You are on page 1of 46

Revista geo-paisagem (on line)

Ano 5, n 9, 2006

Janeiro/Junho de 2006

ISSN N 1677-650 X

Revista indexada pelo Latindex , Dursi e Capes

OS COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS NO BRASIL - SEU PAPEL NA ECONOMIA E NA ORGANIZAO DO ESPAO1[1].

1[1]. Este artigo constitui-se na primeira parte de um trabalho originalmente elaborado para a disciplina Semin- rio do Programa de Ps-Graduao, nvel de Doutorado, da UFRJ, em 1997.

RUI ERTHAL2[2] Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente texto o papel dos complexos industriais agro-industriais segundo uma perspectiva econmica e espacial.

Palavras-chave: agricultura brasileira, complexos industriais, fronteira

Abstract

This text analyses the role of agrarian industrials complexs in Brazil in the economy and the spatial organization.

Keywords : brazilian farm , industrials complexs, frontier .

No inverno de 1978/79, Washington (DC) tomada por uma parada de tratores promovida por agricultores (farmers) norte-americanos, ligados ao American Agricultural Movement (AAM). Esta grande manifestao protestava contra os baixos 2[2] Atual chefe do Departamento de Geografia da UFF, e mail: ruierthal@globo.com

preos dos produtos agrcolas (Burbach e Flynn, 1982). Em abril de 1997, Braslia (DF) inundada por uma passeata com cerca de 40.000 trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST) que, vindos a p, de diversos pontos do territrio brasileiro, reivindicavam a efetivao da reforma agrria. Nos Estados Unidos, os agricultores lutavam pela sobrevivncia da tradicional agricultura familiar, at ento o esteio do sistema agrrio do pas. No Brasil, luta-se, ainda, pela propriedade da terra por parte, principalmente, dos pequenos produtores que foram expropriados dos meios de produo. Estes dois eventos, primeira vista desconectados entre si no tempo e no espao, ilustram os efeitos perversos do avano das relaes capitalistas no campo que ocorrem em escala planetria. Nesta perspectiva, quaisquer estudos sobre a atividade rural, com exceo dos modelos coletivistas, devem contemplar o processo de desenvolvimento e expanso do capitalismo. Neste sentido, a Amrica Latina e, em particular, o Brasil, passaram a constituir-se num dos espaos mais atrativos do mundo desde a II Guerra, para a expanso do agrobusiness e, com ele, um novo padro agrcola, o chamado complexo agroindustrial (CAI). Lembre-se que a agropecuria brasileira prestou vital papel no processo histrico da ocupao do territrio e na configurao espacial do pas, alm de ter muito contribudo via exportao (reservas cambiais), sua prpria mudana modernizante e edificao do complexo industrial (agroindustrial) brasileiro. A partir do final da dcada de 1950, o desempenho das atividades agrrias brasileiras, baseado no processo de modernizao, foi de tal monta que colocou tal assunto entre os mais importantes temas de discusso cientfica. Desta forma, os complexos agroindustriais no pas do oportunidade de se levantar uma srie de questes de natureza econmica, social, poltica, tcnica, social, espacial entre outras. Na primeira parte deste trabalho procurou-se entender o processo de formao dos CAIs, sistematizados em perodos, e cujas razes j se encontram na segunda metade do sculo XIX, at a consolidao destes complexos na dcada de 1980. Na segunda parte deu-se ateno aos aspectos tericos (conceitos e formas de integrao) e empricos (modernizao da atividade agrria brasileira e papel do Estado). Buscou-se,

na terceira parte3[3], levantar as conseqncias da modernizao e, com ela, dos CAIs, em certos horizontes da economia e da organizao espacial brasileira. Sero destacados aspectos destes impactos na relao de produo, estrutura fundiria, produtividade, relao de trabalho, expanso da rea agrcola e modificaes espaciais (rural e urbana). Enfim, apesar da complexidade, magnitude e polmica sobre a temtica em anlise, buscou-se caracterizar, sistematizar e, deste modo, compreender no s os complexos agropecurios em si, mas a prpria modernizao do campo, tendo, como referncia, autores consagrados e com formao acadmica e ideolgica diferenciada.

A FORMAO DOS COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS NO BRASIL


Embora os complexos ou sistemas agroindustriais (CAIs) no Brasil tenham se conformado de modo mais especfico na dcada de 1970, algumas das razes da modernizao agrria podem ser encontradas no sculo passado. As mudanas ligadas s inovaes do campo ocorreram sob a lgica, os objetivos e as estratgias do capital, em princpio comercial, em seguida industrial e, depois, financeiro. Naturalmente, os setores agrcolas bsicos ligados exportao, sobretudo caf, cana de acar, e algodo, foram no passado os mais susceptveis na adoo de inovaes, tanto a nvel tcnico como nas relaes de trabalho. Graziano da Silva (1982), Kageyama et al. (1989) e Martini (1991), entre outros estudiosos, contriburam no sentido de periodizar o processo histrico da passagem do denominado complexo agrrio ao complexo agroindustrial. Neste processo encontram-se envolvidas a substituio da economia natural por atividades agrcolas integradas moderna industrializao, a intensificao da diviso do trabalho e das trocas intersetoriais, a especializao da agricultura e a substituio das importaes pelo mercado interno.

3[3] - A ser publicada.

Ligado ao capital comercial, o complexo rural encontrava-se atado ao comrcio externo atravs de um produto valorizado no mercado internacional. As unidades produtoras (fazendas e engenhos/usinas) eram quase que auto-suficientes. Para realizar a produo voltada exportao, elas se proviam, dentro de suas possibilidades, de artesanatos e manufaturas e, assim, produziam equipamentos rudimentares para o trabalho, bem como insumos simples, alm de transporte. Neste contexto, a diviso social do trabalho apresentava-se bastante incipiente. interessante ressaltar que o desenvolvimento industrial brasileiro, indutor de mudanas no setor agropecurio, ao contrrio dos pases centrais, ocorreu sem o substrato da revoluo agrcola. A periodizao da evoluo da agricultura, apontada segundo os autores supracitados, se estrutura em quatro distintas etapas: 1850-1890, 1890-1930, 1930-1960 e 1960-1980.

Primeiros sinais significativos de mudanas (1850 - 1890) Esta fase constituiu-se, segundo Graziano da Silva (1982), num perodo de transio marcada pelo fim do sistema colonial. A Lei Eusbio de Queiroz de 1850, que ps um ponto final no trfico africano de negros, veio dificultar a substituio e ampliao da mo-de-obra escrava, iniciando-se, assim, uma crise no setor agro-exportador. Em muitas fazendas cafeeiras, mesmo antes da lei abolicionista (1888), a fim de resolver o problema da carncia de mo-de-obra, introduziu-se a mo-de-obra livre dos imigrantes, principalmente italiana, inaugurando a categoria nomeada historicamente de colonato. Por outro lado, na medida em que ocorre um pequeno, mas significativo, surto de desenvolvimento urbano - incentivando a pequena produo agrcola de gneros alimentcios - e, com ele, a montagem de indstrias manufatureiras4[4], aproximando das inovaes industriais urbanas e, deste modo, perdendo a sua estrutura autrquica. Para Albuquerque e Nicol (1987: 203), 4[4] - Na dcada de 1880, implantaram-se as grandes indstrias txteis que estimularam o desenvolvimento da agricultura do algodo, inclusive com a participao da parceria, seguida das alimentares (moinhos) e bebidas.

somente o desenvolvimento da cafeicultura permitiu que houvesse um incio de industrializao auto-sustentvel a partir dos anos 1870/80 no Brasil. O Estado que desempenhar um papel fundamental no processo de modernizao agrcola, tambm, marcou presena nessa fase, por exemplo, com a criao dos engenhos centrais na dcada de 70. Abertos aos capitais estrangeiros, os engenhos centrais no podiam possuir terras, plantar cana-de-acar e utilizar trabalho escravo. Assim, segundo Andrade (1994) 5[5], a sua ao restringia-se a processara a cana para obter acar. Houve uma separao entre as atividades agrcola e industrial, quebrando um padro implantado nos primrdios da colonizao. Observa-se, portanto, um avano nas relaes de trabalho nestes engenhos. No entanto, a experincia no foi bem sucedida, pois os senhores de engenho (donos da terra) mais ricos, tornaram-se usineiros e continuaram a desenvolver as atividades agro (plantao da cana) e industriais (refino de acar).

Papel da economia cafeeira (1890 - 1930) Nesta fase, o complexo cafeeiro atinge o seu clmax e s quebrado com o advento da crise mundial de superproduo denunciada pelo cracking da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929 e que se prolongou aos primeiros anos da dcada de 1930. Observa-se nesta etapa o crescimento efetivo das cidades e, com elas, a expanso e diversificao de suas funes. Algumas delas, localizadas principalmente nas Regies Sudeste e Sul, passaram por um processo de industrializao, notadamente de indstrias de bens de uso e de consumo. Assiste-se, assim, ao nascimento e expanso do capital industrial que lana, tambm, seus tentculos ao campo. Corresponde esta etapa aos primeiros passos firmes do processo industrial. Em tais condies postas, a agricultura pde voltar-se, tambm, ao mercado interno,

5[5] - Com o advento da Repblica, os engenhos centrais sofreram grandes dificuldades com a concorrncia imposta pela implantao das usinas pelos grandes proprietrios.

abastecendo-o com produtos alimentares e matrias-primas. A fazenda de caf, ainda muito independente, passou a adquirir seus instrumentos de produo como secadoras, despolpadoras, enxadas, arados, nos centros urbanos, intensificando sua vida de relaes com as cidades. Neste perodo, vultosos capitais ingleses so investidos em ferrovias, favorecendo a expanso cafeeira e semeando cidades. Esta maior eficincia de integrao espacial (transporte rasgando o pas continente) configura o retrato de uma nova era. O Estado, atravs de instituies cientficas, foi um fator decisivo para o desenvolvimento da agricultura. Monbeig (1984), no seu marcante trabalho, aponta o papel do Instituto Agronmico de Campinas6[6] para a expanso da cultura do algodo em So Paulo. A ttulo de exemplo, em 1923, os pesquisadores deste rgo procuram obter uma variedade de algodo que melhorasse a qualidade da fibra.

