You are on page 1of 103

Obras de Snia Rinaldi IPATI (Instituto de Pesquisas avanadas em

Transcomunicao Instrumental).

Artigo entrevista com Snia Rinaldi---7 Entrevista via Franzine & UFOVIA12 Isto ---17 Revista Alm da Vida---23 Revista Conscincia28 Revista Crist de Espiritismo---41 Revista Glamour47 Revista Mulher de hoje-50 Revista Planeta53 Revista UFO60 RevistaUFO64 Sexto Sentido68 UFO XXII74 Ufo Informe93 Universo Esprita---96

TRANSCOMUNICAO INSTRUMENTAL A Transcomunicao Instrumental um recurso que permite contactar o alm atravs de aparelhos eletrnicos, como computador, rdio, televiso e telefone. Estudiosos da TCI afirmam que possvel manter contato no apenas com espiritos desencarnados, mas tambm com seres inteligentes de outros planetas, que respondem prontamente s perguntas. Embora esta tcnica seja pouco conhecida, ela existe h mais de 100 anos. A primeira obra sobre o assunto foi publicada no Rio de Janeiro em 1925 por Oscar D'argonnel onde o autor relata diversos casos de comunicao com os mortos atravs do telefone. Mas, por se tratar de um veculo propenso a fraudes, o livro no recebeu a devida importncia e passaram-se dcadas at que em 1959, Friedrich Jurgenson, sueco e critico de arte, gravava o canto dos pssaros no campo e percebeu vozes que pareciam humanas no meio da gravao. Estava sozinho e as vozes apareciam em linguas diferentes, o que descartava a possibilidade de tratar-se de uma estao de rdio amadora. As vozes ento apresentaram-se como sendo vozes de pessoas mortas. Impressionado, Friedrich Jurgenson passou a aperfeioar suas tcnicas, obtendo resultados notveis. Ele ento reuniu toda sua experincia no livro Telefone para o Alm tornando o assunto mais conhecido. Ultimamente a TCI tem recebido a merecida ateno da mdia graas ao trabalho de Snia Rinaldi e sua equipe. A tcnica evoluiu muito e hoje possivel contactar o alm atravs do computador, inclusive com sincronia de imagens, sem sair de casa. O Brasil pioneiro na tcnica e o pas que obtem os melhores resultados no mundo. As gravaes esto cada vez mais claras e ntidas! Pessoas de todas as partes do globo esto conseguindo gravar diogos com os seus entes queridos que se foram! Snia Rinaldi fundadora da ANT (Ao Nacional dos Transcomunicadores) . Tem 42 revistas publicadas pela ANT e 7 livros, dentre eles Gravando Vozes do Alm que ensina passo a passo a tcnica de gravao de vozes. Recebeu duas vezes o prmio Herdri Prize de Parapsicologia na Sua, em reconhecimento a todo trabalho que tem feito com TCI. Mantem uma importante ligao com cientistas de Universidades renomadas e conduz o seu trabalho de modo a comprovar cientificamente a sobrevivncia do espirito aps a morte do corpo fsico. ENTREVISTA COM SONIA RINALDI: Thais: Quais so os principais objetivos das pesquisas em TCI? Sonia: A Transcomunicao Instrumental, ou seja, os contatos com o Outro Lado por aparelhagem eletrnica, nos traz duas linhas de interesse: a A possibilidade de levar o consolo queles que perderam um ser querido e sofre pela saudade; nesse sentido, estaria se cumprindo o proposto no Livro dos Espritos, pergunta 934 onde dito que meios mais avanados, claros e convincentes, aliviariam a dor da perda ... e penso que esses meios referidos eram a previso do surgimento da TCI muitas dcadas depois.

b Dispor do material levantado nessas gravaes em udios e imagens para serem analisadas e investigadas a nvel cientfico ou seja, a busca da comprovao cientfica da realidade da vida depois da morte.

Thais: Existem registros de gravaes onde se ouvem vozes do alm h mais de 100 anos, por que a TCI ainda to pouco conhecida? Sonia: O prprio meio esprita foi relutante com relao a valorizar essa pesquisa. Tanto que, embora ela tenha nascido no Brasil, na virada do sculo, s foi a se tornar mais conhecida nos anos 50 e na Europa. Mas uma verdade que venha do Outro Lado, acabar cedo ou tarde fazendo seu caminho. Thais: Como os espritas encaram a TCI? Sonia: No sei... no me preocupo com isso. Apenas fao o meu trabalho, busco colocar em prtica no O QUE Kardec disse, mas o MODELO DELE. Ele inovou, criou, trouxe um abalo para a sociedade da poca, e at hoje ainda choca pois no bate com as propostas arcaicas das demais religies. Feliz ou infelizmente o que ele colocou no papel, a Cincia vem lentamente trazendo como uma possvel verdade... ou seja, a questo da sobrevivncia aps a morte, dever ser comprovada antes pela cincia do que aceita pelas religies. E no apenas torcemos, como batalhamos para isso. Nosso trabalho desinterassado, no ganhamos pelo que fazemos. Mas poder colaborar com a Espiritualidade em seus planos de auxilio ao Planeta Terra, por meio da comprovao cientfica de que a vida continua, s o que queremos. Thais: Qual o processo utilizado pelo Outro Lado para tornar possvel as gravaes? Sonia:Se valem de alguma cincia to mais avanada do que a nossa que sequer conseguimos explicar como eles possam atuar. Temos o fenmeno, mas no temos as explicaes. Porem, pelo nosso convvio dirio com o assunto, acabamos por elaborar uma hiptese de trabalho, como se diz em Cincia. E meio longa e complicadinha. Expusemos sobre isso no nosso livro Gravando Vozes.

Thais: H um controle no Outro Lado sobre os desencarnados que se comunicam conosco? permitido a todos os espritos contactarem aqueles que aqui ficaram ou nem todos tem essa permisso? Sonia: Aparentemente eles falam a partir de uma Estao Transmissora... ou seja, dentro de um esquema altamente controlado. Essa questo de restrio coisa questionvel, pois a dvida : QUEM julgaria quem pode e quem no pode falar? Se aquele que sofre (no nosso Lado) pela saudade, quer dar uma palavra, quer receber uma alento, por que cargas dgua algum poderia ser impedido de receber? Que juiz esse? Onde fica? Tem uma fila imensa de avaliao ento? E para uma avaliao jsuta seria necessrio se conhecer a vida TODA, inteirinha do candidato, certo? H tempo para isso? Milhares de pessoas querendo falar com os daqui, e tento que enfrentar essa fila que duraria dcadas??? Isso seria imaginar que do Outro Lado a situao pior do que SUS etc !!! at hoje todos os falecidos que foram procurados se pronunciaram, com constantes evidencias de sua identificao. Sequer ocorreu de algum ter reencarnado, embora alguns tenham aproveitado a oportunidade para informar que retornariam a viver na Terra. Thais:Que mensagens significantes o Outro Lado j nos revelou?

Sonia: A prpria comprovao da vida depois da morte pelo prprio fenmeno o que h demais notvel, independente do contedo. Thais: At que ponto a ndole e o carter da pessoa que est tentando comunicao influencia nos contatos? Sonia: Influencia na seleo de quem sero seus parceiros do outro Lado. Semelhante atrai semelhante, lembra? Thais:O que transfigurao? Sonia: o nome dado ao fenmeno da apario de falecidos. Nesse caso, h a transfigurao de uma pessoa (viva) num falecido (ou em diversos) no decorrer da gravao do vdeo. Thais: Como ter certeza da identidade do desencarnado? Muitas pessoas reconhecem a voz de um ente que se foi? Sonia: Temos comprovado isso matematicamente, afora o endosso pessoal dos familiares. Mas, claro, que isso para a Cincia no contaria nada. Assim, fica valendo os estudos do dr.Cludio Brasil e sua equipe em estudar e analisar as vozes paranormais, num trabalho que busca o aval da informtica e matemtica para comprovao da comunicao com os supostos mortos. Thais: Sabemos que seu marido veio a falecer no muito tempo atrs, voc mantm contato com ele? Sonia: Com freqncia. Podemos conversar sempre e ele me orienta quanto s coisas da casa e do trabalho. Ele e sempre ser meu parceiro desta e muitas vidas, passadas e futuras. No sofro pela saudade, exatamente porque a TCI me ajuda a ouvi-lo e v-lo. E toco a vida em frente normalmente. Thais: Qualquer pessoa pode gravar? O que preciso? Seriedade e vontade... esses so os ingredientes bsicos. Fora disso, seguir as orientaes do passo a passo que registramos em nosso ltimo livro, Gravando Vozes do Alem onde explico como fcil gravar no computador, o uso do programa, etc... Mas trata-se de algo que ocorre no mundo tido e acessvel a qualquer pessoa, pois no depende de dons especiais, nem mediunidade. Pedi a Sonia Rinaldi que compartilhasse conosco um exemplo bem-sucedido de contato, eis aqui um trecho da comunicao que Sonia me enviou: CASO NATHALIA Nathalia faleceu aos 19 anos, vtima de desabamento de uma danceteria em Guarulhos, em agosto de 2004. A me de Nathalia foi ento convidada para participar de um experimento. Antes que a me chegasse, comecei o teste: Teste com Nathalia: Sonia: Oi, Nathalia Jovem: Bem bonita!

(Pela manh, enquanto fazamos essa gravao, a me, em sua casa, j se preparava para vir, lembrou-se de arruma-se e maquiar-se porque a filha gostava de v-la bonita. Num momento, olhou para o espelho e disse para a Na (Nathalia) me ver bem bonita. Para demonstrar que fora ouvida, a filha gravou coisa bem similar) Jovem: Saudade Na foi vitima Como prova de identificao, peo a Nathalia para pronunciar o nome da me. Jovem Mrcia A irm de Nathalia, Anglica, costumava cantar para os amigos e namorados. Talvez porque Angelica estivesse duvidando da autenticidade do contato, Nathalia falou: Sinal....ver cantar! Jovem: Me, eu t feliz! (Eu havia solicitado a Marcia que elaborasse perguntas a filha. Ninguem sabia, mas a primeira das perguntas que Marcia havia elaborado era minha filha, voc est feliz?) Sonia: Um beijo, Nathalia. Ns esperamos voc a tarde, ok? Jovem: Tanto carisma!

Com Mrcia, a tarde: Jovem: Via l chegando, uma data no dirio, eu vou (Aqui importante observar que a frase sugere que ela sabia que ia partir) Mrcia: Na, voc j encontrou com seus amigos, que partiram juntos com voc? Jovem: Mudaram Jovem (se antecipando pergunta da me): mandava dar-lhe bilhete! Mrcia: Se for possvel, a sua irm pediu para voc deixar uma evidncia de que voc mesmo Jovem: Na bolsa, que fumante! (Esta uma das provas mais fortes, pois a me nunca soube que Anglica fumava, mas a irm sabia e agora estava confirmado) Jovem: Paz d, me ver na estao! (sugere que a veramos em imagens, o que de fato ocorreu) Jovem: Perdo, at como uma traio! Jovem: Irm, passei no teste! Mrcia: No dia em que voc partiu, h alguma coisa que voc pode falar sobre aquele dia? Jovem: Escorregaram, me...e rira como me confirmava...sobreloja...dana...o povo a cantar...e N subindo...te devo preocupar em nada.....vem a policia...s pegou l...impresso, N de vermelha, irm... ( curioso que ela conta quase brincando, faz com a voz como que partindo para cima. Lembramos que eles nunca falam que algum morreu, mas que subiu. Jovem: Recolhia a irm (essa deve ser a cena final que ela viu, j desencarnada, ou seja, enquanto a irm era socorrida. A prpria Nathalia no chegou a ser socorrida, pois teve morte imediata

Jovem: (antecipando-se a pergunta da me) Participando da missa, ele me v Mrcia: O vov sofreu muito por voc tambm, poderia dizer algo para ele? Mrcia: Voc est viva Jovem: Confirmado! Mrcia: No tenho mais perguntas Jovem: Ver neta, M, prove que h amor! (Essa frase sugere que ela poder reencarnar como filha da irm, e essa seria a prova de amor que a Marcia teria futuramente, e que deveria divulgar- ou seja, o fato dela ter avisado que retornaria como neta)

CONSIDERAES FINAIS Depois deste belo exemplo que a Sonia Rinaldi nos deu, resta-nos apenas seguir nossas vidas da melhor maneira possivel, acreditando sempre no amor universal e na Lei Divina que nos rege. atravs de belos exemplos como este que temos a oportunidade de renovar a nossa convico de que o espirito sobrevive a morte do corpo fsico, e portanto, no precisamos temer a perda de pessoas queridas, no precisamos cultivar o apego a coisas materiais e no precisamos sofrer, pois tudo o que realmente temos aquilo que podemos levar conosco para outra vida. Mais informaes sobre TCI em: www.ipati.org

Entrevista concedida jornalista Thais Teles Campos

TRANSCOMUNICAO INSTRUMENTAL A Transcomunicao Instrumental um recurso que permite contactar o alm atravs de aparelhos eletrnicos, como computador, rdio, televiso e telefone. Estudiosos da TCI afirmam que possvel manter contato no apenas com espiritos desencarnados, mas tambm com seres inteligentes de outros planetas, que respondem prontamente s perguntas. Embora esta tcnica seja pouco conhecida, ela existe h mais de 100 anos. A primeira obra sobre o assunto foi publicada no Rio de Janeiro em 1925 por Oscar D'argonnel onde o autor relata diversos casos de comunicao com os mortos atravs do telefone. Mas, por se tratar de um veculo propenso a fraudes, o livro no recebeu a devida importncia e passaram-se dcadas at que em 1959, Friedrich Jurgenson, sueco e critico de arte, gravava o canto dos pssaros no campo e percebeu vozes que pareciam humanas no meio da gravao. Estava sozinho e as vozes apareciam em linguas diferentes, o que descartava a possibilidade de tratar-se de uma estao de rdio amadora. As vozes ento apresentaram-se como sendo vozes de pessoas mortas. Impressionado, Friedrich Jurgenson passou a aperfeioar suas tcnicas, obtendo resultados notveis. Ele ento reuniu toda sua experincia no livro Telefone para o Alm tornando o assunto mais conhecido. Ultimamente a TCI tem recebido a merecida ateno da mdia graas ao trabalho de Snia Rinaldi e sua equipe. A tcnica evoluiu muito e hoje possivel contactar o alm atravs do computador, inclusive com sincronia de imagens, sem sair de casa. O Brasil pioneiro na tcnica e o pas que obtem os melhores resultados no mundo. As gravaes esto cada vez mais claras e ntidas! Pessoas de todas as partes do globo esto conseguindo gravar diogos com os seus entes queridos que se foram! Snia Rinaldi fundadora da ANT (Ao Nacional dos Transcomunicadores) . Tem 42 revistas publicadas pela ANT e 7 livros, dentre eles Gravando Vozes do Alm que ensina passo a passo a tcnica de gravao de vozes. Recebeu duas vezes o prmio Herdri Prize de Parapsicologia na Sua, em reconhecimento a todo trabalho que tem feito com TCI. Mantem uma importante ligao com cientistas de Universidades renomadas e conduz o seu trabalho de modo a comprovar cientificamente a sobrevivncia do espirito aps a morte do corpo fsico. ENTREVISTA COM SONIA RINALDI: Thais: Quais so os principais objetivos das pesquisas em TCI? Sonia: A Transcomunicao Instrumental, ou seja, os contatos com o Outro Lado por aparelhagem eletrnica, nos traz duas linhas de interesse: a A possibilidade de levar o consolo queles que perderam um ser querido e sofre pela saudade; nesse sentido, estaria se cumprindo o proposto no Livro dos Espritos, pergunta 934 onde dito que meios mais avanados, claros e convincentes, aliviariam a dor da perda ... e penso que esses meios referidos eram a previso do surgimento da TCI muitas dcadas depois.

b Dispor do material levantado nessas gravaes em udios e imagens para serem analisadas e investigadas a nvel cientfico ou seja, a busca da comprovao cientfica da realidade da vida depois da morte.

Thais: Existem registros de gravaes onde se ouvem vozes do alm h mais de 100 anos, por que a TCI ainda to pouco conhecida? Sonia: O prprio meio esprita foi relutante com relao a valorizar essa pesquisa. Tanto que, embora ela tenha nascido no Brasil, na virada do sculo, s foi a se tornar mais conhecida nos anos 50 e na Europa. Mas uma verdade que venha do Outro Lado, acabar cedo ou tarde fazendo seu caminho. Thais: Como os espritas encaram a TCI? Sonia: No sei... no me preocupo com isso. Apenas fao o meu trabalho, busco colocar em prtica no O QUE Kardec disse, mas o MODELO DELE. Ele inovou, criou, trouxe um abalo para a sociedade da poca, e at hoje ainda choca pois no bate com as propostas arcaicas das demais religies. Feliz ou infelizmente o que ele colocou no papel, a Cincia vem lentamente trazendo como uma possvel verdade... ou seja, a questo da sobrevivncia aps a morte, dever ser comprovada antes pela cincia do que aceita pelas religies. E no apenas torcemos, como batalhamos para isso. Nosso trabalho desinterassado, no ganhamos pelo que fazemos. Mas poder colaborar com a Espiritualidade em seus planos de auxilio ao Planeta Terra, por meio da comprovao cientfica de que a vida continua, s o que queremos. Thais: Qual o processo utilizado pelo Outro Lado para tornar possvel as gravaes? Sonia:Se valem de alguma cincia to mais avanada do que a nossa que sequer conseguimos explicar como eles possam atuar. Temos o fenmeno, mas no temos as explicaes. Porem, pelo nosso convvio dirio com o assunto, acabamos por elaborar uma hiptese de trabalho, como se diz em Cincia. E meio longa e complicadinha. Expusemos sobre isso no nosso livro Gravando Vozes.

Thais: H um controle no Outro Lado sobre os desencarnados que se comunicam conosco? permitido a todos os espritos contactarem aqueles que aqui ficaram ou nem todos tem essa permisso? Sonia: Aparentemente eles falam a partir de uma Estao Transmissora... ou seja, dentro de um esquema altamente controlado. Essa questo de restrio coisa questionvel, pois a dvida : QUEM julgaria quem pode e quem no pode falar? Se aquele que sofre (no nosso Lado) pela saudade, quer dar uma palavra, quer receber uma alento, por que cargas dgua algum poderia ser impedido de receber? Que juiz esse? Onde fica? Tem uma fila imensa de avaliao ento? E para uma avaliao jsuta seria necessrio se conhecer a vida TODA, inteirinha do candidato, certo? H tempo para isso? Milhares de pessoas querendo falar com os daqui, e tento que enfrentar essa fila que duraria dcadas??? Isso seria imaginar que do Outro Lado a situao pior do que SUS etc !!! at hoje todos os falecidos que foram procurados se pronunciaram, com constantes evidencias de sua identificao. Sequer ocorreu de algum ter reencarnado, embora alguns tenham aproveitado a oportunidade para informar que retornariam a viver na Terra. Thais:Que mensagens significantes o Outro Lado j nos revelou?

Sonia: A prpria comprovao da vida depois da morte pelo prprio fenmeno o que h demais notvel, independente do contedo. Thais: At que ponto a ndole e o carter da pessoa que est tentando comunicao influencia nos contatos? Sonia: Influencia na seleo de quem sero seus parceiros do outro Lado. Semelhante atrai semelhante, lembra? Thais:O que transfigurao? Sonia: o nome dado ao fenmeno da apario de falecidos. Nesse caso, h a transfigurao de uma pessoa (viva) num falecido (ou em diversos) no decorrer da gravao do vdeo. Thais: Como ter certeza da identidade do desencarnado? Muitas pessoas reconhecem a voz de um ente que se foi? Sonia: Temos comprovado isso matematicamente, afora o endosso pessoal dos familiares. Mas, claro, que isso para a Cincia no contaria nada. Assim, fica valendo os estudos do dr.Cludio Brasil e sua equipe em estudar e analisar as vozes paranormais, num trabalho que busca o aval da informtica e matemtica para comprovao da comunicao com os supostos mortos. Thais: Sabemos que seu marido veio a falecer no muito tempo atrs, voc mantm contato com ele? Sonia: Com freqncia. Podemos conversar sempre e ele me orienta quanto s coisas da casa e do trabalho. Ele e sempre ser meu parceiro desta e muitas vidas, passadas e futuras. No sofro pela saudade, exatamente porque a TCI me ajuda a ouvi-lo e v-lo. E toco a vida em frente normalmente. Thais: Qualquer pessoa pode gravar? O que preciso? Seriedade e vontade... esses so os ingredientes bsicos. Fora disso, seguir as orientaes do passo a passo que registramos em nosso ltimo livro, Gravando Vozes do Alem onde explico como fcil gravar no computador, o uso do programa, etc... Mas trata-se de algo que ocorre no mundo tido e acessvel a qualquer pessoa, pois no depende de dons especiais, nem mediunidade. Pedi a Sonia Rinaldi que compartilhasse conosco um exemplo bem-sucedido de contato, eis aqui um trecho da comunicao que Sonia me enviou: CASO NATHALIA Nathalia faleceu aos 19 anos, vtima de desabamento de uma danceteria em Guarulhos, em agosto de 2004. A me de Nathalia foi ento convidada para participar de um experimento. Antes que a me chegasse, comecei o teste: Teste com Nathalia: Sonia: Oi, Nathalia Jovem: Bem bonita!

(Pela manh, enquanto fazamos essa gravao, a me, em sua casa, j se preparava para vir, lembrou-se de arruma-se e maquiar-se porque a filha gostava de v-la bonita. Num momento, olhou para o espelho e disse para a Na (Nathalia) me ver bem bonita. Para demonstrar que fora ouvida, a filha gravou coisa bem similar) Jovem: Saudade Na foi vitima Como prova de identificao, peo a Nathalia para pronunciar o nome da me. Jovem Mrcia A irm de Nathalia, Anglica, costumava cantar para os amigos e namorados. Talvez porque Angelica estivesse duvidando da autenticidade do contato, Nathalia falou: Sinal....ver cantar! Jovem: Me, eu t feliz! (Eu havia solicitado a Marcia que elaborasse perguntas a filha. Ninguem sabia, mas a primeira das perguntas que Marcia havia elaborado era minha filha, voc est feliz?) Sonia: Um beijo, Nathalia. Ns esperamos voc a tarde, ok? Jovem: Tanto carisma!

Com Mrcia, a tarde: Jovem: Via l chegando, uma data no dirio, eu vou (Aqui importante observar que a frase sugere que ela sabia que ia partir) Mrcia: Na, voc j encontrou com seus amigos, que partiram juntos com voc? Jovem: Mudaram Jovem (se antecipando pergunta da me): mandava dar-lhe bilhete! Mrcia: Se for possvel, a sua irm pediu para voc deixar uma evidncia de que voc mesmo Jovem: Na bolsa, que fumante! (Esta uma das provas mais fortes, pois a me nunca soube que Anglica fumava, mas a irm sabia e agora estava confirmado) Jovem: Paz d, me ver na estao! (sugere que a veramos em imagens, o que de fato ocorreu) Jovem: Perdo, at como uma traio! Jovem: Irm, passei no teste! Mrcia: No dia em que voc partiu, h alguma coisa que voc pode falar sobre aquele dia? Jovem: Escorregaram, me...e rira como me confirmava...sobreloja...dana...o povo a cantar...e N subindo...te devo preocupar em nada.....vem a policia...s pegou l...impresso, N de vermelha, irm... ( curioso que ela conta quase brincando, faz com a voz como que partindo para cima. Lembramos que eles nunca falam que algum morreu, mas que subiu. Jovem: Recolhia a irm (essa deve ser a cena final que ela viu, j desencarnada, ou seja, enquanto a irm era socorrida. A prpria Nathalia no chegou a ser socorrida, pois teve morte imediata

Jovem: (antecipando-se a pergunta da me) Participando da missa, ele me v Mrcia: O vov sofreu muito por voc tambm, poderia dizer algo para ele? Mrcia: Voc est viva Jovem: Confirmado! Mrcia: No tenho mais perguntas Jovem: Ver neta, M, prove que h amor! (Essa frase sugere que ela poder reencarnar como filha da irm, e essa seria a prova de amor que a Marcia teria futuramente, e que deveria divulgar- ou seja, o fato dela ter avisado que retornaria como neta)

CONSIDERAES FINAIS Depois deste belo exemplo que a Sonia Rinaldi nos deu, resta-nos apenas seguir nossas vidas da melhor maneira possivel, acreditando sempre no amor universal e na Lei Divina que nos rege. atravs de belos exemplos como este que temos a oportunidade de renovar a nossa convico de que o espirito sobrevive a morte do corpo fsico, e portanto, no precisamos temer a perda de pessoas queridas, no precisamos cultivar o apego a coisas materiais e no precisamos sofrer, pois tudo o que realmente temos aquilo que podemos levar conosco para outra vida. Mais informaes sobre TCI em: www.ipati.org

Entrevista concedida jornalista Thais Teles Campos

Entrevista com Snia Rinaldi


Pesquisadora de Transcomunicao Instrumental (TCI).

Exclusivo para Via Fanzine & UFOVIA.


