You are on page 1of 20

Eficincia das Redes de guas

ndice
3 fatores contribuintes para o aumento da eficincia das redes de guas

gesto das presses - valvulas automticas de regulao

vlvula de controlo de presses

Vlvulas de fim de linha

vlvulas de proteo de rede

zonas de medio e controlo (zMCs)

10

Contadores de gua Inteligentes

11

Caudal

13

Data Logger

14

sistemas de telecontagem

16

telecontagem dos grandes consumidores

18

gesto de ativos

19

aumento do conhecimento tambm no dominio da eficincia das redes de guas

A Tecnilab Portugal, SA, est certificada desde o dia 9 de Maro de 2005, pela norma NP EN ISO 9001, sendo a entidade certificadora a Bureau Veritas. O Sistema de Gesto da Qualidade implementado na Tecnilab Portugal,SA, aplica-se ao mbito das atividades da empresa: Comercializao de Equipamentos, Conceo e Instalao de Solues Integradas e Assistncia Tcnica nas reas de Energia, Indstria, Ambiente, Construo e Obras Pblicas. Esta aprovao, reflete o compromisso da Tecnilab Portugal, SA, na melhoria contnua da qualidade.

A gua um factor essencial para o desenvolvimento scio-econmico do pas, devendo ser considerado um recurso estratgico, tendo necessariamente que se garantir uma elevada eficincia no seu uso. Programa Nacional para o Uso Eficiente da gua

fatores contribuintes para o aumento da eficincia das redes de guas


Os vrios indicadores utilizados para determinao das perdas de gua nas redes de abastecimento apontam para uma mdia nacional da ordem dos 35%. Importar provocar um decrscimo deste valor propondo a utilizao de meios que permitam acrescentar valor a eficincia das redes. Apresenta-se em baixo um diagrama que pretende representar os factores contribuintes para o aumento da eficincia das redes de abastecimento e os respectivos meios que concorrem para esse objectivo.

DAS PRESSE GESTO S

AUMEN TO D OC ON HE CIM EN

TO
ULAS DE REGULAO VLV
CO NT AG E

ZO NA

TROLO CON OE I ED C S) E M (ZM SD

ESP ECI F

ICA ES

MODEL AO

EFICINCIA DAS REDES DE GUAS

M
DE O E S T DE FUGA

ES

T O

PLA TAFO RMAS IN T EGRA DORAS

E AS D SISTEM T ES CLIEN

TE

CO LE

SISTEM AS DE APOIO

Nas pginas seguintes so apresentados vrios equipamentos que podero integrar solues cujo objectivo final ser sempre a obteno de melhorias de eficincia das redes e portanto de diminuio do valor de perdas.

NT AG

EM

GES TO D E ATIV OS

O A RM FO

REPARA

E AS D SISTEM O MA INFOR IC A RF GEOG

TE
G LE

gesto das presses - valvulas automticas de regulao


A diminuio dos valores de presso na rede, em hora de menor consumo, ser sempre a forma prioritria de se obter um primeiro decrscimo no valor das perdas. As vlvulas automticas de regulao de presso sero o meio disponivel para esse fim.

Vlvulas de Controlo FLUCON


De entre uma ampla variedade de vlvulas que podemos disponibilizar, destacamos as vlvulas automticas de controlo FLUCON. Estas vlvulas incorporam tecnologia portuguesa na vanguarda do controlo hidrulico, a utilizar em situaes onde se pretenda a regulao automtica de presso, nvel, caudal entre outras aplicaes. Produzimos solues de controlo que vo desde as simples vlvulas hidrulicas at vlvulas de tecnologia avanada, incluindo sistemas de monitorizao e controlo, vlvulas de proteo de rede, sistemas de desinfeo de gua hidrulicos e filtros. Para todas as funes de controlo, a vlvula principal permanece a mesma, constituindo a base para todos os modelos e aplicaes. Assim, com uma nica vlvula principal, possvel combinar diferentes funes, de acordo com as necessidades especficas de cada instalao.