Edificam-se as estruturas (1930-1960) A crise que assaltou o setor primrio exportador, base da economia nacional, deu ensejo que surgissem e se ampliassem as condies favorveis intensificao do desenvolvimento industrial, principalmente nas reas onde dominava o antigo complexo cafeeiro paulista que internalizou infra-estruturas favorveis ao novo ciclo econmico. Apesar do setor agrcola no ter passado, como dito, pela revoluo agrcola nos moldes dos pases ditos centrais, Albuquerque e Nicol (1987) apontam cinco papis bsicos desempenhados por ele, no sentido de acelerar a industrializao brasileira. So elas - liberao de mo-de-obra s indstrias; fornecimento de produtos alimentares e

6[6] - Procuram os cientistas uma variedade de algodo que no ultrapassa-se a 1,0 m e que as espcies pudessem ser plantadas em intervalos de 1,20 x 0,25 m. Em 1932 e 1940, a cotao do algodo paulista melhorou sua cotao no mercado mundial, inclusive ultrapassando a do algodo americano (meddling 7/8) na Bolsa de Liverpool. Monbeig (1984).

matrias-primas a custos constantes ou descendentes; suprimento de capital para o financiamento de investimentos industriais; suprimento de divisas estrangeiras atravs da exportao de produtos agrcolas, necessrias ao financiamento de importao para o setor industrial; criao de um mercado interno para produtos industriais. Este novo momento econmico inicia-se com o Governo revolucionrio de Vargas que representou e concretizou as aspiraes democrticas demandadas pela classe mdia urbana e o iderio da emergente burguesia industrial nacional. Aos poucos, o setor cafeeiro vai cedendo espao como a grande base da economia nacional. Os setores algodoeiro e canavieiro, em processo de modernizao e que se encontravam em mos de empresas altamente capitalizadas, tiveram apoio de instituies de pesquisa mantidas pelo Estado, como o Instituto do Acar e do lcool (IAA). s usinas aucareiras so fornecidas cotas de produo controladas pelo governo, atravs de instituies como o IAA (criado em 1933). da dcada de 1940, o estatuto da lavoura canavieira, colocando o Estado como rbitro das contendas entre industriais (usineiros) e agricultores (plantadores de cana)7[7]. A fim de viabilizar o desenvolvimento industrial brasileiro, o Estado cria polticas direcionadas criao de infra-estruturas, designadas em seu conjunto por arranjos institucionais, por Singer (1973), necessrias atrao do capital internacional sob a forma de empresas industriais. Por outro lado, era fundamental a integrao do territrio, o que representaria a unificao do mercado (de alimentos, matrias-primas e trabalho). J na dcada de 1930, transfere-se o eixo de acumulao de capital do setor agropecurio para o industrial. No perodo em destaque, reorganiza-se o espao produtivo agrcola brasileiro com o aumento da especializao a nvel regional em determinados tipos de produto e redesenha-se uma nova diviso social do trabalho na agricultura a nvel nacional. A rede viria amplia-se, principalmente no caso das rodovias pelo incentivo da presena de 7[7] -Segundo Neves (1997: 75) As oscilaes da produo, da demanda e do preo do acar, ao lado da necessidade de grandes investimentos para a instalao das unidades fabris, apareciam como justificativa para os produtores reivindicarem a participao do Estado na atividade econmica.

montadoras de carros, integrando e intensificando o intercmbio entre as regies Centro-Sul e Nordeste. Alguns estados da Federao, como o Rio Grande do Sul, Paran, Gois, Mato Grosso (do Sul) e Maranho passaram a especializar-se em produtos alimentares em funo da grande demanda urbano-industrial. Enquanto as reas de ocupao tradicional so penetradas pelas relaes capitalistas de produo, as reas de fronteiras antigas (Paran, Gois e mato grosso) so consolidadas. Em relao abertura de novas reas de fronteiras, aprecia Sorj (1986: 17):

A expanso de fronteiras acompanha, em termos gerais, a dinmica do conjunto da economia que, atravs da liberao de fora de trabalho, da criao de infra-estrutura e gerao de mercados, viabilizavam as condies de ocupao de novas terras e os de sua integrao com o conjunto econmico.

A expanso da economia agrcola, neste perodo, ocorreu mais no sentido horizontal, pois o aumento da produtividade limitou-se a determinadas reas mais integradas ao processo industrial, principalmente em So Paulo. Na dcada de 50, segundo Kageyama et alii (1983) completou-se a implantao do chamado D1 industrial (Departamento de bens de capital e insumos para a agricultura) na chamada fase de industrializao de base.

Efetivao dos CAIs (1960 - 1989) Constitui-se esta fase na consolidao da modernizao da agricultura e sua subordinao definitiva indstria, tendo tambm ocorrido a efetivao dos CAIs no pas. Tal fato realizou-se de modo rpido e intenso pela ao de polticas governamentais que incentivaram a criao de indstrias de maquinarias e insumos

bsicos, tanto por iniciativa oficial, como particular (empresas nacionais e internacionais). As firmas multinacionais, algumas j atuando o pas, acorreram em grande nmero e passaram a operar, tanto na indstria de base quanto na de processamento, em forma de mono ou oligoplios. O Estado tambm cria incentivos ao consumo, via poltica de crdito subsidiado, difuso de pacotes tecnolgicos (revoluo verde), facilidade de aquisio de terras, principalmente nas reas de fronteiras. A propriedade fundiria desfruta de um intenso processo de valorizao, constituindo-se num bem com reserva de valor, o que Kageyama et alii denominou de territorizao do capital, acentuando a concentrao fundiria. Com o aumento do valor da terra, a pequena produo fica fragilizada frente s presses do capital e, assim, muitos dos seus agricultores foram obrigados a abdicar de suas terras. Muitos deles optaram em viver em cidades (estimula-se que trinta milhes de brasileiros deixaram o campo pela cidade neste perodo). Uma outra parcela deles transforma-se em assalariados permanentes ou temporrios nas empresas modernizadas. Uma

percentagem das pequenas propriedades familiares consegue se capitalizar e penetrar no circuito da agroindstria, integrando-se aos CAIs, mas em compensao, perde grande parte de sua independncia. Esta fase, principalmente no perodo de 1965 a 1979, ficou conhecida pelos crticos como modernizao conservadora (vide Graziano da Silva - 1982), ou milagre econmico pelos simpatizantes do regime militar que a patrocinou. Este autor afirma que a modernizao da agricultura brasileira s se deslanchar ao se consolidar a hegemonia da indstria de base. Sorj (1986: 11) observou que, em meados dos anos 60, houve uma redefinio das relaes entre a agricultura e a indstria, a partir do desenvolvimento do complexo agroindustrial. Sobre isto, ainda, acrescenta o autor: A agricultura passa a se reestruturar a partir da sua incluso imediata no circuito da produo industrial, seja como consumidora de insumos e maquinarias, seja como produtora de matrias-primas para a transformao industrial.

Tal modernizao encontra-se presente em quase todos os setores e no s naquelas plantagens voltadas ao mercado externo. Em relao modernizao recente da agricultura brasileira (dcada de 1980), Martine (1991) fez importantes observaes, sendo que algumas delas foram aqui incorporadas. Quase toda a economia nacional e nela os CAIs amargaram na dcada de 80 e incio da de 90, intensas dificuldades, em funo da crise econmica que afetou o mundo ocidental. Mais uma vez, o Estado elaborou distintas polticas setoriais no s visando mitigar os efeitos perversos da crise, como dinamizar a economia nacional frente s transformaes que se operavam no mercado mundial. Martine distinguiu nessa dcada duas fases: 1980-84 e 1985-89. Caracterizada por crise de estagnao econmica, a primeira fase atinge tanto o setor industrial como o agrrio. No entanto, esta crise encontrou a agricultura com uma estrutura produtiva j consolidada em termos tcnicos, amortecendo suas seqelas negativas. A atividade rural perde o seu tratamento preferencial junto ao sistema financeiro. O crdito subsidiado e com taxa de juros negativas, que era concedido de modo genrico, perde o seu mpeto e d a vez ao dirigido. Ao lado desta nova atitude creditcia, o Estado implementa poltica de subsdios, de cmbios e de preos mnimos aos setores ligados cana-de-acar (PROGRAMA DO PROLCOOL), soja, trigo, cacau, algodo e laranja. Observou-se, por um lado, uma queda na importao de produtos alimentares e por outro, incentivos exportao, fato que redundou em elevados supervit na balana comercial brasileira. Genericamente, constata-se uma retrao no ritmo de crescimento das reas cultivadas, em particular nas culturas permanentes e do rebanho. Esta queda afetou, naturalmente, a expanso do uso de maquinaria, em especial dos tratores. Comparado s dcadas anteriores (1960-70), observou-se maior morosidade no processo de incorporao de novas fronteiras. Mesmo assim, a cultura da soja foi a grande responsvel pelo alargamento destas fronteiras, sobretudo na regio Centro-Oeste e, tambm, vai expandir-se na regio Sul. A criao de gado fortalece sua presena nas regies Centro-Oeste e Norte.

A retrao relativa da economia rural modernizada propiciou o crescimento de certas formas no-capitalistas de produo. Isto se revela pelo aumento do ritmo de crescimento do nmero de trabalhadores dos pequenos estabelecimentos, caracterizando o chamado processo de minifundiarizao. Apesar da conjuntura externa bastante desfavorvel, a agricultura brasileira conseguiu colher duas supersafras (1985-86), indicativas da recuperao do setor. Simultaneamente, a esfera industrial se encontrava, ainda, mergulhada numa crise recessiva, sem precedente, em busca de novos padres tecnolgicos, fato que veio agravar o debilitado mercado de trabalho, gerando elevados ndices de desemprego no setor. Sem abandonar a poltica de incentivos exportao, o governo da Nova Repblica dinamizou o setor agropecurio voltado ao mercado interno atravs do chamado Plano Cruzado com efeitos, porm, limitados no tempo. Este plano, ao conter a inflao, elevou o poder de compra da populao trabalhadora urbana, havendo, inclusive, necessidade da importao de gneros alimentcios. Foi garantido ao produtor o preo mnimo mais elevado para os produtos alimentares. Novamente, o governo pe em prtica a poltica de crdito rural (custeio e investimento) com taxas de juros reais negativas (1986-87). J em 1988, observa-se o saldo positivo na balana comercial, com elevao do preo dos produtos exportados. A valorizao de terras para a produo ou para o especulato forou, novamente, a proletarizao dos camponeses ou o seu deslocamento para novas reas (principalmente Rondnia), reproduzindo o ciclo dos posseiros que agem como batedores passagem do grande proprietrio. A expropriao parcial dos pequenos produtores levou muito deles a lutar pelo direito terra. Nesta fase, consubstancia-se a formalizao do Movimento dos Sem-Terra que passou a comandar a invaso dos latifndios improdutivos (1984/85), como medida poltica de chamar a ateno da nao sobre a eterna questo da reforma agrria. No se pode esquecer que a pequena agricultura familiar continuava resistindo, inclusive, pela via da incorporao aos cais. Uma vez integrada e capitalizada, ela passou a produzir matrias-primas s agroindstrias.

