You are on page 1of 10

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

UM ESTUDO SOBRE O DESIGN DE SUPERFCIE TXTIL APLICAO E CRIAO

Iamamura, Patrcia do Nascimento; Esp; Mestranda em Txtil e Moda (EACH/USP) patiamamura@usp.br (Autora) Kanamaru, Antnio Takao; Dr; EACH/USP; kanamaru@usp.br (co-autor)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer para profissionais da rea, um estudo sobre o design txtil e suas formas de aplicao. Atualmente, com a produo em srie e com o carter efmero das tendncias de moda, torna-se essencial buscar maneiras de agregar autenticidade e identidade cultural aos produtos txteis, que envolvem vesturio, decorao, txteis tcnicos e at automobilsticos.

Palavras chave: Design txtil; Criatividade; Moda e Princpios do design.

Abstract

This article aims to bring professionals, a textile design studies and their application forms. Today, with mass production and the ephemeral nature of fashion trends, it becomes essential to seek ways to add authenticity and cultural identity for textiles, involving clothing, decoration, technical textiles and even automobiles.

Keywords:

Textile

Design;

Creativity;

Fashion

and

Principles

of

design.

Introduo Tendo em vista que os cursos de Moda de nvel superior no Brasil ainda esto em processo de consolidao, pode-se afirmar que as pesquisas nessa rea de forma geral, tambm precisam de aprimoramento. O design txtil, segundo Mirian Levinbook (2008, p.371), (...) uma rea em

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

construo, portanto pouco explorada como campo de conhecimento e de produo cientfica no que se refere histria e aos conhecimentos tcnicos. Assim, justifica-se a necessidade e a importncia da produo de conhecimento tcnico e cientfico nesta rea, de forma a diferenci-la da tecnologia txtil e engenharia txtil. Por isso, os autores buscaram fazer um estudo de fcil entendimento, uma leitura simples, porm, relevante para estudantes, pesquisadores e demais profissionais da rea de moda, design e txtil.

Metodologia A metodologia empregada na construo do artigo foi pesquisa bibliogrfica, nas principais obras nacionais que tratam do assunto, como Design txtil: da estrutura superfcie, de Tatiana Lashuk; Surface Design, de Renata Rubim; alm do artigo Design de superfcie txtil, de Mirian Levinbook.

O design txtil como modalidade do surface design O design txtil surge junto com o conceito de surface design, porm, este, pode ser aplicado a diferentes superfcies, como papel, loua, quadro, madeira, objetos de decorao, dentre outros. J o design txtil uma aplicao direta do surface design tecidos ou materiais txteis. As maquetes txteis fazem parte de uma das modalidades de expresso criativa do design, podendo tambm ser chamadas de design txtil, ou surface design, so novas propostas txteis, que o estilista desenvolve a partir de elementos presentes em sua fonte de inspirao. Renata Rubim (2004, p. 21), define surface design como: (...) todo projeto elaborado por um designer, no que diz respeito ao tratamento e cor utilizados numa superfcie, industrial, ou no (...). Ainda Rubim (2004), o design de superfcie abrange o Design Txtil (em todas as especialidades), o de papis (papis decorativos, papis para embalagem, de parede, papel toalha etc.), o cermico, o de plsticos, de emborrachados, com desenhos ou cores em suas superfcies. Com isso, entende-se que o design txtil, uma modalidade que pode ser

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

aplicada a qualquer superfcie txtil, de forma bidimensional (estamparia), ou tridimensional (aplicaes, ou demais interferncias na estrutura de um tecido).
(...) uma superfcie do tipo txtil constituda de um conjunto de propriedades subdivididas em dois componentes principais: de um lado, a peculiaridade da matria, que depende da composio e da estrutura tcnico-construtiva especificando o tecido do ponto de vista sensorial e ttil; a outra caracterstica visvel e trata dos requisitos formais, estilsticos e cromticos, o que determina a qualidade esttico-expressiva do tecido. (POMPAS apud PIRES, 2008, p. 374)

Em tempos atuais, onde a massificao das tendncias de moda acontece de forma cada vez mais voraz, h uma iminente necessidade de se produzir algo diferenciado, exclusivo, de forma que seu produto tenha identidade visual e conceitual. Claro, esta regra se aplica queles designers de moda e de produto, que pretendem ter uma marca que oferea algo inovador, no que isso seja o melhor, mas o importante saber agregar valor de forma efetiva. O design txtil e a utilizao deste em colees de moda sem dvida, fator de qualidade e inovao. Como afirma Jenny Udale (2009, p.140):
As melhores colees de moda integram o design txtil e a seleo de tecido desde o incio. importante integrar o tecido roupa, trabalhando de um para o outro. Para alcanar isso, selecione tecidos enquanto desenha as roupas e continue a aperfeioar as escolhas do tecido durante o desenvolvimento do processo de criao. Manuseie, sinta o tecido enquanto voc cria o design a fim de entender suas propriedades, por exemplo, se eles se modelam facilmente e esticam, ou se so rgidos e estruturados.

