivos relacionados manuteno e expanso da vida evidncias estatsticas servem de parmetro para a diferenciao entre o normal e o patolgico estar na mdia no significa sade, assim como estar fora dela no significa doena, necessariamente no h diferena qualitativa entre o normal e o patolgico a doena significa a perda da capacidade de ser normativo

UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 15

39. Ao realizarmos o exame psquico, quais as alteraes qualitativas da conscincia que o paciente pode apresentar?
(A) (B) (C) (D) (E) Estados crepusculares, dissociao da conscincia, transe. Obnubilao da conscincia, sopor, coma. Hiperprosexia, coma, distrao. Ateno flutuante, tenacidade, distrabilidade. Sopor, transe, tenacidade.

40. Spitz apontou para o carter vital da relao me-filho, conforme ilustram seus estudos sobre:
(A) (B) (C) (D) (E) A posio esquizo-paranide e depressiva O autismo normal e a fase simbitica A teoria do apego A depresso anacltica e o hospitalismo A preocupao materna primria

41. Uma paciente em terapia passa grande parte das sesses queixando-se da dificuldade de conseguir emprego. O terapeuta sente-se impotente, frustrado e por vezes com raiva da paciente. Trata-se de uma reao emocional do profissional diante do paciente:
(A) (B) (C) (D) (E) Que atua como um impedimento compreenso do paciente Que atua como nico recurso disponvel ao terapeuta para compreenso do inconsciente do paciente Que demonstra inabilidade do terapeuta para se discriminar do paciente Que traz a tona questes inconscientes do terapeuta que no esto relacionadas com o paciente Que atua como um instrumento de compreenso do inconsciente do paciente

42. Botega, Rapeli e Silva Cais definem como fatores de risco para suicdio:
(A) (B) (C) (D) (E) Crtica prejudicada, andedonia, hipomania, histria familiar de doena afetiva e suicdio, traos de personalidade histrica, alcoolismo, ansiedade, insegurana. Perda recente, labilidade emocional, disforia, traos de personalidade borderline, histria familiar de doena afetiva e suicdio, ansiedade, agressividade. Perda dos pais na infncia, isolamento social, inquietao, insegurana, histria familiar de doena afetiva e suicdio, preocupaes exageradas e insnia. Todas as alternativas esto corretas. Isolamento social, instabilidade familiar, traos de personalidade impulsiva, histria familiar de doena afetiva e suicdio, datas importantes (reaes de aniversrio), depresso.

16 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

43.

De acordo com a teoria de grupos de Bion e considerando os itens a seguir,so verdadeiros: I. A terapia de grupo para Bion visa o estudo de cada componente do grupo em sua singularidade. Nesse sentido uma proposta prtica para dar conta da grande demanda por atendimento nos servios pblicos, pois despende menor tempo de atendimento e menor nmero de profissionais do que no atendimento individual. II. O grupo funciona como continente de fantasias arcaicas e anseios emocionais e Bion denominou o funcionamento mais regredido do grupo de grupo baseado em presssupostos bsicos. III. O terapeuta com experincia pode observar que cada grupo de psicoterapia funciona baseado em um nico pressuposto bsico. IV. Quanto menor o nvel intelectual dos integrantes do grupo, maior a tendncia do grupo funcionar baseado em impulsos primitivo. I e II apenas I, II, III e IV II apenas II e III apenas I e IV apenas

(A) (B) (C) (D) (E)

44. Na terapia de apoio as atitudes bsicas do terapeuta envolvem uma postura:


(A) (B) (C) (D) (E) Ativo-participante. Com iniciativas diretivas. Muito prximo. Ativo-assertivo. Orientaes diretivas. Discretamente prximo. Ativo-participante. Com iniciativas em relao ao dilogo. Discretamente prximo. Passivo-silencioso, interpretativo, distante. Passivo-silencioso, orientaes diretivas. Discretamente prximo

