You are on page 1of 17

PROPRIEDADES PERIDICAS

Introduo: Denominam-se propriedades peridicas aquelas que ocorrem repetidas vezes aps certos intervalos e que caracterizam algum fenmeno cientifico. As mars (preamar ou mar cheia e baixa-mar ou mar baixa), as fases da lua (nova, crescente, cheia e minguante), as estaes do ano (primavera, vero, outono e inverno), a alternncia entre dia e noite, os batimentos cardacos (sstole e distole), so exemplos de fenmenos peridicos que o Homem conhece h milnios. Nas cincias exatas, como o caso da Qumica, o Homem vem procurando regularidades que exprimam leis e conceitos que facilitem a compreenso de fenmenos que acontecem diariamente. Esta busca incessante alterna experimentaes e generalizaes, at se conseguir formular conceitos mais amplos que formam as Leis da Qumica, uma das quais a Lei Peridica. Foi em So Petersburgo, na Rssia, na tarde de 17 de fevereiro de 1869, que um professor de Qumica russo chamado Dmitri Ivanovich Mendeleev, estando a escrever um captulo para seu livro de qumica geral, ao manusear fichas com as propriedades dos elementos qumicos ento conhecidos, percebeu que havia uma similaridade nas propriedades fsicas e qumicas de determinados elementos, e que essas similaridades se repetiam periodicamente em funo da massa atmica. Era a Lei Peridica original, que foi modificada em 1913 pelo ingls H. G. J. Moseley, o qual determinou experimentalmente que a periodicidade no dependia da massa atmica, mas sim do numero atmico Z. Histrico: Os trabalhos de Lavoisier e Dalton, entre outros, conceituando substancia simples acarretaram o reconhecimento de aproximadamente 50 elementos qumicos no sculo XVIII. Observaes experimentais evidenciaram as semelhanas de propriedades entre certos elementos. Muitas tentativas foram feitas por eles no sentido de encontrar generalizaes que ajudassem a classificar os elementos e seus compostos. Essas tentativas s alcanaram um progresso especial aps os trabalhos do qumico italiano Stanislao Cannizzaro, que confirmou experimentalmente a denominada Lei de Avogadro, lanada pelo primeiro professor de fsica matemtica da Itlia, Lorenzo Romano Amadeo Carlo Avogadro, o qual estabeleceu que volumes iguais de gases, nas mesmas condies, tm o mesmo numero de molculas, e tambm aps a determinao exata dos pesos atmicos. Em fins do sculo XVIII Lavoisier agrupou os elementos qumicos conhecidos em quatro classes:

1. 2. 3. 4.

gases e fluidos no-metais metais terras

Em 1817 o cientista alemo Johan W. Dbereiner agrupou os elementos em trades com base em certas semelhanas: massas atmicas bem prximas entre si, diferena constante entre as massas atmicas em ordem crescente, ou a massa atmica de um elemento corresponder aproximadamente media aritmtica das massas atmicas dos outros dois. Inserir a tabela 3.1, relativa s trades, do livro do Edson, volume I, pgina 125 O ltio, o sdio e o potssio possuem propriedades qumicas semelhantes. A massa atmica do sdio (22,9898) aproximadamente igual media aritmtica das massas atmicas do ltio (6,941) e do potssio (39,0983).

(6,941 + 39,0983) / 2 = 23,01965 22,9898

Em 1862 o francs Alexander E. Bguyer de Chancourtois construiu uma escala cilndrica, conhecida por parafuso telrico de Chancourtois (telrico vem do grego tellus e significa o planeta terra). Ele atribuiu ao oxignio a massa atmica 16 e dividiu a superfcie do cilindro em dezesseis partes iguais. Ao longo da superfcie do cilindro ele traou uma linha com inclinao de 45o e colocou os elementos ao longo desta linha em ordem crescente de suas massas atmicas. Os elementos que ficaram em uma mesma linha vertical (geratriz do cilindro) apresentavam propriedades semelhantes. Inserir a figura 3.1, relativa ao parafuso telrico, do livro do Edson, volume I, pgina 125 Dois anos aps, em 1864, o qumico e musico ingls John A. R. Newlands colocou os elementos qumicos em ordem crescente de massas atmicas e notou que, exceto o hidrognio, as propriedades dos elementos se repetiam periodicamente. As propriedades do oitavo elemento, partindo de um elemento dado, so uma espcie de repetio das propriedades do primeiro, do mesmo modo que a oitava nota repete a primeira, em uma oitava de musica. Inserir a tabela 3.2, relativa s oitavas de Newlands, do livro do Edson, volume I, pgina 126

