You are on page 1of 43

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO AULA 01

Apresentao
Na aula demonstrativa abordamos o tema Impactos Ambientais de Empreendimentos e resolvemos diversas questes de prova sobre o item em questo. Nesta aula (Aula 01) iremos abordar o tema do edital Conceitos Bsicos de Gesto Ambiental.

Introduo
O BNDES considera a preservao, conservao e recuperao do meio ambiente, condies essenciais para a humanidade. Por isso, o desenvolvimento socioambiental uma diretriz estratgica e se reflete na poltica de financiamentos do Banco. Partindo do pressuposto que o BNDES leva em considerao critrios de anlise ambiental dos projetos que solicitam crdito e que o banco possui vrios programas que visam promover, dentre outros fatores, o desenvolvimento sustentvel, se faz interessante que apresentemos uma introduo sobre a questo ambiental e as questes ambientais globais. A questo ambiental, alm de multi, inter e transdiciplinar o que permite a atuao de profissionais das mais diversas reas do saber, sendo cada atuao especfica limitada pelo conjunto de atribuies profissionais. O multidisciplinar se d pelo fato que o meio ambiente abordado por vrias disciplinas e trabalhado por vrios meios profissionais, cada qual em sua rea de atribuio. A interdiciplinariedade est envolvida com a interface que existe entre cada rea do saber. A transdisciplinaridade significa ir alm (COIMBRA, 2000), alm do convencional, do modelizado, do rotineiro, do estabelecido. A transdisciplinaridade traduz-se em uma postura diferente de ver o mundo e a cultura, contrapondo-se a rgidos modelos cientificistas j conhecidos nossos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Quando existe um objeto comum a vrias abordagens que antes no colaboravam entre si, d-se um passo na direo da abordagem transdisciplinar, visto que esta necessita de um modo de pensar capaz de fazer a conexo dos objetos de vrias disciplinas e organiz-las. Isso transdisciplinaridade (MORIN, 2003). Dessa maneira, questes como a poluio, explorao de recursos naturais e problemas ambientais globais acabam se relacionando aos diversos fatores ligados ao seres humanos, como o fator social, econmico, cultural e poltico transcendendo o prprio sentido do ser humano. Portanto, ao se trabalhar com a questo ambiental h diversos predecessores, incluindo as engenharias ambiental, civil e sanitria, a sade pblica, o planejamento urbano e regional, a economia, a sociologia, a administrao pblica, dentre outros. Meio ambiente muito multidisciplinar. Ele necessita justamente da inter e transdisciplinaridade. E depende de uma gama enorme de informaes e diversos nmeros de profissionais distintos para atuar na contnua promoo do desenvolvimento socioambiental.

As Questes Ambientais Globais


Quando estudamos as questes ambientais globais, ou seja, aquelas que no possuem barreiras fsicas, e que afligem o mundo, achamos muitas vezes que so irreversveis. Contudo, com o aumento da conscincia da humanidade e com o avano tecnolgico passamos a perceber que estes problemas globais possuem solues. Um exemplo claro disso foi quando da ratificao do Protocolo de Montreal que obrigou a substituio de gases que destruam a camada de oznio, principalmente, os gases CFC`s (ser detalhado mais a frente) por gases no destruidores dessa camada. Dentre as questes ambientais globais gostaramos de dar destaque para as que tiveram e ainda tem mais repercusso no mundo, so eles: o aquecimento global; a destruio da camada de oznio; e a poluio do ar.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO Aquecimento Global

Durante a formao do planeta, o efeito estufa foi fundamental para o surgimento e manuteno da vida, o que se formou graas a liberao de gases (Gases do Efeito Estufa GEE`s) pela ao vulcnica. O efeito estufa, portanto, um fenmeno natural que vem ocorrendo desde a gnese da Terra sem o qual no seria possvel a manuteno de vida neste Planeta. Este fenmeno mantm a temperatura mdia da Terra por meio da presena de uma fina camada de gases, conhecidos como Gases do Efeito Estufa GEE`s. O GEE`s se concentram naturalmente na atmosfera e sem eles a radiao infravermelha absorvida pela Terra se dissiparia no espao e a superfcie do planeta teria uma temperatura mdia de -18oC. Reforando o efeito estufa um fenmeno natural sem o qual no haveria vida na Terra. O Aquecimento Global, de acordo com muitos polticos e cientistas, o aquecimento da atmosfera em nvel global, como conseqncia da intensificao do esfeito estufa. Esta intensificao proveniente de diversas aes antrpicas (aes humanas), tais como: desmatamento, queimadas, queima de combustveis fsseis (carvo mineral, gs natural, petrleo), emisso de gs metano por aterros sanitrios e cultivos como o arroz, a emisso provocada por algumas criaes de animais, como, por exemplo, a criao de gado, entre outras. Segundo cientistas este fenmeno se agravou aps a revoluo industrial com a intensificao das atividades econmicas e industriais, resultado quase na duplicao da concentrao de GEE`s. Ressaltando, as mudanas climticas so processos naturais, consideradas as escalas do tempo de milhares de anos, porm, a velocidade e intensidade com que as mudanas esto ocorrendo tem sido objeto de preocupao de cientistas e lideres do todo mundo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO Destruio da Camada de Oznio

Entre 10 e 50 quilmetros da superfcie da Terra, encontra-se a Camada de Oznio, um cinturo de gases com alta concentrao de Oznio (O3). Ela funciona como uma proteo natural contra a radiao dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Sem esse filtro formado ao longo de milhares de anos, teria sido impossvel o desenvolvimento das incontveis e variadas formas de vida encontradas no planeta. Apesar da sua relevncia, a Camada de Oznio comeou a sofrer os efeitos da poluio crescente com a industrializao mundial. Seus principais inimigos so produtos qumicos como Halon, Tetracloreto de Carbono (CTC), Hidrofluorcabono (HCFC), CFC(Clorofluorcarbono) e Brometo de Metila. Quando liberadas no meio ambiente, deslocam-se atmosfera acima, degradando a Camada de Oznio. Os CFCs foram largamente usados at o fim da dcada de 1980 e meados dos anos 1990 como propelentes na fabricao de aerossis, como expansores de espumas, na fabricao de equipamentos de refrigerao e de plsticos. Esses poluentes tambm contribuem para o aquecimento global. Por tudo isso, o uso indiscriminado de SDOs (Substncias Que Destroem a Camada de Oznio) colocou o mundo em alerta. Em 1985 cientistas britnicos descobriram que o oznio estratosfrico sobre a Antrtida reduzia-se em certa de 50% durante vrios meses a cada ano, devido ao dos CFC`s (hidrocarbonetos de cadeia longa de carbono, ligados a uma molcula de cloro). Desde ento, tem-se registrado que a camada estava se tornando mais fina em vrias partes do mundo, principalmente nas regies prximas do Polo Sul (Antrtica) e Polo Norte (Regio do rtico).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Diante do problema da destruio da Camada de Oznio, vrias naes se mobilizaram. Em 1985, a Conveno de Viena para a Proteo da Camada de Oznio foi assinada por dezenas de pases, entre eles o Brasil, um dos primeiros a agir em prol da camada de oznio. Dois anos depois, foi estabelecido o Protocolo de Montreal sobre as Substncias que Destroem a Camada de Oznio, ligado Organizao das Naes Unidas (ONU). O texto obriga seus signatrios a trabalhar para eliminar a produo e o consumo de SDOs. Vale ressaltar que o protocolo um documento complementar Conveno de Viena, cujo o objetivo principal estabelecer etapas para a reduo e proibio da manufatura e uso de substncias degradadoras da camada de oznio. Com as aes adotadas pelos pases no mbito da Conveno de Viena e do Protocolo de Montreal, estima-se que, entre 2050 e 2075, a camada de oznio sobre a Antrtica retorne aos nveis que apresentava em 1980. No mbito nacional, as diretrizes do Protocolo de Montreal esto sendo implantadas por meio do Plano Nacional para Eliminao de CFCs. O Brasil a quinta nao que mais diminuiu o uso de CFCs na ltima dcada, sob a influncia do Protocolo de Montreal, que completou 20 anos de assinatura em 2007. Tome Nota!!!
O desenvolvimento de pases ainda no-desenvolvidos e a proteo do meio ambiente so os dois maiores desafios a serem enfrentados pela sociedade atualmente. Com esses dois fatores est relacionada a questo energtica. Vale ressaltar que o maior consumo de energia atualmente ainda de fontes no-renovveis de energia (principalmente, os de origem fssil), contribuindo acentuadamente para os problemas de ordem global, como o efeito estufa, as chuvas cidas, entre outros.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO Poluio do Ar