Controlo de Presso
As perdas de gua nos sistemas de distribuio so um problema inevitvel. Os sistemas so extensos e complexos, as perdas tm diversas origens, tomemos como exemplo o deslocamento de solos, equipamentos (vlvulas, ventosas, bocas de incndio) que no vedam devidamente, acessrios de ligao (juntas, curvas, ts) e condutas no apropriadas, entre outros. A ampliao de zonas habitacionais nas cidades, obriga a um aumento de caudal e presso disponveis na rede. Como consequncia, as fugas durante os perodos noturnos iro acentuar-se. Ao aumentar a presso na rede, o ndice de roturas tambm aumenta com prejuzo para os utilizadores (falta de gua) e distribuidores (mo de obra, materiais, no faturao). Estima-se que o nmero de roturas pode ser reduzido em cerca de 20% ou 30% com uma gesto adequada das presses.
A vlvula redutora de presso Flucon 200.02, reduz de uma alta presso

a montante para uma presso inferior a jusante, independentemente das variaes de caudal e presso a montante.
A vlvula sustentadora de presso Flucon 200.03(S), instalada diretamen-

te na tubagem principal, abre quando a presso de montante excede a presso regulada no piloto, e fecha sempre que a presso baixa para valores inferiores ao regulado, assegurando que a presso a montante se mantenha estvel.

vlvula de controlo de presses Flucon 200.02.02.HD2(BE).SVCs


A vlvula 200.02.02.HD2(BE).SVC destina-se a gerir a presso da rede em dois escales, diurno e noturno ou alto e baixo consumo. A vlvula fornecida com dois pilotos redutores de presso instalados em paralelo, isolados por um piloto eltrico biestvel (9V), estando este ligado a um programador autnomo alimentado com uma pilha de 9v.

Programador
Permite a programao de perodos temporais de 0-12 horas e diversas programaes dirias. Tem autonomia de cerca de 1 ano. Em caso de pilha sem carga, a regulao de presso mantm-se na ltima seleo (poder ser o valor de presso diurna ou noturna).

Aplicao
A vlvula Flucon 200.02.02.HD2(BE).SVC permite a reduo dos valores de fugas e roturas, permitindo reduzir a presso no perodo de baixo consumo (perodo noturno) e aumentar a presso no perodo de maior consumo (nomeadamente madrugada e final de tarde). Desta forma consegue-se gerir a presso na rede de distribuio de gua, de acordo com as necessidades, reduzindo custos de manuteno das redes, minimizando as perdas efetivas de gua, melhorando a imagem da empresa gestora de gua junto dos seus clientes.

E
A - Filtro auto limpante FAC B - Piloto Redutor C - Piloto Redutor D - Piloto Eltrico HD2(BE) E - Programador F - Vlvulas de Seccionamento

D C

vlvulas de fim de linha


As zonas de medio e controlo ZMCs apresentam, do ponto de vista prtico, timos benefcios na gesto da rede de distribuio de gua, mas em contrapartida, a segmentao da rede origina problemas relacionados com a alterao da qualidade da gua: Devido criao de novos pontos extremos na rede; Devido modificao da velocidade de escoamento; Devido alterao do sentido do escoamento. Numa tentativa de reduzir o impacto provocado pela segmentao das redes, podem ser tomadas aes paralelas como a identificao de pontos crticos e instalao de novas descargas. Mesmo instalando vlvulas de seccionamento nos pontos de estagnao de gua, do ponto de vista prtico ser necessria a coordenao de equipas para efetuarem a descarga/limpeza nos diversos setores. Sendo que em grande parte destas zonas no existe energia eltrica disponvel, torna-se invivel a instalao de vlvulas motorizadas.

Vlvula de Descarga de Rede


Trata-se de uma vlvula de funcionamento eltrico, comandada atravs de um programador horrio alimentado a baterias de 9v. O temporizador programado para acionar o piloto eltrico da vlvula nos perodos em que se deseje efetuar a limpeza no ponto extremo da rede (permite programao de perodos temporais de 0-12 horas, calendarizadas). O piloto de sustentao de presso impedir a despressurizao da rede, evitando falta de presso no abastecimento e possveis dificuldades no fecho da vlvula.