Por Pepe Chaves

Sonia Rinaldi brasileira, reside em So Paulo/SP. Formada em Letras pela Universidade Mackenzie (Lnguas Anglo Germnicas) e Publicidade pela FAAP. pesquisadora e autora dos livros Misso Alpha I (Ed. O Clarim); Transcomunicao: Contatos com o Alm por Vias Tcnicas (Ed. FE); Transcomunicao, Espiritismo e Cincia (Ed. DPL); Contatos Interdimensionais com CD de Vozes (Ed. Pensamento); Esprito: o Desafio da Comprovao com CD de Vozes (Ed. Elevao); O Alm da Esperana com CD de Vozes (Ed. Imag&ao). Snia est lanando seu novo livro Gravando Vozes do Alm com CD de Vozes; (Edio Independente), trazendo os resultados de suas ltimas pesquisas e experincias. Nesta entrevista ela nos fala sobre as tcnicas e o teor das mensagens recebidas atravs de instrumentos convencionais, atribudas pelos pesquisadores s inteligncias - ou entidades que habitam a chamada dimenso espiritual, local de acesso aos seres encarnados em dimenses superiores e, simultaneamente entendidos tambm como "o local" onde se encontram as almas desencarnadas da Terra. Via Fanzine: Snia nos sintetize, por favor, acerca dos trabalhos que a senhora desenvolve com a Transcomunicao Instrumental (TCI). Snia Rinaldi: Iniciei a pesquisa h 17 anos, no IBPP - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofsicas, ento dirigido pelo Dr. Hernani Guimares Andrade. Naquela poca, 1988, no havia praticamente nada sobre o assunto, a no ser o que o prprio Dr. Hernani publicava e nada de instrues para iniciantes. Assim, tivemos que reinventar a roda, ou seja, achar nossos prprios caminhos. Mas, nos animava a hiptese de comprovar, ou no, a realidade da vida depois da morte de forma mais concreta, como atravs de gravaes. VF: Como seria a constatao da veracidade dos registros? Explique-nos sobre a forma consciente que a senhora acredita que sejam enviadas as mensagens, por parte deles. SR: So inmeros os detalhes que nos obrigam a admitir a realidade desses contatos. Antes de mais nada, a forma de gravar que usamos j h tempos - ou seja, rigorosamente controlada. Isto , de acordo com o jeito que gravamos absolutamente impossvel que as frases-respostas sejam interferncias de estaes de rdio da Terra, rdio amador etc.

Tambm h que se contar com as coerncias das respostas, o que implica em ao inteligente. A revelao de particularidades que s os familiares prximos sabem e no o transcomunicador. Neste caso h que se observar o atendimento de pessoas que perderam algum, como as centenas de pais que perderam seus filhos e confirmaram detalhes gravados que somente eles sabiam. Alm disso, imaginando que a sobrevivncia aps a morte seja uma realidade, ilgico imaginar que queiram se comunicar. No haveria como explicar o surgimento das vozes nas gravaes se no fosse pela origem que eles falam e identificam, ou seja, dos falecidos.
'Hoje sabemos que h uma hierarquia, e seres mais inteligentes e sbios parecem orientar os grandes processos de desenvolvimento da Terra'

VF: O conhecido pesquisador de paranormalidades, Padre Quevedo, disse acreditar que as mensagens gravadas se do por influncia do prprio transcomunicador. Qual sua opinio? SR: Acho ridcula a idia de que as frases podem aparecer como influncia da mente do transcomunicador, como quer o Padre Quevedo. Alis, como se v, ao dizer isso, ele est admitindo que as vozes acontecem - mas, d a interpretao de que vem da mente de quem grava. Bobagem. Como, eu, no caso, poderia gravar coisas que nunca soube, ou produzir centenas de diferentes vozes? E, principalmente, temos dois casos autenticados por cientistas, um no Brasil (USP) e outro na Itlia, identificando a voz comparada da pessoa falecida com a dela mesma quando viva. VF: A transcomunicao tambm utilizada para manter contato com seres de outras dimenses, ou seja, entidades que habitam fora do campo perceptivo material? SR: Sim. VF: Como so os contatos com estes seres? Eles se do tambm, em outros nveis que no sejam exclusivamente atravs da TCI? SR: Ainda cedo para falar disso, mas eles atuam principalmente atravs de imagens. VF: At que ponto a senhora acredita que seres desencarnados e interdimensionais interfiram de alguma forma em nosso mundo? SR: Questo de lgica. A sobrevivncia aps a morte tem uma imensa casustica denomenolgica - difcil de negar. H inmeros casos, estudos feitos por acadmicos respeitados que no exporiam seus nomes em vo. Mesmo todas as evidncias que levantamos nesses 17 anos... Nem que quisssemos, no poderamos negar. Por outro lado, hoje sabemos que h uma hierarquia, e seres mais inteligentes e sbios parecem orientar os grandes processos de desenvolvimento da Terra. Esses seres no so humanos. 'O reconhecimento da voz do falecido, que venho presenciando tantas vezes, um ponto emocionante' VF: Como pode ser visto o progresso da TCI, no Brasil e no mundo? SR: O Brasil detm hoje o maior avano do mundo em termos de Transcomunicao. No apenas os resultados experimentais so, de longe, muito alm do que nossos colegas recebem, como na parte cientfica, onde temos um acervo de mais de 500 vozes j

analisadas pelo nosso grupo de fsicos e engenheiros. Entendo que a TCI se desenvolver atravs de sua parte cientfica, ou ao menos, essa a nossa linha principal de trabalho. VF: Geralmente, o que dizem estas vozes? SR: Respondem ao que voc pergunta, falam se esto bem, orientam etc. Mas h a o fascnio da possibilidade do reconhecimento das vozes... E isso, por si, representa um grande consolo para quem sofria pela partida da pessoa. VF: Por favor, cite-nos exemplos de seu acervo de pesquisas, ao longo de suas atividades nos terrenos da TCI. SR: Temos mais de 300 telefonemas gravados, sendo que cerca de 90% destes, so pais que perderam filhos, que receberam depois a gravao e em 83% dos casos reconheceu-se a voz do filho ou filha... Com dezenas de vdeos paranormais com fenmenos notveis etc., fica muito difcil selecionar um caso. Mas ainda acho que o reconhecimento da voz do falecido, que venho presenciando tantas vezes, um ponto emocionante, importante pela ajuda que leva e que ainda VF: Por favor, cite-nos exemplos de seu acervo de pesquisas, ao longo de suas atividades nos terrenos da TCI. SR: Temos mais de 300 telefonemas gravados, sendo que cerca de 90% destes, so pais q em 83% dos casos reconheceu-se a voz do filho ou filha... Com dezenas de vdeos paran selecionar um caso. Mas ainda acho que o reconhecimento da voz do falecido, que venho importante pela ajuda que leva e que ainda significa material de pesquisa cientfica. VF: Quais so os principais benefcios que a TCI pode trazer s pessoas? SR: Primeiro: Consolo quem perdeu um ser querido; Segundo: Comprovao cientifica da realidade da vida depois da morte; Terceiro: Que contatos com outras Dimenses so possveis por esse meio. E tudo isso junto, pode representar uma revoluo no atual estgio de nossa Humanidade. VF: Nos fale um pouco do contedo de seu livro GRAVANDO VOZES do Alm. SR: "GRAVANDO VOZES do Alm" traz como marca principal o detalhamento das tcnicas para se gravar contatos com o Outro Lado da Vida, com exemplos de vozes paranormais em CD. Alm de um rico captulo sobre a forma avanada de registrar esse intercmbio, tambm trs vasta casustica. O objetivo desta obra no apenas relatar experincias, mas, demonstrar que o contato com os mortos mais acessvel do que se imagina. Esta obra vem para preencher uma lacuna pois desde que se introduziu o uso do computador para as gravaes de Vozes Paranormais, os avanos se aceleraram, e nada h publicado sobre orientaes bsicas que se valham dos recursos que a tecnologia atual possibilita. GRAVANDO VOZES do Alm traz isso, ou seja, o passo a passo para que o leitor vivencie por si, essa realidade.
'Eles dispem de tecnologia muito avanada a ponto de fazerem essas transmisses, que ns, na Terra, sequer conseguimos explicar, o que dir repetir'

VF: Como a senhora acredita que procedem os seres do Ouro Lado que se utilizam da TCI? Ou seja, eles empregariam tambm, a partir da chamada dimenso espiritual, algum tipo de equipamento para enviar suas mensagens aos meios terrenos?

SR: No h dvidas, at porque eles mesmos fazem referncias uma Estao Transmissora de l para c. Nada de muito novo, pois na literatura esprita, principalmente na obra de Andr Luiz, so citados dezenas de equipamentos desenvolvidos e usados pelo Outro Lado. Eles dispem de tecnologia muito avanada a ponto de fazerem essas transmisses, que ns, na Terra, sequer conseguimos explicar, o que dir repetir. VF: Eles costumam a lhes indicar algum tipo de equipamento ou tecnologia que devam ser utilizados para estabelecer a transcomunicao? SR: Sim, quando julgam necessrio - ou, se a gente fica atento, pode ir observando o que funciona e seguindo por esse ou aquele caminho. VF: Quais so as atuais tcnicas e equipamentos que devem ser usados por pessoas comuns, que desejam receber e registrar vozes de seres que se encontram fora desta dimenso. SR: Temos um captulo inteiro no livro para detalhar isso, de forma que abordar num pargrafo seria bem complicado. Mas digamos que, para recepo de udios, usa-se o computador, com algum programa de gravao, gera-se um rudo especfico e ideal para ser modulado por eles, e da por diante, grava-se e ouve-se meticulosamente.
'A TCI est bastante ligada aos contatos com falecidos, por isso, quem a procura geralmente perdeu algum e deseja notcias'

VF: Como se do os trabalhos da ANT Associao Nacional de Transcomunicadores? SR: Desde o ano 2.000 tivemos que desacelerar as atividades porque passamos a cumprir projetos cientficos contratados por instituies de pesquisas do exterior. Entre 2.002 e 2.004, trabalhamos para o Noetics Institute dos EUA e este ano, estamos em parceria com a ISARTOP - International Association of Research of Objective Phenomena, da Itlia. Como nosso ncleo de trabalho diminuto, tivemos que optar entre divulgar ou pesquisar. Naquele momento optamos por pesquisar. Isso acelerou muito os avanos conquistados tanto em resultados de udio como em imagens. VF: Qual o perfil das pessoas que se utilizam da TCI atualmente no Brasil? SR: Ainda a TCI est bastante ligada aos contatos com falecidos, por isso, quem a procura geralmente perdeu algum e deseja notcias. Porm, embora em nmero bem menor, h os que se interessam pelo aspecto cientfico e a possibilidade de ver e ouvir concretamente esses contatos. Esse foi o meu caso. VF: A senhora acredita que possa haver uma maior aproximao e interesse de pessoas formadas pelas diversas disciplinas acadmicas, interesse de pessoas formadas pelas diversas disciplinas acadmicas, com relao s pesquisas acerca da TCI? SR: Deveria. Mas os acadmicos sempre acham que j sabem tudo. Felizmente, vrias universidades americanas j esto saindo da Torre de Marfim e buscando estudar e investigar. Cientistas de forma geral, acham que lidar com fenmenos paranormais, diminui o seu currculo. Porm, ningum tem pressa. Mais dia, menos dia, a nossa Cincia atual conseguir abarcar explicaes. Hoje a Teoria M, que j surgiu posterior Teoria das

Cordas, que por sua vez, j sucedeu Teoria Quntica, j permite se cogitar da possibilidade de inmeras Dimenses. Ou seja, estamos caminhando.
'A unio dos esforos de ambos os lados, auxiliar muito o ser humano a entender, de forma mais racional, que a vida continua'

VF: Diversas pessoas agem com ceticismo em relao TCI. O que a senhora teria a dizer para estas pessoas? SR: Nada. Cada um acredita naquilo que quer. Entretanto, se estiver buscando algo alm do que "acreditar" e, portanto, evidncias slidas, vai ser difcil encontrar fora da TCI dados possveis de serem analisados cientificamente. Mas muito engraado como o ser humano limitado. Toda vez que surge algo novo, a primeira reao no aceitar. A segunda reclamar de que poderia ser melhor (sem, claro, que ela mesma faa nada para isso). Porm, quando com o passar dos anos a coisa evolui, aclara e se torna importante, a ela diz: bem que eu imaginei que seria assim! VF: verdade! A senhora e outros pesquisadores enfrentam algum tipo de entrave s pesquisas por parte de pessoas cticas ou organismos cientificistas que se opem acreditar na TCI? SR: Pessoalmente, de forma nenhuma - at porque no dependo de ningum. Mas, tem ocorrido o contrrio: por quase 3 anos trabalhei para um Instituto americano (Noetics Institute) e agora para o italiano, ISARTOP. So organizaes internacionais de respeito. Cientistas no so contrrios - geralmente so apenas indiferentes. Ateus reais, possivelmente teremos de segmentos religiosos, que tem o poder do dinheiro e da mdia, e a quem nosso trabalho no convm. O bom nisso no depender de ningum. Porm, se pudssemos ampliar nosso trabalho, sim, seria fantstico - tanto na rea do consolo quanto na cientfica. Mas h 17 anos sigo de todo jeito, com ou sem apoio. VF: Qual deve ser o futuro da TCI? SR: No posso falar de forma geral assim. Posso falar do meu trabalho: o desenvolvimento de nossa pesquisa ruma no sentido das imagens 3D com udio simultneo. Dos demais pesquisadores no sei. Na TCI h caminhos diversos, objetivos diversos etc... Mas entendo que no geral, a unio dos esforos de ambos os lados, auxiliar muito o ser humano a entender, de forma mais racional, que a vida continua e que somos responsveis por tudo aquilo o que plantamos. Porque, querendo ou no, colheremos. VF: Agradecemos pela entrevista e pedimos para nos deixar seus contatos para a imprensa e o pblico em geral. SR: Foi um prazer. Estou disposio para auxiliar queles que queiram se iniciar no processo. Para me contatar, sugiro acessar o site dessa entrevista ou o site http://www.gravandovozes.kit.net. [N.E.: O site "Gravando Vozes", de Snia Rinaldi - acima disponibiliza pequenos trechos de frases recebidas e gravadas atravs da TCI que podem ser baixados pelo internauta].

GRAVANDO VOZES do ALM - Novo livro de Snia Rinaldi vem acompanhado de CD de vozes gravadas pela TCI e pode ser adquirido atravs do site: http://www.gravandovozes.kit.net

COMPORTAMENTO

Alvio Sonia e David receberam cartas do filho. "Se foi mentira, foi a mais gostosa que j ouv", diz ele

FALANDO COM O

A cincia e os mdiuns aprimoram a tecnologia e os mtodos de contato com os que morreram. Com isso, milhes de pessoas encontram conforto e respostas para muitas de suas inquietaes

ALM
CELSO FONSECA, ELIANE LOBATO E RICARDO MIRANDA

COMPORTAMENTO
A morte, para o catlico So Paulo, era a "passagem para a vida definitiva". O poeta grego Eurpedes escreveu que "morrer deve ser como no haver nascido", enquento o portugus Fernando Pessoa a considerava o grande "enigma". Filsofos, pensadores, mestres como Goethe, Plato, Rimbaud, Byron, Mrio Quintana, todos deixaram registrado algum tipo de entendimento sobre a nica travessia supostamente sem volta. Mas e se pudssemos mandar mensagens do lado de l para c? Muita gente acredita que falar com os mortos possvel - e alguns afirmam fazer isso cotidianamente. So os mdiuns, os intermedirios entre os espritos e os homens. H estudiosos, como a paulista Sonia Rinaldi, que empregam fisica, fontica, biometria e tecnologia digital para asfaltar a estrada que parecia interditada entre esses dois planos, o dos vivos e o dos mortos. A ferramenta, nesse caso, a cincia e no a f. Uma das maiores especialistas em Transcomunicao Instrumental (TCI), nome dado gravao de vozes e at filmagem de pessoas que j morreram, Sonia comemora um marco em sua cruzada: o primeiro caso autenticado por um laboratrio internacional de um contato com um esprito. 0 fato mais positivo de tudo isso que, pelo caminho da cincia ou da espiritualidade, essas comunicaes geram um conforto imensurvel nas pessoas que buscam contato com os seus entes queridos. E do respostas para muitas de suas inquietaes. O caso estudado cientificamente por Sonia o de Cleusa Julio, uma me como outra qualquer: no suportava a dor pela perda da filha adolescente, Edna, que morreu h trs anos, atropelada por um carro enquanto andava de bi cicleta. Dilacerada, procurou a Associao Nacional de Transcomunicadores, presidida por Sonia, e conseguiu estabelecer comunicao com a menina.Uma das conversas gravadas entre me e filha foi enviada h seis meses a um centro de pesquisas em Bolonha, na Itlia, o Laboratrio Interdisciplinar de Biopsicociberntica, nico na Europa totalmente dedicado ao exame e anlise cientficos de fenmenos paranormais. Junto, foi encaminhada outra fita com um
DISCPULO Afonso, que conviveu com Chico Xavier, diz ter psicografado mais de 15 mil mensagens

recado deixado por Edna, antes de morrer, numa secretria eletrnica. O resultado, que acaba de c h e g a r , u m s u rpreendente laudo tcnico de 52 pginas, cuja concluso diz: a voz gravada por meio da transcomunicao a mesma guardada na secretria eletrnica. O chamado Caso Edna, revela do com exclusividade a ISTO, tem o aval do fisico Claudio Brasil, mestre pela Universidade de So Paulo que se dedicou nos ltimos anos a analisar centenas de vozes paranormais. "Temos que abrir a mente e aceitar que a cincia no tem explicao para tudo", diz ele. "E um trabalho puramente matemtico, prova de fraudes", afirma Sonia, autora de sete livros, entre eles Gravando vozes do alm, que detalha tcnicas para contatos em outras dimenses. Em 18 anos de pesquisas, ela guarda 50 mil gravaes em udio com mortos. No incio, usava um gravador.

Hoje, as conversas so gravadas por telefone ou microfone conectados ao computador e, no caso de gravao e filmagem simultneas, com o auxlio de uma cmera digital. Acostumada a trazer conforto aos outros, Sonia perdeu seu mari do, Fernando, h um ano, vtima de cncer. Segundo ela, Fernando continua sendo seu mais ativo colaborador, agora do outro lado. "A dor se transforma em esperana", emociona-se. Sem a interveno de mdiuns ou videntes, mas apenas de tecnologia, a transcomunicao est, segundo seus praticantes, ao alcance de todos que queiram falar com algum familiar ou amigo que se foi. Em comum com o espiritismo, a certeza de que mortos podem se comunicar com vivos. A diferena est no meio para chegar ao outro mundo. Foi atravs do mdium mais conhecido do Pas, Chico Xavier (1910-2002), que a famlia do ortopedista David Muszkat, 70 anos, encontrou conforto para sobreviver perda do primognito, Roberto. O jovem, ento com 19 anos, foi vtima de uma fatalidade: sofria de bronquite asmtica e teve um choque anafiltico aps pingar um remdio no nariz. Morreu em 1979. Desde ento, foram 63 mensagens psicografadas por Chico. Judeu praticante, David s procurou o mdium aconselhado pela amiga, a atriz Nair Bello, por causa de sua mulher, que sofria muito. Quando encontrou-se com Chico, ouviu: "David, a morte no existe, seu filho est bem." Foi o

REVOLUO O ex-marxista Lima reviu posies depois de presenciar "mortos falando"

PROVA A pesquisadora Sonia obteve o primeiro laudo internacional confirmando a voz de um espirito

comeo de uma longa amizade entre o judeu ctico e uma das figuras mais importantes do espiritismo. A primeira mensagem, em 1979, chegou na vspera do Dia dos Pais. A assinatura era muito semelhante de Roberto. "Se foi uma mentira, foi a mais gostosa que ouvi. Se foi um teatro, foi o mais bonito que assisti. Ningum trar meu filho de volta, mas as mensagens mudaram nossa vida", diz David, que a partir das cartas do filho morto lanou um livro, Quando se pretende falar da vida, traduzido at para o italiano.O banqueiro e mdium carioca Luiz Augusto Queiroz, 49 anos, conta ter feito contato com vrios espritos. Mas um foi especial: seu prprio pai, Wellman, assassinado num assalto em 1989 no Rio de Janeiro. "Meu pai surgiu na minha frente e falou comigo", afirma. O reencontro aconteceu trs anos aps a morte. Wellman foi o fundador do banco BRJ, hoje presidido por Luiz Augusto. Desde sua morte a famlia se angustiava. Ao v-lo, o filho perguntou quem o matou. "Meu pai disse que isso no era importante. Era um carma se cumprindo." Para os familiares, a mensagem foi um alvio. "Um dos mais significativos pontos dessa comunicao com o mundo espiritual a confirmao da continuidade da vida", explica Luiz Augusto, que preside o centro esprita Associao Padre Pio, no Rio de Janeiro. O depoimento de Luiz Augusto confronta um mundo invisvel, habitado por espritos, exatido da cincia com suas idias cartesianas. Esses dois universos

sempre mantiveram uma enorme e irreversvel distncia. Mas hoje o que parecia inconcilivel se mostra complementar. "Cientistas de renome, como Stephen Hawking, reconhecem que pouco inteligente supor que a nossa realidade a nica expresso do universo", diz a antroploga Nara de Oliveira, professora e pesquisadora do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, em Foz do Iguau, Paran. "A cincia fisica que conhecemos, dentro do paradigma materialista, no tem instrumental para estudar mecanismos subjetivos, como o esprito. Como trabalhar fenmenos extrafisicos com parmetros fsicos?" Nara trabalha na Enciclopdia da Conscienciologia, sob a coordenao do mdico Waldo Vieira. "Temos no Centro a maior biblioteca do mundo sobre experincias fora do corpo." O mdico Srgio Felipe de Oliveira, neurocientista com mestrado em cincias pela USP (Universidade de So Paulo) idealizador do Projeto Uniesprito (Universidade Internacional de Cincias do Esprito) e estuda a mediunidade e osestados de transe. Defende em suas pesquisas que a glndula pineal localizada no crebro e que regula o ciclo do sono seria o rgo sensorial da mediunidade. Segundo Srgio, a pineal captaria informaes do mundo espiritual por ondas eletromagnticas, como "um telefone celular", e as transformaria em estmulos neuroqumicos. O ambiente social hoje mais favorvel diversidade em todos os sentidos. Nesse contexto, declarar que "qualquer pessoa pode sair do corpo fisico e interagir com algum que j morreu" no choca pelo inusitado. Ex-marxista, Ronie Lima, 48 anos, reviu suas convices a

COMPORTAMENTO

"ANTENA" Srgio de Oliveira pesquisa a glndula pineal, que seria o "rgo sensorial" dos mdiuns

partir das experincias que viveu no centro esprita Lar de Frei Luiz e tornou-se um pesquisador da espiritualidade. Nos livros Mdicos do espao e A vida alm da vida, relata os fenmenos que testemunhou. "Presenciei mortos falando de trs formas: atravs de incorporao em mdiuns, de materializao ou de vozes." Segundo o estudioso, a pessoa materializada volta "com o mesmo corpo, rosto e voz que tinha quando era vivo." Para a estilista carioca e mdium Alessandra Wagner, viva do jornalista Tim Lopes, executado e queimado por traficantes quando trabalhava numa reportagem na favela da Vila Cruzeiro, em 2002, para a Rede Globo, no h necessidade de prova cientfica para que tenha certeza do reencontro com o marido. Ela estava com o filho Diogo, ento com 15 anos, quando, segundo conta, o esprito de Tim se incorporou num mdium. "Era ele que estava ali. Tive uma sensao real, fisica. Senti a presena dele", afirma Alessandra, que comeou a freqentar o Lar de Frei Luiz um ano antes da tragdia. "Adoutrina esprita me deu capacidade de entender. A dor aprimora a gente. Foi nesse pior momento da minha vida que eu mais senti a presena de Deus." Ela afirma desconhecer a revolta ou desejo de vingana. O encontro ps-morte que diz

ter tido com o marido fortaleceu seus sentimentos. "Me senti amparada. E mostra que a gente est aqui de passagem", reflete.Talvez a ltima fr ase de Alessandra resuma o crescente interesse pela doutrina esprita: afinal, a vida no acaba aqui? A dvida aflige mais as pessoas que tm maior escolaridade e renda, segundo os dados do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em 2000.