Na dcada de 90, chegaram ao poder os presidentes Collor de Mello e Cardoso que assumiram prticas ligadas doutrina neoliberal. No Governo Collor de Melo, a recesso, desemprego e inflao atingiram patamares nunca vistos e que no foram debelados, apesar dos planos econmicos implementados. J o Governo Cardoso obteve xito quanto ao controle da inflao, via Plano Real. Nesta dcada, o Estado no s perde a sua capacidade de investimento em indstrias de base e em infra-estrutura, como tambm, vem-se retirando do processo econmico com a poltica de privatizao das estatais. Abriu-se, por outro lado, o mercado brasileiro, at ento protegido em favor das indstrias existentes no pas, objetivando, via concorrncia, elevar o padro de qualidade dos produtos e servios a preos baixos. A estabilizao da moeda, indubitavelmente, atraiu ao mercado consumidor, sobretudo nos produtos de primeira necessidade, uma parcela da populao nacional de baixa renda, ausente do circuito formal da economia. Em outro patamar, nesta dcada efetivou-se a aliana econmica entre os pases sul-americanos do chamado Cone-Sul, constituindo-se num supra-organismo, o MERCOSUL, com repercusses diferenciadas na economia de todas as naes membros. Esta realidade, embora muito recente, vem trazendo modificaes na esfera econmica e na organizao do espao brasileiro, principalmente na regio Sul, a mais prxima dos pases integrantes no macro-organismo. Tudo indica que haver a mdio e longo prazo uma maior especializao setorial nas diversas regies geoeconmicas, em funo de sua proximidade, das potencialidades naturais e das vantagens comparativas. Algumas, certamente, ganharo dinamismo enquanto outras podero ficar, at mesmo, marginalizadas. Como se comportaro os cais (semi)integrados face abolio das barreiras alfandegrias entre os Estados membros? E estes, como esto agindo no sentido de conciliar tantos choques de interesse regionais, nacionais, supra-nacionais (Mercosul) e internacionais? Frente a estas e a outras mudanas na ordem poltica e econmica nacionais, como vem reagindo o processo de modernizao industrial e agrcola e com ela os complexos agroindustriais brasileiros?

OS COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS
O surgimento dos Cais vincula-se a um amplo e contnuo desenvolvimento do capitalismo no aps II Guerra, cujo setor industrial em grande efervescncia, alcana o mago do setor agrrio que, por sua vez, buscava novos caminhos para superar a queda da lucratividade e a depreciao da renda da terra. Como ocorrera com a indstria no final do sculo XIX, a agropecuria tambm passou por concentraes horizontal e vertical no seu processo de caificao. Nas palavras de Johnston e Kilby (1977: 51) o mecanismo do processo econmico na agricultura o mesmo que opera em todos os demais setores de uma economia. O nome desse mecanismo especializao. A entrada da agricultura no complexo industrial no se dar de modo tranqilo, pois muitos problemas adviro como, por exemplo, o aumento dos custos produtivos, sem a devida compensao em termo de aumento da rentabilidade, alm do mercado ir perdendo o seu carter competitivo e penetrar na esfera monopolista.

Base Conceitual
O conceito de complexo agroindustrial8[8] surge na dcada de 1950 nos pases centrais, como resultado de estudos sobre a participao das atividades agrcolas nas relaes inter-setoriais, a partir de teorias a respeito destas relaes formuladas por W. Lentief, como aponta Guimares (1979). Um dado fundamental refere-se distino entre os termos que compem essa grande equao do comportamento moderno da agricultura. Kageyama et alii (1989), ao 8[8] - Segundo Alvarenga (2000), o termo agrobusiness foi criado por Ray Golberg, professor da Universidade de Harvard, por volta de 1960.

iniciar a sua apreciao sobre o assunto, distingue, conceitualmente, os termos modernizao e industrializao da agricultura. Por modernizao entende basicamente a mudana da base tcnica da produo agrcola. Em outras palavras, ocorre uma transformao da produo artesanal camponesa numa agricultura consumidora de insumos (inputs) e com elevado grau de intensidade. O processo de modernizao pode ser aquilatado pela elevao do consumo intermedirio na agricultura. A industrializao da agricultura corresponde fase mais evoluda da modernizao e, por sua vez, nas palavras dos autores: Envolve a idia de que a agricultura acaba se transformando num ramo da produo semelhante a uma indstria, como uma fbrica que compra determinados insumos e produz matriasprimas para outros ramos de produo (p. 113). Quando se fala em industrializao da agricultura mister lembrar os seus limites, pois diferentemente da indstria, a agropecuria possui especificidades (ritmos, ciclos naturais etc.) que no se coadunam com o mtodo industrial. Prosseguindo sua anlise, acrescentam Kageyama e Outros que, conectada com outros ramos da produo, esta agricultura para produzir: depende dos insumos que recebe de determinadas indstrias, e no produz mais apenas bens de consumo final, mas basicamente bens intermedirios ou as matrias-primas para outras indstrias de transformao (p. 114). Segundo eles, trs transformaes bsicas diferem a modernizao e industrializao da agricultura: - mudanas nas relaes de trabalho - ocorre a diviso do trabalho dentro da famlia, o trabalho coletivo ultrapassa o individual; - mudanas qualitativas na mecanizao - quando se introduzem as mquinas em todo o processo de produo (da preparao do solo ao transporte do produto); - internalizao do D1 - no Brasil isto correu com a instalao da indstria de base que passou a produzir mquinas e insumos ao campo. Com a industrializao da agricultura brasileira (dcada de 1960), o setor industrial passa a comandar a direo, as formas e o ritmo da mudana na base tcnica da agricultura. Esta, no entanto, quando (semi)integrada perde o direito a concorrer no

mercado consumidor final e fica presa aos interesses das indstrias, principalmente processadoras de suas matrias-primas. Logicamente que, quando mais modernizada se torna a agricultura, mais amplos os caminhos se abrem sua industrializao. Quando ela alcana este estgio, o processo vai tomando carter de irreversibilidade. O mais elevado grau de irreversibilidade ocorre no contexto do CAI, pois a agricultura encontra-se altamente modernizada e industrializada, principalmente se a sua forma de integrao for direta. Assim, o processo de industrializao do setor agrrio brasileiro levar emerso dos complexos agroindustriais, somente na dcada de 1970. A existncia dos CAIs pressupe, logicamente, a presena no mnimo de dois setores integrados - agricultura (industrializada) e o industrial. Este representada pelas indstrias de insumos e processadoras, sendo as ltimas possuidoras de maior ascendncia sobre a agricultura. Cada CAI pode estar mais ou menos integrado a nvel intersetorial, sendo que os CAIs mais completos atuam nas esferas de estocagem, comercializao e transporte de produtos e, at mesmo, na do financiamento. J os cais incompletos, segundo Graziano da Silva (1993), s apresentam relaes para frente, isto , com as indstrias processadoras. Os vrios conceitos elaborados sobre os sistemas ou complexos agroindustriais, de certa forma, acham-se circunscritos aos aspectos formais j citados, isto , aos setores envolvidos, suas funes e integrao. Seguem-se alguns conceitos de CAIs, com nfase nos aspectos econmicos, polticos e ideolgicos. O CAI constitui-se de um complexo entre tantos outros, como industrial, porturio, cafeeiro. Giarracca (1985: 23) define complexo como a estrutura de relaes entre as distintas etapas que intervm na elaborao de um bem. E quanto este bem (produto) tem origem na agroindstria, est-se em presena de um CAI. Para Goldbery, R. A., citado por Bruneau e Imbernon (1980: 212), o sistema agroindustrial vem a ser:

o conjunto da produo e da distribuio de fornecimento para a agricultura, as operaes de produo ao nvel das exportaes, como a estocagem, a transformao e distribuio de produtos agrcolas e de alimentos transformados. Para Vigorito, R., reproduzido por Giarracca (1985: 23), o CAI constitui-se de um: Mecanismo de reproduo que se estrutura em torno da cadeia de transformaes diretamente vinculadas produo agrria, at chegar a: a) seu destino final como meio de consumo ou inverso, ou b) tomar parte da rbita de outro complexo no agroindustrial.

Muito semelhante definio de Goldbery, Sorj (1986: 29) v o CAI como: um conjunto formado pelos setores produtores de insumos agrcolas, de transformao industrial dos produtos agropecurios e de distribuio e financiamento nas diversas fases do circuito. Graziano da Silva, citado por Scopinho (p. 29), introduz um vis poltico em sua viso. Para ele, o Cai um produto histrico a partir de uma conjugao de interesses institucionais (pblico e privado), num determinado nvel organizacional. Explicitando, ele acrescenta:

uma verdadeira mquina de organizar interesses no quadro das relaes conflituais entre segmentos da iniciativa privada e o Estado, privilegiando e at mesmo incluindo atores que por razes estritamente econmicas deveriam ou no fazer parte de uma dada estrutura tecnoprodutiva.

Em outra linha de abordagem, com uma viso ideolgica, Neves (1997: 26) entende que a modernizao, modernizao conservadora e complexo agroindustrial so termos referentes a modelos gerais relativamente abstratos de compreenso de formas

especficas de interligao da agricultura com a indstria, nem sempre realizveis tais quais. Em funo da complexa natureza dos cais e considerando sua rpida capacidade evolutiva, cada conceito retratado, embora se constitua em valioso instrumental de entendimento da realidade, carece de uma viso mais global. Assim, h necessidade de novas abordagens para tecer conceitos mais abrangentes do fenmeno. Uma vez completado o ciclo de integrao do setor agrrio aos cais, o entendimento do movimento deste setor s pode ser apreendido em sua real dimenso, a partir da dinmica industrial a ele afeita. Por seu turno, o desempenho dos complexos industrial e do agro-industrial encontra-se atrelado esfera do capital industrial e financeiro que opera, de modo simultneo e integrado, em escalas distintas, isto , regional, nacional, continental e internacional. Em outras palavras, segundo Bruneau e Imbernon (1980: 213):

O sistema agroindustrial se desenvolve, acentuando o processo de internacionalizao do capital social, sob todas as formas: capital produtivo (implantaes industriais e migrao de mo-de-obra), capital financeiro (movimento internacional do capital bancrio e industrial), mercadorias/transferncia de tecnologia, importao e exportao de diversos bens e servios.

bom lembrar que, embora a modernizao-industrializao da agricultura brasileira, inclusive integrando-se aos Cais, tenha se intensificado em escala crescente desde o ps II Guerra, no se pode esquecer de que este processo no se deu de forma homognea em todos os setores agrrios e no espao nacional. Ainda existem muitos espaos, tipos de cultura e criao, fragilmente ou, ainda, no atingidos pela modernizao. A introduo das relaes capitalistas no campo faz-se de maneira seletiva, principalmente em funo dos objetivos do sistema que, em ltima anlise, o da

reproduo ampliada do capital. Por outro, h que se valorizar a fora do lugar, pois as reas, regies, pases selecionados apresentam especificidades histricas, caractersticas naturais, acessibilidade, possuindo infraestruturas e so dotadas de situaes geogrficas fundamentais. Apesar dos CAIs no elaborarem um modelo universal, ao tom-los como unidade escalar, o estudo dos setores agrrio e industrial, feito mesmo de modo isolado, revestir-se- de grande significado para o entendimento dos seus vrios processos econmico, social, poltico e principalmente espacial. O uso da expresso sistema agroindustrial, na acepo dos dois autores supra citados, torna-se necessrio, pois que ela no significa um simples processo de reorganizao industrial no campo, mas uma reestruturao do processo produtivo.

