You are on page 1of 78

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS JURDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO E SOCIAL

A presente monografia final, intitulada O tratamento jurdico dispensado pelo Estatuto da Criana e do Adolescente adoo internacional, elaborada por Las Regina Rodrigues e aprovada pela banca examinadora composta pelos professores abaixo assinados, obteve aprovao com nota 10 (dez), sendo julgada adequada para o cumprimento do requisito legal previsto no artigo 9 da Portaria n. 1.886/94/MEC, regulamentado na UFSC pela Resoluo n. 003/95/CEPE.

Florianpolis (SC), julho de 1997.

O tratamento jurdico dispensado pelo Estatuto da Criana e do Adolescente adoo internacional

Las Regina Rodrigues Leilane Mendona Zavarizi da Rosa Professora Orientadora Renata Raupp Gomes Professora Co-orientadora

Afonso Paulo Guimares Membro da Banca

AGRADECIMENTOS

Professora Leilane Mendona Zavarizi da Rosa, pelo carinho e dedicao dispensado no decorrer desta pesquisa.

Professora Renata Raupp Gomes, pela amizade e ajuda, no s na pesquisa doutrinria, mas principalmente no auxlio do equilbrio emocional, que muitas vezes viu-se abalado, frente as expectativas oriundas deste importante estudo. Aos Professores do Curso de Graduao em Direito, pelos ensinamentos que ao longo destes cinco anos esforaram-se em me transmitir. Ao nobre Desembargador Srgio Torres Paladino, pela compreenso, pacincia e apoio oferecidos, como tambm pelos conhecimentos que com ele auferi. Professora Moema Buttemberg Lopes, pela reviso gramatical que por certo engrandeceu esta pesquisa. assistente social Mary-Ann G. Furtado e Silva, secretria da Comisso Estadual Judiciria de Adoo de Santa Catarina, pela gentileza e ateno dispensada, quando dela necessitei. A todos aqueles que de alguma forma contriburam para o enriquecimento desta monografia.

DEDICATRIA

Aos meus pais, pelos ensinamentos que grandiosamente me transmitiram. Meu pai, Octvio Joo Rodrigues, pessoa querida e orgulhosa dos filhos a ele confiados por Deus. Minha me, Ceclia Basilcia Rodrigues, que em seu colo incontveis vezes me aconchegou, e muitas alegrias em vida me proporcionou, e que hoje, tenho certeza, em algum lugar muito lindo da eternidade, roga por mim. Aos meus irmos, Paulo, Llian, Erivan e Jeferson, estimados presentes divinos. Ao meu querido marido, Richard, um ser humano lindo, que h alguns anos passou a fazer parte da minha vida de forma incondicional. Pessoa paciente, que em diversas oportunidades acalentou minha inquietude, e que hoje, certamente j conhece muito sobre Adoo Internacional.

RESUMO

O presente trabalho constitui-se numa pesquisa cientfica sobre adoo internacional, a partir do disposto na Constituio Federal de 1988 e no Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei N. 8.069/90, acerca do assunto. Alm das outras partes que estruturam a presente monografia, como a Introduo, Consideraes Finais e Referncia Bibliogrfica, ainda est dividida em trs captulos. O primeiro captulo faz uma retrospectiva histrica da adoo, desde sua origem, at os dias atuais sob a influncia da Constituio Federal. O segundo examina cada dispositivo ptrio que considera o tema, assim como sua aplicao. Por fim, o ltimo captulo trata da eficcia das normas concernentes adoo internacional, abordada, especialmente, sob um enfoque crtico, coadunado com a realidade brasileira. Deste modo, analisando seus principais aspectos, busca-se dar ao leitor uma viso real e atualizada do tema, mostrando-se sua importncia frente a evoluo jurdica do pas.

SUMRIO

INTRODUO CAPTULO I - A ADOO INTERNACIONAL NO BRASIL RAZES E EVOLUO 1.1 Breve esboo do instituto adoo 1.2 A adoo internacional no Cdigo de Menores 1.3 A adoo internacional no Estatuto da Criana e do Adolescente CAPTULO II - DISPOSITIVOS LEGAIS PREVISTOS NO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE ACERCA DA ADOO INTERNACIONAL 2.1 Aspectos gerais da adoo por estrangeiro no residente no Brasil 2.2 Comisso Estadual Judiciria de Adoo - objetivos e importncia 2.3 O processo de adoo 2.4 Efeitos pessoais e patrimoniais da adoo CAPTULO III - ASPECTOS CRTICOS ACERCA DA EFICCIA DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO MBITO DA ADOO INTERNACIONAL CONSIDERAES FINAIS REFERNCIA BIBLIOGRFICA

ANEXOS ANEXO I - Lei N. 3.133 de 8 de maio de 1957. ANEXO II - Lei N. 4.655 de 02 de junho de 1965. ANEXO III - Lei N. 6.697 de 10 de outubro de 1979, Ttulo V. ANEXO IV - Lei N. 8.069 de 13 de julho de 1990, Captulo III. ANEXO V - Resoluo N. 001/93/TJ de 18 de junho de 1993. ANEXO VI - Provimento N. 12/ 93. ANEXO VII - Regimento Interno da Comisso Estadual Judiciria de Adoo/SC.

INTRODUO

A adoo internacional, entendida como aquela modalidade de adoo que envolve partes com domiclio em pases diversos, tema cativante, porm bastante controvertido. Aqueles que no conhecem sua prtica e ideologia com profundidade, por vezes revestem-no de mitos e folclores. Como uma das formas de colocao de crianas e adolescentes em lares substitutos, a adoo, nacional ou estrangeira, vem se transformando atravs dos tempos, no sentido de aniquilar o desastre representado pelo abandono de menores1. Sabe-se, em decorrncia lgica da observao de certas instituies e ruas das grandes cidades brasileiras, que alguns jovens ali so abandonados prpria sorte, sem um mnimo de recursos, condenados a um presente miservel e um futuro nada diferente, quem sabe at indigno de um ser humano. E a adoo, quando revestida de honestidade e seriedade, serve to somente para acabar com o sofrimento destas crianas, privadas de suas famlias biolgicas. Os motivos, tanto tericos quanto prticos que tornam oportuna a abordagem do tema, evidenciam-se pelas modificaes que vem sofrendo ao longo da histria jurdica de nosso pas, preponderantemente nas ltimas dcadas. A adoo internacional deixou de ser tratada de maneira secundria e displicente e passou a ter ateno especial aps a promulgao da Carta Magna de 1988 e posterior Estatuto da Criana e do Adolescente, de 1990. Realizar um estudo atualizado acerca da prtica da adoo de crianas e adolescentes brasileiros por estrangeiros no residentes ou domiciliados no Brasil, partindo-se da anlise dos dispositivos constitucionais e daqueles constantes no Estatuto sobre o assunto, o objetivo desta monografia. No captulo I, procede-se retrospectiva histrica da adoo, desde sua origem, at o advento do Estatuto, passando, lgico, pelo constitucional. O captulo II aborda os vrios preceitos legais relacionados com o tema, visando compreenso de toda sua estrutura e aplicao. O ltimo captulo enfoca de maneira crtica aqueles dispositivos legais relacionados no captulo anterior, questionando sua aplicabilidade e eficcia, no sentido de agilizar e viabilizar o objetivo das adoes, que dar uma famlia a quem no tem.
1

O termo menor ser utilizado nesta monografia para designar tanto criana quanto adolescente, por razes meramente didticas, e em hiptese alguma, de forma pejorativa, ainda que o termo menor tenha sido abolido pelo Estatuto da Criana e do Adolescente.

O mtodo utilizado nesta monografia ser o indutivo, empregando-se a prtica de pesquisa bibliogrfica, e de textos legais. Nenhum autor, em especial, foi eleito como marco terico do presente estudo, optando-se pela leitura de vrias obras nacionais relacionadas com o assunto.

CAPTULO I

A ADOO INTERNACIONAL NO BRASIL - RAZES E EVOLUO

1.1 - BREVE ESBOO DO INSTITUTO ADOO O instituto presentemente denominado adoo, teve sua origem em poca muito primitiva entre os egpcios, hebreus e romanos, com finalidade eminentemente religiosa. Destinavase pois, a perpetuao do culto domstico, voltado aos antepassados falecidos, mxime, para quem no tinha descendentes1. Da mesma forma, este expediente cultural foi amplamente utilizado no Oriente, conforme registram os Cdigos de Manu e Hamurabi. O culto aos antepassados eram preces e oraes desenvolvidas no seio familiar e destinadas ao ente querido falecido, devendo ser preservado para sua felicidade eterna. Alm do mais, fazia-se necessrio para que aquela famlia no fosse amaldioada com a extino da tradio secular.
Os antigos julgavam que a felicidade do morto dependia no da sua conduta em vida, mas da conduta que seus descendentes tinham a seu respeito, aps sua morte. Dessa forma, os mortos tinham necessidade de que a sua descendncia jamais se extinguisse, porque a extino da famlia provocaria a runa da sua religio e a infelicidade dos ancestrais.2

Esta preservao somente seria possvel se o casal tivesse filhos que cultivassem a tradio. No os tendo biologicamente, necessrio seria ter algum que o fizesse, surgindo, deste modo, os filhos adotivos que assim se tornavam por vontade prpria, ou por imposio do chefe de sua famlia biolgica, fazendo jus partilha do patrimnio deixado pelos novos parentes. (...) o dever de perpetuar o culto domstico foi a fonte do direito de adoo entre os antigos e exatamente por esse motivo s era permitida a adoo de quem no tinha filhos.3

Acerca do carter religioso da instituio familiar na Antigidade Clssica, consultar CARVALHO, Ivan Lira de. Adoo - enfoque multidisciplinar do instituto. In: ALVIM, Teresa Arruda (coord.). Repertrio de jurisprudncia e doutrina sobre direito de famlia - aspectos constitucionais, civis e processuais. v.2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995, p. 125. 2 WOLKMER, Antnio Carlos. Fundamentos de histria do direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1996, p. 65. 3 Idem. Ibidem., p. 66.

Mesmo sem estar normatizada juridicamente, na Antigidade, a adoo apresentava finalidades bem definidas e totalmente diversas daquelas posteriormente almejadas, como a transmisso do patrimnio do adotante para o adotado. Visava to somente preservar a cultura e a tradio dos povos primitivos, sem nenhuma referncia aos interesses do adotado; sendo a transmisso do patrimnio mera conseqncia, como j salientado. Foi no Direito Romano que o instituto se cristalizou. Tendo-a sistematizado, deu adoo sua configurao jurdica, no Cdigo de Justiniano. Originariamente, estava vinculada ao culto dos mortos, mas com o passar dos tempos, foi adquirindo significativa importncia poltica. Operava-se, pois, a adoo, de duas formas distintas: em virtude da autoridade do magistrado, quando os adotandos ainda estivessem em poder dos ascendentes, de primeiro ou de segundo grau; ou em virtude da autoridade do imperador, nos casos de adoo, por estranho, de pessoas capazes, que deveriam nela consentir. Em ambas as formas, somente os maiores de dezoito anos podiam adotar. Porm, no dispunha no Cdigo de Justiniano a respeito da diferena de idade entre adotante e adotando, apenas exigia que este fosse menor de idade que aquele, a fim de que imitasse a natureza. Alm das pessoas estranhas, os netos tambm podiam ser adotados pelos avs, adquirindo condio de filhos destes. E, como o adotado se assimilava ao filho nascido do legtimo matrimnio, aquele parente que restou adotado por ascendente, igualmente podia ser dado em adoo a outra pessoa, como se filho legtimo do adotante fosse. Outras questes interessantes acerca da adoo, tratadas nas Instituies de Justiniano, reportam-nos ao fato de que se podia adotar no apenas como filho, mas tambm na condio de neto ou bisneto, os filhos de pessoas estranhas, ainda que o adotante no possusse filhos, ou seja, ele seria av ou bisav, mesmo sem ter sido pai. As mulheres, a princpio, no podiam adotar, visto que nem seus filhos naturais estavam sob seu poder. Contudo, por piedade do prncipe, a elas poderia ser concedida a graa do instituto, se por ventura houvessem perdido algum outro filho. Era conceituada, pois, desta maneira: a adoo o ato solene pelo qual se admite em lugar de filho quem por natureza no o . A adoo, contudo, desenvolveu-se em fases distintas do Imprio Romano. Numa certa fase da histria romana, ou seja, no apogeu do Imprio, tornou-se um importante instrumento de Direito Pblico, utilizado pelos imperadores para designarem seus sucessores. Mais tarde, j na fase helnica, o instituto perdeu suas caractersticas polticas e at religiosas, e tomou rumos opostos, com aspectos novamente privatsticos, limitando-se perpetuao familiar dos casais estreis. Durante a Idade Mdia, a adoo praticamente extinguiu-se, vindo a ter nova relevncia social no Cdigo Napolenico, aps a Revoluo Francesa, por conseqncia de interesses pessoais do prprio imperador francs que no tendo descendentes biolgicos, desejava adotar um de seus sobrinhos para que lhe pudesse suceder.

A lei francesa, na poca, s conhecia a adoo de maiores e ainda exigia uma idade mnima de cinqenta anos para o adotante. De carter muito rigoroso, as normas da adoo francesa eram praticamente sem aplicao, ficando o instituto quase que inerte. No Brasil, o assunto somente ganhou relevncia jurdica a partir de 1916, com o advento do Cdigo Civil que disciplinou a adoo nos artigos 368 a 378. At a, pouqussimo havia-se normatizado a respeito, com apenas singelas referncias trazidas no Livro III, Ttulo 9, pargrafo 2, das Ordenaes Filipinas. Entretanto, o instituto da adoo assumiu feies bem mais modernas do que aquelas desenhadas pelo Direito Romano, caracterizando-se como verdadeiro pacto sucessrio, e afastando, por conseguinte, o objetivo de suprir a necessidade de perpetuao dos cultos religiosos. Possua, ento, carter absolutamente negocial, porm, voltado apenas para os interesses prioritrios do adotante. Caio Mrio da Silva Pereira assim conceitua, amplamente, a adoo: A adoo , pois, o ato jurdico pelo qual uma pessoa recebe outra como filho, independentemente de existir entre elas qualquer relao de parentesco consangneo ou afim.4 No diferente o pensar de Slvio Rodrigues: (...) a adoo o ato do adotante pelo qual traz ele, para sua famlia e na condio de filho, pessoa que lhe estranha.5 O Cdigo Civil, silente a respeito da adoo por estrangeiro no residente no pas, previa a dissoluo do vnculo, a escritura pblica e os efeitos da adoo, alm de restries relativas idade do adotante e adotado. Seus artigos definiam somente a estrutura da adoo tradicional. Foi alterado pela Lei N. 3.133 6, de 08 de maio de 1957, que reduziu de cinqenta para trinta anos a idade do adotante e de dezoito para dezesseis anos a diferena etria entre adotante e adotado. Atualmente, o Cdigo Civil destina-se a situaes em que o adotando seja maior de dezoito anos, elencando, para tais, o rol de exigncias ao adotante. Face a capacidade absoluta ou relativa, do adotando, para os atos da vida civil, seu consentimento ser imprescindvel com possibilidade de ratificao quando da sua no observao. A Lei N. 3.133/57 abriu a possibilidade de o nome do adotante aderir-se ao do adotado. Este novo diploma ainda permitia a adoo, mesmo no caso de existir prole. Porm, alterando a redao do artigo 377 do Cdigo Civil, estabeleceu que, possuindo, o adotante, filhos legtimos, legitimados ou reconhecidos, a relao advinda da adoo no envolveria a de sucesso hereditria. Assim como no Cdigo Civil, a nova lei previa a dissoluo do vnculo da adoo, mas agora tambm por consenso das duas partes.
4 5

PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. 9 edio. Rio de Janeiro: Forense, 1994, p. 103. RODRIGUES, Slvio. Direito civil. Vol. VI. 18 edio. So Paulo: Saraiva, 1993, p. 345. 6 Anexo I.

10

A Lei N. 4.655/65 7, que instituiu a legitimao adotiva, foi considerada, na poca, um grande avano na evoluo da adoo. E trouxe inovaes como a irrevogabilidade da adoo, ainda que, dos adotantes, viessem a nascer filhos legtimos (artigo 7), e a modificao do prenome do legitimado. Contudo, a nova lei eliminou o solteiro do elenco dos adotantes, embora outros pases, como a Dinamarca e a Polnia, entre outros, o admitissem, desde que ficasse devidamente comprovada a sua idoneidade moral e econmica, alm de ter que ser possuidor de um lar para acolher o adotado. Da mesma forma que a Lei N. 3.133/57, a Lei N. 4.655/65 quando dispunha sobre os efeitos da legitimao adotiva, desconsiderava a sucesso hereditria, excetuando-a daquele rol, caso o adotado concorresse com filho legtimo ou superveniente. Esta excluso da sucesso hereditria do elenco dos efeitos da legitimao adotiva, viabilizou o insucesso, naquela poca, do instituto. Contudo, vrios problemas sociais e jurdicos, de alguma forma ligados adoo, comearam a aparecer, levando comunidade jurdica preocupaes antes inexistentes, como a falsificao de registros de nascimento, coero e suborno de pais biolgicos e at mesmo venda e trfico de menores para o exterior. A circulao de crianas e adolescentes pelos diversos pases do globo, atravs da adoo internacional, ainda no estava normatizada, mas deveria ser limitada e devidamente organizada no sentido de impedir ilicitudes a respeito.

1. 2 - A ADOO INTERNACIONAL NO CDIGO DE MENORES O fato que at 1979, com o Cdigo de Menores, no havia nenhum dispositivo ptrio proibindo, explicitamente, a adoo de crianas brasileiras por estrangeiros, residentes ou no no Brasil, entendendo-se, por conseguinte, que poderia ser efetuada at mesmo por procurao, tornando completamente dbia qualquer tentativa neste sentido. Coexistiam duas correntes distintas (que at hoje subsistem), uma a favor da adoo concretizada por estrangeiros no residentes no Brasil, levando em considerao a adoo como um gesto nobre, independente da nacionalidade das partes envolvidas, objetivando, unicamente, evitar fatalidades como a fome e a misria a que podem ser submetidos certos menores; e outra corrente contrria, sustentando que tais adoes ferem a prpria nacionalidade do adotando, afrontando o mundo subdesenvolvido e super valorizando os pases desenvolvidos, alm de ser uma via de acesso rpido ao envio ilegal de crianas ao exterior. Em 1973, o Projeto de Lei N. 1201-A do ento deputado Jos Freire tinha como escopo a proibio de tais adoes chamadas internacionais, visando coibir o lucro ou o envio ilegal de menores para outros pases. Alm do mais, surgiram preocupaes acerca do conflito de
7

Anexo II.