Geografia e Estatstica (IBGE), em 2000. Esse o extrato predominante dos trs milhes de espritas registrados pelo censo no Pas. Mas, para alm dos nmeros oficiais, outros milhes de adeptos de outras religies, no Brasil e no mundo, buscam caminhos cientficos ou espritas de comunicao com os mortos e sustentam um mercado literrio prspero. So quase 200 milhes de livros vendidos sobre as possibilidades de vida e a

interligao entre elas. O jornalista carioca Marcel Souto Maior escreveu trs livros sobre Chico Xavier, que venderam 350 mil exemplares. Na ltima obra, As lies de Chico Xavier, conta histrias e questiona at que ponto possvel provar os fenmenos. "So muitas as suspeitas de fraude e de charlatanismo. E necessrio checar tudo. A cincia emprica, mas pode ser contaminada pela f", alerta. As dvidas comeam quando a atividade vira uma caixa registradora. No o caso de Chico, que psicografou 412 livros, vendeu mais de 20 milhes de exemplares e reverteu tudo para instituies de caridade. Com 81 anos e quase cega, a carioca conhecida apenas por Dona Clia tambm poderia estar rica se cobrasse um real de cada pessoa que faz fila para participar das sesses trimestrais nas quais transmite as mensagens que recebe de pessoas mortas. Ela no cobra nada. Dona Clia rene cincia e espiritualismo: uma sensitiva que fundamenta o fenmeno de sua comunicao com pessoas "desencarnadas" atravs da fisica e da mecnica qunticas. Ao ser perguntada como seria isso, respondeu com novas perguntas: "Desejo ocupa lugar? Tempo ocupa lugar?" Diante da resposta negativa para as duas questes, afirmou que "desejo e tempo so campos qunticos" que os mdiuns conseguem captar. Ela recebe pedaos de papel com nomes de pessoas. Leva-os para a casa e, noite, vai para um quartinho escuro. A medida que toca os papis, se conecta com o esprito que quer mandar uma mensagem. apontada com uma possvel sucessora de Chico Xavier. Assim como o mdium Celso de Almeida Afonso, 66 anos, que atua em Uberaba, mesma cidade mineira onde nasceu Xavier. Ao psicografar recados do "alm", Afonso diz sentir cansao fisico. "Receber seis cartas de filhos mortos como parir seis filhos." Ele diz ter psicografado cerca de 15 mil cartas, 90% delas de filhos para pais. "O esprito escreve com alegria, emoo. Serve para apaziguar o corao da me, do pai", diz ele. E assim os mortos confortam os vivos. Colaborou Eduardo Marini

MANUAL PARA ENTENDER COMO OS ESPRITOS SE COMUNICAM


Expresses usadas por quem se comunica com os mortos:
TRANSCOMUNICAO INSTRUMENTAL (TC I) Uso de aparelhos eletrnicos para falar com os mortos sem a intermediao de um mdium

PSICOGRAFIA Escrita dos


espritos pela mo do mdium TELECINESIA Transporte de objetos sem contato do mdium, no importando a distncia

As formas de comunicao com mortos de acordo com pesquisadores e mdiuns


TRANSCOMUNICAO Uma forma de comunicao com os mortos por meio de aparelhos eletrnicos. E possvel gravar e filmar, mesmo simultaneamente, conversas com "desencarnados" INCORPORAO Mdiuns recebem o esprito e repassam mensagens verbais, muitas vezes com a voz e as entonaes do morto MATERIALIZAO A pessoa reaparece com o corpo e a voz que tinha. Consta que o fenmeno ocorre em sesses realizadas em centros espiritas VOZ Apenas a voz do esprito ressoa no ambiente ESCRITA Cartas e mensagens so psicografadas por mdiuns. Psicografar o ato de escrever um texto no exato momento em que se recebe a mensagem do esprito

TELEPATIA Fenmeno produzido com a colaborao de entidades desencarnadas, com transmisso de pensamento em estado puro,de mente a mente, sem a necessidade de palavras para traduz-lo TERAPIA DE VIDAS PASSADAS (TVP) No teraputica esprita, mas uma terapia que encontra na reencarnao a causa, em vidas anteriores, de problemas psicolgicos TIPTOLOGIA Linguagem de sinais por meio de pancadas. Modo de comunicao dos espritos APARIO Um esprito que se torna visvel e, em certos casos, tangvel MDIUM Pessoa que serve de intermediria entre os espritos e os homens PSICOFONIA Comunicao dos espritos por intermdio da voz do mdium

A conversa de pessoas encarnadas com Espritos, atravs de aparelhos eletrnicos, utilizados com recursos especializados para esse fim fenmeno que se denomina transcomunicao instrumental encontra no Brasil um trabalho cientfico pioneiro do qual Sonia Rinaldi uma das maiores expresses. Autora de sete livros, ela ocupa o cargo de Presidente da Associao Nacional de Transcomunicao, instituio que fundou em 1990, hoje com quase 2000 associados. Sonia, que tambm conferencista e articulista, muito respeitada no Exterior onde mantm laos estreitos com transcomunicadores notveis tem perto de 20 anos de estudo e investigao, acumulando mais de 50.000 gravaes. Por suas pesquisas em 1995 e 1997 foi agraciada duas vezes com o prmio internacional Hedri Prize, da Fundao Sua de Parapsicologia. Esprita convicta, a famosa pesquisadora declarou em uma das suas entrevistas: "meu ngulo de viso ser sempre o do enfoque do Espiritismo Cientfico. Lembramos que Kardec estabeleceu uma base trplice para a Doutrina Esprita, ou seja, os aspectos religioso, filosfico e cientfico. Tratamos mais especificamente do terceiro, ou seja, o cientfico" De So Paulo onde radicada Sonia Rinaldi falou ao reprter da Revista Alm Revista Alm da Vida Como surgiu em voc o interesse pela pesquisa da transcomunicao Instrumental? Voc j acreditava, antes, em comunicao entre os Espritos? Sonia - Antes de me interessar pela Transcomunicao, por volta de 1988, eu j havia trabalhado como mdium em Centro Esprita, aqui em So Paulo - consequentemente, sabia da realidade do intercmbio entre Planos. Freqentando o IBPP- Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofisicas, soube: que na Europa, pessoas escavam gravando vozes de Espritos, e isso apontava para uma possibilidade de algo muito mais "comprovvel" do que tudo que eu j havia visto. Como sou do tipo So Tome... isso viria a calhar. De fato, isso se tornaria uma realidade nos anos que se seguiram, quando podemos ver o tema "sobrevivncia aps a morte" investigado pela Cincia, justamente porque a Transcomunicaco permite uma sistemtica de documentao e coletnea de provas que outros fenmenos no possibilitam. Revista Alm da Vida - Qual a experincia mais espetacular e convincente da autenticidade do fenmeno de que voc participou? Sonia Cada gravao traz particularidades que s familiares do falecido conhece, e isso surpreendente. Seriam inmeros casos. Vai desde terem os nossos Comunicantes espirituais dado a "senha de banho" de um visitante presente, at trazerem imagens de falecidos em vdeo, que permanecem por vrios minutos na tela, com qualidade impressionante. Mas para narrar um caso

bem recente, tivemos a visita de um diretor do programa da Ana Maria Braga em nosso laboratrio h poucos dias. Ele perdeu a irm e sonhava em ouvi-la. No dia que antecedeu visita j marcada, fiz uma gravao e uma das diversas respostas foi: "Estou com a Hanna" e em seguida "Uma prova, chama a ateno". Coloquei essa e outras gravaes da vspera numa pasta no computador e esqueci-me desse udio. No dia seguinte, j com a presena do Rmulo e a esposa que o acompanhava, comentei que na vspera eu havia feito contatos e que havia alguns de clareza mpar. Abri a pasta de arquivos no computador e coloquei uns trs udios. Nisso a esposa pergunta: "Esse arquivo que diz "Hanna"... poderamos ouvir?" Abri imediatamente, e eis que o casal ficou atordoado. No apenas reconheceram a voz da irm falecida do Rmulo mas confirmaram que Hanna, nome to incomum, era a sobrinha adorada dela. E ainda, havia o detalhe de confirmarem que "uma prova, chama a ateno". Isso demonstra que ocorreu um processo inteligente, coerente e com identificao de voz. Revista Alm da Vida - O cientista Ricardo Molina, da Unicamp, embora afirmando, em matria publicada na mdia, que jamais participou de uma experincia de transcomunicao, contesta o fenmeno, alegando que "no h como comprovar a voz de um morto". Que rplica voc oferece a esse tipo de argumento? Sonia - Ele um cientista respeitvel, e certa vez, a pedido do programa Fantstico, ele analisou vozes nossas e disse em pblico: -"S posso afirmar que so vozes... mas no posso dizer se de vivo ou morto". Sob o ponto de vista cientifico ele se posicionou corretamente. Ocorre que, sonoramente falando, ambas as vozes so iguais, de vivo ou falecidos. Foi-se o tempo em que Voz Paranormal era sinnima de chiado e de difcil compreenso. Avanamos tanto que hoje em dia, s de ouvir; impossvel se dizer se a voz de falecido. Ocorre que, softwares de anlises, como os que usamos atualmente, permitem o detalhamento de caracterstica das vozes, matematicamente investigadas. Trabalhamos com alguns cientistas, dentre eles, o fsico Cludio Brasil, que j analisou mais de 500 de nossas Vozes; Ele detectou peculiaridades nessas vozes que as diferenciam, apenas matematicamente, das vozes humanas. O ouvido humano no tem capacidade para captar esses detalhes, mas a informtica tem. Possivelmente, o Dr. Ricardo Molina, no tardar a acompanhar essas pesquisas. Revista Alm da Vida - Voc afirma que o Espiritismo fortaleceu o pilar religioso em detrimento do cientfico, tornando complicada a simples aceitao da transcomunicao no meio esprita. Como assim, se Kardec afirmou que se uma verdade nova se revelar (pela cincia), o Espiritismo a aceitar (Genese cap. I,55). Sonia - Uma coisa o que Kardec props e outra o que os Centros Espritas fazem. Ele no afirmou que o Espiritismo teria 3 pilares, o religioso, o filosfico e o cientfico? Em que Centro Esprita feito qualquer tipo de investigao, ou pesquisa tal e qual era feito nos tempos dele? Alem de ficarem estudando aquilo que j est publicado h um sculo e meio, onde esto os novos avanos trazidos pelos Espritas? Ou os Espritas ficaro aguardando que cientistas que se interessem em comprovar se o esprito existe ou no? Para eles, no existe e ponto. A iniciativa de alimentar o Espiritismo com evidencias e provas que o validem diferentemente de outras religies que no conseguem provar os dogmas que estabelecem deveria ser dos

Espritas. Cad isso? Kardec fez isso, e de certo esperava que esse ngulo, o cientfico no fosse esquecido. Mas na prtica, o que se v muita ajuda social, estudo do que j existe e busca de melhoria interior. Isso filosofia e religio, mas no o pilar cientfico Com raras excees, isso nem faz parte da Doutrina. Conheo uns trs ou quatro pesquisadores: O Dr. Sergio Felipe, que pesquisa a glndula pineal como fator de link com o plano espiritual; o Dr. Tubino, da Unicamp que pesquisa ectoplasma e outros poucos. Os Centros Espritas se mantm distantes das pesquisas cientficas. Revista Alm da Vida - O preconceito religioso, em geral, tem prejudicado o avano cientfico nessa especialidade? Sonia - Urna coisa prejudicar e outra se manter ao largo. O meio esprita no prejudica em nada, nem minhas pesquisas, nem a dos colegas que citei acima. Mas por outro lado, no apia, no incentiva, no absorve. Passam ao largo. Enquanto outras religies e seitas deslancham na TV e Radio... angariando mais e mais adeptos, graas s promessas de fortuna etc. os Espritas ficam passivamente vendo a banda passar. No ltimo senso, o nmero oficial de Espritas era de 3 milhes. De evanglicos, j era de 12 milhes. uma irresponsabilidade dos Espritas no apoiar a comprovao definitiva de que a morte no o fim e que se deve ter mais responsabilidade na presente existncia. A no ao dos Espritas favorece o deslanche de seitas que nos agridem e que posam de Verdade. Penso que o meio esprita ser mais tarde cobrado pelo que deixou de fazer Revista Alm da Vida - Que avanos se tm registrado para explicar o fato de que as vozes do Alm somente ocorrem quando se interrompem a fala dos encarnados? Sonia - Isso denota um principio inteligente. Significa que eles nos ouvem, sabem quando paramos de falar e respondem coerentemente. Revista Alm da Vida - Consta que voc obteve o primeiro laudo internacional confirmando a transcomunicao. Como foi para obter esse documento? Sonia - J fizemos mais de 350 telefonemas para o outro lado - tcnica essa que desenvolvemos com o apoio da Espiritualidade. Numa dessas gravaes uma me que perdeu uma jovem, a Edna, falava normalmente, quando a moa respondeu com tanta limpidez na voz, que nos ocorreu enviar para anlise. Por sorte, a me, Cleusa, tinha a voz da Edna quando viva, deixada numa secretria eletrnica, de forma que pudemos enviar as suas amostras. A voz em fita da Edna, quando viva, e a voz paranormal, gravada no telefonema, a ver se eram da mesma pessoa. Enviamos para Itlia, para nossos colegas Engenheiro Paolo Presi, e Engenheiro Daniele Gull, que fazem parte de um centro de pesquisas, em Bologna. O instituto do qual fazem parte "IL Laboratorio", que vem se especializando em anlises de udios e imagens paranormais. Foram seis meses de trabalho para comparar ambas as amostras, usando um software empregado pelo FBI americano. A concluso foi taxativa, num laudo com 52 pginas: ambas as vozes eram da mesma pessoa.

Revista Alm da Vida - A transcomunicao buscada sem o conhecimento especializado do assunto pode trazer conseqncias negativas? De que tipo? Sonia - No tenho noticias de qualquer tipo de problema enfrentado por pessoas que pratiquem as gravaes. Geralmente so pessoas que perderam um ser querido, e independentemente de serem espritas ou no, gravam e obtm contatos. Claro que gravaes no devem ter o teor de brincadeira, mas acho difcil algum brincar com isso. Revista Alm da Vida - Sabemos que qualquer pessoa pode participar da experincia. Em rpidas palavras, o que precisa para algum iniciar-se nessa prtica? Sonia - Basicamente um computador.. e saber manusear programas de gravao. Tudo isso ensinamos no nosso recente livro "Gravando Vozes do Alem" (que no est em livrarias). Publicamos esse livro com o objetivo de ensinar o Leitor a gravar; justamente porque so milhares de pessoas que nos procuram porque sofrem pela perda de algum querido e nos impossvel, atender nem 5% delas. O jeito foi ensinar; e surpreendente como iniciantes vo obtendo bons resultados Como esse nosso livro tem o objetivo de nos apoiar na compra de equipamentos, somente ns o vendemos. Caso o leitor se interesse s visitar: http://www.gravandovozes.kit.net Revista Alm da Vida - Que outra eventual finalidade prtica teria a transcomunicao, alm de comprovar a imortalidade da alma? Sonia - A Transcomunicao permite provas que outros fenmenos no permitem; fenmenos subjetivos no so passveis de serem estudados cientificamente; as imagens dos falecidos que j estamos recebendo, endossam a literatura esprita; mostram que vida do Outro Lado segue normal sem anjos esvoaantes etc... e claro, traz um consolo que muitas vezes no se consegue por outros recursos. Ouvir a voz do falecido querido e v-lo, algo que s a Transcomunicao possibilita; Mais que isso: sabemos que estamos em contatos com diversos Planos Dimensionais que ainda podem trazer informaes e avanos que sequer sonhamos. H que se fazer... ou merecer.

sd~;d~fds~;ds

"Por respeito a textos considerados como sagrados, seria necessrio impor silncio cincia? Isto uma atitude to impossvel quanto tentar impedir a Terra de girar. As religies, quaisquer que tenham sido jamais ganharam por sustentar erros manifestos. A misso da cincia a de descobrir as leis da natureza; ora, como essas leis so obras de Deus, no podem ser contrrias s religies fundadas sobre a verdade. Lanar antema ao progresso como inimigo da religio, lanar antema prpria obra de Deus; ademais, isso completamente intil, pois todos os antemas do mundo no impediro que a cincia caminhe, e que a verdade venha luz do dia. Se a religio se recusar a caminhar com a cincia, a cincia prosseguir sozinha". Allan Kardec, em A Gnese, captulo IV

ARDEC tambm afirmou que longe de perder a religio s ganharia se unida cincia e vice-versa. E assim comea a ser em nossos tempos. Sempre foi funo e objetivo da cincia comprovar as leis naturais criadas por Deus, bem como desvendar os segredos da vida em todas as suas nuanas. E muito ela tem progredido nos assuntos da sade, da tecnologia espacial, das telecomunicaes e da fsica. Mas quando anda de braos com a religiosidade que a cincia comea a trilhar o caminho que desvendar os mistrios da gnese, conseguindo, enfim, compreender e explicar os fenmenos naturalmente ali citados, posto que ocorridos na realidade da poca, mas jamais compreendidos pela nossa civilizao atual. No fosse o Espiritismo popularizar e explicar a vida eterna e estabelecer comunicao com as almas desencarnadas, ns, talvez, ainda estivssemos todos mergulhados na escurido do conhecimento, impedidos de avanar espiritualmente pela cincia de que h somente uma existncia corprea e que para os erros desta vida basta pagar s igrejas valores estabelecidos ou arrepender-se sinceramente antes da morte para alcanar as graas de Deus no paraso ou mesmo em nossas conscincias. Mesmo com o advento do Espiritismo, muitas pessoas ainda insistem em negar o bvio e calam suas vidas na obscuridade dos fatos. Em nossa atualidade, o cu torna-se a passarela da moda, onde milhares e milhares de naves extraterrestres desfilam para nos avisar de que no somente a vida eterna e se perpetua na forma espiritual, como h muitas moradas habitadas na casa do Pai, e que as populaes estrangeiras so inteligentes, possuem corpos materiais e podem se relacionar conosco a partir do instante em que haja permisso para isso - certamente, uma permisso ofertada por poderes indiscutivelmente maiores do que os que pensamos possuir Esse assunto tem sido, conquanto, pauta de estudos srios nos campos da cincia, da ufologia

e da metafsica, e mais e mais a cincia se v interessada em explorar os caminhos e meios que nos levem s comprovaes da vida espiritual e tambm da csmica, compreendendo-se nesta segunda categoria tipos diferentes de vida csmica, fsica e espiritualmente falando. Aparelhos de tecnologia inimaginvel j existem em nossa humanidade que so capazes de registrar a existncia de espritos e de ET's em nosso orbe e em outros, mas a cincia ortodoxa, embevecida de orgulho prprio, no veicula tais informaes com clareza, j que seus membros no vem interesse em se aliars religies, filosofias ou cincias novas para desvendar os cdigos desses mistrios; e nem tampouco se presta a pretender desafiar qualquer uma religio, pressupondo que todo segmento religioso se sustente apenas em dogmas retrgrados que impedem a verdade de vir tona. Mas no se pode impedir o avano da cincia e tambm no o da religio, j que, aos seres e s coisas, dado evoluir sempre. Comcincia preocupa-se em testemunhar a consagrao da unio entre cincia e religio, reportando para o mundo os elos, os feitos e as descobertas que enfim comeam a aparecer nesse sentido em beneficio da verdade. Indignados, pois, pelo estado medocre de crena em que se mantm a maioria das pessoas do nosso mundo atual, veremos o que a cincia tem nos proporcionado a fim de comprovarmos as verdades que sempre pairaram sobre nossas mentes sem que as pudssemos enxergar. Depois do magnfico trabalho do Dr. Fiorni com relao a comprovar a existncia de espritos pelos registros de digitais (grosseiramente falando) e da tecnologia por ele utilizada, o movimento esprita debalde tenta se confrontar com quem se coloca frente do dogmatismo para investir na cincia investigativa. Vendo que muitos de seus membros esto seriamente comprometidos e compelidos a buscar novas experincias comprobatrias, gradativamente que se une ao novo panorama que se estende diante de ns ofertando-nos, cada vez mais, mecanismos de estudo.

No que se refere vida aps a morte ou simplesmente existncia de vida espiritual, a cincia oferta os meios e recursos para que pessoas como Sonia Rinaldi esprita vinculada Federao Esprita do Estado de So Paulo -, possam avanar ainda mais para a comprovao to desejada dessa verdade aceita por poucos. O foco de estudo de Sonia a TCI (Transcomunicao Instrumental), que o nome dado a toda e qualquer forma de comunicao transcendental com as almas de pessoas mortas atravs de equipamentos eletrnicos. As pesquisas com TCI surgiram a partir do acaso ocorrido com Friedrich Jungerson, em 1959. Friedrich gravava gorjeios de pssaros (Molbno, Suda) e, ao ouvir a fita, percebeu que havia gravado vozes de espritos. Foi o primeiro registro auditivo conhecido. Publicou trabalhos a respeito e o evento tornou-se pblico, despertando o interesse de outros pesquisadores, sobretudo, europeus. O nome de Kostantn Raudive no pode ser esquecido, j que conseguiu mais de 72 mil registros eletrnicos de vozes de espritos articulando frases. Na dcada de 70 surge nos EUA o Spiricom, aparelho semelhante a um rdio intercomunicador (que permitia a comunicao entre espritos e seres encarnados e vice-versa) inventado por George Meek. No entanto, Meek passa anos sem nenhum resultado, que foi conseguido apenas em 78, quando conseguiu estabelecer e registrar contato com um esprito que se identificou como Dr. Muller. O resultado de Meek abriu para a dcada de 80 uma busca ainda mais acirrada por registros de

mensagens espirituais, notadamente, na Europa, onde vrios nomes vo surgir no rol de pesquisadores que conseguiram resultados efetivos nesse campo. Hans Otto Konig, na Alemanha, atravs de equipamentos ainda mais sofisticados, obtm sucesso na comunicao em duas vias. O feito mais marcante alcanado por ele foi a comunicao ao vivo pela TV Luxemburgo (1985), num programa que foi transmitido para mais de 3 milhes de telespectadores. Em 1987, com achegada do Vidicom, um aparelho eletrnico para registros visuais, o casal Harsch-Fischbach obtm imagens de entidades j falecidas. A partir da, outros meios eletrnicos tambm so utilizados. Na Inglaterra, Kennneth Webster obtm comunicaes via computador sendo seguido novamente pelo casal Harsch-Fschbach, que, alm do computador, obtm mensagens atravs do telefone e secretria eletrnica. Isso seria suficiente para uma comprovao plausvel, no fossem as dvidas que marcam o orgulho intelectual do homem mesmo quando diante do bvio. Mas a cincia tem essa funo, a de dar recursos para a credibilidade humana ampliar seus horizontes e tornar verdades supostas em verdades irrefutveis. O problema que a titulo de projetar seus nomes no status de suas respectivas classes, muitos homens e mulheres renegam a seriedade das pesquisas para fraudar provas que so facilmente aceitas pelos menos avisados um erro que cometemos em todas as reas e que devemos combater atravs do questionamento e da reflexo lcida.

Assim, necessrio que se tenha ainda muito trabalho no campo das pesquisas at que a TCI se d de forma tranqila e incontestvel. Esse o desejo do qual compartilha a pesquisadora Sonia Rinaldi atravs dos livros "O Alm da Esperana" e "Esprito, O Desafio da Comprovao", em que a autora rene o mais vasto acervo de ocorrncias fenomenolgicas em TCI, tentando mostrar que o contato com espritos algo acessvel a todos. O grande questionamento que surge a partir disso invade o tema mediunidade, j que a funo medinica de estabelecer comunicao com os mortos torna-se obsoleta com o avano da tecnologia da TCI. Se a mediunidade est compreendida nica ou prioritariamente atravs das manifestaes que possibilitam o dilogo com os espritos, ento teremos um srio problema, j que, num exerccio simples de imaginao, podemos prever a partir da uma infinidade de questionamentos e disputas que fatalmente surgiro entre mdiuns e operadores de aparelhos de TCI. Quando de fato a TCI se tornar um meio comum de se falar com os mortos, contudo, tornarse- obsoleto o emprego da mediunidade como ela enaltecida hoje; e os centros espritas devero estar preparados para orientar as pessoas nesse mister. No podemos deixar de pensar, especialmente, nos rumos que alguns mdiuns e centros deram mediunidade, notadamente nos Estados Unidos e em alguns pases da Europa, onde a mediunidade tem sido cada vez mais utilizada como artigo de comrcio. O ideal para ns, desde j, nos posicionarmos frente mudana que urge faamos em nossos mtodos de educao espiritual, voltando-nos mais e mais para os estudos filosficos e as prticas libertrias que permitem que o indivduo se desvincule dos dogmas e crenas e aceite a natureza simples e pacfica da alma. Com isso, na medida em que for se tornando mais e mais comum a transcomunicao instrumental, natural que as pessoas encontrem novas funes, algumas at mais nobres, para suas potencialidades, dando vazo a outras tantas que, por condicionamento do padro de comportamento at ento utilizado, no tm podido se expressar naturalmente. At l, acostumemos-nos com a simples idia de ver cincia dando os braos para a religio, quem sabe, comeando a realizar uma das melhores sugestes ofertadas por Kardec.