O ar um recurso natural indispensvel ao seres humanos, e ao restante da biota terrestre. A atmosfera terrestre fruto de transformaes que vem ocorrendo h milhes de anos. Ela formada por inmeros gases, sendo os mais abundantes demonstrados na tabela seguinte (tabela 01).
Tabela 01 Distribuio dos gases na atmosfera Gases Nitrognio (N2) Oxignio (O2) Argnio (Ar) Gs Carbnico (CO2) Porcentagem 78,11 20,95 0,934 0,033

Alm dos gases citados acima temos outros gases, tais como o metano, hidrognio, gases nobres. O homem altera significativamente as caractersticas da atmosfera terrestre, provocando impactos ambientais, inclusive de magnitude global. esta alterao significativa (capaz de causar danos sade humana, aos animais, flora ou aos materiais) da composio atmosfrica que podemos definir como poluio do ar. Poluente atmosfrico toda e qualquer forma de matria (slida, lquida ou gasosa) e energia que, na atmosfera, possa alterar as condies normais levando a ocorrncia de efeitos adversos. Um dos principais efeitos da poluio do ar o fenmeno conhecido como chuva cida. A queima de combustveis fosseis libera xido nitroso e xido de enxofre que reagem com o vapor dgua existente na atmosfera, formando cido ntrico e cido sulfrico, presentes nas chuvas de forma diluda. Como os poluentes do ar podem ser transportados pela ao dos ventos por, at mesmo, milhares de quilmetros, a poluio gerada num determinado lugar pode gerar chuva cida em lugares muito distantes, prejudicando outras regies.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Outras Questes Ambientais


Em nosso dia-a-dia, seja no trabalho, seja em noticirios de Tv, seja na leitura de jornais e revistas, nos deparamos cada vez mais com a divulgao da degradao ambiental, seja ela global ou no. Aqui, gostaria de destacar alguns dos principais impactos ambientais causados pelo ser humano.
Eroso

a desagregao e o carreamento de partculas de solo devido ao do vento e da gua. Segundo Arajo, De Almeida & Guerra (2007), a forma mais comum de eroso a perda superficial do solo pela ao da gua e/ou do vento. O escoamento superficial da gua carrega a camada superior do solo; Isso ocorre sob a maioria das condies fsicas e climticas. O deslocamento de partculas da camada superior do solo pela ao do vento mais comum em climas rido e semi-rido do que sob condies mais midas. A perda desta camada superficial torna o solo mais pobre, ou seja, de uma maneira geral retira a camada mais rica em nutrientes, minerais disponveis e matria orgnica. Cabe aqui destacar que as principais causas antrpicas da intensificao dos processos erosivos, que acontecem naturalmente na natureza, esto ligadas ao mau uso e ocupao do solo, seja ele na rea urbana seja ele na rea rural. Na rea urbana as principais causas de intensificao esto ligadas intensa impermeabilizao do solo; a retirada da vegetao natural; ao lanamento de guas pluviais (gua de chuva) sem adoo de mecanismos de controle, ou seja, sem construo de obras de infraestruturas ou construo de obras de infraestrutura de drenagem de guas pluviais inadequadas, entre outras.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Na rea rural as principais causas so a retirada da cobertura vegetal, o compactao do solo ocasionado pelo intenso pisoteio de animais (pecuria), construo de estradas inadequadas e falta de manuteno das mesmas, dentre outras.
Assoreamento

o fenmeno em que os cursos dgua (crregos, rios) tm sua lmina dgua diminuda devido deposio de partculas slidas em seus leitos. Esse fenmeno causado devido principalmente aos processos erosivos dos solos de uma determinada rea de contribuio.
Eutrofizao

Ao se falar em eutrofizao, necessariamente estamos falando em quantidade de nutrientes em corpos dguas, principalmente em lagos. Os lagos so ambientes considerados lnticos, ou seja, ambientes de gua parada, portanto, alterao na quantidade de nutrientes nesse tipo de ambiente um fator limitante. J em ambientes lticos (rios, crregos, regos, arroios), ambiente onde h movimentao da gua, mais difcil de ocorrer o processo de eutrofizao, a no ser que nesses ambientes haja locais onde a velocidade da gua seja muito baixa. Segundo Castro & Rodrigues (2004), eutrofizao o enriquecimento das guas com nutrientes (como nitrognio, fsforo, potssio, alm de outros macro e micro nutrientes) transportados juntamente com as partculas do solo ou diludos nas guas de escoamento. Na realidade o excesso de nutrientes pode desencadear uma sria de fatores no ambiente em desequilbrios, tais como:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

crescimento excessivo de plantas e algas, diminuio do oxignio dissolvido na gua, mortandade de peixes, entre outros.

Gesto Ambiental
Uma caracterstica importante da sociedade contempornea a constante e crescente inquietao diante dos grandes problemas ambientais e da diminuio da qualidade dos recursos naturais. Esta inquietao comeou a tomar grandes propores a partir de importantes acontecimentos, publicaes e foros de abrangncia global sobre questes ambientais. Dentre essas publicaes pode-se destacar o livro Silent Spring (primavera silenciosa) de Rachel Carson (1962), a publicao Os Limites do Crescimento escrito pelo Clube de Roma (1972). A conferncia sobre o Ambiente Humano em Estolcomo (Sucia) no ano de 1972 (conhecida como Estolcomo-72) e a Conferncia sobre o Desenvolvimento e o Meio Ambiente no Rio de Janeiro no ano de 1992 (conhecida como Rio-92) foram os marcos histricos que fizeram com que a sociedade passasse a repensar sobre as formas insustentveis de utilizao dos recursos naturais, inclusive sobre os modelos tradicionais de organizao. Neste contexto, e principalmente a partir da dcada de 90 foi que os governos, as organizaes e a sociedade civil passaram a buscar o estabelecimento de sistemticas de gesto e planejamento ambiental. Vale ressaltar que foi a partir da Rio-92 que surgiram dois importantssimos instrumentos de gesto ambiental: a Agenda 21 e as normas da srie ISO 14.000. Enquanto a agenda 21 permite uma atuao em nvel macro, por meio de estabelecimento de diretrizes gerais, para os processos de gesto em nvel federal, estadual e municipal, as normas da srie ISO 14.000 apresentam importante papel dentro do contexto www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

micro, em nvel organizacional. A importncia das normas da srie ISO 14.000, em particularmente da ISO 14.001, reside no fato de que estabelecem uma base comum para a gesto ambiental eficaz no mundo inteiro. A Agenda 21 no uma agenda ambiental. uma agenda para o desenvolvimento sustentvel, cujo objetivo final a promoo de um novo modelo de desenvolvimento. A Agenda 21 no um documento normativo, pois no obriga as Naes signatrias, mas um documento tico que se reduz a um compromisso por parte deles. No um documento tcnico, mas poltico. No apenas um documento. Nem um receiturio mgico, com frmulas para resolver todos os problemas ambientais e sociais. um processo de participao em que a sociedade, os governos, os setores econmicos e sociais sentam-se mesa para diagnosticar os problemas, entender os conflitos envolvidos e pactuar formas de resolv-los, de modo a construir o que tem sido chamado de sustentabilidade ampliada e progressiva. A palavra gesto abordada neste tema se d num contexto genrico e global, e tem como objetivos: 9 Eficincia econmica (promoo de aproveitamento econmico eficiente do recurso natural, com maximizao do benefcio coletivo); 9 Conservao ambiental (gesto ambiental da Gerao de benefcios (promoo do uso de um disponibilidade do recurso natural); 9 recurso natural para aumento de renda de uma categoria de usurios ou de uma gerao de cidados); 9 Distribuio de renda (promoo da distribuio de renda entre usurios para corrigir distores de mercado ou por princpio de justia ou equidade);