11

leis que por ventura pudesse aparecer, uma vez que o instituto deveria ser acolhido em sistemas legislativos diversos. At 1979, a legislao ptria continuava inerte quanto a adoo de menores por estrangeiros no residentes no Brasil. Ano este, em que foi registrada a presena de estrangeiros para aquele fim, conforme ressalta Antnio Chaves:
A presena de estrangeiros no pas, procura de crianas, havia sido registrada em fevereiro de 1979, quando o casal ingls Tony e Helen Balys chegou ao Rio para adotar duas crianas. Depois disso, outros casais interessaram-se por crianas brasileiras, sobretudo norte-americanos, belgas, alemes e holandeses. 8

Alm deste fato, outros como, uma proposta do governo francs para adoo de crianas brasileiras por casais franceses sem filhos naturais, impulsionou significativamente a promulgao do Cdigo de Menores, Lei N. 6.697 9, de 10 de outubro de 1979, que continha norma especfica, ao contrrio de toda legislao anterior: artigo 20: O estrangeiro residente ou domiciliado fora do pas poder pleitear colocao familiar somente para fins de adoo simples e se o adotando brasileiro estiver na situao irregular no eventual, descrita na alnea a, inciso I, do artigo 2 desta Lei, isto , se o menor estiver privado de condies essenciais sua subsistncia, sade e instruo obrigatria, em razo de falta, ao ou omisso dos pais ou do responsvel. Estava, deste modo, vedado ao estrangeiro residente ou domiciliado fora do pas, a adoo plena ou a simples de menores simplesmente carentes por manifesta impossibilidade dos pais ou do responsvel (Cdigo de Menores, artigo 2, inciso I, alnea b). Isto tudo visava, por certo, impedir a quebra da nacionalidade do adotando, assim como prevenir os casos de trfico de crianas e adolescentes brasileiros ao exterior, uma vez que s seria permitida a adoo simples, onde mister seria a interveno do Poder Pblico (artigo 28). A propsito, faz-se necessrio distinguir as duas formas de adoo naquela poca existentes, quais sejam, a plena e a simples. Na concepo de Jason Albergaria, assim se diferenciam:
A adoo plena, para atender a sua destinao, h de ser irrevogvel, coincidindo a sua durao com a da famlia natural. A adoo simples, ao contrrio, revogvel, porque os seus efeitos diferem dos efeitos da adoo plena, segundo os quais o adotado adquire a situao de filho do adotante, extinguindo-se as relaes familiares entre o adotado e os seus ascendentes e colaterais naturais, exceto os impedimentos matrimoniais. J os efeitos da adoo simples limitam-se s relaes entre o adotante e o adotado. O adotado no adquire quaisquer direitos (sucessrios ou alimentcios) contra os parentes do adotante, nem estes
8 9

CHAVES, Antnio. Adoo internacional. Belo Horizonte: Del Rey, 1994, p. 25. Anexo III.

12

parentes adquirem quaisquer direitos da mesma natureza contra o adotado ou seus descendentes.10

O Cdigo de Menores, passo considervel na histria da adoo, tornou-se, aos poucos, ultrapassado em virtude, primeiramente, da Constituio Federal de 1988 que em seu artigo 226, pargrafo 6, impede qualquer designao discriminatria relativa filiao, isto , todos os filhos so legtimos, com iguais direitos civis e sucessrios; depois, pelo Estatuto da Criana e do Adolescente que inovou completamente, em parceria com a Conveno sobre os Direitos da Criana, o instituto da adoo e seus principais objetivos e efeitos, principalmente o que tange a sua finalidade. Alm do mais, o Cdigo de Menores revogado, sancionava muito mais do que protegia os menores, que eram colocados como verdadeiros objetos de medidas judiciais, quando evidente suas situaes irregulares. s crianas e aos adolescentes no era direcionado qualquer tipo de proteo ou direito. Como tambm s famlias, cujos filhos abandonavam, nenhum apoio ou trabalho assistencial era oferecido para liquidar ou ao menos amenizar este quadro dramtico. Nas palavras de Wilson Donizeti Liberati:
O Cdigo revogado no passava de um Cdigo Penal do Menor, disfarado em sistema tutelar; suas medidas no passavam de verdadeiras sanes, ou seja, penas, disfaradas em medidas de proteo. No relacionavam nenhum direito, a no ser aquele sobre a assistncia religiosa; no trazia nenhuma medida de apoio famlia; tratava da situao irregular da criana e do jovem, que, na verdade, eram seres privados de seus direitos.11

Porm, a falta de um procedimento mais rpido e definido, alm de dispositivos claros acerca do assunto, acarretavam em complicaes e grandes gastos para os interessados que se utilizavam, de adoes fraudulentas, que apesar de tudo, eram mais rpidas. Foi o Cdigo de Menores, ento, revogado pelo atual Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei N. 8.069 12, de 13 de julho de 1990. 1. 3 - A ADOO INTERNACIONAL NO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE A Lei N. 8.069/90 adotou a doutrina da Proteo Integral Criana e ao Adolescente, ao contrrio do Direito Tutelar do Menor utilizado pelo Cdigo de Menores.
10

ALBERGARIA, Jason. Adoo plena - segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente. Belo Horizonte: Del Rey, 1996, p. 114 11 LIBERATI, Wilson Donizeti. O Estatuto da Criana e do Adolescente - comentrios. Braslia: IBPS, 1991, p. 2. 12 Anexo IV.

13

Aquela ensejou, calcada na Constituio Federal de 1988, a interveno do Estado para proteger os membros mais fracos da sociedade, quais sejam, crianas ou adolescentes sem famlia. As duas formas de adoo de crianas e adolescentes tratadas pelo Cdigo de Menores, a adoo simples e a adoo plena, foram unificadas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente numa s: adoo, sem qualquer qualificao. A adoo, pura e simplesmente, tambm foi desenhada pela Constituio Federal quando retirou qualquer adjetivo do conceito de filho. No h mais, portanto, qualquer restrio legal dirigida natureza de filiao. Filho filho, seja ele oriundo de famlia legtima ou seja fruto de adoo, ficando, deste modo, proibida qualquer tipo de discriminao feita neste sentido.
Por muito tempo a famlia legtima foi o nico modelo de referncia daquele que merecia a ateno do legislador. O quadro, porm, mudou pressionado pela realidade social. A prevalncia da famlia legtima desapareceu, seno na lei, na jurisprudncia, onde h muito vinha se afirmando a igualdade de direitos do cnjuges (repetidamente prevista nos textos constitucionais brasileiros, e, mais uma vez reiterada no art. 226, par. 5), dos companheiros, e agora, dos filhos naturais que desfrutam dos mesmos direitos dos filhos legtimos (art. 227, par. 6).13

Todavia, o novo texto constitucional, equiparando, em seu artigo 227, pargrafo 6, os filhos adotivos aos naturais, assim como o Estatuto da Criana e do Adolescente disciplinando de forma absoluta a adoo de menores, unificando as duas formas de adoo antes existentes, fizeram, ambos, surgir questo controvertida acerca dos efeitos da adoo simples antes regulada, ou seja, o alcance de tais dispositivos em relao quelas adoes concretizadas antes de 1988. Embora possam parecer nebulosas tais situaes, levando a entendimentos diversos, ousamos pensar que qualquer adoo levada a efeito antes da Constituio Federal de 1988, sofrer as inovaes trazidas pela nova Carta, que confere igualdade de direitos aos filhos adotivos, bem como a irrevogabilidade adoo. Seno, vejamos o entendimento de J. Franklin Alves Felipe:
Diante do recente texto constitucional, dvidas surgiram a respeito do alcance da nova regra em relao aos filhos adotivos, na adoo simples. Parece predominar francamente o entendimento de que, no cabendo ao intrprete distinguir onde a lei no o fez, a igualdade entre os filhos estabelecida pela Constituio abrange os havidos por qualquer das formas de adoo. Com o advento da Lei n8.069, de 13.07.90, deixaram de existir no direito as adoes simples e plena, passando a existir uma nica

13

LEITE, Eduardo de Oliveira. A famlia monoparental como entidade familiar. In: ALVIM, Teresa Arruda, Op. cit. p.48.

14

forma de adoo, para menores. Ficou muito mais fcil aplicar a disposio constitucional.14

Agora, reunidas as duas formas de adoo, aos estrangeiros domiciliados fora do territrio brasileiro tambm foi dado o direito adoo antes considerada plena, desde que cumpridas algumas exigncias complementares previstas nos artigos 51 e pargrafos, e 52, do Estatuto. O estgio de convivncia obrigatrio entre adotante e adotando uma delas, e deve ser em solo nacional, por um perodo mnimo de quinze dias se a criana tiver at dois anos de idade e de trinta dias, se tiver mais de dois anos de idade. Isto necessrio devido as ilegalidades que podem vir, de alguma maneira, mascaradas pelo ato, como o trfico ilegal de menores ao exterior. A adoo, com a vigncia da nova Lei e da Constituio Federal, passa a ser regida de maneira diferente, ganhando tratamento mais abrangente do que aquele antes dispensado pelo Cdigo de Menores. Ou seja, deixa de ser tratado de forma secundria e passa a ter ateno especial, reconhecida sua seriedade e importncia. O vnculo de filiao estabelecido entre adotante e adotado, torna-se irrevogvel atravs do trnsito em julgado da sentena judicial. atravs dela tambm que desaparecem, extinguem-se, os antigos laos parentais com a famlia biolgica do adotado, persistindo apenas aqueles pertinentes aos impedimentos matrimoniais. A lei atual cuida da adoo de quaisquer crianas, independentemente do exame de sua situao. Ao contrrio do Cdigo Menorista que cuidava da adoo apenas daquelas em situao irregular. A falta de recurso material, sob a tica do Estatuto, no autoriza a destituio do ptrio poder, por si s (artigo 23, caput), que era plenamente possvel na vigncia do Cdigo revogado. Proposto com mais liberalidade pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, o instituto tomou sentido diferente do anterior. Atualmente, assim conceituado por Arnold Walt: A adoo uma fico jurdica que cria o parentesco civil. um ato bilateral que gera laos de paternidade e filiao entre pessoas para as quais tal relao inexiste naturalmente.15 Do mesmo modo, exprime Eduardo de Oliveira Leite: De todos os institutos jurdicos, talvez a adoo seja o mais belo, exatamente porque envolve intimamente a figura jurdica da criana e dos pais, a quem a natureza negou a infinita alegria de ter filhos.16

14

FELIPE, J. Franklin Alves. Adoo, guarda, investigao de paternidade e concubinato. 8 edio. Rio de Janeiro: Forense, 1995, p. 79. 15 WALD, Arnold. Direito de famlia. Vol. IV. 9 edio. So Paulo: Revista dos Tribunais,1991, p. 183 16 LEITE, Eduardo de Oliveira. Temas de Direito de Famlia. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1994, p. 103

15

Tendo agora carter irrevogvel, o menor adotado por estrangeiro no domiciliado no Brasil, poder adquirir dele, definitivamente, sua nacionalidade e cidadania, como prerrogativa de filho legtimo que passa a ser atravs da sentena judicial. Desde que no pas do adotante, isto seja possvel e, ainda, faa ele o requerimento para a autoridade competente. Foi atravs do Estatuto da Criana e do Adolescente que a adoo tomou forma mais definida, consignando, podemos dizer assim, os objetivos dispostos na Constituio Federal acerca dos direitos fundamentais da criana e do adolescente. Tais como o direito vida, sade, educao, convivncia familiar, enfim, todos aqueles direitos garantidos pelo artigo 5 da Carta Magna a qualquer pessoa humana. E atravs da adoo, seja ela concretizada por nacional ou estrangeiro, que muitas vezes o menor abandonado consegue alcanar tais direitos que, institucionalizados, talvez jamais pudesse, ao menos, sonhar. Referidas garantias permitem s crianas e aos adolescentes, como a qualquer cidado, a convivncia em sociedade com o mnimo de dignidade. E assim, assevera Wilson Donizeti Liberati: A garantia e a proteo desses direitos devero ser exercidas, assegurando aos seus beneficirios, quer pela Lei ou por qualquer outro meio, todas as facilidades para o desenvolvimento fsico, moral, mental, espiritual e social, com dignidade e liberdade.17 no espao familiar que o infante aprende o sentido da vida e desenvolve seus maiores valores. a convivncia familiar que o faz, aos poucos, adaptar-se vida em sociedade. E no , com certeza, numa instituio de amparo criana que o menor privado de sua famlia biolgica vai encontrar este direcionamento, prprio de um lar verdadeiro e afetivo: uma famlia, mesmo que substituta, e ainda que, excepcionalmente como a lei determina, seja estrangeira. O lar substituto serve to somente para preencher as necessidades, da criana e do adolescente, que so privadas em nosso pas. Pouco importando suscitar ser ou no contrrio nacionalidade brasileira, ou afirmar que dar a estes menores um lar estrangeiro, seria supervalorizar os pases desenvolvidos. O que importa, realmente, dar uma famlia quele que no a tem, mesmo que internacional. Notadamente no momento de crise econmica em que passa o pas em que vivemos, que aflige no somente as classes mais baixas da sociedade, mas tambm aquela mais vivel para a adoo. O valor da adoo est no fato do menor adquirir uma famlia de que, por situaes diversas, foi privado. Uma famlia que lhe proporcione a proteo e o carinho que a ele devem ser dispensados, pouco importando se em solo brasileiro ou aliengena. O instituto hoje funciona para atender s necessidades da criana, ao seu desenvolvimento fsico, psquico e afetivo, e no para completar alguma lacuna existente na famlia ou no adotante, como antes os povos pensavam e dela se utilizavam. O que no pode, ser despojado de uma famlia, e tornar-se vtima de uma infncia infeliz. E, deste modo entende Wilson Donizeti Liberati:

17

LIBERATI. Op. cit., p. 4.

16

A adoo, seja ela feita por brasileiros ou por estrangeiros, tem apenas um objetivo: acolher a criana ou o adolescente que, por algum motivo, viu-se privado de sua famlia. Oferecer a instituio criana em troca da famlia conden-la a um perodo indeterminado de solido social. Se a famlia estiver preparada para receber um novo membro, no importa se ela brasileira ou estrangeira, deve ser convocada para adoo. O que no pode acontecer esquecer nossas crianas que esto institucionalizadas. Deix-las por conta da burocracia institucional interromper-lhes o sonho de compor uma famlia.18

Esta concepo atual de proteo total ao menor foi o centro das abordagens na Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana, e foi adotada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em 20 de novembro de 1989. Ratificada pelo Congresso Nacional atravs do Decreto N. 99.710/90. Foi recebida na ntegra pela legislao ptria, tendo, pois, o Estatuto que se ajustar esta Conveno, bem como Constituio Federal de 1988. A adoo, seus efeitos, requisitos e tudo o que a ela se refere, agora devem respeitar, com base no Estatuto, o que dispe a Conveno. Em todos os seus artigos e, principalmente naqueles constantes na Parte I, a Conveno sobre os Direitos da Criana trata da proteo criana para que sejam dispensados a ela os mesmos direitos direcionados a qualquer outro ser humano; ainda mais, trata da condio especial deste menor em virtude de sua falta de maturidade fsica e mental, uma vez que encontra-se em evidente processo de desenvolvimento. Especificamente, os artigos 20 e 21 da Conveno que foram destinados a tratar da adoo como meio de proteo e assistncia especial ao menor. Isto, por parte do Estado, levando-se em considerao, sempre, repetimos, o interesse maior da criana. O Estatuto da Criana e do Adolescente teve que adequar-se Conveno, uma vez ratificada pelo Brasil. No descartou a possibilidade da adoo realizada por estrangeiros, mas como forma excepcional, no caso de no existirem interessados no pas de origem do adotando. Deste modo, o Estatuto prev a adoo como um direito do menor de ter uma famlia, mesmo que substituta, embora esta famlia no tenha a sua nacionalidade. Porque se deve levar em considerao, antes de qualquer outra coisa, o interesse maior da criana, cuja vontade crescer num seio familiar, que ir lhe garantir toda a proteo a que tem direito. Viu-se, pois, a evoluo e as modificaes sofridas pela adoo. Atualmente elevada a norma constitucional, e em consonncia com as novas legislaes, operou-se vertiginosa mudana no instituto. Este tem objetivos totalmente diversos daqueles antes almejados, como assegura Wilson Donizeti Liberati: Hoje, o discursos da perpetuao da descendncia, o culto aos antepassados importantes da famlia ou da transmisso de herana no so mais a fonte de preocupao ou de

18

LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo internacional . So Paulo: Malheiros, 1995, p. 29.

17

interesse da adoo, mas sim, adequar e constituir um ambiente familiar favorvel ao desenvolvimento da criana.19

19

Idem. Ibidem., p. 16.

CAPTULO II OS DISPOSITIVOS LEGAIS PREVISTOS NO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE ACERCA DA ADOO INTERNACIONAL

2. 1- ASPECTOS GERAIS DA ADOO POR ESTRANGEIRO NO RESIDENTE NO BRASIL Aspectos importantes a serem analisados quanto a adoo internacional concernem, certamente, aos seus requisitos: quem pode adotar, quem pode ser adotado, a diferena de idade entre ambos e outros pontos relevantes acerca do assunto, que sero vistos a seguir.
A adoo por estrangeiros, tambm conhecida por adoo internacional, inter-racial ou transnacional, assunto que deve ser considerado com seriedade, para que permanea entre ns como um instituto eficaz contra o trfico de crianas e alternativo em relao colocao de crianas em famlia substituta.1

Primeiramente, de se observar que a adoo aqui concretizada, ir gerar seus efeitos em outro pas. E por isso, as duas leis, a brasileira e a estrangeira, devero ser observadas, e cumpridos os requisitos exigidos em ambas. De qualquer maneira, se a lei estrangeira for manifestamente contrria ordem pblica ou ofensiva aos interesses da criana e do adolescente, ficar vedada sua aplicao em territrio brasileiro.2 No Brasil, o Estatuto da Criana e do Adolescente que regula a adoo, tanto a nacional, quanto a internacional, ditando regras para a sua concretizao legal. Pertinente idade do adotando, este deve ter, no mximo, dezoito anos a data do pedido formulado, salvo se j estiver sob guarda ou tutela do adotante (artigo 40). Contudo, tratando-se de pedido formulado por estrangeiro, aplica-se somente primeira parte do dispositivo; uma vez que a guarda e a tutela so institutos que no se ajustam a interessados estrangeiros. Mas, abrange quaisquer crianas ou adolescentes, e a adoo dever ser feita perante o Juizado da Infncia e da Juventude. O Estatuto reduziu a idade mnima do adotante de trinta para vinte e um anos, independentemente do estado civil, exigindo ainda uma diferena de, pelo menos, dezesseis anos entre e adotante e adotado.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo internacional. So Paulo: Malheiros, 1995, p. 31. Idem. Ibidem.,p. 51.