Em 1869 dois cientistas trabalhando independentemente, sem que um soubesse do trabalho do outro, um na Alemanha, Julius Lothar Meyer e outro na Rssia, Dmitri Ivanovich Mendeleev, apresentaram trabalhos muito parecidos, chagando praticamente s mesmas concluses. Meyer trabalhou com propriedades fsicas, ao passo que Mendeleev com propriedades qumicas. Ambos os cientistas empregaram o mesmo principio usado por Newlands, que em seu tempo foi ridicularizado por seus conterrneos. Mendeleev ordenou os cerca de 60 elementos qumicos conhecidos em sua poca na ordem crescente de suas massas atmicas, de tal forma que em uma mesma vertical ficavam os elementos com propriedades qumicas semelhantes, constituindo os grupos verticais, ou as chamadas famlias qumicas. Onde a ordem das massas atmicas no coincidia com as series correspondentes, ele mudava os elementos ou deixava espaos vazios no arranjo, fazendo a suposio de que o elemento ainda no havia sido descoberto. Inserir a tabela 3.3, relativa primeira tabela publicada por Mendeleev, do livro do Edson, volume I, pgina 127 (verificar no livro The Structure of Matter, de Karapatiantys) Uma confirmao de que o arranjo proposto por Mendeleev sugeria alguma lei natural veio mais tarde. Mendeleev publicou um segundo trabalho dando nome a trs elementos desconhecidos. Alm disso, fez previses de suas propriedades. O trabalho de Mendeleev foi um trabalho audacioso e um exemplo espetacular de intuio cientifica. Inserir a tabela 3.4, relativa segunda tabela publicada por Mendeleev, do livro do Edson, volume I, pgina 128 (verificar no livro The Structure of Matter, de Karapatiantys) Em seu segundo trabalho observa-se a existncia de alguns espaos contendo um numero e um ponto de interrogao, no havendo smbolos qumicos ocupando o espao. Mendeleev deixou estes espaos em branco prevendo descobertas futuras de novos elementos, os quis deveriam encaixar-se nestes espaos. Ele no s deixou espaos vazios prevendo a descoberta destes novos elementos como antecipou, com grande preciso, as propriedades dos elementos com massas 44 e 72. Os elementos previstos por Mendeleev foram por ele chamados de eka-boro (de numero 44), eka-alumnio (de nmero 68) e ekasilcio (de nmero 72); o prefixo grego eka significa semelhante. Eles foram descobertos posteriormente: o glio (eka-boro) em 1784, o escndio (eka-alumnio) em 1879 e o germnio (eka-silcio) em 1885. Tabela 3.5, relativa s propriedades do eka-silcio, do livro do Edson, volume I, pgina 128 (verificar no livro The Structure of Matter, de Karapatiantys)

Propriedades Massa atmica (u) Densidade (g/mL) Volume do tomo-grama (mL) Calor especfico (cal/g.oC) Frmula do xido Densidade do xido (g/mL) Volume molar do xido (mL) Frmula do cloreto Ponto de ebulio do cloreto (oC) Densidade do cloreto (g/mL) Volume molar do cloreto (mL)

Eka-silcio Mendeleev (1871) 72 5,5 13 0,073 XO2 4,7 22 XCl4 < 100 1,9 113

Germnio Descoberta (1885) 72,60 5,47 13,2 0,076 GeO2 4,703 22,16 GeCl4 86 1,887 113,35

Pode-se, ento, hoje, aps a correo efetuada pelo ingls H. G. J. Moseley, em 1913, enunciar a Lei Peridica de Mendeleev como:

As propriedades dos elementos qumicos so funo peridica de seus nmeros atmicos.


Critrios Bsicos da Tabela Peridica Moderna: Toda a Qumica regulada por uma sociedade internacional conhecida pela sigla IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), em portugus Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada. A IUPAC disciplina todas as atividades dentro da Qumica, envolvendo os smbolos e nomes dos elementos qumicos, a nomenclatura qumica e a forma com que se apresenta a Tabela Peridica, que sofreu variaes de forma ao longo do tempo, sendo a apresentao mais comum a seguinte: Introduzir o desenho de uma tabela peridica na forma longa Os elementos foram colocados em ordem crescente de nmeros atmicos, de tal sorte que foram formadas colunas verticais e linhas horizontais. As linhas horizontais so chamadas perodos, nos quais o nmero atmico cresce da esquerda para a direita,enquanto os grupos verticais formam as colunas da tabela, com o nmero atmico crescendo de cima para baixo. Est se aproximando o dia em que a sintetizao de novos elementos qumicos far com que surja um novo perodo, o oitavo, na tabela peridica.