Aplicaes
A vlvula far a descarga da gua estagnada no perodo programado, de forma automtica atravs de um temporizador alimentado a pilhas de 9v. Deixando de ser necessrio o recurso a meios humanos para efetuar as descargas. Eliminando necessidade de nova instalao eltrica nos casos onde esta no exista.

Vlvulas de Proteo da Rede


Embora existindo legislao obrigatria no norte da Europa e em pases desenvolvidos, o problema dos potenciais contaminadores da rede de distribuio de gua potvel tem vindo a ser ignorado em Portugal. No contacto com qualquer fbrica, oficina, hospital, laboratrio, etc., que receba diretamente gua da rede pblica, comum detetarmos mangueiras e torneiras em contacto direto com produtos perigosos (txicos ou contaminantes). Tambm os consumidores que possuem em comum nascentes ou furos de reforo, podero representar um real perigo de contaminao. O preventor FLUCON um bloco de proteo para gua potvel, contra focos de potencial poluio ligados a sistemas de distribuio de gua. O sistema FLUCON protege as redes potveis contra situaes de inverso do sentido do fluxo, provocadas por presso negativa ou sifonagem. O preventor FLUCON responde a todo o tipo de proteo enumerado na EURONORM classes 1 a 4 e baseia-se no princpio de tripla proteo com zona de presso reduzida, (FLUCON 5000 - classe 3 e 4). O preventor FLUCON dever ser usado em todas as derivaes para indstrias, zonas industriais ou qualquer foco de potencial contaminao da rede de distribuio.

Flucon 5000
O preventor de retorno de fluxo FLUCON 5000 um equipamento total-

mente hidrulico, constitudo basicamente por trs partes: duas vlvulas anti-retorno e uma vlvula hidrulica de controlo, atuando em bloco. O sistema FLUCON 5000 totalmente automtico e no possui qualquer tipo de empanque.

zonas de medio e controlo (zMCs)


ZMC, um limite territorial de estudo de perdas de gua, num sistema de abastecimento. O estudo aprofundado de um sistema de abastecimento, consegue-se atravs da diviso (setorizao) do sistema no maior nmero possvel de ZMCS. Apresentam-se seguidamente os equipamentos que atuam nos domnios da deteo de fugas e da contagem.

Zonescan 820
Monitorizao e deteo em contnuo de fugas de gua Indicao vocal da ausncia ou presena de fugas de gua Correlao imediata e remota Comunicao interativa, receo e transmisso entre o sensor e o

operador
Escuta de rudo da fuga de gua pelo operador no veculo patrulha Sensor, simultaneamente logger acstico e correlador automtico de rudos

e fugas de gua Gama de temperatura de funcionamento: de -20C a +55C Proteo: IP 68, com chassis em alumnio e man incorporado na base

Aquascan 610
Correlador ultra compacto Sistema UserFriendly Comunicao Bluetooth Elevada preciso em todos os materiais de tubagem Verificao da velocidade do som no local Inteiramente automtico, com interface de ajuda Anlise avanada do espectro (ASA - Advanced Spectrum Analysis),

otimizada por filtro Definio elevada da medida: 16.000 pontos Projetado para localizar fugas difceis incluindo em PVC e PEAD

Tomkat
Localizao de condutas e acessrios metlicos Localizao de cabos de potncia Indicao visual e audvel Indicao da profundidade at 3 metros

Aquascope 3
A anlise do rudo atravs de display numrico Memorizao automtica de nveis de rudo para comparao Amplificador ergonmico, com correia confortvel de cintura Sensor de desempenho elevado, desenvolvido para a tecnologia da

correlao Filtro ajustvel para suprimir o rudo ambiental Informao grfica e digital no display LCD iluminado Microfone de terra, robusto, com proteo de rudo de vento e outros rudos ambientais Extremamente fcil de utilizar