Indstrias Afins
O nascimento e evoluo do sistema agroindustrial so garantidos, em termos mnimos, pela existncia do trip agricultura/pecuria, indstrias de insumos e indstrias processadoras. A partir do ponto de vista das atividades rurais, tais indstrias encontram-se situadas, respectivamente, a montante e jusante do seu processo produtivo. As indstrias, genericamente chamadas de insumos (montante), so responsveis pela evoluo modernizante da base tcnica da agricultura, isto , responsveis pelo aumento da produo e da produtividade. As indstrias processadoras (jusante) que so muito numerosas, no s transformam as matrias-primas provenientes do campo, como articulam a entrada, a integrao e o comportamento das empresas rurais no CAI. As indstrias de insumos, classificadas genericamente como de base, abriga dois segmentos bem distintos. Um deles liga-se produo de maquinarias - tratores e implementos mecnicos (arado, colhedeira, empacotadeira etc.). O outro ramo produz insumos de natureza qumica e biolgica que so os fertilizantes, adubos, raes, inseticidas, sementes etc.. As cooperativas constituram num dos mais importantes vetores de difuso do uso de maquinarias e insumos industriais no campo brasileiro.

As indstrias processadoras, alm de muito numerosas, so as mais diversificadas possveis, pois elaboram produtos alimentares (sob as mais diversas formas) de procedncia vegetal, animal e outros ramos (do couro celulose). Como j dito, a organizao dos CAIs s se torna exeqvel em um quadro onde estas indstrias de base so realmente internalizadas.

Indstrias de maquinarias
A presena de maquinarias no campo brasileiro registrada desde a dcada de 1920. O crescimento do uso destes instrumentos de trabalho associa-se expanso de certas culturas. Assim, na dcada de 40, a difuso da triticultura e da rizicultura irrigada no Rio Grande do Sul e da cana-de-acar e do caf em So Paulo criou condies objetivas ao surgimento de um mercado para estes produtos industrializados. A partir de ento, observa-se um contnuo e vigoroso implemento na utilizao de tratores. Na dcada de 50, foram contabilizados 8.372 tratores, na dcada seguinte, eles atingiram a cifra de 61.345 unidades. Lembra-se que at a dcada de 50, os tratores eram adquiridos no mercado externo, principalmente nos Estados Unidos e Europa.. Assim, em resposta aos estmulos emanados do Plano de Metas do Governo JK (anos 50), comearam a chegar ao Brasil empresas multinacionais ligadas produo de maquinarias, destacando-se os tratores9[9]. Segundo dados apresentados por Kageyama e Outros (1989), em 1961, tais indstrias que operavam no pas eram responsveis apenas por 21% da oferta e, no ano seguinte, elas alcanaram, espantosamente, 80%. A expanso da cultura da soja (dcada de 60) e a consolidao dos Cais (dcada de 70) favoreceram, em muito, o emprego de maquinarias agrcolas. O nmero de

9[9] - Segundo Kageyama e outros (1989), em 1961, as indstrias que operavam no pas cobriam apenas 2% do mercado e, no ano seguinte, elas alcanaram, espantosamente, 80%.

tratores em uso, em 1970, saltou de 157.340 para 331.000 unidades em apenas cinco anos. O amplo uso de maquinarias na cultura da soja possibilitou que outras, como as do algodo, amendoim, laranja e milho, tambm fossem atingidas por tal inovao. Em princpio, eram apenas trs grandes empresas internacionais de carter oligoplicos e monoplicos atuantes no Brasil. J na dcada de 80, eram seis as que fabricavam tratores com capacidade at 200 cv. O mercado de tratores, com potncia mais elevada, bastante restrito, estava em mos de apenas trs empresas10[10]. Tanto no mercado brasileiro como no latino-americano, h o domnio absoluto das empresas norte-americanas. As mquinas colhedeiras - uma grande inovao tcnica que, ao diminuir o tempo destinado colheita, agilizou a produo e possibilitou a expanso da rea cultivada - s chegam ao mercado nacional nos anos 60, com grande defasagem em relao introduo de tratores. As empresas encarregadas de produzir este implemento foram igualmente beneficiadas com os mesmos incentivos feitos s empresa de tratores. interessante ressaltar o importante papel prestado ao setor agrrio pelas numerosas indstrias de equipamentos mecnicos de variados tipos, inclusive com intensas repercusses regionais. Sobre isto comenta Kageyama e Outros (1989: 151):

A histria das empresas fabricantes de implementos, mais do que a de tratores e colhedeiras, desenvolveu-se num espao acentuadamente regional como uma espcie de proteo, permitindo que a mecanizao atingisse reas que no atingiria, pelo menos to precocemente.

10[10] - Inicialmente as empresas eram Massey e Feergusos (Perkins), Ford e Valmet. Na dcada de 80, foram acrescentadas mais trs CBT, New Holland (adquirida pela Ford) e Danta Matilde (nacional). As empresas especialistas de tratores com mais de cv. Miller, Sose e Rngesa.. In: Kageyama et alii (1989).

Tal proteo permitiu a que pequenas oficinas atuassem, principalmente em So Paulo e Rio Grande do Sul, na manuteno e no reparo de peas e componentes agrcolas. Muitas delas evoluram para pequenas empresas e passaram, at mesmo, liderana de alguns segmentos do mercado, extrapolando, pois as fronteiras da regio onde se encontravam implantadas. Centenas de pequenas e micro-empresas competem neste mercado nos interstcios no ocupados pelos monoplios e oligoplios. O grande triunfo de tais empresas reside no fato de que elas estarem muito prximas clientela e, assim, conhecerem as caractersticas e necessidades do mercado. Naturalmente que o nmero e tipos destas empresas variam como o movimento oscilante da economia. Segundo Kageyama et alii (1989), a indstria de equipamentos alcanou o seu maior desenvolvimento entre os anos de 1970 e 76, em funo de trs fatores bsicos subsdios de crdito agrcola, pelo lado da demanda; manuteno da supresso da cobrana do ICM e iseno do IPI, pelo lado da oferta. Em 1976, com mudanas nas polticas oficiais voltadas aos setores agrcola e industrial, verificou-se uma retrao da indstria em questo e, somente em 1983, observa-se um novo ciclo ascendente, derivado de conjunturas internas (abundantes safras, Plano Cruzado) e externas (melhorias nos preos dos produtos de exportao).

Indstrias de fertilizantes, raes e defensivos


A partir do sculo XIX, o mundo assistiu ao crescimento, sem paralelo, da populao humana. O boom ocorreu, inicialmente, nos chamados pases centrais, na 2a. metade do sculo passado e na 1a. metade do atual sculo. No ps II Guerra, a exploso demogrfica transferiu-se ao Terceiro Mundo e, at hoje, apesar das polticas oficiais de controle da natalidade por parte de muito dos seus pases, o fenmeno persiste.

Como alimentar um contingente demogrfico que beira casa dos quatro bilhes de pessoas, utilizando-se apenas das potencialidades naturais? Como garantir s grandes multinacionais ligadas s indstrias de base e de transformao, a lucratividade em bilhes de dlares/ano num mercado consumidor por elas monopolizadas? As indstrias produtoras de insumos foram envolvendo de tal forma o setor agropecurio que este no consegue produzir, adequadamente, sem os pacotes tecnolgicos por elas impostos. Lavouras como as de trigo, soja, fumo, batata, tomate, cebola, caf, cacau e cana-de-acar, por exemplo, s conseguem ser economicamente viveis base de fertilizantes11[11]. Se por um lado, tais insumos operam verdadeiros milagres, por outro, oneram os preos de custos da produo. Para se diminuir a presso destes custos, necessrio produzir com maior eficcia, fato que pressupes o uso de tcnicas mais evoludas, mais caras e, assim por diante. Isto prende o produtor rural num ciclo vicioso e faz com que ele corra, cada vez mais rpido, a fim de no ficar defasado e mantendo, minimamente, as condies bsicas de sua reproduo. Este o caso tpico dos farmers americanos. Isto se constitui numa das razes do porqu, apesar de toda a doutrina neoliberal vigente, os pases ricos exercerem um grande protecionismo sua agricultura. No caso brasileiro, a difuso do uso de fertilizantes qumicos e orgnicos foi fomentada, inicialmente, pela importao, graas s condies cambiais favorveis no ps- II Guerra e, no segundo momento, por incentivos governamentais, atraindo as empresas. Tal fato conjugou-se s estratgias das grandes multinacionais, para ampliar o seu mercado nos pases do terceiro Mundo, sobretudo atravs de joint-ventures, em fase posterior. Essas empresas procuraram, naturalmente, criar novos insumos adequados s condies de (sub)tropicalidade em termos de solo, clima e espcies vegetais. Em 1960, a superproduo de fertilizantes nos EUA, levou o governo a estender o crdito para financiar a exportao desses produtos ao Terceiro Mundo, via a 11[11] - Os fertilizantes tradicionais so compostos por combinaes dos elementos N, K e P. Eles j esto concorrendo com novos produtos obtidos por pesquisas biotecnolgicas.

conhecida Agncia de Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID). No mercado mundial ocorre grande concorrncia entre firmas europias, americanas e japonesas. Elas procuram-se expandir em mercados promissores como o Mxico, Argentina e Brasil, por razes apontadas por Burbach e Flyn (1982: 118) :

As vantagens que tm para os investidores estrangeiros a produo no Brasil - uma fora de trabalho barata e controlada e incentivos governamentais tambm tornaram o pas atraente plataforma de exportao par abastecer outros pases do Terceiro Mundo.

A ao do Estado, quer atravs de polticas visando a incentivar tanto a produo como o consumo, quer sendo ele prprio um agente produtor, revestiu-se de fundamental importncia modernizao da agricultura e da indstria. J mesmo na dcada de 1940, a Companhia Siderrgica Nacional industrializava fertilizantes de origem orgnica. Entre 1950 e 85, o consumo aparente de adubos cresceu em quase 13%/ ano, atingindo 17,8 % no perodo considerado ureo (1967/80), segundo dados apresentados por Kageyama et alii (1989). O Plano de Metas e o II Plano Nacional de Desenvolvimento foram capitais no sentido de consolidar o setor industrial de fertilizantes e garantir a auto-suficincia brasileira. Muitas vezes, o Estado investiu em setores chaves, onde a iniciativa privada no dispunha ou no podia atuar por falta, principalmente, de capitais. A PETROFRTIL, criada em 1973, tambm em funo do custo elevado do preo dos insumos, subsidiria da PETROBRS, chegou a ter o monoplio da produo de amnia, substncia crucial produo de insumos. Ela procurou descentralizar as unidades produtoras, segundo presena de matrias-primas. Dados apresentados por Sorj (1986), do conta de que, entre 1970 e 76, a produo de fertilizantes, embora importando, ainda, dois teros de matria-prima, cresceu em 335%, enquanto a demanda em 140% .