19

Porm, se o pedido for formulado por casal, um deles poder ter menos de vinte e um anos de idade, ficando comprovada a estabilidade familiar. Mas, segundo Paulo Lcio Nogueira, muito difcil: (...) um casal cujo cnjuges tenham apenas 21 anos de idade no pode apresentar qualquer estabilidade, a no ser econmica, levando-se em conta que os maiores ndices de separao tm ocorrido entre os casais jovens.3 Sem dvida, a exigncia da diferena mnima de dezesseis anos, entre adotante e adotado, teve como base o princpio de que a adoo procura sempre imitar a natureza (adoptio naturam imitatur), estabelecendo uma relao de maternidade e paternidade entre aqueles, para que constituam uma verdadeira entidade familiar; um dos objetivos primordiais da adoo. Agora no se exige mais, como no Cdigo de Menores revogado, durao mnima de casamento, apenas exige-se que seja comprovada a estabilidade do casal. Isto tambm porque o legislador abriu espao aos solteiros, vivos, divorciados e concubinos para adotarem validamente em consonncia com a Constituio Federal, que proclamou vlida a unio estvel entre homem e mulher e viu como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes (artigo 226, pargrafos 3 e 4). V-se, mais uma vez, a preocupao do legislador estatutrio em, conforme a Constituio, proporcionar uma lar criana ou ao adolescente que no o tem: Todas essas variantes de permissibilidade ou de legitimao para a adoo encontra eco na necessidade premente de alojar a criana adotada numa famlia constituda regularmente, para que tal procedimento sirva de sustentculo aos valores que esto sendo formados em sua vida.4 No diferente o entendimento de Jason Albergaria: A adoo visa dar criana uma famlia, para que possa desenvolver sua personalidade e preparar-se para a sua integrao na sociedade. Sem a famlia substituta, o menor seria privado da satisfao bsica de suas necessidades fundamentais.5 Contudo, embora caminhe a passos largos, ainda no foi reconhecida no Brasil a unio de pessoas do mesmo sexo para fins familiares, vedando-se, pois, que a elas, em conjunto, seja deferida a adoo. Ainda que a convivncia homossexual possa parecer harmnica e estvel, esta restrio proclamada segue, mais uma vez, os canais da natureza. Jamais podendo, os homossexuais, terem filhos biolgicos comuns. E, na mesma linha de pensamento, nunca podero tornar-se pais adotivos em conjunto. Se forem casados, os pretensos pais devem concordar entre si a respeito da adoo, visto que implicar em deveres recprocos: tero que compartilhar as responsabilidades advindas da adoo, como os cuidados que devero ter com o novo ente familiar.

NOGUEIRA, Paulo Lcio. O Estatuto da Criana e do Adolescente comentado. 3 edio. So Paulo: Saraiva, 1996, p. 60. LIBERATI. Op. cit., p. 60. ALBERGARIA, Jason. Adoo plena - segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente. Belo Horizonte: Del Rey, 1996, p. 90.

4 5

20

Do mesmo modo, se o adotante vier a falecer no curso do procedimento da adoo, esta poder ser deferida a ele e ao cnjuge sobrevivente, se este, ainda assim, manifestar a sua vontade em concretizar o procedimento iniciado. Isto porque, assim entendemos, um dos adotantes teve sua inteno interrompida bruscamente pela morte, e no seria justo, ao outro que tambm lhe fosse negado; no pela natureza, mas pela lei, o prosseguimento do processo da adoo. Alm do mais, injustia maior far-se-ia com o adotando, que seria privado de obter um lar, e ver seu futuro garantido pelos bens, no somente patrimoniais, mas tambm afetivos, deixados pelo de cujus. a chamada adoo post mortem, preconizada pelo pargrafo 5 do artigo 42 do Estatuto. Outra questo importante que respeita a adoo internacional, a impossibilidade da adoo de crianas e adolescentes brasileiros por cnjuges estrangeiros que sejam separados ou divorciados. Dispe o pargrafo 4 do artigo 42 da Lei Estatutria que os divorciados e os judicialmente separados podero adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estgio de convivncia tenha sido iniciado na constncia da sociedade conjugal. Ao analisar referido dispositivo, percebe-se que a lei brasileira contemplou apenas os brasileiros com tal possibilidade, face a incompatibilidade do disposto neste artigo com aquilo que versa o pargrafo 4 do artigo 51 da mesma lei, especificamente dirigido a estrangeiro interessado em aqui adotar: Antes de consumada a adoo no ser permitida a sada do adotando do territrio nacional. Se, portanto, deve ser cumprido aqui o estgio de convivncia entre os adotantes e o adotando, torna-se completamente inaplicvel o referido dispositivo a casais estrangeiros j separados. Melhor soluo seria, ento, que pleiteassem a adoo individualmente, quando certamente teriam seu pedido deferido, observadas, lgico, as demais exigncias, uma vez que a lei ptria no impede tal situao. O consentimento do adotando maior de doze anos de idade pretenso do adotante , sem sombra de dvidas, outra exigncia legal para o bom andamento e o sucesso da adoo. E, no caso especfico de pretenso de estrangeiros, funda-se a preocupao da lei na dificuldade de adaptao do adolescente aos costumes, lngua e, sobretudo, a vida no pas estrangeiro. No entanto, mesmo que o menor tenha menos de doze anos de idade, mas j esteja em condies de ser ouvido, sempre aconselhvel aquela prtica, pelos mesmos motivos antes expostos. Este direito foi consagrado pelo Estatuto, no pargrafo 2 do artigo 45, e demonstra com clareza o respeito pela opinio do adolescente, que j tem condies psicolgicas de exprimir sua opinio sobre sua nova forma de vida. H tambm a necessidade do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando. No raras vezes que os pais so levados a concordarem com a adoo, sob presses de pessoas inescrupulosas e interessadas na criana para fins diversos, como a venda ou o trfico.

21

Existem outras situaes tambm que podem ser momentneas, como uma crise pessoal ou econmica, onde algumas alternativas surgem para a soluo do problema. Por exemplo, a procura de programas oficiais de auxlio (artigo 23 do Estatuto) que ajudam a amadurecer a deciso de entrega do filho para adoo, levando, s vezes, a mantena da criana em sua famlia natural. Na hiptese dos pais serem falecidos, desconhecidos ou destitudos do ptrio poder, ser dispensado, por bvio, o consentimento conforme pargrafo 1 do artigo 45 do Estatuto.
Nos casos de consentimento do genitor, seu falecimento ou destituio do ptrio poder, o pedido formulado sem maiores delongas ou formalismo, conforme preceitua o art. 166 do Estatuto. No caso de adoo contraditria h que serem observadas as regras que disciplinam a jurisdio contenciosa no Estatuto (arts. 155 e segs.).6

Outro aspecto a ser abordado respeita a vedao legal quanto a adoo por procurao, inserida pelo pargrafo nico do artigo 39 do Estatuto: vedada a adoo por procurao. Tal vedao no se refere ao instrumento de transmisso de poderes outorgado ao advogado para representao em juzo, mas sim aquele outorgado a outrem para negociar em seu nome. Ou seja, tal dispositivo impede que a criana ou o adolescente seja entregue a outra pessoa (o procurador) que no seja o prprio requerente da adoo, seja ele nacional ou estrangeiro. A nova Lei Estatutria, ao contrrio do revogado Cdigo de Menores que admitia a interveno de procurador, exige que o interessado em adotar se faa presente pessoalmente em todos os atos do processo. A respeito da impossibilidade da adoo feita atravs de procurador, assevera Wilson Donizeti Liberati:
Com o advento do Estatuto da Criana e do Adolescente, a adoo tornou-se um instituto jurdico totalmente diferente daquele praticado na vigncia das outras leis. Com sua nova abrangncia, no permitiu que interessados estrangeiros em adotar crianas brasileiras viessem ao nosso Pas somente quando tudo estava pronto, faltando, apenas, receber a criana. So obrigados, agora, a estar presentes ao ato processual, requerendo, pessoalmente ou por meio de profissional habilitado, a adoo.7

Isto, com certeza, garante os primeiros contatos entre adotantes e adotandos, tornando mais fcil a adaptao entre ambos e o sucesso da futura adoo.
6

FELIPE, J. Franklin Alves. Adoo, guarda, investigao de paternidade e concubinato. 7 edio. Rio de Janeiro, Forense, 1995, p. 85. 7 LIBERATI. Op. cit., p.24.

22

Alm do mais, percebe-se que a famlia ou o adotante ter de conviver com o menor, durante o perodo referido, no Brasil, em hotel ou em residncia alugada, da a impossibilidade de ser representado atravs de procurao, o que, alis, proibido pelo art. 39, pargrafo nico.8 O estgio de convivncia est registrado no artigo 46 e seus pargrafos do Estatuto. O prazo ser fixado pelo juiz que dever considerar cada caso, podendo dispens-lo se o adotando for menor de um ano de idade, ou se j estiver em companhia do adotante por tempo suficiente para que o juiz convena-se da convenincia da adoo. Mas, tratando-se de adoo pretendida por estrangeiro, o prazo do estgio j vem estabelecido no Estatuto e deve ser cumprido integralmente em territrio nacional: mnimo de quinze dias para crianas de at dois anos de idade e, no mnimo trinta dias para adotandos com mais de dois anos de idade (artigo 46, pargrafo 2). Esta exigncia, de que o perodo de adaptao deva ser cumprido em territrio nacional, visa impedir, por certo, que pessoas inidneas possam tirar proveito do processo, bem como prevenir o trfico internacional de menores para o exterior. Note-se, pois, a desigualdade com que o legislador tratou os interessados estrangeiros, fixando perodo mnimo de estgio, deixando ao arbtrio do juiz o termo final. Na verdade, o estgio, em to curto espao de tempo, jamais poder servir de parmetro para o juiz avaliar o relacionamento entre os provveis futuros parentes. Contudo, importante para o primeiro contato, sobretudo se a criana tiver mais de dois anos de idade, quando ter mais condies de aceitar ou recusar, de alguma forma, a nova situao, os novos pais. E, no entendimento de Jason Albergaria:
(...) o estgio de convivncia indispensvel para a aferio das reais vantagens da adoo. Verifica-se que os requisitos gerais da adoo so apurveis com a contribuio das cincias do comportamento humano, como base indispensvel para a valorao do juiz. O rigoroso controle do juiz, fundado no estudo psicossocial, prevenir os riscos da adoo notadamente, na adoo plena, que irrevogvel, como na adoo por estrangeiro, em razo de seu seguimento no pas do adotante.9

V-se, portanto, que tudo gira, praticamente, em torno de uma meta: dar ao infante uma famlia verdadeira, um lar que lhe traga benefcios para que possa crescer como um ser humano digno e respeitado. Esta circunstncia deixa claro o carter assistencial do instituto. Ao analisar todos estes dispositivos acerca da adoo, observa-se que a tratam de uma maneira geral, aplicando-se a nacionais e estrangeiros, com as peculiaridades para cada caso.
8

RIZZARDO, Arnaldo. Direito de famlia. Vol. III. Rio de Janeiro: Aide, 1994, p. 895. ALBERGARIA. Op. cit., p. 61.

23

Mas nos artigos 51 e 52 que o Estatuto estabelece, especificamente, as condies para que a adoo internacional seja levada a efeito; disciplinando-a de forma mais clara, j que o Cdigo de Menores apenas permitia ao estrangeiro a adoo simples e de menor em situao irregular permanente. feita somente atravs do juiz da Infncia e da Juventude que analisa o laudo emitido por uma comisso, a Comisso Estadual Judiciria de Adoo, estudada oportunamente, e deferindo ou indeferindo o pedido formulado pelo estrangeiro. Para a emisso deste laudo, a Comisso analisa os documentos fornecidos pelo candidato estrangeiro. Esta documentao vem de seu pas de origem e visa, sobretudo, proteger o adotando de eventuais transtornos que poder sofrer no pas onde for viver, qual seja, o do adotante. Os documentos devem ser traduzidos para lngua portuguesa por tradutor juramentado e, caso no exista na comarca, a Comisso poder nomear intrprete ou tradutor ad hoc. O adotante deve estar, portanto, habilitado adoo segundo as leis de seu pas. A habilitao dever ser expedida pela autoridade competente de seu domiclio, o que demonstra, tambm, a responsabilidade destas autoridades. Sem esta habilitao, impossvel receber do juzo brasileiro, deferimento da pretenso. Requisito tambm imprescindvel a apresentao de estudo psicossocial elaborado por agncia credenciada no pas de origem, que demonstre a compatibilidade com a adoo e a possibilidade do adotante oferecer ambiente familiar adequado ao adotando, como salienta Jason Albergaria: So as circunstncias psicolgicas que levam a famlia adotiva a uma feliz harmonia ou a um malogrado conflito. O insucesso da adoo provm da omisso das precaues necessrias dos pais adotivos.10 Importante tais exigncias para um maior controle da justia brasileira sobre estas adoes, ou seja, atravs da documentao fornecida pela autoridade competente do pas do adotante, a autoridade daqui poder ter certeza de que o deferimento ou no da adoo pleiteada ser o melhor para a criana. Alis, o nico controle que pode ser feito, este preliminar, quando so examinados os requisitos exigidos ao candidato, bem como sua documentao. Depois de deferido o pedido e cruzadas as fronteiras internacionais, impossvel qualquer tentativa neste sentido, face a irrevogabilidade e outros efeitos inerentes do instituto, analisados adiante. pertinente tambm a exigncia da habilitao estrangeira, uma vez que existem pases os quais no permitem que seus cidados adotem estrangeiros, pois, certamente causaria transtornos para o adotado, caso isto no fosse observado. O que no se pode admitir, que em solo ptrio a criana tenha todas as garantias advindas do vnculo estabelecido, e no pas do adotante elas no produzam efeitos. Se isto pudesse ocorrer, melhor seria ento que a adoo aqui no se concretizasse. Mais uma vez, prevalece o interesse e o bem estar da criana e do adolescente.

10

Idem. Ibidem., p. 41.

24

2.2- COMISSO ESTADUAL JUDICIRIA DE ADOO - OBJETIVOS E IMPORTNCIA. Preocupado com os desvios de finalidade que por ventura pudessem acontecer ou que talvez j viessem acontecendo, o legislador inseriu no Estatuto, atravs de seu artigo 52, a possibilidade de criao de comisses especializadas para subsidiar, preliminarmente, o processo de adoo, coibindo abusos e ilicitudes. Mantendo intercmbio com agncias especializadas de outros pases, acompanha e controla todas as adoes nacionais e internacionais, prevenindo, deste modo, o trfico internacional de crianas, e acabando com boatos maliciosos de pessoas leigas no assunto:
(...), a Comisso acaba de vez com os boatos e fantasias maliciosas sobre a adoo por estrangeiros. Ao impor seriedade no trabalho, a CEJAI autentica o procedimento de adoo internacional, avalizando a idoneidade do interessado. Aps a expedio do certificado, o interessado estar habilitado, ou seja, estar preparado e apto para requerer a adoo.11

Ao cadastrar as agncias internacionais que preparam o candidato para adotar menores em outro pas, as Comisses, depois de certificarem-se da integridade do trabalho que desenvolvem, tm a certeza de estarem desempenhando seu papel com seriedade, alheias a qualquer irregularidades. A CEJA, como chamada, deixou claro o legislador, rgo de existncia opcional, vinculado ao Poder Judicirio Estadual. Seus agentes emitem pareceres de natureza opinativa, onde o juiz da Infncia e da Juventude certamente vai se apoiar para deferir ou no o pedido formulado por estrangeiro. Quando existente, suas atividades desenvolvem-se no mbito do Estado onde foi criada. Como no rgo de existncia obrigatria, acreditamos que nos Estados onde no foi constituda, o juiz poder aceitar perfeitamente o pedido de adoo, analisando a documentao fornecida diretamente pelo candidato ou enviando-a para profissionais especializados. V-se, portanto, que o trabalho desenvolvido pela Comisso facilita o servio do magistrado, atribuindo idoneidade adoo internacional e coibindo possveis irregularidades. composta, normalmente, por juzes, desembargadores, procuradores e promotores de justia, assim como por psiclogos, socilogos, pedagogos, assistentes sociais, advogados,
11

LIBERATI. Op. cit., p.127.

25

mdicos, etc. Aos primeiros, incumbe a tarefa da anlise jurdica do pedido de inscrio; aos demais, o dever de verificar outros aspectos do adotante, como o psicossocial e o conjugal. Cabe s Comisses, dentre outras atitudes que podem tomar para viabilizar a adoo: organizar cadastros de pretendentes adoo e de crianas passveis de adoo; manter intercmbio com outras instituies especializadas internacionais; divulgar seus projetos; velar para que o instituto seja usado somente em funo dos interesses da criana e do adolescente; desenvolver trabalho junto a casais cadastrados, visando afastar certos preconceitos que podem surgir relativamente aos adotandos, como deficincia fsica e cor de pele; expedir o Laudo ou Certificado de Habilitao aos pretendentes adoo que tenham sido por elas acolhidos e selecionados. Como visto, so muitas as atribuies da Comisso, alm do laudo fornecido com base na verificao psicossocial do interessado, assim como em seus documentos. A ela tambm compete, conforme pargrafo nico do artigo 52 do Estatuto, manter registro centralizado de interessados estrangeiros em adoo. O controle de adoes internacionais ser administrado pela Comisso Judiciria de Adoo, que atualizar os registros dos interessados estrangeiros, proporcionando ao juiz, atravs de laudo, subsdios para a apreciao do pedido. O referido laudo tcnico dever acompanhar a inicial.12 O cadastro ser feito conforme mtodos de organizao de cada Comisso, de forma a facilitar a preparao e habilitao para a propositura da ao de adoo. Aps rigorosa anlise das condies do candidato cadastrado, a Comisso, entendendo que ele no seja apto para adotar uma criana brasileira, emitir um laudo negativo. Caso contrrio, emitir um positivo que permitir ao interessado instruir o processo competente. O Laudo de Habilitao ser assinado pelo Presidente da Comisso e ter prazo de validade definido, conforme Regimento Interno das Comisses, e que poder variar de um, dois ou trs anos. Outro cadastro importante que dever ser coordenado pela CEJA o de crianas em condies de serem adotadas, conforme o artigo 50 da Lei Estatutria. As crianas de que trata o referido artigo tm hoje tratamento diferenciado daquele dado pelo Cdigo de Menores. A criana em condies de ser adotada no aquela simplesmente pobre. A carncia de recursos materiais por si s no constitui motivo suficiente para a perda ou suspenso do ptrio poder (artigo 23 do Estatuto), conforme a doutrina da proteo integral acolhida pelo Estatuto. Agora, as medidas de manuteno do vnculo com a famlia biolgica so priorizadas. Adotveis, pois, so aquelas crianas institucionalizadas ou aquelas em situao de risco pessoal, isto , que o abandono caracterizado pela omisso voluntria dos pais biolgicos,

12

LIBERATI. Wilson Donizeti. O Estatuto da Criana e do Adolescente - comentrios . Braslia: IBPS, p. 17.