DETEcTOR
Deteo de infra-estruturas enterradas: desde tubagens, estruturas e vazios Localizao de tubagens de qualquer tipo de composio: metlico e no

metlico, (PVC, beto, etc.) Define a exacta posio e profundidade a que se localizam Imune a interferncias de campos electromagnticos Apresentao de dados e penetrao no solo de grande qualidade graas a um radar digital de design exclusivo. O mais compacto e leve radar, para deteco de tubagens, do mercado Capacidade de guardar os dados para edio e aferir a profundidade de trabalho com maior exactido

Contadores de gua Inteligentes - Informao Tcnica


O contador SmartMeterTM isento de partes mveis, no estando sujeito ao desgaste pela passagem de gua, areias ou partculas slidas. A tecnologia sensvel e avanada do contador SmartMeterTM proporciona um tempo de vida operacional alargado, assim como uma elevada preciso ao longo da vida til do equipamento.

SmartMeter SM150VR e SM150 E/P


Ligao ao processo: G B Gama de presso: 0.3 bar a 16 bar Funcionamento esttico sem peas mveis Princpio de medida eletromagntico por oscilao de fludo

(efeito coanda)
Funcionamento imune existncia de partculas slidas na gua No mede ar Equipado com interface digital para telecontagem 100% Isento de manuteno

SmartMeter SM250 E/P


Ligao ao processo: G 1B rea de presso: 0.3 bar a 16 bar Funcionamento esttico sem peas mveis Princpio de medida eletromagntico por oscilao de fludo

(efeito coanda) Funcionamento imune a existncia de partculas slidas na gua No mede ar Equipado com interface digital para telecontagem 100% Isento de manuteno

10

Caudal
A Tecnilab Portugal, SA, conta com uma multiplicidade de solues para medio e deteo de caudal em lquidos e gases. Para utilizao em lquidos, dispomos de medidores de caudal eletromagnticos e ultrasnicos, para aplicao em condutas pressurizadas, no pressurizadas e canal aberto. No caso dos gases, dispomos de medio atravs de leitura do diferencial de presses.

Condutas Pressurizadas Medidor de Caudal Eletromagntico


Sensor do tipo wafer, flangeado ou de insero Preciso: 0,2% caudal instantneo Gama de velocidade de caudal de 0,2 at 10 m/s Sada 4 - 20 mA Sensor com proteo IP68 Dimetros de DN3 a DN2000

opo:
Alimentao com bateria Ltio de alta capacidade

com vida til de 3 a 6 anos

Condutas Pressurizadas Medidor de Caudal Porttil Ultrasnico


gua potvel, gua bruta, esgoto bruto, gua do mar, gua destilada,

leo, indstria petroqumica


Slidos em suspenso: at um mximo de 10.000 mg/l Sada 4 - 20 mA Medida em condutas: de 13 a 5000 mm Inclui sensor de medida de espessura da conduta Data logger para registo at 165.000 pontos Medio trmica ndice de proteo: IP65

11

Medidor de Caudal Ultrasnico Canal Aberto


Inclui as principais curvas dos descarregadores Classe de preciso: 0,25 % Gama de medida programvel: 0,3 a 12 m Grau de proteo: IP68 Sada: 4 - 20 mA Contactos de alarme configurveis

Condutas Pressurizadas Medidor de Caudal Incertameter


Leitura em condutas com dimenso de 3 a 26 Tipo de comunicao: Modelo com SmartLog - Com data logger incorporado Modelo com cabo inteligente - Para ligao a outros data loggers Tipo de montagem: Insero Tipo de sensor: Rotor Gamas de velocidade: de 0,025 a 2 m/s Alimentao: Bateria com autonomia de 5 anos Presso de operao: 10 bar

Data Logger
A unidade terminal remota LS representa uma soluo eficiente na setorizao das redes de gua potvel, tendo sido desenvolvida para satisfazer todas as exigncias quando se realizam medies em cmaras de visita, nomeadamente em zonas de medio e controlo (ZMC). Fcil de instalar, estanque, funciona a bateria e tem a possibilidade de comunicar via GSM no modo SMS.