As maquetes podem ser relacionadas com o design txtil, uma vez que o seu diferencial e sua caracterstica principal a inovao em materiais e formas. O design txtil abrange desde a pesquisa, a concepo do tecido, e a produo da amostra. Segundo Dorotia Baduy Pires (2008, p. 70):
O design diz respeito a atuar em um projeto desde sua elaborao, do desenvolvimento at o acompanhamento de sua aplicao. Criar, desenvolver, implantar um projeto significa pesquisar e trabalhar com referncias culturais e estticas, tecnolgicas, interdisciplinares e transdisciplinares, saber compreender o objetivo desse projeto, estabelecendo e determinando o seu conceito e a sua proposta.

Atualmente, vemos a presena das maquetes de design txtil em desfiles de grandes marcas, que usam como recurso de criao, inovao, e principalmente para transmitir o conceito da coleo com exclusividade. Sendo as maquetes desenvolvidas pelos estilistas atravs de profunda anlise e criatividade, passam a ser exclusivas de uma marca. Assim, invariavelmente, as maquetes vm a agregar valor e autenticidade s peas.

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

Elas podem ser conceituais, claro, at mesmo pela facilidade de criao de novas propostas txteis mais elaboradas e que buscam trazer coleo a essncia de seu tema. Mas podem tambm aparecer em desfiles comerciais, e neste caso, agregam ainda mais valor s peas que por serem produzidas com o intuito da venda, acabam por se diferenciar de outras peas, conhecidas como peas chave de cada estao. E muitas vezes, as maquetes podem relacionar-se ao universo industrial, onde estilistas e designers desenvolvem tecidos diferenciados, mas para serem produzidos em larga escala, com maquetes mais simplificadas e mais fceis de serem produzidas. Em geral, estes tecidos destinam-se alta costura ou roupas de festa. O design txtil, ou maquetes txteis, pode ser aplicado em todas as superfcies txteis, desde que as mesmas tenham propriedades fsicas que suportem este tipo de interferncia e transformao. importante saber distinguir quando uma maquete destinada a um trabalho comercial, ou seja, deve ser produzida em larga escala em tecelagens industriais; ou quando destinada a um desfile ou a um projeto conceitual, onde as mesmas, na maioria das vezes so feitas atravs de processos manuais, e artesanais.
O processo de design txtil requer envolvimento por parte do designer txtil em todas as etapas do processo de fabricao, desde a escolha das fibras no fio a ser produzido, o tipo e a cor do fio a ser tecido e a densidade do tecido. Todos os itens devem estar de acordo com o produto final exigido pelo mercado, que vo desde tecidos exclusivos a tecidos para fins de consumo em massa, que exigem o conhecimento do profissional de moda, bem como dos engenheiros txteis. (LASHUK, 2009, p. 18).

O design txtil, pode muitas vezes representar fielmente um material, uma imagem ou textura, e pode tambm, ser um trabalho feito atravs de alguma fonte de inspirao. Como no caso do desfile de Ronaldo Fraga, ele criou maquetes inspiradas na vida e obra de Carlos Drummond de Andrade. O estilista desenvolveu maquetes que foram a representao fiel de imagens, e tambm maquetes que representavam sua criao atravs da fonte de inspirao, como pode ser observado na figura 1, abaixo:

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

Figura 1: Autor: Ronaldo Fraga Vestido da coleo Todo mundo e ningum, 2005. Fonte: Fotografia de acervo pessoal, 2008.

Na figura acima, pode-se notar que Ronaldo Fraga desenvolveu neste vestido, as duas possibilidades de design txtil, a de criao, atravs da rvore estampada com aplicaes de esferas encapadas, e a de interpretao fiel, onde o estilista mandou desenvolver tecidos que atravs da estampa e do corte a laser, garantiu o efeito de uma folha de caderno.
O tempo retratado nas poesias de Carlos Drummond de Andrade foi o tema da coleo INVERNO 2005. A roupa como registro do tempo. Pequenas delicadezas bordadas em laises tweeds, sedas e tules. Formas que transitam por todas as dcadas do sculo XX. Estampas de manuscritos, bilhetes do poeta, relgios de pulso, labirintos e galhos de uma jabuticabeira, tecido cortado a laser simulando uma pgina pautada arrancada de um caderno de anotaes. (QUEIROZ; BOTELHO, 2007, p.89).