Margit Wunderlich

Ano VII ed. 40

o dia 28 de agosto de 2004, o desabamento do segundo piso de um galpo onde ocorria uma festa com mais de 400 jovens resultou em uma tragdia com seis mortos e 138 feridos. O fato ocorrido na cidade de Guarulhos So Paulo foi noticiado pela imprensa brasileira e por vrios pases do mundo. Mrcia Vieira Mendes Fortuna foi uma das mes que receberam angustiadas, a triste notcia. No caso dela, a da morte de sua filha Nathalia. A irm, Anglica, que tambm foi a festa se feriu gravemente, mas sobreviveu. Para conseguir uma comunicao da filha que desencarnou neste desabamento Mrcia procurou Sonia Rinaldi, que pesquisa e realiza h dezoito anos, a Transcomunicao Instrumental - TCI. Sonia Rinaldi iniciou suas experincias junto ao conceituado pesquisador Hernani Guimares Andrade, no IBPP- Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofsicas. Em 1990, fundou a Associao Nacional de Transcomunicadores, que possui hoje cerca de 2000 associados. A pesquisadora tambm membro da diretoria da ITC - Plataform uma associao internacional liderada por Israel, alm de fazer parte de outras importantes associaes reconhecidas mundialmente. Segundo os transcomunicadores, a TCI permite gravar vozes paranormais, estabelecendo um dilogo entre ns e os espritos por aparelhos eletrnicos, como computadores e at mesmo telefones. importante deixarmos claro que a TCI no um

consenso no meio esprita. Enquanto alguns tm muita simpatia pelas pesquisas com a transcomunicao instrumental, outros negam sua veracidade. Para Sonia Rinaldi e milhares de pesquisadores e cientistas no mundo todo, trata-se de uma tcnica suficientemente comprovada e que evolui muito a cada ano. O encontro entre Mrcia Vieira e Sonia Rinaldi foi acompanhado por nossa equipe. Mrcia nos descreveu detalhes do acidente e da personalidade de Nathalia. Relatou que a filha morreu na hora. Era uma jovem reservada nas amizades, muito inteligente e esforada. Cursava o terceiro ano de Administrao e trabalhava na rea de recursos humanos, onde tinha recebido uma promoo dias antes do acidente. Mrcia tambm lembrou particularidades que, segundo ela, "serviram como prova para a transcomunicao". Contou que a filha dizia que tinha um grande desejo de ser feliz, e trs dias antes do desencarne, substituiu seu nome no celular pela a palavra "alegria". Em seu caderno, tambm desenhou um anjinho e em baixo escreveu "ser feliz". "Eu dizia a minha filha que ela tinha tudo para ser feliz e no entendia o que faltava para ela. Provavelmente, ela j pressentia que partiria cedo, por isso sentia essa nsia de liberdade que no sabia explicar". Mrcia comentou tambm que todo ms de agosto sentia uma depresso profunda, desde quando as filhas eram crianas, e esse foi justamente o ms da

tragdia em Guarulhos. Depois de muita conversa e de conhecer mais a respeito do caso, inclusive as perguntas que a me iria fazer a filha e que afirma no ter mostrado a ningum, chegamos ao nosso destino. A pesquisadora j nos aguardava para iniciar o trabalho, e assim que chegamos, nos mostrou alguns dilogos que havia gravado pela manh, avisando aos espritos da "estao espiritual" que iramos no perodo da tarde. A TRANSCOMUNICAO Ao ouvir os udios, as surpresas comearam. Uma voz que Mrcia atribui filha, diz: "Me, ee t feliz", justamente respondendo a primeira pergunta que a me tinha escrito em casa antes de sair. Sonia Rinaldi tambm tinha pedido que fosse dito o nome da me e mais uma vez a voz paranormal responde com clareza. Mrcia disse que sempre teve a certeza de que existe vida aps a morte e aceitou sem revolta o desencarne de Nathalia, mas que sua outra filha que estava no acidente e acompanhou tudo sempre duvidou e queria provas. Para a me, as provas chegaram, e a primeira seria a frase "Vou cantar". Ela explica que ultimamente a filha andava cantando dentro do carro, antes de ir para faculdade, por falta de som no automvel. Prosseguiu contando muitas outras coisas que s ambas sabiam, porque eram muito amigas. "Quando minha filha Anglica ouviu os dilogos ficou emocionada, porque na verdade, a transcomunicao era para ela". Mrcia diz que as maiores provas de que realmente conversou com a

filha por meio da transcomunicao instrumental foram duas frases. Uma delas, "Mandava dar um bilhete", significa que foi criada uma comunidade no Orkut em homenagem aos jovens que morreram no desabamento e a irm deixava recados constantemente como se quisesse conversar com Nathalia. A outra frase "Na bolsa tem fumante", que era o segredo das duas, pois Nathalia viu quando a irm fumou pela primeira vez. Mas pediu perdo por ter contado o segredo. Apesar de Mrcia anteriormente ter recebido comunicao da filha atravs de uma psicografia, afirma que a transcomunicao foi muito mais ntida, por ter reconhecido o jeito da filha falar e todos da famlia confirmarem o timbre de voz em algumas frases. "Foram 29 dilogos e em 16 reconhecemos a voz da minha filha. Essa comunicao foi uma ddiva maravilhosa, completou emocionada. Outro fato marcante que Mrcia diz ter sonhado com a comunicao da filha dias antes disso acontecer e que a transcomunicao foi s mais uma prova da certeza que sempre teve de que a filha contnua vida. Alm da experincia com os udios, Sonia Rinaldi tambm fez testes com imagens. Quanto a essa questo, Mrcia diz ter achado gratificante, porque alm da filha, diz ter identificado outros membros da famlia desencarnados, mas no teve tanta convico quanto nos udios. "O objetivo da minha filha era realmente conversar, por isso os udios ficaram mais claros", concluiu. Em relao a experincia com imagens, Sonia diz que h quatro anos deu incio a pesquisa nesse campo.

Comeou a utilizar a televiso, e inicialmente passaram a entrar imagens paradas que logo evoluram para vdeos com movimento e animao. "Eles querem trazer um fenmeno que cause impacto. No futuro estou convicta de que iro trazer o falecido materializado e falando (imagem e som), da no haver como duvidar", reflete.
MINHA EXPERINCIA
Dizem que o jornalista jamais deve tomar partido de um assunto. Concordo em partes, porque apesar da mxima imparcialidade que tentamos ter ao preparar uma matria, impossvel no emitir nenhuma opinio e deixar de observar os fatos, porque nosso papel vivenciar para conseguir passar ao leitor a idia da melhor maneira possvel. Foi o que aconteceu nessa reportagem sobre transcomunicao. Nove anos atrs, meu irmo, ainda jovem, desencarnou e apesar de minha familia ser esprita h muitos anos e termos certeza da vida aps a morte, a dor que sentimos foi muito grande. Em todos esses anos recebemos algumas psicografias, mas o desejo de saber como o familiar est e conversar com ele sempre existe. Ento, quando resolvemos fazer essa matria sobre transcomunicao, marquei uma entrevista pessoal com Sonia Rinaldi em sua casa antes de agendarmos o encontro com a me de Nathalia. E claro, comentei com Sonia que um irmo meu havia desencarnado e tinha muita vontade de poder me comunicar com ele. Antes da minha chegada, ela j tinha avisado, como de costume, ao dirigente da estao espiritual, conhecido como Alemo, que iramos gravar naquele dia. A primeira frase que Sonia gravou foi do Alemo dizendo que eu no iria chegar e realmente, no consegui chegar no horrio marcado porque me perdi no caminho. Fiquei surpreendida! Em seguida, fizemos a entrevista e gravamos as vozes paranormais. Fiz algumas perguntas particulares e confesso que me emocionei muito com o dilogo. Identifiquei a forma como meu irmo falaria se estivesse ainda encarnado, mas minha maior surpresa foi reconhecer em um dos udios o timbre perfeito da voz dele. Assim que cheguei em casa mostrei para minha me e ela tambm se emocionou e reconheceu a voz dele na mesma frase sem que eu falasse qual era. Muitos podem questionar a respeito da veracidade do fenmeno, mas confesso que foi um presente, tanto para mim quanto para minha famlia. Foi gratificante fazer esta reportagem e tentar expressar em palavras algo de tanto valor para mim.

ransformarem em imagens e figuras, essas no podem ser ainda observadas com nitidez. Segundo Sonia Rinaldi, so dezoito anos de estudo de udios e apenas quatro de imagens. preciso que ocorram evolues nessa rea para que os encarnados possam oferecer oportunidades para manifestao de toda tecnologia espiritual1 embora acredite que esse avano tem ocorrido rapidamente. O caso da transcomunicao da Nathalia evidenciou ainda mais a seriedade do assunto, e merece muita ateno dos cientistas, com amplas pesquisas cientficas neste campo, porque o papel de consolar as pessoas que tm parentes desencarnados j est sendo cumprido. A EVOLUO DA TCI As tcnicas de transcomunicao, como instrumento de contato entre encarnados e desencarnados tm evoludo cada vez mais. Segundo pesquisadores do assunto, a transcomunicao representa um veculo poderoso para investigar e provar, cientificamente, a sobrevivncia da alma aps a morte do corpo. Afirmam, ainda, que por meio dela possvel um contato direto com aqueles que j partiram para o outro lado da vida sem a necessidade de um mdium como intermedirio no processo de comunicao. Os transcomunicadores dizem que existem, tambm, os casos espontneos, em que a ao parte dos comunicantes, no qual o telefone ou a secretria eletrnica so os meios mais utilizados. J nos casos provocados, a ao parte do transcomunicador e usada toda tecnologia que permite melhores condies na transmisso. Desde o fenmeno das mesas girantes, no sculo XIX, muita coisa mudou nas comunicaes com os espritos. Um marco na histria da transcomunicao o caso do artista e produtor de filmes sueco Friedrich Juergenson, que ao realizar gravaes de gorjeios de pssaros em uma fita magntica, em 1959, captou vozes estranhas em diversos idiomas. Isso o impulsionou a investigar o ocorrido e foi a partir de

O que podemos observar durante a matria que apesar dos espritos manipularem a luz rapidamente e

O contato entre Mrcia e Nathalia, a filha que desencarnou


Sonia Rinaldi: -"Oi Nathalia..." (jovem) -"Bem bonita!" Pela manh, enquanto fazamos essa gravao, a me, em sua casa j se preparava para vir, e lembrou-se de arrumar-se e maquiar-se porque a filha gostava de v-la bonita. Num momento, olhando para o espelho disse: -" pra Na me ver bem bonita!" Para demonstrar que fora ouvida, a filha gravou coisa bem similar (jovem) -"Saudade!" (jovem) -"N foi vtima!" Confirmado pela me que "N" era o apelido de Nathalia, e parece que ela um acidente no qual ela e outros jovens foram vtimas. Como prova de identificao, peo: Sonia: -"Nathalia,voc poderia pronunciar o nome de sua me?" (jovem) -"Mrcia!" Antes que pergunte, ela se antecipa: (jovem) -"T vendo!" Sonia: -"Nathalia, voc vai gostar de falar com a sua me? (jovem) -"Pe: de Na, presente!" Ou seja ela queria que soubessem que foi um presente dela. Aqui algo importante: Sua irm Anglica parece que desconfiava da autenticidade dos contatos, talvez por isso a Nathalia tenha gravado: (jovem) -"Sinal... ver cantar!" De fato sua irm adora cantar, e esse poderia ser um sinal para a irm de identificao. A Anglica, irm da Nathalia, costuma at hoje cantar para o namorado e os amigos, sobretudo na ida para a Faculdade, no carro. Porm, o detalhe mais importante desse teste da manh ocorreu com essa gravao (jovem) -"Me... eu t feliz...!" Ocorre que eu havia solicitado para a Mrcia elaborar cinco perguntas e a primeira delas, seria: -"Minha filha, voc est feliz?" Ocorre que eu jamais faria idia das perguntas que ela tinha elaborado, nem a me fazia idia das gravaes feitas pela manh. Quando Mrcia chegou tarde, foi uma enorme e gratificante surpresa, saber que sua filha j havia lhe respondido...

ento que passou a pesquisar o assunto por quatro anos consecutivos, antes de apresentar seu estudo a imprensa internacional. Em 1964 publicou seu primeiro livro, Roesterna fraen Rymden (Vozes do Universo). No ano seguinte, o psiclogo Konstantin Raudive entrou em contato com Juergenson e convenceu-se da autenticidade do fenmeno das vozes eletrnicas. A partir disso iniciou suas prprias investigaes, tendo publicado dois livros, um deles com 72.000 frases gravadas em fita magntica. Alm desses pesquisadores, diversos investigadores estudaram o fenmeno e fizeram outros tipos de experimentos com aparelhos mecnicos e eletrnicos.

Com o decorrer do tempo o sistema passou por diversas modificaes. Nada mais de rdio entre estaes, gravadores ou telefones, que deixavam o som cheio de chiados. Hoje, transcomunicadores como Sonia Rinaldi utilizam programas modernos de computador que permitem muito mais clareza nos udios, assim como na interpretao dos dilogos. Paralelamente, a pesquisa tambm tem evoludo no campo das imagens, porm, ainda preciso maiores avanos. "A velocidade da luz infinitamente maior do que do som e ns ainda somos muito grosseiros para esse tipo de cincia que eles dispem", observa a pesquisadora. Nos mtodos mais modernos, o transcomunicador

liga o equipamento de gravao e ento faz perguntas aos espritos com o qual pretende estabelecer contato. Feitas as perguntas, aguardam em silncio por alguns segundos para que os espritos possam responder. O que observamos em nossa reportagem, as respostas chegam quase sempre antes das perguntas terminarem, ou antes mesmo delas serem feitas, com uma preciso absoluta. O que prova o domnio dos espritos em relao ao tempo e que as perguntas so transmitidas pelo pensamento e no atravs da fala. Simultaneamente s perguntas que so gravadas, so colocados rudos de fundo (vozes humanas sobrepostas). Segundo Sonia Rinaldi, quanto mais limpo for o rudo de fundo, mais clara sair a comunicao do desencarnado. preciso que se d a voz ideal para facilitar, masculina ou feminina de acordo com a comunicao que se pretenda fazer. Isso ocorre porque os espritos modulam esses sons produzidos pela fonte de rudo para materializarem seus pensamentos, o que permite o registro pelos equipamentos.

Para facilitar o entendimento e a prtica das gravaes, Sonia lanou recentemente o livro Gravando Vozes do Alm, que tem como objetivo no s relatar experincias realizadas ao longo desses anos de trabalho, mas principalmente, ensinar como possvel entrar em contato com os desencarnados. Porm a pesquisadora deixa o alerta de que falta nos grupos de transcomunicao mais o aspecto social, ou seja, de consolo ao prximo ao invs de beneficiar apenas a alguns. "O fenmeno evoluir na medida em que merecermos e persistirmos, porque na verdade, ns pouco fazemos. O grande trabalho realizado pela espiritualidade", encerra Sonia. A conversa, na ntegra, e os udios de transcomunicao com as vozes paranormais de Nathalia e do irmo da rika Silveira esto disponveis no site da Revista Crist de Espiritismo. Acesse! www.rcespiritismo.com.br

Glamour

Entrevista

estuda tcnica para se falar com os mortos


* por Lilia Campos

Revista Glamour - O que significa a Transcomunicao Instrumental (TCI)? Snia Rinaldi - o nome que se d aos contatos entre nosso plano e outros planos dimensionais atravs de aparelhagem eletrnica basicamente, computador, cmera de vdeo, TV, telefone, etc. RG - Descreva um pouco o que seu trabalho SR - Fao mais especificamente pesquisa cientfica dentro da Transcomunicao - ou seja, usamos os casos de contato para anlises feitas por especialistas em reas especficas, como imagens e som. Esse um dos segmentos mais importantes de nosso trabalho. O outro levar consolo s pessoas que perderam um ser querido. RG - Quais os objetivos da Transcomunicao Instrumental? SR - Posso responder quais so NOSSOS objetivos, pois cada Transcomunicador ou grupo trabalha por razes diversas. No nosso caso, temos a inteno de levantar evidncias concretas da realidade da vida aps a morte, que seja passvel de comprovao cientfica. Ou seja, tratar desse assunto de forma religiosa e dar cunho de verdade universal a isso. RG - Como voc descobriu que tinha esse dom de receber mensagens de pessoas j mortas? SR - Eu no tenho nenhum dom. Qualquer pessoa pode gravar. RG - Como feito o primeiro contato? Voc tem que ter alguma lembrana, foto da pessoa morta? SR - Voc est confundindo com mediunidade. No sou eu que fao as gravaes em s, mas os amigos do outro lado com quem trabalhamos que transmitem. No sou mdium. sou pesquisadora, so coisas diferentes.
32 Glamour

RG - Qualquer pessoa pode falar com os mortos atravs de aparelhos? SR - Sim, pode. O que ela vai registrar sim, vai depender de alguns fatores, como seriedade, constncia, determinao, etc. RG - Existe um tempo especfico para entrar em contato com uma pessoa desencarnada? Dependendo do tempo, elas no reencarnam novamente? SR - Geralmente quem nos procura e sofre pela saudade no faz tanto tempo que perdeu algum. Mas temos casos de gravaes rpidas, como meu marido que se comunicou no 7. dia aps sua partida. RG - Voc fala com os mortos e tambm grava imagens. Como feito esse processo? SR - Ametodologia utilizada encheria algumas pginas para que fosse entendida em detalhes. complicado explicar num pargrafo o equipamento usado, como usado, como usar o programa etc... Em nosso livro Gravando Vozes, ensinamos o passo a passo numas 30 pginas. RG - Este mtodo que voc utiliza, j foi objeto de estudo de cientistas profissionais? SR - Ns somos os primeiros a ter interesse em todo tipo de anlise e estudos. Temos trs casos j autenticados de identificao de falecido, comprovados por cientistas. Nosso Instituto (IPATI - Instituto de Pesquisas Avanadas em Transcomunicao Instrumental) tem dois segmentos de trabalho: a rea Experimental (que eu coordeno) e a Cientfica (coordenada pelo fsico Dr. Cludio Brasil).

RG - Por que a TCI to pouco divulgada em nosso pas? SR - Porque as pessoas no esto preparadas. Ainda acham importante saber se o Corintians vai ganhar, se o Barrichelo vai sair na ltima fila ou se a Portela ganhou o Carnaval. Isso so tpicos de interesse. Enquanto isso ocorrer, h pouco que se possa fazer. RG - Existe discriminao por parte da classe esprita com seu trabalho? SR - No tem porque terem, pois Kardec foi o primeiro a propor que o Espiritismo deveria evoluir junto com a Cincia. Por outro lado, caso descriminassem, que diferena faria? Nosso objetivo dar apoio tese da sobrevivncia aps a morte. Se algum no gostar disso, o que se pode fazer? No iriamos mudar nosso rumo por isso. RG - Em geral, o que voc acha da paranormalidade? Como os cientistas e pesquisadores enxergam o sobrenatural? SR - A paranormalidade uma realidade e vem sendo testada mesmo dentro de Universidades americanas. Porm, a paranormalidade uma coisa e os fenmenos so outra. Cientistas at aceitam a capacidade da mente de exercer capacidades extra-sensoriais, mas admitir a realidade da vida aps a morte outro departamento. Isso ainda no aceito pela Cincia e batalhamos nesse sentido. RG - Existe algum caso de contato com os mortos que mais lhe marcou? SR - Nesses 20 anos, ainda tenho surpresas quase todos os dias. No

apenas os udios so surpreendentes, mas as imagens so fascinantes e requerem uma tecnologia por parte dos Emissores que estamos longe de compreender. RG - Como faz para entrar em contato com voc? SR - Visitando nosso site o leitor conhecer mais sobre o nosso trabalho. Em querendo receber notcias, pode se cadastrar e saber de tudo o que ocorre, inclusive quando abrimos novos projetos, e convidamos pessoas que perderam algum para participar. http://www.ipati.org RG - Que mensagem voc deixaria para algum que perdeu algum na famlia ? SR - Que na verdade no perdeu. Ningum morre. Nossos queridos prosseguem na sua caminhada evolutiva e MUITO mais prximos de ns do que as pessoas imaginam. Que a comunicao desejada por eles que partiram (porque eles tambm tem saudades dos daqui), e que um dia todos se reencontraro novamente. Isso no questo de f ou religio. uma realidade biolgica, que vale tanto para os que crem, como para os que no crem. E tirar a prova disso fcil: se disponham a gravar e com certeza, ouviro a voz daqueles que se foram. Que evidncia do ps-morte poderia ser melhor do que isso? Com isso a dor da saudade diminui e um novo sentido para a vida preenche aquele que sofria.

alm
A polmica comunicao com os mortos j no novidade. Mas um grupo est indo mais alm, literalmente, e afir ma receber mensagens do outro mundo via telefone, fax e at computador. Essa nova forma de pesquisa, chateada transcomuni cao instrumental (TCI), pretende transpor as barreiras do conhecimento para provar, cientificamente, que a vida eterna. "Transcomunicao instrumental o nome que se d para os contatos entre o alm e o nosso plano fsico atravs de apare lhos eletrnicos (gravadores, rdios, tevs, computadores, fax ou telefones) e no atravs de mdiuns, como fazem os espritas", define Sonia Rinaldi, transcomunicadora e coordenadora do trabalho cientfico desenvolvido pela Associao Nacional dos Tr a n s c o n u n n i c a d o r e s (ANT). Ela tambm autora do livro Transcomunicao Instrumental: Contatos Com o Alm Por Vias Tcnicas (Paz, 248 pgs.). Parece coisa do outro inundo, e mesmo, mas levada muito a srio. A pesquisa sobre o assunto no recente e vem acontecendo em vrios lugares do globo h quase 100 anos. Mas s comeou a tomar cara de pesquisa sistemtica a partir da dcada de 50. Em 1956, na Califrnia, algumas vozes e sons inexplicveis passaram a ser registrados em fitas magnticas, fenmeno que foi chamado e l e E l e t r o n i c Vo i c e Phenomenon (EVP). De l para c, com o avano da tecnologia e da eletrnica, comeou a surgir a possibilidade de contatos mais efetivos. E a partir dos anos 80 houve um avano acelerado nas comunicaes quando casal luxemburgus Maggy e Jules Harsh recebeu as primeiras imagens com movimento pela tev, primeiro transtexto por fax, as primeiras imagens pelo computador e, mais recentemente, a primeira transfoto colorida, tambm pelo computador. No Brasil, essa forma de pesquisa realizada cientificamente desde 1988 pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofsicas, em So Paulo, dirigido pelo cientista Hernani Guimares Andrade. Aps os primeiros contatos, nasceu a ANT, que hoje j conta com quase mil associados e faz parte de uma rede internacional de

Dilogos da cincia com o

O que parecia restrito ao espiritismo est ganhando dimenses cientficas. Hoje, grupos serssimos afirmam conversar com quem j morreu atravs de rdio, gravador, tev, fax e at computador. a chamada transcomunicao instrumental
pesquisadores que trocam experincias. Mas, afinal. como so feitas as transconuunica es? Atravs do rdio, mais freqente no Brasil, as pessoas s recebem mensagens. "Ficam com o rdio ligado e vo fazendo perguntas aleatoriamente. De repente, captam uma resposta, mas o dilogo bem difcil", diz Sonia. A comunicao via televiso foi abandonada porque as imagens chegavam muito distorcidas. Sonia revela que alguns recursos utilizados pelos espritos possibilitam o dilogo. Como, por exemplo, quando falam por telefone. Na Europa. os contatos, alm de serem quase dirios. chegam a ter. 30, 40 minutos de durao. Existem tam bm as ocorrncias por imagens. So as transfotos que vm por computador e que tm certa peculiaridade: elas se alteram. A transcomunicadora alerta que os contatos podem vir de duas origens: a primeira quando so produzidos aqui, num espao paralelo, por entidades que co-habitam a Terra conosco. Podem permanecer entre parentes ou amigos por excesso de amor ou de dio, quer dizer, por alguma coisa que ainda as prende aqui. "Essas entidades podem utilizar equipamentos, s que sem qualquer tecnologia, de forma precria. As dificuldades so muitas, porque elas s esto usando o desejo de se comunicar. E muitas vezes isso at funciona, principalmente em gravadores. Temos dezenas de casos de gente que no sabe o que transcomunicao instrumental, estava gravando qualquer coisa e, de repente. faz unm captao e acaba reconhecendo a voz de um tio j morto. por exemplo."

A transcomunicadora Sonia Rinaldi no ambiente em que trava contatos com os espritos, auxiliada por toda uma parafernlia tcnica

Vozes de quem j se foi


A carioca Yolanda Pvoa de Souza perdeu o filho Cacau em 1994, com 30 anos, vtima de atropelamento. Como conhecia o trabalho de Sorna Rinaldi. resolveu escrever para ela contando o seudrama.Logo recebeu uma mensagem d o r a p a z a t r a v s d e outratranscontunicadora da associao. "Fiquei bastante abalada. Uma coisa ter conscincia de que a vida continua. Outra ter a prova." Aps o primeiro contato, Yolanda tem recebido mensagens freqentes cio fi lho. "Para os espritos. a comunicao mais fcil quando sabem que acreditamos e queremos. H famlias que recusam as comunicaes, dizendo que so coisas do demnio. Para mim, essa comunicao representou quase que a volta cio meu filho. Foi um consolo e a certeza de saber que a morte no existe. Cacau est do outro lado mas sei que a qualquer momento pode se comunicar comigo." Sonia Rinaldi mostra reportagem algumas gravaes que fez. Comea pelo caso da filha de urna associada. A me estava com dificuldades para obter contato e comentou com Sonia que resolveu ajud-la. "ANolia sempre se referia filha como 'minha filhinha'. Eu deduzi que se tratava de uma criana e, sem falar nada para a me, tomei a iniciativa de tentar localizar a menina Germana com a ajuda dos espritos da estao Rio do Tempo. Para facilitar. dei o sobrenome da m.e. Passou um ms e no houve retorno. Um dia, resolvi contar a Nolia que estava tentando obter contato. Descobri que Germana, na verdade, havia morrido aos 22 anos e tinha o sobrenome do pai. Falei para os espritos que havia passado as informaes erradas. No mesmo instante, o Dr. Landell responde com sotaque gacho: "Essa a verdade". Algum tempo depois, a moa foi localizada e levada para a estao, onde comeou a fazer contatos."