Como nos demais setores econmicos, o consumo e a produo de fertilizantes apresentaram queda acentuada no incio dos anos de 1980, mas em 1984, volta aos nveis registrados em 80, em funo do subsdio estatal. Em relao s sementes selecionadas, a sua produo concentrou-se em So Paulo at 1964. No ano seguinte, elaborou-se o Sistema Nacional de Sementes. O plano de produo de sementes, finalmente, integrou-se desde 74 ao II PND, voltado principalmente para as principais culturas comerciais. A produo de raes vegetais volta-se maciamente avicultura, porm, nesses ltimos anos, dirigiu-se criao bovina. A expanso da indstria de rao recente no Brasil12[12] A cultura de soja permitiu expandir a produo de torta feita por firmas multinacionais. E, segundo Sorj (1986: 39), para colocar seus produtos no mercado esta indstria: desenvolveu planos de modificao de granjas e orientao tcnica aos produtores, conjuntamente com planos de financiamento, sendo ela tanto a expresso como o detonador da modernizao da produo avcola, bovina e suna. Um dos problemas inibidores difuso do consumo da rao era o tabelamento de preo da carne e do leite. Em 1976, o prprio preo da reao passou, de certa forma, a ser controlado pelo CIP. Mas o preo interno deste insumo encontra-se muito condicionado s flutuaes do preo da soja no mercado internacional, pois a soja constitui-se numa importante matria-prima da rao. O Brasil representa um dos maiores mercados de defensivos do mundo. At a dcada de 1960, a importao de defensivos era livre, no havendo participao substancial da incipiente indstria nacional, que praticamente se restringia produo de DDT e BHC. O desenvolvimento deste setor industrial, em ritmo acelerado, s ser realizado com o II PND nos anos 70, atingindo maturidade na dcada seguinte.

12[12] Entre 1966/68, chegaram ao pas as empresas americanas Cargil, RalsstonPurina e a Central Soja, enquanto a Anderson Clayton reingressa no mercado. Em 1974, forma-se a Socil (capital nacional) que absorvida plo grupo francs Dreyfus e, no ano seguinte, a Conto-Brasil, subsidiria da Continental Graines.

A legislao brasileira sobre o uso e controle de defensivos era vaga, desatualizada e inoperante. Na dcada de 1970, sob presso de ambientalistas, uma srie de portarias foram estabelecidas, formatando um corpo legal. Em 1982, estabeleceramse leis visando padronizao desses produtos e restrio do registro de alguns deles por iniciativa de entidades civis. Somente na Constituio de 1988, a matria tratada de forma mais responsvel. A resistncia crescente dos insetos, fungos, parasitos e microorganismos tem levado as empresas a buscar outras formas alternativas de eliminar os predadores dos vegetais e animais. Em outro sentido, desenvolveu-se uma conscincia ecolgica que impulsionou os movimentos ambientalistas a reivindicarem o controle de aplicaes indiscriminadas dos perniciosos insumos, causadores de seqelas no s quelas que os manuseiam, como os consumidores. Muitos desses produtos, txicos e agressivos ao meio, a exemplo do DDT, j esto proibidos de fabricao e uso nos pases desenvolvidos. A EMBRAPA tem conseguido xito em pesquisar mtodos naturais do controle de certas pragas, acionando algumas espcies de insetos no prejudiciais para eliminarem outras espcies nocivas a determinada cultura. Papel fundamental neste campo tem sido empreendido pela biotecnologia13[13]. Encontra-se em formao um novo paradigma tecnolgico para a agricultura, tido como ambientalmente limpo e poupador de energia.

Indstria de processamento
A indstria de beneficiamento de alimentos alcanou grande desenvolvimento nos EUA, desde a dcada de 1930, mas no ps II Guerra, as empresas ligadas ao setor passaram por uma grande diversificao e rpida expanso no pas e fora dele.

13[13] - A biotecnologia (cultura de tecidos, clonagem, produo de predadores naturais controle biolgico) tem sido referida como uma segunda revoluo verde. Muitos aceitam esta idia, outros so cticos a curto prazo, pelo menos.

De 1945 a 60, observa-se o surgimento de uma centenas de produtos novos sob diversas formas, sabores, odores e cores, acompanhados de inditas e atraentes embalagens. A propaganda, cientificamente elaborada, utilizando-se do novo veculo de comunicao de massa a tv, atuou no sentido de incorporar um imenso mercado, incentivando a criao de novas necessidades no campo alimentar, inclusive, o fast food. Quando esse mercado d sinais de certa saturao, as empresas, em constante processo de evoluo e de ajustamento, buscam outros produtos e mercados principalmente no Sudeste Asitico e na Amrica Latina. Nesta, foram instaladas, principalmente via joint venture, 75 empresas ligadas ao setor alimentcio no perodo compreendido entre 1960 a 75, segundo dados fornecidos por Burbach e Flyn (1982; 124). Eles reeditaram aqui, com as devidas adaptaes, os mecanismos necessrios realizao da produo, favorecidas por incentivos oficiais e trazendo, em suas bagagens, uma enorme experincia. Sobre a penetrao destas empresas comentam os autores: Abarcando tanto a rea urbana como rural, as beneficiadoras estrangeiras na Amrica Latina formam o ncleo de uma nova indstria na regio. Exemplo disto dado pela empresa Anderson Clayton que passou a produzir leos vegetais e margarinas, substituindo a banha de porco na diria dos brasileiros. Na atualidade, no s empresas ligadas ao capital industrial, mas tambm ao comercial (supermercados) e s instituies financeiras investem, maciamente, nas indstrias de processamento e no prprio setor rural, desbancando parte do capital mercantil tradicional, ainda, muito atuante. As modificaes trazidas pelas grandes empresas afetaram tanto o mercado consumidor final, como o setor agropecurio. Este, ao se associar ao setor moderno da economia, foi obrigado a adequar a sua estrutura produtiva s exigncias das indstrias de processamento. Muitas indstrias tradicionais, frente esta nova realidade, no tiveram como competir no mercado. Simplesmente foram desativadas ou absorvidas pelo grande capital, num intenso processo de verticalizao da grande empresa. A indstria moderna - e entre elas a Parmalat - que se utiliza do leite como matria-prima para produzir

vrios derivados, por exemplo, leite em p, foi responsveis pela desarticulao de inmeros laticnios de porte pequeno no Brasil. Mas, apesar da expressiva presena de multinacionais norte-americanas, europias e, at mesmo japonesas, uma parte significativa da produo de alimentos industrializados, ainda, se encontra em mos de empresas locais, produtoras em pequena escala e que se utilizam de mtodos e tcnicas mais tradicionais. As grandes empresas multinacionais de beneficiamento, em seu processo de expanso e verticalizao, tornaram-se chaves como veculos de articulao entre os diversos setores (agropecurio, industrial e financeiro), no processo de organizao dos CAIs, tal articulao em torno da empresa ncleo, ocorreu atravs da integrao que se apresenta sob diversas formas.

Formas de Integrao
A integrao agroindustrial, segundo Guimares (1979), em grande parte dos pases centrais, ocorre, simultaneamente, com o progresso de concentrao industrial que abrangeu tanto as indstrias de insumos, como as de beneficiamento de alimentos. Ao lado das fuses e das aquisies (horizontal e vertical) das empresas, principalmente alimentares, proliferaram os contratos agrcolas (contract farming) entre produtores, rurais, de um lado, e indstrias de insumos e processadora, de outro. Surgidos nos EUA e Canad como fenmenos espordicos, os contratos agrcolas foram, inicialmente, motivados por interesses mtuos que aproximavam, entre si, os produtores primrios de gneros alimentares, cuja venda precisava ser assegurada, e as indstrias de transformao, preservadoras e empacotadoras de tais gneros. A primeira fase da integrao ocorreu de modo espontneo, sendo que muitos dos contratos eram verbais e os vnculos limitavam-se a operaes livres de troca. Os agricultores forneciam matrias-primas s processadoras e recebiam insumos diversos. s vezes, eram estabelecidas obrigaes especficas como, por exemplo, o financiamento para a agricultura em troca de preos pr-fixados pela indstria.

Na segunda fase, os produtores rurais passaram a negociar a maior parte da produo com a indstria e no com o setor comercial. Nesta altura, a agricultura j se apresentava industrializada. O setor industrial impe as regrar do relacionamento entre as partes, perdendo os agricultores a sua liberdade, sua capacidade de deciso. Estes no tm como optar ente os fornecedores de insumos e os compradores de seus produtos, cujos preos no so mais de concorrncia e sim de monoplio. Sobre as relaes entre ruralistas e as indstrias processadoras na fase mais avanada da integrao, observa o prprio Guimares (1979): No h mesmo sequer escolha, pois o ato de decidir vender no compete mais agricultura e sim (grande) indstria ou ao Estado, que induzem, indicam ou determinam o que e a quem deve a agricultura comprar e vender. A indstria foi se tornando cada vez mais exigente em termos de padro de qualidade dos produtos. A fim de diminuir o preo de custo e elevar a produtividade, ela passou a determinar a rea destinada ao plantio, tipos de insumos e tecnologias apropriados. Alm do mais, ela fornecia crdito direto ou indireto, via instituies financeiras. Neste processo histrico de integrao do setor agropecurio, a grande empresa industrial (mono ou oligoplica) executou papel fundamental. O capital produtivo agroindustrial muito flexvel quanto s suas formas de integrao. Ele, segundo Bruneau e Imbernon (1980; 214), integra:

novos agentes sociais de produo e impe a transferncia de lucros ao sistema produtivo capitalista, mas ele est principalmente fundado mais sobre o controle do mercado produtivo (prtica oligopolista e monopolista) do que sobre o aprofundamento de relaes de produo capitalista.