Como os elementos de uma mesma coluna tm propriedades muito semelhantes, estas colunas constituem o que se chama de famlias qumicas. Algumas destas famlias possuem nomes especiais: 1. Coluna 1 (antiga coluna 1A) Metais Alcalinos Li Na K Rb Cs Fr Embora o hidrognio seja colocado na coluna 1, ele no um metal alcalino. Alcalino uma palavra de origem rabe (al-qili) que significa cinzas de plantas, que so muito ricas em carbonatos de Na e K. Os metais alcalinos apresentam configurao eletrnica externa, configurao eletrnica do ltimo nvel, ns1, sendo n o maior nmero quntico principal na distribuio eletrnica referida acima.

Li: 1s2 2s1 2 2 6 1 11Na: 1s 2s 2p 3s 2 2 6 2 6 10 2 6 1 37Rb: 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p 5s


3

2. Coluna 2 (antiga coluna 2A) Metais Alcalino-terrosos Be Mg Ca Sr Ba Ra Apresentam propriedades caractersticas dos metais alcalinos. Seus elementos participam de compostos insolveis em gua e resistentes ao fogo, como o caso da cal (CaO) e magnsia (MgO). Substncias com estas propriedades eram chamadas de terras pelos alquimistas. Da a denominao de metais alcalino-terrosos. Apresentam configurao eletrnica externa ns2. Be: 1s2 2s2 2 2 6 2 12Mg: 1s 2s 2p 3s 2 2 6 2 6 2 20Ca: 1s 2s 2p 3s 3p 4s
4

3. Coluna 16 (antiga coluna 6A) Calcognios O S Se Te Po Uuh Apresentam caractersticas no-metlicas. Esta famlia importante devido presena do oxignio e do enxofre. O nome calcognio deriva do grego (chalco = terra e genes = gerador). Apresentam configurao eletrnica externa ns2 np4.

O: 1s2 2s2 2p4 2 2 6 2 4 16S: 1s 2s 2p 3s 3p 2 2 6 2 6 10 2 4 34Se: 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p


8

4. Coluna 17 (antiga coluna 7A) Halognios F Cl Br I At Uus So de natureza no-metlica. Halognio uma palavra de origem grega (halos = sal e genes = gerador) que significa formador de sais, e o que acontece quando os elementos deste grupo reagem com os metais. Possuem configurao eletrnica externa ns2 np5.

F: 1s2 2s2 2p5 2 2 6 2 5 17Cl: 1s 2s 2p 3s 3p 2 2 6 2 6 10 2 5 35Br: 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p


9

5. Coluna 18 (antiga coluna 8A e tambm coluna 0) Gases Nobres He Ne Ar Kr Xe Rn Uuo Originalmente eram chamados gases inertes mas, no incio da dcada de 1960 foi comprovado que dois deles, Kr e Xe, reagiam com cloro e platina, deixando, pois, de serem inertes. Como dificilmente participam de reaes qumicas passaram a serem denominados gases nobres. exceo do helio, cuja configurao eletrnica 1s2, os demais tm configurao eletrnica externa ns2 np6.

Ne: 1s2 2s2 2p6 2 2 6 2 6 18Ar: 1s 2s 2p 3s 3p 2 2 6 2 6 10 2 6 36Kr: 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p


10

6. Demais famlias As famlias que no tm nomes especiais so designadas como famlias do primeiro elemento da coluna. Por exemplo: os elementos da coluna 14 (antiga coluna 4A) pertencem famlia ou grupo de carbono. Por se encontrar amplamente espalhado na terra e no barro comum, o alumnio , s vezes, chamado de metal terroso e esta designao se estenderia aos demais elementos da coluna (glio, ndio e tlio). Os elementos escndio, trio, e a srie dos lantandeos, que vai do lantnio ao lutcio, so chamados de terras raras porque sua existncia somente havia sido comprovada em regies muito especificas da Terra, notadamente em algumas localidades da pennsula escandinava. Os elementos qumicos que formam a srie que vai do actnio ao laurncio recebem a denominao de actindeos e constituem elementos de transio interna. J