Nesse caso a entidade quis se comunicar e acessou o cabeote do gravador. Isso uma possibilidade, mas no com o que Sonia Rinaldi trabalha. "Buscamos, dentro da pesquisa, contatos com uma estao transmissora. Falamos com entidades elevadssimas, com conhecimento muito grande e que acessam os equipamentos de forma puramente tcnica. Eles no esto na redondezas, mas sim numa outra dimenso. O primeiro brasileiro que cogitou a hiptese de contatar os mortos atravs de aparelhos foi o padre gacho Landell de Moura, no incio do sculo. Hoje, o falecido Dr. Landell - como chamado - comanda uma estao que emite mensagens (de espritos de brasileiros e portugueses) especialmente para o Brasil. A Rio do Tempo estabelece

contato com os aparelhos dos transcomunicadores brasileiros. Alm dessa, existem outras emitindo para vrias regies do planeta um direcionada para os Estados Unidos,a mais forte para o centro da Europa, uma estao para a Frana e outra para a Itlia. Como esses espritos conseguem atingir os aparelhos, um mistrio. Sonia afirma que trata-se de uma tecnologia desconhecida, complexa e sofisticada. "Nossa cincia aqui na Terra ainda no tem recursos para entender ou fazer algo parecido. Na verdade, eles esto fora do nosso plano, num espao paralelo e, no entanto, emitem mensagens que atingem nosso espao em tempo real. Usam uma parafernlia tcnica e um conhecimento profundo completamente desconhecido para ns".

E quem so os transcomunicadores? "Pela nossa experincia, percebemos que se dividem em dois blocos. O primeiro o das pessoas que tm interesse cientfico na pesquisa, como eu. Tambm fazem parte desse grupo engenheiros, tcnicos e pessoas com amor pesquisa. O outro grupo, maior, o de quem perdeu entes queridos e quer ouvi-los. Muitos pais querem obter mensagens com a prpria voz dos fi lhos que morreram, e no atravs de mdiuns. E muita gente consegue, no mundo todo." Ao comear a receber as comunicaes, Sonia Rinaldi queria ter certeza absoluta de que as vozes eram do alm. Ela imaginava que apesar de parecerem vozes humanas normais, deveriam haver diferenas. Um dia conversou com o engenheiro

Carlos Luz sobre a possibilidade de se investigar detalhes dessas vozes. Aps muita pesquisa, ele conseguiu comprovar que no so humanas. A fre qncia delas diferente. "Um dia estava conversando por telefone com uma colega transcomuni cadora, a Norma, e ela perguntou se poderia gravar nossa conversa. Con cordei. Nessa hora, eu estava falando que tinha enviado uma carta para ela e que chegaria 'amanh'. Quando ela ouviu a grava o, no trecho em que eu falo a palavra amanh entra uma voz altssima, que diz 'agora'." Sonia resolveu mostrar a gravao com a sua voz, a voz paranormal e a de Norma para o engenheiro analisar. Obteve uma resposta surpreendente. A voz humana tem um padro que varia de 100 a 130 hertz, para homens, e

de 130 a pouco mais de 200, para mulheres. O resultado da anlise foi o seguinte: voz de Sonia. 213 hertz, a de Norma. 185 hertz, e a paranormal, 516 hertz! "Isso no existe. E se existisse, seria insuportvel, como o som de um pernilongo. No h quem possa explicar esse fenmeno." Em outubro, Sonia foi para o Mxico fazer palestras sobre a anlise das vozes, um trabalho pioneiro que vai lhe render a liderana de una projeto internacional que dever en volver a Universidade de Campinas (Unicamp).

Entrevista: Sonia Rinaldi

18

Os Novos Rumos da Transcomunicao

Sonia Rinaldi mostra aqui os avanos das pesquisas cientficas na rea da transcomunicao instrumental (o contato com os espritos atravs de aparelhos), que podero, no futuro, comprovar a existncia da vida aps a morte.

PLANETA - At a metade deste sculo a comunicao entre o plano fsico e o mundo espiritual era feita exclusivamente atravs de mdiuns. A p a rtir dos anos 50, comearam a aparecer as primeiras experincias de transcomuni cao instrumental (TCI), que vm ganhando espao no mundo todo. Qual o motivo dessa inovao? Sonia Na realidade, bem antes desse perodo que voc demarcou, j vinham sucedendo alguns contatos instrumentais, ainda que rudimentares. bem verdade que, s depois dos anos 50, foi possvel a melhoria desses contatos, porque mudaram os aparelhos. No comeo, os gravadores eram muito primitivos e no ofereciam condies aos comunicantes espirituais. Depois eles passaram a oferecer mais condies e realmente se acelerou o processo. O motivo dessa inovao, possivelmente, atende a algum plano dos comunicantes espirituais, no sentido de trazer para a Terra evidncias muito fortes com relao questo da sobrevivncia depois da morte. Vemos, pelo nosso trabalho, que h uma clara inteno deles em nos possibilitar a comprovao. Na realidade, ns abandonamos o gravador faz tempo e centramos todas as nossas pesquisas, tanto na parte de imagens quanto de udio, no computador.

PLANETA - E telefone, TV, rdio? Sonia H trs anos eu venho trabalhando com cientistas e engenheiros, que inclusive esto atuando diretamente num projeto que busca a comprovao, em laboratrio, da realidade do esprito. De l para c, agente aprendeu a trabalhar de forma rigorosamente cientfica, controlada e muito transparente. Hoje, no camos

mais em histrias fantsticas, que no so devidamente aclaradas ou comprovadas. Posso lhe assegurar que o fenmeno real com base em alguns equipamentos - por exemplo, o computador; temos contatos comprovados em secretria eletrnica, mas no temos nada via telefone. Ento, ns no vamos fantasiar. Eu no sei se isso uma

Entrevista
Sonia Rinaldi
PLANETA - Isso significa que pode haver fraude na transcomunicao instrumental... Sonia - Pode. PLANETA - E como se comprovaria a veracidade dessas comunicaes? Sonia - Exatamente trabalhando com o rigor que a gente trabalha e se associando com cientistas que, obviamente, s envolveriam seu nome em coisas muito reais. J surgiram fenmenos meio miraculosos nessa rea, que no foram comprovados. As pessoas envolvidas nessas experincias normalmente se negam a permitir qualquer tipo de investigao. Esse no o modo que ns trabalhamos; o trabalho que realizamos totalmente

documentado no nosso site ou nos nossos livros. O projeto que estamos fazendo agora para a LVB vai resultar em um livro, que sair em outubro e ter como ttulo Esprito, o Desafio da Comprovao. Ele todo tcnico, cheio de grficos, de anlises; foi feito em cima de estudos rigorosamente controlados Eu acho que s procedendo dessa forma voc passa credibilidade para as pessoas. PLANETA - Em geral, quem se envolve com a transcomunicao instrumental, pelo menos no Exterior, no tem nenhuma relao com o espiritismo. So engenheiros, pessoas mais ligadas rea eletrnica. Voc chegou a fazer algum curso relacionado com engenharia? Sonia - No, eu sou formada em letras e publicidade. O que a gente hoje observa o seguinte: sendo a sobrevivncia uma realidade, isso no nos

parece uma questo de religio, mas de cincia; e por a que a gente tenta caminhar. Obviamente o espiritismo, aqui no Brasil, a doutrina que mais aborda essa questo; antes dele, porm, muitas religies orientais tambm tinham propostas semelhantes. Ns entendemos que a realidade da sobrevivncia do esprito no pode ficar limitada ao aspecto religioso, porque, se isso verdade, tem de interessar a todo mundo, todas as religies. Eu tenho formao espirita e at por isso me interessei em trabalhar na comprovao cientfica. Mas vejo que o assunto carece de evidencias realmente definitivas. Por que? Porque se fala em espirito h milnios, mas at hoje no h uma comprovao cabal; se houvesse, ela j teria derrubado o materialismo. PLANETA - Ao que parece, a TCI poderia comprovar a existncia da vida aps a morte. Mas voc acredita

Se houvesse uma comprovao cabal da existncia do esprito, ela j teria derrubado o materialismo.

Sobrevivncia do esprito: realidade que no pode ficar restrita a um pequeno grupo.

parece uma questo de religio, mas de cincia; e por a que a gente tenta caminhar. Obviamente o espiritismo, aqui no Brasil, a doutrina que mais aborda essa questo; antes dele, porm, muitas religies orientais tambm tinham propostas semelhantes. Ns entendemos que a realidade da sobrevivncia do esprito no pode ficar limitada ao aspecto religioso, porque, se isso verdade, tem de interessar a todo mundo, todas as religies. Eu tenho formao espirita e at por isso me interessei em trabalhar na comprovao cientfica. Mas vejo que o assunto carece de evidencias realmente definitivas. Por que? Porque se fala em espirito h milnios, mas at hoje no h uma comprovao cabal; se houvesse, ela j teria derrubado o materialismo. PLANETA - Ao que parece, a TCI poderia comprovar a existncia da vida aps a morte. Mas voc acredita que um cientista totalmente materialista no arrumaria algum tipo de desculpa "cientfica" para rejeitar todas as provas? Sonia - por isso que as pessoas que esto trabalhando conosco nesse

Estamos procurando provar que a presena do mdium no necessria para que ocorra a transcomunicao.
projeto que busca a comprovao da existncia do esprito so cientistas, acadmicos - s a partir deles isso teria validade. Obviamente, isso no uma coisa que se comprovaria e todo mundo aceitaria. A gente sabe que vai haver muito, muito debate. Mas, se isso real, tem de ser comprovado em diversos pases e laboratrios. PLANETA Qual foi o primeiro contato de transcomunicao instrumental no Brasil? Sonia - A gente tem notcia de que a Hilda Hilst, o Mario Amaral Machado e o Max Beresowiski, nos anos 70, foram os pioneiros. O Max sempre trabalhou mais com a parte de imagem, e obteve vrias imagens interessantes. Embora no faa gravaes, a Hilda apaixonadssima pelo assunto. E o Mrio, ainda hoje, continua na ativa. PLANETA- Mas no seu ltimo livro, Transcomunicao Instrumental, Espiritismo e Cincia (DPL), voc conta a histria de um padre brasileira que parece ter sido o precursor disso tudo. Sonia - Mas a j estaramos falando do incio do sculo. O padre Roberto Landell de Moura foi, entre outras coisas, o inventor do rdio (a PLANETA j falou sobre ele, inclusive). Ele era gacho, viveu no final do sculo passado e esteve com o Thomas Edson nos Estados Unidos. Ele era um era um gnio, talvez um dos maiores inventores que o Brasil teve; inventou o radio, o telgrafo sem fio, muitas coisas. Talvez o pecado dele tenha sido o de ser brasileiro. Quando esteve nos Estados Unidos, foi convidado para que ficasse l e avanasse nas pesquisas; os americanos queriam dar-lhe todas as condies para isso.- Mas ele disse: "No, a glria da minha inveno h de ser do meu pas." Veio para o Brasil e acabou morrendo na misria absoluta. E quem levou a glria do invento do rdio foi o Guilhermo Marconi, o italiano. Entre a literatura que fala da vida do doutor Landell, existe um relato cuja veracidade a gente no pode comprovar. Mas um trecho afirma que um coroinha que trabalhava com ele chegou a v-lo, muitas vezes, tirando do bolso da batina uma caixinha que falava. Agora, isso no poderia ser um possvel rdio, porque o rdio tinha sido inventado por ele prprio; no poderia haver uma estao de rdio transmitindo. No entanto, o coroinha ouvia inclusive vozes em italiano; e o Landell falava italiano, porque ele morou na Itlia tambm. Foi uma coisa que nunca figurou nas suas anotaes de uma forma, digamos.

mais oficial, porque ele era muito perseguido, justamente, por ser padre. Ento, talvez ele tenha sido o primeiro transcomunicador do mundo. Pouco tempo depois disso, nos anos 20 - a ns temos registros absolutamente fantsticos -, h notcias dos primeiros telefonemas recebidos no Brasil, do Oscar D'Argonnel. Mas isso era um pouco espordico. Nessa fase, particularmente, as transcomunicaes dependiam de doaes de ectoplasma. No livro Vozes do Alm Pelo Telefone, de 1925 D'Argonnel, deixa bastante claro que, para que os contatos ocorressem, era necessrio a presena de mdiuns participando das coisas. Hoje ns imaginamos que isso no seja preciso; estamos procurando comprovar ainda. PLANETA - Qualquer pessoa poderia realizar o contato... Sonia - Sim, at porque isso tenderia ao objetivo do plano espiritual de generalizar as comunicaes. Porque, obviamente, se eles tm inteno de abordar a realidade da sobrevivncia, no faria sentido que isso ficasse centrado em uma ou duas pessoas. PLANETA - Ao que tudo indica, para contatara Terra, os espritos tamb m c o n s t r u r a m a p a re l h o s apropriados para isso. Eles seguem os nossos padres ou ns seguimos, inconscientemente, as diretrizes traadas por eles? Sonia - Na verdade, no h a menor informao sobre o processo que eles utilizam, mas aparentemente por instrumentos. Eles dizem estar falando de uma estao. Como so esses equipamentos, porm, a gente no faz a menor ideia. Ento, melhor no falar sobre aquilo que a gente no sabe. Seram s conjecturas. PLANETA - Em 1990, voc fundou a Associao Nacional de Transcomunicadores. Que tipo de pessoas so scias da ANT? Sonia - Hoje ns temos mais de 1.200 associados, que so basicamente de dois tipos. Diramos que cerca de 80% nos procuram porque perderam uma pessoa muito querida e gostariam de

contatar esse ser querido que morreu. J os 20% restantes so pessoas que buscaram a pesquisa porque apreciam o fenmeno, como o meu caso. PLANETA - No seu ltimo livro, voc afirma que, em breve, a comunicao com os espritos atravs de aparelhos ser um procedimento comum em todos os lares. Isso no poria em risco o processo de evoluo espiritual, da maneira que ela pregada hoje pelo kardecismo? Sonia - No entendi como isso poderia pr em risco; ao contrrio... PLANETA - Por exemplo, o espiritismo afirma que o vu do esquecimento um benefcio para o ser humano. Na medida em que voc facilita para que as pessoas entrem em contato com seus parentes mortos, quando eles forem reencarnar, sero identificveis. Isso no atrapalharia esse processo? Sonia - De novo a gente est se atendo a um aspecto religioso. O que nos interessa, de fato, evidenciar se isso uma verdade biolgica. Se a gente sobrevive, ns estamos falando mais de uma questo biolgica do que religiosa. Se, por exemplo, meu av esta

do lado de l e ele quiser falar comigo, en acho que muito bom. E, se isso possvel hoje, porque, provavelmente, a espiritualidade determina que assim pode ser. Agora, bom lembrar que o prprio Kardec enfatizou que o espiritismo uma doutrina em evoluo e o que era vlido h algum tempo pode estar tomando novos ares. Obviamente, existem implicaes que voc no levantou quando formulou essa questo. Imagine a importncia filosfica, moral e tica, que poderia ter as pessoas descobrirem que se vive depois da morte. A responsabilidade, acima de tudo, teria que ser outra. Quer dizer, se voc hoje observa que vai viver do lado de l depois que morrer, tem de comear a ficar esperta com relao ao que est fazendo. PLANETA - Considera-se que os espritos queentram em contato com a Terra so seres razoavelmente desenvol vidos. Ser que eles realmente precisam de um instrumento no plano astral para fazer esse contato ou eles podem vir para o plano terrestre e, atravs do seu computador, de alguma maneira, fazer aparecer as imagens, os sons etc. Sonia - Eu acho que podem. Agora,

H uma cooperao muito grande por parte dos espritos, mas ele no fazem o caminho no nosso lugar
isso no pode ser negado peremptoriamente por pessoas que queiram que seja de outra forma. Dentro das nossas recentes observaes, o seu pensamento vivel; mas, se ele real, eu no posso garantir. Como no posso garantir que falem s por equipamentos. PLANETA - Pode ser que at os dois sistemas sejam usados... Sonia - Exato. At porque se nota que muitas vezes eles esto num determinado ambiente que parece se identificar um pouco com o nosso. Ento, pode ser um tipo de tecnologia que faa com este ambiente, por exemplo, neste momento, esteja sendo (com certeza est) totalmente observado por eles, e que eles possam atuar aqui a partir de um local que a gente desconhece at em que dimenso est. Onde eles esto a gente no sabe. Pode ser que algum tipo de aparelhagem facilite esse tipo de aproximao e possibilite tambm a interferncia dos espritos sobre o ambiente, sobre os aparelhos. Mas a gente vai preferir sempre no falar com garantia sobre aquilo que no sabe. PLANETA - Na verdade, deveremos ter muitos anos de pesquisa pela frente... Sonia - Muitos, mas muitos mesmo. fascinante, porm, voc ir descobrindo coisas e percebendo o quanto os espritos querem colaborar para isso. Algum poderia, de forma meio inocente, dizer: "Mas se vocs conversam por que eles j no falam tudo?" Seria uma observao absolutamente infantil. J notamos que, cada vez que chegamos a alguma descoberta, como se eles retribussem, imediatamente, com fenmenos novos, que enfatizam aquilo que a gente est afirmando. Ento, h uma cooperao muito grande, mas eles no fazem o caminho no nosso lugar. PLANETA - Como vocs fazem o contato com os espritos: param e se dedicam a gravar essas vozes, ou isso acorre mais ocasionalmente, no meio de um evento, por exemplo?

Sonia - Hoje, o nosso elo com os comunicantes tal que eu ligo quando estou precisando de uma informao, uma orientao por parte deles, ou desejo informar-lhes alguma coisa. Na realidade, no momento, eu no fao experimentos como rotina, porque no tenho tempo. Nos no teramos condies de atender, por exemplo, as pessoas que interpretam mal o trabalho da associao e imaginam que podemos obter informaes sobre os seus parentes falecidos. Nesse caso, recomendamos que a prpria pessoa, mediante as orientaes que passamos, faa os seus experimentos. PLANETA - 0 que necessrio para fazer o experimento? Sonia - Como falei, hoje preciso basicamente o computador. Mas todas as orientaes, que no so poucas, esto devidamente publicadas nos vrios livros e revistas que a gente tem. PLANETA - Como que voc faz a gravao da imagem? Existe uma cmera de filmagem? Sonia - H uma cmera de vdeo; aqui ela est ligada ao computador e eu filmo s os chuviscos de um canal livre. Normalmente, um minuto tempo suficiente; entram de cinco a dez imagens. Eu abro no computador um programa apropriado para visualizar vdeo, e a vou vendo imagem por imagem, procurando onde est a turbulncia que foi reorganizada e transformada em imagem. PLANETA - Nos ltimos tempos, a TCI vem ganhando espao na imprensa; recentemente chegou at a ser capa da revista Isto . Voc acha que o tema tem sido tratado com respeito pelos mei os de comunicao? Sonia - Felizmente, sim. Eu tenho a impresso de que os reprteres tem se impressionado o suficiente para perceber que o fenmeno uma realidade e que no daria para brincar com isso. Por exemplo, durante a reportagem feita aqui pelo SBT Reprter, houve na presena do jornalista um contato bastante interessante, relativo me do iluminador, que nem sabamos que havia morrido, e ao pai e a me do prprio apresentador. Isso evidencia de tal forma a realidade do fenmeno que eu acho que, se eles no levassem a srio, estariam faltando com a verdade.

http://www.youtube.com/watch?v=T0CA60XXYp0

http://www.youtube.com/watch?v=T0CA60XXYp0

Aberto Para o
A Transcomunicao Instrumental vem ganhando adeptos no mundo inteiro. Apresentando-se como um instrumento de contato com o mundo dos espritos, ela utiliza tecnologia terrestre, o que facilita o controle em laboratrio de cada experimento.

Canal

Alm
Gilberto Schoereder
organizou-se atravs de Alan Kardec e se propagou por toda a Europa eAmricas. As batidas ritmadas em mveis, atribudas aos espritos com a inteno de transmitir noes simples ou apenas responder questes com um `sim ou no', foram substitudas por sistemas mais ela borados, como as tbuas ouija, ou incorporaes de mdiuns, que emprestavam seus corpos e vozes para os seres do alm se manifestarem em nossa dimenso. Vrias tcnicas de contato foram desenvolvidas, possibilitando a clarividncia, a psicografia, as pinturas e composies musicais medinicas, etc., realizadas por inspirao ou atuao direta dos espritos. Tecnologia Apesar de ter sido no sculo XX, especialmente em sua segunda metade, que o homem experimentou seu maior desenvolvimento tecnolgico, alguns estudiosos do espiritismo situam o incio das tentativas para contatar os mortos por meio de aparelhos no sculo anterior. A primeira experincia atribuda a ningum menos que Thomas Alva Edison (1847-1931), um dos maiores inventores de todos os tempos, responsvel pela criao da lmpada. Uma das invenes de Edison foi o fongrafo, em 1877 - a primeira tenativa de gravao e reproduo

Desde que despertou para a vida e olhou sua volta, o homem percebeu que, alm do mundo captado por seus cinco sentidos existia um outro, s que inacessvel a sua conscincia material. Esse mundo, ou realidade transcendente, atraa seu esprito de forma irresistvel, forando-o a descobrir um sexto sentido dentro do prprio ser, atravs do qual se tornaria possvel acessar diferentes nveis de existncia, ainda que por breves instantes. Pois esse incansvel desejo de descobrir o que existe alm da matria jamais abandonou o ser humano. At os dias de hoje, temos procurado os mais diferentes meios para acessar outras dimenses, inclusive nossas prprias capacidades psquicas, desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos tempos. Como a vontade humana e a imaginao praticamente desconhecem limites, sempre que possvel foram utilizados aparelhos para facilitar os contatos com o invisvel. Com o surgimento das inmeras teorias sobre o plano astral uma dimenso habitada pelo esprito de pessoas j falecidas as tentativas de comunicao com o alm aumentaram, principalmente aps a segunda metade do sculo XIX, quando o espiritismo

de sons, inveno qual ele foi levado, segundo se diz, pelo desejo de registrar a voz de sua me, j falecida. Ele no teve sucesso, em parte devido precariedade do prprio aparelho. Em 1936, pouco aps a morte de Edison, o fsico Oliver Lodge (1851-!940), um dos percursores da radio-comunicao,

afirmou que os progressos obtidos na rea da eletrnica tornariam possvel a criao de um aparelho capaz de captar a voz dos mortos. Essa previso comeou a ganhar contornos mais visveis a partir de 1959, quando o produtor cinematogrfico, msico e psquico sueco Friedrich Jurgenson

conseguiu gravar o que foi chamado de vozes paranormais, ou psico fonia. A histria conta que Jurgenson resolveu gravar cantos de pssaros num bosque prximo sua casa para inserir na trilha sonora de um filme. Quando foi reproduzir a fita, ele notou uma srie de rudos que prejudicavam a qualidade do

Aberto Para o
som. Aps outras tentativas frustradas de obter as gravaes sem interferncias o msico resolveu ouvi-las com mais cuidado e acabou detectando murmrios que pareciam vozes humanas. Esse foi o ponto de partida para uma srie de experincias nas quais procurou tornar aquelas vozes cada vez mais claras, identificando mensagens, informaes e saudaes em vrios idiomas, inclusive a voz de sua falecida me. Trs anos depois, Jurgenson publicou um livro falando sobre o tema, o qual foi submetido Sociedade Parapsicolgica de Estocolmo e chamou a ateno do psiclogo Konstantin Raudive, alm dos pesquisadores Hans Bender e Friedebert Karger. Raudive realizou milhares de gravaes de vozes e Jurgenson comeou a utilizar outro sistema que lhe foi comunicado por um esprito. Ele sintonizava o rdio numa determinada freqncia, gravava o rudo contnuo e, na reproduo da fita, as vozes

Canal

Alm

apareciam. Nos anos seguintes, sur giram aprimoramentos visando obter melhores resultados com menos interferncia de fontes externas, como o psychofon, aparelho desenvolvido pelo engenheiro vienense Franz Seidl, ou o spiricom, do engenheiro e inventor norteamericano George Meek. Suposies O tempo desses aparelhos j passou, segundo informa Sonia Rinaldi, coordenadora da Associao Nacional dos Transcomunicadores. Hoje, os contatos so feitos por meio de computadores e aparelhos bem mais sofisticados, que eliminam a possibilidade de interferncia externa. George Meek, no entanto, havia sugerido, a partir de suas pesquisas, que nenhum sistema eletromagntico conseguiria estabelecer uma ponte confivel com o mundo dos espritos, entendendo que tal dimenso deve possuir um tipo de energia ainda desconhecida para ns. Esse talvez seja o ponto convergente com o pensamento dos parapsiclogos: a transcomunicao seria feita atravs de um tipo de energia, mental, psquica ou espiritual, e ns ainda no possumos os instrumentos necessrios para captar,

medir e estud-la. Quando alguns pesquisadores rejeitam a comunicao com espritos atravs de aparelhos dizendo que, na verdade, a mente humana atuando, moldando ou transformando o ambiente que a cerca eles fazem isso sem nenhum embasamento concreto, uma vez que no tm a menor idia de qual seja a energia por trs do acontecimento. Sabe-se que um psquico poderoso como Ted Serios conseguia fazer com que a imagem na qual estivesse pensando aparecesse gravada, em ngulos diferentes, num filme virgem dentro de uma mquina fotogrfica, mas isso no quer dizer que qualquer um seja capaz de tal feito, nem que algo semelhante esteja ocorrendo nos casos de transcomunicao.