Estes mesmos autores apontam para quatro fatores principais que determinam a interveno agroindustrial e os diferentes graus de integrao ao sistema: - os sistemas agrcolas pr-existentes interveno agroindustrial e o grau de desenvolvimento de tecnologia na agricultura;

- o grau de concentrao e o nvel tcnico da produo industrial; - o mercado interno ou internacional pelo qual produz a agroindstria; - a interveno do Estado no nvel social ou econmico. Apesar das relaes entre as empresas, principalmente processadoras, e as rurais serem muito variadas em natureza e intensidade, so genericamente classificadas pela literatura pertinente, em duas tipologias - integradas e simi-integradas. A distino entre elas fica mais por conta de aspectos formais, no entender de Guimares (1979). A integrao vem a ser a ligao interativa intersetorial de diversos processos que envolvem a agropecuria, a agroindstria e o comrcio, sob o controle final de uma empresa processadora que passou por grande concentrao horizontal e vertical. Os CAIs, altamente integrados, possuem um corpo tcnico diversificado e qualificado (veterinrios, agrnomos, engenheiros florestais, bilogos, qumicos etc.). Alguns deles chegam mesmo a construir seus prprios laboratrios e investem em pesquisas. Por outro lado, eles detm uma complexa estrutura administrativa e organizacional, inclusive, contanto com a presena de especialistas em cincias humanas (economistas, administradores, psiclogos, contabilistas, assistentes sociais etc.) para definir polticas globais e setoriais. Procuram racionalizar os recursos tcnicos e humanos a fim de garantir a produtividade da fora de trabalho, atravs de aprimoramento dos mtodos de trabalhos, entre outros. Tais complexos concentram, apesar do uso de tecnologias avanadas, um relativo elevado contingente de mo-de-obra assalariada. Os assalariados permanentes, genericamente, so dotados de maior qualificao escolar e profissional. Grande parte dos assalariados foram pequenos produtores familiares que no conseguiram manter-se em sua condio original e, uma vez expropriados, colocaram-se disposio no mercado de trabalho rural. Os trabalhadores temporrios, conhecidos como boiasfrias, s so requisitados s lides das grandes empresas, em determinados momentos do processo produtivo, geralmente na colheita. Na maioria das vezes, ganham menos que o salrio mnimo legal. So recrutados e pagos por intermedirios (gatos) que os conduzem ao local de trabalho. Portanto, as grandes empresas no tm obrigaes legais com esses trabalhadores, pois tercerizam o servio.

Nos CAIs, no raro, h presena de empresas integradas que se verticalizam a tal ponto de assumir riscos inerentes ao processo produtor rural, como a inverso de capital na aquisio de grandes glebas de terras. Dois exemplos notveis desta postura podem ser lembrados os casos da produo de celulose no Amap e a de acar na Flrida. Bruneau e Imbernon (1980) trazem alguns detalhes do expressivo CAI comandado pela empresa do alemo Daniel K. Ludwig que, para produzir celulose e arroz, adquiriu 3,7 milhes de acres em plena selva do Amap. Foram 100.000 ha plantados com a espcie industrial - gmeline arborea, importada da frica cuja produo alcanava 250t/dia. Na regio dos Evergladers, situada na parte central da Flrida, os CAIs voltaram-se, principalmente, produo de acar de cana e legumes de inverno. Numa rea de mais de 280.00 h, mais da metade encontra-se, efetivamente, aproveitada em agricultura. Seis grandes grupos econmicos (4,7% dos estabelecimentos rurais), cada qual com mais de 4.000 ha, concentravam 51% das terras. Examinando esses sistemas agro-industriais, Dorel (1982: 19) comenta sobre a auto-suficincia na produo de matria-prima: um pouco mais da metade do acar produzido nos Everglades so das usinas dos quatro grupos agro-industriais que produzem diretamente de 80 a 90% de suas necessidades de cana. O Estado, l como aqui, desempenhou papel importante no sentido de bonificar terras, por exemplo, com a construo de canais, assim, drenando as outroras alagadas terras. No se pode tambm esquecer de um dado poltico de maior relevncia para incentivar o crescimento da produo de acar. Est se falando do bloqueio americano ao acar cubano a partir de 1960. No Brasil, entre os setores em que o processo de integrao se encontra mais intenso destacam-se os avcola, hortifruticultural, pecurio e florestal. Na opinio de Sorj (1986: 47) o setor avcola , provavelmente, um dos poucos onde os progressos tecnolgicos esto suficientemente avanados no Brasil para que haja reais ganhos de escala em contra posio pequena produo.

Por empresa

semi-integradas, Sorj entende aquelas onde a produo

agropecuria, se bem realizada por produtores em estabelecimentos prprios, est totalmente controlada pela agroindstria (p. 50). Como dito, a empresa ncleo exerce papel fundamental no processo de integrao das demais, dentro do complexo. Ela impe as normas do contrato (escrito ou oral) onde esto estabelecidos os direitos e deveres de cada parceiro. Cabe a empresa nucleadora, geralmente multinacional, fornecer insumos, assistncia tcnica, transporte, crdito, fixar preos s unidades participantes do complexo. Em compensao, estas devem entregar a produo com padres de qualidade estabelecidos, em quantidade e tempo certos. A unidade econmica familiar camponesa, herana de relaes de produo nocapitalistas, a dominante neste tipo de integrao. Embora subordinada14[14], ela goza de certa autonomia para denunciar o contrato ao findar o prazo de sua vigncia e engajar-se em outros complexos similares, ou no. As relaes de produo e o processo de trabalho das unidades familiares, no so tipicamente capitalistas. Nesta forma de integrao, observa Oliveira (1996) no ocorre a expanso, de forma absoluta, do trabalho assalariado. Ao contrrio, ela (re)cria o trabalho o familiar campons, a fim de aumentar sua acumulao. O capitalista consegue, atravs de relaes no-capitalistas, transformar a renda da terra em capital. Geralmente, as relaes dessas unidades com as processadoras so diretas. Entre elas, h uma srie de instncias intermedirias que tambm so tradicionais. Esses intermedirios podem ser atravessadores, comerciantes, camioneiros etc. que realizam vrias funes idnticas s das integradoras. A indstria estabelece os preos das metrias-primas com esses intermedirios e estes com os produtores.

14[14] - Giarracca (1985: 27) define subordinao como: um processo social, portanto contraditrio, com determinaes mltiplas, resultado por um lado dos interesses de rentabilidade das empresas processadoras, mas tambm das negociaes e lutas que os setores camponeses realizam para modificar as condies de integrao.

Muitas vezes, o Estado encontra-se presente nas relaes existentes entre as processadoras e produtores. Forma-se o acordo triangular, em que o Estado joga papel importante na fixao de preos dos produtos. Tais relaes triangulares, observam Bruneau e Imbernon (1980: 219), permitem s agroindstrias, sob a autoridade ou com o apoio do Estado, de controlar muito estritamente a produo de um conjunto de pequenas unidades familiares, sem possuir a terra nem correr os riscos da cultura. Em funo da autonomia dos produtores rurais, muitas vezes, os complexos apresentam alta rotatividade de produtores integrados. Redesenhando a rea de influncia destes complexos. Neste caso, as empresas integradoras tm que partir para a competio no mercado. As cooperativas de produtores rurais, quando ativas, constituem-se em importantes mecanismos de proteo dos interesses dos pequenos produtores. Neste sentido, observa Sorj (1986: 52)

Embora surgindo, muitas vezes, na dependncia dos grandes comerciantes e processadoras industriais, os pequenos produtores, organizam-se em cooperativas, procuram limitar a extrao de excedentes pela agroindstria, gerando suas prprias plantas industriais e esquemas de comercializao.

A agricultura contratual apresenta tambm uma srie de conflitos derivados de interesses diversos entre os seus integrantes. Sobre estas tenses, observa este autor: Nas formas de semi-integrao, pela grande dependncia dos produtores que trabalham com a agroindstria, as formas de solidariedade horizontal so minadas pela dependncia vertical do produtor com a agroindstria. Levando-se em considerao a modernizao, a industrializao e a integrao intersetorial, Kageyama e Outros (1989) classificam a atividade agrcola brasileiro em quatro grandes segmentos:

1 - Segmentos com grande modernizao em sua base tcnica, industrializados e altamente integrados verticalmente e formando complexos agro-industriais com o trip indstrias a montante, agropecuria e indstrias jusante. Encontram-se nesta categoria os complexos avcolas, sucro-alcooleiros, carne, soja, trigo, milho hbrido, arroz irrigado e ovos.

2 - Segmentos plenamente integrados jusante, intensamente tecnificados, mas no mantm vnculos especficos com as indstrias a montante. A idia de complexo restringe-se s interaes da agricultura com as agroindstrias, apresentando grande dinamismo entre elas. Enfim, est-se diante dos chamados CAIs incompletos. Nesta categoria incluem-se as fibras (algodo), frutas (laranja para suco), laticnios, milho (parte dos gros), oliaginosas (amendoim), legumes (tomate, ervilha). 3 - Segmentos modernizados e dependentes do fornecimento de mquinas e insumos extra-setoriais, porm, no estabelecem ligaes especficas a montante e jusante. Encontram-se neste grupo: feijo (So Paulo), arroz (Centro-Oeste), cebola, hortalias e frutas de mesa. So includas nesta categoria, tambm, as atividades ligadas classificao e embalagem que passam a desempenhar papel semelhante agroindstria. O caf poderia incluir-se neste grupo, pois o mais importante neste CAI, no so as indstrias de moagem e torrefao e sim o segmento de exportao/embalagem e classificao. As torrefaes so, genericamente, de pequeno porte e com atuao restrita, sem poder de presso sobre os produtores. Estes alm de serem grandes produtores, possuem influncia junto ao governo, via Associao Nacional do Caf e Instituto Brasileiro do Caf. O caf vem-se redefinindo dentro do complexo e tem-se aproximado do setor de insumos, em busca de adubos e de defensivos (combate ferrugem). 4- - O ltimo segmento compreende atividades pouco modernizadas, com raras e espordicas ligaes com as indstrias de insumos e processadoras. So atividades que tm sua base nos produtos como a banana e a mandioca.

Esta classificao apontada por Kageyama, embora referindo-se dcada de 1980, ainda persiste, basicamente, ao confronto com dados mais atuais. Estes produtos agro-industriais ou in natura destinam-se tanto ao mercado interno quanto ao externo15[15]. Caf e suco de laranja, por exemplo, ao longo desta primeira metade dos anos 90, parecem merecedores de classificao no sentido ascendente. Em relao competitividade no mercado externo16[16], os setores agrcolas e agro-industriais que alcanam elevado nvel so o caf, suco de laranja, soja (farelo), papel e celulose). Os produtos ligados s indstrias txtil e de confeco (tecidos, roupas e calados) apresentam nvel intermedirio. H grandes perspectivas quanto s frutas e carnes (vaca e aves).