Portanto, assim diferenciam-se maquetes de interpretaes fiis, e maquetes de criao em cima de uma inspirao. Quando o estilista pretende fazer uma interpretao fiel de uma imagem ou textura, fundamental que ele saiba ligar as texturas e formas que est vendo aos tecidos e materiais corretos, para que consiga concretizar a imagem em maquete txtil. Outro fator importante para utilizar maquetes txteis em uma coleo saber unir conceito e criao, definir os conceitos da coleo fundamental em todo processo criativo. atravs deles que se pensa nas maquetes txteis, e nas demais caractersticas das roupas que sero desenvolvidas. Maquetes txteis podem ser aplicadas em todos os tipos de tecido, mas, o que faz que ela tenha harmonia com a roupa e com a coleo, a utilizao correta de materiais e texturas.

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

Como processo para a criao das maquetes de design txtil, Renata Rubim (2004, p. 43), indica comear pelo estudo de formas das referncias visuais coletadas pelo criador:
A tcnica preferida por mim, e a que mais me fascina, trabalhar com referncia visual. Existe diferena entre uma referncia visual e uma referncia conceitual. O processo deve desenvolver-se a partir de pistas oferecidas por essa referncia e no a partir de idias, conceitos ou livres associaes(...).

O estudo de formas deve ser feito primeiramente mo livre, onde o criador ir fazer desenhos das formas mais interessantes e que lhe chamou mais a ateno. Ao exercitar a criatividade desenhando essas formas, muitas idias j iro surgir. As formas podero ser extradas das imagens presentes na ambincia, ou de outra fonte de inspirao que o criador estiver trabalhando no momento. Com o resultado do estudo de formas, pode-se ter um banco de idias e formas aplicveis tecidos, estampas, aviamentos e a todos os tipos de materiais que podem ser usados na confeco das maquetes txteis. Essas formas podem virar estampas, recortes de tecido aplicados a superfcies txteis, e tudo que a criatividade do estilista desejar produzir com elas. Partindo do estudo de formas, pode-se escanear estas imagens, e reproduzi-las em computador, ou utilizar tais fragmentos do estudo de formas, da maneira que preferir. Uma maquete de design txtil, para que se encaixe nesta modalidade, tambm deve ser projetada dentro dos princpios do design, que segundo Doris Treptow (2007, p.134):
(...) so a principal ferramenta para dirigir o foco de ateno em uma criao de moda. O designer pode agir sem conscincia de que esteja fazendo uso dos princpios do design, mas estes esto sempre presentes, mesmo quando em forma de negao. Chamamos de sensibilidade esttica ao talento em dispor os elementos do design respeitando ou contrariando seus princpios.

Ainda Treptow (2007), os princpios do design so: Repetio: quando um elemento, como por exemplo, o abotoamento de uma camisa se repete. Ritmo: quando a repetio acontece em padro elaborado, como por exemplo, em um rapport de estamparia. Gradao: uma repetio mais complexa, onde o padro se repete em uma sequencia maior ou menor que a anterior.

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

Radiao: a aplicao de modelagem ou de materiais que formam linhas que partem de um ponto em comum para direes diferentes. Contraste: quando existem duas reas de caractersticas diferentes, fazendo com que o olho humano divida seus focos de ateno. Harmonia: a aplicao de elementos com caractersticas prximas, gerando a sensao de unidade e continuidade. Equilbrio: a distribuio do peso e importncia visual dos elementos do design. Proporo: a noo de tamanho de cada elemento utilizado dentro de um todo. Jenny Udale (2009), tambm faz relevantes colocaes em relao criao de tecidos, ela afirma que muito importante a organizao da pesquisa feita, alm de encontrar um modo de expressar as idias por meio de desenhos, colagens, fotografias ou talvez o desenho feito em CAD. Ela salienta que sensato considerar a superfcie do desenho: se o criador comear o trabalho no papel e depois o desenvolver em tecidos, ou se ele comear diretamente no tecido. E afirma ainda que:
Durante o processo de criao, voc deve entender os princpios bsicos do design txtil, como escala, textura, cor, padronagem, repetio, posicionamento e peso. Pense em como esses parmetros funcionam dentro de uma amostra, como essas amostras trabalham juntas como sries e como os designs resultaro em tecidos funcionais, inspiradores ou comerciais, convenientes para o uso no design de moda contemporneo e na fabricao de roupas. (UDALE, 2009, p.24).

O designer poder planejar sua maquete atravs de desenhos, ou poder ir executando a mesma j diretamente no tecido.
Uma das formas de presentificao da arte na moda ou no design ocorre por meio das estampas e padronagens de tecidos, pelo desenvolvimento de peas ou complementos do vesturio e da casa. Esses objetos de moda tanto podem reproduzir detalhes parciais das obras de arte como podem se desenvolver a partir das referncias de um perodo, estilo ou movimento de arte, ou ainda, de um determinado artista. (PIRES, 2008, p. 49).