26

que deixam de prover-lhes sustento, guarda e educao, direitos assegurados constitucionalmente. A estes pais, a perda do ptrio poder de seus filhos se aplica judicialmente. O cadastro do menor dever conter todos os seus dados pessoais e sociais, como caractersticas fsicas, idade, histrico da vida com os pais ou na instituio, enfim, todos os elementos que possam caracteriz-lo fsica e emocionalmente. As informaes ali constantes possibilitam uma maior facilidade e adequao entre o adotando e as expectativas do adotante, para, at mesmo, evitar futuras frustraes ou surpresas entre ambos. Percebe-se portanto, que a CEJA organiza-se no sentido de garantir uma famlia adequada para os menores em condies jurdicas de serem adotados. Para isso, mantm, alm de um cadastro contendo seus dados, outro com nomes de nacionais e de estrangeiros que buscam a possibilidade da adoo.

2.3 - O PROCESSO DE ADOO Antes de iniciar o processo de adoo propriamente dito, o interessado estrangeiro deve habilitar-se perante a Comisso Estadual Judiciria de Adoo, nos Estados, onde existirem. Com o Laudo de Habilitao fornecido pela Comisso e com a existncia de crianas aptas juridicamente para adoo, cadastradas ou relacionadas, o interessado estar pronto para ingressar com a ao. O requerimento dever ser protocolado perante a Vara da Infncia e da Juventude, e o juiz que exerce esta funo, pois ambos so os rgos competentes para conhecer destes pedidos: A Justia da Infncia e da Juventude competente para: (...) conhecer de pedidos de adoo e de seus incidentes (artigo 148, inciso III, do Estatuto). A petio inicial deve conter os requisitos do artigo 282 do Cdigo de Processo Civil e do artigo 165 do Estatuto da Criana e do Adolescente. A ela devem ser anexados os documentos pessoais do interessado e os da criana, alm do Laudo de Habilitao expedido pela Comisso, que sero analisados em conjunto pelo juiz. Se conhecidos os pais da criana e ainda possurem o ptrio poder sobre ele, devero ser ouvidos pela autoridade judiciria e pelo representante do Ministrio Pblico. Caso estejam em lugar desconhecido, sero citados por edital. Se ainda assim permanecerem ausentes, ao menor ser nomeado um curador especial para proteger seus interesses. Se os pais biolgicos concordarem expressamente com o pedido ou forem destitudos do ptrio poder, o procedimento no ser contraditrio e sim de jurisdio voluntria, regido pelos artigos 165 a 170 do Estatuto, e poder ser requerido diretamente em cartrio, sem necessidade de advogado.

27

Porm, se os genitores do adotando estiverem na regncia do ptrio poder e no concordarem com a adoo, o procedimento contraditrio ser obrigatrio. Sendo tambm obrigatria a presena de advogado no processo. Ser ento, disciplinado pelos artigos 282 a 475 do Cdigo de Processo Civil, e pelos artigos 164, 168 e 170 da Lei Estatutria. A obrigatoriedade do contraditrio justifica-se em virtude da perda do ptrio poder que se opera com o trnsito em julgado da sentena que constitui a adoo, alm de sua imutabilidade. Por isso, a importncia da oitiva dos pais naturais acerca do assunto. Importante salientar que, sendo o consentimento dos pais obrigatrio, torna-se frustrada a adoo que no atender a esta exigncia legal (artigo 45, caput, do Estatuto). Do mesmo modo, o consentimento do adolescente, com idade estabelecida pelo Estatuto, como aquele com mais de doze e menos de dezoito anos de idade, tambm indispensvel para o processo, eivando-se de nulidade caso inexista. Justifica-se tal preocupao do legislador pelo fato de que o adolescente j possui condies de expressar seus desejos. Por outro lado, com a adoo internacional, o adolescente ir morar em outro pas, com lngua e costumes diversos daqueles que est habituado, numa situao que pode dificultar a sua adaptao com a nova famlia. Da a importncia de ser ouvido antes da concretizao do ato, mesmo porque depois torna-se irrevogvel, podendo transformar aquele ato de afeto e carinho numa situao desagradvel e insustentvel, contudo, sem volta. Embora no expressamente exigido pela lei, tem-se entendido que a oitiva do menor de doze anos de idade tambm muito importante, se j souber se expressar. Isto porque o critrio utilizado pelo legislador para distinguir crianas de adolescentes foi o etrio, que mesmo sendo prtico, anti-cientfico, e s vezes, seno na maioria delas, apresenta-se injusto. Alis, o menor, sendo criana ou adolescente, o maior interessado na adoo. Ouvidos os pais do menor ou no, se forem destitudos do ptrio poder, desconhecidos ou desaparecidos, em seguida o juiz determinar a realizao de um estudo social por uma equipe de tcnicos e auxiliares seus, deliberando sobre o estgio de convivncia. E, de acordo com Wilson Donizeti Liberati: A manifestao tcnica, principalmente na rea da assistncia social, da pedagogia, da medicina psiquitrica e da psicologia, conduz a deciso judicial para caminho mais prximo da realidade vivida entre adotante e adotando.13 O laudo social emitido pela equipe interprofissional no obrigatrio, mas serve de alicerce para o convencimento do juiz, pois nem ele nem o Promotor de Justia tm condies de acompanharem o estgio de convivncia entre adotando e adotante. , pois, conforme Antnio Czar Peluso, desembargador do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, subsdio importante para a deciso do juiz:
As concluses tcnicas - que, sendo o caso, devero tambm refletir a anlise do perodo em que a criana ou o adolescente tenha sido posta sob guarda provisria, ou
13

LIBERATI. Op. cit., p. 155.

28

em estgio de convivncia - constituiro subsdios valiosos, embora no vinculantes (art. 436 do CPC), para que o juiz, perante os critrios legais (cf. arts. 19, 28, par. 2, 29, 43, 50, par. 2, 51, par. 1, 52, caput, etc.) decida o pedido.14

O estgio de convivncia dever ser cumprido integralmente em territrio nacional e ser de no mnimo quinze dias para crianas de at dois anos de idade e de no mnimo trinta dias quando se tratar de adotando acima de dois anos de idade (artigo 46, pargrafo 2, do Estatuto). Dever ser acompanhado pelos tcnicos designados pelo Juiz, visando avaliar o convvio entre os futuros parentes. Como se observa, o legislador fixou prazos mnimos e indispensveis para o candidato estrangeiro, que podero ter seu trmino de acordo com o entendimento do juiz. Esta obrigatoriedade traz consigo um problema, ou talvez uma confuso feita pelo prprio legislador. Ocorre que para deliberar sobre o estgio de convivncia, o juiz deve conceder a guarda provisria ao adotante. Prtica expressamente proibida pelo Estatuto (artigo 31, pargrafo 1 e artigo 33), quando tratar-se de interessado estrangeiro. Contudo, no se pode conceber referido estgio sem que o adotando fique na companhia do adotante. De nada adiantaria ficar durante o dia com os futuros pais e noite, voltar para a instituio, por exemplo. Logo, a guarda provisria torna-se indispensvel e, independentemente do nome que o magistrado vai dar ao documento fornecido aos adotantes, no fundo constituir-se- em guarda provisria, visto a indispensabilidade da medida. Cumprido o estgio e apresentado o relatrio social, ser dado vista dos autos ao Ministrio Pblico pelo prazo de cinco dias. Salienta-se, tambm, que nesta fase processual que ser dada oportunidade para manifestao da vontade do adotando (artigo 168 do Estatuto). O referido dispositivo claro, e trata dos casos especficos em que no ser observado o procedimento contraditrio, naqueles casos peculiares. A interveno do Ministrio Pblico obrigatria, em conformidade com o artigo 202 do Estatuto da Criana e do Adolescente, nos processos e procedimentos em que no for parte, acarretando nulidade do feito a sua inobservncia. Ato contnuo, o juiz ter o mesmo prazo, ou seja, cinco dias para proferir a sua deciso.
14

PELUSO, Antnio Czar, In: CURY, Munir, MENDES, Emlio Garcia, SILVA, Antnio Fernando Amaral e (Coordenadores). Estatuto da Criana e do Adolescente comentado . 2 edio. So Paulo: Malheiros, 1992, p. 483.

29

Na hiptese do menor ainda encontrar-se sob o ptrio poder, para operar-se a adoo, indispensvel ser a destituio de seus dententores. Para isto, observa-se o procedimento contraditrio. Citado, o requerido ter dez dias para oferecer resposta. Se no contestar, o Ministrio Pblico ter cinco dias para se manifestar e o juiz ter o mesmo prazo para proferir a sentena. Se apresentar resposta, do mesmo modo, ter cinco dias o Ministrio Pblico para sua manifestao. V-se, pois, o importante papel desempenhado pelo representante do Ministrio Pblico nas aes de adoo. O juiz designar audincia de instruo e julgamento, onde sero ouvidas as partes, assim como as testemunhas. Decidir em audincia, mas ter o prazo mximo de cinco dias para sua leitura (artigo 162, pargrafo 2 do Estatuto). Ambos os procedimentos culminaro com a deciso judicial sobre a adoo. As adoes, com o advento do Estatuto da Criana e do Adolescente, somente podero operar-se atravs de sentena judicial, sendo, pois, vedada sua possibilidade atravs de escritura pblica. com a sentena judicial que vo se estabelecer os novos vnculos parentais, assim como extinguir-se os antigos. Seus efeitos sero ex nunc, isto , a partir do seu trnsito em julgado, exceto na hiptese da adoo post mortem em que seus efeitos retroagiro data do bito, conforme dispe o pargrafo 6 do artigo 47 do Estatuto. Aps o trnsito em julgado, dever ser inscrita no registro civil mediante o mandado fornecido pela autoridade judiciria. O registro original ser cancelado e novo ser expedido, sem nenhuma observao quanto s origens do adotado. Nele constar o nome dos adotantes como pais legtimos, assim como de seus ascendentes. O trnsito em julgado da sentena , portanto, o marco inicial da nova vida para as partes envolvidas no processo. Com a sua verificao, a sentena torna-se irrecorrvel e a adoo irrevogvel, gerando, a partir da, todos os efeitos que lhe so inerentes. Torna-se, ento, adotado, filho legtimo do adotante. Contudo, para viajar e levar consigo a criana ou o adolescente aqui adotado, dever ter autorizao expressa da autoridade judiciria, conforme verifica-se no artigo 85 do Estatuto. Justifica-se a exigncia, mais uma vez, pela preocupao do legislador estatutrio em coibir qualquer ato ilcito que por ventura possa vir imbudo ou mascarado pelo gesto nobre. A

30

exemplificar, o trfico internacional de crianas e adolescentes, capitulado no artigo 239 do Estatuto, punido com pena de quatro a seis anos de recluso e multa. A autorizao do juiz deve constar expressamente na sentena que concedeu a adoo, assim como dever tambm autorizar a emisso do passaporte do adotado, sem o qual tambm no poder sair do pas. V-se, portanto, que o interessado estrangeiro que aqui chega com o objetivo de adotar uma criana ou um adolescente, deve percorrer uma verdadeira maratona at alcanar sua meta. Contudo, sair daqui com a certeza de que seu processo foi realizado em conformidade com a lei, o que lhe proporcionar, e ao menor tambm, segurana futura em relao aos novos laos parentais estabelecidos.

2.4 - EFEITOS PESSOAIS E PATRIMONIAIS DA ADOO Vrios so os efeitos incidentes sobre as pessoas envolvidas na adoo. O adotado constitui nova famlia e nova relao de parentesco com o adotante, que so adquiridas atravs da sentena judicial que constitui o vnculo. A partir do trnsito em julgado da sentena judicial que se rompe a relao de parentesco com os pais biolgicos e que nasce para os adotivos. A sentena ser inscrita no registro civil mediante mandado judicial. Da em diante, muitos efeitos de cunho pessoal e patrimonial vo se estabelecendo. O registro civil anterior do adotado ser cancelado e novo ser feito sem qualquer meno quanto s suas origens. O nome dos adotantes constar como pais legtimos do adotado, assim como o nome dos ascendentes, mesmo no concordando com o feito. A requerimento expresso do adotante, o prenome do adotado poder ser modificado, desde que para este nenhum prejuzo acarrete, tal qual uma perda momentnea de identidade; maligna, se a criana j possui algum discernimento e identificao com o prenome anteriormente utilizado. No Brasil, o prenome, a princpio, imutvel, contudo comporta excees, como na adoo. Assim enfatiza Franklin Alves Felipe: O prenome no direito brasileiro, via de regra, imutvel. Com a adoo, contudo, por expressa previso legal, o prenome pode ser alterado. Quanto aos patronmicos a lei imperativa: sero observados os dos adotantes.15 Referidas mudanas, para Jason Albergaria, tm objetivos importantes: A mudana do prenome e o nome exclusivo do adotante objetivam a proteo do menor contra os riscos de possveis extorses dos pais inescrupulosos, o que justificar o sigilo da adoo.16
15 16

FELIPE. Op. cit., p. 85. ALBERGARIA. Op. cit., p. 88.

31

Nem mesmo a morte dos adotantes permitir restabelecer-se o ptrio poder dos pais naturais e suas relaes de parentesco, como afirma Ivan Lira de Carvalho:
Sendo consectrio natural da adoo a perda do ptrio poder pelos pais biolgicos do adotando, evidente ser tal circunstncia um relevante efeito do instituto em anlise, tanto que nem sequer a morte dos adotantes tem o condo de restabelecer o mencionado poder/dever aos pais consangneos, a teor do que diz o art. 49 do Estatuto.17

A Constituio Federal de 1988 trouxe inovaes para o direito de famlia. Estabeleceu no pargrafo 6 do artigo 227, por exemplo, no mais haver discriminao relativa a filhos, ou seja, filho filho, sendo ele advindo de qualquer relao. Portanto, aqueles decorrentes da adoo equiparam-se, sem qualquer distino, aos filhos naturais, com todos os direitos e garantias. Novo vnculo aflora, enquanto o antigo desaparece, persistindo apenas os impedimentos matrimoniais. Conforme Wilson Donizeti Liberati, a adoo produz efeitos plenos:
Se a lei atribui a condio de filho ao adotado, equiparando-o em tudo ao filho natural, nenhuma discriminao ou dvida pode haver em relao legitimidade da filiao originada pela adoo. Tratando-se de adoo, que produz efeitos plenos, ou seja, que no so restritos, a filiao dela originada imita aquela filiao gerada na constncia do casamento.18

A adoo tratada pelo Estatuto, ao contrrio da anterior, integra totalmente o adotado na famlia do adotante, que agora tambm sua famlia. Os direitos e obrigaes do filho adotivo so os mesmos do filho biolgico.19 Outro efeito por demais importante da adoo, a obrigao recproca de alimentos, surgida para adotante e adotado. A partir do momento em que as diretrizes constitucionais previstas nos artigos 227, pargrafo 6, e 229 entraram em vigor, a distino entre filhos ficou para a histria. Estabelecida a relao, podem pleitear alimentos pai ou filho, um do outro, se assim necessitar, bem como dos outros membros de sua famlia (somente a adotiva, pois os vnculos com a biolgica foram extintos), observada a vocao hereditria como comenta Arnaldo Rizzardo:

17

CARVALHO, Ivan Lira de. Adoo - enfoque multidisciplinar do instituto. In: ALVIM, Teresa Arruda (coord.). Repertrio de jurisprudncia e doutrina sobre direito de famlia - aspectos constitucionais, civis e processuais. v.2. So Paulo. Revista dos Tribunais, 1995, p. 139. 18 LIBERATI. Op. cit., p. 170. 19 ALBERGARIA. Op. cit., p. 89.

32

As relaes alimentares abrangem o mesmo universo de parentes estabelecido para os filhos naturais, dentro das diretrizes dos arts. 397 e 398 do Cdigo Civil, isto , extensivo a todos os ascendentes e, somente na falta destes, aos descendentes, guardada a ordem da sucesso. Inexistindo ascendentes ou descendentes, tocar o dever aos irmos germanos ou unilaterais.20

Contudo, dos efeitos patrimoniais oriundos da adoo, mais destacados esto, sem sombra de dvida, aqueles relacionados ao direito sucessrio. O filho adotivo, agora, com o advento do Estatuto da Criana e do Adolescente e da nova redao constitucional que despreza a origem da filiao, est legitimado a receber o mesmo quinho da herana como os demais filhos do de cujos: E recproco o direito sucessrio entre o adotado, seus descendentes, o adotante, seus ascendentes e colaterais at o 4 grau, observada a ordem de vocao hereditria (artigo 41, pargrafo 2, do Estatuto). Nada mais justo. Se a adoo imita a natureza, os filhos adotivos assim devem ser tratados, de forma natural, como se filho consangneo fosse, com todos os direitos, inclusive sucessrios. Sendo irrevogvel, o filho adotivo somente pode deixar de suceder hereditariamente seus ascendentes adotivos caso pratique atos que autorizem a deserdao (artigos 1741 a 1745 do Cdigo Civil), ou caso incorra em algum motivo que desautorize a suced-los (artigos 1595 a 1602, do mesmo diploma legal). Portanto, o pai adotivo poder deserdar seu filho adotivo como deserda seu biolgico. Contudo, os motivos que ensejam a deserdao somente impedem que o filho adotivo seja chamado a suceder, no podendo, de maneira nenhuma, serem invocados para que a adoo seja revogada. No importa que pai e filho acordem para que o vnculo seja desconstitudo, pois os efeitos produzidos pela adoo no podem ser desfeitos pela vontade das partes. Para que o adotado seja excludo da sucesso hereditria deve ser deserdado pelo adotante, como se filho de sangue fosse. E, nas palavras de Arnaldo Rizzardo: (...) no pode o adotado desligar-se do vnculo da adoo. Nem ao adotante assiste a faculdade de refazer o vnculo criado. Manter-se- a relao perpetuamente. Nem se aplicam, nesta espcie, as causas de revogao estatudas pelo Cdigo Civil.21 Como visto, atravs de sentena judicial que se constitui o vnculo da adoo. A sentena terminativa e constitutiva, atingindo o mrito da questo e assegurando seus efeitos.

20

RIZZARDO. Op. cit., p. 891. Idem. Ibidem., p. 889.