Ao do Estado
Pelo exposto, no se pode falar em modernizao, industrializao da agropecuria e a conformao dos complexos agro-industriais no Brasil, excluindo-se ou minimizando a figura do Estado. As aes e polticas estatais demarcaram as mudanas no sistema de poder nos ltimos 50 anos. O papel do Estado, que foi de modernizar o setor agrrio brasileiro, atendeu, principalmente, aos interesses do grande capital, a ponto de alguns crticos, como Graziano da Silva (1982), afirmar que o Estado passa a ser apropriado no apenas pela 15[15] - Produtos importantes para o mercado interno (industrial ou in natura): arroz, carne, feijo, ovos e trigo. Produtos, basicamente, para o mercado externo: soja, caf e milho. Produtos importantes para o mercado externo: acar, alcool e farelo de soja. Produtos com consumo no monetrio expressivo (in natura): arroz (casca), aves vivas, leite, ovos milho (gros) e feijo (gros). 16[16] - Palestras proferidas por A. Furtado - A capacitao tecnolgica do Brasil e sua insero na economia internacional, em 17/10/1996 e por B. Albuquerque Agricultura no Brasil de hoje e os seus desafios, em 22/10/1996. Seminrio de Doutorado. Programa de Ps-Graduao em Geografia da UFRJ.

burguesia, mas por grupos especficos de interesses deste ou daquele ramo de atividade, forando uma balcanizao do aparelho governamental. Na realidade, como os interesses so mltiplos, vo ocorrer, naturalmente, contradies nas polticas pblicas. O grande problema encontra-se justamente no fato de o Estado ter sido o grande ou nas palavras de Martins (1991), o nico tomador de riscos, considerando ser o Brasil um pas de economia de mercado. Os estudos sobre o papel do Estado, na maioria das vezes, consideram-no como um fator externo desencadeador das alteraes nas condies de participao dos agentes da produo agrcola, como afirma Neves (1997: 13). Isto levou, segundo a autora, considerao de que o Estado poderia alterar de modo relativamente uniforme a todos os produtores, independentemente da posio social que ocupam ou do conjunto especfico de relaes que estejam vivendo. Completa Neves afirmando:

Tais estudos como provvel que decretos e normas formais sejam por si s capazes de alterar relaes e que os agentes sociais no participem, ainda que indiretamente, de sua elaborao. Admitem, tambm, como certo que ela os absorvam uniformemente ou sem resistncias, reivindicaes e recriaes.

A atuao deste agente de natureza multifacetada pode ser vista e aquilatada pelo implemento de diversas polticas (global, territorial, setorial) que abrangeram no s a esfera econmica, como poltica, institucional, social etc.. Tal postura, alicerada em planejamentos, visou a dotar o pas de condies atrativas aos investimentos produtivos internacionais e, assim, tornar factvel o processo de desenvolvimento socioeconmico e a sua insero, em nvel competitivo, no mercado internacional. Embora a presena do Estado Brasileiro na atividade rural venha ocorrendo desde o sculo XIX17[17], pode-se tomar a Revoluo de Trinta como o marco inicial

17[17] - Desde o final do sculo XIX, O Estado protocapitalista assegura a livre circulao de mercadoria e a reproduo do trabalho livre. Sorj (1986).

da interveno deliberada e sistemtica do Estado na economia. Mas foi no regime ditatorial militar, aps o golpe de 1964, que a interveno do Estado atingiu o seu ponto mais expressivo, isto , nas dcadas de 60 e 70. Observe-seque este papel realizou-se, tambm com eficincia, em regime de liberdades democrticas, como no Governo JK. Foram selecionadas algumas dessas intervenes diretas ou indiretas, a fim de qualificar o Estado, indubitavelmente, o grande artfice do processo de modernizao do campo brasileiro. As intervenes, ora o fazem um grande empresrio, criando indstrias de base como siderrgica (CSN), qumica (LCALIS), petroqumica (PETROBRS), montadora (FNM) e infraestrutura (energia, vias de transporte, irrigao, audagem, drenagem, saneamento etc.), ora como formatador de legislaes especficas nas esferas monetria, tributria, fiscal, cambial, preos de produtos, trabalhista, pesquisa, extenso rural etc.. Estas aes isoladas ou combinadas criaram condies objetivas para o chamado take off ao desenvolvimento industrial, agrrio e agroindustrial do Brasil. O perodo correspondente II Guerra, em funo das dificuldades de importao, ofereceu oportunidade no sentido de dotar-se o pas de uma estrutura industrial. Foi o deslanchar da implementao efetiva do modelo conhecido por substituio de importaes. O saldo positivo da balana comercial, derivado da exportao de produtos primrios e da manipulao de taxas cambiais, estimulou, inicialmente a importao de insumos agrcolas e, posteriormente, o incio das prprias indstrias de base produtoras destes insumos. A agricultura cumpriu, ento, papel fundamental em relao ao novo padro de acumulao de capital, subsidiando a importao e, conseqentemente, transferindo de renda ao setor industrial. Ao final da dcada de 1950 e incio da de 60, observa Sorj (1986), verificou-se uma queda nos mecanismos da integrao da agricultura no processo cumulativo industrial. A esta poca, o Governo Joo Goulart props reformas de base mas, por falta de alianas polticas significativas, no conseguiu alcanar seus objetivos que, inclusive, contemplava uma reforma agrria de forma distributiva e no coletiva. Grupos conservadores, ligados aos interesses do capital monopolista e dos grandes latifundirios, articulam com as Foras Armadas um golpe de Estado que se efetiva em 1964. A partir de ento, grandes mudanas econmicas e polticas completam a modernizao da agricultura.

Com Congresso cativo, oposio silenciada e controlada, classe mdia urbana ideologicamente cooptada, os governos militares elaboram polticas voltadas s mudanas modernizantes, a fim de implantar o modelo de desenvolvimento calcado no capital monopolista. Em outros termos, o Estado criou condies concretas expanso das grandes empresas internacionais, nacionais e, at mesmo, estatais. Entre os expedientes mais eficazes para transformar as estruturas ditas arcaicas, principalmente rurais, e integrar este setor ao industrial, encontrara-se a poltica de financiamento, ou seja, o crdito rural. Em 1965, houve uma reforma do sistema financeiro, inclusive, para dar suporte criao do Sistema Financeiro de Crdito Rural (SRCR)18[18]. Acionou-se o sistema financeiro privado para que o mesmo participasse desta nova poltica, atravs da aplicao de 10% dos depsitos vista, no novo crdito agrcola com juros de 7%/ano, ou canaliz-lo ao Banco Central. O crdito destinava-se ao custeio, investimento e a comercializao19[19]. Kageyama e Outros (1989) distinguem duas fases quanto concesso de crdito rural. Na primeira (1965-79), ele era abundante e altamente subsidiado, j na segunda (1979/86), h grande retrao de crdito subsidiado, com decrscimo em cerca de 50%. Ratificando o papel deste mecanismo voltado modernizao agrcola, acrescenta Sorj (1986: 89):

O crdito agrcola se transformou, sem sombra de dvida, no mais importante impulsionador do processo de modernizao das foras produtivas, em particular, na

18[18] - At os anos de 1950, no havia linha de crdito especial. Nessa faixa atuava o capital mercantil-usurio que, s vezes, constitua-se num obstculo s transformaes mais profundas na organizao da produo. Kageyama et alii (1989). 19[19] - Era a seguinte composio do crdito - custeio que alcano,no mximo, 40%, investimento que chegou a 33% e comercializao, estabilizado em torno de 25%. Idem.

modernizao, chegando por vezes a subsidiar praticamente mais da metade do valor da maquinaria agrcola.

Esta farta distribuio de benesses financeiras, porm, foi bastante seletiva. Isto , os proprietrios rurais, com um mnimo de lastro econmico, podiam garantir os emprstimos. Tinham eles que possuir bens em terra, produo etc.. Pelo visto, somente os mdios e grandes proprietrios satisfaziam tal exigncia. No caso de parceiros e arrendatrios, havia necessidade de carta de anuncia pelos proprietrios. Assim, as exigncias de garantia atuavam como uma forte barreira que exclua, de sada, os pequenos produtores, principalmente aqueles dedicados produo de gneros alimentcios de primeira necessidade. Alm do mais, muitos dos emprstimos concedidos reingressaram no circuito monetrio, quando o proprietrio comeou a exercer o papel de repassador destes recursos ou, ainda quando eram canalizados para outros fins, como lembra Graziano da Silva (1982: 39) polticas de crdito rural enquanto instrumentos de modernizao, indicam que grande parte desses recursos foram investidos por grandes proprietrios em reserva de valor principalmente na compra de terras. importante observar, como faz Kageyama e Outros (1989: 160/61), a captao do setor agro-pastoril ao financeiro alm de modernizao em si mesma, a integrao da agricultura ao circuito financeiro mais abrangente do que a simples integrao intersetorial. Como resultante deste processo interativo, o mercado financeiro tornou-se um importante ponto de referncia, em relao tomada de decises do setor agro-pecurio e das empresas atuando neste setor, conclui os autores. No final dos anos de 1970, um novo aumento no preo do petrleo afetou a economia brasileira - inflao em alta, dficit pblico e dvida externa se avolumando. O pas recorre ao Fundo Monetrio Internacional em busca de crdito e, em decorrncia disto, foi forado a colocar em prtica alguns ajustes macro-econmicos que iriam afetar, inclusive, a poltica de crdito subsidiado agricultura. Esta perde, ento, sua

atrao como campo privilegiado de acumulao de capital, observando-se uma fuga deste para outros setores (1980/85). Mas, a necessidade de se obter divisas para a importao de bens de capital e, assim, viabilizar a implementao dos CAIs e, mais tarde, para pagar, ao menos, os servios da dvida externa, levou o governo a incentivar investimentos direcionados ao setor agro e agro-industrial. Recorda Sorj (1986 83) que o incremento das exportaes fundamental para a reproduo do modelo econmico fundado numa dvida externa crescente, e tem-se exprimido numa poltica aguerrida de procura de novos mercados. Assim, tratou o Estado e viabilizar a produo tanto de culturas tradicionais (caf, cana-de-acar etc.) como de novas (soja etc.). Tratou, tambm, de estender a rea cultivada atravs de vendas de terras da Unio, financiada a preo muito baixo, principalmente, s empresas modernas e aos latifundirios, alargando, inclusive, a fronteira agrria interna, nas reas de cerrado e floresta equatorial. Em termos de expanso de culturas, Sorj enfatiza o papel da produo de gneros no tropicais, ao afirmar: A expanso brasileira no se deu fundamentalmente na base de produtos tropicais, dos quais os pases perifricos ainda so os maiores produtores, mas em termo de produtos como a soja, dos quais os pases desenvolvidos so importantes concorrentes. Enquanto o setor agroindustrial, ligado exportao, recebe todos os tipos de incentivos, a produo voltada ao mercado interno tem controle em termos de tabelamento de preos. Entre os mecanismos criados pelo Estado para fazer frente s necessidades do mercado interno, sobressaem a CIBRAZEM e a CEASA. A primeira desenvolveu programas de armazenamento e estocagem de produtos, principalmente in natura. A segunda tratava, precisamente, de controlar a comercializao e, assim, tentando eliminar ou mitigar os intermedirios. Ambas as instituies atuavam no sentido de evitar a oscilao brusca de estoques e de preos ao longo do ano. O preo do trigo constitui-se um exemplo significativo do controle administrativo de preo. Este no era, simplesmente, determinado pelo livre jogo do mercado, mas sim deliberado pelo governo que levava em considerao, alm do valor monetrio no produto no mercado internacional, a posio da balana de pagamento, os interesses dos produtores de insumo entre outros. Alm de polticas e seus mecanismos,