Data Logger LS42


Aquisio de 2 medies analgicas e 4 entradas digitais Clculo de mdia das taxas de caudal, volumes dirios e caudal noturno Sinalizao e alarmes Temporizador configurvel Comunicaes - modo GSM via SMS: envio dirio de SMS para uma

central SCADA, ou telemvel Configurao grfica atravs de interface de ajuda Configurao leitura/escrita (via ligao Bluetooth ou SMS) Diagnstico da unidade terminal remota (vistas input, teste de nvel de recepo, teste sobre o melhor operador GSM, etc.) Diagnsticos visuais: Uso de LEDs de cores diferentes (ligao on/off, carto SIM presente e ligao rede, nvel de receo) Diagnsticos (ndex, nvel de receo, energia consumida, etc.) Grau de proteo IP68 Alimentao com bateria de ltio, com autonomia at 4 anos Antena GSM built-in desenvolvida especificamente para instalar nas cmaras de visita

Data Logger LS10


1 Entrada digital Comunicao via Bluetooth Modem GSM integrado Comunicao de SMS para telemvel Mudana horria automtica (vero / inverno) Alimentao com baterias ltio de alta capacidade (mnimo 7 anos) Antena bi-banda integrada IP68 Substituio do carto SIM e da bateria no prprio local pelo utilizador

13

Sistemas de apoio
So vrios os sistemas que podero servir de apoio ao estudo e minorao das perdas. Os sistemas de informao geogrfica, os sistemas de telegesto, a telecontagem, os sistemas de gesto de clientes e mais modernamente as plataformas integradoras baseadas em WEB, que fazendo uma integrao das bases de dados dos vrios sistemas de informao conseguem disponibilizar rapidamente os dados necessrios aos trabalhos a desenvolver para o aumento da eficincia das redes de guas. Apresentamos nas pginas seguintes os sistemas de telecontagem que fazem parte das mais recentes evolues tecnolgicas nesta rea.

Sistemas de telecontagem
Tendo em vista a melhoria contnua no servio prestado e acompanhando as mais recentes evolues na rea das tecnologias de informao, a Tecnilab Portugal, SA, disponibiliza uma soluo global de telecontagem com sistemas fixos ou tipo WalkBy / DriveBy, por GSM/GPRS, para contadores de gua fria domsticos, tendo como principais objetivos:
Melhoria na eficincia de explorao Reduo dos custos envolvidos nas leituras manuais e na faturao por

estimativa Eliminao dos erros de leitura Poupana de gua Reduo de custos de explorao e poupana de energia eltrica Possibilidade de efetuar mltiplas leituras

residncias

consumidores industriais

residncias

Telecontagem (sistema fixo)


concentrador internet gsm/gprs dial up concentrador

empresa de gesto de gua

Telecontagem (drive by)


concentrador consumidores industriais residncias / consumidores industriais

Telecontagem (Walk by)


residncias

14

Via Walk-By/Drive-By
Consola
Carto de rdio AMI/AMR Visor e teclado retro-iluminado At 4 Interfaces USB, UARTS Serie 7 com 2 dedicadas, porta perifrica

integrada
Display: Touch Screen de 3,5, 240X320 TFT, Proteo: IP67, MIL-STD-810F (Anti-choque) Gama de temperaturas de: -20C a +60C

Contador
Display digital LCD: 4 algarismos inteiros e cinco decimais, todos visveis Interface eletrnico digital e de impulsos para telecontagem Funcionamento por bateria com durao de 15 anos 100% Isento de manuteno Funcionamento esttico sem peas mveis No mede ar
Antena FW 950

Cmara de contagem

Consola de recolha de leituras

Software de recolha/ Tratamento de dados

Antena
Frequncia: 869MHz Antena integrada Protocolo de segurana encriptado Modelao: Com banda FM Gama de: 100m a 250m, dependente de obstculos fsicos Proteo: IP68

Software
Software, UMS totalmente configurvel Gesto das rotas de cobrana Sem nmero mximo de contadores por rota de cobrana Compatvel com o Windows Rdios AMR RF Sistema universal para base fixa de AMR Relatrios

15

Telecontagem Dos Grandes Clientes - Gestwater


A Telecontagem dos grandes consumidores foi desenvolvida na integra pela Tecnilab Portugal, SA, e tem por objetivo gerir os consumos de grandes clientes. A soluo composta por um mdulo de gesto de contadores e uma base de dados SQL adequada dimenso do sistema. Os Data Loggers de campo comunicam com o centro de comando atravs do envio de mensagens SMS.