aqueles que se localizam posteriormente ao urnio, isto , os elementos qumicos de nmero atmico Z maior que 92, so denominados transurnicos. Metais, semimetais e no-metais: uma antiga classificao dos elementos: Antes da elaborao da Tabela Peridica Moderna, usava-se uma classificao dos elementos elaborada segundo suas propriedades fsicas. J no final do sculo XVIII Lavoisier classificava os elementos em metais e no-metais, em funo das propriedades que eles exibiam. METAIS Em geral slidos a temperaturas ordinrias Possuem brilho caracterstico Bons condutores de calor e eletricidade So maleveis e dcteis Formam geralmente ons positivos (ctions) NO-METAIS Podem ser slidos, lquidos ou gasosos No apresentam brilho caracterstico Maus condutores de calor e eletricidade No so maleveis nem dcteis Formam geralmente ons negativos (anions)

Na tabela acima h duas palavras extremamente importantes para o conhecimento tecnolgico dos metais, que so a maleabilidade, que a capacidade do metal ser transformado em lminas, e a ductilidade, que a capacidade do metal ser estirado em fios. Como estas propriedades variam muito de metal para metal o Homem passou a combinar os metais entre si, elaborando ligas metlicas, que constituem o principal material de engenharia na atualidade. Com o desenvolvimento da Qumica notou-se, ento, que alguns elementos apresentavam propriedades intermedirias entre os metais e os no-metais; esses elementos receberam a denominao de semimetais (B, Si, Ge, As, Sb, Te e Po). Incluir figura 3.2 do livro do Edson, volume 1, pgina 133 Distribuio Eletrnica pela Tabela Peridica: A tabela peridica tambm pode ser dividida em blocos que mostrem a distribuio eletrnica dos elementos qumicos, orbital por orbital, ao longo das vrias regies da tabela. Essas regies so usualmente referidas como elementos do bloco s, englobando as colunas 1 e 2, elementos do bloco p, agrupando as colunas de 13 a 18, elementos do bloco d, em que figuram as colunas de 3 a 12 e que constituem os metais de transio, e, finalmente, os elementos do bloco f, formado pelos metais de transio interna e que so posicionados em duas linhas parte da tabela, mas dela sendo parte integrante. Em um futuro no muito distante deve-se testemunhar o nascimento de um novo bloco na tabela peridica, a ser formado pelos elementos do bloco g, constitudo por elementos cujo eltron caracterstico, que o ltimo eltron adicionado, iro se posicionar no orbital 5g. Incluir figura 9-35 do livro General Chemistry, de McQuarrie, pgina 339

Se se desejar fazer a distribuio eletrnica do 11Na, do 17Cl, do 19K ou do 26Fe seguindo-se a tabela peridica, basta comear pelo hidrognio e seguir o perodo, adicionando-se um eltron para cada elemento qumico contado; quando se chegar ao preenchimento de um orbital, (assinalado em negrito), anota-se o valor e passa-se para o orbital seguinte, at o trmino do perodo, quando se passa para o perodo seguinte (mudase de linha), anotando-se o valor todas as vezes que se preencher completamente os orbitais, e continua-se a contagem at se atingir, na tabela, o elemento qumico desejado. Incluir figura 9-34 do livro General Chemistry, de McQuarrie, pgina 336 Experimente faz-lo, passo a passo:
11

Na : 1s1 + 1s2 + 2s1 + 2s2 + 2p1 + 2p2 + 2p3 + 2p4 + 2p5 + 2p6 + 3s1 Na : 1s2 2s2 2p6 3s1 Na : [Ne] 3s1

11

11

Cl : 1s1 + 1s2 + 2s1 + 2s2 + 2p1 + 2p2 + 2p3 + 2p4 + 2p5 + 2p6 + 3s1 + 3s2 + 3p1 + 3p2 + 3p3 + 3p4 + 3p5
17 17

Cl : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 Cl : [Ne] 3s2 3p5

17

K : 1s1 + 1s2 + 2s1 + 2s2 + 2p1 + 2p2 + 2p3 + 2p4 + 2p5 + 2p6 + 3s1 + 3s2 + 3p1 + 3p2 + 3p3 + 3p4 + 3p5 + 3p6 + 4s1
19 19

K : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 K : [Ar] 4s1

19

Fe : 1s1 + 1s2 + 2s1 + 2s2 + 2p1 + 2p2 + 2p3 + 2p4 + 2p5 + 2p6 + 3s1 + 3s2 + 3p1 + 3p2 + 3p3 + 3p4 + 3p5 + 3p6 + 4s1 + 4s2 + 3d1 + 3d2 + 3d3 + 3d4 + 3d5 + 3d6
26 26

Fe : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 ou, colocando-se em ordem geomtrica: Fe : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6 4s2 Fe : [Ar] 3d6 4s2

26

26

Veja que, ao longo de cada perodo, h, na distribuio eletrnica, uma parte que permanece imutvel e que constitui o cerne da distribuio eletrnica (destacado em vermelho), e que igual distribuio eletrnica do gs nobre do perodo imediatamente anterior. A terminao da distribuio eletrnica, destacada em azul, constitui a camada de valncia. Pode-se simplificar a distribuio eletrnica escrevendo-se, entre colchetes, o smbolo qumico do gs nobre do perodo imediatamente anterior ao do elemento qumico cuja distribuio eletrnica se deseja, a qual equivale ao cerne do tomo, seguida de sua camada de valncia. Isto particularmente til quando se tem um elemento qumico cujo nmero atmico Z seja elevado, como seria o caso do chumbo, cujo nmero atmico 82.

82

Pb : [Xe] 4f14 5d10 6s2 6p2

Visualizando eltrons Uma forma bastante til de se visualizar (mas no enxergar) a distribuio eletrnica (mas no enxergar eltrons), principalmente a camada de valncia, utilizandose da forma grfica que se tornou conhecida como diagrama das caixinhas. Considere a distribuio eletrnica do 26Fe, que : 26Fe : [Ar] 3d6 4s2. Pode-se representar a camada de valncia, escrita em azul, por meio de caixinhas. No interior de cada caixinha podem figurar at duas setas verticais, uma apontando para cima e outra para baixo. As caixinhas representam os orbitais (so 5 orbitais 3d e 2 orbitais 4s), e as duas setas representam os dois eltrons, com diferentes nmeros qunticos spin ms. A seta apontando para cima representa o eltron com ms = + , enquanto a seta apontando para baixo representa o eltron com ms = - . Esta representao pictrica est to enraizada que os qumicos utilizam, com freqncia os termos spin para cima e spin para baixo referindo-se a eltrons com ms = + e ms = - , respectivamente. Quando dois eltrons ocupam um orbital diz-se que possuem spins emparelhados. Um nico eltron em um orbital dito desemparelhado. Lembre-se que, de acordo com o Princpio de Excluso de Pauli, dois eltrons ocupando um mesmo orbital no podem possuir o mesmo valor de spin.

Assim, para o 26Fe tem-se: distribuio eletrnica: 26Fe : [Ar] 3d6 4s2 cerne: [Ar] camada de valncia: 3d6 4s2 caixinhas: 3d ml = -2 ml = -1 ml = 0 ml = +1 ml = +2 Desenhar melhor. Separar as caixinhas e os orbitais. Contudo, para o 24Cr tem-se: distribuio eletrnica: seria 24Cr : [Ar] 3d4 4s2 3d ml = -2 ml = -1 ml = 0 ml = +1 ml = +2 4s ml = 0

4s ml = 0

Neste caso, ocorre a transio d4d5: a distribuio eletrnica fica: 24Cr : [Ar] 3d5 4s1 e observa-se o salto do eltron que estaria na posio 4s2 para a posio 3d5. cerne: [Ar] camada de valncia: 3d5 4s1 caixinhas: 3d ml = -2 ml = -1 ml = 0 ml = +1 ml = +2 J para o 29Cu a distribuio eletrnica ficaria: distribuio eletrnica: seria 29Cu : [Ar] 3d9 4s2 ml = -2 3d ml = -1 ml = 0 ml = +1 ml = +2 4s ml = 0

4s ml = 0

Neste caso, ocorre a transio d9d10: a distribuio eletrnica fica: 29Cr : [Ar] 3d10 4s1 e observa-se o salto do eltron que estaria na posio 4s2 para a posio 3d10.

cerne: [Ar] camada de valncia: 3d10 4s1 caixinhas: 3d ml = -2 ml = -1 ml = 0 ml = +1 ml = +2 Principais Propriedades Peridicas:

4s ml = 0

Algumas propriedades peridicas so muito importantes no somente na Qumica, mas tambm na Fsica e, por conseqncia, na Biologia. Algumas delas sero abordadas em maior nvel de detalhamento, podendo-se destacar: Raio Atmico Sabe-se que a probabilidade de se encontrar um eltron a alguma distancia r do ncleo atmico diminui com o aumento de r. Embora a reduo da probabilidade diminua razoavelmente rpido com o aumento de r, nunca, realmente, o valor zero seria alcanado, mesmo a distncias muito grandes do ncleo atmico. Conseqentemente, no possvel definir, sem ambigidade, um limite externo para um tomo, ou seja, uma distncia alm da qual haja probabilidade zero de se encontrar um eltron associado a um ncleo. Em outras palavras, um tomo no possui um limite definido. Embora a equao de Schrdinger seja bastante complicada para tomos multieletrnicos, ela pode ser solucionada com o auxlio de um computador. Os resultados desse clculo, para o argnio, aparece no grfico abaixo, no qual pode-se discernir claramente trs camadas: as duas mais internas, a camada K e a camada L, esto relativamente bem definidas. A terceira camada, a mais externa, a camada M, bem mais difusa e nota-se que a densidade de carga eletrnica aproxima-se de zero, mas no atinge este valor. Incluir figura 9-36 do livro General Chemistry , de McQuarrie, pg. 340 Os tomos no possuem limites definidos, o que equivale dizer que ionizar um tomo, retirando um eltron de sua camada mais externa, transformando-o em ction, seria a mesma coisa que enviar aquele eltron para o infinito. Diz-se que o infinito muito distante, mas, como os ctions existem, parece que, para o tomo, o infinito bem mais prximo! neste ponto que se pode propor uma definio prtica para raio atmico, a qual baseada em modelos. Sabe-se que os tomos de um metal esto arranjados de maneira similar aos ons em um cristal. Assim, considerando que os tomos estejam arranjados de forma compacta, a metade da distncia entre dois ncleos adjacentes constituiria o que efetivamente se denomina raio atmico. Raios atmicos obtidos desta maneira so denominados raios cristalogrficos. Se traarmos um grfico deste raio r contra o nmero atmico Z, v-se claramente a dependncia de r em funo do valor de Z, indicando que o raio do tomo uma funo peridica.

Incluir grfico da figura 9-38 do livro General Chemistry, de McQuarrie, pgina 341 Observa-se, no grfico, que o raio atmico diminui do Li para o F, do Na para o Cl e assim por diante, mas ocorre um aumento todas as vezes que acontece mudarmos de linha na Tabela Peridica, ou seja, todas as vezes que se muda de perodo. Por que? Considere o 3o perodo, o qual tem seu incio no sdio e trmino no argnio (vamos considerar at o cloro). Neste perodo o nmero de camadas constante e igual a trs. Sabe-se que o sdio possui 11 prtons em seu ncleo, o que equivale dizer, simplificadamente, que cada um de seus 11 eltrons, existentes nas trs camadas da eletrosfera, atrado por uma carga nuclear equivalente a 11 prtons. Por outro lado, o cloro possui 17 prtons em seu ncleo, o que equivale dizer, simplificadamente, que cada um de seus 17 eltrons, existentes nas trs camadas da eletrosfera, atrado por uma carga nuclear equivalente a 17 prtons. Assim, cada um dos eltrons mais externos do cloro seria atrado por 17 prtons, enquanto o eltron mais externo do sdio seria atrado por apenas 11 prtons. Como o nmero de camadas o mesmo, quem atrai com mais fora (o cloro), deve possuir, necessariamente, raio atmico menor (o cloro), que quem atrai com menor fora (o sdio), que deve possuir, necessariamente, raio atmico maior (o sdio). No perodo, o raio atmico aumenta do maior para o menor valor do nmero atmico. ou Na tabela peridica, o raio atmico aumenta, no perodo, da direita para a esquerda.

J quando se considera a coluna da Tabela Peridica, o aumento do nmero atmico Z acarreta um aumento na carga nuclear, porm, simultaneamente, tambm aumenta o nmero de camadas, ou seja, ao mesmo tempo em que o aumento da carga nuclear tende a diminuir o raio atmico, o aumento no nmero de camadas tende a aumentar o raio atmico. Prevalece o nmero de camadas e, se se considerar a coluna 1 da Tabela Peridica, ter-se- o sdio (Z = 11) com menor raio atmico e o potssio (Z = 19) com maior raio atmico. Na coluna, o raio atmico aumenta do menor para o maior valor do nmero atmico.

ou Na tabela peridica, o raio atmico aumenta, na coluna, de cima para baixo.