45. Considere a vinheta de uma sesso de grupo de psicoterapia abaixo: Em um grupo de psicoterapia a paciente Maria queixa-se de no conseguir dormir e de estar muito nervosa brigando com todos que se aproximam. Refere que a terapia no tem lhe ajudado em nada. Eduardo comenta que Maria muito agressiva e por isso difcil ficar perto dela. Rose fala que Maria tem bom corao e que a terapia ajuda muito. Sugere que o grupo fale de coisas mais agradveis, como das expectativas para as festas de fim de ano que se aproximam. Gisele muito agitada, se levanta e sai da sala. De acordo com a teoria de Pichon Riviere, a cerca de grupos operativos:
(A) (B) (C) (D) (E) A composio do grupo no foi bem planejada, j que Gisele no tem condies pessoais de tolerar as ansiedades mobilizadas no grupo. Eduardo pretende ocupar o lugar de lder do grupo. Rose mostra-se a mais capaz de conter as ansiedades despertadas no grupo. Gisele a porta-voz do insuportvel do grupo. Trata-se de um grupo que est funcionando de acordo com o pressuposto bsico de ataque e fuga. UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 17

46. De acordo com a teoria de Bleger sobre grupo e instituio, podemos afirmar que:
(A) (B) Quanto mais a identidade dos indivduos se aproxima da identidade grupal, menos superficial a interao do grupo. Na instituio a sociabilidade se da apenas atravs de modelos de interao estabelecidos, relacionados aos aspectos organizados e discriminados de seus membros. A identidade grupal dada a partir de modelos de interao estabelecidos, baseia-se na imobilizao dos estratos sincrticos do grupo. Quanto mais fixas e estereotipadas as interaes no grupo, mais mobilizados esto os estratos sincrticos do grupo. A interao na instituio se d apenas atravs de estratos sincrticos e indiscriminados dos grupos.

(C) (D) (E)

47. Qual sentena abaixo corresponde ao pensamento de Bleger no que diz respeito a
psicologia institucional? (A) (B) (C) Melhor ser o desempenho do psiclogo institucional se o mesmo estiver familiarizado com a instituio e os profissionais que nela trabalham. Cabe ao psiclogo institucional tomar partido diante das contradies e ambigidades que apaream no decorrer na sua atuao. Um psiclogo no poder ser um psiclogo institucional e ao mesmo tempo realizar qualquer outro tipo de tarefa, assistencial ou didtica, por exemplo, na mesma instituio. Cabe ao psiclogo institucional trabalhar com todos os integrantes e organismos da instituio ao mesmo tempo. O psiclogo institucional deve deixar de lado os pontos de urgncia que apaream no decorrer de seu trabalho, uma vez que, os mesmos funcionam como mecanismos institucionais de distrao do psiclogo

(D) (E)

48. Segundo a teoria de D. W. Winnicott sobre a agressividade:


(A) (B) (C) (D) (E) A agressividade inata e est ligada ao dio. A agressividade se origina do impulso epistemoflico. A criana precisa de um ambiente suficientemente bom que iniba a sua destrutividade. A agressividade est ligada a vivncias de aniquilamento nas primeiras relaes me-beb. A agressividade se origina do impulso amoroso primrio.

18 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

49. Segundo a definio de Bleger:


(A) (B) (C) (D) (E) A entrevista no diretiva possibilita uma investigao mais ampla e profunda do entrevistado. A anamnese um dos principais exemplos de entrevista no diretiva. No necessrio qualquer conhecimento tcnico para realizar a entrevista no diretiva e alcanar seus objetivos. A entrevista no diretiva permite uma melhor comparao sistemtica de dados. As entrevistas no diretivas acontecem face a face e focam no problema do paciente.

50.

Qual autor criou o primeiro laboratrio psicolgico no mundo e que se tornou um grande marco na histria da Psicologia como cincia e pesquisa? (A) (B) (C) (D) (E) Arnold Gesell Ren A. Spitz Hume Wilhelm Wundt John Locke

51. Segundo Lopez (1995), o processo do psicodiagnstico est relacionado:


Na maioria das vezes com as prticas de psicoterapias breves; Com a prtica da Psicanlise proposta por Freud; Na maioria das vezes considerado como prtica de interveno; Na maioria das vezes entendido como prtica de investigao, avaliao ou seleo. V. Com o pressuposto da neutralidade do psiclogo que realiza. Assinale abaixo a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Alternativas I, II e III esto corretas. Alternativas I, IV e V esto corretas. Alternativas I, II e V esto corretas. Alternativas II, III e V esto corretas. Alternativas I, III e V esto corretas. I. II. III. IV.