Data loggers
Estas unidades recebem impulsos dos caudalmetros, totalizando todo o

consumo at uma preciso de litros. A informao armazenada em histrico para cada hora do dia, permitindo desta forma analisar o perfil de cliente para as 24 horas. Para aumentar a autonomia da bateria que pode ir de 5 a 10 anos, (dependendo do tipo de bateria), os Data Loggers comunicam uma vez por dia com o centro de comando. Em caso de falha de comunicao entre os Data Loggers e o centro de comando, o histrico pode ser mantido por um perodo de 7 dias. Mesmo que haja perda de histrico, o valor total de consumo mantm-se.

Comunicaes
Os Data Loggers enviam o histrico a uma hora pr-definida, ou quando

detetada uma situao de alarme, atravs de um sinal digital de entrada no prprio Data Logger. O histrico enviado atravs de um protocolo com elevada capacidade de compactao, usando um normal SMS em formato PDU (tipo binrio em vez de texto). Este tipo de mensagem no pode ser lido como texto, salvaguardando a privacidade dos dados enviados, uma vez que necessitam de ser descodificados no centro de comando. Para efeitos de diagnstico, possvel ativar a unidade localmente, atravs de uma ligao Bluetooth.

16

Base de dados
Para sistemas com um mximo de 120 contadores e com um histrico de

12 meses, possvel usar uma base de dados MSDE ou SQL Server Express Edition. Para sistemas maiores ou com perodos de armazenamento de histrico superiores, ser necessrio usar o SQL Server com licenas em nmero suficiente para os postos clientes existentes. Com vista a aumentar a fiabilidade do sistema, recomenda-se um servidor com boas capacidades de memria RAM (mnimo de 2 GB) e de disco (capacidade de acordo com a dimenso do sistema), de preferncia com pelo menos 2 discos SATA em RAID 1.

17

gesto de ativos
O incremento da eficincia das redes de distribuio tambm pode ser obtido atravs da minimizao dos tempos de paragem das mquinas.

Monitorizao da condio de maquinas rotativas


Dos vrios equipamentos e sistemas representados pela Tecnilab Portugal, SA, e destinados a incluir nos programas aplicados Gesto de Ativos, poderemos destacar:
Equipamento porttil para monitorizao de rolamentos Equipamento porttil para medio de vibrao Transdutores para monitorizao de rolamentos Transdutores de vibrao para grande variedade de aplicaes Sistemas de monitorizao da condio on-line

18

aumento do conhecimento tambm no domnio da eficincia das redes de guas


Como em qualquer outra rea de actividade, o aumento do conhecimento sempre um fator de primordial importncia no qual interessar investir dado que o retorno ser garantido. A Tecnilab Portugal, SA em parceria com tcnicos especialistas pode proporcionar aes de formao tendo como principal objectivo a gesto otimizada da qualidade de sistemas hidraulicos, associada minimizao de perdas. Esta formao dirigida a diretores de explorao, diretores tcnicos e comerciais, responsveis de departamentos de perdas, responsveis de explorao de redes de empresas municipais, servios municipalizados e concessionrios.

19

Sede Rua Gregrio Lopes LT 1512 B, 1449 - 041 Lisboa Portugal Tel.: 21 722 08 70 Fax: 21 726 45 50 Email: geral@tecnilab.pt

Filial Travessa Monte da Bela, 48 4445 - 294 Ermesinde Portugal Tel.: 22 906 92 50 Fax: 22 906 92 69 Email: porto@tecnilab.pt

www.tecnilab.pt

cat eiciencia redes agua | dvsag | v02 | pt

You might also like