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO 9 Financiamento da gesto (arrecadao

de

receitas para financiamento de medidas estruturais e no estruturais de gesto do recurso natural). Gostaria de ressaltar que a Gesto Ambiental, no que se refere ao critrio legal, est expressa em diversas polticas, tais como a Poltica Nacional de Resduos Slidos, Poltica Nacional de Recursos Hdricos, Poltica Nacional Sobre Mudanas do Clima, contudo, os instrumentos basilares para a gesto ambiental, esto definidos na Poltica Nacional de Meio Ambiente, Lei 6.938/81. Para MEYER (2000), a gesto ambiental tambm pode ser vista como: 9 Objeto de manter o meio ambiente saudvel, na medida do possvel, para atender as necessidades humanas atuais, sem comprometer o atendimento das necessidades das geraes futuras; 9 Meio de atuar sobre as modificaes causadas no meio ambiente pelo uso e/ou descarte dos bens e detritos gerados pelas atividades humanas, a partir de um plano de ao vivel tcnica e economicamente, de com prioridades controle, perfeitamente definidas; 9 Instrumentos monitoramento, taxaes, imposies, subsdios, divulgao, obras e aes mitigadoras, alm de treinamento e conscientizao; 9 Base de atuao de diagnsticos (cenrios) ambientais da rea territorial, a partir de estudos e pesquisas dirigidos em busca de solues para os problemas que forem detectados. A gesto ambiental integra em seu significado:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO 9

A poltica ambiental, que o conjunto consistente

de princpios doutrinrios que conformam as aspiraes sociais e governamentais no que concerne regulamentao ou modificao no uso, controle, proteo e conservao do ambiente; 9 do O planejamento ambiental, que o estudo s aspiraes sociais e/ou governamentais articulao e prospectivo que visa adequao do uso, controle e proteo ambiente da expressas formal ou informalmente em uma poltica ambiental, atravs coordenao, compatibilizao, implantao de projetos de intervenes estruturais e no estruturais; e 9 aes O gerenciamento ambiental, que o conjunto de destinado a regular o uso, controle, proteo e

conservao do meio ambiente, e a avaliar a conformidade da situao corrente com os princpios doutrinrios estabelecidos pela poltica ambiental. Planejamento, segundo o vernculo, o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de aes (pelo governo, pela direo de uma empresa, etc.) visando consecuo de determinados objetivos, ou ainda, trabalho de preparao para qualquer empreendimento, segundo roteiro e mtodos determinados; planificao. O planejamento uma ferramenta de gesto. um processo de organizao de tarefas para se chegar a um fim, com fases caractersticas e seqenciais que, em geral, esto na seguinte ordem: identificar o objeto do planejamento, criar uma viso sobre o assunto, definir o objetivo do planejamento, determinar uma misso ou compromisso para se atingir o objetivo do planejamento, definir polticas e critrios de trabalho, estabelecer metas, desenvolver um www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

plano de aes necessrias para se atingir as metas e cumprir a misso e objetivos, estabelecer um sistema de monitoramento, controle e anlise das aes planejadas, definir um sistema de avaliao sobre os dados controlados e, finalmente, prever a tomada de medidas para preveno e correo quanto aos desvios que podero ocorrer em relao ao plano. Em resumo, de acordo com SOUZA (2002), planejar sempre remete ao futuro [...] significa tentar simular os desdobramentos de um processo, com o objetivo de melhor precaver-se contra provveis problemas, ou inversamente, com o fito de melhor tirar partido de provveis benefcios. O autor nos indica que o planejamento organiza suas aes olhando para os desdobramentos futuros, e com isso busca ordenar suas aes para tirar melhor proveito dos cenrios que visualiza, sejam eles promissores ou problemticos. Para que qualquer atividade de planejamento possa se dar de forma competente, CULLINGWORTH (1997) apud SOUZA (2004), apresenta cinco importantes elementos estruturadores: 1. O pensamento orientado para o futuro; 2. A escolha entre alternativas; 3. As consideraes de limites, restries e potencialidades; 4. As consideraes de prejuzos e benefcios; 5. A possibilidade de diferentes cursos de ao, os quais dependem de condies e circunstncias variadas; 6. A preocupao com a resoluo de conflitos de interesses. J a gesto, de acordo com SOUZA (1994), remete ao presente [...] significa administrar uma situao dentro dos marcos dos recursos presentemente disponveis e tendo em vista as necessidades imediatas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Aqui o autor coloca a gesto como uma ao que est no presente, administra o presente com os recursos que possui e para obter resultados imediatos. Neste sentido, poderemos fazer um paralelo entre os elementos estruturadores do Planejamento, apresentados anteriormente, e delinear os seguintes elementos para a ao da Gesto: 1. A ao orientada para o presente; 2. A deciso entre alternativas pr-existentes, fixadas pelo planejamento; 3. A administrao de limites, restries e potencialidades, decidindo conforme o desenho do cenrio presente; 4. A administrao de prejuzos e benefcios frente a necessidade de ao no quadro imediato; 5. A deciso para alterao do curso de ao, a qual depende das condies e das circunstncias previamente levadas em conta pela ao do planejamento e suas repercusses no cenrio presente; 6. A administrao dos conflitos de interesses, conforme quadro desenhado pelo curso da ao da gesto.

Gesto Ambiental Organizacional


Introduo

A sociedade vem aumentando o nvel de exigncias para que as empresas apresentem desempenho nas questes pblicas e sociais compatveis com os seus resultados econmicos. De acordo com a NBR ISO 14.001: 2004, organizaes de todos os tipos esto cada vez mais preocupadas com o atingimento e demonstrao de um desempenho ambiental correto, por meio do controle dos impactos de suas atividades, produtos e servios sobre o meio ambiente, coerente com sua poltica e seus objetivos

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

ambientais. Agem assim dentro de um contexto de legislao cada vez mais exigente, do desenvolvimento de polticas econmicas e outras medidas visando adotar a proteo ao meio ambiente e de uma crescente preocupao expressa pelas partes interessadas em relao s questes ambientais e ao desenvolvimento sustentvel. Novos valores foram inseridos no contexto empresarial, como por exemplo: os princpios ticos, as prticas de gesto, as aplicaes de tecnologias e a responsabilidade social. Dentre os novos valores das organizaes destacam-se os sistemas da Qualidade, Segurana, Meio Ambiente e Sade. Esses sistemas, contudo, podem ter um impacto significativo no cotidiano das organizaes para que estas atinjam seus objetivos, devendo ser tratados de forma integrada (figura 1) de modo que agreguem valor ao negcio das empresas.