A integrao entre moda e arte, tambm traz importantes contribuies para o design txtil, no podendo deixar de ressaltar os nomes das russas Varvara Stepanova, Lyubov Popova, Natalia Goncharova, Alexandra Ekster e as francesas Snia Delaunay e Shopie Tauber Arp que no incio do sculo XX, trabalharam com inspirao e influncia do Fauvismo e Orfismo, e as russas, do Construtivismo Russo. Pires (2008)

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

Snia Delaunay, alm de artista plstica, figurinista e cengrafa, tambm desenvolveu alguns projetos de tecidos, um dos seus mais famosos, foi um quilt que ela criou para decorar o bero de seu filho, a imagem deste pode ser observado na figura 2 abaixo:

Figura 2: Autora: Snia Delaunay , Amostra de Design Txtil, [1924?]. Fonte: NEIRA, (online), 2010. Nascida na Rssia estudou na Alemanha e trabalhou em Portugal, Espanha e Paris, tendo atuado como artista plstica, cengrafa, figurinista e designer txtil. Sempre interessou-se pelas artes no cotidiano e um de seus trabalhos marcantes uma colcha, em quilt tradicional, para o bero de seu filho, quando fez um estudo de cores, luz e movimentos. Destaca-se na sua proposta de design txtil a introduo da esttica abstrata geomtrica em 1924, quando participou do Salo de Outono em Paris. A partir de ento passou a comercializar seus padres. (NEIRA, online, 2010).

Snia Delaunay e Varvara Stepanova tiveram maior envolvimento com o mundo da moda, alm de atuarem com design txtil, estabeleceram essa relao entre arte, design e moda, de forma integrada s questes estticas e funcionais. Pires (2008). Estas designers criaram amostras de tecido e de estampas, sob influncias de estilos artsticos, o que se torna evidente atravs das caractersticas compositivas, pelas formas e pelas cores por elas usadas em seus designs. Elas associaram as vanguardas artsticas vida cotidiana e desenvolveram objetos de uso a partir da viso poltica e artstica dos movimentos aos quais pertenciam. Desenvolveram peas de roupa, e tecidos estampados de forma exclusiva, onde elas acrescentavam detalhes do estilo artstico que elas mais se identificavam. Snia Delaunay comps trajes com composies geomtricas e escalas cromticas que traziam ritmo s estampas, indicando a presena de caractersticas do Orfismo. De acordo com Pires (2008, pp. 51-52):

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

O movimento de arte denominado Orfismo, surgiu em Paris por volta de 1910 e tem como caracterstica marcante o trabalho com formas e imagens abstratas, a simulao de movimento por meio da aplicao de estruturas circulares e de tonalidades cromticas diferenciadas em pequenos espaos.

J Varvara Stepanova, desenvolveu roupas e txteis sob influncia do Construtivismo Russo, que foi um movimento que propunha a integrao entre a arte e a vida cotidiana, onde as obras deveriam ser desvinculadas da representao de imagens, e os trabalhos artsticos e criativos tinham como caracterstica a funcionalidade. Pires (2008) Atualmente, existem designers txteis que trabalham em malharias, em tecelagens industriais, em tecelagens artesanais e tambm, aqueles que atuam no desenvolvimento de estampas para tecidos. Assim, o universo do design txtil se mostra cada vez mais amplo e possvel de ser trabalhado e de se desenvolver tecidos com superfcies diversas, tecidos para colees conceituais, atravs de fontes de inspirao, ou tecidos comerciais direcionados para colees comerciais.

Referencial Bibliogrfico

LASHUK, Tatiana. Design txtil - da estrutura superfcie. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2009. LEVINBOOK, Mirian. Design de superfcie txtil. (pp. 370- 387) (In.) PIRES, Dorotia Baduy (Org.). Design de Moda olhares diversos. So Paulo: Estao das Letras e Cores, 2008. NEIRA, Garcia Luz. Design txtil. Disponvel em: <http://www.designtextil.com.br/page26.html>. Acesso em 21 jun 2010.

PIRES, Dorotia Baduy (Org.). Design de moda: olhares diversos. So Paulo: Estao das Letras e Cores, 2008.

QUEIROZ, Joo Rodolfo; BOTELHO, Reinaldo (Org.). Ronaldo Fraga. So Paulo: Cosac Naify, 2007. (Coleo moda brasileira; 4)

RUBIN, Renata. Desenhando a Superfcie. So Paulo: Edies Rosari, 2004.

VIII Colquio de Moda 5Congresso Internacional

TREPTOW, Doris. Inventando moda: Planejamento de Coleo. Brusque: Editora Doris Treptow, 2007. UDALE, Jenny. Tecidos e moda. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.

You might also like