Idias

Alguns grupos no acreditam no mundo dos espritos, outros sim, seja pela f ou pela experimentao.As pessoas ligadas transcomunicao instrumental entendem que a vida no alm no apenas existe, mas semelhante nossa, como afirma a literatura esprita. Um grande nmero de pesquisadores ligados a outras linhas de pensamento ou religies fazem o possvel para desacreditar esses pontos de vista, mas sem apresentar ar gumentos concretos, s teorias.

Alguns parapsiclogos afirmam que tanto as imagens quanto as vozes que aparecem nas gravaes so produzidas por uma ou mais pessoas com capacidade psquica superdesenvolvida utilizando a mente, esse paranorrnais conseguiriam influenciar a matria, mesmo que de forma inconsciente. No entanto, Sonia Rinaldi cita, como prova do fenmeno, o recebimento de informaes que o transcomunicador desconhece e o fato de algumas respostas chegarem antes da pergunta ser formulada. Ela diz que incontvel o nmero de vozes com timbres diferentes nas gravaes, e que seu grupo tem recebido mensagens cantadas por um coral. "Mais que isso", a pesquisadora explica, "descobrimos que quase todas as vozes paranormais trazem consigo outra mensagem no sentido reverso (quando a fita ouvida de trs para frente). Mais complexo que isso, ambas as gravaes no sentido normal e reverso esto sobrepostas sem se mesclar. Isso indica uma tecnologia desconhecida na Terra". Os espritas tambm oferecem resistncia quanto ao uso dos aparelhos, ainda que a proposta esteja dentro do aspecto cientifico idealizada porAllan Kardec ao estabelecer a doutrina do espiritismo. "Existem dirigentes de centros espritas que, vendo o assunto de forma mope, receiam que a transcomunicao instrumental tire o lugar dos mdiuns", explica Rinaldi. "E outros, demonstrando profunda ignorncia no assunto, chegam a dizer que transcomunicao coisa de espritos inferiores. Na verdade, a tecnologia empregada pelos comunicantes de tal forma complexa que reduz nossa cincia a p".

Contrrias

No Brasil Hoje, existem cada vez mais grupos dedicados ao estudo da transcomunicao instrumental no Brasil, Espanha, Frana, EUA, Mxico, Argentina, Itlia e Alemanha, a maior parte deles ligados ao GAIT Global Association of I n s t r u m e n t a l Tr a n s c o m m u n i c a t i o n . E m nosso pas, a Associao Nacional de Transcomunicadores iniciou suas atividades em 1990 e conta atualmente com cerca de 950

associados, um site na Internet e uma revista onde so comentadas as novidades, descobertas e avanos nesse campo. Sonia Rinaldi faz questo de frisar que os resultados de todos os contatos realizados por meio de aparelhos vm sendo submetidos anlise cientfica de psgraduados em Processamento de Sinais, da USP e outras universidades. "Na troca de informaes", ela explica, "fomos aperfeioando nossos mtodos, com avano significativo nos resultados. Ta m b m f a z e m o s e x p e r i m e n t o s

Aberto Para o
cientficos sob rigoroso controle, como por exemplo, a gravao em computador, sem microfone. Nessa situao, qualquer contato registrado s pode ser gerado, necessariamente, dentro do hardware, o que absolutamente inexplicvel pelo que conhecemos de computao

Canal

Alm

terrestre". Aobteno de imagens dos mortos tambm passa por um rigoroso sistema de controle. "Uma forma de vetar qualquer interferncia terrestre", diz Sonia, " usar um tubo de raios catdicos em vez de um aparelho de televiso. Uma TV poder capturar imagens esprias, que estejam transitando pelo ar, emitidas aqui mesmo, da Terra. Com o tubo que usamos jamais haveria essa possibilidade, pois a faixa de recepo totalmente outra". Quem quiser conferir os resultados e laudos tcnicos dos cientistas deve procurar o site ou a revista da associao, onde

tambm podem ser encontradas informaes detalhadas sobre as tcnicas utilizadas para obter imagens e udio de outra dimenso. Segundo Sonia Rinaldi, a utilizao de gravadores j uma tcnica totalmente ultrapassada e no mais sugerida sequer para os que esto comeando suas experincias. Os contatos em udio so obtidos por computadores com programas especficos, desenvolvidos para se obter o melhor resultado possvel. As imagens so captadas por computadores, TV e cmeras de video. O que fica absolutamente claro nas experincias de transcomunicao que um fenmeno fantstico est ocorrendo j h algum tempo e, como sempre acontece em relao a assuntos que extrapolam a matria, a maioria dos cientistas prefere ficar de olhos fechados. Alguns, no entanto, entendem que muito mais tempo, dinheiro e entusiasmo deveriam ser dedicados ao fato e felizmente do continuidade s pesquisas por conta prpria. A possibilidade de poder usar tecnologia terrestre para acessar um mundo at hoje invisvel para nossos sentidos , no mnimo, fascinante, e no deve ser descartada to facilmente pela cincia. Quando o homem conseguir aperfeioar os meios necessrios para esse tipo de comunicao ele ter, sem dvida nenhuma, redescoberto o fogo.

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

O aguardado contato com ETs pode acontecer atravs da transcomunicao instrumental


Entrevista concedida a Cludio
Colaborou A.J. Gevaerd, editor

Brasil, consultor

ma das reas mais fascinantes derivadas da parapsicologia, e com boa dose de influncia esprita, a transcomunicao instrumental (TCI), uma disciplina que ganha a cada dia mais adeptos. Seu objetivo estabelecer e estudar o contato com "outros planos" da existncia atravs de instrumentos, tais como computadores1 gravadores e telefones. Atravs da TCI pode-se efetivamente contatar o "outro lado" da vida e manter dilogos com pessoas que j faleceram e que esto atualmente no que chamamos de "alm", na falta de um termo melhor. Tipicamente, portanto, a TCI busca a comunicao com os espritos de pessoas que partiram mas no apenas isso, como se ver nesta entrevista. E engana-se quem imagina que a tcnica seja algo mstico ou esotrico, pois os procedimentos empregados so rigorosamente cientficos e seus resultados, espantosos. Mas, se a comunicao com falecidos j algo extraordinrio, a TCI surpreende ainda mais ao apresentar; de alguns anos para c, casos de contatos estabelecidos tambm com seres que se presumem extraterrestres. Tais contatos tm sido igualmente evidenciados atravs de outro fenmeno particular da disciplina, a recepo do que se convencionou chamar de transimagens, fotos ou vdeos vindos de outros planos da existncia.E curiosamente, a maior parte delas recebida atravs dos mais variados equipamentos empregados e mostra justamente seres que, ao que tudo indica, tm procedncia de outros planetas. Neste ponto, a TCI demonstra resultados prticos em reas que antes pertenciam do lado acadmico, exobiologia, e do lado paracientfico, Ufologia. O esforo agora para desenvolver mtodos ainda mais apurados para manter novos contatos e estabelecer formas de comprovar a real natureza dos contactantes.
Revelaes - No Brasil, uma das grandes pioneiras na prtica da TCI a pesquisadora

mundialmente conhecida Sonia Rinaldi, que h 18 anos mantm um laboratrio de comunicao com falecidos em sua casa e que recentemente surpreendeu a todos com a revelao de que seres extraterrestres passaram a se comunicar atravs dos aparelhos - o que j vem ocorrendo desde 2002. Ao longo dos anos dedicados transcomunicao, as pesquisas e tcnicas de gravao de Sonia foram evoluindo gradativamente, desde o uso de simples gravadores para contato com outros planos at um computador acoplado a um telefone. Alis, h que se dizer que o uso da combinao de computador com telefone , entre outras, mais uma inovao criada por Sonia, que hoje seguida por estudiosos da rea em diversos pases. "Depois que descobrimos e anunciamos o mtodo, anos atrs, colegas de todo o mundo passaram a utiliz-lo tambm" diz.
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

E no para menos, pois at ento ningum havia pensado em usar esses instrumentos para gravar vozes paranormais, como tambm so chamadas. Introduzir a novidade garantiu um significativo salto de qualidade na obteno dos udios, inicialmente, e depois tambm dos vdeos, num processo que leva, agora, ao estabelecimento de contatos com seres de outros planetas. E mais que isso, at imagens em 3D comearam a ser captadas no laboratrio da pesquisadora, apontando para uma possvel e inesperada origem: outras dimenses. Gravar transcontatos por telefone, muito antes, foi outra novidade criada por Sonia, que tem sangue de pesquisadora nata. Ela inova, cria, recria e no desiste nunca. A conseqncia natural de tanto esforo que a transcomunicadora como se denomina quem usa a TCI reconhecida mundialmente pelo significativo resultado de seu trabalho, que a levou a receber por duas vezes o prmio Hedri de parapsicologia, outorgado pela Universidade de Berne, na Sua, por suas atividades pioneiras na rea.
Intercmbio - Graduada em letras anglo-germnicas pela Universidade Mackenzie, Sonia pos-

sui um vasto acervo de udios e imagens paranormais, obtidas tanto em seu laboratrio como por membros da Associao Nacional de Transcomunicadores (ANT), entidade que fundou em 1990 e que possui hoje cerca de 2.000 membros. Ela mantm ainda intercmbio com pesquisadores de

"Depois que descobrimos e anunciamos o mtodo de comunicao, anos atrs, colegas de todo o mundo passaram a utiliz-lo tambm"

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

vrios pases e uma das diretoras da Sci-Eye, organizao do gnero com sede nos Estados Unidos. Desde setembro de 2005, Sonia passou tambm a integrar a diretoria da International Scientific Association for Research into Transcendental Objective Phenomena (Associao Cientfica Internacional para Pesquisa de Fenmenos Transcendentais Objetivos, Isartop), com sede na Itlia. autora de diversos livros sobre o tema, entre eles Contatos Interdimensionais (Editora Pensamento, 2000), Esprito: O Desafio da Comprovao (Editora Elevao, 2002) e o mais recente Gravando Vozes do Alm (Edio particular 2005) em que dedica um captulo para descrever passo a passo a metodologia empregada para gravar vozes paranormais (Veja pgina 17). Embora TCI seja questionada por muita gente, sob a alegao de que ainda no h comprovao cientfica das comunicaes e de sua origem extraordinria, seus resultados esto a para quem quiser ver. Em geral, no Brasil, as crticas provm do meio acadmico e so feitas por quem est desatualizado sobre os notveis avanos na rea - em especial os que Sonia tem feito. E apesar de j haver rejeio ao tema quando ele se restringe "apenas" aos contatos com falecidos, corajosamente a pesquisadora aceitou conceder entrevista Revista UFO, sabendo que poderia vir a ser ainda mais criticada agora, por apresentar suas concluses de que as comunicaes vo muito alm, partindo tambm de seres extraterrestres. "Tambm me surpreendi com estes novos contatos, mas com a paciente documentao em udio e vdeo das manifestaes, fui me convencendo de que abrimos a porta para seres que estavam a aguardando. E eles a utilizam regularmente", afirma. Para quem ainda duvida da tcnica empregada pela transcomunicao, importante dizer que Sonia Rinaldi tem pelo menos dois casos de identificao de falecidosatravs da comparao de voz da pessoa quando viva e, depois morta - autenticada pela prestigiada Universidade de So Paulo (USP). Mais recentemente, seus colegas italianos Paolo Presi e Daniele Gull reconheceram um dos casos atravs de laudo tcnico de anlise, com 52 pginas, com uso de metodologia aceita internacionalmente.
Manifestaes - Alm disso, a equipe de Sonia chegou a estudar vozes paranormais em

conjunto com cientistas franceses e italianos, e o Brasil j detm o maior acervo do gnero, com mais de 600 gravaes. O objetivo final de tanto trabalho a comprovao do fenmeno com bases cientficas e o estudo estatstico destas manifestaes atravs dos instrumentos. Apesar de ainda ser cedo para concluses definitivas, o empenho j est a meio caminho andado. Acompanhando as espantosas ocorrncias verificadas no laboratrio de Sonia, em So Paulo, vemos que, alm de mostrar a sobrevivncia da conscincia aps a morte do corpo fsico, a TCI nos oferece a oportunidade do contato com extraterrestres, uma realidade inquestionvel e uma demonstrao de que eles esto mais presentes em nosso planeta do que imaginamos. Vamos entrevista:

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

UFO - Sonia, por que voc se interessou pela TCI e como foi o incio de suas pesquisas? Sonia - Sempre tive uma caracterstica pessoal bem definida com relao ao que posso acreditar ou no. Tanto que, com 18 anos, comecei a freqentar um centro esprita. Mas no tinha como ter certeza de que tudo aquilo que l acontecia era real. Por isso, procurei o doutor Hernani Guimares Andrade, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofsicas (IBPP), e a comecei a perceber que era possvel, sim, investigar os fenmenos espritas atravs de testes, comparaes etc. Decidi ento seguir firme por essa linha racional de pesquisa, que tinha tudo a ver comigo, como at hoje tem. E foi no prprio IBPP que iniciamos nossas primeiras gravaes, mais errando do que acertando. De qualquer maneira, fomos em frente e hoje estamos cada dia mais perto das imagens paranormais materializadas, de comprovaes matemticas cada vez mais inegveis etc. Foram 18 anos de evoluo constante. Valeu no desanimar no comeo. UFO - Voc reconhecidamente uma veterana no Brasil e no mundo em TCI. Mas houve algum momento em que pensou estar enganada ou perdendo seu tempo, ou que o que estava fazendo no tinha valor cientfico? Sonia - Desses l8anosde pesquisa, os trs primeiros correspondem fase de reinventar a roda, ou seja, no existia nenhuma literatura no Brasil que orientasse como gravar as vozes paranormais, de forma que tivemos que criar nosso prprio caminho, nosso procedimento dentro do IBPP Nessa fase, os resultados, ainda com experincias com gravadores, eram difceis e de m qualidade, alm de limitados. Na poca, ainda no me ocorria a possibilidade de enveredar pela rea cientfica, fato que s veio a acontecer quando, em l995, procurei acadmicos na Universidade de So Paulo (USP). A partir dai sim, a direo de minhas investigaes mudou. Passei a ter mais rigor no controle e na forma de gravar as vozes e passei a direcionar todo o trabalho para os cticos. Isso foi timo, pois tenho a marca disso at hoje. Como todo o tempo eu ouvia respostas positivas, sabia que o trabalho era importante e no pensava em desistir.

EVIDNCIAS Dois dos livros mais procurados de Sonia Rinaldi, Contatos Interdimensionais e O Alm da Esperana, nos quais h farta documentao que comprova a legitimidade dos contatos com "o outro lado" da existncia

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

QUADRO 1 A esquerda, a foto do pai que perdeu o filho, Oscar Petersen, antes do Sonia Rnaldi inIciar a gravao. As trs fotos ao centro o mostram se transformando gradativamente, sem que tenha sado de frente da cmera. Houve uma transmutao de sua imagem na de seu filho Otvio, como mostra a ltima foto direita, feita pouco tempo antes de falecer. Neste processo, houve interao direta dos seres emissores que assistem Sonia neste trabalho, que manipularam em tempo real a imagem de Oscar e a transformaram na de seu filho, em um processo totalmente desconhecido da cincia atual

UFO - Voc esprita? Sonia - No gosto de assumir nenhum partido religioso. Sobretudo porque quem faz pesquisa precisa ser isento. No entanto, nossas investigaes apontam para a comprovao das propostas espritas, s que as tratamos sem qualquer rano religioso. UFO - Imagino que voc tenha sofrido - e ainda sofra - muitas limitaes para desenvolver seu trabalho. Sonia - Sim. Sempre houve um complicador; e ele justamente o aspecto financeiro da pesquisa, pois no envolvo dinheiro com transcomunicao nem cobro nada para atender s pessoas, sempre dando preferncia a pais que perderam filhos. E olhe que fiz mais de 350 "telefonemas" [Comunicaes com o "outro lado" atravs de telefones] colocando em contato centenas de mes desesperadas e seus filhos falecidos! Mas, vez ou outra, no final do ms, chegava a me criticar por fazer isso, pois achava que, enquanto cada um cuida da sua vida, eu ficava cuidando da dos outros, ajudando os outros. E assim ficava difcil sobrar algum recurso no ms at para investir em novos aparelhos para o meu trabalho. De vez em quando isso at me chateava, aponto de pensar que eu deveria parar de ajudar as pessoas e pensar na minha vida. UFO E o que a fez continuar fazendo hoje exatamente aquilo que voc criticava em si mesma, antes? Sonia - Bem, todas as vezes que pensava nisso, a responsabilidade que sentia ter pelas pessoas alava mais alto e, no dia seguinte, l estava eu atendendo mais gente, gravando de novo e confiando no futuro. Mas se for avaliar a situao, verei que nesses 18 anos nada me faltou. Tenho uma vida confortvel, moro numa bela casa prpria etc. Ou seja, a espiritualidade parece me dar condies para que meu dia-a-dia seja preservado. S no sobra para investir
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

maciamente na pesquisa, mas quem sabe uma hora dessas uma porta se abre? Fora esse aspecto prosaico do cotidiano nunca pensei em parar de fazer TCI. S parei efetivamente, por cerca de um ano, quando meu marido Fernando adoeceu. Desde que soubemos que ele estava com cncer, e at sua partida, gravei vozes apenas para ns, pedindo apoio e fora a quem me escutasse. Passada essa tempestade, que foi a pior fase de minha vida, estou voltando com a corda toda, e eles - que chamo de "os emissores do outro lado" - mais ainda, haja vista os avanos recentes tanto na obteno de udios como de imagens. UFO - Voc demonstra ter certeza de que a TCI um meio vlido de comunicao entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Voc cr que a TCI ir se popularizar algum dia deforma a se transformar num instrumento ao alcance de todos? Sonia - O doutor Hernani costumava se fascinar tanto com a transcomunicao instrumental, que dizia que um dia os contatos feitos atravs dela seriam to corriqueiros quanto pegar o telefone e falar com um parente que viajou para o exterior, por exemplo. Passados muitos anos, confesso que vejo tal possibilidade com muita cautela. O problema no absolutamente tcnico, nem depende da vontade dos que esto "do lado de l" em falar com os daqui, e menos ainda da popularizao do assunto. O que percebo que h um imenso despreparo por parte das pessoas para entender a real importncia destas manifestaes. H pouco tempo estive num programa de TV e, nos dias que se seguiram, recebi cerca de 700 e-mails perguntando ou informando coisas sobre meu trabalho, sendo que 99% deles eram de pessoas que queriam saber de um tio falecido, um vizinho morto, um bisav etc. Um dos remetentes chegou a pedir notcias do Dinho, do Mamonas Assassinas [Grupo musical jovem que se envolveu num acidente areo trgico para todos os seus integrantes, em 1996]. Ora, basta isso para se notar que a grandiosidade da comprovao da vida depois da morte passa despercebida para a maioria das pessoas. UFO - A que voc atribui este desinteresse das pessoas por algo to importante? Sonia - Veja o ser humano ainda eminentemente egosta, como uma criana que nem comeou a trilhar o ensino fundamental. Acho que, para alcanar a maturidade e a responsabilidade de fazer parte de uma "ponte" para o outro lado, h que se estar j perto daquilo que eu chamo de ''universidade da vida''. E voc sabe por qu? Porque assim voc abre canais que te ligam a planos onde, como aqui, tem de tudo. Tem de tudo bom e de tudo ruim. Mas este elo se far a partir da sintonia, e assim sendo, no atual estgio moral da humanidade, logo se imagina que o processo vai ser demorado. Alm disso, uma possvel disseminao do fenmeno constatado pela TCI, em grande escala, representaria uma imploso nas crenas religiosas vigentes e a derrocada de muito psiquismo. Disso, conclui-se que a lentido parece ser necessria. UFO - A Ufologia uma disciplina muito semelhante transcomunicao, pois tambm embrionria, est em desenvolvimento e busca por mais esclarecimentos sobre a existncia de
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

outras formas de vida. Como voc enxerga essa comparao? Sonia - Hoje vejo que essa separao s existe por criao humana. Alis, no caso da Ufologia, me parece muito engraado ns, humanos, pensarmos e tentarmos definir como "eles", os extraterrestres, se comunicariam com a gente, a ponto de estabelecermos at, como maior probabilidade, que seria por ondas de rdio. Assim pensam os cientistas que buscam tal comunicao com eles atravs de radiotelescpios. Ora isso coisa da nossa cincia, mas ser que da cincia deles tambm? Veja, se considerarmos a hiptese de que tais seres sejam super evoludos e capazes de chegarem at ns, ser que usariam ondas de rdio para se comunicar? Ser que criaturas inteligentes, que constroem naves e usam combustveis impensveis para ns, precisariam realmente de ondas de rdio? Porque no outro tipo de comunicao? Quando algum props que seria assim, tais conceitos acabaram sendo aceitos e tomaram-se definitivos. Por isso, milhares de pessoas h anos cooperam nessa empreitada criada pela mente humana, s que, at agora, nada aconteceu. Nenhum resultado. bem verdade que difcil supor coisas sobre o que nos desconhecido - o que dir ento sobre a forma como o que nos desconhecido se comunicaria. UFO - Para voc, Ufologia e transcomunicao tm uma relao. O que pode nos dizer sobre os seres que tm se comunicado com voc? Sonia - O que sabemos sobre os emissores que nos contatam hoje que so feitos de luz literalmente. Esta foi a explicao dada a mim numa das comunicaes efetuadas com eles, pelo prprio responsvel por aquilo que denomino de "estao transmissora", que fica do outro lado. Este tal responsvel ainda acrescentou claramente: "Seres de luz no quer dizer seres iluminados. Quero dizer que so feitos de luz mesmo. Com a luz eles cortam com a luz eles regeneram e com a luz eles se comunicam..." Assim, imaginando que entidades compostas de forma to inesperada, que no tenham feito sua evoluo na Terra e s possam ser, por definio, extraterrestres, de que outras formas se comunicariam, seno atravs da luz? UFO - Alguns estudiosos de outras reas concordam que a luz seria o veculo, digamos assim, mais apropriado para uma eventual comunicao entre eles e ns. Voc j tem isso definido atravs da TCI? Sonia - Sim, a comunicao atravs da luz exatamente o que eles vm fazendo. Pode ser que outros seres, algum dia, transmitam suas mensagens atravs de ondas de rdio, por que no? No entanto, o fenmeno que registro no dia-a-dia em meu laboratrio est a para comprovar outra realidade, ou seja, a manipulao da luz em tempo real. Se agente d a eles um foco de luz, eles o transformam em imagens e podemos v-las simultaneamente na tela do computador conectado ao sistema Tudo em tempo real, na hora, sem qualquer edio. Ento, seja l quem estiver fazendo tal proeza, no pode ser humano - como o fenmeno tambm no pode ser sugesto ou iluso, ou mesmo urna interferncia de alguma coisa, pois h o registro e a documentao do
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

fato. Os vdeos que fazemos nessas experincias esto gravados com alta qualidade e boa definio. Ns no falamos de nada nebuloso ou impreciso. E afirmo, com certeza, que nenhum ser humano produziria imagens com animao em tempo real a partir de um feixe de luz. Por outro lado, isto certamente no o que os praticantes da Ufologia esperavam como um contato fsico com ET's presentes. UFO - Bem talvez a ufologia no esteja preparada para admitir que as respostas para suas indagaes decanas viessem no dela prpria, mas de outra disciplina, como a transcomunicao. Sonia - Pode ser. E h duas alternativas para se lidar com a questo. A primeira admitir que os uflogos estejam pensando com cabea de seres humanos sobre como seres totalmente diversos de ns se comunicariam. E a segunda ignorar tudo isto que documentamos e continuar aguardando um contato aliengena atravs de ondas de rdio ou fisicamente. UFO - Voc algum dia cogitou estudar o Fenmeno UFO? Sonia - Tenho que confessar que nunca me interessei por Ufologia, justamente pela dificuldade de se obter comprovao material dos fatos. No entanto, h cerca de quatro anos, coisas inusitadas comearam a ocorrer minha revelia, dentro do meu estudo da TCI. Tudo comeou com a orientao, feita atravs de uma mensagem apenas de udio, de que os "comunicantes" desejavam gravar imagens tambm, com a proposta de enviarem udio e imagens dos falecidos simultaneamente. Providenciei o equipamento necessrio e iniciei os primeiros testes. UFO- Voc seguiu as orientaes que lhe foram dados? Sonia - Sim, e dentre as vrias imagens que comearam a surgir atravs daquela aparelhagem nova, era constante a de uma figura com feies humanas, porm com cabea desproporcionalmente grande em relao aos padres humanos. Sem cogitar nada, passei a me referir esta imagem com um apelido, Cabeo. Achava at interessante quando o Cabeo aparecia e sequer imaginava o que ele representava. Mas, numa oportunidade, em que estava gravando em udio, perguntei aleatoriamente a ele: "O Cabeo sabe falar? Instantes depois levei o maior susto de minha vida ao receber de volta, numa voz suave e pausada, uma resposta que jamais esperaria. Como que me corrigindo por cham-lo de Cabeo, a voz disse: "O... meu... nome... ... Narisha..." Assim, palavra por palavra, e quem est familiarizado com o processo de gravao feito atravs da transcomunicao sabe como . Ora, pela primeira vez me dei conta de que aquele se tratava de um ser no-humano. Confesso que me apavorei, talvez por influncia idiota de Hollywood, que nos faz pensar que seres diferentes queiram invadir e dominar o planeta. Mas o efeito do susto passou logo e, de l para c, comeamos a trabalhar em conjunto. Os trs grupos passaram a se entender melhor: o dos falecidos, o dos extraterrestres e ns, aqui na Terra.
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