Figura 1 Sistema de Gesto Integrado

Com o avano tecnolgico, o crescimento mundial desenfreado e o aumento da perspectiva de vida do ser humano, o conceito de desenvolvimento industrial se modificou. Esta mudana tem exigido que a direo das empresas amplie a gesto sobre os seus negcios, no focando somente o produto (qualidade), mas atentando para os seus colaboradores, para a sua sade fsica e proporcionando

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

condies de trabalho em ambiente seguro (sade e segurana). As prticas difundidas na empresa, alm de proporcionar um ambiente de trabalho melhor, tem o objetivo de serem absorvidas pelas pessoas, para serem praticadas, tambm, fora do local de trabalho, quer sejam por empregados prprios ou terceirizados, proporcionando o bem estar da famlia e, enfim, multiplicando-se para toda a sociedade. A preocupao das organizaes com o meio-ambiente (meio ambiente), com uma maior e crescente conscientizao das pessoas e toda a sociedade, tem levado as empresas a adotar uma atitude pr-ativa, com o objetivo de realizar investimentos, visando compensar e minimizar o impacto causado no meio ambiente, na execuo das suas atividades operacionais. Vale ressaltar que os sistemas de gesto modernos consideram e esto cientes da importncia dos processos organizacionais. Como no edital somente foi exigido conceitos bsicos de gesto ambiental, iremos aqui detalhar apenas o sistema de gesto ambiental.
Gesto Ambiental

Segundo consumidores

TAVARES e

(2008), a

atualmente,

para

clientes, ambiental

investidores

responsabilidade

relativamente aos produtos e servios um requisito bsico de permanncia no mercado. Esperam que as Organizaes cumpram as normas ambientais e demonstre o seu compromisso com o meio ambiente em todas as aes cotidianas. Mas estas exigncias podem ser tambm uma oportunidade para as Organizaes eliminarem resduos, riscos e custos desnecessrios, ao mesmo tempo em que reforam os seus valores quanto proteo do meio ambiente. De acordo com a NBR ISO 14.001: 2004, muitas organizaes tm efetuado anlises ou auditorias ambientais para avaliar seu www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

desempenho ambiental. Por si s, entretanto, tais anlises ou auditorias podem no ser suficientes para proporcionar a uma organizao a garantia de que seu desempenho no apenas atenda, mas continuar a atender, aos requisitos legais e aos de sua poltica. Para que sejam eficazes, necessrio que esses procedimentos sejam realizados dentro de um sistema da gesto estruturado que esteja integrado na organizao Assim, de acordo com CERQUEIRA (2010), a forma com que as organizaes encontraram para negociar com as presses oriundas das partes interessadas e atender s leis e aos requisitos que regulamentam e regulam suas atividades foi construir um Sistema de Gestao Ambiental (SGA) capaz identificar os impactos ambientais significativos por elas causados e controlar suas operaes, para ter condies de monitorar, MACEDO Gesto de controlar e melhorar a seus nveis de desempenho ambiental. Segundo (1994), processos gesto avalia a ambiental qualidade organizazional pode ser subdividida em quatro nveis: 9 ambiental de todas as atividades, mquinas e equipamentos relacionados ao manejo de insumos, matrias primas, recursos humanos, terceiros; 9 Gesto de resultados avalia a qualidade ambiental dos processos de produo, por meio de seus efeitos ou resultados ambientais, como: emisses gasosas; efluentes lquidos; resduos slidos; particulados; odores; rudos; vibraes e iluminao; 9 Gesto de sustentabilidade ambiental avalia a capacidade de resposta do ambiente aos resultados dos processos produtivos que so realizados e que o afetam, recursos logsticos, tecnologias e servios de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

atravs da monitorao sistemtica da qualidade do ar, da gua, do solo, da flora, da fauna e do ser humano; 9 Gesto do plano ambiental avalia sistemtica e permanentemente todos os elementos constituintes do plano de gesto ambiental elaborado e implementado, avaliando e adequando em funo do desempenho ambiental alcanado pela organizao. Uma Gesto Ambiental eficiente deve ser constituda por uma Poltica Ambiental, que estabelece as diretrizes gerais, por um Mtodo de Gerenciamento Ambiental, que orienta as aes com gerenciais, as normas e por um para Sistema o de e Gerenciamento execuo do Ambiental, que articula instituies e intervenes, de acordo legais, preparo Planejamento Ambiental. A Gesto Ambiental trabalho de todos, deve representar a expresso profunda do reconhecimento de nossa essncia natural e social; como afirmao cultural e amostra irreversvel da deciso tomada por um futuro melhor para cada um dos habitantes do planeta.
NBR ISO 14.001 Requisitos para o SGA

Buscando encontrar uma estrutura de requisitos que pudesse ser gerenciada objetivamente, assegurando o controle, o monitoramento e a melhoria contnua dos aspectos e impactos ambientais relacionados com as atividades produtivas, a ISO International Organization for Standardization desenvolveu a ISO 14.001 Sistema de Gesto Ambiental especificao e Diretrizes, elaborada em 1996 e revisada em 2004 (CERQUEIRA, 2010). De acordo com a NBR ISO 14001:2004, Sistema de Gesto Ambiental a parte do sistema de gesto global que inclui estrutura

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO organizacional, atividades de planejamento,

responsabilidades,

prticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a poltica ambiental. A proteo do meio ambiente no pode ser ignorada no dia a dia das empresas, pois sem tal preocupao, elas tero sua viabilidade econmica e a prpria competitividade comprometidas. As normas de gesto ambiental tm por objetivo prover as organizaes de elementos de um sistema da gesto ambiental (SGA) eficaz que possam ser integrados a outros requisitos da gesto, e auxili-las a alcanar seus objetivos ambientais e econmicos. No se pretende que estas Normas, tais como outras Normas, sejam utilizadas para criar barreiras comerciais no-tarifrias, nem para ampliar ou alterar as obrigaes legais de uma organizao (NBR ISO 14.001: 2004). A ISO 14.001 estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles no agridam o meio ambiente, que a comunidade no sofra com os resduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. Para implementar um sistema baseado na ISO 14001, necessrio atender aos seguintes requisitos (ver figura 2):

Figura 2 Modelo de processo baseado em SGA.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

1 Poltica ambiental A direo da empresa deve elaborar uma Poltica Ambiental que represente seus produtos e servios, que seja divulgada entre os funcionrios e a comunidade. E que a direo demonstre que est comprometida com o cumprimento dessa poltica. Deve obter o cumprimento legal e buscar o melhoramento contnuo do desempenho ambiental da empresa. 2 Planejamento 2.1 Aspectos ambientais A organizao precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emisses Atmosfricas, Efluentes Lquidos e Resduos Slidos. Aspectos ambientais, na viso de CASTRO & RODRIGUES (2004), so componentes das atividades, produtos e servios de uma organizao, que podem interagir com o meio. Esta interao com o meio ambiente pode ou no gerar impactos ambientais negativos. Ex.: Dois aspectos ambientais significativos em uma empresa de oficinas e servios (oficina mecnica) so a rea de lavagem de peas contaminadas com leo e a rea de armazenamento de leo queimado. Para ficar mais claro, exemplificaremos aqui tambm aspectos e impactos ambientais: Aspecto Ambiental Efluentes Sanitrios Resduos Slidos Emisso de Gases cidos Impacto Ambiental Alterao da qualidade da gua superficial Poluio do solo Alterao da qualidade do ar

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO 2.2 Exigncias legais

A empresa deve desenvolver uma sistemtica para obter e ter acesso a todas as exigncias legais pertinentes a sua atividade. Essas exigncias devem ficar claras direo da empresa. Os funcionrios devem conhecer quais so essas exigncias e quais as documentaes necessrias para seu cumprimento. 4 Objetivos e metas A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da poltica ambiental que foi definida. Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Tambm deve considerar exigncias legais e outros aspectos inerentes ao prprio negcio. 2.3 Programa de gesto ambiental A organizao deve ter um programa estruturado com responsveis pela coordenao e implementao de aes que cumpram o que foi estabelecido na poltica ambiental e as exigncias legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Este programa deve, inclusive, prever aes contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergnciais. 3 Implementao e Operao 3.1 Estrutura organizacional e responsabilidade O Programa de Gesto Ambiental deve integrar as funes dos funcionrios da empresa, atravs da descrio de cargos e funes relativas questo ambiental. A empresa deve possuir um organograma que demonstre que suas inter-relaes esto bem definidas e comunicadas em toda a empresa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