Potencial de Ionizao Quando se deseja retirar um eltron da camada mais externa de um tomo, transformando-o em um on positivo, ou ction, necessrio se realizar um trabalho para este fim, ou seja, necessrio um dispndio de energia, qual se d o nome de potencial de ionizao. Potencial de ionizao a energia necessria para se arrancar um eltron de um tomo neutro, gasoso, isolado e no estado fundamental.

Como o potencial de ionizao uma energia, especifica-se uma condio padro para que se possa avali-lo. No quadro acima est a definio do primeiro potencial de ionizao. claro que um tomo ter tantos potenciais de ionizao quantos forem os eltrons que possuir, mas deve ficar claro que, aps o primeiro potencial de ionizao, todos os demais se referem a ons. Pela definio dada, o tomo deve ser neutro, isto , possuir tantos eltrons na eletrosfera quantos forem os prtons em seu ncleo. Deve ser gasoso porque esta uma condio da definio; se o tomo no estiver no estado gasoso, dever ser levado a este estado, por mais difcil que isto possa parecer, como o caso para o tungstnio (veja seus pontos de ebulio e de vaporizao). Deve ser isolado, ou seja, monoatmico; se for diatmico dever, primeiro, ser dissociado em tomos individuais, como o hidrognio (H 2), que deve ser previamente dissociado em dois tomos de hidrognio atmico (H). E, finalmente, deve estar no estado fundamental, que o estado em que cada eltron do tomo (ou do on) ocupa a posio prevista na equao de Schrdinger, obedecendo ao Princpio de Excluso de Pauli e de acordo com a regra de Hund, lembrando-se que o eltron que retirado sempre o eltron mais externo. Assim, no caso do ferro, cuja distribuio eletrnica :
26

Fe : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6 4s2

ao ser retirado um eltron (aps o primeiro potencial de ionizao) tem-se:

26

Fe+ : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6 4s1

e, ao se retirar o segundo eltron, isto , aps o segundo potencial de ionizao, fica:


26

Fe2+ : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6

e, retirando-se o terceiro eltron, o que equivale ao terceiro potencial de ionizao, vem:


26

Fe3+ : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5.

Para um determinado tomo (ou seu on), quanto menos eltrons na eletrosfera, maior o valor do potencial de ionizao, pois a carga nuclear quantidade de prtons existente no ncleo a mesma. Assim, para o exemplo acima, do ferro, tem-se:

1 potencial < 2 potencial < 3 potencial

Ao se considerar a tabela peridica, no perodo, observa-se que, medida que se avana da esquerda para a direita, o raio atmico diminui, ou seja, os eltrons mais externos ficam mais prximos do ncleo atmico. Quo mais prximos do ncleo atmico estejam os eltrons, maior ser a atrao do ncleo por eles, isto , maior a fora que os une ao ncleo; conseqentemente, maior ser a energia necessria para arrancar o eltron do tomo, ou seja, maior ser o potencial de ionizao. No perodo o potencial de ionizao cresce da esquerda para a direita da tabela peridica. Ao se considerar a coluna, observa-se que, medida que se caminha de cima para baixo, aumenta o numero de camadas da eletrosfera, ficando os eltrons mais externos mais distantes do ncleo atmico e, conseqentemente, menos atrados pelo ncleo. Assim, ser mais fcil retirar-se o eltron mais externo de um tomo de maior raio atmico que de um com menor raio atmico, ou seja, gasta-se menos energia para extrair o eltron mais externo do tomo de csio que do tomo de sdio, por exemplo.

Na coluna o potencial de ionizao aumenta de baixo para cima da tabela peridica.

Juntar grfico de variao do potencial de ionizao com o aumento do nmero atmico Afinidade Eletrnica Quando se deseja adicionar um eltron na camada mais externa de um tomo, transformando-o em um on negativo, ou anion, necessrio que o on resultante possua energia menor que a energia do tomo, uma vez que mais estvel a espcie qumica que possuir menor energia interna. Para que isto ocorra preciso que haja uma liberao de energia pelo tomo. A energia liberada recebe a denominao de afinidade eletrnica.

Afinidade eletrnica a energia liberada quando se introduz um eltron em um tomo neutro, gasoso, isolado e no estado fundamental.