QUADRO 2 O comunicante que se identificou como Narisha, em duas Imagens na TV ao lado de Sonia Rinaldi. Este formato de cabea aparece em dezenas de vdeos gravados pela pesquisadora, o que garante que seus experimentos no tm como resultado uma mera casualidade

UFO - E como voc pde ter certeza de que esses emissores no eram apenas falecidos, ou seja, humanos, em vez de seres extraterrestres? Sonia - Pelas incomuns habilidades e capacidades que eles demonstram nas comunicaes. Estes seres produzem diversos fenmenos, cerca de uns 10 tipos diferentes. Quase todos parecem resultar de modulao fotnica. Em outras palavras, eles dominam a criao a partir de raios luminosos e so capazes de alterar as freqncias em diferentes comprimentos de ondas, criando imagens coloridas e em movimento a partir de literalmente nada. Nossa cincia ainda est muito distante de imaginar tal possibilidade e o manuseio da luz ainda impensvel para nosso atual estgio evolutivo. E os emissores ainda fazem mais que isso, como, por exemplo, testes com materializao de imagens e apario de falecidos etc. Com um detalhe, como j enfatizei antes: tudo ocorre em tempo real, a gente vai assistindo ao vivo eles criarem as imagens do nada. Em meu laboratrio, enquanto gravo as imagens, posso v-as simultaneamente na tela do computador. UFO - Que exemplos voc daria para mostrar o trabalho desses emissores atravs da transcomunicao Sonia - Posso mostrar um caso muito recente, ocorrido em abril passado, quando recebi a visita de um casal de amigos em casa, Oscar e Rosangela Petersen. Eles perderam o filho Otvio aos 19 anos, em um acidente de caiaque. O jovem vinha descendo uma cachoeira em Rio dos Cedros quando aconteceu a tragdia, sendo encontrado j sem vida rio abaixo, embora sem qualquer arranho. Oscar e Rosangela j fizeram alguns telefonemas bem sucedidos ao filho atravs de minha estao, e Otavio j havia aparecido em um vdeo h cerca de trs anos. Desta vez com o
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

casal presente no laboratrio, e em meio a muita descontrao, tivemos diversos fenmenos interessantes. Dentre eles, houve a apario do rapaz em novas imagens, alm da criao de figuras sobre diferentes recursos tcnicos. Segundo nos informam os amigos comunicantes, a emisso de imagens est sob controle do grupo que no o dos falecidos estes so responsveis pela coordenao da estao transmissora de udios, no de vdeos. E o grupo dos extraterrestres que se encarrega da transmisso dos vdeos, mas com a unio de ambos que as gravaes alcanaram o nvel de clareza e qualidade que temos hoje [Veja quadro 1]

"Tudo isto surpreende a gente. Surpreende os leigos em Ufologia, porque a realidade de outras existncias um assombro por si. Surpreende tambm os que j esto no meio, porque esperavam que fosse um uflogo com uma cmera na mo, algum dia, que iria filmar a descida de uma nave e seus tripulantes, igualzinho no filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau"

IMAGEM l No incio dos experimentos com imagens, em 2002, Sonia Rinaldi filmava a tela cheia de um aparelho de TV fora de sintonia e apenas com chuviscos. Inmeras figuras comearam a surgir e uma delas esta representao de um tipo de extraterrestre, segundo a pesquisadora

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

UFO Esta sua forma de tratar o contato com o outro lado como um "telefonema" como tambm em algumas obras espritas, bem interessante. Voc poderia explicar um pouco mais como se d? Sonia - Veja,o uso do aparelho telefnico atende a alguns objetivos especficos, dentre eles a possibilidade de auxiliar pais que perderam filhos e residem longe de So Paulo - alm de o cabo longo poder servir de antena. Mas gravo normais as mensagens que vm do outro lado, tanto com telefone com microfone. O resultado, em ambos os casos, muito positivo mas importante dizer que o telefone usado como aparelho no como linha. Ou seja, no atravs da linha telefnica que comunicao surge, mas do aparelho em si. No dia em que Oscar e Rosangela estiveram em casa, gravamos conversas apenas com Otvio, cuja voz reconhecida pelos pais e familiares, mas tambm com senhor Narisha. Para que o leitor da UFO tenha uma idia do que ocorreu, transcrevi alguns udios daquele dia Por esta pequena amostra, percebe-se que evidente a aproximao de diferentes planos e seres. UFO - De que outras formas os extraterrestres interagem com voc nas pesquisas? Sonia - Posso mostrar inmeros exemplos de suas atividades atravs das imagens obtidas pois essa a especialidade dele. Uma delas, bem interessante, a prpria figura do senhor Narisha o Cabeo, que aparece identicamente em dezenas de vdeo diferentes. Isso garante que no seja mera casualidade [veja quadro 2]. Tambm apresento mais um caso de apario de falecido da jovem Natlia, de 19 anos que partiu no desabamento de uma danceteria em Guarulhos no ano passado. Tnhamos diante da cmera a me dela, Mrcia, de cerca de 40 anos. Sua imagem transformou na da filha [veja quadro3]. Tambm temos registrado com regularidade a modulao de imagens feitas pelos emissrios sobre tecidos. Funciona de maneira simples: uma pessoa segura um pano, de preferncia brilhante, e figuras vo sendo formadas e alternadas nele, sobretudo com feies de extraterrestres [veja quadro 4]. Por fim, verificamos que os emissores tambm atuam como chuvisco de aparelhos de TV fora de sintonia, formando figuras muito interessantes [veja imagem 1] UFO O falecimento de seu marido, em fevereiro de 2005, causou-lhe um grande trauma. A transcomunicao instrumental a ajudou a aliviar sua dor? Sonia - Sim, tive noticias do Fernando atravs da TCI com apenas sete dias de sua partida. Senti um grande alvio, o que me incentivou a retomar os trabalhos to logo me recuperei. Quando seu falecimento completou um ano, recebi uma imagem muito significativa dele. Diante da cmera, desta vez estava meu cunhado Alvino, que no tem barba. Repentinamente, surgiu barba nele e foram se formando em sua face os traos do Fernando, quando vivo [Veja quadro 5] UFO - Sonia, voc tem uma grande preocupao, que a tem conduzido no auxilio a muitas pessoas que sofrem pela perda de algum...
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

Sonia - Sim, acho que a transcomunicao permite duas abordagens. Uma delas o lado caritativo, do apoio a quem perdeu algum. A outra a utilizao de seus resultados para pesquisa cientfica. J tive a oportunidade de auxiliar centenas de pais que perderam filhos, pois penso que essa seja a pior dor que algum pode sofrer na vida. Centenas de telefonemas foram feitos de meu laboratrio para o outro lado, com um ndice de reconhecimento de voz positivo em 83% dos casos. Ou seja, um ndice altssimo. Por outro lado, temos uma equipe cientfica [Coordenada pelo fsico Cludio Brasil autor da entrevista], que vem h anos pesquisando as vozes paranormais. Penso que a equipe detm o conhecimento mais amplo do mundo acerca das caractersticas dessas vozes paranormais que gravamos. UFO - Voc acredita que um dia poderemos comprovar cientificamente a realidade da vida depois da morte? Sonia - Com o trabalho de pessoas dedicadas TCI e com o apoio de seres do nvel do senhor Narisha, acho que, se no ns, algum vai chegar l. Alm de nossa equipe brasileira, fao parte de um grupo de pesquisadores internacionais, e um caso que estudamos - o da voz de uma jovem falecida chamada Edna foi comprovado e autenticado na Itlia como sendo de origem paranormal. A voz era a mesma de quando a jovem era viva. Ou seja, nossos colegas italianos compararam a voz de Edna gravada num contato paranormal que estabelecemos em laboratrio com outra gravao que sua me nos cedeu, da filha quando viva, deixada numa secretaria eletrnica, O ndice de semelhana entre ambas foi de 99%. Para efeito deste tipo de comparao, ficou comprovado que se tratava da mesma voz. UFO - Qual ser seu prximo passo neste processo de comunicao com extraterrestres? Sonia - difcil dizer. Acho que os emissores esto muito cautelosos e no acredito em nenhuma sbita expanso. O que tenho certeza de que nossa pesquisa prosseguir e sua evoluo ocorre, pasme, a cada nova gravao. Quero ceder Revista UFO um vdeo, gravado ainda nestes dias, que mostra coisas muito interessantes [O vdeo pode ser acessado no site da Ufo, www. ufo.com.br. O que tem de importante nele, para quem capaz de enxergar, que em uma seqncia de imagens se repetem figuras que apresentam as mesmas feies de ET's j transmitidas em diversas ocasies, com diferentes recursos tcnicos e diversas pessoas presentes no laboratrio [Veja imagem 2]. Portanto, fica evidente que se trata de um processo intencional, inteligente e muito claro. A forma tpica da cabea do ser; como descrita por aqueles que tiveram contatos com ET's, est ali, exatamente como mostramos do incio de nossas gravaes [Veja imagem 1]. UFO - Como se deu esta nova gravao? Sonia - Fizemos a captao da imagem usando equipamentos altamente sofisticados, se comparados aos que usamos em pocas passadas - mas com o mesmo resultado. Eu tinha uma
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

amiga diante da cmera, segurando um papel laminado. Os emissores, valendo-se dos raios luminosos emitidos pelos aparelhos que formam o conjunto de gravao, utilizaram o fundo atrs da moa e o papel em sua mo para compor uma figura nica, expressiva, com animao e em tempo real. Ora, temos que admitir que isso simplesmente prova de fraudes. Como algum, empregando qualquer metodologia cientifica atual e olhando para um papel laminado, poderia criar ao vivo imagens sem sequer toc-lo? Penso que coisas simples como esta tm que nos levar a considerar a amplitude da cincia que nossos emissores alcanaram. No sei o que vai ocorrer no futuro quanto a estes contatos, mas em meu laboratrio, pode ter certeza, estaremos prosseguindo os experimentos. UFO - Por que tais seres estariam utilizando a transcomunicao para manter contato atravs de seus equipamentos? Sonia - Os emissores demonstram conhecer nossa cultura e civilizao em detalhes. Coisa difcil de explicar numa entrevista. Portanto, creio, devem saber o quanto o ser humano est despreparado para somar s suas crenas pessoais o tpico da existncia de vida em outras dimenses. Por outro lado, ultimamente, to freqente sua apario em vdeos que fica transparente que no se escondem mais de ns - ao contrrio, querem ser vistos! Com que finalidade, no sei. Mas estou certa de que fazem isso propositalmente. Talvez tenham concludo que o ser humano est apto a tomar esse susto, ainda que leve sculos para assimila-lo, e fazer com que a certeza de vida em outras dimenses seja includa no dia-a-dia na Terra. Quando Allan Kardec compilou o que viria a ser a Doutrina Esprita, muitos segmentos da humanidade tambm levaram um susto. Ningum estava preparado para cogitar que mor to falava. Mas depois, ao longo de um sculo em meio desta constatao, o assunto j foi amenizado. Quem sabe no ocorra algo semelhante daqui para frente?

PIONEIRO O doutor Hernani Guimares Andrade, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofsicas (IBPP), que era um entusiasta da TCI e foi o primeiro colega de pesquisas de Sonia Rinaldi

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

QUADRO 4 Mais um tipo de fenmeno feito pelos emissores que trabalham com Sonia Rinaldi. Neste caso, uma pessoa segura diante da cmera um tecido e eles elaboram as imagens sobre o mesmo. Esta seqncia de fotos faz parte de um vdeo em que aparecem dezenas de diferentes representaes de ET's. Para a pesquisadora, o mais importante que os fatos se processam em tempo real

UFO - Faz sentido, mas isto que voc relata um tanto assustador no acha? Sonia Claro que tudo isto surpreende a gente. Surpreende os leigos em Ufologia, porque a realidade de outras existncias um assombro por si. Surpreende tambm os que j esto no meio, porque esperavam que fosse um uflogo com uma cmera na mo, algum dia, que iria filmar a descida de uma nave e seus tripulantes, igualzinho no filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau [1977]. O que ningum cogita que a linguagem dos emissores pode ser especifica e que seriam eles a escolher o meio que preferem para fazer contato, como usando a luz como veculo. Verificamos, atravs de experimentos com bases cientficas, que so os prprios emissores que autenticam a veracidade das transmisses, pois ainda no alcanamos conhecimento cientifico para tal. Outros tipos de contatos com ET's, como filmagem de naves, por exemplo, tm um forte componente de fraude. Mas no caso da TCI, no. As tcnicas empregadas e os resultados obtidos no permitem a falsificao. UFO - Voc acredita que os emissores aliengenas tm corpo fsico tambm, ou so exclusivamente imateriais? Sonia - Isto eu no sei. Mas sei que possuem formas - pelo menos, transmitem imagens com formas para mostrar como so. Temos dois casos de contatos recentes que abordam tal situao. Num deles, o editor da Revista UFO, estando em meu laboratrio, gravou algumas perguntas ao senhor Narisha, e uma delas era: "O senhor pode aparecer em forma fsica para ns?" A
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

resposta que ele recebeu, naquela vozinha delicada e pausada do emissor; foi: "Eu... no... posso" Veja, no sei se estou deduzindo corretamente, porm entendi que ele no tem corpo material. Outra questo recente ocorreu quando o casal Oscar e Rosangela Petersen esteve em minha casa. Num experimento, ele comentou com o senhor Narisha algo como "ns pudemos ver o senhor ", fazendo referncia ao fato de que pouco antes seus traos haviam sido modulados em fios, com sua esposa diante da cmera. E a voz tpica de Narisha respondeu: "Viram figuras". Ou seja, consciente por parte dos emissores que o que nos tm enviado so desenhos e formas delicadas para mostrar como so. Talvez porque no tenham como se materializar em nosso espao. UFO - Voc tem alguma idia sobre quais seriam seus mundos de origem ou alguma indicao para uma eventual comparao com casos documentados pela Ufologia? Sonia - Logo que comecei a gravar udios e imagens com esses contactantes, meu amigo Milton Bonfante, que estava aqui no laboratrio, perguntou para um deles: "Quem o senhor? "A resposta foi: "Sou dos tempos de Enoch e vim para ajudar; at [Surgir] um novo dia para a Terra". Confesso que, at ento, nunca tinha ouvido falar em Enoch. Depois desse contato, fomos pesquisar e identificamos o perodo a que a voz se referiu. Da conclumos que no nos parece que sejam seres que habitam outros planetas, e que nos contatam com a preocupao de trazer novos conhecimentos para nossa humanidade - mas, sobretudo, para nos alertar quanto sobrevivncia da conscincia aps a morte. Por isso trabalham em parceria com falecidos. E por tabela, informam que no apenas h vida aps a morte, mas tambm que a escalada da evoluo humana prossegue em outros nveis e mundos. Para que essas informaes cheguem at nossa espcie, os seres estabeleceram, por hora, a luz como meio de comunicao. Mas, se podem fazer isso, se tem cincia para isso, o que mais podem fazer? Imagino que, para eles, realizar uma cura ou uma mudana no DNA de uma pessoa seja coisa infantil. E os contatos que estamos fazendo deixam claro que ainda h muita coisa por vir. UFO Ou seja, a inteno dos emissores positiva para ns? Sonia - Creio que sim, pois atravs deles temos levado ajuda a muita gente. A qualidade dos udios hoje tal que o reconhecimento e identificao das vozes dos falecidos notvel, e sua manifestao tem levado consolo a muitas pessoas. Seres que tm a preocupao de ajudar s podem ser positivos. Com a TCI, pude constatar a confluncia de trs segmentos interessados nesse intercmbio. O primeiro somos ns, humanos, porque ele proporciona provas concretas da sobrevivncia aps a morte, o que um conforto para os que sofrem o segundo so os falecidos, que, por sua vez, querem se fazer presentes e apoiar os que aqui ficaram - e apoiar o plano de estabelecer tais verdades como definitivas, para elevar a Terra a um novo estgio moral. Por fim, em terceiro lugar, esto os prprios emissores, que, aparentemente, cumprem a misso de ajudar o planeta a sair de sua dbil infncia e ingressar na adolescncia evolutiva. Tudo se encaixa.
Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

QUADRO 3 Mais um caso de aparecimento de falecido atravs da TCI, o da Jovem Nathlia, de 19 anos, que morreu no desabamento de uma danceteria em Guarulhos. Sua me Mrcia, 40 anos [Foto acima] em diferentes experimentos, teve a imagem de seu rosto transformada no da filha por ao direta dos seres emissores. Tudo foi filmado em vdeo e observado no computador. Porm, neste caso, eles auxiliaram a transmutao da imagem da me na da filha em diferentes pocas de sua vida. As fotos esquerda so de Natlia respectivamente com 13, 14, 16 e 19 anos. E nas fotos direita, sua imagem transformada sobre o rosto de Mrcia, numa fuso de seus traos com os da filha nas diversas idades. Atravs da tecnologia dos emissores, houve um espcie de manipulao do tempo. Todas as identificaes foram feitas pela famlia, que localizou e enviou as fotos posteriormente

QUADRO 5 A transformao da imagem do cunhado de Sonia Rinaldi, Alvino (esquerda) em uma com traos de seu falecido marido Fernando (direita). A experincia de gravao foi feita no primeiro aniversrio de sua morte. Alvino, que no usa barba, transforma-se durante a gravao, ganha barba e traos claros do falecido

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

UFO - Sonia, uma pergunta crucial voc est preparada para o impacto que suas revelaes aqui venham causar na Ufologia e fora de/a? Sonia - Veja, eu no perteno ao meio ufolgico e estou apenas relatando o que tenho registrado. Nem mais, nem menos. No vejo como isso possa ser to impactante, exceto pelo fato de que no era isso que, creio, os uflogos esperavam como incio de um intercmbio inteligente e consciente com seres de outros planos dimensionais. Porm, o que posso fazer? Os fenmenos ocorrem e estou comunicando sua existncia. Se isso desagradar a algum, o que pode mudar? Minha pesquisa prosseguir de todas as maneiras, pois atendo aos emissores do lado de l, no os do lado de c, da Terra. E enquanto eles quiserem continuar com as transmisses, ser uma honra auxili-los. Sem a participao efetiva desses seres, as transmisses da TCI ficariam estacionadas nos udios, e de m qualidade. Muitos podem achar que a transcomunicao no tem nada aver com Ufologia, mas que os emissores no so daqui e esto alm do conhecimento humano, isso esto. Assim, se isso no os caracterizar como extraterrestres, no sei o que mais seriam... UFO - Que mensagem voc daria aos leitores que despertarem agora seu interesse pela TCI e tentarem fazer contatos com o outro lado? Sonia - Meu stimo livro, Gravando Vozes do Alm [Veja abaixo], surgiu exatamente para isso. Ele vem com um CD que contm 62 casos de gravao para o leitor examinar, incluindo vrias do meu marido Fernando. Eu o escrevi diante do fato de tanta gente querer contactar o outro lado, e nele dediquei um captulo exclusivamente para ensinar os leitores como registrar as vozes. Eu explico todos os recursos necessrios para tanto, o que funciona e o que no funciona. Tenho visto muita gente se surpreender ao tentar gravar sem grandes pretenses e logo obter bons resultados, seguindo as instrues dadas. Quero dizer ainda aos leitores de UFO que estou disposio dos iniciantes que queiram compartilhar essa incrvel jornada rumo a outros planos dimensionais, literalmente.

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

O mais recente livro de Sonia Rinaldi, Gravando Vozes do Alm, lanado em 2005, tem a funo de servir no apenas como mais uma fonte de informaes sobre as tcnicas da transcomunicaco Instrumental, mas tambm como manual para estudiosos iniciaram seus prprios experimentos de contato. A obra acompanhada de um CD com 62 casos de gravaes para o leitor examinar. Os estudiosos que seguirem as instrues dadas podem se surpreender ao obterem resultados prticos com experimentos de relativa simplicidade, que requerem poucos equipamentos eletrnicos, alm de um computador. Pea a obra visitando o site da entrevistada, www.gravandovozes.kit.net atravs do qual a pesquisadora tambm pode ser contactada.