A direo da empresa deve definir um ou mais profissionais para que seja o representante dos assuntos especficos da Gesto Ambiental. 3.2 Conscientizao e treinamento O programa de Gesto Ambiental deve prover treinamento aos funcionrios com atribuies na rea ambiental, para que estejam conscientes da importncia do cumprimento da poltica e objetivos do Maio Ambiente, das exigncias legais e de outras definidas pela empresa. O treinamento tambm deve levar em considerao todos os impactos ambientais reais ou potenciais associados as suas atividades de trabalho. 3.3 Comunicao A empresa deve possuir uma sistemtica para enviar e receber comunicados relativos s questes ambientais para seus funcionrios e a comunidade. 3.4 Documentao do Sistema de Gesto Ambiental A empresa. 3.5 Controle de documentos A empresa deve manter um sistema bem parecido com o controle de documentos da ISO 9000, ou seja, procedimentos para que todos os documentos sejam controlados e assinados pelos responsveis, com acesso fcil aos interessados, para manter atualizados, identificados, legveis e armazenados adequadamente. Os documentos obsoletos tambm devem ser retirados do local para evitar uso indevido. empresa precisa ter um Manual dos Sistema de Gerenciamento Ambiental que contenha as exigncias ambientais da

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO 3.6 Controle operacional

A organizao precisa ter procedimentos para fazer inspees e o controle dos aspectos ambientais, inclusive procedimentos para a manuteno controles. 3.7 Situaes de emergncia A planos empresa e deve possuir treinados procedimentos para atuar em para prevenir, de investigar e responder a situaes de emergncia. Tambm deve ter funcionrios situaes emergncia. 4 Verificao 4.1 Monitoramento e avaliao A organizao deve ter um programa para medir o desempenho ambiental atravs da inspeo das caractersticas de controle ambiental e calibrao dos instrumentos de medio para que atendam aos objetivos e metas estabelecidos. 4.2 No conformidade, aes corretivas e aes preventivas A empresa deve definir responsveis com autoridade para investigar as causas das no-conformidades ambientais e tomar as devidas aes corretivas e preventivas. 4.3 Registros A organizao precisa arquivar todos os resultados de auditorias, anlises crticas relativas as questes ambientais. O objetivo de ter esses registros mostrar e provar, a quem quer que seja, que a empresa possui um Sistema conforme o que exigido pela norma. 4.4 Auditoria do Sistema da Gesto Ambiental A organizao precisa ter um programa de auditoria ambiental peridica e os resultados das auditorias devem ser documentados e apresentados alta administrao da empresa. e calibrao dos equipamentos que fazem esses

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO 5 Anlise pela Administrao 5.1 Anlise crtica do Sistema de Gesto Ambiental (SGA)

Baseado nos resultados da auditoria do SGA, a organizao deve fazer uma anlise crtica do Sistema de Gesto Ambiental e as devidas alteraes, para que atenda as exigncias do mercado, clientes, fornecedores e aspectos legais, na busca da melhoria contnua.
Ganhos com a Implantacao do SGA

Os principais ganhos com a implantao do SGA baseado na ISO 14.001 so: 9 Os requisitos para a gesto mais eficaz dos aspectos ambientais das atividades do negcio, tendo em considerao a proteo ambiental, preveno da poluio, cumprimento legal e necessidades socioeconmicas; 9 norma O consenso internacional reunido em torno da ISO 14.001 prestigia a reputao de qualquer

Organizao, apoiando no cumprimento da legislao ambiental e a reduzir os riscos de sanes e aes judiciais. Demonstrar um real compromisso com o meio ambiente pode transformar os valores da Organizao;
9

A conformidade com a ISO 14.001 assegura

Organizao um uso racional de energia e recursos, alm da reduo dos custos ao longo do tempo. Desta forma, a Certificao do Sistema de Gesto Ambiental ajudar a Organizao a desenvolver e melhorar o desempenho;
9

O Sistema de Gesto Ambiental ISO 14.001 permite internacionais ou na expanso local de novos

demonstrar elevados nveis de conformidade ambiental nos contratos negcios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO 9

A manuteno de um sistema de Gesto ambiental

apoia as Organizaes continuamente a utilizar, monitorizar e melhorar os seus processos e Sistema de Gesto Ambiental, melhoram a confiabilidade das operaes internas na satisfao das partes interessadas e clientes, bem como toda a sua performance possibilitaro ainda, uma melhoria significativa na motivao dos seus colaboradores, envolvimento e conscincia das suas responsabilidades.

Objetivos da norma

a) harmonizar iniciativas de normalizao pelos pases; b) estabelecer padres que levem excelncia ambiental; c) servir de guia para avaliao de performance ambiental; d) simplificar exigncias de registros e selos ambientais; e) minimizar barreiras comerciais.

Definicoes Importantes dada pela norma NBR ISO 14.001:2004

Para os efeitos dessa norma, podemos exemplificar algumas definies: Melhoria contnua processo de aprimoramento do sistema de gerenciamento ambiental e visando atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a poltica ambiental da organizao; Meio ambiente circunvizinhana em que uma organizao opera, incluindo a, gua, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interaes; Aspecto ambiental elemento das atividades, produtos ou

servios de uma organizao que pode interagir com meio ambiente; Impacto ambiental qualquer modificao do meio ambiente, adversa, ou benfica, que resulte no todo ou em parte, das atividades produtos ou servios de uma organizao;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Sistema de gesto ambiental a parte do sistema de gesto global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos para que se houver, implementar, atingir analisar criticamente e manter a poltica ambiental; Auditoria do sistema de gesto ambiental processo sistemtico e documental de verificao, executado para obter e avaliar, de forma objetiva evidncias que determinem se o sistema de gesto ambiental de uma organizao est em conformidade com os critrios de auditoria do sistema de gesto ambiental e estabelecida pela organizao, e para comunicar os resultados desse processo administrao; Objetivo ambiental quantificada propsito ambiental global, decorrente da sempre que exeqvel; poltica ambiental, que um organizao se prope a atingir sendo Desempenho ambiental resultados mensurveis do sistema de gesto ambiental relativos ao controle de uma organizao, sobre seus aspectos ambientais, com base na poltica, seus objetivos e metas ambientais; Poltica ambiental declarao da organizao, expondo suas intenes e princpios em relao ao seu desenvolvimento Lupo, desempenho ambiental global que prov, uma estrutura para a ao e definio de seus objetivos e metas ambientais; Meta ambiental requisito de desempenho detalhado, pontificado sempre que a exeqvel, aplicvel organizao ou partes dela, resultante dos objetivos ambientais e que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atingidos; Parte interessada indivduo ou grupo interessado com ou afetado pelo desempenho ambiental de uma organizao; Organizao: companhia, corporao, firma, empresa, instituio, ou

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

parte ou combinao destas, pblica ou privada, S.A. limitada ou uma outra forma estatutria, que tm funes e estrutura administrativa prprias; Preveno de poluio uso de processo, prticas, materiais ou produtos que evitem, reduzam o controle que a poluio, os quais podem incluir a reciclagem, tratamento, mudanas no processo, mecanismos de controle, o uso eficiente de recursos e de substituio de materiais.

Questes sem Comentrios para Treinamento


Questo 1 QI (Engenharia Ambiental Governo do Estado de Tocantins CESGRANRIO/2004) (Questo 44) Um processo de implantao de sistema de gesto ambiental referente norma NBR ISO 14.001 encontra-se, no momento, na fase de estabelecimento dos procedimentos para o controle de documentos. Tal atividade referente etapa de: A) ( ) planejamento. B) ( ) poltica ambiental. C) ( ) implementao e operao. D) ( ) anlise crtica pela administrao. E) ( ) verificao e ao corretiva. Questo 2 QI (Engenharia Ambiental Governo do Estado de Tocantins CESGRANRIO/2004) (Questo 45) A respeito do sistema de gesto ambiental referente norma NBR ISO 14001, pode-se afirmar que: A) ( ) aborda e inclui requisitos sobre sade ocupacional. B) ( ) estabelece diretrizes para auditoria ambiental.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