21

33

Contudo, poder ser modificada atravs do recurso de apelao, caso ainda no tenha transitado em julgado (artigo 513, Cdigo de Processo Civil). Outro efeito que, sem dvida alguma, de extrema importncia para o estudo da adoo transnacional, aquele referente nacionalidade e a cidadania do adotado, uma vez que refletir diretamente sobre a sua vida e de sua nova famlia. Porm, para que o adotado adquira a nacionalidade e a cidadania de seus novos pais, necessrio que estes ltimos providenciem um requerimento na justia especializada de seu pas, para dar eficcia sentena proferida aqui no Brasil. A sentena aqui prolatada terminativa e constitutiva de mrito, tendo, pois, que ter eficcia no pas de origem do adotante. Da, a importncia daquela habilitao do estrangeiro perante a autoridade brasileira, portando documentos da autoridade de seu pas de origem, que o habilitem adoo. S assim, pode-se ter certeza que os efeitos da sentena proferida em solo brasileiro ter eficcia l fora, garantindo a satisfao dos superiores interesses do adotando. E somente atravs desta anlise que o juiz poder identificar o pas que obsta a aquisio da cidadania e da nacionalidade pelos menores que daqui so levados atravs da adoo. Na realidade, a maioria dos pases asseguram ao adotado a cidadania e a nacionalidade, j que a adoo, repete-se, imita a natureza, estabelecendo vnculo de filiao como se legtima fosse, para todos os seus efeitos.

CAPTULO III ASPECTOS CRTICOS ACERCA DA EFICCIA DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO MBITO DA ADOO INTERNACIONAL

A problemtica do menor desassistido e/ou abandonado transformou a adoo num poderoso instrumento de colocao de crianas e adolescentes em lares substitutos, garantindo ao adotado, pois filho legtimo se torna com o trnsito em julgado da sentena judicial que a concede, o suprimento de suas necessidades bsicas, qual o direito sade e a alimentao, alm daquelas consideradas secundrias, como a hiptese do direito ao lazer. A Adoo Internacional agora est disciplinada pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei N. 8.069/90 que a tornou irrevogvel e plena. O que antes era tratado de forma secundria, hoje, com o advento do Estatuto, passou a ser regido de maneira clara e objetiva. A adoo de crianas brasileiras por estrangeiros no residentes no Brasil, tema antes coberto por diversos mitos e folclores, atualmente reveste-se de transparncia, desmistificando certos pensamentos de que o instituto pudesse servir de mscara ao trfico de crianas e at mesmo de rgos para transplantes no exterior.
O Estatuto da Criana e do Adolescente surgiu numa poca em que os direitos infantojuvenis estavam sendo discutidos pela sociedade. E, num momento espetacular de nossa histria, o legislador, acalentado pelo sentimento de justia, reuniu um conjunto de normas com a finalidade de colocar a infncia e a juventude a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, violncia, crueldade, explorao e opresso (CF, art. 227).1

Contudo, ainda persistem entre os estudiosos da rea, enfoques diferentes com posicionamento favorvel ou contra o instituto. Uma corrente que possui como seguidor o Promotor de Justia do Estado de Rondnia e autor de obras a respeito do assunto, Wilson Donizeti Liberati, focaliza o instituto como instrumento de poltica social voltado para o bem estar do menor. Outra, porm, o considera um meio de agresso ao Terceiro Mundo, com real valorizao dos pases classificados como de Primeiro Mundo. Estes, possuidores de baixas taxas de natalidade e casais

LIBERATI. Wilson Donizeti. Adoo internacional. So Paulo: Malheiros, 1995, p. 28.

35

sem filhos, proporcionam a busca, em outro pas, de menores para adotar e suprir-lhes suas principais deficincias, sobretudo as afetivas. Todavia, face ao carter excepcional da medida, estabelecido pelo artigo 31 do Estatuto da Criana e do Adolescente, disciplinador de todo o processo ao lado da Constituio Federal de 1988, acreditamos que a valorizao demasiada dos pases desenvolvidos no pode ser suscitada, como deseja a segunda corrente por ns apontada, devido preferncia dada aos nacionais. O que se pretende, certamente, dar uma famlia a quem no tem, independentemente da nacionalidade daquele que se dispe a ter como filho pessoa que lhe estranha. Contudo, o legislador elegeu o benefcio da ordem, conferindo prioridade aos interessados nacionais, como mencionado acima. A adoo visa to somente a atender ao aspecto da poltica social de proteo da infncia e da famlia. Aqui cabe ressaltar o importante papel dos estrangeiros na adoo de menores portadores de deficincias fsicas e/ou mentais. Encontrar um casal disposto a aceitar como filho uma criana nestas condies tarefa difcil para os tcnicos sociais.2 Acontece que as famlias que por vezes mostram-se dispostas a adotar estas crianas, deveriam ter uma preparao espiritual para enfrentarem as dificuldades que aquela deficincia pode lhes proporcionar, mas normalmente no lhes oferecido.
Uma coisa certa: a preparao dessas famlias tem que ser especial. Elas no podero ficar assustadas com as dificuldades e complicaes que a prpria natureza da deficincia lhes proporciona. Essas famlias necessitam de muitos recursos e estar sempre dispostas a lutar pelos direitos de seus filhos, ao mesmo tempo em que devem aceitar aquilo que no pode ser modificado. Necessitam, igualmente de apoio de profissionais especializados, de pessoas que as ajudem no trato afetivo e emocional dessas crianas. Alm do mais, necessitam de recursos financeiros para suportar o tratamento e compra de equipamentos necessrios. A ajuda da equipe pluridisciplinar indispensvel para que um bom relacionamento entre a criana e o casal possa se estabelecer. Embora se reconhea que a ajuda de tcnicos sociais primordial, sabemos que so raras as instituies que mantm esses servios.3

Do mesmo modo, tambm so importantes s crianas com mais de quatro anos de idade, faixa etria classificada como no adotvel entre os brasileiros. Com idade considerada avanada pelos nacionais, estes menores normalmente s saem das instituies atravs das
2 3

Idem. Ibidem., p. 251. Idem. Ibidem.

36

adoes internacionais, caso contrrio, esto condenados a ficarem ali at a maioridade, com um futuro nada promissor. Assim tambm afirma Wilson Donizeti Liberati: As crianas de quatro anos de idade para cima no so o alvo especial dos pais adotivos; estes preferem sempre o recm nascido, ou com at um ano. Essa maneira de externar o desejo adotivo muitas vezes defronta-se com a discriminao que feita antes mesmo da concretizao da adoo.4 Aqui cabe ressaltar que esta faixa etria tambm a preferida pelos estrangeiros, s que em virtude da excepcionalidade da medida, por certo, os recm nascidos, normalmente, so adotados por interessados brasileiros que tm preferncia sobre aqueles, como vislumbra a legislao ptria. O abandono do menor de idade, no s em instituies, como nas ruas, reflete significativamente no seu desenvolvimento, podendo ser considerado at mesmo uma das modalidades da marginalizao social. Privar-lhe o direito de ter uma famlia, seja ela nacional ou estrangeira, seria condenar-lhe a uma infncia infeliz e um futuro sem expectativas, onde a marginalizao certamente lhe bateria s portas. Embora o Estado tenha assumido, juntamente com a famlia e a sociedade, relevante responsabilidade com relao criana e ao adolescente5, lamentavelmente, notrio o descaso que os governos tm denotado causa do menor.
Em conseqncia de tal desapreo, em relao a to nobre problema, que convivemos hoje com a falta de estabelecimentos suficientes e adequados para a internao de menores, o que inclusive, muitas vezes tem tornado impossvel a desejvel separao entre o menor delinqente e o menor simplesmente abandonado, de tal situao resultando a dolorosa soluo, que vem sendo dada pelo Estado, de ser o ltimo (menor abandonado) lanado muitas vezes na vala comum de estabelecimentos inadequados, que funcionam como escolas de delinqncia ou celeiros de criminalidade. natural, portanto, que no seio de uma sociedade assim to mal assistida, germine e cresa a criminalidade, que antes de encontrar sua origem necessariamente na fome, na misria e no desemprego, como pretendem alguns, tem antes suas verdadeiras razes na deseducao e na falta de assistncia e efetiva proteo aos menores carentes.6

4 5

Idem. Ibidem., p. 241. Assim estabelece o caput do artigo 227 da Constituio Federal de 1988: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. 6 PEREIRA, urea Pimentel. A nova Constituio e o direito de famlia. Rio de Janeiro: Renovar, 1989, p. 104 - 105.

37

Ocorre, na verdade, que a perversa poltica econmica do Estado vem resultando, a cada dia, um maior crescimento do empobrecimento das camadas mais modestas da sociedade, condenando, por conseguinte, seus filhos menores7 privao daqueles direitos garantidos, qualquer cidado brasileiro, pela Constituio Federal. Foi na adoo, a nacional e a estrangeira, que o legislador estatutrio encontrou uma poderosa arma para amenizar ou, quem sabe, at mesmo aniquilar o caos representado pelo abandono, seja ele material ou afetivo. Sendo irrevogvel, gera conseqncias relevantes, garantindo ao adotante e ao adotado, a certeza da imutabilidade dos efeitos produzidos atravs do trnsito em julgado da sentena judicial proferida. O certo, que o Estatuto da Criana e do Adolescente tem como escopo a mantena do menor, sempre que possvel, em sua famlia de origem, ou seja, a natural, que tem a obrigao de cri-lo e mant-lo. Assim disciplina o artigo 19 do Estatuto: Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes. Para Wilson Donizeti Liberati, a famlia natural de valor inestimvel para a formao do menor: A famlia natural a comunidade primeira da criana. L ela deve ser mantida, sempre que possvel, mesmo apresentando carncia financeira. L o lugar onde devem ser cultivados e fortalecidos os sentimentos bsicos de um crescimento sadio e harmonioso.8 O Estatuto visa, portanto, to somente o bem estar social da criana e do adolescente, dentro de uma poltica de Proteo Integral, anteriormente jamais cogitada. Primordialmente, tenta-se mant-lo com a famlia biolgica, que dever ser inserida em programas de auxlio, quando, por algum motivo, estiver faltando com os seus deveres perante o menor. Excepcionalmente, ser colocado em famlia substituta, atravs da guarda, da tutela, ou da adoo. No entanto, s a adoo poder ser deferida aos estrangeiros, ao contrrio da tutela e da guarda. Primeiramente, no que diz respeito guarda, no se harmoniza com a adoo internacional, pois no pressupe, necessariamente, a destituio do ptrio poder, que poder ser exercido, concomitantemente, com o guardio. Ao contrrio da adoo, em que nasce para o adotante o ptrio poder, extinguindo-se, por conseguinte, para os pais biolgicos. Relativamente tutela, esta visa substituir o ptrio poder aos menores que dele foram privados, cabendo ao tutor administrar-lhes os bens herdados. Incompatvel, pois, o instituto com a adoo por estrangeiro, devido ao fato de que tais bens encontram-se em solo ptrio, achando por bem, o legislador, que o administrador tambm aqui residisse.
7 8

Filhos menores da Ptria. LIBERATI, Wilson Donizeti. O Estatuto da Criana e do Adolescente - comentrios. Braslia: IBPS, 1991, p. 9.

38

Portanto, o estrangeiro somente poder pleitear adoo de crianas e adolescentes brasileiros, sendo vedada a guarda e a tutela, como estabelece o artigo 31 do Estatuto: A colocao em famlia substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissvel na modalidade de adoo. pelos efeitos que acarreta, que deve revestir-se de honestidade e seriedade, sobretudo quando estes efeitos dar-se-o em outro pas, como observa Jason Albergaria: O ponto mais importante na adoo, que se verifica entre dois pases, reside no plano social em que transcorre o processo da adoo, e suas tarefas devem ser executadas simultaneamente nos dois pases. 9 Visando coibir qualquer irregularidade que possa vir imbuda pela adoo internacional, o legislador estatutrio vislumbrou em exigir do interessado estrangeiro no residente no Brasil, alguns requisitos a mais do que aqueles exigidos dos nacionais. A habilitao prvia perante as Comisses Estaduais Judicirias de Adoes um deles. Antes de ingressar com o pedido de adoo propriamente dito, perante a autoridade judiciria brasileira, o estrangeiro deve adquirir um Laudo de Habilitao junto Comisso, que dever analisar seus documentos, bem como sua habilitao junto autoridade de seu pas de origem. Prtica eficiente ao combate de ilicitudes, a criao das Comisses, contudo, no exigncia sine qua non adoo internacional. O legislador estatutrio deixou claro a opo, para cada Estado, de criar ou no, a Comisso: A adoo internacional poder (grifo nosso) ser condicionada a estudo prvio e anlise de uma comisso estadual judiciria de adoo, que fornecer o respectivo laudo de habilitao para instruir o processo competente (artigo 52). Deste modo tambm entende Wilson Donizeti Liberati:
(...) a CEJAI rgo de existncia opcional, vinculado e administrado pelo Poder Judicirio estadual, composto por agentes com poder de jurisdio e por tcnicos, que emitem pareceres de natureza opinativa nos processos de habilitao para a adoo de interessados estrangeiros e de carter no vinculante ao Juiz da Infncia e da Juventude.10

V-se, pois, um verdadeiro lapso do legislador ao dar esta opo aos Estados, face ao papel to srio e importante que desempenham.

ALBERGARIA, Jason. Adoo plena - segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente. Belo Horizonte: Del Rey, 1996, p. 124. 10 LIBERATI. Op. cit., p. 127.

39

Atualmente o Brasil conta com dezesseis Comisses, um nmero relativamente pequeno, se observados o contexto social e econmico do pas, alm de seu espao fsico, visto que um pas relativamente grande, dividido em vinte e sete Unidades Federativas. So, portanto, somente estes Estados brasileiros que contam com o apoio das Comisses: Acre, Alagoas, Amap, Amazonas, Bahia, Cear, Minas Gerais, Par, Paran, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondnia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. No caso especfico de Santa Catarina, a Comisso que centraliza o cadastro das crianas e adolescentes adotveis em cada sede de comarca, assim como cadastra todos os pretendentes nacionais e estrangeiros. O registro centralizado oportunizar comunidade estadual o recurso Comisso quando uma criana estiver apta para ser adotada e no encontrar pretendentes nacionais.11 A Comisso Estadual Judiciria de Adoo de Santa Catarina foi criada pela Resoluo N. 001/93/TJ 12 de 02/06/93, e est regulamentada pelo Provimento N. 12/93 13 da Corregedoria Geral de Justia. Com funcionamento na sede da Corregedoria Geral de Justia, a Comisso possui um cadastro geral, atualizado e sigiloso de todos os pretendentes adoo no mbito nacional e internacional. No segundo caso, o da adoo internacional, ter sempre carter excepcional e somente poder ser concretizada depois de esgotadas todas as possibilidades de adoo nacional (artigo 5, c, do Regimento Interno da Comisso14). Deste modo, pe em prtica o estabelecido no artigo 31 do Estatuto da Criana e do Adolescente, isto , a excepcionalidade da medida, j comentada alhures. A ordem seguida para a concesso das adoes , normalmente, a cronolgica, ou seja, prioriza-se o candidato pela data de entrada do pedido, cadastrado pela Comisso. Em Santa Catarina, ainda so seguidos alguns critrios para resolver casos de empates entre os pedidos formulados que, em consonncia com os superiores interesses da criana e do adolescente, sero sempre observados: primeiro, que o pretendente resida no municpio da sede da comarca de origem do adotando; segundo, que resida em outros municpios do estado de origem do adotando; terceiro, aqueles pretendentes residentes em outros Estados brasileiros; e, por ltimo, d-se preferncia aos candidatos residentes no exterior. Alguns dados estatsticos revelam a seriedade com que o trabalho desempenhado: em 1996 foram concedidas 825 adoes nacionais, sendo 503 para o municpio sede da comarca de origem do adotando, 210 para outros municpios, e 112 para outros Estados.
11 12

Idem. Ibidem., p. 132. Anexo 5. 13 Anexo 6. 14 Anexo 7.

40

Relativamente s adoes internacionais, a Comisso Estadual Judiciria de Adoo de Santa Catarina, em 1996, recebeu e processou 81 pedidos de habilitao, sendo aprovados 62 pedidos que foram concedidos para 20 casais, totalizando 30 adoes. Interessante anotar tambm, que deste total, 12 crianas foram para os Estados Unidos, 11 para a Holanda e 7 para outros pases, sobretudo os europeus, sendo crianas com idade entre 5 e 10 anos. Do mesmo modo, vale ressaltar novamente, que os estrangeiros submetem-se a adotar, alm de deficientes fsicos, crianas de cor negra e com mais idade, tambm grupos de irmos, o que seria praticamente impossvel no Brasil. Dos menores adotados no Estado catarinense em 1996, nove grupos eram de dois irmos e quatro grupos eram de trs irmos, todos institucionalizados e, observa-se, h mais de dois anos. Embora a adoo torne-se irrevogvel com o trnsito em julgado da sentena que a concedeu, ainda assim os estrangeiros que adotam as crianas brasileiras enviam, atravs das agncias especializadas que os remeteram ao Brasil, relatrios, inclusive com fotos da criana Comisso que os habilitou, de todo o perodo anterior concesso da permanncia definitiva, ou seja, o perodo anterior ao reconhecimento da cidadania da criana pelo pas aliengena, o que varia conforme cada legislao. Referidos relatrios tem demonstrado, ao longo dos anos de atuao das Comisses, pelos aspectos positivos que neles constam, a facilidade de adaptao dos adotados no pas que lhes acolhem, ainda mais que so seres em desenvolvimento fsico e mental, com maior capacidade de aceitabilidade e aprendizagem de novas tradies e culturas. As Comisses oferecem, sem dvida, idoneidade e segurana ao processo, com conseqncias positivas ao adotante e ao adotado:
A segurana oferecida aos adotantes pelas Comisses Estaduais Judicirias de Adoo Internacional e pelos Juizados da Infncia e da Juventude tem a misso de proporcionar processo idneo, com as garantias de que, ao retornarem ao seu pas, possam, tambm, com toda segurana e tranqilidade, iniciar o processo de validao da sentena brasileira.15

Observa-se, pois, da anlise desses dados fornecidos pela prpria Comisso catarinense, que o mecanismo funciona, sendo, pensamos, rgo indispensvel para o bom andamento das adoes internacionais. Falha imperdovel, portanto, do legislador estatutrio, a opo dada aos Estados membros brasileiros de criar ou no suas Comisses. Outro ponto de igual relevncia, o estgio de convivncia entre adotando e adotante estrangeiro, obrigatrio, no podendo ser dispensado pelo juiz, e que dever ser cumprido integralmente em territrio nacional - o que dispe o pargrafo 2 do artigo 46 do Estatuto da Criana e do Adolescente.
15

LIBERATI. Op. cit., p. 202.