Edio 122 - Ano XXII - Maio 2006

[ E[

ES ESPECIAL

Transcomunicao:

dilogo entre os dois planos


Por Paulo Henrique de Figueiredo

O desenvolvimento tecnolgico possibilita o registro da comunicao extrafsica, alcanando amplitudes nos campos cientficos e, principalmente, na histria da Humanidade
A questo do papel do mdium nos fenmenos da transcomunicao foi mais de uma vez controvertida. E no de hoje. A dvida foi debatida logo aps o surgimento da cincia esprita. Em 1859, na Revista Esprita, Allan Kardec deu sua opinio quanto a uma teoria, desenvolvida numa srie de artigos publicados no jornal Moniteur de La Toilette, do senhor Basseur. Este acreditava na comunicao entre os espritos e os homens diretamente por meio de um intermedirio inerte, um instrumento qualquer, sendo a participao do mdium desnecessria. O Codificador enfatizou sua posio: "No, no basta que o invisvel tenha sua disposio um instrumento qualquer para se manifestar, porque ele necessita do concurso fludico de uma pessoa, e essa pessoa que, para ns, o verdadeiro mdium. Se bastasse ao esprito ter sua disposio um instrumento qualquer, ver-se-iam cestas ou pranchetas escreverem sozinhas, o que jamais se viu". A participao dos mdiuns nos fenmenos tem sido bastante debatida, no s no meio esprita como em outras reas cientficas. Segundo o Espiritismo, essa participao ocorre por meio da afinidade das emanaes fludicas de seu perisprito com as do esprito comunicante. Apenas os mdiuns videntes e os espritos desencarnados podem observar as energias envolvidas com os fenmenos medinicos A cincia atual no tem instrumentos capazes de perceb-las. Portanto, est impedida de se pronunciar quanto participao ativa do mdium, tanto para neg-la ou mesmo para afirm-la. "A cincia, propriamente dita, , pois, como cincia, incompetente para se pronunciar na questo do Espiritismo: no tem que se ocupar com isso e qualquer que seja o seu julgamento, favorvel ou no, nenhum peso poder ter" (O livro dos Espritos). Mas, de modo algum, isso afasta as cincias exatas da cincia esprita. A transcomunicao, por exemplo, necessita da unio das duas para compreender o fenmeno em toda sua integridade. "O Espiritismo e a cincia se completam reciprocamente; a cincia, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenmenos s pelas leis da matria; ao Espiritismo, sem a cincia, faltariam apoio e comprovao" (AGnese).
A METODOLOGIA CIENTFICA ESPIRITA

Como meio de elaborao, o Espiritismo procede exatamene da mesma forma que as cincias, aplicando o mtodo experimental. Sabemos que Kardec no dava opinies baseadas em concluses pessoais ou sistemas. Os princpios da doutrina esprita foram expostos, estabelecidos, fixados por numerosos documentos que emanavam das

[OS PRIMEIROS PASSOS]

O fascnio exercido pela transcomunicao instrumental, TCI, proporcional s discusses que provoca. Afinal, disponibilizar registros de vozes de espritos desencarnados, para a posterior investigao das gravaes por cientistas, pode ser um dos caminhos mais curtos para uma revoluo nos atuais paradigmas da cincia convencional. errado pensar, porm, que o conceito de transcomunicao e a cincia esto de lados opostos. A histria registra inmeros casos de pesquisadores que se empenharam em desenvolver equipamentos capazes de provar a sobrevivncia da conscincia aps o desencarne. O que se entende por transcomunicao instrumental, isto , comunicao extrafsica por meio de aparelhos, teve no fazendeiro norte-americano Jonathan Koons, um de seus pioneiros. Foi ele que desenvolveu, em meados do sculo 19, um dos primeiros tipos de bateria, a magntica. J o Padre gacho Roberto Landell de Moura, nascido em 1861, contribuiu decisivamente para a transcomunicao. Sendo considerado um dos maiores cientistas brasileiros de todos os tempos Landell desenvolveu, entre outros inventos, o primeiro aparelho que possibilitava a transmisso da voz humana por maio da irradiao de onda eletromagntica. Essa inveno, conhecida como rdio, foi testada com sucesso em pblico antes dessa descoberta ser creditada ao italiano Guglielmo Marconi. Graas aos depoimentos de pessoas prximas ao Padre Landell, existem indcios que ele tambm tenha sido dos primeiros transcomunicadores. Em 1911, o holands Zaalberg Van Zelst, com o auxlio de seu amigo Matla, desenvolveu o Dinamistgrafo, seguindo orientaes de espritos. O invento tinha como objetivo permitir a comunicao com as dimenses extrafsicas, utilizando o cdigo morse, Posteriormente, os dois amigos publicaram o livro Mistrios da Morte, onde relataram o desenvolvimento de suas pesquisas com o aparelho. OS PRIMEIROS REGISTROS EM FITAS MAGNTICAS Em 1920, o consagrado inventor Thomas Edson provocou polmica ao declarar para a revista cientfica americana Scientific American, que acreditava ser possvel desenvolver um aparelho capaz de colocar o nosso mundo em contato com o dos mortos. Ainda naquela dcada, o carioca Oscar D'Argonell foi pioneiro na transcomunicao pelo telefone. Com a ajuda de seu sobrinho, dotado de mediunidade, D'Argonell manteve contato com espritos desencarnados durante oito anos. Sobre esses contatos publicou em

1925 o livro Vozes do Alm pelo Telefone. Nos anos 50, o californiano Attila von Szalay divulgou, no boletim da American Association of Psychical Research, o resultado de vrias gravaes feitas durante sesses medinicas. Em 1960, Friedrich Jngenson foi apontado como um dos primeiros pesquisadores a registrar em fitas magnticas vozes de espritos. O interessante que o sueco acabou gravando as vozes acidentalmente quando tentava captar o som dos pssaros, hobby ao qual se dedicava. Outro pesquisador que realizou trabalhos de destaque naquela poca foi o psiclogo italiano Konstantin Raudive. Inclusive, ele teve amostras de suas gravaes analisadas por membros da Universidade de Freiburg e do Instituto Max Planch, ambos da Alemanha. Sobre o resultados da anlise, o eminente parapsiclogo Hans Bender declarou: "Um exame aprofundado realizado em maio de 1970, com material, permite considerar como altamente provvel a hiptese de uma origem paranormal dos fenmenos das vozes". SPIRICOM O norte americano George Meek desenvolveu dez verses dos aparelhos Mark, tambm conhecidos como Spiricom, que se utilizando de altas freqncias poderiam permitir a comunicao com outras dimenses. Na verdade, os nicos resultados satisfatrios foram obtidos com a terceira e quarta verses do aparelho por volta de 1978. Pela primeira vez na histria foi registrada a conversa entre um mdium e um desencarnado. Era o caso Willian O'Neil e um esprito conhecido como doutor Mller. No incio da dcada de 80, o mdium alemo Klaus Schreiber foi um dos pioneiros em captar imagens do alm. A mais clebre delas foi a imagem do fsico Albert Einsten. Hoje existem associaes de transcomunicadores no mundo, como a American Association Eletronic Voice Phenomenon, AAEVP, fundada por Sarah Estep. Nos anos 70, ela iniciou seu trabalho com o fenmeno ao registrar vozes em um gravador de rolo. No Brasil, o recm-desencarnado engenheiro civil Hernani Guimares Andrade foi um dos pesquisadores da TCI, tendo sido um dos pioneiros na tentativa de contatos com outras dimenses ainda naquela dcada. Atualmente, a Associao Nacional de Transcomunicao conta com cerca de mil associados e tem na pesquisadora Snia Rinaldi um dos nomes mais importantes da transcomunicao. (Fernando Savaglia)

[A INFLUNCIA DO MDIUM NOS FENMENOS]


A transcomunicao poder ser, incontestavelmente, uma vantagem para a democratizao do acesso s evidncias do fenmeno medinico. E assim fortalecer as convices pela observao direta dos fatos produzidos por meio dos equipamentos. Todavia, a cincia esprita evidencia uma srie de condies necessrias para garantir a qualidade do contedo. Entre elas, o papel ativo da personalidade do mdium e tambm dos assistentes. As experincias da transcomunicao exigem pacincia e persistncia. Devido intermediao do fenmeno por um mdium, e da participao ativa da audincia presente, diversos fatores influenciam os resultados, ocasionados pelo que podemos chamar de fisiologia esprita. So fatores que podem dificultar ou at mesmo impossibilitar o sucesso da experincia. A questo moral tambm determina que tipo de espritos vo se comunicar. Um pesquisador de m ndole, por exemplo, atrair espritos semelhantes. O Livro dos Mdiuns um importante manual para auxiliar os pesquisadores da transcomunicao. Relacionamos a seguir algumas possveis causas de insucesso baseados na doutrina esprita. Usamos como referncia o texto: Senhor Adrien, Mdium Vidente; publicado na Revista Esprita em janeiro de de 1859. 1 - INFLUNCIA DO AMBIENTE O fenmeno medinico se inicia com uma irradiao fludica partindo do esprito e se dirigindo sobre o mdium. Este absorve, por assim dizer, esses raios e os assimila. Se est s ou se cercado de pessoas simpticas, unidas de inteno e de pensamentos, esses raios se concentram sobre ele. Ento o fenmeno tem condies de ser preciso. Se, ao contrrio, h ao redor dele influncias antipticas, pensamentos divergentes e hostis, se no h recolhimento, os raios fludicos se dispersam sendo absorvidos pelo meio ambiente. A irradiao do esprito, em lugar de se dirigir sobre um ponto nico, perde sua fora se disseminando. Da uma das razes da impreciso ou frustrao do experimento. 2 - OS FENMENOS NO SE SUBMETEM AOS PADRES DAS CINCIAS EXATAS No esqueamos que, na mediunidade, no se opera sobre a matria inerte, mas por meio de inteligncias que tm seu livre arbtrio e que no podemos, conseqentemente, submeter ao nosso capricho, nem fazer agir nossa vontade. Allan Kardec explica que todas as vezes que se quiser tomar as cincias exatas como ponto de partida das observaes espritas, se perder no caminho. Por isso a cincia vulgar incompetente nessa questo. O Espiritismo nos revela uma nova ordem de idias, novas foras, novos elementos, fenmenos que no repousam em nada do que conhecemos. 3 - A INTENO DOS EXPERIMENTADORES INFLUI NO RESULTADO O esprito despojado do corpo conserva toda a sua vontade e uma liberdade de

[ [
Em 1911, o holands Zaalber Van Zelst, com o auxlio de seu amigo Matla, desenvolveu o D i n a m i s t g r a fo , s e g u i n d o orientaes dos espritos. O invento tinha como objetivo permitir a comunicaao com as dimenses extrafsicas, utilizando o cdigo morse

mais diversas fontes medinicas e apresentavam entre si perfeita concordncia. Essa concordncia do ensino dos espritos faz parte da metodologia da cincia esprita. Allan Kardec e, depois dele, todos os escritores espritas aplicaram-se a um longo e minucioso exame das comunicaes de alm-tmulo. Foi munindo, coordenando o que estes tinham em comum, que eles acumularam os elementos de um ensino racional, que fornece satisfatria explicao de todos os

problemas insolveis antes dele. Esse ensino, alm de tudo, sempre verificvel, pois que a fonte donde emana inesgotvel" afirmou Lon Denis, na obra Cristianismo e Espiritismo. Por definio, a cincia no cria dogmas nem se imobiliza. No alimenta pretenso alguma quanto infabilidade. "Posto que superior aos que o precederam, o ensino esprita progressivo como os prprios espritos. Ele se desenvolve e completa medida que, com a experincia se efetua o progresso nas duas Humanidades, a da Terra e a do Espao Humanidades que se penetram mutuamente e das quais cada um de vs deve, alternativamente, fazer parte", esclareceu Lon Denis. Portanto est claro o papel do mdium como agente indispensvel para a produo das manifestaes do mundo invisvel. No entanto, isso no diminui em nada a importncia das pesquisas srias sobre

transcomunicao. Poderamos classific-la como uma das modalidades dos fenmenos medinicos. Nos tempos de Kardec a transcomunicao no chegou a ser considerada porque a Humanidade ainda no tinha desenvolvido os atuais meios de c o m u n i c a o . U m desenvolvimento da transcomunicao como instrumento medinico poderia generalizar o acesso observao do mundo espiritual. Quando um mdium vidente enxerga uma imagem, ele no tem como compartilhar essa viso com os outros. Ficamos restritos ao seu relato. J os registros em vdeo ou fotografia, obtidos por meio da transcomunicao, permitem a verificao e anlise das imagens por todos. No mesmo sentido, os mediuns audientes podem ouvir o timbre, a cadncia e outras peculiaridades da fala do esprito comunicante. Essas caractersticas auxiliam na identificao do esprito. Tambm

[A INFLUNCIA DO MDIUM NOS FENMENOS]


pensar bem maior que quando vivo. Ele pode nos mostrar sua independncia no fazendo o que queremos, ao passo que, por si mesmo, algumas vezes, faz mais do que sonhamos pedir. por essa razo que as perguntas de comprovao de identidade ou de curiosidade so essencialmente inconvenientes aos espritos. Sobretudo, os espritos srios ja jamais se prestam a isso e, em nenhum caso, querem servir como diverso. A inteno dos assistentes pode influir muito sobre a sua boa vontade em produzir fenmenos. Os bons espritos s o fazem quando vem um motivo srio e til. 4 - IMPEDIMENTOS OCASIONAIS s consideraes que precedem acrescentamos uma cuja importncia ser facilmente compreendida por todos aqueles que conhecem os fenmenos espritas. Vrias causas podem impedir um esprito de vir ao nosso chamado no momento em que o evocamos. Ele pode estar reencarnado ou ocupado em outra parte. Se ele no estiver al, pode vir em seu lugar um outro esprito igualmente simptico pessoa que evoca. Mas se o esprito que se apresenta srio, no enganar sobre sua identidade. Interrogado para esse efeito, ele pode explicar a causa do engano e dizer quem . 5 - ESPRITOS AFINS DO MDIUM SO FATORES LIMITANTES Um meio pouco propcio prejudica ainda por uma outra causa. Cada indivduo tem, por acompanhantes, espritos que simpatizam com seus defeitos e suas qualidades. Quanto mais pessoas reunidas, maior ser a diversidade moral e intelectual entre elas, e maiores sero as chances de a comparecer espritos antipticos. Se h pessoas hostis na reunio, seja por pensamentos difamantes, seja pela leviandade de seu carter ou por uma incredulidade sistemtica, elas atraem espritos pouco benevolentes que, freqentemente, vm entravar as manifestaes

[A POLMICA ENTRE KARDEC E BRASSEAUR]

nesse caso essas observaes so restritas ao mdium. Nas gravaes obtidas pela transcomunicao todos podem examinar a voz do esprito. So raros os mdiuns psicofnicos que permitem uma alterao de seu timbre vocal ao ponto de se identificar a voz do esprito comunicante. possvel que o desenvolvimento das tcnicas da transcomunicao poderia torn-la, no futuro, um instrumento vivel para a cincia esprita. "A comunicao estabelecida entre os homens e os espritos permanente e universal; ela se acentuar cada vez mais com os progressos da Humanidade", explicou Lon Denis.
O ESPRITO DE GUTTEMBERG ANUNCIOU UMA REVOLUO

dificuldades que encontrou para garantir a fidelidade de suas idias na transmisso por meio do mdium. Essas dificuldades geraram algumas imprecises e Guttemberg pediu a Kardec que as relevasse. Em seguida, e aqui esta o trecho que nos intenssa, ele comenta: "Mais tarde a eletricidade far a sua revoluo medinica, e como tudo ser mudado na maneira de reproduzir o pensamento do esprito, no mais encontrareis essas lacunas, por vezes lamentveis, sobretudo quando as comunicaes so lidas diante de estranhos. A eletricidade realmente fez uma revoluo tecnolgica impressionante. Em apenas 150 anos, o homem chegou aos atuais aparatos eletrnicos inimaginveis naquele tempo. Mas Guttemberg vai mais longe ao afirmar que "a eletricidade fara a sua revoluo medinica. Como mediunidade, por definio, a faculdade dos mdiuns atuarem como intermedirios, essa revoluo estaria ligada maneira pela qual os espritos fariam uso do fenmeno no que tange reproduo de seus pensamentos: "como tudo ser mudado na maneira de reproduzir o pensamento do esprito". Segundo Guttemberg, essa revoluo da eletricidade implicaria

Encontramos na Revista Esprita, de abril de 1864, uma curiosa opinio do esprito do inventor do tipgrafo, o alemo Johannes Guttemberg (1397-1468), que poderia estar se referindo ao futuro surgimento da transcomunicao. A mensagem teve como mdium Pierre-Gatan Leymarie (1827!901), importante colaborador de Kardec. Ela foi recebida no dia 25 de fevereiro daquele ano. Guttemberg iniciou sua comunicao, a segunda lida na Sociedade de Estudos Espritas de Paris, comentando as

Um debate caloroso sobre a utilidade do mdium na transcomunicao foi relatado pela Revista Esprita de 1859. Allan Kardec dialga com Brasseaur por meio de sua publicao. Seu interlocutor utilizava-se de um espao no jornal francs Moniteur de La Toilette. Brasseur: - "O senhor Allan Kandec no reconhece o mdium inerte. Ele fala muito de caixas, papelo ou pranchetas, mas ele no v seno os apndices da mo, cuja inutilidade teria sido reconhecida... Entendamo-nos. Segundo vs, o mdium um intermedirio entre o mundo visvel e o mundo invisvel; mas, absolutamente necessrio que esse intermedirio seja uma pessoa? No basta que o invisvel tenha a sua disposio um instrumento qualquer para se manifestar a ns?" Kardec: - "A isso responderemos decididamente: No, no basta que o invisvel tenha sua disposio um instrumento qualquer para se manifestar, porque ele necessita do concurso fludico de uma pessoa, e essa pessoa que, para ns, o verdadeiro mdium. Se bastasse ao espirito ter sua disposio um instrumento qualquer, ver-se-iam cestas ou pranchetas escreverem sozinhas, o que jamais se viu. A escrita direta, que o fato, em aparncia, mais independente de toda cooperao, ela mesma no se produz se no sob a influncia de mdiuns dotados de uma aptido especial. Uma considerao poderosa vem corroborar a nossa opinio. Segundo o senhor Brasseur, o instrumento a coisa principal, a pessoa acessria; segundo ns, tudo ao contrrio. Se fora de outro modo, por que as pranchetas no caminhariam com o primeiro que chegasse? Portanto, se necessrio, para faz-la caminhar, estar dotado de uma aptido especial, porque o papel da pessoa no puramente passivo. Por isso, essa pessoa para ns, e o verdadeiro mdium; o instrumento no , como dissemos, seno um apndice da mo do qual se pode abster e isso to verdadeiro, que toda pessoa que escreve com uma prancheta pode escrever diretamente com a mo, sem prancheta e mesmo sem lpis, uma vez que pode traar os caracteres como dedo, ao passo que a prancheta no escreve sem a pessoa. De resto, todas as variedades de mdiuns, assim como seu papel ativo ou passivo, esto amplamente desenvolvidas na nossa instruo prtica sobre as manifestaes."

numa maior fidelidade quanto ao pensamento original do esprito comunicante: "No mais encontrareis essas lacunas, por vezes lamentveis, sobretudo quando as comunicaes so lidas diante de estranhos". possvel que sua referncia aos estranhos esteja relacionada com o desconhecimento, por parte dos estranhos doutrina esprita, das falhas naturais do mdium como instrumento. Apenas o futuro confirmar a qual revoluo referiu-se Guttemberg. Deixamos ao leitor a responsabilidade de apreciar a mensagem e tirar suas prprias concluses.
A UTILIDADE DA TRANSCOMUNICAO

Ainda no sabemos se a transcomunicao serve apenas para chamar a ateno dos incrdulos ou esta destinada a se tornar um meio regular de comunicao entre os dois planos. Contudo, sabemos, com base nos princpios da doutrina esprita, que a qualidade dos resultados da pesquisa cientfica esto condicionados inteno, propsitos e conduta dos pesquisadores envolvidos. muito importante o desenvolvimento tecnolgico e o aperfeioamento das tcnicas da transcomunicao. E seu fim til esta relacionado diretamente com o contedo transmitido pelos espritos. Para que os fenmenos da transcomunicao recebam a ateno dos espritos superiores no basta preocupar-se somente com o aspecto experimental. A presena dos bons

espritos depende do aproveitamento das mensagens obtidas. bom lembrar o conselho de Franois Rabelais, um dos espritos da Codificao: "Parti o osso e sugai a medula". Est no poder consolador; na conquista das culminncias intelectuais, o verdadeiro valor dos fenmenos. "O Espiritismo tem um lado inteiramente cientfico. Repousa sobre provas palpveis, sobre fatos incontestveis, mas so principalmente as suas consequncias morais que interessam grande maioria dos homens", disse Lon Denis. Para garantir esses resultados, os experimentadores precisam respeitar as condies ticas e morais naturalmente exigidas para um fim produtivo. Necessitam lembrar que, segundo Lon Denis, "os pequeninos, os humildes, os que constituem a massa popular; nem sempre dispem do necessrio para o estudo dos fenmenos, e so precisamente esses os que tm maior necessidade de conhecer todos os seus resultados, todo o seu alcance". A pesquisadora brasileira Snia Rinaldi mostra estar consciente dessa questo quando declara: "Tudo que eu uso comum. Telefone, computador e software que esto disponveis no mercado. Nada especial ou secreto. O que faz funcionar a responsabilidade de auxiliar as pessoas a enfrentarem a dor da perda, alm da determinao, o trabalho e a persistncia que fazem voc ter um nmero cada vez maior de amigos do outro lado que tornam a coisa possvel".

[ E[

ESPECIAL

[A BUSCA PELA COMPROVAO]


"A cincia da Terra, mesmo tendo sido abalada pela fsica quntica, vai ter que se alargar muito para poder explicar a fenomenologia da transcomunicao"

H quinze anos pesquisando o fenmeno da transcomunicao instrumental, SONIA RINALDI apontada, mundialmente, como uma das maiores autoridades no assunto
Por Fernando Savaglia
Autora de seis livros sobre a transcomunicaao instrumental, TCI, Sonia Rinaldi esta frente, desde 1990, da Associao Nacional dos Transcomunicadores, ANT, que hoje rene cerca de 1.750 pessoas em todo o Pas. J recebeu duas vezes o prmio Hedi Prize de Parapsicologia, outorgado pela universidade de Berna, na Sua, por suas pesquisas pioneiras. Nos ltimos dois anos, vem se dedicando, em associao com um instituto de pesquisa norte-americano, a desenvolver duas novas tcnicas de contatos com as dimenses extrafsicas. Procurando aprofundar-se nas pesquisas e recolher uma documentao mais vasta, Sonia optou por falar apenas do aprimoramento da Tanscomunicao com o aparelho telefnico. Segundo a estudiosa, esse tipo de comunicao j havia sido realizada anteriormente duas vezes no Brasil. Uma na dcada de 20, por Oscar D'argonell; e, mais recentemente, no Centro Esprita Lar de Frei Lus, nos anos 80. "Gravamos cerca de 250 telefonemas devidamente testemunhados por pessoas que falam com seus parentes falecidos via telefone por meio de nossa estao." Na viso da pesquisadora, apesar da tecnologia ser imprescindvel para tornar os contatos possveis, isso no o grande trunfo da TCI. "Tudo que eu uso comum. Telefone, computador e software que esto disponveis no mercado. Nada especial ou secreto. O que faz funcionar a responsabilidade de auxiliar as pessoas a enfrentarem a dor da perda, alm da determinao, o trabalho e a persistncia que fazem voc ter um nmero cada vez maior de amigos do outro lado que tornam a coisa possvel.

A TCI E A CINCIA Com esprito cientfico aguado, a pesquisadora - que, em seu grupo de trabalho, conta com o apoio de matemticos, fisicos e engenheiros, entre outros - segue no seu objetivo de autenticao do fenmeno, mantendo todos os casos detalhadamente documentados. "A esmagadora maioria da comunidade cientfica continua desinteressada em relao a qualquer tipo de fenomenologia paranormal. Qualquer coisa que aborde a possibilidade da sobrevivncia aps a morte negada'; afirma a pesquisadora. Sonia, no entanto, no se abate e garante. "Isso nos obriga a um trabalho muito mais controlado, muito bem documentado, buscando um nmero estatstico que tenha representatividade, o que acaba colaborando no nosso objetivo". A estudiosa aponta ainda, como um dos principais motivos do preconceito da comunidade cientfica em relao TCI, o medo do comprometimento acadmico. "Existe uma pequena porcentagem de 3% a 5% dentre os acadmicos que admitem a hiptese da sobrevivncia, mas evitam comprometer a credibilidade perante seus colegas cientistas, sobrando, no final, 0,5% que se arrisca a estudar esses fenmenos. H trs anos, Sonia recebeu a visita do fisico indiano Amit Godswami, que estava interessado em conhecer um pouco mais sobre a TCI. Ele esteve aqui em casa para conhecer o fenmeno. Na poca, no tnhamos desenvolvido a tecnologia dos telefonemas, nem a mais recente, mais avanada. Apesar de no ser a rea de pesquisa dele, ele gostou. Hoje com certeza, com as novas tcnicas, ele gostaria muito mais." Indagada sobre se o ramo da fsica ao qual Godswami se dedica seria suficiente para compreender a TCI, Sonia responde: "A cincia da Terra, mesmo tendo sido abalada pela fsica quntica, vai ter que se alargar muito para poder explicar a fenomenologia da transcomunicao".

"A partir do momento no qual que voc lida com um fenmeno como lidamos, num ambiente em que voc faz uma pergunta e ela respondida com clareza, objetivamente e com preciso, voc O FATOR TEMPO tem de admitir que alguma coisa Um indcio da limitao de nossa cincia para ajudar na compreenso da TCI pode estar nos dilogos gravados pela pesquisadora, neles inteligente esta acontecendo. Hoje, extremamente comum os comunicantes darem respostas antes das no teria como duvidar. Nem se eu perguntas serem feitas. " como se a nossa fala porventura j tivesse ocorrido e eles j soubessem o tempo da nossa pausa ou, eventualmente, o quisesse"
tempo corra de forma diferente para eles. No h a menor possibilidade da nossa cincia conceituar como isso possa ocorrer", complementa Sonia. Ao analisar as gravaes, outro aspecto interessante que, na totalidade dos casos, o comunicante demonstra manter um certo padro emocional de tranqilidade. "A nossa emoo diferente da deles. No tenho nenhum registro em que tivesse qualquer tipo de emoo mais forte da parte deles. Todas so serenas e planas. Quanto ao desenvolvimento da tecnologia da TCI, feito por equipes extrafsicas, a pesquisadora esclarece: "A equipe que trabalha conosco est em tempo integral se dedicando a esse objetivo. Hoje as transmisses so produzidas com muita qualidade. Quando eles precisam de ajustes que eu tenha de fazer para facilitar a comunicao, a informao vem e, invariavelmente, d certo". Com relao a outros detalhes tcnicos envolvendo as transmisses, Sonia no acredita que fossem revelados mesmo que perguntasse. "Eles no podem empurrar nossa cincia para a frente, trazendo informaes que mexeriam no nosso desenvolvimento natural. Seria como mexer no destino dc uma pessoa. Sonia acredita que suas novas pesquisas contribuam para a sobrevivncia da conscincia comear a ser debatida de maneira mais sria pela comunidade cientfica. "Antigamente acreditava-se at instintivamente nas coisas. A distancia muito grande entre voc acreditar e ter certeza. A partir do momento no qual que voc lida com um fenmeno como lidamos, num ambiente em que voc faz uma pergunta e ela respondida com clareza, objetivamente e com preciso, voc tem de admitir que alguma coisa inteligente est acontecendo. Hoje, no teria como duvidar nem se eu quisesse."
O CASO BRBARA

Entre as centenas de casos relacionados TCI, Sonia destaca o que diz respeito a uma me que se comunicou, h pouco tempo, com sua filha Brbara, de nove anos, falecida em janeiro de 1996. O dilogo gerou 144 respostas, sendo que, em uma delas, a menina dizia: "O carto, confirmar! Da florzinha." Dias depois, Sonia recebeu o carto que, segundo Solange, a me da garota, o nico entre muitos que a menina lhe escreveu e que continha o desenho de uma pequena flor nele, a mensagem escrita apenas 15 dias antes da repentina morte da menina: 'Mame, existo porque voc disse sim ao chamado de Deus e cumpriu sua vocao de ser me, porque, se voc no fizesse isso, eu no estaria viva!" Segundo a pesquisadora, "a garota quis validar a mensagem do carto para afirmar para a me que ela estava viva". Sonia diz-se muito gratificada por poder auxiliar as pessoas a superarem a dor da perda de entes queridos.

You might also like