C) ( ) compartilha princpios comuns de sistema de gesto da srie NBR ISO 9000. D) ( ) prescreve critrios especficos de desempenho ambiental. E) ( ) prescreve critrios para a certificao de produtos e servios. Questo 3 QG e QM No processo de gesto das atividades humanas, deve-se buscar a viso do todo. O termo gesto assume um significado amplo, pois envolve um grande nmero de variveis que interagem simultaneamente. A gesto integrada do meio ambiente fundamental por uma srie de fatores, entre os quais a promoo da sade das populaes. O conhecimento acerca da relao entre saneamento ambiental e o processo sade-doena j se encontra estabelecido h mais de meio sculo. Dessa forma, a gesto ambiental integrada deve buscar a manuteno da qualidade de todos os recursos: solo, ar e gua. Partindo dessas premissas, marque a alternativa correta.
I (Analista Ministerial Especializado Especialidade: Engenharia Ambiental Cargo 10 MPE/TO Cespe/UnB/2006) (Item 107) A gesto ambiental pode ser corretamente entendida como o conjunto de procedimentos que visam conciliao entre desenvolvimento e qualidade ambiental, que acontece a partir da observncia da capacidade de suporte do meio ambiente e das necessidades identificadas pela sociedade civil, pelo governo ou por ambos. As ferramentas de ao da gesto ambiental so encontradas na participao da sociedade, na legislao e na poltica ambiental e em seus instrumentos. II (Analista Ministerial Especializado Especialidade: Engenharia Ambiental Cargo 10 MPE/TO Cespe/UnB/2006) (Item 108) No processo de gesto ambiental industrial (SGA) recomendado que

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

sejam estabelecidos planos e procedimentos de emergncia, para assegurar que haver um atendimento apropriado a incidentes e acidentes, tais como emisses atmosfricas acidentais e descargas acidentais na gua e no solo. III (Governo do Estado de Tocantins Cesgranrio/2004) (Item 45 adaptado) a NBR ISO 14.001, norma que abordar e inclui requisitos de Sistema de Gesto Ambiental SGA compartilha princpios comuns de sistema de gesto da serie ISO 9.000. IV (Analista de Atividades do Meio Ambiente: Eng. Ambiental IBRAM/DF CESPE/UnB/2009) (Item 116) O objetivo dessas normas projetar e estruturar todos os elementos que compem o sistema de gesto ambiental (SGA). As diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais devem se submeter a essas normas, com vistas ao desenvolvimento econmico, ao pleno emprego e padronizao dos processos produtivos das empresas transnacionais. V (Analista de Atividades do Meio Ambiente: Eng. Ambiental IBRAM/DF CESPE/UnB/2009) (Item 117) Um SGA oferece ordem e consistncia para os esforos organizacionais no atendimento s preocupaes ambientais por meio de alocao de recursos, definio de responsabilidades e punies, registros de no conformidade, censuras, advertncias e medidas corretivas que podem at mesmo punir os infratores com multas, prestao de servios comunitrios e suspenso de atividades. VI - (Analista de Atividades do Meio Ambiente: Eng. Ambiental IBRAM/DF CESPE/UnB/2009) (Item 119) - A ISO 14000 constitui uma srie de normas internacionais de carter obrigatrio sobre gesto ambiental. Esse conjunto fornece estrutura adequada para as organizaes privadas de mdio e grande porte gerenciarem os impactos ambientais oriundos de suas atividades, produtos e servios.

A) ( ) Apenas os itens I, II e VI esto corretos. B) ( ) Apenas os itens I, III e V esto errados. C) ( ) Todos os itens esto corretos. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO D) ( ) Os itens I, II e III esto corretos. E) ( ) Todos os itens esto errados.

Questao 4 (QI) (Engenharia Ambiental I Companhia guas de Joinville Sociesc/2008) (Questo 42) Nos anos 70 do sculo passado a energia nuclear foi considerada como a salvao da problemtica ambiental vivida em decorrncia da crise mundial de petrleo. A energia nuclear tem sido relembrada em momentos de aquecimento global, entretanto seu uso temido porque: A) ( ) Seu custo elevado. B) ( ) Permite a fabricao de bombas atmicas. C) ( ) Quebra o monoplio dos pases do primeiro mundo. D) ( ) Seus resduos so altamente txicos. Questao 5 QG e QM (Engenheiro Ambiental Cargo 18 Prefeitura Municipal de Rio Branco - PMRB/Acre CESPE-Unb/2007) Poucos sabem que o aquecimento global tambm tem conseqncias positivas. Uma delas permitir a agricultura em altas latitudes. Diante do impacto distinto em diferentes reas do planeta, os cientistas, entre outros, apontam os perigos regionais como importantes. Em certas reas, como o semi-rido, pode surgir o deserto, em outras, podem desaparecer ecossistemas inteiros. Aqui no Brasil, determinamos que apenas 20% das propriedades na Amaznia podem ser exploradas. No cerrado, essa cota de 35%. A medida conseguiu deter um pouco o desmatamento. Mas questionada, porque 80% um nmero cabalstico diante de uma regio diversa. Da a proposta de fazer zoneamento ecolgico e econmico para precisar muito claramente o que se pode ou no se pode fazer. Todas essas observaes nos levam a reforar uma tendncia que j existe no Brasil, inspirada pelo gegrafo Milton Santos, que a de colocar o territrio no centro das polticas www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

pblicas. Mesmo as cidades tero de ser delimitadas, claramente, para que se possa orientar o seu desenvolvimento sustentvel. (Fernando Gabeira. Poltica e territrio. In: Folha de S.Paulo, 16/6/2007, p. A2 (com adaptaes)). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando s questes ambientais globais, marque a alternativa correta.
I - (Item 41) O fenmeno do aquecimento global consensualmente considerado uma tragdia ambiental justamente porque deteriora, de maneira ampla e igualmente negativa, as condies de vida em todas as regies do planeta. II (Item 42) Cientistas alertam para o fato de que o aquecimento global acarreta, entre outras conseqncias, o derretimento de geleiras, o que pode determinar a elevao do nvel dos mares e seu potencial de destruio, particularmente nas zonas litorneas. III (Item 43) Apesar do cenrio de seca com o qual convive historicamente, o Nordeste brasileiro, segundo o texto, estaria a salvo de eventuais efeitos negativos causados pelo aquecimento global. IV (Item 47) O Protocolo de Kyoto um texto de abrangncia que se pretende planetria, suscitado pela crescente compreenso de que algo precisa ser feito para minimizar as conseqncias negativas de um modelo de desenvolvimento econmico consagrado pela Revoluo Industrial. V (Item 48) Ao propor medidas que levem reduo dos nveis de emisso de gases ampliadores do efeito estufa, o Protocolo de Kyoto foi referendado pelo conjunto dos Estados integrantes da Organizao das Naes Unidas ONU, a comear pelos sete pases mais ricos (G7).

A) ( ) Apenas os itens II, III e VI esto corretos. B) ( ) Apenas os itens I, III e V esto errados. C) ( ) Apenas os itens I, II e V esto corretos. D) ( ) Os itens I, II e III esto corretos. E) ( ) Todos os itens esto errados.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Questes Comentadas
Questo 1 QI (Engenharia Ambiental Governo do Estado de Tocantins CESGRANRIO/2004) (Questo 44) Um processo de implantao de sistema de gesto ambiental referente norma NBR ISO 14.001 encontra-se, no momento, na fase de estabelecimento dos procedimentos para o controle de documentos. Tal atividade referente etapa de: F) ( ) planejamento. G) ( ) poltica ambiental. H) (X) implementao e operao. I) ( ) anlise crtica pela administrao. J) ( ) verificao e ao corretiva. Com o nosso material ficou clara que a resposta correta a letra C. Na fase de implementao e operao, a organizao alm de ter que definir, documentar e comunicar claramente os papeis, as responsabilidades e as autoridades para a implementao do SGA, dever: 9 Nomear gerente especfico, que defina papis,

responsabilidades e autoridades para: assegurar o cumprimento dos requisitos da norma; relatar a desempenho do SGA para a alta direo da empresa para que esta tenha as bases para melhoria do SGA; 9 Fornecer os recursos humanos, financeiros e tcnicos