41

Ressalva-se que, em hipteses muito raras, como por exemplo casos de problemas de sade em que a criana necessita de cirurgia ou tratamento mdico urgente, e que o adotante estrangeiro poder lhe proporcionar no exterior, assim o juiz poder dispensar o estgio de convivncia, se entender ser a medida a mais favorvel para a criana. Entendemos ter acertado o legislador estatutrio quando disps sobre este tema, em face ao obstculo que representa ao trfico internacional de crianas, por vezes noticiados pela imprensa. Primeiro, proibiu a adoo por procurao, depois, a sada de menores do pas sem antes consumar-se a adoo, que deve passar, obrigatoriamente, como j salientado, pelo estgio de convivncia. Esta prtica torna-se eficaz a partir do momento em que se tem controle sobre ela. Ou seja, somente proibindo expressamente a adoo por procurao, que poder evitar-se a intermediao de pessoas inescrupulosas que tem como fim maior o lucro fcil e o envio de crianas para pases diversos sem a devida fiscalizao da autoridade competente. Controlando-se com maior rigor as pessoas aliengenas que vm ao nosso pas, agora pessoalmente, para adotar uma criana brasileira, muitos males so evitados, sobretudo aqueles que afetam diretamente o menor. Este , portanto, o trabalho desenvolvido e, note-se, muito bem, pela Comisso Estadual Judiciria de Adoo. Alm do mais, o contato entre os dois polos da adoo internacional imprescindvel para o seu sucesso, como assevera Ivan Lira de Carvalho: Maior razo existe para que tal preceito seja observado, com rigor, quando a adoo for buscada por aliengenas, posto que imperioso o contato fsico e emocional entre adotante e adotado.16 Depois de habilitar-se perante a Comisso, o candidato que for chamado para adotar, ter que comparecer ao Brasil pessoalmente para concretizar seu pedido, permanecendo aqui at resultado final, culminado pela sentena judicial que conceder ou no a adoo pleiteada. A sentena que concede a adoo apresenta, alm das partes que lhes so peculiares, e que j foram antes por ns discutidas, a autorizao expressa do juiz que a prolatou, permitindo a emisso do passaporte do adotado. Destaca-se ainda, que os passaportes para menores de idade somente so emitidos, em alguns Estados brasileiros, como o caso de Santa Catarina, em suas capitais, prtica eficaz no combate de ilicitudes.

16

CARVALHO, Ivan Lira de. Adoo - enfoque multidisciplinar do instituto. In: ALVIM, Teresa Arruda (coord.). Repertrio de jurisprudncia e doutrina sobre direito de famlia - aspectos constitucionais, civis e processuais. v.2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995, p. 144.

42

Salienta-se aqui, no s os benefcios acarretados com a exigncia estatutria, mas tambm o grande empecilho que pode ser adoo internacional, uma vez que exige do adotante um tempo razoavelmente grande e disponvel (no mnimo trinta dias), e que no poder ser dispensado. Contudo, mesmo revelando-se uma barreira aos interessados estrangeiros, acreditamos necessria, visto que aps formalizada a adoo, nenhum controle poder ser feito, no se pode acompanhar o destino dos menores adotados, e que passam a residir no exterior.17 O legislador ptrio nada disps a respeito e os relatrios que, s vezes, so enviados pelas agncias especializadas estrangeiras CEJA, como j comentado alhures, aqui chegam apenas pela cooperao entre ambas instituies e no por exigncia legal Do mesmo modo, dever ter tambm disponibilidade financeira significativa, uma vez que, certamente, ter despesas altas com hospedagem e alimentao, alm de passagens e emisso de passaportes. Isto poder ser um obstculo a ser enfrentado pelos candidatos, possuidores de capacidade psicolgica e social compatveis com a adoo, mas que no dispem da quantia mnima exigida pelas despesas extras, ainda que todo o processo seja gratuito, inclusive a habilitao perante a Comisso Estadual Judiciria de Adoo. A gratuidade do processo de adoo, assim como todo o trabalho da Comisso, vem gravado no pargrafo segundo do artigo 141 do Estatuto da Criana e do Adolescente: As aes judiciais da competncia da Justia da Infncia e da Juventude so isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hiptese de litigncia de m f. Andou bem o legislador, quando inseriu no Estatuto to importante norma, como alis, observa Wilson Donizeti Liberati: Tal providncia vem acabar com aqueles intermedirios inescrupulosos que cobravam honorrios altssimos dos estrangeiros para ingressaram com o pedido de habilitao.18 Uma vez fixada a gratuidade do processo de adoo, qualquer interessado, nacional ou estrangeiro, que tiver a inteno de processar seu pedido em conformidade com a lei, ver-se- livre de quaisquer extorses. Podemos dizer assim, de pessoas inidneas, interessadas apenas no lucro fcil que obtero com a concretizao do ato. Levar para casa, o adotante, alm da criana a ele confiado, que receber, certamente em troca, todo o amor e o carinho de que necessita, tambm a certeza e a tranqilidade da legalidade do feito. De carter rgido demais ou no, o Estatuto da Criana e do Adolescente surgiu para disciplinar, de forma clara, o que antes jamais outra legislao havia feito. O que importa, realmente, que de uma forma geral, ele colocou barreiras eficientes ao comrcio de crianas e adolescentes ao exterior, atribuindo moralidade ao ato, to nobre e cheio de amor; apesar de algumas pessoas ainda insistirem em no aceit-lo.
17 18

RIZZARDO, Arnaldo. Direito de famlia V. III. Rio de Janeiro: Aide, 1994, p. 891 - 892. LIBERATI. Op. cit., p. 140.

43

CONSIDERAES FINAIS

Mostra-se tarefa das mais difceis elaborar uma sntese conclusiva de to cativante e relevante questo, que a adoo de crianas e adolescentes brasileiros por estrangeiros no residentes ou domiciliados no Brasil. O tema mostra-se extremamente importante, sobretudo aps a promulgao da Constituio Federal de 1988, e do Estatuto da Criana e do Adolescente, de 1990, que so as leis bsicas que regem todo o processo. A adoo internacional, nas legislaes anteriores, era tratada de forma secundria, relevada a um segundo plano. Recentemente, tomou propores grandiosas, considerando-se o importante papel que representa para as sociedades atuais. A colocao de menores em lares substitutos estrangeiros atravs da adoo, nica forma aceita, vem crescendo sobremaneira, principalmente nas ltimas dcadas, quando chegaram no Brasil os primeiros interessados. A partir da, surgiu a necessidade de normatizar a matria para garantir sua idoneidade. Agora felizmente disciplinada, assegura prioridade aos brasileiros, tranqilidade aos estrangeiros, e inibe as prticas delituosas, uma vez que a elas foram cominadas sanes. Dar um lar substituto a uma criana desamparada um gesto nobre, que lhe garante o auxlio afetivo e material de que tanto necessita. Atualmente, em que o Brasil continua, sem dvida alguma, numa verdadeira crise econmica, a condio de abandono e carncia das crianas deixadas em instituies, no raras vezes precrias, cada vez maior. E, com certeza, no podemos fechar os olhos para esta drstica situao. A adoo hoje tem carter eminentemente assistencial, voltada para resolver os problemas do adotado, e no mais, como era concebida em outras pocas, direcionada aos interesses prioritrios do adotante.

44

Dentro da poltica de proteo integral em que foram inseridos a criana e o adolescente brasileiros, podem viver agora a expectativa de dias melhores, a esperana de um dia encontrar uma famlia, seja ela brasileira, holandesa, italiana, ou proveniente de qualquer outro pas, porque o que importa mesmo o carinho e o afeto que vai receber, visto que a linguagem do amor no tem nacionalidade, ela simplesmente universal.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

OBRAS ALBERGARIA, Jason. Adoo plena - segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente. Belo Horizonte: Del Rey, 1996, 191 p. CARVALHO, Ivan Lira. Adoo - enfoque multidisciplinar do instituto. In: ALVIN, Teresa Arruda (coord.). Repertrio de jurisprudncia e doutrina sobre direito de famlia - aspectos constitucionais, civis e processuais. v. 2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995, 783 p. CHAVES, Antnio. Adoo internacional. Belo Horizonte: Del Rey, 1994, 240 p. DECOMAIN, Pedro Roberto. Declarao e investigao e paternidade - o papel Ministrio Pblico. Santa Catarina: Obra Jurdica, 1996, 79 p. do

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 12 edio. So Paulo: Perspectiva, 1995, 170 p. FELIPE, J. Franklin Alves. Adoo, guarda, investigao de paternidade e concubinato. 7 edio. Rio de Janeiro: Forense, 1995, 177 p. LEITE, Eduardo de Oliveira. A famlia monoparental como entidade familiar. In: ALVIM, Teresa Arruda (coord.). Repertrio de jurisprudncia e doutrina sobre direito de famlia - aspectos constitucionais, civis e processuais. v.2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995, 783 p. _____. Temas de direito de famlia. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1994, 156 p. LIBERATI, Wilson Donizeti. Adoo internacional. So Paulo: Malheiros, 1996, p. _____. O Estatuto da Criana e do Adolescente - comentrios. Braslia: IBPS, 1991, 194 p. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil. v. 2. 31 edio. So Paulo: Saraiva, 1994, 340 p. NOGUEIRA, Paulo Lcio. O Estatuto da Criana e do Adolescente comentado. 3 edio. So Paulo: Saraiva, 1996, 421 p. PELUSO, Antnio Czar. In: CURY, Munir; MENDES, Emlio Garcia; SILVA, Antnio Fernando Amaral e: Coordenadores. Estatuto da Criana e do Adolescente comentado. 2 edio. So Paulo: Malheiros, 1992, 783 p. 517

46

PEREIRA, urea Pimentel. A nova Constituio e o direito de famlia. Rio de Janeiro: Renovar, 1989, 154 p. RIZZARDO, Arnaldo. Direito de famlia. Vol. III. Rio de Janeiro: Aide, 1994, 829 a p. RODRIGUES, Slvio. Direito civil. v.6. 18 edio. So Paulo: Forense, 1993, 438 p. WALD, Arnold. Direito de famlia. Vol. IV. 9 edio. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991, 783 p. WOLKMER, Antnio Carlos. Fundamentos de histria do direito. Belo Horizonte: Rey, 1996, 278 p. LEGISLAO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE CDIGO CIVIL BRASILEIRO CDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO CONSTITUIO FEDERAL BRASILEIRA Del 1032

ANEXOS

ANEXO I

LEI N. 3.133 - DE 5 DE MAIO DE 1957 Atualiza o instituto da adoo prescrita no Cdigo Civil

Art. 1 - Os artigos 368, 369, 372, 374 e 377 do Captulo V - Da Adoo do Cdigo Civil, passaro a ter a seguinte redao: Art. 368. - S os maiores de 30 (trinta) anos podem adotar. Pargrafo nico. - Ningum pode adotar, sendo casado, seno decorridos 5 (cinco) anos aps o casamento. Art. 369. - 0 adotante h de ser, pelo menos, 16 (dezesseis) anos mais velho que o adotado. Art. 372. - No se pode adotar sem o consentimento do adotado ou de seu representante legal se for incapaz ou nascituro. Art. 374. - Tambm se dissolve o vnculo da adoo: I - Quando as duas partes convierem. II - Nos casos em que admitida a deserdao. Art. 377 - Quando o adotante tiver filhos legtimos, legitimados ou reconhecidos, a relao de adoo no envolve a de sucesso hereditria. Art. 2 - No ato da adoo sero declarados quais os apelidos da famlia que passar a usar o adotado. Pargrafo nico. - O adotado poder formar seus apelidos conservando os dos pais de sangue; ou acrescentando os do adotante; ou, ainda, somente os do adotante, com excluso dos apelidos dos pais de sangue. Art. 3 - Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

ANEXO II

LEI N. 4.655 - DE 2 DE JUNHO DE 1965 Dispe sobre a legitimidade adotiva

Art. 1 permitida a legitimao adotiva do infante exposto, cujos pais sejam reconhecidos ou hajam declarado por escrito que pode ser dado, bem como do menor abandonado propriamente dito at 7 (sete) anos de idade, cujos pais tenham do destitudos do ptrio poder; do rfo da mesma idade, no reclamado por qualquer parente por mais de um ano; e, ainda, do filho natural reconhecido apenas pela me, impossibilitado de prover a sua criao. 1 Ser tambm permitida a legitimao adotiva em favor do menor, com ais de 7 (sete) anos, quando poca em que completou essa idade, j se achava )b a guarda dos legitimantes, mesmo que estes no preenchessem ento as condies exigidas. 2 A legitimao s ser deferida aps um perodo mnimo de 3 (trs) anos guarda do menor pelos requerentes. Para esse efeito, ser computado qualquer perodo de tempo, desde que a guarda se tenha iniciado' antes de completar o menor 7 (sete) anos. Art. 2 Somente Podero solicitar a legitimao adotiva dos menores referidas no artigo anterior, os casais cujo matrimnio tenha mais de S (cinco) anos e nas quais pelo menos um dos cnjuges tenha mais de 30 (trinta) anos de idade, m filhos legtimos, legitimados ou naturais reconhecidos. Pargrafo nico. Ser dispensado o prazo de 5 (cinco) anos de matrimnio, ovada a esterilidade de um dos cnjuges, por percia mdica, e a estabilidade conjugal. Art. 3 Autorizar-se-, excepcionalmente a legitimao ao vivo, ou viva, com mais de 35 (trinta e cinco) anos de idade, provado que o menor esteja integrado em seu lar e onde viva h mais de 5 (cinco) anos. Art. 4 Os cnjuges desquitados, havendo comeado a guarda do menor, no perodo de prova, na constncia do matrimnio, e concordando sobre ela aps a terminao da sociedade conjugal, podem requerer a legitimao, obedecido, quanto guarda e proteo, o disposto nos arts. 325, 326 e 327, do Cdigo Civil. Art. 5 Com a petio ser oferecida certido de casamento, atestado de residncia, folha de antecedentes, prova de idoneidade moral e financeira, atestado de inexistncia de filhos, prova de abandono do menor e destituio do ptrio poder, bem como atestado de sanidade fsica, provando que nenhum dos requerentes sofre de molstia contagiosa.

1 O Juiz, tendo em vista as convenincias do menor, o seu futuro e bem estar, ordenar, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, as diligncias e sindicncias que julgar necessrias, correndo, contudo, o processo em segredo de justia. 2 Feita a prova e concludas as diligncias, o Juiz, ouvido o Ministrio Pblico, proferir sentena, da qual caber recurso de reexame para o Tribunal de Justia, com efeito suspensivo. Art. 6 A sentena deferindo a legitimao ter efeitos constitutivos devendo ser inscrita, mediante mandado no Registro Civil, como se se tratasse de registro fora do prazo, no qual se consignar os nomes dos pais adotivos como pais legtimos e os nomes dos ascendentes dos mesmos. O mandado ser arquivado, dele no podendo o oficial fornecer certides. l. Nas certides do registro nenhuma observao poder constar sobre v, origem do ato. 2 O registro original do menor ser anulado, tambm por mandado do Juiz, o qual ser arquivado (vetado). 3 Feita a inscrio, cessam os vnculos da filiao anterior, salvo para os efeitos do art. 183 do Cdigo Civil. Art. 7 A legitimao adotiva irrevogvel, ainda que aos adotantes venham a nascer filhos legtimos, aos quais esto equiparados os legitimados adotivos, com os mesmos direitos e deveres estabelecidos em lei. Art. 8 A violao do segredo estabelecido neste captulo, salvo deciso judicial, sujeitar o funcionrio responsvel s penas do art. 325 do Cdigo Penal. Pargrafo nico. ... Vetado ... A critrio do Juiz, para salvaguarda de direitos ... Vetado ... podero ser fornecidas certides ... Vetado ... Art. 9 O legitimado adotivo tem os mesmos direitos e deveres do filho legtimo, salvo no caso de sucesso, se concorrer com filho legtimo superveniente adoo (Cd. Civ. 21 do art. 1.605). 1 O vnculo da adoo se estende famlia dos legitimantes, quando os seus ascendentes derem adeso ao ato que o consagrou. 2, Com a adoo, cessam os direitos e obrigaes oriundos da relao de parentesco do adotado com a famlia de origem. Art. 10. A deciso confere ao menor o nome do legitimante e pode determina a modificao do seu prenome, a pedido dos cnjuges. Art. 11. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 12. Revogam-se as disposies em contrrio. H. Castello Branco - Presidente da Repblica.

ANEXO III

LEI N. 6.697 - DE 10 DE OUTUBRO DE 1979 Institui o Cdigo de Menores O Presidente da Repblica.

Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CDIGO DE MENORES

TTULO V Das Medidas de Assistncia e Proteo

CAPTULO I Das Medidas Aplicveis ao Menor

Art. 13. Toda medida aplicvel ao menor visar, fundamentalmente, sua integrao scio-familiar. Art. 14. So medidas aplicveis ao menor pela autoridade judiciria: I - advertncia; II - entrega aos pais ou responsvel, ou pessoa idnea, mediante termo de responsabilidade; III - colocao em lar substituto; IV - imposio do regime de liberdade assistida; V - colocao em casa de semi-liberdade; VI - internao em estabelecimento educacional, ocupacional, psico-pedaggico, hospitalar, psiquitrico ou outro adequado. Art. 15. A autoridade judiciria poder, a qualquer tempo e no que couber, de ofcio ou mediante provocao fundamentada dos pais ou responsvel, da autoridade administrativa competente ou do Ministrio Pblico, cumular ou substituir as medidas de que trata este Capitulo. Art. 16. Para a execuo de qualquer das medidas previstas neste Captulo, a autoridade judiciria poder, ciente o Ministrio Pblico, determinar a apreenso do menor. Pargrafo nico. Em caso de apreenso para recambiamento, este ser precedido de verificao do domiclio do menor, por intermdio do Juizado do domiclio indicado.

SEO I Da Colocao em Lar Substituto

SUBSEO I Disposies Gerais

Art. 17. A colocao em lar substituto ser feita mediante: I - delegao do ptrio-poder; II - guarda; III - tutela; IV - adoo simples; V - adoo plena. Pargrafo nico. A guarda de fato, se decorrente de anterior situao irregular, no impedir a aplicao das medidas previstas neste artigo. Art. 18. So requisitos para a concesso de qualquer das formas de colocao em lar substituto: I - qualificao completa do candidato a responsvel e de seu cnjuge, se casado, com expressa anuncia deste; II - indicao de eventual relao de parentesco do candidato ou de seu cnjuge com o menor, especificando se este tem ou no parente vivo; III - comprovao de idoneidade moral do candidato; IV - atestado de sanidade fsica e mental do candidato; V - qualificao completa do menor e de seus pais, se conhecidos; VI - indicao do cartrio onde foi inscrito o nascimento do menor. Pargrafo nico. No se deferir colocao em lar substituto a pessoa que: I - revele, por qualquer modo, incompatibilidade com a natureza da medida; II - no oferea ambiente familiar adequado.