outras foram incrementadas, nas reas de cooperativismo, sindicalismo, pesquisa, trabalhista e assentamentos. Aps o golpe de 64, o Estado procurou legitimar-se entre todas as camadas de produtores rurais e, assim, incentivou o estabelecimento e o desenvolvimento de cooperativas. Cooptadas ideologicamente e tuteladas pelo Estado, elas passaram a prestar servios ao novo sistema implantado, como repasse de crdito, incentivo ao uso de insumos, promoo de cursos de extenso etc.. Enquanto a EMATER substitui a ACAR, oferecendo assistncias tcnica e creditcia aos cooperados, a EMPRAPA transforma-se no principal rgo de pesquisa agrcola do pas. O corpo tcnico, atuando sob os auspcios de governos autoritrios, exerce papel importante na mudana de mentalidade dos produtores, no sentido de direcion-los aos novos padres de organizao da dinmica produtiva. Muitas vezes, ocorreram choques entre a viso tecnocrata dos representantes do poder oficial e as prticas e interesses dos produtores, h muito articulados com as esferas governamentais. A este respeito, consultar a ao dos sindicado dos plantadores de cana de Campos (RJ), estudado por Neves (1997). As mudanas necessrias modernizao do campo, h tempo j estavam em marcha. As lutas dos pequenos agricultores e trabalhadores rurais tornaram-se mais consistentes com a criao do seu sindicato (CONTAG), em 1961. Por outro lado, os grandes proprietrios fundirios tinham se organizado na Conferncia Nacional da Agricultura (CNA). Esta, com grande poder, influenciava nas diretrizes das polticas governamentais para o setor, principalmente aps 64. Levar ao campo as conquistas trabalhistas, obtidas pelas lutas dos operrios urbano, era a meta do governo Joo Goulart. Assim, foi elaborado o Estatuto do Trabalhador Rural. Grande promessa de transformao no campo adveio do Estatuto da Terra (1965), acenando para uma reforma agrria, h muito necessria e aguardada. Esta objetivava fortalecer pequenos proprietrios em moldes dos farmers americanos e, deste modo, estabelecer uma classe mdia rural. Tal proposta, porm, nunca foi implementada, nem mesmo em rea de forte presso populacional, pelos governos militares que tinham compromisso com ela.

Um dos fortes segmentos sociais aliados desses governos eram os grandes latifundirios que, por razes obvias, obliteravam quaisquer iniciativas nessa direo, mesmo que fosse executada de forma restrita e parcial. parte a questo da reforma agrria, era necessria modernizar as relaes de trabalho no campo, expandindo o trabalho assalariado, enquadrando um vasto contingente de mo-de-obra ao processo de produo capitalista. A categoria dos colonos, como foi dito, por exemplo, passou a ser dispensada pelos proprietrios, a fim destes fugir das obrigaes trabalhistas. categoria dos assalariados permanentes juntou-se a dos novos assalariados temporrios, ambas formadas praticamente por pequenos produtores expropriados. A mo-de-obra desenraizada no teve outra alternativa, se no se deslocar s cidades e ali buscar outras formas de sobrevivncia. Muitos destes trabalhadores, embora vivendo nas urbes, so obrigados a continuar presos s lides rurais como assalariados temporrios. Visando facilitar o processo de acumulao, o Estado Brasileiro vai atuar no sentido de garantir a baixa remunerao salarial (um dos menores salrios mnimos do mundo) e controlar movimentos reivindicatrios dos trabalhadores, via legislao trabalhista e represso aberta s lideranas sindicais. O arrocho salarial deprimiu a renda da classe trabalhadora (urbana e rural) e, logicamente, fez diminuir o seu, j dbil poder aquisitivo, comprometendo o crescimento do mercado interno e, deste modo, prejudicando os pequenos produtores integrados a esse mercado. Finalmente, o Estado, com objetivos de - a) ampliar a produo agrria e, com ela, a consolidao dos CAIs, b) garantir a soberania nacional sobre reas pouco habitadas, principalmente de fronteiras, - elabora um conjunto de instrumentos, como incentivos fiscais para a ocupao de vastas zonas do interior, sob o lema integrar para no entregar. Neste sentido, criaram-se ou modernizaram-se instituies oficias, como o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) e a Superintendncia do Desenvolvimento da Amaznia (SUDAM), a fim de planejar e executar polticas de desenvolvimento setorial e regional. A estrada de rodagem Belm-Braslia constitui-se num marco inicial desta nova viso. Barragens surgem em pontos diversos da bacia hidrogrfica amaznica. Glebas imensas de terra so vendidas a preo baixssimo para grupos nacionais e internacionais que passaram a explorar as vastssimas potencialidades naturais desta fronteira de recursos.

Houve uma verdadeira corrida do tipo far west americano, mas numa escala espacial bem maior e num espao temporal bem menor. Tradicionais atores (posseiros, grileiros, madereiros, garimpeiros, seringueiros), ao lado de modernas empresas (pecuaristas, madereiras, mineradoras, agrcolas) disputam, entre si, e com os nativos a posse da terra. O prprio governo estabelece novos modelos de assentamentos rurais, a exemplo das agrovilas, em trechos da Transamaznica que, inclusive, redundaram em fracasso. Hoje, h toda uma discusso sobre o significado de fronteira. Becker (1996), por exemplo, passa a entender a fronteira como uma categoria geogrfica, dando uma valiosa contribuio ao tema. Caracterizam a fronteira amaznica como heterognea e j nascida urbana, sendo que a intensa urbanizao registrada passou a ser principal estratgia de ocupao do territrio. Enfim, a interveno moderna, principalmente do espao amaznico, sem dvida, constitui-se na maior experincia de ocupao territorial do mundo, num curto lapso de tempo. Os resultados desse modelo de povoamento podem ser vistos, de forma imediata, no se necessitando do cauteloso distanciamento histrico, para serem aquilatados. Por outro lado, observa-se uma ocupao, genericamente, predatria, onde as riquezas so mais extradas/destrudas do que construtivas. Est se reeditando o ciclo das drogas do serto, agora capitaneada por atores modernos muito mais tecnificados e, como no passado, voltados aos interesses extra-regionais. Como resultado deste processo, produzem-se paisagens bastante diversificadas, porm, com um trao em comum que so os problemas scio-ambientais. Hoje, o Estado Brasileiro, representado pelos trs nveis de poder poltico-administrativo, as Organizaes No-Governamentais (ONGs), entidades nacionais e internacionais (como o Banco Mundial) tm pensado um novo modelo de ocupao, baseado no chamado desenvolvimento sustentvel. Uma nova tentativa de preservao ambiental da Amaznia - os corredores biolgicos, propostos pela IBAMA, articulando as unidades de conservao (parques nacionais e reservas indgenas).

BIBLIOGRAFIA ALBUQUERQUE, MARCOS C. C. E NICOL, ROBERT. (1987). Economia agrcola: o setor primrio e a evoluo da economia brasileira. Editora McGraw-Hill Ltda., SP, 335 p. ALVARENGA, OCTAVIO M. (2000). Agrobusiness e agroceutical: dois seminrios. Globo, RJ, 22/09/00. ANDRADE, MANOEL C. (1994). Modernizao e pobreza.Editora UNESP, SP, 250 p. BECKER, BERTA K. (1996). Amaznia, a grande fronteira. Palestra proferida no Seminrio de Doutorado, Programa de Ps-Graduao de Geografia. UFRJ, RJ, 26/11/96. BRUNEAU, M. E IMBERNON J. M. (1980). Le systme agro-industriel et lagriculture contractuelle dans la campagnes du Tiers Monde. in: Lspace/Gografique, no. 3, Paris, 211 - 222. BURBACH, ROGER E FLYNN, PATRCIA (1982). Agroindstria nas Amricas. Zahar Editores, RJ, 284 p. DOREL, G. (1982). Nouvelles stratgies du grand capitalisme agro-industriel: ls Evergrades de Floride. in: LEspace Gografique, no. 1, Paris, 17 - 29. FURTADO, A. (1996). Capacitao tecnolgica do Brasil e sua insero na economia in ternacional. Palestra proferida no Seminrio de Doutorado do Programa de PsGraduao de Geografia. UFRJ, 17/09/96.

GIARRACCA, NORMA. (1985). Complejos agroindustriales y la subordinacin del campesinato. Algumas reflexiones y el caso de los tabacaleros mexicanos. In: Estudios Rura ales Latinoamericanos, vol 8 (1), enero - abril, Bogot, 21 - 39. GRAZIANO DA SILVA, JOS.(1993). A industrializao e a urbanizao da agricultura brasileira. In: O agrrio paulista. Revista da Fundao SEADE, vol. 7 (3), julho-setem -bro, SP, 2 - 10. ________. (1982). A modernizao dolorosa estrutura agrria, fronteira agrcola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar Editores. GUIMARES, ALBERTO P. (1979). A crise agrria brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra. JOHNSTON, B. E KILBY, P. (1977). A transformao estrutural. Cap. 2, in: Agricultura e transformao estrutural. Zahar editores, RJ, 51 91. KAGEYAMA, ANGELA ET ALII. (1987). O novo padro agrcola brasileiro: do complexo rural aos complexos agro-industriais. UNICAMP, Campinas (SP), 113 - 223. MARTINE, G. (1991). A trajetria da modernizao agrcola: a quem beneficia?.in: Questes agrria, hoje & democracia e sistema global. Revista de Cultura Poltica, no. 23, maro 91. MARTINS, JOS DE S. (1991). Expropriao e violncia a questo poltica do campo. Editora Hucitec, 3a. edio renovada e ampliada, SP, 182 p. MONBEIG, PIERRE. (1984). Pioneiros e fazendeiros de So Paulo. Editora Hucitec Editora Polis, SP, 392 p.

NEVES, DELMA P. Modernizao da agricultura: convenincia e interesses. Cadernos do ICHF, UFF, no. 35, nov., Niteri, 31 p. _______________. (1997). Os fornecedores de cana e o Estado intervencionista. EDUFF, UFF, Niteri, 382 p. OLIVEIRA, ARIOVALDO U. (1996). Agricultura brasileira - transformaes recentes. in: Geografia do Brasil, Org. Jurandir L. S. Ross, EDUSP, SP, 467 - 534. SINGER, PAUL. (1973). Economia poltica da urbanizao. Editora Brasileiense, SP. SCOPINHO, ROSEMEIRE, A. Desenvolvimento e cidadania. In: Modernizao e impactos sociais - o caso da agroindstria sucroalcooleira na regio de Ribeiro Preto. Org. Scopinho, R. A. e Vallarelli, L. - Fase, 13 - 20. __________________________. Modernizao na agroindstria sucroalcooleira. In: Modernizao e impactos sociais - o caso da agroindstria sucroalcooleira na regio de Ribeiro Preto, 49 - 86. SORJ, BERNARDO. (1986). Estado e classes sociais na agricultura brasileira. Editora Guanabara S. A., 2a. edio ampliada, RJ, 1962 p.

Retorna

Notas

You might also like