essenciais para a realizao do sistema. Neste encontra-se a exigncia de que as organizaes estabeleam procedimentos claros para controlar todos os documentos exigidos pela Norma.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Questo 2 QI (Engenharia Ambiental Governo do Estado de Tocantins CESGRANRIO/2004) (Questo 45) A respeito do sistema de gesto ambiental referente norma NBR ISO 14001, pode-se afirmar que: A) ( ) aborda e inclui requisitos sobre sade ocupacional. Item Errado A norma que aborda e inclui requisitos sobre sade ocupacional a OHSAS 18.001:2008. Esta norma compatvel com as normas NBR ISO 14:001:2004 (Sistema de Gesto Ambiental) e NBR ISO 9.001:2008 (Sistema de Qualidade), e apropriada para ser utilizada em Sistemas de Gesto Integrados SGI. B) ( ) estabelece diretrizes para auditoria ambiental. Item Errado A norma que estabelece diretrizes para auditoria ambiental e de qualidade a NBR ISO 19:011:2003. C) (X ) compartilha princpios comuns de sistema de gesto da srie NBR ISO 9000. Item Certo O principal objetivo da ISO 14.001/2004 de propiciar s organizaes requisitos de SGA. A ISO 14.001 estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles no agridam o meio ambiente, que a comunidade no sofra com os resduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. Contudo, a estrutura bsica da ISO 14.001 compatvel com a da ISO 9.001, pois a gesto ambiental parte integrante do sistema gerencial total da organizao e seus elementos devem ser coordenados com os esforos existentes em outras reas. A segunda edio da norma ABNT NBR ISO 14.001 (de 2004) busca o esclarecimento da primeira edio, para

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

auxiliar o seu entendimento, e leva em considerao as disposies da ABNT NBR ISO 9001:2000, de maneira a aumentar a compatibilidade entre as duas normas, para benefcio da comunidade de usurios.

D) (

prescreve

critrios

especficos

de

desempenho

ambiental. Item Errado A norma que estabelece critrios especficos de desempenho ambiental a NBR ISO 14031:2004. E) ( ) prescreve critrios para a certificao de produtos e servios. Item Errado A norma que estabelece critrios para a certificao de produtos a ABNT ISO/IEC GUIA 65:1997, que estabelece Requisitos gerais para organismos que operam sistemas de certificao de produtos. Questo 3 QG e QM No processo de gesto das atividades humanas, deve-se buscar a viso do todo. O termo gesto assume um significado amplo, pois envolve um grande nmero de variveis que interagem simultaneamente. A gesto integrada do meio ambiente fundamental por uma srie de fatores, entre os quais a promoo da sade das populaes. O conhecimento acerca da relao entre saneamento ambiental e o processo sade-doena j se encontra estabelecido h mais de meio sculo. Dessa forma, a gesto ambiental integrada deve buscar a manuteno da qualidade de todos os recursos: solo, ar e gua. Partindo dessas premissas, marque a alternativa correta.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

I (Analista Ministerial Especializado Especialidade: Engenharia Ambiental Cargo 10 MPE/TO Cespe/UnB/2006) (Item 107) A gesto ambiental pode ser corretamente entendida como o conjunto de procedimentos que visam conciliao entre desenvolvimento e qualidade ambiental, que acontece a partir da observncia da capacidade de suporte do meio ambiente e das necessidades identificadas pela sociedade civil, pelo governo ou por ambos. As ferramentas de ao da gesto ambiental so encontradas na participao da sociedade, na legislao e na poltica ambiental e em seus instrumentos. II (Analista Ministerial Especializado Especialidade: Engenharia Ambiental Cargo 10 MPE/TO Cespe/UnB/2006) (Item 108) No processo de gesto ambiental industrial (SGA) recomendado que sejam estabelecidos planos e procedimentos de emergncia, para assegurar que haver um atendimento apropriado a incidentes e acidentes, tais como emisses atmosfricas acidentais e descargas acidentais na gua e no solo. III (Governo do Estado de Tocantins Cesgranrio/2004) (Item 45 adaptado) a NBR ISO 14.001, norma que abordar e inclui requisitos de Sistema de Gesto Ambiental SGA compartilha princpios comuns de sistema de gesto da serie ISO 9.000. IV (Analista de Atividades do Meio Ambiente: Eng. Ambiental IBRAM/DF CESPE/UnB/2009) (Item 116) O objetivo dessas normas projetar e estruturar todos os elementos que compem o sistema de gesto ambiental (SGA). As diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais devem se submeter a essas normas, com vistas ao desenvolvimento econmico, ao pleno emprego e padronizao dos processos produtivos das empresas transnacionais. V (Analista de Atividades do Meio Ambiente: Eng. Ambiental IBRAM/DF CESPE/UnB/2009) (Item 117) Um SGA oferece ordem e consistncia para os esforos organizacionais no atendimento s preocupaes ambientais por meio de alocao de recursos, definio

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

de responsabilidades e punies, registros de no conformidade, censuras, advertncias e medidas corretivas que podem at mesmo punir os infratores com multas, prestao de servios comunitrios e suspenso de atividades. VI - (Analista de Atividades do Meio Ambiente: Eng. Ambiental IBRAM/DF CESPE/UnB/2009) (Item 119) - A ISO 14000 constitui uma srie de normas internacionais de carter obrigatrio sobre gesto ambiental. Esse conjunto fornece estrutura adequada para as organizaes privadas de mdio e grande porte gerenciarem os impactos ambientais oriundos de suas atividades, produtos e servios.

F) ( ) Apenas os itens I, II e VI esto corretos. G) ( ) Apenas os itens I, III e V esto errados. H) ( ) Todos os itens esto corretos. I) (X) Os itens I, II e III esto corretos. J) ( ) Todos os itens esto errados. Com o nosso material ficou claro que os itens I e II esto corretos. Gostaria de dar um destaque ao item II, quando a Norma ISO 14.001/2004, estabelece como um de seus requisitos gerais a Implementao e a Operao. Neste requisito explicitado que em situaes de emergncias, a empresa deve possuir procedimentos para prevenir, investigar e responder a estas situaes. Tambm deve ter planos e funcionrios treinados para atuar em situaes de emergncia. O item III tambm est correto. O principal objetivo da ISO 14.001/2004 de propiciar s organizaes requisitos de SGA. A ISO 14.001 estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles no agridam o meio ambiente, que a comunidade no sofra com os resduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. Contudo, a estrutura bsica da ISO 14.001 compatvel com a da ISO 9.001, pois a www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

gesto ambiental parte integrante do sistema gerencial total da organizao e seus elementos devem ser coordenados com os esforos existentes em outras reas. A segunda edio da norma ABNT NBR ISO 14.001 (de 2004) busca o esclarecimento da primeira edio, para auxiliar o seu entendimento, e leva em considerao as disposies da ABNT NBR ISO 9001:2000, de maneira a aumentar a compatibilidade entre as duas normas, para benefcio da comunidade de usurios. O item IV est errado. O objetivo da NBR ISO 14.001/2004 apresentar os requisitos mnimos para implantao de um SGA e no todos os possveis. Ela no estabelece requisitos absolutos para o desempenho ambiental, alm dos comprometimentos, expressos na poltica ambiental, de estar em conformidade com requisitos legais e outros requisitos aos quais a organizao tenha subscrito, com a preveno da poluio e com a melhoria contnua. Assim, duas organizaes que desenvolvam atividades similares, mas que tenham nveis diferentes de desempenho ambiental, podem ambas estar em conformidade com seus requisitos. Os itens V e VI tambm esto errados. A NBR ISO 14.001/2004 de carter voluntario e no compulsrio, portanto, tem finalidade pr-ativa e no reativa. Assim, no tem como base o princpio legalista do comando-controle (no se fala em punio, multas, advertncias, etc.), mas sim tm por objetivo prover as organizaes de elementos de um sistema da gesto ambiental (SGA) eficaz e auxili-las a alcanar seus objetivos ambientais e econmicos. No se pretende que estas Normas, sejam utilizadas para criar barreiras comerciais no-tarifrias, nem para ampliar ou alterar as obrigaes legais de uma organizao.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Questao 4 (QI) (Engenharia Ambiental I Companhia guas de Joinville Sociesc/2008) (Questo 42) Nos anos 70 do sculo passado a energia nuclear foi considerada como a salvao da problemtica ambiental vivida em decorrncia da crise mundial de petrleo. A energia nuclear tem sido relembrada em momentos de aquecimento global, entretanto seu uso temido porque: E) ( ) Seu custo elevado. F) ( ) Permite a fabricao de bombas atmicas. G) ( ) Quebra o monoplio dos pases do primeiro mundo. H) (X) Seus resduos so altamente txicos. A energia atmica, atualmente, tem sido encarada com outros olhos, inclusive por ambientalistas. Esse tipo de energia, a princpio, menos impactante do que energia gerada a partir de energia fssil, pois h baixa emisso de Gases do Efeito Estufa GEEs. Em pases que no possuem extensas reas sobressalentes, como o caso do Japo, uma das alternativas economicamente mais viveis, principalmente devido ao seu alto poder de gerao de energia. O problema est justamente no fato do processo de gerao de energia nuclear gerar resduos altamente radioativos (lixo atmico), que ainda no possuem tratamento, devendo esses seguir regras extremamente rigorosas de disposio final. Outro problema est relacionado ao risco ambiental de rompimento ou danificao dos reatores de gerao de energia nuclear. Questao 5 QG e QM (Engenheiro Ambiental Cargo 18 Prefeitura Municipal de Rio Branco - PMRB/Acre CESPE-Unb/2007) Poucos sabem que o aquecimento global tambm tem conseqncias positivas. Uma delas permitir a agricultura em altas latitudes. Diante do impacto distinto em diferentes reas do planeta, os cientistas, entre outros, apontam os perigos regionais como