Art. 19. A colocao em lar substituto no admitir transferncia do menor a terceiros ou sua internao em estabelecimento de assistncia a menores, sem autorizao judicial. Art. 20. O estrangeiro residente ou domiciliado fora do Pais poder pleitear colocao familiar somente para fins de adoo simples e se o adotando brasileiro estiver na situao irregular, no-eventual, descrita na alnea a, inciso I, do artigo 2, desta Lei.

SUBSEO II Da Delegao do Ptrio-Poder

Art. 21. Admitir-se- delegao do ptrio-poder, desejada pelos pais ou responsvel, para prevenir a ocorrncia de situao irregular do menor. Art. 22. Precedero deciso homologatria, I - estudo social do caso; II - audincia do Ministrio Pblico; III - advertncia pessoal, certificada nos autos, aos delegantes e delegados, quanto irretratabilidade da delegao. Art. 23. A delegao do ptrio-poder ser exercida pessoalmente, vedada desonerao unilateral. Pargrafo nico. A delegao dever ser reduzida a termo, em livro prprio, assinado pelo Juiz e pelas partes, dele constando advertncia sobre os direitos e as obrigaes decorrentes do instituto.

SUBSEO III Da Guarda

Art. 24. A guarda obriga prestao de assistncia material, moral e educacional ao menor, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive pais.

1 Dar-se- guarda provisria de oficio ou a requerimento do interessado, como medida cautelar, preparatria ou incidente, para regularizar a deteno -de fato ou atender a casos urgentes. 2 A guarda confere ao menor a condio de dependente, para fins previdencirios. Art. 25. Ao assumir a guarda, o responsvel prestar compromisso em procedimento regular.

SUBSEO IV Da Tutela

Art. 26. A tutela ser deferida nos termos da lei civil em benefcio do menor em situao irregular que carecer de representao permanente. Pargrafo nico. A tutela, para os fins desta Lei, implica necessariamente o dever de guarda e ser exercida por prazo indeterminado.

SUBSEO V Da Adoo Simples

Art. 27. A adoo simples de menor em situao irregular reger-se- pela lei civil, observado o disposto neste Cdigo. Art. 28. A adoo simples depender de autorizao judicial, devendo o interessado indicar, no requerimento, os apelidos de famlia que usar o adotado, os quais, se deferido o pedido, constaro do alvar e da escritura, para averbao no registro de nascimento do menor. 1 A adoo ser precedida de estgio de convivncia com o menor, pelo prazo que a autoridade judiciria fixar, observadas a idade do adotando e outras peculiaridades do caso.

2 O estgio de convivncia poder ser dispensado se o adotando no tiver mais de l (um) ano de idade.

SUBSEO VI Da Adoo Plena

Art. 29. A adoo plena atribu a situao de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vnculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. Art. 30. Caber adoo plena de menor, de at 7 (sete) anos de idade, que se encontre na situao irregular definida no inciso I, artigo 2, desta Lei, de natureza no eventual. Pargrafo nico. A adoo plena caber em favor de menor com mais de 7 (sete) anos se, poca em que completou essa idade, j estivesse sob a guarda dos adotantes. Art. 31. A adoo plena ser deferida aps perodo mnimo de l (um) ano de estgio de convivncia do menor com os requerentes, computando-se, para esse efeito, qualquer perodo de tempo, desde que a guarda se tenha iniciado antes de o menor completar 7 (sete) anos e comprovada a convenincia da medida. Art. 32. Somente podero requerer adoo plena casais cujo matrimnio tenha mais de 5 (cinco) anos e dos quais pelo menos um dos cnjuges tenha mais de 30 (trinta) anos. Pargrafo nico. Provadas a esterilidade de um dos cnjuges e a estabilidade conjugal, ser dispensado o prazo. Art. 33. Autorizar-se- a adoo plena ao vivo ou viva, provado que o menor est integrado em seu lar, onde tenha iniciado estgio de convivncia de 3 (trs) anos ainda em vida do outro cnjuge. Art. 34. Aos cnjuges separados judicialmente, havendo comeado o estgio de convivncia de 3 (trs) anos na constncia da sociedade conjugal, licito requererem adoo plena, se acordarem sobre a guarda do menor aps a separao judicial. Art. 35. A sentena concessiva da adoo plena ter efeito constitutivo e ser inscrita no Registro Civil mediante mandado, do qual no se fornecer certido. 1 A inscrio consignar o nome dos pais adotivos como pais, bem como nome de seus ascendentes. 2 Os vnculos de filiao e parentesco anteriores cessam com a inscrio. 3 O registro original do menor ser cancelado por mandado, o qual ser arquivado.

4 Nas certides do registro nenhuma observao poder constar sobre a origem do ato. 5 A critrio da autoridade judiciria, poder ser fornecida certido para a salvaguarda de direitos. Art. 36. A sentena conferir ao menor o nome do adotante e, a pedido deste, poder determinar a modificao do prenome. Art. 37. A adoo plena irrevogvel, ainda que aos adotantes venham a nascer filhos, aos quais esto equiparados os adotados, com os mesmos direitos e deveres.

ANEXO IV

LEI N. 8.069/90, CAPTULO III


Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente, do Direito Convivncia Familiar e Comunitria.

CAPTULO III
SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 19 Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes. Art. 20 Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas a filiao.

Art. 21 O ptrio poder ser exercido, em igualdade de condies, pelo pai e pela me, na forma do que dispuser a legislao civil, assegurado a qualquer deles o direito de , em caso de discordncia, recorrer a autoridade judiciria competente para a soluo da divergncia. Art. 22 Aos pais incube o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais. Art. 23 A falta ou a carncia de recursos materiais no constitui motivos suficiente para a perda ou suspenso do ptrio poder. Pargrafo nico No existindo outro motivo que por si s autorize a decretao da medida, a criana e o adolescente ser mantido em sua famlia de origem, a qual dever obrigatoriamente ser includa em programas oficiais de auxlio. Art. 24 - A perda e a suspenso do ptrio poder sero decretadas judicialmente, em procedimento contraditrio, nos casos previstos na legislao civil, bem alude o art. 22. SEO II DA FAMLIA NATURAL Art. 25 Entende-se por famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Art. 26 Os filhos havidos fora do casamento podero ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no prprio termo de nascimento, por testamento mediante escritura ou outro documento pblico, qualquer que seja a origem da filiao. Pargrafo nico O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes. Art. 27 O reconhecimento do estado de filiao direito personalssimo, indisponvel e imprescritvel, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrio , observando o segredo de Justia.

SEO III DA FAMLIA SUBSTITUTA

SUBSEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 28 A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou adolescente, nos termos desta Lei. 1 - Sempre que possvel, a criana ou o adolescente dever ser previamente ouvido e a sua opinio devidamente considerada. 2 Na apreciao do pedido levar-se- em conta o grau de parentesco e a relao de afinidade ou de afetividade, a fim de evitar ou minorar as conseqncias decorrentes da medida. Art. 29 No se deferir colocao em famlia substituta a pessoa que revele, por qualquer modo, incompatibilidade com a natureza da medida ou no oferea ambiente familiar adequado. Art. 30 A colocao em famlia substituta no admitir transferncia da criana ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou no-governamentais, sem autorizao judicial. Art. 31 A colocao em famlia substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissvel na modalidade de adoo. Art. 32 Ao assumir a guarda ou a tutela, o responsvel prestar compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo, mediante termo nos autos.

SUBSEO II DA GUARDA Art. 33 A guarda obriga prestao de assistncia material, moral e educacional criana ou ao adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 1 A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoo, exceto no de adoo por estrangeiro. 2 Excepcionalmente, deferir-se- a guarda, fora dos casos de tutela e adoo, para atender a situaes peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsveis, podendo ser deferido o direito de representao para a prtica de atos determinados. 3 A guarda confere criana ou ao adolescente a condio de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdencirios.

Art. 34 O Poder Pblico estimular, atravs de assistncia jurdica, incentivos fiscais e subsdios, o acolhimento, sob a forma de guarda de criana ou adolescente rfo ou abandonado. Art. 35 A guarda poder ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido o Ministrio Pblico.

SUBSEO III DA TUTELA Art. 36 A tutela ser deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de at vinte e um anos incompletos. Pargrafo nico O deferimento da tutela pressupe a prvia decretao da perda ou suspenso do ptrio poder e implica necessariamente o dever de guarda. Art. 37 A especializao de hipoteca legal ser dispensada, sempre que o tutelado no possuir bens ou rendimentos ou por qualquer outro motivo relevante. Pargrafo nico A especializao de hipoteca legal ser tambm dispensada se os bens, porventura existentes em nome do tutelado, constarem de instrumento pblico, devidamente registrado no registro de imveis, ou se os rendimentos forem suficientes apenas para a mantena do tutelado, no havendo sobra significativa ou provvel. Art. 38 Aplicar-se destituio da tutela o disposto no art. 24.

SUBSEO IV DA ADOO Art. 39 - A adoo de criana e de adolescente reger-se- segundo o disposto nesta Lei. Pargrafo nico vedada a adoo por procurao. Art. 40 O adotando deve com, no mximo, dezoito anos data do pedido, salvo se j estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes. Art. 41 A adoo atribui a condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, desligando-o de qualquer vnculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

1 Se um dos cnjuges ou concubinos adota o filho do outro, mantm-se os vnculos de filiao entre o adotado e o cnjuge ou concubino do adotante e os respectivos parentes. 2 recproco o direito sucessrio entre o adotado, seus descendentes, o adotante, seus ascendentes, descendentes e colaterais at o 4o grau, observada a ordem de vocao hereditria. Art. 42 Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil. 1 No podem adotar os ascendentes e os irmos do adotando. 2 A adoo por ambos os cnjuges ou concubinos poder ser formalizada, desde que um deles tenha completado vinte e um anos de idade, comprovada a estabilidade da famlia. 3 O adotante h de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando. 4 Os divorciados e os judicialmente separados podero adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estgio de convivncia tenha sido iniciado na constncia da sociedade conjugal. 5 A adoo poder ser deferida ao adotante que, aps inequvoca manifestao de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentena. Art. 43 A adoo ser deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legtimos. Art. 44 Enquanto no der conta de sua administrao e saldar o seu alcance, no pode o tutor ou o curador adotar o pupilo ou o curatelado. Art. 45 A adoo depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando. 1 O consentimento ser dispensado em relao criana ou adolescente cujos pais sejam desconhecidos ou tenham sido destitudos do ptrio poder. 2 Em se tratando de adotando maior de doze anos de idade, ser tambm necessrio o seu consentimento. Art. 46 A adoo ser precedida de estgio de convivncia com a criana ou adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciria fixar, observadas as peculiaridades do caso.

1 O estgio de convivncia poder ser dispensado se o adotando no tiver mais de um ano de idade ou se, qualquer que seja a sua idade, j estiver na companhia do adotante durante tempo suficiente para se poder avaliar a convenincia da constituio do vnculo. 2 Em caso de adoo por estrangeiro residente ou domiciliado fora do Pas, o estgio de convivncia, cumprido no territrio nacional, ser de no mnimo quinze dias para crianas de at dois anos de idade e no mnimo trinta dias quando se tratar de adotando acima de dois anos de idade. Art. 47 O Vnculo da adoo constitui-se por sentena judicial, que ser inscrita no registro civil mediante mandado do qual no se fornecer certido. 1 A inscrio consignar o nome dos adotantes como pais, bem como o nome dos seus ascendentes. 2 O mandado judicial, que ser arquivado, cancelar o registro original do adotado. 3 Nenhuma observao sobre a origem do ato poder constar nas certides do registro. 4 A critrio da autoridade judiciria, poder ser fornecida certido para a salvaguarda de direitos. 5 A sentena conferir ao adotado o nome do adotante e, a pedido deste, poder determinar a modificao do prenome. 6 A adoo produz seus efeitos a partir do trnsito em julgado da sentena, exceto na hiptese prevista no art. 42, 5o, caso em que ter fora retroativa data do bito. Art. 48 A adoo irrevogvel. Art. 49 A morte dos adotantes no restabelece o ptrio poder dos pais naturais. Art. 50 A autoridade judiciria manter, em cada comarca ou foro regional, um registro de crianas e adolescentes em condies de serem adotados e outro das pessoas interessadas na adoo. 1 O deferimento da inscrio dar-se- aps prvia consulta aos rgos tcnicos do Juizado, ouvido o Ministrio Pblico. 2 No ser deferida a inscrio se o interessado no satisfizer os requisitos legais, ou verificada qualquer das hipteses previstas no art. 29. Art. 51 Cuidando-se de pedido de adoo formulado por estrangeiro residente ou domiciliado fora do Pas, observar-se- o disposto no art. 31.

1 O candidato dever comprovar, mediante documento expedido pela autoridade competente do respectivo domiclio, estar devidamente habilitado adoo, consoante as leis do seu pas, bem como apresentar estudo psicossocial elaborado por agncia especializada e credenciada no pas de origem. 2o A autoridade judiciria, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, poder determinar a apresentao do texto pertinente legislao estrangeira, acompanhado de prova da respectiva vigncia. 3 Os documentos em lngua estrangeira sero juntados aos autos, devidamente autenticados pela autoridade consular, observados os tratados e convenes internacionais, e acompanhados da respectiva traduo, por tradutor pblico juramentado. 4 Antes de consumada a adoo no ser permitida a sada do adotando do territrio nacional. Art. 52 A adoo internacional poder ser condicionada a estudo prvio e anlise de uma comisso estadual judiciria de adoo, que fornecer o respectivo laudo de habilitao para instruir o processo competente. Pargrafo nico Competir comisso manter registro centralizado de interessados estrangeiros em adoo.

ANEXO V

RESOLUO N. 001/93-TJ-DJ 18/06/93


Cria a Comisso Estadual Judiciria de Adoo - CEJA.

O Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina, por seu rgo Especial, no uso de suas atribuies, CONSIDERANDO proposta e exposio de motivos do Exm Sr. Desembargador Corregedor Geral da Justia; CONSIDERANDO o disposto no art. 52 da Lei Federal n. 8.069, de 13/07/90 Estatuto da Criana e do Adolescente; CONSIDERANDO a importncia do instituto da adoo e a necessidade da prevalncia dos superiores interesses do adotado; CONSIDERANDO as concluses do XII Congresso da Associao Internacional de Magistrados de Menores e de Famlia (Recomendaes ns. 4 e 5, 1986) e do XII Congresso da Associao Brasileira de Juzes e Curadores de Menores (Recomendao n. 10, 1987); CONSIDERANDO a necessidade de auxiliar os juzos da Infncia e da Juventude do Estado no trato da aplicao da medida de colocao em famlia substituta, na forma de adoo, com critrios unificados, seguros e objetivos; CONSIDERANDO ser salutar a centralizao de aes para tornar mais prtica e rpida a soluo na aplicao de tal medida confiada ao Poder Judicirio, sem invaso de competncias; CONSIDERANDO a imperiosa necessidade de evitar equvocos na prtica do referido instituto e erradicar aes de intermedirios inescrupulosos ou amadores; CONSIDERANDO que a adoo internacional constitui medida excepcional, vale dizer, s deve ocorrer quando esgotadas as possibilidades de adoo nacional;

RESOLVE: Art. 1. Instituir a Comisso Estadual Judiciria de Adoo - CEJA, com o objetivo de auxiliar os Juzos da Infncia e da Juventude do Estado de Santa Catarina nos procedimentos relativos adoo nacional e internacional de crianas e adolescentes. Art. 2. Provimento editado pela Corregedoria-Geral da Justia especificar as atribuies e o funcionamento da CEJA e o seu relacionamento com os Juizados da Infncia e da Juventude. Art. 3. Os Juzes da Infncia e da Juventude encaminharo CEJA os dados necessrio para que esta atinja os seus objetivos. Art. 4. A CEJA manter cadastro geral, atualizado e sigiloso, de: a) pretendentes adoo no mbito nacional; b) estrangeiros residentes e domiciliados fora do Brasil, interessados em adotar crianas e adolescentes; c) crianas e adolescente em condies de serem adotados, desde que esgotadas as possibilidades de adoo nacional na comarca de origem. Art. 5. Nenhuma adoo internacional ser processada em Santa Catarina sem prvia habilitao do adotante perante a CEJA. Art. 6. As instituies que pretenderem colaborar para a consecuo dos objetivos da CEJA devero obter desta a sua habilitao, apresentando a documentao necessria. Art. 7. O laudo da habilitao, para pretendentes adoo ou para instituies que desejarem colaborar, somente ser expedido aps aprovao dos respectivos pedidos pela CEJA. Art. 8. A CEJA funcionar na sede da Corregedoria-Geral da Justia. Art. 9. A CEJA poder valer-se do auxlio de profissionais, que, contudo no tero direito a voto nas deliberaes. Art. 10. A CEJA manter intercmbio com Comisses similares de outros Estados, visando consecuo dos seus objetivos. Art. 11. A CEJA poder realizar trabalhos de divulgao de projetos de adoo e esclarecimento de suas finalidades, visando conscientizao geral da necessidade do uso regular e ordenado do instituto de adoo, respeitados sempre o sigilo e a gratuidade.

Art. 12. A CEJA velar para que, em todo esforo empreendido, sobrelevem, sobre qualquer outro bem ou interesses juridicamente tutelado, a proteo aos superiores interesses das crianas e dos adolescentes e a prevalncia da adoo nacional sobre a internacional. Art. 13. A CEJA ser composta de seis membros, a saber: a) - Corregedor-Geral da Justia, que a presidir; b) - um Juiz da Infncia e da Juventude da comarca da Capital; c) - um representante do Ministrio Pblico; e) - um Assistente Social; f) - um psiclogo. Pargrafo 1. A aposentadoria, exceto de quem a preside, no ser bice para a nomeao e o exerccio de membro da CEJA. Pargrafo 2. Os membros titulares sero substitudos, nas eventuais ausncias, pelos respectivos suplentes. Pargrafo 3. Na ausncia eventual do Presidente da Comisso, a presidncia ser exercida por Juiz Corregedor designado previamente para esse fim pelo Corregedor-Geral da Justia. Art. 14. Os representantes do Ministrio Pblico, da classe dos advogados, dos assistentes sociais e psiclogos e respectivos suplentes, sero nomeados pelo presidente do Tribunal de Justia, aps indicao feita pela Procuradoria-Geral da Justia, pela Seccional da OAB de Santa Catarina, pelo Conselho Regional de Assistentes Sociais e Conselho Regional de Psicologia. Pargrafo 1. O Presidente do Tribunal de Justia oficiar a esses rgos de classe para a indicao acima referida. Pargrafo 2. Ser de dois anos o mandato do Juiz de Direito e dos demais integrantes do CEJA de que trata o presente artigo, no vedada a reconduo. Art. 15. Os casos omissos na aplicao desta resoluo, excetuado o que definir provimento da Corregedoria-Geral, sero resolvidos pelo Presidente do Tribunal, ad referendum do rgo Especial. Art. 16. A CEJA ser instalada noventa (90) dias aps a publicao desta resoluo. Art. 17. A CEJA contar com a colocao e o apoio de todas as autoridades constitudas e demais setores da sociedade, para a consecuo dos seus objetivos. Art. 18. Esta Resoluo entra em vigor na data da sua publicao.