52. So consideradas alteraes da sensopercepo:


(A) (B) (C) (D) (E) Distrao, iluso, alucinao Agnosia, hiperestesia, alucinao Pseudoalucinao, delrios, alucinose Analgesia, estupor, iluso Delrios, hiperestesia, alucinao UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 19

53. Preencha as lacunas corretamente:


Iniciativa pessoal do terapeuta, individualizao, focalizao, flexibilidade so traos peculiares da ____________(1) que tornam esta tcnica suscetvel de ____________(2). (A) (B) (C) (D) (E) psicoterapia comportamental (1) e adequao (2) psicoterapia psicanaltica (1) e subjetivao (2) psicoterapia breve (1) e objetivao (2) psicoterapia rogeriana (1) e aplicao (2) psicoterapia analtica (1) e objetivao (2)

54. Os fundamentos do Acompanhamento teraputico (AT) e a tcnica privilegiada so:


(A) (B) (C) (D) (E) Campo da cognio e a interpretao transferencial Campo do experenciar e o manejo clnico Campo da emoo e a interpretao contratransferencial Campo da vivncia e interpretao clssica Campo da representao e a interpretao

55. A Organizao Mundial da Sade estima que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicdio no mundo e a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a prpria vida. Leia as afirmaes abaixo sobre suicdio e assinale a alternativa correta:
I. Pessoas que ficam ameaando suicdio no se matam. II. A maioria dos que pensam em se matar, tm sentimentos ambivalentes. III. Muitos suicdios ocorrem num perodo de melhora, quando a pessoa tem a energia e a vontade de transformar pensamentos desesperados em ao auto-destrutiva. IV. Suicdios ocorrem sem avisos. (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III so verdadeiras II e III so verdadeiras I e IV so verdadeiras II e IV so verdadeiras Todas so verdadeiras

20 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

56. Os psiclogos utilizam vrios mtodos de pesquisa em psicologia da sade. Leia as


afirmaes abaixo sobre tipos de estudos e assinale a alternativa correta: Estudos descritivos: mtodo de pesquisa em que os pesquisadores observam e registram os comportamentos dos participantes, freqentemente formando novas hipteses que so testadas de forma sistemtica; inclui estudos de casos, entrevistas e inquritos, alm de estudos de observao. II. Estudos epidemiolgicos: medem a distribuio de problemas de sade, buscam descobrir a etiologia das doenas e testam a eficcia de intervenes. Entre as estatsticas epidemiolgicas utilizadas esto a morbidade, a mortalidade, a incidncia e a prevalncia. III. Estudos Observacionais: mtodo de pesquisa no-experimental em que o pesquisador registra o comportamento do participante. So observaes realizadas por um longo perodo de tempo, e revelam uma correlao estatstica, que permita previses. IV. Estudos de metanlise: tcnica qualitativa que analisa os resultados de muitos estudos j publicados que examinam o mesmo fenmeno, permitindo que os pesquisadores avaliem a consistncia das informaes. (A) (B) (C) (D) (E) II, III e IV esto corretas I, II e III esto corretas I, III e IV esto corretas III e IV esto corretas I e II esto corretas I.

57.

Pichon-Rivire desenvolveu uma abordagem de trabalho em grupo, a qual denominou de grupos operativos. Leia as afirmaes abaixo sobre Grupo Operativo e assinale a alternativa correta: I. O grupo operativo fundamenta-se na produo das satisfaes de necessidades do grupo e baseia-se na teoria do vnculo. II. O grupo operativo configura-se como um modo de interveno, organizao e resoluo de problemas grupais, baseado na teoria do vnculo. III. O grupo operativo transformou-se em um instrumento de interveno em situaes organizacionais e muito utilizada atualmente. I e II esto corretas I e III esto corretas Todas esto incorretas II e III esto corretas Todas esto corretas

(A) (B) (C) (D) (E)

UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 21

58. Quais foram as primeiras abordagens sistematizadas de conhecimento em Psicologia?


(A) (B) (C) (D) (E) Associacionismo, Neurofisiologia e Materialismo Filosofia, Cristianismo e Naturalismo Psicanlise, Paralelismo Psicofsico e Gestalt Funcionalismo, Estruturalismo e Associacionismo Renascimento, Introspeccionismo e Psicofsica

59.