Como a afinidade eletrnica uma energia, especifica-se uma condio padro para que se possa avali-la. No quadro acima est a definio da primeira energia de afinidade eletrnica. claro que um tomo ter tantas afinidades eletrnicas quantos forem os eltrons que possuir, mas deve ficar claro que, aps a primeira energia de afinidade eletrnica, todas as demais se referem a ons. Sendo energia liberada, usualmente a primeira energia de afinidade eletrnica ser negativa, mas a segunda, esta positiva porque necessrio se realizar um trabalho para se introduzir um eltron onde j h eltrons em excesso. Assim, no caso do selnio, cuja distribuio eletrnica :
34

Se : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4d4

ao ser adicionado um eltron, aps a primeira afinidade eletrnica tem-se:


34

Se- : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4d5

e, ao se adicionar o segundo eltron, isto , aps a segunda afinidade eletrnica, fica:


34

Se2- : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4d6

Para o exemplo acima, do selnio, tem-se:

1 afinidade < 2 afinidade < 3 afinidade

Ao se considerar a tabela peridica, no perodo, observa-se que, medida que se avana da esquerda para a direita, o raio atmico diminui, ou seja, os eltrons mais externos ficam mais prximos do ncleo atmico. Quo mais prximos do ncleo atmico estejam os eltrons, maior ser a atrao do ncleo por eles, isto , maior a fora que os une ao ncleo; conseqentemente, maior ser a energia envolvida para o tomo aceitar o novo eltron, ou seja, maior ser a afinidade eletrnica. No perodo a afinidade eletrnica cresce da esquerda para a direita da tabela peridica. Ao se considerar a coluna, observa-se que, medida que se caminha de cima para baixo, aumenta o numero de camadas da eletrosfera, ficando os eltrons mais externos mais distantes do ncleo atmico e, conseqentemente, menos atrados pelo ncleo. Assim, ser mais difcil adicionar-se um eltron mais externo em um tomo de maior raio atmico que em um com menor raio atmico, ou seja, libera-se mais energia para introduzir um eltron mais externo no tomo de flor que no tomo de iodo, por exemplo.

Na coluna a afinidade eletrnica aumenta de baixo para cima da tabela peridica.

Juntar grfico de variao da afinidade eletrnica com o aumento do nmero atmico

Eletronegatividade Linus Pauling, engenheiro qumico norte-americano e a nica pessoa, at hoje, laureada isoladamente com dois prmios Nobel: de Qumica, em 1954, e da Paz, em 1962, props uma escala de eletronegatividade, baseada em valores relativos (portanto adimensionais), que leva em considerao o raio atmico, o potencial de ionizao e a afinidade eletrnica, escala esta que estabelece o valor 4,0 para o flor.

Eletronegatividade a capacidade que o tomo possui de atrair, para junto de si, o par de eltrons de uma ligao qumica.

Como os gases nobres apresentam inrcia qumica elevada, somente formando compostos sob condies especiais, eles no apresentam valores de eletronegatividade, pois tais valores so determinados quando os tomos se acham combinados. No perodo a eletronegatividade cresce da esquerda para a direita da tabela peridica.

Assim, quando se analisa a estrutura eletrnica de uma molcula do gs cloreto de hidrognio (HCl), por exemplo, observa-se que a nuvem eletrnica, resultante da interpenetrao do orbital do tomo de hidrognio no orbital do cloro que ir participar da ligao qumica entre ambos, apresenta maior densidade de carga negativa exatamente prximo ao tomo de cloro, por ser este mais eletronegativo que o hidrognio. Na coluna a eletronegatividade aumenta de baixo para cima da tabela peridica.

Dessa forma, quando se analisa a estrutura eletrnica de uma molcula de dixido de enxofre (SO2), por exemplo, observa-se que a nuvem eletrnica, resultante da interpenetrao do orbital do tomo de oxignio no orbital do enxofre que ir participar da ligao qumica entre ambos, apresenta maior densidade de carga negativa exatamente prximo ao tomo de oxignio, por ser este mais eletronegativo que o enxofre. Juntar grfico de variao da eletronegatividade com o aumento do nmero atmico Juntar tabela peridica com os valores da escala de eletronegatividade de Pauling A eletronegatividade pode ser utilizada na previso das ligaes qumicas que ocorrem na natureza. Quando dois elementos qumicos apresentam diferena de eletronegatividade maior que 1,7 a ligao qumica entre ambos tender a ser inica, ao passo que diferenas menores que aquele valor significaria uma tendncia a ligaes covalentes, que ocorre entre ametais, ou metlicas.

You might also like