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

importantes. Em certas reas, como o semi-rido, pode surgir o deserto, em outras, podem desaparecer ecossistemas inteiros. Aqui no Brasil, determinamos que apenas 20% das propriedades na Amaznia podem ser exploradas. No cerrado, essa cota de 35%. A medida conseguiu deter um pouco o desmatamento. Mas questionada, porque 80% um nmero cabalstico diante de uma regio diversa. Da a proposta de fazer zoneamento ecolgico e econmico para precisar muito claramente o que se pode ou no se pode fazer. Todas essas observaes nos levam a reforar uma tendncia que j existe no Brasil, inspirada pelo gegrafo Milton Santos, que a de colocar o territrio no centro das polticas pblicas. Mesmo as cidades tero de ser delimitadas, claramente, para que se possa orientar o seu desenvolvimento sustentvel. (Fernando Gabeira. Poltica e territrio. In: Folha de S.Paulo, 16/6/2007, p. A2 (com adaptaes)). Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando s questes ambientais globais, marque a alternativa correta.
I - (Item 41) O fenmeno do aquecimento global consensualmente considerado uma tragdia ambiental justamente porque deteriora, de maneira ampla e igualmente negativa, as condies de vida em todas as regies do planeta. II (Item 42) Cientistas alertam para o fato de que o aquecimento global acarreta, entre outras conseqncias, o derretimento de geleiras, o que pode determinar a elevao do nvel dos mares e seu potencial de destruio, particularmente nas zonas litorneas. III (Item 43) Apesar do cenrio de seca com o qual convive historicamente, o Nordeste brasileiro, segundo o texto, estaria a salvo de eventuais efeitos negativos causados pelo aquecimento global. IV (Item 47) O Protocolo de Quioto um texto de abrangncia que se pretende planetria, suscitado pela crescente compreenso de que algo precisa ser feito para minimizar as conseqncias negativas de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

um modelo de desenvolvimento econmico consagrado pela Revoluo Industrial. V (Item 48) Ao propor medidas que levem reduo dos nveis de emisso de gases ampliadores do efeito estufa, o Protocolo de Quioto foi referendado pelo conjunto dos Estados integrantes da Organizao das Naes Unidas ONU, a comear pelos sete pases mais ricos (G7).

F) ( ) Apenas os itens II, III e VI esto corretos. G) (X) Apenas os itens I, III e V esto errados. H) ( ) Apenas os itens I, II e V esto corretos. I) ( ) Os itens I, II e III esto corretos. J) ( ) Todos os itens esto errados. O item I est errado. O sistema climtico terrestre bastante complexo, e muito resta a ser compreendido pelos cientistas com relao a magnitude, tempo e impactos das mudanas climticas. inquestionvel, no entanto, a existncia do fenmeno, e os cientistas, ambientalistas e governos tm buscado alertar a sociedade sobre os impactos dramticos das mudanas no clima sobre a sade humana e dos ecossistemas, segurana alimentar, atividade econmica, recursos hdricos e infraestrutura fsica. O planeta todo sofrer com tais mudanas, mas certamente as populaes mais pobres, dos pases mais vulnerveis, so as mais suscetveis aos seus impactos negativos. Outro fato que deve ser levado em considerao que, devido a complexidade do sistema climtico, os efeitos do aquecimento global se daro de forma diferenciada no Globo. Alguns dos efeitos sero: Zonas climticas e agrcolas podero migrar em direo aos plos; O derretimento de geleiras e a dilatao trmica da gua dos oceanos causaro elevao nos nveis dos mares; Os pases em desenvolvimento ou menos desenvolvidos no tero recursos

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

suficientes para precaverem-se contra os impactos ou minimizar seus efeitos; As regies ridas podero transformar-se em desertos. O item II est correto. O derretimento de geleiras e a dilatao trmica da gua dos oceanos causaro elevao nos nveis dos mares, ameaando as zonas costeiras, reas densamente povoadas, e tambm pequenas ilhas. Se o nvel atual de emisses de gases de efeito estufa continuar, o aumento do nvel do mar poder ser de 65cm acima dos nveis atuais, no ano de 2100. Bangladesh, cuja costa sujeita a inundaes avassaladoras, ser um dos pases mais vulnerveis, assim como pequenos pases-ilha, como as Maldivas e Tuvalu. O item III est errado. As regies ridas podero transformarse em desertos, e regies secas podero tornar-se ainda mais ridas. Com isso, aumentaro os problemas sociais que h muito tempo castigam o semirido nordestino. O item IV est correto. Estudos revelam que o aquecimento global aumentou exponencialmente aps a revoluo industrial, onde se passou a usar largamente mquinas, veculos, equipamentos e outros instrumentos que, em boa parte, so movidos a fontes norenovveis de energia, principalmente, por combustveis fsseis. Estima-se que o aumento absoluto de dixido de carbono desde a revoluo industrial, at o presente momento, seja de aproximadamente 25%. Foi constatado que este acrscimo de CO2 maior no hemisfrio norte, devido maior queima de combustveis no renovveis nessa regio. O que vem acontecendo ao longo dos anos, principalmente aps perodo da revoluo industrial, a adio cada vez mais intensa de GEEs (Gases de Efeito Estufa) na atmosfera terrestre, como pode ser observado na figura 3.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO

Figura 3 Evoluo das emisses antropognicas de CO2 desde 1800 at o ano de 2000.

Atualmente, as indstrias ainda constituem uma das fontes mais importantes de emisso de gases de efeito estufa. Muitas mudanas e adaptaes do sistema produtivo devero ser realizadas a fim de combater o fenmeno do efeito estufa e minimizar os impactos sobre as sociedades humanas e ecossistemas. Um importante princpio adotado pela Conveno foi a atribuio aos pases industrializados (coincidentemente tambm os mais ricos) da maior cota de responsabilidade no combate mudana do clima e tambm a maior parte da conta a pagar, j que se industrializaram h mais tempo e suas emisses atuais so mais relevantes. O item V est errado. Realmente o Protocolo de Quioto foi, inicialmente, referendado pelo conjunto dos Estados integrantes da ONU, porm, no por todos os pases que compem o G7, pois os Estados Quioto. Saudaes, Bons Estudos e Sucesso a Todos(as). Unidos da Amrica, segundo maior emissor de GEE (perdendo apenas para China), ainda no ratificou ao Protocolo de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFISSIONAL BSICO: ADMINISTRAO - BNDES PROFESSOR GETLIO FILHO Qualquer coisa d um grito, pois estarei disposio.

Getulio Filho

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like