O processo para se considerar a Psicologia como uma cincia, ou seja, como aquela rea do conhecimento que investiga o comportamento humano, criando teorias a seu respeito e testando com sua observao, foi extremamente moroso. (OLIVEIRA, M.M.H.D , 1984). Qual autor foi considerado o pai da psicologia moderna? (A) (B) (C) (D) (E) Freud Berkley Descartes Hume John Locke

60. Com relao previso de anlise em pesquisa em psicologia, preciso definir os tipos de pesquisa. Conforme citado por Anderson (1978) in: Oliveira, M.M.H.D. (1984, p.25), funo do estudo descritivo :
(A) (B) (C) (D) (E) Investigar a relao entre eventos estudados, por exemplo pela correlao. Auxiliar e identificar fenmenos importantes; por exemplo por estudos de caso. Realizar experimentos, buscando uma relao funcional entre variveis. Determinar a validao de testes psicolgicos. Utilizar tcnicas de controle.

22 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

Universidade Federal de So Paulo COREMU Residncia Multiprofissional

RESIDNCIA EM PSICOLOGIA 2013 PROVA DISCURSIVA


INSTRUES Verifique se este caderno de prova contm um CASO CLNICO. Se o caderno estiver incompleto, solicite outro ao fiscal da sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. VOC DEVE Responder o CASO CLNICO na folha pautada e personalizada que receber. Ateno: o verso dessa folha poder ser utilizado como rascunho e no ser considerado na correo. ATENO Marque as respostas com caneta esferogrfica azul ou preta. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de aparelhos eletrnicos. Voc ter 5h (cinco horas) para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas e a folha pautada do CASO CLNICO.

"Direitos autorais reservados. Proibida a reproduo, ainda que parcial, sem autorizao prvia".

edudata
UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013 23

Caso Clnico
Sr. A., 57 anos, trabalha como professor universitrio, divorciado h 10 anos, tem quatro filhos adultos, porm trs deles residem fora do estado de SP. Apenas um filho de 23 anos, J., mora com o pai, est cursando o ltimo ano da faculdade no perodo noturno e trabalha durante o dia. A. e J. cuidam sozinhos do sobrado onde moram, fazem as compras e o preparo da alimentao. Sr A. tem uma presena carismtica e ativa, com papel centralizador e provedor em seu ambiente profissional e familiar. Em seus momentos de lazer joga futebol aos finais de semana no clube, gosta muito de ir ao cinema e a shows. tabagista, hipertenso, com sobrepeso e diabetes e est em uso de enalapril 20 mg 1x/dia, furosemida 40 mg 1x/dia e glibenclamida 5mg 1x/dia. Em 15/11/12 Sr. A foi encontrado pelo filho cado na sala, confuso e sem conseguir se comunicar. Foi levado pelo SAMU a um Hospital pblico, onde foi diagnosticado um Acidente Vascular Cerebral Isqumico, e encaminhado para UTI, apresentando quadro de paralisia do lado esquerdo do corpo, confuso mental, dificuldade para se expressar (falar) e para deglutir, sem controle para urinar. Permaneceu na UTI por uma semana e, durante este perodo, manteve-se dependente para todas as atividades bsicas de vida diria. Aps a internao na UTI foi transferido para a enfermaria de Neurologia, onde permaneceu at, a alta que ocorreu duas semanas depois. No momento da alta hospitalar, foi prescrito ao sr. A. varfarina 2,5 mg 1x/dia at a prxima consulta no Ambulatrio de Coagulao, que foi agendada para a semana seguinte. Atualmente ele se mantem sentado sem apoio, mas precisa de ajuda para trocar de posio, no consegue andar sem ajuda e tem dificuldade de comunicao, o que o deixa muito ansioso e irritado. Consegue ingerir alimentos sem auxlio somente na consistncia pastosa, em pequenos volumes e levando mais de uma hora para comer. O Sr. A. cooperativo com todas as intervenes porque acredita na sua recuperao plena. Durante o perodo de internao os filhos que moram fora de SP no visitaram o pai, quem o acompanhou neste perodo foi J. Faa uma breve reflexo sobre as aes pertinentes a serem abordadas na situao apresentada.

24 UNIFESP Residncia Multiprofissional em Sade - Psicologia 2013

You might also like