Florianpolis, 02 de junho de 1993. Des. Nauro Luiz Guimares Collao, Presidente

ANEXO VI

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIA PROVIMENTO N 12/93


Disciplina as atribuies e o funcionamento da Comisso Estadual Judiciria de Adoo CEJA e o seu relacionamento com os Juizados da Infncia e da Juventude. O Des. NAPOLEO XAVIER DO AMARANTE, Corregedor-Geral da Justia, no uso de suas atribuies, e Considerando o disposto no art. 2 da Resoluo n 001/93-TJ, do egrgio Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina, que prev a especificao, em provimento, das atribuies e do funcionamento da Comisso Estadual Judiciria de Adoo CEJA, assim como o seu relacionamento com os Juizados da Infncia e da Juventude; Considerando o que consta do Processo n DA 91/93, motivado pela correspondncia oriunda da Corregedoria de Justia do Estado de Minas Gerais, relatando a atuao da CEJA/MG; Considerando o projeto de autoria do Dr. Eralton Joaquim Viviani, ilustre titular da Vara da Infncia e da Juventude da Comarca da Capital, oferecido a esta Corregedoria-Geral da Justia, a ttulo de colaborao; RESOLVE: 1. A Comisso Estadual Judiciria de Adoo CEJA objetiva a prestao de auxlio aos Juzos da Infncia e da Juventude nos procedimentos relativos adoo nacional e internacional de crianas e adolescentes (Res., art. 1). 2. A CEJA funcionar na sede da Corregedoria-Geral da Justia do Estado. 3. Reunir-se- a CEJA em sesses ordinrias, uma vez por ms, pelo menos, salvo se nada houver para decidir, ou extraordinariamente, por convocao de seu Presidente. 3.l Nos casos de extrema urgncia, o Presidente, aps parecer da equipe tcnica e do representante do Ministrio Pblico, decidir, ad referendum do plenrio, acerca de pedido de habilitao de candidatos adoo internacional. 4. A CEJA poder editar o seu regimento interno, para bem desempenhar a sua misso. 5. A equipe tcnica da CEJA ser composta pelos tcnicos das reas do Servio Social e da Psicologia que a integrarem. 5.l Para a realizao dos seus servios, a CEJA poder valer-se de servidores e voluntrios, sempre respeitado o necessrio sigilo sobre os dados coletados.

6. Cada comarca manter um cadastro de adotandos e outro de pessoas interessadas em adoo, residentes e domiciliados no Brasil, cuja organizao e manuteno incumbir ao Servio Social do respectivo Juizado ou, onde no houver dito setor, pessoa designada pelo Juiz da Infncia e da Juventude. 6.l Deferida a inscrio (art. 50, 1, do Estatuto da Criana e do Adolescente), o Juiz determinar a remessa do formulrio constante do Anexo I, integrante deste provimento, CEJA, devidamente preenchido. 6.2 Os dados constantes do mencionado formulrio sero mantidos em sigilo e estaro disposio dos Juzos da Infncia e da Juventude para consulta, sempre que esgotadas as possibilidades de adoo por pretendentes cadastrados na comarca. 6.3 Os Juzos devero comunicar CEJA, sempre que ocorrer, a modificao em seu cadastro (adoo ou cancelamento da inscrio). 7. A CEJA manter cadastro geral, atualizado e sigiloso, de: a) pretendentes adoo no mbito nacional; b) estrangeiros residentes e domiciliados fora do Brasil, interessados em adotar crianas e adolescentes; c) crianas e adolescentes em condies de serem adotados, desde que esgotadas as possibilidades de adoo nacional na comarca de origem. 7.l Os documentos e as informaes relativos ao presente item sero encaminhados CEJA pelos Juzes da Infncia e da Juventude ou pelos pretendentes, estes pessoalmente, por via postal ou por procurador, assim como por entidades devidamente reconhecidas. 7.2 Os documentos referentes aos candidatos estrangeiros devero atender ao previsto nos pargrafos 1 e 3, do art. 51, do Estatuto da Criana e do Adolescente. 8. Nenhuma adoo internacional ser processada em Santa Catarina sem prvia habilitao do adotante perante a CEJA (Res., art. 5). 8.1 O ato inicial para o encaminhamento de qualquer pedido de adoo internacional junto CEJA ser o cadastramento dos interessados. 8.2 Da mesma forma, o incio do estgio de convivncia da criana ou adolescente com os pretendentes estrangeiros s poder ocorrer aps a expedio do respectivo laudo de habilitao pela CEJA, alm da autorizao do Juiz competente. 9. Uma vez recebido, o pedido de habilitao de candidato adoo internacional dever ser registrado em livro prprio, observada sempre a ordem de entrada e, em seguida, examinado pela equipe tcnica da Comisso, que apresentar seu laudo.

9.1 Aps, os autos sero encaminhados ao representante do Ministrio Pblico que integrar a Comisso, para o parecer. 9.2 Nas sesses, sero consignados em livro prprio as decises e, aprovado o pedido, a CEJA expedir o respectivo laudo de habilitao, assinado pelo seu Presidente e, pelo menos, por dois outros membros. 9.3 Do laudo dever constar, necessariamente, a qualificao completa do interessado, a data de sua habilitao, o nmero do registro efetuado no livro e a advertncia quanto ordem de preferncia a que alude o art. 31 do Estatuto da Criana e do Adolescente. 9.4 Habilitado o pretendente, a CEJA encaminhar os autos ao Juzo da Infncia e da Juventude interessado, arquivando cpia do pedido, do parecer tcnico, das folhas de rosto, do julgamento e do laudo de habilitao. 10. A colocao de crianas ou de adolescentes em famlias substitutas estrangeiras s dever ser processada se verificada a impossibilidade de colocao em famlia substituta nacional, evidncia que ficar demonstrada, ao menos, com a resposta negativa consulta formulada pelo Juiz da Infncia e da Juventude CEJA. 10.1 Na consulta, o Juzo da Infncia e da Juventude encaminhar CEJA o formulrio constante do Anexo II, tambm integrante deste provimento, devidamente preenchido ou, havendo urgncia, via telex ou telefone, com os dados nele discriminados. 11. Constatado o estado de abandono de criana ou de adolescente e no havendo possibilidade de sua colocao em famlia substituta pelo cadastro local, o Juiz contatar com a CEJA, visando o seu encaminhamento para a adoo nacional ou, se infrutferos todos os esforos, para a internacional, a fim de evitar permanncias alongadas e indefinidas em instituies. 12. A CEJA remeter ao Juiz da Infncia e da Juventude solicitante os dados de pretendentes adoo nacional, informando a comarca onde esto inscritos e, em se tratando de adoo internacional, mencionar a ordem cronolgica de habilitao, atendidas sempre as peculiaridades da situao do adotando, juntamente com a certido negativa mencionada no item 10 deste provimento. 13. O cadastro de instituies internacionais que manifestarem interesse em colaborar com a CEJA ser efetuado mediante a apresentao: a) das normas que as criou e regulamentou seus estatutos ou documentos de constituio equivalentes; b) da prova da autorizao oficial para funcionamento no pas de origem, se instituio privada; c) da ata ou documentao equivalente, identificadora dos responsveis pela instituio;

d) da legislao que trata da adoo em seu pas de origem, devidamente traduzida e com prova de sua vigncia. 13.1 A instituio, ao formular o pedido de cadastramento, indicar a pessoa residente no Brasil que a representar. 13.2 Os processos de habilitao dessas instituies seguiro o mesmo rito dos pedidos de habilitao de interessados em adoo, previsto no item 9 deste provimento. PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE. Florianpolis, 19 de agosto de 1993. Des. Napoleo Xavier do Amarante Corregedor-Geral da Justia Publicado no Dirio da Justia do Estado em 27/08/93.

ANEXO VII

REGIMENTO INTERNO
DA COMISSO ESTADUAL JUDICIRIA DE ADOO A COMISSO ESTADUAL JUDICIRIA DE ADOO CEJA/SC -instituda pela Resoluo n. 001/93/TJ, de 02/06/93, do rgo Especial do TJSC e regulamentada pelo Provimento n. 12/93 da Corregedoria Geral da Justia, com a finalidade de contribuir para a garantia do direito convivncia familiar de crianas e adolescentes no Estado de Santa Catarina, segundo a Lei Federal

n. 8069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente, tendo em vista o disposto no item 4 do mencionado Provimento, edita o seu REGIMENTO INTERNO . CAPTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIES Art. 1 A Comisso Estadual Judiciria de Adoo objetiva a prestao de auxlio aos Juzos da Infncia e da Juventude nos procedimentos relativos adoo nacional e internacional de crianas e adolescentes (Res., art. 1). Art. 2 Compete Comisso, principalmente, o estudo prvio e a anlise dos pedidos de habilitao de estrangeiros, residentes e domiciliados fora do pas, interessados na adoo de crianas e adolescentes no Estado de Santa Catarina (ECA, art. 52,e Res., art. 5). Art. 3 A CEJA manter intercmbio com Comisses similares de outros Estados, visando consecuo de seus objetivos (Res., art. 10). Art. 4 Poder, tambm, realizar trabalho de divulgao de projetos de adoo e de esclarecimento de suas finalidades, visando conscientizao geral da necessidade de uso regular e ordenado do instituto da adoo, respeitados sempre o sigilo e a gratuidade (Res., art. 11). Art. 5 A CEJA manter cadastro geral, atualizado e sigiloso de: a) pretendentes adoo no mbito nacional; b) estrangeiros residentes e domiciliados fora do Brasil, interessados em adotar crianas e adolescentes; c) crianas e adolescentes em condies de serem adotados, desde que esgotadas as possibilidades de adoo nacional na comarca de origem (Res., art. 4).

CAPTULO II DA COMPOSIO , ORGANIZAO e FUNCIONAMENTO Art. 6 A CEJA ser composta de seis membros, a saber: a) Corregedor Geral da Justia, que a presidir; b) um Juiz da Infncia e da Juventude da comarca da Capital; c) um Representante do Ministrio Pblico;

d) um Representante da classe dos Advogados; e) um Assistente Social; f) um Psiclogo. 1 A aposentadoria, exceto de quem a preside, no ser bice para a nomeao e o exerccio da funo de membro da CEJA. 2 Os membros titulares sero substitudos, nas eventuais ausncias, pelos respectivos suplentes. 3 Na ausncia eventual do Presidente da Comisso, a presidncia ser exercida por Juiz Corregedor designado previamente para esse fim pelo Corregedor Geral da Justia (Res. , art. 13). Art. 7 Para a realizao dos seus servios, a CEJA poder valer-se de voluntrios, sempre respeitando o necessrio sigilo sobre dados coletados (Prov., 5.1). Art. 8 A CEJA contar com a colaborao de todas as autoridades constitudas e demais setores da sociedade, para a consecuo dos seus objetivos. Art. 9 Reunir-se- a CEJA em sesses ordinrias, na ltima 5 feira til de cada ms, salvo se nada houver para decidir, ou extraordinariamente, por convocao de seu presidente (Prov., 3). 1 Nos casos de extrema urgncia, o Presidente, aps parecer da equipe tcnica e do Representante do Ministrio Pblico, decidir, "ad referendum" do Plenrio, acerca de pedido de habilitao de candidatos adoo internacional (Prov., 3.1). Art. 10 Todos os expedientes dirigidos CEJA/SC sero protocolados e classificados pela secretaria e, aps o despacho do seu Presidente, devidamente registrados e autuados , quando for o caso.

CAPTULO III DOS CADASTROS Art. 11 O cadastro de pretendentes adoo nacional ser formado e mantido com os dados remetidos CEJA pelos Juzos da Infncia e da Juventude do Estado. 1 Referido cadastro estar disposio dos mesmos juzos, para consulta, sempre que esgotadas as possibilidades de adoo nacional por pretendentes inscritos no cadastro da comarca e antes de ser promovida a adoo internacional.

2 Os pretendentes podero formular consulta direta CEJA sobre a disponibilidade de crianas e adolescentes para a adoo. Art. 12 O cadastro de crianas e adolescentes, em condies de serem adotados, ser formado e mantido com os dados remetidos CEJA pelos Juzos da Infncia e da Juventude com a consulta de que trata o item 10.1 Provimento n. 12/93 (via postal, fax, telex ou telefone), e relativos adoo nacional no cadastro da comarca. 1 Neste caso, uma vez adotada a criana ou adolescente na comarca, dar-se- baixa no cadastro da CEJA mediante a comunicao daquele juzo. Art. 13 O cadastro de pretendentes adoo internacional ser formado por aqueles cujos nomes foram aprovados pela CEJA/SC aps estudo prvio do seu pedido (art. 52, ECA), na forma descrita no captulo seguinte.

CAPTULO IV DO PROCEDIMENTO DE HABILITAO ADOO INTERNACIONAL Art. 14 O pedido de habilitao de pretendente adoo internacional (Res., art. 6, e Prov., item 13) seguir o rito estabelecido no Provimento n. 12/93, com as complementaes deste captulo. Art. 15 O pedido poder ser formalizado perante a Comisso pelo prprio interessado (pessoalmente ou por procurador) ou por entidade credenciada a atuar junto a ela, e ser instrudo com: a) documento expedido pela autoridade competente do respectivo domiclio, comprovando estar habilitado a adotar consoante as leis de seu pas. (ECA, art. 51, 1 e Conveno de Haia, art. 15, 1); b) estudo biopsicossocial elaborado no lugar de residncia dos pretendentes. ( ECA, art. 50, 1);) cpia do passaporte; d) texto pertinente legislao sobre adoo do pas de residncia ou domiclio dos requerentes (ECA, art. 51, 2); e) prova de vigncia da legislao mencionada no item anterior (ECA, art. 51, par. 2); f) declarao, firmada de prprio punho, de cincia de que a adoo no Brasil gratuita e irrevogvel; g) declarao de cincia de que no devero estabelecer nenhum contato, no Brasil, com os pais da criana ou adolescente, ou qualquer pessoa que detenha a guarda da mesma, antes que:

tenha sido expedido o Laudo de Habilitao pela CEJA/SC (Prov., item 8.2) tenha o competente juzo da Infncia e da Juventude examinado adequadamente as possibilidades de colocao da criana ou adolescente em lar substituto nacional (Prov., item 10), e tenha o mesmo juzo definido estar a criana ou adolescente disponvel para adoo internacional (ECA, arts. 31 e 33, par.1; Conveno, arts. 4, a, b, e 29) 1 O estudo biopsicossocial a que se refere a letra "b" deste artigo deve conter, no mnimo, as informaes usualmente inseridas no Brasil em documentos como o estudo social e psicolgico, o atestado de sanidade fsica e mental, o atestado de antecedentes criminais, o atestado de residncia, a declarao de rendimentos e a certido sobre o estado civil dos pretendentes. 2 Todos os documentos em lngua estrangeira devero vir devidamente autenticados pela autoridade consular, observados os tratados e as convenes internacionais, bem como estar acompanhados das respectivas tradues , por tradutor pblico juramentado (ECA, art. 51, 3). Art. 16 Protocolado o requerimento, a Secretaria o registrar em livro prprio, respeitada a ordem cronolgica de entrada, e, em seguida, o autuar. Art. 17 Independente de despacho, a Secretaria encaminhar o pedido, sucessivamente, para parecer da equipe tcnica da CEJA e do representante do Ministrio Pblico, com prazo de 10(dez) dias para cada um. Art. 18 Juntados os pareceres, a Secretaria distribuir o processo a um dos membros da Comisso, que funcionar como relator. Pargrafo nico Ao Presidente no se far distribuio. Art. 19 Na primeira sesso desimpedida, apresentado o relatrio e prestados os esclarecimentos necessrios ou solicitados, a Comisso deliberar, a partir do relator, por maioria de votos. 1 O Presidente somente votar em caso de empate. 2 Pendente algum esclarecimento ou providncia julgada essencial (prejudicial), ser a deciso transferida para a sesso seguinte, cuidando o Relator e a Secretaria das diligncias necessrias. Art. 20 Do indeferimento da habilitao caber pedido de reconsiderao, no prazo de 15(quinze) dias, a ser relatado pelo Presidente e submetido deciso definitiva da Comisso na primeira sesso seguinte. Art. 21 A deciso concessiva ser consignada em livro prprio, expedindo-se o Laudo de Habilitao, que assinado pelo Presidente e por dois membros da Comisso, pelo menos, ser anexado ao processo.

1 Do laudo constar, necessariamente, a qualificao completa do interessado, a data de sua habilitao, o nmero do registro efetuado no livro e as advertncias a que se referem as letras "f" e "g" do art. 15 deste regimento. Art. 22 Aos habilitados, aps o deferimento da inscrio, entregar-se- uma certido do deferimento de seu pedido de habilitao perante a CEJA, para que possam exibi-la ao juzo onde pleitearam a adoo, e somente a este, mediante sua solicitao, sero remetidos os autos e o respectivo laudo de habilitao. 1 Na Secretaria da CEJA manter-se-o arquivadas cpias das folhas de rosto, do pedido, dos pareceres, da deciso e do laudo de habilitao.

CAPTULO V PROCEDIMENTO DE HABILITAO DE INSTITUIES COLABORADORAS Art. 23 O pedido de habilitao de instituio nacional ou internacional interessada em colaborar com a CEJA, para a consecuo de seus objetivos, seguir o mesmo rito daquele de habilitao de pretendentes adoo internacional, previsto no captulo anterior. 1 Ao pedido de instituio internacional juntar-se-o: a) as normas que a criaram e regulamentaram ou, se instituio privada, o seu equivalente estatuto ou documentos de constituio; b) as provas de autorizao oficial para funcionamento no pas de origem, na segunda hiptese; c) a ata ou a documentao equivalente, identificadora dos responsveis pela instituio; d) a legislao relativa adoo em seu pas de origem, devidamente traduzida e com prova de sua vigncia. 2 Ao formular o pedido, a instituio indicar a pessoa, residente no Brasil, que a representar. 3 Ao pedido de instituio nacional juntar-se-o os mesmos documentos do pargrafo anterior, no que couber.

CAPTULO VI DAS DISPOSIES FINAIS

Art. 24 A CEJA funcionar na sede da Corregedoria Geral da Justia do Estado. Art. 25 A qualquer membro da Comisso, a todo tempo, facultada a apresentao de emendas ao presente regimento. Art. 26 Este regimento entrar em vigor na data de sua publicao. Publique-se. Registre-se. Cumpra-se. Florianpolis, 17 de maro de 1994. Aprovado e publicado no Dirio da Justia de 02/05/94.

You might also like